quinta-feira, maio 12, 2022

Foragido da Justiça, acusado de participar da morte de ex-prefeito paraibano é preso no RN

Um homem foragido da Justiça, apontado como um dos envolvidos na morte do ex-prefeito de Bayeux (Paraíba), Expedito Pereira, foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (11). O crime aconteceu em dezembro de 2020.


Expedito Pereira (MDB) foi prefeito de Bayeux quatro vezes e também deputado estadual da Paraíba — Foto: Reprodução/Instagram


Segundo a Polícia Civil, a prisão de Gean Carlos da Silva Nascimento aconteceu no fim da tarde desta quarta (11), em Parnamirim, na Grande Natal, durante uma abordagem de policiais, que constataram que havia um mandado de prisão aberto contra ele.


Ele é um dos três acusados de envolvimento no homicídio do ex-prefeito de Bayeux e ex-deputado estadual da Paraíba Expedito Pereira, que foi baleado quando andava sozinho pelo bairro de Manaíra, em João Pessoa, em dezembro de 2020.



As investigações da Polícia Civil paraibana apontaram que o crime foi cometido para ocultar outras ações cometidas contra a vítima. Os autores do crime teriam a intenção de encobrir gastos excessivos dos bens materiais e posses do patrimônio do ex-gestor.


Ricardo Pereira, sobrinho da vítima que teria idealizado o crime, e Leon Nascimento, que teria efetuado os disparos, foram presos ainda no decorrer das investigações. Eles foram condenados no início de abril a 20 e 24 anos de prisão em regime fechado, por homicídio qualificado.


Gean Carlos, que seguia foragido durante o processo, teria participado do crime indo com Leon Nascimento buscar a moto e e entregando a arma que foi usada no crime.


Segundo a polícia, Ricardo Pereira era o responsável por administrar todas as finanças do tio, tinha acessos aos cartões de débito e saque das contas bancárias do ex-prefeito, além das senhas dos cartões e das operações eletrônicas de aplicativos de banco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem salta de parapente e fica pendurado em fio de média tensão no interior do RN

Um homem ficou preso em uma fiação de média tensão nesta quinta-feira (12) após realizar um voo de parapente na zona rural de Cruzeta, no interior do Rio Grande do Norte.


Homem pendurado em fio de alta tensão no RN — Foto: foto cedida


Por ser um local de difícil acesso e muito alto, a corporação pediu auxílio da aeronáutica e um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado de Recife.


O homem foi resgatado por volta das 13h20, mais de sete horas após iniciar o voo de parapente. Ele estava consciente, estável, mas reclamava de muita sede e fome.


O Corpo de Bombeiros estima que ele estivesse a uma altura de 100 metros. A região é conhecida como Serra da Formiga. O Corpo de Bombeiros havia informado inicialmente que o trecho ficava em São José do Seridó, porém a Companhia Energética do RN (Cosern) disse que o ponto atingido na fiação foi em Cruzeta.



Os socorristas precisaram se pendurar em uma corda, conectada ao helicóptero, mas tiveram dificuldades para chegar até o parapentista.


De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caicó, o homem começou o voo no início da manhã, por volta das 6h. Ele teria enfrentado uma ventania, que o tirou da rota inicial e o arremessou contra a fiação.


O parapente, então, teve as cordas enroladas nos fios e o homem ficou pendurado. O Corpo de Bombeiros foi acionado, encontrou o homem, mas não conseguiu chegar até ele devido à altura. Por isso, solicitou um apoio aéreo. A rede elétrica do trecho foi desligada, segundo informou a Cosern.



Após o resgate, o parapentista foi colocado em solo e socorrido em uma viatura do Corpo de Bombeiros que seguiu com destino ao município de Caicó. Ele foi levado para um hospital da cidade para atendimento, mas estava consciente e estável.




Fazendo upload: 894248 de 894248 bytes.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Segurança do RN convoca 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para curso de formação

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) convocou 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para o curso de formação. A lista dos convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12). Confira AQUI.


Secretaria de Segurança do RN convoca 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para curso de formação — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN


Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães.


Conforme o edital de convocação, o curso de formação profissional deverá ocorrer no período de 6 de junho a 31 de agosto deste ano.


Já as matrículas no curso de formação deverão ser feitas de 16 a 20 de maio, de acordo com a letra inicial do nome do candidato. A matrícula é presencial no Auditório da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, localizado na Avenida Interventor Mário Câmara, nº 3532, Cidade da Esperança, em Natal.


Para sanar qualquer dúvida referente ao edital e ao curso de formação profissional, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp, exclusivamente por mensagem de texto, através do número (84) 9 8144-9067.


Fone: g1

Leia Mais ››

Criminosos fazem pix do celular da vítima durante arrastão em sítio no interior do RN

Fazendo upload: 405876 de 405876 bytes.


