segunda-feira, junho 22, 2020

Homem é preso após colocar veneno de barata em máscara da ex-mulher

Um homem de 55 anos foi preso, na madrugada desta segunda-feira (22) acusado de embeber as máscaras de proteção facial da ex-mulher com veneno de matar baratas e outros insetos, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. A vítima acionou a Polícia Militar alegando que a casa foi invadida pelo suspeito, que a ameaçou e agrediu, além de ter danificado o imóvel. Ela tinha medida protetiva judicial contra o homem em razão de agressões e ameaças anteriores.

Durante a ocorrência, a mulher de 44 anos mostrou aos policiais duas máscaras que estavam sobre a pia, ao lado de uma lata com o inseticida. Ela acusou o ex-marido de ter usado o veneno para embeber as máscaras que ela usaria de manhã, ao sair de casa. Os policiais constataram sinais do produto nos protetores faciais, que foram recolhidos para perícia. O homem foi encontrado e detido em um carro parado a poucos metros da casa da vítima. Ele negou as acusações e alegou que estava infectado pelo coronavírus.

O suspeito foi levado a uma unidade de pronto-atendimento. O exame não detectou sintomas da doença, nem a presença do vírus no organismo do paciente. Conduzido ao plantão da Polícia Civil, já na presença de seu advogado, o homem se manteve calado. Acusado de tentativa de homicídio, além do descumprimento de medida protetiva, ele foi levado à prisão e deve passar por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira.

O defensor informou que vai aguardar a audiência e, se mantida a prisão, entrará com pedido de habeas corpus. O inseticida supostamente usado para contaminar as máscaras tem potencial de alta toxicidade, causando irritação e queimação na pele ao contato. Se inalado de forma prolongada, causa vertigem e danos ao sistema nervoso central.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Barroso cita possível anistia de multa para quem não for votar este ano

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, citou a possibilidade de anistiar as multas para quem não votar nas eleições municipais deste ano. A pandemia da Covid-19 levanta uma preocupação de aglomerações nos locais de votação. Barroso participa nesta segunda-feira (22) de uma audiência no Senado.

Atualmente, as eleições estão marcadas para 4 de outubro (1º turno) e 25 de outubro (2º turno)

A pandemia pode elevar o índice de abstenção nas urnas. O voto é obrigatório para eleitores maiores de 18 anos e facultativa para quem tem 70 anos ou mais. Em caso de ausência sem justificativa, o valor da multa é de R$ 3,51 para cada turno no qual o eleitor faltou. A quantia, no entanto, não é fixa e pode ser alterada pelo juiz eleitoral de acordo com a situação de cada eleitor.

Barroso se manifestou contra a proposta de tornar o voto facultativo para idosos maiores de 60 anos e grupos de risco. Atualmente, o voto é optativo quem tem 70 anos ou mais. Para o ministro, o voto é um "dever cívico" além de um direito da população. "Temos muita preocupação que a facultatividade possa produzir uma deslegitimação da classe política e dos eleitos em um eventual elevadíssimo índice de abstenção."

O Senado decidiu votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de adiamento das eleições municipais em dois turnos na terça-feira (23).

Atualmente, as eleições estão marcadas para 4 de outubro (1º turno) e 25 de outubro (2º turno). O primeiro turno da eleição municipal em 15 de novembro é a data mais consensual no Senado. A segunda etapa ficaria para uma data até 20 de dezembro, se houver o adiamento.

Barroso sugeriu que o TSE possa adiar por um período ainda maior as eleições em municípios com alto grau de contaminação pelo novo coronavírus. A "válvula de escape", conforme classificou, seria acionada após uma consulta ao Congresso.

O presidente do tribunal se levantou contra propostas de uma minirreforma eleitoral na PEC. Ou seja, para ele, a proposta deve tratar apenas de medidas excepcionais provocadas pelo novo coronavírus.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Edição 30 do Carnatal ainda é incerta em virtude da pandemia


O Carnatal completa 30 anos em 2020. Durante esses anos, o evento já sofreu algumas mudanças, mas nunca teve que enfrentar a incerteza sobre sua realização, como acontece neste ano em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Marcado inicialmente para acontecer entre 3 e 6 de dezembro, em Natal, o maior carnaval fora de época do mundo pode ter a celebração de três décadas de existência sem festa, trio e foliões.
Para o diretor da Destaque - empresa responsável pela realização do evento - Roberto Bezerra, as constantes mudanças de comportamento que o mundo tem vivenciado nos últimos meses o impossibilita de afirmar sobre a viabilização da 30ª edição do Carnatal na data programada. "As atrações estão reservadas e possuímos o planejamento da festa, mas para que ela aconteça na primeira semana de dezembro seria necessário que as vendas começassem até setembro", comenta.

Bezerra pontua que é necessário entender como o setor de eventos vai se adaptar aos novos protocolos de convivência social, visto que a atual crise sanitária nunca foi vivenciada. O diretor detalha que para micareta entrar na avenida é preciso existir métodos eficazes de prevenção ao novo coronavírus que garantam a segurança dos foliões, como a vacina.

Na última quinta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) falou, pela primeira vez, em possibilidade de vacina contra Covid-19 para este ano, mas não detalhou a data. A expectativa é que centenas de milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus possam ser produzidas ainda neste ano e outros 2 bilhões de doses até o fim de 2021, de acordo com a cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan.

