terça-feira, junho 19, 2012

ITAÚ: Wilma destitui presidente do PSB Itauense e não autoriza coligação com o DEM de Edson Melo


Rumores já davam conta em Itaú-RN, que a vereadora Sandra Praxedes (PSB) seria a escolhida por Edson Melo para disputar a vaga de vice-prefeita pelo Democratas.

A informação que chegou até a nossa redação foi a de que a cúpula Estadual do PSB no Rio Grande do Norte, destituiu a comissão provisória do PSB do município de Itaú-RN.

O diretório municipal de Itaú foi destituído pela cúpula estadual, ou seja, a ex-governadora Wilma de Farias destituiu Sandra Praxedes (PSB) do cargo de Presidenta do PSB, nomeando um novo presidente.

Junto a esse documento recebido pelos representas do partido (PSB) de Itaú, veio outro proibindo o partido (PSB) a fazer coligação com o DEM.

Com isso parece que a coisa vai esquentar ainda mais aqui em Itaú-RN, pois segundo consta, a vereadora e ex-presidenta do PSB Sandra Praxedes não poderá formar chapa com o DEM, fazendo a política itauense esquentar ainda mais.

Não sabemos então como será daqui pra frente, apenas vamos esperar e ficar ligados aqui no blog, pois a qualquer momento podemos trazer novas informações, fique ligado.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vereadora Sandra Praxedes estuda sua situação no PSB

Informações colhidas pela nossa reportagem por parte da Vereadora Sandra Praxedes (PSB) dão conta que a mesma, procura uma solução mediante a sua destituição com presidenta do PSB. Fomos informados que quando houver um posicionamento, seja ele positivo ou negativo, seremos convocados para possíveis esclarecimentos.

Informamos que a nossa equipe está a disposição de qualquer partido ou coligação que queira informar a comunidade itauense sobre os rumos da política do nosso município.

O que tem deixado o povo de Itaú-RN inquieto é justamente a falta de informação, por isso nos dispomos a esse papel, INFORMAR!

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Nome do Ex-prefeito Dr. Neuremberg está relacionada na lista entregue pelo TCU à Justiça Eleitoral dos possíveis inelegíveis



O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou hoje à Justiça Eleitoral a lista de responsáveis que tiveram contas julgadas irregulares pelo tribunal. O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, entregou o documento à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha.

A lista deve ser encaminhada pelo TCU à justiça nos anos eleitorais até 5 de julho. Consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.

Em 2012, o primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e a lista elaborada pelo TCU deverá conter todos os responsáveis que se enquadrem nos critérios legais desde 7 de outubro de 2004. A lista será atualizada diariamente. Consulte o portal do TCU em “eleições”.

O TCU disponibiliza pela internet cadastro que reúne o nome de todas as pessoas que tiveram contas julgadas irregulares pelo tribunal, o  Cadirreg.

Lista atualizada até 18 de junho de 2012

- Acesse a lista no site do TSE


Fonte: TCU/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sequestradores ainda não fizeram contato com a família de jovem mossoroense



Os familiares de Porcino Segundo, o “Popó”, de 19 anos, ainda não foram contactados pelos homens que sequestraram o jovem na madrugada de domingo, (17), por volta das 3 horas na cidade de Ceará Mirim/RN. As informações dão conta que o jovem foi levado por três homens armados. Com ele ainda foi levado o tratador de cavalos, que algum tempo depois foi liberado enquanto seguiram com “Popó”. No momento da abordagem, os dois descansavam em um caminhão no estacionamento do parque de vaquejada de Ceará Mirim. A família preferiu manter a polícia distante do caso temendo algum tipo de represália por parte do bando. Segundo relatos do tratador de cavalos que estava com o Popó, os bandidos teriam dito: “Até que enfim a gente pegou. Ô coisa difícil!” . Popó, é filho do empresário Porcino Júnior (Grupo Porcino Costa, de Mossoró).
Narração do blogueiro Carlos Costa
Segundo Aílson Júnior, ele tinha acabado de correr na Vaquejada de Ceará Mirim, onde Porcino Segundo também atuara. Aílson Júnior decidiu dormir em Natal; o rapaz que está desaparecido optou por continuar no próprio parque de vaquejadas, em caminhão de apoio, pois logo cedo – às 8h – queria acompanhar o restante da disputa. Às 7h, Aílson Júnior recebe o telefonema de um tratador vizinho – dizendo que os cavalos, seu e do jovem que foi sequestrado, estavam soltos. Popó e o tratador teriam sumido. Pouco tempo depois, um dos sequestrados apareceu. Era o tratador de cavalos que estava com Popó. Ele narrou que três homens, armados, num carro preto, tinham abordado eles no caminhão de apoio. Algemaram o rapaz e um deles teria chegado a ponto de manifestar que o crime vinha sendo premeditado há tempos: “Até que enfim a gente pegou. Ô coisa difícil!” O mesmo tratador disse, ainda, que um dos marginais perguntou de quem era o carro branco (que pertence a Aílson Júnior). – É de amigos de Mossoró – teria respondido Popó. O tratador levado com Popó foi solto num matagal próximo à cidade de Santa Maria (localizada às margens da BR-304) e por três horas andou até chegar à estrada, de onde partiu para o parque de vaquejadas.

