segunda-feira, dezembro 02, 2019

Detecção de casos de Aids no Rio Grande do Norte cresce 81,7%; índice é o maior do país

Dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que o número de detecção de casos da Aids no Rio Grande do Norte cresceu 81,7% entre 2008 e 2018. É o maior incremento no país. Segundo o levantamento, foram 20,9 detecções a cada 100 mil habitantes no ano passado; 10º lugar entre todos os estados brasileiros. Em 2008 este índice era de 11,5 casos.

Detecção de casos de Aids no Rio Grande do Norte cresce 81,7%; índice é o maior do país — Foto: Getty Images via BBC
Detecção de casos de Aids no Rio Grande do Norte cresce 81,7%; índice é o maior do país — Foto: Getty Images via BBC

Os dados foram divulgados na última sexta-feira (29). A média potiguar está acima da nacional, que é de 17,8 casos a cada 100 mil pessoas. Segundo o boletim, o Rio Grande do Norte teve aumento de 45,8% no coeficiente de mortalidade padronizado da Aids entre 2008 e 2018. O índice passou de 2,4 por 100 mil habitantes para 3,5. Foi o maior aumento da região Nordeste. A nível nacional, ficou apenas atrás do Acre, que aumentou 100%.


De 2007 a junho de 2019 foram notificados 2.696 casos de HIV no Rio Grande do Norte segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Na região Nordeste, Piauí (1.898), Sergipe (2.071) e Paraíba (2.439) tiveram menos registros que o RN.

De acordo com Monica Bay, médica e professora do departamento de infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são vários os fatores envolvidos no aumento de detecção de casos no estado.

Para a especialista, as pessoas estão mais atentas e buscam mais serviços de saúde, mas a redução em campanhas educativas, como a extinção de redes sociais do Ministério da Saúde voltadas exclusivamente para alertar sobre o HIV, dificultam a comunicação sobre o vírus. "Quanto menos informação, mais vulneráveis as pessoas estão. A gente não fala sobre a doença. Consequentemente as pessoas se previnem menos", alertou.

Cuidados específicos
Monica acredita que as greves dos profissionais da saúde são um agravante ao acesso a atendimento em locais que são referência, como o Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal. "Pessoas que tiveram casos diagnosticados não conseguiram acessar serviços específicos por causa das paralisações. Um paciente que recebe tratamento e que tem o vírus HIV controlado não o transmite a outra pessoa", disse.

Ela cita que métodos de prevenção como a Profilaxia Pré-Exposição, que consiste em um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com o vírus, e a Profilaxia Pós-Exposição, o uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir infecções, deveriam ser melhor divulgados. "Precisamos de mais informação para a população sobre as formas de prevenção, que não é apenas com a camisinha", observou.

De 2000 a 2018 o relatório aponta que foram 1.073 casos de gestantes infectadas pelo HIV no RN. Apenas Piauí (976) e Sergipe (1.001) tiveram menos mulheres grávidas com o vírus na região Nordeste no mesmo período.

A infectologista descreveu como frágeis os cuidados com as gestantes no estado, principalmente na transmissão vertical, quando a gestante que possui o vírus transmite o HIV para o bebê. "Elas precisam de cuidados especiais para evitar a transmissão do vírus em momentos como a gravidez, parto ou amamentação", relembrou.

Em nota, a Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) disse que não faz campanhas e que o papel do estado é apoiar as ações dos municípios e ajudar, por exemplo, em capacitações.

A Sesap informou que 7.492 pacientes realizam tratamento para HIV/Aids em 14 Serviços de Assistência Especializada (SAE) existentes em Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau-dos-Ferros.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores da Saúde começam greve em Natal

Os servidores da Saúde de Natal começaram uma greve nesta segunda-feira (27). De acordo com o sindicato que representa a categoria, a paralisação afeta todos os setores, com fechamento dos serviços de atenção básica e funcionamento parcial das unidades 24 horas, como as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e hospitais.

Servidores da Saúde de Natal fazem manifestação no primeiro dia de greve da categoria, esta segunda-feira (2), na UPA de Cidade da Esperança. — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi
Servidores da Saúde de Natal fazem manifestação no primeiro dia de greve da categoria, esta segunda-feira (2), na UPA de Cidade da Esperança. — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Segundo o sindicato, todas as unidades de saúde do município de Natal aderiram ao movimento grevista, decidido em assembleia na última quarta-feira (27). Os médicos da rede pública municipal já estavam em greve desde o dia 19 de novembro.

Sobre as reivindicações, o sindicato afirma que a Prefeitura do Natal se nega a receber os representantes da categoria, a aplicar a lei da data-base de reajuste e a implementar direitos como os quinqüênios, mudanças de nível, adicionais, gratificações e decisões judiciais que beneficiam os trabalhadores.

"Além das perdas econômicas, os servidores são obrigados a trabalhar em condições precárias e até improvisadas, sem medicações básicas, sob assédio moral e ameaçados pela violência urbana que adentra as unidades cotidianamente", afirmou a entidade em nota.

Nesta segunda-feira (2), servidores fizeram uma manifestação em frente à UPA de Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade.

