domingo, março 21, 2021

Ministério da Saúde vai enviar 160 cilindros de oxigênio ao RN, diz governadora; Amazonas cede concentradores

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), comunicou na noite deste sábado (20) que o Ministério da Saúde vai enviar 160 cilindros de oxigênio para o estado até a próxima quarta-feira (24) para auxiliar no abastecimento às unidades municipais de saúde.


Cilindro de oxigênio no hospital municipal de Ceará-Mirim, que precisou transferir pacientes por risco de desabastecimento — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Além disso, a gestora disse que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), garantiu a disponibilização de concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte e que eles serão enviados já neste domingo (21). Até a última atualização desta matéria a quantidade não havia sido informada.


"Diante de mais esse drama, que é a crise de abastecimento de oxigênio no país inteiro e que também já está afetando alguns municípios aqui do estado, nós temos buscado todos os meios para ajudar os municípios. Para dar suporte aos municípios, tenho mantido contato direto com o Ministério da Saúde", disse a governadora em uma rede social.


"Fiz contato na sexta-feira (19) com o governador do Amazonas, Wilson Lima, que foi solidário e garantiu que os concentradores de oxigênio chegam ao RN já neste domingo", reforçou. Ela disse ainda que o MS confirmou a chegada desses concentradores, "bem como de 160 cilindros que chegarão ao RN até esta quarta-feira".



A preocupação com o oxigênio acontece por conta da pressão sobre os leitos críticos de Covid-19 e o aumento nos casos da doença. Segundo o Regula RN neste domingo, mais de 95% dos leitos críticos do estado estavam ocupados. A fila tem mais de 120 pacientes no aguardo para ocupar um dos 14 leitos disponíveis. As UPAs em Natal também têm atuado com superlotação.


No sábado (21), a Procuradoria Geral do Estado do RN ingressou com uma ação para aumentar o fornecimento de oxigênio para as unidades de saúde pública do RN em 25%. O pedido já havia sido feito pela via administrativa, por meio de um aditivo do contrato, mas a fornecedora do oxigênio White Martins negou a solicitação. Com isso, a PGE-RN decidiu ingressar com o pedido judicial para o caso ser resolvido ainda no plantão judiciário deste fim de semana.


Na madrugada e manhã de sábado (20), a alta demanda de casos de Covid-19 com agravamento no hospital municipal de Ceará-Mirim fez com que sete pacientes precisassem ser transferidos para outros municípios do estado pelo risco de desabastecimento de oxigênio na unidade hospitalar.


Municípios enfrentam problema de abastecimento

Diante do cenário atual de alta demanda, mais de 60 cidades do Rio Grande do Norte informaram que estão com dificuldades para comprar oxigênio no mercado. É o que aponta o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems), que publicou o levantamento nesta sexta-feira (19). De acordo com o conselho, 117 municípios responderam ao questionamento entre os dias 17 e 18 de março - isso representa cerca de 70% das 167 cidades do estado. Desses, 54,2% sofrem para adquirir o oxigênio - 63.


Sesap alertou Ministério da Saúde

Na sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse que enviou um ofício ao Ministério da Saúde, ainda na quarta (17), solicitando apoio para encontrar alternativas para o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios diante do crescimento dos casos de Covid-19 que necessitam de atendimento hospitalar.


Apesar disso, a Sesap informou que os 16 hospitais sob gerência da pasta que recebem pacientes da doença "seguem com abastecimento garantido regularmente pela empresa White Martins, seguindo o planejamento montado desde o início da pandemia em 2020 com investimento na melhoria na rede de gases".


Segundo a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, os hospitais estaduais que atendem pacientes com Covid-19 possuem tanques de gás. As principais dificuldades enfrentadas atualmente são pelas unidades municipais que usam cilindros.


Fonte: G1

Leia Mais ››

STF decide pela suspensão do funcionamento de academias no RN durante vigência do decreto de isolamento social rígido

 O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a suspensão do funcionamento de academias de ginásticas, boxes de crossfit, estúdios de pilates e similares no Rio Grande do Norte enquanto perdurar o decreto 30.419/21 que prevê maior rigor no combate ao avanço da pandemia da Covid-19. A decisão é do presidente do STF, ministro Luiz Fux, e foi assinada na noite deste sábado (20).


A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual. O decreto com medidas de isolamento social rígido no RN entrou em vigor neste sábado (20).


Sobre o funcionamento de academias

O decreto de isolamento social publicado no dia 18 de março estabeleceu que apenas serviços essenciais poderiam funcionar em todo o Rio Grande do Norte, de 20 de março a 2 de abril. As academias não estavam entre os serviços essenciais autorizados a funcionar.

Na sexta-feira (19) o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), informou em vídeo publicado em suas redes sociais que as academias poderiam funcionar porque uma lei municipal classificava esses estabelecimentos como essenciais.

Mais tarde, no mesmo dia, o Ministério Público Estadual informou que ficou acertado em reunião com representantes da prefeitura que as academias não iriam funcionar durante a vigência do decreto. O prefeito, então, apagou o vídeo das redes sociais.

