quarta-feira, agosto 28, 2013

Polícia prende 19 pessoas no Sertão, envolvidas em gangues e tráfico de drogas

Operação "Renascer"Uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria (Seap), Polícia Militar e Polícia Civil, que ocorre desde as primeiras horas desta quarta-feira (28), na cidade de Patos, a 300 km de João Pessoa, já prendeu 17 pessoas, apreendeu dois menores e indiciou outras seis que comandavam crimes de tráfico de entorpecentes e homicídios. Um dos detidos foi candidato a vereador de Patos nas eleições de 2012.

Denominada operação ‘Renascer’, as intervenções policiais na cidade de Patos e região têm como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão a traficantes e/ou homicidas, apontados como comparsas dos apenados, no Presídio Regional de Patos.

Operação "Renascer"Segundo o superintendente da Policia Civil em Patos, Cristiano Jakson de Lima Araújo, “tratava-se de um grupo comandava a distribuição de drogas a partir da penitenciária, além de incentivar a rivalidade entre grupos, com confrontos e homicídios”.

Operação "Renascer"O tenente coronel Cunha Rolim afirma que os trabalhos de investigação já ocorriam há bastante tempo, mas somente nesta madrugada que foram concluídos com a prisão. “Desarticulamos um grande e perigoso grupo; outras pessoas que já estão presas, mas comandavam os crimes de dentro da penitenciária, serão indiciadas a partir das acusações mais recentes”.

Segundo a polícia, os números de armas e drogas apreendidos ainda são contabilizados.

Veja alguns dos nomes das pessoas presas que foram divulgados pela Polícia Civil.

Francisca Maria de Araújo, 42 anos

Maria Joelma da Silva Monteiro, 37 anos

Ritailde Pereira Soares, 60 anos

Abdnego da Silva Araújo, 23 anos

Ana Lúcia da Silva Gregório, 36 anos

Annyhenenyn de Araújo, 21 anos

Millenne Nogueira Santana, 19 anos

Fernanda Murielly Souto Lima, 19 anos

Caio Pereira da Macena, 19 anos

Eliane Macena Pereira, 33 anos

Aldo Simão de Lima, 40 anos (ex-candidato a vereador na ultima eleição)

Sebastião dos Santos Gomes, 22 anos

Rafael Gomes de Sousa, 24 anos

José Cândido Rodrigues, 23

Danilo Silva Gomes, 18 anos

Dois menores 15 anos

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caixa eletrônico do Bradesco em São Miguel do Gostoso foi arrombado

Ilustração
Informações repassadas ao blog, de que houve um arrombamento a um posto de auto atendimento do Bradesco na cidade de São Miguel do Gostoso. 

Segundo o morador do município, Erivanaldo, o arrombamento ocorreu na madrugada desta quarta-feira(28) e os ladrões usaram maçarico para cortar o terminal eletrônico e fazer o arrastão.

Antes do arrombamento, os ladrões foram a Delegacia de Polícia e secaram os pneus da viatura policial. Não foi informado quanto foi levado do caixa eletrônico. A polícia não tem informações do paradeiro dos arrombadores.

Reprodução Cidade News Itaú via Assis Silva/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Apagão faz Rosalba atrasar pagamentos dos funcionários estaduais

sem_luz-225x300Em nota publicada hoje (28), o governo do estado anunciou que o apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Executivo para o Banco do Brasil.

Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conab assegura que destinará ao RN mais 40,2 mil toneladas de milho até o fim do ano

milhoO diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, revelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que a companhia destinará mais 40.180 toneladas de milho para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano. O total do mês de agosto chegará a 7.596 toneladas.

O deputado Henrique Eduardo afirmou que essas quantidades estão aquém das necessidades dos micros, pequenos e médios criadores do Estado, que começam a enfrentar um novo período de estiagem. “Precisamos de um reforço não apenas em consequência da retomada da seca, mas também levando em consideração que a nossa classe média rural está acumulando prejuízos, inclusive por que vem perdendo boa parte do seu rebanho há mais de dois anos”, observou.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR PRENDE ARROMBADOR EM ANGICOS

A polícia militar prendeu na manhã desta quarta feira, 28, o meliante de nome Gleiton Renan, por arrombamento ao posto de Saúde do Alto da Esperança. A polícia recebeu uma denuncia que foi confirmada e este foi então levado à 2ª Companhia de Polícia, onde foi reconhecido por uma testemunha. Diante dos fatos, Gleiton confessou, e a polícia foi até a residência dele, onde recuperou uma Tv de 32 polegadas, uma Cpu de computador e uma tela de 17, além de outras peças. Além disso, encontrou um Estetoscópio medico completo, óleo de girassol, Esparadrapo e uma Caixa de lamina de bisturis. No local a PM descobriu indícios de outro furto, que foram dois refletores roubados de uma das praças da cidade. Depois de tudo esclarecido, o comandante da 2ª companhia de Polícia, capitão Alexsandro Fagundes realizou os procedimentos e Gleiton Rennan foi conduzido para a DPC regional de Macau, onde está sendo autuado em flagrante.


