quinta-feira, abril 09, 2020

Coronavírus: IMD cria plataforma que será usada para Secretaria de Saúde gerenciar leitos no RN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) desenvolveu uma plataforma que faz o gerenciamento inteligente dos leitos de hospitais, nas redes pública e privada, no Rio Grande do Norte. A tecnologia está sendo usada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap) para controlar as internações por conta do novo coronavírus desde sexta-feira (3).

Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação
Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação

A ferramenta permite que os gestores em saúde tenham informações, em tempo real, de quantos leitos as unidades de saúde do estado possuem em sua totalidade para atender casos da Covid-19. Segundo o IMD, a tecnologia informa ainda quantos leitos são destinados para pacientes com suspeita da doença, quantos para casos confirmados, quantos são de UTI e como está a ocupação de cada um deles.

Profissionais das próprias unidades de saúde vão alimentar a plataforma para que ela se mantenha atualizada. De acordo com o coordenador de fluxos assistenciais da Sesap, o médico Giordano Bruno dos Santos, todas as 56 unidades de saúde referenciadas para o atendimento de casos de Covid-19 no RN já estão cadastradas. Dessa forma, 367 leitos já estão sendo gerenciados.


“Com a plataforma nós conseguimos ter um cenário atualizado de pacientes internados, que são os mais graves, em todo o estado, por região e por unidade de saúde. Outra grande utilidade é conseguir priorizar a oferta de exames para o Covid-19 para os pacientes considerados mais graves”, explicou Giordano dos Santos.

O sistema também vai permitir de forma mais veloz perceber as unidades que estiverem no limite do número de vagas em relação à demanda de doentes, o que permitirá à Sesap reorganizar a destinação dos pacientes.

Diretor de Tecnologia da Informação do IMD e coordenador do projeto Sigsaúde, o professor Itamir Barroca desenvolveu o sistema com outras seis pessoas, entre professores e estudantes bolsistas. A primeira versão ficou pronta em três dias - a atual já está adaptada e melhorada, segundo o professor.

“Ficamos orgulhosos em ajudar, de ter o IMD contribuindo para o combate ao coronavírus com uma ferramenta efetiva e de uso estratégico para as autoridades de saúde”, afirmou Itamir Barroca.

O Projeto SigSaúde tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma computacional de dados clínicos voltada para otimização dos fluxos de trabalhos e integração de informações nos serviços de saúde da UFRN. Atualmente, a plataforma já possui várias funcionalidades implementadas e em uso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Teste em mãe de recém-nascido que morreu com coronavírus em Natal dá negativo; secretaria amplia investigação

O teste realizado na mãe da criança recém-nascida, com quatro dias, que morreu com coronavírus em Natal, teve resultado negativo para a doença, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde do município nesta quinta-feira (9). Os profissionais agora ampliam os exames para saber se a mulher teve a doença durante a gravidez e como ocorreu a transmissão.

Teste foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Arquivo). — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Teste foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Arquivo). — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O primeiro teste realizado foi o Swab - baseado na presença do vírus nas mucosas da paciente (como nariz e boca), porém não foi encontrado vírus. De acordo com a Secretaria, um novo exame, chamado sorologia, será feito para detecção de anticorpo para Covid-10, a partir da coleta de sangue da paciente.

Somente com essa e outras questões respondidas, os técnicos poderão definir se o bebê teve uma contaminação vertical (da mãe para o filho ainda dentro da barriga) ou externa. "Nós não podemos afirmar como isso aconteceu até a investigação ser concluída e analisarmos cada aspecto", afirma Juliana Araújo, chefe do setor de Vigilância em Saúde de Natal.

Segundo ela, ao dar entrada no hospital, no dia 2, a paciente relatou ter tido sintomas de gripe, mas não soube precisar há quantos dias eles tinham começado. No dia 5, os profissionais coletaram amostra para o teste de coronavírus (com coleta de material das mucosas).

"Acontece que, se a doença já têm mais de sete dias, é mais fácil esse teste dar um falso negativo. A pessoa já pode ter criado anticorpos. Por isso precisamos fazer a sorologia para continuar a investigação", explicou a profissional.

Se o novo exame der positivo, os profissionais poderão inclusive indicar se a paciente teve contato com o vírus nos últimos 30 dias ou antes.

Já a criança teve a amostra recolhida aproximadamente seis horas após o nascimento, sem ter contato externo com a mãe, porque era prematura e precisou ser levada à UTI. Para a Juliana Araújo, a chance de um contágio externo seria menor, porque esse tempo seria insuficiente para o vírus já ser detectado no nariz ou na boca do paciente.

"Mas nada está descartado. Tudo que diz respeito a esse vírus é novo. Vamos fazer toda a investigação baseado em conhecimento científico, analisando também casos semelhantes ao redor do mundo", disse.