Fonte: Sidney Silva/GTC Mossoró/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DOIS MENORES SÃO DETIDOS COM UMA ARMA TIPO GARRUNCHA NA ENTRADA DO CONJ. NOVA VIDA(MALVINAS).


 Os Sds-Lindemberg e Luzemberg, em patrulhamento na RP-1201 do 12º BPM resolveram abordar na noite de hoje (19/06), por volta das 20:20hs, dois menores em uma motoneta na entrada do Conj. Nova Vida(Malvinas).
 Na abordagem um deles de 17 anos portava uma arma tipo garruncha de dois tiros e que calça cal. 22 segundo os policiais. O menor de 17 anos juntamente com o outro menor de apenas 14 anos foram conduzidos para a DP de plantão juntamente com a motocicleta para melhor averiguação na DP.

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM DANOS MATERIAIS NO CENTRO DE MOSSORÓ.


  Uma acidente foi registrado na noite de hoje (19/06), por volta das 19:40hs, no centro de Mossoró, envolvendo dois veículos.
  Um carro tipo Hyundai preto de placa NNU-2029 conduzido por uma mulher, seguia na Rua Duodécimo Rosado, sentido estação das artes/Nova Bertânia, quando foi colhido pela lateral, lado motorista, por um Fiesta preto de placa MYX-8323, que seguia na Rua Melo Franco, sentido Centro/Santo Antônio. Na colisão o Hyundai rodopiou e parou de ré derrubando uma placa existente na esquina da calçada. Já o Fiesta rodopiou e ficou atravessado na Rua Melo Franco.
  Apesar do susto, os dois ocupantes, foram atendidos por uma equipe BRAVO do SAMU, graças a Deus com ferimentos leves.
  Uma equipe da CIPAM que passava pelo local deu o primeiro apoio, enquanto o CIOSP enviou uma equipe DELTA-DELTA, do 2ºDPRE sobre o comando do Sgt. Edgley e o Sd- F. Silva para realizar os trabalhos de perícia no local. 

PASSANDO NA HORA(Condutora Hyundai sendo conduzida para a ambulância com ferimentos leves)

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA(Condutor do Fiesta foi socorrido também com ferimentos leves)

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PELO MENOS MEIO QUILO DE MACONHA É ENCONTRADO NA PAMN.


   Agentes da PAMN (Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio), durante uma abordagem realizada na tarde desta terça-feira, 19 de Junho de 2012, a um detento encontraram cerca de meio quilo de maconha.

  Toda a droga estava em poder do preso Luiz Verrísimo Filho, 36 anos, que estava no semiaberto e respondia um processo por roubo naquela unidade prisional.
   Luiz foi encaminhado sobe escolta para a Delegacia de Plantão onde será autuado pelo delegado plantonista Dr. Caetano Balmann no artigo 12 tráfico de drogas e associação ao tráfico.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No Sertão: Bandidos fortemente armados invadem casa de popular e roubam uma moto e 12 mil reais


No final da tarde de ontem (18), o popular José Correia de Araújo, 50 anos, residente no Sítio Barra de Piabas, zona rural de Poço Dantas/PB, teve sua casa invadida por quatro homens fortemente armados com revólver e pistolas, onde fizeram a família de refém e subtraíram uma moto, a quantia de 12 mil reais em dinheiro e cheques, um notebook, 4 celulares e alguns itens de perfumaria. 

