quarta-feira, maio 05, 2021

Material encontrado em praias da PB era lixo urbano, mas origem segue em investigação, diz Sudema

Uma perícia da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) concluiu que o material encontrado no litoral da Paraíba no mês de abril apresentava características de lixo urbano. Segundo a superintendência, uma amostra dos resíduos foi coletada, incluindo embalagens plásticas, garrafas e peças de roupa.


Perícia da Sudema conclui que material encontrado nas praias de João Pessoa é lixo urbano — Foto: Sudema/Divulgação


Conforme a assessoria de imprensa da Sudema, outras análises estão sendo feitas com o objetivo de investigar a origem do material em parceria com Consórcio Nordeste.


A organização formou uma rede de apoio entre estados da região para enfrentamento, investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental referente às toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril.


Na última semana de abril, cerca de 40 toneladas de lixo, incluindo embalagens plásticas e seringas, foram encontradas no litoral paraibano.


O lixo foi encontrado nas cidades de João Pessoa, Conde e Cabedelo. Em João Pessoa, o lixo atingiu as praias do Bessa, Manaíra e Tambaú. Moradores de Lucena também relataram ter encontrado lixo na praia do município. Também foi encontrado lixo nas areias das praias do Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba. No fim de abril, lixo também foi encontrado em praias do Piauí.


No Rio Grande do Norte, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a origem de toneladas de lixo que chegaram às praias do Litoral Sul do estado. Porém, ainda não há novidades na investigação.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!