terça-feira, junho 27, 2023

Ossada humana é encontrada em area de mata na zona rural de Upanema no Oeste Potiguar


Uma ossada humana foi encontrada no Sítio Brejinho, zona rural de Upanema/RN, no início da tarde desta terça-feira (27). De acordo com, a PM, no fim da manhã seguranças de uma base de extração de petróleo próxima ao local encontraram os ossos e acionaram a Polícia Militar.


Além da ossada que estava espalhada em uma região de mata, também foram encontradas peças de roupa desgastadas: uma camisa, um short, um boné e um par de chinelos.


Apesar as evidências indicarem que a vítima se trata de um homem, segundo os peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), só é possível realizar a identificação da ossada, para saber informações como sexo, idade e causa da morte através de um exame de análise forense, usando o DNA.


O Itep vai trabalhar em conjunto com a Polícia Civil para buscar possíveis denúncias de pessoas que estejam desaparecidas. PC vai investigar o caso



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Hospital Varela Santiago alerta para golpe com venda de rifa falsa em Natal

O Hospital Infantil Varela Santiago emitiu uma nota na manhã desta terça-feira (27) para denunciar a divulgação de uma suposta rifa que a instituição estaria realizando para o auxílio financeiro a um paciente internado na instituição. A unidade, localizada no centro de Natal, reforçou que não há legitimidade nas rifas e a tratou como “Fake News”.


Hospital Varela Santiago emite nota sobre vendas de rifas falsas em Natal — Foto: Divulgação


No material impresso, a rifa apresenta um registro em nome da suposta médica Letícia Fernandes, que não pertence ao quadro de funcionários do hospital, e aponta que os recursos serão destinados ao paciente chamado Wanderson Benjamim, que não está sendo atendido pela unidade de saúde.



Em nota, o hospital afirmou que “não realiza e não autoriza campanhas de arrecadação de dinheiro via redes sociais ou campanhas de rifas, com o intuito de custear tratamentos individuais dos pacientes” e que “todas as campanhas feitas com objetivo de ajudar nos custeio do hospital são realizadas em nossas redes e site institucional.”


Qualquer dúvida a respeito, entre em contato por telefone 3209-8200 para falar com o setor de Serviço Social do Hospital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é atropelada por carro após fugir de assalto em Natal

Uma mulher foi atropelada na tarde desta segunda-feira (26) logo após fugir de uma tentativa de assalto na Avenida Nilo Peçanha, no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Câmeras de monitoramento da região flagraram a situação.


Mulher foi atropelada logo após fugir de assalto em Petrópolis, em Natal — Foto: Divulgação


O acidente aconteceu por volta das 16h. Nas imagens é possível ver que a mulher caminha pela calçada quando é abordada por um homem, que anuncia um assalto. Ele estava atrás de uma caçamba de entulho.


A vítima consegue se desvencilhar do assaltante e corre em seguida em direção à avenida. Nesse momento ela é atingida por um carro, que trafegava no trecho. A mulher ficou no chão no meio da rua.



Segundo um familiar, a vítima fraturou uma perna e um tornozelo no acidente, mas está estável.


O criminoso correu em fuga pela calçada logo após o acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois suspeitos de assaltos morrem em confronto com a polícia no Alto Oeste potiguar

Dois homens suspeitos de cometerem assaltos morreram após um confronto com policiais militares e civis, na noite de segunda-feira (26), em Alexandria, no Alto Oeste potiguar.


Giroflex de viatura da polícia no RN — Foto: Reprodução


O caso foi confirmado pela Polícia Civil do município. Segundo o delegado Murilo Baessa, os criminosos haviam torturado uma pessoa e roubado o carro da vítima no município de Bom Sucesso, na Paraíba, fugindo no sentido a Alexandria.


O caso aconteceu ainda durante a manhã de segunda (26). No entanto, os bandidos teriam perdido o controle e batido o veículo na estrada, perto dos limites entre os municípios.


Ao tomar conhecimento do acidente, a polícia potiguar também foi informada do crime na Paraíba. Porém, os criminosos tomaram uma moto, em um novo assalto, e fugiram do local de acidente.


A polícia tentou abordá-los, mas eles conseguiram escapar e fugiram para uma área de mata, perto de uma serra da região.


Durante a fuga, eles também caíram da moto e abandonaram o meio de transporte, fugindo a pé. Policiais militares e civis montaram um cerco e realizaram buscas na área de serra, até o início da noite.


Ainda segundo a polícia, ao localizar os suspeitos, os policiais deram voz de prisão, porém eles atiraram contra os agentes, que revidaram.



