domingo, maio 20, 2018

Morre o “Xerife” Maurílio Pinto aos 76 anos em Natal


O delegado Maurílio Pinto, popularmente conhecido como o “Xerife”, uma lenda da segurança pública potiguar morreu no fim da noite deste sábado, 19, na Casa de Saúde São Lucas, aos 76 anos, vítima de complicações do diabetes. O Xerife estava internato há quase dois meses e houve um piora do estado clínico que o levou ao óbito.

O velório do delegado Maurílio Pinto de Medeiros começou às 6h no Centro de Velório da Rua São José, com missa às 15h . Às 16h segue para enterro no Morada da Paz de Emaús.

Maurílio Pinto dedicou quase 50 anos de sua vida na atuação da segurança pública do Rio Grande do Norte, sendo aclamado como um dos delegados de polícia mais importantes do estado. Aposentou-se aos 70 anos. Além do diabetes, Maurílio havia sofrido um AVC e passava em casa a maior parte do tempo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Motorista atropela e mata idoso na Avenida São jerônimo no Santa Delmira em Mossoró

Imagem

O atropelamento por veículo automotor foi registrado por volta das 21h00min deste sábado 19 de maio de 2018 na Avenida São Jerônimo no Conjunto Santa Delmira em Mossoró em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Tibúrcio Freire Rodrigues, aposentado de  60 anos, tentava atravessar a avenida quando foi colhido violentamente por um carro Gol que segundo testemunha trafegava sentido Santo Antônio.

O condutor do carro, ainda não identificado evadiu-se do local sem prestar socorro a vítima, mas populares conseguiram anotar a placa e repassaram para a Polícia Rodoviária Estadual, que foi ao local e isolou o corpo até a chegada da equipe do ITEP.

A equipe do Instituto Técnico Científico de perícia (ITEP) comandada pelo perito Renildo Marcelino realizou os procedimentos no local do acidente e com a conclusão dos trabalhos da perícia o corpo do aposentado foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do ITEp para ser necropsiado e depois liberado para a família providenciar velório e enterro.

A Polícia Rodoviária Estadual, deverá divulgar nos próximos dias o laudo apontando as causas do acidente. O motorista caso seja localizado ainda hoje, deverá ser submetido a exame de bafômetro.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

103º Homicidio Mossoró 2018: Jovem encontrado morto em suposto suicídio no Belo Horizonte pode ter sido assassinado. DHM investiga o caso

Imagem

A Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) investiga a morte do jovem Leonardo Silva do Nascimento de 20 anos encontrado morto dentro de sua casa, localizada na Rua Joaquim Nabuco, próximo a Praça da Pirâmide, no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, no dia 04 de março desse ano.

A perícia do ITEP encontrou a vítima com um tiro na testa e com um revolver na mão em um cenário de suposto suicídio, mas de acordo com a necropsia a posição do disparo não é compatível com suicídio.

O Delegado da DHM Dr. Rafael Arraes, solicitou ao Itep outros procedimentos para identificar a possível distancia e a presença de vestígios de chumbo nas mãos da vitima para finalizar o caso.

A principio, a necropsia apontou como causa da morte de Leonardo “Traumatismo Cranioencefalico por ferimentos perfurocontundentes produzidos por projetil de arma de fogo”. Segundo informações, a equipe de legistas teria informado a Delegacia que o ferimento não era compatível com um disparo provocado pela própria vitima.

O caso já está sendo tratado pela policia como crime de homicídio, mas a principal testemunha, a mulher que vivia e estava em casa com a vitima, deveria ter se apresentado na Delegacia de homicídios na semana passada, para prestar esclarecimentos, mas apresentou um atestado de saúde e prometeu se apresentar na delegacia na terça feira passada, dia 15, mas segundo o delegado Arraes, não compareceu

Os delegados da DHM aguardam o resultado do exame de residogramas, para concluir concluir o caso e se for comprovado a existência de chumbo vai pedir na Justiça a prisão da mulher.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mais um preso de justiça volta pra cadeia por danificar a tornozeleira eletrônica em Mossoró

Imagem

Na manhã deste sábado, 19 de maio de 2018, O Grupo de Escolta Penal (GEP), capturou o preso de justiça, Leandro Magno da Silva, 33 anos de idade, auxiliar de mecânico, residente na Travessa General Péricles na Ilha de santa Luzia em Mossoró.

O apenado  que recebeu o benefício da Justiça para o uso da tornozeleira eletrônica e ficar em prisão domiciliar violou, desde o dia 07 desse mês, as regras impostas para os internos que recebem esse banefícioi do uso da tornozeleira, ou seja danificou o equipamento.

O GEP recebeu informações do setor administrativo da Penitenciaria Mário Negócio de que a Central de Monitoramento Eletrônico - CEME havia comunicado sobre o rompimento da tornozeleira eletrônica do apenado.

Durante buscas realizadas pela equipe do Grupo de Escolta Penal o preso de justiça foi localizado e capturado. Após ser preso o  mesmo foi conduzido para a unidade penal onde ficará a disposição da justiça.

Leandro Magno foi condenado pela justiça pelos crimes de violência doméstica contra a mulher e furto (art. 155 do CPB) e depois de passar vários anos na cadeia, recebeu o benefício de ficar em regime semiaberto, mas como o regime foi extinto na Penitenciária Mário Negócio ele ganhou o direito de ficar preso em casa, sendo monitorado pela Tornozeleira eletrônica.

Como a Central de Monitoramento detectou a violação do equipamento, comunicou a administração da unidade prisional, que de imediato determinou sua captura.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

"Estado de saúde de Maurílio Pinto é muito grave", afirma filha do xerife.


O delegado aposentado e ex-secretário de segurança pública do Rio Grande do Norte Maurílio Pinto de Medeiros está em estado grave no horpital São Lucas após ser submetido a uma cirurgia na perna. A informação foi confirmada ao PortalBO pela filha dele Ana Cláudia Medeiros.