Criminosos fizeram um arrastão e realizaram transferências por meio de pix, com o celular de uma das vítimas, em uma propriedade rural do município de Campo Grande, no Oeste potiguar. O crime aconteceu na quarta-feira (11).


Segundo a Polícia Militar, pelo menos sete homens armados e encapuzados chegaram à casa da família, localizada no sítio Pitombeira, por volta das 5h30.


No momento do crime, havia três pessoas na casa e uma das vítimas chegou a ser agredida pelos bandidos com uma coronhada na família.


Eles roubaram objetos de valor do imóvel, como equipamentos eletrônicos, e ainda fizeram o pix do celular de uma das vítimas para outra conta. O valor não foi divulgado pela polícia.


O grupo ainda fugiu levanto a moto e o carro da família.


A Polícia Militar foi acionada e começou buscas por suspeitos. Durante a operação, os militares localizaram e recuperaram os veículos e parte dos pertences roubados, que foram abandonados em um matagal da região.


Nenhum suspeito foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casos de pessoas desaparecidas sobem 60% no RN

Os casos de pessoas desaparecidas aumentaram 60% nos primeiros quatro meses de 2022, no Rio Grande do Norte, na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento é da Secretaria de Segurança Pública do Estado, feito a partir de solicitação do g1 RN à Polícia Civil.


Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) é responsável por investigação de desaparecidos. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi|


Ao todo, a corporação registrou 168 desaparecimentos de janeiro a abril, contra 105 casos no mesmo período do ano passado. Os dados oficiais não apontam, no entanto, o percentual de pessoas dadas como desaparecidas que foram encontradas depois.


De acordo com os dados, a maior parte das ocorrências foi registrada nas delegacias de Natal. Ao todo, a capital registrou 90 desaparecimentos desde o início do ano, ou seja, 53,5% das ocorrências no estado. No mesmo período do ano passado, apenas 37 casos tinham sido registrados na capital.


Do total de desaparecidos no primeiro quadrimetre de 2022, na capital, 19 foram crianças e adolescentes menores de idade.


Somente em abril, a polícia registrou 8 boletins de ocorrência de famílias à procura de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que tinham sumido.


Os dados são do Núcleo de Investigação Sobre Pessoas Desaparecidas (NIPD), vinculado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.


Segundo o delegado Cláudio Henrique, da 9ª DHPP, os casos são investigados prioritariamente pelas delegacias de homicídios. Nos municípios onde não existem unidades especializadas, os inquéritos e buscas ficam a cargo das delegacias municipais, que são apoiadas pelo NIPD.


Para ele, é impossível, em um primeiro momento, explicar as causas do aumento do registro de desaparecimentos.


"Esse é um fenômeno social muito complexo, com diversos fatores que podem influenciar no aumento do registro. Faz-se necessário uma analise profunda dos dados de desaparecimento de anos anteriores, especialmente pré-pandemia, a fim de se buscar uma causa que explique aumento", considerou.


"Há uma grande distribuição de casos de desaparecidos em diversas faixas etárias e cada faixa etária possui um perfil preponderante em relação às causas do desaparecimento", disse o delegado.

Um dos casos de desaparecimento registrados em 2022 foi do comerciante Leonardo Paulino de Morais, de 24 anos, que saiu de casa, na região metropolitana, para fazer uma entrega em Natal, no dia 18 de março. Desde então, ele não entrou mais em contato com a família.


Outro desaparecimento foi de João Fernandes Filho, de 73 anos, que aconteceu no dia 2 de fevereiro. Em março, a Polícia Civil prendeu um suspeito que confessou que matou o idoso e enterrou o corpo dele em uma praia de Areia Branca, no Oeste potiguar. Apesar disso, o corpo não foi localizado.


De acordo com o delegado Cláudio Henrique, ao perceber o desaparecimento de uma pessoa, a família deve procurar uma delegacia e apresentar todos os dados possíveis do desaparecido, incluindo redes sociais e telefones utilizados, além de relatar da forma mais detalhada possivel a rotina e a vida social da pessoa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de influenciadora que morreu em Portugal tem previsão de chegar a Natal no sábado (14), diz família

O corpo da influenciadora digital potiguar Handkelly Bezerra, de 37 anos, que morreu em um acidente de trânsito no último sábado (7), em Portugal, tem previsão de chegar a Natal neste sábado (14).


Handkelly Bezerra faleceu em acidente em Portugal — Foto: Reprodução


Segundo a família, o corpo aguardava uma autópsia que precisava ser feita em Portugal, por questões legais, antes de embarcar para o Brasil. Os exames são realizados nas vítimas de mortes violentas.


