domingo, setembro 16, 2012

95° HOMICÍDIO EM MOSSORÓ EM 2012.


  O jovem de nome Antônio Kiviney Dantas da Silva, 19 anos de idade, morreu na noite deste domingo (16/09) por volta das 21 horas, na sala de cirurgia do HRTM, vítima de disparo de arma de fogo no bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró.
  A vítima se encontrava em cima de sua motocicleta na calçada de sua residência, na Rua Martins Júnior, quando dois elementos em uma motocicleta saíram de uma carreata política e alvejaram o jovem, com um disparo na cabeça e outros dois na perna direita.
  Antônio ainda foi socorrido por populares para a UPA do Alto de São Manoel e transferido pela UTI Móvel do SAMU para o HRTM, onde veio a óbito. Segundo informações da polícia, o jovem já tem passagens pela polícia.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

JOVEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA CALÇADA DE SUA RESIDÊNCIA NO BAIRRO PLANALTO 13 DE MAIO EM MOSSORÓ.


 A Policia Militar de Mossoró registrou no final da tarde de domingo, 16 de Setembro de 2012, por volta das 17h30min uma tentativa de homicídio no bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró.
  Antonio Kiviney Dantas da Silva, 19 anos de idade, morador da Rua Martins Junior, foi alvejado com cerca de três disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e dois na perna direita. Segundo informações de populares repassadas a polícia, a vítima se encontrava em cima de uma motocicleta na calçada de sua residência, quando dois indivíduos em uma motocicleta saíram de uma carreata polícia que passava na Rua da vítima e alvejaram o jovem.
  A vítima foi socorrida por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel e em seguido transferido pela ambulância de UTI Móvel do SAMU para o Hospital Regional Tarcisio Maia e que segundo o Dr. Felipe, médico do SAMU, o estado de saúde de Antônio é muito grave devido ao disparo na cabeça e ter perdido a massa encefálica no local do crime.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Loja Sol Shoping Celulares e Informática é assalta na manhã de hoje em Itaú/RN



Mais um assalto foi registado na manhã deste Domingo (16) em Itaú, a loja Sol Shoping Celulares e Informática localizada no Centro, foi assaltada por um elemento não identificado.

O bandido se passando por um cliente pediu para ver os celulares, em seguida, disse que iria levar todos (a loja dispunha apenas de 4 modelos), a atendente (nome preservado) perguntou se seria a vista, ou no cartão, daí o elemento sacou a arma e anunciou o assalto, fechando a porta do estabelecimento levando além dos 4 celulares, acessórios de informática e o computador do estabelecimento comercial, com destino ignorado.

Nota do Blog: Retificamos o nome da loja, que fila localizada próxima a casa de Show Asa Branca, pois havíamos anunciado o nome de outra loja na nossa matéria.

Alindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Policiais Militares denunciam falta de alimentação no 10º BPM de Assu/RN


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHwHf6Sz17HDN-e97yJJjYIb-WXtX9wqnAGx2iVPtKtgoMP3lNIgpzoKTCTDuNfvOJGNwWzOy4fuk4HF5xb-gJ_A42umYX3CPdqpVtx5EWTkVzw8av2x1wWkfzv0yld50CI-InGdvr1-c/s1600/10%C2%B0BPM.jpg

A diretoria da Associação de Praças de Mossoró e Região (APRAM) tem recebido nos últimos dias diversas ligações de policiais denunciando a falta de alimentação para os militares que prestam serviço na área do 10° Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento de toda a região do Vale do Assú. 

Segundo os relatos dos policiais, o próprio comandante, Major PM Marinho, reconhece o problema onde já avisou ao seu efetivo que não tinha alimentação no quartel. Para não ficarem com fome alguns policiais deslocam-se até suas residências para fazerem suas refeições sendo que outros, em virtude de residirem noutros municípios, acabam comprando sua comida ocasionando um custo a mais no orçamento daquele profissional. “É um absurdo o policial de serviço passar por isso. Nunca tinha visto isso antes”, desabafou um dos policiais. 

A APRAM está acompanhando de perto tal situação onde o primeiro passo já foi dado com a coleta das informações junto aos policiais. Outra situação verificada naquele batalhão refere-se ao sucateamento das viaturas fato que tem prejudicado a agilidade no atendimento das ocorrências. Agora a entidade estuda acionar o ministério público e posteriormente a adoção de medidas judiciais que garantam as condições mínimas para o desempenho da atividade policial militar daquela unidade. Segundo o presidente da entidade, o Soldado Tony, são vários os problemas que atingem a categoria mas a falta de alimentação é o cúmulo. “É inconcebível que fatos desse tipo ainda aconteçam. Talvez isto reflita a preocupação do governo para com o servidor policial e consequentemente a segurança dos cidadãos do nosso estado”, finalizou.

