segunda-feira, fevereiro 25, 2013

JUSTIÇA OBRIGA PREFEITO DE ITAÚ A NOMEAR APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO


De acordo com informações postada na tarde deste domingo(24) na página pessoal do blogueiro da vizinha cidade de Taboleiro Grande-RN João Moacir a Justiça obrigou o Prefeito de Itaú, Ciro Bezerra(DEM) a nomear os aprovados no concurso público para a vaga de agentes de endemias.

A Juíza da Vara Cível da Comarca de Apodi/RN, Dra. Katia Cristina Guedes Dias, determinou nos autos do Mandado de Segurança 0001057-59.2012.8.20.0112, a imediata nomeação e posse dos aprovados no concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de Agente de Combate a Endemias.
Segundo a própria Decisão Judicial, o Prefeito Municipal de Itaú, já havia celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta, junto ao Ministério Público Estadual, oportunidade em que se comprometeu a realização de um Concurso Público para o preenchimento dos cargos de Agentes de Combate a Endemias, pois, os cargos estavam sendo ocupados por funcionários terceirizados, o que pela lei, deve ser ocupado apenas em casos excepcionais e urgentes.
Na decisão, a Juíza Katia Cristina Guedes Dias, entendeu que “... na área da saúde, o poder público só deve contratar serviços de terceiros quando os seus forem insuficientes e, ainda assim, em caráter suplementar. Há, portanto, um vício insanável na decisão política do Município de Itaú em não nomear os impetrantes nos cargos para os quais foram devidamente aprovados...”.
Ao final da decisão a Juíza determinou a “... imediata nomeação e posse dos demandantes Jean Carlos de Lima Silva e Francisco Herisberto Soares de Freitas, aprovados respectivamente em 1ª e 3ª colocação para o Cargo de Agente de Combate a Endemias, em substituição aos funcionários terceirizados que ocupem o mesmo cargo junto a Prefeitura Municipal de Itaú.” Foi fixado ainda uma multa diária no valor de 01 (um) salário mínimo.
Consultando o processo, por meio do sistema esaj, do Tribunal de Justiça do RN, ( http://esaj.tjrn.jus.br/cpo/pg/show.do?processo.codigo=3400004FR0000&processo.foro=112 ), percebe-se, que mesmo após a decisão judicial que determinou a imediata nomeação dos aprovados, o Prefeito de Itaú, supostamente descumpriu a decisão, o que motivou a Juíza a determinar a intimação pessoal do Prefeito, para no prazo de 24 horas, informar sobre o integral cumprimento da decisão.
Coincidentemente ou não, após a nova decisão da Juíza, foi publicado no Diário Oficial do Município de Itaú/RN a nomeação dos aprovados no concurso público para a ocupação dos cargos de Agente de Combate a Endemias.
Os aprovados que reclamaram judicialmente a sua nomeação foram representados pelo Advogado Dr. Kadson Eduardo de Freitas Alexandre e o Prefeito do Município de Itaú, pelo Advogado Dr. Edson Gutemberg, infelizmente, o blog não conseguiu contato com nenhuma das partes envolvidas no processo.

Reprodução Cidade News Itaú via João Moacir
Leia Mais ››

Cinco jovens são presos e enquadrados na “Lei Seca” em São Francisco do Oeste/RN




Durante operação realizada pela Polícia Militar dos Destacamentos de São Francisco do Oeste e Riacho de Santana/RN, na noite deste domingo (24), na cidade de São Francisco do Oeste/RN, foram apreendidos 19 (dezenove) veículos entre carros e motos e cinco jovens foram presos e autuados na “Lei Seca”.

Segundo informações repassadas pelo Cabo Rosano, a operação foi realizada durante a noite estendendo-se até a madrugada do domingo para a segunda-feira.

Dezesseis (16) motocicletas e três (03) carros foram apreendidos, cinco pessoas foram presas em flagrante por conduzir veículo automotor sob a influência de bebida alcoólica, e duas foram autuadas por entregar motocicletas à menores de idade.

Os jovens presos e autuados foram: João Paulo da Silva, residente em São Francisco do Oeste/RN, por volta das 19h, quando conduzia o veículo tipo Chevette, placa MZL0275/RN; Francisco Vinicius de Souza Queiroz, residente em Pau dos Ferros/RN, por volta das 23h, quando conduzia a Moto Honda TITAN CG 125, placa MYF7412; Ricardo Pereira Mota, residente em Pau dos Ferros/RN, por volta das 23h, quando conduzia a moto Yamaha, Facson, placa OJU4258; Francisco Anderson Ferreira de Moura, residente em São Francisco do Oeste/RN, por volta das 23:30h, quando conduzia a moto Honda BROS, cor vermelha, placa MYF2882 e Cícero Caetano da Silva Junior, residente em Itau/RN, por volta da meia noite e meia, quando conduzia a moto Honda TITAN CG 125, placa MYB6983.

Foi arbitrado fiança para todos os jovens presos, quatro pagaram e foram soltos e apenas um permaneceu preso à disposição da justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade 
Leia Mais ››

Pedreiro é morto a golpes de facão na Bahia


O assassinato do pedreiro José Ricardo de Jesus Pereira, em Eunápolis, pode ter sido motivado por paixão. O homem de 32 anos foi encontrado morto, por volta das 05h30 da manhã desta segunda-feira (25/02/2013), no bairro Nacional, zona norte da cidade. Segundo a Polícia Militar, ele apresentava um corte profundo no rosto, provocado, possivelmente, por um facão.

 O crime, de acordo com moradores, pode ter acontecido por volta de 1h da madrugada, já que foram ouvidos pedidos de socorro neste horário. O pedreiro morava sozinho em uma casa que fica nas imediações da estação de energia da Chesf. Um conhecido afirmou que José Ricardo consumiu bebida alcoólica durante toda a noite em um bar. Ainda de acordo com a informação, logo depois ele saiu com uma mulher da comunidade, que seria casada. A suspeita é que o autor do homicídio tenha sido o marido dela. Os supostos pivôs do assassinato ainda não foram localizados pelos investigadores. O homem era solteiro, não tinha filhos e nem parentes na cidade. Ele era natural de Feira de Santana e corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal.


Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

TABOLEIRO GRANDE: VEREADORES IRÃO PROTOCOLAR PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO DOS ATOS DA PRESIDENTE IRACEMA GALVÃO


A semana em Taboleiro Grande se inicia prometendo novos enredos na já conturbada movimentação política da cidade.
Depois que a atual presidente da câmara, Iracema Moreira Galvão - PMDB, passou três dias na cadeira do executivo, depois de uma sessão de posse bastante tumultuada e destituiu toda equipe da prefeita Klébia Bessa, nomeando quase toda antiga equipe da ex-prefeita Maria Miriam Pinheiro de Paiva, parando quase por completo todo serviço público, os vereadores da situação querem explicação da colega vereadora.
Para isso estão convocando uma sessão extraordinária para o dia 28 de fevereiro, às 17:00 horas a fim de criarem uma (CEI) Comissão Especial para Investigação dos atos da presidente da câmara Iracema Moreira Galvão.
Em contato com o blog, José de Theófilo disse ter material suficiente que provam que a parlamentar agiu com falta de decoro.
Hoje, ao saber da solicitação da sessão extraordinária, Iracema Galvão impediu que funcionários da câmara redigisse os ofícios a serem enviados aos vereadores, afirmou José de Theófilo.
Pelo jeito, a paz política em Taboleiro Grande está longe de ser alcançada.

Reprodução Cidade News Itaú via João Moacir
Leia Mais ››

Bandidos levam R$ 30 mil em saída de banco e fogem após troca de tiros em Natal


Bandidos em um carro Celta de cor preta roubaram, na tarde desta segunda-feira (25), R$ 30 mil de um cliente em saída de banco na agência do Bradesco, na avenida Presidente Bandeira, também conhecida como avenida 2, no Alecrim. Os bandidos fugiram e o veículo foi encontrado abandonado na avenida Bernardo Vieira, por volta das 16h.

De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel Alarico Azevedo, viaturas da Polícia Militar estavam nas proximidades, cruzaram com o carro utilizado pelos bandidos e houve troca de tiros entre assaltantes e policiais.

Dentro do Celta encontrado, também havia um capacete e, por isso, a Polícia acredita que uma moto era usada para dar apoio aos passageiros do carro. O veículo não tinha queixa de roubo registrada.

A Delegacia da Polícia Civil Especializada em Furtos e Roubos (Defur) recebeu todo o material encontrado pelos militares e ficará à frente das investigações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Escravos do sexo: Polícia Federal e Ministério Público investigam tráfico de travestis na Paraíba


Cerca de 30 travestís paraibanas podem ser vítimas do tráfico de humanos para a Itália. A estimativa é do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas. O Governo Federal vai investigar a existência de quadrilhas agenciadoras no Estado e em outras localidades do Nordeste. Por isso, embarcaram ontem para Roma funcionários dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos. Eles participarão de reuniões com autoridades italianas para tratar do assunto.
“O tráfico de humanos também está associado ao de drogas, a condições de exploração sexual e escravidão. Previmos que haja cerca de 20 a 30 travestís paraibanas estão nessa situação. São pessoas que têm seu passaporte capturado, trabalham até por 12 horas seguidas em ‘programas’, dormem em quartos com 20 pessoas, têm obrigação de ter uma média de produtividade mínima de 800 Euros, e quando não atingem esse valor, são impedidas de voltar pra casa e chegam a sofrer castigos corporais”, salientou Eduardo Varandas. 
A missão diplomática do Governo Federal surgiu através de denúncias e pedido de intervenção através do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Ele se reuniu em dezembro do ano passado no Itamaraty, em Brasília (DF), com a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, a ministra Luiza Lopes da Silva. Uma quadrilha que agia com tráfico de mulheres na Espanha já foi desarticulada. 
Pessoas aprisionadas
De acordo com Eduardo Varandas, as travestis acabam sendo escravas de um ciclo vicioso, em que 80% do que conseguem com seu trabalho é repassado para o explorador e 20%, serve para pagar dívidas e despesas. “São escravas de um ciclo vicioso que não acaba fácil. O tráfico parte da premissa do engano, 80% delas vão enganadas e pensam que ganharão mais, ou terão melhores condições de vida. 
“Essas pessoas acabam também sendo obrigadas a transar sem camisinha, a consumir drogas ou a traficar entorpecentes também”, acrescentou. É muito comum elas envelhecerem e começarem a traficar drogas. Uma boa parte delas começa a aliciar menores pobres no Brasil a serem vitimas desse ciclo de miséria. Transforma vitimas em vilões num sistema de corrupção generalizado”, destacou Eduardo Varandas. 
Falta dignidade
De acordo com Eduardo varandas, o Brasil é o país que mais exporta travestis para o mundo. “Que escolha elas têm permanecendo no Brasil? Não oferecemos trabalho digno, proteção social, políticas públicas voltadas para a diversidade. Na prática, elas são expulsas, maginalizadas e escanteadas por causa das desigualdades e da cultura hipócrita que temos. Alguém já viu alguma atendendo no comércio em João Pessoa?”, indagou o procurador. 
De acordo com ele, elas vão para outros países fazer, de certa forma, o que também fazem no Brasil, mas de forma diferente. “No Brasil elas apanham, são obrigadas a fazer sexo sem camisinha, a usar drogas, a transar com policiais em troca de livre utilização do ‘ponto’ onde atuam, dentre outros”, elencou Eduardo Varandas. Enquanto no país, elas ganham de R$ 20 a R$ 30 em um programa, na Europa esse valor sobre para 100 a 150 Euros.
Correio denunciou esquema em 2005
O esquema internacional de aliciamento de jovens travestis paraibanos para a prostituição na Europa foi denunciado pelo Jornal Correio da Paraíba em duas reportagens especiais da jornalista e Santiago. As publicações são de 20 de fevereiro de 2005 (“Gays voltam ricos da Europa, influenciam e ‘exportam’ jovens”) e em 29 de outubro de 2006 (“Garotos da Paraíba são aliciados e levados para o Exterior”).
Segundo as reportagens, a rede aliciava e agenciava jovens de vários municípios da Paraíba, como Araçagi, Guarabira, Mulungu e Baía da Traição e os “levava” para exercer a prostituição na Europa, principalmente na Itália. 
Na época, o promotor Marinho Mendes fez uma denúncia e a Polícia Federal investigou o esquema. 
denúncia afirmava, inclusive, que um adolescente, de 17 anos, havia sido levado para a Itália para ser explorado sexualmente pela rede. Segundo as reportagens, os jovens chegavam à Itália devendo até R$ 50 mil e pagavam o dobro aos agenciadores. 
Entre os jovens paraibanos acompanhados pela reportagem estavam Emerson da Cruz Batista, a “Yasmim”, na época com 17 anos e o irmão, Jean Carlos Batista, a “Geovana”. Yasmim foi aliciada e levada para a Itália, onde também teve que pagar ao seu aliciador uma quantia em dinheiro oito vezes maior. 
Em depoimento à Polícia Federal, em setembro de 2009, José de Arimatéia Junior, ou “Isabella da Roma”, confessou que ajudou Yasmim a ir para a Itália, pagou para ela as passagens aéreas e emprestou 500 euros e “que posteriormente recebeu de Yasmim aproximadamente quatro mil euros”.