"Ele [o marido de Hand] me mostrou os bilhetes hoje. Ele disse que só vinha junto com minha irmã. Estão com previsão de chegar sábado à tarde", disse o irmão da influenciadora, Nilton Júnior.


Enquanto aguardam a chegada do corpo, os familiares vão realizar a missa de 7º dia da influenciadora nesta sexta-feira (13) na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, na Zona Sul de Natal.


Os familiares esperam que o corpo de Hand, com ela era mais conhecida, chegue no sábado para poderem marcar a data do velório e do enterro. As celebrações serão abertas também aos seguidores da influenciadora.


Handkelly Bezerra com seu irmão, Nilton Bezerra Júnior — Foto: Cedida


O acidente

Segundo o irmão de Hand, Nilton Júnior, ela e o marido pegaram um carro por aplicativo no hotel, em Lisboa, com destino ao aeroporto para seguir viagem para a Itália.


Segundo ele, essa era a viagem dos sonhos da influenciadora e que vinha sendo adiada pelo menos desde 2019, por causa também da pandemia da Covid-19.


"Nesse caminho para o aeroporto, ela pediu para Cássio (marido) senhor adiantar o check-in. Ele pegou o celular e ficou de cabeça baixa, adiantando, quando escutou ela dizendo 'meu Deus'. Ele só lembra da pancada e que o carro rodou várias vezes. Ele começou a chamar por ela, falou 'flor' e e ela não respondia. Ele lembra que do corpo dela, sem nenhum, não estava deformado. Botaram ele na ambulância e ele o tempo todo querendo sair, querendo ir atrás dela, mas deram uma injeção nele que ele apagou. Quando ele acordou, o corpo de bombeiro foi lá e disse que fez todos os procedimentos e ela não resistiu. Morreu no local", conta Júnior.


Ainda de acordo com ele, o cunhado teve fraturas nas costelas, quebrou alguns dentes e tem vários hematomas pelo corpo.


Quem era Hand

Advogada e empreendedora, Hand havia deixado a profissão de origem para atuar como influenciadora digital. Ela criou do perfil Casa194 no Instagram, que tinha mais de 40 mil seguidores, onde apresentava dicas de mesa posta, decoração, receitas, entre outros conteúdos. Ela era casada e mãe de um menino de 13 anos.


"Ela era uma uma pessoa muito amada, muito querida, cativadora, humilde. Ela era simpatia, era luz. Estava com 37 anos, no auge, empreendedora, advogada. Ela viveu muito bem seus trinta e sete anos", diz o irmão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Emparn prevê fim de semana de chuvas com temperaturas mais amenas no RN

A Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas e temperatura mais amena em todas as regiões do estado na manhã desta quinta-feira (12). A previsão para o fim de semana é de chuva em algumas regiões (veja abaixo).


Emparn prevê fim de semana de chuvas com temperaturas mais amenas no RN — Foto: Reprodução


O Sistema de Monitoramento da Emparn registrou chuvas em 101 postos de monitoramento, das 9h15 da manhã da quarta-feira (11) até o mesmo horário da quinta. Os maiores acumulados ocorreram nos municípios - por região - de Bodó (Central Potiguar), com 88 milímetros; Caraúbas (Oeste Potiguar), com 58,9 mm; Parnamirim (Leste Potiguar), com 35,9 mm; e Jundiá (Agreste Potiguar), com 18,2 mm.


"Maio é o último mês da quadra chuvosa do semiárido no Rio Grande do Norte e vem confirmando a ocorrência de um bom inverno na região. O sistema indica que as chuvas já começam a acontecer com mais frequência nas regiões Agreste e Leste do estado, onde deverão permanecer até agosto, devido à atuação dos sistemas meteorológicos", falou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.


Ele lembra que "em 2021, o período chuvoso foi abaixo do normal" e que "a perspectiva é de chuvas com volumes mais generosos nas regiões Leste e Agreste em 2022".


"Além de boas chuvas e a temperatura mínima poderá chegar a 19°C, nas madrugadas no período entre junho e agosto bem como nas regiões Serranas poderá chegar a 14°C", completou.


Previsão dia a dia

Sexta-feira (13) - Céu nublado com chuvas em todas as regiões.

Sábado (14) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Alto Oeste, Mossoró e Leste.

Domingo (15) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Mossoró e Leste.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura de Mossoró inicia cadastramento de comerciantes para o 'Pingo da Mei Dia' e 'Boca da Noite'

A Prefeitura de Mossoró definiu os critérios para utilização de espaço público durante as festividades do Mossoró Cidade Junina 2022.


Prefeitura inicia cadastramento de comerciantes para o Mossoró Cidade Junina — Foto: Arquivo/Prefeitura Municipal de Mossoró


O cadastramento e credenciamento de comerciantes para o 'Pingo da Mei Dia' e 'Boca da Noite' acontecem entre 12 e 17 de maio.


