terça-feira, abril 16, 2024

Homem é executado com mais de 20 tiros enquanto estava deitado em uma rede na frente de casa



Um homem foi assassinado com diversos tiros enquanto estava em sua residência no início da tarde desta terça-feira (16), na Rua Tabelião Reinaldo Pimenta, no Conjunto Aroldo Maia em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, no local a lei do silencia opera, ninguém sabe, ninguém viu nada. O homem foi identificado como Antônio Francisco Ferreira, de 43 anos, que estava deitado em uma rede em frente de sua residência, quando possivelmente dois criminosos chegaram em uma motocicleta e começaram a efetuar disparos contra ele, que ainda tentou se levantar da rede para fugir de seus algozes, mas caiu de costa no mesmo local onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. No local do crime a polícia localizou pelo menos 22 capsulas de pistola 9 milímetros.


A Polícia Militar, realizou o isolamento do local e aguarda a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que junto com a Polícia Civil, realizarão perícia e averiguou capsulas espalhadas pela região do crime, em seguida, o corpo será removido para exames de necropsia na sede do órgão em Mossoró.


A investigação da delegacia Polícia Civil de Caraúbas, busca descobrir inicialmente a autoria do crime. Ninguém havia sido preso até o fim da última atualização desta matéria. Fonte: Icém Caraúbas




Fonte: Focoelho

Leia Mais ››

Dupla assalta trabalhador durante a madrugada na Alameda dos Cajueiros em Mossoró



Um assalto à mão armada foi registrado nas primeiras horas da manhã desta terça feira 16 de abril de 2024, no Loteamento Alameda dos Cajueiros, no Bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.


As imagens foram registradas por câmeras de segurança e mostram dois criminosos em uma moto abordando o homem que estava de saída para o trabalho. O celular da vítima foi levado. A Polícia Militar faz patrulhamento na região em busca dos suspeitos, mas conseguiu localizá-los


A vítima registrou o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão e a investigação ficará a cargo da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, que já dispõe das imagens gravadas por câmeras de monitoramento.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Ônibus de viagens intermunicipais é destruído por incêndio no interior do RN

Ônibus pegou fogo na BR-226 próximo ao município de Santa Cruz — Foto: Will Pessoa/Cedida

Um ônibus intermunicipal que fazia viagem de Natal para Caicó, na região Seridó, foi destruído por um incêndio na BR-226, durante a manhã desta terça-feira (16). Ninguém ficou ferido.


O caso aconteceu perto da entrada para o município de Japi, a km da cidade de Santa Cruz, no Agreste. As informações foram confirmadas pela Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse).


De acordo com a entidade, o ônibus saiu de Natal por volta das 9h com 12 passageiros. Todos conseguiram sair a tempo do veículo e também retiraram tirar as bagagens.


Caminhoneiros que passavam pelo local tentaram auxiliar o motorista do ônibus no combate às chamas, mas não conseguiram conter o avanço do fogo. A possível causa do incêndio teria sido uma pane elétrica.


Segundo a Transpasse, os passageiros seguiram viagem em outro ônibus que passou no local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Teto de sala de aula desaba em escola pública no interior do RN

Teto desaba em escola de Bento Fernandes, no interior do RN — Foto: Reprodução

O teto de uma sala de aula desabou, nesta terça-feira (16), em uma escola municipal de Bento Fernandes, no Agreste potiguar. Ninguém ficou ferido.


Segundo a prefeitura do município, o "desabamento parcial" do teto aconteceu durante a madrugada na Escola Municipal Maria do Carmo e possivelmente foi causado pelas chuvas que caíram na região nos últimos dias.


A direção da escola informou que as aulas das turmas dos quinto e sexto ano do ensino fundamental ficarão suspensas ao longo desta semana.


O local foi isolado e, segundo o município, uma inspeção em todas as instalações da escola será feita para identificar outros possíveis "pontos de fragilidade que possam comprometer a segurança de alunos e funcionários".



"Além disso, equipes de engenharia estão mobilizadas para iniciar os reparos necessários de maneira imediata", informou a prefeitura.


O município informou que trabalha para que o retorno às aulas ocorra no menor tempo possível.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre mandados em oito estados para identificar financiadores dos atos golpistas

Operação Lesa Pátria. — Foto: Reprodução


A Polícia Federal cumpre, nesta terça (16), 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros para identificar financiadores dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.