Segundo a Prefeitura de Natal, a administração municipal segue avaliando as reivindicações apresentadas por servidores da Saúde. "O prolongado e reconhecido quadro de dificuldades financeiras que atravessa o Poder Público em todo o Brasil, deixa o município do Natal sem margem para assumir novas despesas na área de pessoal, e obriga a aprofundar, até a última instância, a análise de toda e qualquer proposta que demande a aplicação de mais recursos à folha do funcionalismo. Agir de maneira distinta é colocar em risco o compromisso do pagamento de salários de todos os servidores", afirmou em nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitos de Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim são eleitos em pleito suplementar

Eleitores das cidades de Alto do Rodrigues, no Oeste potiguar, e Ceará-Mirim, na Grande Natal, elegeram novos prefeitos em eleições suplementares neste domingo (1º). Dos 62.360 eleitores esperados para as duas cidades, 48.636 compareceram para votar. Nas duas cidades os prefeitos eleitos terão mandato até 31 de dezembro de 2020.

Eleitores comparecem em seção em Ceará-Mirim, na Grande Natal, neste domingo (1º) — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi
Eleitores comparecem em seção em Ceará-Mirim, na Grande Natal, neste domingo (1º) — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi

De acordo com o TRE-RN as votações aconteceram dentro da normalidade e a apuração foi encerrada às 18h26 em Ceará-Mirim e às 19h33 em Alto dos Rodrigues. O novo pleito ocorrereu pela cassação e perda de mandato dos antigos prefeitos e vice-prefeitos das duas cidades, a partir de recentes decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Resultados finais
Alto do Rodrigues:
Total de Eleitores – 10.523
Comparecimento – 8.479 (80,58%)
Abstenção – 2.044 (19,42%)

Prefeito Eleito – Nixon da Silva Baracho (DEM)
Vice-Prefeita Eleita – Emília Patrícia Batista de Sousa (MDB)
Partido/Coligação – Alto do Rodrigues com desenvolvimento e mais trabalho
Quantidade de votos – 6.130 (76,85% dos votos válidos)
Votos em Branco – 162 (1,91%)
Votos Nulos –340 (4,01%)

Ceará-Mirim:
Total de Eleitores – 51.837
Comparecimento – 40.157 (77,47%)
Abstenção – 11.680 (22,53%)
Prefeito Eleito – Julio Cesar Soares Camara (PSD)
Vice-Prefeito Eleito – João Maria de Paiva Mota (PODE)

Partido/Coligação – A vez do povo
Quantidade de votos –14.272 (65,04% dos votos válidos)
Votos em Branco – 1.218 (3,03%)
Votos Nulos – 2.777 (6,92%)
Votos Anulados – 14.219 (Votos dados ao Candidato Ronaldo Venâncio que, não teve seus votos validados devido à sua situação jurídica).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governadora Fátima nega ter recebido propina de Palocci

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, emitiu nota negando as acusações de que teria recebido propina do ex-ministro petista Antônio Palocci, oriunda de doação da empresa Camargo Correia. A governadora diz que não houve doação da referida empresa em sua campanha à deputada federal em 2010, não tratou sobre a campanha com a empresa ou com Palocci e reafirma que suas contas foram aprovadas sem questionamentos.

No documento, ao qual a revista Crusoé teve acesso, a PF diz que Palocci admite ter sido o responsável pela distribuição de valores ilícitos pagos pela Camargo Corrêa ao PT.

Confira a nota divulgada na tarde desta segunda-feira (2):

NOTA

Sobre a delação premiada de Antônio Palocci à Polícia Federal, temos a esclarecer o seguinte:

A empresa Camargo Corrêa não fez doação à campanha da então candidata à deputada federal em 2010, Fátima Bezerra, conforme registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

No endereço encurtador.com.br/glxE8 consta os registros de todas as pessoas físicas e jurídicas que doaram à campanha da então candidata em 2010, o que comprova que não há qualquer menção à referida empresa;

As contas foram devidamente aprovadas;

Fátima Bezerra e sua coordenação de campanha jamais trataram com a Camargo Corrêa e com Antônio Palocci, sobre a campanha de 2010 ou qualquer outra, e esperam que as informações sejam devidamente apuradas e esclarecidas.

Assessoria Fátima Bezerra

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Palocci afirma que distribuiu propina para Fátima Bezerra, diz site

O site O Antagonista noticiou nesta segunda-feira, 2, que o ex-membro do Partido dos Trabalhadores Antônio Palocci citou a governadora Fátima Bezerra e a atual presidente do PT, Gleisi Hoffman, em delação premiada para a Polícia Federal.

FOTO: ELISA ELSIE

No documento, ao qual a revista Crusoé teve acesso, a PF diz que Palocci admite ter sido o responsável pela distribuição de valores ilícitos pagos pela Camargo Corrêa ao PT.

fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ceasa-RN passa a contar com vigilância armada

Com o objetivo de tornar as instalações das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) mais seguras e cumprir o Regulamento Interno de Mercado, o Governo do RN está investindo na contratação de vigilantes armados. A partir desta semana, novos vigilantes irão compor a equipe de segurança que passará a monitorar 24h por dia a Ceasa-RN, visando organizar a utilização dos espaços e monitorar as portarias.

