domingo, dezembro 15, 2019

Cavalgada encerra festividades de 66 anos de emancipação política de Itaú-RN


Chegou ao fim neste domingo, 15 de dezembro de 2019, as comemorações pelos 66 anos de emancipação política do município de Itaú RN com uma grande cavalgada, marcando assim o grande sucesso da programação.

Os cavaleiros e amazonas se concentram no clube ACRI de Itaú e saíram cavalgando pelas ruas e sítios da cidade de Itaú e cidades circunvizinhas como Rodolfo Fernandes, anunciando a cavalgada da emancipação política de Itaú.

O encerramento aconteceu no clube ACRI com a chegada dos cavaleiros e amazonas que almoçaram e curtiram muito forró com Neudimar e Forró Swingado e Forró da Mídia selando o encerramento das comemorações do aniversário de Itaú.








Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Escola Municipal Clidenor Regis de Melo de Itaú-RN, encerra projeto Natal Luz com comemoração Natalina


O Natal é uma data que move os corações, assim a Escola Municipal Clidenor Regis de Melo encerrou o projeto Natal de Luz com uma grande confraternização natalina com o corpo docente e discente da escola na manhã desta sexta-feira, 13 de Dezembro.

O evento que já é tradicional na escola reúne toda magia e encantamento desta data para celebrar o encerramento do ano letivo da escola, que este ano está sob a direção da Professora Neurimar Brasil.

Além das guloseimas as crianças vivem momento de ludicidade trazidas pelos professores que realizam várias atividades para este dia, como: apresentações, danças, brincadeiras e entrega das atividades realizadas no ano de 2019 aos pais ou responsáveis.

O evento envolve toda equipe escolar e a etá a Secretaria de Edução que juntas experimentam a experiência bíblica vivendo em comunidade, onde todos partilham tudo entre si, levando esse ensinamento ao longo da vida.

A equipe se despediu do seu alunado desejando Boas Festas!!!




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Festas dançantes marcam 66 anos de emancipação política de Itaú


Em seus 66 anos de vida o que não poderia faltar no aniversário da cidade Itaú é o tradicional forró, marca registrada do povo nordestino e da história dos itauense.

Com uma programação diversificada e de todos os gostos nas comemoração da natividade de Itaú contou com dois dias de animação forrozeira.

Na noite de terça-feira, os talentos da terra animaram e celebram o aniversário de Itaú com o Forró do Zé, Forró do Prumo e Forró da Mídia.






Na segunda noite (quarta-feira) também o filho da terra Lalá Ferreira deu início aos shows da noite e para encerrar esse grande momento não podia faltar nomes renomados do forró como: Bonde do Brasil e Zé do Fole, que arrastaram uma grande multidão, garantindo mais uma sucesso de evento.









Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Itaú louva a Deus pelos seus 66 anos de emancipação política em missa em ação de graças


Neste dia 11 de Dezembro de 2019, celebrou seus 66 anos de emancipação política e para bem celebrar este dia rendeu ação de graças ao Nosso Deus por meio da Santa Missa, que aconteceu na manhã desta quarta-feira no Clube ACRI em Itaú-RN, celebrada pelo Padre José Mário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Itaú.

A celebração reuniu autoridades e a comunidade cristã itauense que ao redor do altar do Senhor fizeram suas preces de louvor e agradecimento por todas as etapas vencidas até ao longo desses 66 anos de vida, como também pela administração do prefeito Ciro Bezerra.





Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Homem inocente fica preso mais de 2 anos no lugar do irmão no RN

O vaqueiro Eldis Trajano da Silva ficou preso por engano, no lugar do irmão, durante dois anos e oito meses no sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Esse irmão, de nome semelhante, Eudes Trajano da Silva, é o verdadeiro culpado pelos crimes de roubo, furto e falsidade ideológica pelo qual ele acabou respondendo.

 Eldis Trajano da Silva estava preso desde 2017 no lugar do irmão e foi libertado nesta semana — Foto: Crédito: Tribuna do Norte/Adriano Abreu
Eldis Trajano da Silva estava preso desde 2017 no lugar do irmão e foi libertado nesta semana — Foto: Crédito: Tribuna do Norte/Adriano Abreu

Eldis, o inocente, foi solto na última segunda-feira (9). De acordo com a advogada Marilene Batista de Oliveira, ele estava encarcerado desde abril de 2017, quando foi levado pela polícia do seu trabalho, no município de Pedro Velho. Eldis da Silva tem 36 anos e nasceu e se criou em Piriti, na zona rural de Canguaretama.


