terça-feira, fevereiro 20, 2018

Árvore cai em cima de ônibus com passageiros na Zona Norte do Recife

Árvore atinge ônibus na Avenida Dezessete de Agosto, na Zona Norte do Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp)Uma árvore caiu sobre um ônibus que trafegava pela Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, na manhã desta terça (20). O coletivo da linha Macaxeira/Parnamirim estava lotado no momento do acidente, por volta das 6h40, mas segundo o motorista do ônibus, ninguém ficou ferido.

“Eu tinha acabado de sair da parada quando vi que a árvore começou a se soltar. Primeiro atingiu a janela próxima à porta, depois foi caindo em direção às outras janelas. Graças a Deus ninguém ficou ferido, seria mais complicado ainda”, conta o condutor Jason Lucas.

Equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) seguiram ao local para controlar o tráfego, já que uma faixa foi interditada. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) também enviou equipes ao local para fazer o corte da árvore.

Às 8h desta terça (20), a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um alerta indicando probabilidade de chuva de intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife, na Mata Sul e no Agreste Meridional. O aviso é válido até as 8h da quarta (21).

No Alto do Mandu, também na Zona Norte da capital, a Apac registrou, às 9h30, 28,25 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O previsto para todo o mês de fevereiro no Recife é de aproximadamente 144 milímetros. O período chuvoso na Região Metropolitana costuma ser entre março e julho, segundo a Apac.

Outra queda de árvore

Árvore caída interdita rua em Casa Forte, na Zona Norte do Recife (Foto: Thiago Augustto/TV Globo)
Árvore caída interdita rua em Casa Forte, na Zona Norte do Recife (Foto: Thiago Augustto/TV Globo)

Ainda no bairro de Casa Forte, moradores registraram a queda de outra árvore na Rua Jáder de Andrade, atrás da Avenida Dezessete de Agosto. De acordo com moradores do local, a queda, registrada por volta das 6h, pode ter sido motivada pela chuva da madrugada.

“Só consegui passar porque a casa da minha irmã fica num trecho antes da árvore. Não vi ninguém ferido, mas fica o transtorno. Não dá para outros carros passarem”, afirmou a comerciante Line Thian.

Procurada pelo G1, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que enviou equipes aos dois locais para a retirada das árvores. Na Rua Jader de Andrade, agentes da CTTU também auxiliam os motoristas que trafegam pela via.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-prefeito é condenado por desviar verba e comprar bolo de 21 metros para o próprio aniversário, em RO

Bolo de 21 metros foi feito e exposto em uma praça da cidade (Foto: Rondônia Agora/Reprodução)O ex-prefeito de Cujubim (RO), Ernan Santana Amorim (PRTB), foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por desviar verba da prefeitura e comprar um bolo de 21 metros para o próprio aniversário. Segundo o Judiciário, o crime ocorreu em 2011, e Ernan teve apoio da esposa e de dois empresários para fraudar a licitação e fazer o bolo de R$ 5,3 mil. A festa particular de aniversário foi feita na praça da cidade.

Outras duas ex-servidoras do município também foram condenadas na ação por crime de responsabilidade fiscal. A denúncia da compra ilegal do bolo de 21 metros foi feita pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), onde a Promotoria da Comarca de Ariquemes (RO) ofereceu a ação penal ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).

De acordo com o MP-RO, Ernan Amorim e a esposa, que era a secretária municipal de ação social com o auxílio de duas servidoras do município, alteraram o conteúdo da licitação para omitir a verdadeira despesa efetuada com o dinheiro dos cofres públicos.

O pagamento do contrato de serviço particular para o fornecimento do bolo de aniversário do ex-prefeito foi declarado como aquisição de doces e salgados para eventos da prefeitura. Conforme a promotoria, os proprietários da panificadora foram contratados por meio de licitação para fornecer doces, salgados e refrigerantes para eventos pelas secretarias municipais.

Porém, a licitação conduzida pelo procedimento não passou de uma simulação para tentar validar e dar aparência de legalidade a gastos do dinheiro público na festividade, que possuía natureza "íntima e particular".

Prefeito usou dinheiro público para fazer festa particular em praça (Foto: Rondônia Agora/Reprodução)
Prefeito usou dinheiro público para fazer festa particular em praça (Foto: Rondônia Agora/Reprodução)

No calendário de eventos feitos pela administração municipal não tinha previsão de nenhum evento a ser realizado, mas o ex-prefeito, a esposa e as duas servidoras simularem a realização de diversos eventos que não estavam previstos e sequer ficaram comprovadas se realmente aconteceram.

Na ocasião, o proprietário da panificadora confirmou que a empresa foi contratada para produzir o bolo de 21 metros pelo valor de R$ 5.375,80. No bolo foi escrito a mensagem "Parabéns, Ernan".

Sentença
Diante dos fatos apresentados no processo, a juíza da 3ª Vara Criminal de Ariquemes decidiu absolver os seis envolvidos para o crime de peculato e condenou o ex-prefeito, a esposa dele e os dois empresários a dois anos e seis meses de prisão, mais dois anos e seis meses de detenção e 12 dias de multa para cada um.

As duas ex-servidoras municipais também foram condenadas pelo crime de responsabilidade.

As sentenças das condenações de prisão foram revertidas em duas penas restritivas de direito, que serão prestação de serviços comunitários pelo prazo de dois anos e seis meses e pagamento de prestação pecuniária no valor de cinco salários-mínimos para a conta judicial.

Já as condenações de detenção foram convertidas e os réus deverão prestar serviços comunitários por dois anos e seis meses, além de realizar o pagamento de prestação pecuniária de cinco salários mínimos para a conta judicial.

