segunda-feira, maio 02, 2022

Polícia Civil prende mais dois suspeitos de participação no assassinato de advogado em Mossoró

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (2) mais dois suspeitos de terem participado do assassinato do advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, de 25 anos, ocorrido em Mossoró no dia 9 de abril.


Dois suspeitos foram presos nesta segunda-feira (2) em Mossoró — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca


Segundo o delegado de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHM), Rafael Arraes, que investiga o caso, o inquérito do crime foi encerrado com as duas novas prisões e enviado ao Ministério Público para seguir para a Justiça.


Os suspeitos, de 37 e 40 anos de idade, foram presos nesta segunda enquanto trabalhavam como operários em uma construção em Mossoró.

De acordo com o delegado, eles são suspeitos de abordarem Eliel num primeiro momento no dia do crime. Em seguida, o advogado teria corrido e sido atingido pelos disparos de arma de fogo de um outro suspeito, que se entregou à polícia no dia 25 de abril.


Eliel Ferreira Cavalcanti, de 25 anos, foi morto a tiros em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal


O delegado Rafael Arraes, responsável pelo caso, disse que os dois já estavam sendo monitorados, mas que a polícia esperava o pedido de prisão preventiva.


"Essas duas pessoas foram as duas iniciais que abordaram Eliel e seu companheiro e depois ambos saíram correndo. E essas duas pessoas também perseguiram o Eliel até ele vir a óbito", disse o delegado, explicando que o disparo foi feito por um terceiro suspeito, que também está preso.

"Então, tiveram participação no homicídio qualificado", concluiu.


De acordo com o delegado, os suspeitos negaram ter participado do crime. "Eles negam o fato, a participação, mas temos elementos, com testemunhas presenciais, de que eles tiveram participação", garante.


Suspeitos prestaram depoimentos e negaram o crime — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca


Suspeito de disparos se entregou

O homem suspeito de disparar nove vezes contra o advogado Eilel Cavalcanti se entregou na delegacia em 25 de abril e, segundo a Polícia Civil, confessou a autoria do crime.


O suspeito teria declarado que a motivação do crime foi por acreditar que Eliel Ferreira estava cometendo um crime de roubo (veja abaixo a declaração do delegado). Apesar disso, essa motivação é contestada pela família, que afirma que o crime ocorreu por homofobia.


O caso

Eliel Ferreira, 25 anos, foi morto a tiros próximo ao apartamento onde o namorado morava na noite do dia 9 de abril. Inicialmente, a Delegacia de Homicídios (DHM) de Mossoró apontou que o advogado teria sido confundido com um assaltante pelo autor dos disparos.


A versão, no entanto, foi contestada pela família de Eliel, que afirmou que o crime foi cometido por homofobia.

OAB-RN solicita que Polícia Civil designe delegado especial para investigar assassinato de advogado em Mossoró

Isso porque a pessoa com quem Eliel conversava prestou depoimento à Polícia Civil, se identificou como namorado do advogado e disse que também foi alvo dos disparos do criminoso. Ele precisou de atendimento médico num hospital da cidade.


No depoimento, o namorado de Eliel contou à polícia que ambos foram vítimas de homofobia. De acordo com o advogado da família, Edson Leão, o principal suspeito do crime seria um homem que mora em frente ao condomínio e sempre observava os dois namorados.


Após ser atingido, Eliel ainda teria conseguido correr até uma agência dos Correios perto do local, mas foi perseguido, segurado por outra pessoa e sofreu pelo menos mais sete disparos de arma de fogo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após flagrantes de advogados levando bilhetes de criminosos para detentos, Seap altera regras para entrada nos presídios do RN

Após flagrantes de advogados levando bilhetes de criminosos para dentro de presídios, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte decidiu endurecer os procedimentos para entrada desses profissionais nas unidades prisionais do estado.


Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5 de Alcaçuz (Arquivo) — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi


De acordo com a pasta, a partir de agora os advogados deverão passar pelo bodyscan (aparelho de raios-x semelhante aos utilizados em aeroportos) e terão as visitas limitadas a 30 minutos de atendimento por cliente.


A Seap informou que desde janeiro foram registrados cerca de 10 casos de advogados com bilhetes de criminosos no sistema prisional - sendo pelo menos sete somente no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. O último ocorreu durante o feriado de Páscoa.