De acordo com a advogada, Eldis estava na propriedade do patrão, onde trabalhava de vaqueiro, quando uma guarnição policial o prendeu. Os policiais estavam atrás de Eudes, com “u” no início e “e” no final, irmão dele. Mesmo assim, o levaram. Os nomes parecidos teriam induzido ao erro. “Eles não pediram sequer uma identificação antes de prendê-lo”, reforça a advogada.

Eudes, o irmão procurado da Justiça, cumpria pena em regime semiaberto. Nesse tipo de regime, o presidiário passa o dia fora da cadeia e retorna para dormir. Ele não havia voltado para a unidade em que estava lotado, portanto, foi considerado foragido e a polícia foi até o endereço indicado para prendê-lo.

Depois de um tempo preso no lugar desse irmão no Centro de Detenção Provisória do Pirangi, em Natal, Eldis foi transferido para a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). Lá, uma enfermeira o procurou para lhe entregar a medicação de controle do HIV.

Foi aí que ele disse à mulher que não era portador do vírus. Contudo, constava em sua ficha que havia sido infectado. Ocorre que Eudes, o verdadeiro suspeito e foragido, tem Aids. Após essa informação, foi feito um exame no irmão preso, que constatou que ele falava a verdade e não tinha o vírus.


Ainda assim Eldis da Silva permaneceu encarcerado. No entanto, o caso chamou a atenção do diretor da unidade, que comunicou o fato à Defensoria Pública do Estado. Eldis Trajano da Silva não sabe ler, sempre morou na zona rural de Canguaretama e não tinha advogado. Ele sequer sabia informar sua data de nascimento, ou se seu nome era escrito com a letra “l” ou “u”. Os familiares acreditavam que Eldis estava morto, pois não tiveram nenhuma notícia durante o cárcere.

Em 2018, a advogada Marilene de Oliveira tomou conhecimento do caso. Ela é ligada à Pastoral Carcerária e foi até a penitenciária para saber se havia detentos com a possibilidade de progressão de regime que ainda não tinham obtido o direito por falta de acompanhamento jurídico. Durante esse trabalho, se deparou com a história de Eldis e passou a tentar ajudá-lo.

A advogada requereu a identificação de Eldis Trajano da Silva através do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Marilene de Oliveira conta que encontrou dificuldades para concretizar o pleito. Em julho do ano passado foi feita essa identificação. Segundo a advogada, a defesa não foi informada e só descobriu em outubro.

Falsidade ideológica
Depois disso, Marilene de Oliveira encontrou outro problema para conseguir a liberdade de Eldis. Ele respondia por furto e falsidade ideológica, desta vez em um processo em que constava seu nome real. Ocorre que os crimes foram praticados meses depois que Eldis da Silva estava preso. Não havia como ser ele o responsável.


Foi descoberto então que o irmão tinha utilizado as documentações dele para praticar mais crimes. Eudes, com “u”, foi pego usando o documento de um homem chamado Francisco Canindé ao ser detido em um furto. Quando a polícia constatou que era um RH falso, ele apresentou o documento de Eldis, o seu irmão, afirmando ser o verdadeiro e, assim, atribuindo a ele dois crimes: furto e falsidade ideológica.

O irmão criminoso foi liberado para responder o processo em liberdade durante uma audiência, por ser réu primário. Só que, na verdade, o réu primário era Eldis, que cumpria pena em nome de Eudes. Tempos depois o irmão foi preso novamente, por descumprir medidas que lhe foram impostas após a liberação. Neste momento, Eudes passou a cumprir a pena como se fosse Eldis e a implicá-lo com a Justiça duplamente.

A advogada Marilene de Oliveira conta que, após conseguir a identificação, foi necessário provar que os crimes tinham sido, todos, desde o primeiro, cometidos pela mesma pessoa. Pessoa esta que era, na verdade, o irmão de Eldis da Silva.

No ano passado, Eudes chegou a comparecer em uma audiência e ser reconhecido pelas vítimas. Ele mesmo afirmou que havia mentido e pediu perdão ao irmão, que estava sendo injustiçado. Contudo a Justiça ainda considerou isso insuficiente para soltar Eldis.