Atingidos, os dois homens foram levados para o hospital de Alexandria, mas não resistiram e morreram. Nenhum policial ficou ferido.


"Eles têm relação com uma investigação nossa. Fizemos uma operação no mês passado, contra pessoas que estavam instalando uma facção criminosa da Paraíba aqui em Alexandria. Eles têm relação íntima com essas pessoas. Eles são da Paraíba, são faccionados, já têm passagem na polícia por outros crimes, um deles tinha acabado de sair da cadeia, em Sousa. São pessoas muito violentas", disse o delegado Murilo Baessa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Zezé Di Camargo imita movimento de gêmeo autista durante encontro em Natal e caso repercute nas redes sociais

Um vídeo do momento em que dois irmão gêmeos autistas conheceram os cantores Zezé Di Camargo e Luciano em um show da dupla na Arena das Dunas, em Natal, ganhou repercussão nas redes sociais. Isso porque Zezé imita o movimento repetitivo feito por um deles no momento do encontro.


Zezé Di Camargo imitou movimentos de autista em Natal e vídeo com repercussão do caso viralizou nas redes sociais — Foto: Reprodução


A situação - que ocorreu no sábado passado (24) - foi apontada em uma postagem do influencer digital Ivan Baron, que fala sobre capacitismo, e viralizou nas redes sociais.


A reportagem do g1 procurou o cantor Zezé Di Camargo, através da assessoria de comunicação, para comentar o assunto, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.



Os irmãos gêmeos são Ângelo e Augusto Maia, que são pessoas conhecidas na capital potiguar e reúnem em apenas uma rede social mais de 100 mil seguidores. A mãe deles, que relata o dia a dia dos dois, tem mais de 280 mil seguidores.


'Isso não é legal e é capacitista'

No vídeo que viralizou nas redes sociais, Ivan Baron diz que "involuntariamente o cantor imita a estereotipia de um deles" ao imitar os movimentos e que isso é desrespeitoso (veja postagem abaixo).


"É muito problemático quando pessoas neurotípicas tentam imitar comportamentos, gestos, atitudes de neurodivergentes, na tentativa de fazer uma gracinha, piada. Por mais que seja de maneira afetuosa, isso não se faz, não é legal e é sim capacitista", disse Ivan Baron no vídeo.


O influencer explicou que as esteoreotipias, ou stims, são movimentos repetitivos comuns em pessoas autistas.


"O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado".


A dupla Zezé di Camargo e Luciano foi a principal atração da programação de sábado (24) do São João de Natal. Os dois fizeram show na Arena das Dunas, onde também deram oportunidade à cantora potiguar Melissa Farias de cantar com eles.


Zezé di Camargo e Luciano se apresentaram no São João de Natal no sábado (24) — Foto: Pedro Vitorino


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar viraliza ao cantar com Zezé Di Camargo e Luciano no São João de Natal: 'Dia incrível'

O São João de Natal deste ano foi especial para a cantora Melissa Farias, de 21 anos. Ela mostrou seu talento no show de Zezé Di Camargo e Luciano, realizado no último sábado (24), na Arena das Dunas.


Potiguar viraliza ao cantar com Zezé Di Camargo e Luciano no São João de Natal — Foto: Luciano Foco e Arte


Durante todo o show, ela tentou chamar atenção dos artistas de várias formas, acenando, escrevendo no celular, como forma de pedir uma oportunidade para cantar.


Nascida na cidade de Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte, Melissa mora em Natal há um ano, onde tem se apresentado como cantora de sertanejo em barzinhos da cidade.


“Eu iria assistir ao show da pista, mas resolvi comprar ingresso para o camarote e ficar logo na frente. Já fui na minha cabeça pensando em cantar com eles”, afirmou a cantora.



Na reta final da apresentação, Zezé sentou-se no palco para cantar a música “É o amor”, um dos principais sucessos da carreira da dupla. Mais perto do público, o cantor ouviu de amigos de Melissa sobre seu desejo de cantar.


Em seguida, ao iniciar a canção “Flores em vida”, ele perguntou se a potiguar saberia cantar aquela. Após a resposta positiva, o cantor repassou o microfone que chegou até Melissa.


“Cantei e ele pediu para eu cantar outra música. O público gostou e me falaram para subir ao palco. Lá eles me fizeram o convite para participar do próximo show que eles tiverem aqui perto de Natal, em uma oportunidade para cantar com mais calma”, disse.



Melissa se programa para ir ao show dos artistas no São João de Caruaru, em Pernambuco, que acontece nesta quinta-feira (29).


