quarta-feira, agosto 28, 2013

Brasília proíbe entrada de Gaviões e Independente em estádio

As torcidas organizadas de Corinthians e São Paulo estão proibidas de entrar no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, por dois anos. A punição a Gaviões da Fiel e Independente é uma resposta do governo do Distrito Federal à ocorrência de brigas que envolveram os dois grupos nas últimas semanas.

A medida, antecipada pelo UOL Esporte, foi anunciada oficialmente pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, na tarde desta quarta-feira, 28. A proibição também vale para um raio de 5 quilômetros no entorno do estádio, onde torcedores não podem circular com roupas, bandeiras ou outros adereços das duas organizadas.

O governo também tomou outras medidas de segurança para evitar tumultos entre torcedores durante partidas realizadas no estádio, como exigir, para todas as torcidas organizadas, locais e de fora do Distrito Federal, a apresentação do cadastro atualizado dos associados com nome completo, fotografia, filiação, RG, CPF, estado civil, profissão, endereço e escolaridade, e pedir a relação dos associados que irão ao estádio com, no mínimo, cinco dias de antecedência.

No domingo, integrantes da Gaviões da Fiel se envolveram em uma briga com vascaínos e policiais militares no anel superior do Mané Garrincha, durante o jogo entre Corinthians e Vasco. Dois torcedores que estiveram presos em Oruro, na Bolívia, participaram da confusão e foram identificados por meio de imagens.

A confusão levou a FPF (Federação Paulista de Futebol) a barrar a entrada nos estádios de um vereador de Francisco Morato e de um membro da Gaviões. O Ministério Público de São Paulo voltou a pedir a dissolução da torcida organizada. 

Em 18 de agosto, três integrantes da Independente foram detidos acusados de agredir um torcedor flamenguista no lado de fora da arena antes do confronto entre São Paulo e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. A vítima, André Éliton Ferreira dos Santos, de 38 anos, teve a mandíbula ferida. 

Procuradas, as torcidas organizadas não se manifestaram até a publicação desta reportagem.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!