Por enquanto, o isolamento social segue como o método mais assertivo contra o contágio do vírus. Por isso, as aglomerações no corredor da folia podem ficar apenas para 2021 - talvez em dose dupla. "Estamos analisando os mais variados cenários. Como tudo muda rapidamente, não temos como ter uma afirmação. Mas recebemos a sugestão de realizar duas edições em 2021: uma em abril e outra, em dezembro, como de costume", revela Bezerra.

Mas para análise e execução desta proposta, assim como de outras que possam surgir, a Destaque observará e utilizará o exemplo de grandes eventos, como de festas e jogos esportivos, para se adaptar ao pós-pandemia.

Sobre o Carnatal

O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991 e foi realizado no centro de Natal, com apenas 3 blocos, entre eles o Bloco Caju, animados por Netinho, Banda Mel e Banda Cheiro de Amor. No circuito, havia 12 camarotes e nenhuma arquibancada.

A festa cresceu e, devido a reivindicações de moradores do bairro, teve que ser transferida para o largo do estádio Machadão em 1994, onde foram montados 525 camarotes. Nesse ano já eram 14 blocos e mais de 50 mil foliões.

Desde 2014, o evento é realizado na Área Externa da Arena das Dunas, num formato indoor assim como o ano anterior.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Sindicato dos Jornalistas do RN publica nota de repúdio sobre afirmações de Styvenson

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sinjorn) publicou nesta segunda-feira (22) uma nota de repúdio em relação as afirmações do senador Styvenson Valentim (Podemos) sobre a imprensa potiguar. No domingo (21), o senador publicou um vídeo reclamando do fato da sua irmã, Anny Kelly Valentim, ter recebido os R$ 600,00. Neste mesmo vídeo, ele diz que "a imprensa é suja, a imprensa do Rio Grande do Norte é baixa mesmo, é suja mesmo (…)".
https://agorarn.com.br/destaques_left/destaques_left4/irma-de-styvenson-recebe-auxilio-emergencial-e-senador-tomara-as-devidas-providencias/
O Sindjorn pede ao senador que ele se retrate sobre essa afirmação. Confira nota completa abaixo:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público para repudiar as afirmações do Senador Styvenson Valentim quando acusa e generaliza a imprensa potiguar de “(…) porque a imprensa é suja, a imprensa do Rio Grande do Norte é baixa mesmo, é suja mesmo (…)” quando de uma fato ocorrido com um familiar seu, que não vem ao caso expor a família, como fez o Senador, infelizmente. Tais esclarecimentos poderiam ser feitos de outra forma, mais comedida, sem a publicidade que se tornou expondo a todos.

No Estado Democrático de Direito, a liberdade de expressão e imprensa são pilares que devem ser mantidos por todas as instituições para tornar claro os fatos e acontecimentos da nossa sociedade, principalmente quando envolvem agentes públicos.
O Senador Styvenson, quando ainda militar da polícia e coordenador da blitz da Lei Seca, ganhou notoriedade através dos meios de comunicação o que o credenciou a ser candidato ao Senado Federal.

Se tornando um agente público a sua visibilidade ficou ainda maior por defender bandeiras da moralidade, tendo que e ser capaz de tratar com sobriedade, sensatez e equilíbrio as críticas a ele imputadas.

O SINDJORN pede ao Senador Styvenson Valentim que se retrate da sua afirmação, revelando a sobriedade e equilíbrio de um agente público, considerando que há meios legais para agir se sentir-se atingido em críticas e comentários.

Alexandre Othon
Presidente SINDJORN

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Parque Beto Carrero reabre na pandemia e é criticado por aglomeração

No último domingo, 21, o Parque Beto Carrero World, localizado em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina (SC), foi acusado de provocar aglomeração por reabrir durante a pandemia do novo coronavírus.

© Reprodução/Twitter

Em fotos publicadas nas redes sociais, nota-se que há um número alto de visitantes na arquibancada externa do centro de lazer, o que levantou suspeitas de que a administração do parque não está respeitando as normas de distanciamento social.

Contudo, o parque temático afirmou que desde a abertura no dia 12 de junho, após ficar mais de dois meses fechado por conta da quarentena, foram adotadas regras rígidas e com limitação de público menor que 50%.

#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:

Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
3 motivos para curtir a sua própria companhia
5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
4 dicas de autocuidado com a saúde mental
3 tipos de meditação para dormir melhor
Receitas de doces e salgados para você testar
Cursos e plataformas online para estudar
Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
“Estamos cientes das imagens que circulam na internet e elas precisam ser vistas por dois ângulos diferentes. O distanciamento está sendo respeitado entre as famílias, e os dois shows que acontecem em área aberta operam com 30% da capacidade”, afirmou. A assessoria, inclusive, encaminhou uma foto registrada que mostra a arquibancada de outro ângulo, diferente das imagens que circulam na web.

Além disso, os usuários também reclamaram do descumprimento do uso de máscaras por parte da plateia.

“Nossa equipe está preparada e fica de olho no cumprimento de todas as medidas para que a diversão aconteça com muita segurança”, informou.

De acordo com o G1, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de Penha disseram que não receberam denúncia sobre aglomeração ou outras queixas envolvendo o parque no domingo.

Parques temáticos e zoológicos já estão autorizados a funcionar em Santa Catarina, por decreto estadual, desde o dia 8 de junho. A região tem mais de 17,5 mil casos do novo coronavírus e 246 mortes.

