domingo, agosto 13, 2023

Motociclista morre em acidente na BR-405, em Itaú-RN




Um acidente no km 106 da BR-405, no município de Itaú, deixou o condutor de um carro vermelho morto. O caso aconteceu na madrugada deste domingo 13, por volta das 2h40.


A Vítima identificada por Delfonso trafegava de moto quando sofreu o acidente, vindo a cair sobre a pista de rolamento e tendo morte no local.


A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Itaú foram ao local onde a vítima estava. O Instituto de Técnico-Científico de Perícia (Itep) também foi acionado.

Leia Mais ››

MOTOCICLISTA MORRE APÓS COLIDIR COM URUBUS E PERDER O CONTROLE DA MOTO NA RN 042


A comunidade cerrocoraense foi surpreendida com a morte prematura, na manhã desta sexta-feira (11), do técnico em agropecuária Arimaci Gomes.

Arimaci Gomes, 47 anos, morreu de acidente enquanto pilotava sua motocicleta na rodovia estadual RN-042, nas proximidades de Maxinaré, depois que urubus, à margem da estrada, alçaram voo e bateram nele, que perdeu o controle do veículo e desceu uma ribanceira.

Gomes estava em um de seus melhores momentos da carreira profissional, pois iria atuar no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), onde já havia prestado serviço no programa do crédito amigo, e agora agora iria atuar na mesma área, mas no âmbito da agricultura familiar.

Ele se dirigia para Currais Novos, onde residia com a família, quando sofreu o acidente. 

O sepultamento do corpo de Arimaci Gomes ocorrerá em Cerro Corá, em horário ainda a ser divulgado pela família, deixando viúva Márcia Gomes e um casal de filhos.


Fonte: Cerro Corá News

Leia Mais ››

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS EM PAU DOS FERROS-RN


Nesta sexta-feira 11 de agosto de 2023, informações de que homens em uma motocicleta estavam esperando o empresário do ramo de sinuca próximo a sua residência. Ao se aproximar do portão para entrar em casa, os dois homens efetuaram mais de 20 tiros na direção da vítima, que foi baleada e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito em seguida.

Populares disseram que é difícil saber o motivo deste crime bárbaro, pois Nilson era gente boa e prestativo. 

A polícia realizou bus criminoso foi encontrado. Peritos e Polícia Civil foram acionados para o local onde realizaram os primeiros levantamentos no corpo e região do crime. Após conduzido por uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para a sede do órgão, onde será submetido à necropsia sepultamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Um morto e outro ferido em ataque a tiros durante rifa em Campo Grande no Oeste Potiguar


Uma rifa terminou em tragédia,  na madrugada deste domingo 13 de agosto de 2023, no município de Grande Campo, na região Oeste do Rio Grande do Norte, onde um homem foi morto a tiros no interior de uma residência.


A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma informação de disparos em uma residência, localizada na Rua Manoel Minervino Leal no Bairro Alto da Esperança, onde estava ocorrendo uma rifa. Quando a guarnição chegou no local encontrou a cena de crime..


A vítima foi identificada como Almison Ramon Barbosa, 30 anos de idade, foi baleado e morto dentro da casa. De acordo com a PM, outra pessoa conhecido por “Chico da Uberaba” também foi ferido e socorrido por populares para o hospital da cidade e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró. Seu estado de saúde é considerado grave.


A Polícia recebeu informações de que três elementos abordo de duas motocicletas, chegaram na residência efetuaram os disparos. Ainda não há informações sobre a motivação do ataque criminoso e quem seria o alvo dos atiradores.


O corpo de Almison Ramom Barbosa foi removido após a perícia e encaminhado para exames necroscópicos no ITEP unidade de Mossoró. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o caso e tentar chegar a motivação e os responsáveis pelo assassinato



Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro em Natal, diz polícia

Mulher foi socorrida pelo Samu, em Natal, após ser esfaqueada pelo ex-companheiro — Foto: Redes sociais

Uma mulher de 38 anos foi esfaqueada pelo ex-companheiro na tarde deste sábado (13) em Natal, segundo a Polícia Militar. O caso aconteceu no bairro da Redinha, na Zona Norte.


A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para um pronto-socorro. Já o suspeito fugiu após o crime.


Segundo o 4º Batalhão da Polícia Militar, a mulher tinha uma medida protetiva expedida contra o homem, no entanto, neste sábado o suspeito foi até ela e desferiu os golpes de faca.


A polícia foi acionada ao local, mas quando chegou já encontrou a vítima sendo atendida pelo Samu. O suspeito não foi localizado.



