sexta-feira, outubro 02, 2020

Usuários dos Correios reclamam de atrasos nas entregas no RN

Mesmo após findada a greve dos Correios no último dia 22 de setembro, as reclamações por parte dos usuários quanto à qualidade do serviço prestado pela estatal permanecem. As principais queixas se reportam sobre o descumprimento dos prazos preestabelecidos para a entrega de correspondências e mercadorias, causando prejuízos a quem depende do serviço.


Dias em greve ampliaram o número de mercadorias nos depósitos da estatal em todo o Brasil


É o caso do professor aposentado Cláudio Emerenciano, 75. Ele aguarda a entrega de três livros que adquiriu via internet e afirmou que nas últimas vezes que verificou o código de rastreio, a informação que obtém é de que os pacotes estão “em trânsito”, no trajeto entre Recife em Natal.  “A minha situação não melhorou nas últimas semanas. As encomendas que estou esperando ainda não chegaram. Aparece que elas estão em trânsito,  mesmo estando desde o dia 8 de agosto na capital potiguar", explicou.


A existência (e continuidade) de problemas como o discorrido acima era diretamente vinculada ao movimento grevista, que teve início em 17 de agosto e se estendeu até a penúltima semana de setembro. No RN, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares (Sintect/RN) estimou que a adesão da greve seja foi de, aproximadamente,  60%.


Outro problema relatado é a imprecisão da ferramenta de rastreio fornecida pela estatal aos usuários do serviço. Emerenciano só soube que os seus produtos estavam em Natal após solicitar informações junto ao depósito dos Correios na Rua dos Tororós. Por lá, obteve a informação que o contêiner com diversas encomendas, entre elas a dele, sequer tinha sido aberto. Acompanhando pela ferramenta de rastreio, no entanto, a informação que era fornecida era de que o “objeto estava em trânsito” de Recife para a capital potiguar.


Ainda sem previsão de quando receberá os produtos, Emerenciano chamou atenção sobre necessidades mais urgentes por parte de outros usuários que, a partir disso, tiveram prejuízos maiores. “Imagine quantas pessoas pobres no interior que têm objetos para receber do Correios? Pessoas humildes que dependem até para fazer um pequeno comércio. Eu consigo esperar, essas pessoas têm prejuízos maiores”, disse o aposentado.


A situação não é exclusividade da capital potiguar. Em Currais Novos, cidade do Seridó potiguar, o administrador de empresas Roney Sérgio, 30, segue na espera de pedidos que já deveriam ter chegado. Além do atraso na chegada das camisas que pede junto a sites de fora do país, ele comentou que aguarda o presente de aniversário que comprou para a mãe. O atraso foi tamanho, que as comemorações já foram realizadas e a encomenda sequer chegou ao Estado. 


“Em relação aos pedidos, eles seguem demorando pra chegar de Pernambuco pra cá, nada mudou de um mês pra cá. Problema é quando você compra um presente, como eu fiz, se programa para não ser surpreendido e mesmo assim se decepciona”, relatou.


O outro lado

A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a assessoria de comunicação dos Correios, porém não obteve retorno até a edição desta reportagem.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

STF forma maioria para aplicar reserva de verba para candidatos negros nas eleições municipais

Seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram, até a noite desta quinta-feira (1º), a favor da aplicação imediata da reserva de recursos e de tempo de propaganda de forma proporcional entre candidatos brancos e negros.


Fazendo upload: 211708 de 211708 bytes.


Com o placar parcial, o STF já tem maioria para definir que a divisão desses recursos deverá ser aplicada já nas eleições municipais deste ano. A campanha começou no último domingo (27), e o primeiro turno está marcado para 15 de novembro.


Cinco ministros seguiram os termos definidos no voto do relator Ricardo Lewandowski: Ricardo Lewandowski: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.


O ministro Marco Aurélio Mello votou em sentido oposto. O julgamento no plenário virtual termina nesta sexta (2).