Após o delito os bandidos fugiram em direção ao Ceará, onde minutos depois a polícia conseguiu localizar duas motos abandonadas próximo ao Icó, mas nenhuma pista dos assaltantes.

Fonte: Sertão Informado/Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar apreendeu droga e um revólver calibre 38' em Carnauba dos Dantas



Após uma ligação anônima, Policiais Militares da cidade de Carnaúba dos Dantas apreenderam na manhã desta terça-feira (19/06) 26 TROUXINHAS DE MACONHA E 01 REVÓLVER CALIBRE 38.

Segundo informações chegada a nossa reportagens os suspeitos estavam numa moto Honda Twister quando foram abordados e na fuga acabaram caindo e um dos acusados foi preso e o outro conseguiu fugir pelo o matagal.


Por enquanto o nome do preso será preservado para não atrapalhar nas investigações. Um reforço foi enviado para Carnaúba dos Dantas para ajudar nas buscas do acusado que conseguiu fugir.

Fotos: Blog Carnaúba notícias/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor Uiraunense se engasga e morre em Luís Gomes/RN


Imagem Ilustrativa

O agricultor Uiraunense Bonfim Davi Vieira  54 anos,  residente na  Avenida Senhora Santana, em Luís Gomes/RN, morreu de insuficiência respiratória no final da manhã desta terça-feira(19) depois de se engasgar com um pedaço de carne. O caso inusitado  ocorreu por volta das 11:40 horas em uma residência de um vizinho da vitima.

O vizinho do agricultor, proprietário da residência onde ocorreu o fato contou que estava almoçando quando a vitima chegou e foi convidado para almoçar,  sendo aceito  por ele e ao tentar engolir um pedaço de carne se engasgou e começou a passar mal,  tendo o dono da casa retirado o pedaço da carne de sua garganta e  socorrendo para o Hospital local, vindo  a óbito antes de dar entrada na unidade hospitalar, seu corpo foi encaminhado  para o ITEP/RN para exame de necropsia. 

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador de Ielmo Marinho que atirou em PM continua foragido



Uma abordagem de rotina por pouco não terminou em tragédia, no município de Ielmo Marinho, na noite desse domingo (17). Policiais militares da 2ª CIPM de João Câmara foram atender a uma ocorrência de som alto e, chegando lá, foram recebidos a bala. O autor dos disparos foi o conhecido vereador JÚNIOR DO MERCADINHO do Partido da República (PR), morador do distrito de Canto de Moça.
O caso aconteceu por volta das 19h, no distrito de Canto de Moça. O vereador JUNIOR DO MERCADINHO estava em via pública juntamente com o irmão, que estava em uma caminhonete com o som alto ligado.  Os policiais que atenderam a ocorrência foram o soldado Mario Heverton Pereira da Silva e o cabo Oliveira. Eles estavam no posto policial e foram acionados por populares.
Chegando ao local, pediram que o dono do veículo desligasse o som, pois estava incomodando os vizinhos. A partir daí, foi iniciada uma discussão e o vereador Junior do Mercadinho teria sacado uma arma e começado a atirar em direção aos policiais militares.
De acordo com o soldado Heverton, foram efetuados dois tiros de revólver e as balas atingiram o carregador da pistola, que fica preso na cintura do policial. Depois disso, o vereador fugiu e não foi mais localizado. Os policiais da região ainda realizaram diligências, durante a noite, mas não obtiveram sucesso. A defesa do vereador Junior informou que ele irá se apresentar e que fugiu porque estava com medo.
Ainda na noite desse domingo, a polícia conseguiu localizar o carro do parlamentar, que havia sido abandonado em uma estrada no próprio município de Ielmo Marinho. O veículo foi levado para a Delegacia de Plantão Zona Norte.
Do Blog Ielmo Marinho em FOCO: Será possível que uma pessoa com esse tipo de caráter ainda será eleito vereador! Com essa atitude ele já disse quem é... Povo ielmomarinhense, pelo amor de Deus, vamos dar um basta nisso. Ele não pode sair impune. Vamos mostrar para esse tipo de político, que a população tem força e não aprova esse tipo de comportamento.   

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Central do Cidadão de Macau é alvo de ação de despejo


Quatro oficiais de Justiça cumprem na manhã desta terça-feira (19) uma ação de despejo no prédio da Central do Cidadão do município de Macau, localizado à 180 quilômetros da capital potiguar.


