segunda-feira, outubro 09, 2023

Homem de 43 anos morre após ser atingido por tampa de moinho na zona rural de Mossoró


Um acidente de trabalho ocorrido neste fim de semana ceifou a vida do operário, Gleiber Souza Xavier de 43 anos de idade, morador do Planalto 13 de Maio. O fatídico ocorreu na última sexta feira (06), no KM 12 da RN 015 na zona rural de Mossoró.


De acordo com relatos, a vítima estava observando o funcionamento de um moinho, quando foi atingido no peito e queixo, pela tampa do equipamento que se soltou do moinho.


Gleiber ainda chegou a ser socorrido por dois trabalhadores para o Hospital Tarcísio Maia. Diante da gravidade da situação ele acabou não resistindo e foi a óbito na unidade hospitalar.


O corpo dele foi encaminhado ao IML do Itep, onde passou por exames necroscópicos e em seguida liberado para seus familiares. O laudo de exame cadavérico foi encaminhado ao delegado José Vieira de Castro, da 39ª Delegacia Distrital, para instauração de inquérito policial que vai investigar o acidente de trabalho


Fonte: g1

Leia Mais ››

69º Homicidio em Mossoró 2023: Homem sem identificação é morto a tiros na região da Maísa


O município de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio, o segundo em menos de 12 horas e eleva para 69 o número de assassinatos no ano na cidade. O crime aconteceu por volta das 23h40min deste domingo 08 de outubro na região da Maísa, zona rural da cidade.


Um homem até o momento sem identificação, foi encontrado morto com marcas de tiros, as margens da BR 304, próximo ao poço 10 naquela região. Populares acionaram a guarnição da PM da Maísa, após ouvirem estampidos de tiros.


Quando os policiais chegaram no local, se depararam com a cena de crime, passaram a isolar o corpo e acionaram o ITEP e a delegacia de plantão da Polícia Civil. Foram realizados os procedimentos de perícia no local e em seguida o recolhimento do corpo para exames necroscópicos.


Até o momento não se sabe qual teria sido a motivação do crime e a polícia desconhece o autor ou autores do assassinato. A vítima não portava documentos de identificação. O corpo permanece em uma das geladeiras do ITEP aguardando familiares para a liberação. A DHPP vai investigar o crime


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

CPI das Pirâmides Financeiras aprova relatório que pede indiciamento de executivos da 123 Milhas, Ronaldinho Gaúcho e mais 36


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira (9) o parecer do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), com mais de 500 páginas, que sugere o indiciamento de 45 pessoas - entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes.


Também foi pedido o indiciamento do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho (veja mais abaixo).


Segundo o relatório, as oito pessoas ligadas à 123 Milhas devem ser investigadas a crimes como:


estelionato;

gestão fraudulenta;

pertinência à organização criminosa;

lavagem de bens e capitais

crime contra as relações de consumo por fraudar preços ao induzir o consumidor a erro;

crime contra a economia popular, por obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de grupo de pessoas por meio de especulações ou processos fraudulentos.

O parecer aponta fatos que indicam que os sócios das 123 Milhas, “já cientes da derrocada da empresa, executaram estratégias para desviar ativos dela para si e para seus parentes”. Além disso, o relatório afirma que “chamam atenção os diversos empréstimos que a 123 Milhas contraiu” e que os sócios “já falseavam as demonstrações financeiras da empresa”.


Como mostrou o Jornal Nacional na semana passada, a CPI investigou a empresa com auxílio da Polícia Federal. As investigações mostram que a empresa 123 Milhas operava no vermelho quatro anos antes de pedir recuperação judicial.



O relatório da Polícia Federal mostrou que a 123 Milhas vendia “hoje” para pagar “amanhã”, apostando em preços que não estavam sob o seu arbítrio e escolha. Ainda segundo o relator, a empresa vendia viagens para dois ou três anos à frente, datas em que as companhias aéreas sequer haviam começado a oferecer passagens.


No parecer protocolado nesta segunda, o relator descreve que, a partir de 2022, a 123 Milhas passou a oferecer um produto chamado “Linha Promo”, ou seja, a venda de promessas de emissão de passagens por um preço “significativamente inferior aos normalmente encontrados nos sítios eletrônicos de companhias aéreas”.


