domingo, outubro 15, 2017

Agora você pode fazer o seu pedido musical pelo Blog Cidade News na Programação da Rádio Cidade


A rádio Cidade FM Itauense lança neste domingo a plataforma de Pedido Musical em sua Programação. Para fazer o seu Pedido Musical, basta localizar a aba no superior do blog e clicar no botão Pedido Musical e preencher o formulário e aguardar o seu pedido ser divulgado.



Para ouvir a Rádio Cidade FM Itauense pela internet (computador ou celular) confira as orientações ou baixe os nossos aplicativos (CLIQUE AQUI).

A Rádio Cidade FM Itauense a cada dia levando o melhor para você.

Agradecemos a Sua Audiência.
Leia Mais ››

Homem é assassinado com tiros na cabeça enquanto bebia em Santo Antônio, Zona Rural de Severiano Melo

Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (14), na comunidade de Santo Antônio, na cidade de Severiano Melo vitimando um homem identificado apenas pelo apelido de “Minor”. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima bebia e um bar naquela localidade quando o assassino ainda não identificado chegou no local e atirou pelo menos três vezes na cabeça da vítima que acabou não resistindo aos ferimentos. A viatura do ITEP e policiais civis estiveram no local para os procedimentos de praxe e colher mais informações sobre o crime, mas no local ninguém soube falar o que realmente aconteceu.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Homem morre de infarto após matar outro a facadas em Jardim do Seridó


Uma ocorrência inusitada foi presenciada pela nossa reportagem por volta das 7:30hs deste sábado, (14), na feira livre de Jardim do Seridó, onde após perder uma partida de sinuca, “Zé de Azemir”, feriu mortalmente “Grande Amigo”, que apesar de ter sido socorrido ainda com vida, morreu no hospital local.
Já furado, “Grande Amigo”, que morava no povoado Currais Novos, ainda se atracou com “Zé de Azemir”, mas foi perdendo as forças, e caiu. Já “Zé de Azemir”, jogou a faca em cima de um prédio ao lado do mercado e correu. Alguns populares correram atrás do mesmo e bem próximo ao local do fato, caiu sem vida ao ter um infarto fulminante.
Vale salientar que, vítima e agressor eram acostumado à “brincar” (jogar) sinuca juntos, mas, muito mal intencionado, “Zé de Azemir” já portava uma faca, e por um motivo fútil, tirou a vida de um cidadão pacato, querido por todos os Jardinenses, mas a justiça divina chegou muito antes que a justiça dois homens e o mesmo morreu de infarto quando tentava fugir.

Fonte: Blog Barra Pesada
Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta em estrada carroçável na zona rural de Marcelino Vieira/RN

Imagem

Imagem
Uma mulher foi encontrada morta com sinais de violência em uma estrada carroçável, na zona rural de Marcelino Vieira, região do alto oeste do Estado.

O corpo da vítima foi localizado na manhã de sábado (14), por volta das 06h, na localidade denominada Córrego do doido, no Sítio Coito, cerca de 300 metros da RN 079.

De acordo com a polícia, a vítima foi identificada como sendo Josefa Benuza de Oliveira , de 47 anos, conhecida como Núbia, que residia no Centro de Marcelino Vieira-RN. No local foi encontrada próximo a vítima uma pedra grande provavelmente usada para esmagamento do crânio e ainda pedaços de madeira. O corpo da vítima se encontrava seminu.  

A PM ao tomar conhecimento do fato solicitou apoio a Companhia de Alexandria e Destacamento de Pilões-RN, foram ao local e fizeram isolamento até a chegada de uma equipe do ITEP-RN. 

A Polícia civil também esteve presente dando início às investigações, para identificar o autor ou autores desse bárbaro crime. 

Para o sucesso dessa investigação é necessário que a população ajude com informações. 

Portanto, quem souber de algo deve repassar para a Polícia Civil.

Sua identidade será mantida no absoluto sigilo.




Imagens blog da Verônica

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

188° Homicídio em Mossoró 2017: Pastorador de carro é morto com tiro de 12 na cabeça no BH.


Um pastorador de carro e usuário de entorpecente identificado como Marcelo Menezes da Silva, 31 anos, foi brutalmente assassinado e teve a cabeça esfacelada por disparo de de escopeta calibre 12. 

O crime aconteceu por volta das 02h40min desta madrugada de domingo 15 de outubro de 2017, na Rua Marinho Dantas, por trás da capela de São de Francisco no Bairro Belo Horiazonte em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Moradores da região informaram que ouviram vários disparos e ligaram para o 190 da Polícia Militar. A VTR 232, composta pelo sargento Alberto e soldado Ediérveton foi ao local, onde encontrou a vítima sem vida em via pública. 

Segundo informações de familiares e da própria polícia, Marcelo Menezes, não tinha antecedentes criminais,nunca tinha sido preso e nem tinha inimigos, mas era fazia uso de drogas. 

De acordo com o perito criminal Jader Viana,a perícia encontrou, além de ferimento na cabeça, com esfacelamento de crânio, outros ferimentos na mão e nas costas. 

O delegado de Plantão Dr. Rafael Câmara esteve no local do crime com sua equipe, colhendo as primeiras informações para anexar no relatório que será repassado para a DHPP que vai investigar o caso. 

A Polícia Civil acredita que dívida com traficantes pode ter sido a motivação desse crime brutal, uma vez que a vítima não tinha registro de passagens por delegacia. 

Após os procedimentos de pericia realizados no local, o corpo de Marcelo Menezes foi recolhido da via pública e encaminhado para ser necropsiado na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró. 

Com mais um homicídio, o terceiro  registrado em Mossoró neste fim de semana, a cidade passa a contabilizar 188 assassinatos neste ano de 2017.