Os proprietários de imóveis localizados no percurso do evento, que compreende o Corredor Cultural, receberão prioridade na utilização dos espaços.


O decreto que estabelece as regras de utilização das áreas e datas de credenciamento foi publicado nesta quarta-feira (11) no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).


Nesta quinta-feira (12), o cadastro acontece de forma exclusiva para os autorizatários que tenham interesse em utilizar os passeios públicos na área do seu imóvel. O proprietário deve comprovar a posse ou propriedade da área.


Já nos dias 13 e 14 de maio, o cadastramento acontece para os demais interessados na utilização dos espaços disponíveis.


No ato de cadastramento, o solicitante deverá estar munido dos seguintes documentos:


requerimento devidamente preenchido e assinado;

cópia do RG e CPF (pessoa física), e CNPJ (pessoa jurídica);

contrato social ou documento equivalente e último aditivo (se houver);

comprovante de residência recente;

comprovante de participação na edição do último evento ocorrido de forma presencial (2019), por meio do termo de autorização de solo (se houver participado).

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb) divulgará até o dia 16 de maio, no site oficial da Prefeitura de Mossoró, a relação dos permissionários habilitados ao credenciamento.


O processo de credenciamento acontecerá de forma exclusiva no dia 17 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. No momento, será emitido o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que deverá ser quitado conforme a data de vencimento do título. A Seimurb, após a comprovação do pagamento, realizará a expedição do Termo de Autorização.


O decreto também discorre sobre o período de instalação de tendas e barracas. Em relação ao 'Pingo da Mei Dia', será permitida a instalação dos equipamentos a partir das 18h do dia 1º de junho até as 6h do dia 4 de junho. Referente ao 'Boca da Noite', a instalação deve ser feita a partir das 18h do dia 21 de junho, até as 12h do dia 25 de junho.

O município garante a isenção da taxa de ocupação de espaço para pequenos ambulantes que comercializam cachorro-quente, milho verde, batata frita e outros produtos do gênero alimentício.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anvisa mantém máscaras obrigatórias em aeronaves, mas libera serviço de bordo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta quinta-feira (12) suas medidas de proteção sanitária contra a Covid-19 em aeroportos e aeronaves.


Passageiro deixa o aeroporto de Montevidéu, capital do Uruguai, com bagagem em 1 ° de novembro de 2021. — Foto: Matilde Campodonico/AP


Com as novas regras, o uso de máscaras faciais permanece obrigatório em aviões e áreas restritas de aeroportos, mas o serviço de alimentação a bordo poderá ser retomado a partir do dia 22 de maio.


Segundo a agência, a decisão da diretoria colegiada (órgão máximo da Anvisa) considera o cenário epidemiológico atual, no qual o risco de exposição de viajantes está bastante reduzido.



A Agência recomenda que os serviços de bordo sejam os mais breves possíveis, de forma a não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos viajantes.

"Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros", disse a Agência, em nota.


O retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado pela agência.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Farmácia de SP acusada de homofobia por chamar publicitário de 'Gaylileu' paga R$ 40 mil de indenização, e Justiça arquiva caso

Uma tradicional rede de farmácias que no ano passado foi acusada de homofobia por ter chamado um publicitário de "Gaylileu" aceitou fazer neste mês um acordo e pagou R$ 40 mil, a título de indenização por danos morais, para a Justiça arquivar o caso. A vítima recebeu metade desse dinheiro, e os outros R$ 20 mil foram para uma ONG que abriga jovens LGBTQIAP+ na capital paulista.


Em 2021, Galileu Araujo Nogueira passou a receber mensagens da Droga Raia por SMS do celular e cupons de desconto para medicamentos, com seu nome escrito com a inclusão da letra "y", formando a palavra "gay", ao lado da sugestão do remédio que ele usava. Antes disso, o nome do cliente era grafado corretamente nos recados que recebia.


Em março deste ano, o publicitário de 33 anos, que é homossexual, denunciou a discriminação que sofreu nas redes sociais, e o g1 divulgou o caso. Ele postou fotos dos cupons e as mensagens que recebeu da farmácia em seu perfil no Instagram:


"Droga Raia: Gaylileu o NORVOSAC 5 MG 30 S deve estar acabando. Compre pelo site ou na Droga Raia mais prox (p/sair envie PARE)", informa o SMS recebido em 19 de março de 2021 sobre o medicamento controlado que toma para hipertensão.


