quarta-feira, maio 09, 2018

Dois pacientes em estado grave fogem de hospital em MT

Pacientes fogem do Hospital Regional após terem pedido de alta negado (Foto: Ademir Júnior/Assecom Sinop)

Dois pacientes que estavam internados em estado grave, no Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá, fugiram da unidade de saúde nessa terça-feira (8). Uma funcionária do hospital registrou boletim de ocorrência na polícia denunciando a saída deles, sem que tivessem recebido alta.

De acordo com o boletim de ocorrência, os dois homens já haviam pedido para deixar o hospital, mas pela gravidade do estado de saúde deles, os médicos negaram a solicitação e eles continuaram internados.

Ainda segundo a denúncia, José Aparecido Machado estava no hospital em decorrência de alto índice de diabetes e aguardava vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O outro paciente, Jair Debastiani, estava com hemorragia e aguardava por um exame de endoscopia.

Por meio da assessoria de imprensa, o hospital informou que não vai se manifestar sobre o ocorrido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpo de PM é encontrado carbonizado dentro de carro em Itaboraí

Corpo foi encontrado carbonizado dentro de carro (Foto: Redes Sociais)
Corpo foi encontrado carbonizado dentro de carro (Foto: Redes Sociais)

O corpo de um policial militar foi encontrado carbonizado na madrugada desta quarta-feira (9) dentro de seu carro em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. A vítima, que ainda não foi identificada pela corporação, é o 44º policial militar morto em 2018 no Rio de Janeiro.

As buscas pelo PM começaram depois que um familiar comunicou o desaparecimento dele na terça-feira (8). Ele teria saído de Teresópolis, na Região Serrana, e ido para São Gonçalo resolver um problema particular. Equipes da Polícia Militar fizeram buscas e não localizaram o policial.

Na madrugada de quarta-feira (9), o Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio em um carro sem placas e com as mesmas características do veículo do policial desaparecido. Ao chegarem ao local, foi constatado que havia um corpo carbonizado dentro do carro.

Equipes do 35º BPM (Itaboraí) encontraram as placas do carro incendiado e foi possível confirmar com parentes do PM que se tratava do carro desaparecido.

Policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DH-Nit) foram acionados e realizaram perícia no local. Ainda de acordo com a PM, a identificação só poderá ser feita por exames de DNA e arcada dentária já que o corpo estava carbonizado.

Sargento morto na Zona Norte

O Portal dos Procurados está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil por informações que levem a polícia a identificar e prender os envolvidos na morte do 2º sargento da Polícia Militar Luiz Felipe de Castro Moraes.

Lotado no 16°BPM (Olaria), o sargento foi assassinado com vários tiros, inclusive na cabeça, na noite de terça-feira (8), no Conjunto do Quitungo, em Brás de Pina, Zona Norte. Segundo informações, ele estava saindo do serviço quando foi baleado.

Carro foi encontrado em Itaboraí, RJ (Foto: Redes Sociais)
Carro foi encontrado em Itaboraí, RJ (Foto: Redes Sociais)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem atira na esposa, no irmão e comete suicídio em Lorena, diz polícia

Carro capotou e suspeita da polícia é de que homem tenha cometido suicídio antes de acidente (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Carro capotou e suspeita da polícia é de que homem tenha cometido suicídio antes de acidente (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Uma briga entre irmãos terminou com duas pessoas baleadas e uma morte em Lorena na madrugada desta quarta-feira (9) no bairro Vila Passos. De acordo com a Polícia Civil, um homem baleou o irmão e a esposa, foi perseguido pela polícia e se matou. No carro do atirador, que capotou durante uma perseguição policial, foram encontradas armas e drogas. A Polícia Civil abriu inquérito e apura o motivo do crime.

Segundo a Polícia Militar, eles foram acionados por vizinhos que ouviram o barulho dos disparos 1h40 da madrugada no bairro Vila Passos. Ao se aproximarem do local do chamado, encontraram um motorista trafegando na contramão em alta velocidade e deram início à perseguição.

O motorista fugiu pelo bairro até a estrada do Pedroso, por onde prosseguiu por três quilômetros até perder o controle e atingir uma barreira de concreto. O homem foi socorrido e levado para o Pronto-Socorro de Lorena, mas não resistiu.

Segundo o laudo médico, a causa da morte foi uma perfuração por arma de fogo na cabeça. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que ele tenha cometido suicídio e, por isso, perdeu o controle do veículo. O caso foi registrado no boletim de ocorrência como tentativa de homicídio seguida de suicídio.

No carro usado pelo atirador, apreendido pela polícia, foram encontradas três porções de cocaína, duas balanças, material para embalar drogas, dez munições, uma pistola e três carregadores.