Ainda segundo a Seap, a troca de mensagens ocorre por meio de bilhetes portados pelos próprios advogados dos presos, que receberiam até R$ 1 mil pelo serviço ilícito, segundo a pasta.


Mensagem encontrada dentro de banheiro da sala de atendimento aos advogados na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga. — Foto: Cedida


Segundo a pasta, os materiais apreendidos foram entregues à Polícia Civil e ao Ministério Público, para investigação.


"Algumas apreensões foram registradas pelas câmeras de circuito interno das unidades, inclusive casos de troca de salas atendimento para que o advogado pudesse falar com liderança do crime organizado que sequer era cliente dele. As imagens também estão em poder das autoridades", informou a Seap.


A alteração nos procedimentos de entrada dos advogados foi regulamentada por uma recomendação emitida na última sexta-feira (29), mas o documento foi parar na Justiça.


Neste domingo (1º), a seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal, contra as novas normas, e conseguiu indeferimento de parte delas, porém o juiz federal plantonista Francisco Glauber manteve algumas das mudanças.


As mudanças

De acordo com a pasta, agora os advogados deverão passar pelo bodyscan (aparelho de raios-x semelhante aos utilizados em aeroportos) e terão as visitas limitadas a 30 minutos de atendimento por cliente.


Outras normas criadas pela pasta foram a limitação de atendimento jurídico de um preso por advogado ao dia, em cada unidade, e a revisão dos pertences dos advogados, inclusive das documentações deles, antes de entrar nos parlatórios. Essas duas medidas foram suspensas pela Justiça.


Na decisão, o magistrado entendeu como “razoável e proporcional”, o tempo de 30 minutos para a assistência jurídica dos advogados, visto “a necessidade logística e de observância de toda a rotina de uma unidade prisional”.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia, que teria sido flagrada com advogado em presídio do RN — Foto: Seap/Cedida


Segundo a Seap, há registros de uma visita com quatro horas e trinta e um minutos de duração para um único interno já condenado. "Numa unidade com três salas de atendimento, outras assistências jurídicas ficam prejudicadas", argumentou a pasta.


Sobre o bodyscam, o juiz entendeu que o equipamento já é utilizado até mesmo em unidades judiciais e o uso não traz qualquer ofensa jurídica à dignidade da profissão.


“As medidas tomadas pela Seap são importantes porque visam impedir rebeliões, motins, homicídios e o aumento dos índices de criminalidade. Tem o objetivo evitar eventos críticos no sistema prisional. O crime organizado está usando uma minoria de advogados para levar mensagens ilícitas e desestabilizar a paz social”, disse o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio.


OAB reage

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, afirmou que as medidas surpreenderam a categoria e defendeu que não há motivo para as novas regras estabelecidas.


"Sempre tivemos uma boa relação com a Secretaria de Administração Penitenciária e fomos surpreendidos por essa decisão unilateral. A OAB vai continuar insistindo no cumprimento integral sa defesa das prerrogativas e não vê motivos nenhum para que se tenha tomado uma medida tão drástrica, principalmente sem conversar", afirmou em entrevista ao g1.


O presidente ainda confirmou que teve conhecimento de um caso recente de um advogado flagrado com mensagens relacionadas a uma facção criminosa, mas disse desconhecer outras situações semelhantes.


"Nós tivemos um episódio recente onde foi apreendido um material com um advogado, que era realmente uma comunicação, aparentemente, de facção criminosa. Nós fomos comunicados e já estamos tomando as devidas providências no tribunal de ética e disciplina. O local que deve enfrentar esses excessos eventualmente praticados por advogados é o tribunal de ética e disciplina da OAB. Nós não nos furtamos em agir quando há necessidade", declarou.


As mensagens

Segundo a Seap, a partir das mensagens apreendidas, a suspeita é de que os “gravatas”, como os advogados com ligações perigosas com criminosos são chamados, chegam a receber até R$ 1 mil reais por intermediação das conversas.


“Não vou mais mandar gravata (advogado) aí porque CADA IDEIA É MIL REAIS” (sic), de um dos bilhetes em poder da polícia.

Numa das mensagens, levada por um advogado, constam crimes como tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo e movimentação detalhada financeira da organização criminosa.