Na noite de sexta (19), o desembargador João Rebouças concedeu liminar a um pedido do Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF/RN) e autorizou a abertura das academias em todo o Rio Grande do Norte.

Na manhã de sábado o Ministério Público Estadual entrou com um mandado de segurança no STF, que decidiu pela manutenção da suspensão do funcionamento das academias de ginásticas, boxes de crossfit, estúdios de pilates e similares em todo o estado.

“Defiro o pedido liminar, para suspender os efeitos da decisão proferida nos autos do mandado de segurança nº 0803274-72.2021.8.20.0000, em trâmite no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, de modo a restabelecer a plena eficácia do Decreto Estadual nº 30.419/2021, expedido pela governadora do Estado do Rio Grande do Norte, até ulterior decisão nestes autos”, diz trecho da decisão do ministro Fux.



O que pode abrir, segundo o decreto

Segundo o texto publicado no Diário Oficial do Estado da quinta-feira (18), podem funcionar os seguintes serviços, considerados essenciais:


serviços públicos essenciais (como segurança pública e saúde)

serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, atividades de podologia, entre outros

atividades de segurança privada

supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar (vedado consumo de alimentos no local)

farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos;

serviços funerários

petshops, hospitais e clínicas veterinária

serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística

atividades de representação judicial e extrajudicial, bem como assessoria e consultoria jurídicas e contábeis

correios, serviços de entregas e transportadoras

oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e máquinas

oficinas, serviços de locação e lojas de suprimentos agrícolas

oficinas e serviços de manutenção de bens pessoais e domésticos, incluindo eletrônicos

serviços de locação de máquinas, equipamentos e bens eletrônicos e eletrodomésticos

lojas de material de construção, bem como serviços de locação de máquinas e equipamentos para construção

postos de combustíveis e distribuição de gás

hotéis, flats, pousadas e acomodações similares

atividades de agências de emprego e de trabalho temporário

lavanderias

atividades financeiras e de seguros

imobiliárias com serviços de vendas e/ou locação de imóveis

atividades de construção civil

serviços de telecomunicações e de internet, tecnologia da informação e de processamento de dados

prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais;

atividades industriais

serviços de manutenção em prédios comerciais, residenciais ou industriais, incluindo elevadores, refrigeração e demais equipamentos

serviços de transporte de passageiros

serviços de suporte portuário, aeroportuário e rodoviário

cadeia de abastecimento e logística.

O que não pode funcionar

Estabelecimentos que não se encaixam em nenhuma das atividades consideradas essenciais (acima)

Cultos, missas e outras atividades religiosas

Aulas presenciais no ensino básico, técnico, superior e profissionalizante.


De acordo com o decreto, as atividades que não foram consideradas essenciais só poderão funcionar por meio de atendimento não presenciais, como teleatendimento, atendimento virtual e delivery.


Os templos religiosos ainda poderão abrir para atendimentos e orações individuais, além da transmissão dos cultos de forma online.


No caso da suspensão das aulas, só é permitida aula presencial para treinamento de profissionais de saúde e aulas práticas e laboratoriais destinadas aos concluintes do ensino superior.


STF decide pela suspensão do funcionamento de academias em Natal durante vigência do decreto de isolamento social rígido — Foto: Jefferson Neves/EPTV


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe mais 81.700 doses de vacinas contra a Covid-19

O Rio Grande do Norte recebeu mais 81.700 doses de vacina contra a Covid-19. A remessa com 16,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 65,2 mil da CoronaVac chegou ao RN na tarde deste sábado (20).


RN recebe mais 81.700 doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Elisa Elsie/Assecom/Governo do RN


De acordo com o Governo do RN, as doses deverão ter como foco a ampliação da imunização de todos os trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas e previsão de iniciar a vacinação da população de rua. Além disso, será dada continuidade da vacinação de idosos no RN, ampliando a faixa de idade para 74 e 73 anos de acordo com o plano de operação organizado em cada município.


A remessa será organizada na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e entregue aos municípios seguindo o mesmo esquema montado para as operações anteriores, com apoio das forças de segurança do Estado.


Essa é a 12ª remessa de vacina contra a Covid-19 que chega ao Rio Grande do Norte. Ao todo, o Rio Grande do Norte recebeu 470.540 doses de vacinas, incluindo CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.


Nesta semana o RN chegou a 165.375 potiguares que receberam ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19, segundo os dados da plataforma RN+ Vacina. O número representa 62% do público prioritário estimado para a fase 1 do plano de imunização. Até o fim desta sexta-feira (19), 55.304 tinham recebido a segunda dose, ultrapassando assim as 220 mil vacinas aplicadas no estado.