O caso
O recém-nascido morreu nesta quarta-feira (7), e o resultado do exame deu positivo para Covid-19. A mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer e está em isolamento domiciliar. Ela deu entrada em um hospital da rede pública no dia 2 e o parto aconteceu na madrugada do dia 3.

De acorco com a secretaria municipal, o bebê nasceu com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal.

O bebê foi a terceira morte confirmada na capital, em decorrência do coronavírus, além de ser a mais jovem no país. Até esta quinta-feira (9), a capital potiguar tem 112 dos 261 pacientes confirmados no estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Kits automáticos de coleta para exame do coronavírus acabam e número de casos confirmados se mantêm em 261 no RN

Kits automáticos de coleta para exame do coronavírus acabam e ...O número de casos confirmados do novo coronavírus se manteve em 261 no Rio Grande do Norte, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgado nesta quinta-feira (9). Isso porque, de acordo com o titular da pasta, Cipriano Maia, os kits de processamento automático para o exame da Covid-19 acabaram na quarta-feira (8). No entanto o número de casos suspeitos subiu para 2.822. Os descartados são 1.005.

Ainda segundo a Sesap, o procedimento será normalizado com o novo lote de kits automáticos com capacidade para 2.112 testes, que chegou ao estado na tarde desta quinta-feira (9). Na quarta, os exames para diagnóstico do coronavírus foram feitos de forma manual, o que gerou resultados mais lentos e por isso o número de casos confirmados não apresentou crescimento. Em nenhum momento os testes foram paralisados no RN, garante a secretaria.

"Os kits automatizados nos permitem uma celeridade maior na etapa de extração do exame. É um equipamento que faz 96 extrações em duas horas. Estávamos fazendo isso de forma manual pelos profissionais bioquímicos, por essa razão não tivemos alteração no número de casos confirmados", detalhou Derley Galvão, diretor do Laboratório Central do Rio Grande do Norte.

"Com o processamento automatizado podemos fazer cerca de 300 testes por dia. Sem esse equipamento, o número caiu drasticamente. O dado de hoje significa que um menor número de testes foram feitos e nenhum deles foi positivo. Mas isso não nos dá nenhuma tranquilidade, pelo contrário, precisamos manter o isolamento e radicalizar os cuidados", acrescentou o secretário da Saúde, Cipriano Maia.

Até esta quinta-feira (9), o RN contabiliza 11 mortes por Covid-19. Os três últimos óbitos foram registradas em Mossoró (2) e Natal (1) também na quarta. Em Mossoró, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, as vítimas são dois homens que já estavam internados. Em Natal, o paciente era um bebê recém-nascido.

Ao todo, 22 municípios potiguares têm registros da doença.

fonte: G1
Leia Mais ››

Distribuição gratuita de peixes gera longas filas e aglomeração de pessoas em Natal

Uma ação beneficente de entrega de peixe durante a semana santa gerou vários pontos de aglomerações, na manhã desta quinta-feira (9) em Mãe Luiza, bairro da Zona Leste de Natal. Evitar aglomerações é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Filas registradas na manhã desta quinta em Mãe Luiza — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Filas registradas na manhã desta quinta em Mãe Luiza — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Os cerca de dois mil quilos de pescado foram doados por uma empresa, que mantém a ação desde 2011 na região. A distribuição foi coordenada pelo padre Robério Camilo da Silva e aconteceu em quatro pontos do bairro (500 quilos em cada): Escola Espaço Livre; Casa do Bem; Escola de Surf e Capela Nossa Senhora Aparecida. Todos registraram aglomerações.

"Nesse ano a gente nem divulgou que ia fazer a distribuição já para evitar concentração de pessoas, mas não teve jeito. Orientamos para que as pessoas respeitassem o distanciamento mínimo para evitar o contágio por esse vírus, mas nem todo mundo fazia isso. Tínhamos que fazer essa ação para evitar que o peixe ficasse ruim e infelizmente aconteceram essas aglomerações", destacou o padre Robério Camilo.

Apesar das orientações, grandes filas se formaram nos quatro pontos de distribuição do peixe com a presença inclusive de pessoas idosas, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

Aglomerações foram registradas em todos os pontos de distribuição — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Aglomerações foram registradas em todos os pontos de distribuição — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Supermercados e padarias do RN não podem abrir aos domingos e feriados, determina governo

Supermercados e padarias do Rio Grande do Norte não poderão mais abrir aos domingos e feriados, segundo determinação do novo decreto estadual, publicado nesta quinta-feira (9), para conter o avanço das contaminações do novo coronavírus - causador da Covid-19. A medida já deve causar impacto nesta sexta-feira (10) - feriado da Semana Santa - e vale até 23 de abril.

