quarta-feira, agosto 04, 2021

Operação Armaria investiga tráfico e fabricação ilegal de armas de fogo no RN

Cerca de 30 policiais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva na Região Metropolitana de Natal na manhã desta quarta-feira (4).


Operação da PF investiga tráfico e fabricação de armas de fogo no RN — Foto: PF/Divulgação


A ação, deflagrada pela Força-Tarefa SUSP de combate ao crime organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com as polícias Federal, Militar, Rodoviária Federal, Civil, Depen e Seap, faz parte da Operação Armaria para impedir o tráfico e a fabricação de armas de fogo no RN.


Os mandados, cumpridos em Parnamirim e em Natal, nos bairros Mãe Luiza e Ribeira, foram expedidos pela 14ª Vara Criminal da comarca de Parnamirim.


Uma pessoa foi presa suspeita de ser membro de uma facção criminosa e responsável pela manutenção e fabricação ilegal de armamentos, inclusive de grosso calibre.


Operação da PF investiga tráfico e fabricação de armas de fogo no RN — Foto: PF/Divulgação


O resultado das buscas vai determinar quantos suspeitos estão envolvidos no esquema. Eles devem responder por posse e comercialização ilegal de munições e armas de fogo. Em caso de condenação, as penas máximas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão.


Procurada pelo G1, a assessoria da Polícia Federal informou que o delegado preferiu não revelar as circunstâncias que levaram ao início da investigação, que começou em janeiro de 2020.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN amplia horário de funcionamento do comércio e ocupação de estabelecimentos

O governo do Rio Grande do Norte vai publicar nesta quarta-feira (4) um novo decreto com medidas de flexibilização do comércio. O documento mantém a prorrogação do cronograma publicado no dia 6 de julho, mas também traz algumas mudanças.


Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida


No documento, o governo vai ampliar a partir desta quarta (5) o funcionamento do comércio para os horários entre 5h às 1h do dia seguinte. Os estabelecimentos vão poder ter 70% da ocupação máxima do local.


O decreto também reforça o cronograma para adoção das medidas em seguida:


20 de agosto- funcionamento das 5h às 2h do dia seguinte - 80% de ocupação

3 de setembro - funcionamento das 5h às 3h do dia seguinte - 100% de ocupação

Esses dispositivos do decreto tem validade até 16 de setembro "sem prejuízo, a qualquer tempo, da possibilidade da reavaliação das medidas em face do cenário epidemiológico."

Outra mudança publicada no novo decreto não obriga mais que os estabelecimentos façam aferição de temperatura em funcionários e clientes "sem prejuízo da observância aos demais protocolos sanitários vigentes, incluindo o dever geral de proteção individual, consistente no uso obrigatório de máscara de proteção facial".


Entre os estabelecimentos liberados para 70% de ocupação estão: centros comerciais, shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres; comércio, serviços e turismo; food parks, restaurantes, bares, lojas de conveniência e similares; salões de beleza, barbearias e afins; academias de ginástica, box de crossfit, estúdios de pilates e afins.


Restaurante, bar — Foto: Danilo Girundi / TV Globo


Uma portaria publicada no decreto também aumenta para 12 pessoas por mesa "preferencialmente do mesmo núcleo familiar" a ocupação em bares e restaurantes.


Outra alteração é em relação à música ao vivo. O decreto limita a 8 artistas por grupo musical, sendo um cantor e 7 músicos - apenas o cantor é autorizado a trabalhar sem o uso de máscaras.


O governo também informou que está autorizado o uso de provador em comércios de vestuário e as bancas de jornais e revistas estão autorizadas a disponibilizar mesas e cadeiras, bem como permitir o manuseio dos produtos.


A governadora Fátima Bezerra (PT) diz que as flexibilizações são possíveis pela queda nos indicadores da pandemia no estado e o avanço da vacinação.


"Graças a Deus, com o avanço da vacinação e a queda no número de casos e internações, está sendo possível avançar no cronograma de retomada das atividades, mas isso não significa que a pandemia acabou".