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mártires de Cunhaú e Uruaçu são declarados santos

Fiéis lotaram a Praça de São Pedro para acompanhar a canonização dos mártires (Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi)

Foram declarados santos, na manhã deste domingo (15), no Vaticano, os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu – massacrados em terras potiguares no ano de 1645. A cerimônia de canonização foi presidida pelo Papa Francisco, contou com 450 concelebrantes e foi acompanhada por aproximadamente 50 mil pessoas, que lotaram a Praça de São Pedro.
A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, grupo da Fundação José Augusto, participou da cerimônia. O coro, regido pelo monsenhor Pedro Ferreira, apresentou cantos sacros antes e após a anunciação dos 30 novos santos.
Papa Francisco declarou santos os mártires potiguares após o pedido oficial, durante a cerimônia celebrada pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da congregação da Causa dos Santos. "Que estes que agora são santos indiquem a todos nós o verdadeiro caminho do amor e da intercessão junto ao Senhor para um mundo mais justo", declarou o Papa Francisco, em sua homilia.
Santos brasileiros
Além dos 30 mártires do Rio Grande do Norte, já foram canonizados pela Igreja Católica e também são considerados santos brasileiros:
São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul)
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (nascida na Itália)
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (nascido no Brasil)
São José de Anchieta (nascido na Espanha)
Beatificação
A celebração da beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000.

Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN  (Foto: Wagner Varela )
Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN (Foto: Wagner Varela )

No local do massacre, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi erguido o 'Monumento aos Mártires', inaugurado no dia 5 de dezembro de 2000, com capacidade para receber 20 mil peregrinos. O espaço é aberto a turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis. Ele abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O monumento foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior.
Desde 2006, o dia 03 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913.
Mártires canonizados
Segundo a Arquidiocese de Natal, foram canonizados (nem todos têm os nomes identificados):
Pe. André de Soveral
Pe. Ambrósio Francisco Ferro (português)
Mateus Moreira
Domingos de Carvalho
Antônio Vilela Cid (espanhol)
Antonio Vilela, o moço e sua filha
Estevão Machado de Miranda e suas duas filhas
Manoel Rodrigues Moura e sua esposa
João Lostau Navarro (francês)
José do Porto
Francisco de Bastos
Diogo Pereira
Vicente de Souza Pereira
Francisco Mendes Pereira
João da Silveira
Simão Correia
Antonio Baracho
João Martins e seus sete companheiros
A filha de Francisco Dias

Fonte: G1
Leia Mais ››

Funaro detalha divisão de propina em esquema que teria beneficiado Moreira e Cunha

O doleiro Lúcio Funaro detalhou, em depoimento de delação premiada à Procuradoria Geral da República (PGR), o esquema de corrupção que teria sido montado na Caixa Econômica Federal para gerar propina a políticos do PMDB.
Segundo Funaro, empresas pagavam propina em troca de facilidades na liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa.
A declaração está em um dos vídeos dos depoimentos da delação premiada de Funaro, que se tornaram públicos nesta semana depois de aparecerem no site oficial da Câmara dos Deputados.
De acordo com o doleiro, apontado como o operador de propina do PMDB, diversas operações envolvendo o FI-FGTS renderam vantagens indevidas a ele e a políticos peemedebistas.
Em um dos depoimentos à PGR, Lúcio Funaro deu detalhes sobre uma operação financeira envolvendo uma das empresas do Grupo Bertin.
À época do investimento feito pelo fundo de investimento do FGTS, o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco ocupava a vice-presidência de Fundos e Loterias da Caixa, responsável pelo FI-FGTS.
Funaro explicou que foi procurado pelo Grupo Bertin para viabilizar o investimento do FI-FGTS porque os empresários sabiam que a vice-presidência de Fundos da Caixa era do PMDB.
Aos investigadores, Funaro explicou que o aporte de recursos do FI-FGTS na empresa do Grupo Bertin teve como contrapartida o pagamento de propina dividida entre ele, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Moreira Franco, que, de acordo com o doleiro, ficou com maior parte do dinheiro.
Tanto Moreira Franco quanto Eduardo Cunha negam o teor da delação, e afirmam que Funaro é um "criminoso" (leia o que eles disseram ao final desta reportagem).
"Foi uma operação para financiar uma empresa que se chama Nova Cibe, de energia, do Grupo Bertin, num valor aproximado de R$ 300 milhões [...] e que gerou propina pra gente na ordem de 4% [do valor total, o que dá R$ 12 milhões]", afirmou Funaro.

Questionado sobre como foi feita a divisão dos R$ 12 milhões de propina, o doleiro respondeu: “65% Moreira Franco, 25% Eduardo Cunha, 15% para mim”.
Ao detalhar o pagamento das vantagens indevidas, Lúcio Funaro disse que o repasse foi feito em “dinheiro vivo”.
Sobre a entrega do dinheiro a Moreira Franco, Funaro declarou que os pagamentos seguiam um “fluxo de caixa”.
“Ele me solicitava, eu passava conforme meu fluxo de caixa. Tenho R$ 1 milhão no Rio, vou mandar te entregar, tenho R$ 1 milhão em São Paulo, manda o Altair vir buscar. Toda semana tinha um fluxo de caixa”, disse.
Mudanças na Caixa
À PGR, o doleiro reconheceu que, à época, não conhecia o funcionamento do FI-FGTS e que, diante do pagamento de propina, resolveu estudá-lo.
A partir daí, explicou Funaro, o grupo político de Eduardo Cunha e do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) decidiu buscar essa vice-presidência da Caixa.
O interesse, disse Funaro, resultou na nomeação de Fábio Cleto, por indicação de Cunha, para o cargo em 2011, no início do governo de Dilma Rousseff. O nome de Cleto teria sido avalizado pelo então vice-presidente da República e atual presidente, Michel Temer.
O próprio Fábio Cleto, que também firmou acordo de delação premiada, disse em depoimento em 2016, que depois que entrou na Caixa, a propina gerada com os aportes financeiros do FI-FGTS rendeu propina para ele, Cunha, Funaro e outro empresário.
Segundo Cleto, Cunha ficava com 80% de toda a propina paga pelas empresas no esquema.
O que disseram os citados
Em nota, a assessoria de Moreira Franco afirmou que Funaro "não tem nenhuma credibilidade e é famoso por viver da delinquência e da mentira".
Mais tarde, a defesa do ministro divulgou uma segunda nota: "A defesa de Wellington Moreira Franco observa que o colaborador Lucio Funaro não conseguiu sequer indicar percentuais corretos ao mencionar pretensos ilicitos, pois, somados os supostos percentuais individuais chegam a 105%. O erro é apenas um indicador das muitas inverdades de mais essa colaboração de conveniência do Procurador Geral anterior".