Reprodução Cidade News Itaú via Carlos Costa
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO NA RN-118 PRÓXIMO A CIDADE DE ALTO DO RODRIGUES

Na manhã de hoje (28) por volta das 10:00 horas uma camionete tipo D10 de placas HUD 6152 que vinha sentido Alto do Rodrigues capotou, segundo o motorista o motivo foi o pneu que estourou levando o condutor a perder o controle do veículo. O proprietário do veículo o Sr. Raimundo Cebo falou que no momento quem vinha conduzindo o veículo era seu filho e que ambos nada sofreram graças a Deus. No acidente foi registrado apenas danos materiais.



Reprodução Cidade News Itaú via Falando Irreverente
Leia Mais ››

FÓRUM DE AREIA BRANCA FOI ARROMBADO E DROGAS SÃO SUBTRAÍDAS DO INTERIOR DO PRÉDIO.

A policia de Areia Branca esta investigando o arrombamento ao prédio do fórum José Brasil Filho em Areia Branca, mais precisamente na sala da Vara Criminal. Indivíduos ainda não identificados pela policia entraram no prédio e arrombaram a sala onde é guardada armas e drogas apreendidas pela justiça. Os elementos que praticaram o arrombamento não encontraram as armas, mas de acordo com as primeiras informações, grande quantidade de cocaína teria sido levada pelos arrombadores, e depois recuperada pelos policias que investigam o caso. Um adolescente de 17 anos de idade, foi apreendido acusado de envolvimento no arrombamento no Fórum. Os procedimentos contra o menor foram adotados na delegacia de plantão em Mossoró. O delegado de Areia Branca, bacharel Renato Batista, acionou o ITEP para fazer a perícia no local. O diretor da Vara Criminal em Areia Branca, falou a respeito do caso durante a programação na FM Costa Branca.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Casa de Amizade Brasil-Cuba lamenta comentário de jornalista no Facebook

Mensagem gerou polêmica nas redes sociais nesta terça (Foto: Reprodução/Facebook)

"Lamentamos que o Brasil tenha profissionais de mídia como ela. Há muita desinformação". A declaração do sociólogo Olavo Queiroz, que é presidente da Casa de Amizade Brasil-Cuba Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Norte, faz referência ao comentário da jornalista potiguar Micheline Borges, que comparou médicas cubanas a empregadas domésticas. O comentário da jornalista foi publicado nesta terça-feira (28) em uma conta dela no Facebook. Após a repercussão negativa, a profissional excluiu seu perfil.  
Para o presidente da Associação, a jornalista fez uma comparação xenofóbica causada pelo desconhecimento sobre Cuba. "Ela começou pedindo desculpa. Não sabe se é preconceito, não sabe o que diz. Não tem o menor sentido, eu acho graça, não tem o que comentar. É uma xenofobia causada pelo desconhecimento”, colocou.
"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", dizia a mensagem publicada por Micheline.
Em entrevista ao G1, a jornalista pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e disse que foi mal interpretada.  "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) divulgou nota na manhã desta quarta-feira lamentando a "postura equivocada, falta de zelo e respeito", da jornalista. A nota, Sindjorn afirma que atua na vigilância constante contra "qualquer tentativa de cercear o direito de imprensa e opinião", mas "não admite nenhum tipo de preconceito".
O diretor do Sindicato dos Empregados Domésticos do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, confirmou que Micheline será acionada judicialmente. "Nós vamos processá-la por racismo", informou.
Segundo a Casa da Amizade Brasil-Cuba, o país caribenho exporta médicos para 180 países em todo o mundo. Além disso, a chegada de profissionais estrangeiros através do programa Mais Médicos, do Governo Federal, só teria sido criticada por causa dos cubanos. “Geralmente falta conhecimento sobre Cuba. E onde se fala sobre Cuba, há um estardalhaço. Na minha opinião há uma resposta de extrema direita, beirando à violência”, explicou.
De acordo com o presidente, a associação é um grupo virtual de pessoas que conhecem, têm interesse ou simpatizam pela ilha da América Central. “Essa declaração não nos estranha, porque sempre que se fala de Cuba é assim. Mas ter essa discussão é muito bom para a gente. As pessoas se interessam em saber que país pequeno e pobre é esse que está mandando médicos para o Brasil e para o mundo. É um debate salutar para que as pessoas conheçam Cuba”, concluiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos tentam fuga em massa durante apagão no RN

Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do bairro da Ribeira, em Natal, iniciaram um motim na unidade prisional. Os detentos tentavam aproveitar a falta de energia para fugir, porém a ação foi frustrada. As informações são do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Francisco Araújo Silva.

A PM foi chamada ao local para reforçar a segurança. Os presos quebraram celas e estão neste momento dentro da unidade prisional. Cerca de 100 detentos estão custodiados no CDP da Ribeira, na zona Leste da capital potiguar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Defesa Civil quer prorrogar estado de emergência da seca no RN

Reservatório Itans, que atende a região Seridó, está com nível de 18,2% da capacidade total (Foto: Sidney Silva)A Defesa Civil do Rio Grande do Norte vai pedir a renovação do estado de emergência nas cidades atingidas pela seca no estado. Em decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 16 de março deste ano, 144 municípios foram colocados na lista, o que corresponde a 86% do total de 167 cidades potiguares.