Confira aqui todas as doses já recebidas:

18 de janeiro – CoronaVac: 22.440 doses

18 de janeiro – CoronaVac: 60.000 doses

24 de janeiro – Oxford: 31.500 doses

24 de janeiro – CoronaVac: 14.600 doses

07 de fevereiro – CoronaVac: 29.000 doses

07 de fevereiro – CoronaVac: 17.800 doses

24 de fevereiro – Oxford: 35.500 doses

24 de fevereiro – CoronaVac: 19.400 doses

3 de março - CoronaVac: 40.800

10 de março – CoronaVac: 43.200 doses

17 de março - CoronaVac: 74.600 doses

20 de março - CoronaVac: 65.200

20 de março - Oxford: 16.500


Fonte: G1

Leia Mais ››

Natal tem ruas pouco movimentadas, mas também desrespeito a decreto no primeiro dia de isolamento social rígido

Natal teve ruas bem menos movimentadas que o normal no centro e no Alecrim, o maior bairro comercial da capital, neste sábado (20) - primeiro dia de vigência do decreto que determinou isolamento social rígido no estado por causa da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte.


Natal, 20/03/2021: Comércio do centro de Natal fechado no primeiro dia de vigência do novo decreto de isolamento social rígido em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


As praias da capital também estavam vazias. A Secretaria de Mobilidade Urbana fechou os acessos à orla de Ponta Negra, na Zona Sul.


Apesar do movimento menor, principalmente no Alecrim, ainda era possível ver lojas abertas. Pelo decreto, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar até o dia 2 de abril.



A feira livre do bairro, que é a maior do estado e está permitida (assim como supermercados, padarias e outros estabelecimentos de venda de alimentos), também levou movimento ao Alecrim.


'Camelódromo' do bairro Alecrim fechado na manhã deste sábado (20) por causa de decreto que determina isolamento social rígido no estado. — Foto: Pedro Vitorino


Com as novas medidas de isolamento social, as autoridades estaduais tentam reduzir a pressão no sistema de saúde. Neste sábado (20), pacientes precisaram ser transferidos de um hospital da Grande Natal pela alta demanda de oxigênio.


Feira do bairro Alecrim registrou muita movimentação na manhã de sábado (20). Feiras são consideradas serviços essenciais no atual decreto estadual. — Foto: Pedro Vitorino


O decreto ainda determina suspensão de aulas presenciais em escolas e faculdades públicas e privadas, além de cultos, missas e outras atividades religiosas realizadas coletivamente.


Mossoró

Na segunda maior cidade do estado, Mossoró. Também houve desrespeito às normas no município. A Vigilância Sanitária informou que recebeu oito denúncias de descumprimento durante a manhã e informou que iria aos estabelecimentos fazer o decreto ser cumprido.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pacientes são transferidos de hospital da Grande Natal por falta de oxigênio; familiares relatam desespero

A madrugada e a manhã de sábado (20) foi de apreensão para familiares de pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Percilio Alves, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Sem oxigênio suficiente para atender toda a demanda, a unidade precisou transferir pacientes para outras unidades de saúde do estado.


Ambulância do Samu se prepara para transferir paciente do Hospital Municipal de Ceará-Mirim, na Grande Natal, por falta de oxigênio. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


"Faltou oxigênio pela manhã e a madrugada toda. 30 pessoas aqui. Não tinha oxigênio. Passei a madrugada aqui na frente do hospital sem ter por quem chamar. Minha tia saiu entubada para Macaíba às 7h. Saiu daqui porque não tinha oxigênio", afirmou, chorando, o motorista Reneê Cláudio Dantas, de 43 anos. A tia dele, Maria Cícera, 59 anos, está com Covid-19.


Motorista Reneé Cládio relata que hospital de Ceará-MIrim teve problemas para garantir oxigênio para pacientes. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Ilma Cruz afirma que a cena era desesperadora no início da manhã. Ela chegou à unidade por volta das 4h, com o irmão, que precisava de internamento. Ambulâncias estavam na unidade, fazendo o transporte de passageiros. "Foi um desespero. Falaram que estava faltando oxigênio. O que podiam fazer, estavam fazendo. A culpa não é dos enfermeiros", afirmou.


Em entrevista à Inter TV Cabugi, a diretora do hospital, Jumaria Mota, afirmou que nenhum paciente ficou sem oxigênio, mas confirmou que os que estavam em estado mais graves e que usam mais gás foram transferidos para que o insumo não acabasse, pela alta demanda.


Diretora do hospital municipal de Ceará-Mirim diz que consumo de cilindros de oxigênio triplicou durante pandemia da Covid-19. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


A unidade funcionava com 3 cilindros de oxigênio para cada 5 horas, mas triplicou o consumo durante a pandemia. O hospital não é referência para Covid-19, mas recebe pacientes com a doença, no município.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital Municipal Dr. Percílio Alves foi abastecido pelo fornecedor municipal no fim da manhã de sexta-feira (19), porém a quantidade estimada para durar até às 13h deste sábado, devido ao consumo elevado, durou apenas até as primeiras horas da manhã.