Do Blog: Aqui na cidade de Caicó a situação tambem não é muito diferente não. Todos sabem que os Policiais de serviço no 6º BPM não conseguem se alimentar na sede do Batalhão,  a alimentação feita na unidade não dá para todos os PM's tendo uma grande parte do efetivo ter que se deslocar diariamente para fazer suas refeições (QTL) no Presidío Pereirão.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corte Eleitoral proibe campanha de ex-prefeito de São Miguel


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) determinou que a  campanha Dario Vieira (PSD) na disputa pela Prefeitura de São Miguel seja suspensa.

Alcançado pela Lei da Ficha Limpa, devido irregularidades insanáveis em suas contas e a condenação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) para ressacir os cofres públicos, Dario teve a candidatura indeferida pelo TRE-RN. Mesmo assim, permaneceu fazendo campanha, o que estava proibido, já que o seu recurso com pedido de liminar não foi apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Conforme decisão da Corte Eleitoral, o ex-prefeito Dario está terminantemente proibido de realizar comícios, programa eleitoral no rádio, em carro de som, além, de manter placa publicitária no comitê, realização de comícios e distribuição de santinhos ou qualquer outro tipo de material de propaganda.

Com a proibição do TRE-RN e a pouca chance de reverter a situação em Brasília, é provável que o candidato “ficha suja” coloque um filho seu para substituí-lo, a exemplo do que fez o ex-prefeito de Areia Branca, também ficha suja, Bruno Filho, que saiu da disputa e lançou a filha Luana Bruno.

Fonte: Robson Pirs/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caico/RN Mulher da fim a sua própia vida pulando dentro de cisterna


Foi confirmada a morte da Senhora Lucília Ana de Araújo, 61 anos, residente no sítio Barbosa de Cima.
Familiares da vítima disseram tê-la encontrada já sem vida horas depois de sentirem sua ausência, sendo a motivação de sua morte, o problema mental que enfrentava, tendo a mesma, tentado em outras oportunidades por fim a própria vida, obtendo êxito quando resolveu pular para dentro da cisterna com água potável para sustentação familiar.
O delegado regional do Seridó, Dr. Getúlio Medeiros, esteve no local para a liberação do corpo, sendo removido logo após por profissionais do Itep de Caicó.









Fonte: Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão entre carro e bicicleta deixa um morto na BR-101


Uma colisão frontal entre um carro e uma bicicleta deixou uma vítima fatal na madrugada deste sábado, na BR-101 sul, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu próximo ao posto Gauchão, na saída de São José de Mipibu para Parnamirim. Um Gol de placas KJV 8845 colidiu com a bicicleta conduzida por Ivanildo Luís de Lima da Silva, de 30 anos, que segundo a PRF trafegava na contramão.

Com o impacto da batida, Ivanildo morreu ainda no local, antes da chegada do socorro médico. O corpo dele foi conduzido ao Instituto Técnico e Científico de Polícia e será liberado para sepultamento logo após a necrópsia.

Fonte: Seridó 190/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idoso morre de infarto após perseguir arrombadores nas Quintas


Um fuzileiro naval da reserva, de 73 anos, morreu com problemas cardíacos esta madrugada (16), no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, após perseguir dois suspeitos de terem arrombado seu veículo e roubado dois sacos de batatas.

Um vizinho da vítima viu o momento em que o carro era arrombado e alertou o fuzileiro. Eles então partiram em perseguição aos dois suspeitos pelas ruas do bairro e conseguiram recuperar um dos sacos de batatas roubado, contudo, minutos depois, o idoso passou mal e morreu de infarto.

“O Samu ainda esteve na casa dele tentando reanima-lo, mas infelizmente ele morreu”, lamentou o oficial de operações do 9º BPM.

Ainda de acordo com o policial militar, os dois suspeitos pelo arrombamento já são conhecidos pelos moradores do bairro e esta não teria sido a primeira vez que eles arrombavam o carro da vítima.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dupla atira em PM durante abordagem, mas acaba presa


Policiais militares do 9º BPM apreenderem um revólver calibre 38 e prenderam dois jovens nesse sábado (15), no bairro de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal, em uma abordagem aos acusados em via pública.

