sexta-feira, abril 19, 2013

Sobe para 13 número de mortos em naufrágio no Pará


Uma embarcação naufragou na madrugada desta sexta-feira, 19, na região da Ilha do Marajó, no Pará.

Segundo informações da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, o acidente deixou 13 vítimas, entra elas quatro crianças.

Outras 46 pessoas foram resgatadas com vida. Estima-se que cerca de 60 pessoas estavam a bordo na hora do acidente.

Por volta das 01h20 desta sexta, a embarcação de passageiros "Iate Leão do Norte" naufragou nas proximidades do município de Cachoeira do Ariri, na Ilha do Marajó, norte do Pará.

Ainda não se sabe quais as causas do acidente. As buscas continuavam nesta tarde de sexta.

A Marinha disse, em nota, que um inquérito administrativo será aberto para apurar a responsabilidade pelo naufrágio. O resultado dessa investigação vai sair em 40 dias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tio de suspeitos de atentado em Boston pede para sobrinho se entregar


Ruslan Tsarni, tio dos dois jovens suspeitos do atentado na Maratona de Boston
"Dzhokhar, se você está vivo, se entregue e peça perdão", pediu nesta sexta-feira (19), o tio dos dois jovens suspeitos de serem os responsáveis do atentado da Maratona de Boston, considerado um dos piores nos Estados Unidos desde 11 de setembro de 2001.

Os sobrinhos de Tsarni, Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, são os principais suspeitos dos ataques de segunda-feira. Tamerlan morreu após um tiroteio com a polícia, e a cidade agora está isolada em meio a uma caçada em busca do irmão mais novo. Tsarni disse também que ficou chocado ao ver imagens do FBI de seus sobrinhos na televisão e na internet.

Em uma entrevista muito emocionada de dez minutos à imprensa, em frente a sua casa em Maryland, Ruslan Tsarni disse que seus sobrinhos "envergonharam todo o povo da Tchetchênia" e expressou o desejo de que se desculpe pessoalmente com as vítimas, enquanto um dos sobrinhos é caçado pela polícia.

"Eu estou pronto para me curvar na frente deles, me ajoelhar na frente deles buscando seu perdão", afirmou se referindo às vítimas das explosões, e ressaltando que sua família não tem ligação com a família do seu irmão há vários anos.

Tsarni disse que está em situação legal nos Estados Unidos e que sua família é composta de muçulmanos tchetchenos, mas disse também que os sobrinhos nunca foram à Tchetchênia, uma região majoritariamente muçulmana no sul da Rússia, e é improvável que estejam envolvidos nos conflitos que atingiram a região nos últimos anos. "Se isso aconteceu, provavelmente alguém os radicalizou".

Tsarni disse que seus sobrinhos chegaram aos Estados Unidos provenientes do Quirguistão, na Ásia Central, em 2003, e receberam asilo, mas ele os chamou de perdedores que não conseguiram se integrar ao estilo de vida americano.

Quando perguntado sobre as razões pelas quais eles podem ter se voltado para o terrorismo, ele disse: "Ódio em relação àqueles que conseguiram se adaptar. Estas são as únicas razões que eu posso imaginar. Qualquer outra coisa, qualquer outra coisa ligada à religião, ao Islã, é uma fraude. É mentira".

Tsarni, vestido com uma camisa polo azul e falando em frente a sua casa de tijolos em Montgomery, em Maryland, disse estar angustiado pelo que ocorreu. "Claro que estamos envergonhados. Respeito este país. Amo este país, que dá a chance para que todos sejam tratados como seres humanos.... isso é o que eu sinto sobre este país".

Já o suposto pai dos suspeitos alega que seus filhos são inocentes, afirmando que eles caíram em uma "armadilha". "Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos porque são muçulmanos fervorosos", declarou o homem, Anzor Tsarnaev, à agência Interfax, falando da capital do Daguestão, Makhatchkala.

15 horas de "caçada"
A "caçada" aos principais suspeitos já dura mais de 15 horas nos Estados Unidos. A megaoperação policial começou um tiroteio por volta das 22h30 (23h30 horário de Brasília) de quinta-feira (18), no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde um policial foi morto dentro do campus universitário da instituição localizado em Cambridge, na região metropolitana de Boston (EUA).

Até as 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira (19), Dzhokhar, continuava a ser perseguido pela polícia, que montou uma operação com agentes locais, estaduais e federais.

Seu irmão, Tamerlan, 26, que aparece nas imagens divulgadas pelo FBI (polícia federal norte-americana) com um boné preto, foi baleado durante confronto com a polícia pouco depois do tiroteio no MIT. Entretanto, informações desencontradas divulgadas pela imprensa norte-americana dizem que o suspeito pode ter detonado bombas presas ao seu corpo. Dois policiais também morreram na operação.
Perseguição cinematográfica
Segundo Davis, policiais foram acionados na quinta-feira à noite, após um alerta de que tiros tinham sido ouvidos no campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, perto de Boston.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram um policial ferido por vários tiros, que não resistiu aos ferimentos. Mais tarde, o policial foi identificado como Richard H. Donohue Jr, de 33 anos.

A polícia conseguiu interceptar um carro, que seria roubado, com dois suspeitos que seguia em direção a Watertown e deu-se início uma perseguição pelas ruas do distrito.

Mais tarde, um morador da área disse à polícia que tinha sido sequestrado por dois homens que levaram o seu carro. Depois de meia hora, ele foi solto ileso.

Durante a perseguição policial, os suspeitos jogaram explosivos e atiraram contra os carros da polícia. O suspeito que morreu foi atingido na troca de tiros. Outro policial também morreu na ação.