Os oficiais lacraram o imóvel e estão retirando equipamentos e funcionários do local. O motivo da ação é devido ao atraso do pagamento do aluguel, no valor de R$1.500, por 12 meses.

Segundo a advogada, Carmem Rita Siqueira a proprietária do imóvel, Elcione Xavier Barbosa, tentou diversas vezes negociar com a Sejuc, secretária responsável pelas Centrais do Cidadão. “Nos últimos meses fomos desacreditados do pagamento. A secretaria informou que não há nem previsão. Um descaso.” afirmou a advogada.

O coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, informou que a Sejuc está analisando uma forma legal para resolver o problema.


O prédio térreo que abrigava a Central do Cidadão está localizado Rua Martins Ferreira, s/n, no Centro de Macau, e ocupa um quarteirão inteiro. No local abrigava-se inúmeros serviços de atendimento ao público: agência bancárias, Tribunal Regional do Trabalho, Procon-RN, Detran entre tantos serviços que ficaram sem previsão de voltar a funcionar na cidade. O material destes órgãos estão sendo levados ao depósito da Justiça, pois não há outro local para abrigá-los.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dom Jaime receberá pálio das mãos do Papa


Divulgação
O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, estará entre os arcebispos de várias partes do planeta na Solenidade de São Pedro e São Paulo, na qual receberão o pálio, das mãos do Papa Bento XVI, próximo dia 29. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Receberão o pálio os arcebispos pelo Papa nomeados entre julho do ano passado até agora. Dom Jaime viajará a Roma, na próxima sexta-feira (22), e retornará a Natal nos dias primeiros dias de julho.

Também viajarão à capital italiana, para participar da celebração, o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e um grupo de mais de vinte sacerdotes, além de fiéis leigos, entre os quais familiares de Dom Jaime.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes.

O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado somente pelos Papas. A partir do século sexto, a indumentária passou a ser usada também pelos arcebispos metropolitanos.

Fonte: Arquidiocese de Natal/Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assembléia Legislativa debaterá crise na Uern nesta quarta-feira


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará na tarde de amanhã uma audiência pública para discutir a crise que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está passando. A proposição é de autoria do deputado Fernando Mineiro.

Estão convidados para Participar da reunião o secretário estadual de Planejamento e Finanças - SEPLAN, Francisco Obery; O secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos - SEARH, Antonio Alber da Nóbrega; a secretária estadual da Educação e da Cultura, Betânia Leite Ramalho; o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Milton Marques; o presidente da Associação Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - ADUERN, Flaubert Fernandes Torquato Lopes; a presidenta do Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos da UERN - SINTAUERN, Rita de Cássia Vidal de Negreiros e o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UERN, Saulo Spinelly Florêncio.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultores pressionam prefeita de Apodi por ajuda contra seca


Leomar Fernandes
70 agricultores exigiram hoje reunião com a prefeita Goreti Pinto

Na manhã dessa terça feira (19), agricultores e agricultoras de Apodi realizaram uma importante mobilização frente aos problemas enfrentados pela população do campo em virtude do quadro de estiagem. 

Cerca de 70 agricultores e agricultoras das diversas comunidades rurais do município ocuparam a sede da Prefeitura Municipal para solicitar providências no sentido de aliviar o sofrimento das famílias. 

Os agricultores reivindicaram audiência com a Prefeita Municipal, Professora Gorete Pinto, para tratar da pauta de reivindicação discutida e elaborada na reunião do Fórum das Associações, entre as quais antecipação do pagamento da parcela do Seguro Safra, abastecimento de água para consumo humano e animal nas comunidades, acesso ao programa de aquisição de ração animal junto a CONAB, recuperação de estradas vicinais, além de outras.

Os agricultores e agricultoras foram recebidos pelo Assessor do Gabinete Civil, Antônio Francisco Gurgel, que fez contato com a Prefeita e definiu uma audiência para o dia 22 do corrente, próxima sexta feira, às 9h da manhã na Secretaria de Educação.

Segundo Agnaldo Fernandes, tesoureiro do STTR, os trabalhadores e trabalhadoras rurais vem enfrentando dificuldades em função do quadro de estiagem. Isso faz com que os mesmo estejam em mobilização permanente na busca de seus direitos. 