O estado de saúde da vítima não foi atualizado até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial da reserva é assassinado a tiros em Felipe Camarão; bairro de Natal tem 4 mortes de militares em menos de 3 meses

Policial militar da reserva, Francisco de Assis da Silva foi morto a tiros no bairro Felipe Camarão, em Natal — Foto: Cedida

Um policial militar da reserva remunerada foi morto a tiros na noite deste sábado (12) em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Ele é o quarto militar assassinado no mesmo bairro em menos de três meses. Um suspeito foi preso.


A vítima foi identificada como o cabo da reserva Francisco de Assis da Silva. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi registrado por volta das 21h20 na Rua Itamar Maciel.


Uma filha do militar ligou para a polícia informando que o pai tinha sido baleado por pelo menos dois criminosos, na rua. O número de disparos não foi informado.



Ainda de acordo com a polícia, os dois bandidos estariam armados com pistola, atiraram contra o policial e fugiram do local correndo no sentido a um morro ou um beco que há na região.


O policial aposentado foi levado por familiares para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Cidade da Esperança, também na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Diversas unidades da Polícia Militar foram acionadas para realizar buscas pelos criminosos. A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também foram acionados ao local do crime para dar início às investigações.


Ainda de acordo com a Polícia Militar, um suspeito foi detido, no início da madrugada deste domingo (13), e levado para a Delegacia de Plantão, em Parnamirim, na Grande Natal.


No local, segundo a PM, o suspeito confessou participação no crime e foi autuado em flagrante.


Quarto policial morto em três meses

O crime deste sábado (12) é o quarto assassinato de policiais militares da ativa e da reserva somente no bairro Felipe Camarão, em 2023. Todos os crimes ocorreram em menos de três meses.


A Polícia Civil ainda não informou se o crime mais recente tem relação com os demais.



O primeiro desses crimes aconteceu no dia 19 de maio e vai completar três meses no próximo sábado (19). O sargento da reserva Ionaldo Soares da Silva, de 57 anos, foi cercado por cerca de 10 criminosos, que dispararam pelo menos 15 vezes contra ele na Rua São João.


Já no dia 11 de junho, um domingo, o sargento Silva Filho foi morto a tiros quando chegava em casa, de carro, na Rua Todos os Santos. Ele era lotado no 4º Batalhão da PM, na Zona Norte da capital.


Ainda em junho, no dia 30, o sargento João Victor Serafim Ramos, de 37 anos, foi morto por volta do meio-dia ao chegar na frente de uma casa na Rua Santa Isabel. Esses três casos tiveram características de execução, segundo as autoridades.


Ao longo de julho, as polícias do Rio Grande do Norte realizaram operações de busca por um criminoso que seria responsável pela ordem de execução de militares no bairro.


No dia 5 de julho, um suspeito acabou baleado e preso, após confronto com policiais durante uma operação em Nova Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Segundo a polícia, ele era um dos chefes locais da facção criminosa que foi responsável pela morte dos policiais militares em Felipe Camarão.



"Nós sabemos que todas as três mortes, todos os três crimes dos agentes de segurança, foram determinadas, organizadas e executadas pela facção criminosa", disse o delegado Cláudio Henrique, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (HDPP), na ocasião.

Vários suspeitos de participação nos crimes foram presos, ao longo de julho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filho suspeito de matar mãe a facadas dentro de casa é preso no interior do RN

Polícia Civil viatura Rio Grande do Norte RN Central de Flagrantes Natal PC — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um homem de 18 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (11) na cidade de Caicó, na região Seridó, suspeito pelo feminicídio da mãe, identificada como Gecinalda Dantas, de 52 anos, conhecida como "Naldinha". Vítima foi morta a facadas dentro de casa na noite de quinta-feira (10).


A prisão do suspeito aconteceu após ele ter sido ouvido pela equipe da Polícia Civil, responsável pela investigação do crime.


Por volta das 20h da quinta-feira, vizinhos acionaram a Polícia Militar para a casa onde o suspeito morava com a mãe, na cidade de Caicó, com uma denúncia de um possível arrombamento ao imóvel. No local, os policiais encontraram Gecinalda morta em um dos cômodos, e o suspeito em outro.



Na versão do suspeito, a casa em que morava com a mãe teria sido invadida por três homens por volta das 17h. Ele diz que recebeu uma pancada na cabeça e ficou desacordado. Quando acordou, encontrou a mãe morta.


Segundo a Polícia Civil, desde o registro da ocorrência, foram realizadas diversas diligências com o objetivo de ouvir testemunhas e confirmar informações dadas pelo suspeito em depoimento. Entretanto, vizinhos relataram não terem visto nenhum homem, nem escutado barulhos ou tiros na casa.


Suspeito pelo feminicídio da mãe, o homem foi encaminhado ao Presídio Estadual do Seridó, onde ficará à disposição da Justiça.


