quarta-feira, janeiro 06, 2021

Gás de cozinha vai ficar 6% mais caro a partir desta quinta, informou a Petrobras

A Petrobras vai elevar o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, em 6% a partir desta quinta-feira (6), informou a petroleira nesta quarta-feira (5).


Fazendo upload: 533921 de 533921 bytes.
Preço do botijão de gás vai aumentar a partir desta quinta-feira (6) — Foto: Reprodução/TV TEM


Com o reajuste, o valor praticado pela Petrobras irá a R$ 35,98 por 13kg.


Em nota, a empresa reiterou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido pela Petrobras às distribuidoras a granel.


"Por sua vez, as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final", frisou a empresa.


A Petrobras afirmou ainda que os preços de GLP praticados por ela tem como referência o valor de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 120.836 casos confirmados e 3.059 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte chegou a 120.836 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. As mortes já são 3.059 neste mesmo período. Os números foram atualizados na edição desta quarta-feira (6) do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Outros 492 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim do dia anterior, foram registradas 13 novas mortes, sendo quatro nas últimas 24 horas - em Mossoró, Natal, Patu e Ceará-Mirim. Os casos a mais são 812 confirmados neste período.


O boletim aponta ainda que o estado aumentou de 60.444 para 61.676 o número de casos suspeitos de Covid-19. Os casos descartados são 279.746. O número de confirmados recuperados é de 68.394, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", foi para 65.755.


O RN tem 459 pessoas internadas por causa da Covid-19, sendo 304 na rede pública e 155 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 64% na rede pública e de 58% na rede privada.


O número de testes realizados para Covid-19 no estado segue desatualizado em 385.269, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN


120.836 casos confirmados

3.059 mortes

61.676 casos suspeitos

279.746 casos descartados

68.394 confirmados recuperados


Fazendo upload: 850718 de 850718 bytes.
Testes para Covid-19 sendo feitos no IMT da UFRN — Foto: Anastácia Vaz/UFRN


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeito nomeia três filhos como secretários no interior do RN

O prefeito da cidade de Tangará, Doutor Airton (PDT), nomeou três filhos como secretários de cinco pastas para a próxima gestão do município, que fica distante cerca de 95 quilômetros de Natal. O novo prefeito tomou posse na última sexta-feira (1º).


Dr. Airton (PDT) nomeou três filhos em Tangará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A nomeação foi publicada na edição de terça-feira (5) do Diário Oficial dos Municípios. Duas filhas de José Airton Bezerra, o Doutor Airton, assumiram, cada uma, duas pastas. O filho dele também fará parte do governo. As nomeações foram:


Magdiel Arilson da Silva Bezerra como secretário de Gabinete Civil

Elane Varela Bezerra Domingues como secretária municipal de Administração e secretária municipal de Finanças e Tributação

Arilane Varela Bezerra como secretária municipal de Infraestrutura e como secretária municipal de Obras.

Em nota, a Prefeitura de Tangará disse que "não há ilegalidade nas nomeações de seus secretários, tendo em vista que os cargos são tidos de natureza política, portanto de livre nomeação, conforme ampla jurisprudência em tribunais superiores".


Nomeação da filha do prefeito de Tangará — Foto: Diário Oficial dos Municípios


Segundo a prefeitura, "vale ressaltar a elevada capacidade técnica dos citados e o seu ativo compromisso com a gestão pública municipal, desde o processo de transição".


De acordo com a prefeitura, Arilane Bezerra é engenheira civil de formação e Elane é dentista e há 2 anos administra o posto de saúde de Nova Jerusalém no município. Magdiel Bezerra é farmacêutico.


Segundo a nota da prefeitura, mesmo Elane e Arilane assumindo "responsabilidade por duas pastas cada", ela serão "remuneradas apenas uma vez, em um esforço para o enxugamento da máquina pública municipal com uma redução de custos de quase R$ 100 mil por ano".


O Executivo Municipal afirmou que vai apresentar o projeto de lei para a fusão das pastas após o recesso parlamentar.