“Que dia incrível, foi maravilhoso. A sensação é de uma fã realizada por cantar ao lado de lendas", ressaltou Melissa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RN condena três réus por superfaturamento e dano ao erário em contratação de projeto da Arena das Dunas

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou três réus por contratação indevida sem licitação e superfaturamento em projetos básicos complementares da Arena das Dunas, construída para a Copa de 2014, em Natal.


Arena das Dunas, em Natal — Foto: Augusto César Gomes


Os condenados são o então secretário extraordinário do estado para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa), Fernando Fernandes; a então integrante da assessoria jurídica da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Adriana Andrade Sinedino; e o empresário Danilo Roberto, dono da empresa contratada. Eles podem recorrer em liberdade


Segundo o Ministério Público, autor da ação, a promotoria responsável pelo caso conseguiu comprovar que houve "flagrante dano e comprovado prejuízo ao erário", por meio de uma contratação feita sem licitação.



O caso envolve a contratação da empresa Stadia, pelo Estado do Rio Grande do Norte, para a prestação de serviços técnicos especializados no desenvolvimento dos “Projetos Complementares Básicos” relativos ao estádio multiuso - a Arena das Dunas.


Na sentença do último dia 19 de junho, o juiz Guilherme Newton do Monte Pinto, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Natal, considerou que os três réus agiram no processo que não respeitou as normas para contratação pública sem necessidade de licitação.


Para o Judiciário, os réus realizaram a contratação por meio de inexigibilidade mesmo sem comprovar que a empresa era a única especializada para execução dos serviços. Além disso, haveria indícios de direcionamento do processo.


"Apenas 3 dias após a publicação do contrato, ou seja, em 20/09/2010, a Stadia já emitiu a Nota Fiscal com os serviços prestados, solicitando o pagamento integral da parte do Estado (....) Ressalte-se, ainda, que para confirmar que o contrato foi efetivamente assinado antes da finalização dos trâmites legais, consta que a ART da Stadia relativa aos serviços é datada de 23/08/2010, e nela consta o início da execução dos serviços como sendo em 09/09/2010", diz a sentença.


Para o judiciário, ainda houve com superfaturamento constatado pelo Tribunal de Contas do Estado e pagamento maior que o valor dos serviços executados.



Fernando Fernandes foi condenado a 4 anos e 4 meses de detenção. Já Adriana Sinedino e Danilo Roberto foram condenados a 4 anos de detenção e 3 anos e 6 meses de detenção, respectivamente, mas com penas convertidas em pagamento de valores a entidades pública ou sociais e prestação de serviços à comunidade.


"Inequívoco, pois, diante do que fora demasiadamente analisado na fundamentação fática, que os acusados Fernando Fernandes, Adriana Sinedino e Danilo Roberto praticaram o delito tipificado no art. 89 da Lei nº 8.666/1993, pois atuaram dolosamente com a prática de diversos atos que contribuíram para a inexigibilidade de licitação fora das hipóteses previstas em lei, mesmo conscientes de que não havia inviabilidade de competição, já que não ficou demonstrado que a Stadia era a única especializada e adequada à execução dos serviços de desenvolvimento dos projetos básicos complementares relativos ao empreendimento Arena das Dunas, tendo havido, ainda, flagrante dano e comprovado prejuízo ao erário, posto que houve superfaturamento e pagamento maior que o referente aos serviços executados", diz a decisão judicial.

Provas colhidas

De acordo com a acusação do MP, a análise do processo administrativo que resultou na contratação da empresa revelou que a proposta da Stadia, apresentada ao poder público, é anterior ao memorando de abertura do processo de contratação direta dos projetos.



Para a Justiça, praticamente todo o processo se baseou em um documento assinado pelo então secretário em que ele afirma que a empresa seria a única capacitada para o serviço, sem estudo prévio de mercado.


Além disso, houve aumento do orçamento dos projetos quando o estado solicitou redução dos serviços contratados pela empresa.


Segundo a Justiça, um relatório do TCE apontou um superfaturamento causador de dano ao erário público de R$ 6.344.106,53.


“Tanto o valor total do projeto básico aumentou, como ainda passou a se prever como custo adicional uma revisão aos projetos. Logicamente, o projeto básico não deveria ter aumentado, até porque a redução de escopo imposto pela Administração não gerou uma modificação na natureza do serviço, mas a exclusão de projetos executivos subsequentes que foram postergados para a futura concessionária do Arena das Dunas”, diz trecho da sentença.


Ainda na sentença, a Justiça destaca que “a situação, além de reforçar a existência de superfaturamento e prejuízo ao erário, com majoração e valores e inclusão de custo indevido e que não deveria correr às expensas da Administração, revela, como já visto anteriormente, que a inexigibilidade de licitação desde o início estava direcionada a Stadia, que antes mesmo da assinatura do contrato já foi dando início a elaboração dos projetos".