A Polícia Civil solicitou imagens de câmeras de segurança da área e continua realizando diligências.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PRF prende homem que transportava carga avaliada em mais de R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados no RN

Caminhão com carga de mais de R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados no RN — Foto: Divulgação / PRF


Um homem de 35 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (11) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ele foi detido quando transportava cerca de 200 mil maços de cigarros contrabandeados em um caminhão. A carga é avaliada em R$ 1 milhão.


A prisão do suspeito aconteceu durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 74 da BR-101. Além da carga, o veículo do homem também foi apreendido.


O motorista do caminhão foi preso e a ocorrência encaminhada à Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Norte.


Segundo informações da PRF, estima-se que o contrabando de cigarros falsificados, nos últimos anos, tenha uma participação entre 70% e 80% no mercado de ciganos do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta dentro de casa no interior do RN; filho é suspeito, diz delegado

Polícia Civil viatura Rio Grande do Norte RN Central de Flagrantes Natal PC — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma mulher foi encontrada morta dentro de casa na noite desta quinta-feira (10) no bairro Paulo VI, na cidade de Caicó, região Seridó potiguar. A vítima foi identificada como Gecinalda Dantas, conhecida como “Naldinha”, de 52 anos.


Segundo informações da Polícia Civil, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de arrombamento a uma casa. No momento em que a equipe chegou ao local, os policiais encontraram Gecinalda morta em um dos cômodos. O filho dela também estava no interior da casa.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil foram acionados para iniciar a investigação do crime.



De acordo com o Bruno Barcellos, da Delegacia Municipal de Caicó, diligências foram realizadas e o filho, que estava no imóvel, é suspeito pela morte da mãe.


“A partir de alguns elementos a suspeita sobre o filho começou a aparecer. No primeiro momento ele seria vítima de um arrombamento, assim como Gecinalda”, disse.


O suspeito foi ouvido na manhã desta sexta-feira (11) pela Polícia Civil, que segue com as investigações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Incêndio que destruiu 26 veículos usados em esportes de aventura na Grande Natal não foi criminoso, conclui polícia

Incêndio em galpão com veículos na região metropolitana de Natal — Foto: Cedida

O incêndio que atingiu uma garagem de Parnamirim, na Grande Natal e destruiu 26 veículos do tipo UTV, usados em esportes de aventura, não teve origem criminosa, segundo concluiu a Polícia Civil.


O incêndio aconteceu no dia 19 de julho no bairro Parque das Nações, na região conhecida como Coophab, em Parnamirim.


Em nota divulgada nesta sexta-feira (11), a 18ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pela investigação do caso, informou que o incêndio não foi criminoso. A causa das chamas, no entanto, ainda não foi esclarecida pelos investigadores.


"Após o incêndio, foram realizadas diversas oitivas, diligências e análise das imagens do estabelecimento atingido. Na ocasião, não foi verificada a presença de nenhum suspeito nas horas anteriores ou no momento do fato. Além disso, há o relato de testemunhas de que o fogo possivelmente foi ocasionado por um curto-circuito no sistema de som de um dos veículos e que rapidamente se alastrou em razão da grande quantidade de produtos inflamáveis no local", informou a corporação.



O resultado da perícia ainda não foi divulgado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), no entanto, a polícia acredita que ele será inconclusivo quanto a causa do incêndio, porque todos os vestígios teriam sido destruídos pelo fogo.


Durante as investigações, um ex-funcionário da empresa chegou a ser ouvido pela polícia e relatou que no momento do incêndio estava em casa dormindo. A polícia afirmou que não há nenhuma prova que indique a participação dele no incêndio ou a presença dele no local, razão pela qual descartou essa linha de investigação.


O incêndio

O incêndio aconteceu no início da manhã de uma quarta-feira. O Corpo de Bombeiros enviou pelo menos três veículos de combate a incêndio ao local, na avenida Eliza Branco. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido.


Havia 28 veículos no local e 26 foram atingidos pelas chamas, segundo o Corpo de Bombeiros.

A corporação foi acionada por volta das 6h30. Às 7h30, as chamas já tinham sido apagadas, mas os militares seguiam trabalhando no rescaldo.


Por serem veículos de aventura, os UTVs não têm cobertura de seguradoras. Os prejuízos ao estabelecimento, que também funcionava como oficina, foram milionários. Na internet, amigos do empresário responsável pelo local fizeram uma vaquinha para tentar arrecadar R$ 3 milhões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de matar e enterrar mulher em quintal de casa é solto após audiência de custódia em Natal

Casa onde corpo de mulher foi encontrado enterrado, na Zona Norte de Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

O homem suspeito de matar e enterrar uma mulher no quintal de uma casa na Zona Norte de Natal foi solto para responder pelo crime em liberdade, após passar por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira (10) em Natal. A informação foi confirmada ao g1 pela Justiça Estadual.


