sábado, agosto 11, 2018

Avião cai sobre casa em Goiânia, mata criança e deixa dois feridos

Um avião de pequeno porte, prefixo PU-EFG, caiu sobre uma casa na tarde deste sábado (11), no Setor Jardim Vista Bela, em Goiânia. Havia três pessoas a bordo. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma criança, de 1 ano, morreu. O pai dela, mecânico aeronáutico, e o piloto, ficaram feridos.

Ainda conforme os bombeiros, a criança foi identificada como Davi Andrade do Amaral. Ela foi levada o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) por terceiros. A unidade de saúde disse que a família não autorizou o repasse de informações.

Além de Davi, estavam na aeronave Nehru El-Aouar, de 59 anos, dono e piloto, e Reginaldo Ernane do Amaral, mecânico aeronáutico, e pai de Davi. Eles ficaram persos nas ferragens, resgatados e levados para o Hugol.

O piloto foi resgatado inconsciente e em estado grave. Já o mecânico teve fratura na perna e estava consciente.

O presidente do Aeróclube de Goiás, Arsênio Neiva, disse ao G1 que o avião decolou do Aeródromo Brigadeiro Eppinghaus, às margens da GO-070, para um voo panorâmico.

Não houve incêndio após o acidente. A aeronave caiu sobre o telhado da residência e parou sobre o muro que a divide com outro imóvel.

No momento da queda, não havia ninguém na casa. O dono do imóvel está no local.

Avião cai sobre casa em Goiânia (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Avião cai sobre casa em Goiânia (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que a situação da aeronave é regular. O avião pertence à categoria experimental, quando é construído de forma amadora e atende a regras diferentes das utilizadas na aviação comercial.

Ainda de acordo com a Anac, por conta desta situação, o avião não precisa apresentar certificado de aeronavegabildade, documento necessário para que a aeronave possa voar, e Inspeção Anual de Manutenção (IAM), que avalia as condições mecânicas do avião.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB), também por meio de sua assessoria, disse ao G1 que uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) irá ao local do acidente para fazer o trabalho de perícia.

Avião cai sobre casa em Goiânia e para sobre muro (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Avião cai sobre casa em Goiânia e para sobre muro (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Canal da transposição do São Francisco rompe em Salgueiro, PE; Dano pode ter sido criminoso

Um canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que fica entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, rompeu neste sábado (11). A obra da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3) foi entregue no dia 3 de agosto pelo presidente Michel Temer.

De acordo com o Ministério da Integração há suspeita que tenha sido um ato criminoso. A Polícia Militar de Pernambuco prendeu suspeitos de terem cometido o dano ao trecho. Moradores afirmam que os envolvidos queriam desviar o curso d’água daquele ponto para que fosse possível encher um reservatório nas imediações.

Com o rompimento, as águas estão desaguando no Riacho Grande, que passa pelo distrito de Umãs em Salgueiro e seguindo até o município pernambucano de Terra Nova.

Em nota, o Ministério da Integração informou que foi um rompimento pontual e técnicos já estão no local, atuando para recuperação da estrutura que deverá ser normalizada em até 48 horas. Também designaram equipes para verificar todo o perímetro e avaliar possibilidades de danos a comunidades no entorno.

Em 02 de fevereiro deste ano, uma estrutura das placas de concreto de uma das estações de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco também sofreu um rompimento em Cabrobó, no Sertão Pernambucano.

Canal da transposição rompe em Salgueiro, Sertão de Pernambuco (Foto: Willian Carvalho e  Marcelo Manoel/ Arquivo pessoal )
Canal da transposição rompe em Salgueiro, Sertão de Pernambuco (Foto: Willian Carvalho e Marcelo Manoel/ Arquivo pessoal )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Queda de ônibus em abismo deixa 8 mortos e 40 feridos no Peru

Um ônibus caiu em um abismo neste sábado (11) no Peru. A queda do veículo deixou 8 mortos e 40 feridos próximo da cidade de Huánuco, segundo a agência oficial Andina. A causa do acidente é investigada.

O veículo da empresa Leoncio Prado saiu da localidade amazônica de Pucallpa e seguia para Huánuco por volta das 0h15 do horáro local (2h15, pelo horário de Brasília).

