quarta-feira, maio 05, 2021

Pedreiro morre eletrocutado em obra na Zona Oeste de Natal

Um pedreiro morreu eletrocutado em uma obra em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, nesta quarta-feira (5).


Pedreiro morreu eletrocutado enquanto trabalhava em Natal — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


De acordo com testemunhas, o pedreiro trabalhava no momento do acidente quando uma tábua na qual ele estava apoiado bateu na fiação elétrica e ele recebeu uma descarga elétrica.


Ainda segundo testemunhas, a tábua de madeira estava molhada por causa das chuvas. O pedreiro trabalhava na construção do segundo andar de uma casa no momento do acidente. Ele morreu no local. A vítima não havia sido identificada até a última atualização desta matéria.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Chuva provoca desabamento de prédio em Apodi, no Oeste potiguar

As fortes chuvas que vêm sendo registradas no Rio Grande do Norte provocaram desabamentos, nesta terça-feira (4) em Apodi, no Oeste potiguar. Segundo a Defesa Civil do município, foram registrados cerca de 90 milímetros no município. Na zona rural, houve até 105 milímetros.


Prédio onde funcionava armarinho desabou no fim da noite de terça-feira (4) em Apodi. — Foto: Josemário Alves


Um prédio de dois andares onde funcionava um armarinho desabou perto da meia-noite, às margens da BR-405 no centro do município. O prédio estava fechado e ninguém ficou ferido.


De acordo com a Defesa Civil, parte do teto de uma casa também desabou. Um idoso estava no local, mas teve apenas ferimentos leves.


A Defesa Civil do município informou que está em alerta e segue monitorando pontos críticos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação do MP que investiga suposto desvio de dinheiro em Paraú, RN, prende marido da prefeita e servidor público

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (5) uma operação que apura um suposto esquema de desvio de dinheiro público na Prefeitura de Paraú. Foram presos o marido da prefeita do município e ex-presidente da Câmara Municipal, Antônio Vicente Eufrásio Peixoto, e um servidor público. A operação foi denominada Sujeito Oculto.


Fazendo upload: 850942 de 850942 bytes.
Operação do Ministério Público cumpre mandados na prefeitura de Paraú, no Oeste potiguar. — Foto: Divulgação


A operação investiga supostos crimes como estelionato contra a administração pública, peculato, contratação direta indevida, associação criminosa, desobediência à decisão judicial sobre suspensão de direito e lavagem de dinheiro.


Com o apoio da Polícia Militar, a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Paraú, Natal, Mossoró, Ipanguaçu, Parnamirim e Assu, além dos dois mandados de prisão preventiva.


Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura de Paraú; nas Secretarias de Educação, de Agricultura e Pesca, de Saúde, de Assistência Social, e de Obras, Urbanismo e Transporte; em um posto de combustíveis; na sede de uma construtora e ainda nas residências dos investigados.


O G1 não conseguiu contato com a defesa dos investigados e com a prefeitura até a última atualização desta matéria.


Operação cumpriu mandados na prefeitura de Paraú, no Oeste potiguar — Foto: Divulgação


Ao todo, participaram da ação 16 promotores de Justiça, 24 servidores do MPRN e ainda 68 policiais militares.


O principal investigado na operação é o empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto, marido da atual prefeita do município, Maria Olímpia Eufrásio, e ex-presidente da Câmara Municipal.


De acordo com o MPRN, o homem seria responsável pela contratação de máquinas através de acordo verbal, sem licitação e documento formal, com pagamentos efetuados por terceiros e através de vales-combustíveis quitados com recursos públicos municipais.



Operação Sujeito Oculto foi deflagrada nesta quarta-feira (5) pelo Ministério Público do RN — Foto: Divulgação


Ainda de acordo com os investigadores, para cometer os supostos delitos, o ex-presidente da Câmara contava com o apoio de um servidor da prefeitura de Paraú responsável pela autorização de “ordens de combustíveis”. O homem também foi preso preventivamente.


A atuação dos investigados ocorria desde o ano de 2018, segundo o MP. A licitação da Prefeitura de Paraú para aquisição de combustíveis é de R$ 252.963,69. Mesmo assim, a empresa vencedora recebeu da Prefeitura entre os anos de 2019 e 2021 a quantia de R$1.298.689,16.


Ainda de acordo com o MP, dados da quebra de sigilo bancário e fiscal de Vicente Eufrásio apontam que ele teve movimentação financeira superior a 1377% da sua renda líquida no período de 2016 a 2020.


O empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto encontra-se, atualmente, inelegível, em razão de ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do RN e, também, por uma condenação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em uma Ação de Improbidade Administrativa.


Por esse motivo, ele ficou impossibilitado de concorrer a cargos eletivos e tomar posse em cargos públicos. Na investigação, o MPRN considera que ele atua no dia a dia da administração, havendo elementos que indicam a configuração do delito de usurpação do exercício de função pública.