Ele tinha sido preso na tarde de quarta-feira (9), em Extremoz, na região metropolitana da capital potiguar, para onde tinha fugido após o crime, segundo a polícia. A vítima foi encontrada morta na terça-feira (8) no conjunto Vale Dourado.


No entanto, ao passar pela audiência de custódia, o membro do Ministério Público entendeu que não existiam requisitos necessários para a homologação da prisão em flagrante, como "liame objetivo na conduta do acusado e indícios mínimos de autoria".


Além disso, o prazo entre o cometimento do delito e a prisão do autuado não caracterizaria o flagrante, na opinião do promotor.


"Dito isso, e diante da ausência de pedidos, seja pela autoridade policial, seja pelo MP de decretação de prisão preventiva, relaxo a prisão em flagrante do autuado", determinou o juiz responsável pela audiência.


Prisão

A prisão foi realizada por um policial militar de folga, que estava em um sítio na região de Extremoz e reconheceu o suspeito. O homem foi levado para a delegacia de Extremoz e, à noite, foi ouvido na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal.


O homem é apontado pela polícia como o principal suspeito de matar e enterrar Francisca Suilma do Nascimento Ferreira, de 42 anos. O corpo dela foi encontrado na terça-feira (8) enterrado no quintal da casa onde o suspeito morava, no conjunto Vale Dourado, em Nossa Senhora da Apresentação.


O corpo da vítima estava sem roupas em um buraco de pelo menos um metro de profundidade e foi tirado do local pelo Corpo de Bombeiros.



Segundo a DHPP, os policiais foram ao local na última terça, após receberem uma denúncia sobre o desaparecimento de Francisca. Ainda de acordo com a polícia, ela teria um envolvimento com o suspeito e tinha saído de casa no sábado passado para encontrá-lo. Porém, ela não deu mais notícias à família.


Os vizinhos também disseram que sentiram um forte cheiro saindo do quintal da casa onde o corpo foi encontrado. Segundo o delegado Roberto Andrade, quando a família de Francisca percebeu que ela tinha saído de casa e não tinha mais voltado imaginou que o homem tinha feito algo com ela.


O homem suspeito do crime já respondia por um feminicídio praticado em 2014. A vítima, na ocasião, era a ex-mulher dele, que estava grávida. Na ocasião, ele foi preso, mas estava em liberdade desde abril de 2023.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preso após encontro de ossada de criança enterrada em chácara, suspeito é solto em audiência de custódia no RN

Ossada de criança de um ano é encontrada enterrada em chácara na Grande Natal — Foto: Francielly Medeiros / Inter TV Cabugi

O homem preso na última quarta-feira (9) após a polícia encontrar a uma ossada de uma criança de um ano enterrada em uma chácara de Nísia Floresta, na Grande Natal, foi solto durante uma audiência de custódia realizada na tarde de quinta-feira (10).


O suspeito, que possivelmente é o pai da criança encontrada enterrada, foi ouvido na Central de Flagrantes da Comarca de Natal. Após a audiência, ele recebeu liberdade provisória.


A liberdade condicional foi dada após a Justiça ouvir os pareceres do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado. Para o magistrado, não ficou comprovada a situação de flagrante de ocultação de cadáver. Ele vai responder pelo crime em liberdade.



O caso

Uma ossada de uma criança de aproximadamente um ano foi encontrada enterrada na manhã desta quarta-feira (9) em uma chácara na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, o pai da criança, principal suspeito pelo crime, foi preso no local.


A investigação teve início na segunda-feira (7), quando o proprietário da chácara denunciou uma possível ocultação de cadáver no local, que estava alugada desde 2020 a uma família composta por um homem, uma mulher e três crianças. Eles foram despejados após decisão judicial.


Na denúncia, o proprietário informou que a mulher estava grávida, teve a criança e depois de um tempo o filho não teria sido mais visto. Contra o casal haviam denúncias junto ao Conselho Tutelar do município por maus tratos aos filhos.


"Percebemos coisas estranhas, vendo a criança suspeitamos que estava doente, mas com o passar dos meses ela desapareceu. Perguntei a um dos filhos do casal, que me disse que o corpo já havia sido enterrado”, disse Jorge de Oliveira, um dos vizinhos da chácara.


Além disso, os vizinhos também relataram atitudes suspeitas por parte do casal, entre elas, o envolvimento em uma crença que não permitia comer certos tipos de alimentos, o que deixou as crianças subnutridas.



As buscas

Na manhã da quarta-feira, policiais civis e bombeiros militares foram até o local para buscar por vestígios após a denúncia. Com a participação de cães farejadores do Corpo de Bombeiros, as equipes realizaram diligências na casa e em áreas próximas, que ficam localizadas em um terreno de aproximadamente 13 hectares.