O que dizem os réus
Ao G1, o advogado do ex-prefeito e da esposa dele disse no começo desta semana que os clientes estão tranquilos quanto a decisão judicial, mas que não concorda com a sentença e vai entrar com recurso de apelação até o fim de semana.

“Essa condenação foge da órbita do razoável, pois condená-los com uma pena pesada dessa por fatos que foram afastados de ação civil pública. Este bolo foi reconhecido em outra ação que não existiu, então eles estão tranquilos e confiantes na Justiça. A situação judicial não se discute, se não concordar tem que propor o recurso e é o que nós faremos”, informou o advogado Nelson Canedo Motta.


Já a defesa da mulher e o homem, que são proprietários da panificadora, relatou que a sentença não é definitiva e que também recorrerá da decisão.

O G1 não encontrou os advogados que fazem a defesa das duas servidoras municipais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo traz programa “Internet para Todos” no RN

O governador Robinson Faria anunciou nesta terça-feira, 20, na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o início no Rio Grande do Norte do Programa Nacional “Internet para Todos”. O programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, poderá levar internet de banda larga a todos os 167 municípios do RN.

“O RN agora entra na era da tecnologia e da informação universalizada, com acesso ágil e de qualidade à internet”, afirmou Robinson Faria, esclarecendo que o Governo do Estado e o Governo Federal se uniram para disponibilizar a tecnologia em todo o território do RN. Agora, será preciso que os prefeitos cadastrem os municípios junto ao Ministério até o final deste mês de fevereiro, para assinarem, em Brasília, o convênio que irá permitir a instalação dos equipamentos nas cidades.

“Os prefeitos precisam agir rápido para que as cidades já possam contar com o sinal da internet gratuito nas escolas e órgãos públicos já em abril”, convocou o Governador diante de uma plateia de 300 pessoas composta por 39 prefeitos, secretários municipais, secretários de Estado, representantes das universidades e pesquisadores da área de ciência e tecnologia.

O programa vai beneficiar toda a sociedade, especialmente os setores da educação, saúde e segurança, que poderão se utilizar da internet para dinamizar o ensino, marcar consultas e acompanhar diagnósticos e melhor acompanhar as ações visando a segurança da população.

Enfrentando a crise

Na solenidade, na sede da Escola de Governo, em Natal, Robinson Faria explicou que a crise econômica e política que atinge todo o país não é motivo para desânimo. Ele destacou que a administração estadual trabalha incansavelmente para superar as dificuldades e estabelecer um quadro de equilíbrio financeiro.

“Todos nós, administradores públicos, enfrentamos dificuldades, mas aqui no nosso Estado, estamos reagindo, realizando obras, investindo em hospitais, como o Hospital da Mulher, que está em construção em Mossoró, o Tarcísio Maia, também Mossoró, que ganhou atendimento pleno em ortopedia e em outras especialidades. Na agricultura, que aumentou em 300% as exportações de frutas, no abastecimento de água, no saneamento, nas estradas, no turismo, na educação, na segurança, na recuperação do sistema penitenciário, promoções de servidores, no fomento à economia e ao empreendedorismo com o Microcrédito. São centenas de ações e obras em todo o Estado”, afirmou.  O Governador ainda conclamou a classe política à união em favor do Estado e do povo do RN.

O ministro Gilberto Kassab disse que o Rio Grande do Norte poderá ser o primeiro estado a ser totalmente coberto pelo “Internet para todos”. “Há um ano, o governador Robinson Faria me pediu prioridade para este projeto. E agora estamos aqui. O Governo do Estado fez sua parte, o Governo Federal fez sua parte, falta apenas os prefeitos fazerem a parte deles para que a internet de banda larga e gratuita seja uma realidade em suas cidades”, alertou o ministro.

No evento, o deputado federal Fábio Faria também ressaltou a importância do “Internet para todos” e disse que a iniciativa disponibiliza o acesso de informações às regiões que ainda não têm um bom sinal, gratuidade para o serviço público, preços acessíveis para a população e abre novas oportunidades de estudo, conhecimento, e de negócios que podem ser gerados a partir do acesso rápido e eficiente aos meios eletrônicos e redes sociais.

O QUE É O PROGRAMA “INTERNET PARA TODOS”

Fornece internet banda larga de alta velocidade até 20 megabytes de graça (escolas, hospitais e órgãos públicos) ou a preço reduzido (população) para quem não tem acesso.
O sinal é enviado por um moderno Satélite Geoestacionário que custou quase 3 bilhões ao governo federal.
Municípios beneficiados no RN: todos os que se interessarem e cumprirem as condições mínimas: não ter conectividade e dispor de um imóvel para abrigar a antena receptora do sinal do satélite.
O programa é executado a partir de convênios com as prefeituras que serão responsáveis pelos equipamentos e manutenção.
Prefeituras indicam as localidades a receberem o serviço e assinam o termo de adesão.
Qualquer município pode participar do programa; basta cumprir as condições estabelecidas.
As inscrições são feitas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ganhador que levou R$ 104 milhões na Mega-Sena retira o prêmio em Curitiba

Mega-Sena: aposta simples de Curitiba que levou sozinha R$ 104,5 milhões foi feita na Vila Hauer (Foto: Jasson Goulart/RPC)O ganhador do concurso número 2015 da Mega-Sena, que ganhou sozinho o prêmio de R$ 104,5 milhões, resgatou o prêmio na tarde desta terça-feira (20), segundo a Caixa Econômica Federal.

A aposta foi feita em uma lotérica do bairro Vila Hauer, em Curitiba.

