domingo, outubro 15, 2017

Incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já dura mais de 72h, em Goiás

Bombeiros dizem que fogo agora está concentrado em área de canyons (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)O Corpo de Bombeiros continua a combater na manhã deste sábado (14) o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás. De acordo com a corporação, o trabalho já passa de 72 horas. A visitação no local continua suspensa.
Segundo a corporação, existem mais de 50 pessoas envolvidas na operação, mas, em função das chamas em áreas de difícil acesso, há dificuldade para extinguir o fogo, que está próximo ao Distrito de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás.
O fogo começou na quarta-feira (11) e atingiu duas áreas que não fazem parte da visitação. No entanto, as chamas se aproximaram de regiões onde há pousadas e de pontos turísticos, fazendo com que a entrada de visitantes fosse suspensa.
O capitão Pedro Nimerson Ferreira Neri explicou que o local deve continuar fechado para o público durante o combate às chamas por questões de segurança.
“Dos dois focos que estavam lá dentro do parque, um foi extinto, era o que ameaçava áreas habitadas. Porém, o outro que atinge regiões de difícil acesso, dentro de canyons, onde não conseguimos acessar, segue ativo. Ele fica em uma área isolada, não há risco para a população, no entanto, se não combatidos, pode atingir pontos turísticos”, contou.
Ainda não há informações sobre a extensão total da área atingida. Segundo os bombeiros, brigadistas de Alto Paraíso recebem apoio de aviões tanque, voluntários e bombeiros do DF para apagar as chamas.
Os trabalhos também ocorrem em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Fogo chegou a ser visto perto de áreas com moradias e pousadas, em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Fogo chegou a ser visto perto de áreas com moradias e pousadas, em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!