O condutor, de 40 anos, baleou o irmão, 46 anos, e a própria esposa, de 32 anos, depois de uma discussão. As vítimas também foram socorridas no Pronto-Socorro de Lorena. A esposa do autor foi baleada no braço e abdômen, passou por uma cirúrgia e tem quadro clínico considerado estável. O irmão teve ferimentos leves, foi socorrido e liberado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gaeco prende deputado, ex-secretário, irmão dele e 3 empresários em operação contra fraudes no Detran-MT

Deputado estadual Mauro Savi (à esquerda) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques (à direita) que é primo do governador de Mato Grosso, foram presos na Operação Bônus (Foto: Karen Malagoli/ALMT/Mayke Toscano/Secom-MT)
Deputado estadual Mauro Savi (à esquerda) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques (à direita) que é primo do governador de Mato Grosso, foram presos na Operação Bônus (Foto: Karen Malagoli/ALMT/Mayke Toscano/Secom-MT)

O deputado estadual Mauro Savi (PSB) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, que é primo do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), e mais quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (9), pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), durante a Operação Bônus.

A ação é uma continuidade da Operação Bereré, que investiga suspeita de fraudes e desvio de verba do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), segundo o Ministério Público Estadual (MPE), em Cuiabá.

O desembargador José Zuquim Nogueira, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também mandou prender também Pedro Jorge Zamar Taques, irmão de Paulo Taques, além dos empresários Roque Anildo Reinheimer, Claudemir Pereira dos Santos, vulgo ‘Grilo’, e José Kobori.

Pedro Zamar Taques também é primo de Pedro Taques. Em nota, o governo diz que o contrato com a empresa EIG Mercados Ltda (antiga FDL), por meio da qual teriam sido desviados recursos públicos do Detran, foi rompido após a primeira fase da operação, em fevereiro, e que "tomou todas as medidas administrativas necessárias para evitar prejuízo ao erário".

Durante a operação, ainda foram cumpridos cinco de busca e apreensão, em Cuiabá, São Paulo e Brasília.

Os alvos da operação ainda não se manifestaram.

Os presos foram encaminhados ao Gaeco e devem passar por audiência de custódia.

Operação Bereré  (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)
Operação Bereré (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)

A primeira fase da Operação Bereré aconteceu em fevereiro deste ano e investigava um esquema que desviou dinheiro do Detran, com o apoio de políticos, por meio de empresas de fachada.

A operação Bônus é resultado da análise dos documentos apreendidos na primeira fase da Bereré, dos depoimentos prestados no inquérito policial e colaborações premiadas.

Tem como objetivo desmantelar organização criminosa instalada dentro do Detran para desvio de recursos públicos.

Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América)
Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América)

Fraudes
O esquema fraudulento denunciado pelo irmão do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), Antônio Barbosa, em delação já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em delação, o irmão de Silval Barbosa disse que o presidente da Assembleia Legislativa teria se beneficiado com um esquema no Detran. A delação foi feita e homologada no ano passado pelo STF.


Segundo ele disse em depoimento, houve fraude no serviço de gravames de veículos (registro de contratos de financiamento), através de uma empresa ligada a ele. Mauro Savi e o ex-deputado federal Pedro Henry também foram apontados por ele como supostos integrantes do esquema.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem morre depois de ser ignorada por telefonista de serviço de emergência na França

Resultado de imagem para Jovem morre depois de ser ignorada por telefonista de serviço de emergência na França

No dia 29 de dezembro de 2017, Naomi Musenga, 22 anos, moradora de Estrasburgo, no leste da França, passou mal e ligou para o Samu, um serviço de pronto atendimento médico em caso de risco de vida para o paciente. A telefonista não levou Naomi a sério e ela morreu poucas horas depois de ser levada para o hospital.

O caso provocou indignação no país e trouxe à tona um grande debate sobre o funcionamento do serviço de emergência na França. O diálogo entre Naomi e a telefonista responsável pela triagem dos pacientes vazou na imprensa e chocou ainda mais os franceses.

Na conversa, a jovem se queixa de dor na barriga, pede ajuda e diz que vai morrer. A atendente ironiza seu mal estar e responde “que todo mundo vai morrer um dia”, sugerindo que ela entre em contato com o SOS Médécins, serviço de consulta médicas a domicílio. Além disso, ironiza o estado de saúde da garota conversando com uma colega ao lado.

Atendida horas depois, Naomi sofreu um infarto e morreu no hospital. A autópsia revelará uma falência múltipla dos órgãos. A telefonista foi suspensa. A Procuradoria de Estrasburgo também anunciou nesta quarta-feira (9) que abrirá um inquérito por omissão de socorro.

Para ministra, o problema não é estrutural
Nesta terça-feira (8), a ministra da Saúde, Agnès Buzyn, disse em sua conta no Twitter que estava profundamente indignada, e que solicitaria a abertura de um inquérito administrativo.