Clientes em supermercado de Natal, durante pandemia do novo coronavírus  — Foto: Eros Sena
Clientes em supermercado de Natal, durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Eros Sena

Além disso, a partir da próxima terça-feira (14), todo o comércio deverá fechar, independentemente se usa ar-condicionado, ventilador, ou ventilação natural - como era previsto anteriormente. A exceção é para os estabelecimentos de atividades consideradas essenciais e aqueles que lidam com alimentação.

Ainda de acordo com o governo, mesmo podendo abrir as portas, os supermercados, mercados e padarias terão que seguir novas regras. Não poderão funcionar aos domingos e feriados e só poderão manter os serviços das 6h às 19h nos outros dias da semana. Já os restaurantes podem funcionar para delivery ou pronta entrega (takeway) 24 horas.

O decreto publicado nesta quinta-feira (9) altera outro que já tinha sido publicado pelo poder público e também restringe o transporte coletivo intermunicipal, que só poderá funcionar de segunda a sexta-feira, com viagens entre 5h e 20h. Os veículos devem circular apenas com passageiros sentados. O transporte entre Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim poderá funcionar nos finais de semana, mas com a mesma restrição de horários e também com passageiros sentados.

Fila de clientes aguardando para entrar em supermercado na Grande Natal — Foto: Fred Carvalho
Fila de clientes aguardando para entrar em supermercado na Grande Natal — Foto: Fred Carvalho

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura de Caraúbas instala pias com água e sabão em locais públicos contra o coronavírus

A Prefeitura de Caraúbas, cidade do Oeste potiguar, instalou pias na cidade para auxiliar no combate ao novo coronavírus, na tarde de quarta-feira (8). A iniciativa surgiu após uma reunião do comitê de enfrentamento a Covid-19 que é liderado pelo vice-prefeito do município, Paulo Brasil.

Pias na frente do prédio da prefeitura em Caraúbas — Foto: Prefeitura de Caraúbas/Divulgação
Pias na frente do prédio da prefeitura em Caraúbas — Foto: Prefeitura de Caraúbas/Divulgação

Na frente da prefeitura foram colocadas duas pias com um suporte para sabão líquido e uma faixa orientando a população sobre a importância da limpeza correta das mãos para evitar o contágio pela doença. Além da prefeitura, outros pontos da cidade também receberão os equipamentos, é o caso do açougue e da feira livre da cidade, áreas de grande concentração de pessoas.

As duas que serão instaladas no açougue ficarão do lado de fora, já que dentro já existem pias. Na feira, que acontece no Centro da cidade tradicionalmente aos sábados, as pias ficarão debaixo de tendas.

“A feira de horti-fruti estava suspensa. Nos três últimos sábados não realizamos. Mas nesse sábado vamos retomar tomando todas as precauções. Teremos equipes da secretaria municipal de saúde, vigilância sanitária e da defesa civil orientando feirantes e clientes”, informa Paulo Brasil, vice-prefeito de Caraúbas.

Segundo a prefeitura, as equipes de saúde da cidade ficarão nas tendas distribuindo máscaras para os feirantes e álcool em gel aos clientes. A feira que costuma durar o dia todo vai funcionar das 5h às 10h da manhã. Até a manhã desta quinta-feira (9), Caraúbas registra uma confirmação para o novo coronavírus e seis casos suspeitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

18 bairros de Natal têm casos confirmados de coronavírus; veja lista

Pelo menos 18 bairros das quatro zonas administrativas de Natal contam com pacientes com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus - responsável pela Covid-19. Isso é o que aponta um mapa elaborado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir dos dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado.

Bairros em azul são os que têm casos confirmados de coronavírus em Natal — Foto: Lais/UFRN/Divulgação
Bairros em azul são os que têm casos confirmados de coronavírus em Natal — Foto: Lais/UFRN/Divulgação

Até esta quarta-feira (8), segundo o boletim epidemiológico divulgado, a capital potiguar tinha 112 casos confirmados, três óbitos e 1.450 pacientes suspeitos. Conforme o mapa, 57% dos pacientes já diagnosticados estão concentrados em cinco bairros das zonas Leste e Sul: Capim Macio (14,29%), Petrópolis (12,70%) Tirol (11,11 %), Candelária (9,52%) e Barro Vermelho (9,52%)

Dessa forma, Capim Macio teria 16 pacientes confirmados e Petrópolis, 14, enquanto Tirol teria 12, Candelária, 10, e Barro Vermelho também 10.

No dia 31 de março, a capital tinha 36 casos e 66% deles se concentravam em apenas três bairros, do total de nove que já tinham pacientes confirmados. O número de bairros dobrou.


Naquele período, Tirol liderava o número de casos, seguido por Petrópolis e Ponta Negra. Capim Macio, na ocasião era o quarto bairro em número de casos.