Ambulância transfere paciente por oxigênio insuficiente em hospital de Ceará-Mirim, na Grande Natal. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


"Diante do quadro, a Sesap articulou uma força-tarefa para remoção de sete pacientes, sendo seis em máscaras de alto fluxo de oxigênio e um recém-nascido. Quatro dos pacientes foram regulados para a rede estadual: hospitais Alfredo Mesquita, em Macaíba, Maria Alice Fernandes, em Natal, e Josefa Alves Godeiro, em João Câmara. Os outros dois pacientes foram encaminhados a unidade de pronto atendimento de Natal", informou a pasta.


A Sesap ainda disse que está dando suporte diário ao município de Ceará-Mirim e outras cidades da região para abastecimento de oxigênio. "Desde o dia 16, foram enviados 31 cilindros a Ceará-Mirim, dez a Guamaré e dois a Taipu, entre outras cidades em todo o estado".


Neste sábado (20), o governo do estado impetrou uma ação judicial requisitando que a White Martins, empresa responsável por fornecer o oxigênio à rede estadual de hospitais, seja obrigada a acrescer em 25% o volume de gás fornecido, para ajudar os municípios potiguares que passam por dificuldade.


Municípios enfrentam problema de abastecimento

Mais de 60 cidades do Rio Grande do Norte informaram que estão com dificuldades para comprar oxigênio no mercado. É o que aponta o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems), que publicou o levantamento nesta sexta-feira (19). De acordo com o conselho, 117 municípios responderam ao questionamento entre os dias 17 e 18 de março - isso representa cerca de 70% das 167 cidades do estado. Desses, 54,2% sofrem para adquirir o oxigênio - 63.



A preocupação com o oxigênio acontece por conta da pressão sobre os leitos críticos de Covid-19 e o aumento nos casos da doença. Segundo o Regula RN nesta sexta-feira, mais de 97% dos leitos críticos do estado estavam ocupados. A fila tem mais de 130 pacientes no aguardo para ocupar um desses leitos. As UPAs em Natal também tem atuado com superlotação.


Sesap alertou Ministério da Saúde

Na sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse que enviou um ofício ao Ministério da Saúde, ainda na quarta (17), solicitando apoio para encontrar alternativas para o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios diante do crescimento dos casos de Covid-19 que necessitam de atendimento hospitalar.


Apesar disso, a Sesap informou que os 16 hospitais sob gerência da pasta que recebem pacientes da doença "seguem com abastecimento garantido regularmente pela empresa White Martins, seguindo o planejamento montado desde o início da pandemia em 2020 com investimento na melhoria na rede de gases".


Segundo a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, os hospitais estaduais que atendem pacientes com Covid-19 possuem tanques de gás. As principais dificuldades enfrentadas atualmente são pelas unidades municipais que usam cilindros.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 1.259 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 294 mil óbitos desde o início da pandemia



O Brasil registrou 1.259 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo (21) 294.115 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.255, mais um recorde no índice. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +46%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de domingo.


Já são 60 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, e pelo décimo quarto dia a marca aparece acima de 1,5 mil. Foram 23 recordes seguidos nesse índice, registrados de 27 de fevereiro até aqui.


No sábado (20), foi registrado o maior número de mortes registrados naquele dia da semana desde o início da pandemia, superando o recorde do sábado anterior (13), quando foram contabilizados 1.940 óbitos. Na sexta (19), pela primeira vez desde o início da pandemia, o país bateu a marca de 15 mil mortes em uma semana.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Segunda (15): 1.855 (recorde)

Terça (16): 1.976 (recorde)

Quarta (17): 2.031 (recorde)

Quinta (18): 2.096 (recorde)

Sexta (19): 2.178 (recorde)

Sábado (20): 2.234 (recorde)

Domingo (21): 2.255 (recorde)

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 11.996.442 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 47.107 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 73.344 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +10% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.


Vinte estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AP, PA, TO, AL, BA, CE, PB, PE, RN e SE.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz diz ter sido informada de atraso em entrega de vacina da Índia; Ministério da Saúde mantém cronograma

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou neste domingo (21) que recebeu uma carta do Instituto Serum da Índia notificando o atraso na entrega das doses da vacina da Oxford/AstraZeneca.


Doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto


Segundo a fundação, o Serum indiano notificou sobre o atraso na importação das remessas das vacinas prontas no dia 4 de março. A Fiocruz é responsável por receber o imunizante e fazer a rotulagem e etiquetagem antes da distribuição pelo Brasil.


"A negociação com a AstraZeneca e o Instituto Serum inclui a aquisição de um total de dez milhões de vacinas importadas, além dos dois milhões de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) no dia 24 de janeiro. O restante de oito milhões de doses será importado ao longo dos próximos meses, em cronograma ainda a confirmar. A Fundação foi informada, por meio de uma carta em 4 de março, sobre o atraso na importação das remessas das vacinas prontas", afirmou a fundação.


Em nota, o ministério da Saúde disse que o calendário previsto com o laboratório está mantido, mas que pode sofrer alterações, de acordo com a produção dos insumos (leia a nota na íntegra baixo).


