domingo, fevereiro 18, 2018

Crivella coloca-se à disposição do governo federal durante intervenção

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), informou que se colocou à disposição do governo federal para “dialogar e traçar estratégias para devolver a tranquilidade ao povo do Rio de Janeiro”.

No início da tarde deste sábado, o prefeito participou de reunião com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e com o general do Exército Braga Netto, nomeado interventor do governo federal para a segurança pública do Estado.

No Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio, discutiram os rumos da intervenção “Após o encontro, Crivella reiterou sua gratidão por esse grande esforço das Forças Armadas na segurança da nossa cidade e do nosso Estado”, informou por meio de nota.

Durante a semana, em outro comunicado, afirmou já ter pedido a Temer medida semelhante em setembro do ano passado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Maia descarta colocar votação da Previdência sem consultar STF

Questionado insistentemente sobre como ficará a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência diante do decreto de intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste sábado, 17, que se a reestruturação previdenciária não for votada agora, será debatida nas eleições e votada depois disso.

Mesmo assim, Maia repetiu mais de uma vez que o momento é de o Legislativo analisar a intervenção no Rio. “Vamos cuidar da intervenção do Rio de Janeiro. É um ato extremo. Ele precisa ser desenvolvido para que a gente possa estar em outra agenda. Vou continuar o debate da Previdência, com votação ou sem votação”, afirmou o deputado.

Segundo Maia, há interpretações que defendem a possibilidade de votar a Previdência, mesmo com a medida tomada pelo presidente Michel Temer na sexta-feira, 16. Nessas interpretações, a intervenção da União nos Estados impediria apenas a promulgação das PECs e não sua votação.

“Minha interpretação é de que apenas não pode promulgar uma PEC. Pode até votar a PEC, se for necessária. Mas acho que a decisão final do Judiciário, se a questão for judicializada, é de que não pode votar”, afirmou Maia, após participar da reunião de Temer e alguns ministros com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB). O presidente da Câmara ressaltou, porém, que, mesmo com essa interpretação, não colocaria o tema em votação sem uma consulta prévia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Maia evitou comentar a possibilidade de suspender o decreto de intervenção no Rio apenas para emendar a Constituição com a reforma da Previdência. “Não vou responder sobre o que tenho dúvida”, disse o deputado, pouco antes de deixar o Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio, onde houve a reunião com Temer neste sábado.

O presidente da Câmara relacionou ainda a intervenção do Rio com a crise fiscal dos Estados, que tem ligação com as despesas previdenciária. Segundo ele, o Estado do Rio precisa reorganizar suas despesas para voltar a gastar com segurança pública. Por sua vez, a Câmara tem que cumprir seu papel na reorganização das finanças públicas do País, cumprindo sua função de “observar e fiscalizar” o Executivo. “A crise é profunda com o gasto previdenciário. Não podemos parar de discutir (a reforma da) Previdência”, afirmou o deputado.

Maia também evitou comentar eventuais efeitos da intervenção no Rio sobre as eleições gerais de 2018. Segundo ele, nesse caso, ninguém está preocupado com as eleições. “Para fazer intervenção, não pode pensar em eleição”, disse o presidente da Câmara.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Santa Cruz de Natal vence fora de casa e termina turno em 3º

Em determinado momento da rodada, o Santa Cruz de Natal esteve perto de ficar com o título do 1º turno do Estadual. No entanto, as vitórias de ABC e América acabaram com o sonho. Apesar disso, a equipe venceu o Potiguar de Mossoró, fora de casa, por 2 a 1.

Os gols foram marcados por Denilson e Xilu. Jozicley descontou para os mossoroenses.

Com o triunfo, o Santa Cruz chegou aos 16 pontos e fechou a Copa Cidade do Natal na terceira posição.

Além disso, o Tricolor sustenta uma sequência de cinco vitórias consecutivas, a maior do Campeonato Estadual no momento.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

[VÍDEO] CARRO COM QUEIXA DE ROUBO É INCENDIADO NO SANTA DELMIRA EM MOSSORÓ-RN

Guardas Municipais (GCM),encontraram na manhã deste domingo 18 de fevereiro de 2018,um veículo VW/GOLF 1.6 SPORTLINE de cor Branca placa NPW-1272 Mossoró/RN,com queixa de roubo totalmente queimado no bairro Santa Delmira na entrada que da acesso Favela do Fio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O veículo foi roubado na última sexta feira (16) de um posto de lavagem no Santa Delmira.
De acordo com as informações o objetivo principal dos criminosos era a retirada do equipamento de som que estava no carro.


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Família procura por desaparecido

O que aconteceu com Diego Maciel de 27 anos? A família está preocupada e já registrou ocorrência na delegacia. Diego foi visto pela última vez no domingo de carnaval e de lá pra cá, os parentes não tiveram mais notícia.

Segundo Diógenes Maciel, o irmão estava proxímo do prédio da Prefeitura de Extremoz ( região metropolitana) vestido de mulher por causa do carnaval. " Ele está desempregado e resolveu pegar latinhas para vender. Se aproximou de um grupo onde havia latinhas no chão. Quando foi pegar, um hom armado lhe ofendeu", explica.