Segundo o oficial de operações da área, ao perceberem a proximidade dos policiais militares, a dupla atirou contra a guarnição e fugiu em disparada de moto. “Eles ainda tentaram abandonar o revólver, mas conseguimos cerca-los e prende-los. Também achamos a arma que eles tinham jogado no mato”, narrou o militar.

Gutemberg Félix da Silva e Erisson Oliveira de Souza foram levados para a delegacia de plantão Zona Sul, onde foram autuados e continuam presos.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jornalista é vítima de atentado no interior do Estado



O jornalista Roberto Guedes foi vítima de um atentado no município de Caiçara do Rio dos Ventos, distante 95 km de Natal, na noite deste sábado. O jornalista foi ameaçado por um grupo que cercou seu carro e desferiu agressões contra a vítima.

Na confusão, Roberto teve o braço quebrado e o carro depredado, mas conseguiu fugir. Na fuga, uma pessoa foi atropelada, mas não corre riscos. O jornalista registrou o caso na delegacia de Macaíba e retornou para Natal onde está internado no hospital da Unimed e vai passar por uma cirurgia.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos arrombam caixa eletrônico em supermercado de Zona Oeste

Image Ilustrativa

Por volta das 5h30 deste domingo, bandidos invadiram o supermercado RedeMais no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste e arrombaram com um caixa eletrônico com o uso de maçarico e fugiram com uma quantia em dinheiro ainda não revelada.

De acordo com o major PM Vilela, comandante do 9º Batalhão, o fato foi comunicado pelo primeiro funcionário do supermercado que notou o arrombamento na porta dos fundos e o caixa violado. Em seguida a polícia foi acionada somente por volt das 6h.

No local, nenhuma testemunha soube dar informações do caso que será investigado pela polícia civil.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO BAIRRO, ILHA DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ.


O CIOSP registrou na noite de hoje (15/09/12), por volta das 22h20min, uma tentativa de homicídio em Mossoró.
Segundo informações, a vítima de nome Gilfran Fernandes da Silva, 18 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Benício Filho no bairro Ilha de Santa Luzia em Mossoró, por dois homens desconhecidos em uma moto tipo Traxx. Após os disparos a vítima correu e se abrigou em uma residência na Rua das Flores, onde foi acionado o socorro médico.
Uma viatura BRAVO do SAMU socorreu a vítima para o HRTM, com disparos no braço e tórax, apesar da gravidade Gilfran saiu da casa caminhando. Viaturas da Polícia Militar fizeram os primeiros levantamentos e patrulhamento, na tentativa de localizar os acusados mais até o momento ninguém foi preso.


PASSANDO NA HORA
 
PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Albergue acolhe moradores de rua e pessoas em situação de risco

Albergue_acolhe_moradores_de_rua
NATAL - Um lugar quente e seguro que está transformando vidas. Água limpa e comida, além de conforto e acolhimento para um repouso digno que todo mundo merece. É assim que o Albergue Municipal José Augusto da Costa recebe todas as noites pessoas em situação de rua da cidade do Natal.
"Ficamos mais tranquilos sabendo que esta população está em um abrigo e não nas ruas, dormindo nas calçadas, ao relento e correndo perigo", declara Alcedo Borges, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), pasta gestora do albergue.
Localizado na rua Câmara Cascudo, 176, Ribeira, o albergue foi inaugurado em dezembro de 2011, destinado aos moradores de rua, e atende ainda pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, maiores de 18 e com idade inferior a 60 anos.
A estimativa de atendimento é de 1.600 pessoas por ano, uma média de 59 por dia. "O albergue foi instalado nas dependências do antigo Hotel Central, prédio de propriedade da Prefeitura, localizado estrategicamente em uma região bem central da cidade", explica a secretária-adjunta da assistência social da Semtas, Verônica Dantas.
"O serviço é uma referência para a população de rua para que possam receber os devidos encaminhamentos socioassistenciais e demais ações que envolvem as políticas públicas. O serviço contribui para a construção de novos projetos de vida", afirma o titular da pasta, Alcedo Borges. 
Unidade mantém moldes de acolhida temporária
O albergue foi implantado nos moldes de uma acolhida temporária, apresentando ideia de caráter transitório, mas também considerando a heterogeneidade desse segmento, assegurando o respeito à diversidade das condições de dependência.
O albergue está sendo desenvolvido conforme os princípios da "Política Nacional para a População em Situação de Rua".
A estrutura do albergue é formada por 19 quartos, distribuídos em alas masculina e feminina, sendo no máximo quatro pessoas em cada uma.
O horário de atendimento é das 17h às 7h do dia seguinte. E neste intervalo de tempo, os usuários são encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras que são oferecidos pela Semtas, para dar soluções de melhoria na qualidade de vida, através da geração de emprego e renda, como elementos fundamentais para a saída das ruas.
Quanto à questão nutricional, são servidas duas refeições: jantar e café da manhã.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Padre Zezinho fará show em Mossoró em prol da reforma do Mosteiro de Santa Clara