Veja a porcentagem de casos por bairro
Capim Macio- 14,29 %
Petrópolis - 12,70 %
Tirol - 11,11 %
Candelária - 9,52 %
Barro Vermelho - 9,52 %
Ponta Negra - 7,94 %
Lagoa Nova - 7,94 %
Nossa Senhora da Apresentação - 4,76 %
Alecrim - 4,76 %
Potengi - 3,17 %
Pajuçara - 3,17 %
Quintas - 1,59 %
Nova Descoberta - 1,59 %
Neópolis - 1,59 %
Igapó - 1,59 %
Cidade da Esperança - 1,59 %
Bom Pastor - 1,59 %
Areia Preta - 1,59 %

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médica denuncia falta de insumos em hospital que atende pacientes com coronavírus no RN: 'É como dirigir carro sem volante'

O Hospital Regional Tarcísio Maia, principal unidade de saúde de Mossoró e indicado para casos de coronavírus, tem sofrido com a falta de medicamentos, equipamentos e insumos que são fundamentais no combate e no tratamento da doença. É o que relatam médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde lotados no hospital neste período de pandemia.

Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró RN — Foto: Elisa Elsie
Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró RN — Foto: Elisa Elsie

Nesta semana, a médica Samila Pinheiro fez um desabafo nas redes sociais que ganhou repercussão. Nele, ela disse que ter os profissionais de saúde e alguns equipamentos, mas não ter requisitos fundamentais como exames, gasometria, e eletrólitos "é como dirigir um carro sem volante". "Isso é o que guia você. Sem isso, você não tem como saber se o tratamento está sendo feito adequadamente", falou.

Ela explicou que a gasometria, por exemplo, é um tipo de exame fundamental nesse cenário de tratamento para casos de coronavírus. É um exame de sangue colhido de uma artéria que mede situações como a pressão de oxigênio, gás carbônico e bicarbonato. "Se não tem gasometria, não tem a menor condição de manejar adequadamente a ventilação mecânica. Isso compromete e muito o tratamento do paciente", explicou.

"Isso é algo muito, muito básico. Não tem condições de enfrentar uma epidemia de coronavírus dessa forma, sem as medicações, sem gasometria e sem os exames básicos necessários".
Mossoró registra, até esta terça-feira (7), três das oito mortes por coronavírus no Rio Grande do Norte.

Samila Pinheiro fez desabafo em rede social — Foto: Reprodução
Samila Pinheiro fez desabafo em rede social — Foto: Reprodução

A médica cita que ainda faltam outros equipamentos como glicosímetros, oxímetros e tensiômetros, além de insumos e exames como sódio, potássio, eletrólitos, coagulograma e até tomografia. Entre os medicamentos em falta estão antibióticos, anticonvulsivantes e medicações para realizar a intubação orotraqueal.

Segundo Samila, nenhuma previsão foi dada para a chegada desses equipamentos, exames e medicamentos. "Mas é algo que precisa estar presente todos os dias. É uma coisa urgente, básica, que não tem como ficar sem", frisou ela. Outro fator alertado pela médica é a falta de álcool em gel. "Nas enfermarias, não tem álcool em gel para os pacientes e familiares", diz.

Samila explica que não é possível trabalhar de forma adequada com tantas faltas e a solução geralmente é adaptar. "O que os colegas costumam fazer é adaptar. Às vezes trocam uma medicação por outra".

O Hospital Regional Tarcísio Maia é um dos indicados no estado em casos de coronavírus. Na terça-feria (7), a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que a unidade abriu 10 novos leitos de UTI para atendimento de pessoas com a Covid-19. A intenção é que nos próximos dias mais 10 sejam abertos - o hospital já conta com outros nove leitos.


Doações e ajudas
Segundo a médica, muitos dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde foram doados. Samila cita ainda que parte da hidroxicoloroquina, medicamento recomendado para pacientes graves do coronavírus, também foi doada por empresas e colaboradores. "Do Estado veio muito pouco", falou.

Nesta semana, o Hospital Regional Tarcísio Maia recebeu caixas com doações de EPIs. Entre os materiais doados, estavam luvas, máscaras, roupas de proteção e até equipamentos eletrônicos.

Hospital Regional Tarcísio Maia tem recebido doações de materiais — Foto: Divulgação
Hospital Regional Tarcísio Maia tem recebido doações de materiais — Foto: Divulgação

Outra coisa que tem acontecido, segundo relatam funcionários, são as famílias, alguns médicos e enfermeiros pagaremos exames para ajudarem o paciente. "E assim a gente vai fazendo as medidas mais emergenciais. Mas obviamente não se consegue fazer um trabalho adequado, porque muitos exames que deveriam ser coletados e ter resultado na urgência, às vezes só tem no dia seguinte se alguém pagar".