“Em relação a LSD, para conseguir e ajeitar o material, a mulher de [nome suprimido] que vai ensinar como fazer acontecer. Aonde estão os MÓNEIS, O FERRO [arma] E OS DINHEIROS, ele ficou na mão dela” (SIC), diz umas das mensagens apreendidas.


Mensagem entre preso e pessoas fora da cadeia apreendidas com advogado no RN — Foto: Cedido


Em outro trecho, o interlocutor diz: “Em cima da ideia do [nome suprimido], já que ele vem passando por cima das ideias é para afastar ele da QBD [Quebrada - ponto de venda de drogas] e para brecar ele de vender por 6 meses, se passar por cima, levar ele para o conselho [liderança de facção] e explicar o que levou a isso. Caso passe por cima das ideias do [nomes supreimidos] do conselho, já era. Em cima das mercadorias, os manos [nomes suprimidos] tão com autonomia de abastecer geral”.


Ao todo, são identificadas 25 pessoas em estrutura organizada e com divisões de tarefas, típica de organizações criminosas.


Com outro advogado, também na penitenciária de segurança máxima, foi apreendido o seguinte bilhete: “Aí [nome suprimido] tá sabido demais. O cavalo lá eu tenho interesse mas desse valor não. O cavalo lá eu conheço. Dá pra ficar por 65 1 de leite 1 de oro 10 mil” (sic).


Outra mensagem, desta vez apreendida com uma advogada, fala da disputa por pontos de venda de drogas.


“Mano velho, o que eu posso fazer para te ajudar é colocar dois aviões lá no campo, desde que pegue comigo. Se você encantar de mandar colocar avião para trabalhar com mercadoria dos outros não vai dar certo porque eu vou mandar parar”.

Outro bilhete, apreendido na sala de atendimento dos advogados, após a assistência jurídica a três internos, trata da venda de entorpecentes e produtos de roubos e furtos. O material foi apreendido e registrada ocorrência na Polícia Civil.


“Foi determinado que o rapaz ia vender lá dentro do beco. Ele começou a discutir e todos pegaram a visão do que aconteceu e ele foi disciplinado”, diz um dos trechos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos atacam pelotão da Polícia Militar e explodem banco em cidade do Agreste potiguar

Criminosos atacaram um pelotão da Polícia Militar e explodiram uma agência bancária do Banco do Nordeste na madrugada desta segunda-feira (2) em Santo Antônio, na região Agreste potiguar. Ninguém ficou ferido.


Segundo o capitão Alcino Leonardo, do 8º Batalhão, a Central da Polícia Militar foi acionada às 2h54 por um sargento que estava cercado junto com colegas no pelotão do município.


Os bandidos chegaram a colocar uma caminhonete em frente à base policial para impedir a saída das viaturas, cortaram a energia e atiraram várias vezes contra o prédio.


O número de criminosos ainda não foi identificado, mas eles estariam em pelo menos três veículos, segundo testemunhas.


Quadrilha ataca pelotão da PM e agência bancária em Santo Antônio, no Agreste potiguar — Foto: Cedida


Ainda de acordo com a Polícia Militar, o cerco ao pelotão ocorreu enquanto outra parte do bando criminoso explodia a agência do Banco do Nordeste, que fica localizada no centro do município.


O prédio ficou destruído. Apesar disso, a corporação não soube informar se o bando conseguiu levar dinheiro da agência. A Polícia Federal, que deverá ficar responsável pela investigação, era aguardada no local até a última atualização desta matéria.


Após o crime, a PM informou que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado à cidade, mas não encontrou explosivos abandonados na agência.


População de Santo Antonio, RN, em frente à agência do Banco do Nordeste atacada pelos criminosos durante a madrugada — Foto: Redes sociais


Ainda segundo a polícia, viaturas de cidades vizinhas foram acionadas e as equipes ainda chegaram a trocar tiros com os criminosos, que estariam tentando explodir outra agência bancária, do Bradesco. Porém, os bandidos fugiram.


Nas buscas, a PM localizou grampos em uma estrada que liga Santo Antônio ao município de Serrinha. Na mesma região, um carro também foi encontrado incendiado. Apesar disso, ninguém foi preso.