Padre_Zezinho
A Campanha "Amigos do Mosteiro" realiza show do padre Zezinho, um dos cantores mais tradicionais e renomados da música religiosa do Brasil, dia 22 deste mês, no Porcino Park Center. A renda da apresentação será revertida ao projeto, que arrecada recursos para restauração e reforma do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis das Irmãs Clarissas de Mossoró, no bairro Dom Jaime Câmara.
O show é patrocinado por amigos e benfeitores do mosteiro e pelo próprio padre Zezinho. Faz parte de um conjunto de esforços para viabilizar as obras no convento, que, em funcionamento desde 1999, necessita de restauração e ampliação da estrutura existente, a fim de oferecer mais comodidade às vocacionadas que lá estão e às que vão chegar.
Segundo a Irmã Rita, uma das coordenadoras do projeto, o mosteiro necessita de área de serviço, enfermaria, mais aposentos, lavanderia, ampliação da capela interna, área de trabalho, além da recuperação da estrutura em funcionamento há 13 anos e que, em decorrência do tempo, precisa de melhoramentos estéticos e estruturais.
Ela acrescenta que o mosteiro está angariando parceiros para fortalecer o projeto e embora já disponha de benfeitores que o ajudam, conclama a sociedade para se somar a esse esforço coletivo, uma vez que as melhorias na estrutura física ampliarão o raio de ação social e religioso em prol da sociedade de Mossoró e região.
"O mosteiro tem aumentado, nos últimos anos, o número de vocações. Graças a Deus! Crescem também os desafios na sua manutenção, muito embora a Divina Providência jamais tenha deixado de amparar aquelas que a Ela se confiam. Nesta confiança, queremos fazer o que está ao nosso alcance para proporcionar a manutenção do mosteiro, assim como sua restauração e ampliação, conscientes de que a Providência age nas mãos e nos corações de todos aqueles que nos ajudam e poderão ajudar", diz a Irmã Rita.
Além de ser o braço de oração da diocese de Mossoró, o Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis das Irmãs Clarissas realiza atendimento a dependentes químicos, pessoas em situação de risco social, artesanato (confecção de velas, círios pascais, entre outros artigos religiosos, sendo a única ordem de oração permanente de Mossoró.
Atualmente, são 14 irmãs entregues totalmente à causa religiosa pela oração contínua, silêncio, doação, alegria, simplicidade e fraternidade. As missas são celebradas às 17h, aos domingos, segundas e terças-feiras; às 6h30, às quartas e sextas-feiras e, às 8h, às quintas-feiras e sábado. O atendimento é realizado todos os dias, das 9h às 11h e das 15h às 17h.
O mosteiro fica na avenida Herondina Cavalcanti Dantas, 22, bairro Dom Jaime Câmara, CEP 59628-800, Mossoró. Contatos podem ser feitos também pelo (84) 3312-0512 ou 9934-5111 (Mara Sâmia Oliveira Maia, uma das coordenadoras da campanha Amigos do Mosteiro), e também pelo e-mail: mosteiro.fsfa@hotmail.com.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Perigo e imprudência nas rodovias de Mossoró