Agnaldo Fernandes acrescentou ainda que os trabalhadores e trabalhadoras esperam que a Prefeitura possa atender as suas reivindicações no sentido de amenizar o sofrimento das famílias.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN tem 213 políticos em lista de condenados no Tribunal de Contas da União



O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou a lista dos políticos com condenações transitadas em julgado na Corte. Duzentos e treze nomes do Rio Grande do Norte constam na lista do tribunal. Entres os listados pelo tribunal, o atual secretário de Educação de Natal e ex-reitor da Uern, Walter Fonseca, os ex-prefeitos de Guamaré e de Angicos, Clemenceau Alves e João Pedro Filho, além do presidente da Câmara dos Vereadores de Natal, Enildo Alves.

O Tribunal de Contas da União (TCU) envia à Justiça Eleitoral, em cumprimento ao disposto no art. 11, § 5º, da Lei nº 9.504/1997, relação dos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado.

A lista pode ser conferida aqui

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadores de Caraúbas e Almino Afonso perdem mandato


Leysson Carlos
Vereador Assis Batista, de Caraubas, saiu do PSB e ingressou no PMDB

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (19), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou ações de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária que pretendiam o reconhecimento de infidelidade por parte dos vereadores José Nunes de Araújo, do município de Almino Afonso, e Francisco de Assis Batista, de Caraúbas.

Nos autos do processo 964-46, José Nunes de Araújo alegou que se desfiliou do Partido da República (PR) por ter sofrido grave discriminação pessoal, configurada no “desprezo pessoal e na falta de apoio político dentro do próprio partido”. Além disso, argumentou que sua saída foi autorizada pelo PR, e que isso já consubstanciaria a justa causa para a desfiliação.

Em seu voto, o juiz Ricardo Procópio, relator, primeiramente rejeitou a preliminar de intempestividade da ação, destacando que ao analisar o processo não reconheceu qualquer fato que pudesse se adequar àqueles elencados na resolução TSE n.º 22.610/07, configuradoras da justa causa que excepcionalizam a saída do mandatário do partido pelo qual se elegeu. 

Deste modo, sua decisão foi no sentido de deferir o recurso do Ministério Público Eleitoral, reconhecendo a infidelidade do vereador e determinando, consequentemente, a perda de seu mandato. O voto do relator foi acompanhado à unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral.

Ainda na sessão desta tarde, a Corte do TRE/RN julgou procedente a ação do Ministério Público Eleitoral que pedia a perda do mandato de Francisco de Assis Batista, vereador eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Caraúbas.

Em sua defesa, o vereador alegou que existia um clima de animosidade entre ele e a direção municipal do PSB, e as divergências partidárias resultaram em grave discriminação pessoal contra ele, e que o levou a desfiliar-se do partido. 

Em seu voto, o relator, desembargador Vivaldo Pinheiro, argumentou que “diferenças de opiniões não autorizam a desfiliação, pois compõem a própria essência do sistema partidário”, e que, portanto, não são suficientes para configurar grave discriminação pessoal, votando assim decretação da perda do mandato do vereador. 

Acompanharam o relator os juízes Ricardo Procópio, Nilson Cavalcanti e Nilo Ferreira e o desembargador Saraiva Sobrinho. Apenas o juiz Jailsom Leandro divergiu do entendimento.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmara aprova medida provisória que altera regras do Minha Casa, Minha Vida


Deputados analisam MP 561/2012, que trata de aumento do total dos financiamentos a produtores rurais atingidos por desastres naturais em Municípios que tiveram estado de emergência ou calamidade pública decretados
O Plenário aprovou nesta terça-feira (19) a Medida Provisória 561/12, que transfere a propriedade de imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida para a mulher em caso de separação. A MP seguirá para o Senado.

O texto aprovado é o parecer do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que também autoriza o parcelamento de dívidas de estados e municípios relativas ao PIS/Pasep vencidas até 31 de dezembro de 2008.

A prioridade para a mulher no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida vale apenas para imóveis comprados durante o casamento ou união estável. No caso de haver filhos e de o pai ficar com a guarda deles após a separação, o imóvel ficará com ele.

A exceção à nova regra são os imóveis comprados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que possui normas próprias.

Segundo o governo, 47% dos contratos da primeira etapa do programa foram assinados por mulheres, e a nova regra revela a importância da mulher nas iniciativas sociais.