"O Ministério da Saúde informa que o contrato firmado com o laboratório Serum prevê a entrega de 8 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford importadas da Índia até julho de 2021, com entregas mensais de 2 milhões de doses a partir de abril".


Mais cedo, a agência de notícias Reuters informou que uma fonte disse que a justificativa do atraso é ​devido ao aumento da demanda interna e dificuldade de expansão no país, e que esse atraso do Instituto indiano vai afetar também a entrega das doses para o Marrocos e Arábia Saudita. Os três países encomendaram um total de 20 milhões, segundo a Reuters.


Ao ser questionada pelo G1, o Instituto Serum da Índia disse que “não vai comentar sobre o assunto”.


No início do mês, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia indicado que poderia haver atrasos na carga vinda do Serum, mas até então a informação sobre atraso não havia sido oficializada.


"Não foi entregue o quantitativo de IFA contratado para a produção de 15 milhões de doses em janeiro. Então a Astrazeneca nos forneceu a entrega de 12 milhões de doses prontas, que seriam do laboratório indiano Serum. E esse laboratório vem fazendo uma postergação da entrega. Então, até agora vieram quatro milhões - ainda faltam oito", disse Pazuello no dia 8 de março.



Desde janeiro a Índia exporta vacinas contra a Covid-19 para outros países. O Serum produz 1,5 bilhão de doses de vacinas por ano e é o maior fabricante de vacinas do mundo por número de doses.


Nota do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informa que o contrato firmado com o laboratório Serum prevê a entrega de 8 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford importadas da Índia até julho de 2021, com entregas mensais de 2 milhões de doses a partir de abril.


É importante esclarecer que o cronograma de entregas de doses, enviado pelos laboratórios fabricantes para o Ministério, pode sofrer constantes alterações, de acordo com a produção dos insumos.


O MS ressalta que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já entregou o primeiro lote com mais de 1 milhão de doses da vacina AstraZeneca/Oxford produzido no Brasil, com matéria-prima (IFA) importada da China. Neste sábado (20/03) e ao longo deste domingo (21/03), o Ministério da Saúde está distribuindo a remessa para todos os estados e Distrito Federal. De acordo com o cronograma disponibilizado pela Fiocruz, o Brasil passa a contar com entregas semanais dos imunizantes produzidos no país, um avanço importante para a estabilização da produção nacional de vacinas.


Ainda em março, de acordo com o cronograma, a Fiocruz prevê entregar 3,8 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa é que, até o fim do mês, sejam fabricadas cerca de 1 milhão de doses por dia, com o aumento da capacidade produtiva da Bio-Manguinhos, totalizando 100 milhões de doses até julho.


Por fim, o Ministério da Saúde reforça que o país já possui 562 milhões de doses, após contratos firmados com diversos laboratórios, que serão distribuídas para todo Brasil em 2021.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil recebe primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility, com mais de 1 milhão de doses



A primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility chegou ao Brasil, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), por volta das 17h30 deste domingo (21).


No primeiro lote, o Brasil recebeu 1.022.400 de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca fabricado na Coreia do Sul. O Ministério da Saúde afirmou ainda que mais 1,9 milhão de doses devem chegar até o final de março.


A Covax Facility é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi) e da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).



Trata-se de uma aliança global com mais de 150 países, criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.


Dessas, cerca de 9,1 milhões são doses da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar ao Brasil entre março e abril, mas até agora apenas 2,997 milhões de doses estão confirmadas, segundo informações da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, em audiência na Câmara dos Deputados na terça-feira (16).


Neste sábado, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19. A pasta informou ainda que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministério da Saúde muda orientação e libera vacinas armazenadas para uso como 1ª dose



O Ministério da Saúde autorizou neste domingo (21) que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose sejam utilizadas imediatamente como 1ª dose. Segundo a pasta, o objetivo é ampliar o número de vacinados no Brasil.


Neste sábado (20) o Ministério da Saúde anunciou a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19 e disse que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose.


Em nota, a pasta informou que "a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". Decisão levou em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.


Trata-se de uma nova mudança na orientação do Ministério da Saúde para as vacinas contra a Covid-19.


No início da campanha, com base em diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios foram reservadas como 2ª dose.


Em 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou que faria uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19, sem guardar metade do imunizante para a 2ª dose. À época, o governo argumentou que o ritmo de chegada das novas doses seria acelerado e, com isso, não seria preciso reserva.



Entretanto, em 24 de fevereiro, a pasta recuou e informou que os estados e municípios deveriam reservar a 2ª dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de duas a quatro semanas após a 1ª.


Produção nacional

Na segunda (15) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. De acordo com a instituição, seriam 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19).


As primeiras 500 mil seriam enviadas ao Ministério da Saúde até quarta (17). As outras 580 mil, até o dia 19.


Ainda de acordo com a Fiocruz, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão.


As vacinas são envasadas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.