A assessoria técnica da Defesa Civil prepara o parecer que será enviado para a governadora Rosalba Ciarlini com a lista de municípios que terão o estado de emergência renovado, ou decretado. De acordo com o tenente-coronel Josenildo Acioli, coordenador estadual do órgão, a determinação assinada em março vence no dia 15 de setembro. "Vamos sugerir a assinatura de um novo decreto

Acioli explica que além das 144 cidades que tiveram o estado de emergência decretada pelo Estado, seis cidades potiguares solicitaram ao governo federal a entrada na lista de municípios em situação de emergência. "As cidades de Espírito Santo, Jundiá, Montanhas, Pureza, Pedro Velho e Várzea fizeram solicitações. Com essas seis, o estado tem 150 municípios em situação de emergência", explica.

A falta de chuvas gerou colapso no abastecimento de 11 das 153 cidades potiguares atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A tendência é que a situação piore. Ao G1, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, explicou que praticamente todos os reservatórios do estado estão sofrendo perdas quanto aos níveis de água.

"No período chuvoso alguns melhoraram a situação, mas outros não. A tendência é que todos diminuam no segundo semestre", analisa. De acordo com a coordenadora, a recomendação é que os moradores tenham cuidados no uso da água, evitando desperdícios. A Defesa Civil atende atualmente 28 cidades com carros-pipa para ajudar no abastecimento. Outros 109 municípios estão sob a responsabilidade do Exército.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fornecimento de energia começa a ser restabelecido no RN, diz Cosern

O fornecimento de energia começou a ser restabelecido no Rio Grande do Norte, segundo a Companhia de Energia Elétrica do estado (Cosern). Em nota enviada no começo da noite desta quarta-feira (28), por volta das 18h15 cerca de 30% do fornecimento de energia em Natal havia sido restabelecido e 15%, nas demais localidades do estado.

Segundo a Cosern, a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 no Rio Grande do Norte e nos demais estados do Nordeste. O motivo, de acordo com a nota, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern".
Ainda no início da noite, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casos de tétano no RN preocupam Secretaria Estadual de Saúde

Segundo a Prefeitura de Curitiba, até 2012, a rede municipal aplicava cerca de 10,5 mil doses de vacina contra a hepatite B por mês  (Foto: Valdecir Galor / SMCS / Arquivo)Os seis casos de tétano confirmados no Rio Grande do Norte neste ano têm preocupado a Secretário de Estado de Saúde Pública (Sesap). O número já é igual ao registrado em todo o ano passado. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação Estadual (Sinan), no período de 2007 até junho deste ano, 13 pessoas morrreram de tétano no RN. No período de seis anos e meio foram notificados um total de 78 casos suspeitos da doença, com confirmação de 48.

“Esse número é preocupante em se tratando de uma doença que se pode prevenir por meio de vacina disponibilizada gratuitamente à população, em todos os postos de vacinação dos 167 municípios norte-rio-grandenses”, alerta a médica infectologista Milena Martins, diretora do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, unidade referência no tratamento dos casos de tétano no estado junto com o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, na região Oeste potiguar.
A diretora explica que se a vacina do tétano não for tomada a tempo, o tratamento pode ser longo. O paciente pode permanecer em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por uma média de 60 dias. “Além de doloroso para o paciente, que poderia ficar livre com uma vacina de R$ 0,57, o tratamento é oneroso, podendo custar até R$ 30 mil por paciente internado”, diz.
É o caso de um paciente de 64 anos, que há dois dias foi transferido de Mossoró para a UTI do Hospital Giselda Trigueiro. Internado em estado grave, o paciente fez uma traqueostomia e está com ventilação mecânica. Ele pode ficar até dois meses no hospital. O paciente é caçador e contraiu tétano ao se cortar em uma madeira.

Vacina
A vacina está à disposição da população a partir dos dois meses de vida de forma gratuita nos postos de vacinação. A imunização básica contra o tétano consiste na aplicação de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. Já a terceira dose, com intervalo de seis a 12 meses após a segunda.
No esquema de vacinação, as crianças até cinco anos devem receber a vacina tríplice contra tétano e a partir dessa idade, a vacina dupla (contra difteria e tétano). A vacina também é recomendada para os adultos e pode ser obtida em qualquer posto de saúde. Uma dose de reforço deve ser tomada a cada dez anos para garantir a proteção contra a doença.

Com relação às gestantes, o esquema de vacinação compreende a aplicação de duas doses, a partir do quarto mês de gestação, com intervalo de dois meses entre as mesmas. Para proteção adequada da mãe e prevenção do tétano neonatal em gestação futura, é importante a aplicação de uma terceira dose, que deverá ser feita seis meses após a segunda.

Quando a gestante já tiver recebido as três doses, ainda é recomendado aplicar uma dose de reforço se a última tiver sido aplicada há mais de cinco anos.

A revacinação deve ser realizada a cada 10 anos, ou quando houver indicação em decorrência de ferimentos. “Deve-se manter o esquema de vacinação em dia. Muitos adultos jamais tomaram a vacina dupla contra tétano e difteria e, mesmo os que já tomaram, costumam esquecer-se das doses de reforço”, afirma a infectologista Milena Martins.