Segundo a família, Diego voltou para casa chateado com a situação e decidiu ir ao local novamente porque havia esquecido o saco com as latinhas. "Ele encontrou novamente o grupo onde estava o homem armado que lhe ofendeu. Depois disso não conseguimos mais encontrá-lo".

Quem tiver informações sobre Diego é só ligar para o 190 da Polícia Militar

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Polícia apreende dezenas de tabletes de maconha em carro roubado na Grande Natal

Droga estava com traficante que conseguiu fugir do local (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 100 tabletes de maconha dentro de um carro roubado em uma residência na localidade de Cajupiranga, em Parnamirim, Grande Natal. A apreensão aconteceu no final da manhã deste domingo (18).

De acordo com a PM, uma mulher foi presa na ação. A polícia afirma que ela é companheira de um traficante, que seria o dono da droga. O homem conseguiu fugir no momento da abordagem dos policiais do 3º Batalhão. Tanto a mulher suspeita, quanto os tabletes de maconha, bem como o veículo roubado apreendido, foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motoristas e cobradores de ônibus cancelam paralisação prevista para a segunda-feira em Natal

Ônibus circularão normalmente nesta segunda-feira (19), segundo o sindicato (Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal)Os motoristas e cobradores de ônibus de Natal resolveram suspender a paralisação prevista para esta segunda-feira (19) na capital potiguar. O motivo, segundo o sindicato que representa a categoria, é o adiamento da votação da reforma trabalhista no Congresso Nacional.

De acordo com Júnior Rodoviário, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), o motivo da paralisação era a votação. A categoria ia parar 50% da frota durante todo o dia. Contudo a situação será normal, após a suspensão. “Frota completa na rua”, garante o presidente do Sintro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto com as mãos amarradas na Grande Natal

Um homem de 26 anos foi encontrado morto e com as mãos amarradas em uma rua da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite deste sábado (18). O corpo de Alexandre Estevão de Andrade foi localizado depois que pessoas que moram na região escutaram vários disparos de arma de fogo.

Depois disso, a Polícia Militar foi acionada e enviou uma equipe até o local. Segundo a PM, Alexandre Andrade estava na Rua Santo Expedido. A polícia não tem informações sobre quem cometeu o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cabra tem toalha própria, toma leite em mamadeira e é tratada como membro de família no interior do RN

Cabra Sofia é mimada pelos donos como se fosse uma criança (Foto: Almir Morais/Reprodução/Inter TV Costa Branca)Uma cabra que tem roupas próprias, assiste a programas de televisão com os donos, escuta histórias contadas de livros, sai para passear e até vai à praia. O animal pertence a uma família da cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, que o cria como se fosse um membro da família, uma filha.

A caba Sofia foi dada à dona de casa Maria de Fátima Etelvino e seu marido, Erinaldo Etelvino, por um amigo do casal que mora em um município próximo. Desde então a tratam como uma parente. A cabra toma banho de sol, assiste TV com o casal e toma leite em mamadeira, todos os dias.

Erinaldo é motorista e diz que, quando está no trabalho, liga para casa para saber de Sofia. “Hoje ela representa igual um ser humano, porque quero bem demais. eu to no trabalho e ligo: cadê sofia? já tomou leite?”, conta.

Sofia também toda banho todos os dias, para ficar com o pelo brilhoso e limpo. “Aí passo sabonete, shampoo, lavo ela todinha, e pronto. Ela adora ficar assim ó, passa o dia todinho desse jeito”, aponta Maria de Fátima, afagando a cabra.

O leite que bebe é de gado, mesmo, comprado por Dona Fátima todos os dias, fresco. São quatro litros diariamente para alimentar Sofia. Francisco Etelvino Júnior, neto do casal de 11 anos de idade, diz que ele e o irmão, André Etelvino, brincam sempre com a cabra. “Eu faço atividade escolar, depois brinco com ela e boto ela pra dormir”, afirma o menino.

Sofia também usa fralda, calcinha estilizada, calça comprida e tem toalha própria na casa da família Etelvino. Erinaldo relata que, vez por outra, ela o acorda para que ele coloque a fralda. Só aí a cabra vai dormir, junto de Francisco e André.

Entre todos que moram na residência, a afirmação é a mesma: Sofia é membro da família. “Eu crio porco, galinha… agora o privilégio é Sofia! Toda vida criei (animais), mas não tinha esse xodó todo que tenho com ela, não”, garante Erinaldo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhão destrói parte de posto na BR226 na saída de Currais Novos


Um acidente registrado no fim da manhã deste sábado (17) por pouco não derrubou o teto do posto Toscano localizado as margens da BR-226, saída de Currais Novos/ Sentido Natal.

O motorista de um caminhão com placas de Natal estacionou o veículo ligado, acionou o freio manual, desceu para verificar os pneus, porém os freios falharam, o caminhão desceu sozinho por uma rampa e colidiu em cheio com uma das colunas de sustentação que por pouco não veio abaixo... rapidamente foi improvisado uma escora com andaimes até o ser realizado o reparo.

O caminhão ficou com a frente parcialmente destruída, não houve feridos apenas danos materiais, uma caminhonete Hilux que abastecia na hora do acidente foi levemente atingida.


Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Identificada a mulher encontrada morta na comunidade de Linda Flor na zona rural de Assu

A mulher que foi brutalmente assassinada e o corpo encontrado em um matagal na comunidade de Linda Flor, na zona rural de Assu, foi identificada, trata-se de Patrícia Medeiros, residia na comunidade de Vila Nova em Carnaubais.
Em sua página no facebook vários amigos deixam mensagem de condolências a família de Patrícia que deixa duas filhas pequenas.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Acidente na BR 405 entre Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste

Na noite deste sábado (17), por volta das 18h00, aconteceu um acidente de trânsito na BR 405, entre Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste.
Segundo informações, um casal vinha numa motocicleta quando bateu num cachorro e os dois caíram na pista de rolamento. O Samu foi acionado e compareceu ao local para prestar os primeiros atendimentos médicos.
Ao que tudo indica o casal sofreu apenas escoriações leves pelo corpo, tipo arranhões, e foram levados para o hospital regional de Pau dos Ferros. Não sabemos os nomes dos acidentados.
Qualquer informação, complementa a matéria nos comentários.


Fonte: Cidadão 190
Leia Mais ››

Governo não tem data para abrir linha de crédito que vai viabilizar 13º salários

A abertura de uma linha de crédito especial para viabilizar o “pagamento” do décimo terceiro salário de 2017 não tem data definida para acontecer. A incerteza se deve ao fato das negativas dos bancos em relação à proposta do Estado.

O secretário de Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa explicou, nesta sexta-feira (16), que aguarda uma resposta do Banco do Brasil, que está estudando o caso. Procurado pelo governo, o banco Bradesco rejeitou a proposta. 

Segundo Cristiano Feitosa, eles alegaram que os servidores poderiam aderir a uma linha de crédito normal já existente no banco. No entanto, a administração estadual já constatou que a maioria dos servidores não tem margem financeira para novos endividamentos.

Os servidores que não aceitarem receberão o décimo terceiro parcelado, acrescido com o valor do abono que seria pago ao banco. “Não existe prazo. O que precisa saber é se a taxa de juros oferecida pelo banco é viável para o Estado. Isso onera para o estado, que vai ter que arcar com o abono. Isso foi pensado junto com outras medidas de recuperação enviadas para assembleia, e que em sua maioria não foram favoráveis ao Estado”, disse Feitosa.

A proposta do governo é abrir uma linha de crédito especial com instituições financeiras para pagar o décimo terceiro do servidor, como um “empréstimo consignado”. O pagamento desse empréstimo ao banco, junto com os juros, seria feito pelo governo de forma parcelada a juros de 12,42%.

Não tem risco para o servidor porque é um empréstimo consignado, segundo Feitosa. “O Estado tem que colocar essa parcela extra no próprio contracheque do servidor. Se atrasar a remuneração do servidor, o banco também não vai receber”, explicou Feitosa.

A Assembleia Legislativa aprovou, em 31 de janeiro, sem nenhuma alteração, o abono especial para os servidores públicos, com índice de 12,42% para recomposição do 13º salarial dos servidores públicos estaduais, que estão atrasados desde 20 de dezembro do ano passado. O projeto aguarda sanção por parte do governador, o que deve ser feito até 23 de fevereiro.

Para o governo, a criação do abono especial é uma forma de o Estado minimizar os efeitos da crise sobre os servidores, empregados, ocupantes de cargos em comissão e pensionistas, “proporcionando-lhes saídas no difícil cenário econômico-financeiro vigente no País neste momento”.

A proposta foi cogitada em 2016, segundo Feitosa. Um projeto de lei chegou a ser redigido na época, mas não fora preciso enviá-la a Assembleia porque recursos chegaram ao Tesouro Estadual.

O pagamento do décimo terceiro salário foi colocado como o primeiro item no acordo que resultou na volta dos policiais militares e civis às atividades normais. Depois de um mês paralisados, eles exigiram uma série de pontos para o retorno, como novas viaturas e equipamentos de segurança, investimentos e regularização dos salários. A incerteza sobre a data de pagamento do décimo é vista com desconfiança pelo coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda.

O sindicalista analisa a situação como “preocupante e inconseqüente” por parte do governo. Os sindicatos avaliam a possibilidade de realizar novas mobilizações nas próximas semanas. “2017 foi um ano muito difícil, em que brigamos muito, mas pelo menos o décimo de 2016 foi pago.

Estamos vendo que esse ano a luta continuará e o desgaste vai ser grande. Também preocupa porque não vemos mudança de cenário e falta de atitudes concretas para resolver isso”, disse Santino Arruda.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Veja índices pluviométricos dos municípios do RN em 2018, Itaú foram 169,0 mm até esta sexta (16)

Índices pluviométricos dos municípios do RN de 2018 até o dia 16/02.




Leia Mais ››

Defesa de Lula tem até terça para recorrer no processo do triplex no TRF-4

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado em segunda iunstância a 12 anos e um mês (Foto: Mauro Pimentel/AFP/Arquivo)A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até as 23h59 de terça-feira (20) para recorrer contra a decisão em segunda instância que manteve a condenação do petista e aumentou a pena no caso do triplex no Guarujá (SP). O prazo começa a contar a partir da 0h de segunda-feira (19), quando os advogados terão 48 horas para apresentar o recurso.

De acordo com a movimentação do processo junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), os envolvidos foram considerados notificados automaticamente às 23h59 de sexta-feira (16). Com isso, o prazo conta a partir do próximo dia últil.