Esse tipo de nomeação fere alguns pontos da Constituição. "O Artigo 37 da Constituição trata da questão da impessoalidade, da questão da imoralidade e da eficiência na administração pública. Significa isso dizer que o agente público deve prezar por esses princípios", explicou Carlos Lima, coordenador estadual do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN).


"A nomeação de parente, cônjuge, companheiro ou alguém com afinidade até terceiro grau, da autoridade nomeante, isso para qualquer cargo da administração pública, do estado, da União, dos municípios, viola a Constituição".


Doutor Airton foi eleito prefeito de Tangará pela primeira vez nas eleições de novembro. Ele teve teve 54,72% dos votos, tendo 5.146 votos.


A estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que Tangará tem uma população atualmente de 15.869.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade em Itaú e mais 83 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de baixa umidade, com grau de severidade "perigo potencial", para 84 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista abaixo). O alerta começou às 12h é válido até 18h desta quarta-feira (6).


Alerta de baixa umidade do ar vale até às 18h desta quarta-feira (6) para 84 municípios do RN e partes de outros estados do Nordeste. — Foto: Reprodução/Inmet


Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, que causa baixos riscos de incêndios florestais e riscos à saúde.


Como precaução, o Inmet indica que se beba bastante líquidos, que se evite o desgaste físico e exposição nas horas mais secas e quentes do dia.


Em caso necessário de apoio, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Além do Rio Grande do Norte, a baixa umidade atinge parte de quase todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão e Sergipe.


Veja cidades do RN

Acari

Alexandria

Almino Afonso

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Augusto Severo

Açu

Bodó

Caicó

Campo Redondo

Caraúbas

Carnaúba dos Dantas

Cerro Corá

Coronel Ezequiel

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Currais Novos

Doutor Severiano

Encanto

Equador

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Governador Dix-Sept Rosado

Ipanguaçu

Ipueira

Itajá

Itaú

Janduís

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

Jaçanã

José da Penha

João Dias

Jucurutu

Lagoa Nova

Lajes

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Messias Targino

Mossoró

Olho-D'Água do Borges

Ouro Branco

Paraná

Paraú

Parelhas

Patu

Pau dos Ferros

Pilões

Portalegre

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Rodolfo Fernandes

Santana Do Matos

Santana Do Seridó

Serra Negra Do Norte

Serrinha Dos Pintos

Severiano Melo

São Fernando

São Francisco do Oeste

São José do Seridó

São João do Sabugi

São Miguel

São Rafael

São Tomé

São Vicente

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Viçosa

Água Nova


Fonte: G1

Leia Mais ››

UFRN disponibiliza 'ultrafreezers' à Secretaria de Saúde do RN para vacinação contra Covid-19

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) colocou sete ultrafreezers à disposição da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sesap) para serem utilizados na logística do plano de vacinação contra a Covid-19 no estado. Os equipamentos estão em Natal e Caicó, na região Seridó potiguar.


Fazendo upload: 677947 de 677947 bytes.
'Ultrafreezers' da UFRN são colocados à disposição para vacinação contra covid-19 no RN — Foto: Divulgação


De acordo com comunicado da instituição, foi realizado um levantamento sobre a disponibilidade dos equipamentos que são utilizados nos laboratórios da instituição para a realização de pesquisas científicas, com conservação de material genético armazenado a baixíssimas temperaturas, por exemplo.


A universidade federal ainda informou à Secretaria Estadual de Saúde que se coloca à disposição para planejar o compartilhamento dos equipamentos, que estão na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Biociências (CB) e no Centro de Tecnologia (CT).


Em dezembro, durante lançamento do plano estadual de vacinação, o estado já havia informado que discutia uma parceria com a UFRN para uso das estruturas. Ainda de acordo com a Sesap, o governo já teria capacidade instalada para receber os primeiros lotes das vacinas, especialmente aquelas que podem ser armazenadas entre 2 e 8 graus Celsius. A Secretaria de Saúde ainda está em fase de compra de estruturas capazes de armazenar imunizantes como a da Pfizer, já utilizada no Reino Unido e nos Estados Unidos, que precisa ser preservada em temperaturas abaixo de zero grau.