"Diante desse evidente superfaturamento, fica claro que o recebimento da proposta da Stadia com o apontado injustificado valor, revela conduta intencional e deliberada dos agentes em favorecer a Stadia na inexigibilidade de licitação referente a contratação dos projetos complementares básico, tudo de encontro com a legalidade e em detrimento do erário público”.

Defesa

O g1 ligou para os telefones do ex-secretário Fernando Fernandes e da advogada Adriana Sinedino, mas não teve as ligações atendidas ou retornadas, nesta terça-feira (27). A reportagem não conseguiu contato do empresário Danilo Roberto até a última atualização desta matéria.


Na ação, a defesa do ex-secretário alegou que seria impossível a prática da inexigibilidade indevida pelo secretário e que o crime não teria existido, pois teriam sido atendidos todos os preceitos legais.


No caso da então assessora jurídica, a defesa argumentou as provas eram inconsistentes e pediu a improcedência da denúncia, com absolvição da ré.


Já a defesa do empresário Danilo Roberto considerou, na ação, que houve cerceamento defesa, pois os anexos das quebras de sigilo não teriam sido disponibilizados aos réus no curso do processo, mas apenas nas alegações finais; que houve inversão da ordem de inquirição e pediu pela sua absolvição, por atipicidade da conduta, ou que a pena fosse fixada no mínimo legal, com regime mais brando e substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito.



O juiz negou os pedidos dos réus e, no caso do empresário, considerou que não houve cerceamento defesa, pois os anexos não ficaram em segredo de justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pela 1ª vez, USP entra no top 100 de melhores universidades do mundo em ranking internacional

Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) entrou no "top 100" de melhores instituições de ensino do mundo, segundo os resultados da 20ª edição do QS World University Ranking (reconhecido sistema de avaliação educacional).


USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking internacional — Foto: Reprodução EPTV


(Veja, mais abaixo, que outras universidades brasileiras estão na lista.)


🥇Na lista de 2024, divulgada nesta terça-feira (26), a USP ocupou o 85ª lugar entre 1.499 universidades, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires e tornando-se a nova líder na América Latina.


📈 O "salto" de 30 posições em relação a 2023, quando estava em 115º, é explicado pelo aumento na empregabilidade dos ex-alunos e pela melhora na reputação internacional da instituição.



"O desempenho do Brasil nesta edição do ranking traz um alívio bem-vindo após uma trajetória de queda nos últimos anos. A USP atinge um marco significativo e entra no alto escalão de excelência global", afirma o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter.

"É essencial que o país priorize o financiamento do ensino superior e as parcerias globais para sustentar seu progresso."


📝 Quais são os critérios? Na avaliação de 2024, o ranking passou a considerar novos quesitos: práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa.


Os demais, já presentes nos anos anteriores, continuam valendo: reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por aluno, produção científica e taxa de estudantes vindos de outros países.


Quem está no topo da tabela?

Os líderes do ranking de 2024 são:


MIT (EUA)

Universidade de Cambridge (Reino Unido)

Universidade de Oxford (Reino Unido)

Universidade Harvard (EUA)

Universidade Stanford (EUA)

Imperial College London (Reino Unido)

ETH Zurich (Suíça)

Universidade Nacional de Singapura (Singapura)

University College London (UCL - Reino Unido)

Universidade da Califórnia (EUA)

Quais universidades do Brasil estão no ranking?

Veja abaixo quais outras universidades brasileiras aparecem na lista*:


220º: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

371º: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

419º: Universidade Estadual Paulista (Unesp)

595º: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

de 691° a 700º: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

de 691° a 700º: Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)

de 731º a 740º: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

de 801º a 850º: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

de 801º a 850º: Universidade de Brasília (UnB)


* A partir da 500ª posição, os países são classificados por grupos.


fonte: g1

Leia Mais ››

Menina de 3 anos morre esmagada por TV de tubo no interior de MS

Maria Alice, de 3 anos, morreu esmagada por uma TV de tubo dentro de casa, em Vicentina (MS), a 232 km de Campo Grande. A menina chegou a ser socorrida para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite dessa segunda-feira (26).


Maria Alice, de 3 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu. — Foto: Redes Sociais/Reprodução


Conforme as informações repassadas pela polícia, Maria Alice estava brincando na sala de casa enquanto a mãe cuidava da casa. De repente, o televisor antigo caiu sobre a menina e a esmagou. A suspeita da polícia é que a menina tenha se apoiado no aparelho para alcançar um brinquedo.