Os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 votaram por elevar para 12 anos e 1 mês de prisão a pena de Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No dia 6 de fevereiro, foi publicada a decisão, chamada de acórdão, do julgamento do recurso do ex-presidente, ocorrido em 24 de janeiro em Porto Alegre. Como a decisão foi unânime, a defesa de Lula pode apresentar apenas os chamados embargos de declaração.

Os advogados podem verificar se existe alguma dúvida, contradição ou explicação a ser dada pelos desembargadores sobre a decisão. No entanto, esse recurso não permite reverter a decisão do tribunal. Esgotadas as possibilidades de recurso no TRF-4, Lula pode ser preso.

No processo da Operação Lava Jato, Lula é acusado de receber o imóvel como propina da empresa OAS em troca de favorecimento em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.

O julgamento dos embargos de declaração costuma ser rápido, apesar de não ter prazo. No caso de Lula, será realizado pelos mesmos desembargadores da 8ª Turma: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus.

Instâncias superiores
A defesa de Lula poderá ainda recorrer da condenação em mais duas instâncias superiores: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), ambos em Brasília.


No STJ, poderá ser apresentado recurso especial se a defesa apontar algum aspecto da decisão que configure violação a lei federal, como o Código Penal ou de Processo Penal. No STF, caberá recurso extraordinário se os advogados apontarem que a decisão do TRF-4 viola a Constituição.

Caso Lula já esteja preso nesta fase, a defesa poderá pedir a esses tribunais a soltura para que ele recorra em liberdade.

No último dia 30, o TRF-4 já havia divulgado o relatório do caso e a íntegra dos votos dos desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen, da 8ª turma, que analisou o recurso de Lula. Na terça (6), instantes antes da publicação do acórdão, foi divulgado o voto do desembargador Victor dos Santos Laus.

Julgamento em 2ª instância
O julgamento do recurso do ex-presidente no TRF-4 ocorreu em 24 de janeiro em Porto Alegre. O ex-presidente havia recorrido à 2ª instância contra a condenação de 9 anos e 6 meses de prisão dada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância.

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma condenaram Lula e aumentaram a pena para 12 anos e 1 mês de prisão. O julgamento durour 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo). Os juízes entenderam que havia provas de que o triplex em Guarujá foi reformado pela OAS para o ex-presidente e que ele receberia o imóvel como propina.

Candidatura de Lula
Na esfera eleitoral, a situação de Lula só será definida no segundo semestre deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar o registro de candidatura do ex-presidente.

O PT tem até 15 de agosto para protocolar a candidatura. O TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura de Lula.


A Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por tribunal colegiado (como o TRF-4), prevê também a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público caso ainda tenha recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP-RJ investiga viagens internacionais do prefeito Marcelo Crivella

Crivella foi a 9 países em viagens oficiais em pouco mais de 1 ano de mandato (Foto: Reprodução/Globo)

O Ministério Público do Estado (MP-RJ) instaurou na sexta-feira (16) inquérito civil para apurar possíveis irregularidades nas recentes viagens internacionais realizadas pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. De acordo com o promotor Salvador Bemerguy, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, será averiguado se as viagens foram custeadas pelo erário municipal e dissociadas do interesse público.

Desde que assumiu, no início de 2017, Crivella passou 36 dias em viagens oficiais fora do país, como mostrou reportagem do RJTV. A última delas foi durante o carnaval: ele foi para a Europa no domingo (11), dizendo que voltaria na quinta-feira (15). Até a manhã deste sábado, no entanto, a chegada dele não havia sido confirmada. Nem o temporal que deixou 2 mil pessoas desalojadas mudou os planos do prefeito.

O MP determinou que seja esclarecido o custo de cada viagem internacional, com encaminhamento de planilha das passagens aéreas e diárias.

A Prefeitura informou que aguarda o recebimento do oficio do Ministério Público para encaminhar as informações solicitadas.

Diárias subiram 46%, para 435 euros
Em novembro de 2017, o Município do Rio de Janeiro editou a Resolução 68, na qual eleva em 46% o valor das diárias pagas aos agentes públicos municipais em viagens oficiais ao exterior. No caso do chefe do Executivo, o valor da diária em deslocamentos para Europa foi reajustado de 297,27 para 435,87 euros. Em viagens fora da Europa a diária foi de 280 para 410,55 dólares.

Além da justificativa oficial para cada viagem e benefícios gerados à cidade do Rio de Janeiro, deverá ser informado se Crivella foi acompanhado de comitiva oficial, com a indicação nominal de membros e cargos. A Controladoria Geral do Município também deverá esclarecer se recebeu relatórios detalhados acerca das viagens para fins de controle.

Foi, ainda, solicitado à Câmara Municipal que encaminhe ao MPRJ cópias dos relatórios sobre os resultados das viagens internacionais oficiais do prefeito. A lei determina ao chefe do Executivo que adote essa providência até 15 dias após o seu retorno de cada viagem. Todos os ofícios foram encaminhados nesta sexta-feira (16/2).


Segundo investigações, não ocorreu qualquer publicação no Diário Oficial do Município de ato designando substituto legal para o exercício das funções de chefia do Executivo no período da viagem do prefeito Marcelo Crivella a países europeus, em companhia de outras três pessoas no período de Carnaval.

