sábado, agosto 19, 2017

Pagfácil é visitado mais uma vez por bandidos na manhã de sexta-feira em Umarizal

Mais uma vez o pagfácil que fica na Avenida Gavião no centro de Umarizal, foi assaltando por dois elementos armados. 
Com os mesmos modos operandi, eles chegaram ao pagfácil de Naiara, e após anunciar o assalto, pegou o dinheiro que estava sendo movimentado no momento, além de tomar os celulares e algumas jóias e relógios das pessoas que se encontravam no local. 

Dessa vez, segundo informações, os elementos deixaram ou abandonaram um celular que eles traziam com os mesmos. Após o assalto os elementos fugiram em uma motocicleta.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Agricultores tiveram prejuízo de mais de vinte mil reais após furto de animais na zona rural de Umarizal

De terça para quarta da semana que se encerra, dezoito rezes foram furtadas de vários proprietários da zona rural de Umarizal, o prejuízo ficou em torno de vinte mil reais.  O crime não foi registrado na delegacia de polícia, mas foi noticiado nas esquinas através de fofocas, e o blog só teve ciência de tal furto, na data de ontem (sexta-feira/18). Os bandidos quebraram vários arames e fugiram com destino ao município de Apodi. 

O crime de furto de animais vem aumentando em todo alto oeste, dias atrás elementos furtaram todas as rezes do abatedouro público da cidade de Caraúbas que seriam abatidas no dia seguinte. 

O que não pode de forma alguma é deixar de comunicar o fato na delegacia de polícia e registrar o Boletim de Ocorrência. 

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Foragido da justiça é preso com munições e colete balístico após fugir da Força Tática em Mossoró

Um homem identificado como, Anderson Mikael Costa Tenório de 21 anos, que segundo a PM é foragido do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Assu, foi preso no início da tarde deste sábado 19 de agosto após tentar fugir de uma abordagem da Força Tática no bairro Santo Antônio em Mossoró. 

De acordo com informações da polícia, o foragido trafegava em um veículo Pegeout de cor prata e placas KFY 5693 e ao avistar a guarnição se evadiu em alta velocidade. 

Os policias da FT com apoio de outras VTRs realizaram perseguição ao veículo é na Estrada da Raiz conseguiram interceptaram o carro e abordar o suspeito. 

Na consulta ao sistema da justiça foi constatado que Anderson Mikael estava foragido de unidade prisional do estado do RN. 

Os policiais conduziram o suspeito à sua residência para pegar seus documentos e na revista à casa, encontraram 09 munições de calibre 38 é um colete balístico, os quais ele não soube explicar a procedência.. 

De acordo com o cabo Fábio Oliveira da FT o veículo que estava em poder do suspeito,mas que não é de sua propriedade, até o momento não tem queixa de roubo. Os Pms identificaram o dono do carro e foram até sua casa,mas o mesmo não estava na residência. A Mulher dele disse aos PMs que seu marido havia saíde de casa pela manhã e até o momento não tinha voltada. 

Anderson Mikael e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Plantão e estão a disposição da justiça.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Três corpos são encontrados na zona rural de cidade do litoral potiguar

Um triplo homicídio foi registrado na manhã deste sábado (19) na comunidade Punaú, em Rio do Fogo, litoral Norte potiguar. Os corpos de três homens foram encontrados em um terrenos, segundo a polícia militar. Eles tinham marcas de tiros.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, populares informaram que um quarto corpo teria sido jogado no rio Punaú. Diligências são realizadas na região com objetivo de encontrar esta suposta vítima.
A polícia ainda não tem detalhes como o crime aconteceu, se a execução foi no local onde os corpos foram encontrados ou se eles foram levados já mortos ao ponto onde foi encontados. Eles ainda não foram identificados.
De acordo com a polícia, os corpos apresentavam características que levam a crer que o crime aconteceu já durante a manhã.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é executado a tiros após sair de delegacia em Natal

Um homem foi executado a tiros no bairro Nordeste, em Natal, cerca de uma hora após deixar a Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital potiguar. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (18). Nenhum suspeito foi preso até o momento.
Tácio Roberto de Lima Bezerra, de 21 anos, havia sido levado à delegacia por policiais militares que suspeitaram da sua atitude, na rua. Como estava sem documentos, o jovem foi encaminhado à Polícia Civil para que fosse realizada uma verificação se havia algum mandado expedido pela Justiça contra ele.
Segundo a Polícia Civil, familiares foram até a delegacia com os documentos de Tácio, que foi liberado em seguida.
O jovem teria voltado para casa caminhando. Cerca de uma hora depois, já na avenida Felizardo Moura, próximo à comunidade do Mosquito, ele foi abordado por homens que estavam em um carro. Os criminosos dispararam contra ele e fugiram em seguida.
O crime foi presenciado por várias testemunhas, que relataram à polícia o modelo e as placas do carro usado pelos criminosos. As investigações ficam a cargo da Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Oito pessoas são baleadas e dono de bar morre durante atentado em festa em Natal

Local de festa onde ocorreu atentado no bairro Soledade 2, Zona Norte de Natal (Foto: Ediana Miralha/ Inter TV Cabugi)
Oito pessoas ficaram feridas e um homem morreu durante um atentado ocorrido no meio de uma festa no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. O caso aconteceu por volta das 22h30 desta sexta-feira (18). Os suspeitos são cinco homens que pararam um carro no local e dispararam contra a multidão. Eles girataram o nome de uma facção criminosa antes de abrir fogo.
O caso aconteceu na rua Serra do Araguaia, conjunto Soledade 2. As informações foram confirmadas pela assessoria da Polícia Militar e pelo delegado Marcos Vinícius, da Delegacia de Homícidios e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local.
As vítimas participavam de uma festa instalada em local aberto, em frente a um bar que funciona na rua. Segundo a polícia apurou com testemunhas, o evento acontece anualmente no bairro.
Por volta das 22h30, um carro parou no local e cinco homens desceram com pistolas de vários calibres em punho, disparando contra a multidão. Houve correria. "Não temos informações de que alguém tenha revidado. Simplesmente eles atiraram contra a aglomeração de pessoas", afirmou ao G1.
Oito pessoas foram baleadas e socorridas a hospitais e unidades de pronto-atendimento da região pela própria população. O dono do bar, que tinha ido ao local da festa servir bebidas, ficou na linha de tiros. Francisco das Chagas Ferreira do Nascimento, de 53 anos, morreu antes de receber socorro.
Alguns feridos já foram liberados para casa. Outros seguem internados.
O caso será investigado pela DHPP. Segundo o delegado, já há uma linha de investigação, mas ela não será divulgada para não atrapalhar a apuração do caso. "Conseguimos muitas informações e logo teremos uma resolução do caro", concluiu o delegado.