Eduardo Cunha disse desmentir "com veemência" o teor da delação de Funaro e o desafiou a provar as acusações.
"As atividades criminosas do sr. Lúcio Funaro foram feitas por sua conta e risco, não cabendo agora, para obter benefícios, atribuir sem provas a outros a sua cumplicidade".
A Caixa Econômica Federal informou que está em contato com as autoridades, prestando "irrestrita colaboração" com as investigações.
O PMDB afirmou que delações estão sendo feitas sem que haja nenhuma comprovação e que acredita que a Justiça irá reconhecer que elas são inócuas.
O G1 não conseguiu contato com o Grupo Bertin.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ao contrário do que diz Temer, vídeos de Lúcio Funaro não foram vazados e estão disponíveis no site da Câmara

Ao contrário do que acusa a defesa do presidente Michel Temer, não houve vazamento dos depoimentos do doleiro Lúcio Funaro à Procuradoria Geral da República. Os depoimentos estão disponíveis no site oficial da Câmara dos Deputados.
Após a divulgação dos vídeos, o presidente Michel Temer passou o sábado (14) recolhido em casa, no Palácio do Jaburu.
A reação do presidente da República à divulgação dos vídeos veio por meio de seu advogado, Eduardo Carnelós, que divulgou nota para dizer que houve um "criminoso vazamento" das declarações do delator.
"O vazamento de vídeos com depoimento prestado há quase dois meses pelo delator Lúcio Funaro constitui mais um abjeto golpe ao estado democrático de direito".
"Tem o claro propósito de causar estardalhaço com a divulgação pela mídia, como forma de constranger parlamentares que, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votarão no dia 18 (próximo) o muito bem fundamentado parecer do relator, deputado Bonifácio Andrada", diz a nota.
De acordo com o texto, é "evidente que o criminoso vazamento foi produzido por quem pretende insistir na criação da grave crise política no país, por meio da instauração de ação penal para a qual não há justa causa".
Acrescenta ainda que autoridades que têm o "dever de respeitar o ordenamento jurídico não deveriam permitir ou promover o vazamento de material protegido por sigilo".
Câmara
Os vídeos foram enviados pelo Supremo Tribunal Federal no dia 22 de setembro em ofício endereçado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). E foram liberados pela Câmara no dia 29 de setembro.
Eles fazem parte de uma lista de arquivos relacionados à segunda denúncia contra o presidente Temer, por obstrução de Justiça e organização criminosa.
A Câmara dos Deputados é que vai dizer se concorda com o arquivamento da denúncia. Foi isso que recomendou o parecer já apresentado na semana passada.

Aliados de Temer dizem que a divulgação dos vídeos da delação não vai mudar o apoio que Temer possui.
Já a oposição sinalizou que vai apostar no desgaste político para reverter os votos. A votação na Comissão de Constituição e Justiça está prevista para esta semana.
Concluída a etapa, segue para votação do plenário. Essa sessão será conduzida por Rodrigo Maia, que não quis comentar os ataques da defesa de Temer.
Divulgação dos vídeos
Trechos de gravações dos depoimentos da delação premiada de Funaro foram divulgados na sexta-feira (13). O delator faz acusações sobre a existência de um suposto esquema de propina envolvendo o presidente Michel Temer, aliados dele e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os vídeos foram divulgados no site do jornal "Folha de S.Paulo".
Funaro, apontado como operador do PMDB, conta ainda nos vídeos os motivos de ter ido ao escritório do advogado José Yunes, amigo de longa data e ex-assessor do presidente Temer, para pegar R$ 1 milhão, que teriam de ser entregues ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, em Salvador (BA).
O doleiro, que está preso desde junho de 2016, fechou acordo de delação, que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em outro depoimento, também em vídeo, Funaro fala sobre a atuação do deputado cassado Eduardo Cunha, a quem era muito ligado. Funaro conta que o peemedebista era uma espécie de "banco" para os corruptos.
Ainda em sua delação, Funaro conta que o então vice-presidente Michel Temer estava "empenhado" para eleger Gabriel Chalita prefeito de São Paulo, em 2012. Nos relatos registrados em vídeos, o doleiro citou pagamento de propina, pedido de apoio feito por Temer e o empréstimo de seu helicóptero pessoal para campanha de Chalita.
Os termos do acordo de delação premiada do doleiro Lúcio Funaro com a Procuradoria Geral da República (PGR) preevem o pagamento de uma multa aos cofres públicos de R$ 45 milhões e o cumprimento de prisão em regime fechado em presídio de apenas 2 anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz do DF proíbe Senado de fazer votação sigilosa sobre afastamento de Aécio