Crivella tem postado vídeos durante sua viagem para a Europa (Foto: Reprodução Facebook)
Crivella tem postado vídeos durante sua viagem para a Europa (Foto: Reprodução Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil investiga morte do filho do prefeito de Santa Rosa

A Polícia Civil de Santo Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul, investiga a morte do filho do prefeito de Santa Rosa na noite de sexta-feira (16), na cidade de Giruá. Inicialmente, havia sido divulgado pelas autoridades que Silvio Alberto Vicini, de 44 anos, havia morrido em acidente de motocicleta. O delegado Heleno dos Santos, no entanto, diz não ter certeza do que aconteceu.

"As pessoas que levaram ele ao hospital sumiram, a motocicleta não foi encontrada, o local do acidente também não foi localizado com precisão", relata o delegado.

Heleno dos Santos explica, ainda, que as informações iniciais de que o filho do prefeito Alcides Vicini (PP) teria se acidentado na localidade conhecida como Ponte do Passo da Pedra, em Giruá, partiram da mulher que o levou ao hospital.

Os médicos que tentaram reanimar Silvio concluíram que a morte foi causada por parada cardiorrespiratória. Porém, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santo Ângelo, onde passou por exame de necropsia, que deve ter o resultado divulgado no começo da semana.

O delegado afirma que as imagens de câmeras de segurança do hospital serão usadas para tentar identificar as pessoas que levaram Silvio à instituição de saúde. A investigação, de acordo com ele, se deve à incongruência das informações apuradas até o momento.

"É muito estranho, a gente fica desconfiado. Pode ser que não tenha nada de errado, mas vamos encarar todas as possibilidades", garante Heleno dos Santos.
O corpo foi velado noinício da tarde deste sábado (17) no Crematório Dom José, em Santa Rosa. O sepultado está previsto para ocorrer a partir das 16h30 no Cemitério Dom José. Silvio Alberto Vicini deixa esposa e um filho de um ano.

Corpo de Silvio Alberto Vicini foi velado no início da tarde deste sábado (17), em Santa Rosa (Foto: Elenice Vieira/RBS TV)
Corpo de Silvio Alberto Vicini foi velado no início da tarde deste sábado (17), em Santa Rosa (Foto: Elenice Vieira/RBS TV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho de vereador de Cuiabá é levado para delegacia por dirigir sem CNH e passa mal

Macswell Santos, de 23 anos, é filho do vereador Marcrean Santos (PRTB) (Foto: Facebook/Reprodução)

O filho do vereador de Cuiabá, Marcrean Santos (PRTB), Macswell dos Santos Silva, de 23 anos, foi detido na sexta-feira (16) por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo a Polícia Militar. Após a detenção, o jovem foi levado para a delegacia, mas passou mal e teve que ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ao G1, o parlamentar afirmou que o filho estava lhe fazendo um favor quando foi abordado pela polícia.

Marcrean alega que o filho foi agredido com um tapa no rosto por um dos policiais, motivo pelo qual o filho precisou ser hospitalizado.

A abordagem ocorreu no Bairro Campo Verde em Cuiabá. Segundo o boletim de ocorrência, Macsuwell foi visto com um passageiro “em atitude suspeita”. Os policiais, então, deram ordem de parada e mandaram que os ocupantes descessem do veículo com a mão na cabeça.

A ordem, de acordo com os militares, foi cumprida apenas pelo passageiro. Além disso, ao descer do carro, Macswell teria colocado as mãos na cintura, “como se fosse pegar algo”.

Em vistoria no carro, nenhum material ilícito foi encontrado. Ao verificar os documentos pessoais, no entanto, os policiais constataram que o jovem dirigia o veículo com a CNH vencida.

Os dois jovens foram levados para a delegacia e, no local, Macswell começou a passar mal, reclamando de falta de ar. Ele foi levado para a UPA do Bairro Morada do Ouro.

Ainda segundo o boletim, o vereador foi até a UPA e se dirigiu aos policiais dizendo que a situação ficaria resolvida e não prejudicaria guarnição. Os militares, porém, insistiram em levar o jovem para a delegacia após a medicação.

Novamente na delegacia, Macswell passou mal e teve que ser encaminhado para a UPA. Ele foi liberado depois de prestar esclarecimentos.

Marcrean alega que o filho tem problemas respiratórios e estava acompanhado do primo. O vereador contou que depois de se recuperar o filho afirmou ter sido agredido com um tapa no rosto por um dos policiais.


“Tudo aconteceu quando meu filho falou que era morador do Pedregal. Isso foi discriminação. Ele contou que os policiais disseram que lá só tem traficante. Vou buscar na Corregedoria todos as medidas cabíveis”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer anuncia criação do Ministério da Segurança Pública em reunião no RJ

Reunião de Temer e autoridades sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)Durante a reunião no Rio de Janeiro neste sábado (17) com autoridades para tratar da intervenção federal no estado, o presidente Michel Temer anunciou pela primeira vez sua decisão de criar o Ministério da Segurança Pública.

Até então, Temer só tinha tratado do tema em consultas com integrantes da equipe. Mesmo assim, ele não anunciou nenhum nome para a futura pasta.