O motorista perdeu o controle da direção em uma curva perigosa, e o ônibus caiu, dando voltas, 150 metros costa abaixo. Após a queda, o ônibus ficou preso entre a vegetação.

O acidente teria acontecido por "uma falha mecânica e excesso de velocidade", relatou o "Canal N" de televisão, do local do acidente, citando testemunhas.

Policiais, bombeiros e moradores locais participaram do resgate das vítimas, segundo imagens da emissora.

O motorista está entre os mortos, afirmou a agência de notícias estatal Andina, acrescentando que o ônibus ficou destruído. Os feridos foram levados a um hospital na cidade de Tingo María.

Localização do acidente de ônibus no Peru. (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Localização do acidente de ônibus no Peru. (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Peritos da Aeronáutica vão apurar causas de acidente com helicóptero onde estava governador do ES

Dois investigadores da Aeronáutica vão começar apurar as causas do acidente com o helicóptero do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ainda neste sábado (11). A aeronave teve perda total, mas tem seguro.

Peritos da Aeronáutica vão apurar causas de acidente com helicóptero onde estava governador do ES
Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta

A queda do helicóptero aconteceu em uma fazenda em Domingos Martins, na região Serrana do estado, na tarde desta sexta-feira (10). O governador estava na aeronave com a esposa e os dois pilotos. Todos passam bem.

Ainda neste sábado, equipes da Aeronáutica do Rio de Janeiro vão fotografar a aeronave e colher depoimentos de testemunhas.

O major Paolo Quintino de Lima, chefe da Seção de Segurança Operacional da Secretaria da Casa Militar, disse que ainda não há prazo para o fim das investigações.

Major Paolo Quintino falou sobre o acidente com helicóptero que transportava governador do Espírito Santo (Foto: Rafael Zambe/ TV Gazeta)
Major Paolo Quintino falou sobre o acidente com helicóptero que transportava governador do Espírito Santo (Foto: Rafael Zambe/ TV Gazeta)

Ele explicou que a trave em que o helicóptero bateu era móvel e estava no meio do campo. Ela é usada por alunos de escolas da região para aulas de futebol que acontecem na fazenda.


“A investigação é que vai constatar tudo isso. Foi uma trave colocada no local. Eles não viram, mas se tivesse sido comigo, eu também tinha sido acidentado”.
Helicóptero no local
Na manhã deste sábado, o helicóptero, tombado e destruído, continuava no meio do campo de futebol onde caiu. Moradores da região foram até o local para ver como ficou a aeronave.

Aeronave continua em campo onde aconteceu queda, no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)
Aeronave continua em campo onde aconteceu queda, no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

Experiência dos pilotos
O major Paolo afirmou a experiência da piloto Elizabeth Bergamin e do co-piloto, capitão Vargas, salvou os ocupantes da aeronave.

Segundo o major, os pilotos foram rápidos. "Se não cortasse o fluxo de combustível poderia ser pior. Graças a Deus estão todos bem e foi só dano material", completou.

Danos
O seguro do helicóptero, o Harpia 5, foi acionado e ainda não há previsão de quando será reposto. A informação é de perda total da aeronave.

Aeronave ficou bastante destruída no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)
Aeronave ficou bastante destruída no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

A Secretaria da Casa Militar garante que os serviços à população não estarão comprometidos e o estado dispõe de outros quatro helicópteros. Essas aeronaves são usadas também no atendimento a doentes e vítimas de acidentes de trânsito, por exemplo.

Como aconteceu o acidente
O major Paolo explicou que a aeronave se desgovernou ao se aproximar para pouso e realizar manobra de campo.

Um dos rotores, que é a parte de trás do helicóptero, colidiu com o solo. Os pilotos auxiliaram os passageiros para que todos saíssem do local o mais rápido possível.

Fazenda do Incaper
O acidente aconteceu na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Helicóptero com o governador do ES cai; Paulo Hartung não se feriu

Um helicóptero da Polícia Militar com o governador do Espírito Santo caiu, na tarde desta sexta-feira (10), dentro dos limites de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. Paulo Hartung não se machucou e a primeira-dama, que também estava na aeronave, teve luxações leves na perna.

