segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil tentam fugir pela terceira vez neste ano


Sem espaços na cela, presos são algemados e ficam no corredor do Núcleo. Foto: Divulgação
Sem espaços na cela, presos são algemados e ficam no corredor do Núcleo. Foto: Divulgação
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, registrou uma nova tentativa de fuga durante a noite de ontem. Desta vez, os presos conseguiram arrombar uma porta que dá acesso ao depósito da antiga 8ª Delegacia de Polícia, que funcionava originalmente no prédio do estabelecimento, mas ficaram impedidos de passar para a área externa por causa da grande quantidade de material no local. Esta já é a terceira tentativa de fuga deste ano.

Conforme os relatos dos policiais civis que trabalham no NC, os presos vivem armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros quadrados, onde, no ano passado, já chegou a abrigar 105 detentos. “Passamos o dia todo ouvindo o barulho deles escavando as paredes e o chão, tentando abrir buracos para fugirem. Felizmente, eles não tiveram essa sorte ainda este ano”, disse um agente, que não quis se identificar.

Segundo a diretora do Núcleo, Tânia Pereira, o grande número de presos na cela e as péssimas condições em que eles são obrigados a ficarem é um dos motivos para as várias tentativas de fugas registradas na unidade, que, apesar de estar interditada para a chegada de novos detentos desde agosto passado, continua recebendo pessoas.

“Felizmente, eles não conseguiram fugir porque o depósito está cheio de material de apreensões até o teto, mas vivemos em constante risco, porque isso aqui é uma bomba-relógio. No começo do mês, eles quebraram o único vaso sanitário para tentarem fugir pela fossa, mas foram flagrados pelos agentes. E a superlotação e as condições do local são os principais motivos para isso tudo”, explicou.

Na manhã de hoje, a unidade já estava com 72 presos dentro da única cela, quando recebeu mais oito homens, vindos das delegacias de plantão da Capital, totalizando 80 detentos. No entanto, como não havia mais espaço útil dentro da cela, os novos presos tiveram que ficar algemados uns aos outros no corredor da direção.

“Nós mendigamos por vagas à Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que nos libera um número contado, que não dá vencimento nunca ao total de presos que temos aqui dentro hoje. Enquanto eles nos dão cinco vagas por dia, recebemos entre dez e 15 presos, vindos da Região Metropolitana e de outros municípios. É o caos generalizado aqui dentro”, desabafou Tânia.

Última tentativa de fuga ocorreu há 20 dias

Presos passariam o dia armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros. Foto: José Aldenir
Presos passariam o dia armando situações para fugir da cela improvisada de 18 metros. Foto: José Aldenir
Esta é a terceira vez que os presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil tentam fugir do local, em menos de dois meses. A última aconteceu no dia 5 de fevereiro, quando eles retiraram o único vaso sanitário existente na cela improvisada e cavaram um túnel, que foi descoberto pelos policiais civis durante uma revista feita na madrugada. Naquele dia, 75 homens se amontoavam na cela de 18 metros quadrados.

Na ocasião, eles usaram um pedaço de barra de ferro, serrado da grade da cela, e uma haste de alumínio para quebrarem o único vaso sanitário do local e abrirem o túnel, que foi descoberto a tempo pelos policiais civis de plantão. As duas peças foram encontradas no pátio externo da unidade.

Para Tânia, a situação é insustentável para todos, presos e funcionários. E os casos de doenças entre as duas categorias são várias. “Temos presos com gripe, tuberculose, fraturas e outras coisas. E nós, que trabalhamos diretamente com eles, também somos afetados por isso e pela angústia de não poder fazer nada para melhorar a situação, porque isso não depende de nós e sim da Degepol”, desabafou.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!