Apesar das flexibilizações, a governadora reafirmou as medidas de proteção. "Repito: o uso da máscara e o distanciamento social seguem necessários", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 360.217 casos confirmados e 7.165 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte registrou 360.217 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.165 pessoas no estado, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado nesta quarta-feira (4). Outros 1.436 óbitos estão sob investigação.


RN tem 360.217 casos confirmados de Covid — Foto: Anastácia Vaz


Segundo a Sesap, apenas uma morte por Covid ocorreu nas últimas 24 horas no RN, sendo notificada em Natal.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal

O RN tem ainda 166.886 casos suspeitos e 689.927 casos descartados de Covid.


O número de pessoas internadas por causa da Covid caiu para 229 - sendo 184 na rede pública e 45 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap).


Com 113 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 35,6% na rede pública; com 27 internados, a rede privada tem 17,6% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

360.217 casos confirmados

7.165 mortes

166.886 casos suspeitos

689.927 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mortes por Covid caem pela metade em julho no RN; 87 municípios não registram óbitos

As mortes por Covid caíram pela metade no mês de julho no Rio Grande do Norte na comparação com o mês de junho. Ao todo, o mês registrou 325 óbitos. Em junho, foram 656.


Morte por Covid RN — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


O levantamento é do G1 e da Inter TV Cabugi através de dados colhidos nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a secretaria, algumas das mortes contabilizadas nos boletins não acontecem necessariamente nos dias em que são registradas. A pasta considera a queda entre os meses de 67%.


Esse é o terceiro mês de queda das mortes no estado. Depois de atingir os picos em março e abril, com 922 e 953 mortes, os meses seguintes tiveram quedas nos óbitos, começando por maio, com 656.


Apesar da queda, o número de mortes em julho ainda é o oitavo maior nos 17 meses de pandemia completados. O número está acima, por exemplo, dos dados entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, quando o máximo foi de 305.


O número de casos também caiu entre junho e julho: de 71.739 para 19.500.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a redução do quadro pandêmico no RN acontece graças às medidas de enfrentamento à Covid adotadas, atreladas ao avanço da vacinação.


"Esse resultado é reflexo do reforço das ações de vigilância em saúde com medidas restritivas regionalizadas, ampliação da cobertura vacinal e qualificação da oferta assistencial nas unidades de referência, que tiveram importante queda na mortalidade por Covid”, disse a secretária-adjunta de Saúde, Maura Sobreira.

Segundo dados do Regula RN, a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid nesta quarta-feira (4) é de cerca de 37%. Durante a tarde, não havia nenhum paciente aguardando por vaga em leitos Covid.


Há exato um mês, o estado registrava aproximadamente 58% de ocupação em leitos críticos. Em 4 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia este ano, a taxa de ocupação estava em torno de 95%.


87 municípios não registram mortes

No último mês de julho, 87 cidades do Rio Grande do Norte não registraram óbitos por Covid-19. O número representa mais da metade dos 167 municípios potiguares.


Bento Fernandes;

Breijinho;

Caiçara do Vento;

Campo Redondo;

Governador Dix Sept Rosado;

Jaçanã;

Lagoa de Pedras;

Rio do Fogo;

São Miguel do Gostoso;

Serrinha; Touros;

Afonso Bezerra;

Água Nova;

Almino Afonso;

Bodó;

Caiçara do Norte;

Coronel Ezequiel;

Coronel João Pessoa;

Cruzeta;

Equador;

Espírito Santo;

Felipe Guerra;

Fernando Pedroza;

Galinhos;

Goianinha;

Guamaré;

Ielmo Marinho;

Ipanguaçu;

Ipueira;

Itajá;

Itau;

Janduís;

Boa Saúde (Januário Cicco);

Japi;

Jardmim de Angicos;

Jardim do Seridó;

João Dias;

Jundiá;

Lagoa D´Anta;

Lagoa de Velhos;

Lagoa Salgada;

Lajes;

Lajes Pintadas;

Maxaranguape;

Monte Alegre;

Monte das Gameleiras;

Olho d´Água dos Borges;

Ouro Branco;

Paraná;

Parazinho;

Parelhas;

Passa e Fica;

Passagem;

Pedra Preta;

Pedro Avelino;

Pedro Velho;