O efetivo passou de quatro para 12 vigilantes armados que farão a segurança da Ceasa-RN em regimes de 24h e 12h. Serão quatro vigilantes durante o dia, devido o grande movimento, e dois durante o período da noite. Eles irão trabalhar, juntamente com os fiscais de portaria e mercado, dando suporte no monitoramento de entrada e saída de veículos e pedestres, fiscalização da entrada de ambulantes cadastrados, além da ronda dentro dos mercados para verificar o cumprimento do regulamento.

“A administração, desde o início do ano, vem trabalhando para melhorar a segurança da Ceasa-RN, e não está medindo esforços para que o órgão seja mais seguro para permissionários, clientes e usuários habituais. Além disso queremos moralizar a Ceasa-RN, principalmente, fazendo cumprir o que está no nosso regulamento. Também vamos instalar câmeras de segurança nos principais pontos em 2020”, explica o diretor-presidente, Flávio Morais.

Além da contratação dos novos vigilantes, a Ceasa-RN está trabalhando em paralelo na melhoria da portaria, que passará a contar com um sistema eletrônico de acesso. Esse sistema irá coibir a entrada de veículos sem documentação e monitorar o fluxo diário de entrada e saída de mercadorias. “Essas ações conjuntas irão tornar o ambiente da Ceasa-RN mais seguro e atrativo para os consumidores e permissionários”, explica o diretor-presidente.

Ceasa-RN

As Centrais de Comercialização do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) são o principal polo de comercialização de hortifrutigranjeiros do Estado. São mais de 300 lojas que comercializam frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, derivados do leite, entre outros. A Ceasa-RN funciona de segunda a sábado, na Av Capitão-Mor Gouveia, 3005, Lagoa Nova, Natal, no horário das 00h às 18h para caminhões de carga e descargas de produtos perecíveis, das 13h às 18h para caminhões de cargas secas e refrigeradas e das 3h às 13h para comercialização nos mercados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Consumidores do RN com nome sujo poderão regularizar situação financeira em mutirão de negociações

Consumidores potiguares com nome sujo poderão regularizar a situação financeira e voltar a ter crédito no comércio. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), em parceria com o Procon Estadual, realizarão de 3 a 5 de dezembro, das 10 às 16hs, no 2º andar do Partage Norte Shopping, a campanha “Natal sem Dívidas”.

FOTO: ANA AMARAL/PORTAL NO AR

A meta da campanha é aproveitar o pagamento do 13º salário como forma de recursos para quitar dívidas dos consumidores que estão com o nome com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em todo o Rio Grande do Norte.

O atendimento será presencial e por telefone, mas os servidores do Procon farão as intermediação junto a qualquer fornecedor em que o consumidor tenha algum débito vencido.

Será montada no segundo andar do shopping uma estrutura com negociadores de instituições bancárias, lojas de departamento, Cosern, operadoras de telefonia móvel, entre outros fornecedores

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN receberá voo diário de Portugal a partir de janeiro

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta segunda-feira, 2, através do Twitter, que a companhia aérea TAP confirmou um voo diário de Portugal para o Rio Grande do Norte a partir de janeiro de 2020.

Fátima está participando nesta manhã do Fórum de Cooperações e Investimento Financeiro Internacional, evento que acontece na China com presença de representantes do Gigante Asiático e de países de língua portuguesa.

A chefe do Executivo potiguar conversou com o Secretário de Estado do Governo Português, Eurico Brilhante Dias, e com o Presidente da Comissão Estratégica da TAP Air Portugal, Diogo Machado, que confirmou o voo diário partindo de Portugal para o RN a partir de janeiro de 2020.

fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Detran começa a intensificar fiscalização nas praias do RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) intensificou ações de fiscalização de motoristas e de veículos automotores que utilizam as vias litorâneas e a faixa de areia das praias. As intervenções durante esse final de semana se concentraram nas praias do litoral Norte, mais precisamente nas áreas de Muriú, Pititinga, Barra do Rio e Pitangui.

A equipe de fiscalização do Detran chegou a flagrar um menor de cerca de 10 anos de idade pilotando uma motocicleta de 160 cilindradas na faixa de área de praia. Na ocasião, ele estava com o responsável que foi autuado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As atividades foram focadas no sentido de coibir a circulação proibida de veículos na orla, buscando evitar ocorrências de acidentes envolvendo banhistas que estão utilizando as praias. A medida também abordou condutores para checar a documentação dos motoristas e veículos.

A fiscalização flagrou ainda condutores insistindo em circular com seus veículos na faixa de areia de praia, colocando em perigo a integridade física dos banhistas. Nessa situação, o motorista infrator é autuado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a infração de natureza média, com perda de quatro pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16, podendo o veículo ser apreendido, caso o condutor não respeite a determinação do agente de retirada do automóvel da área proibida de circulação.

As equipes ainda alertaram os bugueiros sobre o respeito às áreas de preservação ambiental e as faixas de areia privativas aos banhistas e pedestres, como também o perigo da superlotação dos bugres em percursos em dunas ou mesmo em rodovias.