A ação foi apresentada pelo PSOL e defende que a divisão igualitária dos recursos entre candidatos brancos e negros, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tenha validade imediata. Lewandowski já havia atendido ao pedido em uma decisão liminar (provisória) (veja detalhes abaixo).


O plenário virtual é uma forma de deliberação de processos em que os ministros do Supremo apresentam seus votos diretamente na página do tribunal da internet, sem a necessidade de reuniões presenciais ou por videoconferência.


O que dizem os votos

Ao depositar o voto, Lewandowski reiterou o entendimento que já havia defendido na liminar.


"Renovando o entendimento adotado como fundamento para o deferimento da cautelar, no sentido de que políticas públicas tendentes a incentivar a apresentação de candidaturas de pessoas negras aos cargos eletivos nas disputas eleitorais que se travam em nosso País, já a partir deste ano, prestam homenagem aos valores constitucionais da cidadania e da dignidade humana, bem como à exortação, abrigada no preâmbulo do texto magno, de construirmos, todos, uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social, livre de quaisquer formas de discriminação. Voto pelo referendo da medida cautelar", disse.


Moraes acompanhou o voto do relator, mas manifestou preocupação sobre os efeitos da decisão.


"Ressalto, como fiz à época, minha grande preocupação, porém, que uma importante decisão integrativa, agora concedida pelo Supremo Tribunal Federal visando contribuir para o exercício efetivo e pleno da cidadania pelos negros e reduzir suas desigualdades de representação política em relação aos brancos, possa gerar efeitos extremamente negativos, inclusive ampliando a histórica discriminação".


Moraes relatou um trecho do voto do ministro Luís Roberto Barroso, quando a questão foi analisada no Tribunal Superior Eleitoral. Apontou-se, na ocasião, que a definição anterior de uma porcentagem mínima de candidaturas femininas gerou uma "reação compensatória" do sistema político, com a ampliação do financiamento de candidatos brancos e o subfinanciamento de candidatos negros.



"Se o 'bolo' ficou menor para os 'candidatos homens', a 'fatia' destinada aos 'candidatos homens brancos' foi ampliada para compensar eventuais perdas de recursos eleitorais. De outro lado, se passou a existir um 'bolo' obrigatório para as 'candidatas mulheres' (30%), a distribuição privilegiou as 'candidatas mulheres brancas'", afirmou o ministro.


"Não há dúvidas de que a “reação compensatória” do sistema político eleitoral às decisões judiciais de fixação de um patamar mínimo de 30% dos recursos eleitorais às candidaturas de mulheres, novamente, discriminou as candidaturas de negros", completou.


Moraes disse ainda que, ao votar no TSE, defendeu a aplicação das regras já em 2020 com uma "regra de transição", com um percentual mínimo obrigatório de candidaturas de homens e mulheres negros.


O ministro Marco Aurélio Mello divergiu do voto do relator. No voto, Mello afirmou que a "democracia racial" no Brasil é figurativa e que o preconceito "sempre existiu, e existe".


"A ideia de democracia racial baseada na miscigenação natural de negros, brancos e índios, a ensejar cordialidade e propiciar, no Brasil, igualdade de oportunidades, mostrou-se figurativa. Se não tivemos o racismo separatista enfrentado por outros países, a verdade é que o preconceito sempre existiu, e existe. Atinge a todos que não se enquadram nos padrões de cor, gênero, sexualidade, religião".


O ministro considerou a decisão do TSE "sadia, bem-vinda", mas ressaltou que é preciso observar o que está expresso na lei.


"Percebo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral como a encerrar ação afirmativa, considerados formas de distribuição dos recursos financeiros e tempo em rádio, televisão; reserva de vagas, nos partidos políticos, para candidatura; e custeio de campanha voltado à população negra. Tenho-a como conveniente, sadia, bem-vinda, desde que observado princípio da legalidade estrita", afirmou.


"A sociedade almeja e exige a correção de rumos, mas esta há de ocorrer ausente açodamento. Avança-se culturalmente quando observada a supremacia da Carta da República. Eis o preço a ser pago por viver em um Estado Democrático de Direito. É módico e está ao alcance de todos", concluiu.