De acordo com Ana Cláudia a situação é critica, mas a família confia que o delegado reaja. " Estamos confiantes para que ele reaja, mas a situação ficou bem delicada após a cirurgia que resultou a amputação da perna esquerda", disse.

Claúdia ainda afirmou que a equipe médica vem fazendo o passível para garantir a recuperação de Maurílio, porém o quadro requer bastante cuidado.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Governo estuda baratear preço do combustível, diz Moreira Franco


O governo está preocupado com a alta da gasolina e vem conversando com a Petrobras para tentar encontrar uma maneira de aliviar o bolso do consumidor, disse nesta sexta-feira, 18, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, após palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
“Está subindo demais, eu já tinha conversado anteriormente com o presidente Pedro Parente (da Petrobras) e cheguei até em determinado momento a conversar com o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que havia uma distorção que ninguém entendia”, afirmou a jornalistas.

“A Petrobras adota uma política de preços que me parece correta, mas ela tem que entender que a composição desse preço tem outros fatores então que ela tem que entrar… Juntos vamos entrar na discussão desses outros fatores, porque a gasolina, o combustível de modo geral, e sobretudo o gás de cozinha é fundamental”, avaliou Franco.

Ele disse que não há data para a mudança, mas que vai avaliar redução em impostos como PIS, Cofins e ICMS. “A única maneira de encontrar a solução é mudança… eu acho que o imposto está muito alto, temos que repensar”, afirmou.

Cessão onerosa

O ministro ainda confirmou que a Petrobras é credora nas negociações com o governo em relação ao encontro de contas da cessão onerosa, mas não antecipou detalhes de como o pagamento será feito à estatal. O entendimento sobre a dívida da União com a Petrobras já havia sido declarado pelo ministro de Minas e Energia anterior, Fernando Coelho Filho, mas é contestado por outros setores do governo.

“É credora”, disse o ministro ao ser perguntado se já havia tido a concordância de todos os ministérios envolvidos (Minas e Energia, Fazenda e Desenvolvimento), após evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), um dia após a data estabelecida como limite para as negociações, mas que foi prorrogada por falta de acordo.

Franco não quis dar detalhes sobre as propostas que estariam na mesa da empresa e do governo. “Existe um acordo de confidencialidade. O que eu posso dizer, e que disse ontem (quinta-feira), é que é uma questão complexa, todos os problemas já foram equacionados, há um entendimento entre as partes, e agora existe uma questão que é uma cláusula do contrato que tem leituras diferentes e como manda a regra da administração pública é a AGU que arbitra e dirime as eventuais divergência”, explicou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Dono da Dolly, empresa de refrigerantes, é solto pela Justiça de SP após 8 dias preso por fraude fiscal

O dono da empresa de refrigerantes Dolly, Laerte Codonho, foi solto na noite de sexta-feira (18) pela Justiça de São Paulo após ficar oito dias preso por fraude fiscal. A informação é do Jornal da Globo.

Codonho havia sido preso no último dia 10 pela Polícia Militar (PM) em sua casa na Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. O Ministério Público (MP) acusa a companhia dele de fraude fiscal estruturada, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Promotoria, a Dolly, comandada por Codonho, demitiu funcionários e os recontratou em outra companhia para fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as investigações, o dinheiro desviado nos últimos 20 anos com a fraude é estimado em R$ 4 bilhões.

A equipe de promotores explicou que a empresa Dolly é "uma das maiores devedoras de impostos do estado de São Paulo", e que o esquema começou em 1998.

Codonho estava preso temporariamente no 77º DP (Distrito Policial), Santa Cecília. Na semana passada, quando chegou à delegacia, ele se defendeu, dizendo que estava sendo detido devido a uma perseguição da Coca-Cola e que a empresa que estariam investigando não pertence a ele.

'Coca-Cola'

A Polícia Militar prendeu o dono da empresa de refrigerantes Dolly, Laerte Codonho, em sua casa na Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo)
A Polícia Militar prendeu o dono da empresa de refrigerantes Dolly, Laerte Codonho, em sua casa na Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo)

Naquela ocasião, o dono da Dolly segurava um papel com os dizeres: "Preso pela Coca-Cola". Ao G1, a empresa de refrigerantes, concorrente da Dolly, respondeu que "não comenta processos judiciais em que não esteja envolvida".


Além de Codonho, a Justiça também soltou o ex-gerente financeiro da empresa, César Requena Mazzi. Os dois deixaram o DP, na noite de sexta, sem falar com a imprensa.

O dono da Dolly terá agora de se apresentar todo mês à Justiça e não poderá falar com os outros investigados. Além disso, será obrigado a ficar em casa à noite nos finais de semana.

O ex-contador da Dolly, Rogério Raucci, que foi preso na semana passada, já havia sido solto no último dia 14, segundo sua defesa.

Carros e helicópteros

Na operação que prendeu Codonho na semana passada, também foram apreendidos dois helicópteros em São Bernardo do Campo, e quatro carros de luxo, em Cotia. Os PMs também encontraram e apreenderam dinheiro em espécie, incluindo notas de real, dólar americano, euro e libra esterlina, na mansão do dono da Dolly - o valor total não foi divulgado.

A operação envolveu o Gedec (grupo especial do Ministério Público paulista para combate à formação de cartel e lavagem de dinheiro), a Procuradoria-Geral do Estado e a PM.

A advogada que defende Codonho, Maria Elizabeth Queijo, afirmou naquela ocasião que não iria se manifestar imediatamente pois não teve acesso aos autos. As defesas dos outros acusados também não quiseram se manifestar.