Acidente_na_BR_110
Há períodos do ano, como feriados prolongados e férias escolares, em que cresce o número de acidentes automobilísticos nas rodovias do Rio Grande do Norte. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nas estradas que dão acesso a Mossoró 539 acidentes automobilísticos apenas nesses 9 meses de 2012, os números representam 70% dos casos totais notificados em 2011. A BR-110 e a BR- 304 são as mais perigosas em número de acidentes.
O inspetor da PRF Aliathar Gibson informou que entre os trechos mais críticos está o da BR-110, no trecho localizado na avenida Francisco Mota, pois devido à crescente movimentação de veículos as chances de acidentes no local aumentaram.
"Esse trecho não comporta mais o trânsito existente, é necessário que a duplicação aconteça de forma urgente. Para se ter uma ideia, apenas nessa área foram registrados este ano 131 acidentes envolvendo veículos, dos quais houve 20 feridos graves e duas mortes".
Nas estradas que dão acesso a Natal e Apodi, respectivamente, BR-304 e BR-405, a situação não é muito diferente, no primeiro semestre e início do segundo foram registrados 434 acidentes. Dados fornecidos pela PRF demonstram que grande parte dos acidentes dizem respeito a capotamentos e colisões frontais, laterais, traseiras e transversais.
"O trecho da BR-304 que fica entre o conjunto Redenção e bairro Liberdade é responsável por 60% dos acidentes registrados, ou seja, em apenas 30km de estrada pode ser notificado grande parte dos acidentes veiculares. Mas não são apenas os carros que fazem parte dessas estatísticas, as motocicletas também têm grande participação nessas situações, por isso elas são os principais alvos da fiscalização", relatou Gibson.
Essa estatística é confirmada pela assessoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que informou que 65% dos pacientes que dão entrada na unidade de saúde vítimas de acidentes estavam circulando de moto.
"De janeiro a agosto, 4.354 pacientes deram entrada no HRTM devido a acidentes automobilísticos, 415 são acidentes de carro, ou seja, capotamento, batida, atropelamento, entre outros. A grande maioria das pessoas socorridas é do sexo masculino, correspondendo a 3.158 homens, enquanto apenas 1.197 são mulheres. Deve-se destacar ainda que esses indivíduos não são apenas de Mossoró, cidades como Areia Branca, Assú, Baraúna e Dix-sept Rosado fazem parte das estatísticas", comunicou a assessoria.
No Rio Grande do Norte, as rodovias federais que mais apresentam vítimas fatais são as BR-101, BR-405, BR-226 e a BR-304, do total de 2.220 acidentes, 105 pessoas morreram. Nas rodovias estaduais o número de pessoas que morreram reduziu drasticamente, no entanto o crescimento dos acidentes persiste, as maiores incidências acontecem na RN-063 e RN-302.
Excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas aumenta as chances de colisões nas rodovias
Segundo o inspetor Aliathar Gibson, vários fatores convergem para a ocorrência de acidentes nas estradas, entre os mais comuns estão embriaguez, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e motocicletas.
"Um dos fatores que também aumentam os riscos de incidentes na estrada é o crescimento no número de veículos nas rodovias. É preciso que as pessoas ao se aventurarem nas rodovias estaduais e federais dirijam com mais prudência e tenham cuidado com algumas atitudes", frisou o inspetor.
Para a PRF de Natal, entre os motivos que colaboram para a grande quantidade de mortes na BR-304, que liga Natal a Mossoró, estão o fluxo intenso de veículos no local e a falta de estrutura da rodovia. De acordo com o órgão, a pista simples tornou-se insuficiente para a quantidade de automóveis que transitam por ela, contribuindo desta forma para o elevado número de colisões frontais. No trecho da BR-304 que passa por Mossoró, foram totalizados 21 casos, com a ocorrência de 11 mortes.
A existência de áreas rurais ao longo da rodovia que liga as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, isto é, Mossoró e Natal, também ajudam no aumento de colisão por ultrapassagem indevida, pois ao passar por essas áreas os motoristas tendem a desrespeitar o limite de velocidade indicado.
Os órgãos de trânsito indicam que existem alguns períodos do ano em que a incidência de acidentes cresce, é o caso das férias escolares, que acontecem nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro, e durante os feriados prolongados.
Para evitar alguns transtornos nas estradas é preciso que os motoristas sigam algumas medidas tais como: respeitar os limites de velocidade sinalizados, estabelecer uma distância segura dos outros veículos, procurar não dispersar a atenção com o uso de telefone celular e consumo de alimentos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, jamais realizar ultrapassagem pela direita e sempre sinalizar quando for realizar esta ação.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Uern prepara programação especial para celebrar os 44 anos de existência