Histórico

A possibilidade de divisão proporcional de recursos de campanha entre candidatos brancos e negros foi decidida no fim de agosto pelo TSE.


Na ocasião, os ministros entenderam que a medida só poderia valer nas eleições de 2022 por conta do princípio da anterioridade eleitoral, que impede mudanças que atinjam o processo eleitoral menos de um ano antes do pleito.


A decisão de Lewandowski, favorável à aplicação imediata, provocou reações nos partidos políticos. Em reunião no dia 23 com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, presidentes de legendas afirmaram que era preciso uma orientação de como aplicar a medida o pleito deste ano.


Na última quinta-feira (24), o relator então apresentou diretrizes para a aplicação da ordem.


O ministro fixou os mesmos parâmetros sugeridos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A principal medida é que o cálculo dos recursos a candidaturas de negros deve ser feito dentro de cada gênero (masculino e feminino) e não de forma global.


Lewandowski orientou os partidos a, primeiramente, distribuir as candidaturas em dois grupos — homens e mulheres.


“Na sequência, deve-se estabelecer o percentual de candidaturas de mulheres negras em relação ao total de candidaturas femininas, bem como o percentual de candidaturas de homens negros em relação ao total de candidaturas masculinas. Do total de recursos destinados a cada gênero é que se separará a fatia mínima de recursos a ser destinada a pessoas negras desse gênero”, afirmou.


De acordo com o ministro, a fiscalização da aplicação dos percentuais mínimos será realizada no exame, pelo TSE, das prestações de contas do diretório nacional do partido.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo edita MP que amplia margem de empréstimo consignado para aposentados

Fazendo upload: 160942 de 160942 bytes.

 O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (1º) uma medida provisória que eleva, em cinco pontos percentuais, a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto, e a medida provisória deve ser publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta (2). Por ser uma MP, as regras entram em vigor imediatamente e são enviadas à aprovação do Congresso Nacional.


Hoje, quem recebe aposentadoria ou pensão pelo INSS pode solicitar empréstimos consignados que comprometam até 35% do valor do benefício, além de outros 5% para usar cartão de crédito na modalidade saque.


Com a MP, o limite de comprometimento passará para 40% do benefício, mantidos os 5% para o saque.


Segundo o Planalto, o novo limite valerá para empréstimos concedidos até 31 de dezembro. O objetivo, diz o governo, é possibilitar que "potenciais endividados tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores".


O empréstimo consignado é aquele cujas parcelas são cobradas diretamente na folha de pagamento ou benefício. Os juros são mais baixos, porque o tomador não tem a opção de dar calote. Ao mesmo tempo, o limite é estabelecido para evitar que o titular do empréstimo entre em complicação financeira.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Dois ficam feridos após avião bater contra cerca de aeroporto em Bragança Paulista, SP

Duas pessoas ficaram feridas após um avião bater contra a cerca do aeroporto de Bragança Paulista (SP) por volta das 17h desta quinta-feira (1º). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu enquanto a aeronave tentava decolar, não conseguiu e bateu na cerca no fim da pista.


Dois ficam feridos após avião bater contra cerca de aeroporto em Bragança Paulista — Foto: Cristiano Ambiel/ arquivo pessoal


As duas vítimas foram socorridas e levadas para o hospital da cidade por pessoas que estavam no local. Segundo os bombeiros, elas tiveram ferimentos leves. Equipes da Polícia Militar atuaram no local.


De acordo com a rede Voa-SP, que administra o aeroporto, o acidente ocorreu logo após a aeronave sair do solo. O avião ainda não havia recolhido o trem de pouso quando o piloto perdeu o controle e colidiu contra a grade ao lado da pista.


De acordo com o registro da aeronave na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião é um bimotor fabricado em 1967 e com habilitação regular junto ao órgão.