Esta é a 26° fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os envolvidos nos atos. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.


Prejuízo


Bolsonaristas terroristas no Congresso — Foto: Eraldo Peres/AP



Em fevereiro, a Polícia Federal cumpriu 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 cheguem a R$ 40 milhões.


A Polícia Federal informou que são investigados os crimes de:


abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

golpe de Estado;

dano qualificado;

associação criminosa;

incitação ao crime;

destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Federal indicia empresários por desmatamento em área de proteção ambiental do RN

Desmatamento em área de preservação ambiental no interior do RN é investigado pela Polícia Federal — Foto: PF/Divulgação


Dois empresários foram indiciados pela Polícia Federal por promover desmatamento não autorizado em uma área de proteção ambiental no município de Espírito Santo, na região do Litoral Sul potiguar.


Segundo a polícia, o desmatamento realizado com tratores e outras máquinas ocorreu na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Uma, do bioma Mata Atlântica. Os investigados teriam o objetivo de plantar cana-de-açúcar na área.


"O dano ambiental foi constatado por meio de exame pericial que demonstra vasta derrubada de mangabeiras na área de coleta de mangaba dos rurícolas da etnia 'Catu', os quais encontram-se sob regularização perante a Funai, como indígenas", informou a Polícia Federal.



Ainda segundo a PF, no final de janeiro de 2024, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) já havia autuado o empresário mandante, e notificado um outro empresário, executor do desmatamento, proprietário dos tratores de esteira, além de outras máquinas.


A Polícia Federal informou que vai seguir com a investigação e ouvir outros envolvidos nos crimes ambientais.


Após o indiciamento e conclusão do inquérito policial, os autos serão enviados ao Ministério Público Federal para ajuizamento de processo criminal contra os responsáveis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tosador é demitido por justa causa após agredir cachorro durante banho em clínica veterinária em Natal

Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21ª Região - Natal, RN — Foto: Divulgação/TRT


Um funcionário de uma clínica veterinária de Natal que foi demitido após agredir um cachorro teve a demissão por justa causa mantida pela Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). A decisão foi informada nesta terça-feira (16).


A agressão do então tosador da empresa aconteceu durante um banho no animal e foi registrada em um vídeo, que constou no processo. Os nomes do funcionário e da clínica não foram divulgados pelo TRT.


Após ser flagrado agredindo o animal e ser demitido, o funcionário entrou com um processo contra a justa causa. Ele negou ter agredido animais ou dado motivo para a demissão.



O ex-funcionário pedia a reversão da demissão por justa causa para rescisão indireta. A justificativa dele era que a clínica não realizava os depósitos do FGTS periodicamente.


A rescisão indireta é o inverso da demissão por justa causa, segundo o TRT. Ou seja, ao invés da empresa demitir o empregado, o funcionário é quem pede o desligamento devido à falta grave do empregador.


Relator do processo no TRT-RN, o desembargador Ronaldo Medeiros de Souza afirmou que os depósitos do FGTS foram regularizados pela clínica, sem prejuízos ao trabalhador, antes mesmo das acusações de maus-tratos.


A decisão da Segunda Turma do TRT-RN foi por unanimidade e manteve o julgamento da primeira instância, da 7ª Vara de Natal.


Decisão

Segundo o desembargador Ronaldo Medeiros de Souza foi "correta a sentença de primeiro grau que, analisando o universo da prova dos autos, declarou a justa causa”.


A Vara do Trabalho destacou na decisão inicial que “consta clara agressão do autor (do processo) a animal por si banhado, como se observa do vídeo”.


O vídeo foi gravado pela proprietária da clínica, sem conhecimento do ex-empregado, e contém a imagem dele agredindo um cão durante o banho, segundo o TRT.


O magistrado disse que a aplicação da justa causa foi correta “em razão de atos reiterados e gravíssimos cometidos pelo autor (tosador)".

Na decisão, ele cita ainda que o trabalhador reconheceu as faltas em conversa via aplicativo de mensagens, "o que é corroborado por prova documental de vídeo, depoimento testemunhal e reclamações de clientes registrados em áudio e conversa”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet emite alerta de chuvas intensas em mais de 130 municípios do RN; veja lista

Alerta de chuvas no Rio Grande do Norte — Foto: Inmet/Reprodução


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial por causa de chuvas intensas em 137 municípios potiguares. O aviso é válido da manhã desta terça-feira (16) até às 10h desta quarta-feira (17).