Somente na semana passada, na sexta-feira (6), foi concedido ao vaqueiro Eldis Trajano da Silva um alvará de soltura. Ainda assim, de acordo com a defesa, o alvará foi emitido com o nome errado, o do irmão. Ele precisou passar o sábado o e domingo na cadeira para que o erro fosse consertado nesta segunda. Os advogados agora vão acionar a Justiça para requerer uma indenização.

"Caso complicado"
O juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções penais, alega que o caso Eldis é "muito complicado". "Foi um conjunto de fatores", afirma. Para Baltazar, o fato de o próprio Eldis Trajano da Silva não portar documentos e não saber informar a maneira como se escreve o próprio nome pode ter confundido os policiais na hora do cumprimento do mandato.

Além disso, o magistrado alega que a demora para a resolução da situação do inocente se deu porque, no início, quem soube dos fatos "talvez não tenha diligenciado". "Há uma informação nos autos de que o diretor da PEP desconfiou da situação. Essa informação chegou depois lá no fórum e não sei o motivo pelo qual ninguém resolveu fazer alguma coisa".

Henrique Baltazar diz ainda que as dificuldades estruturais enfrentadas à época pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) tornaram moroso o processo de reconhecimento. "Quando finalmente isso chegou para mim, eu busquei o Itep para fazer uma investigação quanto as impressões digitais, para saber realmente quem era a pessoa. E o Itep não tinha condições de fazer, foi numa época que estava sem perito suficiente e o Itep demorou muito a esclarecer essa situação", relata.


"Havia dúvidas se ele estava falando a verdade, ou não. Era um caso complicado, mesmo, de resolver, porque o próprio preso não sabia seus dados. Quando a advogada chegou contando essa história, resolvi ir atrás de diligenciar, para tentar descobrir e cheguei a essa interpretação".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de estuprar idosa de 76 anos no interior do RN

Resultado de imagem para Homem é preso suspeito de estuprar idosa de 76 anos no interior do RN"Um homem suspeito de estuprar uma idosa de 76 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (12) em Luís Gomes, no Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o crime teria acontecido na madrugada desta quinta.

Ainda segundo a PM, o homem de 39 anos, que é vizinho da idosa, teria pulado o muro e destelhado a casa da vítima, que mora sozinha. Os militares encontraram marcas de pés nas paredes e sangue na roupa dele.

Os policiais relataram que após o crime ela pediu ajuda a uma vizinha e foi levada para o hospital em estado de choque. Segundo os militares, o homem é usuário de drogas e foi conduzido para a delegacia de Marcelino Vieira, cidade no Alto Oeste potiguar. Ele negou ter praticado o estupro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Emissão de RG e exame de corpo de delito são suspensos com paralisação de servidores do Itep no RN

Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (11) no Rio Grande do Norte e vão manter a mobilização pelo menos até a próxima segunda-feira (16), quando haverá uma reunião com o Governo do Estado. Com isso, o órgão passa a funcionar com 30% do efetivo nas quatro unidades do estado: Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. Os servidores tratam a manifestação como "operação perícia padrão".

Servidores do Itep fizeram paralisação nesta quarta-feira (11) — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi
Servidores do Itep fizeram paralisação nesta quarta-feira (11) — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

A paralisação vai comprometer outros serviços, como a emissão de RGs, que será suspensa nesta quinta-feira (12). Além disso, exames de corpo de delito só poderão ser feitos com a presença dos policiais.


"O que vai funcionar é apenas o local de morte violenta, onde existe o atendimento aos crimes de homicídio, suicídio e acidentes com vítimas fatais", explicou Otávio Domingos, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do RN (Sindperitos).

Algumas pessoas sofreram com a paralisação já nesta quarta-feira. Uma mulher de 49 anos, que foi agredida pelo próprio irmão no bairro de Mãe Luiza, foi encaminhada pelos policiais civis para o órgão, mas como não tinha a companhia de nenhum policial, não conseguiu realizar o exame, mesmo com a documentação necessária em mãos. O irmão da mulher está preso.

A cobrança da categoria é para que o Governo do Estado acelere a elaboração do projeto de lei que define o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores do Itep. O órgão possui cerca de 500 funcionários. Uma reunião entre o Executivo e a categoria está marcada para segunda-feira.