A Justiça Federal em Brasília concedeu liminar (decisão provisória) na noite desta sexta-feira (13) proibindo o Senado de fazer votação sigilosa na sessão que vai decidir sobre o afastamento e recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão atende a uma ação popular movida pela União Nacional dos Juízes Federais. O G1 tenta contato com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
“Tenho que efetivamente a adoção de votação sigilosa configuraria ato lesivo à moralidade administrativa, razão pela qual defiro a liminar para determinar que o Senado Federal se abstenha de adotar sigilo nas votações referentes à apreciação das medidas cautelares aplicadas ao Senador Aécio Neves”, afirmou o juiz Márcio Luiz Coelho de Freitas na decisão.
Aécio foi afastado do mandato parlamentar por determinação da Primeira Turma do Supremo. Com base nas delações de executivos da J&F, o senador afastado é acusado pela PGR de ter cometido os crimes de obstrução de Justiça e corrupção passiva. Aécio, porém, nega as acusações e se diz "vítima de armação".

Trecho da decisão de juiz federal de Brasília que determina votação aberta em sessão que analisa afastamento do senador Aécio Neves (PMDB-MG) (Foto: Reprodução)
Trecho da decisão de juiz federal de Brasília que determina votação aberta em sessão que analisa afastamento do senador Aécio Neves (PMDB-MG) (Foto: Reprodução)

O STF decidiu nesta semana que medidas cautelares que afetem o exercício do mandato de parlamentares devem passar por análise da Câmara e do Senado. A votação do caso de Aécio está marcada para terça-feira (17).
Para que as restrições sejam derrubadas, é preciso que a maioria absoluta do plenário, pelo menos 41 senadores, vote contra a decisão da Primeira Turma.
Autor da ação popular, o juiz Eduardo Luiz Cubas comemorou a liminar. “O Brasil necessariamente passa por uma crise de transparência. O Senado da República não pode, jamais, se esconder atrás do voto secreto.”
Nesta sexta (13), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que iria acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) se o Senado decidir fazer votação secreta na análise da ordem de afastamento do mandato e recolhimento noturno imposta a Aécio.
“Para mim e o meu partido, não há dúvidas, a votação tem que ser aberta e, caso o contrário, o Senado insista de fazer voto secreto, eu ingressarei de imediato com mandado de segurança no Supremo para que a votação se processe como está na Constituição”, disse.
Caso Delcídio
A última vez que o Senado votou uma punição do STF contra um parlamentar foi no caso da prisão do ex-senador Delcidio do Amaral, em novembro de 2015.
Na época, o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o argumento de que seguiria o regimento do Casa, estabeleceu que a votação seria secreta. Mas, minutos depois, submeteu a decisão ao plenário, que optou pelo voto aberto.
No fim daquele mesmo dia, já com a decisão do Senado, o ministro Edson Fachin, do STF, determinou que a votação fosse aberta.
Nesta sexta, o líder do PMDB, Raimundo Lira (PB), disse que o partido não vai participar de manobras para que a votação seja fechada – o que poderia favorecer Aécio.
“O artigo 291 do regimento aprovado em 1970 definia que é secreta, mas a Constituição de 1988 foi muito clara: votação secreta exclusivamente para escolha de autoridades, portanto, eu entendo que essa questão é totalmente superada. Será aberta”, disse.
Entre alguns senadores há o sentimento de a situação de Aécio Neves, hoje, é mais delicada do que duas semanas atrás, quando o plenário se preparava para votar a derrubada das medidas cautelares, mas tirou o tema da pauta para esperar a decisão do Supremo sobre o caso.
A avaliação é que ao se arrastar, a crise em torno de Aécio desgasta o senador, o partido dele e o próprio Senado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

AGU pede a STF revisão da prisão após condenação em 2ª instância


A Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou um parecer favorável à revisão da prisão em segunda instância ao Supremo Tribunal Federal (STF). O governo federal defende que só deve haver prisão depois de esgotados todos os recursos da defesa.
Em novembro de 2016, o STF decidiu que um réu pode ser preso após condenação em segunda instância mesmo que ainda tenham recursos pendentes.
A manifestação foi assinada pela advogada-geral da União, Grace Mendonça. E esse é o posicionamento do presidente Michel Temer sobre o assunto. O parecer, também obtido pelo G1, foi mais cedo divulgado em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo".
De acordo com ela, o parecer faz um histórico do tratamento que o STF tem dado ao debate, alinhando as recentes mudanças de interpretação da Corte ao princípio constitucional da presunção da inocência, uma porta, que, segundo Grace Mendonça, não pode ser fechada.
Em um dos trechos, a AGU argumenta que "em nosso regime constitucional, a presunção de inocência é direito fundamental e seus conteúdo e alcance influenciam todo o arcabouço jurídico criminal". E que a "regra de tratamento da presunção de inocência impõe a liberdade do acusado como regra geral”.
Assim como a presidência, a Câmara, o Senado e a Procuradoria Geral da República também foram chamados a dar opinião pelo ministro Marco Aurélio Mello, que é o relator no STF de duas ações que pedem a suspensão da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.
O ministro está com o voto praticamente pronto, mas o julgamento ainda não tem data marcada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alegando discordância, senador do DF Hélio José deixa PMDB e entra no Pros