Assim que a mãe viu a filha sob o aparelho televisor, acionou o socorro. Maria Alice foi levada para um hospital, em Vicentina, e depois transferida para Dourados (MS). Porém, a menina não resistiu aos ferimentos.


O Conselho Tutelar de Vicentina foi acionado e acompanha o caso. A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte da menina de 3 anos.


Segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Carlos dos Santos, a situação será investigada para verificar se houve negligência dos pais. “A princípio parece tratar-se mesmo de um acidente. A menina estava brincando em casa quando a TV caiu sobre ela”, reforçou o delegado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Reencontrado pela avó, filho de mulher desaparecida há 15 anos nunca foi à escola e não tirou documentos

Criado apenas pelo pai, que é acusado de sequestrá-lo, o adolescente que foi reencontrado pela avó após 15 anos no último mês nunca foi à creche ou à escola. O reencontro do adolescente pela dona de casa Maria Salvadora, de 60 anos, foi mostrado com exclusividade pelo g1 e pelo RJ2 nesta segunda-feira (26) (veja abaixo).


Avó reencontra neto depois de mais de 15 anos — Foto: Reprodução/TV Globo


O adolescente também não tem certidão de nascimento, carteira de idade, CPF ou carteira de vacinação. Desde que se lembra, pergunta pela mãe, a dona de casa Viviane Machado Modesto da Silva, que está desaparecida desde os primeiros anos de sua infância, após ser vista pela última vez com ex-marido Marcos Paulo da Silva Pinto.


Em outubro de 2008, o jovem estava na iminência de completar 2 anos de idade quando foi levado pelo pai, Marcos Paulo da Silva Pinto. Durante todo esse tempo, ele foi criado apenas pelo pai e a madrasta e nunca teve contato com a mãe.


Há um mês, após receber um telefonema com a localização, sua avó materna o encontrou em uma casa humildade de um bairro de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio, e agora segue na luta para tentar desvendar o paradeiro da filha.


"Se tinha arroz para almoçar, não tinha pra jantar. Se tinha pão para comer, tinha que dividir com todo mundo. Ele estava passando fome. O meu neto disse que estava passando fome", relata Maria.


A polícia disse que o registro de cárcere privado foi investigado pela Deam de São Gonçalo e que em 2014 foi encaminhado ao Ministério Público que recomendou o arquivamento do processo, o que foi aceito pela Justiça.


O registro de desaparecimento, feito em 2018, foi encaminhado para a Delegacia de Búzios na época. Em maio deste ano, o menino foi localizado, ouvido e o inquérito encaminhado ao Ministério Público.


Procurado, o Ministério Público ainda não respondeu aos questionamentos.


Ministério envolve desaparecimento


Viviane Machado com o filho há época com 6 meses — Foto: Arquivo pessoal


O mistério do desaparecimento de Viviane Machado Modesto da Silva envolveu sequestro, ameaça e descaso e durou quase 15 anos. Ela foi vista pela última vez na companhia do ex-marido, de quem se separou por ter uma relação abusiva.



Apesar de, segundo a família, as evidências apontarem para o envolvimento de Marcos Paulo com o desaparecimento, o destino de Viviane é desconhecido até hoje. O ex-marido, agora doente, nunca foi questionado pela Polícia Civil. Só mesmo a mãe dela, Maria, uma dona de casa, sem recursos, não desiste de tentar descobrir o que aconteceu com a filha.


Maria Salvadora, de 60 anos, não desiste de tentar descobrir o que aconteceu com a filha — Foto: Reprodução/TV Globo


Ainda menor de idade, Viviane conheceu Marcos Paulo, que era 18 anos mais velho. Viviane e Marcos Paulo da Silva Pinto casaram e tiveram um filho. O bebê nasceu em outubro de 2006.


"(Eles) foram morar junto e ele mudou. Virou possessivo, começou a trancar ela dentro de casa. Não deixava ela me visitar, visitar a irmã", relembra a dona de casa.



Ainda segundo a mãe, depois de quatro anos, Viviane tomou coragem e deu fim ao relacionamento. Mas logo foi alvo de uma vingança. O ex-marido sumiu com a criança.


"Minha filha ficava com ele de segunda a sexta e sábado e domingo era dele. E minha filha pegava na segunda-feira. Quando ela chegou em Marambaia, em São Gonçalo, na casa, a casa estava limpa e o Marco não estava lá", relata Maria Salvadora.