"Os estados todos estão precisando de alguma coisa na segurança. Nós vamos criar, muito possivelmente na semana que vem, um ministério concomitantemente com a intervenção. Um ministério extraordinário no caso de um estado brasileiro pedir a intervenção, entre aspas, da União nos respectivos estados, e não estou falando apenas em tese, estou falando em casos concretos. Os senhores sabem quantas vezes tive que colocar não só as forças federais de segurança, mas as forças armadas nos estados brasileiros", questionou o presidente.

A criação do Ministério da Segurança Pública vinha sendo debatida dentro do governo como uma medida para auxiliar no combate à violência no país.

Após a reunião, em uma fala à imprensa, Temer também disse que pretende criar a nova pasta nas próximas semanas. Ele disse que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública no país, "sem invadir as competências dos estados". O presidente não deu mais detalhes. Temer retornou a Brasília na tarde deste sábado (17).

De acordo com o que já vinha sendo elaborado no governo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública sairiam da alçada do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

O Ministério da Justiça seguiria desenvolvendo políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de ficar responsável pelos temas relacionados a estrangeiros e refugiados, pelo combate a carteis econômicos e pela defesa do consumidor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Reunião de Temer e Pezão termina sem anúncios de detalhes sobre a intervenção

O presidente Michel Temer, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella – que retornou da Europa após o carnaval – participaram de reunião com várias autoridades no Palácio da Guanabara no início da tarde deste sábado (17). O encontro aconteceu a portas fechadas e, ao fim, Temer se pronunciou, sem dar detalhes técnicos sobre a atuação do general Braga Netto, nomeado interventor responsável pela segurança pública do Rio.

O decreto de intervenção na segurança do Rio de Janeiro foi assinado pelo presidente Temer nesta sexta-feira (16). O documento chegou à Câmara dos Deputados ontem de tarde e foi protocolado por um funcionário da Casa Civil na Primeira Secretaria da Câmara.

"Acerca de ter uma intervenção, nós a decretamos após ter uma conversa com o governador Luiz Fernando Pezão, que naturalmente concordou e vai prestar toda a colaboração necessária. Seria intolerável continuar a situação que está aqui no Rio de Janeiro porque ela cria também um problema nos outros estados. Porque no instante que as coisas desandem aqui, a tendência é que as coisas venham a desandar nos outros estados", disse Temer.

O presidente prometeu "medidas firmes e seguras, especialmente para proteger os mais vulneráveis". Ele citou as mortes no estado, falando inclusive das mortes de policiais, crianças e jovens.

"Porque não foram poucas as mortes havidas, não apenas de policiais, mas trabalhadores, crianças e jovens. Nós queremos dar um fim a isso e, para tanto, é que nomeamos o interventor."
Durante a reunião, Temer também confirmou a criação do Ministério da Segurança Pública, mas não anunciou um nome para a pasta. O presidente, no entanto, não aprofundou como ocorrerá a intervenção federal ou disse quem poderá ocupar a nova pasta federal.

"Nós não vamos parar por aí. Muito brevemente, semana que vem ou na outra semana, eu quero criar, e já conversei com o presidente da Câmara e do Senado, o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Na verdade, ele vai coordenar o trabalho da segurança pública em todo o país. Não vai invadir as competências de cada estado federado. Vai cumprir as suas funções de natureza constitucional e vai coordenar o trabalho de segurança pública em todo o país", explicou Temer.

O presidente Michel Temer ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e do ministro Moreira Franco (Foto: Reprodução/ GloboNews)
O presidente Michel Temer ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e do ministro Moreira Franco (Foto: Reprodução/ GloboNews)

O presidente reforçou que espera, com a intervenção, um trabalho conjunto dos poderes, dos estados e da União.

"Quero também registrar o que já disse na reunião, que foi muito útil, porque eu salientei que não basta uma ação da União. É preciso uma união de todos os esforços. Por isso estavam aqui o presidente do Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça, o defensor público e várias autoridades, como o presidente da Assembleia e setores da sociedade civil. Estão todos unidos para combater a criminalidade. Esse é um ponto fundamental", explicou Temer.

O presidente Temer, segundo o blog da jornalista Andreia Sadi, da TV Globo, quer Braga Netto como secretário de Pezão caso a intervenção seja suspensa para votar a Previdência

Aprovação 'tranquila', diz Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi um dos poucos a dar entrevistas. Segundo ele, a votação para aprovar o decreto presidencial irá ocorrer, na Câmara, na segunda-feira. Maia imagina que aprovação será "tranquila".

O presidente da Câmara explicou que, para o presidente Temer, a intervenção no Rio de Janeiro deveria ficar restrita à área de segurança pública, não chegando a outros setores, como finanças do estado, saúde ou educação, por exemplo.

Ele também avaliou neste sábado (17) que o desespero provocado pela violência no Rio o levou a apoiar a intervenção.

"Eu estou apoiando [a intervenção] porque, independente de ser maior ou menor [os índices de violência], há um nível de desespero da sociedade carioca, da Baixada e do interior é enorme. Mesmo que os indicadores mostrem outra realidade, a sensação de nós que moramos aqui no Rio é de completo desespero e pânico em relação ao tema", justificou o deputado.

Perguntado se haverá condições de interromper a intervenção para a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência, Maia afirmou que não sabe e que não iria responder sobre aquilo que ele próprio tem dúvida.