Fonte: Catraca Livre
Leia Mais ››

Estudo indica que imunidade contra covid-19 pode durar apenas três meses

Um estudo comandado por cientistas chineses apontou que os anticorpos desenvolvidos pelo corpo humano contra a covid-19 após uma infecção podem durar apenas dois ou três meses. Dessa forma, a imunidade contra a doença pode não ter um efeito de longo prazo, de acordo com informações publicadas no periódico científico Nature Medicine e reproduzidas nesta segunda-feira (22/06) pela imprensa chinesa.

Estudo publicado na
© picture-alliance/Zuma/Planetpix/J. Berlier Estudo publicado na

Tal quadro também pode vir a afetar as possibilidades de aplicação das novas vacinas em desenvolvimento e levanta dúvidas sobre estratégias como a dos "passaportes de imunidade" para pessoas que já se curaram.

Além disso, o estudo indicou que pacientes assintomáticos infectados pelo Sars-Cov-2 podem ter uma resposta imunológica mais fraca do que aqueles que desenvolveram os sintomas, que incluem febre e tosse.

O estudo da Universidade de Medicina de Chongqing, no sudoeste da China, intitulado "Avaliação clínica e imunológica de infecções assintomáticas por Sars-Cov-2", comparou os resultados da detecção de anticorpos no sangue de 37 pacientes sintomáticos e 37 assintomáticos, sendo homens e mulheres com idades entre 8 e 75 anos.

O estudo constatou que a maioria dos infectados produziu anticorpos para o novo coronavírus, especificamente IgG e IgM. Este último, o primeiro anticorpo que o organismo produz para combater uma nova infecção, apareceu geralmente em primeiro e com a menor duração.

Por sua vez, o anticorpo IgG, que aparece mais tarde e dura mais tempo, é o anticorpo mais abundante no corpo e fornece proteção contra infecções bacterianas e virais, mas pode levar tempo para se formar após uma infecção.

O estudo revelou que, dentro de três a quatro semanas após a infecção, em sua fase aguda, o grupo de pacientes assintomáticos apresentava uma taxa de IgM de 62,2% e uma taxa de IgG de 81,1%. No grupo com sintomas, a IgM foi de 78,4% e a IgG foi de 83,8%.

Assim, o estudo conclui que as infecções assintomáticas apresentam níveis mais baixos de anticorpos que os casos confirmados, embora sejam semelhantes nos dois grupos.

No entanto, o nível de anticorpos da maioria das pessoas infectadas mostrou uma diminuição significativa de dois a três meses após a infecção.

Os níveis de anticorpos IgG em 93,3% do grupo assintomático e 96,8% do grupo sintomático começaram a diminuir precocemente no período de reabilitação, ou seja, oito semanas após a alta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório científico em 24 de abril no qual assegurou que "não há evidências" que possam provar que os anticorpos produzidos após a infecção pelo coronavírus possam proteger o organismo de uma segunda infecção.

No entanto, o professor de virologia Jin Dong-Yan, da Universidade de Hong Kong – que não participou do grupo de pesquisa, mas que analisou as conclusões –, disse que o estudo não nega a possibilidade de outras partes do sistema imunológico poderem oferecer proteção.

"A descoberta neste estudo não significa que o céu está desabando", disse Dong-Yan, enfatizando ainda que o número de pacientes estudados foi pequeno.

Fonte: DW
Leia Mais ››

'Drive-thru' de testes rápidos de Covid-19 chega à zona Norte de Natal nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal inicia nesta terça-feira (23) a segunda fase da testagem rápida de Covid-19 na população. Após realizar o atendimento de 5.425 pessoas na Arena das Dunas, na última semana, a SMS implanta o sistema de drive-thru no ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal.

Testagem rápida prioriza pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades comprovadas — Foto: Divulgação
Testagem rápida prioriza pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades comprovadas — Foto: Divulgação

Os testes são destinados a pessoas a partir de 60 anos - público que representa 80% dos óbitos na capital potiguar - e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. O atendimento será feito das 8h às 17h, até sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.
O acesso dos carros ao drive-thru será pela Avenida do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Uma equipe da prefeitura vai realizar a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo.

A SMS lembra que, para maior fidedignidade do teste, é importante que a pessoa tenha apresentado sintomas de um quadro de Covid-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória - com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.

O teste rápido no drive-thru tem a média de um atendimento por minuto. O sangue é coletado através do dedo. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.

"Essa análise verifica os índices de IgG e IgM de cada pessoa, que são imunoglobulinas relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus. Quando o resultado é positivo para IgG, indica que o organismo teve algum contato com o vírus e produziu anticorpos. O IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos", explica Elineide Alves de Melo, chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho recomendam que governo e prefeituras do RN não iniciem retomada da economia

Os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho recomendaram que o governo e as prefeituras do rio Grande do Norte não iniciem ainda a retomada econômica. O fechamento do comércio é uma das medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19.

Bairro do Alecrim é um dos principais centros comerciais de Natal — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Bairro do Alecrim é um dos principais centros comerciais de Natal — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Os promotores alegam que não é o momento de permitir a reabertura dos estabelecimentos ou qualquer outra flexibilização do afastamento social, levando em conta a atual taxa de transmissibilidade da doença e a taxa de ocupação de leitos de saúde no estado.

Para fazer a recomendação conjunta, o Ministério Público se embasou no boletim epidemiológico do sábado (20), que revela uma taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas.