Em 2023, contudo, a 123 Milhas informou que não poderia emitir as passagens como havia prometido aos clientes, já que sua operação havia se tornado "deficitária" e "insustentável por razões imprevisíveis.


O parecer, contudo, afirma que essa versão não corresponde aos fatos e que há indícios de “intenção dos sócios de falsear os resultados da empresa”. Um deles seria o fato de que a 123 Milhas ter sido o maior anunciante do Brasil em 2021 e o segundo maior em 2022. Porém, o volume de gastos com publicidade foi contabilizado como ativos, não como despesas.


“A contabilização de todos esses gastos com marketing como ativos permitiu que a empresa apurasse lucro quando, na verdade, deveria ter registrado prejuízo.”


A CPI aponta, ainda, que a empresa contratada para administrar as verbas de marketing tinha entre seus sócios o pai de um dos sócios da 123 Milhas.


"A manipulação de resultados contábeis, a distribuição de dividendos em uma empresa em condição periclitante, a realização de transações com partes relacionadas (como aquela realizada com uma empresa controlada pelo pai dos sócios) em condições duvidosas são alguns dos diversos indícios de que os sócios da 123 Milhas seguiram uma estratégia para assegurar o aumento do seu patrimônio pessoal/familiar diante da iminente quebra da empresa que administravam”, diz o parecer.



Faraó dos Bitcoins

A CPI também sugere o indiciamento de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o "Faraó dos Bitcoins", por crimes como estelionato, lavagem de bens e capitais, gestão fraudulenta, operação de instituição financeira sem autorização e crime de pertinência à organização criminosa.


Glaidson foi preso em agosto de 2021, acusado de liderar um esquema financeiro que movimentou cerca de R$ 38 bilhões e lesou milhares de investidores em criptomoedas, as moedas virtuais. Ele também é denunciado pelo Ministério Público por montar um aparato para tirar a vida de quem ousava ser seu concorrente no mercado de criptomoedas.


Outros indiciamentos

Além dos indiciamentos ligados à 123 Milhas, o relator também propõe investigações para outros casos de pirâmides financeiras. Entre elas, a de pessoas envolvidas na empresa 18KRonaldinho -- como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e do seu irmão, Roberto de Assis Moreira. Para os dois, foram apontadas suspeitas de crimes como estelionato, lavagem de bens e capitais, gestão fraudulenta e operação de instituição financeira sem autorização.


Ao prestar depoimento à CPI, no fim de agosto, o ex-jogador disse não ser proprietário, nem sócio da empresa.


"Os sócios de tal empresa são os senhores Raphael Horácio Nunes de Oliveira e Marcelo Lara Marcelino. Eles utilizaram indevidamente o meu nome para criar a razão social desta empresa. Jamais participei da empresa", disse Ronaldinho na ocasião.



O parecer afirma ser “indefensável” a tese de que ambos não sabiam que a empresa fazia parte de um esquema fraudulento.


"A imagem do ex-jogador dá nome à empresa e estampa diversas propagandas da 18kRonaldinho, ligadas à divulgação de investimentos com criptomoedas com lucro de 2% ao dia e 400% de rentabilidade", afirma.


De acordo com o relatório, a empresa 18kRonaldinho/18kWatches seria um “esquema criminoso de captação de vítimas para obtenção de vantagens ilícitas, através de promessas irreais de alta rentabilidade”. O parecer diz, ainda, que a empresa negociava criptoativos e “foi operada de forma fraudulenta e sem autorização das autoridades competentes.”


Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), aos quais a CPI teve acesso, apontam ainda “indícios de ocultação e dissimulação da natureza e origem de valores” de pessoas envolvidas no caso, o que pode estar relacionado aos altos ganhos da empresa.


O parece também sugere o indiciamento de pessoas ligadas aos casos envolvendo as empresas:


Gas Consultoria;

Ows;

Braiscompany

MSK Investimentos;

Rental Coins

RCX Group Investimentos;

Grow Up;

Atlas Quantum;

Indeal Consultoria;

Trust Investing;

Binance.