Bar de Francisco das Chagas Ferreira do Nascimento, morto durante atentado em festa de Natal (Foto: Ediana Miralha/ Inter TV Cabugi)
Bar de Francisco das Chagas Ferreira do Nascimento, morto durante atentado em festa de Natal (Foto: Ediana Miralha/ Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Crime de homicídio é registrada na Zona Rural de Apodi-RN

Por volta de 00:00 da madrugada deste Sábado dia 19/08, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), foi informada de um homicídio por arma de fogo no assentamento Frei Damião que fica localizado nas proximidades da entrada da cidade de Felipe Guerra, na região da Chapada.

Segundo informações repassadas a policia, dizia que três elementos em uma carro, armados de arma longa, invadiram a casa da vítima, que foi identificada como Anadson Nelter da Silva Oliveira, mais conhecido por "Neltinho", de 21 anos de idade, e efetuaram vários disparos de arma de fogo que atingiram a cabeça e costas.

A vítima foi executada dentro de um quarta da casa, e após o crime, os elementos fugiram com destino ignorado.

Viaturas da Rádio Patrulha e GTO realizaram buscas por toda área na tentativa de prender os elementos, mas infelizmente nenhum suspeito foi preso.

A policia fez o isolamento da área do crime até a chegada do ITEP, que após os trabalhos de perícia recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró. A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na elucidação desse crime, denuncie ligando para os telefones 190 - 3333-2737. Não precisa se identificar.


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Jovem de 20 anos sofre atentado a tiros na Ilha de Santa Luzia em Mossoró

Lucas Moreira da Silva de 20 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio, fato ocorrido por volta das 20h50min desta sexta-feira 18 de agosto na Rua General Péricles na Ilha de Santa Luzia em Mossoró região Oeste do RN. 
Segundo informações repassadas pelo sargento Sóstenes, fiscal de operações do 12º BPM a vítima caminhava em via pública quando foi surpreendida por dois homens em uma moto que se aproximaram e o garupa atirou várias vezes em sua direção. 

Lucas foi atingido por dois tiros, sendo um na região da boca e outro no tórax e mesmo baleado conseguiu correr e caiu em outra rua próxima de onde foi baleado. 

Os suspeitos do crime fugiram e não foram identificados. Um popular socorria a vítima para o HRTM quando encontrou-se com a ambulância do SAMU que estava em deslocamento ao local para atendimento ao baleado. 

Lucas foi transferido para a ambulância e socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A VTR ROCAM do 12° BPM escoltou a equipe do SAMU até o hospital. 

Segundo o médico intervencionaista do Samu o estado de sapude da vítima é estável. Ainda não há informações sobre a motivação para o atentado, que será investigado pela Polícia Civil.



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Operação Desmanche fecha sucata irregular no bairro Nazaré

Equipes policiais da Polícia Civil, Polícia Militar, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deflagaram a Operação Desmanche, nesta sexta-feita (18), com o objetivo de barrar o fuincionamento de estabelecimentos de venda de sucatas que não cumprem a determinação de regularização do estabelecimento.

O alvo da Operação Desmanche foi uma sucata localizada na Avenida Coronel Estavam, do bairro Nazaré. A sucata possuía um depósito irregular, localizado no KM 06, para guardar as peças dos veículos. A sucata e o depósito foram fechados durante a operação.

Essa Operação faz parte do conjunto de ações que estão sendo desempenhadas pela Polícia Civil conjuntamente com outras forças de segurança do estado para coibir o crime de roubo e furto de veículos. Muitas vezes, os veículos acabam desmanchados para abastecer sucatas que vendem as peças para oficinas. Rastreando a movimentação entre as sucatas clandestinas é possível identificar as pessoas envolvidas nos crimes.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Bando faz arrastão em rinha de galo e troca tiros com a PM no interior do RN


Parte do material apreendido com suspeitos após tiroteio em rinha de galo no interior do RN (Foto: Divulgação/ PM)Três pessoas ficaram feridas e quatro foram presas após um tiroteio entre a polícia e cerca de 15 criminosos que faziam um arrastão a uma rinha de galo no interior do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (18) na zona rural de Brejinho, região Agreste potiguar. Entre os feridos, está um policial militar.
De acordo com o cabo Tarcísio Miranda, do Destacamento da PM em Brejinho, o caso aconteceu por volta das 19h30. Cerca de 15 homens armados e encapuzados chegaram ao sítio Papuçu, distante cerca de três quilômetros do centro da cidade, onde acontecia uma rinha de galo. Entre 100 e 130 pessoas assistiam e apostavam nas brigas entre os animais - a prática é considerada crime ambiental.
A Polícia Militar foi acionada e chegou quando o bando concluía o arrastão. "Fomos recebidos a bala", conta o cabo. Equipes de policiais de várias cidades da região foram enviadas ao local. Os criminosos portavam armas calíbre 12, pistolas e revólveres.
Após cerca de 30 minutos de tiroteio, a maioria dos assaltantes conseguiu fugir pelo matagal nas proximidades do sítio. Ferido, o soldado Manoel Alves foi socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Um dos criminosos também ficou ferido e foi levado para o Deoclécio Marques, em Parnamirim. Um homem que estava no local também se feriu e foi socorrido.
Além do suspeito hospitalizado, a polícia conseguiu prender outros três, que foram encaminhados para a Delegacia de Nova Cruz. Com eles, a polícia conseguiu apreender R$ 10 mil em espécie, 47 aparelhos celulares, duas armas calíbre 12, relógios, pulseiras, cordões de ouro e dois carros.
De acordo com a polícia, os três carros usados no arrastão eram roubados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em Natal, presos são transferidos e CDP do Potengi é fechado