Ossada de criança de um ano é encontrada enterrada em chácara na Grande Natal — Foto: Redes sociais


Em uma trilha da propriedade, policiais e bombeiros visualizaram um carrinho de mão emborcado, que escondia uma ossada de cachorro e uma faca. Foi iniciada uma escavação neste local que encontrou ossos pequenos e parte de um crânio infantil.


“O pai da criança foi preso no local. Mesmo com a ordem de despejo, ele seguia dormindo na casa. Além da ocultação de cadáver, ele também será autuado por invasão de domicílio", afirmou o delegado José Medeiros, responsável pela investigação.



Após o encontro dos ossos, o suspeito negou saber informações sobre a criança enterrada, e disse que a companheira e os outros três filhos teriam viajado para a Bélgica, país de naturalidade da mulher.


De acordo com a perita médica legista do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Elaine Cunha, a análise inicial na arcada dentária apontou que a ossada é de uma criança de aproximadamente um ano de idade, mas que outras informações serão possíveis a partir de uma perícia mais completa.


“Conseguimos recuperar todos os ossos que estavam em um buraco de aproximadamente 67 centímetros. Somente os exames poderão afirmar o sexo e a quanto tempo essa criança que estava enterrada”, ressaltou Elaine.


A polícia também encontrou no local uma porção de maconha e materiais semelhantes a um laboratório improvisado para o desenvolvimento de drogas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tumor gigante é retirado de rosto de idoso após cirurgia de 4 horas em Natal

José Nilton Cardozo tem meningioma e luta para fazer cirurgia no rosto — Foto: Divulgação

Após meses de espera, o marceneiro José Nilton Cardozo, de 65 anos, realizou neste sábado (12) a cirurgia para retirada de um tumor gigante que se formou no seu rosto.


O homem aguardava a cirurgia pela rede pública de saúde desde março e a família precisou acionar a Justiça para garantir o direito ao procedimento.


Ele tinha o diagnóstico de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. O tumor causava fortes dores em Nilton, que chegou a tomar 18 doses de morfina por dia.


Segundo a família, a cirurgia começou às 6h45 e durou aproximadamente quatro horas. O procedimento ocorreu na Policlínica da Liga Contra o Câncer, em Natal.



"A cirurgia foi um sucesso. O médico se surpreendeu, porque foi mais simples do que ele imaginava. Ele acreditava que o tumor já estaria enrijecido, mas ele estava gelatinoso, então foi tranquilo", disse a filha do marceneiro, Mirnarí Maria Cardozo.


Após a cirurgia, Nilton continuou internado. Após a recuperação inicial na unidade, ele deverá ser transferido para o Hospital Antônio Prudente, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal.


A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que determinava a cirurgia do marceneiro foi dada em junho, mas a rede pública de saúde informou que o estado não tinha o material necessário para um procedimento preparatório para cirurgia, uma embolização. Somente nesta semana esse material específico chegou do Piauí.



O paciente passou pelo procedimento de embolização (técnica para obstruir a artéria bloqueando o fluxo de sangue para formações indesejadas) na quinta-feira (10), no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morre uma das passageiras de carro que explodiu em posto de combustível na Grande Natal

Carro explodiu e pegou fogo em posto de combustíveis de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Uma das passageiras do carro que explodiu em um posto de combustíveis no dia 12 de julho, em Parnamirim, morreu na madrugada deste sábado (12). Ela estava internada no Centro para Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel desde o dia da explosão.


A mulher foi identificada como Rita Cortez Lopes, de 62 anos. Com mais de 50% do corpo queimado, ela chegou a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quarta-feira (9), dois dias após ter sido submetida a uma traqueostomia, seguida pela desintubação. O quadro de Rita piorou nesta sexta-feira e ela retornou para a UTI.



Rita era uma das três passageiras do veículo que explodiu no momento em que era abastecido em um posto de combustível às margens da BR-101, próximo ao Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.


Pacientes seguem internadas

Além de Rita, as outras duas ocupantes do veículo que pegou fogo seguem internadas no Hospital Walfredo Gurgel. Maria Lourdes Nogueira, de 60 anos, está internada na enfermaria do CTQ. Ela é a paciente que apresenta quadro menos grave, entre as três envolvidas no acidente, teve cerca de 30% do corpo queimado.


Com mais de 50% do corpo queimado, a outra vítima é a filha de Maria Lourdes, Paloma Rayssa Nogueira Galdino, de 29 anos. Ela aguarda a implantação de uma pele alógena, que funciona como curativo biológico para que os paciente perca menos nutrientes pela superfície corporal.