Depois de vários atrasos na chegada do IFA, o ingrediente principal da vacina, no dia 12 de março a Fiocruz recebeu notícia de que a China havia liberado o dobro da quantidade prevista - ainda sem data para chegar.


A estimativa é que produção saia de menos de 4 milhões de doses em março para 30 milhões de doses em abril, mantendo o patamar elevado no mês seguinte.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Famílias se aglomeram à espera de caixões de parentes vítimas da Covid-19 no Cemitério Vila Formosa em SP

Em meio ao agravamento da pandemia em São Paulo, o cemitério municipal Vila Formosa, o maior da América Latina, voltou a registrar aglomeração neste domingo (21). Familiares relataram filas para a liberação dos corpos das pessoas que morreram de Covid-19 e falta de distanciamento social.


"Eles colocam os corpos de vítimas das Covid-19 em uma sala, e eles vão liberando conforme vão chegando os carros para levar para os sepultamentos. Com isso, forma-se uma aglomeração, as famílias ficam todas paradas ali, esperando a liberação do caixão", disse Debora Nogueira, que esteve no local neste domingo.


Procurada pelo G1, o Serviço Funerário, da Prefeitura de São Paulo, informou que "as equipes de fiscalização atuam nos cemitérios municipais instruindo as famílias quanto às medidas de segurança nesse período de pandemia".


Nesta quinta-feira (18), a TV Globo já havia flagrado aglomeração em velórios no local.


Com o aumento das mortes na capital paulista e consequente impacto no Serviço Funerário, a pasta anunciou um reforço nas contratações. "Além dos 173 sepultadores efetivos ativos e dos 150 terceirizados contratados em 2020 e início de 2021, mais 35 iniciarão na próxima semana".



No início da pandemia, a Prefeitura aumentou a capacidade de enterros e usou o cemitério Vila Formosa como um “centro de logística” para os mortos da Covid-19.


O Serviço Funerário informou ainda que os velórios permanecem proibidos em casos de morte por Covid, e limitados ao tempo máximo de uma hora de duração em casos de morte não ocasionadas pela doença.


Cemitério Vila Formosa tem aglomeração neste domingo, 21 de março — Foto: Arquivo pessoal


Agravamento da pandemia

A média móvel de mortes provocadas pela Covid-19 no estado de São Paulo chegou neste sábado (20) à marca de 493 óbitos por dia, batendo recorde de maior valor desde o início da epidemia pelo 15º dia seguido. O estado superou a marca de 67 mil vítimas do coronavírus.


O total de internados no estado neste sábado é de 28.292 pessoas, sendo 11.976 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16.316 em enfermaria. O número é 110% maior do que há quatro semanas, em 20 de fevereiro, quando eram 13.491 pacientes internados.


As taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid em hospitais das redes pública e privada são de 91,5% no estado e de 91,7% na Grande São Paulo neste sábado.


Na cidade de São Paulo, desde o começo da pandemia, 20.188 pessoas morreram de Covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Edson Montenegro, ator de 'Cidade de Deus', morre de Covid-19

O ator Edson Montenegro morreu aos 63 anos na noite deste sábado (20), em São Paulo, por complicações da Covid-19, informou o Hospital Paulistano, na Bela Vista, onde ele estava internado.


Edson Montenegro estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Paulistano — Foto: Reprodução/ Instagram


Em uma postagem no Instagram, Juliana Tavares, filha do ator, agradeceu o apoio e confirmou a morte. "Meu pai descansou. Em nome de toda a família, obrigado por toda a corrente do bem em oração e toda energia positiva que emanaram".


Montenegro ficou conhecido por seu papel no filme Cidade de Deus, em que interpretou o pai do protagonista "Buscapé".


O ator estava entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.



O ator Luis Miranda fez uma publicação em homenagem a Edson Montenegro. "Acabo de saber dessa notícia muito triste a partida de mais um irmão amigo e companheiro de trabalho".


Publicação do ator Luis Miranda — Foto: Reprodução/ Instagram


O ator Miguel Falabella também usou as redes sociais para postar uma homenagem a Edson. "Meu muito querido Edson, o domingo amanheceu triste com sua passagem. Lembro de sua alegria quando começamos os ensaios de Donna Summer, o musical, e você me disse, carinhosamente, que estava muito feliz porque sempre teve vontade de trabalharmos juntos".


Edson trabalhou com Miguel Falabella em um espetáculo. — Foto: Reprodução/ Instagram


A cantora Karin Hils foi uma das primeiras a prestar homenagem ao ator. "Parece que eu levei uma pancada na alma. Está muito difícil de escrever. Vai com Deus meu pai de mentirinha. Você vai fazer muita falta".



A atriz Larissa Manoela também lamentou a perda do ator. Ela contracenou com Edson na novela Cúmplices de Um Resgate, produção do SBT. "Acordei com a notícia da sua partida. Gratidão por toda a troca que tivemos. Quanta generosidade. Mais uma vida preciosa sendo levada por conta desse vírus".