Policial mostra vestígios do tiroteio que aconteceu na madrugada desta segunda (2) em Santo Antonio — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Concurso da Polícia Militar do RN tem provas para cargo de farmacêutico anuladas

A banca organizadora do concurso para oficiais da Saúde na Polícia Militar do Rio Grande do Norte anulou as provas para o cargo de farmacêutico, realizadas neste domingo (1º), em Natal.


Hospital da Polícia Militar em Natal, RN — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Segundo os candidatos, a prova tinha todas as questões voltadas para o cargo de farmacêutico hospitalar, quando o edital previa vaga para farmacêutico de análises clínicas.


Em nota, o Instituto Consulplan afirmou estar "firme no propósito de assegurar a lisura, a legalidade e a isonomia de seus processos" e comunicou a anulação da prova, agendando uma nova aplicação para 22 de maio.


"O cronograma para execução das demais etapas deste cargo, bem como demais informações sobre a reaplicação serão divulgados oportunamente na página do Instituto Consulplan", informou.


"Foi uma tristeza ir e na hora da prova descobrir um erro grande", afirmou uma candidata, nas redes sociais.

Ainda nas redes sociais, outros candidatos reclamaram da nova data e questionaram se a banca ressarciria os custos das pessoas que se deslocaram de outros estados para fazer a prova.


"Isso é uma falta de respeito com os candidatos! Vocês vão me ressarcir? Pois vim de Goiás e já gastei dinheiro com duas passagem por causa de uma banca totalmente desorganizada", reclamou uma candidata.


Ao todo, o concurso oferece 78 vagas para oficiais na área da saúde, com salários iniciais de R$ 9.392,35.


As vagas são para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos-veterinários e biomédicos.


O concurso acontece 21 anos depois do último. Além da prova objetiva realizada neste domingo (1º), o edital prevê exame de condicionamento físico, prova de títulos, investigação social, inspeção de saúde, exame de avaliação psicológica e entrevista de heteroidentificação.


Procurada sobre o caso, a Polícia Militar apenas replicou a nota da banca organizadora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra mais casos de dengue em 4 meses de 2022 do que em todo o ano de 2021, diz Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte já registra, nos primeiros quatro meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021. Os dados estão no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que teve a edição atualizada divulgada nesta segunda-feira (2).


Mosquito 'Aedes aegypti', vetor do vírus da dengue — Foto: Pexels


Segundo o documento, o Rio Grande do Norte registra de janeiro ao dia 23 de abril 6.278 casos de dengue. Em todo o ano de 2021, o Ministério da Saúde registrou 4.301 casos da doença.


A essa altura, ao final do mês de abril, o estado tinha em 2021 o total de 724 casos de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.


Ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou que o estado vive uma epidemia de dengue atualmente.


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), disse que alguns bairros da capital, como Pitimbu, na Zona Sul e Lagoa Azul e Pajuçara, na Zona Norte, vivem uma epidemia da doença, mas não o município, segundo parecer técnico.


A SMS afirmou ainda que tem feito ações de conscientização nesses bairros e intensificado a visita dos agentes de saúde nos locais mais afetados.


A incidência nos casos de dengue no estado são de 176 casos para 100 mil habitantes - a média nacional é de 254 casos.


No Brasil, o número de casos confirmados nestes quatro primeiros meses do ano também chegou ao mesmo patamar de todo o ano de 2021.


Chikungunya e zika

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte tem ainda 1.932 casos confirmados de chikungunya entre janeiro e abril e 289 de zika - as duas doenças também são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.


O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta ainda a cidade de Santo Antônio como a terceira com mais casos confirmados de zika em todo o Brasil, com 91 casos prováveis, com uma taxa de 372 casos para 100 mil habitantes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem chuvas 5,6% acima da média esperada em abril

O mês de abril de 2022 choveu 5,6% acima da média esperada no Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou que 109 cidades tiveram chuvas nas categorias de normal a acima do normal.


Chuva nas estradas do Rio Grande do Norte RN — Foto: Elisa Elsie


A região Oeste foi a que mais choveu no período com 17,4% acima da média com 219 milímetros - o esperado era 187,2 mm. As regiões Leste (143,2 mm), Central (125,1 mm) e Agreste (71 mm) apareceram na sequência.


O município de Luís Gomes foi um dos mais chuvosos no mês, com 307,6 mm, superando a média histórica da cidade (177 mm). Assú registrou 307,1 mm de chuva no mês, superando em 94,1% o volume esperado, que era de 158,3 mm.