As dezenas sorteadas foram 17 - 18 - 27 - 32 - 39 - 58. O prêmio é o maior a ser pago neste ano, ainda de acordo com a Caixa.

Outras 130 pessoas acertaram na Quina; cada uma deve levar R$ 51.593,19. Já a Quadra teve 12.558 acertadores; cada um ganha R$ 762,98.

O próximo concurso da Mega-Sena ocorre nesta quarta (21), com expectativa de prêmio de R$ 3 milhões.

Chance de ganhar
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, conforme a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Defesa de ex-mulher de Giba entra com recurso para derrubar liminar que suspendeu prisão de ex-atleta

Giba  negou a expedição do mandado de prisão por não pagamento da pensão alimentícia aos filhos.  (Foto:  Divulgação/FIVB)A defesa da ex-mulher do campeão olímpico Giba afirma que entrou com recurso na tarde de segunda-feira (19) para derrubar a liminar que suspendeu a prisão do ex-atleta por falta de pagamento da pensão dos filhos que teve com Cristina Pirv, também ex-atleta de vôlei.

A prisão de 60 dias tinha sido decretada pela Justiça no dia 9 de fevereiro. Porém, o ex-jogador de vôlei conseguiu uma liminar, na noite de sexta-feira (16), que suspendeu a decisão.

De acordo com o advogado de Pirv, Rodrigo Reis Silva, o juiz terá prazo de cinco dias para se manifestar sobre o pedido. "Caso a decisão não seja favorável, vamos recorrer ao STJ [Superior Tribunal de Justiça]", diz.

Segundo ele, a dívida somada chega ao equivalente a dez meses de pensão. Sobre os valores, o advogado explicou que Giba não apresentou os comprovantes de rendimento para mostrar que não pode pagar a quantia estabelecida.

Além disso, o advogado alega que o valor da pensão foi o próprio Giba que se ofereceu a pagar, em 2013. A quantia, que não foi divulgada porque o processo tramita em segredo de Justiça, tem correção anual.

Giba nega mandado
O ex-jogador divulgou em suas redes sociais, no sábado (17), um comunicado em que nega a expedição do mandado de prisão por não pagamento da pensão alimentícia aos filhos.

Confira a postagem clicando aqui

Na postagem que acompanha a foto ao lado dos filhos Nicoll e Patrick, Giba afirma pagar mensalmente "um valor mais que justo e suficiente" para o sustento dos filhos frutos do casamento com a também ex-jogador Cristina Pirv, autora da ação.

"Pago de pensão , mensalmente, um valor mais do que justo e suficiente para que meus filhos, Nicoll e Patrick, tenham uma qualidade de vida acima da média. (...) A mãe dos meus filhos pede, em processo na justiça, um valor de pensão baseado em valores que eu não ganho mais há bastante tempo. (...) A minha parte como pai estou fazendo. Deito minha cabeça tranquilamente no travesseiro com a sensação de que nao deixo faltar nada aos meus filhos", diz na postagem.

Ex-mulher rebateu críticas
Cristina Pirv, que mora em Curitiba, rebateu as declarações do campeão olímpico sobre o não-pagamento da pensão alimentícia aos filhos do casal.

Por meio de uma rede social, a ex-jogadora, nascida na Romênia, afirma que o ídolo da seleção brasileira tenta passar uma realidade diferente da verdade.

"Quando ele diz que paga mensalmente a pensão que eu pedi, mente duas vezes. Primeiro porque ele se ofereceu a pagar o valor que paga, eu não pedi esse valor, e a segunda mentira é o cumprimento desse compromisso, que não existe. Ele deve dez meses de pensão e por isso teve decretada a prisão, como todos agora hoje já sabem. Em alguns meses ele não paga valor algum, em alguns meses paga apenas 20% do valor", conta.

Confira a postagem clicando aqui

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Justiça mantém condenação a acusados de extrair pedras do Lajedo Soledade

A Câmara Criminal do TJRN ratificou a condenação de quatro homens condenados pelo crime previsto no artigo 16, da Lei 10.826/03, que prevê o delito de portar, adquirir ou ter em depósito, arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal. Desta forma, foi mantida a sentença da Vara Criminal de Apodi, no sentido da condenação do grupo que extraía pedras do Lajedo de Soledade, sem a necessária licença ambiental. Eles têm grau de parentesco e agiam sem autorização e em desacordo com determinação legal.

Segundo denúncia do Ministério Público, no dia 27 de setembro de 2011, por volta das 14h, no Sítio Soledade, município de Apodi, eles foram presos em flagrante por terem em seu poder, artefatos explosivos e incendiários, sem autorização e em desacordo com determinação legal, mais precisamente dez metros de fiação explosiva (cordéis detonantes), três quilos de pólvora e 15 espoletas.

A sentença, mantida em Segunda Instância, destacou os depoimentos dos policiais ambientais, os quais, nesse contexto, conforme o Supremo Tribunal Federal, é plenamente válido para servir de referência ao juiz na verificação da materialidade e autoria delitivas, funcionando como meio probatório válido para fundamentar a condenação.

A defesa chegou a alegar não existir provas concretas à condenação e, alternativamente, pede o estabelecimento da pena-base no mínimo legal, observando ainda a atenuante da confissão espontânea. Alegou ainda uma ilegalidade na cumulação das prestações de serviços e pecuniária, já que não disporiam de meios financeiros. Argumentos não acolhidos em segunda instância, pela relatoria do recurso.