Hoje, em entrevista à rádio France Info, declarou que o problema envolve um erro humano, e não falta de recursos para o setor. “Este é um caso particular, individual. Fica claro que é o problema de alguém que não tem absolutamente nenhuma empatia, que não aplica os procedimentos, e que tira sarro de alguém que está doente”, acrescentou. Segundo a ministra, o Samu recebe em média 25 milhões de telefonemas por ano e “na grande maioria dos casos os pacientes são muito bem tratados”.

O presidente da associação de médicos de emergência, Patrick Pelloux, discorda da ministra. Para ele, os médicos, enfermeiros e outros funcionários do setor estão “exaustos, estressados e à beira do burn-out”, e consequentemente “distanciados do sofrimento do paciente”. Em entrevista ao jornal Le Parisien, ele faz um pedido de “socorro” solicitando a contratação de mais profissionais que gerenciam os telefonemas e questionando sobre a organização do serviço na França.

Na próxima segunda-feira (14), Agnès Buzyn receberá duas organizações médicas. Segundo ela, o presidente Emmanuel Macron deve anunciar novas medidas para o setor e uma reorganização do sistema de saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher é morta estrangulada com fio de celular em SC e ex-companheiro é preso

Uma mulher de 28 anos foi morta estrangulada em Herval D'Oeste, no Oeste catarinense, e o ex-companheiro, de 40 anos, foi preso na terça-feira (8) após confessar à Polícia Civil ter matado a vítima. Segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), o homem teria usado as mãos e um fio de carregador de celular no pescoço da mulher.

Conforme o delegado André Cembranelli, o corpo de Luciane foi encontrado em uma ribanceira na área rural, depois que o ex-companheiro indicou o local.

Lucineia de Oliveira foi morta pelo ex-companheiro em Herval D'Oeste (Foto: Reprodução/Facebook)
Lucineia de Oliveira foi morta pelo ex-companheiro em Herval D'Oeste (Foto: Reprodução/Facebook)

O crime ocorreu por volta das 16h da sexta-feira (4). Segundo a Polícia Civil, Luciane teve uma discussão com Nestor da Silva na casa de um mulher com quem ele mantinha um relacionamento.

Após o estrangulamento, Nestor teria enrolado o corpo de Luciane em um lençol e escondido embaixo da cama de um dos quartos. O suspeito e a mulher dona da casa saíram do local.

Ainda na sexta, à noite, o homem disse ter tirado o corpo do local e jogado em uma ribanceira. Na segunda-feira (7), a Polícia Civil de Herval D'Oeste foi oficialmente notificada do desaparecimento de Luciane e começou a colher informações.

"A testemunha que presenciou o crime prestou depoimento e fomos até a casa dela com o Instituto Geral de Perícia. Com o luminol [substância utilizada para detectar vestígios de sangue], verificamos a presença de sangue, principalmente embaixo da cama", explica Cembranelli.

A Polícia Civil também sabia que, após o crime, Nestor foi para casa de parentes em Abelardo Luz, cidade próxima da região. No município, o suspeito confessou ter matado Luciane após uma discussão e concordou em ir ao local onde estava o corpo, segundo a Polícia Civil.

Bombeiros ajudaram nas buscas em Herval D'Oeste (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)
Bombeiros ajudaram nas buscas em Herval D'Oeste (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

O homem foi preso em flagrante por ocultação de cadáver e a Polícia Civil representou pela prisão preventiva por homicídio, concedida pela Justiça. Ele foi encaminhado para o Presídio Regional de Joaçaba.

Ainda segundo a Polícia Civil, a vítima já tinha registrado diversos boletins de ocorrência por violência doméstica e chegou a ter medida protetiva. O ex-casal tinha dois filhos, de acordo com a Polícia Civil.

Trabalhos de buscas no local ocorreram na terça-feira (9) (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)
Trabalhos de buscas no local ocorreram na terça-feira (9) (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação no STJD

Atrás da impugnação da final do Campeonato Paulista, Palmeiras entra com representação no STJD

O Palmeiras cumpriu o prometido e entrou nesta quarta-feira com uma ação chamada "mandado de garantia" no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão obrigue o TJD-SP a analisar o mérito do pedido de impugnação do segundo jogo da final do Campeonato Paulista, vencida pelo Corinthians nos pênaltis, com a alegação de que houve interferência externa na decisão da arbitragem de anular um pênalti de Ralf em Dudu.