As ações de fiscalização na área litorânea do estado vão ser ainda mais intensas durante este mês dezembro, que é quando a movimentação de veículos começa a ser ampliada devido a chegada do período de veraneio.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que não vê taxação do aço pelos EUA como retaliação; 'Se for o caso, ligo para o Trump'

Resultado de imagem para Bolsonaro diz que não vê taxação do aço pelos EUA como retaliação; 'Se for o caso, ligo para o Trump'O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda-feira (2) que, "se for o caso", conversará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da restauração de tarifas sobre a importação, pelos EUA, de aço e alumínio de Brasil e Argentina. Para ele, a medida anunciada pelo presidente norte-americano não é "retaliação".

À tarde, após a fala de Bolsonaro, os ministérios de Relações Exteriores, Economia e Agricultura também se pronunciaram por meio de nota (leia a íntegra ao final desta reportagem). O comunicado diz que "o governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA". Informa ainda que "já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema."


Mais cedo nesta segunda, Trump afirmou, em uma rede social, que a desvalorização das moedas de Brasil e Argentina prejudica agricultores norte-americanos. Por isso, vai restaurar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países.

"Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores", escreveu Donald Trump. "Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e alumínio enviados para os EUA a partir desses países".

Na sexta-feira, o dólar fechou a R$ 4,2397, em alta de 0,57%, acumulando valorização de 5,73% no mês de novembro. No ano, tem alta de 9,43% frente ao real.

De acordo com o presidente dos EUA, "o Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais do nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas". Segundo ele, "isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa".

Após a manifestação de Trump, Bolsonaro foi questionado sobre o tema ao sair do Palácio da Alvorada, onde costuma conversar com apoiadores e jornalistas.

O presidente informou que conversará com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as tarifas norte-americanas. Bolsonaro disse ter um "canal aberto" com Trump, que poderá ser usado nesse caso.

"Vou falar com o Guedes hoje. Alumínio? Vou falar com o Paulo Guedes agora. Vou conversar com o Paulo Guedes. Se for o caso, ligo para o Trump. Eu tenho um canal aberto com ele", disse.

Indagado se é possível reverter o anúncio de Trump, Bolsonaro insistiu que falará primeiro com Guedes. "Converso com o Paulo Guedes e depois dou uma resposta, para não ter que recuar", afirmou.

Em seguida, durante entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou primeiro que o anúncio de Trump é "munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil" e em seguida que que não entende a medida como "retaliação".

“Primeiro é munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil, né? Vou conversar com o Paulo Guedes hoje ainda. Se for o caso, vou ligar para o presidente Donald Trump. A economia deles não se compara com a nossa, é dezena de vezes maior do que a nossa. Não vejo isso como retaliação. Vou conversar com ele para ver se não nos penaliza com a sobretaxa no preço do alumínio", declarou.

O presidente disse esperar que Trump não "penalize" o Brasil. "A alegação dele, no Twitter dele, é a questão das commodities. A nossa economia basicamente vem dos commodities. É o que nós temos e espero que tenha o entendimento dele que não nos penalize no tocante a isso. E tenho certeza, tenho quase certeza que ele vai nos atender", afirmou.

Ao participar de evento na manhã desta segunda-feira Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o vice-presidente Hamilton Mourão também comentou a decisão de Trump.

"Hoje mesmo tivemos no começo da manhã o presidente Trump dizendo que irá aumentar as tarifas de aço e alumínio de Brasil e Argentina porque estamos desvalorizando artificialmente nossas moedas. Não é isso que está acontecendo. Isso é característica desta tensão geopolítica que está acontecendo, que gera protecionismo", afirmou.

Guerra comercial
Trump utilizou a sobretaxa do aço na guerra comercial travada pelos Estados Unidos com a China. O governo norte-americano impôs uma regra geral e, aos poucos, renegocia com cada país.

Em março de 2018, Trump impôs tarifa de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio alegando questões de segurança nacional. A decisão desencadeou uma série de retaliações pelo mundo e adoção de salvaguardas por outros países e blocos.


Na ocasião, a indústria brasileira classificou a sobretaxa à importação de aço e alumínio como medida "injustificada e ilegal" e com potencial de provocar "dano significativo" para as siderúrgicas instaladas no Brasil, uma vez que o país é o segundo maior fornecedor de ferro e aço dos Estados Unidos.

Em agosto de 2018, Trump anunciou um alívio nas cotas de importação de aço e alumínio que excedam as cotas livres de sobretaxas. A decisão de flexibilizar a tarifa atingiu as cotas de aço da Coreia do Sul, Brasil e Argentina e do alumínio da Argentina.

Desde então, caso comprovem falta de matéria-prima no mercado interno, as empresas norte-americanas que comprarem aço do Brasil deixaram de pagar 25% a mais sobre o preço original.

Nota dos ministérios
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelos ministérios das Relações Exteriores, Economia e Agricultura:

Medida Comercial dos EUA – Nota Conjunta do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Economia e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O governo brasileiro tomou conhecimento de declaração do Presidente Donald Trump sobre possível imposição de sobretaxa ao aço brasileiro e já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema.