O início da retomada das atividades econômicas está previsto para a quarta-feira (24), mas é condicionado, segundo o governo, ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%. A retomada das atividades foi marcada, a princípio, para o dia 17 de junho, porém não pôde acontecer porque a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 99% na ocasião.

De toda maneira, na sexta-feira passada, dia 19, o governo publicou uma portaria detalhando como será a volta das atividades comerciais.

Na recomendação, o Ministério Público reforçou que o Governo do Estado deve garantir que a retomada das atividades econômicas não essenciais ocorra apenas quando forem verificadas as condicionantes epidemiológicas e de percentual de taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI Covid.

Com relação às prefeituras, o MP disse que elas devem se abster de praticar quaisquer atos, inclusive edição de normas, que possam flexibilizar medidas restritivas estabelecidas pelo Poder Executivo Estadual.

O procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, defendeu que as decisões sobre a flexibilização das medidas de afastamento devem se embasar em evidências científicas sobre o novo coronavírus.

Mais leitos
Durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (22) para tratar da recomendação, os membros do Ministério Público frisaram que é preciso abrir mais leitos para conseguir desafogar o sistema de saúde.

A promotora de Defesa da Saúde, Iara Pinheiro, responsável por fiscalizar a atuação de Estado e Municípios quanto ao enfrentamento à pandemia, disse há uma necessidade que as prefeituras executem os “Planos Regionais” para a abertura de leitos.

De acordo com Iara Pinheiro, os gestores municipais receberam recursos de emendas parlamentares e também da União para ampliar essa capacidade de atendimento, contudo não estão colocando em prática, com exceção de Natal.

Durante a entrevista, Iara Pinheiro citou que o Rio Grande do Norte já registrou cerca de 200 cancelamentos de pedidos de leitos de UTI porque os pacientes morreram antes que conseguissem as vagas.

O grupo formado pelos representantes do Ministério Público vai se reunir nesta terça-feira (23) para debater que medidas serão adotadas com relações aos Municípios que não derem prosseguimentos aos planos regionais de ampliação de leitos.

Fiscalização
Questionados sobre a ineficácia da fiscalização do decreto de isolamento social vigente no Rio Grande do Norte, os promotores reconheceram a incapacidade estrutural dos órgãos competentes para realizá-la a contento.

Iara Pinheiro, Eudo Leite e o procurador-chefe do Trabalho, Xisto de Medeiros, citaram situações semelhantes em outros estados do país no que diz respeito à falta de pessoal para executar a fiscalização. O procurador da República Fernando Rocha, por sua vez, opinou que houve "omissão" no momento de se fazer cumprir os decretos por parte dos gestores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Senac do RN abre vagas para cursos gratuitos sobre cuidados na retomada das atividades das empresas durante a pandemia da Covid-19

O Senac do Rio Grande do Norte abriu nesta segunda-feira (22) inscrições para cursos gratuitos sobre os cuidados a serem adotados pelas empresas e profissionais durante a retomada das atividades, após o tempo de paralisação em virtude da pandemia da Covid-19. Ao todo, são 850 vagas para as aulas, que ocorrerão à distância.

Senac do RN abre vagas para cursos gratuitos sobre cuidados na retomada das atividades das empresas durante a pandemia da Covid-19 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Senac do RN abre vagas para cursos gratuitos sobre cuidados na retomada das atividades das empresas durante a pandemia da Covid-19 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

De acordo com o Senac, os cursos têm foco nos segmentos abordados no Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do Governo do Estado. Os interessados podem se candidatar até o dia 26 de junho, no site. A seleção é por ordem de inscrição.

O Senac afirma que as aulas têm por objetivo preparar os estabelecimentos comerciais para atender “rigorosamente” a todos os critérios de biossegurança necessários ao retorno às atividades.

As capacitações são voltadas para pessoas que atuam em creches e escolas, escritórios, lojas, estabelecimentos de beleza e estética, shoppings e praças de comércio, estúdios de pequeno porte e personal trainers. As aulas têm início previsto para 29 de junho.

Os cursos serão ofertados através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que é mantido por recursos da contribuição compulsória das empresas de médio e grande portes.

Requisitos
Para se inscrever, é preciso possuir uma renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos, comprovados por meio de autodeclaração. Além disso, é necessário apresentar cópia de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, no ato da inscrição.

O candidato também deve dispor de computador com acesso a internet, pois as aulas ocorrerão a distância.

O Sistema Fecomércio do RN explica que foram elaborados seis cursos que abordam de maneira multidisciplinar as diretrizes gerais de saúde conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual.

A humanização do atendimento e as ferramentas para adequação dos pequenos negócios para a nova realidade de mercado também são temas contemplados nas capacitações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Feira Internacional de Frutas do RN é adiada para 2021 por causa da Covid-19

A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) de 2020 será adiada para 2021, segundo o Sebrae do Rio Grande do Norte. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

Feira Internacional de Frutas do RN é adiada para 2021 por causa da Covid-19 — Foto: Divulgação
Feira Internacional de Frutas do RN é adiada para 2021 por causa da Covid-19 — Foto: Divulgação

A Expofruit, maior evento do setor no Brasil, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto do ano que vem. Na programação inicial, a feira aconteceria em agosto deste ano. De acordo com a organização, é a primeira vez em 23 anos que a Expofruit é adiada.