"Medicina é ciência, não é adivinhação. Se você não tiver os exames disponíveis para dar o diagnóstico correto você não consegue estabelecer o tratamento correto".
Para Samila, familiares chegarem ao ponto de precisar comprar esses medicamentos ou exames é um "absurdo". "Você imagina uma população carente, atendida pelo SUS, que ganha em média de um ou dois salários mínimos tendo que gastar do próprio bolso com esses exames. E muita gente não tem como gastar e acaba ficando a mercê do sistema".

A médica diz que acredita que a saúde do RN pode ter a oportunidade de sair melhor dessa pandemia. "Não tem fundamento investir uma quantia muito alta se você não conseguiu o básico para o funcionamento da sua casa. A casa, os hospitais referência, são Tarcísio Maia, Rafael Fernandes, Walfredo Gurgel. A nossa casa tem que ter o básico, ao menos arroz e feijão na mesa, se não a gente não vai conseguir sustentar e dar o suporte básico necessário pro tratamento desses doentes".

"Sem isso a gente não vai conseguir progredir em nada na saúde do RN".

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Encorajada a salvar vidas', diz médica recém-formada que teve colação de grau antecipada para atuar contra a Covid-19 no RN

Vinte e oito alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte de Mossoró colaram grau em uma plataforma online nesta quarta-feira (8). O motivo da solenidade não presencial é a pandemia do novo coronavírus. É por isso também que a colação dos estudantes foi adiantada: eles vão atuar no combate à Covid-19.

Alunos de Medicina da UERN tiveram colação de grau adiantada par atuarem contra o novo coronavírus — Foto: Reprodução
Alunos de Medicina da UERN tiveram colação de grau adiantada par atuarem contra o novo coronavírus — Foto: Reprodução

“Nos sentimos importantes e encorajados a salvar o máximo de vidas que pudermos”, disse Norma Helena Duarte Mendes, uma das recém-formadas que participaram da cerimônia.

A solenidade virtual foi presidida pela reitora em exercício da UERN, Fátima Raquel Morais. Foi a primeira vez na história que a universidade realizou uma colação de grau nesses moldes.

“Não deixou de ser emocionante, porque foi histórico, apesar de não presencial. E também porque sabemos da importância disso, diante do momento em que vivemos. Sabemos do déficit de profissionais do Rio Grande do Norte e queremos ajudar”, afirmou Norma Mendes.

A agora médica também é bióloga e, na primeira graduação, colou grau da maneira tradicional. “Mas esta não deixou de ser emocionante. Nos sentimos importantes e encorajados para fazer cumprir o que prometemos na profissão”, disse Norma.


“Neste momento, estamos colocando no mercado novos profissionais para atuar no combate à pandemia do novo coronavírus. Temos a certeza de que são profissionais capacitados para atuar nesta pandemia, pois temos consciência da qualidade do nosso processo formativo”, declarou a reitora em exercício.

Eliane Freitas é outra recém-graduada. Para ela, a atuação em frente à pandemia é uma forma de retribuição à sociedade. “Somos médicos, formados no interior do Rio Grande do Norte, que perseguimos um sonho. E nos vimos na obrigação de dar um retorno à sociedade”.

Com o diploma na mão, os ovos médicos aguardam agora a oficialização das documentações para, em seguida, serem direcionados às unidades de saúde em que vão trabalhar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Errei ao preencher o cadastro do auxílio emergencial. E agora?

Os trabalhadores informais que estão fazendo o cadastro no sistema da Caixa para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 devem preencher os dados corretamente. Caso contrário, não poderão retornar para fazer correções.

Errei ao preencher o cadastro do auxílio emergencial. E agora ...
Especialista tira dúvidas sobre o pagamento do auxílio emergencial

O G1 entrou em contato com a Caixa após receber diversas dúvidas de leitores que relataram não estar conseguindo alterar dados do cadastro após finalizá-lo. Entre os relatos estão preenchimento incorreto do formulário, como nome errado de pessoa responsável pela renda, falta de dados como CPF dos filhos e de todos os membros residentes na casa e números errados de documentos.

A Caixa informou que, uma vez finalizado o cadastro no aplicativo ou site, os dados são guardados para verificações e batimentos com as bases de dados administrativas.

Por essa razão, não é possível o retorno para alterações após essa fase. Assim, todos os dados preenchidos devem ser confirmados antes da finalização da requisição.

“O requerimento realizado será encaminhado para as validações previstas na Lei, e o retorno da solicitação deve ser verificado pelo cidadão no próprio aplicativo, que trará a informação sobre a concessão ou motivo da não concessão de seu benefício”.


O G1 questionou a Caixa se, em caso de o trabalhador ter o pedido negado por causa de inconsistências no preenchimento, ele poderá alterar ou fazer um novo cadastro, com os dados corretos, e aguarda resposta da instituição.