A explosão


As três mulheres viajavam para a cidade de Rafael Godeiro, no interior do RN, para um velório, no dia 12 de julho. O carro que explodiu era de Maria Lourdes e havia acabado de passar por uma revisão.


A explosão ocorre menos de um minuto depois do carro começar a ser abastecido com gasolina em um posto de combustíveis de Parnamirim, na Grande Natal. O frentista que realizava o serviço saiu ileso, apesar do susto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dia da Juventude: potiguar Ivan Baron é integrante de Conselho Jovem formado pela ONU com ativistas de causas sociais no Brasil

Ivan Baron — Foto: Audrey Luiza

O Dia Internacional da Juventude é comemorado neste sábado (12) e o Rio Grande do Norte conta um dos 8 integrantes do Conselho Jovem formado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, um núcleo com ativistas brasileiros que são porta-vozes de causas sociais e que visa a construção de um futuro melhor.


O potiguar em questão é o influenciador digital Ivan Baron, de 25 anos, que atua desde 2018 nas redes sociais defendendo causas como a inclusão e combatendo o capacitismo - termo utilizado para descrever discriminação e abusos dos que consideram pessoas com deficiência inferiores às demais.



Neste ano, Ivan ganhou mais notoriedade porque foi um dos escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para subir à rampa do Palácio do Planalto e para colocar - junto a outros representantes do povo - a faixa de presidente no dia 1º de janeiro.


Conselho Jovem da ONU, anunciado em abril de 2022. Ivan Baron (de jaqueta e calça branca) é integrante — Foto: Reprodução


Ivan soma mais de 480 mil seguidores em apenas uma rede social, onde ele começou de maneira despretensiosa, mostrando seu cotidiano.


As páginas nas redes ganharam novos significados com o passar do tempo e passaram a ter, também, a missão inclusiva. Atualmente, os vídeos são legendados e possuem janela de libras.



Na página, Ivan compartilha sua rotina de forma divertida e educativa e usa as redes sociais para mostrar exemplos de capacitismo em diversos ambientes. Também tem um e-book sobre o tema.


Com o sucesso nas redes sociais, Baron também passou a realizar palestras sobre o capacitismo, em escolas e outras instituições pelo país.


Ivan foi acometido por uma infecção alimentar, a meningite viral, quando tinha 3 anos de idade. A doença deixou como consequência a paralisia cerebral, que ocasionou a deficiência física e mobilidade reduzida.


Ivan Baron (de terno branco) na posse de Lula — Foto: Fábio Tito/g1


A condição não o impediu de prosseguir os estudos na rede pública de educação. Após concluir o ensino médio, Ivan começou a faculdade de nutrição, mas descobriu outra vocação e passou a estudar pedagogia.



Conselho de Jovens do Pacto Global da ONU

O Conselho Jovem do Pacto Global da ONU é composto por jovens de todo o país, que trazem diferentes vivências e experiências e contribuem para trazer representatividade, principalmente sob uma perspectiva jovem, para as decisões estratégicas do Pacto Global.


Eles foram selecionados pela ONU para serem porta-vozes e atuarem nas redes em temas considerados urgentes, como o próprio capacitismo, a equidade de gêneros, as mudanças climáticas, racismo, direitos dos povos originários e defesa da população LGBTQIAP+.


Ivan Baron, ativista potiguar que integra Conselho Jovem do Pacto Global da ONU — Foto: Divulgação


O Conselho de Jovem do Brasil foi apresentado ao público em abril de 2022 durante o evento de lançamento da Ambição 2030. Na ocasião, o grupo, escolhido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, teve a oportunidade de ler uma "Carta à Liderança" para mais de 200 CEOs presentes. O objetivo era chamá-los para a sua responsabilidade na construção de um futuro melhor no qual o planeta e as pessoas prosperem, sem deixar ninguém para trás.



No site do Pacto Global, o potiguar Ivan Baron é descrito como alguém que "cedo teve que aprender o significado da palavra 'resistência'" e que é "referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da Inclusão". Os outros 7 jovens do conselho podem ser conhecidos no site do Pacto Global.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MPF pede na Justiça demolição de pousada instalada em falésia na praia de Pipa

Laudo técnico aponta grave risco de deslizamento em construção irregular próxima à borda das falésias na pousada — Foto: MPF

O Ministério Público Federal (MPF) pediu na Justiça que uma pousada instalada nas falésias da praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, no litoral Sul do estado, seja demolida. Na denúncia, o órgão considera que ela está em situação irregular na localidade.


A demolição, segundo a ação, deve ser realizada pelos próprios proprietários, que, em seguida, devem desocupar a área. O MPF pede ainda que os donos da pousada sejam obrigados a pagar uma indenização de R$ 100 mil pelo uso indevido da área durante o período que ficaram no espaço.