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF e IML identificam empresários mortos em queda de avião, em Cascavel

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Médico-Legal (IML) identificaram as duas vítimas do acidente com um avião de pequeno porte em Cascavel, no oeste do Paraná, na noite de sábado (20).


Carlos Morales, de 57 anos, e Lyncoln Carneiro, de 59 anos, costumavam voar juntos — Foto: Arquivo pessoal


Os empresários Lyncoln Carneiro, de 59 anos, e Carlos Morales, de 57 anos, morreram na queda, que foi às margens da PR-486 e próximo a um aeroclube, por volta das 19h. Com o impacto da queda, a cabine do avião foi destruída, em uma área de plantação


Acidente aéreo aconteceu por volta das 19h, em Cascavel, segundo os bombeiros — Foto: Giovan Valiati/RPC


Carneiro era proprietário e piloto da aeronave, conforme a polícia. Ela era dono do Colégio Ideal e de um restaurante em Cascavel. As famílias informaram que os dois eram amigos e costumavam voar juntos.



O trajeto que eles estavam fazendo ainda não foi descoberto. Segundo o delegado da PF Marcos Smith, a aeronave experimental não precisava e não tinha plano de voo registrado. O avião, fabricado em 2014, não tem caixa-preta, informou o delegado.


Local do acidente aéreo em Cascavel na manhã deste domingo (21) — Foto: Sidney Trindade/RPC


Smith explicou que até a manhã deste domingo (21) não estava confirmado que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, mandaria uma equipe até o local da queda.


Ainda de acordo com o delegado, independentemente do Cenipa, a PF vai examinar peças da aeronave e investigar o caso para identificar o motivo da queda.


Conforme o IML, os corpos das vítimas serão liberados neste domingo.


Dois homens morreram após avião cair, em Cascavel — Foto: Adriana Calicchio/RPC


Fonte: G1

Leia Mais ››

Apoiadores soltam fogos de artifício em homenagem ao aniversário de Bolsonaro



Um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro soltou fogos de artifício na noite de sexta-feira (20) em frente ao Palácio da Alvorada em homenagem ao aniversário de 66 anos do presidente, apesar dos recordes diários na média móvel de mortes por Covid-19 e de o país já contabilizar mais de 292 mil mortes.


Outros grupos de apoiadores também se reuniram em atos de apoio ao presidente neste domingo e causaram aglomerações em Brasília e no Rio de Janeiro.


Em Brasília, os apoiadores se reuniram em frente ao Museu da República e foram em carreata até o Alvorada.


O presidente foi ao encontro dos apoiadores no espelho d'água do palácio e causou aglomeração. Ele cumprimentou alguns deles e pegou uma criança no colo. Cortou um bolo e o entregou pela grade.


Durante o tempo em que estiveram próximo aos apoiadores, Bolsonaro e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, tiraram as máscaras que estavam usando.


No Rio, os apoiadores se aglomeraram na entrada do Vivendas da Barra, condomínio na Zona Oeste do Rio onde o presidente tem casa. A maioria não usava máscaras.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Manifestantes fazem ato de apoio a Bolsonaro em Brasília e no Rio; presidente critica governadores e prefeitos e faz ameaças

Apoiadores de Jair Bolsonaro fizeram neste domingo (21) atos de apoio ao presidente em razão de seu aniversário de 66 anos. Os grupos se reuniram em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, e na porta do condomínio onde Bolsonaro tem casa no Rio de Janeiro. Muitos não usavam máscaras.


Presidente Jair Bolsonaro conversa com apoiadores em frente ao palácio da Alvorada neste domingo (21). — Foto: Reprodução


Em Brasília, os apoiadores se reuniram em frente ao Museu da República e foram em carreata até o Alvorada.


O presidente foi ao encontro dos apoiadores no espelho d'água do palácio e causou aglomeração. Ele cumprimentou alguns deles e pegou uma criança no colo. Cortou um bolo e o entregou pela grade.


Durante o tempo em que estiveram próximo aos apoiadores, Bolsonaro e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, tiraram as máscaras que estavam usando.


Bolsonaro discursou e, sem citar nomes, criticou governadores e prefeitos pela adoção de medidas restritivas para combater a pandemia, a quem chamou de "tiranetes". Depois de falar para os apoiadores que eles podem contar com o Exército, disse, em tom de ameaça: “Estão esticando a corda. Faço qualquer coisa pelo meu povo. Esse qualquer coisa é o que está na nossa Constituição, nossa democracia e nosso direito de ir e vir”.


O número de mortes e de casos em estados que decretaram medidas de restrição bate recordes negativos consecutivos, no pior momento da pandemia. E os governadores têm seguido a orientação de comitês científicos para diminuir a circulação de pessoas e, com isso, diminuir a transmissão do novo coronavírus.



No Rio, os apoiadores se aglomeraram na entrada do Vivendas da Barra, condomínio na Zona Oeste do Rio onde o presidente tem casa. A maioria não usava máscaras. Uma banda tocava hinos militares.