Os investigadores buscam saber se há envolvimento de outras pessoas nos supostos desvios.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil completa 50 dias com média de mais de 2 mil mortes diárias por Covid; são 414,6 mil vítimas na pandemia


O Brasil registrou 2.791 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta quarta-feira (5) 414.645 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.329. É o 50º dia seguido em que essa média fica acima da marca de 2 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Essa foi a menor média móvel de mortes registrada desde 25 de março, quando ela estava em 2.276 --e em plena ascenção naquele momento. O ritmo atual, na faixa de estabilidade, mesmo quando em queda não ficou abaixo de -20% nas últimas semanas. É pouco se comparado ao ritmo de crescimento que a curva apresentou em março, com altas que passaram de +50%.


Além da triste marca de 50 dias com mais de 2 mil mortes na média móvel, o país completa agora 105 dias com essa média acima da marca de mil.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (29): 2.523

Sexta (30): 2.523

Sábado (1º): 2.422

Domingo (2): 2.407

Segunda (3): 2.375

Terça (4): 2.361

Quarta (5): 2.329

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.936.464 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 75.652 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 58.951 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 0% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.


Três estados apresentam tendência de alta nas mortes: PR, CE e PE.


Fonte: G1

Leia Mais ››

78 cidades do RN têm piora nos indicadores da Covid-19 e 84% da população potiguar está em área de alerta, diz Secretaria de Saúde

Um reunião do Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na terça-feira (4) apontou que 78 municípios do Rio Grande do Norte tiveram uma piora nos indicadores da Covid-19.


Coronavírus — Foto: Getty Images via BBC


O indicador composto - que reúne uma série de informações sobre o quadro da pandemia no Rio Grande do Norte - indica ainda que outros 80 municípios se mantiveram estáveis e que apenas nove apresentaram melhora. Assim, 84% da população está em áreas de alerta.


Isso porque, segundo o indicador composto, nessas duas últimas semanas, os índices de mortalidade e de casos confirmados estão com curva crescente. De acordo com o documento, as regiões Metropolitana de Natal, Oeste, Agreste e Vale do Açu estão em alerta vermelho para a taxa de casos ativos.


Para o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, o conjunto dos dados atuais não indica que seja para manter abertos ambientes que tenham alto risco de transmissão.


“Os dados nos mostram que precisamos dar atenção mais ainda a todas as medidas de cuidado e evitar assim a transmissão desse vírus tão mortal para não chegarmos a uma terceira onda”, afirmou o secretário.

Segundo a infectologista infectologista Marize Reis, “essa onda é mais grave e mais demorada". "Ameaça o desabastecimento e, assim, o bloqueio de leitos tão necessários para a assistência. Estamos numa fase da onda que está demorando a baixar. É fundamental que a população compreenda que precisa retomar os cuidados e evitar aglomeração”.


Dados do indicador composto

O indicador composto indica que 84,8% da população potiguar está em área de alerta. Isso significa que esse público está entre o sinal amarelo (3 e 4 pontos) e vermelho (5 pontos). A análise por região mostra que apenas o Alto Oeste conta com mais da metade de sua população em áreas de sinal verde (1 ou 2 pontos), apesar de ainda contar com 11,3% em sinal vermelho.


Na outra ponta, a Região Metropolitana está com toda a população em sinal amarelo, seguida do Agreste (94,6%), do Oeste (88,2%) e do Vale do Açu (84,3%).


O indicador composto é feito pela Sesap, pelo Comitê de Especialistas e pela UFRN, sob a coordenação do professor Kênio Lima. O estudo permite um monitoramento da pandemia em todo o estado.


O estudo reúne nove variáveis, como casos ativos, ocupação de leitos e óbitos, que traçam um olhar mais apurado sobre a situação de cada município e um levantamento que mostra a evolução a cada semana. Os dados servem de subsídio para a tomada de decisões na gestão da pandemia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Aplicação da 2ª dose da Coronavac é suspensa pela quarta vez em Natal

Natal suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac nesta quarta-feira (5) pela quarta vez por falta de vacinas.


Aplicação da 2ª dose da Coronavac é suspensa pela quarta vez em Natal — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há previsão de recebimento de uma nova remessa do imunizante até sexta-feira (7).


A assistente administrativa Kátia Revoredo levou a mãe de 70 anos para se vacinar na Unidade Básica de Saúde de Candelária, mas não conseguiu. "A segunda dose dela já está com dez dias de atraso, aí a gente chega aqui e não tem mais vacina. Não deram nenhuma previsão de quando ela será vacinada", contou.


Quem está com a segunda dose atrasada terá que aguardar a chegada do novo lote para ser vacinado.


A imunização continua na capital potiguar com a Astrazeneca.


Segunda dose deve ser tomada mesmo fora do prazo

Em nota técnica divulgada em 27 de abril o Ministério da Saúde orientou a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios.