Ainda não há prazo para início de vacinação no estado. O governo do Rio Grande do Norte disse, que, apesar de preparar a estrutura para distribuição dos imunizantes aos municípios, aguarda a chegada das vacinas por meio do programa nacional de imunização.


Auxílio

A UFRN desenvolveu ações de enfrentamento à pandemia da covid-19, como a doação de álcool 70% e de equipamentos de proteção individual (EPIs); realização de testes da covid-19 e de teleatendimento para esclarecer dúvidas sobre a doença; assistência a pacientes com covid-19 nos hospitais universitários; além de produção de materiais informativos sobre o tema, como cursos, cartilhas, notas técnicas, vídeos, aplicativos ou guias.


De acordo com a instituição, também são realizadas pesquisas científicas relacionadas ao novo coronavírus, como medicamentos, modelos de disseminação, monitoramento dos casos, impacto na economia, desafios pedagógicos, entre outros temas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

BNB registra mais de R$ 3 bilhões em operações de crédito no Rio Grande do Norte em 2020

O Banco do Nordeste anunciou que aplicou mais de R$ 3 bilhões em 2020, no Rio Grande do Norte, por meio de 259 mil contratações de crédito. A instituição de fomento da região registrou aumento principalmente nas linhas para pequenos e microempreendedores, durante a pandemia, de acordo com dados enviados ao G1.


Sede do Banco do Nordeste do Brasil em Fortaleza. — Foto: Camila Lima/SVM


A maioria dos financiamentos - cerca de 224 mil - foram para microempreendedores do estado, que receberam investimentos de R$ 698,6 milhões ao longo do ano. O aumento foi de 17,8% em relação aos R$ 593,2 milhões aplicados no setor em 2019.


No âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o volume contratado atingiu R$ 182,8 milhões, dos quais R$ 154,8 milhões foram aplicados pelo programa de microcrédito rural, Agroamigo. O avanço foi de cerca de 10% em relação ao ano anterior.


Já as micro e pequenas empresas norte-rio-grandenses foram beneficiadas com R$ 387,6 milhões em volume de crédito (29,4% a mais que os R$ 299,6 milhões de 2019).


Porém, o grande volume de recursos se concentrou no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que aplicou R$ 2,27 bilhões ao longo do ano.


O presidente do banco Romildo Rolim, afirmou que o banco se reorganizou durante a pandemia do coronavírus, para atender aos clientes de forma mais rápida, até porque os empreendedores precisaram também do recurso de forma mais agil.


"Conseguimos aplicar todos os nossos orçamentos, tanto do crédito produtivo de longo prazo, com recursos do FNE, como nossos programas de microcrédito urbano e rural. Foi um ano desafiador, mas a gente se organizou para atender nossos clientes que estavam precisando ser atendidos com mais rapidez ainda. Atendemos a todas as demandas nos credenciando como o banco de desenvolvimento do Nordeste", disse.


Nordeste

O banco investiu R$ 39,8 bilhões em sua área de atuação em 2020, que compreende os estados do Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte Espírito Santo. Os resultados incluem R$ 25,8 bilhões aplicados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), por meio de mais de 774 mil operações de crédito.


No que se refere ao porte dos empreendimentos, foram aportados R$ 4,6 bilhões para as mini, micro e pequenas empresas, totalizando 49,4 mil operações. De acordo com o banco, foi o maior volume contratado com o segmento MPE na história do BNB, com percentual 26,8% maior frente ao ano anterior.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 1.266 mortes por Covid-19 em um dia, e total passa de 199 mil



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (6).


O país registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de mortes registrado em um só dia desde 18 de agosto. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 729. A variação foi de -1% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.874.539 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 62.532 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 36.367 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.


Oito estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE.


Brasil, 6 de janeiro

Total de mortes: 199.043

Registro de mortes em 24 horas: 1.266

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 729 (variação em 14 dias: -1%)

Total de casos confirmados: 7.874.539

Registro de casos confirmados em 24 horas: 62.532

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 36.367 por dia (variação em 14 dias: -19%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 197.956 óbitos e 7.825.616 casos confirmados.)