"Uma falta de respeito muito grande para nós servidores do Itep, que vem se arrastando há anos. São 14 anos que estamos nessa luta", falou Vânia Tavares, coordenadora geral do Sindicato do Servidores do Itep (Sinditep).

Nesta quinta-feira (12), os servidores vão realizar um novo protesto em frente à sede do Itep de Natal, que fica no bairro da Ribeira, na zona Leste da cidade.

Mulher agredida pelo irmão não conseguiu ser atendida no Itep — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi
Mulher agredida pelo irmão não conseguiu ser atendida no Itep — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN anuncia calendário de pagamento de dezembro; 13º será pago até 2 de janeiro

Resultado de imagem para pagamento"

O Governo do RN confirmou nesta quarta (11) o calendário de pagamento dos salários de dezembro que começam a ser creditados no próximo dia 14. Já o 13º deste ano, segundo o governo, será pago até o dia 2 de janeiro.

No próximo sábado (14) serão creditados os salários dos servidores que recebem até R$ 4 mil, dos membros da força de Segurança Pública e 30% para os demais integrantes do quadro do Governo do Estado. A folha salarial de dezembro será quitada no dia 30, incluindo órgãos com arrecadação própria e os ativos da Educação.

A confirmação do pagamento dos salários e do 13º veio após a Assembleia Legislativa aprovar um crédito extraordinário de R$ 1,7 bilhão no orçamento do Estado. A aprovação da abertura do crédito extraordinário era necessária para o reordenamento do Orçamento Geral do Estado, incluindo os valores necessários para o pagamento de todas as folhas salariais de 2019.

Serão pagos ainda os salários de novembro de 2018 de quem ganha mais de R$ 5 mil. Para esse pagamento será utilizada a verba arrecadada com a venda dos royalties do petróleo, que foi feita na 1ª semana de dezembro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

INSS cancela mais de 4,8 mil benefícios irregulares em 2019 no RN

INSS — Foto: Sindprevs-RNUm pente-fino nos benefícios com indícios de fraude e irregularidades, feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2019, já cessou ou suspendeu 4.898 benefícios que estariam sendo pagos de forma irregular no Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão, a economia prevista é de R$ 38 milhões.

Do total, 2.646 benefícios foram cancelados, enquanto 2.252 foram suspensos. Os beneficiários que tiveram os pagamentos suspensos ainda podem recorrer da decisão.

Em todo o país, 261 mil benefícios foram cessados. A economia mensal estimada é de R$ 336 milhões e, em um ano, chegará a R$ 4,3 bilhões.


Apesar de os cancelamentos ocorrerem nas várias espécies de benefícios, os motivos de pagamento irregular mais comuns são de recebimento indevido de benefício assistencial (BPC) por servidores públicos estaduais e municipais, além de benefícios pagos a pessoas falecidas e pagamento de benefícios assistenciais pagos a pessoas cuja renda familiar supera o limite legal.

De acordo com o INSS, servidores públicos fizeram uso de documentos e declarações falsas para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado apenas a idosos e a pessoas com deficiência de baixa renda —, em que a renda do grupo familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 249,50 mensais.

"Essa modalidade de fraude (recebimento indevido de benefícios assistenciais por servidores públicos) é a que mais se destacou nos levantamentos feitos com o cruzamento das bases de dados do INSS com estados e municípios, onde em 92,5% dos benefícios com suspeita de fraude analisados houve a constatação efetiva da fraude. Cerca de 4.700 servidores estaduais e municipais foram identificados, até agora, praticando essa fraude. A identificação dessas fraudes decorreu do cruzamento de informações do INSS com a base de apenas 6 estados e DF. O INSS já iniciou a realização de cruzamentos com todos os demais estados", informou o INSS.


Em 2019, do total dos benefícios cancelados e suspensos pelo pente-fino, 59% eram recebidos irregularmente pelos representantes legais de beneficiário falecido, o chamado pagamento pós-óbito. Em todos os casos, pessoas próximas do falecido continuavam a sacar a aposentadoria de forma irregular.

Também houve pagamentos irregulares de outros tipos, como a realização de prova de vida fraudulenta feita junto a instituições financeiras e a sonegação de informações dos familiares e pessoas próximas sobre a morte do titular.