Em 2022, a Justiça determinou a interdição de um trecho da pousada que ficava mais próximo à borda da falésia. A decisão foi dada após pedido do MPF baseado em um relatório feito pela prefeitura de Tibau do Sul (entenda mais no final) sobre os riscos de deslizamento no local.


O MPF ajuizou uma ação civil pública ainda em 2015. No processo, o órgão reuniu provas que apontavam irregularidades na construção do imóvel, além de riscos à segurança das pessoas que frequentam a pousada, em razão das condições geológicas do local.


Na época, relatórios do Ibama constatavam que não houve qualquer processo de licenciamento ambiental para o funcionamento do local e que, em uma fiscalização do próprio Ibama, em 2012, ficou constatado que o local funcionava normalmente desde 1991.


No documento, o Ministério Público Federal denunciou que a pousada foi construída sem autorização da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Rio Grande do Norte (SPU/RN) e sem licença ambiental, em Área de Preservação Permanente (APP), pertencente ao patrimônio da União (terreno de Marinha do Brasil).


No pedido feito nesta semana, o procurador da República Camões Boaventura pede a demolição parcial da construção, a desocupação da APP e a recuperação ambiental, por meio do replantio da vegetação nativa.


O MPF pede ainda que o réus sejam proibidos de construir em área de praia e em terrenos de Marinha, sem autorização da SPU, nas praias de Tibau do Sul (RN). O valor da indenização, de R$ 100 mil, em caso de condenação, irá para o Fundo de Direitos Difusos.



Pedido do MPF

No documento, o procurador aponta que o empreendimento está localizado em área de extrema fragilidade geológica, com alto risco desabamento.


Segundo o procurador, além dos danos ambientais causados pela construção ilícita e irregular, a manutenção do empreendimento coloca em risco a segurança e a vida de hóspedes e funcionários da pousada, bem como de banhistas que eventualmente estejam na zona de praia abaixo da pousada, tendo em vista a possibilidade de deslizamento e desmoronamentos.


“A cessação da atividade no local objeto da ação é de extrema importância para, além da imprescindível recuperação do meio ambiente degradado, salvaguardar a integridade física e a vida das pessoas, evitando acidentes, porquanto a deterioração de local de falésia pode desencadear fenômenos erosivos de alto risco”, assinala o Camões Boaventura.

Construção irregular, aponta MPF

Segundo a denúncia do MPF, a pousada ocupa mais de 1 mil m² de Área de Preservação Permanente, com a construção de um bar e uma escada mediante corte no corpo da falésia.


Como o imóvel está dentro da borda dos 100 m da falésia, é vedada a edificação, “dadas as condições geológicas, motivo pelo qual a legislação ambiental impõe restrições”, aponta a denúncia.


Sendo assim, os donos da pousada não podem regularizar a situação junto à superintendência da União, já que Lei 9.636/98 possui um dispositivo que veda a inscrição de ocupações que comprometem áreas de preservação ambiental ou necessárias à preservação dos ecossistemas naturais, segundo alega o MPF.



O representante do MPF ainda cita a informação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) de que o pedido de licenciamento do imóvel foi indeferido, o que caracterizaria mais uma irregularidade do empreendimento.


Laudo técnico

Após a tragédia que vitimou uma família durante deslizamento de falésia em Pipa em 2020, o MPF intensificou a atuação para regularização das construções na área de risco. Com isso, a Prefeitura de Tibau do Sul foi orientada a contratar estudos técnicos sobre a situação de 28 empreendimentos, entre eles a pousada.


O MPF também cobra regularização da construção em relação a licenças ambientais e por obras realizadas em área parcialmente pertencente à União e área de preservação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Assembleia convida 3R Petroleum para explicar política de preços dos combustíveis no RN

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, no interior do RN — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

A empresa que comprou e assumiu as operações da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, na Costa Branca potiguar, foi convidada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para dar explicações sobre o preço da gasolina vendida no Rio Grande do Norte, que seria a mais cara do país.


Os parlamentares querem saber detalhes sobre a polícia de preços da empresa. A reunião está marcada para o dia 24 de agosto, conforme convite aprovado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Turismo e Meio Ambiente. A Comissão de Defesa do Consumidor também deverá participar do encontro.



O convite é direcionado a Matheus Dias, presidente da 3R Petroleum no Rio Grande do Norte. A deputada Isolda Dantas (PT), que apresentou a proposta, considerou que o estado, tem a refinaria com gasolina mais cara do Brasil, como apontado em levantamento recente do Observatório Social do Petróleo.