Ainda segundo Davis, durante a troca de tiros o suspeito Dzhokhar conseguiu fugir e está sendo procurado pela polícia. Em comunicado, a polícia confirmou que os homens estariam envolvidos na morte do policial no MIT.

Cidade sitiada
A polícia do Estado de Massachusetts pediu, por meio de sua conta oficial no Twitter, que os moradores de Watertown não saiam de suas residências e só abram a porta de casa para a polícia. As autoridades suspenderam temporariamente o transporte na área metropolitana de Boston e decretaram toque de recolher na cidade de Watertown.

Em um comunicado, a Casa Branca informou que o presidente dos EUA, Barack Obama, está sendo informado sobre a evolução dos acontecimentos e da investigação no caso pela assistente de Segurança Nacional e Antiterrorismo, Lisa Mónaco. Ontem (18), Obama participou de um ato ecumênico em homenagem às vítimas do atentado, na Catedral da Santa Cruz de Boston. "Sim, nós vamos encontrá-lo e vamos fazer justiça! Nós vamos terminar a corrida! Não podemos deixar algo como isso nos parar", disse na ocasião.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia admite participação de policiais na morte de jornalistas no Vale do Aço (MG)


A cúpula da Polícia Civil de Minas Gerais admitiu, nesta sexta-feira (19), a possibilidade da participação de policiais civis e militares na morte de dois jornalistas ocorridas recentemente em duas cidades do Vale do Aço, na região leste do Estado. A informação é do chefe da Polícia Civil de Minas, Cylton Brandão da Matta, que está na cidade de Ipatinga (217 km da capital mineira), onde foi assassinado a tiros, em março deste ano, o jornalista Rodrigo Neto de Faria, 38.

"Os assassinatos ocorridos nos últimos anos No Vale do Aço podem ter o envolvimento de policiais civis e militares, como indicam as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais", informa nota divulgada pela assessoria de imprensa da polícia. No mesmo texto, Matta descartou a possibilidade da existência de um grupo de extermínio na região, mas adiantou o surgimento nos próximos dias de "novidades às investigações que estão atacando na raiz problemas antigos e causadores de intranquilidade para a população". 

Em seguida à morte de Neto de Faria, o repórter fotográfico Walgney Carvalho, 43, foi assassinado a tiros no último domingo (14), em um bar na cidade de Coronel Fabriciano (198 km de Belo Horizonte). Ele e Rodrigo Neto de Faria trabalhavam na editoria de polícia do jornal "Vale do Aço". As duas cidades ficam na região do Estado conhecida como Vale do Aço.

Reportagens investigativas
Rodrigo Faria era autor de reportagens investigativas sobre aos menos 14 homicídios registrados nos últimos anos na região e que não foram elucidados.

Já Carvalho seria uma das testemunhas sobre a morte do colega e prestava depoimentos sobre o assassinato à polícia.

Na cidade de Ipatinga, foi criado por jornalistas o Comitê denominado "Rodrigo Neto', para acompanhar a investigação da polícia sobre a morte do jornalista e exigir mais segurança.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), chegou a admitir a existência de uma organização criminosa agindo na região, mas não citou o envolvimento de policiais.

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais também anunciou a mudança de comando da corporação no Vale do Aço.

O delegado regional de Ipatinga, Gilberto Simão de Melo, será substituído pela delegada Irene Angélica Franco e Silva Guimarães. Ainda conforme a assessoria da Polícia Civil, o delegado-corregedor Élder Dângelo passa a acumular a chefia do 12º Departamento, que coordena os trabalhos de seis delegacias regionais, responsáveis por mais de 90 cidades.

Matta não associou a saídas dos delegados substituídos com alguma suposta ineficiência na elucidação das mortes.

"Os dois delegados que estão saindo deixam os cargos com mérito, mas a chegada dos novos chefes vai marcar uma nova fase da Polícia nesta região. A vinda do delegado-corregedor, mesmo que interinamente, dá a dimensão das mudanças que estamos fazendo e sinaliza claramente a nova fase que estamos iniciando", afirmou em nota o chefe da polícia.

Reportagem de hoje do jornal Folha de S.Paulo traz a informação que jornalistas estão com medo de trabalhar no jornal onde os dois profissionais estavam e em outros da região.

"Nunca recebemos nenhum pedido de proteção para jornalistas. Mas se algum profissional achar necessário, pode procurar nossos policiais aqui. Podem me acionar em Belo Horizonte, estamos à disposição. Vamos tomar as providências e acionar também a estrutura que o governo do Estado dispõe, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, para proteger testemunhas", finalizou a nota com a declaração de Matta.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanha o caso.  

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conmebol muda datas de São Paulo, Grêmio e Palmeiras pelas oitavas; veja tabela


A Conmebol mudou mais uma vez a tabela das oitavas de final da Copa Libertadores

A Conmebol mudou mais uma vez a tabela das oitavas de final da Copa Libertadores. São Paulo, Grêmio e Palmeiras tiveram o dia dos seus jogos alterados. A notícia havia sido divulgada pelo Blog do Quesada.

O duelo entre São Paulo e Atlético-MG, que será disputado no Morumbi (partida de ida), passou do dia 1º  de maio para o dia 2. Já o jogo do Palmeiras contra o Tijuana, no México, foi transferido para o dia 30 de abril. O duelo entre Grêmio e Independiente Santa Fé-COL, que seria realizado dia 2 em Porto Alegre, passou para um dia antes.