Em nota, a Dolly classificou de "injusta" a prisão do empresário detentor da marca. "Laerte Codonho sempre colaborou com as autoridades, e tem certeza que provará sua inocência. A defesa recorrerá da decisão e confia na Justiça", diz o texto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após 12 anos sem partos, criança nasce em Fernando de Noronha

A casa onde foi realizado o parto  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )
A casa onde foi realizado o parto (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

Uma mulher de 22 anos deu à luz uma criança em casa, no bairro da Floresta Velha, em Fernando de Noronha, na madrugada deste sábado (19). Havia 12 anos que não eram realizados partos na ilha. A mãe, uma dona de casa que preferiu não se identificar, informou que não sabia que estava grávida.

O nascimento de crianças não é autorizado no arquipélago. A Secretaria de Saúde informa que o hospital de Fernando de Noronha não tem as condições necessárias para assistir partos.

A administração da ilha divulgou uma nota sobre o assunto, em que confirma o caso e diz que não há registro de qualquer atendimento de pré-natal ou assistência semelhante à família nas unidades de saúde locais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Fernando de Noronha é estimada em 3.016 pessoas. Os dados são de 2017.

Surpresa
Para a mãe da criança, o nascimento foi uma surpresa. “Eu fiz exame [de gravidez] e deu negativo. Eu não senti nada durante toda a gestação. Na noite de sexta-feira tive uma cólica e, quando fui ao banheiro, vi um negócio descendo por entre minhas pernas. Aí foi na hora em que o pai da criança chegou e pegou. Era um bebê, uma menina. Eu fiquei paralisada, não sabia que estava grávida”, contou.

O pai da menina também afirmou não saber da gravidez da mulher. “Eu ainda estou nervoso. Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe dizendo que estava com uma dor. Nós ligamos para o Samu, mas não deu nem tempo da ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus”, emocionou-se o frentista.

O homem, que não tem carro, levou a filha caminhando até o Hospital São Lucas. A mãe da garota também foi levada para o hospital, na ambulância. A mulher já tem outra filha e o primeiro parto foi realizado no continente.


“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse.

Nota oficial
A Administração de Fernando de Norornha divulgou uma nota oficial sobre o nascimento. Confira a íntegra:

“Neste sábado (19), a unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo seu pai, e sua genitora. A mãe, que deseja não ser identificada, entrou em trabalho de parto em sua residência, e após o genitor auxiliar no procedimento, o mesmo encaminhou a criança para a unidade hospitalar. A família informa não saber da existência da gravidez, assim como inexiste atendimento de pré-natal ou qualquer outra assistência semelhante nos registros das unidades de saúde em nome da família.

A Superintendência de Saúde ressalta a importância de se fazer o pré-natal, para monitoramento e controle de índices glicêmicos, hipertensão, diabetes, anemia, doenças transmissíveis e etc, incluindo exames de imagem, como USG, que avalia as condições físicas da criança no útero. Todos os cuidados do pré-natal visam identificar qualquer complicação com antecedência, podendo assim serem tomadas medidas emergenciais para garantia da saúde, tanto da mãe como do bebê”.

Campanha de ajuda
Muitos moradores estão comemorando o nascimento da criança, e a família já começa a receber doações. “Eu vim trazer roupinha para a noronhense que nasceu hoje. Para a gente é uma alegria ter uma noronhense nascendo na ilha, finalmente depois de tanto tempo. Estamos nos mobilizando para ajudar a família”, informou a empresária Dora Costa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motoristas passam até 12 horas em fila para abastecer com gasolina a R$ 2,50 em Campo Grande, MS

Motoristas na fila para abastecer com gasolina a R$ 2,50 (Foto: Rodney Junior/Divulgação )
Motoristas na fila para abastecer com gasolina a R$ 2,50 (Foto: Rodney Junior/Divulgação )

Na madrugada deste sábado (19), a fila já era grande para abastecer com gasolina a R$ 2,50 em um posto próximo a Base Aérea de Campo Grande. O combustível com valor bem abaixo de mercado é uma forma encontrada para protestar contra a alta carga tributária no país. A ação batizada de Feirão do Imposto, foi promovida pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

"O importante é frisar que não é desconto ou promoção, é para conscientização do cidadão. Para que ele veja o quanto nós brasileiros pagos de tributo, é um absurdo", disse Rodney Junior, cooordeanor estadual Feirão do Imposto.

Os primeiros motoristas chegaram no posto de combustíveis nesta sexta-feira (18), por volta das 20h (de MS). Eles passaram a madrugada inteira em uma fila que se estendeu pela avenida Duque de Caxias. Como a procura foi grande, senhas foram distruídas. Os organizadores calculam que 250 pessoas abasteceram com a gasolina a R$ 2,50.

No total, foram vendidos 5 mil litros de combustível com dedução de 45% dos impostos. O preço normal praticado no posto onde foi feita a ação é de R$ 4,19. Cada motorista ganhou o direito de colocar no máximo 20 litros.

O Feirão do Imposto ocorre neste sábado, simultaneamente em mais 100 cidades do país, entre elas: São Luís (MA), Maringá (PR), Goiânia (GO), e Florianópolis (SC) e Rio Branco (AC). Concesssionárias de veículos, fármacias, academias e pizzarias e outros segmentos comerciais também participam da ação.

250 carros foram abastecidos a R$ 2,50 o litro  (Foto: Rodney Junior/Divulgação)
250 carros foram abastecidos a R$ 2,50 o litro (Foto: Rodney Junior/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Engenheiro confundido com Antonio Fagundes em vídeo diz que passa bem após agressão em posto

Video que circula no WhatsApp diz que homem agredido em posto é Antonio Fagundes (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Video que circula no WhatsApp diz que homem agredido em posto é Antonio Fagundes (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

O homem que aparece em um vídeo embriagado e levando tapas em um posto de combustíveis disse ao G1 estar bem após a agressão sofrida. As imagens viralizaram em redes sociais nesta quinta-feira (17) por causa da semelhança da vítima, de 62 anos, com o ator Antonio Fagundes. O assunto ficou entre os mais comentados do Twitter.