O diagnóstico ágil e preciso faz toda a diferença para o paciente, conforme explica Martins. Isso porque o tempo de incubação da bactéria varia de 3 a 21 dias e quanto menor for esse tempo, maior a gravidade e pior o prognóstico. “Depois de um corte ou acidente, é recomendado procurar imediatamente uma unidade de saúde, principalmente se a vítima sentir sintomas como rigidez muscular no corpo", informa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cinco suspeitos de integrar grupo de extermínio no RN já foram soltos

Operação foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (6) (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)A Justiça soltou cinco dos 22 homens presos pela Polícia Federal durante a operação Hecatombe – deflagrada pela Polícia Federal no último dia 6 de agosto. Os suspeitos são apontados como integrantes de um suposto grupo de extermínio que teria matado mais de 20 pessoas no Rio Grande do Norte. A libertação dos cinco suspeitos foi confirmada pela juíza Denise Léa Sacramento Aquino, titular da comarca de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.
Inicialmente, a PF divulgou que foram cumpridos 21 mandados de prisão, mas a própria juíza esclareceu, nesta quarta-feira (28), que o número correto de presos é 22, pois um policial militar acabou sendo detido o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Com isso, são 10 os PMs envolvidos, e não nove, como informado anteriormente.
Ainda de acordo com a magistrada, dos cinco suspeitos libertados quatro foram soltos porque já cumpriram o prazo estipulado de cinco dias de prisão temporária. Para o outro, cujo mandado foi de 30 dias, a própria juíza antecipou a soltura ao conceder relaxamento de prisão. A juíza também revelou que os cinco suspeitos soltos não foram apontados como participantes diretos dos homicídios, mas como 'formação de milícia particular'.
Hecatombe
A operação Hecatombe, deflagrada no dia 6 de agosto, recebeu este nome em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas. Naquele dia, 17 pessoas foram presas. Entre elas, sete policiais militares.
No dia seguinte, uma pessoa se apresentou e também ficou detida. No dia 13, o soldado da PM Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes, que há três anos foi reformado por apresentar problemas psicológicos, também se entregou à PF. Ele nega as acusações. No mesmo dia, um ex-PM suspeito de também participar do suposto grupo de extermínio foi preso na zona Norte de Natal.
No dia 22, em Macaíba, a PF conseguiu prender o último suspeito. Até então foragido, o segurança Márcio Valério de Medeiros Dantas, de 33 anos, foi encontrado após os agentes receberem uma ligação anônima. Ele nega qualquer envolvimento nos crimes.
A operação foi realizada nos municipios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília. Ao todo, ainda foram apreendidas 29 armas, entre revólveres, pistolas, espingardas e um fuzil. Além disso, mais de 11 mil munições também foram encontradas.
De acordo com o delegado Alexandre Ramagem, da Divisão de Direitos Humanos da PF, uma delegada de Polícia Civil, um promotor de Justiça e um agente da Polícia Federal estariam marcados para morrer.
Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio. Um dos suspeitos já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.
Todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.
A operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paciente é atendido com respirador manual após queda de energia no RN


A queda de energia que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste complicou o atendimento no Hospital dos Pescadores, em Natal. Dois pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos precisaram ser atendidos com respirador manual depois que a bateria dos equipamentos da unidade hospitalar terminou. De acordo com a Companhia Energética do RN (Cosern), a queda de energia aconteceu às 15h02 e começou a ser reestabelecida às 16h45. (veja o vídeo ao lado).

A unidade hospitalar até possui gerador, porém o equipamento está quebrado. O Hospital dos Pescadores fica no bairro das Rocas, na zona Leste da capital potiguar. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e o Aeroporto Internacional Augusto Severo estão funcionando com geradores.

O inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, afirmou que todos os semáforos da capital estão apagados. "Temos 25 funcionários tentando organizar o trânsito", disse ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve problemas. As ambulâncias ficaram presas no trânsito quando tentavam atender ocorrências.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que 15% da energia do estado foi reestabelecida. Em Natal, a carga está em 30%. A assessoria de comunicação explica que a energia está chegando primeiro na Grande Natal. No interior do RN a volta da energia vai demorar mais, segundo a Cosern.

O superintendente de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife.
Também foi registrada falta de energia no Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia e  Pernambuco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cabrito nasce com rosto semelhante à de um ser humano no Ceará

O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do Centro de Dep. Irapuan Pinheiro, no Sertão Central cearense, tomou um susto na manhã desta terça-feira (27), quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade.

A surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinha uma anomalia, sendo que, um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de um ser humano. Tendo a cabeça, a boca e o nariz um pouco semelhante à de uma pessoa.

O proprietário Raimundo Pereira explicou que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que veio até a sua propriedade para fazer o parto, para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinha uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e morreu em seguida.
Pereira ainda acrescentou que só nesta terça-feira, nasceram 06 (seis) filhotes e que 05 (cinco) destes nasceram com anormalidades e todos morreram, sendo que, apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive. O mesmo relatou ainda que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética na sua propriedade.

Reprodução Cidade News Itaú via Sertão Central/Adriano Soares
Leia Mais ››

Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz Lobão

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Helena na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
A Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TSE manda tirar do ar site que fazia campanha para Barbosa em 2014