Em nota enviada à imprensa, a organização do evento informou também que 80% do estantes da feira já estavam vendidos. Mesmo assim, a decisão pelo adiamento foi tomada, por causa do cenário de “incerteza” provocado pela Covid-19.

fonte: G1
Leia Mais ››

Dois homens são detidos em Natal suspeitos de aplicarem golpes usando nome de presidente do TCE-PB

Dois homens foram detidos em Natal no sábado (20) suspeitos de aplicarem golpes usando o nome do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Arnóbio Viana. Os suspeitos prestaram depoimentos e foram liberados em seguida. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Defraudações do Rio Grande do Norte.

Caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

A prisão aconteceu no bairro das Rocas, na zona Leste da cidade. De acordo com a Polícia Civil do RN, os suspeitos fizeram um perfil falso do presidente do TCE em um aplicativo de mensagens e solicitavam uma transferência bancária para prefeitos de municípios paraibanos. O golpe era aplicado também através de ligações telefônicas. A conta para qual era realizada a transferência era de uma agência bancária em Natal.

Os suspeitos foram encontrados por um servidor TCE da Paraíba, com o auxílio de policiais militares do próprio estado. A PM agiu para fazer a condução dos suspeitos após um deles chegar à residência do outro, na manhã de sábado.

Os homens foram conduzidos para Delegacia de Plantão Zona Sul e tiveram apreendidos os celulares, além de um extrato bancário. O TCE relatou que os suspeitos, mesmo após alerta dos órgãos aos gestores, continuaram tentando aplicar os golpes.

O caso vai ser investigado pela Delegacia de Defraudações do RN, mas segundo a Polícia Civil potiguar, haverá uma análise para saber se há a necessidade de transferência para uma delegacia paraibana.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Areia Branca mantém 'isolamento social rígido' e autoriza retomada de setores do comércio

A cidade de Areia Branca, na região Costa Branca do Rio Grande do Norte, renovou até o dia 30 de junho o decreto de 'isolamento social rígido', com restrição à circulação de pessoas e veículos em vias públicas da cidade. A medida visa o combate à propagação do novo coronavírus. O novo decreto traz também uma retomada gradual das atividades econômicas, com reabertura do Mercado Público e papelarias já nesta segunda (22) e terça-feira (23).

Mercado Público está autorizado a voltar a funcionar, mas sem a feira livre — Foto: Site da Prefeitura de Areia Branca
Mercado Público está autorizado a voltar a funcionar, mas sem a feira livre — Foto: Site da Prefeitura de Areia Branca

O decreto anterior da prefeitura, que determinou 'lockdown' no município, tinha validade até o domingo passado (21).

Segundo o último boletim epidemiológico da secretaria de saúde de Areia Branca, do dia 18 de junho, a cidade registra 505 casos confirmados de Covid-19 e 34 mortes pela doença. O mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) aponta Areia Branca como o município potiguar com maior incidência e maior taxa de mortalidade em todo o estado.

De acordo com o Executivo, o novo decreto vai manter a proibição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas e também de veículos. Apesar disso, o documento aponta um cronograma para retomada de algumas atividades já a partir desta segunda (confira o cronograma no fim).

Segundo a prefeitura, a liberação é para setores que "geram pouca aglomeração e se encontram economicamente em situação mais crítica" e "está condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária". Os responsáveis pelos estabelecimentos devem orientar e cobrar os cumprimentos das medidas de proteção de clientes e trabalhadores. Haverá fiscalização da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Tributos.

Nesta segunda-feira e terça-feira, foram liberados os retornos do Mercado Público - das 5h às 11h30 com restrição de circulação de pessoas e proibição de feira livre - e estabelecimentos como papelarias, livrarias e bancas de jornais e revistas. Em seguida, retornam atividades de informação, comunicação, designs, além de salões de beleza, barbearias e similares. A retomada gradual acontece durante 11 dias.

O Executivo, no entanto, garantiu que o comitê gestor para Covid-19, "se necessário, poderá recomendar o adiamento ou o restabelecimento das fases, bem como o recrudescimento das medidas".

Entre as determinações para os estabelecimentos, estão: distanciamento interno de 1,5 m entre as pessoas; impedir a entrada de integrantes dos grupos de risco, de infectados pelo coronavírus e o acesso sem máscaras de proteção; estabelecer horários alternativos para diminuir a possibilidade de aglomeração e concentração de pessoas; planejar horários alternados para os colaboradores; manter o teletrabalho para as atividades em que for possível a modalidade; implementar medidas de prevenção destinadas aos trabalhadores, usuários e clientes como também realizar campanha de comunicação social.

Bares, lanchonetes, "food parks", acesso às quadras de esportes e praias, academias, além de casas de evento, shows e espetáculos terão suas retomadas definidas apenas posteriormente, segundo a prefeitura, "de acordo com o recrudenciamento da disseminação da Covid-19".

Retomada gradual do comércio
Dias 22 e 23/06

I – Mercado Público;
II – Papelarias, livrarias, bancas de jornais e revistas;
Dias 24 e 25/06

I – Atividades de informação, comunicação, design e afins;
II – Salões de beleza, barbearias e afins;
Dia 26/06

I – Distribuidoras, depósitos;
II – Armarinhos.
Dias 28, 29 e 30/06

I – Lojas de materiais de escritório e variedades;
II – Lojas de eletrônicos e de informática, de equipamentos de áudio e vídeo e de equipamentos de telefonia e comunicação;
Dias 01 e 02/07

I – Lojas de móveis, eletrodomésticos, colchões e utensílios domésticos;
II – Lojas de vestuário, acessórios e calçados;
De 03 a 07/07

I – Lojas de brinquedos;
II – Lojas de artigos esportivos;
III – Lojas de cosméticos e perfumaria.
IV – Lojas de souvenires, bijuterias e artesanatos;

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público pede ao TCU que apure atuação do Itamaraty na ida de Weintraub para os EUA

Ministério Público pede ao TCU que apure atuação do Itamaraty na ...
O Ministério Público pediu nesta segunda-feira (22) ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure a eventual atuação do Ministério das Relações Exteriores na ida do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para os Estados Unidos.