De acordo com o alerta amarelo, a previsão é de chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 60 km por hora.


Ainda segundo o Inmet, o cenário climático pode causar baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..


Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, por causa do leve risco de queda e descargas elétricas. Outras orientações são: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Cidades com alerta amarelo do Inmet

Assu

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Alto do Rodrigues

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Areia Branca

Arês

Augusto Severo

Baía Formosa

Baraúna

Barcelona

Bento Fernandes

Bodó

Bom Jesus

Brejinho

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Canguaretama

Caraúbas

Carnaubais

Ceará-Mirim

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Doutor Severiano

Encanto

Espírito Santo

Extremoz

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Goianinha

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Itajá

Itaú

Jandaíra

Janduís

Januário Cicco

Jardim de Angicos

Jardim de Piranhas

João Câmara

João Dias

José da Penha

Jucurutu

Jundiá

Lagoa d'Anta

Lagoa de Pedras

Lagoa de Velhos

Lagoa Salgada

Lajes

Lucrécia

Luís Gomes

Macaíba

Macau

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Maxaranguape

Messias Targino

Montanhas

Monte Alegre

Mossoró

Natal

Nísia Floresta

Nova Cruz

Olho d'Água do Borges

Paraná

Paraú

Parazinho

Parnamirim

Passagem

Patu

Pau dos Ferros

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pedro Velho

Pendências

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rio do Fogo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santa Maria

Santana do Matos

Santo Antônio

São Bento do Norte

São Francisco do Oeste

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São José do Campestre

São Miguel

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

São Rafael

São Tomé

Senador Elói de Souza

Senador Georgino Avelino

Serra Caiada

Serra do Mel

Serrinha

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Sítio Novo

Taboleiro Grande

Taipu

Tangará

Tenente Ananias

Tibau

Tibau do Sul

Touros

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Várzea

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa

Vila Flor


Fonte: g1

Leia Mais ››

Febre aftosa: RN tenta imunizar mais de 90% dos bovinos e bubalinos para ficar livre de exigência de vacinação anual

Bovinos e bubalinos devem ser vacinados até dia 30 de abril no RN — Foto: Idiarn/Divulgação


O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) anunciou a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos de todas as idades em 2024. A campanha começou nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 30 de abril.


A meta do governo é imunizar mais de 90% do rebanho, até o fim da campanha. A declaração dos animais deve ser feita até o dia 15 de maio.


Segundo o órgão, a expectativa é que essa seja a última campanha de vacinação dos rebanhos antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, para que o estado seja considerado livre da febre aftosa sem vacinação.


A febre aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado "livre da Febre Aftosa com vacinação".


Em reunião do governo com o Ministério de Agricultura e Pecuária, ficou definido que a partir de 2025, a vacinação não será mais necessária no estado, desde que a campanha de 2024 cumpra a meta estabelecida de vacinar acima de 90% dos animais.


"Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Sonhamos com a liberação da vacinação da aftosa há anos, e agora ela está mais perto do que nunca. Nossos esforços estão voltados para uma grande força-tarefa junto aos produtores, revendas e profissionais da agropecuária em todo o estado para iniciar a imunização dos rebanhos ainda esta semana, e bater a nossa meta até o final do mês", afirmou o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do Idiarn, Renato Dias.


Segundo o governo, a classificação como "livre da febre aftosa sem vacinação" eleva o Rio Grande do Norte a um lugar de valorização da produção de bovinos e bubalinos e abre caminhos para a exportação e crescimento econômico do estado.


A Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) anunciou que convocou sócios para uma assembleia extraordinária nesta terça-feira (16), para reforçar a importância da vacinação.


“Estamos convocando nossos associados e reforçando a importância da participação de todos na assembleia e principalmente, na adesão à campanha. Atingir a meta de vacinação é garantir a qualidade e segurança sanitária do rebanho do Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Anorc, Matheus França.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo discute obrigar distribuidoras de energia a oferecer canais de telefone exclusivos para prefeituras



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discute com o grupo de trabalho de renovação das concessões de distribuição de energia a previsão, nos novos contratos, de criação de canais de atendimento direto a prefeituras e governos estaduais.