A ministra Laurita Vaz, corregedora-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada do ar de um site que defendia a candidatura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, à Presidência da República nas eleições de 2014. Após pedido da vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, Laurita Vaz entendeu que o conteúdo do site fazia propaganda eleitoral antecipada.
A decisão foi dada no dia 23 de agosto e o site www.joaquimbarbosapresidente.com.br já foi retirado do ar.
Segundo o processo no TSE, a página na internet é administrada por uma empresa de comunicação cujo sócio é um vereador do PSL do Rio de Janeiro, e a Procuradoria Eleitoral pediu a retirada do site em razão de uma informação recebida pela Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente do Supremo afirmou que não vai comentar a decisão do TSE. Em entrevista ao "New York Times" publicada no último fim de semana, Joaquim Barbosa voltou a rejeitar a possibilidade de uma candidatura. "Não sou candidato a nada", afirmou.
A Procuradoria destacou que o site indicava a seguinte frase "Joaquim Barbosa Presidente 2014 - Somos brasileiros que acreditam que o Brasil só achará seu caminho com um presidente sério", além da biografia do ministro e depoimentos sobre ele.
"Nessas condições seria inequívoco que o conteúdo do sítio eletrônico caracteriza propaganda eleitoral antecipada, visto que há referência explícita às eleições de 2014, a defesa de uma candidatura, bem como o propósito de demonstrar que a pessoa apontada como candidato é a que detém melhores qualidades para o exercício do cargo", cita a Procuradoria na ação.
O MP pediu, então, uma liminar (decisão provisória) para que o site fosse retirado, e a ministra Laurita Vaz concedeu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Reino Unido diz que ONU falhou e acusa Síria de crime de guerra

Em moção a ser apresentada nesta quinta-feira (29) ao Parlamento, o governo britânico afirma que as Nações Unidas falharam na Síria e acusa o regime de Bashar al-Assad de cometer crimes de guerra contra a população civil.

O texto defende que o Conselho de Segurança da ONU dê aval a uma intervenção militar no país e promete que a ação não terá objetivos "mais amplos" que deter o uso de armas químicas.

No documento, o gabinete do premiê David Cameron aponta o "fracasso do Conselho de Segurança da ONU nos últimos dois anos em tomar uma ação conjunta em resposta à crise na Síria".

A crítica é uma referência aos vetos de Rússia e China à aprovação de medidas contra al-Assad, apesar da insistência de Estados Unidos, Reino Unido e França.

Os britânicos defendem que os inspetores enviados pela ONU à Síria encaminhem "imediatamente" um relatório sobre o uso de armas químicas ao Conselho de Segurança.

"Todo esforço deve ser feito para assegurar uma resolução apoiando a ação militar antes que essa ação seja tomada", afirma a moção preparada por Downing Street.

O governo do Reino Unido também promete consultar o Parlamento antes de aprovar o "envolvimento direto" do país em uma intervenção na Síria.

"O uso de armas químicas é um crime de guerra e um crime contra a Humanidade. O princípio da intervenção humanitária dá base legal para uma tomada de atitude", afirma o texto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Procuradoria encaminha para o STF parecer favorável ao casamento gay

A procuradora-geral da República, Helenita Acioli, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para opinar pela improcedência da ação proposta pelo PSC, em que o partido questiona a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a registrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

O PSC, partido do pastor Marco Feliciano (SP), alega que o CNJ extrapolou sua competência administrativa e invadiu a prerrogativa legislativa do Congresso Nacional, razão pela qual haveria violação ao princípio da separação dos poderes. A PGR, no entanto, entende que o STF já decidiu pela interpretação ampla e inclusiva ao conceito de família ditado pela Constituição Federal. Na visão de Helenita Acioli, o STF e o CNJ respaldaram o direito das minorias em cumprimento ao artigo 3º da Constituição Federal:
“Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, informa a procuradora no parecer.
“Trata-se, pois, de consolidar, por meio da uniformização de tratamento, o direito dos casais homoafetivos de desenvolverem a vida familiar”, conclui o texto.
Segundo o parecer, “entendendo que a aplicação da norma constitucional é obrigatória a qualquer órgão público, tem-se que o Conselho Nacional de Justiça, ao emitir a Resolução ora impugnada, apenas exige que se consolide prática uniforme da norma constitucional conforme fora interpretada pelo Supremo Tribunal Federal. O ato do CNJ é, nesse viés, mero desdobramento da decisão da Corte”.
A Procuradoria interpretou ainda que a função do CNJ é controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, além de exigir que os tribunais e seus serviços auxiliares concedam direitos, nos termos da Constituição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmeras flagram corintianos furtando produtos de mercado no DF


Imagens de câmeras de segurança do supermercado Comper, em Taguatinga,  no Distrito Federal, mostram entre 80 e 90 torcedores corintianos consumindo produtos do estabelecimento sem pagar. Eles também escodem itens embaixo das camisas e dentro de mochilas. A investigação suspeita que os torcedores são do estado de São Paulo.

Segundo a polícia, as imagens são do dia 25 de agosto, antes do jogo Vasco x Corinthians no Estádio Nacional de Brasília. Os corintianos chegam ao estabelecimento em um ônibus, no início da tarde, e permanecem no local por 50 minutos, informa a assessoria de imprensa do Comper.
O supermercado informou que os principais produtos saqueados foram frango assado, pães, salgados, sucos, energéticos e cervejas. Os torcedores se concentram na seção de assados e na padaria do Comper. Pelas imagens também é possível vê-los consumindo banana e batata-frita.