Recomendações

O relatório traz uma série de recomendações para órgãos na esfera administrativa, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, a Secretaria Nacional do Consumidor, entre outros.



Entre as sugestões, está uma que propõe à Receita Federal do Brasil atualizar o conceito de criptoativo e ampliar o dever de reportar operações pelos representantes locais das corretoras estrangeiras.


O texto também pede uma auditoria fiscal especial de 28 empresas em razão de irregularidades identificadas durante os trabalhos da CPI e que podem configurar crimes contra a ordem tributária.


Ao Banco Central é recomendado a apuração da conduta de Prestadores de Serviço de Ativos Virtuais (PSAVs), quando estes fazem uso de configurações de operação de depósito e saques em reais através de contas bancárias que não são de titularidade dos prestadores.


Além disso, o relatório propõe quatro projetos de lei para aprimorar:


a legislação penal em relação à obtenção de ganhos ilícitos através de processos fraudulentos;

a legislação em relação a prestadores de serviços de ativos virtuais

a legislação em relação à publicidade de cripto ativos por influenciadores digitais;

a legislação em relação aos programas de milhagem de empresas do setor aéreo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionário de supermercado é baleado e tem malote com dinheiro roubado em assalto no interior do RN

Criminosos usaram avenida para fugir — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O funcionário de um supermercado foi baleado e teve um malote com dinheiro roubado em um assalto na manhã desta segunda-feira (9) na cidade de Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.


A vítima foi internada no Hospital Regional do Seridó e não corre risco de morte, de acordo com a unidade de saúde. O valor roubado não foi informado pela Polícia Militar.


O assalto aconteceu na Avenida Seridó, por volta das 11h. De acordo com a PM, o funcionário com o malote caminhava ao encontro do proprietário do supermercado, que estava dentro de um carro nas proximidades, quando foi supreendido pelos criminosos.



Os suspeitos chegaram em uma moto e atiraram contra o funcionário, que foi baleado na altura do peito. Em seguida, os criminosos fugiram. De acordo com a PM, o dinheiro que estava no malote seria levado para uma agência bancária próxima.


O proprietário do supermercado, que aguardava o funcionário, prestou os primeiros socorros. A vítima foi levada para o Hospital Regional do Seridó para atendimento e não corre risco de morrer.


Até a atualização mais recente desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso pelo crime. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN decreta ponto facultativo e 'emenda' Feriado da Padroeira do Brasil com a sexta (13)

Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para servidores estaduais na próxima sexta-feira (13), um dia depois do feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil. A medida foi publicada na edição de sábado (7) do Diário Oficial do Estado (DOE).


O g1 procurou também a prefeitura de Natal para saber se a sexta-feira será ponto facultativo, mas o Município informou que até esta segunda-feira (9) ainda não havia definição.


Segundo o decreto do governo do RN, será ponto facultativo na Administração Pública Direta, mas a medida “não se estende às forças policiais civis e militares, às unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos”.



Quanto às entidades e órgãos de Administração Indireta, Autárquica e Fundacional, competirá aos dirigentes máximos dos órgãos decidir sobre a adesão ao ponto facultativo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem esfaqueia a companheira e mata tio dela que tentou defendê-la na Grande Natal

Militares da 8ª Companhia Independente da PM prenderam o homem em flagrante pelos crimes de homicídio e duas tentativas de feminicídio. — Foto: Reprodução/TV Integração

Um homem foi preso, na noite de sábado (7), após esfaquear a companheira e matar o tio dela, que tentou defendê-la, com cerca de 20 facadas em São José de Mipibu, na Grande Natal. A esposa do tio da moça, que tentou intervir junto ao marido, também foi ferida com golpes no rosto e no pescoço.


O agressor estava armado com duas peixeiras e um revólver artesanal. Após os ataques, ele tentou fugir e se esconder em outra residência no bairro Novo, onde os crimes aconteceram.


A população tentou linchá-lo, mas logo ele foi preso por policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar. Os agentes prenderam o homem em flagrante pelos crimes de homicídio e duas tentativas de feminicídio.