A Conmebol atendeu a uma solicitação do Palmeiras, que enviou um pedido para entidade de adiamento da partida contra o Tijuana no México, inicialmente programada para o dia 25, um dia depois do amistoso entre Brasil e Chile no Mineirão. O Verdão corria o risco de perder dois jogadores para o duelo: o zagueiro Henrique e o meia Valdivia. 


IDACONFRONTOVOLTA
24/4 - 21h15Newell's Old Boys (ARG) x Vélez Sarsfield (ARG)*14/5 - 19h30
25/4 - 22h15Real Garcilaso (PER) x Nacional (URU)*9/5 - 22h15
30/4 - 22h30Tijuana (MEX) x Palmeiras*14/5 - 22h
30/4 - 20h15Tigre (ARG) x Olimpia (PAR)*16/5 - 21h15
1º/5 - 21h50Boca (ARG) x Corinthians*15/5 - 22h
1º/5 - 19h30Grêmio x Ind. Santa Fé (COL)*7/5 - 22h
2/5 - 20h15Sao Paulo x Atlético-MG*8/5 - 22h
2/5 - 22h30Emelec (ECU) x Fluminense*8/5 - 22h
  • *Faz o segundo jogo em casa


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fox abre mão de brasileiros semana que vem e aceita Palmeiras no dia 30


Palmeiras consegue adiamento de jogo
A Fox, detentora dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América, abriu mão de passar o jogo de um clube brasileiro na próxima semana para transmitir o jogo do Palmeiras contra o Tijuana no dia 30, terça-feira.

O clube alviverde inicialmente enfrentaria o Tijuana, no México, na próxima quinta-feira (25), um dia depois de amistoso da seleção brasileira, contra o Chile, em Belo Horizonte. O Palmeiras então pediu adiamento do jogo com a alegação de que foi prejudicado pelo fato de atuar no México já na quinta-feira e no máximo três dias depois ter duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

A Fox inicialmente queria que algum outro dos cinco clubes brasileiros que disputam a competição sul-americana jogasse então na próxima semana. Nenhum deles abriu mão, e então posição que foi modificada na tarde desta sexta. Horas depois, a entidade sul-americana oficializou a mudança de data, junto com outras duas alterações.

O duelo entre São Paulo e Atlético-MG, que será disputado no Morumbi (partida de ida), passou do dia 1º  de maio para o dia 2. O duelo entre Grêmio e Independiente Santa Fé-COL, que seria realizado dia 2 em Porto Alegre, passou para um dia antes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Imprensa argentina trata Boca x Corinthians como final antecipada


Site argentino diz com ironia que Boca precisa de ajuda de Deus para avançar
A imprensa argentina apresenta o encontro entre Boca Juniors x Corinthians como o destaque dos duelos das oitavas da Libertadores. O diário Olé resumiu o confronto como uma final antecipada. As duas equipes decidiram o título na competição anterior, vencida pelo clube paulista.

Já os jornais argentinos Clarin, Diário Popular e Página 12 seguiram a linha da possibilidade de o Boca se vingar do Corinthians. No entanto, o assunto principal envolve a baixa produção do time argentino na temporada. O Boca terminou a fase de grupos na segunda colocação e com derrota para o Toluca.

O jornal argentino Diário Popular entende que o Boca precisa de ajuda divina para superar o atual campeão da Libertadores. A imprensa local aponta a defesa do Boca como o setor mais frágil.

“Quando tudo parecia estar a favor, tudo vai contra. Por isso, mas do que nunca, Bianchi [técnico do Boca] necessitará do celular de Deus para seguir adiante”.

O trabalho de Carlos Bianchi à frente do Boca tem sido contestado pela imprensa argentina. Com currículo recheado de títulos com o time de Buenos Aires, Bianchi não tem conseguido apresentar em 2013 o mesmo rendimento de outros anos. O Boca atual e Riquelme não encantam, lamenta o Olé.

O primeiro jogo entre Boca x Corinthians acontece na Argentina, com retorno em São Paulo, no Pacaembu. De acordo com o Blog do Quesada, o primeiro jogo ocorrerá em 1º de maio, na Bombonera.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dívida do Vasco bloqueia transferência e Dedé não pode jogar pelo Cruzeiro


O zagueiro Dedé beija a camisa do Cruzeiro durante apresentação no clube mineiro
Uma dívida do Vasco com a Fazenda Nacional bloqueou nesta sexta-feira a transferência do zagueiro Dedé para o Cruzeiro. Um oficial da Justiça Federal entregou na FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) o documento impedindo o envio dos papeis da negociação pelos direitos federativos do atleta para a Federação Mineira de Futebol.

Com isso, Dedé está impedido de atuar pelo Cruzeiro até o pagamento do débito por parte do Cruzmaltino e a resolução do caso. O camisa 26 já não pode jogar no Campeonato Mineiro devido ao encerramento das inscrições. Inicialmente, a estreia só deveria ocorrer no confronto contra o Resende, pela segunda fase da Copa do Brasil, e ainda sem data definida.

As diretorias de Cruzeiro e Vasco ainda não tomaram conhecimento do problema e terão de resolvê-lo na próxima semana. Uma alternativa é o próprio zagueiro entrar com uma ação na Justiça do Trabalho requisitando o direito de exercer a profissão. Procurado pela reportagem, o diretor executivo de futebol do Vasco, René Simões, falou sobre o caso.

“Fiz contato com as pessoas do departamento jurídico e não fomos informados de absolutamente nada. É público que o Vasco possui uma dívida com a Fazenda Nacional, mas para impedir a transferência não chegou ao nosso conhecimento. Vamos aguardar”, afirmou.