Estados

Subindo (8 estados + DF): RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (13 estados): RS, SP, GO, MT, MS, AC, AP, PA, AL, BA, MA, PI e RN

Em queda (5 estados): PR, SC, ES, MG e PE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


No estado de SP, que aparece com tendência de queda, a comparação com os dados de duas semanas atrás deve ser analisada com cautela. Devido a uma falha no sistema que impossibilitou a divulgação de dados no dia 16 de dezembro, os dados represados para o dia seguinte puxaram a média da semana de referência para cima. Por isso, nesta terça-feira a comparação está apontando para uma tendência de queda que pode não corresponder à realidade.


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Sul


PR: -19%

RS: -6%

SC: -19%

Sudeste


ES: -18%

MG: -21%

RJ: +23%

SP: -4%

Centro-Oeste


DF: +23%

GO: +3%

MS: -5%

MT: -5%

Norte


AC: -9%

AM: +137%

AP: -6%

PA: +14%

RO: +37%

RR: +200%

TO: +73%

Nordeste


AL: +2%

BA: 0%

CE: +38%

MA: -2%

PB: +27%

PE: -39%

PI: +15%

RN: -6%

SE: +19%


Fonte: G1

Leia Mais ››

WhatsApp avisa que irá compartilhar dados dos usuários com o Facebook

O WhatsApp começou a enviar nesta quarta-feira (6) uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade.



A novidade garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas, anunciado em dezembro passado (veja mais abaixo).


O aceite é obrigatório e os usuários não possuem opção de não compartilhar seus dados pessoais.


"Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021", diz a notificação.


"Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações", continua o aplicativo.


Notificação com informações sobre os novos termos e políticas de privacidade do WhatsApp. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


O que vai ser compartilhado?

Os termos que passam a vigorar em 8 de fevereiro possuem seções que permitem que empresas ligadas ao Facebook armazenem, gerenciem e processem dados do WhatsApp.


A última vez que o app fez uma grande mudança de política de privacidade foi em 2016, mas as pessoas que já usavam o app podiam negar o compartilhamento de dados com o Facebook. Novas contas, por outro lado, não tinham essa opção.


A partir de agora, todas as pessoas, inclusive as que negaram o compartilhamento em 2016, terão que concordar com a política de privacidade para usar o app.


O aplicativo de mensagens usa criptografia ponta-a-ponta, o que significa que somente o remetente e destinatário podem visualizar o conteúdo.


Entre os dados que o WhatsApp poderá compartilhar com outras empresas do Facebook estão:


informações de registro, como o número de telefone;

endereço de IP;

informações sobre o dispositivo utilizado;

dados de transações e pagamentos;

informações sobre como você interage com outros (incluindo negócios).

As empresas do Facebook que ganharão acesso aos dados dos usuários do WhatsApp são Facebook Payments, Onavo, Facebook Technologies e CrowdTangle.


Integração com outros produtos

Segundo a companhia, as informações podem ser usadas para:


ajudar a aprimorar os sistemas de infraestrutura e entrega;

entender como os serviços são usados;

promover proteção, segurança e integridade em todos os produtos;

aprimoramento dos serviços e experiências, incluindo sugestões para os usuários (como a recomendação de conteúdos, conexões de grupos ou amigos);

integração para conectar o WhatsApp com outros produtos do Facebook.

O último item cita integração com o Facebook Pay, base para o sistema de pagamentos do WhatsApp, que chegou a ser testado no Brasil no ano passado, mas foi barrado pelo Banco Central e pelo Cade.


Em dezembro, o WhatsApp anunciou uma função de carrinho de compras em conversas com lojas. O recurso ajuda a organizar pedidos e, pelo menos por enquanto, não inclui uma solução de pagamentos – que está nos planos da empresa.


Relembre o que mudou no WhatsApp em 2020

Além disso, há menção para "habilitar conversas com seus amigos em outros produtos do Facebook" (um alto-falante inteligente com câmera e tela da empresa).


Em 2019, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou planos de integrar o WhatsApp com o Messenger e Instagram Direct, ambos aplicativos de conversa que pertencem à empresa dele.


Em setembro, a companhia juntou mensagens do Instagram e Messenger, permitindo que usuários do Messenger começassem conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa. A opção ainda está em fase de testes.