Segundo o documento, é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal".


No entanto, a pasta ressalta que os atrasos devem ser evitados, já que "não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".


assistente administrativa Kátia Revoredo levou a mãe de 70 anos para se vacinar na Unidade Básica de Saúde de Candelária, mas não conseguiu — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem escala completa de médicos pelo 3º dia seguido, Centros Covid-19 têm atendimento reduzido em Natal

Sem escala completa de médicos nos Centros Covid-19 montados pela prefeitura em Natal, grande parte das pessoas com sintomas do coronavírus que procuraram as unidades na manhã desta quarta-feira (4) voltou para casa sem conseguir atendimento. O problema é registrado desde a última segunda-feira (3), após paralisação de 30 profissionais que não aceitam novos valores pagos pelo município pela hora trabalhada.



Centro Covid-19 no Palácio dos Esportes reduziu atendimento, porque só tinha uma médica na manhã desta quarta (5) — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Normalmente, cada centro conta com três médicos por turno, porém, pela manhã só havia um em cada unidade.


No Palácio dos Esportes, a equipe limitou o número de atendimentos a 25, porque só havia uma médica trabalhando. Ainda assim, por volta das 12h15, a profissional encerrou o expediente e cerca de sete pessoas que ainda aguardavam no local ficaram sem atendimento. Não havia previsão de ter médico à tarde no local.


A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed) foi procurada pela Inter TV Cabugi, mas não respondeu sobre o assunto até a última atualização desta matéria. Na terça-feira (4), a diretoria informou que enfrentava dificuldades para fechar a escala, por falta de profissionais, mas esperava normalizar o atendimento nesta quarta (5).


A principal causa para a falta de médicos é que um grupo de profissionais paralisou atendimento após o município reduzir o valor pago pela hora trabalhada nos centros. Segundo o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, 30 médicos entraram em estado de greve por não aceitarem os novos valores acordados entre o município e a cooperativa e paralisaram os atendimento no sábado passado, 1º de maio.


Justiça

Desde julho de 2020, os médicos recebiam o equivalente a R$ 250 por hora trabalhada, o que representava R$ 1 mil por turno de quatro horas. Porém, segundo o município, o valor era muito maior que pago, por exemplo, a um médico que atua na sala vermelha de uma Unidade de Pronto-Atendimento, que é de maior urgência. O novo valor acordado foi de R$ 133,33 por hora de trabalho.


O sindicato entrou na Justiça contra a redução do valor, mas o juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, negou o pedido de tutela de urgência na última segunda-feira (3). Para o magistrado, "não há que se falar em irredutibilidade de vencimentos, posto que se trata de uma relação contratual (e não é contrato de trabalho) celebrada entre duas pessoas jurídicas".


Por outro lado, o juiz considerou que os profissionais que não concordarem com o valor não são obrigados a trabalhar nos centros.


"Os médicos que não estejam satisfeitos com os novos valores pactuados não são obrigados a aceitar o convite da cooperativa para participar da escala, posto que nesta modalidade de organização de trabalho não há compulsoriedade, mas apenas mera liberalidade em aceitar ou não o convite", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lei cria dia de memória às vitimas da Covid-19 no Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou e publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (5) a lei institui o dia de memória às vitima das Covid-19 no Rio Grande do Norte. De acordo com o texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o dia deverá ser lembrado em 28 de março.


Vela e cruz são colocadas em homenagem às vítimas da Covid-19 em frente ao Congresso — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters


A data escolhida foi o dia da morte do professor universitário Dr. Luiz Di Souza, de 61 anos, em 2020. Luiz foi a primeira vítima confirmada da doença no RN. O professor era lotado no Departamento de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).


A partir da publicação da lei, o dia fará parte do calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Norte. O projeto de lei aprovado e sancionado foi apresentado pelo deputado Ubaldo Fernandes (PL).


Até a noite desta terça-feira (4), o estado registrou oficialmente 5.547 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Outros 1.124 óbitos ainda estão sob investigação. Ao todo, o estado já teve mais de 226 mil casos confirmados da doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Material encontrado em praias da PB era lixo urbano, mas origem segue em investigação, diz Sudema

Uma perícia da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) concluiu que o material encontrado no litoral da Paraíba no mês de abril apresentava características de lixo urbano. Segundo a superintendência, uma amostra dos resíduos foi coletada, incluindo embalagens plásticas, garrafas e peças de roupa.


Perícia da Sudema conclui que material encontrado nas praias de João Pessoa é lixo urbano — Foto: Sudema/Divulgação


Conforme a assessoria de imprensa da Sudema, outras análises estão sendo feitas com o objetivo de investigar a origem do material em parceria com Consórcio Nordeste.


A organização formou uma rede de apoio entre estados da região para enfrentamento, investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental referente às toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril.


Na última semana de abril, cerca de 40 toneladas de lixo, incluindo embalagens plásticas e seringas, foram encontradas no litoral paraibano.