Alheio ao caso, o clube mineiro apresentou Dedé com muita festa nesta sexta-feira. O zagueiro beijou a camisa do Cruzeiro e participou de uma ação de marketing em um supermercado de Belo Horizonte.

Com a saída de Dedé, o Vasco terá direito a três jogadores pelo empréstimo até o final do ano. Na transação com o Cruzeiro, o meia Alisson foi confirmado e os dirigentes esperam a chegada do centroavante Wellington Paulista. O terceiro elemento será cedido após o Campeonato Mineiro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Henrique está reconvocado para a seleção brasileira


Zagueiro Henrique, do Palmeiras, deve retornar à seleção após confusão entre Conmebol e CBF
O zagueiro Henrique, do Palmeiras, foi reconvocado para a seleção brasileira par ao amistoso contra o Chile, após a modificação da data do jogo do Palmeiras contra o Tijuana, pela Libertadores. A CBF anunciou, sem seu site, sua reintegração ao grupo brasileiro.

Dentro da confederação, há um entendimento de que o jogador não poderia ser prejudicado pelo vai e vem das datas da competição. O zagueiro do Internacional, Rodrigo Moledo, que substituiu o palmeirense, será mantido no grupo do time brasileiro, que terá 19 atletas.

Inicialmente, o Palmeiras iria jogar na quinta-feira, no dia 25 de abril, dia seguinte à partida do Brasil contra o time sul-americano. Com isso, a CBF decidiu por cortá-lo da delegação para não prejudicar o time alviverde.

Posteriormente, a Conmebol decidiu por mudar a data do jogo do time alviverde, que passou para dia 30 de abril, em uma terça-feira, já que que a equipe seria prejudicada porque teria um confronto no México que precedia uma semifinal do Paulista.

Com isso, tornou possível a presença de Henrique com a seleção, no jogo contra o Chile, em Belo Horizonte. Sua reintegração foi confirmada após aval do técnico Luiz Felipe Scolari.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual


Foto: Cedida / Reginaldo Bezerra
Uma mulher de 47 anos, identificada como Maria Marluce da Silva, foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (19), em São José de Mipibu. A vítima, que de acordo com moradores da região sofria de problemas mentais, estava despida e estava com sinais de violência sexual, inclusive, um pedaço de pau foi encontrado dentro do ânus dela.

De acordo com informações repassadas pela polícia, Maria Marluce morava na própria cidade de São José de Mipibu. O corpo dela foi encontrado em um terreno às margens da BR 101. Populares contaram ainda para os policiais que a vítima seria usuária de drogas, o que pode ter motivado o crime.

O local onde o corpo foi encontrado, aliás, é apontado pela polícia como ponto de encontro de viciados para o consumo de drogas. Na semana passada, outro viciado tinha sido assassinado no mesmo ponto. A morte de Maria Marluce deverá ser investigada pela Delegacia da Polícia Civil de São José de Mipibu.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Joaquim Barbosa visita pavilhão com 120 detentos em penitenciária do RN


Ministro Joaquim Barbosa chegou à Alcaçuz para visitar Pavilhão 2 da unidade (Foto: Fernanda Zauli/G1)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, chegou à penitenciária estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, às 14h30 desta sexta-feira (19). O ministro estava acompanhado do juiz de Execuções Penais do RN, Henrique Baltazar, e da diretora do presídio, Dinorá Simas. A comitiva visitou o pavilhão 2 da unidade.
"A visita durou 15 minutos. Ele não chegou a conversar com os detentos. Eles gritaram pedindo ajuda, mas o ministro não respondeu nada. Apenas olhou tudo. Foram mostradas para ele as infiltrações, os vasos sanitários quebrados, os problemas em geral. Ele apenas observou sem dar uma palavra", resumiu Dinorá.

A visita do ministro tem o objetivo de avaliar as instalações da  maior unidade prisional do estado, bem como os resultados obtidos no mutirão carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do RN. Desde o dia 2 de abril, os juízes visitam várias instalações prisionais do estado.
Aprovados no concurso de 2008 para agentes penitenciários foram à Alcaçuz para protestar, já que ainda não foram chamados para assumir o cargo. "A gente já fez exames médicos e físicos. Agora só falta o curso de formação para assumir o cargo. Fizemos as provas em 2008 e o concurso foi homologado em 2010. Deveria ter vencido em 2012, mas foi prorrogado para 2014", expôs Jarbas Targino, presidente do conselho dos aprovados em concurso público para agentes penitenciários.
O represente também ressaltou a necessidade de mais agentes no sistema penitenciário do RN. "A gente veio sensibilizar as autoridades. O CNJ recomenta um agente penitenciário para casa 5 pessoas presas. No estado a conta tem sido 1 agente para um grupo de 40 detentos. Atualmente, 934 policiais militares estão cedidos aos presídios, e nós aqui, prontos para trabalhar", disse Jarbas Targino.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

SÃO TOMÉ \RN: Operação da Polícia Militar apreende munições, drogas e dinheiro proveniente do tráfico de drogas




O capitão Moura e sua equipe juntamente com o GTO de Santa Cruz, policiais de Lajes Pintadas, São Tomé e Lagoa de Velhos passaram a manhã desta quarta-feira (17) em diligências com o intuito de prender um indivíduo por nome de José Flaviano, residente em São Tomé/RN, suspeito de ter furado uma barreira montada por policiais de Lajes Pintadas ontem a noite, e ainda ter efetuado vários disparos de pistola em direção aos policiais que realizavam a blitz.
Durante as buscas os policiais militares sob o comando do capitão Moura conseguiram encontrar dentro de um matagal uma motocicleta tipo Honda CG 150, cor vermelha, placa MXU-4064, São Tomé/RN.
Até então a polícia ainda não tinha identificado o autor dos disparos contra a barreira policial, por conseguinte o capitão Moura através do sistema Rede Infoseg identificou o proprietário da referida moto e passou a coletar informações até chegar à residência do suspeito.
 Ao realizar uma busca domiciliar foi encontrado no interior da residência 95 pedras de crack e munições de revólver calibre 38 e a quantia de R$ 240,80.