O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bombeiros encontram corpo perto de avião de pequeno porte que caiu na Serra da Cantareira em SP

Bombeiros encontraram um corpo perto do avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (2) na Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. Não se sabe a quantidade de pessoas que estava na aeronave. O avião pode transportar até sete pessoas, incluindo o piloto.

Socorristas tentam chegar em área de mata fechada onde caiu avião em SP — Foto: Reprodução TV Globo
Socorristas tentam chegar em área de mata fechada onde caiu avião em SP — Foto: Reprodução TV Globo

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal. As equipes permaneceram no local para tentar localizar outras possíveis vítimas. As condições de voo na região foram prejudicadas por conta de fortes ventos e da neblina.

Durante o trabalho de buscas, os bombeiros também encontraram a caixa-preta da aeronave, que vai ficar à disposição da Aeronáutica.

A aeronave saiu de Jundiaí, no interior paulista, e iria pousar no Campo de Marte, na Zona Norte.

Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, que é mata fechada e tem difícil acesso. Por isso, os socorristas tiveram que usar um helicóptero para chegar até lá e descer de rapel (técnica com uso de cordas).

"Recebemos um chamado da Aeronáutica, que percebeu uma falta de sinal de uma aeronave na região da Estrada da Roseira com a (Estrada da) Santa Inês", disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o capitão Marcos Palumbo.

Aeronave de pequeno porte caiu na Serra da Cantareira — Foto: Editoria de Arte/G1
Aeronave de pequeno porte caiu na Serra da Cantareira — Foto: Editoria de Arte/G1

Destroços da aeronave que caiu na Serra da Cantareira nesta segunda — Foto: Reprodução TV Globo
Destroços da aeronave que caiu na Serra da Cantareira nesta segunda — Foto: Reprodução TV Globo

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP-RJ investiga suposto esquema de propina na Prefeitura do Rio

Resultado de imagem para MP-RJ investiga suposto esquema de propina na Prefeitura do RioO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um procedimento para investigar uma denúncia de negociação de propina na Prefeitura do Rio. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (2).

De acordo com a reportagem, um escritório era usado para as negociações. O MP investiga se o prefeito Marcelo Crivella tem envolvimento com os acordos ilícitos.

O esquema foi delatado pelo doleiro Sérgio Mizhay, preso na operação Câmbio Desligo, um desdobramento da Lava Jato no Rio.

No depoimento, Mizhay chama o escritório de “QG da propina”. De acordo com a reportagem, o operador do esquema é Rafael Alves, empresário e irmão de Marcelo Alves, presidente da Riotur desde o início da gestão de Marcelo Crivella. Ele não possui cargo na prefeitura.


A reportagem pediu uma nota à Prefeitura do Rio, mas ainda não obteve retorno. O presidente da Riotur, Marcelo Alves, disse que não vai se manifestar. O RJ1 não conseguiu contato com Rafael Alves e nem com a empresa Locanty.

De acordo com o delator, empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município procuravam Rafael no suposto “QG da propina”. Elas deixavam cheques e, em troca, ele intermediava o fechamento de contratos ou o pagamento de valores que o poder municipal devia às elas.

MP-RJ investiga caso
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, homologou o acordo de delação de Mizhay, que depois foi confirmado pela desembargadora Rosa Maria Helena Guita, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

O MP-RJ afirmou que recebeu do Ministério Público Federal (MPF) documentos que citam autoridades com foro em delações premiadas. E que imediatamente iniciou as investigações, que estão sob sigilo. Entre elas, está um procedimento para apurar o envolvimento de Crivella com Rafael Alves.

O jornal afirma que Rafael se tornou um dos homens de confiança do prefeito após ajuda-lo a viabilizar a doação de recursos de empresas e pessoas físicas na campanha de 2016, que o levou à prefeitura.


Imagens publicadas por O Globo mostram Crivella e Rafael Alves caminhando juntos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a publicação, estas imagens estão nas mãos dos promotores do caso.

Em um trecho citado na reportagem, o doleiro afirmou que: “Rafael Alves viabiliza a contratação de empresa para a prefeitura e o recebimento de faturas antigas em aberto, deixadas pela gestão do antigo prefeito Eduardo Paes, tudo em troca do pagamento de propina”.

O doleiro afirmou que Rafael Alves entregava a ele semanalmente cheques de prestadores de serviço da Prefeitura do Rio, para receber depois os valores em espécie.

Um dos cheques, segundo ele, referia-se à propina paga pela empresa Locanty, especializada em serviços como limpeza, coleta de lixo e locação de veículos, que ainda tem recursos para receber da gestão passada.

Para comprovar o depoimento, o doleiro disse que nos dias 10 e 11 de maio do ano passado, dois funcionários da Riotur estiveram na casa dele para “resgatar” com sua mulher cheques destinados ao pagamento de propina da Locanty.

De acordo com a reportagem do jornal, os funcionários são Thiago Vinícius Martins Silva e Jones Augusto Xavier de Brito. O doleiro não soube dizer se Crivella sabia da existência do “QG da propina”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mark Ruffalo defende Leonardo DiCaprio após acusação de Bolsonaro

O ator Mark Ruffalo, famoso por interpretar Hulk na franquia de "Vingadores", saiu em defesa do colega Leonardo DiCaprio após acusação do presidente Jair Bolsonaro.