Segundo Silveira, essa medida poderia garantir melhoria na fiscalização dos serviços e na qualidade de atendimento por parte das distribuidoras.


Nesta terça-feira (16), Silveira se encontrou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB ) para tratar do assunto. Nunes critica a distribuidora que atende à capital e à região metropolitana de São Paulo, a Enel SP.


Mais cedo, nesta terça-feira (16), o prefeito entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), um projeto de lei que dá aos municípios e ao Distrito Federal o poder de fiscalizar as empresas.


O texto ainda determina que o Ministério de Minas e Energia, a quem compete a renovação dos contratos, consulte as prefeituras antes de decidir sobre a continuidade da concessão.


A apresentação da proposta vem na esteira de declarações do prefeito contra a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na capital e na região metropolitana de São Paulo, a Enel SP.


Dois eventos recentes acirraram o debate sobre a qualidade dos serviços de distribuição:


o apagão de 3 de novembro de 2023, que deixou milhões de clientes sem energia por dias;

os blecautes no centro de São Paulo, em março.

Renovação das concessões

No momento, o governo está conduzindo o processo de renovação de contratos de distribuição de energia com 20 empresas espalhadas pelo país.


Os contratos se encerram até 2031 e, juntos, representam 62% do mercado. Estão nesse grupo empresas como a Light, Enel Rio e Enel SP.


O governo é o responsável por dar prosseguimento à renovação, com a publicação de um decreto que vai listar os critérios para os novos contratos.


Contudo, esse decreto está atrasado. Na última segunda-feira (15), Silveira disse que o texto deve sair em até 15 dias. No início do mês, o ministro afirmou que usaria o processo de renovação dos contratos para "arrancar até a última gotinha" das distribuidoras.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Relator vota para abrir processo no CNJ para apurar conduta de magistrados que atuaram na Lava Jato



O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, votou nesta terça-feira (16) por abrir um processo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar a conduta de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e do magistrado Danilo Pereira Júnior, atual titular da 13ª Vara de Curitiba.


O voto foi lido durante sessão do CNJ. Na pauta do colegiado estão uma correição ordinária e duas reclamações disciplinares contra juízes e desembargadores que julgaram processos ligados à operação Lava Jato.


Luis Felipe Salomão é o relator dos casos.


O CNJ avalia se, nas diversas instâncias da Justiça, foram cumpridos os deveres funcionais (previstos no Código de Ética da Magistratura, por exemplo) e o rito formal de andamento dos trabalhos. O Conselho não revê, não anula, sequer analisa as decisões judiciais tomadas pelos magistrados.



O procedimento apura supostos desrespeitos ao que prevê a Lei Orgânica da Magistratura.


Nesse caso, os magistrados são alvos por suspeita de:


terem descumprido decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF);

terem usado provas já consideradas ilícitas;

terem violado os chamados deveres funcionais.

Nesta segunda-feira (15), Salomão determinou o afastamento cautelar dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira Júnior, respectivamente, ex e atual titular da 13ª Vara de Curitiba; e dos desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores de Lima.


O relator propôs a confirmação da decisão desta segunda-feira e abertura de um Processo Administrativo para apurar a conduta dos magistrados.


Sobre os desembargadores, Salomão disse que “descumprir decisão de tribunal por órgão inferior já é corroer o sistema da democracia como um todo, descumprir uma decisão do supremo então, de maneira deliberada, é um caos".


Salomão também votou por manter o afastamento dos magistrados.


“Além de serem eles os responsáveis para continuarem a apreciar, por força de prevenção os feitos relacionados à própria operação que eles agora descumpriram a decisão do supremo, além disso, é evidente que ocupando uma posição no âmbito do tribunal me parecem que podem operar para que as provas necessárias ao deslinde deste feito e do outro eles possam ser utilizadas pelos desembargadores para conturbar o processo”, afirmou o corregedor.



A defesa dos desembargadores Loraci Flores e Thompson Flores defendeu que os desembargadores sempre cumpriram a decisão do Supremo.


A defesa do juiz Danilo afirmou que, como juiz convocado, meramente acompanhou seus pares.