Weintraub anunciou a demissão do cargo na quinta (18), mas a exoneração dele só foi publicada no "Diário Oficial" no sábado (20), depois de Weintraub ter informado em uma rede social que estava na Flórida (EUA).

Brasileiros estão obrigados a fazer quarentena para entrar nos Estados Unidos por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas o decreto americano que definiu essas regras tem exceções, uma das quais diz respeito a vistos que autorizam a entrada diretamente.

Ministros têm direito a esse visto especial. Como ao desembarcar em Miami Weintraub ainda não havia sido exonerado, ele pode ter se valido desse visto para entrar.

O que diz o MP
Na representação enviada ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Furtado pediu que o tribunal avalie a regularidade da gestão do Itamaraty sobre a utilização de passaporte diplomático e que apure os custos da viagem.

Furtado afirma que, além da polêmica do contexto da viagem, é preciso verificar se houve custo para os cofres públicos.

"Ainda pairam dúvidas acerca da possível utilização de recursos públicos para custear a viagem do ex-ministro, viagem essa que não detinha nenhum caráter oficial, o que lhe retira a finalidade pública e, portanto, se houve o emprego de valores públicos em qualquer fase dessa viagem, esses recursos foram indevidamente empregados e deverão ser ressarcidos ao erário", afirma o documento.
O subprocurador destacou ainda que a situação da viagem pode gerar, inclusive, uma "espécie de constrangimento diplomático" para o Brasil.

Investigações
Abraham Weintraub é alvo do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura ameaças a ministros do tribunal e a disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news.

Weintraub também é alvo de um inquérito que apura o suposto crime de racismo em uma mensagem publicada por ele nas redes sociais na qual acusou a China de ter relação com a pandemia do novo coronavírus e ironizou a forma como alguns chineses trocam a letra "R" pela letra "L" ao falar em português.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moraes vê 'real possibilidade' de atuação de associação criminosa em atos antidemocráticos

Moraes vê 'real possibilidade' de atuação de associação criminosa ...O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os indícios reunidos pela Procuradoria Geral da República confirmam a real possibilidade de existência de uma associação criminosa que estaria atuando em atos antidemocráticos.

A afirmação consta na decisão do ministro, à qual a TV Globo teve acesso, autorizando as buscas realizadas pela Polícia Federal e as quebras de sigilos que atingiram parlamentares, empresários e blogueiros bolsonaristas.

Segundo Moraes, os indícios apresentados pela Procuradoria-Geral da República confirmam a "real possibilidade de existência de uma associação criminosa" na organização dos atos.

Para o Ministério Público Federal, “pode haver abusos e crimes que precisam ser apurados a partir do esclarecimento do modo de funcionamento estruturado e economicamente rentável de uma escala de organização e agrupamento com pretensões aparentes de execução de ações contra a ordem constitucional e o Estado Democrático e provocação das Forças Armadas ao descumprimento de sua missão constitucional”.

Moraes afirmou ainda que garantias individuais não podem servir de pretexto para eventuais atos criminosos.

“Torna-se imprescindível o deferimento das diligências, inclusive com afastamento excepcional de garantias individuais que não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito”, escreveu.

A Procuradoria dividiu essa suposta organização em quatro núcleos: “organizadores e movimentos”; “influenciadores digitais e hashtags”; “monetização”; e “conexão com parlamentares” .

De acordo com o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, “as chamadas redes sociais não são apenas espaço de liberdade de expressão".

Segundo ele, "os usuários das redes sociais com muitos seguidores podem auferir renda das próprias plataformas a partir do volume de tráfego que geram, a quantidade de seguidores que arrebanham, o universo de pessoas que alcançam com suas mensagens, a sua capacidade de influenciar seus seguidores".

Medeiros afirmou que “só há como inferir que os envolvidos não praticaram condutas lesivas ao livre exercício das casas legislativas [ Senado e Câmara] e deste próprio Tribunal [ STF] por meio de providências cautelares, entre outras diligências a serem implementadas pela autoridade policial".

A PGR disse ainda que, "como se pode verificar, no ecossistema de redes sociais e propagação de ideias de mobilização social e realização de manifestações ostensivas nas ruas, há participação de parlamentares tanto na expressão e formulação de mensagens, quanto na sua propagação e visibilidade, quanto na sua propagação e visibilidade, quanto no convívio e financiamento de profissionais na área".

"Na parte visível de toda essa organização há militantes, há políticos, há organização, há recursos financeiros. Há também direitos. Todavia, potencialmente pode haver abusos e crimes que precisam ser apurados a partir do esclarecimento do modo de funcionamento estruturado e economicamente rentável de uma escalada de organização e agrupamento com pretensões aparentes de execução de ações contra a ordem constitucional e o Estado Democrático e provocação das Forças Armadas ao descumprimento de sua missão constitucional", afirmou o vice-PGR.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PGR aponta uso da cota parlamentar por 4 deputados para divulgar atos antidemocráticos

Investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontam que quatro deputados do PSL, aliados do presidente Jair Bolsonaro, fizeram repasses de verbas para divulgar atos antidemocráticos, de acordo com reportagem publicada pelo jornal "O Globo" nesta segunda-feira (22).