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) fechou o Centro de Detenção Provisória Potengi, que funcionava na Zona Norte de Natal. Os detentos que estavam no CDP foram transferidos para diferentes unidades, assim como os agentes penitenciários que trabalhavam por lá.
De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o fechamento do Centro de Detenção faz parte do projeto de reestruturação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Além do CDP Potengi, outros também podem ter as atividades encerradas.
A direção da unidade informou ao G1 que as transferências de detentos tiveram inícios nos últimos dias, tendo sido esvaziado a Centro de Detenção nesta quinta-feira (17). A unidade abrigava 179 internos, ainda de acordo com a direção. O destino do prédio onde funcionava o CDP está sendo estudado pela Sejuc.

CDP Pirangi foi fechado pela Secretaria de Justiça e Cidadania em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)
CDP Pirangi foi fechado pela Secretaria de Justiça e Cidadania em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem armado com faca ataca e fere 8 pessoas na Rússia

Um homem armado com uma faca apunhalou e feriu oito pessoas neste sábado (19) no centro da cidade de Surgut, na Sibéria, norte da Rússia, e foi morto a tiros pela polícia, informam as autoridades russas.
O Comitê de Investigação (CI) russo, órgão que apura delitos graves no país, informou que o autor do ataque era um morador da cidade nascido em 1994. O órgão não dá prioridade a um atentado terrorista como a versão principal do ocorrido, segundo a agência Efe.
O ataque aconteceu por volta de 11h20 (local). A cidade de Surgut fica na região petrolífera de Janti-Mansiysk, a 2.100 km ao noroeste de Moscou. Os feridos foram hospitalizados. Segundo os últimos dados oficiais, quatro das vítimas estão em estado grave.
Ataques similares
O ataque na Rússia aconteceu no dia seguinte a outros similares ocorridos na Finlândia e na Alemanha, onde várias pessoas foram esfaqueadas.
Pelo menos duas pessoas morreram em um ataque cometido por um jovem marroquino armado com uma faca em uma praça da cidade de Turku, no sudoeste a Finlândia, que deixou outros oito feridos.
Outra pessoa morreu em Wuppertal, no oeste da Alemanha, após ser esfaqueada por um homem que fugiu e segue sendo procurado pelas forças de segurança alemãs.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rapaz que esfaqueou e matou dois na Finlândia é marroquino, diz polícia

Mulher coloca vela em memorial na Praça do Mercado de Turku, em homenagens às vítimas de um homem que esfaqueou várias pessoas (Foto: Vesa Moilanen / Lehtikuva / via AFP Photo)
Mulher coloca vela em memorial na Praça do Mercado de Turku, em homenagens às vítimas de um homem que esfaqueou várias pessoas (Foto: Vesa Moilanen / Lehtikuva / via AFP Photo)

A polícia da Finlândia informou neste sábado (19) que um jovem marroquinho de 18 anos é o autor de um ataque com faca na cidade de Turku, na sexta-feira (18). No ataque, duas pessoas morreram. O número de feridos subiu para oito: um italiano, dois suecos e cinco finlandeses.
A polícia não revelou a identidade do rapaz, mas admitiu que o caso, ainda em investigação, pode ser um atentado terrorista.
O jovem foi derrubado a tiros pelos policiais, que o atingiram numa das pernas. Ele foi detido logo em seguida. As forças de segurança prenderam outras cinco pessoas, em uma operação durante a madrugada.
"Investigamos o papel das outras cinco pessoas, mas ainda não temos certeza se elas têm um vínculo com o ataque", afirmou o comissário Markus Laine, do Escritório Nacional de Investigações.
"Vamos interrogá-las e depois poderemos revelar mais informações. Mas estas pessoas estiveram em contato com o principal suspeito", disse Laine.
Uma testemunha afirmou à CNN que um homem com uma faca grande correu e atingiu quem estava pela frente. "Havia sangue por todo lado", afirmou Kent Svensson, de 44 anos.
Outra testemunha fez um relato similar. "Vimos um homem na praça, com uma faca na mão, balançando no ar. Entendemos que ele havia atingido alguém", disse Laura Laine à agência local YLE.

Uma pessoa é atendida por policial no chão em Turku (Foto: KIRSI KANERVA / AFP)
Uma pessoa é atendida por policial no chão em Turku (Foto: KIRSI KANERVA / AFP)

A Finlândia é considerada um país pacífico, mas o serviço de inteligência já havia elevado o nível de ameaça terrorista em junho deste ano, afirmando que havia maior risco de planos terroristas no país.
As autoridades pediram para que as pessoas evitem o centro de Turku, que fica no sudoeste do país a cerca de 140 km da capital Helsinki.
O policiamento segue reforçado em aeroportos, estações de trem e outras áreas-chave no país.
O incidente ocorreu um dia depois de dois ataques na Espanha.