3R Petroleum é convidada a explicar preços da gasolina na Assembleia Legislativa

3R Petroleum é convidada a explicar preços da gasolina na Assembleia Legislativa


"No caso da 3R, nós estamos fazendo o convite para a empresa, considerando que a empresa vai acatar esse diálogo que a Assembleia quer fazer em relação a essa situação do preço dos combustíveis. Se a empresa não aceitar o nosso convite, vamos encaminhar uma convocação e ai sim eles terão que vir obrigatoriamente prestar esclarecimento", disse a deputada.



Sindicatos, Procon e Ministério Público também deverão ser convidados, segundo os parlamentares.


Nesta quinta-feira (10), o preço da gasolina foi reduzido em R$ 0,10 na refinaria Clara Camarão, em Guamaré, depois de constantes aumentos, ao longo do mês de julho. De acordo com a 3R Petroleum, os ajustes de preço acontecem semanalmente, todas às quintas-feiras.


O Polo Potiguar, onde a refinaria está inclusa, foi vendido pela Petrobras à iniciativa privada no ano passado, por US$ 1 bilhão. O processo de transição da administração do polo foi concluído em junho deste ano e a 3R passou a operar as estruturas de produção e refino.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai que perdeu três filhos para o câncer e também tinha a doença morre no Ceará

Anna Carolina, Pedro, Régis e Beatriz em hospital; família teve ao todo 11 diagnósticos de câncer. — Foto: Arquivo pessoal

O corretor de imóveis Régis Feitosa Mota, que perdeu os três filhos para o câncer, morreu neste domingo (13). A informação foi compartilhada pelo irmão dele nas redes sociais. Régis teve três diagnósticos também de câncer entre 2016 e 2023. O último foi informado em janeiro deste ano. Os três filhos dele morreram devido à doença em um intervalo de apenas quatro anos.


"Nosso guerreiro foi ao encontro dos filhos exatamente no dia dos pais. Que Deus o tenha, meu irmão! Te amamos muito!", publicou Rogério Feitosa Mota, irmão do corretor de imóveis. A causa da morte, no entanto, não foi repassada até a publicação desta reportagem.


Régis era portador da síndrome rara hereditária Li-Fraumeni (LFS), causada por uma mutação genética que aumenta a probabilidade em até 90% nas chances dos portadores desenvolverem câncer até os 70 anos.


Há cinco dias, Régis publicou que estava internado em um hospital, realizando exames e aguardando por um transplante de medula óssea — que teve de ser adiado devido a resultados alterados nos exames dele.


Terceiro diagnóstico


Em janeiro, Régis publicou nas redes sociais sobre o terceiro diagnóstico de câncer que ele recebeu — um mieloma múltiplo. "Descobrimos aí mais uma doença. Já tratamos leucemia, linfoma, não Hodgkin, que estão estabilizados. Mas a gente vem tratando, não estão curados. Dessa vez, descobrimos um mieloma múltiplo, que atinge inclusive os ossos", disse Régis Feitosa em um vídeo publicado na rede social.


Foi o terceiro câncer diagnosticado nele desde 2016, que já tratava uma leucemia linfoide crônica e um linfoma não Hodgkin – câncer que surge no sistema linfático. Ao todo, ele e os filhos receberam 12 diagnósticos para a doença.


O terceiro diagnóstico foi de um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e já está comprometendo a musculatura da face do corretor.


"Inclusive tem um edema aqui, um 'tumorzinho' aqui no seio da face, e está comprometendo não a visão, mas a parte da musculatura do olho. Então o olho está um pouco caído, e a pálpebra não está fechando", falou.


O corretor de imóveis também compartilhou uma mensagem de esperança sobre o tratamento, que terá como inspiração a luta dos três filhos.


"Contarei, além da minha fé, da minha vontade de viver, com a minha maior fonte inspiradora. Essa fonte inspiradora é a minha riqueza emoldurada, minha vida emoldurada, meus filhos. Vocês, meus filhos, foram gigantes durante suas lutas contra os diversos cânceres que os atingiram. Nunca murmuraram, não desistiram, e lutaram com força e com esperança até o fim! Pois assim o farei, meus amados filhos, seguirei sempre firme e em frente, lutarei com força e com fé, até o fim, um dia de cada vez!", escreveu Régis.



Morte dos filhos


Beatriz, a filha caçula de Régis, faleceu em 2018, com 10 anos. Ela foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda. A criança chegou a passar por um transplante de medula, que teve a mãe como doadora. Porém, meses depois, a doença voltou.


Pedro, de 22 anos, teve cinco episódios de câncer e morreu em 2020 com um tumor no cérebro.


A última perda do corretor foi Anna Carolina, de 25 anos. A filha médica descobriu um tumor no cérebro em 2021 e morreu em novembro de 2022. Na infância, ela também fez tratamento contra leucemia.


Régis ao lado dos filhos que morreram em razão de câncer, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››