O texto também permite que mulheres de todas as faixas de renda entrem no Minha Casa, Minha Vida sem a necessidade de assinatura dos maridos. Até a edição da MP, isso era possível para aquelas com renda familiar mensal inferior a R$ 1.395.

Fonte: Portal Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça dá 45 dias para pagamento de ações pelo INSS


As decisões dos juízes federais em ações previdenciárias serão executadas em até 45 dias com a adoção das recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para agilizar as sentenças favoráveis a segurados da Previdência, o CNJ quer que a partir de agora sejam incluídos dados completos nos processos para evitar que as decisões levem anos para serem cumpridas, em alguns casos.

O conselho divulgou medidas de padronização. Uma delas determina que magistrados coloquem nos processos dados como nome e CPF do beneficiário, endereço, renda mensal, benefício concedido e data de início e pagamento, para facilitar o processo.

Desta forma, o CNJ espera que as agências do INSS localizem os segurados com maior facilidade para que os cálculos possam ser feitos e pagos. A iniciativa foi tomada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Irmão do cantor sertanejo Mateus sofre acidente de carro em Goiás


Irmão do cantor sertanejo Mateus sofre acidente de carro em Goiás (Foto: Divulgação/PRF-GO)

O irmão do cantor sertanejo Mateus, da dupla Jorge e Mateus, sofreu um acidente de carro na madrugada desta terça-feira (19), na BR-153, em Itumbiara, a 205 quilômetros de Goiânia. Ele, que é empresário do irmão, capotou o carro no KM 699, próximo a um posto de gasolina.



Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele não se feriu, mas o amigo que o acompanhava teve ferimentos leves. O socorro não precisou ser acionado. Ao ser abordado pela PRF, o empresário se recusou a fazer o teste do bafômetro e alegou ter perdido a direção do carro VW/Jetta ano 2011.
Ainda de acordo com a polícia, ele apresentava sinais de embriaguez e foi multado em R$ 957. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi apreendida e o veículo, que estava com a documentação em dia, foi liberado no local e entregue ao pai do empresário.
Para o policial rodoviário que atendeu a ocorrência, Amarildo Moraes, o acidente não foi pior por causa do sistema de airbag: “Pelo estado que ficou o veículo a gente percebe que eles não tiveram problemas maiores por causa do airbag. Para ter uma dimensão, o veículo perdeu uma das rodas e a roda que se soltou não foi encontrada”.
De acordo com a PRF, embora o carro tenha capotado e parado no meio da pista, a rodovia não precisou ser totalmente interditada.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe britânica mata dois filhos e passa a noite na cama com eles


A britânica Lianne Smith chega ao julgamento na Espanha (Foto: Reprodução)

A britânica Lianne Smith confessou, nesta segunda-feira (18) ter asfixiado seus filhos de 11 meses e 5 anos na Espanha em 2010, por medo de que eles fossem levados pela assistência tutelar, segundo o "The Mirror". Uma das filhas de Lianne havia acusado o companheiro da mãe de abuso sexual e foi recolhida pela assistência.
Ela enfrenta o segundo dia de julgamento na Espanha nesta terça-feira (19).
A polícia relatou que a mãe matou os dois filhos com o mesmo saco plástico em hotel de Costa Brava em maio de 2010, dormiu na cama com eles e chamou uma ambulância no dia seguinte. "Eu deitei na cama com eles e dei um abraço e falei com eles", disse ela à polícia quando foi encontrada no quarto do hotel.

Durante o julgamento, ela disse que matou as crianças porque tinha medo de que elas fossem levadas pela assistência tutelar após seu companheiro, Martin Smith, com quem não era casada mas teve dois filhos, ser preso por abusar de menores de idade ainda em maio de 2010. A acusação partiu de uma filha de um casamento anterior de Lianne, que foi acolhida pela assistência tutelar, de acordo com a publicação.
Lianne contou que foi para a Espanha logo depois com os dois filhos do relacionamento com Smith e que disse a eles que estavam de férias por três dias. Eles foram para o hotel onde, após os três dias, ela os matou. Ela disse também que tentou se matar durante a noite, mas não conseguiu.
"Eu dei a eles uma viagem de três dias, uma viagem perfeita, porque eu sabia que era o fim", disse ela, que, segundo o juíz, deve receber uma pena de 38 anos de prisão, relata o Mirror.
Martin Smith pegou 16 anos de prisão em 2011 e se enforcou em janeiro deste ano e não está claro se ele abusou dos filhos que teve com Lianne. A filha de Lianne que foi abusada agora é uma enfermeira e vive em anonimato, conforme a publicação.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Junta nega morte de Mubarak; ex-ditador respira com aparelhos