O lixo foi encontrado nas cidades de João Pessoa, Conde e Cabedelo. Em João Pessoa, o lixo atingiu as praias do Bessa, Manaíra e Tambaú. Moradores de Lucena também relataram ter encontrado lixo na praia do município. Também foi encontrado lixo nas areias das praias do Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba. No fim de abril, lixo também foi encontrado em praias do Piauí.


No Rio Grande do Norte, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a origem de toneladas de lixo que chegaram às praias do Litoral Sul do estado. Porém, ainda não há novidades na investigação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sertanejos comemoram chuvas e sangria de açudes no interior do RN

Fortes chuvas que caíram nos últimos dias provocaram sangria de reservatórios de água e encheram rios, para alegria do sertanejo no Rio Grande do Norte. No Oeste potiguar, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um acumulado de 120 milímetros em Apodi, 111 mm em Jucurutu e 93 mm em Patu, nos últimos quatro dias.



Sangria de açude no interior do RN — Foto: Reprodução


Açudes de Itaú, Encanto, Campo Grande, Patu, Apodi e Rodolfo Fernandes derramaram água, a maioria na manhã desta quarta-feira (5). As imagens das cachoeiras do Caripina e do Roncador, em Felipe Guerra, também foram compartilhadas pelos moradores da região.


Natal e outras cidades do litoral também receberam bons volumes de chuva desde o fim de semana. Um dos pontos de monitoramento da capital chegou a registrar 70 mm em 96 horas.


Segundo o setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) o mês de maio começou com chuvas em todas as regiões do estado, com maior concentração na região de Mossoró, Vale do Assú e Médio Oeste.


De acordo com recente reunião com representantes de diversos órgãos do setor de meteorologia de estados como Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Distrito Federal, os especialistas concluíram que a previsão para o próximo trimestre - maio, junho e julho - é de chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte.


“O acumulado previsto para próximo trimestre é de: 550 mm no Leste, 270 mm no Agreste, 140 mm na região Central e 180 mm no Oeste. Durante esses meses, poderão ocorrer eventos de chuvas intensas ao longo da faixa litorânea Leste devido à influência da região oceânica que está com as águas mais aquecidas do que o normal”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.


Primeiros meses tiveram chuvas abaixo da média

De acordo com Gilmar, as previsões eram de mais chuvas para os primeiros quatro meses do ano, que registrou precipitações 30% abaixo do esperado, mas a esperada contribuição do fenômeno La Ninã, no oceano pacífico, não foi tão grande.


"Em termos de chuvas, esse ano nós tivemos uma distribuição muito irregular de chuvas no interior do estado. Todos os meses, de janeiro a abril, apresentaram chuvas abaixo do normal. Algumas regiões, em especial alto Oeste e Seridó, o comportamento das chuvas foi melhor, nós tivemos uma maior intensidade de chuvas e melhor distribuição ao longo dos meses. São as regiões que nós analisamos que a agricultura teve êxito. No geral, o estado como um todo, nós tivemos desvios negativos em todos os meses, em torno de 30% abaixo da média", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Motorista que ficou preso 2 anos na Rússia após levar remédio para sogro de jogador chega ao Rio

Desembarcou nesta quarta-feira (5) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, Robson Nascimento de Oliveira, ex-motorista do volante Fernando, ex-Spartak Moscou – atualmente no Beijing Guoan, da China.


Motorista Robson chega ao Rio e abraça a mãe após 2 anos preso na Rússia — Foto: Nicolás Satriano/G1


Robson foi preso na Rússia, em março de 2019, acusado de transportar duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). O remédio é liberado no Brasil, mas considerado entorpecente na Rússia. A defesa de Robson justificou que a encomenda era para o sogro do volante Fernando, que estava na Rússia e sofre de dores crônicas


O drama de Robson revelado pelo Esporte Espetacular em setembro de 2019.


Robson foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente tinha anunciado neste domingo (2) que o governo da Rússia autorizou o retorno do motorista. A informação foi confirmada pelo advogado Pavel Gerasimov, que representa o brasileiro na Rússia.


"É igual o nascimento da criança. Aquela emoção gostosa. Esperamos que ele esteja bem, com saúde", disse no aeroporto a mãe de Robson, Vanda do Nascimento Oliveira, de 74 anos. Ela contou ter recebido a notícia do próprio filho de que ele estava solto, de madrugada. Um dos pedidos de Robson foi um churrasco, que será atendido pela família.


Assim como Vanda, o filho do jogador, Robson Santos, esteve no Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, para receber o motorista. Ele afirmou que considera injustos os 2 anos que Robson permaneceu preso e que, apesar do alívio da liberdade, o tempo perdido não vai ser recuperado.