Pagamentos pós-óbito
Outra causa de pagamentos irregulares identificada pelo INSS decorre de falhas e atraso na comunicação dos óbitos pelos cartórios ao INSS. Isso porque, após a morte de um beneficiário, os cartórios demoravam até 40 dias para notificar o INSS sobre um óbito registrado. Agora, após a conversão da medida provisória antifraude (MP 871/2019), a notificação deve acontecer em até um dia útil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação do MPRN investiga crimes de desvio de recursos e fraude em licitação na Câmara de Itajá

Resultado de imagem para mp rn"
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou uma operação que investiga crimes de desvio de recursos públicos e fraude em licitação pública na Câmara Municipal de Itajá, no interior do RN na manhã desta quarta-feira (11). A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade e também em Apodi, no Oeste potiguar.

Foram apreendidos documentos, computadores, aparelhos de telefone celular e mídias eletrônicas que serão periciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Chamada de operação Comendador, a investigação foi comandada pela Promotoria de Justiça de Ipaguaçu, no Oeste do RN, com o apoio do Gaeco do Ministério Público do RN. Promotores de Justiça, servidores do MPRN e policiais militares participaram da operação.

De acordo com as investigações do MPRN, dois homens são suspeitos de fraudar uma licitação para confecção de placas para homenagear cidadãos itajaenses em benefício de uma empresa que não trabalha com esse tipo de produto. O Ministério Público aponta que há indícios superfaturamento na licitação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo pede mais tempo à Justiça para a volta dos radares

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou pedido à Justiça para ampliar de 72 horas para dez dias corridos o prazo para garantir a volta dos radares móveis nas estradas federais. A justificativa do governo se baseia em ofício da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que classifica como ‘providência complexa’ a operação para recolocar os equipamentos eletrônicos

Por ordem da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, a União foi obrigada a restabelecer integralmente a fiscalização eletrônica por meio dos radares estáticos, móveis e portáteis nas rodovias federais. O juiz federal substituto Marcelo Gentil Monteiro, responsável pela liminar, deu prazo de 72 horas com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A decisão foi publicada na quarta-feira, 11.

De acordo com a AGU, o prazo se mostra bastante curto, visto que a Polícia Rodoviária Federal se deparou com ‘um conjunto de medidas complexas do ponto de vista logístico, contratual, administrativo e de orientações’.

“É imperioso asseverar a total impossibilidade de cumprimento pleno da determinação judicial no prazo fixado (72 horas), visto se tratar de providências complexas, envolvendo uma série de procedimentos administrativos, contratuais, de logística e orientações à equipes de policiamento ostensivo”, afirma a PRF, em ofício reproduzido pela AGU.

Segundo a corporação, os radares estavam sendo utilizados em quase 600 pontos do território brasileiro. Para serem reposicionados, os equipamentos precisarão ser aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e passar por habilitação nos sistemas da PRF.

“A retomada dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade envolve, ainda, providências contratuais relacionadas ao processo de expedição das notificações de autuação e de penalidade, cuja ausência ensejaria a indesejável prescrição de notificações; cada imagem captada por um radar inicia um longo processo de trabalho para cumprimento dos prazos de expedição das notificações”, afirma a Polícia Rodoviária.

Fim dos radares móveis

A suspensão dos radares estáticos, móveis e portáteis foi decretado pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto com o objetivo de ‘evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrendatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade’. A medida seria válida até o Ministério da Infraestrutura concluir a revalidação dos procedimentos de fiscalização eletrônica nas estradas federais.

A decisão não atingiu os radares fixo, pois, segundo o governo, eles fazem parte de contratos ainda em vigor com empresas privadas. Bolsonaro se manifestou publicamente a favor do fim dos radares nas estradas por considerá-los ‘pegadinhas’ e ‘caça-níquéis’.

O decreto, no entanto, foi suspenso pelo juiz federal substituto Marcelo Gentil Monteiro. Segundo o magistrado, o governo não respeito normas do Sistema Nacional de Trânsito ao baixar a medida.

“A não utilização dos equipamentos, a cada dia, é capaz de acarretar o aumento do número de acidentes e de mortes, conforme já mencionado linhas acima, tendo em vista o caráter técnico que precedeu a normatização, pelo Conselho Nacional de Trânsito, do uso de tais equipamentos nas atividades de fiscalização e segurança viárias”, afirmou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Falha em sistema atrasa pagamento de policiais do RN

Um problema no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) atrasou o pagamento para policiais militares e civis inativos. Em nota, o Governo do Rio Grande do Norte confirmou a falha e disse que o salário de dezembro da categoria será quitado nesta segunda-feira (16).