Quem já fez o cadastro e está esperando a análise do pedido não consegue fazer um novo cadastro, já que o CPF já está cadastrado no sistema do programa.

Auxílio emergencial começou a ser pago nesta quinta (9)
Cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam nesta quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo governo para trabalhadores informais. Os primeiros a receber foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa.

O benefício será creditado na conta poupança de 2.150.497 clientes da Caixa e na conta de 436.078 clientes do Banco do Brasil. O total disponibilizado foi de cerca de R$ 1,5 bilhão.

O auxílio emergencial será pago para trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs. Veja como deve ser o calendário de pagamento para todos os trabalhadores que têm direito ao auxílio:

Primeira parcela
Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal: quinta-feira (9);
Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e não têm conta nesses bancos: terça-feira da semana que vem (14 de abril);
Trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único: em 5 cinco dias úteis após inscrição no programa de auxílio emergencial;
Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de abril, seguindo o calendário regular do programa
Segunda parcela
Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial: entre 27 e 30 de abril
Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de maio, seguindo o calendário regular do programa

Terceira parcela
Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial: entre 26 e 29 de maio;
Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de junho, seguindo o calendário regular do programa
Quem tem direito?
Durante três meses, será concedido auxílio emergencial de R$ 600 ao trabalhador que cumpra todos estes requisitos:

ser maior de 18 anos de idade com CPF regularizado;
não ter emprego formal;
não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, à exceção do Bolsa Família;
ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135);
que, no ano de 2018, não tiver recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
O auxílio será cortado caso seja constatado o descumprimento desses requisitos. O texto diz também que o trabalhador deve exercer atividade na condição de:

microempreendedor individual (MEI);
contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social que trabalhe por conta própria;
trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado
intermitente inativo
estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até 20 de março de 2020
ou que se encaixe nos critérios de renda familiar mensal mencionados acima, desde que faça uma autodeclaração pelo site do governo.
O programa estabelece ainda que somente duas pessoas da mesma família poderão receber o auxílio emergencial. Para quem recebe o Bolsa Família, o programa poderá ser substituído temporariamente pelo auxílio emergencial, caso o valor da ajuda seja mais vantajosa.

A mulher que for mãe e chefe de família, e estiver dentro dos demais critérios, poderá receber R$ 1,2 mil (duas cotas) por mês.

Na renda familiar, serão considerados todos os rendimentos obtidos por todos os membros que moram na mesma residência, exceto o dinheiro do Bolsa Família.

Se, durante este período de três meses, o beneficiário do auxílio emergencial for contratado no regime CLT ou se a renda familiar ultrapassar o limite durante o período de pagamento, ele não deixará de receber o auxílio.

Como pedir o auxílio
Os trabalhadores podem pedir das seguintes formas:

Clique aqui para acessar pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, apenas para as pessoas que não tenham acesso à internet, será possível também fazer o registro em agências da Caixa ou lotéricas. O cadastro presencial será uma exceção, apenas em último caso.

O aplicativo e o site devem ser usados pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS.

Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente. (Clique aqui para ver como saber se você está no Cadastro Único).

Cadastramentos no app, site e Central 111
Até a manhã desta quinta, foram realizados mais de 240 milhões de acessos ao site e aplicativo do auxílio emergencial, sendo que 28 milhões de brasileiros já finalizaram o cadastro.

A Central 111 recebeu mais de 4 milhões de ligações. A Caixa reforça a orientação para que sejam apenas utilizados os aplicativos oficiais do banco e o único site disponível para solicitar o benefício.

A Caixa abrirá automaticamente as contas de poupança digitais para 3.113.356 brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial e fará o crédito nas contas na próxima terça-feira (14). Os que receberem o crédito por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Busca por regularizar CPF para obter auxílio emergencial causa filas em agências da Receita

O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque a partir desta quinta-feira (9) causava filas em cidades pelo país no início da manhã. O auxílio é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Este foi o segundo dia de filas provocadas pelo auxílio emergencial. Na quarta-feira, possíveis beneficiários se aglomeraram perto de unidades da Receita Federal de cidades como Belém, Recife e Curitiba.

Nesta quinta, houve aglomerações em cidades como Fortaleza, Rio, Recife e Curitiba. As filas ocorriam principalmente em unidades da Receita, para regularização de CPF, mas houve também em locais para o saque, como em uma lotérica na Região Metropolitana de João Pessoa. No dois casos, as pessoas contrariavam recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício.

A Caixa Econômica Federal lançou, na terça-feira (7), um site e um aplicativo para solicitação do auxílio emergencial, mas muitas pessoas ainda enfrentam problemas, como CPF irregular. O benefício é concedido somente após a regularidade cadastral, feita pela Receita Federal.