Hosni Mubarak ascendeu ao poder em 1981 e se manteve até 2011, quando foi pressionado pela chamada "Primavera Árabe"
O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, condenado à prisão perpétua este mês e que está hospitalizado há mais de um ano, está inconsciente e respira com a ajuda de aparelhos mas não está clinicamente morto, disseram fontes de segurança e militares nesta terça-feira.

"Ele está completamente inconsciente e usando respiração artificial", disse uma fonte militar, depois que a agência de notícias estatal Mena informou que ele estaria clinicamente morto.

Outra fonte de segurança deu o mesmo relato: "Ainda é cedo para dizer que ele está clinicamente morto".

De acordo com Alaa Mahmoud, porta-voz do ministério egípcio do Interior, ex-ditador sofreu um AVC, sua condição deteriorou rapidamente e ele está em estado "crítico", respirando artificialmente.

Mais cedo, a agência de notícias oficial Mena havia divulgado a morte clínica do ex-ditador. "Hosni Mubarak está clinicamente morto. Fontes médicas informaram que seu coração parou de bater e não respondeu à desfibrilação", informou a agência.


Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idoso reage a assalto e mata ladrão que invadiu sítio em Mogi das Cruzes




Um agricultor de 84 anos matou um ladrão que tentou invadir seu sítio em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (18). Outros três suspeitos que também tentavam invadir o local conseguiram fugir.
Segundo a polícia, a mulher do produtor estava na lavoura quando foi rendida por quatro homens. Depois, eles a levaram para a casa e tentaram entrar no local.

Como o marido se negou a abrir a porta, um dos bandidos pegou um revólver calibre 38 e deu pelo menos quatro tiros na direção da parede. O agricultor revidou com um tiro de espingarda calibre 12. O disparo feriu um dos ladrões.
Segundo a polícia, o ladrão foi socorrido, mas morreu ao chegar ao hospital. A espingarda que matou o ladrão está legalizada, mas o produtor não tem documento comprovando o porte de arma.
Os três assaltantes que fugiram são procurados. O delegado responsável pelo caso vai abrir um inquérito para decidir se vai ou não indiciar o idoso por porte ilegal de arma.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Elize planejou todos os passos da morte do empresário da Yoki, diz promotor


5.jun.2012 - Marcos Kitano Matsunaga, executivo da Yoki cujas partes do corpo foram achadas em uma estrada de Cotia (Grande São Paulo)
Em denúncia apresentada nesta terça-feira (19) à Justiça, o promotor criminal do 5º Tribunal do Júri de São Paulo, José Carlos Cosenzo, afirmou que a bacharel em Direito Elize Matsunaga, 30, planejou todos os passos da morte do marido, o empresário da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, 41.

Na tarde de hoje, o juiz Adilson Simoni aceitou a denúncia que contém o pedido de prisão preventiva da réu até o julgamento. Elize estava em prisão temporária, cujo prazo se encerraria nesta quinta-feira (21). Ela está presa na penitenciária de Itapevi (Grande São Paulo), mas deve ser transferida para a capital.

A Promotoria denunciou a mulher do empresário por homicídio triplamente qualificado --por motivo torpe , cruel e emprego de elementos que impossibilitaram da defesa da vítima. Somando os qualificadores e o agravante de ter ocultado o cadáver, Elize pode ser condenada a 35 anos de prisão.

Diferentemente do que concluiu o inquérito do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o promotor considerou que a morte do empresário foi planejada por Elize. “Há questões circunstanciais, mas ela planejou todo o crime.”

Patrimônio
Cosenzo acrescentou um elemento novo às investigações, ao afirmar que a morte tem um “ingrediente patrimonial”, ou seja, Elize estava interessada nos bens da vítima. “Ela era a única beneficiária do seguro de vida de R$ 600 mil que ele fez”, diz. “As únicas herdeiras dele eram as duas filhas. Elize ficaria com um patrimônio invejável.”