Helicóptero com o governador do ES cai; Paulo Hartung não se feriu
Foto: Vagner Uliana e Wilker Uliana

A assessoria de imprensa do governo informou que, ao pousar, a aeronave bateu na trave de um campo de futebol que fica na fazenda do governo e caiu. O G1 ainda não tem informações se houve erro humano ou falha mecânica.

Paulo Hartung seguia para Domingos Martins, onde participaria à noite de um festival de cinema.

Segundo uma testemunha do acidente, o morador da região Aldair Coelho, o governador saiu andando de dentro do helicóptero, ao lado da primeira-dama Cristina Gomes, do piloto e do co-piloto.

O governador confirmou a informação de que estava ao lado da esposa no helicóptero. A aeronave era pilotada pela capitã Elizabeth Bergamin e tinha como copiloto o capitão Vargas.

Como aconteceu o acidente
O chefe da Seção de Segurança Operacional da Secretaria da Casa Militar, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), major Paolo Quintino, explicou que a aeronave se desgovernou ao se aproximar para pouso e realizar manobra de campo.

Um dos rotores, que é a parte de trás do helicóptero, colidiu com o solo. O major ainda explicou que os pilotos auxiliaram os passageiros para que todos saíssem do local o mais rápido possível. O Harpia 5, a princípio, teve perda total.


A equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estará neste sábado (11), junto com técnico da Airbus, fabricante do helicóptero, para investigar os fatores que levaram ao acidente.

Após acidente, o governador foi para a casa de campo dele, que fica em Aracê, distrito de Domingos Martins, segundo a assessoria.

O G1 questionou o estado de saúde de Hartung e se ele passou por algum exame depois do acidente, mas a assessoria disse que ainda não vai se manifestar sobre o assunto.

Testemunha
Aldair é funcionário de uma lanchonete que fica dentro da fazenda do governo e mora perto do campo onde aconteceu o acidente.

Ele conversou com o G1 e disse que estava na cozinha de casa quando ouviu um forte barulho de hélice quebrando.

"Minha reação foi ir pedir ajuda. Vi fumaça, mas não teve fogo, nem explosão", disse Aldair.
Fazenda do Incaper
O acidente aconteceu na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado.

Helicóptero
O helicóptero que caiu é o Harpia 5, usado pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer). A aeronave é um Esquilo, prefixo PP-MES, e está em situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Helicóptero da PM que caiu transportava o governador Paulo Hartung (Foto: Vagner Uliana e Wilker Uliana)
Helicóptero da PM que caiu transportava o governador Paulo Hartung (Foto: Vagner Uliana e Wilker Uliana)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de linhas fixas tem queda de 2,76% no último ano, diz Anatel

Resultado de imagem para Número de linhas fixas tem queda de 2,76% no último ano, diz Anatel

Em junho, o número de linhas fixas no Brasil teve redução de 2,76% em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira (10) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os dados mostram que o país fechou junho com 40,22 milhões linhas, um total de 1,14 milhão de linhas a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.

Segundo a agência reguladora, em junho deste ano, as empresas autorizadas contavam com 17,1 milhões de linhas fixas, enquanto as concessionárias possuíam 23 milhões de linhas. Em 12 meses, as autorizadas apresentaram um aumento de 0,4%, enquanto as concessionárias apresentaram uma redução de 4,97%.

Na comparação com maio, junho apresentou queda de 0,24% no número de linhas fixas, com menos 96.203 linhas.

Estados

Entre os estados, na comparação entre maio e junho deste ano, São Paulo apresentou a maior perda em número absolutos, com menos 28,7 mil linhas fixas, redução de 0,19%. Em seguida vem o Rio de Janeiro onde a redução foi de 24,7 mil linhas, perda de 0,53% e, depois, Minas Gerais, com queda de 0,3% e onde foram registradas 11,6 milhões de linhas a menos.

Santa Catarina apresentou aumento de 4,2 mil linhas, acréscimo de 0,25%; seguido de Tocantins, com 510 linhas a mais, aumento de 0,36%.