“Sendo assim, deve-se levar em conta que as provas colhidas em juízo são uniformes, sem qualquer contradição digna de nota”, destacou o voto no TJRN.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN tem 6.537 pessoas na fila de espera para fazer endoscopia

RN tem 6.537 pessoas na fila de espera para fazer endoscopia (Foto: divulgação)O Rio Grande do Norte tem 6.537 pessoas esperando na fila para realizar endoscopia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). A pasta informou que existe um pacto entre os municípios para que o exame seja realizado nas unidades de responsabilidade da administração da capital, apesar de ser o Estado a esfera de poder que custeia os procedimentos. Ainda segundo a SMS, mil usuários aguardam para fazer colonoscopia.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) entrou com uma Ação Civil Pública solicitando que seja ampliada a realização de exames de endoscopia e colonoscopia na rede municipal de saúde.

De acordo com a Defensoria, a ação que tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal foi aberta após o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (NUDESA) do órgão ter sido acionado por usuários do Sistema Único de Saúde. Eles relataram que aguardam há mais de seis meses e, em alguns casos, há mais de um ano, por uma autorização para realização dos exames.

“Um dos usuários que nos procurou, por exemplo, era um idoso que se encontrava há um ano e quatro meses inscrito na lista de regulação aguardando uma autorização para realização de uma endoscopia digestiva. A solicitação dele foi reinserida no Sistema em 08 de abril de 2016. Ainda assim, em 23 de maio de 2017, o e-mail encaminhado ao Setor de Regulação atestava a ausência de marcação no único prestador do Município do Natal, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol))”, explica a defensora Claudia Carvalho Queiroz, responsável pela ação.

À Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, através do Huol, realiza mensalmente 103 endoscopias (adulto e infantil) e 75 colonoscopias. Em respostas a ofícios enviados, o Executivo do Município explicou que, para reduzir a lista de espera, emitiu uma Nota Técnica determinando a reavaliação do quadro clínico dos pacientes que estejam na fila há mais de seis meses, o que levou, em vários casos, a suspensão da solicitação do exame.

“Trata-se, na verdade, de uma forma de postergar a resolução do problema, que é exatamente a ausência de prestadores contratados em número suficiente para atender a demanda. Com essa metodologia de reavaliação, foram negadas, por exemplo, 3.300 solicitações que estavam cadastradas há mais de seis meses, reduzindo a lista de regulação dos procedimentos de colonoscopia em mais de 1/3 e reiniciando o cadastro dos usuários, que terão que comparecer às Unidades de Saúde e solicitar nova consulta médica”, explica a defensora.

Na ação, a Defensoria solicita que a Justiça suspenda a Nota Técnica que determina a reavaliação das solicitações de exames e obrigue o município a proceder, no prazo máximo de 60 dias, a contratação de outros prestadores ou a habilitação de mais de um serviço público para realização dos procedimentos de colonoscopia e endoscopia digestiva pela rede pública de saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apresentado no Corinthians, Ralf vê Gabriel como titular e diz que "brigará por espaço"

O volante Ralf, 33 anos, foi apresentado nesta terça-feira com a camisa do Corinthians. Neste seu retorno ao clube, após passagem pelo futebol chinês (cumpriu contrato de duas temporadas com o Beijing Guoan e estava livre no mercado), Ralf terá vínculo de dois anos. Ele já havia defendido o Corinthians entre 2009 e 2015, com 352 jogos (oito gols) e títulos importantes, como a Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 2012.

Por tudo isso, a sensação para o volante é de volta para casa.

– Estou feliz de estar aqui novamente. Estou feliz de estar de novo com meus companheiros, estou treinando desde o começo da semana, junto com os meus companheiros. Estou voltando para um clube que abriu as portas para mim, que abriu a porta para outros desafios e para a Seleção – disse Ralf.

Com discurso humilde, Ralf deixou claro que não chega com status de titular absoluto e que vai respeitar o momento de Gabriel, titular e um dos xodós da torcida no time atual.

– Concorrência sadia, só tem a ganhar. Admiro o trabalho dele, desde o Botafogo, quando dava acompanhava lá também. O momento é dele, tenho que trabalhar e buscar meu espaço. Vou trabalhar e buscar meu lugar – disse Ralf.

– Todo mundo sonha jogar pelo Corinthians. Mas agora é hora de reescrever um novo capítulo, não é por causa do que ganhei que tenho vaga. Não vejo nenhum problema. Até porque quando você assina não tem nada que diga que você será titular, tem que respeitar e buscar seu espaço. Quem tem que tomar conta disso é o Carille – completou.

Ralf, em sua apresentação no Corinthians (Foto: reprodução)
Ralf, em sua apresentação no Corinthians (Foto: reprodução)

Sobre a posição em que gostaria de jogar, Ralf comentou:

– Isso cabe ao Carille, tenho que estar preparado para onde ele quiser que eu atue, seja com um ou dois volantes. Claro que o eu fiquei marcado por jogar aqui como primeiro volante. Se tiver que jogar como volante, vou buscar meu espaço.

O jogador será inscrito no Campeonato Paulista, mas ainda não tem data para reestrear com a camisa alvinegra. Sem atuar desde o fim do ano passado, Ralf precisa readquirir condicionamento físico e ritmo de jogo. O volante ainda não trabalhou com bola.

– Os últimos jogos foram em novembro. Claro que você sente um pouco do físico. Claro que na academia é diferente do jogo. Lá quase não tinha jogo durante a semana, então era um por semana, tinha mais treino e menos jogos – disse Ralf, sobre sua condição física.