Até janeiro do ano passado, a Droga Raia grafava corretamente o nome de Galileu — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Bolsas de estudos


Cupons de desconto da Droga Raia têm o nome de 'Gaylileu' e não Galileu, como o publicitário é seu nome — Foto: Reprodução/Divulgação


Com a indenização que recebeu, Galileu informou que irá dar bolsas de estudos para jovens LGBTQIAP+ que queiram se especializar em comunicação. O publicitário também usa suas redes sociais para mostrar seu trabalho como estrategista de marcas, além de dar aulas de construção de marca na Miami AdSchool.


A outra parte do valor da indenização vai ajudar a ONG Casa 1, que recebe gratuitamente pessoas de 18 a 25 anos que foram expulsas de suas casas pelas famílias por causa de suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero.


Com o acordo amigável entre as partes, a ação de indenização por dano moral que Galileu movia na Justiça contra a empresa foi encerrada. Ele cobrava R$ 44 mil de indenização, além de exigir que ela crie programas de treinamentos com funcionários.


Além disso, a condenação que a Droga Raia sofreu foi substituída por esse acordo. Em abril deste ano, a Justiça havia condenado a farmácia a pagar R$ 4 mil ao publicitário, mas esse valor nunca foi pago. E não será mais por conta do pacto que a empresa e Galilleu firmaram e que foi homologado em maio pela Justiça.


'Marco na luta contra homofobia no Brasil'


Galileu Nogueira comunicou o acordo com a Droga Raia em seu Instagram — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Instagram


"O resultado da ação, pra mim, é um excelente marco na luta contra homofobia no Brasil. E acredito que ela pode inspirar outras pessoas da comunidade LGBTQIAP+ a não se calarem mais. A possibilidade de reverter a indenização, vindo de um ato de homofobia, e virando uma possibilidade de educação para comunidade é o que mais me deixa feliz no resultado desse processo", disse Galileu, que gravou um vídeo na sua rede social para tratar do acordo.

O que diz a Droga Raia

Por meio de nota encaminhada ao g1 por sua assessoria de imprensa, a Droga Raia informou que respeita a comunidade LGBTQIAP+ e trabalha pela inclusão dessas pessoas no seu quadro de funcionários.


"Ficamos satisfeitos com o desfecho, pois sabemos que isso poderá contribuir com a promoção contínua da diversidade, e porque estamos aprendendo juntos como construir uma sociedade mais inclusiva", informa o comunicado da rede de farmácias (leia abaixo a íntegra da nota).

Galileu contou que sofreu a homofobia no ano passado, quando foi a uma farmácia da Droga Raia na Rua Frei Caneca, conhecida pela presença de LGBTQIAP+ no centro de São Paulo. Chegando lá, o publicitário disse que viu seu nome grafado de maneira pejorativa, como 'Gaylileu', nos cupons de desconto para medicamentos. Depois passou a receber mensagens pelo celular com o mesmo nome que o ofendeu.


Galileu Nogueira usou sua rede social para denunciar ter sido vítima de homofobia na Droga Raia em São Paulo — Foto: Reprodução/Rede social


À época, o publicitário havia dito que foi "perturbador" descobrir que alguém que trabalha na Droga Raia trocou seu nome por preconceito pelo fato de ele ser gay.


"Na hora que recebi essa mensagem, pensei: 'Deve ter sido um erro de digitação', mas alguns segundos depois entendi que não, era homofobia. Não havia sentido ser um erro de digitação em algo que sempre foi escrito certo nas mensagens", disse Galileu. "O sentimento é bem perturbador."

Também em março , o advogado Giovani Ravagnani, que defende Galileu, havia dito que o que estava em disputa contra a Droga a Raia, na ação impetrada por ele na Justiça, não era o dinheiro, mas a responsabilidade da empresa com o ato de homofobia que ocorreu com seu cliente.


"É muito menos a indenização e muito mais trazer a discussão para ter programa de treinamento de funcionários para isso não ocorrer de novo", falou Giovani.


Droga Raia na esquina da Rua Frei Caneca, no Centro de São Paulo, onde publicitário disse ter sido indagado por funcionário se eu nome era mesmo 'Gaylileu' — Foto: Reprodução/Google Maps


"A Droga Raia é uma empresa com mais de 115 anos, que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus clientes, aberta à diversidade, à pluralidade e a relações transparentes, portanto, somos contra qualquer ato de discriminação. Respeitamos a comunidade LBTQI+ e trabalhamos pela inclusão dessas pessoas em nosso quadro de funcionários, sempre preocupados com o bom atendimento dos nossos clientes em nossas farmácias.


Quando recebemos o relato do Sr. Galileu entramos em contato para marcar uma conversa pessoal e apresentar as iniciativas da empresa no campo da Diversidade, e mesmo com a sentença judicial determinando um valor bem abaixo do que estávamos negociando, entendemos que poderíamos manter o acordo nos valores combinados, aceitando a sugestão do cliente em destinar parte do valor à ONG Casa 1. Ficamos satisfeitos com o desfecho, pois sabemos que isso poderá contribuir com a promoção contínua da diversidade, e porque estamos aprendendo juntos como construir uma sociedade mais inclusiva.