Robson Oliveira estava preso na Rússia desde 2019. — Foto: Reprodução


Caso Robson

Robson Oliveira e a esposa, Simone, trabalhavam para a família do jogador Fernando quando ele atuava no time Spartak, de Moscou. Atualmente, o jogador está no Beijing Guoan, da China.


Em uma das viagens para a Rússia, o motorista levou para a família de Fernando duas caixas de cloridrato de metadona – um medicamento legalizado no Brasil, mas proibido em território russo.


Na época, Robson Oliveira disse que não sabia o que havia na mala, e que a família havia indicado a existência apenas de roupas e mantimentos na bagagem.


O brasileiro acabou detido no aeroporto em Moscou, e foi preso trinta dias depois, acusado de ser dono do medicamento. Nem Fernando, nem a esposa do jogador, Rafaela Rivoredo, nem o pai de Rafaela, William Pereira de Faria, confirmaram para as autoridades russas que o medicamento era de William.


O sogro de Fernando, William Faria – a quem seria destinado o medicamento – não prestou qualquer esclarecimento para a polícia russa.


No dia 6 de junho de 2019, três meses após a prisão de Robson, Fernando disse em depoimento não saber de que modo os remédios foram recebidos por Robson no Brasil, nem a forma de entrega (na mala ou em caixas de remédios não empacotadas) e acrescentou que não mantinha contato com o sogro.


Fernando e a esposa se mudaram para a China ainda em 2019, após o jogador ter acertado uma transferência do Spartak para o Beijing Guoan. Os pais de Rafaela deixaram a Rússia uma semana após a prisão de Robson.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ilustrador Willian Santiago morre vítima da Covid-19 aos 30 anos

O ilustrador Willian Santiago, de 30 anos, morreu por complicações da Covid-19 na noite de terça-feira (4), em Londrina, no norte do Paraná.


Ilustrador Willian Santiago, de 30 anos, morreu vítima da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal/Thaís Fujarra


Segundo familiares, o artista morreu após passar cerca de um mês internado na UTI de um hospital privado da cidade.


Conhecido internacionalmente pelas obras repletas de cores vibrantes e reprodução digital de pinceladas e texturas naturais, Willian ilustrou diversos livros, revistas e campanhas publicitárias.


Entre as obras estão o livro ganhador do Prêmio Jabuti de 2017, Kidbook, e a capa do romance A Visão das Plantas, da angolana Djaimilia Pereira de Almeida.


Willian nasceu em Londrina e se formou na Universidade Estadual de Londrina (UEL).


O sepultamento do corpo do ilustrador está previsto para as 13h no Cemitério Jardim da Saudade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Imagens de câmera de segurança podem ajudar a identificar suspeitos de destruir imagens de igreja em Osasco



Câmeras de segurança podem ajudar a polícia a identificar as quatro pessoas que destruíram imagens de santos em uma igreja de Osasco, na Grande São Paulo, na noite de segunda-feira (3).


A igreja católica que foi vandalizada fica na Vila dos Remédios. Os suspeitos fugiram.


Nas imagens das câmeras de segurança aparecem dois homens e duas mulheres aparentemente jovens andando pela Avenida dos Remédios. Em seguida, aparece o Padre Amauri Baggio correndo atrás deles. As câmeras ficam ao redor da igreja, e os registros foram obtidos pelo produtor do SP1 Ronaldo Raschoalino.


Em dado momento, os jovens são parados por um homem de bicicleta, que conversa com eles. Segundos depois, o Padre Amauri chega. A conversa dura pouco mais de um minuto. Aí, um dos jovens atravessa a rua e para um ônibus, que passava pelo local.


Na sequência, os outros três também embarcam no ônibus. O padre chegou a avisar o motorista, que não quis parar para não deixar de cumprir o horário. A polícia ainda procura por essas quatro pessoas, que estão foragidas.


Elas são suspeitas de terem destruído sete imagens de santos que ficavam dentro da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios,. Uma delas é a de Santo Ubaldo, que veio da Itália há quase 60 anos e era considerada uma relíquia.


O Museu de Arte Sacra se comprometeu a restaurar as imagens, mas, segundo o Padre Amauri, apenas quatro devem ser recuperadas, já que três ficaram totalmente destruídas.


As missas na igreja estão sendo celebradas normalmente.


Quem tiver alguma informação sobre os quatro suspeitos pelo vandalismo pode ligar para o número 181 do Disque-denúncia. Não é preciso se identificar. 


Detalhes

Quatro pessoas - dois homens e duas mulheres - invadiram a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e destruíram sete imagens de santos por volta das 21h30.


Dois padres que moram nos fundos da capela ouviram o barulho. Um deles foi verificar o que ocorria e viu o grupo de jovens correndo por uma porta lateral. O padre seguiu os vândalos e conseguiu alcançar um deles. Um dos deles disse ao pároco que tinha feito aquilo "em nome de Jesus".


O grupo fugiu em seguida e conseguiu embarcar em um ônibus. O padre avisou ao motorista que eles tinham vandalizado a igreja, mas o motorista disse que tinha horário a cumprir e foi embora.


