quarta-feira, novembro 07, 2018

Itep-RN realiza primeira coleta de DNA em laboratório próprio; missão é identificar corpo de menina de 12 anos

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) realiza nesta quarta-feira (7) a primeira coleta para exame de DNA em laboratório próprio. A estrutura fica em Natal e foi inaugurada em julho, mas até então não estava funcionado efetivamente. Segundo o governo, o momento é histórico para a polícia científica do RN, que sempre precisou enviar exames de DNA para outros estados.

Laboratório do Itep foi inaugurado em julho, mas até então não estava funcionado efetivamente — Foto: Itep-RN/Divulgação
Laboratório do Itep foi inaugurado em julho, mas até então não estava funcionado efetivamente — Foto: Itep-RN/Divulgação

O material será coletado de familiares da adolescente Maria Carla da Silva, de 12 anos, e comparados aos restos mortais de um corpo encontrado enterrado no dia 17 de outubro na zona rural de Apodi, município da região Oeste do estado. O objetivo é justamente confirmar se o corpo é o da adolescente, que foi vista pela última vez com vida um mês antes.

O cunhado da garota, que confessou tê-la matado, está preso. Foi ele quem mostrou à polícia o local onde o corpo estava enterrado. Em razão do avançado estado de decomposição, não foi possível fazer a identificação por impressões digitais nem arcada dentária, já que a menina não possuía exames dentários que pudessem ser usados como forma de reconhecimento.

A coleta do material genético, segundo o Itep, será feito às 14h.

A investigação do caso está sendo conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi. Com o resultado do exame de DNA, a polícia afirma que o caso será concluído com maior celeridade.

“Agora teremos maior agilidade na solução de crimes e vamos conseguir reduzir de seis meses para apenas 30 dias a emissão dos resultados de identificação humana. Isso é uma conquista importante, tanto para o Instituto quanto para o Estado, pois até então nós não tínhamos como realizar exames de DNA aqui no RN”, destacou o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com salários de servidores na pauta, comissão de transição do Governo do RN se reúne pela primeira vez

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), se reuniram na tarde desta terça-feira (6), acompanhados de suas equipes, para dar inicío ao processo de transição entre a atual administração e a que vai começar no dia 1º de janeiro de 2019. Entre os temas debatidos pela comissão esteve os salários dos servidores, que, na avaliação do Executivo, só terminarão o ano em dia se o Estado conseguir uma liberação da antecipação dos royalties na Justiça.

Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) se encontraram nesta terça-feira (6) para tratar sobre transição do governo no RN — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN
Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) se encontraram nesta terça-feira (6) para tratar sobre transição do governo no RN — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN

No encontro, Robinson assegurou total transparência e agilidade na liberação das informações da atual gestão. “O novo governo terá todas as condições de iniciar dando continuidade às obras e ações em curso, diferente de quando assumi em 2015”, afirmou o chefe do Executivo, lembrando que sua obteve nota 9,7 da Transparência Brasil. "E essa transparência vai continuar nos trabalhos junto à comissão de transição”, reforçou.

Fátima Bezerra, por sua vez, explicou que adotou como critério para escolha sua equipe de transição o perfil técnico, obedecendo critérios de competência e experiência. “Estes critérios não eliminam atuação na gestão pública, por isso temos também pessoas experimentadas na condução de órgãos das esferas municipal, estadual e federal”, declarou Fátima.

A comissão deverá trabalhar em uma sala localizada nas dependências da Escola de Governo, que já está disponível para a equipe. De acordo com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o ambiente dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho da comissão, que, além do contato direto com os secretários e gestores da atual administração, poderá também acessar informações através do SEI – Serviço Eletrônico de Informações - implantado este ano.

Os secretários da Casa Civil, da Tributação, Planejamento, o coordenador do Governo Cidadão e o procurador-geral do Estado serão os interlocutores da atual gestão com a equipe do futuro governo.


Após a reunião, Fátima seguiu para Brasília, onde tinha compromissos ainda como senadora.

Equipes da atual e da futura administração estadual tiveram primeira reunião nesta terça-feira (6) — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN
Equipes da atual e da futura administração estadual tiveram primeira reunião nesta terça-feira (6) — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN

Salários dependem de decisão
Após a reunião, o governador Robinson Faria afirmou que depende de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para conseguir concluir o mandato com os salários dos servidores em dia. Ele considerou que vai contar com a ajuda da futura governadora para conseguir isso.

O Estado quer que os desembargadores liberem a antecipação dos royalties do gás e do petróleo aprovada pela Assembleia Legislativa em junho deste ano. Em setembro, uma decisão da primeira instância da Justiça Estadual proibiu o uso dos R$ 162 milhões previstos, atendendo a um pedido deo Ministério Público. Em agosto, o Tribunal de Contas do Estado já havia determinado de forma cautelar que os atos administrativos para que a operação fossem suspensos.

"Os governos anteriores já fizeram isso", reforçou o governador, dizendo que o recursos seria limitado a pagamento de salários.

O Tribunal de Justiça do RN informou que o pedido de suspensão da decisão já foi rejeitado monocraticamente no Segundo Grau da Justiça Estadual. Depois disso, o Poder Executivo entrou com embargos de declaração no Tribunal para modificar a decisão mais recente, mas o Ministério Público apresentou parecer contrário aos embargos na tarde desta terça-feira (06), no sentido de manter a decisão que indefere o pedido do governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Encontrado corpo que pode ser de menina de 14 anos, irmã de suspeitos de matar criança em Mossoró

Foi encontrado em uma região de mata no bairro Malvinas, próximo a uma estrada de terra que dá acesso à zona rural do município de Mossoró, na região Oeste potiguar, um corpo carbonizado que pode ser o da adolescente Jeane de Melo Nogueira, de 14 anos, que foi levada de casa por homens armados logo após o assassinato de uma criança de 1 ano e meio, na noite do domingo (4), também na Malvinas.