O senador Hélio José fotografa o painel eletrônico com o resultado da votação que decidiu pelo impeachment de Dilma Rousseff no Senado (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)O senador do Distrito Federal Hélio José mudou de partido, deixando o PMDB pelo Pros. Ao G1, ele disse neste sábado (14) que oficializou a troca há cerca de duas semanas por discordar da gestão do presidente Michel Temer, também do PMDB.
"Está complicado. O Brasil está precisando oxigenar a política. O PMDB não está correspondendo às expectativas", afirmou. O G1 tenta localizar a assessoria do PMDB para comentar.
Segundo ele, a ideia da mudança surgiu ao perceber retaliação por votar contra o governo no projeto da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em junho deste ano. O senador não compareceu no dia em que foi votado o texto final.
Não é a primeira vez em que o senador muda de partido. Antes de entrar no PMDB em 2016, ele estava no PMB desde 2015. Antes disso, estava no PSD desde 2012. O primeiro partido foi o PT, no qual ficou entre 1980 e 2012.
Hélio José era suplente quando assumiu o senado em 2015. Na época, o titular da vaga, Rodrigo Rollemberg, saiu para assumir o governo do DF.
Ele nasceu em Corumbá de Goiás (GO) e é servidor público federal. Ele concorreu para deputado distrital nas eleições de 2014, mas desistiu da candidatura no meio da campanha. Mesmo assim, obteve 6 votos, ficando à frente de Fátima Albuquerque (PRB) e de Glaucia (PV), que tiveram 5 votos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Capoeira gospel' cresce e gera tensão entre evangélicos e movimento negro

'O berimbau vai aonde o terno não chega': a capoeira gospel une a arte brasileira à religião evangélica (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

Estavam presentes o berimbau, o atabaque, a ginga e os saltos mortais. Quase tudo fazia lembrar um jogo de capoeira típico, mas, em vez dos cânticos que enaltecem os orixás ou trazem referências à cultura negra, os versos faziam louvor a Jesus Cristo e a roda era alternada com momentos de pregação e oração.
"Não deixa seu barco virar, não deixa a maré te levar, acredite no Senhor, só ele é quem pode salvar", cantavam as cerca de 200 pessoas, reunidas na quadra de uma escola para o "1º Encontro Cristão de Capoeira do Gama" (região administrativa do Distrito Federal), numa tarde de sábado.
Era mais um evento de capoeira evangélica, também chamada de capoeira gospel, vertente que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente por meio da palavra e do gingado de antigos mestres que se converteram à religião.
Se antes a prática enfrentava resistência dentro de igrejas, agora, nessa nova roupagem, é cada vez mais considerada uma eficiente ferramenta de evangelização.
"Hoje é difícil você ir numa roda que não tenha um (capoeirista evangélico), e vários capoeiristas viraram pastores. É um instrumento lindo de evangelização porque é alegre, descontraído, traz saúde, benefícios sociais", afirma Elto de Brito, seguidor da Igreja Cristã Evangélica do Brasil e um dos palestrantes do evento.
Praticante de capoeira há 40 anos e convertido há 25, Suíno é líder do movimento "Capoeiristas de Cristo", que estima reunir cerca de 5 mil pessoas no país. Ele realiza encontros nacionais em Goiânia há 13 anos - a edição de 2018 será pela primeira vez em Brasília.
O mestre calcula ainda que já existem cerca de 30 "ministérios" de capoeira, ou seja, grupos diretamente ligados a igrejas.
"Há um cuidado para não chocar com as visões da igreja. Cuidado com a roupa, com o linguajar, com as músicas, mas que "não necessariamente tem que ser só música que fala de evangelho, de Deus", explica.

Crescimento da capoeira 'gospel' tem gerado incômodo entre capoeiristas tradicionalistas e o movimento negro  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
Crescimento da capoeira 'gospel' tem gerado incômodo entre capoeiristas tradicionalistas e o movimento negro (Foto: BBC Brasil/Reprodução)


Críticas
O crescimento da prática, porém, tem gerado incômodo entre capoeiristas tradicionalistas e o movimento negro, que veem na novidade uma forma de apropriação cultural e apagamento da raiz afrobrasiliera da capoeira, prática que surgiu como forma de resistência entre escravos, a partir do século 18.
Eles também reclamam que em algumas dessas rodas haveria discursos de "demonização" contra a capoeira tradicional e as religiões do candomblé e da umbanda.
O Colegiado Setorial de Cultura Afrobrasileira, que faz parte do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, chegou a divulgar em maio a "Carta de repúdio à 'capoeira gospel' e à expropriação das expressões culturais afrobrasileiras".

'O pastor com berimbau chega aonde o pastor de terno não chega', diz a professora de capoeira Laís Dutra  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
'O pastor com berimbau chega aonde o pastor de terno não chega', diz a professora de capoeira Laís Dutra (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

O documento, uma reação ao 3º Encontro Nacional de Capoeira Gospel convocado para junho deste ano, em João Pessoa (PB), reconhece que seguidores de qualquer credo podem praticar capoeira, mas cobra "respeito" a sua tradição.
"Temos lutado contra o racismo em suas diversas e perversas manifestações. A demonização perpetrada por pastores, mestres ou professores de 'capoeira gospel', ensinando o ódio e a intolerância contra as raízes da capoeira e contra seus praticantes não evangélicos, é um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana", diz a carta.
Patrimônio
A capoeira, que no passado chegou a ser proibida, recebeu em 2014 o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, órgão da ONU para educação. O Iphan, órgão responsável por sua "salvaguarda" no Brasil, reconhece em documento sua "ligação com práticas ancestrais africanas".
A antropóloga Maria Paula Adinolfi, técnica do Iphan, diz que "não é possível impedir a capoeira gospel", mas explica que o órgão está focado em "fortalecer ações que vinculam a capoeira à matriz africana" como "uma política de reparação do processo de apagamento da memória afrobrasileira e de genocídio do povo negro".