A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência deve ser registrado. Apesar de a capela ter câmeras de segurança, elas estão em manutenção e fora de funcionamento.


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) foi questionada sobre a fuga dos suspeitos em um ônibus e disse que está apurando se houve relatos do motorista que opera as linhas da região.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Corpo de Paulo Gustavo será cremado nesta quinta em cerimônia restrita

O corpo do ator e humorista Paulo Gustavo será cremado nesta quinta-feira (6) em uma cerimônia restrita à família e a amigos próximos.


O local e o horário não foram divulgados, segundo a assessoria do artista, “a fim de evitar aglomerações neste período de pandemia”. Também não foi informado se haverá velório.


Paulo morreu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, vítima de Covid. Criador de Dona Hermínia e de outros personagens inesquecíveis no teatro, na TV e no cinema, ele estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Nesta quarta (5), fãs deixaram flores na porta da unidade para lembrar do ator.


Fãs deixaram flores na porta do hospital onde Paulo Gustavo ficou internado — Foto: Reprodução/ TV Globo


O quadro de saúde de Paulo Gustavo piorou na noite de domingo (2), quando sofreu uma embolia pulmonar. Antes, ele vinha apresentando melhoras significativas – chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e a interagir com médicos e com o marido, Thales Bretas.


Com um estilo de humor acessível, baseado em cenas familiares e cotidianas, Paulo Gustavo conquistou o Brasil e teve uma trajetória de enorme sucesso, em produções como o campeão de bilheteria "Minha mãe é uma peça: O filme" (2013), que rendeu duas continuações. Lançado em 2019, o longa mais recente da triologia se tornou a comédia com maior público da história do cinema nacional.


Paulo Gustavo deixa o marido, Thales, e dois filhos pequenos, Gael e Romeu, além do pai, Júlio Marcos, da irmã, Juliana Amaral, e da mãe, Déa Lúcia Amaral, que inspirou a criação de Dona Hermínia.


Durante os mais de 50 dias de internação do ator, a família compartilhou o dia a dia do tratamento e fez pedidos de oração.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça Federal absolve Temer e políticos do MDB acusados de envolvimento em 'quadrilhão'

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, absolveu o ex-presidente Michel Temer e outros políticos do MDB acusados de envolvimento no chamado "quadrilhão".



Ex-presidente Michel Temer — Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo


Também foram absolvidos os ex-ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco e Henrique Eduardo Alves; os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e Rodrigo Rocha Loures; o coronel João Baptista Lima, apontado como operador financeiro de Temer; o advogado José Yunes, amigo do ex-presidente; o doleiro Lúcio Funaro; e Altair Alves Pinto e Sidney Szabo.


Temer e os políticos do MDB foram denunciados em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.


Para o juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, não há elementos contra os políticos, o MPF não conseguiu comprovar o crime de organização criminosa e tentou criminalizar a atividade política (leia detalhes da decisão mais abaixo).


“A denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política. Adota determinada suposição - a da existência de organização criminosa que perdurou entre meados de 2006 até os dias atuais apresentando-a como sendo 'a verdade dos fatos', sequer se dando ao trabalho de apontar os elementos essenciais à caracterização do crime de organização criminosa", afirmou.


A denúncia

Quando apresentou a denúncia, a PGR afirmou que Temer liderava uma suposta organização criminosa também formada por Cunha, Henrique Alves, Geddel, Rocha Loures, Padilha e Moreira Franco.



Segundo a Procuradoria, a suposta organização foi criada para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos.


Quando a acusação foi feita, todos os denunciados negaram a acusação.


Ainda de acordo com a denúncia, os integrantes do suposto esquema receberam valores de propina que, somados, superaram R$ 587,1 milhões, arrecadados de empresas e órgãos públicos, entre os quais ais Petrobras, Furnas, Caixa Econômica Federal, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Secretaria de Aviação Civil e Câmara dos Deputados.


A decisão da Justiça

De acordo com o juiz Reis Bastos, a denúncia do MP não traz os elementos que constituem o crime de organização criminosa e não aponta, por exemplo, a existência de estrutura ordenada estável e atuação coordenada dos denunciados.


"Numa só palavra, não evidencia a subsistência do vínculo associativo imprescindível à constituição do crime", escreveu Bastos.


O juiz afirmou ainda que "a imputação a dirigentes de partidos políticos do delito de organização criminosa sem os elementos do tipo objetivo e subjetivo, provoca efeitos nocivos à democracia, entre os quais pode se mencionar a grave crise de credibilidade e de legitimação do poder político como um todo".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em seis horas de depoimento, Teich expõe à CPI divergências com Bolsonaro



O ex-ministro da Saúde Nelson Teich foi o segundo ex-integrante do governo Jair Bolsonaro a depor à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.