Paralelamente a isso, o Palmeiras entrou com recurso no TJD-SP, questionando a decisão do presidente do órgão, o delegado Antonio Olim, divulgada na última sexta-feira, de indeferir o pedido de impugnação sem julgar o mérito, alegando expiração do prazo. Sem o julgamento do mérito, o Palmeiras não poderia recorrer ao STJD. Daí a estratégia agora dos advogados do Verdão de entrarem nesta quarta com o chamado "mandado de garantia". A ideia é provar que a decisão de Olim de indeferir o pedido alegando "expiração do prazo" não se sustenta.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que um pedido de impugnação de resultado deve ser protocolado "em até dois dias depois da entrada da súmula na entidade de administração do desporto". A súmula da final do Paulistão foi publicada às 21h25 de 8 de abril (domingo, data da decisão do Paulistão. O e-mail do Palmeiras com o pedido de impugnação foi enviado às 21h22 de terça-feira (10 de abril) – ou seja, três minutos antes da expiração do prazo.

Nos bastidores do Palmeiras, a expectativa de ter sucesso no Tribunal presidido por Antonio Olim, em São Paulo, nunca foi muito grande. Isso porque o clube e a Federação Paulista vêm travando disputas públicas desde o início da temporada. Daí a ideia de recorrer agora ao STJD.

Depois de reunir imagens da confusão em sua arena e até contratar uma empresa para investigar o caso, o Palmeiras alega ter provas de que o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na decisão após receber informações de fora.

Além do STJD, o Palmeiras ainda pode recorrer ao CAS, corte desportiva internacional.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Toffoli propõe estender restrição do foro privilegiado a todas as autoridades

Resultado de imagem para Toffoli propõe estender restrição do foro privilegiado a todas as autoridades

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício nesta quarta-feira (9) à presidente da Corte, Cármen Lúcia, propondo a aprovação de duas súmulas vinculantes: uma para estender a restrição do foro privilegiado a todas as autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo em nível federal; e a outra para eliminar a prerrogativa de foro privilegiado nas esferas estadual e municipal. As súmulas não valeriam para presidente da República, que tem regra específica na Constituição (veja detalhes mais abaixo).

Súmulas vinculantes são regras, baseadas em entendimentos do STF, que devem ser seguidas obrigatoriamente pelas demais instâncias do Judiciário e da administração pública em geral. Para que tenham efeito, precisam ser aprovadas por 8 dos 11 ministros da Corte.

As súmulas vinculantes apresentadas por Toffoli não serão avaliadas de imediato pelos ministros em plenário. Passarão ainda por análise técnica da Secretaria Judiciária do STF e terão de aguardar um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR).

Os prazos da tramitação para levar a proposta para decisão final do STF somam mais de 30 dias. Depois disso, cabe à presidente da Corte, Cármen Lúcia, marcar uma data para votação no plenário.

A proposta de Toffoli segue o modelo aprovado na semana passada, quando o Supremo restringiu o foro privilegiado de deputados federais e senadores aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e ligados ao mandato. Nessas situações, eles continuam a ser processados exclusivamente no Supremo. Nas outras situações, serão processados nas primeiras instâncias judiciais.

Durante o julgamento, Toffoli chegou a propor a extensão desse entendimento para demais autoridades, mas não obteve maioria favorável na ocasião. A nova proposta, de teor idêntico, formalizaria a mudança.

No ofício a Cármen Lúcia, Toffoli justificou que a extensão visa eliminar controvérsias entre tribunais que pudessem gerar, segundo ele, "grave insegurança jurídica". “Essa prerrogativa, indubitavelmente, constitui uma exceção ao princípio republicano, razão por que deve ser interpretada restritivamente”, escreveu o ministro.


Na segunda-feira (7), com base no entendimento do Supremo sobre restrição do foro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão enviou para a primeira instância uma investigação sobre o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Apesar de a decisão do STF não falar sobre governadores, Salomão entendeu que era o caso de aplicar o novo entendimento, pelo princípio da simetria.

Se a proposta de Toffoli for aprovada, vai definido que a restrição do foro será aplicada a demais autoridades além de deputados federais e senadores, independentemente da interpretação de ministros e juízes de outros tribunais.

Outro ponto da proposta de Toffoli é manter o foro privilegiado somente para as autoridades que foram contempladas com esse direito na Constituição Federal. O ministro propôs eliminar garantias de foro privilegiado criadas por constituições estaduais.

Segundo cálculos do Senado citados por Toffoli, a restrição em nível federal atingiria 38 mil autoridades. Em nível estadual e municipal, segundo o ministro, há cerca de 16 mil autoridades com foro.

Dependendo do cargo, essas autoridades respondem a tribunais diferentes. Governadores, por exemplo, só são julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Prefeitos, por sua vez, começam a ser processados num Tribunal de Justiça estadual, de segunda instância.

Presidente da República
A proposta de Toffoli não restringe o foro privilegiado do presidente da República, que obedece a uma regra diferente das demais autoridades.

Pela Constituição Federal, qualquer denúncia contra o chefe do Executivo federal só pode prosseguir se for admitida por 2/3 da Câmara dos Deputados.