Mark Ruffalo disputa pela sua atuação na comédia 'Minhas mães e meu pai' — Foto: Reuters
Mark Ruffalo disputa pela sua atuação na comédia 'Minhas mães e meu pai' — Foto: Reuters

"Bolsonaro e sua galera estão fazendo de bode expiatório as pessoas que protegem a Amazônia dos incêndios que ele próprio permitiu que acontecessem. Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora? Bolsonaro e suas políticas (não) ambientais", disse Ruffalo em suas redes sociais.

Na sexta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro acusou Dicaprio de colaborar com queimadas criminosas na Amazônia por meio de doações à WWF, organização não governamental (ONG) que atua na área ambiental.

"Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", disse na saída do Palácio da Alvorada.

Ruffalo de olho no Brasil
Não é a primeira vez que Mark Ruffalo se manifesta sobre a política brasileira. Durante a campanha presidencial de 2014, Ruffalo chegou a declarar apoio à candidatura de Marina Silva e a classificou como "uma das pessoas mais interessantes da política mundial".

Mas o ator voltou atrás após a candidata ter retirado do programa de governo o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Eu não posso, em sã consciência, apoiar um candidato que tem uma abordagem dura em questões como o casamento gay e os direitos reprodutivos, mesmo que o candidato esteja disposto a fazer a coisa certa sobre as questões ambientais”, publicou o ator em seu blog em setembro de 2014.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpos de dois dos trigêmeos que se afogaram em rio são sepultados no Paraná

Os corpos de dois dos trigêmeos que morreram afogados no Rio Paraná, em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, foram sepultados em Alto Piquiri, no noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (2). A terceira adolescente ainda não foi encontrada pelos bombeiros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trigêmeos, que tinham 13 anos, um homem, de 47 anos, e o filho dele, um garoto de 14 anos, passeavam por uma das prainhas do Rio Paraná no sábado (30) quando uma das jovens se afastou do grupo.

A garota afundou em um trecho do rio e, na tentativa de resgatá-la, os outros dois irmãos foram puxados pela correnteza e acabaram se afogando também.


As outras duas pessoas que estavam junto tentaram ajudar os trigêmeos, mas também foram puxadas pelo rio e afundaram. O garoto de 14 anos foi resgatado por pessoas que passeavam em uma embarcação, mas o pai dele morreu afogado.

O corpo de Marcos Roberto de Campos, de 47 anos, morador de Guaíra, foi sepultado no cemitério municipal de Guaíra às 9h desta segunda-feira.

Trigêmeos se afogaram no Rio Paraná — Foto: Arquivo pessoal
Trigêmeos se afogaram no Rio Paraná — Foto: Arquivo pessoal

Os trigêmeos, duas meninas e um menino, moravam em Alto Piquiri com a família. Os dois corpos localizados pelos bombeiros foram velados no Centro de Convivência dos Idosos e sepultados no cemitério municipal.

Em homenagem às vítimas, o colégio estadual Manoel Bandeira, onde os irmãos estudavam, suspendeu as aulas nesta segunda-feira, e o prefeito decretou luto oficial de três dias.

Corpos de dois adolescentes foi realizado em Alto Piquiri — Foto: Diego Canci/RPC
Corpos de dois adolescentes foi realizado em Alto Piquiri — Foto: Diego Canci/RPC

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após estalos no prédio do Hospital Getúlio Vargas, cirurgias são adiadas e funcionários relatam medo de desabamento

Os estalos e tremores que causaram a interdição de parte do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, preocupam funcionários e pacientes que dependem dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. Nesta segunda-feira (2), profissionais relataram que o funcionamento do hospital não foi normalizado e não tem prazo para que isso aconteça.

Na madrugada da sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram uma vistoria e interditaram o bloco cirúrgico. No mesmo prédio funcionava a sala de recuperação dos pacientes, que foram retirados às pressas.

Segundo um funcionário, que pediu para não ser identificado, a vistoria foi apenas "visual". "Fizeram um laudo sem nenhum aparelho técnico. Interditam uma área, depois outra, mas não sei o que estão esperando", disse.


Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram rachaduras no chão e nas paredes internas e externas da unidade de saúde. Como o problema atingiu o bloco cirúrgico, várias cirurgias tiveram que ser remarcadas.

Parte da estrutura externa do Hospital Getúlio Vargas tem rachaduras — Foto: Reprodução/WhatsApp
Parte da estrutura externa do Hospital Getúlio Vargas tem rachaduras — Foto: Reprodução/WhatsApp

A dona de casa Maria Aparecida Brito saiu de Correntes, no Agreste do estado, pouco após a meia-noite e chegou no Recife às 5h. Tudo para conseguir marcar a cirurgia da filha de 13 anos, que tem deficiência física, mas não conseguiu data.