Rafael Fernandes;

Rafael Godeiro;

Riacho da Cruz;

Riacho de Santana;

Riachuelo;

Santa Maria;

Santana do Matos;

São Bento do Norte;

São Bento do Trairi;

São Francisco;

São Pedro;

São Rafael;

São Tomé;

São Vicente;

Senador Georgino Avelino;

Serra de São Bento;

Serra do Mel;

Taboleiro Grande;

Taipu;

Tenente Ananias;

Tenente Laurentino Cruz;

Tibau;

Tibau do Sul;

Timbauba dos Batistas;

Touros;

Triunfo Potiguar;

Upanema;

Venha Ver;

Vera Cruz;

Viçosa;

Vila Flor


De acordo com o indicador composto mais recente, que monitora os índices da pandemia no RN, entre 27 de julho e 2 de agosto, 28,1% dos municípios potiguares apresentaram uma melhora, 64,1% tiveram estabilidade e 7,8% registraram uma piora no quadro.


De acordo com o boletim epidemiológico, apenas Bodó não registrou mortes durante a pandemia.


Evolução das mortes

De acordo com a Sesap, o RN tem mais de 360 mil casos confirmados de Covid desde o início da pandemia e mais de 7,1 mil mortes. Veja a evolução dos óbitos.


A primeira morte por Covid-19 no Rio Grande do Norte foi registrada no dia 28 de março.

O estado ultrapassou à marca das 1 mil mortes por Covid-19 no dia 30 de junho.

Em 11 de agosto, o estado ultrapassava as 2 mil mortes pela doença.

Em 3 de janeiro, o RN chegou às 3 mil mortes por Covid-19.

O estado passou das 4 mil mortes no dia 17 de março.

No último dia 15 de abril, o estado chegou às 5 mil mortes.

Em 24 de maio, 2021 ultrapassou 2020 no número de mortes confirmadas.

Em 25 de maio, o estado ultrapassou as 6 mil mortes.

Em 19 de julho, o estado chegou a 7 mil mortes.

Esquema vacinal

De acordo com dados do RN + Vacina, cerca de 1,6 milhão de potiguares receberam pelo menos uma dose da vacina contra Covid. Outras 600 mil pessoas completaram o esquema vacinal no estado, o que corresponde a 23% da população apta à vacinação atualmente.


O RN já recebeu mais de 2,7 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19, e mais de 2,2 milhões já foram administradas pelas salas de vacinação em todo estado.


A Sesap alerta ainda que mais de 40 mil pessoas que tomaram a primeira dose estão com a segunda atrasada.


Reversão dos leitos Covid

Em julho, o Governo do RN deu início a um processo de transformação dos leitos UTI Covid para tratamentos de outras doenças nos hospitais do estado.


Hospital Colônia Dr. João Machado teve leitos de UTI revertidos — Foto: Divulgação/Sesap


Nesta semana, 27 leitos estão sendo revertidos nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros.


Atualmente, o estado conta com 656 leitos destinados à pacientes acometidos pela Covid, sendo 317 leitos críticos e 339 leitos clínicos, segundo a Sesap.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe novo lote de vacina contra Covid

O Rio Grande do Norte recebeu um novo lote com 38.610 doses da vacina contra a Covid da Pfizer, na tarde desta quarta-feira (4).


Rio Grande do Norte recebe novo lote de vacina contra Covid-19 — Foto: Paulo Nascimento


Com o carregamento, o estado totaliza 59.010 doses recebidas nesta quarta. O Ministério da Saúde enviou 20.400 doses de Coronavac/Butantan durante a manhã.


Metade do lote da Coronavac/Butantan e todos os imunizantes da Pfizer serão destinados à primeira dose da vacinação, o que ampliará as faixas etárias de potiguares que começarão seu esquema vacinal.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os lotes serão distribuídos aos municípios potiguares nesta quinta-feira (5). Os imunizantes sairão da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) por volta das 7h, conduzidas por policiais e bombeiros militares, com apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).