Se a acusação for de crime de responsabilidade, que pode levar a um impeachment, o julgamento cabe ao Senado. Se for crime comum, o processo tramita no próprio STF. Atos anteriores ao mandato e não ligados às funções de presidente não podem levar a um processo enquanto durar o mandato.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bombeiros encontram novos restos mortais nos escombros do prédio que desabou no Centro de SP

O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta quarta-feira (9) novos restos mortais em meio aos escombros do desabamento do prédio no Centro de São Paulo na última terça-feira (1º).

Foram encontrados ossos da pélvis e vértebras com auxílio cadela farejadora Vasti. O Instituto Médico Legal (IML) foi ao local para recolher os ossos para análise. Os ossos foram encontrados em um terceiro local diferente de onde estavam os de restos Ricardo Pinheiro, a primeira vítima identificada, e os restos mortais encontrados nesta terça-feira (8).

“Esses ossos foram encontrados no subsolo, um local diferente de onde foram achados os outros ossos de ontem”, disse o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos bombeiros. Segundo o capitão, isso reforça a hipótese de que os restos mortais pertençam a indivíduos diferentes.

"Não é possível afirmar se morreram queimadas ou sofreram fraturas", disse Palumbo. “Só o IML apontará a causa das mortes. Nós não podemos dizer a causa da morte”, afirmou.

Peritos levam restos mortais encontrados nesta quarta-feira (9) nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida para análise (Foto: Kleber Tomaz)
Peritos levam restos mortais encontrados nesta quarta-feira (9) nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida para análise (Foto: Kleber Tomaz)

Aos jornalistas, Palumbo ressaltou que não é possível determinar, no momento da descoberta, se o material encontrado pertence a uma ou mais vítimas do desabamento.

O legista Paulo Tieppo, do IML, disse ao G1 que “até o momento temos um corpo identificado, do Ricardo, e um osso de um homem não identificado".


"O que pressupõe dois mortos. Os ossos encontrados hoje não seriam da mesma ossada de ontem porque foram achadas no subsolo. Mas ainda não dá para dizer se são de uma ou mais pessoas. Por isso não dá para se falar em terceira vítima. Eles passarão por análise no IML", afirmou o perito.

Nesta terça (8), haviam sido encontrados outros fragmentos e restos mortais de mais uma vítima. O material recolhido pertence a um adulto do sexo masculino, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Bombeiros chegam ao 1º subsolo do prédio que desabou no Centro de São Paulo (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Bombeiros chegam ao 1º subsolo do prédio que desabou no Centro de São Paulo (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Segundo Palumbo, desde o início dos trabalhos já foram retiradas 2 mil toneladas de destroços do prédio que desabou. O entulho está sendo colocado por máquinas em caminhões.

Durante a madrugada, os bombeiros chegaram ao local onde se encontrava o segundo subsolo do edifício Wilton Paes de Almeida. Ainda que remota, havia a esperança de que pudesse haver, naquele ponto, uma célula de sobrevivência. O prédio contava com 24 andares tinha dois subsolos.

Palumbo disse que os bombeiros têm encontrado no subsolo os escombros muito compactados, mas seguem a estratégia de remoção seletiva do entulho.

A primeira vítima, encontrada na sexta-feira (4), foi identificada como Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, de 39 anos, o homem que morreu quando era resgatado.


Agora, os bombeiros buscam outras seis pessoas nos escombros:

Francisco Dantas, de 56 anos;
Selma Almeida da Silva, 40;
Werner, 10, filho de Selma;
Wendel, 10, filho de Selma;
Eva Barbosa Lima, 42;
Walmir Sousa Santos, 47;
Auxílio aos desabrigados
Na terça-feira (8), as famílias que moravam no prédio começaram a receber o auxílio-aluguel, segundo a Prefeitura.

Os ex-moradores do Wilton Paes de Almeida que permanecem acampados no Largo do Paissandu reforçaram as barracas com lonas na noite desta terça. Com a diminuição das temperaturas na capital paulista, eles reclamam de frio e de cansaço após mais uma noite a céu aberto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tido como desaparecido nos escombros de prédio é encontrado em outra cidade, diz delegado

Artur Hector de Paula entrou para a lista de procurados nos escombros do edifício que desabou no Centro de São Paulo (Foto: Roberto Kovalick/TV Globo)
Artur Hector de Paula entrou para a lista de procurados nos escombros do edifício que desabou no Centro de São Paulo (Foto: Roberto Kovalick/TV Globo)

Tido como desaparecido nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, Artur Hector de Paula, de 45 anos, foi encontrado vivo em outra cidade, informou o delegado seccional do Centro, Marco Antônio de Paula Santos.

De acordo com o delegado, parentes que moram em Minas Gerais confirmaram que ele está naquele estado. A cidade onde Artur está não foi informada.