A esposa do suspeito, MARIA ELIONE DE LIMA, 20 ANOS, residente em São Tomé, estava preparando a mercadoria para entrega no momento em que foi surpreendida pelos policiais que deram voz de prisão e a conduziram para a delegacia de polícia civil de São Paulo do Potengi, onde está sendo autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma ou munições.
A Polícia Militar continua em diligências no sentido de prender o suspeito dos disparos contra a barreira policial.

Reprodução Cidade News Itaú via 4ª CIPM de Santa Cruz
Leia Mais ››

Programa do Leite sofre queda de 49,5% em meta de distribuição.


A Emater-RN reconhece que o Programa do Leite, de fato, está sofrendo impacto provocado pela seca que perdura no Rio Grande do Norte. 

De acordo com nota divulgada pelo instituto, em março de 2013 o Programa do Leite distribuiu 79.861 litros por dia, alcançando apenas 51,55% da meta, ou seja, houve uma queda de 49,5%. No mesmo período do ano passado, foram distribuídos 107.943 litros/dia, o que implica em queda de 24% na oferta.

Atualmente, são 23 laticínios que beneficiam e entregam o produto nos postos de distribuição em todo o estado. Vale salientar que alguns desses laticínios reduziram drasticamente a quantidade de leite ofertada por não captarem, a contento, o produto junto aos fornecedores, acarretando assim na falta total e ou parcial do leite em alguns municípios.

A Emater-RN reafirma que os recursos orçamentários para fazer cobertura do programa estão assegurados até o final do exercício de 2013 e conclui que o Governo do Estado está buscando alternativas para minimizar o problema da oferta do produto.

Reprodução Cidade News Itaú via Visor Político
Leia Mais ››

MPF/RN ingressa com ação para garantir o fornecimento de remédio contra o câncer




Uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF/RN) requer da União e do Governo do Estado o fornecimento gratuito e ininterrupto do medicamento bleomicina, utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer. O objetivo é garantir o acesso ao remédio para todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no Rio Grande do Norte e que comprovem a necessidade.

O autor da ação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, requereu ainda da Justiça Federal antecipação de tutela, para que os pacientes que necessitem com urgência do medicamento possam ser beneficiados o mais rápido possível, antes mesmo da sentença definitiva.

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat/RN) não fornece o remédio pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois a bleomicina não está incluída nas portarias do Ministério da Saúde nem contemplada nos programas estratégicos que tratam da distribuição gratuita de medicamentos.

Porém, informações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) atestam que o medicamento é considerado, através de vários estudos científicos, um quimioterápico de excelentes resultados e baixa toxicidade, utilizado desde a década de 70 do século passado e apontado como insubstituível em muitos casos de tratamento.

A bleomicina é indicada principalmente no tratamento do Linfoma de Hodgkin, assim como tem sido utilizado para o combate a tumores germinativos de testículo, ovário e mediastino; e, mais raramente, no tratamento de tumores de colo uterino.

A ação civil pública do MPF/RN prevê ainda a estipulação de uma multa diária de R$ 5 mil caso União e Governo do Estado não ofereçam o medicamento, após a sentença judicial.

Por: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil e França assinam ajuste de acordo previdenciário




Brasil e França assinam em Paris, na segunda-feira (22), o ajuste para aplicação do acordo de Previdência Social firmado anteriormente em Brasília. Com o início da vigência desse acordo – que se dará após a notificação da ratificação do tratado por ambos os países – serão beneficiados os mais de 80 mil brasileiros que vivem na França (incluindo os residentes na Guiana Francesa) e os 30 mil integrantes da comunidade francesa que vive no Brasil.

Todas essas pessoas poderão totalizar o somatório do tempo de contribuição nos dois países para requerer benefícios como aposentadorias por idade e por invalidez, pensão por morte, auxílio doença e salário maternidade. O documento também possibilita que trabalhadores transferidos pela empresa de um país para o outro possam continuar contribuindo no país de origem durante o prazo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, evitando assim a dupla contribuição.

Foram signatários do Acordo da Previdência Social Brasil-França o ministro da Previdência brasileiro, Garibaldi Alves Filho, e o embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours. A presidenta Dilma Rousseff foi a anfitriã do encontro, ocorrido no dia 15 de dezembro de 2012, no Palácio do Planalto. A França, além de oitavo parceiro comercial, é o quinto maior investidor no Brasil, país que é o principal destino dos investimentos franceses na América Latina.

O termo de ajuste – que será assinado pelo ministro Garibaldi Alves Filho e pela ministra de Assuntos Sociais e da Saúde da França, Marisol Touraine – estabelece como deve ocorrer, na prática, a aplicação do acordo. A solenidade ocorrerá na sede do Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da França, em Paris.

Acordos - O Brasil tem acordos previdenciários bilaterais em vigor com Alemanha, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo e Portugal. Também é signatário de dois acordos multilaterais (convenções) de proteção social, ambos vigentes: o Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e a Convenção Multilateral Ibero-americana de Segurança Social.

Estão sendo negociados acordos previdenciários com os Estados Unidos, Israel e Moçambique. Encontra-se em fase de ratificação os acordos firmados com a Bélgica, Canadá, Quebec (província autônoma canadense), República da Coréia e este com a França, cujo ajuste administrativo será assinado na segunda-feira. 