Grupos

Entre as empresas autorizadas, a Claro liderou o mercado com 62,41% de participação, seguida da Vivo, com 27,93% do mercado. A Tim é a terceira, com 4,51% de participação.

Já entre as concessionárias, a Oi ficou com 55,72%, a Telefônica, com 40,30% e a Algar, com 3,26% de participação, segundo a Anatel.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Caixa lança plataforma para apostas em loterias pela internet

A Caixa Econômica Federal lançou nesta sexta-feira (10) o portal de apostas dos jogos de loterias na internet, o Loterias Online. A previsão é que no primeiro ano de funcionamento o portal provoque um aumento de 3% no volume total de apostas. De acordo com o banco, os lotéricos também receberão parte da receita das vendas online.

FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

A nova plataforma vai funcionar 24 horas por dia e, segundo a Caixa, tem como objetivo principal oferecer mais comodidade ao apostador das loterias administradas pelo banco, além de atingir o público mais jovem. “A proposta é atender um público novo, que não frequenta as lotéricas por vários motivos, como tempo, distância; além de atender aqueles que têm a internet como canal principal para realização de compras e serviços bancários”, informou a Caixa, em nota.

De acordo com o banco, os apostadores das casas lotéricas têm média de 50 anos. A expectativa é também aumentar a procura das mulheres, que representam apenas 15,5% do público apostador das casas lotéricas, mas que são responsáveis por 50,5% do mercado consumidor na internet.

Até então somente correntistas da Caixa podiam apostar pela internet.

Como apostar

Para apostar, é necessário ser maior de 18 anos e ter um cartão de crédito das principais bandeiras (Elo, Mastercard, Visa, Amex e Hipercard). O portal é acessível em qualquer computador ou smartphone e todas as apostas são vinculadas ao CPF do cadastro, assim, não é possível jogar por outra pessoa.

Após fazer o cadastro e concordar com o termo de adesão ao serviço, basta selecionar os palpites nos volantes virtuais e inserir no carrinho de apostas. O valor mínimo para efetivação de uma compra é de R$ 30 e o máximo limitado a R$ 500 por dia. O pagamento das apostas é realizado por cartão de crédito e processado pelo Mercado Pago, o que, segundo a Caixa, aumenta a segurança da transação.

O apostador poderá jogar em todas as modalidades, exceto Loteria Federal, que continua sendo feito nas lotéricas. Também não há a comercialização de bolão, também de exclusividade das lotéricas.

A Surpresinha e Teimosinha também aparecem no Loterias Online. As novidades são as opções “Complete o Jogo”, para escolher alguns números e deixar o sistema escolher os demais, e “Salvar como favorita”, para poder utilizar os mesmos números em apostas futuras.

De acordo com a Caixa, o portal oferece ainda a comodidade da conferência online. Basta clicar na aposta e o sistema identifica se os números foram sorteados ou não.

Caso o apostador tenha sido premiado, é possível visualizar o valor e os canais disponíveis para o recebimento do prêmio. Um código de resgate será gerado e deverá ser apresentado no local onde vai ser retirado o prêmio. Apenas o portador do CPF ou um procurador podem sacar a premiação.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Escavação encontra loja de escravos


O sítio arqueológico descoberto durante as obras para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro do Rio de Janeiro pode incluir uma loja do século 19 onde eram anunciados para venda negros escravizados. As escavações chegaram a alicerces de um estabelecimento que pode ter servido para a negociação de escravos, informou a concessionária que administra o VLT.

Os achados foram na Avenida Marechal Floriano, no centro antigo da capital fluminense, no escopo das obras da linha 3 do VLT, entre a Central do Brasil e o Aeroporto Santos Dumont.

A área era, no século 19, uma chácara. A suposição é que a loja fosse um armazém, posteriormente substituído por um ponto de comercialização de negros africanos escravizados e de seus filhos, transformados em mercadorias.

O espaço – “uma estrutura circular, construída com blocos de rochas, semelhante a um poço colonial”, conforme descrição dos responsáveis pelo VLT – deve ter funcionado entre as décadas de 1860 e 1870, segundo acreditam os especialistas. Eles se baseiam em anúncios do Jornal do Commercio da época, pesquisados nos arquivos existentes atualmente na Biblioteca Nacional, e em mapas da região.