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

CORPO É ENCONTRADO CARBONIZADO POR CIMA DE UM CAVALO E A MOTO POR CIMA DA VITIMA



Na manhã do ultimo domingo (24) um corpo de um homem mais conhecido por (Cigano), foi encontrado nas mediações do Povoado Caraibeiros, em uma Estrada Vicinal que liga o povoado a cidade de Inajá, com seu corpo em cima de um cavalo morto e a sua Moto Yamaha de cor prata em cima do seu corpo. Policiais militares e civis foram ao local e o corpo foi levado ao IML de Caruaru.




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quadrilha desarticulada pela Polícia Militar de São Bento foi a mesma que assaltou em Caicó e Serra Negra


Por volta das 6 horas da manhã do último sábado (23), a Polícia Militar de São Bento-PB, desarticulou uma quadrilha que agia em várias cidades do RN e PB, entres as quais foi citada a cidade de Serra negra do Norte, distante 45 quilômetros de Caicó, quando homens armados e usando motos assaltaram um comércio no referido município.

Entre os presos na operação está Manoel Cândido da Silva vulgo "Novo", na residência do acusado foi encontrado uma moto Honda CG 150 cc, cor prata, ano 2009, placa MOB 0867 paulista/PB, que após consulta no infoseg foi constatada que a mesma era roubada, ainda foi encontrada uma espingarda cal. 32 com 27 cartuchos na residência do mesmo.


Em outro local foi preso Marciano Medeiros Silva vulgo "Galego" na residência do acusado foram encontradas 02 motos com PLACAS DE CAICÓ, ambos roubadas, sendo uma Honda Biz 125 cc, cor preta, placa DXM 4039 Caicó/RN, a outra moto uma Honda Bros ES, 2011, cor laranja, placa NOH 8395 Caicó/RN, em reconhecimento informal, empresários caicoense reconheceram a moto Bros e dois indivíduos do grupo pelo assalto no último dia 18 em Caicó.

Além de reconhecer dois indivíduos como participantes ao assalto em Caicó, testemunhas disseram que a arma usada no assalto é a mesma que está na foto, fruto da apreensão na mesma operação da PM da Paraíba, inclusive os empresários que foram assaltados em Caicó alegam que o dinheiro utilizado pela quadrilha para pagamento da fiança pode ser fruto dos assaltos, já que outros empresários estão alegando ser vítimas dessa quadrilha, mais por causa de represálias não querem prestar queixa em desfavor dos mesmos.


Dando continuidade as diligências, policiais conseguiram localizar mais duas motos abandonadas, uma Honda CG 150 cc, 2008, cor prata, sem placa, e um outra moto uma Honda KS 150 cc, cor vermelha, placa MOK 3989 2006, estas em poder de  Marciano, que alegou ser o proprietário das mesmas, porém o sistema constatou que ambas também possuem queixa por roubo, por isso estão apreendidas.

Um dos integrantes do grupo, por nome Marciano, confessou à Polícia ter participado, recentemente, de um roubo a um mercadinho no município de Serra Negra do Norte/RN, Marciano também disse aos policias que seu comparsa de nome Francisco Vanderlon Pereira da Silva, conhecido como "Beguim", teria roubado 02 motos, uma Honda Bros, ano 2011, cor laranja, placa NOH 8395.


Francisco Vanderlon Pereira da Silva conhecido como "Beguim", foi preso no Bairro São José "antiga areia fina", Francisco confessou ter participado do roubo da moto citado acima e também confessou ter vendido para Wellington Rodrigues Ramalho de Freitas, um revolve calibre 38, municiado, inox, especial, marca rossi, a guarnição da polícia militar, se deslocou-se até o sitio Curralinho município de São Bento, até  a residência de Wellington, perguntado pela arma, foi entregue de maneira espontânea por Wellington.
Wellington foi conduzido junto com a arma para a delegacia. Marciano 
confessou ter cometido vários roubos de algumas motocicletas na companhia de Zé da Taquarituba "preso na cadeia pública de São Bento.  3989. A ação foi realizada após um levantamento feito pelos policiais da cidade para localizar os suspeitos dos roubos a motos que vinham acontecendo em São Bento. 

Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a Delegacia de São Bento. Os policiais da 2ª Companhia do 12º Batalhão, responsável pelo policiamento da cidade, vão intensificar as rondas nos próximos dias para prevenir novos roubos e prender outros possíveis integrantes da quadrilha.Constatou-se também que duas das motocicletas relacionadas foram roubadas na cidade de Pombal/PB e as demais foram roubadas na cidade de São Bento/PB.


O Sr Francisco Vanderlon Pereira da Silva conhecido por "Beguim", foi ouvido pelo delegado plantonista, o mesmo não foi preso, pois nada foi encontrado no momento da sua prisão.

O Sr Wellington Rodrigues Ramalho de Freitas, foi ouvido pelo delegado plantonista e só foi liberado, apos pagar uma fiança.

Essas 02 motos foram usadas para fazer o assalto em um mercadinho em Serra Negra do Norte/RN










Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Município não iniciou trabalho de combate ao mosquito


Apesar do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) apontar Natal e mais 47 municípios do Rio Grande do Norte com risco muito alto de epidemia de dengue, pouca coisa foi feita no sentido de combater o vetor desde o início do ano. A paralisação dos agentes de endemias e a falta de insumos têm contribuído para aumentar o risco de epidemia de dengue, e o Fórum criado pela Prefeitura de Natal para discutir ações e estratégias integradas de combate ao mosquito transmissor da doença só deve surtir algum efeito após o mês de abril.

A chefe do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sidneide Ferreira, reconhece a dificuldade de combater o vetor da dengue, pois a Secretaria não dispõe de insumos necessários para o trabalho de campo. Além disso, desde o mês de outubro, o trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias, que deve ser um trabalho permanente, estava suspenso. Desde a última quinta-feira (21), os agentes voltaram ao campo.