"Sei que nem tão cedo vão me atender porque eles vão entrar em recesso de fim de ano. As funcionárias me disseram que não estão marcando e mandaram vir outro dia. Deixei minha filha com os outros para nada", contou. Segundo Maria Aparecida, a filha precisa de uma cirurgia para "colocar a coluna e a bacia no lugar".

Pacientes não conseguem marcar consultas e cirurgias no Hospital Getúlio Vargas, no Recife — Foto: TV Globo/Reprodução
Pacientes não conseguem marcar consultas e cirurgias no Hospital Getúlio Vargas, no Recife — Foto: TV Globo/Reprodução

As irmãs Janete e Iranete Sampaio vieram de Garanhuns para tentar marcar uma cirurgia no HGV, mas também deram viagem perdida.

"Viemos de Garanhuns para fazer exame de sangue e ultrassom. A funcionária da recepção disse que não ia marcar porque o prédio está caindo. Disse também que era para ligar no dia 26 desse mês para vir tentar marcar", contou Janete.

De acordo com técnicos de enfermagem, desde a sexta-feira os pacientes da emergência estão sendo transferidos para outros hospitais. Serviços como exames e consultas não estão sendo realizados.

Parte interna do Hospital Getúlio Vargas enfrenta problemas estruturais — Foto: Reprodução/WhatsApp
Parte interna do Hospital Getúlio Vargas enfrenta problemas estruturais — Foto: Reprodução/WhatsApp

Os funcionários afirmaram que não há previsão para a situação se normalizar. "A única ordem é de continuar trabalhando. Estamos totalmente amedrontados", denunciou um funcionário da unidade.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a emergência, enfermarias e a maior parte do bloco cirúrgico do HGV estão atendendo os casos de urgência e que o bloco isolado está sendo analisado.

"Além do isolamento preventivo e provisório, novas análises estão sendo realizadas para averiguar a situação e dar os devidos encaminhamentos", afirma o texto, sobre a estrutura da unidade.

A secretaria disse ainda que monitora, por meio de contrato com empresa de engenharia especializada, a estrutura do prédio do HGV e que "todos os laudos apresentados, até o momento, atestam a segurança da estrutura".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente entre carro e caminhão da banda Cavaleiros do Forró deixa um morto, em Aroeiras, PB

Um acidente envolvendo um carro e o caminhão da banda Cavaleiros do Forró deixou um morto na manhã desta segunda-feira (2), em Aroeiras, no Agreste da Paraíba. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o carro teria colidido frontalmente com o caminhão. O motorista do carro não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O acidente aconteceu por volta das 8h, na PB-108. Com o impacto da colisão, a frente do carro em que a vítima estava foi totalmente destruída. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado ao local e constatou que o motorista do carro, identificado como José Elpídio da Costa, de 53 anos, já estava morto.

Acidente entre carro e caminhão da banda Cavaleiros do Forró aconteceu na PB-108, no Agreste da Paráiba — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba
Acidente entre carro e caminhão da banda Cavaleiros do Forró aconteceu na PB-108, no Agreste da Paráiba — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba

Segundo relato do motorista do caminhão à polícia, ele estava seguindo viagem no sentido Aroeiras-Queimadas, retornando de um show que a banda fez na noite do domingo (1º) em Aroeiras, quando o carro de passeio, que estava no sentido contrário da via, teria invadido o sentido em que o caminhão seguia.

Ainda segundo o motorista do caminhão, ele teria buzinado e tentado puxar o caminhão para o acostamento, mas não deu tempo e o carro de passeio acabou colidindo com o veículo. Até as 11h desta segunda-feira (2), o corpo da vítima e as polícias Militar e Civil permaneciam no local do acidente.

Após colisão com caminhão da banda Cavaleiros do Forró, motorista do carro morreu no local, na PB — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba
Após colisão com caminhão da banda Cavaleiros do Forró, motorista do carro morreu no local, na PB — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba

Acidentes envolvendo a banda Cavaleiros do Forró

Gabriel Diniz, cantor que morreu no dia 27 de maio deste ano em uma queda de avião, foi a terceira pessoa que já foi vocalista da banda Cavaleiros do Forró, do Rio Grande do Norte, a morrer em acidentes. José Inácio Alexandre da Silva, em 2005, e Eliza Clívia, em 2017, foram vítimas de acidentes automobilísticos.

Em 2005, uma colisão entre dois ônibus no Rio Grande do Norte provocou a morte de quatro pessoas. Entre os mortos estavam o vocalista do Cavaleiros do Forró, José Inácio Alexandre da Silva, e o guitarrista, Edivan Paulo da Silva.


Em 2017, Clívia morreu em acidente de trânsito em Aracaju, no Sergipe. Ela foi vocalista do grupo entre 2003 e 2013, e chegou a trabalhar com Diniz, que cantou com a banda entre 2010 e 2011.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que pretende elevar faixa de isenção do IR para 'próximo de R$ 2 mil' neste ano

Resultado de imagem para Bolsonaro diz que pretende elevar faixa de isenção do IR para 'próximo de R$ 2 mil' neste ano
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (2) que pretende elevar, ainda neste ano, a faixa de isenção do Imposto de Renda para atingir trabalhadores que ganham até "próximo de R$ 2 mil" por mês.