FOTO: DEMIS ROUSSOS/GOVERNO DO RN

“O Governo do Estado comunica que um problema no Sigef – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal impossibilitou a expedição da ordem bancária nesta sexta-feira para o pagamento dos inativos das Polícias Militar e Civil referentes ao mês de dezembro. O problema já foi resolvido e o salário dos inativos das duas polícias estará disponível na segunda-feira, 16, a partir das 10 horas”, informou em nota.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN atinge meta de vacinação contra sarampo

O Ministério da Saúde divulgou nessa sexta-feira (13) o balanço da cobertura vacinal da tríplice viral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola. De acordo com os dados, o Rio Grande do Norte atingiu 96,2% do público alvo e ficou acima da meta mínima estabelecida pela pasta, que era de 95%.

Além do RN, os estados de Mato Grosso do Sul (115,92%), Alagoas (115,7%), Rondônia (114,4%), Paraíba (110,2%), Pernambuco (109%), Ceará (108,2%), Minas Gerai (106,7%), Espírito Santos (105,7%), Santa Catarina (105,4%), Paraná (102,8%), Tocantins (102,5%), Rio de Janeiro (101,7%), Sergipe (99%), Rio Grande do Sul (101,1%), Goiás (103,4%), Mato Grosso (97,2%) e Amazonas (96,4%) também superaram as expectativas.



No total, 99,4% das crianças de até um ano de idade estão vacinadas no país. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos, embora oito estados e o Distrito Federal não tenham atingido a meta mínima, que é de 95%. O bom desempenho é fruto da intensificação de ações de vacinação em todo o país por meio das Campanhas Nacionais de Vacinação contra o sarampo.

Mesmo com o bom desempenho do país, o diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Julio Croda, ressalta a preocupação com municípios que ainda não cumpriram a meta. “Ainda temos cerca de 1,9 mil municípios que, mesmo com a intensificação das ações de vacinação por meio de campanhas, não conseguiram atingir a meta. Isso é preocupante para 2020 porque ainda existe surto da doença no país”, informou o diretor.

Somente neste ano, o Ministério da Saúde realizou duas etapas de vacinação contra o sarampo em municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países. No meio do ano, também realizou campanha de vacinação concentrada no estado de São Paulo devido aos casos da doença que começaram a surgir após o registro de surto em um navio que atracou no porto de Santos (SP). Além disso, outras duas campanhas foram realizadas em todo om país. A campanha, que terminou no dia 30 de novembro, ocorreu em duas etapas: a primeira, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos (7/10 a 25/10); e a segunda focada na população de 20 a 29 anos.



Entre os estados que não atingiram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, preconizada pelo Ministério da Saúde foram: Pará (85,4%), Roraima (87,9%), Bahia (88,9%), Maranhão (90%), Acre (91,4%), Piauí (91,9%), Distrito Federal (93,7%), São Paulo (93,9%) e Amapá (94,9%).

O Ministério da Saúde alerta que a baixa cobertura vacinal é responsável pela disseminação do sarampo em território nacional. Mesmo frente à situação atual de surtos pelo Brasil, as baixas coberturas vacinais ainda persistem em alguns municípios. De acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, atualmente, a doença circula em 17 estados brasileiros, com um total de 3.565 casos confirmados nos últimos 90 dias (1º de setembro a 23 de novembro). Destes, 2.702 casos estão concentrados em 147 municípios do estado de São Paulo. Também foram confirmados 15 óbitos: seis em menores de 1 ano de idade, dois em crianças de 1 ano de idade e sete em adultos maiores de 20 anos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Caixa começa a pagar auxilio emergencial a pescador na próxima segunda

A Caixa começa a pagar, na próxima segunda-feira (16), a primeira parcela do Auxílio Emergencial Pecuniário para os pescadores profissionais artesanais de municípios da costa brasileira afetados pelo derramamento de petróleo. O auxílio emergencial é um benefício financeiro possibilitado pela Medida Provisória (MP) nº 908/2019, editada pelo governo federal no dia 29 de novembro.

Cerca de 65 mil pescadores ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira que tiveram sua atividade profissional prejudicada até a data da edição da MP poderão receber o benefício de R$ 1.996, pago em duas parcelas de R$ 998.