A companheira do agressor e sua tia foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento do município. Já o acusado foi conduzido para a 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Surfista cai de falésia em Pipa e é salvo por latidos de cachorro: 'Um herói'

Carlos Henrique caiu de uma falésia de aproximadamente 30 metros na praia da Pipa e foi salvo pelos latidos de seu cachorro, Drick. — Foto: Foto: Cedida

"Ele é um herói". É assim que o surfista Carlos Henrique, de 41 anos, definiu o seu cachorro Drik. Carlos caiu de uma falésia na praia da Pipa, em Tibau do Sul, e foi salvo pelos latidos de Drik. O caso aconteceu por volta das 19h deste domingo (8).


"Eu estava brincando com ele no alto da falésia e acredito que tive uma crise de epilepsia, me desequilibrei e caí de uma altura de mais ou menos 30 metros", contou Carlos. Ao cair, ele ficou desacordado. "Quando eu acordei, os socorristas me disseram 'o seu cachorro te salvou'. Eu não sabia ainda o que tinha acontecido e eles me contaram que o Drik ficou latindo até chamar a atenção de um rapaz que estava ali próximo", disse.



O homem encontrou Carlos Henrique preso nas pedras e foi atrás de socorro. Na pista, ele conseguiu localizar duas viaturas da Polícia Militar. Os policiais foram até o local onde a vítima estava e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas foram informados que, por causa da localidade, a ocorrência deveria ser atendida pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, a guarnição mais próxima estaria em Parnamirim.


Os agentes de segurança, então, foram até o hospital de Tibau do Sul para pedir socorro, mas lá foram informados que a equipe médica não conseguiria fazer o resgate. Os militares, então, pegaram uma ambulância e foram até o local do acidente para resgatar Carlos Henrique.


O surfista foi levado para o hospital do município, onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois, ele foi transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde segue internado.


De acordo com a equipe médica, Carlos Henrique está fora de risco. Ele aguarda uma tomografia para verificar se um sangramento no pulmão, identificado inicialmente, ainda persiste.


"É impressionante como não aconteceu nada [mais grave]. Mas o mais impressionante mesmo é que quem me salvou foi o cachorro. Ele é um herói. Drik é um herói, é meu fiel escudeiro", contou Carlos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Onze pessoas ficam feridas após ônibus com atletas tombar na BR-304, em Angicos

Onze pessoas ficam feridas após ônibus com atletas tombar na BR-304, em Angicos. — Foto: Foto: Reprodução

Um ônibus que levava um grupo de atletas para Itajá, município localizado no Agreste do RN, tombou na noite deste domingo (8) no km 160 da BR-304, em Angicos. O acidente aconteceu por volta das 22h.


Os atletas estavam voltando da Paraíba, onde haviam ido jogar futebol.


De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma possível falha mecânica ou elétrica fez com que o condutor perdesse o controle do veículo, que saiu da pista e acabou tombando.


O tombamento teria acontecido em baixa velocidade deixou 11 passageiros feridos. Alguns foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, outros ficaram em Angicos e outros foram levados para Fernando Pedroza.



Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Oito homens são presos e um adolescente é apreendido durante rinha de galos no Planalto, em Natal

Oito homens são presos e um adolescente é apreendido durante rinha de galos no Planalto, em Natal — Foto: Foto: Divulgação/GMN

Oito homens foram presos e um adolescente de 17 anos foi apreendido na tarde deste domingo (8) durante uma rinha de galos que acontecia em uma casa no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal.


De acordo com a Guarda Municipal, mais de 20 pessoas participavam do evento. Ao perceberem a presença dos agentes, alguns participantes fugiram por um matagal.


No local, foram encontrados um caderno com anotações das brigas dos galos, quatro frascos com medicações para as aves, nove seringas, onze lacres e 43 esporas para serem utilizadas nas rinhas.


Além do material citado, também foram encontrados na casa uma criação de porcos, um freezer cheio de carnes e uma balança. A situação fez os agentes acreditarem que na casa funcionava um abatedouro clandestino e a comercialização de carne suína.


Além dos galos e do material para a rinha, uma criação de porcos, um freezer cheio de carnes e uma balança foram encontrados na casa. — Foto: Foto: Divulgação/GMN


Com isso, os proprietários dos galos e o menor, junto à sua mãe (dona do imóvel), foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul para esclarecimentos.