Entretanto, a faixa de isenção atualmente já é próxima desse valor: no IR de 2019, beneficiou quem ganhava até R$ 1.903,98. A mudança, se confirmada, valeria para o IR de 2020.

Bolsonaro deu a declaração durante entrevista à rádio Itatiaia. Ele apontou que o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda foi uma promessa de campanha.

"Eu gostaria de entregar o meu governo, por exemplo, quem ganhasse até R$ 5 mil ficasse isento do Imposto de Renda. Estou trabalhando para que este ano a gente chegue próximo aos R$ 2 mil. O pessoal pode reclamar: 'só R$ 2 mil, prometeu R$ 5 mil.' Eu prometi R$ 5 mil, espero cumprir até o final do meu mandato", disse o presidente.

No ano passado, o então Ministério da Fazenda (hoje Economia) divulgou cálculo que apontava que, se a isenção para quem ganha até R$ 5 mil fosse aplicada, o governo deixaria de arrecadar R$ 60 bilhões por ano.

Bolsonaro admitiu que a sua proposta gerou "reação" por parte de sua equipe econômica e da Receita Federal, mas disse acreditar que seus "argumentos" serão ouvidos.

A reação se deve ao fato de que, ao elevar a faixa de isenção, o governo reduz o número de pessoas que pagam o Imposto de Renda e, com isso, arrecada menos.

"Tem reação por parte da equipe econômica? Tem, é óbvio que tem. Tem por parte da Receita? Tem. E isso daí em parte eu estou forçando um pouco a barra, mas não vou constranger a equipe econômica, muito menos a Receita Federal. Acredito que os meus argumentos sejam ouvidos por parte deles, apesar de eu não entender de economia", completou o presidente.

Taxa de Juros
Mais cedo nesta segunda, o presidente participou de um evento que discutiu iniciativas para melhorar as condições de trabalho e de atendimento a clientes com deficiência da Caixa Econômica Federal.

Em seu discurso, Bolsonaro criticou o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, Dilma reduziu a taxa de juros a "canetadas".


O presidente também disse esperar que o Banco Central reduza a taxa Selic de 5% para 4,5%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá na próxima semana e anuncia na quarta sua decisão sobre a taxa básica de juros.

"Aquela que entendia [de economia] está pagando uma conta altíssima", disse Bolsonaro, se referindo à ex-presidente Dilma Rousseff.

"Também naquela época, [Dilma] reduziu a taxa de juros na canetada. Hoje, sem canetada, [a Selic] está em 5%. Deve chegar a 4,5%, eu torço né?", afirmou Bolsonaro.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também comentou a taxa de juros. Disse que, se houver redução na próxima reunião do Copom, o banco continuará a reduzir as taxas do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito.

"Num pais que tem 3% de inflação ao ano e 5% de juros ao ano não é correto você cobrar exatamente daquele mais humilde 10%, 20%, 15%. Foi por isso que nós reduzimos a taxa do cheque especial de 14% para 4,99%. E semana que vem, se houver redução da Selic, se houver, já estou falando em primeira mão, porque já houve aprovação matemática, nós faremos mais reduções do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, entre outros", disse o presidente da Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Economia chilena despenca 3,4% em outubro por crise social

A economia chilena caiu 3,4% em outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela crise social que começou no dia 18 daquele mês, causando um declínio dramático na atividade comercial e serviços, informou o Banco Central nesta segunda-feira (2).

Desde 18 de outubro, o Chile vive uma onda de grandes protestos contra o governo de Sebastián Piñera — Foto: Getty Images via BBC
Desde 18 de outubro, o Chile vive uma onda de grandes protestos contra o governo de Sebastián Piñera — Foto: Getty Images via BBC

"A atividade econômica do mês foi afetada pelo desempenho das atividades da indústria de serviços, comércio e manufatura", afirmou a entidade monetária.

No começo de novembro, o ministro da Fazenda do Chile, Ignacio Briones, disse que o governo poderia reduzir novamente a expectativa de crescimento econômico para 2020 e que "não se pode descartar" que em 2019 o PIB fique abaixo de 2%.

Ele citou "sinais bastante preocupantes" que permitem prever que o último trimestre deste ano será "muito ruim", em meio à onda de protestos sociais que sacode o Chile há quase dois meses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Equipe da assistência Social comemora aniversário da secretária Jaíra Martins que foi recebida com festa na sede do CRAS de Itaú

Hoje é mais uma dia de comemoração, celebra o dom da vida a Secretária da Assistência Social e Primeira Dama Jaíra Martins e para celebrar esse momento a equipe das secretaria (CRAS, Conselho Tutelar, Bolsa Família e Crianças Feliz) fizeram uma recepção surpresa na sede do CRAS de Itaú-RN.


A monitora Deusalúcia Lopes trouxe uma música para que todos pudessem refletir no papel que cada um da assistência social têm para com a comunidade itauense, em especial a secretária Jaíra Martins que precisa estar bem para resolver todos os problemas que surgem ao longo do percurso como administradora.



Jaíra também falou sobre a importância da música e agradeceu a todos pela recepção e carinho que todos tem por ela.




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››