“Estou bem, estou bem. Eu e meu advogado estamos reservados em falar sobre o caso”, disse por telefone o engenheiro aposentado, que prefere não ter o nome divulgado.

A violência aconteceu no dia 5 deste mês em Alphaville, na Grande São Paulo, e foi gravada por celular. Nas imagens, o agressor, um homem alto e forte, desfere dois tapas fortes no rosto do engenheiro, que cai no chão a cada um dos golpes. Em seguida, o agressor aparenta mostrar uma arma para a vítima.

A voz e a aparência física do engenheiro no vídeo se assemelham de tal forma às do ator, que o próprio Fagundes fez questão de se pronunciar para desmentir o caso. A TV Globo também confirmou que não se trata do ator.

O engenheiro deve prestar depoimento informal no Distrito Policial de Santana de Parnaíba na próxima semana, segundo a delegada titular Izabel Ferraz. Preliminarmente, a vítima informou à polícia que ouvia música no posto de combustíveis quando um homem se aproximou e pediu para baixar o volume. Posteriormente, soube-se que o agressor era segurança do local.

“O caso ainda está como de autoria desconhecida. Foi registrado um boletim de ocorrência de lesão corporal e ameaça”, disse a delegada.

Posto
A reportagem do G1 foi até o posto de combustíveis e conversou com um homem que se apresentou como gerente do estabelecimento, mas que não quis se identificar pelo nome.

Num primeiro momento, ele disse que conversou com os funcionários que trabalham no turno sobre uma possível agressão no local na madrugada do dia 5, mas acrescentou que não recebeu informes da equipe.


Ele chegou a sugerir que o caso poderia ter ocorrido em outro posto de mesma bandeira, na mesma Avenida Yojiro Takaoka, mas a delegada confirmou se o registro dos fatos foi mesmo neste posto de combustíveis. O gerente ainda comentou que o local é frequentado por muitos policiais e que a vítima poderia ter se estranhado com algum deles.

Local onde a delegada diz que ocorreu a agressão sofrida pelo engenheiro aposentado (Foto: Glauco Araújo/G1)
Local onde a delegada diz que ocorreu a agressão sofrida pelo engenheiro aposentado (Foto: Glauco Araújo/G1)

Comerciantes do entorno descreveram a vítima como sendo uma pessoa muito querida, que gosta de frequentar o comércio local e ficar conversando com amigos.

A gerente de outro posto de combustível disse que o engenheiro era um bom cliente e que apenas deixou de frequentar o local após o fechamento da loja de conveniências.

Fagundes desmente vídeo em rede social (Foto: Reprodução/Instagram)
Fagundes desmente vídeo em rede social (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Duas pessoas morrem e 32 ficam feridas em acidente com ônibus de turismo

Por volta das 6h30 deste sábado (19), um ônibus de turismo com 37 pessoas, que saiu de Salvador (BA) para o município de Canindé de São Francisco (SE), tombou na Rodovia SE-230 [conhecida como Rota do Sertão], no Povoado Queimada Grande, município de Poço Redondo (SE). Segundo o Instituto Médico Legal de Sergipe (IML), duas pessoas morreram no acidente [um rapaz de 22 anos e uma senhora de 64 anos] e não três como havia divulgado inicialmente.

Das 34 vítimas do acidente, 16 foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), incluindo os óbitos. Cinco foram encaminhadas com ferimentos leves ao Hospital Regional de Itabaiana, quatro ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, mais três para dois hospitais particulares na capital e duas pessoas receberam alta. estado de saúde do homem de 33 anos, que foi transferido para o Huse, no helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Ele teve trauma raquimedular e crânio encefálico.

Segundo o Samu, cerca de 40 pessoas estavam no veículo (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Segundo o Samu, cerca de 40 pessoas estavam no veículo (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

“Liberamos algumas vagas nas alas do Hospital de Urgência de Sergipe para receber todas essas vítimas, se houvesse a necessidade. Felizmente, a maioria das vítimas sofreu apenas lesões leves e estão sendo atendidas nos Regionais. Nossa equipe está trabalhando de forma integrada, em contato constante com o Samu e com os hospitais regionais para manter as informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas e para garantir que todas sejam atendidas o mais rápido possível”, explicou o superintendente do Huse, Darcy Tavares.


No acidente, o motorista do ônibus e o ajudante ficaram levemente feridos. O delegado plantonista de Nossa Senhora da Glória, Paulo Cristiano, informou que após o acidente o motorista fugiu do local.

Ônibus de turismo que tombou na Rota do Sertão, em Sergipe. (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Ônibus de turismo que tombou na Rota do Sertão, em Sergipe. (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Resgate
Assim que o acidente aconteceu, testemunha acionaram a Polícia Militar, que informou ao Corpo de Bombeiros e ao Samu para iniciarem os primeiros atendimentos. A senhora de 64 anos, que morreu no acidente, ficou presas nas ferragens.

O trabalho na rodovia contou com a ajuda de ambulâncias dos municípios, que ficam nas proximidades do povoado, levando as vítimas à Unidade de Pronto Atendimento de Poço Redondo.

Ambulâncias do Samu de vários municípios do Sertão foram acionadas (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Ambulâncias do Samu de vários municípios do Sertão foram acionadas (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Inquérito

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Sergipe, investigadores plantonistas da Polícia Civil acompanham o caso e a Delegacia de Poço Redondo vai instaurar inquérito policial para apurar as causas do acidente.

O coordenador das Delegacias do Interior, delegado Jonathas Evangelista, disse que tudo leva a crer que se trata de um acidente, mas que as informações colhidas pelos investigadores, PM, perícia e depoimentos de testemunhas serão importantes para que a Polícia Civil instaure procedimento apuratório e verifique se houve responsabilidade criminal.