Segundo o policial, Artur apareceu inicialmente numa cidade do interior de São Paulo e, depois, viajou para Minas Gerais. Ele teria pedido para vizinhos que falassem que ele não tinha sido visto.

Com a confirmação de que Artur está vivo, os bombeiros buscam seis pessoas nos escombros:

Francisco Dantas, de 56 anos;
Selma Almeida da Silva, 40;
Werder, 10, filho de Selma;
Wendel, 10, filho de Selma (gêmeo de Werder);
Eva Barbosa Lima, 42;
Walmir Sousa Santos, 47.
A primeira vítima, encontrada na sexta-feira (4), foi identificada como Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, de 39 anos, o homem que morreu quando era resgatado.

Buscas
Os bombeiros localizaram na manhã desta quarta-feira (9) novos restos mortais em meio aos escombros do desabamento do prédio no Centro de São Paulo na última terça-feira (1º).

Foram encontrados ossos da pélvis e vértebras com auxílio cadela farejadora Vasti. O Instituto Médico Legal (IML) foi ao local para recolher os ossos para análise.


“Esses ossos foram encontrados no subsolo, um local diferente de onde foram achados os outros ossos de ontem”, disse o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos bombeiros. Segundo o capitão, isso reforça a hipótese de que os restos mortais pertençam a indivíduos diferentes.

Bombeiros chegam ao 1º subsolo (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Bombeiros chegam ao 1º subsolo (Foto: Kleber Tomaz/G1)

"Não é possível afirmar se morreram queimadas ou sofreram fraturas", disse Palumbo. “Só o IML apontará a causa das mortes. Nós não podemos dizer a causa da morte”, afirmou.

Aos jornalistas, Palumbo ressaltou que não é possível determinar, no momento da descoberta, se o material encontrado pertence a uma ou mais vítimas do desabamento.

Nesta terça (8), haviam sido encontrados outros fragmentos e restos mortais de mais uma vítima. O material recolhido pertence a um adulto do sexo masculino, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereador Marcello Siciliano chama de 'factoide' denúncia de testemunha à polícia sobre morte de Marielle Franco

O vereador Marcello Siciliano (PHS) chamou, durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (9), de mentirosa a acusação de seu envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco.

“Gostaria de esclarecer, antes de mais nada, a minha surpresa com relação ao que aconteceu ontem (terça, 8). A minha relação com a Marielle era muito boa, não estou entendendo por que esse factoide foi criado contra a minha pessoa", afirmou.

Siciliano também negou conflitos com a vereadora morta a tiros no dia 14 de março, no Estácio, Zona Norte do Rio.

"Estou sendo massacrado nas redes sociais por algo que foi dito por uma pessoa que a gente não sabe nem a credibilidade que tem. Nunca tivemos conflito político em região alguma. Ela esteve no meu aniversário. Em Curicica eu não tive muitos votos”, garantiu Siciliano.

Nesta terça (8), o jornal O Globo informou, em reportagem exclusiva, que uma testemunha procurou a Polícia Federal para falar sobre o caso Marielle. A testemunha teria contado à PF que o vereador e o ex-PM Orlando Araújo queriam a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL).

Vereador nega acusações feitas por testemunha de que ele teria envolvimento com a morte da vereadora Marielle Franco (Foto: Henrique Coelho/G1)
Vereador nega acusações feitas por testemunha de que ele teria envolvimento com a morte da vereadora Marielle Franco (Foto: Henrique Coelho/G1)

Ainda segundo a publicação, a testemunha decidiu contar o que sabe porque está jurada de morte. O delator teria sido ameaçado pelo ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, que cumpre pena na Cadeia Pública Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9.

A motivação do crime, de acordo com o depoimento, foi o avanço de ações comunitárias de Marielle em áreas de interesse da milícia na Zona Oeste.

A vereadora foi executada com quatro tiros. Na ação, o motorista Anderson Gomes também foi atingido e morreu e uma assessora foi ferida por estilhaços.

Vereador diz que morte de colaborador não foi 'queima de arquivo'
Em abril, Siciliano prestou depoimento à Divisão de Homicídios sobre o assassinato de Marielle, na condição de testemunha. Dois dias depois de prestar depoimento, um colaborador do vereador, Carlos Alexandre Pereira, foi executado na Taquara, Zona Oeste da cidade.

Segundo informações do 18º BPM (Jacarepaguá), uma equipe encontrou Carlos Alexandre morto a tiros. O gabinete de Siciliano informou que ele era um colaborador voluntário.

Durante coletiva nesta manhã, Marcello aproveitou para dizer que não acredita que a morte de seu colaborador tenha a ver com a morte de Marielle, como uma possível “queima de arquivo”.