Acusação de monopólio nos EUA

O Facebook foi alvo de acusações de monopólio nos Estados Unidos em dezembro passado, após a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA e 48 autoridades estaduais apontaram que a companhia mantém seu domínio nas redes sociais por meio de uma conduta anticompetitiva.


São citadas como partes dessa estratégia as compras dos então rivais em ascensão Instagram e WhatsApp pela companhia – em negócios bilionários fechados em 2012 e 2014, respectivamente. A comissão considera a possibilidade de que isso tenha de ser desfeito.


A integração desses aplicativos vai na contramão de soluções apresentadas pelas autoridades americanas, que incluem a venda desses ativos ou a divisão deles.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vídeo mostra queda de helicóptero que matou duas pessoas no ES

 Um vídeo mostra o momento exato da queda de um helicóptero na manhã desta quarta-feira (6) no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, na Grande Vitória. Duas pessoas morreram no acidente. As causas da queda serão investigadas.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas do acidente foram o engenheiro de manutenção Octávio Schneider, de 68 anos, que era proprietário da aeronave e quem a pilotava, e uma mulher, a empresária Lucimara Poleto, de 52.


Ambos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com parada cardiorrespiratória, mas morreram no local.


Helicóptero caiu em Vila Velha — Foto: Danielle Cariello/TV Gazeta


O gerente de segurança do Aeroclube do Espírito Santo, Marcos Nacif, informou que Octávio e Lucimara saíram do local na terça (5) e estavam retornando no momento do acidente.



A aeronave caiu próximo ao aeroclube, em uma área do Exército. Nacif relatou que o helicóptero estava a cerca de 200 pés (60 metros) quando perdeu altitude.


Funcionários do Aeroporto de Guarapari confirmaram que o helicóptero que caiu em Vila Velha havia saído de Guarapari na manhã desta quarta. A aeronave estava estacionada na pista do aeroporto desde o dia anterior. A Prefeitura de Guarapari, que administra o terminal, confirmou a informação.


Octávio Schneider, de 68 anos, era proprietário da aeronave e quem a pilotava — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Empresária Lucimara Poleto, de 52 anos, foi uma das vítimas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Moradores chamaram os bombeiros logo depois da queda da aeronave. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, as vítimas já tinham sido retiradas de dentro do helicóptero.


“Os populares fizeram os primeiros socorros e depois as vítimas receberam atendimento médico, mas o estado de saúde deles era muito grave. O piloto e a outra vítima saíram de Vila Velha, onde a aeronave ficava angariada, para Guarapari. Hoje eles estavam retornando para o hangar base. A equipe da aeronáutica está ciente do acidente e está vindo ao local para começar a perícia e saber a possível causa da queda”, relatou o capitão Pedroni, do Corpo de Bombeiros.


Helicóptero ficou destruído após cair em Vila Velha — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A causa da queda ainda não foi identificada. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave.


"O objetivo da investigação realizada pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente", disse a Cenipa em nota.


Após a perícia da Polícia Civil, os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória.


Bombeiros e policiais ao local do acidente — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Fonte: G1

Leia Mais ››

PIS-Pasep 2020-2021: abono salarial tem reajuste por causa do novo salário mínimo; veja quem tem direito

O valor do abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 foi atualizado devido ao reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.045 para R$ 1.100 a partir de 1º de janeiro.


Abono salarial tem reajuste por causa do novo valor do salário mínimo — Foto: Reprodução/TV Globo


Esse novo valor será pago para:


trabalhadores nascidos entre os meses de julho e dezembro ou com número final da inscrição entre 0 e 4 que ainda não sacaram o benefício.

nascidos entre janeiro e junho e com números de inscrição de 5 a 9 que ainda vão receber nas datas previstas no calendário de pagamentos.

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.


Com o reajuste do salário mínimo, o valor do abono salarial passou a variar de R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019. Só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses de 2019. Veja abaixo:


Valores do abono salarial que serão pagos em 2021 — Foto: Reprodução


Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 teve o direito de sacar o benefício ainda no ano de 2020. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro semestre de 2021. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2021, prazo final para o recebimento. Veja nos calendários abaixo:


Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução
Calendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/D.O.U.