Ralf  foi apresentado pelo diretor de futebol Duílio Monteiro Alves, que também está de volta ao Corinthians (Foto: reprodução)
Ralf foi apresentado pelo diretor de futebol Duílio Monteiro Alves, que também está de volta ao Corinthians (Foto: reprodução)

Ralf é o segundo campeão da Libertadores de 2012 a voltar ao Timão - o primeiro havia sido Emerson Sheik. Nos últimos dias, a comissão chegou à conclusão de que é preciso encorpar o elenco com nomes mais experientes. Assim, Ralf retornou à pauta para fazer sombra a Gabriel. O volante disputou 352 jogos pelo Corinthians entre 2009 e 2015, com oito gols e seis títulos, dentre eles dois Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial.

– Cara, sempre é bom repatriar jogadores do Mundial, da Libertadores, são jogadores experientes. Mas todos tem que lutar pelo seu espaço, não é porque já ganhou que tem vaga. Temos que trabalhar e buscar nosso lugar, o Corinthians só tem a ganhar – disse Ralf.

Agora, o elenco do técnico Fábio Carille passa a ter nove volantes. Além do titular Gabriel, outras opções são Paulo Roberto, Renê Júnior, Camacho e Maycon. Mantuan tem sido alternativa para a lateral direita, ao passo que Jean e Warian estão de saída.

Veja mais alguns tópicos da entrevista com Ralf:
Sobre a disputa da Libertadores.

– O Corinthians sempre foi assim, correndo por fora, mas sempre dando conta do recado. Claro que tem grandes clubes que estão lutando. Quando eu estava de fora era a quarta força e foi campeão, a gente sabe onde pode chegar. Claro que a Libertadores tem que se preparar e a comissão vai nos preparar, mas vamos tentar chegar bem.

Sobre o aprendizado na China?

– Foram dois anos, não dois dias né?! Lá eu tive que me esforçar muito na parte física, os chineses tem menos intensidade. Tinha dia que só tinha um período e eu fazia dois, ou chegava antes, treinava no prédio. Aqui tinham ótimos profissionais que trabalhavam, mas lá era só eu e Deus, era sozinho mesmo.

Sobre a comparação com Felipe Melo

– Cara, somos profissionais. Ele defende o clube dele, eu o meu. Acho que a comparação é por causa da marcação, ele é bom jogador. A rivalidade é dentro de campo, mas não tem diferença nenhum. Respeito o trabalho dele.

Número de camisa

– Não pensei ainda, mas vamos preparar um número que seja legal, mas agora a prioridade é aprimorar a parte física, voltar.

Fim de carreira no clube?

– Estou pensando no hoje, no amanhã eu deixo para depois. Se for possível, claro que é um sonho encerrar a carreira aqui no Corinthians.

Sobre a relação com o Carille e a carreira do treinador

– Claro que você respeita. Conheço ele desde de o Barueri em 2008, mas a gente sentou pra almoçar e não tinha nem assunto para conversar. Cheguei aqui e ele é treinador né (risos). Mas tenho muito respeito por ele, que merece tudo.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Brasília é único lugar do país onde mulheres ganham mais do que homens

Mulheres durante expediente em empresa (Foto: Pixabay/Divulgação)O Distrito Federal é a única unidade do país onde mulheres ganham, em média, mais do que homens. É o que aponta a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, cuja compilação dos dez últimos anos de pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (19).

De acordo com o levantamento, que analisou números entre 2007 e 2016, as mulheres do DF ganham em média R$ 5.261,80. Já os homens recebem salário de R$ 5.196,10.

O número se contrapõe a outro, que indica que o mercado de trabalho do DF é composto só em 38% por mulheres – 62% são homens. Entre 1,25 milhão de trabalhadores, apenas 474 mil são do gênero feminino.

Por quê?
No DF, as mulheres são empregadas em maioria no setor de serviços (50,7%) e na administração pública (29,5%). É no funcionalismo público que ficam os maiores rendimentos. “Observa-se que há uma concentração de mulheres em ocupações de nível superior, que apresentam salários mais elevados”, informou o ministério.

“Pode-se dizer, portanto, que os salários das mulheres na administração pública do DF contribui para elevar sua média salarial. Esta é uma particularidade do Distrito Federal, onde há concentração do emprego formal neste setor.”

Dados nacionais
Considerando dados de todo o país, a administração pública é a única área na qual há mais mulheres em ação do que homens. Dos 8,8 milhões de postos de trabalho, 59% são ocupados por elas.

Nacionalmente, as ocupações com maior concentração de trabalhadoras são as de auxiliar de escritório, assistente administrativo e vendedora no comércio de varejo.

Mulher trabalhando em escritório (Foto: Pixabay/Divulgação)
Mulher trabalhando em escritório (Foto: Pixabay/Divulgação)

Tendência de melhora
O levantamento do ministério mostrou que existe uma tendência de melhora quanto à participação feminina no mercado de trabalho, apesar de ainda haver descompassos salariais – principalmente por serem quem mais têm ensino superior completo.

Em 2007, as mulheres respondiam por 40,85% dos postos de trabalho e ganhavam 17% a menos do que homens.

Dez anos depois, mulheres passaram a ocupar 44% de todas as vagas. E a diferença salarial entre os gêneros caiu para 15%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Destroços de avião desaparecido são localizados, diz Irã

Helicóptero de resgate sobrevoa cadeia montanhosa no Irã procurando pelos destroços do avião que caiu com 65 pessoas a bordo  (Foto: Ali Khodaei/Tasnim News Agency via AP)Os destroços do avião da companhia Aseman desaparecido no último domingo (18), com 65 pessoas a bordo, foram encontrados nesta terça-feira (20) em uma área montanhosa do centro do Irã, anunciaram os Guardiães da Revolução iraniana.

O porta-voz deste corpo de elite, o general de brigada Ramezan Sharif, informou que os helicópteros da força aeroespacial dos Guardiães detectaram o avião no alto da Montanha Dena.