A Receita orientou os beneficiários que precisam regularizar o CPF a fazer o processo pelo site ou por e-mail. A ida às unidades de atendimento presencial deve ocorrer somente nos casos em que não for possível resolver de casa. Algumas unidades da Receita trabalham com horário e quantidade de funcionários reduzidos.

Ceará

Pessoas ficam próximas umas às outras na fila e não mantêm o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde — Foto: Isaac Macedo
Pessoas ficam próximas umas às outras na fila e não mantêm o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde — Foto: Isaac Macedo

Em Fortaleza, uma multidão de trabalhadores informais e outros interessados em solicitar o auxílio emergencial formavam uma grande aglomeração no início da manhã em uma fila que rodeia a sede da Receita Federal em Fortaleza. A concentração de pessoas teve início ainda na noite desta quarta-feira (9), mas é proibida pelo decreto estadual em vigor no Ceará desde o dia 20 de março.

Pernambuco

Receita Federal registra fila para regularização de CPF pelo segundo dia consecutivo, no Recife, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo
Receita Federal registra fila para regularização de CPF pelo segundo dia consecutivo, no Recife, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo

No Recife, a sede da Receita Federal, na região central da capital pernambucana, voltou a registrar fila e aglomeração pelo segundo dia consecutivo. Mesmo após o órgão informar que não está com atendimento presencial, muitos foram para a unidade tentar regularizar o CPF para ter acesso ao auxílio emergencial.

Rio de Janeiro

Fila às 7h35 desta quinta (9) no posto da Receita em Campo Grande, Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Fila às 7h35 desta quinta (9) no posto da Receita em Campo Grande, Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Na Zona Oeste do Rio, beneficiários também se aglomeraram na tentativa de regularizar o CPF em unidade da Receita Federal no bairro de Campo Grande. Às 7h35, a fila já dobrava um quarteirão.

Paraíba

Fila registrada em uma casa lotérica em Bayeux, na Grande João Pessoa, para receber o auxílio emergencial nesta quinta-feira (9) — Foto: Walter Paparazzo/G1
Fila registrada em uma casa lotérica em Bayeux, na Grande João Pessoa, para receber o auxílio emergencial nesta quinta-feira (9) — Foto: Walter Paparazzo/G1

Na Paraíba, houve registro de fila para saque em lotéricas na capital e também em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa.

Goiás

Goiânia teve nesta quinta-feira (9) o segundo dia de filas e aglomerações.

Paraná

Contribuintes fazem fila em frete à sede da Receita Federal, em Curitiba — Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC
Contribuintes fazem fila em frete à sede da Receita Federal, em Curitiba — Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC

A capital paranaense, Curitiba, também teve registro de filas nesta manhã, também pelo segundo dia. Às 9h da manhã, a fila tinha pelo menos 100 pessoas e ocupava mais de um quarteirão, no Centro.

Sergipe

Fila na Receita Federal em Aracaju no início da manhã desta quinta-feira — Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe
Fila na Receita Federal em Aracaju no início da manhã desta quinta-feira — Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe

Uma fila com centenas de pessoas foi registrada no início da manhã na agência da Receita Federal localizada no Bairro Inácio Barbosa, a única funcionando na capital sergipana.

Amazonas

Agências bancárias de Manaus acumulam filas para saque de auxílio emergencial liberado nesta quinta-feira — Foto: Carolina Diniz
Agências bancárias de Manaus acumulam filas para saque de auxílio emergencial liberado nesta quinta-feira — Foto: Carolina Diniz

Em Manaus, a fila foi na entrada de uma agência da Caixa Econômica.

Rondônia

Fila na Caixa Econômica na área central de Porto Velho  — Foto: Iule Vargas/G1
Fila na Caixa Econômica na área central de Porto Velho — Foto: Iule Vargas/G1

Uma agência da Caixa Econômica de Porto Velho também teve aglomeração pelo saque do auxílio emergencial nesta manhã.

Amapá
Em Macapá, dezenas de pessoas se reuniram em frente à sede da Receita. Funcionários do órgão orientaram os usuários a não procurar as unidades no estado para demandas sobre CPF e informaram que a solicitação para regularização deve ser feita por e-mail.

Maranhão
Em São Luís do Maranhão, agências da Caixa Econômica tiveram filas.

Piauí

Receita Federal de Teresina teve filas e polícia militar foi acionada.  — Foto: Audimar Alves/Arquivo Pessoal
Receita Federal de Teresina teve filas e polícia militar foi acionada. — Foto: Audimar Alves/Arquivo Pessoal

Na sede da Receita Federal em Teresina, a Polícia Militar chegou a ser acionada para que orientasse as pessoas que se aglomeravam na fila para que elas se distanciassem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Não consigo me cadastrar no auxílio emergencial porque meu CPF está irregular. O que eu faço?

Não consigo me cadastrar no auxílio emergencial porque meu CPF ...