O RN já recebeu mais de 2,8 milhões de doses de imunizantes contra a Covid. Dessas, 2.233.434 unidades aplicadas foram registradas no RN+ Vacina até o fim da manhã, sendo 1.613.612 como primeira dose, 568.434 como D2 e 51.388 como dose única.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Juntos iremos acabar com essa internet doente', diz Walkyria Santos em homenagem a filho encontrado morto

A cantora Walkyria Santos postou uma homenagem ao filho, Lucas Santos, nas redes sociais nesta quarta-feira (4). Junto com vídeos e fotos do adolescente de 16 anos, que foi encontrado morto na terça-feira (3), a mãe diz que vai lembrar dele sempre feliz e que vai lutar contra a "internet doente".


Walkyria e o filho Lucas Santos, que morreu aos 16 anos — Foto: Redes sociais


"Estarei aqui levantando essa bandeira, e com todas as minhas forças juntos iremos acabar com essa 'internet doente'", escreveu a cantora.


Lucas foi sepultado na manhã desta quarta-feira (4) na Grande Natal. A mãe esteve no velório, mas, abalada, preferiu não ir ao enterro.


Nas redes sociais, o pai de Lucas, o também cantor e empresário César Soanata, desabafou sobre a perda do filho e disse que isso não "vai passar em branco".


"Eu tenho certeza que Deus me deu uma missão e que eu irei cumprir essa missão. É de tentar abrir os olhos dos pais que a vida é muito mais que uma curtida numa rede social, muito mais que uma postagem com visualizações. A humanidade está totalmente doente", disse.


O cantor disse que gravou o vídeo para alertar outras famílias sobre situações semelhantes as que aconteceram com o próprio filho.


"Nunca é tarde para procurar apoio, ajuda. Você, pai, mãe, faça questão de estar perto dos seus filhos o máximo que puder. Façam questão de deixar claro para eles que vocês não são só pai e mãe, e, sim, que os melhores amigos, os que dão a vida por eles, para que o jovem possa entender que conversar com pai e mãe não é ter a certeza que será castigado ou punido, e, sim, ouvido", falou.


"A gente precisa cuidar da nossa juventude. As pessoas precisam de mais amor, mais empatia, mais respeito, amor ao próximo e, principalmente, Deus no coração".


Cantora Walkyria Santos lamenta morte do filho Lucas Santos — Foto: Reprodução


Em vídeo postado na terça-feira (3), Walkyria comentou que o filho havia postado um vídeo no aplicativo Tik Tok e foi alvo de comentários ofensivos.


Em nota, o Tik Tok disse: "Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica. Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas".


Famosos deixam mensagens de apoio

Artistas lamentaram a morte do filho de Walkyria em mensagens na própria rede social da cantora ou em publicações nas próprias contas. A cantora Luísa Sonza, que recentemente também foi vítima de ataques haters, desejou força aos familiares. "Força", comentou ela na publicação de Walkyria.


"A impunidade na internet, causa graves danos à sociedade, destruindo muitas famílias. Que esse ódio destilado aqui, seja revisto", escreveu Wesley Safadão.



Outros artistas, como Solange Almeida, Carlinhos Maia e os ex-BBBs Juliette Freire e Gil do Vigor também mostraram solidariedade com a cantora nas redes sociais (veja aqui toda a repercussão).


A escola onde Lucas estudava emitiu nota de pesar e suspendeu as aulas nesta quarta-feira. "Prestamos nossa mais sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação, pela irreparável perda", diz a nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Inmet alerta para baixa umidade em Itaú e mais 40 cidades do Rio Grande do Norte



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de umidade baixa para 41 cidades do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (4). O aviso se refere ao período das 13h às 19h.


O aviso tem grau de severidade de perigo potencial, o segundo numa escala de quatro. As principais cidades atingidas são do Alto Oeste.


Segundo o órgão, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%. De acordo com o Inmet, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde..

As recomendações do Inmet para esse período são: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol na horas mais quentes do dia.


A umidade baixa vai atingir também estados como o Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará e Bahia.