“Estamos trabalhando em duas frentes. Na primeira, estamos tentando agilizar a burocracia de nove processos que estão tramitando para compra de insumos e de contratação de serviços. E por outro lado, desde quinta-feira, os agentes retornaram ao trabalho e os enviamos para o campo, com o pouco de material que tinha, para fazer um levantamento rápido de índice do vetor. O trabalho tem que ser permanente e não foi. Daí o prejuízo já vem desde outubro quando eles pararam, mas as medidas cabíveis já foram tomadas”, garantiu Sidneide Ferreira.

Diante do risco do município de Natal sofrer uma epidemia de dengue já no primeiro semestre de 2013, a Prefeitura de Natal criou um fórum, envolvendo diversas secretarias municipais e órgãos da administração, para discutir as ações e estratégias integradas de combate ao mosquito transmissor da doença.  No início do mês, no dia 7 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião do Fórum, onde foi apresentada a proposta de regulamento, definindo os objetivos, atribuições e a forma de funcionamento. Uma nova reunião está agendada para o dia 28 de março, quando será aprovado o regulamento e eleito o coordenador do Fórum. “As ações de combate ao vetor da dengue independem do início das atividades do fórum. O fórum veio para somar e agilizar as ações. Conseguiremos dar mais resposta e resolutividade aos problemas”, afirmou.

Sidneide Ferreira, chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, conta que o Fórum pretende ir além das ações de combate à Dengue, mas abranger outras possíveis epidemias como as Leishimanioses, raiva, questões relativas à vigilância sanitária, ao meio ambiente, poluição sonora, dentre outras. “Na prática, o fórum formado por secretarias pretende otimizar  e potencializar as ações a serem desenvolvidas em prol da vigilância à saúde, através de reuniões sistemáticas. Os problemas vão aparecendo, a população repassa essa demanda para os entes públicos e estas ações necessárias não podem ser solucionadas apenas no âmbito da saúde, por isso a necessidade desse trabalho conjunto”, afirmou  Sidneide Ferreira.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde está confiante de que o fórum possa trazer resultados positivos e concretos. “O diálogo entre os órgãos é a saída mais rápida para solucionar o problema, através do planejamento eficaz das ações”, afirmou Sidneide Ferreira. Para a chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, a situação da Dengue em Natal não é animadora.

“Esse é um ano propício para termos uma epidemia da doença, que está clamando por ações emergenciais. Há uma necessidade urgente de eliminarmos os ambientes propícios para a proliferação do mosquito. Em 2011 e 2012, o município de Natal teve picos de dengue, somado a isso, o Programa de Combate ao Vetor sofreu uma descontinuidade, principalmente em relação ao levantamento que é feito das áreas mais afetadas. Para complicar a situação, existem quatro sorotipos circulando na população, deixando todos mais vulneráveis a doença”, destacou Sidneide Ferreira.

A finalidade do Mapa de Vulnerabilidade divulgado pela Sesap é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde. A possibilidade de ocorrência de chuvas na capital e em algumas cidades do interior do Estado, a partir do mês de março, também é um fato que serve de alerta para um possível aumento no número de casos da doença.

O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.

Em 2012, foram notificados 12.529 casos de dengue em Natal, tendo a zona Leste como a área de maior incidência de focos do mosquito. Entre os bairros, os riscos estavam localizados em Igapó, Potengi e Nova Descoberta. O Ministério da Saúde recomenda a cobertura de trabalhos preventivos em 90% dos imóveis da cidade. Natal chegou apenas a 55,9%, agravando o quadro projetado na reunião.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aliado de Rosalba afirma que o PMDB “só quer prejudicar o Governo do RN”


O clima de animosidade se instalou definitivamente na base aliada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Agora, não são apenas os peemedebistas que reverberam críticas ao estilo político do governo e suas consequências administrativas. A novidade é que aliados de Rosalba, até então silentes quanto à possibilidade de rompimento na base governista, começam a mostrar suas opiniões.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), aliado da governadora na região do Seridó, defendeu abertamente, neste fim de semana, o afastamento da governadora do PMDB, partido dos líderes Garibaldi Filho e Henrique Eduardo Alves. Em entrevista à imprensa caicoense, no último sábado, o “Papa do Seridó”, como é mais conhecido, criticou o PMDB, afirmando que “se a governadora não tivesse com essas companhias (peemedebistas) ela estaria muito bem”.

Vivaldo declarou ainda que Rosalba deve “se distanciar desse povo que só quer prejudicar seu governo”. Ele criticou também toda a base peemedebista, ao afirmar que “não conhece nenhum prefeito do PMDB que não esteja criticando Rosalba” e que “na hora que Rosalba romper com o PMDB, vai ter um lado para brigar com ela”, se referindo ao seu grupo político em Caicó, que é opositor aos peemedebistas.

A crítica de Vivaldo ocorre num momento tenso da aliança entre peemedebistas e Rosalba. Pela primeira vez, um aliado da governadora defende abertamente o rompimento entre os grupos, que teria como pano de fundo, primeiramente, o desgaste do governo, e, depois, o palanque de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte em 2014, que, necessariamente, não será o mesmo que Rosalba e José Agripino, ambos do DEM.

No último final de semana, o presidente da Câmara, Henrique  Alves, em entrevista ao Jornal de Hoje, declarou que “mais que insatisfação, o PMDB tem frustração” com o governo do Estado. Ele critica, com outras palavras, o egoísmo da administração, que não gere o estado com o apoio dos aliados.

Henrique é apenas a voz mais forte do PMDB a ecoar a insatisfação do partido com o governo do Estado. Abaixo dele, diversos nomes do PMDB já criticaram abertamente a postura do governo. No final do ano passado, o líder do PMDB na Assembleia, deputado Walter Alves, aumentou o tom das críticas ao governo, ao cobrar ações enérgicas do governo sobre os problemas da segurança pública. Os deputados Gustavo Fernandes e Hermano Morais também cobraram melhorias na relação do governo com o PMDB.

Na semana passada, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) foi além de todos e disse, com todas as letras, que o PMDB não deverá apoiar a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Nesse clima, Henrique articulou para a noite de hoje um jantar na residência oficial da Câmara, com a presença de Rosalba e dos líderes dos três partidos, mais o ministro da Previdência, Garibaldi Filho. No jantar de hoje, os rumos políticos do sistema governista do Rio Grande do Norte poderão ser definidos.

RUMOS

Para o PMDB, existem duas hipóteses: romper ou manter-se aliado do governo. Caso decida permanecer aliado, o PMDB deverá ter seus espaços na administração ampliados para três secretarias. Hoje, o partido conta com a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Além disso, o partido exige que o governo modifique a forma de relacionamento com os aliados, governando o estado conjuntamente. Em entrevista ao JH publicada neste sábado, Henrique disse o que espera do governo. “Um governo se faz com a unidade de um grupo político forte, com planejamento estratégico, diálogo, compartilhando decisões, democratizando, sabendo ouvir críticas, escolhendo uma equipe que represente anseios e um quadro político que apoie”, disse.