 (Foto: Editoria de Arte / G1)
(Foto: Editoria de Arte / G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para setenta o número de mortes por chikungunya no Ceará

 Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya (Foto: LM Otero / Arquivo / AP Photo)Mais 10 mortes são confirmadas por chikungunya no Ceará. No total, 70 pessoas morreram vítimas da doença em 2017, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (18), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Até o último dia 4 de agosto, eram 60 mortes confirmadas pela Sesa.
A maior incidência das mortes foi em homens, 42 no total. Entre os óbitos, 56 foram registrados só em Fortaleza. Também há registro de mortes em Acopiara (02), Aracati (01), Beberibe (02), Caucaia (03), Maranguape (02), Marco (01), Morada Nova (01), Pacajus (01) e Senador Pompeu (01).
Casos confirmados
De acordo com a Sesa, foram notificados 116.804 casos suspeitos da doença. Destes, 75.452 foram confirmados (64,4%). A taxa de incidência dos casos suspeitos de chikungunya no Ceará é de 1.303,1 casos por 100 mil habitantes.
Dos casos confirmados, 53,4% ocorreram em pessoas nas faixas etárias entre 20 e 49 anos. O sexo feminino foi predominante em todas as faixas etárias, à exceção dos menores de 14 anos. Foram confirmados casos da doença em 631 crianças com menos de um ano de vida.
Atualmente, 97,3% dos municípios cearenses já notificaram casos suspeitos de chikungunya, e 86,6% têm casos confirmados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Procuradores da Lava Jato no RJ reforçam pedido para que Janot ajuíze ação de suspeição contra Gilmar Mendes

Os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro pediram nesta sexta-feira (18), pela segunda vez, para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entre com uma ação para que seja declarada a suspeição do ministro Gilmar Mendes no caso envolvendo o empresário Jacob Barata Filho. Mendes concedeu habeas corpus para soltar o empresário, do qual foi padrinho de casamento da filha. O ministro do Supremo Tribunal Federal nega ser suspeito.
O primeiro pedido foi encaminhado em julho. Para os procuradores, Mendes não pode tomar nenhuma decisão envolvendo o empresário por ter uma relação próxima com ele e seus familiares.

Jacob Barata Filho foi preso no início de julho com base em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. A força-tarefa encontrou indícios de que ele pagou milhões de reais em propina para políticos do Rio.
Segundo o Ministério Público Federal, Barata e Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor, participavam de esquema de propinas chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral – também preso e réu em 14 processos. Ambos foram beneficiados pelo habeas corpus expedido nesta quinta por Gilmar Mendes. Em seguida, o juiz Marcelo Brêtas, do Rio, expediu novo mandado.
Jacob Barata Filho foi preso no início de julho com base em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. A força-tarefa encontrou indícios de que ele pagou milhões de reais em propina para políticos do Rio.

O empresário preso é filho de Jacob Barata, que atua no ramo dos transportes de ônibus no Rio de Janeiro há várias décadas. O pai do empresário é conhecido como "Rei do Ônibus" e fundador do Grupo Guanabara, do qual Jacob Barata Filho também é um dos gestores.
Nesta sexta, Mendes se manifestou sobre o pedido de suspeição. "Vocês acham que ser padrinho de casamento impede alguém de julgar um caso? Vocês acham que isto é relação íntima, como a lei diz? Não precisa responder", disse. Em nota, o ministro diz que o contato com a família ocorreu apenas no dia do casamento (leia a íntegra ao final).
Os procuradores afirmam que, além de ter sido padrinho de casamento da filha de Barata, o noivo é seu sobrinho, filho de sua mulher, Guiomar. O MPF também alega que um dos advogados de Barata também representou Mendes, sendo seu advogado.
A mulher de Gilmar Mendes, Guiomar, por sua vez, integra escritório de advocacia que representa algumas das pessoas jurídicas diretamente implicadas na Operação Ponto Final, um dos desdobramentos da Operação Calicute, que culminou na prisão dos empresários, diz o MPF.
No pedido, os procuradores afirmam também que Barata Filho possui vínculo societário com o cunhado do ministro, com quem mantém "íntimo relacionamento pessoal, tratando-se como amigos e compadres", segundo um diálogo gravado dias antes da prisão do empresário.
"Por fim, Lélis Marcos Teixeira compõe o conselho Editorial da Revista Justiça e Cidadania, do qual também é integrante o ministro Gilmar Mendes", argumenta o MPF.
Em nota, os representantes do MPF se disseram preocupados com "possível liberdade precoce de empresários com atuação marcante no núcleo econômico de organização criminosa que atuou por quase dez anos no Estado".
De acordo com eles, os réus "subjugaram as instituições e princípios republicanos" e "detêm poder e meios para continuarem delinquindo em prejuízo da ordem pública e da higidez da instrução criminal".

Nota do ministro Gilmar Mendes
"Em relação ao HC 146.666 e HC 146.813 esclarecemos que:
As regras de impedimento e suspeição às quais os magistrados estão submetidos estão previstas no artigo 252 do Código de Processo Penal, cujos requisitos não estão preenchidos no caso.
O contato com a família ocorreu somente no dia do casamento. Não há relação com o paciente e/ou com os negócios que este realiza.
Já há entendimento no Supremo Tribunal Federal que as regras de suspeição e impedimento do novo Código de Processo Civil não se aplicam ao processo penal. Ademais, não há tampouco amizade íntima com os advogados da presente causa."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões neste sábado

Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões neste sábado (Foto: Heloise Hamada/G1)O sorteio 1.960 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 26 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (19), no município de Presidente Venceslau (SP).
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher com tumor 'gigante' faz apelo na web por operação e vídeo viraliza

Uma dona de casa de 34 anos luta há quatro meses para conseguir tratamento para uma série de tumores. Um deles, situado no ovário, mede cerca de 20 cm. Os tumores, somados a líquidos, fizeram com que sua barriga crescesse tanto que algumas pessoas a confundem com uma mulher grávida. Um vídeo com um apelo da paciente foi compartilhado centenas de vezes nas redes sociais e viralizou na internet.
Roseli Christianini Martins está internada no Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ela aguarda vaga para ser transferida ao Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos, para tratamento e cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Roseli, que é mãe de três filhos, seu drama começou em abril deste ano, quando ela percebeu que sua barriga estava crescendo. “Eu cheguei a ir quatro vezes ao hospital, mas sempre era liberada. No começo, falavam que eram gases, mas as dores eram muito fortes, eu não estava aguentando mais. Só no fim de julho os exames constataram os tumores e eu acabei ficando internada”, lembra.