Em seis horas de depoimento nesta quarta-feira (5), o oncologista explicou os motivos pelos quais pediu demissão, falou sobre a recomendação pelo governo de medicamentos ineficazes contra o coronavírus e a falta de uma política de distanciamento social; e fez avaliações sobre a condução da pandemia pelo Executivo.


O depoimento se iniciou às 10h23 e terminou às 16h36. Durante a sessão, o ex-ministro respondeu a questionamentos de diversos senadores, aliados do governo e de oposição.


Inicialmente, o comparecimento de Nelson Teich estava previsto para esta terça-feira (4) após a participação do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, primeiro ex-integrante do governo Bolsonaro a depor na CPI.


Nesta quarta, seria a vez do general Eduardo Pazuello, terceiro ministro da Saúde no governo Bolsonaro, nome mais aguardado pela comissão.


O comparecimento do militar à comissão, contudo, foi remarcado para o próximo dia 19. Isso porque Pazuello informou ter tido contato recente com pessoas que contraíram a Covid-19.


Durante depoimento nesta quarta-feira, Nelson Teich disse que:


pediu demissão do cargo diante do desejo do governo de “ampliação do uso da cloroquina”;

a produção de cloroquina por instituições públicas foi um “assunto que não chegou” até ele;

a orientação do governo sobre uso do medicamento ineficaz e a falta de autonomia o levaram a pedir demissão do cargo;

foi contrário à distribuição de cloroquina para comunidades indígenas;

seria mais adequado o governo ter um ministro com “conhecimento maior” em saúde que o de Pazuello para sucedê-lo;

tem posições diferentes das de Bolsonaro em relação a medidas de distanciamento e isolamento social;

a falta de informação agravou a crise da Covid no Amazonas;

existia “desejo” por parte do presidente de recomendação de cloroquina contra o coronavírus;

o uso de cloroquina foi discutido em uma reunião com o Conselho Federal de Medicina no Palácio do Planalto;

a tese de “imunidade de rebanho” é um “erro”.

Nesta quinta-feira (6), a CPI da Covid volta a se reunir. Serão ouvidos o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.


De Queiroga, os senadores vão cobrar informações sobre a compra de vacinas e sobre a elaboração de protocolos de enfrentamento à Covid-19.


Do presidente da Anvisa, os senadores querem explicações sobre a análise e a aprovação de mais vacinas contra a Covid-19.


Atualmente, o Brasil tem autorização da agência reguladora para aplicar os imunizantes Coronavac, AstraZeneca/Oxford, e Pfizer.


Há um movimento de parlamentares pela liberação da vacina russa Sputnik V, produzida no Brasil pelo laboratório União Química.


Também nesta quarta-feira, após o depoimento de Teich, os integrantes da CPI aprovaram as convocações do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten; e do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.


Representantes de laboratórios, da Fiocruz e do Butantan também deverão comparecer. Os depoimentos ocorrerão na próxima semana.


Fonte: G1

Leia Mais ››

IR 2021: Bolsonaro veta projeto que prorrogava até julho prazo para declaração, diz Planalto



A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta quarta-feira (5) que o presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto aprovado pelo Congresso que prorrogava até 31 de julho o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021.


O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 13 de abril. Como já havia passado pelo Senado, o texto foi enviado para sanção presidencial.


Inicialmente, o prazo para a entrega acabaria em abril. No entanto, a Receita Federal estendeu o prazo para 31 de maio. Portanto, este é o prazo que está valendo (veja detalhes no vídeo mais abaixo).


O Congresso Nacional pode derrubar ou manter vetos presidenciais. Para isso, precisa ser convocada uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores.


Segundo a Secretaria-Geral, o projeto foi vetado após manifestação do Ministério da Economia, segundo a qual a proposta, se sancionada, causaria "desequilíbrio do fluxo de recursos".


"Desse modo, a proposta foi objeto de veto por causar um desequilíbrio do fluxo de recursos, o que poderia afetar a possibilidade de manter as restituições para os contribuintes, além de comprometer a arrecadação dos entes federativos", informou o Planalto.


Cenário de arrecadação

De acordo com o governo, embora a proposta aprovada pelo Congresso fosse "meritória", contrariava o "interesse público" porque geraria "fluxo de caixa negativo", no qual a arrecadação do governo com o imposto seria de um montante "menor do que o necessário para pagar as restituições".


Além disso, o governo disse que a medida poderia afetar também a arrecadação dos estados e dos municípios e impactar no repasse dos recursos destinados ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Segundo o Ministério da Economia, a medida também afetaria a entrada de dinheiro das devoluções do auxílio emergencial recebido indevidamente em 2020.


Proposta do Congresso

Além da mudança da data, a proposta aprovada no Congresso previa que, se restasse saldo do imposto a pagar no fim da declaração, o valor devido pelo contribuinte poderia ser parcelado em até seis meses – a quitação deveria ocorrer ainda em 2021.