Por: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação da PF prende potiguares e paulista por assaltos a Correios no RN


A Polícia Federal no Rio Grande do Norte prendeu três potiguares e um paulista natural de Guarulhos suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em assaltos a agências dos Correios. A ação, denominada de operação 'Carta-Resposta', cumpriu os mandados de prisão logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19).
Segundo a assessoria de imprensa da PF, as investigações foram realizadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (Delepat) e tiveram início em fevereiro deste ano, após um roubo à agência dos Correios no município de Bento Fernandes, a 88 quilômetros de Natal.
“Após interrogatório de um homem preso, surgiram pistas que resultaram na identificação de outros membros da quadrilha, que também é suspeita de assaltar os Correios nos municípios de Francisco Dantas e Riacho da Cruz, no região Oeste potiguar, em março e abril deste ano, respectivamente”, informou a PF.
A operação Carta-Resposta envolveu 20 policiais federais e contou com o apoio de policiais militares do Bope. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Parnamirim e São José de Mipibu, na Grande Natal, e outro na cidade de Patu, também no Oeste potiguar.
Os suspeitos, ainda de acordo com a PF, serão indiciados pelos crimes de roubo e formação de quadrilha. Os presos encontram-se custodiados na Superintendência da PF e serão transferidos para um dos centros de detenção provisória de Natal, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

50 PMs do Bope fazem segurança de Barbosa em visita a presídio no RN


Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)

Pelo menos 50 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) farão a segurança do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa durante a visita que ele fará à Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Segundo a direção da unidade, a chegada de Barbosa está prevista para as 14h. “Ele deve ir ao Pavilhão 1 ou ao 2, que são os mais próximos do setor administrativo”, afirmou Dinorá Simas. O efetivo que fará guarda do ministro foi confirmada pelo próprio comandante do Bope, tenente-coronel Marcus Vinícius.
Barbosa visita o estado para avaliar os resultados obtidos no mutirão carcerário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN. Desde o dia 2 de abril, os juízes visitam várias instalações prisionais do estado.
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (18). Mais de 30 policiais do Batalhão de Choque, juntamente com os agentes penitenciários que trabalham no local, realizaram uma revista nas mais de 30 celas do Pavilhão 1, onde estão custodiados 180 homens condenados pelos mais diversos crimes.
Segundo a diretora Dinorá Simas, foram encontrados 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão, vários carregadores e vários chips para celular. O objetivo da revista, segundo a PM, além da tentativa de encontrar aparelhos celulares, armas, drogas e outros objetos que não são permitidos, foi justamente para garantir a segurança do ministro Joaquim Barbosa.

Joaquim Barbosa criticou sistema penitenciário potiguar (Foto: TJRN/Divulgação)Barbosa criticou sistema penitenciário potiguar
(Foto: TJRN/Divulgação)
Sem dignidade
Nesta manhã, o presidente do STF criticou o sistema penitenciário potiguar. De acordo com o ministro, “as unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”.
Durante a manhã, Barbosa visitou a vara de Execuções Penais e a sala do mutirão no fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Em seguida, o ministro foi à Governadoria onde teve uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. O ministro classificou o sistema penitenciário potiguar como caótico. “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do país”, afirmou.

Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 705 homens, além de outros 398 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos na operação Máscara Negra, no RN, são soltos


As 12 pessoas que estavam detidas em razão da operação Máscara Negra, deflagrada no último dia 9, em várias cidades do Rio Grande do Norte, foram soltas no início da manhã desta sexta-feira (19). A promotora Patrícia Antunes Martins, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Rio Grande do Norte, confirmou que o Ministério Público não pediu a conversão da prisão temporária em preventiva.

Segundo o Ministério Público, não há a necessidade de manter os suspeitos presos, pois não existe mais a possibilidade deles atrapalharem as investigações.
O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, confirmou que os cinco detentos que estavam no quartel da PM, inclusive duas mulheres que estavam na companhia feminina, foram liberados nas primeiras horas desta sexta-feira.
Operação Máscara Negra
A operação Máscara Negra foi deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte  no último dia 9 em combate a supostas fraudes em licitações para contratações de bandas para eventos festivos no RN e ainda em São Paulo, Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram assinados pela juíza da comarca de Macau, Cristiany Maria de Vasconcelos Batista. A Polícia Militar deu apoio aos promotores no cumprimento dos mandados.
O MP revelou que, “só no ano passado, a Prefeitura de Guamaré gastou mais de R$ 6 milhões em festividades, enquanto que a de Macau chegou à cifra de R$ 7 milhões entre 2008 e 2012. Esses gastos com contratações de bandas e serviços para festas compreendem mais de 90% do recebido em royalties no período e mais de 70% do recebido em FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Presídios do RN não têm padrões mínimos de dignidade', diz Barbosa


Joaquim Barbosa criticou sistema penitenciário potiguar (Foto: TJRN/Divulgação)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (19). De acordo com o ministro, “as unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”. Barbosa visita o estado para avaliar os resultados obtidos no mutirão carcerário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Desde o dia 2 de abril, os juízes visitam várias instalações prisionais do estado.
Durante a manhã, Barbosa visitou a vara de Execuções Penais e a sala do mutirão no fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Em seguida, o ministro foi à Governadoria onde teve uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. O ministro classificou o sistema penitenciário potiguar como caótico. “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do País”, afirmou.
Segundo Joaquim Barbosa, as autoridades do estado não estão tomando medidas para contornar o caos do sistema. “Infelizmente o mutirão vem constatando que nada foi feito de 2010 para cá. A situação do sistema penitenciário do estado é no mínimo desesperadora. Há falta generalizada de instalações adequadas minimamente humanas”, disse o presidente do STF.
O presidente do STF defendeu que o estado tome providências em caráter de urgência para dar “dignidade mínima” aos presos do sistema.  “As medidas mais urgentes são: construção imediata em regime de total urgência de novas unidades prisionais e ainda a ampliação e renovação das unidades existentes que não respeitam padrões mínimos de dignidade”, concluiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de atentados treinava boxe em academia nos EUA