O departamento de Resgate do Crescente Vermelho iraniano também confirmou que os restos do avião, um ATR-72, foram encontrados nesta zona.

O Crescente Vermelho iraniano informou que quatro helicópteros seguem para o local do acidente para resgatar os corpos dos passageiros e tripulantes que viajavam na aeronave.

As más condições meteorológicas dificultaram o resgate da aeronave. A busca se concentrou desde o início na montanha Dena, da cordilheira Zagros, entre as províncias de Ispaão e Kohkiluyeh e Buyer Ahmad.

Finalmente, os destroços foram achados no cume Noghol, pertencente à província de cume Noghol, segundo o diretor-geral de gestão de crise local, Ali Vafai Moqadam.

Todas as forças do país participaram das operações de busca, da polícia até o Exército e os Guardiães da Revolução.

O ATR-72 saiu do Aeroporto Internacional de Mehrabad, em Teerã, às 8h (hora local) do último domingo com destino à cidade de Yasuy, e desapareceu do radar cerca de 50 minutos depois.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Oxfam investiga 26 novos casos de abuso e assédio sexual

Foto mostra logomarca da Oxfam em Londres (Foto: Nick Ansell/PA via AP)Depois da revelação de abuso cometido por membros da Oxfam no Haiti, mais casos estão vindo à tona: a ONG britânica disse, nesta terça-feira (20), que investiga 26 novos casos de comportamento sexual inadequado.

Pelo menos 16 desses casos têm relação com os programas internacionais da Oxfam, uma confederação de cerca de 20 organizações humanitárias que emprega 10 mil pessoas ao redor do mundo e que conta com milhares de voluntários.

Esses casos dizem respeito "a acontecimentos recentes, assim como a outros, historicamente mais antigos", declarou o diretor-geral da Oxfam, Mark Goldring, diante dos membros de uma comissão parlamentar britânica.

"Nós queremos, realmente, que as pessoas se manifestem", frisou, acrescentando que as investigações podem voltar a ser realizadas sobre esses casos mais antigos.

Nos últimos dias, outras revelações já tinham surgido. Vários funcionários da Oxfam também são acusados de estupro ao longo de missões humanitárias no Sudão do Sul e de abuso sexual na Libéria.

A Oxfam investiga ainda acusações de abuso sexual nas Filipinas, após a passagem de um tufão devastador em 2013. A diretora-geral na Ásia, Lan Mercado, disse ter conhecimento de queixas nesse país, assim como em Bangladesh e no Nepal no período de 2009 a 2013, mas garantiu que sua extensão "não é comparável" com o Haiti.

No ano passado, "87 ocorrências de incidentes" foram relatadas nesta ONG, no Reino Unido e no exterior. Destas, 35 foram comunicadas à comissão beneficente, a instituição britânica que controla as organizações humanitárias. Segundo Goldring, esses 87 casos vão de "episódios menores a muito graves".

O diretor-geral pediu desculpas "pelos danos que a Oxfam causou".

Queda no número de doadores: sete mil a menos
A ONG enviou para o governo haitiano a investigação feita em 2011 sobre a missão humanitária nesse país. Nela, um funcionário de alto perfil da organização admite ter pago prostitutas, enquanto outros são acusados de assédio e de intimidação. Uma testemunha foi ameaçada fisicamente.

Uma jovem haitiana contou ao jornal "The Times" ter tido uma relação com o agora ex-diretor da Oxfam no Haiti Roland Van Hauwermeiren. Na época, ela tinha 16 anos, e ele, 61.

Roland teria dado a ela dinheiro e fraldas para o recém-nascido. Segundo a jovem, o então diretor da Oxfam convidava para sua casa mulheres que iam pedir emprego e, às vezes, dava-lhes dinheiro.

Na semana passada, Van Hauwermeiren negou ter organizado orgias com jovens que se prostituíam e disse ter tido relações sexuais com "uma mulher honrada e de idade madura". Também garantiu que não havia dinheiro envolvido.

Sete funcionários da Oxfam no Haiti deixaram a ONG em meio à investigação interna. Quatro foram demitidos por "falta grave", enquanto que três pediram para deixar a instituição. Entre eles, estão Roland Van Hauwermeiren, a quem se propôs "uma saída digna, sob a condição de que ele coopere plenamente com o restante da investigação".

Depois de deixar a Oxfam, Roland van Hauwermeiren trabalhou para a organização francesa Ação contra a Fome em Bangladesh, de 2012 a 2014. Esta última lamentou não ter sido avisada sobre o comportamento do belga no Haiti, nem ter tido informada sobre as razões de sua demissão.

"Deveríamos ter sido mais pró-ativos", reconheceu Goldring, acrescentando que "deveríamos ter dito 'por favor, entre em contato. Há motivo para preocupação'".

Como consequência do escândalo da Oxfam, cerca de 7.000 doadores regulares interromperam o repasse de recursos nos últimos dez dias e alguns se questionam sobre a manutenção de seu apoio à ONG, relatou o diretor-geral.

Para conter os efeitos da crise, a Oxfam anunciou uma série de medidas, que inclui a criação de uma comissão "independente" que passará em revista a cultura e as práticas da organização.

O escândalo se estendeu a outras organizações humanitárias, como a Save the Children. A ONG britânica é acusada de não aplicar qualquer sanção a Brendan Cox, marido da deputada assassinada Jo Cox, quando se apontou um comportamento sexual inadequado, de sua parte, com colegas mulheres.

Interrogado pela comissão parlamentar, o diretor-geral da Save the Children, Kevin Watkins, explicou que a ONG elaborou dois relatórios que alertavam contra a propensão de "predadores masculinos" a se envolverem no setor humanitário para cometer abusos.