Festa de aniversário e desaparecimento

A dona Maria conta que seis meses depois, o ex-marido reapareceu. E convenceu Viviane a participar da festa de aniversário de 2 anos do filho. Ela foi pra comemoração em Cabo Frio, na Região dos Lagos. E nunca mais foi vista. Isso foi no dia 5 de outubro de 2008. A criança e o pai Marcos Paulo da Silva Pinto também sumiram, mais uma vez.


"(Aquela) foi a última vez (que a vi). Depois só pelo telefone ela pedindo para a Janaina, a minha filha do meio. Pedia para que fosse na cidade onde ela estava, que ela estava presa em uma casa e que o Marcos não queria que ela fosse embora.


Mãe procura sozinha pela filha, sem ajuda da polícia

A mãe de Viviane procurou a polícia. Em novembro de 2008, a Delegacia da Mulher de São Gonçalo (Deam) registrou o caso como sequestro e cárcere privado.


Dona Maria espalhou cartazes por várias cidades, com fotos da filha, do neto e do ex-genro. Além disso, a dona de casa juntou dinheiro pra fazer buscas. Deixou de viver a própria vida pra viver uma angústia sem fim.


"Eu mesma fui à polícia, fui à justiça, eu mesma andei tudo, entrei em favela, pendurei cartazes, fui para Búzios, Saquarema, onde dizia que tinha rastro dele, eu ia", conta dona Maria. Minha vida parou", conta emocionada.


Maria Salvadora afirma que vai continuar procurando Viviane. "Mãe! Sou mãe! Eu estou sentindo dor. Passa Natal, minha filha não está. Minha filha faz aniversário no dia 8 de outubro e não está. Vem Ano Novo e não tá. Fazemos brincadeiras, churrasco em casa e está faltando alguém na minha casa. Cadê a minha filha?", clama.



Dez anos depois, novas pistas

Dez anos depois, novas informações sobre o paradeiro da filha e do neto fizeram dona Maria procurar a polícia novamente. O boletim de ocorrência foi feito, na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSGI).


No depoimento, ela contou aos investigadores, que um parente do ex-genro “informou que procurasse Viviane nos necrotérios e hospitais. E que foi procurada por outra pessoa que dizia que Marcos havia matado sua filha". Mesmo com a nova denúncia, as investigações nunca andaram.


“Dona Maria procurou o escritório Modelo da Sociedade dos Advogados Criminais do Rio de Janeiro em busca de ajuda. Nenhuma investigação até aqui se iniciou. E tudo que se sabe sobre o caso, deve-se exclusivamente aos esforços impetrados pela dona Maria", afirma Marcela Amaral, advogada de dona Maria.


Mãe não tem informações da filha, mas acha o neto

Até hoje, Dona Maria não sabe do paradeiro de Viviane. Mas o telefonema de um parente do ex-genro, no mês passado, acabou com parte da aflição.


"Eu recebi o telefonema no impacto. Me ligaram e falaram onde o meu neto estava. Ele estava passando necessidade", lembra Maria.


Assim que reencontrou o neto, dona Maria logo procurou a polícia. Em depoimento, o rapaz contou detalhes da vida que levava.



Segundo o jovem, agora com 16 anos, ele residia na cidade de Cachoeiras de Macacu, com o pai, os irmãos e a madrasta, havia cinco meses”. E que lembra apenas “que anteriormente morava em Campo Grande, no Rio, com as mesmas pessoas". Ele “disse também que não se recorda da mãe, pois desde que se entende por gente, não lembra de ter contato com ela, e sim com outras mulheres que seu pai teve ao longo da vida.”


De acordo com rapaz , “sempre que ele perguntava pela mãe, apanhava ou era jurado de morte pelo pai.”


Ele afirmou ainda que “não possui documentos". E "que nunca frequentou a escola, que foi alfabetizado em casa, pela madrasta". “E que seu pai está em uma cadeira de rodas, com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2021."


Em busca de respostas


Marcos Paulo da Silva Pinto suspeito de sumir com a ex-mulher e o filho — Foto: Arquivo pessoal


O RJ2 foi até Cachoeiras de Macacu, a 100 quilômetros do Rio. E encontrou Marcos Paulo da Silva Pinto, na varanda de uma casa, sem conseguir falar.


A mulher, que foi casada com ele por dez anos, e que cuidava do neto de dona Maria, diz que só agora percebeu que Marcos Paulo contava mentiras.


Ela preferiu não mostrar o rosto.


"Nesses dez anos, a gente mudou 13 vezes, deixando tudo pra trás. Saia só com a roupa do corpo e o documento. Deixava tudo, televisão, roupa de cama. A gente fazia o que: tinha que mudar! Sair de madrugada, a gente sempre mudava de noite. Ele falava que tinha que ir embora porque o dono pediu a casa, que não tem dinheiro pra fazer a mudança. Era isso", relata.