"A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e o aumento das temperaturas do oceano foram alguns dos fatores determinantes para a ocorrência de chuva no período", contou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


Segundo o levantamento, no município de Campo Grande, já choveu mais do que o esperado para o ano inteiro. Os volumes acumulados em quatro meses chegaram a 1.105 mm.


A Emparn aponta que o cenário segue favorável para a continuidade das chuvas no Rio Grande do Norte no próximo trimestre. A previsão para os meses de maio, junho e julho de 2022 é de chuvas de volumes de normal a acima do normal no estado, com acumulados médios mínimos para o período de 559,7 mm na região Leste; 266,4 mm no Agreste; 175,2 mm no Oeste Potiguar; e 133,1 mm na região Central.


Chuva em abril de 2022

Região Oeste - 219.8mm

Região Central - 125.1 mm

Região Agreste - 71mm

Região Leste - 143,2mm

Estado - 157.3mm- 5,6%


Fonte: g1

Leia Mais ››

Peixes-boi são transferidos para iniciar reintegração ao ambiente natural no litoral do RN

Dois peixes-boi que estavam no Centro de Reabilitação da Fauna Marinha do Projeto Cetáceos da Costa Branca, no município de Areia Branca, foram transferidos para o Recinto de Aclimatação, localizado na praia de Diogo Lopes, em Macau.


O transporte dos animais foi realizado na madrugada do último sábado (30), em um trajeto de 120 km, e o caminhão precisou manter baixa velocidade para garantir a estabilidade e o conforto dos animais. A operação contou com apoio das Polícias Militar e Ambiental do estado, da Guarda Municipal de Areia Branca e do Corpo de Bombeiros.


Peixes-boi são transferidos para iniciar reintegração ao ambiente natural no litoral do RN — Foto: Cedida


Toda a ação foi realizada por equipe especializada e acompanhada presencialmente por técnicos do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Os peixes-boi foram batizados pelos veterinários de Zé e Gabriel, e medem aproximadamente 2,55 metros e pesam 310 kg e 342 kg, respectivamente. Zé (com 4 anos e 3 meses) e Gabriel (com 4 anos e 8 meses) foram encontrados encalhados e resgatados quando ainda eram neonatos e estavam em recuperação no Centro e Reabilitação da Fauna Marinha do PCCB-UERN, em Areia Branca, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar.


Operação para transferência de peixes-boi foi realizada no último sábado (30) — Foto: Cedida


Reintegração ao ambiente natural  

O chamado Recinto da Aclimatação tem capacidade para até quatro animais simultaneamente, com área total de 690 m², incluindo estrutura de acesso, área de manejo e cercado dos animais, todos em madeira tratada e legalmente licenciada. A estrutura foi construída em um canal localizado na comunidade de Diogo Lopes, mediante autorizações, licenças e anuências de todos os órgãos públicos competentes, incluindo o Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT).


Os dois novos habitantes ficarão no Recinto de Aclimatação até completarem o processo de reabilitação e posterior soltura em vida livre.


 "Durante a reabilitação, os animais passam por periódicas avaliações de saúde e de comportamento. E após o período de desmame (20 a 24 meses) ou alcançando as condições clínicas e físicas necessárias, os animais estão aptos para serem translocados para o recinto de aclimatação", conta o veterinário Augusto Boaviagem.


Os dois animais permanecerão aproximadamente seis meses neste espaço, que foi projetado para que possam se adaptar ao ambiente natural antes do retorno definitivo para natureza. "Esta é uma etapa importante pois, antes de serem soltos, os animais necessitam se adaptar aos movimentos e oscilações das marés, correntes marinhas e temperatura das águas, por exemplo", conta o biólogo Daniel Solon, gerente técnico operacional do PCCB-UERN.


Peixes-boi ficarão no Recinto da Aclimatação, na praia de Diogo Lopes — Foto: Cedida


Atualmente, 28 peixes-boi estão em reabilitação nas bases do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar, estruturado pela Petrobras. Desde 2009 as equipes estão trabalhando na conscientização da população local para a preservação dos peixes-boi, uma das espécies de mamíferos aquáticos com maior risco de extinção no Brasil, sendo a região da Costa Branca no Rio Grande do Norte um dos principais locais de encalhes de filhotes.