A Polícia Militar apareceu às 14h30. A assessoria do Comper informou que os seguranças particulares não agiram para impedir o furto porque eram poucos. Os torcedores fugiram no ônibus ao perceberem a chegada da PM. O supermercado foi fechado temporariamente para garantir a integridade dos clientes.
Até a publicação desta reportagem, o supermercado não tinha concluído o levantamento do prejuízo do furto.  A 17ª delegacia de polícia investiga o caso.
Confusão no jogo
Na partida, um grupo de corintianos tentou invadir o espaço destinado aos vascaínos, que partiram para o confronto. Houve tumulto e policiais usaram spray de pimenta. Famílias que foram assistir ao jogo tentavam escapar da confusão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasília proíbe entrada de Gaviões e Independente em estádio

As torcidas organizadas de Corinthians e São Paulo estão proibidas de entrar no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, por dois anos. A punição a Gaviões da Fiel e Independente é uma resposta do governo do Distrito Federal à ocorrência de brigas que envolveram os dois grupos nas últimas semanas.

A medida, antecipada pelo UOL Esporte, foi anunciada oficialmente pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, na tarde desta quarta-feira, 28. A proibição também vale para um raio de 5 quilômetros no entorno do estádio, onde torcedores não podem circular com roupas, bandeiras ou outros adereços das duas organizadas.

O governo também tomou outras medidas de segurança para evitar tumultos entre torcedores durante partidas realizadas no estádio, como exigir, para todas as torcidas organizadas, locais e de fora do Distrito Federal, a apresentação do cadastro atualizado dos associados com nome completo, fotografia, filiação, RG, CPF, estado civil, profissão, endereço e escolaridade, e pedir a relação dos associados que irão ao estádio com, no mínimo, cinco dias de antecedência.

No domingo, integrantes da Gaviões da Fiel se envolveram em uma briga com vascaínos e policiais militares no anel superior do Mané Garrincha, durante o jogo entre Corinthians e Vasco. Dois torcedores que estiveram presos em Oruro, na Bolívia, participaram da confusão e foram identificados por meio de imagens.

A confusão levou a FPF (Federação Paulista de Futebol) a barrar a entrada nos estádios de um vereador de Francisco Morato e de um membro da Gaviões. O Ministério Público de São Paulo voltou a pedir a dissolução da torcida organizada. 

Em 18 de agosto, três integrantes da Independente foram detidos acusados de agredir um torcedor flamenguista no lado de fora da arena antes do confronto entre São Paulo e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. A vítima, André Éliton Ferreira dos Santos, de 38 anos, teve a mandíbula ferida. 

Procuradas, as torcidas organizadas não se manifestaram até a publicação desta reportagem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Abóbora gigante exibe defeito e perde chance de bater recorde

Abóbora gigante não poderá participar do campeonato no Alasca por conta de defeito (Foto: Greg Skinner/ AP)
O recordista em abóboras gigantes no Alasca, nos Estados Unidos, teve uma grande decepção nesta semana - descobriu que não poderá participar do campeonato deste ano por conta de um defeito no vegetal, segundo a agência de notícias Associated Press..
JD Megchelsen chamou na última segunda-feira (26) um caminhão com um guindaste para transportar a abóbora quando percebeu o defeito - um buraco grande na parte inferior da abóbora. Por conta do buraco, o competidor deixou de estabelecer o recorde da competição na Feira Estadual do Alasca, em Palmer. "É uma chatice, mas são as regras", disse Megchelsen.
Para participar do concurso, as abóboras devem ser "livres" de podridão, resíduos químicos e pontos fracos graves. Elas também não podem ter buracos ou rachaduras.
A escala do guindaste indicou a grande abóbora pesava 680,8 kg, mas Megchelsen estima que a escala competição estadual seria registrada mais perto de 644,10 kg. Ou seja, ele conseguiria bater seu recorde de 583,77 kg estabelecido em 2011.
Sobre o problema da competição deste ano, Megchelsen disse que sua abóbora provavelmente cresceu rápido demais. Durante o auge de seu crescimento, na parte mais quente do verão, Megchelsen afirmou estar alimentando a abóbora com até 300 litros de água por dia.
O buraco provavelmente abriu na primeira semana de agosto, quando o fruto atingiu o seu pico de crescimento de 41 quilos em 24 horas. Megchelsen ainda planeja levar sua abóbora para Palmer apenas para fazer a pesagem no dia.

Defeito foi descoberto após guintaste levantar o alimento para fazer o transporte nos EUA (Foto: Greg Skinner/ AP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com crise de hérnia de disco, Romário é internado em hospital

Romário será submetido a uma cirurgia para aliviar dores nas costas
O ex-jogador e deputado federal Romário foi internado na última terça-feira no hospital Sarah Kubitschek em Brasília. Ele deverá ser submetido a uma cirurgia ainda nesta quarta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do deputado, o ex-atacante passa bem.

Romário foi internado após sofrer uma forte crise de dores na região lombar. Ainda de acordo com a assessoria do deputado, ele já planejava sofrer uma cirurgia para tratar do problema de hérnia de disco, mas resolveu antecipar o procedimento em decorrencia do agravamento do desconforto. Há três semanas, o jogador foi submetido a uma cirurgia no pé.

"Não aguento mais. Vou ser operado", afirmou Romário ao jornal Extra. "É no disco L4-5. Já fiz todos os tratamentos possíveis. Não consigo andar três metros", completou.