O Boletim de Ocorrência assinado pelo Delegado Alexandro Gomes Bezerra dos Santos aponta que os envolvidos responderão na justiça pelos crimes de maus-tratos contra animais, associação criminosa, corrupção de menores, venda de mercadorias em condições impróprias para o consumo, crueldade contra os animais e jogo de azar.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi acionada e lavrou um Auto de Infração. A pasta ainda enviará um Relatório de Inspeção à Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (Demaatur). Além disso, a dona da casa será ouvida em audiência marcada para esta segunda-feira (9) na Semurb.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com superlotação, idoso de 101 anos é internado em corredor do maior hospital público do RN

Com superlotação, idoso de 101 anos é internado em corredor do maior hospital público do RN — Foto: Reprodução

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte, enfrenta superlotação desde sexta-feira (6). A informação é do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde). Em um dos corredores no setor de politrauma, uma pessoa idosa de 101 anos está internado irregularmente.


Segundo a informação do sindicato, denúncias apontam que existem 22 pacientes internados na sala de recuperação e três salas de cirurgia estão paradas com usuários que precisam de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está em falta.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, por meio de nota, que está atuando em regime de força-tarefa desde o fim de semana para ampliar a capacidade de atendimento da unidade, em cooperação com as outras unidades da rede estadual. A pasta também informou que foram realizados, somente neste fim de semana, 361 atendimentos no Walfredo Gurgel, dos quais 117 foram internados. Quantidade é cerca de 50% acima da média de internação do hospital.



Em julho deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça pedindo, no prazo de 15 dias, a imediata retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.


Ainda de acordo com as denúncias recebidas pelo SindSaúde sobre a lotação no Walfredo Gurgel, os setores de politrauma e o Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) também estão superlotados com internações irregulares. Na ala dos politraumas, que possui fluxo intenso na unidade, um dos corredores está com paciente dos dois lados e até idosos, incluindo uma pessoa com 101 anos, uma de 89 e outra de 82 anos.


Em entrevista à Inter TV Cabugi, a secretária adjunto da Sesap, Leidiane Queiroz, apontou medidas que a secretaria tem feito para contornar a lotação da unidade.


“Abrimos 20 leitos no Deoclécio Marques, em Parnamirim, que está ampliando a capacidade de procedimentos cirúrgicos. Também estamos caminhando, a passos largos, com a chamada de profissionais para a abertura do 5º andar no hospital”, disse.


Com o chamamento de novos profissionais e abertura de um andar no Walfredo Gurgel, serão mais 15 leitos voltados para a ampliação do atendimento na área ortopédica. A medida é parte do incremento de leitos que atendeu também o hospital Deoclécio Marques, voltado exclusivamente para serem retaguarda do Walfredo Gurgel.


“Ainda assim, uma boa parte de pacientes que poderiam não vir ao Walfredo Gurgel, cerca de 40%, com fraturas de menor risco a vida e de menor complexidade, que poderiam receber atendimento em serviços regionais”, completou.


Alta demanda

Por informações da Sesap, foram realizados, de sexta-feira (6) até domingo (8), 361 atendimentos no Walfredo Gurgel. Deste número, 117 foram internados, cerca de 50% acima da média de internação registrada comumente pela unidade.


Ainda de acordo com a secretaria, neste período também houve um aumento de 30% na demanda de ambulâncias vindas do interior do Rio Grande do Norte, que representaram 41% dos casos atendidos neste período, sem passar pelo processo de regulação.



Sobre a regulação destes pacientes, a coordenadora de Regulação da Sesap, Renata Nascimento, explicou que a central avalia os casos individualmente e que o número de chamados aumentou nos últimos dias.


“O Rio Grande do Norte possui uma central que atende solicitações 24h por dia. Nos primeiros oito dias de outubro, foram quase 600 chamadas. Diante dos pedidos existem protocolos criteriosos de acordo com o nível de complexidade, para que o paciente seja atendido onde for melhor”.