Capoeira chegou a ser proibida no passado e, em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
Capoeira chegou a ser proibida no passado e, em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

Organizador do evento na Paraíba, Ricardo Cerqueira, o contramestre Baiano, recebeu, além da carta de repúdio, algumas ligações com críticas e até mesmo ameaças de processo. Seguidor da Igreja Batista, ele diz reverenciar os grandes mestres da capoeira, como os baianos Bimba, Pastinha e Waldemar, já falecidos, mas argumenta que a "capoeira não pertence à cultura africana".
"O país é laico. Acho que cada um tem liberdade para fazer a sua capoeira da forma que quiser", defendeu.
"Colocamos o nome gospel sem intenção de descaracterizar a capoeira, até porque nós usamos todos os instrumentos e cantamos também música secular", disse ainda.
Diferenças
Além das músicas e orações, mais alguns detalhes diferenciam a capoeira evangélica da "capoeira do mundo", explicou à reportagem Gilson Araújo de Souza, pastor evangélico e mestre capoeirista em Manaus.

Mestre Suíno calcula ainda que já existem cerca de 30 'ministérios' de capoeira, ou seja, grupos diretamente ligados a igrejas  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
Mestre Suíno calcula ainda que já existem cerca de 30 'ministérios' de capoeira, ou seja, grupos diretamente ligados a igrejas (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

Em geral, rodas evangélicas não chamam a troca de corda de "batismo" porque o termo deve ser usado apenas no seu sentido religioso, de se converter e receber o Espírito Santo. Além disso, alguns capoeiristas também evitam o uso de apelidos, que, segundo Souza, tem origem na época que a capoeira era perseguida.
"No mundo cristão, Deus nos chama pelo nome. Antes, eu era conhecido como mestre Gil Malhado, hoje sou chamado de mestre pastor Gilson. Não preciso me camuflar", explica ele, que faz parte da Igreja de Cristo Ministério Apostólico.

Adoção do termo
Adoção do termo "gospel" serve para quebrar resistências, diz mestre de capoeira (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

"Anos atrás, eu enfrentei muita dificuldade para levar a capoeira para a igreja. O pastor batia a porta na minha cara, dizia que era coisa da macumba, que não podia. Hoje eu sou pastor e as portas se abriram", conta também.
Segundo o mestre Suíno, a adoção do termo "gospel" fez parte desse processo de quebrar resistências. Era uma forma, observa, de convencer os pastores que a capoeira podia ser praticada dentro dos valores cristãos.
Hoje ele próprio repudia esse "rótulo" por causa da polêmica que tem gerado. Suíno afirma que, apesar de haver algumas práticas próprias da capoeira cristã, sua "essência" de capoeira é a mesma.
"Não existe capoeira gospel! Não queremos bagunçar a capoeira. Nós respeitamos os mestres, respeitamos os fundamentos da capoeira, respeitamos as tradições, e vamos defender porque quem não defende a capoeira não tem direito de ser capoeirista", discursou, empolgado, durante o evento no Gama, cujo lema era "minha cultura não atrapalha a minha fé".
Constante mutação

Alguns mestres de capoeira acusam capoeiristas evangélicos de apagar a raiz africana dessa arte brasileira  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
Alguns mestres de capoeira acusam capoeiristas evangélicos de apagar a raiz africana dessa arte brasileira (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

Diante da polêmica, o historiador da capoeira Matthias Röhrig Assunção ressalta que a prática já passou por muitas transformações desde seu surgimento.
Hoje, há três vertentes principais: a angola (mais lenta e gingada, tida como a mais próxima da "original"), a regional (mais acelerada, que incorpora movimentos de lutas marciais) e a contemporânea - uma mistura das duas primeiras que surgiu no Sudeste a partir dos anos 70 e foi o estilo que conquistou o mundo.
"Acho que capoeira tradicional não existe mais, todos (os estilos) são modernizados", resume Assunção, que é professor do departamento de história da Universidade de Essex, na Inglaterra.

Capoeira enfrentava resistência dentro de igrejas, agora, com nova roupagem, é cada vez mais considerada ferramenta de evangelização  (Foto: BBC Brasil/Reprodução)
Capoeira enfrentava resistência dentro de igrejas, agora, com nova roupagem, é cada vez mais considerada ferramenta de evangelização (Foto: BBC Brasil/Reprodução)

Embora não simpatize com a ideia de uma capoeira evangélica, o professor afirma que não se trata do primeiro processo de "apropriação" da prática.
"A capoeira gospel me parece ser mais uma estratégia desses grupos religiosos de ocuparem espaços e de ganhar adeptos, mas não vejo como parar isso, não tem como proibir", observou.
"Historicamente, houve muitas apropriações da capoeira. Há uma apropriação nacionalista forte, rodas no exterior com as bandeiras do Brasil, o verde e o amarelo, por exemplo, em que a origem da capoeira, a história de resistência e a ligação com os africanos escravizados muitas vezes não têm destaque algum", pondera.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.977: apostador leva sozinho prêmio de R$ 5,8 milhões

Mega-sena (Foto: Heloise Hamada/G1)A Caixa realizou na noite deste sábado (14) o sorteio do concurso 1.977 da Mega-Sena. Um apostador de Colatina (ES) acertou as seis dezenas e levou sozinho o prêmio de R$ 5.889.546,54.
As dezenas sorteadas foram: 03 - 16 - 28 - 32 - 34 - 37.
A quina teve 91 apostas ganhadoras. Cada uma levou o prêmio de R$ 18.238,97. Outras 4.723 pessoas acertaram a quadra e levaram cada uma R$ 502,02.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois feridos durante explosão em três barcos no Amazonas têm estado grave

Explosão atingiu três barcos, segundo a polícia (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Cinco pessoas feridas após uma explosão atingir três embarcações no município de Anori, interior do Amazonas na sexta-feira (13), chegaram a Manaus na madrugada deste sábado (14). Duas delas estão em estado grave, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O acidente ocorreu durante uma troca de combustível de um barco para outro.
Três embarcações foram atingidas pelo incêndio. "Ocorreu uma explosão, pois estavam passando gasolina de uma embarcação para outra e o acidente acabou acontecendo", explicou o delegado de Anori, Paulo Gadelha.