Reunião de Temer e autoridades sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)
Reunião de Temer e autoridades sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)

Militares nas ruas
O presidente desermbarcou no Rio pela manhã, na Base Aérea do Galeão. Militares foram vistos em vários pontos da cidade, principalmente nos bairros de entorno do Palácio Guanabara, sede do governo estadual. A poucos metros dali, circulava um blindado.

Blindado de guerra próximo ao Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio (Foto: Leslie Leitão/ TV Globo)
Blindado de guerra próximo ao Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio (Foto: Leslie Leitão/ TV Globo)

Conforme adiantou a jornalista Andréia Sadi, Temer se irritou neste sábado (17) com a avaliação de que ele decidiu a intervenção federal no Rio para lavar as mãos sobre a reforma da Previdência.

Nos próximos dias, Temer adotará o discurso de que, se houver votos para a Previdência , em 10 dias, ele cessa a intervenção. E que isso já foi acertado com Luiz Fernando Pezão, governador do Rio.

Temer vai reforçar esse discurso neste sábado, a aliados e autoridades no Rio de Janeiro. No estado, o presidente participou de uma reunião no Palácio Guanabara.

Militares monitoram o movimento no Aterro do Flamengo (Foto: Carlos de Lannoy/ TV Globo)
Militares monitoram o movimento no Aterro do Flamengo (Foto: Carlos de Lannoy/ TV Globo)

Na sexta-feira (16), Temer assinou decreto que permitirá às Forças Armadas comandar as ações de segurança pública no Rio. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, o presidente reiteirou que a intervenção federal no estado do Rio foi "construída em diálogo" com o governador.

Após a assinatura do decreto, Pezão afirmou em Brasília que, inicialmente, havia pedido a implantação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ampliada, medida diferente da adotada por Temer. Mas, segundo Pezão, o governo federal insistiu que a intervenção seria necessária.

Além disso, segundo a colunista do Andréia Sadi e militares ouvidos pelo G1, Pezão teve de ser convencido a aceitar a intervenção.

Com a publicação do decreto no "Diário Oficial", a intervenção no Rio de Janeiro já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar valendo. A votação, na Câmara, já está marcada para a próxima segunda (19).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer quer Braga Netto como secretário de Pezão caso a intervenção seja suspensa para votar a Previdência

General Braga Netto durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (16) após assinatura do decreto de intervenção federal na segurança do RJ (Foto: Beto Barata/Presidência da República)
O presidente Michel Temer se irritou neste sábado (17) com a avaliação de que ele decidiu a intervenção federal no Rio para lavar as mãos sobre a reforma da Previdência.

Nos próximos dias, Temer adotará o discurso de que, se houver votos para a Previdência , em 10 dias, ele cessa a intervenção. E que isso já foi acertado com Luiz Fernando Pezão, governador do Rio.

Temer vai reforçar esse discurso neste sábado, a aliados e autoridades no Rio de Janeiro. O presidente participa de uma reunião no Palácio Guanabara.

No contexto da intervenção suspensa, Temer e Pezão acertaram que o governador manterá toda a estrutura montada pelo general nomeado interventor no Rio, Braga Netto, - e que ele passará a secretário de segurança pública no Rio. Assim, seria mantida uma espécie de intervenção branca.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já avisou reiteradamente que só vai pautar a reforma da Previdência se houver votos. E como hoje não há apoio, é possível também que não seja necessária a interrupção.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia encontra mais de R$ 500 mil enterrados em fossa de uma casa em Maringá

Mais de R$ 650 mil e 359 quilos de maconha foram apreendidos pela polícia após denúncia (Foto: Polícia Militar/Divulgação)A Polícia Militar (PM) encontrou mais de R$ 650 mil em uma casa em Maringá, no norte do Paraná, na noite de sexta-feira (16). Mais de meio milhão de reais estavam enterrados em uma fossa. Os policiais chegaram até o imóvel após uma denúncia anônima.

De acordo com a PM, quando os policiais chegaram no local, a moradora estava na frente da casa. Em uma primeira vistoria no local, os agentes encontraram R$ 78 mil em espécie e mais uma balança de precisão.

A equipe do canil foi chamada e, ao farejarem imóvel, os cães indicaram um ponto no quintal da casa que poderia ter algo irregular. Quando os policiais militares começaram a escavar o local, descobriram a quantia de R$ 575.675,00 em espécie enterrados em uma fossa.

Inicialmente, a polícia havia informado que estavam escondidos no buraco o valor de R$ 653.675,00. Depois, a PM corrigiu a informação e disse que, na verdade, estavam escondidos pouco mais de meio milhão de reais. A PM detalhou que o buraco foi construído e preparado para esconder o dinheiro.

Ainda durante as buscas, a PM localizou um comprovante de endereço de Paiçandu, também no norte, que estava no nome da mesma mulher. Ao vistoriarem essa segunda casa, a polícia localizou 369 quilos de maconha. A suspeita foi presa.

Conforme a PM, o marido dessa mulher é investigado por tráfico de drogas e foi preso na tarde de sexta-feira (16) por porte de documentos falsos.

O dinheiro e a droga apreendidos foram levados à delegacia da Polícia Civil.