Homem apresentou trauma raquimedular e trauma crânio encefálico e foi transferido no helicóptero da polícia (Foto: GTA/SSP)
Homem apresentou trauma raquimedular e trauma crânio encefálico e foi transferido no helicóptero da polícia (Foto: GTA/SSP)

A polícia ainda não saber dizer o que teria provocado o acidente. "Fizemos um Boletim de Ocorrência de Trânsito onde verificamos as condições da via, do veículo, colhemos detalhes com as testemunhas, faltando ainda ouvir o motorista. Com isso, iremos montar um retrato da situação para tentar entender o que teria provocado o acidente", explica o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, major Denny Ricardo.

Ainda segundo o comandante, o local era favorável ao condutor do ônibus. "É uma reta, pista em boas condições de trafegabilidade, além de ser relativamente nova e bem sinalizada", observa.

Helicóptero do GTA ajudou no resgate (Foto: GTA/SSP)
Helicóptero do GTA ajudou no resgate (Foto: GTA/SSP)

A viagem
O G1 Sergipe conversou com uma representante da empresa baiana 'Anselmo Turismo', que fazia o transporte dos passageiros para os Cânion de Xingó, no município de Canindé de São Francisco. Ela disse que o ônibus saiu de Salvador (BA) na sexta-feira (18) as 22h e o retorno estava marcado para as 15h do domingo (20). Por enquanto, a empresa não vai se pronunciar sobre os procedimentos que estão sendo adotados com as vítimas e familiares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em SC, ex-catador de lixo se torna doutor em Linguística

Dorival defendeu a tese de doutorado em 10 de maio (Foto: Arquivo pessoal)
Dorival defendeu a tese de doutorado em 10 de maio (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 35 anos, Dorival Gonçalves Santos Filho defendeu a tese do doutorado em Linguística em 10 de maio na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. Professor pela prefeitura da capital, da infância até o início da vida adulta Dorival ajudou a sustentar a família coletando resíduos em um lixão de Piedade (SP). Obrigado a largar os estudos por seis anos devido ao trabalho, ele aproveitou os livros achados no lixo para, por exemplo, ler quase toda obra de Machado de Assis.

“Eu contrariei minha mãe, a enfrentei e parei de estudar depois da 8ª série. Não tinha como continuar, chegava ao fim do dia exausto, com as mãos cortadas, de tanto recolher lixo e separar, meu caderno ficava manchado de sangue. Eu ficava tão cansado que às vezes dormia sem jantar”, contou.

Aos seis anos, Dorival já ajudava a mãe a coletar materiais no lixão (Foto: Arquivo pessoal)
Aos seis anos, Dorival já ajudava a mãe a coletar materiais no lixão (Foto: Arquivo pessoal)

De uma família de cinco filhos, Dorival cresceu coletando materiais ao lado dos irmãos e da mãe no lixão e em latões na frente da casa das pessoas, onde faziam a separação dos materiais para a comercialização. Apesar de a mãe ter se tornado gari, ela ainda não tinha como garantir sozinha o sustento de todos.

“Meu trabalho era uma fonte de renda importante para minha família. A maioria da nossa alimentação vinha do lixão, vinha de pacotes de comida que as pessoas descartavam, frutas que podiam ter a parte podre cortada. Eu tomava café da manhã no lixão, disputava a comida com centenas de corvos e cães. A gente usava cabos de vassoura para espantá-los”, recordou.


No lixão, Dorival foi encontrando aos poucos livros que formaram um acervo de até três mil publicações. As obras lotaram as paredes do quarto que dividia com o irmão, as caixas colocadas embaixo das camas e até um quartinho dos fundos de casa.

“Eu avisava meus colegas: ‘quando vocês encontrarem um livro, passem para mim’, eu sempre amei ler. Eles preferiam sapatos, então, fazíamos essa troca. Foi assim que ainda na adolescência li quase a obra completa de Machado de Assis e alimentei o sonho de criar uma biblioteca comunitária, o que acabou não acontecendo”, contou.

Algumas das obras encontradas no lixão por Dorival (Foto: Arquivo pessoal)
Algumas das obras encontradas no lixão por Dorival (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 21 anos, Dorival pode voltar a estudar e realizar o sonho de conquistar um emprego formal. “Eu acordava de madrugada para trabalhar no lixão e atividade era subumana. Quando minha mãe começou a receber o Bolsa Família, já não estava mais sozinha para sustentar a gente, então pude voltar a estudar. Esse pode parecer um discurso político, mas não é, foi o que aconteceu na minha vida”, contou.

Apesar dos seis anos afastado da escola, a leitura tornou Dorival um jovem curioso, reflexivo e maduro. “Minha professora de português me estimulou muito, disse que eu tinha um grande potencial, que eu poderia ser um professor. Minha mãe foi a primeira a acreditar nisso. Quando ouvi minha professora de artes ao telefone falando francês, foi amor à primeira vista, decidi que também falaria aquele idioma um dia”, relatou.

Apesar do auxílio do programa social, o estudante continuou trabalhando e driblando as dificuldades financeiras da família. Quando uma equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp) visitou a escola dele para divulgar o vestibular, sorteou dois alunos para fazerem a prova gratuitamente, e um dos contemplados foi Dorival.

“O vestibular era em outra cidade e durava três dias, minha mãe conseguiu dinheiro emprestado para a passagem, mas a gente não tinha para alimentação, eu fui fazer a prova com fome mesmo. Tinha me preparado com os livros do lixão e passei”, contou.

Dorival defendeu a tese de doutorado em 10 de maio (Foto: Arquivo pessoal)
Dorival defendeu a tese de doutorado em 10 de maio (Foto: Arquivo pessoal)

Para a matrícula, uma professora pagou a passagem até a faculdade e quando deixou a família para cursar Letras, Dorival se mudou para Assis (SP), a 400 km de casa.

“Foi difícil deixar a todos, sem minha renda, mas eu sabia que era para melhorar a situação. O começo foi difícil, porque só tinha o dinheiro que minha mãe conseguiu emprestado para o primeiro mês de aluguel. A alimentação ficava por conta do café da manhã que um supermercado da cidade oferecia”, contou.