"Após a reabilitação e readaptação, esses animais serão soltos para o seu ambiente natural e, antes da soltura, recebem um número de identificação e um equipamento que permite localizá-los. Este rastreador muitas vezes chama a atenção da população e dos pescadores que, em alguns momentos, podem tentar retirá-lo do animal. Por isso, a importância do trabalho educativo com as comunidades locais para explicar a funcionalidade e importância deste rastreador, já que serve para acompanharmos a adaptação, saúde e desenvolvimento do animal", lembra Andressa Costa, profissional Petrobras que acompanha o PMP-BP.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro cai em rio, homem ironiza em resposta a amigo e vídeo viraliza: 'Estava com sede'

Um vídeo feito após um carro cair de uma ponte no município de Alto do Rodrigues, no Oeste potiguar, acabou viralizando nas redes sociais pela resposta inusitada de um homem que estava dentro do veículo.


Vídeo viralizou na internet após homem dar resposta inusitada sobre acidente — Foto: Reprodução


"Primeiro de maio aqui, diretamente da ponte. Ei, amigo Ricardo, virou (a caminhonete) foi?", questiona o autor do vídeo, Tiago Rocha.


"Não. Ela estava com sede eu vim dar água aqui no rio", respondeu Ricardo Fernandes, de 43 anos, filmado no banco de passageiro do veículo.


"Ignorante, viu? Ave Maria. É o manso", retruca Tiago.


Ricardo não estava envolvido no acidente, que aconteceu na madrugada de domingo (1º), há cerca de seis quilômetros da cidade de Carnaubais, na ponte do Rio São José.


Ele, que trabalha como motorista, contou que estava em um sítio próximo, quando soube do acidente e foi ao local com outros cinco homens para ajudar a tirar o carro da água.


De acordo com ele, o veículo pertence a um empresário de Itajá que perdeu o controle e caiu da ponte ao cochilar na direção, por volta das 4h.


Depois de conseguirem desvirar o veículo, Ricardo entrou, a pedido de um funcionário do empresário, para procurar uma carteira e um aparelho celular dentro da caminhonete. Foi quando o amigo fez a pergunta e recebeu a resposta inusitada.


"Não foi combinado. Eu nem sabia que estava gravando. Depois ele me mandou o vídeo, botou em uns grupos, e caiu na internet. Meu whatsapp não para, com o pessoal falando comigo", disse.


O motorista contou que costuma brincar com os amigos, com respostas irônicas para algumas perguntas, e não esperava a repercussão.


Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido no acidente. O carro foi tirado do local e guinchado ainda na manhã de domingo (1º).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Endividamento das famílias bate recorde em abril



O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde e se aproximou dos 80%.


Atrás de um emprego, eles acordaram cedo, gastaram o dinheiro que não tinham com transporte, e vieram com o que têm de melhor.


“Fé em Deus que vai dar certo. Estou procurando vaga para operador de máquina, prensista, auxiliar de produção, porteiro, qualquer uma", diz homem na fila.

Qualquer ocupação é uma escolha recorrente. “Tem conta para pagar, como todo mundo tem, né? Manter uma casa, comprar o que quer e pagar as dívidas, né?”, fala a recepcionista desempregada Tatiana Martins Soares Santos.


Essas não esperam sem cobrar juros. “Eu tenho filho, pago aluguel, sou pai e mãe dos meus filhos. A gente pode passar necessidade - os adultos -, mas as crianças não”, conta a auxiliar de limpeza Fabiane Alves de Souza.


Um quarto dos desempregados no Brasil está sem trabalho há pelo menos dois anos; mais tempo do que as finanças podem suportar.


Esse é o final de uma longa fila, que pode ter começado em 2015, quando o desemprego no país dá um salto, ou nos últimos dois anos, com o agravamento da crise. Isso significa que boa parte dos candidatos a uma vaga sofre com o desemprego de longa duração, com impactos sociais, psicológicos e econômicos.


O número de famílias brasileiras com dívidas a vencer é o maior de todos os tempos. A conclusão é da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência. Em abril, 77,7% dos entrevistados tinham alguma dívida - no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e de casa. Há um ano, o total de endividados era de 67,5%.