Veja as cidades atingidas:

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Antônio Martins

Apodi

Caraúbas

Coronel João Pessoa

Doutor Severiano

Encanto

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Itaú

Janduís

João Dias

José da Penha

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Messias Targino

Olho D'água do Borges

Paraná

Patu

Pau dos Ferros

Pilões

Portalegre

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Rodolfo Fernandes

São Francisco do Oeste

São Miguel

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Umarizal

Venha-Ver

Viçosa


Fonte: G1

Leia Mais ››

Walkyria Santos não consegue ir ao enterro do filho; corpo foi sepultado na Grande Natal

O corpo de Lucas Santos, de 16 anos, filho da cantora Walkyria Santos, foi sepultado no fim da manhã desta quarta (4) no cemitério Vila Flor, em Macaíba, na Grande Natal. O enterro foi restrito a familiares e amigos. Muito abalada, Walkyria não conseguiu ir ao sepultamento.


Corpo do filho da cantora Walkyria Santos foi velado em Natal. Enterro aconteceu no fim da manhã em Macaíba — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


O adolescente foi encontrado morto em casa na manhã de terça (3). Horas depois, Walkyria postou um desabafo sobre os perigos das redes sociais e de ataques haters.


"Perdi meu filho, uma dor que só quem sente vai entender. Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, e achou que as pessoas iriam achar engraçado, mas as pessoas não acharam, como sempre, as pessoas destilando ódio na internet. Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada, eu estou acabada, eu estou sem chão", disse ela.


Em nota, o Tik Tok disse: "Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica. Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas".



Após a repercussão, famosos deixaram comentários de apoio na publicação. "Vocês têm noção como haters são destrutivos literalmente?", questionou Carlinhos Maia. "Força", escreveu Luísa Sonza, que já foi vítima de ataques. 


Desabafo de Walkyria





A ex-vocalista da banda Magníficos reforçou o pedido "para que vigiem e fiquem alerta" quanto ao uso das redes sociais.


"Eu fiz o que pude. Ele já tinha mostrado sinais, eu já tinha levado a psicólogo, já tinha conversado várias vezes com ele, mas foi só isso, foram só os comentários na internet, que fez com que ele chegasse a esse ponto", concluiu.


"Que Deus conforte o coração da minha família e que vocês vigiem, porque essa internet está doente".

A escola onde Lucas estudava emitiu nota de pesar e suspendeu as aulas nesta quarta-feira. "Prestamos nossa mais sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação, pela irreparável perda", diz a nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil supera marca de 20 milhões de casos de Covid registrados; média móvel é de 920 mortes por dia



O Brasil alcançou um novo triste marco na pandemia, superando nesta quarta-feira (4) os 20 milhões de casos de Covid-19 registrados. A marca é atingida em meio ao avanço da variante delta, mutação mais transmissível do coronavírus. Aqui no Brasil, a delta já é responsável por 23% dos casos de Covid na Grande São Paulo, segundo Instituto Adolfo Lutz. No Rio, corresponde a 45% das infecções.


No total, são 20.026.502 diagnósticos do novo coronavírus, com 40.429 desses confirmados no último dia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias foi a 32.712 diagnósticos por dia --menor número desde 27 de novembro (quando estava em 31.496). Isso representa uma variação de -13% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica estabilidade.


O país também registrou 1.118 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 559.715 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 920 --a mais baixa desde 8 de janeiro (quando estava em 872). É o quinto dia seguido com essa média abaixo de 1 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20% e aponta tendência de queda.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (29): 1.070

Sexta (30): 1.013

Sábado (31) : 991

Domingo (1º): 984

Segunda (2): 968

Terça (3): 956

Quarta (4): 920

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.



Três estados apresentam tendência de alta nas mortes: GO, RR e RN.


O estado do Ceará não divulgou novos dados até as 20h desta quarta. A Secretaria de Saúde do estado informou que houve problema de acesso à nuvem onde os dados estão armazenados ao longo do dia, o que resultou em atraso na atualização.


Já em relação aos casos da doença, em seu pior momento a curva da média móvel chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Adolescente mata padrasto após presenciar irmã grávida e mãe sendo agredidas no Piauí

Um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de matar a facadas o próprio padrasto, Wagner da Rocha Oliveira, de 28 anos, no povoado São Marcos, na zona rural do município de Currais, Sul do Piauí. O crime ocorreu na noite de terça-feira (3), mas o Wagner morreu na manhã desta quarta (4) no hospital.