Na peça encaminhada à Justiça, Cosenzo narrou acontecimentos desde que Marcos conheceu Elize, há cerca de sete anos, até o crime. Quando os dois se conheceram, a acusada era garota de programa. Na época, o empresário era casado e manteve um relacionamento extra-conjugal com Elize por quase três anos até decidir se separar da antiga mulher, com quem tinha outra filha.

Segundo o promotor, a relação do casal já vinha muito desgastada, sobretudo após Elize engravidar. “O casamento já estava acabado, praticamente”. A denúncia afirma que ambos dormiam em quartos separados e que Elize chegou a agredir o empresário algumas vezes.

A tese da promotoria é que, ao descobrir que estava sendo traída, Elize começou a planejar a morte do marido. “Ela não queria ser vilã do mesmo filme que anos antes tinha sido protagonista. Também não queria perder o status social que adquiriu”, afirma.

Para flagrar a traição, a bacharel em Direito contratou um detetive em 17 de maio. No mesmo dia, Elize fez uma viagem ao Paraná, onde tem familiares, para que o empresário se sentisse à vontade para se encontrar com a amante. De lá, manteve contato com o detetive o tempo todo. Também teve ajuda da babá da filha, que lhe repassava informações do empresário.

Segundo o promotor, nos dias em que Elize esteve no Paraná o detetive flagrou Marcos com a amante na porta de um restaurante em São Paulo.

Como foi a morte
Eliza retornou à capital paulista de avião em 19 de maio, data do crime. Marcos a buscou no aeroporto. Logo após chegarem ao apartamento do casal, na Vila Leopoldina (zona oeste), pediram uma pizza. Cosenzo diz que, enquanto Marcos desceu para pegar a pizza, Elize preparou o crime e se armou. “O Marcos era muito mais forte do que ela, então ela só teria aquela chance. Se não fosse de surpresa, seria quase impossível [matá-lo].”

O exame necroscópico apontou que o tiro que matou o empresário partiu de um ponto mais alto do que ele, atravessou o crânio de trás para frente e foi feito a uma distância curta, de menos de 12 cm (a queima roupa). Com base no exame, o promotor acredita que o empresário foi morto assim que entrou com a pizza ou quando estava comendo, contrariando depoimento de Eliza, que disse ter disparado após ser xingada e ter levado um tapa na cara, quando ambos estavam em pé.

Logo após o tiro, diz o promotor, Elize, que tem formação como auxiliar de enfermagem, degolou o empresário, contrariando a versão da ré, que afirmou à polícia ter esquartejado o corpo horas depois do disparo. “Quando ele foi decapitado, ainda estava vivo”, afirmou Cosenza, apoiando-se no exame necroscópico, que mostrou que havia sangue no pulmão da vítima, fato pode comprovar que ele estava respirando no momento da degola.

Depois do crime
A sessão de esquartejamento do corpo durou cerca de dez horas, segundo a denúncia do MP. Depois, Elize colocou os pedaços do corpo sacos plásticos, os guardou em malas e seguiu de carro para o Paraná. Após ser parada pela Polícia Militar Rodoviária em Capão Bonito (SP), decidiu retornar a São Paulo. Em Cotia (Grande São Paulo), espalhou os sacos ao longo da estrada dos Pires.

Após chegar na capital, pagou R$ 7.000 ao detetive e foi até um shopping, onde se desfez da faca usada no crime e comprou uma bolsa de grife –segundo o MP, para despistar a polícia.

A Promotoria não acredita que outras pessoas participaram do crime. “Não há qualquer indício de que houve coautoria”, afirma Cosenzo.

Investigações
O MP aguarda o resultado do exame de balística para atestar se a arma da acusada foi a mesma que matou o empresário (uma pistola calibre 380). “O exame dará negativo porque ela trocou o cano da arma logo após o crime”, diz o promotor.

A babá, o perito e outras pessoas devem depor à polícia nos próximos dias, inclusive a própria Elize, cujo depoimento anterior entrou em contradição com as provas dos exames periciais. Para o promotor, “diante das provas, o exame dela torna-se irrelevante.”

Na denúncia, Cosenzo arrolou 11 testemunhas: o perito, o médico legista, o irmão da vítima, dois delegados e um investigador do DHPP, um vizinho do casal, um funcionário da Yoki, a amante do empresário, a babá e o reverendo da igreja frequentada pelo casal.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››