"Quando eu quis mostrar o trabalho que ele fez de levar as demandas das comunidades para o gabinete, ninguém se interessou. Só mostraram foto dele com um relógio de ouro", afirmou Siciliano, destacando que a Cidade de Deus nunca foi reduto eleitoral dele.

Sobre a amizade que o vereador alegou ter com Marielle e que foi questionada por alguns amigos de partido da vereadora, Siciliano disse que as imagens do plenário da Câmara falam por si só. “Puxa as câmeras do plenário que vocês vão ver. Cada um tem um nível de achismo do que é amizade, coleguismo. As mentiras aparecem, as máscaras caem e já, já, tudo isso vai ser resolvido”, garantiu.

Carlos Alexandre com 'uniforme' da equipe de Siciliano (E) e 'à paisana' em foto de fevereiro de 2017 (Foto: Montagem com reproduções/Facebook)
Carlos Alexandre com 'uniforme' da equipe de Siciliano (E) e 'à paisana' em foto de fevereiro de 2017 (Foto: Montagem com reproduções/Facebook)

Testemunha fala de conversa sobre vereadora morta
De acordo com O Globo, a testemunha diz que foi forçada a trabalhar para Orlando e deu detalhes de como a execução foi planejada e diz que participou de reuniões. As conversas entre Orlando e Siciliano teriam começado em junho do ano passado.

"Eu estava numa mesa, a uma distância de pouco mais de um metro dos dois. Eles estavam sentados numa mesa ao lado. O vereador falou alto: “Tem que ver a situação da Marielle. A mulher está me atrapalhando”. Depois, bateu forte com a mão na mesa e gritou: “Marielle, p*ranha do Freixo”. Depois, olhando para o ex-PM, disse: 'Precisamos resolver isso logo'", afirmou a testemunha, segundo O Globo.

Marielle foi assessora do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) durante a CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). 

Assassinato de vereadora carioca Marielle Franco provocou debate sobre direitos humanos nas redes sociais (Foto: Renan Olaz/CMRJ)
Assassinato de vereadora carioca Marielle Franco provocou debate sobre direitos humanos nas redes sociais (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

A reportagem cita ainda que a testemunha concedeu três depoimentos à Divisão de Homicídios. Deu informações à polícia sobre datas, horários e reuniões entre Siciliano e o ex-PM, que atualmente está em Bangu 9, no Complexo Pentenciário de Gericinó, na Zona Oeste. Também teria fornecido nomes de quatro homens escolhidos para o assassinato, agora investigados pela polícia.

Ainda segundo a publicação, a testemunha contou que, um mês antes do atentado contra Marielle, o ex-PM deu a ordem para o crime de dentro da cela de Bangu 9.

O relato informa que Orlando, primeiro, mandou que homens de sua confiança providenciassem a clonagem de um carro, o Cobalt prata, e que o veículo foi visto circulando próximo da comunidade da Merk, na Zona Oeste, controlada pelo ex-PM.

A testemunha afirmou também que um homem identificado como Thiago Macaco foi encarregado de fazer o levantamento dos hábitos da vereadora: onde ela costumava ir, o local que frequentava e todos os trajetos que Marielle usava ao sair da Câmara de Vereadores.

O depoimento também cita que o ex-PM é "dono" da comunidade Vila Sapê, em Curicica, também na Zona Oeste, que trava uma guerra com os traficantes da Cidade de Deus. Segundo a testemunha, a vereadora passou a apoiar os moradores da Cidade de Deus e comprou briga com o ex-PM e o vereador, que tem uma parte do seu reduto eleitoral na região.

"Ela peitava o miliciano e o vereador. Os dois [o miliciano e Marielle] chegaram a travar uma briga por meio de associações de moradores da Cidade de Deus e da Vila Sapê. Ela tinha bastante personalidade. Peitava mesmo", revelou a testemunha, de acordo com o jornal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após 4 anos de prejuízo, Correios registram em 2017 lucro de R$ 667 milhões

Resultado de imagem para Após 4 anos de prejuízo, Correios registram em 2017 lucro de R$ 667 milhões

Os Correios registraram lucro de R$ 667 milhões em 2017. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, e pelo presidente da estatal, Carlos Fortner, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

O resultado positivo ocorre após 4 anos seguidos de prejuízo. Em 2015, o resultado negativo foi de R$ 2,12 bilhões e, em 2016, de R$ 1,48 bilhão.

Em nota, os Correios informaram que o balanço da empresa foi aprovado pelo seu conselho fiscal e será agora submetido à deliberação do conselho de administração.

Reestruturação
Nos últimos anos a diretoria dos Correios adotou algumas medida para tentar reverter os resultados negativos. A empresa abriu, por exemplo, um programa de demissões incentivadas que conseguiu a adesão de pelo menos 6,2 mil funcionários.