Delegacia de Bom Jesus, no Sul do Piauí — Foto: Portal Ponto X


Segundo a polícia, o jovem esfaqueou o padrasto para defender a mãe e a irmã grávida que estavam sendo agredidas por Wagner. De acordo com o soldado Ronyere Sousa, da Polícia Militar, as duas mulheres estavam confraternizando em uma farinhada, quando o homem chegou e começou a brigar. A discussão teria sido motivada por ciúmes.


"Ele agrediu a companheira e a filha dela, a enteada dele no caso. A jovem está grávida de oito meses e no meio da briga, as testemunhas contaram que o Wagner chutou a barriga dela. Nessa hora, o adolescente chegou e deu uma facada no padrasto", informou o soldado.

De acordo com a PM, Wagner Oliveira foi atingido por apenas uma facada na região do rim. Ele ainda foi encaminhado para o Hospital Regional de Bom Jesus e depois para Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, onde faleceu na manhã desta quarta-feira (4).



A polícia não soube informar o estado de saúde da mãe do adolescente, que estava acompanhando o companheiro esfaqueado no hospital. A jovem grávida está internada no Hospital Regional de Bom Jesus, mas não se sabe o seu quadro clínico.


Segundo a PM, a família já tinha histórico de agressão por parte de Wagner. O adolescente foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Bom Jesus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras reverte prejuízo e tem lucro de R$ 42,855 bilhões no 2º trimestre

A Petrobras informou nesta quarta-feira (4) que registrou lucro de R$ 42,855 bilhões no segundo trimestre. No mesmo período do ano passado, a estatal teve prejuízo de R$ 2,713 bilhões.


Fazendo upload: 953825 de 953825 bytes.
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Daniel Silveira/G1


No primeiro trimestre, a petroleira reportou ganhos de R$ 1,167 bilhão.


O resultado da Petrobras veio melhor do que o esperado. A estimativa dos analistas feita pela Refinitiv previa lucro líquido de R$ 30,7 bilhões. O que ajuda a explicar o desempenho da estatal:


O lucro líquido foi beneficiado pelo impacto da valorização do real sobre a dívida da companhia;

A receita da companhia foi beneficiada pela valorização do petróleo do tipo Brent.

O lucro da Petrobras antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) foi de R$ 61,938 bilhões, um crescimento de 147,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2021, a alta foi de 26,5%.


A estatal registrou receita líquida de R$ 110,71 bilhões, um avanço de 117,9% ante os três meses imediatamente anteriores. A receita foi impulsionada pela valorização de 13% nos preços do Brent e pelo aumento do volume de vendas de derivados no mercado interno e das exportações, segundo a petroleira.


"Continuamos trabalhando duro, amparados em decisões absolutamente técnicas; evoluindo e tornando-nos mais fortes para melhor investir, suprir um mercado cada vez mais exigente e gerar prosperidade para nossos acionistas e para a sociedade" afirmou o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, por meio comunicado.

Insatisfeito com o aumento do preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro fez uma troca polêmica no comando da estatal no início deste ano. Ele decidiu indicar Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco.


Dívida e investimento

A dívida bruta somou US$ 63,685 bilhões de abril a junho, uma queda de 30,2% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Em relação aos primeiros três meses, a redução foi de 10,3%.


Já os investimentos somaram totalizaram US$ 2,364 bilhões, 23,6% acima do observado no primeiro trimestre e 22% maior ao apurado no mesmo período de 2020.


Remuneração aos acionistas

A Petrobras também informou nesta quarta que aprovou o pagamento de duas antecipações da remuneração aos acionistas relativa ao exercício de 2021, no valor total de R$ 31,6 bilhões.


A primeira parcela será no valor de R$ 21 bilhões.


"Para os detentores de ações de emissão da Petrobras negociadas na B3 o pagamento será realizado no dia 25 de agosto de 2021. Os detentores de ADRs receberão o pagamento a partir de 01 de setembro de 2021", disse a empresa.