Na hipótese de o governo não aceitar ampliar a participação do PMDB e não mudar o estilo, o PMDB deverá se preparar para anunciar o rompimento, o que poderá ocorrer provavelmente ainda em março. O PMDB agendou para o dia 9 uma entrevista coletiva de Henrique Alves, após a recepção que haverá para ele no dia 8 – numa solenidade promovida pelos setores produtivos através das principais federações (Indústria, Comércio e Agricultura). Nesta data, o PMDB será cobrado a dar sua posição política em relação ao governo do Estado.

SEGUIDORES

Nos últimos dias, além de Henrique, outras vozes aliadas se levantaram com críticas ao governo Rosalba. O presidente do PR, deputado federal João Maia, declarou neste fim de semana que o governo está “travado” e “precisa estreitar os laços com os aliados”. Disse João Maia: “É preciso abrir, mais profundamente, a administração do Estado”, afirmou, fazendo coro às declarações de Henrique.
João Maia fez questão de deixar claro que a aliança do PR é com o PMDB, o que significa dizer que, se houver rompimento do PMDB com o Governo, o PR deverá acompanhar o PMDB.



Deputado defende candidatura própria do PMDB a governador

Enquanto a aliança entre Rosalba e o PMDB enfraquece, peemedebistas defendem uma candidatura própria da legenda a governador do Estado em 2014. Deputados estaduais, prefeitos e agora a juventude do PMDB vociferam o lançamento de nomes do partido ao governo. “O PMDB tem direito a tomar o rumo que bem entender, de acordo com as bases partidárias”, avisa o deputado Hermano Morais.

Sua declaração vem na sequencia da entrevista do presidente da Câmara, Henrique Alves, do Jornal de Hoje, em que o peemedebista potiguar acenou com a possibilidade de disputar o mandato de governador do Rio Grande do Norte em 2014. Sondado pelo presidente Lula sobre qual projeto para 2014, se governador ou senador, Henrique disse que “era cedo” para definir.

Hoje, contudo, o PMDB continua aliado da governadora Rosalba Ciarlini, que poderá disputar a reeleição com o apoio dos peemedebistas. Para Hermano Morais, porém, embora os aliados de Rosalba torçam para que ela se recupere, a insatisfação do PMDB com o governo faz com que o partido analise encabeçar um projeto alternativo para o Estado.

“Nós sabemos que existe uma insatisfação do PMDB e de outros partidos que têm tentado colaborar com o governo. Todos desejosos que a gestão Rosalba melhore e venha a atender os anseios da população. No entanto, hoje o PMDB está avaliando sua participação (na administração), que tem sido tímida, embora não reivindique espaços”, disse o deputado.

Segundo Hermano, “o PMDB tem sido pouco ouvido, nas críticas construtivas e tem que avaliar o próprio projeto e o apelo da população de todo o Estado, na capital e no interior, como verifiquei no Seridó”, afirmou. Para Hermano, “existe apelo muito grande para que o PMDB possa se apresentar para o julgamento em 2014. Isso tem sido objeto de discussões internas, haverá reunião nacional no dia 2, uma discussão no mês de março, para avaliar o papel do PMDB nesse processo, e a oportunidade de avaliar e amadurecer essa proposta, de candidatura própria do PMDB ao governo em 2014″.

Hermano declarou que PMDB só tem ajudado ao governo, e mesmo que venha a deixar de participar do governo, o compromisso com o RN será o mesmo. “O PMDB no atual cenário nacional ajuda o governo, e poderá continuar ajudando o RN, sem abrir mãos dos seus projetos, como em 2014, com candidatura própria ao governo do Estado”.



Juventude peemedebista quer Walter Alves candidato ao governo do Estado

O presidente estadual da Juventude do PMDB, Gleydson Macedo, afirma que caso ocorra o rompimento entre o PMDB e o DEM, o melhor nome para disputar o Governo pela sigla é o do Deputado Estadual Walter Alves, a exemplo de outras lideranças que já se posicionaram no mesmo sentido. “Walter representa a renovação no PMDB e no Rio Grande do Norte, tem se mostrado um grande e atuante parlamentar, sempre defendendo o que é melhor para o RN”, declarou ele.

Segundo Gleydson Macedo, com o apoio do ministro Garibaldi e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, Walter irá sem dúvida transformar o estado, a exemplo de seu pai, Garibaldi, que governou o RN de 1995 a 2002.

PREFEITOS

O clima de desgaste entre peemedebistas e o governo Rosalba também atinge os mais de 50 prefeitos eleitos ou reeleitos na eleição de 2012. No último fim de semana, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio (PMDB), teceu duras críticas ao governo do Estado.

Segundo Benes Leocádio, o governo Rosalba tem falhado com os agricultores do Rio Grande do Norte quando do tratamento dado aos que sofrem com a seca. Durante evento da Federação da Agricultura, ele criticou duramente a lentidão do Governo do Estado em dar respostas rápidas a algumas consequências da seca.

De acordo com Benes Leocádio, os problemas da estiagem são recorrentes e conhecidos de todos e, mesmo assim, ano após ano, tanto o governo federal quanto o estadual insistem em faltar com os compromissos assumidos. “Dos 800 poços identificados no RN a serem recuperados, apenas 70 foram atendidos um ano depois do início da seca”.

Leocádio citou ainda um barramento de apenas 300 metros e que a um custo de R$ 10 milhões poderia ter minimizado muito a escassez de água na região, mas que não foi executado por desinteresse da administração estadual.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Macau gastou mais de R$ 1 milhão somente em trio elétrico no carnaval


O carnaval deste ano em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, mesmo naqueles municípios que têm festas tradicionais, como Alexandria e Guamaré, foi econômico, consequência da situação de calamidade devido à seca. A exceção da lista foi Macau, onde a Prefeitura local preferiu tirar a cidade da lista de emergência do que diminuir os gastos com o carnaval. Resultado? Um investimento milionário com shows. Para se ter uma ideia, só com a contratação de três trios elétricos, o prefeito Kerginaldo Pinto, do PMDB, pagou mais de R$ 1 milhão de recursos públicos.