Roseli Christianini Martins está internada em Praia Grande, SP (Foto: G1)
Roseli Christianini Martins está internada em Praia Grande, SP (Foto: G1)

De acordo com a dona de casa, no total, são sete tumores, três localizados no ovário esquerdo, um deles medindo 20 cm, e quatro no intestino, além de uma metástase no fígado. Com o auxílio de amigos, ela gravou um vídeo pedindo ajuda às autoridades. As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
Roseli, agora, espera que sua situação seja resolvida o mais breve possível, tamanho o sofrimento pelo qual vem passando. “Eu estou muito mal, não consigo me alimentar direito. Eu engordei 16 quilos só com a barriga. Estou à base de morfina, desde quando fui internada, não aguento mais essa dor, não sei mais o que fazer”, apela.

Roseli Christianini Martins é confundida com mulher grávida (Foto: Reprodução/G1)
Roseli Christianini Martins é confundida com mulher grávida (Foto: Reprodução/G1)

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande explicou que a regulação de vagas para procedimentos de média e alta complexidade é de responsabilidade da Central de Vagas, gerenciada pelo Governo do Estado. A secretaria destaca que não tem nenhum tipo de gerenciamento nesse processo e que aguarda um leito para transferir a paciente, que está recebendo todos os cuidados possíveis na unidade em que se encontra atualmente. A cada troca de plantão, é reforçada junto ao estado a necessidade da vaga.
Também em nota, a Secretaria da Saúde de São Paulo informou que a Central de Regulação de Vagas da Baixada Santista recebeu apenas na quinta-feira (17), do Hospital Irmã Dulce, o pedido de transferência referente ao caso de Roseli, e imediatamente iniciou o processo de busca de vagas. Já está disponível leito no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, unidade referência oncológica para a região.
Caso similar
Em 2013, o G1 acompanhou o drama vivido por Gislaine Barbosa da Silva, moradora de Guarujá, à época com 24 anos. Ela ficou cerca de um ano com um cisto “gigante” no ovário. Por conta da doença, a barriga da paciente também cresceu e ela era constantemente confundida com uma mulher grávida. O caso só começou a avançar quando foi publicado em uma rede social e várias pessoas se propuseram a ajudá-la. Durante a cirurgia para a retirada da anomalia, os médicos descobriram e retiraram um outro cisto, menor. Ela passou a ter uma vida normal após o procedimento.

Jovem mostrou resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Jovem mostrou resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Instrutor de escola é preso por pedofilia ao marcar encontro 'com finalidade sexual' com adolescente

Leandro foi preso em flagrante por pedofilia em Santos, SP (Foto: Divulgação/Polícia Civil)O instrutor de uma escola, de 33 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil quando se preparava para se encontrar com um adolescente de 13, com quem marcou um encontro por meio de uma rede social, em Santos, no litoral de São Paulo. Com ele, os investigadores encontraram fotos de crianças e adolescentes sem roupa.
O flagrante ocorreu na Avenida Rei Alberto, no bairro Ponta da Praia, na sexta-feira (18). O pai do adolescente descobriu o encontro e acionou a equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). No local marcado para o encontro, os policiais conseguiram localizar Leandro Ribeiro Fernandes.
Segundo informações da DIG, o encontro tinha finalidade sexual. A equipe acompanhou o suspeito até sua residência, localizada nas proximidades, e Leandro admitiu à polícia que mantinha conversas com menores de idade, e que no computador dele havia vídeos e fotos com crianças e adolescentes praticando sexo.
No celular do instrutor, a polícia ainda encontrou conversas em aplicativos de mensagens nas quais aparecem crianças e adolescentes sem roupa. Os investigadores também constataram a existência de conversas que ele mantinha com outros menores, ainda não identificados pela equipe que acompanha o caso.
Leandro foi encaminhado à DIG, onde permaneceu preso em flagrante por crimes que envolvem pedofilia. Ainda na sexta-feira, a Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva, mantendo o indiciado detido. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Santos e o caso permanece em investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

50 alunos são internados por suspeita de intoxicação alimentar em Rondônia

Crianças sentiam dores de cabeça, na barriga e febre (Foto: Jefferson Santos/Arquivo pessoal)
Crianças sentiam dores de cabeça, na barriga e febre (Foto: Jefferson Santos/Arquivo pessoal)

Cinquenta alunos de uma escola da rede municipal de Ouro Preto do Oeste (RO), na Região Central, foram internados na quinta-feira (17), com suspeita de intoxicação alimentar, conforme o Hospital Municipal Dra Laura Maria de Carvalho Braga.
De acordo com a direção do Hospital Municipal, todos os pacientes internados apresentavam diarreia, febre e dor de cabeça. A Prefeitura acionou Vigilância Sanitária para colher amostras dos alimentos e da água fornecidos na escola.
Um exame foi realizado nos estudantes para determinar o que causou a intoxicação. A unidade de saúde divulgou o resultado preliminar das análises, que apontou que os alunos apresentavam intoxicação alimentar.
Amostras dos exames realizados nos estudantes e dos alimentos e água recolhidos na escola foram enviadas para Porto Velho, onde passará por um laudo técnico.