Já a segunda parcela, de R$ 10,6 bilhões, será paga para detentores de ações da companhia na B3 em 01 de dezembro de 2021. Para os detentores de ADRs será no dia 03 de dezembro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Jovem de 15 anos que matou pai a tiros em condomínio de Valinhos diz à polícia que agiu em legítima defesa e responderá em liberdade

O adolescente de 15 anos que matou o pai a tiros em casa, em Valinhos (SP), afirmou à Polícia Civil que agiu em legítima defesa. O pai, um empresário de 42 anos, andava armado na residência e era violento com o filho e a mulher.


Adolescente atirou e matou o pai em condomínio de Valinhos (SP) — Foto: Clausio Tavoloni/EPTV


O assassinato aconteceu na tarde desta terça-feira (3), dentro de um condomínio de alto padrão no bairro Joapiranga. À noite, o jovem e a mãe estiveram na delegacia e foram liberados após prestar depoimento. O garoto vai responder em liberdade e, apesar da alegação de defesa, a polícia precisará investigar outras hipóteses (leia mais sobre isso ao fim da reportagem).


Em depoimento, o jovem disse que atirou com uma das armas da coleção do pai depois de uma briga. Segundo ele, o pai agrediu a mãe e o ameaçou com uma barra de ferro. Funcionários da residência confirmaram a versão de que o homem era violento.


A Polícia Militar afirmou que adolescente pegou uma pistola que estava na casa e efetuou pelo menos três disparos. Na casa, os agentes encontraram 8 armas, entre pistolas, uma submetralhadora e um fuzil (veja fotos das apreensões aqui). As armas vão passar por perícia e a investigação vai apurar se os certificados são verdadeiros.


"Um tiro pegou na região do abdômen. A pessoa ferida conseguiu correr até o carro, e o garoto foi até o veículo porque, segundo ele, lá tinha outra arma e o homem iria utilizar essa arma contra o adolescente e a mãe. Por isso, ele efetuou mais dois disparos", disse o tenente da PM Juliano Cerqueira.


O corpo do empresário ficou caído dentro do carro. O resgate foi acionado, mas o óbito foi confirmado ainda no local.


Estelionato

O empresário tinha passagem na polícia por estelionato e usava nomes falsos.


O homem era conhecido por colecionar carros de luxo e atuava no mercado de comércio exterior e de som automotivo. Havia pelo menos três veículos na garagem da residência da família. A polícia ainda vai apurar se os carros foram adquiridos legalmente.


Investigação da morte

Apesar da alegação de legítima defesa, a polícia vai investigar outras hipóteses. "Com certeza a polícia judiciária e o Ministério Público vão investigar tudo, até por conta da quantidade de dinheiro e joias que havia na residência", afirmou o tenente.


O caso foi registrado na Delegacia de Valinhos como ato infracional e homicídio em legítima defesa. O garoto e a mãe deixaram o distrito policial sem falar com ninguém e acompanhados de um advogado.


Arma que teria sido utilizada pelo adolescente para atirar contra o pai, em Valinhos (SP) — Foto: Polícia Militar


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF entra em jatinho, revista bagagens e encontra mais de uma tonelada de cocaína escondida em malas

A Polícia Federal prendeu duas pessoas e apreendeu mais de uma tonelada de cocaína em um jatinho executivo na manhã desta quarta-feira (4) no aeroporto de Fortaleza. Um passageiro espanhol e o comandante, turco, foram presos preventivamente e outros três tripulantes estão sendo interrogados como testemunhas.


Polícia abre malas e encontra droga escondida em jatinho no aeroporto de Fortaleza — Foto: PF/Reprodução


Conforme a Polícia Federal, a quantidade de 1.304 quilos de cocaína foi apreendida após uma investigação da Polícia Federal. A droga foi flagrada em uma aeronave de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Passageiros e tripulação tiveram de passar pela capital cearense para os trâmites de imigração.


O delegado da Polícia Federal no Ceará Alan Robson disse que a ação na aeronave foi resultado de investigação. Segundo ele, o passageiro deu respostas evasivas aos policiais durante a abordagem. "Foram confirmadas as investigações iniciais da Polícia Federal. Eles disseram que foram fazer turismo em Guarulhos, foi quando a gente suspeitou. Na sequência passaram à abertura das malas, subimos na aeronave e ordenamos o desligamento dos motores", disse.