A publicação está no Diário Oficial. O contrato feito por pregão com o objetivo de contratar empresa de locação de trios elétricos para utilização nos eventos carnavalescos do ano de 2013 e com dotação orçamentária da Secretaria de Turismo, pagou R$ 1.007.000,00 a empresa Luiz Gonzaga Nunes – ME.

E com a divulgação do valor, volta a ser especulada a possibilidade de superfaturamento nos contratos firmados pelo município. Afinal, O Jornal de Hoje teve acesso a um documento da WCA Produções e Eventos, onde é cobrado para o aluguel do trio elétrico Metrô e Xaxá, para o Carnaçu 2012, realizado na cidade de Ipanguaçu, o valor de R$ 40 mil. Menos de 4% do valor total pago pela Prefeitura de Macau.

Claro que o valor de contratação do trio não foi o único valor que surpreendeu. Foram outros R$ 293,2 mil pagos para a empresa Samucka Incorporações para a locação de estruturas – palcos, camarotes e banheiros químicos. O prefeito Kerginaldo Pinto pagou outros R$ 101 mil para outras estruturas como pórtico de entrada, camarim simples, camarins TS, torres de vigia, banda e grades de contenção.

Só para a contratação de telões multimídia (tinha dois na cidade), foram outros R$ 45 mil em dinheiro público. Mais R$ 44 mil para o aluguel de geradores para utilização nos eventos carnavalescos e mais de R$ 230 mil para segurança, sendo R$ 115 mil para empresa de vigilância não armada para prestação de serviços durante o período do carnaval e R$ 115 mil para a contratação de empresa do ramo da alimentação para fornecimento de refeições para atender ao pessoal das equipes de apoio técnico, coordenação e produção do carnaval, ao pessoal da segurança, aos policiais de apoio das polícias civil e militar.

Só para contratação de empresa do ramo de confecção de roupas para o fornecimento de camisetas e abadás para atender as necessidades da equipe da prefeitura responsável pela organização do carnaval, bloco da Melhor Idade e bloco das Crianças de Macau, foram mais R$ 66,7 mil.

Vale lembrar que, ao todo, a Prefeitura local gastou R$ 4 milhões na festa de carnaval. Para se ter uma ideia do que representa esse valor, a cidade de Parnamirim pagou apenas R$ 600 mil para os festejos em Pirangi, principal praia com carnaval na Grande Natal.
“Estamos investindo este ano R$ 4 milhões para a festa. Isso não é custo, mas investimento para a cidade, pois a quantidade de visitantes é tanta que passamos de uma população de 30 mil habitantes para 300 mil foliões, que devem injetar mais de R$ 20 milhões na economia local”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto antes do lançamento da festa. Ele não explicou de que forma esses R$ 20 milhões voltariam para o município.

SOBREPREÇO

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Macau, diante do carnaval, levanta a possibilidade de sobrepreço nas contratações feitas para atrações artísticas e estrutura para festa devido aos altos valores pagos. Para o carnaval de 2011, por exemplo, a diferença entre o cachê normal cobrado pelas bandas e o que a Prefeitura, gerida pelo prefeito Flávio Vieira Veras (PMDB), divulgou como tendo gasto chega a quase R$ 800 mil.

Por isso, não é por acaso que o Ministério Público está apurando a contratação de bandas para a realização de festas na cidade. Em contato com O JORNAL DE HOJE, a promotora de Justiça da Comarca de Macau (que também é responsável pela cidade de Guamaré), Raquel Batista de Ataide Fagundes, afirmou que já existem dois inquéritos civis para apurar esses contratos.

“Há mais de dois anos o Ministério Público acompanha a realização de contratações de artistas pela edilidade, analisando a forma de contratação e os valores pagos”, afirmou a promotora. As contratações precisam mesmo ser apuradas. Em levantamento feito por O Jornal de Hoje e por outros blogs da região de Macau, os valores divulgados pela Prefeitura local são bem diferentes do que pago normalmente. A banda Forró da Pegação, por exemplo, recebeu um cachê de R$ 67,2 mil para tocar no carnaval do ano passado em Macau, mas tinha um cachê médio de R$ 10 mil apenas. Só aí, o sobrepreço já seria de R$ 56,2 mil. Ou seja: Forró da Pegação recebeu cinco vezes mais para tocar na cidade do que cobra normalmente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil tentam fugir pela terceira vez neste ano


Sem espaços na cela, presos são algemados e ficam no corredor do Núcleo. Foto: Divulgação
Sem espaços na cela, presos são algemados e ficam no corredor do Núcleo. Foto: Divulgação
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, registrou uma nova tentativa de fuga durante a noite de ontem. Desta vez, os presos conseguiram arrombar uma porta que dá acesso ao depósito da antiga 8ª Delegacia de Polícia, que funcionava originalmente no prédio do estabelecimento, mas ficaram impedidos de passar para a área externa por causa da grande quantidade de material no local. Esta já é a terceira tentativa de fuga deste ano.

Conforme os relatos dos policiais civis que trabalham no NC, os presos vivem armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros quadrados, onde, no ano passado, já chegou a abrigar 105 detentos. “Passamos o dia todo ouvindo o barulho deles escavando as paredes e o chão, tentando abrir buracos para fugirem. Felizmente, eles não tiveram essa sorte ainda este ano”, disse um agente, que não quis se identificar.

Segundo a diretora do Núcleo, Tânia Pereira, o grande número de presos na cela e as péssimas condições em que eles são obrigados a ficarem é um dos motivos para as várias tentativas de fugas registradas na unidade, que, apesar de estar interditada para a chegada de novos detentos desde agosto passado, continua recebendo pessoas.

“Felizmente, eles não conseguiram fugir porque o depósito está cheio de material de apreensões até o teto, mas vivemos em constante risco, porque isso aqui é uma bomba-relógio. No começo do mês, eles quebraram o único vaso sanitário para tentarem fugir pela fossa, mas foram flagrados pelos agentes. E a superlotação e as condições do local são os principais motivos para isso tudo”, explicou.

Na manhã de hoje, a unidade já estava com 72 presos dentro da única cela, quando recebeu mais oito homens, vindos das delegacias de plantão da Capital, totalizando 80 detentos. No entanto, como não havia mais espaço útil dentro da cela, os novos presos tiveram que ficar algemados uns aos outros no corredor da direção.

“Nós mendigamos por vagas à Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que nos libera um número contado, que não dá vencimento nunca ao total de presos que temos aqui dentro hoje. Enquanto eles nos dão cinco vagas por dia, recebemos entre dez e 15 presos, vindos da Região Metropolitana e de outros municípios. É o caos generalizado aqui dentro”, desabafou Tânia.