Cinco pessoas ficaram feridas, segundo bombeiros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Cinco pessoas ficaram feridas, segundo bombeiros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Os feridos são todos do sexo masculino. Dois deles foram internadas com queimaduras intensas, enquanto outros dois homens apresentaram quadro de insuficiência e intoxicação respiratória. Uma pessoa foi hospitalizada com uma fratura na perna esquerda.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, pelo fato de o acidente ter acontecido por volta das 18h e o aeroporto da cidade não ter condições de pouso e decolagem à noite, os pacientes foram transferidos de lancha rápida até Manacapuru. O Corpo de Bombeiros atuou na remoção das vítimas para cuidados especializados em Manaus.

Caso ocorreu na orla do município de Anori (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Caso ocorreu na orla do município de Anori (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

De acordo com o boletim médico, Leandro Albuquerque Momoria, 22, tem 50% a 60% da área do corpo queimado. Sofreu queimaduras de terceiro grau nas pernas, coxas, braços, tórax e face. Segundo a Susam, ele ´passou por procedimento de limpeza cirúrgica e segue internado recebendo atendimento no Centro de Tratamento de Queimados (CTC). Estado é considerado grave.
Benesson Ribeiro de Souza, 25, sofreu queimaduras de terceiro grau, com 80% de área queimada (as duas pernas, tórax, abdômen e face). Ele passou por procedimento de limpeza cirúrgica e segue internado recebendo atenção no CTC. Seu estado é considerado grave.
Jeferson Lomas Marialvo, 16, tem intoxicação por inalação por fumaça, segue internado na Sala de Estabilização, lúcido e orientado. De acordo com o boletim médico, o estado dele é considerado estável.
Neilton Santos da Silva, 33, também tem intoxicação por inalação de fumaça. Ele segue internado na Sala de Estabilização, lúcido e orientado. Estado é considerado estável.

Já Jaime Viana Xavier sofreu fratura exposta da tíbia. Ele foi avaliado por cirurgião geral e ortopedista e está no Centro Cirúrgico, onde passará por procedimento cirúrgico ortopédico. Está lúcido e orientado. Estado é considerado estável.

Explosão em barcos ocorreu na cidade de Anori (Foto: Arte/AVG)
Explosão em barcos ocorreu na cidade de Anori (Foto: Arte/AVG)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Túnel é encontrado próximo de muralha de cadeia em Manaus

Túnel tem aproximadamente 3 metros de profundidade e 8 metros (Foto: Seap/Divulgação)Um túnel de aproximadamente 3 metros de profundidade e 8 metros de comprimento foi encontrado perto do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) 1, localizado no Km 8 da BR-147 (Manaus-Boa Vista). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na manhã deste sábado (14). Ainda de acordo com a Seap, não houve fuga.
O túnel foi descoberto na área de mata, com cerca de 100 metros de distância do acesso à muralha do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Com a descoberta da escavação que dava acesso ao pavilhão 5 da unidade, a Seap desarticulou o plano de fuga de cerca de 250 presos que estão abrigados nas duas alas deste pavilhão.

Túnel foi descoberto durante revista (Foto: Seap/Divulgação)
Túnel foi descoberto durante revista (Foto: Seap/Divulgação)

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a estrutura em volta do túnel teve um investimento voltado para o êxito do plano.
“Acreditamos que o desenvolvimento da escavação teve o apoio de muitas pessoas, por conta dos objetos que encontramos, como diversos mantimentos, ventiladores, redes, garrafões de água, baldes, gerador de energia e descarga de moto silenciadora. Era um plano bem arquitetado, com muitos fatores que davam suporte aos que estavam escavando o túnel”, disse por meio da assessoria.

Objetos, como diversos mantimentos, ventiladores, redes foram localizados em uma área de mata próximo à muralha da cadeia (Foto: Seap/Divulgação)
Objetos, como diversos mantimentos, ventiladores, redes foram localizados em uma área de mata próximo à muralha da cadeia (Foto: Seap/Divulgação)

Cleitman Coelho afirma que a descarga de moto silenciadora era usada para abafar o barulho do gerador de energia que estava dentro do túnel.
Esse é o segundo túnel encontrado pela Seap no ano de 2017. Em abril, uma estrutura foi descoberta no pavilhão 1 do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já dura mais de 72h, em Goiás

Bombeiros dizem que fogo agora está concentrado em área de canyons (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)O Corpo de Bombeiros continua a combater na manhã deste sábado (14) o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás. De acordo com a corporação, o trabalho já passa de 72 horas. A visitação no local continua suspensa.
Segundo a corporação, existem mais de 50 pessoas envolvidas na operação, mas, em função das chamas em áreas de difícil acesso, há dificuldade para extinguir o fogo, que está próximo ao Distrito de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás.
O fogo começou na quarta-feira (11) e atingiu duas áreas que não fazem parte da visitação. No entanto, as chamas se aproximaram de regiões onde há pousadas e de pontos turísticos, fazendo com que a entrada de visitantes fosse suspensa.
O capitão Pedro Nimerson Ferreira Neri explicou que o local deve continuar fechado para o público durante o combate às chamas por questões de segurança.
“Dos dois focos que estavam lá dentro do parque, um foi extinto, era o que ameaçava áreas habitadas. Porém, o outro que atinge regiões de difícil acesso, dentro de canyons, onde não conseguimos acessar, segue ativo. Ele fica em uma área isolada, não há risco para a população, no entanto, se não combatidos, pode atingir pontos turísticos”, contou.
Ainda não há informações sobre a extensão total da área atingida. Segundo os bombeiros, brigadistas de Alto Paraíso recebem apoio de aviões tanque, voluntários e bombeiros do DF para apagar as chamas.
Os trabalhos também ocorrem em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Fogo chegou a ser visto perto de áreas com moradias e pousadas, em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Fogo chegou a ser visto perto de áreas com moradias e pousadas, em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Duas explosões deixam ao menos 22 mortos na Somália