Jeane de Melo Nogueira, 14 anos, foi levada de casa por homens armados  — Foto: Arquivo da família
Jeane de Melo Nogueira, 14 anos, foi levada de casa por homens armados — Foto: Arquivo da família

Segundo a polícia, o desaparecimento de Jeane é tratado como represália pela morte do pequeno Anthony Calleb Bezerra da Silva, já que a adolescente é irmã de dois rapazes presos nesta segunda (5) suspeitos de terem participado da morte do menino. A criança estava com os pais, em uma motocicleta, quando a família foi atacada a tiros. A mãe do menino segue internada em estado grave. Já o pai, que segundo os suspeitos era o verdadeiro alvo dos tiros, também está hospitalizado, mas sem risco de morte.

Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família
Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família

Pouco antes de o corpo ser encontrado, o pai de Jeane esteve na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró para prestar queixa do desaparecimento da filha. Em agosto, Wellington Martins Nogueira já havia perdido um filho, um jovem de 18 anos, que foi assassinado a tiros.


Segundo a delegada Liana Aragão, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, a morte de Anthony Calleb aconteceu por causa de uma guerra de facções criminosas. "O pai da criança, que assume ser do PCC, era o alvo. E os irmãos que foram presos, assumiram que são de uma facção rival, o Sindicato do Crime do RN. Eles disseram que não viram que a criança estava na moto. Porém, viram que a mãe estava, mas mesmo assim atiraram", ressaltou a delegada.

A partir de agora, a DHPP de Mossoró também busca a identificação do corpo encontrado e já começa a investigar o assassinato.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cosern abre inscrições para seleção do Programa de Estágios 2019

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) abriu nesta segunda-feira (5) as inscrições para o Programa de Estágio 2019. São oferecidas 55 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios. O link também pode ser acessado num banner no site da Cosern.

Cosern abre inscrições para processo seletivo de estagiários — Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação
Cosern abre inscrições para processo seletivo de estagiários — Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são:

Ter a previsão de conclusão do curso até dezembro de 2021;
Ter disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais - com o máximo de 6 horas por dia de estágio.
Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios.

As primeiras contratações serão feitas em fevereiro do ano que vem e as demais oportunidades de estágio surgirão conforme demanda da Cosern ao longo do ano de 2019.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casa Durval Paiva, do RN, é escolhida a melhor Ong do Brasil

A Casa Durval Paiva, em Natal – instituição que há 23 anos atende crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares durante e após o tratamento – foi escolhida como a melhor Ong do Brasil durante a 2ª edição do Guia Melhores Ongs, realizada no início do mês no Museu de Arte Moderna, em São Paulo.

Casa Durval Paiva fica na Rua Professor Clementino Câmara, no Barro Vermelho, em Natal — Foto: Casa Durval Paiva/Divulgação
Casa Durval Paiva fica na Rua Professor Clementino Câmara, no Barro Vermelho, em Natal — Foto: Casa Durval Paiva/Divulgação

A iniciativa da premiação é do Instituto Doar e da Rede Filantropia, que receberam mais de 2.500 inscrições de todo o país. Em 2017, a Durval Paiva já havia sido contemplada como a melhor Ong do Nordeste, ficando também entre as 100 melhores do país.

“A premiação é resultado do trabalho de muitos que abraçaram a causa e ajudam na busca da cura dos pacientes e transformação da realidade social de centenas de famílias assistidas”, destacou Rilder Campos, presidente da instituição.

“Esse prêmio é o somatório de forças de centenas de doadores, parceiros, voluntários, colaboradores e simpatizantes da nossa causa. Só temos a agradecer a Deus e a todos que, juntamente conosco, buscam fazer um trabalho transparente e de excelência no exercício da solidariedade e resgate da cidadania das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

O prêmio
O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país.

A entrega dos certificados e troféus teve a cobertura da Editora Globo – Revista Época, Grupo Folha e outras mídias. Com esse trabalho, o Instituto Doar e a Rede Filantropia buscam estimular a melhoria contínua da gestão das entidades e criar espaços de visibilidade para que as ONGs encontrem mais doadores.


A Casa Durval Paiva
A Casa Durval Paiva fica na Rua Professor Clementino Câmara, nº 234, no Barro Vermelho, em Natal. Ao longo destes 23 anos, já beneficiou 1.514 pacientes. Hoje, a instituição possui 1.099 pacientes cadastrados, sendo que 539 estão em tratamento. Saiba mais sobre o trabalho da Casa AQUI.

O Instituto Doar
O Instituto Doar tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Em cinco anos de existência, criou o Selo Doar, que certifica organizações em gestão e transparência, trouxe para Brasil o Dia de Doar (27/11), uma iniciativa que já está em mais de 20 países e agora lança a segunda edição do Guia Melhores ONGs, cujo objetivo é além de reconhecer ONGs exemplares, oferecer às pessoas um leque de opções de doação por todo o Brasil e das mais diversas causas. Saiba mais AQUI.

Fonte: G1
Leia Mais ››