Última tentativa de fuga ocorreu há 20 dias

Presos passariam o dia armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros. Foto: José Aldenir
Presos passariam o dia armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros. Foto: José Aldenir
Esta é a terceira vez que os presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil tentam fugir do local, em menos de dois meses. A última aconteceu no dia 5 de fevereiro, quando eles retiraram o único vaso sanitário existente na cela improvisada e cavaram um túnel, que foi descoberto pelos policiais civis durante uma revista feita na madrugada. Naquele dia, 75 homens se amontoavam na cela de 18 metros quadrados.

Na ocasião, eles usaram um pedaço de barra de ferro, serrado da grade da cela, e uma haste de alumínio para quebrarem o único vaso sanitário do local e abrirem o túnel, que foi descoberto a tempo pelos policiais civis de plantão. As duas peças foram encontradas no pátio externo da unidade.

Para Tânia, a situação é insustentável para todos, presos e funcionários. E os casos de doenças entre as duas categorias são várias. “Temos presos com gripe, tuberculose, fraturas e outras coisas. E nós, que trabalhamos diretamente com eles, também somos afetados por isso e pela angústia de não poder fazer nada para melhorar a situação, porque isso não depende de nós e sim da Degepol”, desabafou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E ANIMALNA BR 304


Um acidente automobilístico grave aconteceu no início da noite desta segunda feira, 25, nas proximidades do posto Santa Clara, imediações do município de Angicos. O motoqueiro de nome Damião Silva Oliveira, natural de Ceará Mirim, que trafegava de Mossoró para Natal, bateu um jumento que estava solto na rodovia, BR 304. O impacto arremessou o motoqueiro vários metros adiante, e por pouco ele não foi atropelado por uma carreta que vinha no sentido contrário. A sorte de Damião foi outro motorista que observou a tragédia e imediatamente ajudou a remover o corpo da pista, levando-o para a lateral. Populares que chegaram no local no momento do acidente reclamaram que o SAMU demorou mais de uma hora para chegar ao lugar. Isso bate de encontro a tese de que a região central precisa com urgência de uma unidade do SAMU. De acordo com informações, a vítima havia passado na queijeira OPÇÃO e estava indo para casa, quando bateu no animal que estava solto na pista. O homem ficou ferido, e aparentemente sofreu muito com o impacto, mas os paramédicos do SAMU fizeram o atendimento no local e estão esperançosos.



Reprodução Cidade News Itaú via Carlos Costa
Leia Mais ››

GRUPO INVADE VELÓRIO E ATEA FOGO NO DEFUNTO NA BARRA DO CEARÁ


Um grupo armado invadiu uma residência, na Barra do Ceará, onde estava ocorrendo um velório. Os criminosos atearam fogo no corpo de Josué Menezes de Sousa, conhecido pelo apelido de ´Jojó´, que havia sido assassinado na noite da última sexta-feira, 22/02, naquele bairro. No local, houve uma grande correria. A Polícia foi chamada e o comandante do 5ºBPM, tenente-coronel Francisco Souto determinou que fosse realizada uma varredura na área com objetivo de prender as pessoas que fizeram isso. Policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) realizaram várias buscas na região e apreenderam um adolescente, suspeito de ter participado da invasão à casa de "Jojó". Ele estava com uma arma de fogo. O garoto foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Rivânia Menezes, tia de ´Jojó´ contou que os invasores estavam encapuzados e armados com pistolas. Eles retiraram as pessoas da sala, jogaram gasolina no caixão e atearam fogo. O corpo crivado de balas ficou carbonizado, além de outros objetos da funerária e da casa. Dois criminosos, conhecidos como Denilson ´Piolho´ e ´Cérebro´, que são da comunidade do Gueto, foram apontados pelos familiares do morto como responsáveis pela ação criminosa. ´Jojó´ foi assassinado com 15 tiros de pistola juntamente com Adriano Saraiva Nascimento. O motivo do crime seria a briga pelo controle do tráfico de drogas nas comunidades do Sete Prédios e Gueto.

 Cunhado
 Por volta de 21 horas de anteontem, Antônio Ramos da Rocha, 23, mais conhecido por "Ratinho", cunhado de ´Jojó´, também foi morto, O crime ocorreu em Pau Serrado, Maranguape.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR LOCALIZA O QUE SOBROU DE UMA TRAXX.


Policiais da viatura 1222 Lindemberg e Luzemberg foram acionados pelo CIOSP na tarde desta segunda feira (25/02/13), que em um matagal no Parque Universitário no  grande Alto de São Manoel, existia o que sobrou de uma motoneta TRAXX, possivelmente produto de roubo ou furto.
Chegando ao local eles confirmaram a informação e levaram o quadro da motoneta para a DEFUR (Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró) para que seja realizado uma perícia  detalhada e chegar ao real proprietário.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

VIDEO IMAGENS FORTES::Câmera flagra morador de rua espancado até a morte em Porto Alegre


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte por espancamento de um homem de 47 anos no centro de Porto Alegre durante a madrugada desta segunda-feira (25). Wolney Ciro de Souza Salgueiro morreu após ser agredido por cinco pessoas e receber pedradas em uma rua ao lado do Mercado Público, um dos locais mais tradicionais da capital gaúcha. Câmeras de segurança da prefeitura gravaram o homicídio. Segundo o delegado Filipe Bringhenti, a vítima era morador de rua no centro da cidade. As imagens foram divulgadas hoje no "Jornal do Almoço", da RBS TV, afiliada da Rege Globo. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte por espancamento de um homem de 47 anos no centro de Porto Alegre durante a madrugada desta segunda-feira (25). Wolney Ciro de Souza Salgueiro morreu após ser agredido por cinco pessoas e receber pedradas em uma rua ao lado do Mercado Público, um dos locais mais tradicionais da capital gaúcha. Câmeras de segurança da prefeitura gravaram o homicídio. Segundo o delegado Filipe Bringhenti, a vítima era morador de rua no centro da cidade. As imagens foram divulgadas hoje no "Jornal do Almoço", da RBS TV, afiliada da Rege Globo.Ainda de acordo com o policial, o crime foi informado à Brigada Militar (a PM do Rio Grande do Sul) por um dos agressores, que disse ter sido assaltado por Wolney. O agressor contou que havia levado uma paulada e que gritou por ajuda. Segundo essa versão, outras pessoas que ele não conhece correram atrás de Wolney e começaram o espancamento. O homem supostamente assaltado acabou preso e disse que não foi o autor das lesões que provocaram a morte. A polícia ainda tenta identificar os outros agressores, entre eles uma mulher.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DUAS PESSOAS FORAM ALVEJADAS A TIROS, NO BAIRRO PAREDÕES POR TRÁS DO HIPER QUEIROZ EM MOSSORÓ.