Tamerlan Tsarnaev foi lutador de boxe (Foto: Reprodução)
O checheno Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, suspeito dos atentados na Maratona de Boston, no estado de Massachusetts (EUA), lutava boxe em uma academia americana e pensou, inclusive, em defender a equipe americana de boxe olímpico.
Tamerlan, que morreu nesta sexta em tiroteio com a polícia, praticava boxe na escola Wai Kru de artes marciais mistas. Em reportagem publicada no site da escola, ele dizia que "não tem amigos americanos" e que "não os entende".
Ele se definia como "muito religioso" e abstêmio. Saiba mais sobre os irmãos.
Em 2009, ele foi preso por violência contra a mulher, após ter agredido a namorada, segundo um site policial local.
O fotógrafo Johannes Hirn chegou fotografar Tamerlan durante os treinos de boxe.
Ele disse que, se vencesse lutas suficientes, poderia ser selecionado para a equipe olímpica dos EUA e ser naturalizado norte-americano. Ele disse que preferia competir pelos EUA do que pela Rússia.
Tamerlan fugiu com sua família da Chechênia por causa do conflito no início dos anos 1990 envolvendo a independência da república russa. Ele viveu alguns anos no Cazaquistão antes de ir para os Estados Unidos.
Atentados
Tarmelan foi morto nesta sexta-feira durante confronto com a polícia. Ele e seu irmão Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, que é perseguido pela polícia americana, são suspeitos dos atentados que deixaram três mortos e dezenas de feridos na Maratona de Boston.
No dia da maratona, Tarmelan usava um boné preto, óculos de sol e carregava uma mochila, na qual a polícia acredita que estivesse uma das bombas usadas no atentado terrorista.

Tarmelan (de boné preto) e seu irmão, suspeitos dos atentados em Boston (Foto: AFP/FBI)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Técnico chileno diz que Luxemburgo causou confusão: "Falou que já podíamos sair de férias"


Luxemburgo apanha de jogadores do Huachipato após conquista da vaga gremista

O técnico chileno Jorge Pellicer, do Huachipato, afirmou à imprensa chilena que Vanderlei Luxemburgo foi o culpado pela confusão após o duelo entre a equipe do Chile e o Grêmio, pela Copa Libertadores (empate em 1 a 1), na noite da última quinta-feira. Segundo ele, o treinador brasileiro provocou o Huachipato, dizendo que a equipe "já podia sair de férias".

“Meu preparador físico Marcelo Rosenblat me contou que Luxemburgo foi irônico, tirou sarro de nós. É uma conduta antidesportiva. Disse que nós já estávamos de férias, com, um gesto com a mão”, declarou Pellicer.

“Eu não tive contato com Luxemburgo. Ele tem prestígio, mas suas atitudes não têm grandeza. Na partida de Porto Alegre, nos superamos e vencemos. Fui cumprimentar e ele não retribuiu. E depois ele atribuiu nossa vitória a erros de arbitragem. Disse que vencemos porque falamos o mesmo idioma do árbitro. Hoje eu acredito no meu preparador físico, que disse que ele manteve a conduta inapropriada", completou o comandante chileno.

Uma grande confusão tomou conta do estádio CAP, no Chile, após a partida. Os brasileiros levaram a vaga, mas a comissão técnica dos chilenos foi para cima de Luxemburgo. O técnico acabou agredido por jogadores do rival.

Apesar de negar ter agredido Luxemburgo, Jorge Pellicer e seu preparador físico foram vistos correndo para cima do brasileiro. Percebendo o clima, o técnico gremista tentou correr para o vestiário, mas escorregou e caiu no gramado. No chão, foi agredido por jogadores rivais. A direção gremista definiu o caso como 'absurdo' e prometeu denúncia.

Luxemburgo negou ter provocado os chilenos. "Se eu tivesse feito algo, tudo bem. Mas eu não falei nada. Isso foi bem tramado antes do jogo. Eu não falei nada, disseram que falei alguma coisa para ele [técnico]. Não falei nada. Foi premeditado. O treinador deles mostrou que é um desequilibrado. O Huachipato foi campeão porque merece. Mas um treinador de nível tem que se manter equilibrado, não fazer o que fizeram hoje", disse o técnico do Grêmio.

Apesar da confusão, o Grêmio garantiu vaga nas oitavas da Libertadores e, agora, encara os colombianos do Independiente Santa Fé. Já o Huachipato está eliminado. O Fluminense ficou com a outra vaga da chave.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mercadante passa mal e é internado em hospital de Brasília


 O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara (Foto: Antonio Cruz/ABr)
O ministro da Educação, Aloízio Mercandante, está internado desde a tarde desta quinta-feira (18) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, Mercadante estava trabalhando quando passou mal. Segundo a assessoria, ele sentiu dores no corpo e decidiu procurar o atendimento de emergência. O ministério não explicou em que região do corpo Mercadante sentiu as dores.
O hospital ainda não informou detalhes sobre o estado de Mercadante, mas disse que ele passa por exames. A assessoria do HFA explicou que a equipe médica está preparando um boletim sobre as condições de saúde do ministro, que ainda não tem horário para ser divulgado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Imprensa argentina trata Boca x Corinthians como final antecipada


Site argentino diz com ironia que Boca precisa de ajuda de Deus para avançar

A imprensa argentina apresenta o encontro entre Boca Juniors x Corinthians como o destaque dos duelos das oitavas da Libertadores. O diário Olé resumiu o confronto como uma final antecipada. As duas equipes decidiram o título na competição anterior, vencida pelo clube paulista.