Depois, ele conciliou uma bolsa de iniciação científica, e os trabalho na divulgação do vestibular e como cuidador de um idoso para sobreviver durante a graduação. “Em 2010, quando me formei, com o desemprego da minha família e o crescimento da violência na periferia em que a gente morava, eles se mudaram para Guaramirim”, relatou.

No Norte catarinense, graduado em Letras Português/Francês, Dorival se tornou professor em uma escola do centro de Guaramirim. Na sala de aula, ele sentiu crescer o desejo de se dedicar à pesquisa acadêmica e dar continuidade aos estudos. “Foi então que fiz mestrado e depois doutorado, com bolsas de estudos”, contou.

Dorival ama ler desde criança (Foto: Arquivo pessoal)
Dorival ama ler desde criança (Foto: Arquivo pessoal)

Atualmente, Dorival é professor do ensino fundamental da prefeitura de Florianópolis. “Agora, é minha vez de devolver para a sociedade o investimento que foi feito em mim, com programas sociais e bolsas de estudos. Este é o momento de compartilhar o que aprendi e as vivências que tive desde a experiência com a família, na universidade e ainda a pessoa que me tornei”, afirmou.

Apesar da história de batalhas e vitórias, Dorival prefere que sua vida não sirva de exemplo para os que acreditam em meritocracia. “Eu tive oportunidade. Sem os programas sociais, as bolsas de estudo, nada teria sido possível. Quando penso na vida, faço o comparativo com uma maratona, em que muitos estavam com vantagens na minha frente. O trabalho deles seria uma corrida normal e o meu seria uma longa corrida com obstáculos. Eu tive apoio da família, ajuda de professores, de pessoas amigas, mas principalmente, aproveitei as oportunidades”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem joga R$ 70 mil do patrão no lixo por engano e dinheiro é recuperado com ajuda dos coletores

Dinheiro estava dentro de um saco de lixo comum que foi recolhido e prensado pelo caminhão da coleta de Tupã (Foto: TV TEM/Reprodução)
Dinheiro estava dentro de um saco de lixo comum que foi recolhido e prensado pelo caminhão da coleta de Tupã (Foto: TV TEM/Reprodução)

Uma história inusitada que poderia ter terminado com um enorme prejuízo acabou com um final feliz em Tupã (SP). Um funcionário jogou fora, por engano, um saco de lixo com R$ 70 mil em dinheiro que pertencia ao patrão, mas o montante foi recuperado com ajuda dos próprios coletores de lixo.

Tudo começou na manhã desta sexta-feira (18), quando o funcionário de uma loja de lubrificantes colocou na rua um saco de lixo que encontrou no estabelecimento.

Ele não sabia, porém, que seu patrão havia colocado no saco alguns pacotes de dinheiro, num total de R$ 70 mil, para serem levados ao banco em seguida.

Quando descobriu o que havia no saco, o funcionário ainda tentou correr atrás do caminhão da coleta de lixo que havia passado pela Avenida Brasil, o endereço da loja, minutos antes.

Segundo um dos coletores, a equipe não percebeu nada de anormal naquele saco, que inclusive foi prensado pela pá do caminhão que faz esse serviço, para compactar o total de lixo coletado.

O empresário entrou em contato com o setor da coleta de lixo e seguiu para aterro sanitário na tentativa de localizar seu dinheiro. Lá, contou com a ajuda da equipe de três homens (dois coletores e o motorista do caminhão) para rasgar todos os sacos, até encontrar o dinheiro.


“Parecia ser uns pacotes de R$ 10 mil cada, achamos uns sete pacotes desses. Nunca tinha visto tanto dinheiro junto, só na televisão”, conta o coletor Juliano Batista Quirino.
O motorista do caminhão disse que se sentiu recompensado por agir com honestidade ao devolver o dinheiro, apesar de acreditar que isso deveria ser obrigação de todo mundo.

“A gente se sente aliviado e feliz por ter ajudado a achar o dinheiro e devolver ao dono. Só gostaria que nossos políticos também agissem dessa forma”, diz Rogério Alves.

O empresário agradeceu a equipe da coleta e deu R$ 100 para serem divididos entre eles.

A equipe da coleta de lixo que recolheu o saco com R$ 70 mil ajudou o empresário a achar a bolada no aterro sanitário (Foto: TV TEM/Reprodução)
A equipe da coleta de lixo que recolheu o saco com R$ 70 mil ajudou o empresário a achar a bolada no aterro sanitário (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pastores são presos suspeitos de obter R$ 15 milhões aplicando golpes em fiéis de Goianésia

Pastor foi preso em uma casa de luxo onde mora em Goianésia, Goiás (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Pastor foi preso em uma casa de luxo onde mora em Goianésia, Goiás (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Os pastores evangélicos Alencar Santos Buriti e Osório José Lopes Junior foram presos, na sexta-feira (18), suspeitos de obter R$ 15 milhões aplicando golpes em fiéis de Goianésia, na região central de Goiás. Segundo a Polícia Civil, a dupla alegava que havia ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisava reunir fundos para conseguir recebê-lo. Um terceiro suspeito também foi detido.

Em entrevista ao G1, o delegado Marco Antônio Maia Júnior, responsável pelas investigações, afirmou que para receber o dinheiro das vítimas, os religiosos prometiam a quem colaborasse, lucros de até 10 vezes do valor aplicado. Ele revelou que moradores chegaram a vender a própria casa para ajudar os pastores, e fazer o investimento.

“Eles alegavam, e continuam com esta versão, que ganharam o título bilionário depois de fazer orações para o filho de um fazendeiro rico de Roraima, que teria alcançado a graça desejada. Os pastores afirmavam que precisavam agalhar fundos para montar um escritório de cobrança e receber os recursos”.