 Uma dupla tentativa de homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (25/02/13) por volta das 15:05hs, na Rua Anatália de Melo Alves, bairro Paredões por trás do Hiper Queiroz.
 Duas ambulâncias do SAMU, sendo uma BRAVO e ALFA, foram ao local socorrer as vítima, e tiveram que sair as pressas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, haja vista a polícia ainda não estava no local do ocorrido.
  Um menor de 14 anos de idade, foi alvejado com um disparo em cada perna e a pessoa por nome de Valtecio Alexandre Marques, 19 anos, foi alvejado com um disparo na região do pescoço e no braço esquerdo e socorrido pela viatura ALFA.
  Segundo informações colhidas pela polícia que esteve no HRTM, as vítimas estavam juntas quando um elemento a pé efetuou os disparos.
   Valtecio deu entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia e seu estado de saúde inspira cuidados.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Justiça determina nomeação de aprovados para a Polícia Civil do RN


O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Bruno Lacerda Bezerra, determinou que o Estado do Rio Grande do Norte efetue a nomeação dos cargos previstos no edital do Concurso da Polícia Civil realizado em 2010. Com isso, o Executivo está obrigado a convocar, pelo menos, 68 delegados, 107 escrivães e 263 agentes. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça do RN nesta segunda-feira (25).
O magistrado destacou que levou em consideração os cargos vagos desde à época da publicação do edital (5 de dezembro de 2006), excluindo do total os números correspondentes às vagas que surgiram por morte, exoneração ou aposentadoria dos servidores da Polícia Civil.
Segundo a Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol), que entrou com pedido de tutela antecipada, a Polícia Civil necessita do trabalho dos aprovados no concurso público iniciado pelo Edital nº 001/2008, cujo resultado foi homologado por meio de publicação no Diário Oficial em 2010.
"A situação da segurança pública no Rio Grande do Norte, com o aumento alarmante da violência e criminalidade, tem gerado infortúnios irreparáveis para a população. Há acumulação de diversas delegacias por um único profissional, com delegados respondendo por mais de 20 delegacias ou por circunscrições que chegam a abranger mais de 100.000 habitantes", expôs o magistrado por meio da assessoria do TJ/RN.
Ainda de acordo com o Tribunal, essa é a terceira decisão favorável à nomeação dos aprovados para os cargos na Polícia Civil, contudo, o Estado tem recorrido sucessivamente dessas decisões.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Companheira e vizinhos de espanhol assassinado no RN serão intimados



O delegado Graciliano Lordão -  designado para investigar a morte do empresário espanhol Francisco Angel Moreno Matellano, de 52 anos, cujo corpo foi encontrado no apartamento onde morava em Natal no sábado (23)  - ainda não tem pistas do autor do homicídio, mas pretende encontrar uma linha de investigação a partir das declarações de familiares e vizinhos da vítima. À princípio, o delegado acredita que o assassino pode ter alguma relação com o empresário. "Acreditamos que Angel abriu a porta para o assassino, já que esse não precisou arrombar a porta para entrar no apartamento".

A opinião do delegado é endossada pela companheira da vítima, Eliana Pereira, que mantinha um relacionamento amoroso com o espanhol, com quem tem um filho. Em entrevista à Inter TV Cabugi, Eliana disse que Francisco Angel era muito seguro, e jamais abriria a porta para um desconhecido.
A mulher também afirmou que o companheiro jogava cartas todas as noites, mas não possuía dívidas. As informações foram confirmadas por um vizinho, que não quis de identificar. "Ele jogava com frequência, mas sempre quitava as dívidas", enfatizou o vizinho.
As pessoas que se relacionavam com o empresário serão ouvidas até esta quarta, ajudando a montar o perfil da vítima. "Ainda não tenho pistas sobre este caso. As declarações e depoimentos irão ajudar a desvendar este caso", indicou o delegado.
Os laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep) também irão ajudar a desvendar o crime. "Tinha uma faca no local, aparentemente suja de sangue, que deve ser a arma do crime. O objeto foi enviada para análise e pode conter a impressão digital do assassino", afirmou o delegado.
Entenda o caso
O empresário espanhol Francisco Angel Moreno Matellano, de 52 anos, foi encontrado morto no apartamento onde morava em Ponta Negra, bairro da zona Sul de Natal. De acordo com o perito do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep), Marcos Guimarães, a vítima apresentava ferimentos semelhantes a perfurações de faca.
Segundo informações de familiares, o corpo foi encontrado por volta das 11h30 pela esposa do empresário, que imediatamente acionou a polícia. No apartamento do espanhol havia muito sangue espalhado pelo chão. Ainda de acordo com o perito do Itep, Francisco Angel foi morto por volta das 3h.
Informações colhidas pela Polícia Civil no local do crime dão conta de que o espanhol morava em Natal há nove anos, era um homem tranquilo e não tinha inimigos.

Empresário espanhol é encontrado morto (Foto: Samira Zaira/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bombeiros interditam equipamentos de complexo turístico em Caicó, RN


O Corpo de Bombeiros de Caicó, município a 256 quilômetros de Natal, interditou o ginásio e o anfiteatro da Ilha de Santana na manhã desta segunda-feira (25) por apresentarem  irregularidades nas instalações elétricas. A fiscalização na Ilha de Santana foi realizada a partir da denúncia de um frequentador do local.
De acordo com o capitão Marcos Antônio da Silva Miranda, a situação das instalações elétricas dos prédios é precária e oferece risco aos frequentadores do local. “Nós encontramos fios expostos e outros desgastados, além de muitas gambiarras”, disse.
Segundo ele, a interdição tem o objetivo de garantir a segurança dos frequentadores do local. “A situação das instalações elétricas estava comprometendo a segurança das pessoas que frequentam o local e por isso nós decidimos interditar”, afirmou. O capitão informou ainda que o ginásio e o anfiteatro só serão liberados quando a prefeitura realizar as devidas adequações.
Ilha de Santana
O complexo turístico Ilha de Santana é uma praça pública construída sobre uma ilha fluvial localizada no Rio Seridó, no centro da cidade de Caicó. O local foi inaugurado em julho de 2008 e conta com praça de alimentação, boxes para artesanato, pista de cooper, um ginásio poliesportivo, além de um anfiteatro com capacidade para 1000 espectadores sentados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››