Na sua página do Facebook, Romário escreveu uma mensagem. "Há algumas semanas falei aqui com vocês que havia me submetido a dois procedimentos cirúrgicos e estava de licença médica. Um dos procedimentos foi na região lombar, para tentar amenizar as dores causadas por uma hérnia de disco. Infelizmente a solução paliativa não melhorou o problema, continuei com muita dor e decidi fazer a cirúrgia. Neste momento estou internado no hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, e devo operar entre hoje e amanhã, no máximo.É um procedimento relativamente simples, espero sair so hospital andando", disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mecânico nu é preso após se exibir para mulher em rua no DF

Homem flagrado nu em via pública de Ceilândia, no Distrito Federal (Foto: Polícia Militar/Reprodução)

Um mecânico de 37 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (28) após fazer gestos obscenos para uma mulher em uma via pública de Ceilândia, no Distrito Federal. Imagens feitas pela Polícia Militar mostram que o homem estava nu.

A abordagem ocorreu perto do ponto de ônibus do Restaurante Comunitário. A mulher gritou ao vê-lo, despertando a atenção dos militares, que faziam uma blitz contra transporte pirata na região.

De acordo com o sargento Adnaldo Rodrigues, responsável pela prisão, a vítima contou que o mecânico a importunou nos últimos três dias. “Ela inclusive chegou a registrar uma ocorrência contra ele na delegacia”, disse.
Rodrigues também afirmou que o homem chegou a alegar que tem problemas psicológicos. Ele foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia. O delegado-chefe da unidade não quis informar pelo que ele foi autuado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em "Amor à Vida", Félix decide contar para Pilar sobre o caso de Aline e César

Em "Amor à Vida", Félix decide contar para Pilar sobre o caso de Aline e CésarEm "Amor à Vida", Félix (Mateus Solano) consegue uma conta do condomínio de Aline (Vanessa Giácomo) no nome de César (Antônio Fagundes) e planeja revelar o caso para Pillar (Susana Vieira). A cena deve ir ao ar dia 14 de setembro. 

De olho no cargo de cirurgião-chefe do San Magno, desde o afastamento de Lutero (Ary Fontoura), e sem ter quem o ajude a conquistar o posto, já que Félix será demitido do hospital - a cena deve ir ao ar dia 11 de setembro -, Jacques resolve ajudar o vilão.

Os dois subornam o porteiro, prometendo lhe dar dinheiro para que ele compre um videogame para o filho, e conseguem uma prova contra César. Expulso de casa e acusado de roubo, Félix promete se vingar do pai.

Veja como será a cena:

Félix — Conseguiu?
Jacques entrega a conta do condomínio
Félix — O condomínio da Aline, no nome do meu pai! Esta conta, mais a prova de que ela tem um cartão de crédito vinculado à conta dele, é tudo que eu preciso.
Jacques — Félix, você acha que consegue voltar pro hospital?
Félix —  Espera só eu esfregar essa conta na cara da minha mãe! Eu vou acabar com o meu pai. E recuperar tudo que eu perdi.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Universitário do Pará que sumiu no Tocantins é encontrado morto

Yego Cunha Leal, estudante de geologia, desapareceu no domingo (25), em Babaçulândia, TO (Foto: Reprodução/Facebook)O estudante de geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) Yego Cunha Leal, de 21 anos, foi encontrado morto no final da manhã desta quarta-feira (28), na região de Babaçulândia, extremo norte do Tocantins. Ele estava desaparecido desde o último domingo (25), quando fazia um treinamento de mapeamento geológico no local.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o corpo estava a 15km do lugar onde o jovem foi visto pela última vez. Ainda segundo bombeiros que participaram das buscas, não foram verificadas marcas de violência no corpo do jovem. Uma hipótese é que ele tenha morrido por desidratação, já que estava em um local onde é muito quente nessa época do ano. A área foi isolada para aguardar a chegada da perícia. O corpo será levado para o Instituto Médico Legal de Araguaína, cidade a cerca de 60km do local.
Desde segunda-feira (26), os bombeiros faziam buscas para encontrar o jovem. E na terça-feira, os policiais receberam uma informação falsa sobre o paradeiro e o estado de saúde de Yego, se deslocaram até o local indicado, a Serra do Cavalo, mas não acharam o rapaz. A namorada do estudante, Milena Costa, também recebeu a notícia de que Yego havia sido resgatado com vida e chegou a comemorar. Milena acreditava que o desaparecimento de Yego seria "apenas um susto", e fazia planos para reencontrá-lo assim que ele fosse resgatado.

Yego Cunha Leal foi encontrado morto no Tocantins nesta quarta-feira (28) (Foto: Reprodução/Facebook)Yego Cunha Leal foi encontrado morto no Tocantins
nesta quarta-feira (28)
(Foto: Reprodução/Facebook)
Os colegas de Yego Cunha Leal, que permanecem no Tocantins, estão abalados com a notícia da morte dele. Felipe Oliveira, um dos amigos do estudante, conheceu Yego antes mesmo de ingressarem no curso de geologia da UFPA. "Nós fizemos cursinho juntos lá em Belém. O Yego é de uma cidade perto de Belém e por isso escolheu fazer cursinho lá. Foi onde a gente se conheceu", relata.
De acordo com Oliveira, o jovem era apaixonado pelo curso de geologia e muito querido pelos colegas. "Ele gostava de fazer piadas e é um cara companheiro. Não é à toa que todos ficamos aqui", desabafa. O colega conta que a turma está no quinto dos dez períodos do curso e que Yego já tinha experiência em atividades de campo: "Esta é a quarta vez que a gente vem ao Tocantins. O Yego conhecia bem esta região."
No último domingo (25), o grupo de estudantes participava de um treinamento de mapeamento geológico na região entre Babaçulândia e Wanderlândia, norte do Tocantins, quando dois colegas de Yego teriam passado mal por insolação. Ele, acompanhado do professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior, foram buscar o carro para socorrê-los. No caminho Yego também teria passado mal pela mesma razão. O professor pediu que ele esperasse no local até que voltasse com o carro, mas quando retornou o estudante havia sumido.