Uern_realiza_programao_de_aniversrio
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está em clima de festa pela passagem dos 44 anos da instituição, dia 28 deste mês. A entidade está desenvolvendo uma série de atividades, e o ponto alto das comemorações será a tradicional Assembleia Universitária, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Haverá, na ocasião, entrega da Comenda Medalha da Abolição 2012 a personalidades que se destacam na Humanização da Saúde: médicos Cristina Scherzinger, Francisco José Cure de Medeiros e Jerônimo Rosado Cantídio.
Nos últimos dias, a Uern vem realizando vários eventos dentro da programação do seu aniversário, em Mossoró e outros campi, como em Pau dos Ferros, que sediou essa semana a XVI Semana Universitária do Campus Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam).
A semana foi realizada de segunda-feira a sexta-feira, com as mais diversas atividades, como oficinas, minicursos, grupos de discussão, mesas-redondas temáticas e outras reflexões sobre o ambiente acadêmico e temas de interesse da sociedade.
Sexta-feira, em Mossoró, o Quarteto de Cordas do Conservatório de Música da Uern se apresentou no Espaço Cafezal, no Memorial da Resistência, dividida em duas partes: primeiro foi feito passeio pela música através de peças da Idade Média, dos períodos Barroco, Clássico e Romântico, com momentos didáticos sobre as obras eruditas e seus compositores.
No segundo momento, foram executadas peças diversas, como alguns temas famosos, passando pela música brasileira até a regional através do compositor Luiz Gonzaga, com a participação do prof. Gideão Lima ao piano.
Na sexta-feira, também houve colação de grau do curso de Medicina, às 19h, no Hotel VillaOeste.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CBF desmente noticiário de que campeão da Copa do Nordeste teria vaga assegurada na Sul-Americana

America_entra_como_campeao_do_RN
Na última quinta-feira, em um hotel de Fortaleza, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Liga dos Clubes do Nordeste promoveu oficialmente o lançamento da Copa do Nordeste. A competição, que já foi disputada com sucesso no passado, volta em 2013 depois de receber o apoio oficial da CBF.
Mas, em relação ao noticiário dos dias que antecederam a esse lançamento, de que o campeão da Copa do Nordeste ganharia uma vaga na Copa Sul-Americana, os dirigentes da CBF trataram de pôr um fim nas especulações. Na capital cearense declaram que essa possibilidade nunca existiu, que não procede a informação.
Em relação aos representantes por estado, nenhuma novidade foi apresentada em relação à primeira relação liberada ainda no início do ano. Do Rio Grande do Norte, por exemplo, foram confirmadas as participações de América e ABC, na condição de atuais campeão e vice do Estadual potiguar 2012.
A Copa do Nordeste será disputada por 16 clubes, no período de 19 de janeiro a 17 de março de 2013. Os clubes participantes foram definidos por critério de colocação nos campeonatos estaduais de 2012 - não participarão os times dos estados do Piauí e Maranhão.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comperve divulga demanda parcial de candidatos inscritos no Vestibular


O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulga a demanda parcial de candidatos inscritos por curso para o Vestibular 2013. 

Ao todo, estão inscritos 25.617 candidatos que irão concorrer a 3.015 vagas nos cursos dos campi de Natal, Caicó, Santa Cruz e Currais Novos. 

A maior demanda registrada foi a do curso de Medicina, com 65 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Psicologia, com 35,80. O terceiro curso mais concorrido foi o de Arquitetura e Urbanismo, com 24,3 candidatos por vaga.

As provas para o Vestibular 2013 da UFRN serão aplicadas no período de 25 a 27 de novembro.

No primeiro dia do processo seletivo serão aplicadas as provas de física, química, biologia, matemática e língua estrangeira. No segundo dia as provas de português, literatura, geografia, história e a redação. No terceiro dia será aplicada a prova discursiva destinada a cada área.

A duração do exame, nos três dias, será de 4 horas e 30 minutos. O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 7h20 às 8h. 

A lista completa da concorrência parcial do Vestibular UFRN 2013 está disponível na página do COMPERVE: http://www.comperve.ufrn.br/.

ENEM

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) adotou ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção para 50% das vagas do Vestibular 2013. 

Todos os cursos disponibilizados pela Instituição irão disponibilizar, no mínimo, 50% das vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular tradicional.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP pede bloqueio das contas da Prefeitura de Natal para pagar servidores da saúde


Joana Lima
Quadro na saúde de Natal vive situação de caos
O caos vivenciado na saúde de Natal levou o Ministério Público a requerer um bloqueio judicial nas contas do município para garantir o pagamento dos profissionais da área.

Segundo a promotora da saúde, Iara Pinheiro, há três semanas o MP pediu o bloqueio para garantir o pagamento dos profissionais dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) do Planalto, Nova Natal e Brasília Teimosa, além da UPA de Pajuçara. 