Continuaremos investindo em treinamentos e conscientização dos nossos 50 mil funcionários para combater a discriminação, bem como no letramento de nossos executivos, que em 2021, tornaram-se sponsors nas agendas de gerações, gênero, LGBTI+, pessoas com deficiência e raça/etnia.


Apesar de todas as nossas iniciativas sabemos que ainda há muito para avançar. Estamos trabalhando para que as nossas farmácias continuem sendo referências no acolhimento às pessoas, mantendo o máximo respeito e cuidado com clientes, funcionários e a sociedade em geral."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Atleta de 14 anos diz ter sido espancado em 'batizado' no judô do Flamengo; polícia investiga

O esporte olímpico do Flamengo, mais especificamente o judô de alto rendimento, virou caso de polícia. Um atleta de 14 anos diz ter sido espancado dentro do clube no que foi chamado de "batizado" pelos agressores.


Sede do Flamengo fica na Gávea, Zona Sul do Rio — Foto: Divulgação/Riotur/Alexandre Macieira


O g1 teve acesso ao registro de ocorrência e ao laudo do exame de corpo de delito, onde são detectadas lesões por "ação contundente", descrita pela vítima no inquérito como enforcamento com quimono, nariz tampado, tapas e chutes.


O caso foi registrado em 19 de março deste ano na 22ª Delegacia de Polícia, na Penha, e encaminhado para a 15ª DP, na Gávea, bairro onde fica a sede do Flamengo.


A vítima diz que o agressor é o judoca Daniel Nazaré, residente em Nova Iguaçu, de 21 anos. Ele não foi ouvido até o momento no inquérito.


O laudo de exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal traz a descrição que também consta no registro, de que "um outro atleta começou a fazer 'brincadeiras' agressivas como tapas no rosto, apertando o nariz, enforcando, no dia 17.03.2022", salientando que a vítima estava nas dependências do clube.


O exame detectou:


"equimose arroxeada medindo cerca de 10mm x 10mm em ponta do nariz à esquerda";

e "escoriação medindo de 10mm x 10mm em região temporal esquerda, com crosta hemática".


Laudo de corpo de delito aponta lesões corporais em lutador do Flamengo — Foto: Reprodução


O documento conclui que há vestígio de lesão corporal por ação contundente, sem risco à vida.


O registro de ocorrência informa que a vítima pratica judô desde os 3 anos de idade e, desde os 5, treina no Flamengo, sendo graduado com a faixa roxa.


Declarou também que, por estar avançado na arte marcial, treina com frequência com atletas mais velhos e graduados. A vítima declarou que já conhecia Daniel Nazaré (faixa preta) e que já tinha treinado com ele algumas vezes.


A vítima informa que participou do treino previsto para acontecer das 17h às 19h no Flamengo, com participação de diversos atletas de mais idade, sendo ele o único "sub-15" na atividade.


Um trecho do registro detalha a "lesão corporal provocada por socos, tapas e pontapés" e diz que a vítima quase perdeu a consciência:


"Que durante esse treino, Daniel Nazaré o entrelaçou o kimono no seu pescoço o imobilizando. Que pediu para Daniel parar, mas ele não obedeceu. Que enquanto imobilizava o declarante, Daniel deu mocas em sua cabeça e apertou o seu nariz para que não respirasse. Que quase perdeu a consciência. Que, enquanto era imobilizado por Daniel, outros atletas, que não sabe dizer os nomes, o agrediram com socos e tapas. Que Daniel permaneceu agredindo o declarante por cerca de quatro minutos. Que após cessar as agressões, Daniel disse que o que acabara de acontecer era uma espécie de 'batizado', mesmo o declarante treinando há anos no clube. Que ficou com lesões no rosto em razão das agressões. Que, neste ato, manifesta o desejo de representar criminalmente contra o autor do fato."


Após as agressões, de acordo com o laudo do exame de corpo de delito, a vítima chegou a ser atendida no Hospital Getúlio Vargas. Foi feita uma tomografia computadorizada, que não mostrou alteração. O documento é assinado por Ana Carolina Braz de Lima.


A reportagem entrou em contato com o pai do atleta, que disse que não poderia dar declarações. Ele forneceu o telefone do advogado, Jorge Júnior, que disse:


"Por enquanto, a situação está em sede policial. Na próxima semana, vamos com o pai do [vítima] na delegacia para analisar como está o inquérito. Ainda não temos nenhuma novidade sobre como a delegacia estará procedendo. Ele sofreu uma agressão, tem corpo de delito, e vamos aguardar para tomar as devidas providências. Estamos aguardando a conclusão do inquérito policial."