Segundo Watkins, apenas em 2016 a ONG identificou "193 casos" problemáticos envolvendo crianças, os quais levaram a cerca de 20 investigações policiais e a 11 demissões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após fortes chuvas, moradores da Mata Sul de PE temem novas enchentes e mais destruição

Em Chã Grande, deslizamento de barreira preocupou moradores durante o fim de semana (Foto: Reprodução/WhatsApp)Em 2017, moradores da Mata Sul de Pernambuco sofreram com as consequências das fortes chuvas que atingiram a região. Rios transbordando, ruas tomadas pela lama e famílias desabrigadas foram situações comuns entre maio e junho. Durante o sábado (17) e o domingo (18), a chuva que atingiu alguns dos municípios da área trouxe o medo de que a situação possa se repetir.

Em Barreiros, na Mata Sul, 134 famílias ficaram desalojadas somente durante o sábado (17) e o domingo (18). “Choveu 107.9 milímetros em 12 horas e o volume da média histórica de fevereiro é de 118 milímetros. Foi muita água em pouco tempo”, observa o agente da Defesa Civil do Município Luís Henrique Bernardo.

As áreas rurais do município foram as mais prejudicadas, com deslizamento de barreiras e plantações perdidas devido à inundação. Segundo Bernardo, o município organiza uma documentação para decretar estado de emergência e receber o apoio necessário do governo estadual.

De acordo com a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o período chuvoso habitual é entre os meses de março de julho na Mata Sul e Norte.

Área rural de Barreiros, na Mata Sul, foi a mais prejudicada pela chuva do fim de semana (Foto: Defesa Civil de Barreiros/Divulgação)
Área rural de Barreiros, na Mata Sul, foi a mais prejudicada pela chuva do fim de semana (Foto: Defesa Civil de Barreiros/Divulgação)

“Perdi mesa, cama, guarda-roupa que não tinha terminado de pagar. Minha casa é alta, mas ficou com quase um metro de lama ano passado. Tenho medo de outra enchente”, afirma o marinheiro José Ezequiel do Nascimento, morador do Centro de Rio Formoso. A trégua da chuva nesta terça (20) trouxe tranquilidade, mas também incerteza sobre os próximos meses.

De acordo com a secretaria de Assistência Social de Rio Formoso, a chuva provocou um deslizamento de barreira no Centro da cidade durante a segunda (19), mas sem vítimas. No fim de semana, áreas ribeirinhas também ficaram alagadas. “Estamos com a Defesa Civil em alerta para monitorar áreas atingidas”, afirma a titular da pasta, Gina Maria.

De acordo com a Apac, o município de Chã Grande, na Mata Sul, registra volume alto de chuvas desde janeiro. No mês em questão, foram 202 milímetros, 430% a mais do que a série histórica de janeiro. Até esta terça (20), o mês de fevereiro acumulou 83,8 milímetros.

“Uma barreira deslizou no fim de semana perto da minha casa. Não deixou ninguém ferido, mas a gente sente medo”, conta a estudante Júlia Darc, moradora do bairro Padre Cícero.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), foram registrados, entre a sexta (16) e a segunda (19), 42 deslizamentos de barreiras no estado. As ocorrências deixaram 224 famílias desalojadas e outras cinco desabrigadas.

Depois de Barreiros, com 134 famílias prejudicadas, o município de Cortês, na Mata Sul, com 87 famílias desalojadas, vem em segundo na lista de municípios cujos moradores sofreram prejuízos. O Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, teve três famílias desalojadas. Em Ribeirão, na Mata Sul, foram cinco famílias desabrigadas.

Chuva aumenta nível de barragens

Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, verteu após chuvas no sábado (17) e no domingo (18) (Foto: Compesa/Divulgação)
Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, verteu após chuvas no sábado (17) e no domingo (18) (Foto: Compesa/Divulgação)

A Região Metropolitana do Recife também registrou chuvas acima da média. Choveu o equivalente à média esperada para todo o mês de fevereiro no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, entre o domingo (18) e primeiras horas desta segunda-feira (19).

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a chuva do fim de semana provocou aumento no nível de barragens em Pernambuco, mesmo que em pouca escala. Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, verteu.

Já a barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, passou de 64,35% para 64,43% da capacidade de armazenamento. A barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, passou de 58,12% para 59,30%.

Construção de barragens
Questionada pelo G1 sobre o andamento da construção de barragens, planejadas há oito anos para evitar as consequências das chuvas no estado, a Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco afirmou que a Barragem de Serro Azul foi concluída e tem capacidade para acumular 303 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, ela acumula 160 milhões de metros cúbicos devido às recentes chuvas.

Na nota, o governo afirma estar realizando "o levantamento do remanescente e atualização dos custos de projetos para construção de mais quatro barragens, paralisadas por falta de repasses federais: Barra de Guabiraba, Igarapeba, Gatos e Panelas, localizadas nos municípios de Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Lagoa dos Gatos e Cupira, respectivamente”.

Ainda por meio do texto, a Seplag ressalta que a assinatura da ordem de serviço para início das obras da Adutora de Serro Azul está prevista para março deste ano e que as obras das barragens de Engenho Pereira e Maranhão dependem de decisão do governo federal para assinatura dos convênios para garantir recursos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PTB vai indicar Helton Yomura para Ministério do Trabalho

Deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Depois de desistir de sustentar a indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do Trabalho, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, decidiu indicar Helton Yomura para a vaga.