No mesmo horário, uma carreata partiu da Zona Sul do Rio em direção à Barra da Tijuca, para se juntar ao ato.


Ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, na Barra — Foto: Reprodução/Redes sociais


Carros de som no protesto do Rio

Em carros de som, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra “a ditadura comunista” e contra o ex-presidente Lula (PT).


Os manifestantes também reclamavam do prefeito Eduardo Paes e do decreto que “fechou a orla”. “Nós vamos invadir a praia! Nós somos livres!”, dizia uma delas.


Pouco depois do meio-dia, agentes de trânsito e guardas municipais dispersaram os manifestantes da porta do condomínio com base nas restrições decretadas por Paes.


Assim como ninguém pode pisar na areia ou mergulhar no mar, também está proibido estacionar nas vagas das praias — com a exceção de moradores.


Os apoiadores, então, foram para a Praça do Ó, e a maioria foi embora.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MP do Rio recorre contra decisão que anulou quebras de sigilos bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro



O Ministério Público do Rio recorreu, neste sábado (20), da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou as quebras de sigilo bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro (Republicanos) na investigação da "rachadinha".


A anulação havia sido determinada pela Quinta Turma do STJ por 4 votos a 1. O recurso foi apresentado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e pela Assessoria de Recursos Constitucionais Criminais.


Os procuradores argumentam que a quebra de sigilo é legal e que cumpre os requisitos constitucionais. Segundo o MP, o STJ vai avaliar a admissibilidade do recurso e decidirá se o encaminha para análise do Supremo Tribunal Federal (STF).


A Procuradoria Geral da República (PGR) também já havia entrado com um recurso, na segunda (15), para recorrer da decisão do STJ que anulou a quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro.


A PGR pede que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o vice-presidente do STJ, Jorge Mussi, vai analisar os fundamentos do recurso apresentado pela PGR e decidir se há questão constitucional a ser enfrentada para que o recurso seja encaminhado ao STF.


Por meio da assessoria de imprensa, Flávio Bolsonaro enviou uma nota assinada pelo advogado Frederick Wassef.



"O Ministério Público do Rio de Janeiro não tem legitimidade para propor recurso contra a decisão do STJ. Além disso, a decisão da corte cumpriu a lei e a jurisprudência, anulando a decisão de primeiro grau que, sem fundamentação, quebrou o sigilo bancário e fiscal de 105 pessoas e alcançou um período de 12 anos".


Na terça-feira (16), em outro julgamento do STJ, a Quinta Turma considerou legal o compartilhamento com o Ministério Público do Rio de Janeiro dos relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).


Como estão as investigações?

Os relatórios do Coaf e a quebra de sigilo são as duas principais informações obtidas pelos investigadores. Com a decisão do STJ relativa à manutenção dos dados do Coaf, os investigadores não precisam retomar o caso da estaca zero.


A decisão pode dar um novo fôlego às investigações. Isso porque no mês passado a Quinta Turma determinou a anulação das quebras de sigilo fiscal e bancário do senador, o que, na prática, invalidou a denúncia oferecida pelo Ministério Público — a Procuradoria-Geral da República recorreu dessa decisão.


O MP acusa Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, de envolvimento em um desvio de mais de R$ 6 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).


Quebra de sigilo

As quebras tinham sido autorizadas em abril e junho de 2019 pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, quando o caso das “rachadinhas” ainda estava na primeira instância.


O juiz decretou as quebras em duas decisões: na primeira, a justificativa para quebra foi curta e se resumiu a um parágrafo; a segunda tinha 10 páginas que justificavam a autorização, e serviu também para reforçar a fundamentação apresentada originalmente.


O único que votou contra o pedido do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro foi o relator do caso, Félix Fischer.


“A primeira decisão judicial que autorizou a quebra de sigilo, embora sucinta e com fundamentação ratificada por uma segunda mais ampla, com fundamentação própria e abrangendo os supostos indícios de autoria e provas de materialidade, sem esquecer da justificativa e essencialidade da medida”, disse o relator.


Os ministros Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e José Ilan Paciornik seguiram o voto discordante do ministro João Otávio de Noronha, argumentando que faltou fundamentação para a decisão judicial.


“Medidas decretadas sem fundamentação contamina-se de pecha inafastável, que não pode ser suprida por posterior manifestação jurisdicional. Portanto, merece reforma”, afirmou João Otávio de Noronha.


A decisão não significa que Flávio Bolsonaro foi inocentado, mas na prática pode levar à anulação de todas as provas obtidas a partir de dados bancários e fiscais de Flávio Bolsonaro e de todos os outros envolvidos no caso das “rachadinhas”. Pode também ter impacto sobre toda a investigação que levou Flávio e outras 16 pessoas a serem denunciadas em outubro de 2020 por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.


No recurso, o subprocurador-geral Roberto Luis Oppermann Thomé, que atua no STJ, afirma que não houve ilegalidade nas decisões da primeira instância que autorizaram as quebras.


Fonte: G1

Leia Mais ››