Segundo a mulher, Marcos Paulo sempre fazia os mesmos comentários sobre Viviane.


"Ele falava que ela tinha ido embora com outro homem e tinha abandonado eles". Questionada se ele tinha um relacionamento abusivo com a agora ex-mulher, ela não titubeia:


"Tinha. Não me deixava sair de casa. Não podia usar bermuda, curta, não podia usar maquiagem. Não podia passar muito tempo na rua. Ficava mais preso com as crianças dentro de casa. Bater, ele não batia. Mas o terror psicológico ele fazia. Falava que ia cortar a cabeça dos meus filhos fora.



A mulher disse que criou um outro filho de Marcos Paulo e que tinha o mesmo histórico, segundo o marido. Ele dizia que o menino, que ainda mora com ela, também havia sido abandonado pela mãe.


Recuperar o tempo perdido

Agora, de volta à casa da família da mãe, o jovem e a avó tentam recuperar o tempo perdido.


"Eu não durmo. Tive dois derrames. Eu me pus de pé pela minha filha e pelo meu meto. Antes de morrer, eu vou achar minha filha. Eu tenho que achar. Eu tenho que achar. É a minha caçula. Eu não coloquei filho no mundo para ser tirada assim, do nada. O único tesouro que eu tenho são meus filhos", conta Maria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

AGU pede remoção de postagem com informações falsas no Twitter sobre vacinas

Logotipo do Twitter ao lado da conta de Elon Musk, proprietário da rede — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou nesta terça-feira (27) a Justiça Federal do Distrito Federal pedindo que o Twitter tire do ar uma publicação na plataforma que espalha informação falsa sobre vacinas.


A ação foi apresentada pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU.


Na publicação cuja remoção foi solicitada, um homem apresentado como cientista afirma que a humanidade será dizimada quando forem ativados patógenos supostamente inseridos em imunizantes. Segundo a AGU, a publicação teve a intenção clara de desestimular a vacinação.


Fonte: Blog da júlia Duailibi

Leia Mais ››

Ao fim do depoimento, presidente da CPI se junta a governistas e oposição e também diz que Lawand mentiu


O presidente da CPI dos Atos Golpistas, Arthur Maia (União-BA), afirmou nesta terça-feira (27) que o coronel Jean Lawand Júnior faltou com a verdade durante depoimento à comissão.


O militar foi chamado a depor após a descoberta de mensagens entre ele e o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Essas mensagens constavam do celular de Cid, alvo de uma operação da Polícia Federal por suposta fraude no cartão de vacinas de Bolsonaro.


Nas conversas, Lawand citava uma mobilização para impedir a posse do presidente Lula (veja detalhes abaixo). Na CPI, ele alegou que "em nenhum momento" falou em golpe de Estado e disse que as mensagens pediam uma manifestação de Bolsonaro para "apaziguar" o país.



“Eu quero dizer que essa para mim foi a reunião mais difícil como presidente desta CPMI. Mais difícil, porque intimamente eu acho que o senhor faltou com a verdade. Intimamente, foi um sentimento que eu tive”, afirmou Maia.

Ele se juntou à maioria dos parlamentares que participaram da audiência desta terça-feira. Lawand ouviu de governistas e de parlamentares da oposição que estava mentindo em seu depoimento.


O senador Marco Rogério (PL-RO), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que o coronel “não convence ninguém” e que a narrativa “não para de pé”. O senador do PT, Rogério Correia (MG), afirmou que a “mentira tem perna curta”.


“Eu confesso que achei a história inverossímil, mas não posso dizer que ele mentiu. Eu sou legalista”, reforçou o presidente da CPI após o fim da reunião.


Versões do coronel

No depoimento, o coronel do Exército Jean Lawand Júnior afirmou que foi "infeliz" em algumas das mensagens enviadas.


Em um trecho dos diálogos, em 10 de dezembro, o militar escreveu: "Cid pelo amor de Deus, o homem tem que dar a ordem. Se a cúpula do EB [Exército Brasileiro] não está com ele, de Divisão pra baixo está".


À CPI, Lawand tentou explicar a mensagem, alegou que foi uma conversa com um amigo e que "não tinha motivação para qualquer tipo de golpe".


"Esta colocação minha, eu fui muito infeliz. Sou um simples coronel conversando num grupo de WhatsApp com um amigo. Não tinha comandamento, não tinha condições, não tinha motivação para qualquer tipo de golpe. Essa observação minha foi muito infeliz porque eu não tenho contato com ninguém do alto comando. Então, fui infeliz, me arrependo", afirmou Lawand à CPI.


