sexta-feira, setembro 02, 2022

Jorge do Rosário segue firme entre os mais citados para Deputado Estadual na pesquisa AgoraSei



A mais recente pesquisa de intenção de voto, feita pelo instituto Agora Sei e divulgada na segunda-feira (01), mediu também as intenções de voto dos eleitores potiguares para deputado estadual.


O levantamento confirma que Jorge do Rosário, candidato a deputado estadual pelo Avante, continua entre os mais lembrados e como possível eleito no próximo dia 02 de outubro.


Jorge do Rosário mantém sua regularidade nas pesquisas eleitorais. Faltando um mês para as eleições, o candidato aparece entre os mais lembrados na maioria dos levantamentos.


Para chegar a esse resultado, a pesquisa AgoraSei ouviu 1.200 entrevistados entre os dias 25 e 28 de agosto de 2022. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos.


A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-05751/2022//

Leia Mais ››

Datafolha: Lula oscila de 47% para 45%, Bolsonaro mantém 32%, Ciro vai a 9% e Tebet sobe para 5%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.


Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet, candidatos à Presidência da República em 2022 — Foto: Bruno Kelly/Reuters, Albari Rosa/AFP, Andre Penner/AP e Miguel Schincariol/AFP


Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três pontos percentuais --ela foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.



A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.


Foi a primeira pesquisa Datafolha após o debate presidencial do último domingo, pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura.


Intenção de voto estimulada


Lula (PT): 45% (47% no Datafolha anterior, de 18 de agosto)

Jair Bolsonaro (PL): 32% (32% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 9% (7% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 5% (2% na pesquisa anterior)

Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na pesquisa anterior)

Pablo Marçal (PROS): 1% (0% na pesquisa anterior)

Felipe d'Avila (NOVO): 1% (1% na pesquisa anterior)

Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)

Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)

Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)

Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)

Roberto Jefferson (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)

Em branco/nulo/nenhum: 4% (6% na pesquisa anterior)

Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)


O novo levantamento mostra Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (PROS) e Felipe d'Avila (Novo) com 1% cada um. Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.


Detalhamento

Segundo o Datafolha, caiu a vantagem de Lula no Sudeste, de 12 para 6 pontos: Lula agora tem 41% na região, enquanto Bolsonaro tem 35%. Em 18 de agosto, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro.


Bolsonaro, por sua vez, caiu de 43% para 39% na região Norte. Lula passou de 41% para 42%.


A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que vivem na região Nordeste e os que recebem auxílio do governo:


Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (48%)

Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (49%)

Moradores da região Nordeste (58%)

Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos e os evangélicos:


Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (45%)

Autodeclarados brancos (38%)

Evangélicos (48%)

Votos válidos

Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula caiu de 51% para 48%, o que deixa mais distante a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno. Bolsonaro oscilou de 35% para 34% dos votos válidos.



Lula (PT): 48% (51% na pesquisa anterior, de 18 de agosto)

Jair Bolsonaro (PL): 34% (35% na pesquisa anterior)


Intenção de voto espontânea


Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.


Lula (PT): 40% (40% na pesquisa de 18 de agosto)

Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 4% (2% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)

Outras respostas: 1% (2% na pesquisa anterior)

Em branco/nulo/nenhum: 5% (6% na pesquisa anterior)

Não sabe: 17% (22% na pesquisa anterior)


Segundo turno


Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 53% das intenções de voto (eram 54% em 18 de agosto) e o atual presidente, 38% (eram 37% no Datafolha de agosto).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 174 novas mortes por Covid; média móvel continua em queda

O Brasil registrou nesta quinta-feira (1º) 174 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 684.203 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 125, a menor registrada desde 22 de junho. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -23%, indicando tendência de queda pelo 17º dia seguido.


Brasil, 1º de setembro

Total de mortes: 684.203

Registro de mortes em 24 horas: 174

Média de mortes nos últimos 7 dias: 125 (variação em 14 dias: -23%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.492.171

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 19.492

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 20.565 (variação em 14 dias: +25%)


Média de mortes desta quinta-feira — Foto: Arte g1


Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas.


No total, o país registrou 19.492 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.492.171 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 20.565. A variação foi de +25% em relação a duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Subindo (4 estados): RR, PA, RJ, PE

Em estabilidade (7 estados e o DF): RO, CE, DF, TO, RS, MT, AM, MG

Em queda (15 estados): AC, AP, MA, RN, PB, AL, GO, SE, BA, SP, PR, ES, MS, SC, PI


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasileiro é detido após tentar assassinar Cristina Kirchner na Argentina

Um homem foi detido na noite desta quinta-feira (1°) após tentar assassinar Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, em Buenos Aires. Segundo o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos.


A arma de calibre .38 estava carregada com cinco balas, mas falhou na hora do disparo e a vice-presidente não foi ferida. O atentado aconteceu quando Kirchner, que também é a presidente do Senado argentino, acenava para apoiadores na frente de sua casa, no bairro da Recoleta. A motivação do atentado é desconhecida.


No momento da tentativa de assassinato, ele levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar. No vídeo, é possível ver que ele chega a engatilhar a pistola, que falha. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança de Cristina, o deteve rapidamente.


"Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha", disse Aníbal Fernández.


Policiais montam guarda enquanto pessoas se reúnem perto da casa de Kirchner, após o atentado — Foto: REUTERS/Agustin Marcarian


Segundo o jornalista Ariel Palácios, da GloboNews, o brasileiro circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que desde a semana passada ficavam na porta do prédio onde reside a vice-presidente. Pouco antes do atentado, as pessoas ao redor perceberam a movimentação estranha.


Kirchner, que está em meio a um julgamento por acusação de corrupção, conta com uma equipe de segurança de 100 policiais federais que, segundo Palacios, é o maior esquema de segurança de toda a história argentina.


Em pronunciamento ao vivo na televisão, o presidente do país, Alberto Fernández, decretou feriado nacional na sexta-feira (2). "Não há chance de violência coexistir com democracia", afirmou o líder argentino.



"Cristina permanece viva porque, por algum motivo que ainda não foi confirmado, a arma com cinco balas não disparou mesmo com o gatilho sendo puxado", disse Alberto Fernández, presidente argentino, em anúncio na televisão.

A Associação Argentina de Futebol suspendeu os jogos de futebol programados para sexta-feira.


O suspeito

Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros, e se mudou para Argentina em 1993. Registos comerciais mostram que ele está registrado como motorista de aplicativo e tem um carro em seu nome.


O brasileiro tem antecedentes criminais. Em 2021, ele recebeu uma advertência da justiça argentina por porte de arma ilegal em sua casa, situada no bairro de La Paternal, em Buenos Aires. Na ocasião, ele alegou que a arma era para sua defesa pessoal.


Ainda na quinta-feira, o ministro brasileiro Carlos França disse ao blog de Andréia Sadi que o Itamaraty busca confirmar informações sobre o autor da tentativa de atentado.


Fernando Andrés Sabag Montiel divulgado pela imprensa argentina — Foto: C5N


Fonte: g1

Leia Mais ››