Região entre Babaçulândia e Wanderlândia, onde o estudante Yego desapareceu (Foto: Clóvis Cruvinel/Arquivo Pessoal)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Queimadas em linha de transmissão privadas provocaram apagão, diz ONS

O apagão de energia "[que atingiu todos os Estados do Nordeste]", na tarde desta quarta-feira (28), foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.

Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig.

As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.

Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste.

A presidente Dilma foi informada do apagão logo no início da tarde de hoje, quando estava no Palácio da Alvorada. Irritada, por temer exploração política do caso pela oposição, que a acusa de tomar medidas intervencionistas no setor, a presidente determinou à sua equipe rapidez no restabelecimento da energia e investigação sobre a origem do problema.

Por volta das 17h ela recebeu as informações sobre os motivos do apagão e que a energia já estava sendo restabelecida em todas as capitais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Série de atentados mata mais de 80 na capital do Iraque

Explosão em bairro xiita de Bagdá deixou mortos nesta quarta-feira (28) (Foto: AFP)Pelo menos 86 pessoas morreram e 263 ficaram feridas em uma série de atentados a bomba e outros ataques em Bagdá nesta quarta-feira (28), disseram a polícia e fontes médicas, numa ampliação da pior onda de violência no Iraque nos últimos cinco anos.
Em um dos piores incidentes, um carro-bomba matou sete pessoas em Jisr Diyala, no sudeste de Bagdá, informaram a polícia e médicos.
Um dono de restaurante em Sadr City, um distrito de maioria xiita de Bagdá, descreveu como um militante detonou um carro-bomba.
"Um homem estacionou seu carro em frente ao restaurante. Ele tomou café da manhã e bebeu seu chá. (Então) ouvi uma enorme explosão, quando estava dentro da cozinha", disse o proprietário, que pediu anonimato, à Reuters.
"Quando saí, vi o carro completamente danificado e ele tinha desaparecido. Muitas pessoas ficaram feridas", acrescentou.
Insurgentes muçulmanos sunitas e o Estado Islâmico do Iraque, filiado à rede terrorista da Al-Qaeda, aumentaram significativamente seus ataques este ano. Mais de 1 mil iraquianos foram mortos em julho, a maior taxa mensal de mortes desde 2008, de acordo com a ONU.
Mais de dois anos de guerra civil na vizinha Síria agravaram as profundas divisões sectárias e abalaram a frágil coalizão do Iraque entre facções de xiitas, curdos e sunitas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Apagão no Nordeste afetou cerca de 16 milhões de pessoas, diz agência

Um blecaute atingiu o Nordeste nesta quarta-feira (28), provocando corte de 8 mil megawatts (MW) de carga de energia na região, na primeira queda de eletricidade de grandes proporções no Brasil em 2013.

Duas fontes do governo disseram à Reuters que o blecaute teria provocado o corte de 8 mil MW de carga, atingindo potencialmente 16 milhões de pessoas --já que cada 1 mil MW atende a cerca de 2 milhões de pessoas.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o apagão teve início às 15h03. A interrupção do fornecimento de eletricidade afetou áreas em todos os Estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão, segundo concessionárias que atuam nesses locais consultadas pela Reuters.

O ONS disse, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não é possível precisar quais localidades foram atingidas, o tamanho do blecaute, nem a causa da interrupção no fornecimento de energia.

"A orientação do governo é restabelecer a energia o quanto antes e investigar as causas (do blecaute)", segundo a assessoria do Ministério de Minas e Energia.

O ONS está trabalhando para retomar o fornecimento de energia nas áreas atingidas, e em algumas localidades a carga já foi restabelecida, segundo concessionárias de distribuição.
A Chesf, geradora e transmissora de energia do grupo Eletrobras ELET6.SA, disse que a carga de energia de todo Nordeste foi atingida pelo evento que levou à falta de energia em áreas da região. A sede da empresa, em Recife, chegou a sofrer o blecaute.
Fontes do setor afirmaram à Reuters na semana passada que os reservatórios das hidrelétricas brasileiras estão, em geral, em níveis que não geram preocupações. Mas elas alertaram que o Nordeste necessitava atenção, já que os níveis das represas estão baixos e existe limitação para exportar energia para a região.

Histórico
A mitigação dos riscos na oferta de energia ganha ainda mais importância com a exposição externa que o Brasil terá ao sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

No ano passado, pelo menos seis apagões de energia de maior porte ocorreram no Brasil, todos eles no segundo semestre e a maioria por ocorrências na área de transmissão. Quase todos afetaram a região Nordeste.

As sucessivas quedas de energia em 2012 levantaram dúvidas sobre a segurança do sistema elétrico brasileiro, área em que a presidente Dilma Rousseff deu início à trajetória que a levaria ao Palácio do Planalto.

Autoridades do governo têm afirmado repetidamente que o sistema elétrico brasileiro é seguro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››