O nome de Helton Yomura já chegou ao ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo. O ministro informou a Roberto Jefferson que encaminharia ainda nesta terça-feira (20) o nome ao presidente Michel Temer para uma decisão final.

Atualmente, Yomura ocupa o cargo de secretário-executivo no Ministério do Trabalho. Ele assumiu o cargo em outubro do ano passado. Formado em Direito, Yomura era superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.

Para ocupar o lugar de Yomura, na secretaria executiva, Jefferson indicou Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes – líder do partido na Câmara dos Deputados. A escolha seria uma forma de contemplar a bancada do PTB. O partido espera, agora, uma resposta oficial do Palácio do Planalto.

O presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, divulgou nota justificando a mudança na indicação.

"Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre, o PTB declina da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o Ministério do Trabalho". (íntegra abaixo)

A cadeira no ministério do Trabalho está vaga desde dezembro do ano passado, quando o então ministro Ronaldo Nogueira pediu demissão.

O presidente Michel Temer aceitou a indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho no dia 3 de janeiro. Mas a ida dela para o ministério se tornou uma novela judicial.

Na mesma semana da indicação, um juiz de primeira instância suspendeu a posse da deputada. O juiz atendeu ação popular que questionava a nomeação após o G1 revelar que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas.

O governo e a própria deputada recorreram contra o impedimento. Depois de uma serie de recursos à segunda instância e ao Superior Tribunal de Justiça, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal manteve a suspensão da posse de Cristiane Brasil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sexta Turma do STJ nega liberdade ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves

O ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, em imagem de junho de 2017, quando foi preso pela Polícia Federal (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na tarde desta terça-feira (20) pedido de liberdade do ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O pedido foi negado por 4 votos a 1.

Henrique Alves é alvo de dois processos por suposto recebimento de propina – um por desvios na Caixa e outro por desvios na construção da Arena das Dunas, em Natal. O ex-ministro nega qualquer irregularidade.

O pedido de liberdade foi apresentado em um dos processos a que o peemedebista responde, decorrente da Operação Sépsis, que investiga suposto esquema de propinas envolvendo desvios do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa.

De acordo com as investigações, um grupo de políticos do PMDB montou um esquema dentro da Caixa para arrecadar propina. De acordo com delatores, empresas pagavam propina em troca de facilidades na liberação de recursos do FI-FGTS que, segundo eles, era comandado pelo PMDB.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) afirma que Henrique Alves e os demais investigados na operação mantinham contas bancárias no exterior para receber propina. No caso do ex-ministro, de acordo com o MPF, há suspeita de movimentação financeira nessas contas entre 2011 e 2015, mesmo período dos desvios de dinheiro do FI-FGTS.

Durante o julgamento, a defesa de Henrique Alves alegou que não há novas provas que justifiquem a manutenção da prisão. Já o MPF afirmou que há possibilidade de novas movimentação ilegais nas contas no exterior e que, por isso, o ex-ministro deveria permanecer preso.

Ao negarem o pedido de liberdade ao peemedebista, os ministros Rogerio Schietti Cruz (relator), Maria Thereza de Assis Moura, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha entenderam que, fora da prisão, há o risco de que ele cometa novos crimes.

Único ministro a votar a favor do habeas corpus, Sebastião Reis disse que o ex-ministro poderia ser alvo de outras medidas cautelares diversas à prisão, como prisão domiciliar ou outras restrições.


Outro processo
No outro processo do qual Henrique Alves é alvo, que o investiga por suposto recebimento de propina na constução da Arena das Dunas, a defesa do ex-ministro já conseguiu na Justiça converter a prisão preventiva em prisão domiciliar.

Mas como o peemedebista é alvo do processo da Operação Sépsis, ele permanecerá preso preventivamente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chefe de facção criminosa é preso pela PF no aeroporto de Guarulhos, em SP

Claudiney Rodrigues de Souza, conhecido como “Claudio Boy”, líder de facção criminosa, foi preso nesta segunda, em SP (Foto: Reprodução/Interpol )

A Polícia Federal de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (19) um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Claudiney Rodrigues de Souza, de 36 anos, conhecido como “Claudio Boy”, foi detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos ao desembarcar de Fortaleza.

A prisão ocorre dois dias após um dos chefes da facção em São Paulo, Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, ser encontrado morto em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Natural de Belo Horizonte, "Claudio Boy" estava foragido da Justiça mineira e fazia parte da lista de procurados da Interpol (polícia internacional).

Ele responde pelos crimes de homicídio e tráfico internacional de drogas e, segundo informações da Polícia Civil, seria um dos braços do PCC em Minas Gerais. Existem suspeitas de que, mesmo procurado, ele seguiria atuando em operações relacionadas ao tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, contra Souza há ao menos sete mandados de prisão em aberto, expedidos pelas 1ª e 3ª Varas de Tóxicos e pelos I e II Tribunais do Júri, todas da Comarca de Belo Horizonte.

Mortes na facção

Na última sexta (16), um dos chefes do PCC, Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, foi encontrado morto em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao lado dele foi encontrado e identificado o corpo de Fabiano Alves de Souza, conhecido como Paca.

A principal suspeita da polícia e apurada pelo Ministério Público é a de que Gegê e Paca tenham sido mortos pela própria facção paulista em retaliação ao assassinato de um de seus ex-membros, o preso Edilson Borges Nogueira, o Birosca, em dezembro de 2017.

Birosca era aliado de Marcola, apontado como número 1 do PCC, e que também está atrás das grades. Entre os integrantes havia a suspeita de que Gegê estivesse envolvido na morte de Birosca, assassinado na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. Birosca havia sido destituído da facção porque uma parente dele teria brigado com outras mulheres de detentos durante visita ao presídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››