Pessoas carregam o corpo de uma vítima de explosão em Mogadíscio, capital da Somália,neste sábado (14) (Foto: Reuters/Feisal Omar)

Duas explosões perto de Mogadíscio, capital da Somália, mataram ao menos 22 pessoas neste sábado (14). O primeiro ataque atingiu uma área movimentada da cidade onde ficam escritórios do governo, hotéis e restaurantes, destruindo vários edifícios e dezenas de veículos.
Cerca de duas horas depois, outra explosão ocorreu no distrito de Madina, perto da capital.

 (Foto: Arte/G1)
(Foto: Arte/G1)

Militantes usaram armas e carros-bomba para tomar controle de uma base militar e de uma cidade próxima, Barire, que fica 50 quilômetros a sudoeste de Mogadíscio.

Forças de Segurança resgatam um ferido em ata que em Mogadíscio, Somália (Foto: Reuters/Feisal Omar)
Forças de Segurança resgatam um ferido em ata que em Mogadíscio, Somália (Foto: Reuters/Feisal Omar)

Os combatentes também levaram 11 caminhonetes equipadas com metralhadoras, disse Abdiasis Abu Musab, porta-voz de operações militares do Al Shabaab, grupo islâmico radical ligado à rede Al Qaeda, que luta para derrubar o governo central apoiado pela ONU e pela União Africana.
"Os outros soldados correram desordenadamente para a floresta. Nós controlamos agora a base e o vilarejo", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Iranianos reagem com irritação e piadas ao discurso de Trump

Os iranianos reagiram com irritação e piadas às críticas feitas contra seu governo pelo presidente americano, Donald Trump, que ameaçou acabar com o histórico acordo nuclear assinado pelo Irã com as grandes potências mundiais.
O uso por Trump do termo "Golfo Arábico", ao invés de "Golfo Pérsico", irritou profundamente os iranianos, conhecidos por seu nacionalismo, que inundaram as contas no Twitter e Instagram do presidente americano.
As redes sociais e os sites de notícias publicaram imagens de lápides e medalhas de soldados americanos mortos na região com a menção "Golfo Pérsico", ao mesmo tempo que pediam a Trump que observasse as fotos para "melhorar sua geografia".
Um milhão de comentários foram publicados em sua conta no Instagram, em sua maioria escritos em persa. "O Golfo Pérsico existia antes de Cristóvão Colombo descobrir a América", afirmava um.
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, também zombou do presidente americano.
"Todo mundo sabe que a amizade de Trump é vendida ao melhor lance. Agora sabemos que sua geografia também", tuitou.
No discurso de sexta-feira na Casa Branca, o presidente americano chamou o regime iraniano de "ditadura" e de "respaldo ao terrorismo". Teerã "semeia morte, destruição e caos no mundo" e "a agressão da ditadura iraniana continua a cada dia".
Também ameaçou "anular" o acordo nuclear de 2015 assinado entre o Irã e os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), caso o Congresso americano e os aliados de Washington não endureçam os termos do acordo.
França, Reino Unido e Alemanha anunciaram, assim como a Rússia, que permanecem comprometidos com o acordo nuclear e criticaram a postura de Trump.
'Vontade de vomitar'
Trump também irritou os iranianos com sua tentativa de demonstrar simpatia: muitos internautas criticaram a "hipocrisia" ao lembrar a decisão do presidente americano de proibir a entrada dos cidadãos do Irã nos Estados Unidos.
"Ontem à noite estava furiosa. Este indivíduo odeia tanto o Irã que mesmo se você discorda das ideias do regime apoia o governo", afirmou Leyla, de 42 anos, que administra uma loja de produtos artesanais em Teerã.

"Trump proibiu os iranianos de entrar nos Estados Unidos, como pode dizer que está do lado dos iranianos?", questionou.
"Profere tantos insultos que dá vontade de vomitar. Penso que seu discurso estava tão repleto de ódio que provocou apoio mundial ao Irã", afirmou.
Apesar da virulência de suas palavras, a estratégia de Trump não foi tão dura quanto alguns imaginavam. Ele não classificou a Guarda Revolucionária - o exército de elite iraniano - como uma organização terrorista.
"A tática da Guarda funcionou, Trump não se atreveu a classificá-los entre os grupos terroristas", afirma o jornal ultraconservador Kayhan.
O comandante da Guarda havia ameaçado os Estados Unidos, afirmando que se Trump tomasse tal atitude teria que deslocar suas bases militares na região a 2.000 km dos mísseis iranianos.
Na sexta-feira, o presidente iraniano Hassan Rohani criticou "as acusações sem fundamento" e os "insultos" de Trump. Ele disse que o americano não conhece a lei internacional porque não pode sozinho anular um acordo multilateral.
O Congresso dos Estados Unidos tem agora prazo de 60 dias para voltar a impor ou não as sanções americanas suspensas após o acordo nuclear, ou decidir por novas medidas.
"Se o Congresso adotar novas sanções, o acordo estará morto e o Irã retomará o programa nuclear pacífico a todo vapor (...) para mostrar aos americanos que se eles matarem o acordo, isto terá consequências", declarou à AFP Mohamad Marandi, professor de política internacional na Universidade de Teerã.

Fonte: G1
Leia Mais ››