O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai apurar a causa do acidente. O aeroporto foi fechado temporariamente para a investigação e atendimento do caso, como determina o procedimento de investigação.


A rede de aeroportos Voa-SP informou que os dois ocupantes da aeronave passam bem, que lamenta o ocorrido e que está cooperando com as investigações.



Dois ficam feridos após avião bater contra cerca de aeroporto em Bragança Paulista, SP — Foto: Gustavo Caldeira/ Arquivo pessoal


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trump anuncia que ele e Melania testaram positivo para Covid-19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na madrugada desta sexta-feira (2) que ele e a primeira-dama, Melania, testaram positivo para o novo coronavírus, e entraram em um período de isolamento.


O presidente e a primeira-dama dos EUA, Donald e Melania Trump — Foto: Nicholas Kamm / AFP Photo


"Esta noite, @FLOTUS (Melania no Twitter) e eu testamos positivo para COVID-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso JUNTOS!", postou Trump em uma rede social.


Trump e Melania foram submetidos aos testes nesta quinta-feira (1º), após uma assessora do presidente norte-americano ter contraído o vírus.


A assessora Hope Hicks, de 31 anos, estava a bordo do Air Force One com Trump na última terça-feira (29), quando ele se dirigia a Cleveland para participar do primeiro debate eleitoral com o candidato do Partido Democrata, Joe Biden. Hope também viajou com o presidente na quarta (30), para um comício em Minnesota.


Por conta do caso da assessora, Trump e Melania já haviam entrado em quarentena há algumas horas. "Hope Hicks, que tem trabalhado tanto sem fazer uma pequena pausa, acabou de testar positivo para Covid-19. Terrível! Enquanto isso, começaremos nosso processo de quarentena!", escreveu o presidente americano.


O porta-voz da Casa Branca Judd Deere declarou apenas que Trump "leva muito a sério sua saúde, bem como a de todos que trabalham para ele".


O médico da Casa Branca, Sean Conley, informou que Trump "está bem" e "cumprirá suas funções sem interrupções". Ele não informou quantos dias o casal ficará em quarentena. Médicos e especialistas indicam ao menos 14 dias de isolamento.


Uma viagem à Flórida marcada para esta sexta, como parte da campanha de Trump à reeleição, foi cancelada.


Primeira-dama

A primeira-dama Melania se manifestou no Twitter sobre o diagnóstico de que ela e Trump estão contaminados. e pediu aos americanos para ficarem seguros.


"Como muitos americanos fizeram este ano, @potus (Donald Trump no Twitter) e eu estamos em quarentena em casa após teste positivo para Covid-19. Estamos nos sentindo bem, e adiei todos os próximos compromissos. Por favor, certifique-se de que você está seguro e vamos todos passar por isso juntos", postou Melania.


Durante o primeiro debate da corrida à Casa Branca, Trump, que busca reeleição, e Biden discutiram a pandemia no EUA. Trump insistiu na ideia de que a imprensa quer prejudicá-lo com uma imagem negativa, embora, segundo ele, até mesmo governadores democratas elogiem suas iniciativas no combate à pandemia. Biden deu risada da afirmação.


Trump acusou Biden de querer manter os EUA fechados e disse que isso iria destruir o país. O democrata afirmou que era a favor de manter medidas de segurança necessárias para evitar o aumento do número de casos e mortes.


O presidente chegou a ironizar o uso de máscaras, dizendo que muitos especialistas não recomendam a prática:


“Eu não uso uma máscara como (Biden), toda vez que você o vê, ele tem uma máscara. Ele pode estar falando a 200 metros de distância e aparece com a maior máscara que eu já vi", disse Trump.

Trump contraiu o vírus há uma mês da eleição presidencial nos EUA, marcada para o dia 3 de novembro. Em isolamento, ele não poderá fazer campanha presencial.


Com mais de 7,2 milhões de casos e 207 mil mortes, os Estados Unidos são o país com o maior número de infecções e óbitos por Covid-19 em todo o mundo.


Fonte: G1

Leia Mais ››