“O município não vem fazendo o repasse dos recursos financeiros, e já prevendo isso pedimos esse bloqueio para que fosse dada continuidade nas atividades”, disse a promotora.

De acordo com Iara Pinheiro o bloqueio inicial foi de R$ 690 mil e ontem (14) esse dinheiro já estava liberado para efetuar o pagamento dos profissionais. “Estamos vivendo um momento desordenado na saúde pública da cidade e garantimos a liberação desse dinheiro para que os profissionais recebam seus salários”, disse. A promotora informou ainda que mais um bloqueio no valor de R$ 1,4 milhão foi feito para garantir o pagamento do mês de setembro.

Além disso, o Ministério Público entrou com o processo de número 12.270/2012 pedindo para que seja feita uma avaliação das contas do Estado e município junto ao TCE. “É preciso saber para onde esse dinheiro está indo, o que está acontecendo. Esse processo pede o pagamento dos profissionais da saúde e a responsabilização dos agentes”, lembra.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Medida Provisória da redução das tarifas de energia começa a tramitar no Senado

Senado_analisa_Medida_Provisoria
Começou a tramitar nesta sexta-feira (14)no Senado a medida provisória que trata da renovação das concessões de geração de energia elétrica com vencimento entre 2015 e 2017 (MP 579/2012). A medida também estabelece regras para redução das tarifas praticadas no setor.

Para promover uma redução média de 16,2% na conta de luz das residências e de até 28% nas tarifas cobradas do setor produtivo, o governo propõe reduzir tributos federais, alterar o cálculo do preço da energia fixado na renovação dos contratos de concessão e aportar R$ 3,3 bilhões para financiar o atendimento a localidadescarentes.
De acordo com a MP, os contratos de geração, transmissão e distribuição de energia hidrelétrica poderão ser prorrogados por até 30 anos e os de geração de energia termelétrica por até 20 anos, desde que as concessionárias concordem em retirar, do preço da tarifa, a remuneração de investimentos já amortizados.
As concessões que não forem prorrogadas por falta de interesse da concessionária serão licitadas em leilões ou concorrências. A medida provisória prevê a prorrogação, por até 30 anos, dos contratos de usinas com até 50 megawatts de potência que produzem energia para consumo do próprio grupo industrial.
Na justificação da MP, os ministros Edison Lobão, das Minas e Energia, e Guido Mantega, da Fazenda, argumentam que as medidas propostas visam ampliar o suprimento de energia elétrica às famílias brasileiras e tornar o setor produtivo mais competitivo, ampliando o nível de emprego e renda no país.
Senadores e deputados terão até o dia 19 para oferecer emendas à MP, que precisará passar pela análise prévia de comissão mista designada nesta sexta-feira, antes de ser votada pelos plenários da Câmara e do Senado.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ABC faz três gols em 12 minutos e arranca empate incrível em Maceió




Incrível. O ABC perdia por 3 a 0 para o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, até os 32 minutos do segundo tempo, quando começou uma reação inesquecível. Éderson descontou aproveitando passe de Diego Clementino. Aos 35, Walter Minhoca mandou no canto esquerdo do arqueiro Cristiano. E, para delírio da frasqueira, Éderson marcou o gol de empate aos 44.

Após o empate heroico, o Mais Querido está com 29 pontos, em 14º lugar. Já o time da casa soma 28 pontos e ocupa a 15.ª posição.

Como vinha de quatro derrotas diante da torcida, o CRB queria se recuperar. Mas começou nervoso diante de um adversário muito cauteloso. Apesar disso, o time da casa abriu o placar aos 26 minutos, numa cobrança de pênalti de Ricardinho. Ele mesmo sofreu a falta por trás de Serginho, depois bateu com categoria, deslocando o goleiro Andrey.

No segundo tempo, o ABC ameaçou uma reação, com as entradas de Raul e Renato Potiguar, e depois de outro atacante, Diego Clementino. Mas bastou se abrir um pouco para sofrer mais gols. O segundo saiu aos 10 minutos, com Paulo Vitor.

Ele puxou o contra-ataque, tabelou com Ricardinho, ajeitou de direita e bateu de esquerda.