A defesa do juiz Danilo afirmou que, como juiz convocado, ele não tinha conhecimento de detalhes do contexto dos processos e das decisões sobre eles em instâncias superiores.


Moro e Hardt

O ex-juiz Sergio Moro (que se notabilizou por julgar casos da Lava Jato na primeira instância) e a juíza Gabriela Hardt (que o substituiu na função) respondem por supostas irregularidades no tratamento dos recursos obtidos a partir de acordos com a Petrobras.


Esses acordos previam que mais de R$ 2 bilhões em multas fossem depositados pela estatal – verba que iria para uma fundação privada.


A defesa de Gabriela Hardt argumentou em primeiro lugar que não teve acesso às provas. O advogado Nefi Cordeiro disse também que não houve manifestação da juíza quanto ao conteúdo do acordo e que quem estabeleceu a Petrobras como destinatária foram os acordos.


Cordeiro afirmou ainda que a juíza jamais orientou o Ministério Público e pediu a arquivamento sumário da reclamação disciplinar.


No caso do ex-juiz Sérgio Moro, alvo de uma das reclamações disciplinares pautadas para esta terça-feira, o corregedor nacional retirou o encaminhamento do voto em relação ao Moro e pediu que o que o caso dele fosse retirado de pauta e analisado posteriormente “para não misturar as estações".


O subprocurador-geral da República, José Adonis Callou de Sá, se manifestou durante a sessão e defendeu que os magistrados não fossem afastados cautelarmente.


Callou de Sá disse também que "um juiz não pode ter medo de aplicar a lei" e afirmou que respeitava a eventual instauração de processo administrativo disciplinar para aprofundamento da análise dos fatos com participação do Ministério Público e exercício da ampla defesa dos magistrados.


Trabalhos da Lava Jato

O CNJ também analisa nesta terça-feira uma correição ordinária que se refere ao relatório final da auditoria conduzida pelo corregedor Luís Felipe Salomão sobre as condutas de todos os juízes que atuaram na Operação Lava Jato. Nesta terça, Salomão propôs a aprovação do relatório.


A correição é uma espécie de fiscalização do trabalho. Neste caso, o procedimento reavaliou as condutas:


na 13ª Vara Federal de Curitiba (primeira instância);

na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (segunda instância).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputado Glauber Braga, do PSOL, retira da Câmara com um chute um integrante do MBL e troca empurrões com Kim, do União



O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) retirou à força da Câmara dos Deputados um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costanaro. Na sequência, Glauber Braga também trocou empurrões com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).


As agressões ocorreram no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores.


Glauber alega que Costanaro havia ofendido uma pessoa e teve intensa discussão com ele. Em seguida, retirou o ativista aos empurrões e com um chute. 


A discussão continuou do lado de fora, no estacionamento.


Depois, de volta à Câmara, o grupo foi levado ao Departamento de Polícia Legislativa, momento em que se iniciou a discussão com Kim Kataguiri.


Na parte gravada, é possível ouvir Glauber chamando Kim de "defensor do nazismo". E Kim pede para Glauber repetir a frase, dando a entender que usaria a gravação em um futuro processo. "Repete, isso", pedia Kim.


Em seguida, Glauber reclama da presença do outro integrante do MBL, um ativista de direita e youtuber chamado Gabriel Costenaro. Glauber se queixa de que o ativista o desrespeitou.


"Toda vez que encontrar marginais do MBL, vierem querer intimidar...", disse Glauber.


Kim interrompeu:


"Mentiroso. Ninguém está te intimidando."


Glauber se irritou com o fato de Kim ter erguido a mão e começou a repetir: "Baixa a mãozinha, baixa a mãozinha". Nesse momento, os dois deputados trocaram empurrões.


Em nota divulgada após o tumulto, Glauber disse que o ativista havia ofendido uma pessoa. Braga acusa Costanaro de buscar confronto com integrantes do PSOL para conseguir engajamento político. Costanaro é pré-candidato à vereador pelo Rio de Janeiro.


“Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra fascista de MBL!”, escreveu.


Kim afirmou que entrará com representação no Conselho de Ética contra Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar.


"Vamos ingressar não apenas com processo judicial para que ele responda pelo que ele disse, mas com representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do deputado, porque é absolutamente inaceitável um parlamentar expulse e agrida um cidadão comum que veio aqui conversar com parlamentares com os quais simpatiza."