Os Correios também decidiram mudar as regras de financiamento do plano de saúde oferecido a seus funcionários, que chegaram a fazer uma greve neste ano contra as alterações, que previam, por exemplo, a cobrança mensalidade dos empregados e de seus dependentes.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), entretanto, autorizou os Correios a adotar a cobrança.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Camisa 9, Leandrão garante vitórias em seu retorno ao ABC


Ídolo e com status de solução para o ataque após a saída de Matheus, o atacante Leandrão não está decepcionando o torcedor do ABC. Desde que voltou a vestir a camisa abecedista, o jogador marcou três vezes em cinco jogos.

Mais do que isso. Em duas partidas, os gols anotados pelo camisa 9 garantiram a vitória abecedista. O primeiro caso foi pela 2ª rodada da Série C do Brasileiro, contra a Juazeirense-BA.
Ainda no primeiro tempo do jogo, quando o time não apresentava um bom futebol, Leandrão recebeu cruzamento e cabeceou livre para as redes. Vitória magra e suada com a marca dele.

Dias depois, o atacante foi decisivo mais uma vez. Desta vez, pela Copa do Nordeste. No duelo de ida das quartas de final, o jogador marcou mais uma vez de cabeça para sacramentar o triunfo do ABC sobre o Santa Cruz e a vantagem do empate para o jogo da volta.

O terceiro gol de Leandrão foi marcado no último domingo, na vitória contra o Botafogo-PB. Em mais uma bola lançada na área, o jogador se jogou em direção à bola e anotou o primeiro gol do jogo. O tento seria mais um a garantir os três pontos se Fessin não tivesse marcado, de pênalti, o segundo gol.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Helicóptero cai no mar do Rio; uma pessoa morreu


Um helicóptero com pelo menos quatro passageiros caiu no mar na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 9. Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas Duas aeronaves dos Bombeiros sobrevoam a região em busca de possíveis vítimas e militares do Grupamento Marítimo atuam no local.
De acordo com a corporação, três pessoas foram resgatadas com vida, passaram por primeiros socorros na própria praia e foram encaminhadas para hospitais na região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Um quarto passageiro foi resgatado, mas não sobreviveu aos ferimentos e morreu no local. As identidades dos passageiros ainda não foram divulgadas. A aeronave caiu na área do Posto 4, em frente ao Hotel Sheraton.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Polícia Civil divulga vídeo de suspeito da morte de PM no Alecrim


A Polícia Civil publicou no fim da manhã desta quarta-feira (9) um vídeo dos suspeitos da morte do sargento José Edivaldo do Nascimento, que fazia parte da Banda de Música da Polícia Militar do RN para tentar identificar um dos suspeitos do crime.

A Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) solicitou ajuda à população por meio de informações anônimas sobre o paradeiro do suspeito de camiseta preta.

O homem procurado aparece em imagens de uma câmera de segurança, logo após ter praticado o latrocínio na manhã do dia 21 de abril (sábado), no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal.

As informações podem ser repassadas de forma anônima para o Disque-Denúncia 181 ou para o telefone da DHPP 98113.6431.

No dia do crime, um outro suspeito foi detido pela população que estava na rua e conduzido por policiais militares para a Polícia Civil. De acordo com investigações da DHPP, João Carlos Benício da Silva Lima, confessou à Polícia Civil que participou do crime que vitimou o policial José Edivaldo.

Confira vídeo com as imagens para identificação do suspeito:


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MP alerta sobre proibição de propaganda eleitoral em igrejas e templos


O Ministério Público Eleitoral emitiu recomendação às entidades religiosas do Rio Grande do Norte alertando líderes, pastores, ministros e religiosos quanto à proibição de propaganda eleitoral – seja de forma verbal ou impressa – nos templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até na cassação de registro do candidato.

A recomendação destaca que “a liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto em local público como em privado, não pode ser invocada como escudo para a prática de atos vedados pela legislação” e cita o entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o qual propagada realizada por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico.

A procuradora regional eleitoral Cibele Benevides – autora da recomendação -, lembra ainda que o fato de as doações eleitorais por pessoa jurídica a partidos políticos e candidatos terem sido vedadas “reforça a proibição de as entidades religiosas contribuírem financeiramente para a divulgação direta ou indireta das campanhas”.

Acrescenta também que, de acordo com a Lei das Eleições (9.504/1997), é vedada a veiculação de propaganda nos bens de uso comum, aqueles aos quais a população em geral tem acesso e dentre esses estão as igrejas e os templos.

Para o MP Eleitoral, a utilização dos templos como local de propaganda causa desequilíbrio na igualdade de chances entre os candidatos, o que pode afetar a normalidade e a legitimidade das eleições e levar à cassação do registro ou do diploma dos candidatos eleitos.

Cópias da recomendação também foram enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e aos promotores eleitorais por todo o estado. Confira a íntegra aqui.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››