“A inflação está mais alta, está mais persistente, tem afetado mais o orçamento das famílias. Além disso, os juros altos também impactam negativamente no orçamento e, com menos espaço para consumir ou para manter o seu nível de consumo, as pessoas estão recorrendo ao crédito”, enfatiza Izis Ferreira, economista da CNC.

O endividamento aumentou em todas as faixas sociais: 78,6% das famílias com renda até dez salários mínimos estão endividadas. Acima de dez salários, o nível de endividamento já passa de 74%.


“A necessidade de medidas de restrição de circulação pessoas e mercadorias afetou muito os trabalhadores, que dependem do trabalho para viver, mas também afetou empresários. Então, o impacto acabou sendo generalizado na sociedade”, explica Renan Pieri, professor de Economia da FGV-SP.


A inadimplência também alcançou o nível mais alto desde 2010: 28,6% das famílias têm dívidas atrasadas.


“Aparecem algumas vagas, mas as exigências são muito grandes. O jeito é tentar todos os dias”, diz Edson Ferreira De Novaes, trabalhador de manutenção predial.

Na média, 30% da renda dos brasileiros vão para dívidas, e essa fatura, todos nós pagamos.


“Dois terços do PIB é consumo; consumo é a grande força motora da economia e do crescimento econômico. Se as famílias se endividam mais e não têm perspectiva de um aumento de renda no curto prazo, elas vão acabar revendo seus gastos. Menos consumo gera menos demanda pelos produtos, as empresas têm menos incentivo para produzir. Então, você acaba gerando um ciclo ruim para a economia. Um país que não cresce é um país que não gera riqueza, em que as pessoas não conseguem melhorar o padrão de vida e a gente não consegue incluir os jovens no mercado de trabalho. Isso é um desafio”, reforça Renan Pieri.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra média móvel de 126 mortes diárias por Covid; tendência segue em alta

O Brasil registrou nesta segunda-feira (2) 90 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 663.657 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 126. É o quinto dia acima da marca de 100. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +23%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença pelo quarto dia consecutivo.


Brasil, 2 de maio

Total de mortes: 663.657

Registro de mortes em 24 horas: 90

Média de mortes nos últimos 7 dias: 126 (variação em 14 dias: +23%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.456.873

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 7.133

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 14.754 (variação em 14 dias: +4%)


Média móvel de óbitos por Covid no Brasil, a cada dia, nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins não registraram morte por Covid em 24 horas. No Acre, também não houve qualquer registro de novo caso da doença no período.


O estado do Ceará não divulgou atualização dos números de casos e mortes por coronavírus até o fechamento deste boletim.


O país também registrou 7.133 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.456.873 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 14.754, variação de +4% em relação a duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Volume de acessos gera 'instabilidade' no site do TSE, diz tribunal; prazo para regularizar título vai até esta quarta

O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por uma instabilidade momentânea na tarde desta segunda-feira (2). Alguns serviços online disponíveis no portal chegaram a sair do ar por alguns minutos.


Site do TSE apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira — Foto: Reprodução


Segundo o tribunal, o problema foi causado pelo alto número de acessos. "As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados", diz o comunicado.


O prazo para a regularização do título de eleitor termina nesta quarta-feira (4), e a maior parte dos serviços pode ser feita pela internet (veja detalhes abaixo).


Os relatos começaram a surgir no início da tarde. Inicialmente, as páginas do TSE apresentavam lentidão e os usuários reclamavam de demora na resposta dos serviços. Pouco tempo depois, no início da tarde, as páginas passaram a retornar a seguinte mensagem:


“Não podemos nos conectar ao servidor deste aplicativo ou site no momento. Pode haver muito tráfego ou um erro de configuração. Tente novamente mais tarde ou entre em contato com o proprietário do aplicativo ou site.”


Ficaram indisponíveis, por exemplo, as páginas do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do tribunal, as áreas de consulta aos processos e os formulários para emissão, regularização e alteração de dados do titulo de eleitor.


Verifique seu título

Para votar nas eleições de 2022, os eleitores a partir de 16 anos têm até esta quarta (4) para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo. O procedimento pode ser feito totalmente pela internet.


Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:


uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

comprovante de residência atualizado;

certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.



Na página seguinte, em "Título de Eleitor", ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.


Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do TSE. Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.


Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Forro do teto do Hospital da Restauração cai e água de cano estourado atinge pacientes da unidade de trauma

Placas de gesso que compõem o forro do teto do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, caíram na tarde desta segunda-feira (2) e a água de um cano estourado atingiu pacientes da unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram a queda do forro e o desespero de pacientes e funcionários.



O caso ocorreu por volta das 13h30 na unidade de trauma, quando um cano estourou, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração. O vídeo mostra pacientes, alguns intubados, sendo removidos do local onde estavam às pressas.


Também é possível ouvir gritos de pacientes e o desespero de um profissional de saúde pedindo para preparar material para intubação. Não houve feridos e o atendimento não foi interrompido, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (confira resposta mais abaixo), que informou que 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja foram removidos provisoriamente e depois retornaram.


Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que um pedaço do forro cai — Foto: Reprodução/WhatsApp


Um homem que estava no local no momento da queda do forro descreveu a situação e pediu providências ao governo de Pernambuco.


"Olha que agonia, pessoal. Tudo isso é água. Os pacientes intubados, a gente precisando de cirurgia, as enfermeiras todas trabalhando para tirar os pacientes, olha aí seu Paulo Câmara [governador], o cidadão aqui intubado levando um banho aqui", disse, na gravação.

De acordo com o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, há inúmeros problemas estruturais nas unidades de saúde do estado, o que coloca em risco as vidas dos pacientes.


"Tinham pacientes graves, intubados e que realmente estão precisando de atendimento, com risco iminente de morte, e o teto caiu, foi água para tudo quanto é canto. Infelizmente essa é a estrutura das nossas unidades de saúde. A gente vem denunciando isso e, infelizmente, o governo e as autoridades não dão atenção", afirmou Francis.


O diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, explicou que o vazamento aconteceu em uma tubulação que extravasou na sala laranja 1 e a água terminou se espalhando também pelas salas vermelha e laranja 2. Ele afirmou que nenhum paciente sofreu danos.


"Caiu água em paciente, mas teto não. Os pacientes que estavam nas (salas) laranjas e na vermelha foram evacuados, levados para outro setor do hospital. Limpamos todas as áreas e os pacientes estão de volta e, graças a Deus, não aconteceu nada demais, está tudo está sob controle", disse.


O diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, afirmou que nenhum paciente sofreu danos — Foto: Reprodução/TV Globo


O acesso aos visitantes foi temporariamente bloqueado na unidade de saúde. Paulo Roberto está com o pai internado na ala vermelha e ficou revoltado com a falta de informações.


“Está lá dentro e não deram informação nenhuma ainda. Só fizeram isso aqui, reforçaram aqui na frente a segurança para que a gente não tivesse acesso ao local onde tem informação. Isola a família e seja o que Deus quiser lá dentro”, declarou.


Resposta do governo

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração "se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável". O caso aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, e "a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem".



No texto, a SES declarou que "o problema foi pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio". Também disse que, segundo a direção do hospital, "não houve registro de pacientes feridos ou atingidos e o serviço não foi paralisado".


Após o ocorrido, a equipe médica removeu, provisoriamente, 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja. Segundo a SES, todos eles retornaram às salas.


"A equipe de manutenção, que também foi acionada, conteve o vazamento em poucas horas, assim como a equipe de limpeza, que higienizou o local. Por prevenção, foram retiradas outras placas de gesso até o total reparo da tubulação e recolocação das placas", disse a SES.


O g1 também procurou o governo de Pernambuco para pedir um posicionamento sobre as críticas à gestão da área de saúde pelo Executivo estadual, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Outros casos


Em janeiro, após forte chuva no Grande Recife , uma infiltração deixou corredores alagados na ala de trauma do HR. Na época, a unidade de saúde disse que o prédio do hospital tem mais de 50 anos e que essas infiltrações sempre ocorrem em dias de muita chuva.


Maior unidade da rede

O Hospital da Restauração é o maior da rede pública de Pernambuco. A unidade de saúde é considerada referência no atendimento de casos de queimaduras graves, intoxicação por animais peçonhentos, vítimas de violência e acidentes de trânsito.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o hospital realiza, em média, 180 atendimentos por dia na emergência e que o HR possui 830 leitos registrados no Ministério da Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››