Foram apreendidos 369 quilos de maconha em uma casa em Paiçandu (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Foram apreendidos 369 quilos de maconha em uma casa em Paiçandu (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro 'de luxo' vendido por pastor em falso culto é da década de 1980 e vale R$ 4 mil

Réplica de carro de luxo vendido por pastor é veículo da década de 1980 (Foto: Arquivo Pessoal)

A réplica de um veículo de luxo colocada à venda por um pastor evangélico em Guarujá, no litoral de São Paulo, está com emplacamento de um Chevette ano 1983/1984, avaliado em R$ 4 mil pela tabela Fipe. O automóvel foi exposto durante um evento que, segundo a prefeitura, foi forjado para parecer uma atividade de cunho religioso.

A ação ocorreu durante o carnaval, na Praia de Pernambuco. No local, o pastor Gustavo Reis, da Igreja Luzz, montou uma tenda com equipamentos de som e cartazes, além do "novo" automóvel, denominado "Thunder". Por ser considerado ilegal, os fiscais da prefeitura determinaram a suspensão do evento e a apreensão dos bens no local.

O automóvel, entretanto, não foi recolhido ao pátio municipal, pois Gustavo o guardou momentos antes, no terreno que possui nas proximidades de onde montou a tenda, na Rua das Acácias. Ali, ainda segundo a prefeitura, ele mantém uma pousada e uma área para realizar eventos da igreja, da qual se diz fundador.

Em consulta ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o G1 verificou que o emplacamento do veículo "de luxo" vendido pelo pastor corresponde ao automóvel da década de 1980. Os dados estão registrados em Santo André, cidade da Região do Grande ABC paulista, já no planalto do estado.

Carro que seria vendido pelo pastor foi exposto em evento em praia de Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Carro que seria vendido pelo pastor foi exposto em evento em praia de Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) informou que qualquer modificação, seja estética ou estrutural, realizada em um veículo, deve ser passível de autorização prévia do órgão. Isto é, somente pode ocorrer depois que forem formalizadas as mudanças e, em seguida, ocorrer o aval formal.

O G1 apurou que o emplacamento do carro "Thunder", entretanto, permanece correspondente a um Chevette tradicional de coloração verde. Nas imagens divulgadas na ocasião do lançamento do veículo, assim como nos anúncios de venda, o automóvel aparece com as cores preta e vermelha, e conversível.

Segundo o Artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), divulgado pelo Detran, em caso de modificações, é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) quando for alterada qualquer característica. Em caso de irregularidades, o proprietário e o condutor estão sujeitos a multa e apreensão do carro.

O valor de venda do automóvel, considerado réplica de um carro de luxo, não foi informado pelo pastor. No site do veículo, ele é descrito como "o carro do ano, o esportivo do momento". O G1 tentou por diversas vezes contato com Gustavo, denominado diretor regional da marca, na sexta-feira (16), mas ele não atendeu aos telefonemas.

Divulgação de evento pelo pastor mencionava venda de carro conversível (Foto: Reprodução)
Divulgação de evento pelo pastor mencionava venda de carro conversível (Foto: Reprodução)

'Satanás'
Antes de realizar o evento desmontado por fiscais da prefeitura, o pastor Gustavo solicitou autorização à administração municipal. "Objetivo: reunir cristãos da cidade de Guarujá para comunhão e propagação do evangelho de Cristo Jesus aos moradores e turistas, através do evangelismo e culto", escreveu no ofício.

A Secretaria de Cultura da cidade, entretanto, não autorizou a realização da atividade, por entender que não se tratava de uma ação de cunho religioso. Mesmo assim, uma força-tarefa montada pela prefeitura, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, monitorou a divulgação da ação nas redes sociais.

No dia e local anunciados, o pastor montou e realizou o evento. A equipe da prefeitura foi ao local pela manhã e o intimou a desmontar toda a estrutura erguida. "Entretanto, como insistiu, mesmo sendo notificado a não fazer, a prefeitura apreendeu os equipamentos à tarde", afirmou a administração, em nota oficial.

Pastor publicou um vídeo nas redes sociais explicando o que aconteceu (Foto: Reprodução)
Pastor publicou um vídeo nas redes sociais explicando o que aconteceu (Foto: Reprodução)

No entendimento da equipe de fiscalização, o pastor forjou uma ação religiosa para promover o lançamento e venda da réplica de um veículo conversível de alto padrão. Ao desobedecer a ordem que o proibia de realizá-lo e, depois, de desmontá-lo, a força-tarefa decidiu apreender os materiais que foram expostos.

Para o pastor Gustavo, o evento foi "mal interpretado" pela municipalidade. "A culpa não é de um indivíduo, é de um sistema, da falta de comunicação. E isso o Anticristo, o Satanás utiliza de todas as maneiras para colocar as pessoas umas contra as outras", disse, ao informar que a intenção era distribuir livros às pessoas.

Evento realizado por pastor na praia de Pernambuco foi interrompido pela prefeitura (Foto: G1 Santos)
Evento realizado por pastor na praia de Pernambuco foi interrompido pela prefeitura (Foto: G1 Santos)

Força tarefa da Prefeitura mobilizou equipes da Polícia Militar (Foto: G1 Santos)
Força tarefa da Prefeitura mobilizou equipes da Polícia Militar (Foto: G1 Santos)

Fonte: G1
Leia Mais ››