Correntistas da Caixa ou do Banco do Brasil que já tiveram o dinheiro creditado diretamente em conta ou quem recebeu o benefício por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, não têm direito ao valor atualizado porque já receberam o benefício no ano passado.


Com relação ao abono salarial de exercícios anteriores que ainda não foram sacados pelos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal informa que os benefícios com valores atualizados estarão disponíveis para saque a partir do dia 5 de janeiro.


Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.


Informações sobre o PIS podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer consulta ainda no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/ ou no app CAIXA Trabalhador. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.


Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PRF divulga cronograma de concurso com 1,5 mil vagas; veja datas

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta quarta-feira (6), o cronograma do concurso que prevê 1,5 mil vagas para a corporação. A previsão é que o edital seja publicado em 19 de janeiro e que as provas ocorram em 28 de março (veja datas abaixo).


Polícia Rodoviária Federal utiliza drones para fiscalizar rodovias do DF e Entorno — Foto: TV Globo/Reprodução


O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) em âmbito nacional, com provas em todas as capital do país.


Segundo o diretor-geral da corporação, Eduardo Aggio de Sá, a expectativa é que a nomeação e posse dos servidores ocorra até o fim deste ano.


Veja abaixo o cronograma do concurso:


Inscrições


Data da publicação do edital: 19 de janeiro de 2021

Data do início das inscrições: 25 de janeiro de 2021

Limite para pagamento da taxa de inscrição: 5 de março de 2021

Primeira etapa


Prova objetiva e discursiva (eliminatório e classificatório): 28 de março de 2021

Apresentação de documentos e preenchimento da Ficha de Informações Pessois (FIP) para aprovados: 4 a 10 de maio de 2021

Investigação social (eliminatório): 4 a 10 de maio de 2021

Exame de capacidade física (eliminatório): 8 e 9 de maio de 2021

Avaliação psicológica (eliminatório): 16 de maio de 2021

Prova de títulos (classificatório): 9 e 10 de junho de 2021

Heretoidentificação da condição de candidatos negros: 12 e 13 de junho de 2021

Avaliação biopsicossocial: 19 de junho de 2021

Avaliações médicas presenciais (eliminatório): 19 e 20 de julho de 2021


Segunda etapa


Curso de Formação – 1ª turma


Matrícula online - 1ª convocação: 3 e 4 de agosto de 2021

Matrícula online - 2ª convocação: 7 e 8 de agosto de 2021

Apresentação na UniPRF para o curso: 10 de agosto de 2021

Formatura: 17 de dezembro de 2021

Curso de Formação – 2ª Turma


Convocação para a matrícula: 18 de janeiro de 2022

Matrícula online - 1ª convocação: 19 e 20 de janeiro de 2022

Matrícula online - 2ª convocação: 21 e 25 de janeiro de 2022

Apresentação na UniPRF para o curso: 1º de fevereiro de 2022

Formatura 10 de junho de 2022

Mudanças nas disciplinas

A PRF também divulgou algumas mudanças em disciplinas para a prova de 2021. O certame contará com avaliação de língua estrangeira (inglês e espanhol), que não existia nos concursos anteriores.


De acordo com a diretora de gestão de pessoas da PRF, Silvia Borges, "a visão de futuro" da corporação exige que o policial tenha a competência de falar em outras línguas. Outra novidade foi a exclusão da disciplina de história da PRF da prova que será aplicada neste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

FGTS emergencial: R$ 12,3 bilhões não foram sacados

A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (6) que R$ 12,3 bilhões do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não foram sacados e, em razão disso, retornarão para as contas vinculadas dos trabalhadores, devidamente corrigidos.


Saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) — Foto: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO


O calendário de pagamentos do Saque Emergencial do FGTS no valor de R$ 1.045 começou em junho e terminou em dezembro. Durante todo o calendário, foram disponibilizados R$ 36,5 bilhões para 51,1 milhões de trabalhadores. Ou seja, 33,7% do total não foi retirado.


O saque emergencial foi criado por meio da Medida Provisória 946/20 em meio ao conjunto de ações do governo para atenuar os impactos da pandemia de coronavírus.