Costanaro disse ter ido à Câmara para tratar de direitos relacionados a motoristas de transporte por aplicativo.


A confusão continuou do lado de fora da Câmara. Glauber seguiu discutindo com o youtuber.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fuga de presos de Mossoró 'foi a única e será a última' dos presídios federais, diz Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski durante audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (16) que a fuga dos dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) "foi a única e será a última" do sistema penitenciário federal.


Ele deu as declarações durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Ao comentar a fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento em fevereiro, o ministro disse que várias falhas no estabelecimento prisional permitiram que a dupla escapasse, como o "relaxamento da vigilância".


Rogério e Deibson ficaram 50 dias foragidos e foram recapturados em Marabá, no Pará, a mais de 1,5 mil quilômetros de Mossoró.



"Projeto antiquado, obsoleto. É uma prisão que tem mais de 20 anos, uma penitenciária antiquíssima em que os padrões de segurança talvez não fossem tão rigorosos como hoje se exigem nas novas penitenciárias", disse.


"Houve a fadiga do material, houve sim relaxamento da vigilância, houve quebra dos protocolos de segurança, as revistas diárias não foram feitas, vários equipamentos falharam, estavam fora de uso, obsoletos, como videocâmeras, luzes. Não havia as muralhas em torno de presídios, porque isso é normal, todo presídio é cercado de muralhas", completou o ministro.

A fuga dos detentos de Mossoró foi a primeira na história do sistema penitenciário federal, instituído em 2006. Além da penitenciária do Rio Grande Norte, há outras quatro unidades.


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram do presídio em 14 de fevereiro, após abrirem passagem por um buraco atrás de uma luminária. Na fuga, eles cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local.


Eles foram recapturados no dia 4 de abril por agentes da Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia Federal.


Oposição critica atuação do governo

A atuação do governo federal foi criticada por deputados que participaram da comissão. "Foram 50 dias de operação que nada se resolveu no estado, de fracasso", disse o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN).


Lewandowski afirmou que a direção do presídio foi afastada e que o processo de licitação para obras de aprimoramento do sistema de segurança estão em curso. "A volta dos presos para Mossoró demonstra exatamente a confiança da administração na segurança daquele presídio federal", disse o ministro.


"Estamos no processo de licitação de Mossoró, tudo de acordo com a legislação vigente da Lei de Licitações. Há verba, sim, para isso no Fundo Penitenciário e está sendo utilizado", acrescentou.


Saidinha

O ministro defendeu o veto feito pelo presidente Lula ao projeto das saídas temporárias de presos. O veto manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.



"O presidente da República homenageando o congresso sancionou 90% ou mais desse projeto de lei", declarou o ministro.


Lewandowski disse que Lula defendeu a não concessão do benefício a detentos que cometeram crimes de alta periculosidade.


"Outra questão polêmica, que o presidente respeitou e nos cobrou: "Vamos vetar ou existem mecanismos para que os presos perigosos que cometeram crimes perigosos não tenham direito à saída temporária?" Eu disse: sim, presidente, nós mantivemos", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Receita Federal diz que vai barrar encomendas internacionais que tragam risco ao consumidor

Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta terça-feira (16) que está em contato com agências reguladoras para barrar a importação de remessas internacionais que não estejam de acordo com as regras brasileiras. O objetivo é proteger o consumidor.


"Estamos monitorando o comportamento das plataformas. Sei que há galpões grandes sendo construídos. A Receita Federal tem ferramentas para limitar abusos ao comércio nacional e utilizaremos eles para que isso não saia do controle. Demos alguns recados, você está vindo aqui e construindo galpões, lembre que a conta não é definitiva", declarou Barreirinhas, durante participação em evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE).


A autarquia tem tratado sobre o tema com entidades como:


a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por regras para aparelhos eletrônicos, como aparelhos celulares;

a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata de cosméticos;

e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que regulamenta o mercado local de brinquedos, roupas e calçados.

Segundo o secretário, o objetivo das tratativas é colher mais informações sobre os padrões técnicos cobrados da indústria nacional, e replicá-los para as importações, barrando aquelas que não estiverem nas regras.