Os trabalhadores que querem fazer parte do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado na terça-feira (7) pelo governo relatam dificuldades para finalizar o cadastro porque estão com problemas com o CPF.

O CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa de auxílio emergencial seja analisado. Se estiver suspenso, é porque pode haver pendências na declaração do imposto de renda ou com a Justiça Eleitoral, por exemplo.

Isso significa que o contribuinte pode não ter feito alguma declaração do IR ou ter se ausentado de votar e ter multas pendentes com a Justiça Eleitoral.

Outras pendências que levam a irregularidades no CPF são cadastro do contribuinte incorreto ou incompleto, multiplicidade ou fraude nos cadastros. Veja abaixo os tipos de situação cadastral do CPF que podem ser encontrados:

REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos.
SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
CANCELADA: o CPF foi cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial.
TITULAR FALECIDO: quando for incluído o ano de óbito
NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

De acordo com a Receita Federal, a situação cadastral “Pendente de regularização” se resolve com o envio da declaração de IR do ano ausente, ainda que em atraso.

Caso esteja “Suspensa”, a Receita pede que o contribuinte que possui título de eleitor regularize a situação em seu site (clique aqui). Sem o título de eleitor, o cidadão deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar taxa de R$ 7,00.

Segundo a Receita Federal, quem estiver com o CPF suspenso por pendências na Justiça Eleitoral terá o documento regularizado automaticamente até 10 de abril – essa regularização vale apenas para que o trabalhador possa solicitar o auxílio emergencial. Assim, essas pessoas poderão se cadastrar no programa sem que seja necessário procurar qualquer órgão.

Para saber a situação cadastral do CPF, o contribuinte deve acessar este link. Pelo site da Receita, só é possível solicitar a regularização de CPF quando a situação cadastral estiver suspensa.

Quando o contribuinte tem problemas por dados desatualizados como nome, endereço, telefone ou estado civil, a Receita recomenda fazer o seguinte:

Dirigir-se, com os documentos pessoais (documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, certidão de casamento e documento que comprove o CPF do solicitante) a uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e pagar a taxa de R$ 7,00;


No site da Receita, há um tira dúvidas sobre regularização do CPF (clique aqui)

Problemas relatados
Leitores relatam problemas para fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial por causa de pendências encontradas na Receita Federal. Entre os relatos estão dados que não conferem com os da Receita; dados não encontrados na Receita; CPF pendente de regularização sem ter sido suspenso; CPF em situação inválida no cadastro e regular na Receita, CPF desatualizado na base da Receita Federal; impossibilidade de fazer o cadastro mesmo regularizando o CPF.

Receita libera atendimento online
A Receita Federal divulgou nota informando que o trabalhador que estiver com dificuldade para fazer o cadastro por causa de problemas com o CPF poderá fazer a regularização de forma online e gratuita pelo site do órgão.

De acordo com a Receita, o aplicativo e site que permitem o cadastramento no programa de auxílio emergencial “apresentou um volume excessivo de acessos, que pode ter impedido o cadastramento de muitos beneficiários”.

Por isso, o órgão orienta o trabalhador a acessar novamente o sistema de cadastramento, em diferentes períodos do dia, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa. Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência no CPF no aplicativo, A Receita indica verificar se o CPF se encontra na situação "Regular" por meio da consulta no site da Receita Federal na Internet, no seguinte endereço: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Se o CPF estiver regular, qualquer restrição apresentada pelo aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial não deve estar relacionada a uma pendência com a Receita Federal, informa o órgão.

É importante que o cidadão verifique no ato do preenchimento do aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial se o nome do cidadão, de sua mãe (se houver) e de sua data de nascimento coincidem com os dados constantes na base CPF da Receita Federal.

Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, ela poderá ser realizada de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal pelas seguintes opções:

- preferencialmente pelo formulário eletrônico "Alteração de Dados Cadastrais no CPF: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp;


Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser efetuado via e-mail corporativo da RFB ou presencialmente em uma das unidades. A Receita informou que, por causa da pandemia da Covid-19, o atendimento presencial nas unidades está sendo realizada “de forma excepcional”.

No caso do e-mail corporativo, o cidadão deverá enviar o e-mail de acordo com o seu estado de jurisdição, conforme lista abaixo, solicitando o serviço de regularização de CPF acompanhada da documentação descrita no endereço: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/regularizacao-cpf

Veja os endereços de e-mails corporativos de acordo com o estado:

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO): atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI): atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN): atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região Fiscal (BA e SE): atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região Fiscal (MG): atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região Fiscal (ES e RJ): atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região Fiscal (SP): atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região Fiscal (PR e SC): atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª Região Fiscal (RS): atendimentorfb.10@rfb.gov.br

Fonte: G1
Leia Mais ››