O que dizem Flamengo e suposto agressor

Também foi tentado contato com Daniel Nazaré por ligação e mensagem, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O Flamengo informou através de sua assessoria que o caso foi resolvido internamente e "os dois atletas treinam juntos normalmente".


O advogado da família da vítima rebateu e negou a versão do clube.


"Não teve nada acertado internamente. Chamaram os responsáveis da vítima para conversar. O técnico e os supostos atletas até onde sei estão normalmente em atividades no clube. Soube pelo responsável da vítima que um dos supostos atletas envolvidos é maior de idade está disputando torneios pelo clube. Sinceramente não sei o que eles disseram como “resolvido internamente”. Existe um registro de ocorrência efetuado pelos responsáveis e será sobre isso que iremos na próxima semana (à delegacia). Quanto a treinar no clube o [vítima] ficou com muito medo de retornar. Os pais que conseguiram convencer que o mesmo não abandonasse o esporte. Mas ele não quer nenhuma ligação com os envolvidos."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sargento que transportou 37 quilos de cocaína em avião da FAB é excluído da Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) excluiu definitivamente, nesta quinta-feira (12) o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, do seu quadro. O agora ex-militar foi preso em Sevilha, na Espanha, em 2019, ao transportar 37 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva presidencial e acusado de tráfico internacional de drogas.


Sargento Manoel Silva Rodrigues é acusado de transportar cocaína em avião da FAB — Foto: Reprodução


O g1 tenta contato com a defesa do militar. Segundo a FAB, a exclusão de Rodrigues é resultado do processo administrativo aberto para julgar a conduta dele e está "em conformidade com o Estatuto dos Militares".



"A decisão foi proferida após cumprido o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa", diz a FAB.

Por nota, a Força Aérea disse ainda que "atua para coibir irregularidades e repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional".


Condenações


Rodrigues havia sido condenado pela Justiça Militar da União em 15 de fevereiro passado. A pena é de 14 anos e seis meses de prisão.


Na ocasião, a defesa do ex-sargento alegou que a droga não foi transportada no avião da FAB, e sim, passada a ele depois do pouso, na Espanha. Os advogados pediram a troca da acusação de tráfico internacional para crime com pena menor: o de recebimento, venda, fornecimento ou transporte de substâncias entorpecentes.



Em fevereiro de 2020, a Justiça espanhola já havia condenado o então sargento a seis anos e um dia de prisão. Além disso, ele foi sentenciado a pagar multa de 2 milhões de euros.


A partir da descoberta da cocaína em um avião da comitiva do presidente da República, a Polícia Federal (PF) deflagrou, pelo menos, cinco fases da operação batizada de "Quinta Coluna", que investiga um grupo suspeito de traficar drogas em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A última etapa ocorreu em dezembro do ano passado (veja detalhes abaixo).


Acordo


Mala e os 37 kg de cocaína apreendidas com militar da FAB preso na Espanha — Foto: Guarda Civil de Sevilla


Quando foi sentenciado, Rodrigues fez um acordo com a promotoria da Espanha e, às autoridades, contou que "se aproveitou da condição de militar" para cometer o crime. Ele disse ainda que deixaria a droga em um centro comercial de Sevilha.



Rodrigues contou que era a primeira vez que transportava drogas, mas admitiu que costumava revender no Brasil produtos comprados durante as viagens a trabalho, segundo ele, para complementar o salário.


Os promotores espanhóis queriam uma pena maior para ele, de oito anos, mas concordaram em reduzir o tempo porque Manoel Silva Rodrigues confessou o crime. Durante a audiência, ele falou pouco, lamentou a situação e pediu desculpas ao povo espanhol.


Em setembro de 2020, a Justiça da Espanha negou um pedido de transferência do militar para o Brasil. Com a decisão, ele precisa cumprir a pena integralmente no país europeu.


'Quinta Coluna'


Em fevereiro de 2021, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da operação Quinta Coluna. Além do uso de aeronaves militares para o tráfico, os investigadores apuram um esquema de lavagem de dinheiro. À época, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.


Um mês depois, a Justiça determinou a prisão de outros três militares e da esposa de Manoel Silva Rodrigues, por participação nos crimes. Segundo a Polícia Federal, os investigados se associaram ao sargento preso na Espanha, "de forma estável e permanente, para a prática do crime de tráfico ilícito de drogas".


Em relação à lavagem de dinheiro, as investigações apontaram "diversas estratégias do grupo criminoso" para ocultar os bens obtidos por meio do tráfico de drogas, "especialmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie", diz a PF.


Em outubro do ano passado, os policiais prenderam um suspeito de ameaçar testemunhas. Segundo a PF, o preso também é apontado como um dos chefes do esquema.