48 alunos foram internados no hospital público e dois em hospital particular  (Foto: Jefferson Santos/Arquivo pessoal)
48 alunos foram internados no hospital público e dois em hospital particular (Foto: Jefferson Santos/Arquivo pessoal)


Segundo o hospital, dos 50 alunos internados, 30 deram entrada na unidade hospitalar durante a tarde da quinta-feira e outros 18 durante a noite. Outros dois estudantes foram internados em um hospital particular da cidade.
O G1 procurou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semece) que informou que irá aguardar o resultado do laudo técnico para se posicionar sobre o caso.
A direção da escola também foi procurada, porém, o órgão não respondeu até a conclusão desta matéria. Segundo a Semece, a escola atende mais de 400 alunos e cerca de 10% foram hospitalizados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso na Zona Sul do Rio após espancar idosa para roubar R$ 1 mil

Policiais civis prenderam na quinta-feira (17) um homem de 20 anos que agrediu uma idosa, de 83, para roubar o dinheiro que ela havia acabado de sacar. Um vídeo, registrado pelas câmeras de segurança do prédio onde a vítima mora, no Catete, Zona Sul do Rio, mostra Danilo de Olveira Roxo agredindo a idosa com 18 socos no rosto e, em seguida, tentando estrangulá-la.
O crime aconteceu na terça-feira (15), após a vítima voltar do banco onde havia sacado R$ 1 mil. Ao chegar à portaria do edifício, ela é atacada por Danilo, que é seu vizinho no prédio. Ele a derruba e desfere os socos em seu rosto, para depois tentar enforcá-la. Com a idosa desacordada, o criminoso rouba a bolsa que ela carregava, com o dinheiro e outros pertences.
Danilo foi preso por agentes da 9ª DP (Catete) no dia seguinte ao do crime e já teve prisão temporária por 30 dias decretada pela Justiça. Segundo a polícia, ele vai responder por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). A vítima, que sofreu várias lesões no rosto, foi socorrida no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e já prestou depoimento à polícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Desacordo em pagamento para prostitutas motivou morte de turista italiano no RJ, diz polícia

A Polícia Civil informou na tarde desta sexta-feira (18) que o homem encontrado morto dentro de uma casa no bairro Geribá, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, era um turista italiano. Segundo as investigações da Polícia Civil, ele foi morto a facadas por um amigo brasileiro com quem organizava uma festa na residência nesta quinta (17). De acordo com a Polícia Civil, eles teriam se desentendido por conta do pagamento de prostitutas que participavam do evento.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito que cometeu o crime acabou detido em flagrante, assim como a dona da casa onde era realizada a festa. Ambos foram levados para a 126ª DP, em Cabo Frio. De acordo com as investigaçãoes da Polícia Civil, "drogas teriam sido consumidas no local".

Em depoimento, o suspeito confessou que pretendia esconder o corpo do turista utilizando um machado, segundo a polícia. No entanto, o homem acabou detido antes.
De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo do italiano foi encontrado coberto com um lençol e um saco plástico na cabeça na área de serviço da residência. Ainda segundo informações da polícia, havia muito sangue no local e a carteira de identidade do italiano estava na casa, onde também foram encontradas duas malas de viagem.
Os dois suspeitos serão transferidos para um presídio de segurança máxima na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia civil, o consulado na Itália já foi acionado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Maia diz que Câmara votará reforma política na semana que vem mesmo se não houver consenso

Rodrigo Maia durante sessão da Câmara na quarta-feira (16) (Foto: Reprodução/TV Câmara)O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (18) que vai colocar a proposta de reforma política em votação na semana que vem mesmo se não houver consenso entre os partidos. Uma sessão do plenário para votar as mudanças no sistema eleitoral está marcada para terça-feira (22).
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que será votada prevê o sistema “distritão” em 2018 e 2020 e o “distrital misto” a partir de 2022 (entenda cada modelo no final desta reportagem).
O formato proposto, porém, gerou divergências. Alterações no texto podem ser feitas até a votação por meio de emendas, com sugestões de mudanças na matéria.
O líder do DEM, Efraim Filho (PB), por exemplo, propõe um modelo alternativo, apelidado de “distritão misto”. Já o líder do PR, José Rocha (BA), defende a manutenção do sistema atual. Partidos de oposição criticam o “distritão”.
Questionado pelo G1 se, mesmo diante da falta de consenso em torno do tema, vai colocar o projeto em votação, Maia respondeu em uma palavra: "sim".
Para ser aprovada, a proposta de alteração na Constituição precisa do apoio de ao menos 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação. Se receber o aval da Câmara, ainda precisa ser analisada pelo Senado.
Diante da avaliação de que o atual sistema será inviável nas eleições presidenciais sem a possibilidade de doações de empresas, os parlamentares correm contra o tempo para aprovar mudanças no sistema eleitoral, incluindo a criação de um fundo financiado com recursos públicos para bancar as campanhas.
Para que as regras possam valer já nas eleições de 2018, a proposta precisa ser aprovada na Câmara e no Senado até a primeira semana se outubro.
Os modelos em discussão
Proporcional com lista aberta:
É o modelo atual.
O eleitor vota no partido ou no candidato.
Os partidos podem se juntar em coligações.
O sistema permite o voto no partido e não somente no candidato.
É calculado o quociente eleitoral, que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido.
Pelo cálculo do quociente, é definido o número de vagas que cada coligação ou partido terá direito.
São eleitos os mais votados das coligações ou partidos

'Distritão' em 2018 e 2020:
Cada estado ou município vira um distrito eleitoral.
São eleitos os candidatos mais votados.
Não são levados em conta os votos para o partido ou a coligação.
Distrital misto a partir de 2022.
É uma mistura do sistema proporcional e do majoritário;
O eleitor vota duas vezes, uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos;
Metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples;
A outra metade é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista.
'Distritão misto'
os eleitores poderiam votar em candidatos ou no partido nas eleições para deputados estadual e federal;
os votos obtidos pelos partidos seriam distribuídos entre os candidatos da legenda, de forma proporcional à votação de cada um.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bebê de onze meses é atacado por pitbull, e avô diz ter matado o cachorro para salvar o neto

Um bebê de 11 meses foi mordido por um cachorro da raça pitbull, nesta sexta-feira (18), em Maringá, no norte do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros.
A ocorrência foi atendida por volta das 10h30, no Jardim Alvorada. De acordo com os bombeiros, o menino sofreu fratura no crânio e outros ferimentos, e foi encaminhado para o Hospital Santa Rita.
Segundo a família, a criança estava na casa dos avós, brincando com a avó e o animal na sala da casa quando ocorreu o ataque. Para conseguir salvar o bebê, o avô teve que sacrificar o animal, informou a família.