Robinson Barreirinhas observou que as fábricas de roupas brasileiras, pelas normas técnicas, têm de seguir padrões de tecidos e de tintas para evitar riscos ao consumidor. O mesmo acontece com os demais setores.


No caso de brinquedos, por exemplo, ele citou o possível risco à crianças -- que costumam levá-los à boca.


"Isso não depende de lei nem nada. Se houver um laudo que a plataforma não pode vender o produto, vai mandar de volta ou vai destruir", afirmou o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Se as empresas de comércio internacional insistirem no envio de produtos que não estejam de acordo com as regras brasileiras, Barreirinhas informou que a companhia poderá ser removida do programa Remessa Conforme.


A iniciativa concede isenção de imposto de importação para compras abaixo de US$ 50. Se for excluída do programa, a alíquota do tributo é de 60%. Além disso, há a incidência de 17% em ICMS.


O secretário confirmou, também, que a alíquota atual do imposto de importação, em zero para produtos de até US$ 50, pode ser elevada no futuro.


"A portaria do Remessa Conforme diz que a Receita vai monitorar o andamento do programa, e fará relatórios bimestrais, inclusive sugerindo alíquotas do imposto de importação", acrescentou.


Entenda


Desde agosto do ano passado, estão valendo novas regras para compras internacionais por meio dos chamados "market places", que englobam sites do exterior ou aplicativos, nas quais não há cobrança do imposto de importação para encomendas abaixo de US$ 50 – desde que as empresas façam adesão ao "Remessa Conforme".



Com a tarifa zero para importações, porém, o governo está abdicando de arrecadação no momento em que busca elevar a receita para tentar cumprir as metas fiscais – o objetivo é zerar o rombo neste ano.


Além disso, o governo vem recebendo fortes críticas do setor varejista brasileiro, que enfrenta a competição com produtos importados, principalmente da China.


Em nota técnica divulgada no ano passado, a Secretaria da Receita Federal estimou que a isenção para compras internacionais de até US$ 50, se mantida pelo governo federal, resultará em uma "perda potencial" de arrecadação de R$ 34,93 bilhões até 2027.


Em meados do ano passado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as medidas anunciadas naquele momento para o comércio eletrônico representavam apenas o começo do processo de regularização, e indicou que haverá taxação por meio de tributos federais no futuro.


Empresas certificadas

De acordo com a Receita Federal, até fevereiro deste ano, sete plataformas de comércio eletrônico tinham se certificado para atuar no Programa Remessa Conforme. São elas:


Sinerlog

Aliexpress

Shein

Mercado livre

Shopee

Amazon

Magazine Luiza

Segundo a Receita Federal, entre as principais obrigações estabelecidas para o programa estão:


as plataformas devem passar a incluir, no momento da operação de venda em seus sites, o valor dos impostos (federal e estadual) -- para valores acima de US$ 50 e para empresas que não aderiram ao programa -- e repassá-los ao transportador que, por sua vez, efetiva o recolhimento à administração tributária.

as plataformas também devem fornecer todas as informações da operação ao transportador, para que ele possa cumprir as obrigações acessórias, tais como o preenchimento antecipado da Declaração de Importação.

Setor varejista

Também no mês de fevereiro deste ano, mais de 40 entidades do setor varejista brasileiro divulgaram um manifesto contra a demora da Receita Federal em taxar as importações via comércio eletrônico.


Entre aquelas que subscreveram o documento, estão o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Força Sindical, a Eletros e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).


"É injustificável a demora do governo em decidir sobre o fim da isenção dos impostos federais para vendas de até 50 dólares das plataformas internacionais de e-commerce, cujos efeitos seguem sendo analisados pelo Ministério da Fazenda, conforme vem sendo noticiado na imprensa. Não há mais o que aquilatar, considerando os claríssimos efeitos nocivos dessa benesse na indústria e no varejo nacionais, decorrentes da falta de isonomia tributária", avaliaram as entidades, em fevereiro.


Essas entidades alertam que o Dia das Mães, em maio, está próximo, e é considerada uma "data de extrema importância comercial, significando faturamento proporcional expressivo no balanço anual das empresas".


E acrescentam: "Caso a isenção de impostos para as plataformas internacionais seja mantida, os efeitos nocivos serão ainda mais graves".


Fonte: g1

Leia Mais ››