Os pagamentos seguem o calendário de escalonamento dos benefícios sociais, como o Bolsa Família, que estipula o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, conforme a tabela abaixo:


Os trabalhadores poderão sacar os valores utilizando o cartão social em qualquer canal da Caixa, como casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. Quem não tem o cartão poderá sacar em qualquer agência do banco com a apresentação de documento de identificação com foto.

O direito ao recebimento do auxílio emergencial pecuniário não interfere no recebimento de demais benefícios financeiros aos quais o pescador tenha acesso, como o Programa Bolsa Família ou Seguro Defeso, e o saque poderá ser realizado no mesmo momento do pagamento dos demais programas.

A identificação, o registro e a publicação de listagem, em sítio eletrônico, dos municípios atingidos pelas manchas de óleo é realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

A seleção do público-alvo de pescadores elegíveis ao recebimento do benefício é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que deve ser procurado em caso de dúvidas.

Aos beneficiários, a Caixa disponibiliza atendimento por meio do telefone 0800-726-0207, para informações referentes aos pagamentos.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Bolsonaro manterá Camargo na Fundação Palmares, se reverter decisão judicial

O presidente da República, Jair Bolsonaro, prometeu nesta sexta-feira (13), reconduzir o jornalista Sérgio Camargo à presidência da Fundação Cultural Palmares, se o governo tiver êxito na tentativa de reverter a decisão judicial que suspendeu o ato de nomeação.

A suspensão foi decidida pelo juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral, que argumentou que a nomeação “contraria frontalmente os motivos” que levaram à criação do instituto.

A Advocacia-Geral da União apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) contra a liminar, mas a Corte manteve a suspensão da nomeação.

Não há ainda informação sobre possível recurso da AGU a tribunais superiores.

Sérgio Camargo foi indicado no rol de mudanças promovidas pelo novo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. Após o anúncio, no entanto, diversas publicações do presidente nas redes sociais levaram a questionamentos sobre sua visão sobre o movimento negro.

Nos posts, Camargo critica a celebração do Dia da Consciência Negra, diz que a escravidão foi “benéfica” e afirma que o Brasil tem um “racismo nutella”.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Começa inspeção técnica em todas as barragens do RN

Iniciou esta semana o processo de inspeção técnica regular de todas as barragens as quais o estado do Rio Grande do Norte é empreendedor, promovido por um corpo técnico constituído por profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre engenheiros civis e mecânicos, além de especialistas ambientais.

BARRAGEM DE UMARI, EM UPANEMA. DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE UPANEMA

As inspeções regulares seguem o modelo adotado pela agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), e estão previstas na Política Nacional de Segurança de Barragens, de acordo com a Lei nº 12.334/2010.

Visando a manutenção dessas estruturas e garantindo assim os padrões de segurança das barragens, essa medida subsidia a cultura de gestão de riscos, reduzindo a possibilidade de acidentes e suas consequências. Vale ressaltar que a segurança de uma barragem influi diretamente na sua sustentabilidade e no alcance de seus potenciais efeitos sociais e ambientais.

Barragem de Umari em Upanema

A primeira barragem a ser visitada para inspeção foi a barragem de Umari, localizada no município de Upanena, na última quarta-feira (11). A inspeção foi realizada por técnicos e pesquisadores da Semarh, com a colaboração do Profº Valdeci Rocha e acompanhada pelo prefeito da cidade, Luiz Jairo. Após o término dos procedimentos ficou firmada uma parceria entre a Prefeitura e a Semarh, no sentindo de iniciar um processo de limpeza e drenos da galeria da barragem.

A Barragem de Umarí é o terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, com uma estrutura de 42 metros de altura, 05 metros de largura no alto e 02 km de cumprimento. Sua capacidade de acúmulo é de 292.813.650 m³ sendo seu volume atual o equivalente à 30,62% dessa capacidade, conforme relatório de situação volumétrica de reservatórios (Açudes, Barragens e Lagoas) disponibilizado pelo Igarn no dia 29/11/2019.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo Fátima vai construir ‘posto policial modelo’ em Mossoró


Mossoró ganhará um novo posto policial para reforçar a segurança na cidade. A unidade será construída na RN-117, na zona urbana da cidade. A assinatura da ordem de serviço será realizada pela governadora Fátima Bezerra neste sábado (14), às 9h, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (DPRE).