A primeira versão do texto previa pagamento em até oito vezes, mas a regra foi alterada pelo Senado e a redução foi mantida pela Câmara.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Queiroga tenta fechar compra de vacinas e aprovar novo protocolo para Covid antes de depor em CPI



Na véspera do depoimento na CPI da Covid, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está debruçado em duas negociações para, segundo aliados, oferecer “boas notícias” à comissão com o objetivo de enfrentar um clima menos hostil.


O primeiro objetivo do ministro é fechar ainda nesta quarta (5) contrato de compra de mais 100 milhões de doses da vacina Pfizer.


A segunda negociação é para que o ministro anuncie na comissão um protocolo de tratamento da Covid-19 que exclua a utilização cloroquina, já que estudos comprovaram sua ineficácia contra o novo coronavírus.


Para isso, ministro e articuladores políticos governistas ainda têm a difícil missão de convencer o presidente da República, Jair Bolsonaro.


O atraso na negociação das vacinas, o negacionismo e a defesa do uso da cloroquina pelo presidente, têm sido os principais pontos levantados por senadores nos depoimentos de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Assessor de Bolsonaro cometeu crime de preconceito no Senado, conclui Polícia Legislativa



A Polícia Legislativa concluiu que o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, cometeu crime resultante de preconceito ou raça de cor durante uma audiência no Senado.


O caso envolve o gesto feito em março pelo assessor, que acompanhava a fala do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo sobre os esforços do Itamaraty para viabilizar a aquisição de vacinas contra a Covid.


Martins estava sentado atrás dele na sala do plenário virtual. Logo no início da sessão, durante a fala de abertura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Martins juntou os dedos indicador e polegar da mão direita de forma arredondada e passou sobre o paletó do terno que trajava.


O gesto foi considerado obsceno pelos parlamentares e também foi associado a uma saudação utilizada por supremacistas brancos, já que a mão posicionada desse jeito forma as letras WP ("white power", ou poder branco).


O Museu do Holocausto no Brasil, com sede em Curitiba, se pronunciou. Afirmou que, nos Estados Unidos, o gesto é um símbolo de ódio empregado por militantes de extrema-direita.


A conduta foi investigada pela Polícia Legislativa e o processo corre em segredo de Justiça. Segundo a TV Globo apurou, o inquérito foi remetido para a Procuradoria da República do Distrito Federal no dia 26 de abril.


Tramitação

Agora, o Ministério Público deve enviar o caso para a Polícia Federal e depois vai decidir se pede mais investigações, se já há elementos para denunciar o assessor ou se arquiva o processo.


No relatório pelo indiciamento do assessor, segundo fontes ouvidas pela reportagem, a Polícia Legislativa lista o histórico das condutas de Martins e compara o gesto que ele fez com outras pessoas que seriam ligadas a grupos extremistas.


Após a repercussão do gesto, Martins afirmou que estava ajeitando a lapela do terno. O Palácio do Planalto chegou a considerar a exoneração do exoneração do assessor. Mas Felipe Martins, que é amigo dos filhos do presidente, continua no cargo.


A Polícia do Senado aponta que a conduta se enquadra em crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, que prevê pena de reclusão de um a três anos e multa.


Em nota, o advogado João Manssur, que representa Filipe Martins, afirmou que os esclarecimentos preliminares "já foram devidamente prestados perante a Autoridade Policial do Senado Federal” e que aguarda "com serenidade o arquivamento do procedimento investigatório”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem acordo, CPI deve deixar para segundo momento convocação de Guedes e Torres



A CPI da Covid deve deixar para um segundo momento a votação de requerimentos pedindo a convocação dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Anderson Torres. Segundo membros da comissão, não foi construído ainda um acordo para análise desses pedidos, e a tendência é que fiquem para depois.


O tema será discutido após o depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, nesta quarta-feira (5). A princípio, a votação dos requerimentos seria feita antes da fala de Teich, mas, pela falta de acordo entre os senadores sobre esses pedidos, a decisão foi analisar todos ao final da sessão.


Por enquanto, há acordo para aprovar os pedidos de convocação do ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten, do ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo e de representantes da farmacêutica Pfizer, do Instituto Butantan, da Fundação Osvaldo Cruz e da vacina Sputnik V.


A convocação do ministro da Justiça foi proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), depois que Torres, em entrevista à revista "Veja", criticou a CPI da Covid e afirmou que iria solicitar à Polícia Federal informações sobre inquéritos contra governadores.


Para o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), as declarações de Torres insinuaram que a PF poderia ser usada "como uma polícia política", o que seria inaceitável. Renan diz que Torres dá sinais de que gostaria de que o país estivesse sob um estado policial.



A convocação de Guedes chegou a ser aventada na semana passada, mas deixada para depois. Na terça-feira (4), depois que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse à CPI que Guedes deixava o enfrentamento da pandemia em segundo plano, Randolfe propôs a convocação.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››