PGR aponta uso da cota parlamentar por 4 deputados para divulgar ...

A TV Globo também teve acesso às informações. O dinheiro era da cota parlamentar, verba pública que deveria ser usada para atividades ligadas ao mandato.

Os quatro deputados são:

Bia Kicis (PSL-DF)
Guiga Peixoto (PSL-SP)
Aline Sleutjes (PSL-PR)
General Girão (PSL-RN)
O dinheiro da cota parlamentar desembolsado pelos deputados foi destinado à empresa Inclutech Tecnologia de Informação, que pertence ao publicitário Sérgio Lima. Ele é o responsável pela marca do partido que Bolsonaro pretende criar, o Aliança pelo Brasil.

O inquérito que investiga os atos antidemocráticos foi aberto em abril, a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. O relator é o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações miram manifestações pró-governo que apresentaram reivindicações antidemocráticas e inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF.

Em um despacho no inquérito, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, escreveu que os parlamentares, além de repassar o dinheiro para a divulgação dos atos, ajudaram também na formulação das mensagens.

“(...) No ecossistema de redes sociais e propagação de ideias de mobilização social e realização de manifestações ostensivas nas ruas, há participação de parlamentares tanto na expressão e formulação de mensagens, quanto na sua propagação e visibilidade, quanto no convívio e financiamento de profissionais na área”, disse Jacques.

Ainda segundo o vice-procurador-geral da República, a rede criada para organizar os atos é "integralmente estruturada de comunicação virtual voltada tanto à sectarização da política quanto à desestabilização do regime democrático para auferir ganhos econômicos diretos e políticos indiretos”.

Na semana passada, Moraes havia determinado a quebra dos sigilos bancários dos quatro parlamentares suspeitos de repassar cota parlamentar para divulgar os atos antidemocráticos, de outros cinco outros deputados e de um senador também bolsonaristas.

O que dizem os deputados
De acordo com a reportagem de "O Globo", a deputada Bia Kicis afirmou que "ao contrário das ilações feitas nesse inquérito ilegal e abusivo, os gastos são para divulgação de mandato parlamentar, são legais e estão previstos no regimento da Câmara”.

Em nota, a assessoria do deputado General Girão afirmou que ele não financiou nenhum tipo de manifestação e que os contratos firmados com a empresa Inclutech foram para prestação de serviços relacionados à logomarca General Girão, à elaboração e manutenção do site do parlamentar e à produção de relatórios diários de notícias.

"O deputado General Girão não concorda e nunca se manifestou a favor do fechamento do STF ou de eventual quebra da normalidade democrática", concluiu a nota divulgada pela assessoria de General Girão.

Também em nota, Guiga Peixoto disse que não contratou nenhuma empresa para veicular mensagens contra a democracia.

"O que posso assegurar é que não contratei nenhuma empresa para veicular na minha ou em qualquer outra rede social, qualquer tipo de manifestação, seja democrática ou antidemocrática", afirmou o deputado.

A deputada Aline Sleutjes afirmou, por meio de nota, que não financiou ou apoiou atos antidemocráticos.

"A deputada federal Aline Sleutjes e sua defesa constituída informam que não tiveram acesso à integralidade dos autos do Inquérito, porém afirmam, desde logo, que em momento algum houve, por parte da Parlamentar, financiamento econômico ou qualquer forma de apoio a atos de cunho antidemocrático, muito menos incitação à prática de violência contra as instituições da República ou seus integrantes", afirmou a nota da parlamentar.

Empresa contratada
A Inclutech – que recebeu dinheiro público dos deputados – tem um histórico muito recente de experiência na atividade para a qual foi contratada. Até fevereiro, era uma empresa de cosméticos. Depois, mudou de nome e virou empresa de programas de computador e publicidade.

No mês seguinte, em março, conseguiu o contrato com os deputados.

Na prática, Sérgio Lima, publicitário que já tinha uma agência de publicidade, preferiu mudar a natureza de uma outra empresa dele – a que era de cosméticos – para criar a Inclutech. A empresa funciona no mesmo endereço da S8, outra agência de publicidade de Sérgio Lima.

O publicitário disse, por meio de nota, que prestou serviço a deputados da base do governo, mas que jamais realizou qualquer conduta que violasse a democracia.

Mensagens com informações falsas
A PGR também calcula quanto sites bolsonaristas podem ter faturado transmitindo discursos do presidente durante os protestos antidemocráticos.

No relatório da CPI das fake news, que investigou a divulgação de informações falsas, foram identificados mais de R$ 2 milhões de anúncios pagos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em sites, aplicativos de celular e páginas na internet.

O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu informações ao STF sobre o inquérito da Corte que também investiga as fake news.

O ministro quer saber do relator, Alexandre de Moraes, se as diligências foram concluídas e se ele considera que há conexão dessa apuração com as ações que investigam a chapa Bolsonaro-Mourão no TSE.

Se houver pertinência entre os casos, Og fernandes pede ao STF que envie as provas para serem incluídas no processo do TSE. O caso na Justiça Eleitoral envolve disparos em massa de mensagens falsas contra adversários.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casos de novo coronavírus no mundo passam de 9 milhões, diz universidade

O número de casos confirmados de novo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 9 milhões nesta segunda-feira (22), mostra monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Segundo o levantamento, o número de mortes pela Covid-19 passa de 469 mil.