Para conseguir salvar o bebê, o avô teve que sacrificar o animal, informou a família.  (Foto: Robson Jardim/RPC)
Para conseguir salvar o bebê, o avô teve que sacrificar o animal, informou a família. (Foto: Robson Jardim/RPC)

O hospital confirmou que a criança está em estado gravíssimo em razão da perda de massa encefálica. O bebê passou por cirurgia na tarde desta sexta-feira e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo o hospital. A criança completa um ano de idade no dia 2 de setembro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detentos de presídio do AP postam fotos nas redes sociais como se estivessem em ‘baladas’

Detentos editaram as imagens para não mostrar o interior das celas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Um trabalho em conjunto da Polícia Civil com o Núcleo de Inteligência do Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) na quinta-feira (17), resultou na apreensão de dois celulares que estavam com presos do pavilhão F3, destinado ao regime fechado. Nos aparelhos, as equipes encontraram fotos editadas dos detentos que foram postadas em redes sociais como se eles estivessem em festas.
No antes e depois das imagens, é possível perceber as mesmas pessoas, mas em ambientes diferentes. Nas fotos divulgadas pela polícia, não é possível identificar os detentos.
O flagra inusitado ocorreu durante o trabalho da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), que investiga o alto índice de celulares roubados nas ruas de Macapá, que são encontrados dentro do presídio.
“No decorrer das investigações a cerca de crimes contra o patrimônio, nós temos notado o aumento no uso de celulares dentro da penitenciária. Grande parte desses aparelhos é oriundo de roubos. Os internos têm utilizado esses celulares tanto para ligações, como para o acesso as redes sociais”, disse o delegado Anderson Silwan, titular da DCCP.
Além dos celulares, as equipes de Inteligência acharam facas e outras armas brancas produzidas artesanalmente e que estavam escondidas em buracos no interior das celas. Todo o material foi apreendido e passa por perícia.

Material foi encontrado em celulares apreendidos em operação (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Material foi encontrado em celulares apreendidos em operação (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A polícia busca informações sobre como os celulares chegam até os detentos. Para o delegado, a comunicação colaborava na prática de outros roubos realizados fora do presídio. Ele lembra o caso de um preso que extorquiu mais de 400 mulheres em Macapá. Ele usava perfis falsos no Facebook para fazer contato com as vítimas.
“Os celulares são usados também para o ordenamento de crimes praticados fora do presídio e para aplicação de golpes, como aquele do falso médico. […] o que chama nossa atenção é ver que esses internos modificavam os fundos das fotos com intuito esconder a real localização”, ressaltou.

Fotos foram publicadas nas redes sociais dos internos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Fotos foram publicadas nas redes sociais dos internos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Iapen no Facebook
No dia 11 de agosto, outra ação policial flagrou novamente postagens de detentos nas redes sociais. Uma foto publicada no Facebook mostrava dez presos consumindo bebida alcoólica artesanal e usando celulares em uma cela do Iapen.
Na imagem, pelo menos três internos aparecem usando celulares. Agentes penitenciários fizeram uma revista na cela 1B, do pavilhão F1, logo após identificarem a postagem e apreenderam dois dos três telefones, cinco munições de revólver calibre 38 e dois carregadores. O terceiro aparelho não foi encontrado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-presidiário é morto a tiros na cidade de Umarizal

ImagemMais um crime de homicídio por arma de fogo foi registrado na cidade de Umarizal, no alto oeste potiguar, dessa vez o crime aconteceu na Rua Miguel do Coronel, em frente a casa de um parente da vítima no bairro São José. 

José Washington de Morais Fernandes, 42 anos de idade, foi alvejado por várias vezes e morreu sentado em uma cadeira de balanço sem esboçar nenhuma reação, e segundo informações de populares, dois elementos, cada um em uma motocicleta chegaram de repente e passaram a atirar na vítima, que não teve chance de defesa e teve morte instantânea. 

Washington do sítio ação, como era mais conhecido, no final dos anos 90 era integrante de um grupo que praticava assaltos na região, chegou ainda a cumprir pena nos CDPs de Caraúbas e Apodi, mas ultimamente estava em liberdade e não se tinha notícias de seu envolvimento com nenhum ilícito.

O crime será investigado pelo Delegado Paulo Nilo, da Delegacia Municipal de Patu, com o apoio da equipe de Policiais Civis da Delegacia de Polícia Civil de Umarizal.  

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Assaltantes morrem em confronto com a Polícia Civil na zona rural de Janduís


Dois homens, morreram durante uma troca de tiros com a Polícia Civil, na tarde desta sexta feira 18 de agosto de 2017, no município de Janduís, no Oeste do Rio Grande do Norte. 
Os dois são suspeitos de assaltarem uma casa lotérica na cidade de Messias Targino, região Oeste do RN. De acordo com informações da Polícia Civil, os homens teriam invadido a lotérica, na tarde de hoje, rendido clientes, funcionários e anunciaram o assalto. 

Após o assalto os bandidos fugiram em uma moto sentido Janduís, distante 25 quilômetros de Messias Targino. A Polícia Civil foi acionada e após buscas na região, conseguiu localizar os suspeitos próximo a comunidade de Permissão, zona rural de Janduís, e segundo informações foi recebida a bala.
Houve revide no confronto os suspeitos foram baleados e socorridos, pelos próprios policiais para o Hospital Regional  de Caraúbas, mas, não resistiram aos ferimentos e morreram naquela unidade hospitalar. 