Bola de ferro. Arqueólogos descobriram também uma bola de ferro que seria usada nas pernas para impedir a fuga de escravos. A coleta está sendo feita no local há um mês, mediante cruzamento com o traçado antigo das ruas da área. O trabalho é supervisionado por especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia Mais ››

RN abre consulta pública sobre documento curricular da educação Infantil e do Ensino Fundamental

A Secretaria Estadual de Educação abriu consulta pública para os potiguares contribuírem com sugestões para o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do RN. Qualquer cidadão pode contribuir até o dia 31 de agosto através do site da Secretaria de Educação do RN e da Undime/RN.

Nas duas plataformas, os interessados poderão ter acesso a documentos relacionados à educação infantil; introdução do documento curricular do ensino fundamental; arte; ciências; educação física; ensino religioso; geografia; história; língua inglesa; língua portuguesa e matemática.

O documento servirá de referência para as escolas públicas e privadas do estado e seus 621 mil estudantes. “A consulta pública é a oportunidade para todos enviarem suas contribuições e assim construirmos um documento importante que vai conter os conteúdos essenciais a serem aprendidos na sala de aula de todas as escolas do Rio Grande do Norte”, destacou a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.

Jeane Dantas, dirigente municipal de educação em Ipanguaçu e presidente da Undime/ RN, destacou a necessidade do envolvimento de profissionais da rede pública e privada do estado. “Esse é o momento em que os educadores potiguares são convidados a contribuir com o documento curricular do RN. A consulta pública ao Documento Curricular é um dos primeiros passos para a consolidação de um currículo que atenda às necessidades e realidades de hoje e do futuro dos estudantes potiguares”, afirmou.

A consulta pretende reunir contribuições de professores das redes federal, estadual, municipal e privadas de ensino do RN, técnicos das secretarias municipais e estadual de ensino, técnicos das Diretorias Regionais de Ensino, coordenadores polos Undime, Conselhos Municipais de Educação (Uncme), estudantes e todo e qualquer cidadão interessado em contribuir na construção do documento curricular.

Consulta pública está aberta até 31 de agosto (Foto: PA/BBC )
Consulta pública está aberta até 31 de agosto (Foto: PA/BBC )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cosern abre inscrições para 60 vagas em curso gratuito de eletricista

A Cosern vai oferecer um curso gratuito de eletriscista em Natal e Mossoró. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13) no site da empresa. Ao todo, são 60 vagas: 30 para Natal e 30 para Mossoró. O curso acontece de setembro a dezembro nessas duas cidades. Os candidatos passarão por um exame de seleção que será realizado conforme local e horário a ser divulgado pela concessionária.

Cosern oferece 60 vagas em curso gratuito de eletricista (Foto: Divulgação/Cosern)
Cosern oferece 60 vagas em curso gratuito de eletricista (Foto: Divulgação/Cosern)

Em Natal, as aulas teóricas e práticas do curso serão realizadas nas instalações do CTGÁS (Av. Capitão Mor Gouveia, 2779, Lagoa Nova) e em Mossoró nas instalações do SENAI (parte teórica) e da Cosern Mossoró (prática).

Os candidatos à seleção precisam ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CNH categoria B (desejável C) e formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais. O prazo de inscrições para seleção, feitas exclusivamente no site da Cosern, encerra no dia 24 de agosto.

O curso de eletricista da Cosern terá aulas ministradas das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta, com duração de 470 horas. Depois de formados, os eletricistas passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da Cosern para possíveis oportunidades futuras de trabalho.

Serviço
Seleção para o Curso de Eletricista da Escola de Eletricistas da Cosern

De 13 a 24 de agosto, exclusivamente no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Pré-requisitos:

Maior de 18 anos;
Ensino Médio completo;
CNH do tipo B;
Certificado de Formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais.
Documentos necessários:

Cédula de Identidade – RG;
CPF;
Título de Eleitor;
Certificado de Reservista (para o sexo masculino);
Comprovante de endereço atualizado;
Comprovante de conclusão do Ensino Médio;
Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria “B”, válida.

Fonte: G1
Leia Mais ››