De acordo com o governo, o posto será “uma unidade modelo, com dois pavimentos, moderno e seguro para os cidadãos e policiais.”
 
Nesta sexta-feira (13), Fátima participará da procissão de Santa Luzia, padroeira do município.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo Federal reconhece emergência pela seca em 133 municípios do RN. Veja lista

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, na última quarta-feira (11), a situação de emergência em 133 municípios do Rio Grande do Norte, por conta da seca que afeta o estado. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro e assistência. A Portaria que trata do tema foi publicada no Diário Oficial da União.

FOTO: ALBERTO LEANDRO/ARQUIVO/PORTAL NO AR

O apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.



Em setembro, o Governo do RN já havia renovado pela 13ª vez consecutiva o decreto de situação de emergência pela seca. À época, a governadora Fátima Bezerra reconheceu a boa condição de chuva no primeiro semestre. No entanto, reforçou que o volume registrado não foi suficiente para “uma recarga satisfatória dos principais reservatórios do estado.”

Confira os municípios na lista

1

Acari

2

Açu

3

Afonso Bezerra

4

Água Nova

5

Alexandria

6

Almino Afonso

7

Alto do Rodrigues

8

Angicos

9

Antônio Martins

10

Apodi

11

Areia Branca

12

Baraúna

13

Barcelona

14

Bento Fernandes

15

Boa Saúde

16

Bodó

17

Bom Jesus

18

Caiçara do Norte

19

Caiçara do Rio do Vento

20

Caicó

21

Campo Grande

22

Campo Redondo

23

Caraúbas

24

Carnaúba dos Dantas

25

Carnaubais

26

Cerro Corá

27

Coronel Ezequiel

28

Coronel João Pessoa

29

Cruzeta

30

Currais Novos

31

Doutor Severiano

32

Encanto

33

Equador

34

Felipe Guerra

35

Fernando Pedroza

36

Florânia

37

Francisco Dantas

38

Frutuoso Gomes

39

Galinhos

40

Governador Dix-Sept Rosado

41

Grossos

42

Guamaré

43

Ipanguaçu

44

Ipueira

45

Itajá

46

Itaú

47

Jaçanã

48

Jandaíra

49

Janduís

50

Japi

51

Jardim de Angicos

52

Jardim de Piranhas

53

Jardim do Seridó

54

João Câmara

55

João Dias

56

José da Penha

57

Jucurutu

58

Lagoa D`Anta

59

Lagoa de Pedras

60

Lagoa de Velhos

61

Lagoa Nova

62

Lajes

63

Lajes Pintadas

64

Lucrécia

65

Luís Gomes

66

Macau

67

Major Sales

68

Marcelino Vieira

69

Martins

70

Messias Targino

71

Monte das Gameleiras

72

Mossoró

73

Nova Cruz

74

Olho-D`Água do Borges

75

Ouro Branco

76

Paraná

77

Paraú

78

Parazinho

79

Parelhas

80

Passa e Fica

81

Patu

82

Pau dos Ferros

83

Pedra Grande

84

Pedra Preta

85

Pedro Avelino

86

Pilões

87

Portalegre

88

Porto do Mangue

89

Rafael Fernandes

90

Rafael Godeiro

91

Riacho da Cruz

92

Riacho de Santana

93

Riachuelo

94

Rodolfo Fernandes

95

Ruy Barbosa

96

Santa Cruz

97

Santa Maria

98

Santana do Matos

99

Santana do Seridó

100

Santo Antônio

101

São Bento do Norte

102

São Bento do Trairí

103

São Fernando

104

São Francisco do Oeste

105

São João do Sabugi

106

São José do Campestre

107

São José do Seridó

108

São Miguel

109

São Paulo do Potengi

110

São Pedro

111

São Rafael

112

São Tomé

113

São Vicente

114

Senador Elói de Souza

115

Serra Caiada

116

Serra de São Bento

117

Serra do Mel

118

Serra Negra do Norte

119

Serrinha

120

Serrinha dos Pintos

121

Severiano Melo

122

Sítio Novo

123

Taboleiro Grande

124

Tangará

125

Tenente Ananias

126

Tenente Laurentino Cruz

127

Tibau

128

Timbaúba dos Batistas

129

Triunfo Potiguar

130

Umarizal

131

Upanema

132

Venha-Ver

133

Viçosa

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››