Já os jornais argentinos Clarin, Diário Popular e Página 12 seguiram a linha da possibilidade de o Boca se vingar do Corinthians. No entanto, o assunto principal envolve a baixa produção do time argentino na temporada. O Boca terminou a fase de grupos na segunda colocação e com derrota para o Toluca.

O jornal argentino Diário Popular entende que o Boca precisa de ajuda divina para superar o atual campeão da Libertadores. A imprensa local aponta a defesa do Boca como o setor mais frágil.

“Quando tudo parecia estar a favor, tudo vai contra. Por isso, mas do que nunca, Bianchi [técnico do Boca] necessitará do celular de Deus para seguir adiante”.

O trabalho de Carlos Bianchi à frente do Boca tem sido contestado pela imprensa argentina. Com currículo recheado de títulos com o time de Buenos Aires, Bianchi não tem conseguido apresentar em 2013 o mesmo rendimento de outros anos. O Boca atual e Riquelme não encantam, lamenta o Olé.

O primeiro jogo entre Boca x Corinthians acontece na Argentina, com retorno em São Paulo, no Pacaembu. De acordo com o Blog do Quesada, o primeiro jogo ocorrerá em 1º de maio, na Bombonera.

Torcedores argentinos lamentam reencontro com o Corinthians; veja:


boca por ahora jugaria contra corinthians?!?! la puta madre!!!!! — agustin tarifeño #7 (@agus_tari) April 17, 2013

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF investiga funcionário da Caixa que teve R$ 164 mil furtados no DF


A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (19) que abriu um inquérito para investigar o funcionário da Caixa Econômica Federal que teve sua casa furtada em Ceilândia, no Distrito Federal, no final de março. Os ladrões foram presos e com eles encontrados R$ 164 mil em dinheiro furtados da residência.
Segundo a polícia, o homem teria dito na época que o dinheiro era um "extra" que recebia para  agilizar processos de aquisição da casa própria. De acordo com a PF, a investigação vai apurar se o homem agia sozinho e se a renda dele é compatível com a movimentação financeira. A polícia não revelou o nome do funcionário.

Os sigilos bancários e telefônicos do bancário também poderão ser quebrados. A polícia tem 30 dias, que podem ser prorrogados, para concluir o inquérito e encaminhá-lo ao Ministério Público. O dinheiro recuperado com os ladrões foi depositado em uma conta judicial.
A Caixa informou no início de abril que ia apurar se o homem era mesmo funcionário da instituição e iria adotar as medidas cabíveis . O G1 tentou contato com a instituição no dia 5 e não obteve retorno. Até a publicação desta reportagem, a Caixa não havia se posicionado sobre o assunto.
Entenda o caso
A Polícia Militar prendeu na madrugada de 31 de março quatro homens em Ceilândia que caminhavam com vários aparelhos domésticos e R$ 164 mil em dinheiro. À Polícia Civil, eles disseram ter invadido e furtado uma casa na QNN 22, quadra onde eles moram.
A moradora da residência informou à polícia que estava na igreja no momento da invasão. Ela disse desconhecer a origem do dinheiro encontrado com os ladrões. O dono da casa, que estava viajando, informou à polícia, por telefone, que mantinha na residência entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Ele negou que outros R$ 100 mil estivessem guardados no local.
“Ele informou que é funcionário da Caixa Econômica Federal. É escriturário no setor de habitações e ganha dinheiro extra de pessoas que pedem para que ele dê andamento no processo de aquisição da casa própria”, afirmou na época o delegado plantonista da 23ª delegacia de Polícia de Ceilândia Sul, Felízio Espíndola.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Naufrágio na Ilha de Marajó deixa 7 mortos e 3 desaparecidos


Uma embarcação com cerca de 60 passageiros a bordo naufragou por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira (19) no rio Arari, na Ilha de Marajó, a quatro horas de viagem fluvial de Belém (PA).

Segundo o 4º Distrito Naval da Marinha, sete pessoas morreram e três estão desaparecidas. Outros 46 passageiros sobreviveram no acidente. No início da manhã, chegou a ser informado que eram 40 desaparecidos, mas esse número foi revisto.

A embarcação "Iate Leão do Norte" estava em situação irregular para navegação devido a problemas com a documentação, informou à Folha a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. O barco estava também superlotado pois tinha permissão para transportar apenas 25 passageiros.

Uma operação de busca e salvamento com equipes do Corpo de Bombeiros e apoio de navios da Marinha do Brasil está sendo realizada no rio Arari desde as 6h de hoje.

O acidente, conforme informações da Marinha, aconteceu quando o barco "Iate Leão do Norte" fazia o trajeto do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para Belém. A embarcação havia partido ontem de Vila do Arapixi, no município de Chaves, na mesma região.

Conforme equipes dos bombeiros, a embarcação está totalmente submersa no rio Arari. Não há informação da profundidade das águas. As equipes têm dificuldade de acesso à embarcação devido as águas barrentas do rio e à existência de muitas pedras.

Em nota, a Marinha informou que abriu inquérito para investigar as causas do naufrágio, ainda desconhecidas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››