Mais de 9 milhões de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo nesta segunda-feira (22), segundo painel da Universidade Johns Hopkins — Foto: Reprodução/Universidade Johns Hopkins
Mais de 9 milhões de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo nesta segunda-feira (22), segundo painel da Universidade Johns Hopkins — Foto: Reprodução/Universidade Johns Hopkins

Em números absolutos, EUA e Brasil são os dois países com mais casos do novo coronavírus e mais mortes pela Covid-19. Ambos, inclusive, são os únicos a registrar mais de 1 milhão de casos confirmados e respondem por mais de um terço de todos os registros da virose:

EUA — 25,45% do total de casos
Brasil — 12,02% do total de casos (números de 16h25 desta segunda).
Pandemia acelera

22 de junho - Profissional da saúde aguarda a próxima pessoa para ser examinada em escola transformada em um centro para realizar testes para coronavírus (COVID-19), em Nova Déli, na Índia  — Foto: Adnan Abidi/Reuters
22 de junho - Profissional da saúde aguarda a próxima pessoa para ser examinada em escola transformada em um centro para realizar testes para coronavírus (COVID-19), em Nova Déli, na Índia — Foto: Adnan Abidi/Reuters

Mesmo com os números em queda na Europa, o avanço da Covid-19 no mundo ainda preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobretudo pela alta dos casos nas Américas e por novos registros em países da Ásia que já haviam controlado a doença.

Uma das razões para a preocupação é que o mundo tem registrado em média 1 milhão de novos casos do coronavírus a cada semana — por exemplo, o total no planeta chegou a 8 milhões em 15 de junho, há exatamente uma semana. Do primeiro caso confirmado de Covid-19 até a marca de 1 milhão atingida em abril, passaram-se mais de três meses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro vê 'exagero' em ações contra coronavírus e faz apelo por reabertura do comércio

Jornal Dois Irmãos
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta segunda-feira (22) a reabertura do comércio e disse que "talvez tenha havido um pouco de exagero" na maneira como a pandemia do novo coronavírus foi tratada.

Ele disse que surgem novas informações no "mundo todo" e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) cometeu equívocos, sem especificar quais.

"A gente apela aqui aos senhores governadores e prefeitos que obviamente com responsabilidade comecem a abrir o comércio. Porque novas informações vêm do mundo todo, vêm da OMS, através dos seus equívocos, que talvez tenha havido um pouco de exagero no trato dessa questão lá atrás", afirmou o presidente para o canal BandNews, após participar de um evento em Brasília.

O Brasil registrou até o início da tarde desta segunda 50.737 mortes por covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

Quando o vírus ainda não havia chegado ao país, mas já fazia vítimas em outras partes do mundo, Bolsonaro chegou a chamar a covid-19 de uma "gripezinha". Ele também afirmou que havia "histeria" em torno do alastramento da doença.

O presidente rivalizou com governadores quando os estados começaram a adotar medidas de isolamento social e fechamento do comércio, consideradas por autoridades sanitárias, como a OMS, as mais eficazes na contenção do vírus.

Nesta segunda-feira, ele voltou a manifestar o posicionamento, que vem demonstrando durante toda a pandemia, de que as medidas de isolamento devem ser relaxadas para não prejudicar demais a economia.

"Eu sempre falei. Vida e emprego, uma coisa está completamente atrelada à outra e não podemos, em alguns locais isolados daqui do Brasil, fazer com que o efeito colateral do tratamento da pandemia seja mais danoso que a própria pandemia", disse Bolsonaro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ala do Planalto sonda secretário do Paraná para assumir Ministério da Educação

Integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro sondaram o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para assumir o Ministério da Educação. A expectativa de aliados de Feder é a de que o governo anuncie a escolha já nesta terça-feira (23).

Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte do Paraná, cotado para assumir o MEC — Foto: Divulgação/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná
Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte do Paraná, cotado para assumir o MEC — Foto: Divulgação/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná

Na última quinta-feira (18), o ex-ministro Abraham Weintraub deixou o comando da pasta em meio a investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre fala dele em defesa da prisão de ministros da Corte e também sobre suposto crime de racismo cometido contra a população chinesa.

Segundo o blog apurou, o nome de Feder já está passando por um “pente-fino” da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cujo objetivo seria averiguar a ficha de todos os candidatos a ingressarem no governo.

Bolsonaro deve recebe Feder entre esta segunda e terça-feira (23). O secretário de Educação paranaense já foi foi avisado e deve ir a Brasília nesta segunda-feira.

Feder, hoje, integra o governo de Ratinho Junior, do PSD. O governador do Paraná já avisou ao Planalto que dá sinal verde para o governo levar o seu secretário, descrito por aliados como um empresário do setor de educação, no qual ele tem experiência, oriundo de São Paulo. O nome dele também visa a agradar a comunidade judaica.

Se a indicação se confirmar, assessores do presidente acreditam que o nome de Feder poderá agradar ao Centrão, por vir de um governo de um partido do bloco.

Porém, parlamentares afirmam que será a segunda indicação para o comando de um ministério vinda do núcleo PSD: a primeira foi Fabio Faria.

A ala ideológica, avisada do movimento por um nome como o de Feder, tenta emplacar nomes no conselho de Educação que são ligados a Weintraub.

Fonte: G1
Leia Mais ››