Em um vídeo gravado por policiais, um agente abre uma das malas no interior do jatinho, rasga as embalagens e faz um teste que comprova que o conteúdo é cocaína. "Abra essa mala, estou mandando", diz o policial.


Em seguida, ele questiona: "você sabe do que se trata isso?", em inglês, ao comandante da aeronave. O comandante responde que não sabe o que é o conteúdo.


A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol. Havia 50 tabletes de droga em cada mala, com um total de 1.200 tabletes de cocaína. Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.


Polícia aprende cocaína escondida em 24 malas em jatinho no Aeroporto de Fortaleza — Foto: PF/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Menino morto pela mãe em Imbé era obrigado a escrever frases ofensivas em caderno, diz polícia

A Polícia Civil apreendeu, na noite de terça-feira (3), cadernos com frases ofensivas, que segundo a investigação eram copiadas por Miguel dos Santos Rodrigues, de 7 anos. A mãe da criança, Yasmin Rodrigues, de 26 anos, está presa após confessar ter matado a criança.


Segundo o delegado Antonio Carlos Ractz, Miguel era obrigado a copiar frases como "eu sou um idiota", "não mereço a mamãe que eu tenho", "eu sou ladrão, "eu sou ruim" e "eu sou um filho horrível".


Caderno com frases escritas pelo Miguel, segundo a Polícia Civil, foi apreendido — Foto: Divulgação/Polícia Civil


A polícia fez buscas em dois apartamentos onde Miguel morou com a mãe, no Balneário de Santa Terezinha e outro no centro de Imbé. Além dos cadernos, a polícia também localizou uma corrente, que seria utilizada para manter a criança presa.


Conversas divulgadas pela polícia mostram a mãe e a madrasta de Miguel, Bruna Nathieli Porto da Rosa, conversando sobre a compra da corrente. Bruna também está presa. Ela e Yasmin foram transferidas do Presídio de Torres para a Penitenciária Feminina de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.


O G1 tenta localizar a defesa de Yasmin. A advogada que defende Bruna, Josiane Tristão Silvano, afirma que analisa o inquérito e as provas produzidas, e que irá emitir posicionamento assim que conversar com a investigada.


A perícia criminal também esteve nos apartamentos e coletou material genético, informou o delegado.


Corrente, que segundo a investigação era usada para manter Miguel preso, também foi apreendida — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Segundo o relato feito à polícia, a mãe dopou a criança usando medicamentos, colocou o corpo dentro de uma mala e jogou no Rio Tramandaí, há uma semana.


Na quinta-feira (29), foi à Polícia para relatar o suposto desaparecimento da criança. Ao apresentar contradições, foi questionada pela polícia e confessou o crime. Segundo a Polícia Civil, a criança sofria tortura física e psicológica.


Sétimo dia de buscas

O Corpo de Bombeiros Militar acredita que o corpo tenha sido levado para o mar, onde o rio desemboca, devido à vazante. As buscas chegam ao sétimo dia nesta quarta-feira (4), e são realizadas entre a praia de Tramandaí e a cidade de Torres, no Litoral Norte do RS.


Drones também são empregados nas buscas. Nesta semana, cães farejadores também devem passar a ser usados.


"Hoje [quarta] as nossas buscas se manterão na orla, deslocamento pela areia e visualização do mar com o drone. Água do mar com boa visualização, nível do rio e lagoa muito baixos", diz o tenente Elísio Lucrécio.


Lucrécio informou também que estão sendo feitas buscas em locais próximos à casa onde a família morava.


"A gente não descarta a possibilidade dela ter largado essa criança em outro lugar. E também não descartamos a ideia de que, aquela criança talvez não coubesse dentro da mala. Então tem outras linhas de atuação sendo vistas. Mas são locais de difícil acesso, com mato fechado, lodo", diz.


Miguel foi morto pela mãe e teve corpo atirado no Rio Tramandaí, em Imbé, segundo a polícia — Foto: Reprodução/RBS TV


Fonte: G1

Leia Mais ››