O calendário de crédito em conta e saque foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador. A partir da data de crédito dos valores na Poupança Social Digital, os recursos puderam ser utilizados em transações eletrônicas pelo aplicativo Caixa Tem e, posteriormente, os valores remanescentes ficaram disponíveis para saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas.


Dos R$ 36,5 bilhões creditados, a Caixa registrou o retorno de R$ 12 bilhões para as contas do FGTS referentes aos recursos que não foram movimentados nas Poupanças Sociais Digitais. Cerca de 19 milhões de trabalhadores preferiram não utilizar esses recursos e tiveram os valores retornados às suas contas de FGTS devidamente corrigidos.


Outros 400 mil trabalhadores registraram o pedido formal de desfazimento de créditos automáticos realizados pela Caixa, totalizando R$ 300 milhões também retornados ao FGTS por esse motivo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Eleição do novo presidente da Câmara será em 2 de fevereiro, informa Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou nesta quarta-feira (6) ao G1 que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será em 2 de fevereiro.


Essa data já circulava como uma possibilidade, mas ainda não havia sido confirmada oficialmente.


O regimento interno da Câmara não define uma data para a eleição da Mesa Diretora no terceiro ano do mandato. Diz somente que tem de acontecer até 2 de fevereiro, data em que os trabalhos legislativos têm de ser retomados após o recesso parlamentar.


Ainda não há, contudo, definição sobre o formato da votação. Isto é, se acontecerá de forma presencial ou de maneira remota, por meio de aplicativo, em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão caberá a Rodrigo Maia. A logística é desafiadora porque são 513 deputados, e a votação é secreta e pode ter dois turnos.


Eleição presencial

A eleição para as presidências da Câmara e do Senado sempre foi realizada de modo presencial. Com a pandemia, para que isso se repita, será preciso adotar um formato que assegure o distanciamento social entre os parlamentares.


A principal opção em estudo prevê cabines de votação espalhadas pelo Salão Verde, a fim de evitar a aglomeração dos deputados no plenário.


A possibilidade de um novo formato de votação gerou debate entre os parlamentares. Em uma rede social, o deputado Arthur Lira (PP-AL) – um dos principais nomes na disputa – defendeu que a eleição seja presencial e criticou a hipótese de votação remota.


"Nas eleições, 148 milhões de eleitores tiveram a obrigação de ir às urnas e votar em plena pandemia. Agora, o presidente da Câmara [Rodrigo Maia] e seu candidato [Baleia Rossi] querem votar remotamente na eleição p/ presidência da Câmara. Qual a verdadeira intenção por trás disso?".



O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), um dos coordenadores da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) – principal adversário de Lira na eleição – disse que era difícil opinar, mas que, a princípio, defende a votação presencial.


Bulhões integra a atual Mesa Diretora, que comanda a Câmara, e disse que ainda não foi apresentada nenhuma sugestão para regulamentar um novo formato de votação.


"É muito difícil opinar onde não há uma ideia. A princípio, eu defendo [a votação] presencial, mas não podemos ter ideia fixa diante de outras opções que vierem a ser apresentadas. Logicamente será uma decisão do corpo diretivo da Casa que legitimamente representa o colegiado nos seus membros da Mesa Diretora", disse.


Disputa

Até agora, cinco parlamentares anunciaram que disputarão a sucessão de Maia.


O deputado Baleia Rossi conta com o apoio do atual presidente, Rodrigo Maia, e de 11 partidos - – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares.


Já Arthur Lira, seu principal adversário, tem o apoio de nove siglas - PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, Patriota, PSC e Avante. Os partidos reúnem 196 parlamentares. Lira também é apoiado nos bastidores pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.


Como a votação é secreta, pode haver traições dos dois lados. Além de Baleia Rossi e Arthur Lira, correm por fora os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG).


Candidaturas podem ser oficializadas até a reta final. O calendário ainda não foi divulgado, mas, geralmente, o prazo vai até a véspera ou horas antes da eleição.


Fazendo upload: 1115136 de 3983716 bytes.
— Foto: Editoria de Arte/G1


Fonte: G1

Leia Mais ››