A avaliação tem por objetivo garantir os leitos livres no Hospital Walfredo Gurgel, tem possui uma importância para casos de politraumatismo de alta complexidade em todo o estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Grupo de potiguares consegue deixar Israel no terceiro dia de conflito

Doze pessoas de um grupo de 25 potiguares que estavam em Tel Aviv conseguiram deixar Israel na manhã desta segunda-feira (9) — Foto: Cedida

Doze pessoas de um grupo de 25 potiguares que estavam em Tel Aviv conseguiram deixar Israel na manhã desta segunda-feira (9), terceiro dia de conflito na região. A informação foi confirmada pela Arituba Turismo, agência organizadora da viagem.


Dois passageiros seguiram para Barcelona e dez para Madri, todos em voos comerciais. A expectativa da agência é que até a manhã de quarta-feira (11) todo o grupo deixe Israel.


O grupo foi a Tel Aviv para cumprir uma viagem de peregrinação, sob a liderança espiritual do Padre Francisco. De lá, seguiriam para Jerusalém. A viagem terminaria no dia 17 de outubro. Porém, com a situação de conflito na região, o grupo de passageiros decidiu suspender a viagem e retornar ao Brasil.


Guerra declarada após ataques

No sábado (7), o Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.


O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, chegou a dizer que a Faixa de Gaza pagaria um "preço pesado, que vai mudar a realidade de gerações".


Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). A agência da ONU afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Natal será a melhor capital do Brasil para observar o eclipse solar anular no sábado (14)

A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular. — Foto: REUTERS/Tim Chong

Natal será a melhor capital do Brasil para observar o eclipse solar anular de 2023, que acontece no próximo sábado (14).


O dado é de um ranking feito pelo g1 com a ajuda do professor de física e mestre em cosmologia Felipe Sérvulo. As capitais foram elencadas com base em análises em um software especializado e levando em consideração o critério de porcentagem de cobertura do sol. Confira:


Melhores capitais para observar o eclipse

CapitalEstadoCobertura do sol
NatalRN88,52%
João PessoaPB88,50%
ManausAM88,32%
TeresinaPI87,38%
RecifePE87,19%
FortalezaCE83,65%
MaceióAL82,50%
PalmasTO82,31%
São LuísMA79,50%
AracajúSE78,66%
Porto VelhoRO78,61%
BelémPA76,76%
MacapáAP73,02%
Boa VistaRR71,99%
SalvadorBA71,93%
Rio BrancoAC70,22%
BrasíliaDF63,10%
CuiabáMT61,62%
GoiâniaGO59,90%
Belo HorizonteMG48,95%
VitóriaES47,18%
Campo GrandeMS45,84%
Rio de JaneiroRJ38,81%
São PauloSP37,09%
CuritibaPR31,05%
FlorianópolisSC24,63%
Porto AlegreRS17,60%


Segundo Felipe Sérvulo, as melhores cidades para observar o eclipse são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do "anel de fogo". Nelas, será possível ver o anel completo do eclipse anular.


No Rio Grande do Norte, a cidade mais ao centro da faixa e com probabilidade de ter a melhor visualização do fenômeno no estado é Caicó, localizada no Seridó.


Mapa com o 'rastro' do eclipse solar anular mostra que Natal e João Pessoa são as melhores capitais para ver o fenômeno. — Foto: Reprodução/Solarium


"O eclipse é uma sombra que vai caminhando na superfície da Terra. E a linha desse eclipse de sábado vai passar em Caicó, uma cidade que está longe da faixa de umidade que há na região litorânea do Brasil. Então, possivelmente Caicó vai ser a melhor cidade para se observar o fenômeno no estado", explicou o astrofísico José Dias do Nascimento Júnior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


O Grupo de Estrutura Estelar e Exoplanetas (Ge3), pertencente ao Departamento de Física da UFRN, estará em Caicó no próximo sábado (14) acompanhando o eclipse. O evento deve desempenhar um papel fundamental nas atividades de extensão da Universidade em 2023.


Eclipse solar anular

O eclipse solar anular acontece em razão do alinhamento do sol, da lua e da Terra, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu.


A observação do fenômeno neste sábado (14) começa a partir das 15h43 e vai até, no máximo, as 17h50.


O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, está previsto para acontecer em 2 de outubro de 2024.


Fonte: g1

Leia Mais ››