O placar ficou mais largo aos 25 minutos, quando o zagueiro Ednei fez o terceiro gol. Ele bateu de virada após o escanteio e o rebote da defesa. Mas o que parecia fácil ficou complicado, porque o ABC foi ao ataque com três atacantes para buscar os gols. O time potiguar diminuiu o placar aos 32 minutos, quando Ederson ficou sozinho e bateu no alto após jogada de Diego Clementino pelo lado esquerdo.

Na pressão, o ABC encostou com Walter Minhoca. Ele arriscou o chute cruzado e o goleiro Cristiano saltou errado. A bola passou por baixo de seu corpo. Um frango. Nos últimos minutos, o ABC foi todo ao ataque e buscou o inesperado empate.

De fora da área, Ederson chutou rasteiro e o goleiro Cristiano, encoberto, não viu a bola entrar no canto esquerdo, aos 44 minutos.

Nos acréscimos, muito nervoso, até o experiente Marcinho Guerreiro perdeu a cabeça pelos lados do CRB. Recebeu cartão amarelo por reclamação, xingou o árbitro e foi expulso. Na 26ª rodada, na sexta-feira, o ABC vai receber o Guarani, no Estádio Frasqueirão. No sábado, o CRB sai diante do São Caetano, na grande São Paulo.

FICHA TÉCNICA:

CRB 3 X 3 ABC

CRB - Cristiano; Diego Aragão, Ednei, Thiago Gomes e Gleidson; Marcinho Guerreiro, Vitor, Diego Palhinha (Paulo Vitor) e Luciano (Rafinha); Ricardinho e Aloísio Chulapa (Carlinhos Bala). Técnico - Pintado.

ABC - Andrey; Ivan (Diego Clementino), Flávio Boaventura, Vinícius e Airton (Renatinho Potiguar); Hemik, Serginho, Walter Minhoca e Cascata (Raul); Adriano Pardal e Éderson. Técnico - Ademir Fonseca.

GOLS - Ricardinho, aos 26 minutos do primeiro tempo. Paulo Vitor, aos 10, Ednei, aos 25, Éderson, aos 33 e aos 44, e Walter Minhoca, aos 39 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Paulo Godoy Bezerra (SC).

CARTÕES AMARELOS - Diego Aragão, Marcinho Guerreiro, Aloísio Chulapa, Adriano Pardal e Serginho.

CARTÃO VERMELHO - Marcinho Guerreiro.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Rei Pelé, em Alagoas (AL).

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado solicita construção de clínica de recuperação para dependentes químicos no RN




O deputado Vivaldo Costa submeteu ao Colegiado de Líderes da Assembleia Legislativa requerimento destinado à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário da Saúde Pública Isaú Gerino Vilela solicitando a celebração de convênio com a prefeitura de Caicó destinado a construção de uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

O parlamentar justificou que a dependência química, uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde-OMS é incurável, porém, tratável como tantas outras doenças.

“Esse tratamento é feito com atendimentos individuais com psiquiatras e psicólogos e também através de reuniões de terapias em grupo. Com a criação dessa clínica de recuperação para dependentes químicos, os pacientes seriam trabalhados nos aspectos físico psíquico e social, objetivando sua efetiva recuperação, através do processo de desintoxicação, sensibilização e conscientização”, afirmou.

Vivaldo Costa também solicitou do governo do Estado a criação do programa Farmácia Veterinária Popular para atender a zona rural do município de Caicó. Segundo ele, a intenção dessa reivindicação é atender a agricultura familiar.

“Essas farmácias vão garantir o bom cuidado dos animais. A renda proveniente da agricultura familiar ainda é limitada, razão pela qual muitas vezes não sobra dinheiro para aquisição de medicamentos veterinários necessários à saúde dos animais criados em suas propriedades”, concluiu.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta do Rio de Janeiro


O prêmio de R$ 17 milhões do concurso 1.425 da Mega-Sena deste sábado (15) saiu para uma aposta do Rio de Janeiro, informou a Caixa Econômica Federal. 
O sorteio aconteceu em Diamantina, Minas Gerais. Veja as dezenas sorteadas:

07 - 16 - 29 - 36 - 38 - 50

Segundo a Caixa, 82 apostadores acertaram a Quina e devem receber R$ 27.866,19 cada. Os 6.460 apostadores que acertaram a Quadra devem receber R$ 505,31.
Na poupança, os R$ 17 milhões podem render, segundo a CEF,  até R$ 79 mil por mês. Com o prêmio total, o ganhador pode comprar 170 carros de luxo ou 42 imóveis de R$ 400 mil cada.
A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira (19), é de R$ 2 milhões.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››