No confronto, nenhum polícial saiu ferido. Os suspeitos estavam em uma motocicleta Honda/Pop 100, modelo 2008, de cor vermelha, placa MYW 0762, que de acordo com a polícia havia sido roubada na cidade de Caraúbas. Até o momento apenas um suspeito foi identificado como Bruno das Mirandas

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Juíza federal suspende aumento dos impostos de combustíveis em todo o país

Bombas de gasolina em posto na zona sul de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
A Justiça Federal no Distrito Federal determinou, na tarde desta sexta-feira (18), a suspensão do decreto que elevou as alíquotas de PIS/Cofins sobre gasolina, etanol e diesel. A decisão é assinada pela juíza Adverci Abreu, da 20ª Vara Federal, e determina o retorno imediato aos preços antigos. Cabe recurso.
Para que a decisão entre em vigor, é preciso que o governo federal seja notificado oficialmente. Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não tinha sido intimada até as 20h desta sexta, e que "avalia os efeitos da liminar" para, então, "definir que medidas serão adotadas".
Na sentença, a magistrada afirma que "não se ignora o grave momento porque passa a economia do país, mas não parece razoável que, necessitando corrigir desmandos de gestões anteriores, o governo venha se valer da solução mais fácil – aumentar tributos".
Adverci também critica a carga tributária do país, e diz que esse tipo de aumento "penaliza o cidadão".
"Os governos são eleitos para promover o bem comum e não para penalizar mais ainda o cidadão com majoração de tributo, que amarga carga tributária já tão elevada."
A decisão liminar (provisória) atende a um pedido do deputado federal Aliel Machado (Rede-PR). Ao G1, o parlamentar afirmou que o aumento dos impostos "fere gravemente a Constituição".
"A Constituição é muito clara, quando determina que qualquer aumento de tributo tem que ser feito por lei. Esse aumento por decreto é proibido. Também fere o Código Tributário, porque não respeitou a noventena [período de 'carência' antes de entrar em vigor]. Não é uma questão política", diz o deputado.

Série de contestações
O aumento da tributação sobre os combustíveis foi anunciado em 20 de julho e, desde então, sofreu uma série de contestações na Justiça. No dia 25, o juiz substituto da 20ª Vara Federal Renato Borelli sustou o decreto – também com validade em todo o país.
A sentença foi revogada um dia depois pelo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF-1), desembargador Hilton Queiroz. Ele atendeu aos argumentos da AGU, que apontou perda de R$ 78 milhões por dia para a União, sem o decreto.
Em 1º de agosto, a Justiça Federal da Paraíba tentou suspender o aumento de PIS/Cofins nos combustíveis dentro do estado. A medida foi revogada no dia seguinte, e os empresários foram autorizados a praticar o preço reajustado.
Em 3 de agosto, a Justiça Federal em Macaé, no interior do Rio, também suspendeu o decreto em todo o território nacional. A decisão, mais uma vez, foi cancelada no dia seguinte pela instância superior – no caso, o TRF da 2ª Região.
A tributação sobre a gasolina subiu R$ 0,41 por litro; a tributação sobre o diesel, R$ 0,21 por litro; e o imposto sobre o etanol, R$ 0,20 por litro.
*sob supervisão de Maria Helena Martinho

Fonte: G1
Leia Mais ››

Autores do atentado de Barcelona planejavam ação maior, diz polícia

Segundo a polícia, os terroristas planejavam uma ação muito maior em Barcelona, mas abandonaram o plano depois de um acidente com explosivos. Até a noite desta sexta-feira (18), a polícia prendeu quatro suspeitos e matou cinco responsáveis por outro ataque.
Já era de madrugada de sexta, horário local, quando um carro furou uma blitz e invadiu um calçadão na cidade costeira de Cambrils, deixando um policial e seis pedestres feridos. Depois da perseguição, o carro com cinco terroristas capotou. Quatro deles vestiam cinturões de bombas falsos e foram mortos a tiros. Um quinto chegou a fugir e feriu várias pessoas com uma faca. Foi atingido, caiu, se levantou e terminou abatido.
Segundo a imprensa espanhola, entre os cinco terroristas mortos pela polícia, está o motorista que dirigiu a van em Barcelona, o marroquino Moussa Oukabir, de 17 anos, teria usado o documento do irmão para alugar a van.
Uma das pessoas feridas na orla de Cambrils acabou morrendo no hospital. Foi a 14ª vítima do duplo atentado na Espanha.
Oito horas antes, uma van invadiu a Rambla, a avenida mais simbólica de Barcelona, capital da Catalunha. Um vídeo divulgado pelo jornal El País mostra o que seria a primeira imagem do momento do ataque, registrada pela câmera da segurança de um museu.
O motorista dirigiu em ziguezague por quase 600 metros e atropelou os pedestres. Na metade da avenida, a van bateu e parou em cima do mosaico do artista catalão Joan Miró. Imagens de celulares registraram o desespero dos que tentavam ajudar e dos turistas que passavam pelas ruas transversais.
O atentado foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, mas a polícia ainda tenta esclarecer a ligação entre os acontecimentos violentos das últimas 48 horas.
Na noite de quarta-feira (16), a 200 km das Ramblas, uma explosão destruiu uma casa em Alcanar, deixando um morto e sete feridos. Só na quinta-feira (17), o caso passou a ser tratado como terrorismo. A explosão teria sido provocada na fabricação de explosivos. Na quinta-feira, o ataque principal nas Ramblas, em Barcelona. Na madrugada de sexta, terminava a caçada aos terroristas, em Cambrils, a 120 km de Barcelona.
As investigações ainda estão em andamento, mas o que já se sabe é que pelo menos 12 pessoas faziam parte dessa célula terrorista. Entre os presos, três marroquinos e um espanhol.
Dos 130 feridos, 59 permanecem internados; 15 em estado grave.

Fonte: G1
Leia Mais ››