“Fiéis chegaram a perder tudo para ‘colaborar’ com o pastor, na esperança de lucros grandes’, disse ao G1.
O advogado de defesa dos religiosos, Edemundo Dias, disse por telefone ao G1 que teve acesso ao inquérito na sexta-feira e que ainda está o analisando. Dias afirmou que os clientes colaboraram com as investigações, por meio de depoimentos, e que, do ponto de vista da defesa, não há motivo para eles permanecerem presos.

“Estamos examinando o inquérito. Eles alegam que tem um crédito e tem um contrato de confidencialidade. Além disto, afirmam que as pessoas que emprestaram, emprestaram conscientemente, ou seja, eles não enganaram ninguém. Vamos solicitar a revogação da prisão, para que eles respondam em liberdade e possam saldar a dívida com os credores”, disse o advogado.

Os pastores Alencar e Osório foram presos no âmbito da Operação Habacuque, deflagrada na manhã de sexta-feira, em Goianésia e Leopoldo de Bulhões, na Região Metropolitana de Goiânia. Além dos líderes religiosos, um fiel, identificado por Adilson Ney Lopes, foi preso suspeito de ajuda-los no esquema.


Segundo o delegado, até agora foram identificadas 30 vítimas. Há a suspeita de que o esquema tenha feito vítimas em outros estados da Federação.

“Esta foi uma etapa inicial. Depois do caso, já estávamos recebendo informações de vítimas em Uruaçu, outros municípios goianos, e, inclusive, fora do estado. São pessoas que venderam suas próprias casas, fazendas e pequenas propriedades rurais da suas famílias, e entregaram tudo nas mãos dos pastores”, revelou.

A mulher do pastor Osório chegou a ser detida, mas foi liberada após ser ouvida pela polícia.

Conforme a corporação, o trio vai responder por associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

Ostentação
A investigação apontou que os dois pastores ostentavam dinheiro e poder, em Goianésia. Segundo o delegado, o pastor Osório morava em uma casa de luxo na cidade, e chegava a alugar helicóptero para viajar da cidade para outras regiões. A Polícia Civil identificou, por meio da quebra do sigilo bancário, que os religiosos movimentaram R$ 20 milhões no banco.

“É uma quantia vultuosa que ainda não conseguimos identificar onde foi parar. Mas eles tinham uma conduta de muita ostentação na cidade. Um deles chegava a ter 5 seguranças dentro de casa. Eles fundaram uma empresa fictícia com capital de R$ 1 bilhão. Enfim, não só criaram uma situação de que tinham muito dinheiro, como mantinham tudo isso com recursos dos fieis”, explicou.

Investigações
A Operação Habacuque, cujo termo vem do nome de um texto bíblico que fala sobre pessoas que lucram às custas do próximo, começou depois que alguns fiéis, preocupados por não terem recebido o dinheiro no tempo prometido, resolveram procurar a delegacia.

Segundo o delegado, os golpes foram aplicados entre os anos de 2015 e 2017, mas só no último ano os fiéis começaram a procurar a delegacia. Ele acredita que agora, com a repercussão da prisão dos dois, a polícia deve identificar mais vítimas.


“Apenas dois anos depois de terem investido, e sem receber o retorno, ficaram preocupados, porque tinham apostado tudo naquilo na esperança de terem lucros, então vieram procurar a gente e começamos a apurar. Com o andar das investigações e quebra do sigilo, estivemos diante de todo este golpe aplicado aos fiéis”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aluna de 6 anos recebe bolo mofado em merenda distribuída em SP: 'Horrível'

Bolo mofado foi visto por mãe de aluna da rede pública em Santos, SP (Foto: Reprodução/Viver no Morro)
Bolo mofado foi visto por mãe de aluna da rede pública em Santos, SP (Foto: Reprodução/Viver no Morro)

Uma aluna da rede pública de ensino de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu um bolo mofado durante o intervalo das atividades do programa Escola Total, promovido pela prefeitura. A situação causou indignação à mãe da menina, que divulgou imagens do alimento nas redes sociais. O registro teve grande repercussão.

A situação aconteceu na manhã de quinta-feira (17). A estudante de 6 anos recebeu duas unidades do bolinho, sabor laranja, na pausa do programa de ensino integral da prefeitura, que funciona no ginásio Arena Santos, no bairro Vila Mathias. A criança comeu um dos bolos e levou o outro para casa.

Segundo a mãe da menina, que preferiu não se identificar, ao abrir a embalagem, não foi possível notar de cara o mofo no alimento. "Quando tirei ele todo do plástico, reparei o bolor. Aí, perguntei se ela tinha comido algum daquele, e ela confirmou que sim", conta.

A responsável diz, ainda, que outras duas meninas vizinhas a ela também receberam o mesmo bolinho, e seu outro filho, que passa o período da tarde no programa da prefeitura, comeu do mesmo alimento.

Mães reclamam que o bolo foi dado no dia do vencimento em Santos, SP (Foto: Reprodução/Viver no Morro)
Mães reclamam que o bolo foi dado no dia do vencimento em Santos, SP (Foto: Reprodução/Viver no Morro)

A situação a preocupou. "Minha primeira reação foi perguntar imediatamente se ela comeu, porque criança não repara em validade. É horrível. Já pensou quantas crianças podem ter comido bolinho com mofo?", diz ela, que também achou ruim o fato de terem servido o bolinho, pertencente ao lote 107 da fabricante, no último dia de prazo de vencimento. "Acho que se vão servir algo, precisa ter uma fiscalização naquilo que estão dando. É um absurdo".


Procurada pelo G1, a Re-Ali Júnior, fabricante do produto, disse que a contaminação microbiológica é evitada quando são seguidos os cuidados de conservação e armazenamento orientados na embalagem, e que, no início de maio, recebeu outra reclamação da Prefeitura de Santos sobre a mesma contaminação em outro bolinho do mesmo lote.

Ainda assim, a fabricante reitera que o processo de produção segue cronograma de higienização rigoroso, com monitoramento ambiental, barreiras sanitárias na área produtiva e materiais de embalagens qualificados antes do fornecimento.