Em dezembro de 2021, os policiais deflagraram a quinta fase da operação e cumpriram mandados de busca e apreensão em Brasília e em Florianópolis (SC). Nessa etapa, a Justiça Federal determinou o sequestro e o bloqueio de imóveis, R$ 3,6 milhões e de dois veículos de luxo. O nome do alvo não foi divulgado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Hotel de Gramado é escolhido o segundo melhor do mundo em ranking feito por turistas

Um hotel de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, foi escolhido o segundo melhor do mundo em 2022 de acordo com uma votação feita anualmente por turistas no site TripAdvisor, especializado em viagens. O Hotel Colline de France, inaugurado em novembro de 2018, havia ficado no topo do ranking no ano passado, e, desta vez, ficou atrás apenas do Tulemar Bungalows & Villas, localizado no litoral da Costa Rica.


Fachada do Hotel Colline de France, em Gramado, é inspirada na arquitetura de hotéis da França — Foto: Felipe Valduga/Divulgação


Com arquitetura e decoração inspiradas nas construções francesas do século XIX, o hotel brasileiro tem diárias que variam entre R$ 900 e R$ 4 mil e já recebeu em suas dependências nomes como Glória Maria, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Edson Celulari, Ana Hickman, Danielle Winits e a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano.



"Acredito que alguns dos diferenciais do hotel são a decoração inspirada no Segundo Império Francês, o cuidado que temos com os hóspedes e a sofisticação das suítes e das áreas comuns. Há uma dedicação em atender as particularidades de cada hóspede, seja atendendo particularidades de restrição alimentar, surpreendendo em datas especiais ou buscando entender anseios particulares de cada um", explica Márcio Santos, gerente do hotel.


Todos os anos, o TripAdvisor divulga os destinos, as praias, os restaurantes e os hotéis preferidos de seus clientes pelo mundo.



O levantamento é feito com base nas avaliações e opiniões publicadas em todo o mundo por clientes do Tripadvisor durante um período de 12 meses. Com 2,4 mil avaliações no site, o Colline de France tem uma avaliação média de cinco estrelas -- são apenas quatro avaliações de quatro estrelas e nenhuma abaixo disso.


Jardim do Hotel Colline de France, com inspiração em estabelecimentos da França — Foto: Felipe Valduga/Divulgação


Com 34 suítes, o hotel aposta no atendimento personalizado. Há cinco tipos de hospedagens, que se adaptam ao tamanho e às necessidades de cada hóspede. A maior demanda de clientes, claro, acontece no inverno -- mas a sazonalidade das buscas vem diminuindo, garante Márcio.


"Gramado já sofreu com grandes baixas durante o verão, quando o pessoal procurava mais cidades litorâneas, mas ultimamente a região desenvolveu atrativos e eventos para o público vir durante o ano inteiro. Existe uma demanda maior durante o inverno e nos dias próximos ao Natal Luz, mas a baixa temporada já não é mais tão baixa", sustenta.


Uma das suítes do Hotel Colline de France, em Gramado — Foto: Felipe Valduga/Divulgação


O estabelecimento é um sonho do casal Jonas e Ana Clara Tomazi, ambos apaixonados pela França e com algumas viagens para o país no currículo. Além da decoração e da arquitetura, a gastronomia do hotel também é inspirada no país europeu, com uma chef formada na França responsável pelo cardápio. Inaugurado em 2018, o hotel sofreu com as dificuldades da pandemia logo no seu início.


"Depois da inauguração, já veio a pandemia. Superamos alguns percalços neste tempo de funcionamento, mas crescemos. Inauguramos uma área de jardim e estamos prestes a finalizar uma área de piscina térmica e de sauna", observa o gerente.


Suítes do Hotel Colline de France, em Gramado, custam a partir de R$ 900 por dia — Foto: Felipe Valduga/Divulgação


Confira a lista dos 10 melhores hotéis do mundo, segundo o TripAdvisor

  1. Tulemar Bungalows & Villas, no Parque Nacional Manuel Antonio (Costa Rica)
  2. Hotel Colline de France, em Gramado (Brasil)
  3. Ikos Aria, em Kefalos (Grécia)
  4. Romance Istanbul Hotel, em Istambul (Turquia)
  5. THE OMNIA, em Zermatt (Suíça)
  6. Kayakapi Premium Caves - Cappadocia, em Ürgüp (Turquia)
  7. Six Senses Laamu, na ilha de Olhuveli (Maldivas)
  8. Hamanasi Adventure and Dive Resort, em Hopkins (Belize)
  9. Padma Resort Ubud, em Payangan (Indonésia)
  10. BLESS Hotel Madrid, em Madri (Espanha)


Fonte: g1

Leia Mais ››