Em nota, a Secretaria de Educação (Seduc) de Santos explica que os bolinhos do lote citado foram entregues aos alunos dentro da data de validade e estavam armazenados de maneira adequada. A pasta reitera que eles são entregues nos núcleos semanalmente, e que os locais têm visitas periódicas das nutricionistas da rede municipal. Além disso, a secretaria afirma que este foi um problema pontual, e que já está em contato com a fabricante para que fatos como este sejam evitados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caixa-preta de avião que caiu em Cuba é recuperada 'em boas condições', diz ministro

Bombeiro usa mangueira para aguar destroços após desastre aéreo em Havana, Cuba  (Foto: Alexandre Meneghini/Reuters)
Bombeiro usa mangueira para aguar destroços após desastre aéreo em Havana, Cuba (Foto: Alexandre Meneghini/Reuters)

Especialistas cubanos conseguiram recuperar neste sábado (19) uma das caixas-pretas do avião que caiu na véspera depois de decolar do aeroporto internacional de Havana, matando 110 das 113 pessoas a bordo.

O ministro de Transportes de Cuba, Adel Yzquierdo, disse à emissora estatal cubana que os investigadores estão trabalhando intensamente no local do acidente, perto do terminal 1 do aeroporto, e que a caixa-preta localizada está em "boas condições".

"Já temos uma caixa-preta em mãos, em boas condições, bom estado de conservação, e devemos conseguir a outra nas próximas horas. Elas irão para a comissão criada para analisar as causas do acidente", explicou o ministro na entrevista à imprensa oficial.

O ministro afirmou que todos os corpos das vítimas, a maior parte delas cubanas, já foram levados para o Instituto de Medicina Legal de Havana. Parentes já estão no local para oferecer amostras genéticas para facilitar o processo de identificação.

"Já temos a lista de passageiros, vamos publicá-la nas próximas horas", disse o ministro.

Até o momento, apenas dez corpos foram identificados. O avião transportava 102 cubanos, seis tripulantes mexicanos e cinco passageiros estrangeiros: dois argentinos, um mexicano e dois saarauís.

Avião cai logo após decolar de Havana nesta sexta (18) (Foto: Adalberto Roque/AFP)
Avião cai logo após decolar de Havana nesta sexta (18) (Foto: Adalberto Roque/AFP)

O primeiro vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés, destacou o esforço, a dedicação e o prossionalismo das equipes que atuaram após o acidente e dos funcionários do Instituto de Medicina Legal.


O Boeing 737 da companhia aérea mexicana Global Air, operado pela Cubana de Aviación, caiu pouco depois de decolar em Havana. As três únicas sobreviventes, todas mulheres e cubanas, permanecem internadas em estado grave no Hospital Calixto García, em Havana. Uma delas está consciente.

Obsoleto e barulhento
A aeronave que caiu em Cuba voava havia quase 40 anos. O modelo, o 737-200, é barulhento e obsoleto, e começou a perder espaço, já no início dos anos 1990, para aviões mais modernos e espaçosos, como a continuação da família 737 (-300, 400 e 500), que levavam mais passageiros e tinham motores mais silenciosos e econômicos.

Desde meados dos anos 2000, nenhuma grande companhia aérea no mundo voa os 737-200 - em razão de legislações que exigem que as aeronaves tenham nível de ruido menor. Entre os operadores estão empresas de Uganda, Paquistão, Quênia, Congo, Filipinas e Venezuela. Atualmente, nenhum voa regularmente dentro da Europa e dos Estados Unidos.

O mesmo ocorre no Brasil. Em grandes companhias, o fim se deu em 2005, com Varig e Vasp, ambas extintas. Em 2010, o Boeing 737-200 usado pela Rico Linhas Aéreas, do Amazonas, foi o último a voar regularmente em voos domésticos no país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosões em jogo de críquete matam 8 e ferem 43 no Afeganistão

Ferido é transportado em uma maca para hospital, após explosões durante jogo de críquete no Afeganistão (Foto: Parwiz / Reuters)
Ferido é transportado em uma maca para hospital, após explosões durante jogo de críquete no Afeganistão (Foto: Parwiz / Reuters)

Pelo menos oito pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas em três explosões consecutivas durante um partida de críquete na província de Nangarhar, no Afeganistão, neste sábado (19).

As explosões ocorreram no final da noite no estádio de críquete Spinghar, em Jalalabad, capital de Nangarhar, onde centenas de pessoas assistiam a uma partida entre equipes locais, afirmou o porta-voz do governador da província, Attaullah Khogyani.

"Três explosões ocorreram entre os espectadores", afirmou Khogyani, acrescentando que a natureza das explosões ainda não está clara e que as autoridades estão investigando.

Ele disse que dos 43 feridos, que estão internados no hospital da província, sete estão em "condição crítica".

Entre os mortos, está o organizador do torneio, Hedayatullah Zahir, informou.

A competição de críquete foi organizada, coincidindo com o Ramadã e nele participavam vários equipes locais de Jalalabad, uma cidade que sofreu vários atentados terroristas nos últimos meses.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria das explosões em uma província onde o braço afegão do Estado Islâmico tem seu principal reduto.

O porta-voz do talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou no Twitter que esse grupo insurgente não tem nada a ver com as explosões.

A prática de esportes à noite são pouco comuns no Afeganistão, pois atraem muita gente e podem ser objeto de ataques terroristas.

Em setembro do ano passado, quatro pessoas, incluindo um homem-bomba, morreram e outras 12 ficaram feridas nas imediações do principal estádio de críquete de Cabul, quando uma importante partida de uma grande liga local com participação de jogadores internacionais.

Segundo a ONU, o número de vítimas civis no Afeganistão em 2017 foi de 10.453 (3.438 mortos e 7.015 feridos).

Fonte: G1
Leia Mais ››