Aos parlamentares, Lawand disse que, ao enviar as mensagens a Cid propondo a ação de Bolsonaro, buscava evitar "convulsão social".


"A sociedade brasileira, dividida em opiniões, acerca de 'o que vai acontecer?', 'o que vai ser agora?', 'como foi o pleito?'. A gente vendo aquelas pessoas, a insegurança trazida por aquilo, que podia levar a alguma convulsão social, a alguma revolta, a um problema na segurança, foi o que eu falei", afirmou.



"As pessoas estavam tentando entender como aquilo terminaria. A ideia minha desde o começo, desde a primeira mensagem com o tenente-coronel Cid, foi que viesse alguma manifestação para poder apaziguar aquilo, e as pessoas voltarem às suas casas", acrescentou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em audiência no Congresso, setor de serviços expõe preocupação sobre alíquota maior na reforma tributária


A Confederação Nacional do Comércio (CNC) demonstrou, em audiência no Congresso nesta terça-feira (27), preocupação com o aumento de impostos no setor de serviços com a reforma tributária.


Segundo o consultor tributário da CNC, Gilberto Alvarenga, para empresas que pagam cerca de 8,65%, uma alíquota de 25% -- como está sendo discutido -- significaria quase triplicar o valor da alíquota.


“Quando falamos de empresas no regime cumulativo, elas podem ter um aumento na carga tributária, [e elas] não veem a possibilidade de repassar isso para o consumidor final, então essa é uma grande preocupação. A CNC apoia a reforma tributária e esse projeto, mas faz algumas ressalvas”, disse Alvarenga.


Para o secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, também presente à audiência, todos os setores serão beneficiados.


Ele citou que a não cumulatividade dos tributos (um dos pontos da reforma) e o aumento da renda das famílias, que se espera com as mudanças, levarão lucros a toda a economia.


"Posso garantir que, no agregado, todos os setores serão beneficiados. Posso dizer todas as empresas? Não sei. Mas todos os setores com certeza sim e todos os subsetores do setor de serviços", declarou Appy.


Segundo Appy, o esperado aumento da renda das famílias é especialmente benéfico para o setor. "Quando a renda das famílias cresce 1%, a demanda por serviços prestados para as famílias cresce mais de 1%, pode crescer 1,5%, 2%", disse.


Sobre o Simples Nacional, Appy afirmou que não há risco para os empreendedores que aderem a esse regime tributário.


"A empresa do Simples ou fica como está ou vai ser beneficiada". De acordo com o secretário, as empresas do Simples vão poder optar por recolher, pelo regime, os tributos sobre lucro ou recolher os impostos pelo regime normal de débito e crédito, o que segundo ele seria mais favorável que o sistema tributário atual.


"Se ninguém quiser ceder nenhum centímetro na discussão atual, o Brasil não vai para lugar nenhum", declarou Appy.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Não seria de estranhar um pedido de vista', diz advogado de Bolsonaro no TSE


O advogado Tarcísio Vieira, um dos representantes de Jair Bolsonaro (PL) em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixá-lo inelegível, afirmou entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta terça-feira, que não se surpreenderia caso algum ministro do TSE pedisse vista para analisar o caso.


"É um processo extremamente complexo e recheado de questões jurídicas de alta indagação. Não seria de se estranhar um pedido de vista, faz parte da tradição do tribunal não só neste tipo de julgamento, como em qualquer tipo de ação", comentou.

Segundo o advogado, que já foi ministro do TSE, o tema não foi tratado por ele com nenhum membro do tribunal. "O relator distribuiu com bastante antecedência um relatório de centenas de páginas. Se por um lado inibe o pedido de vista, por outro também pode despertar, diante do que se contém na proposta de voto, algum tipo de inquietação".



Segundo ele, como não existem eleições próximas, pode-se entender que não existe necessidade de acelerar o julgamento.


O próprio Jair Bolsonaro disse na sexta (23), em entrevista à Rádio Gaúcha, acreditar no pedido de vista por parte do ministro Raul (Araújo Filho).


"O primeiro ministro a votar depois do relator, o relator é o senhor Benedito (Gonçalves), ministro do STJ, é o ministro Raul (Araújo Filho). Ele é conhecido por ser um jurista bastante apegado à lei, e, apesar de estar em um tribunal político, eleitoral, há uma possiblidade de ele pedir (vista). Isso é bom, porque isso ajuda a gente, clareando os fatos", disse.


Fonte: Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››

Petição inicial é ainda mais frágil em relação a Braga Netto, diz advogado de Bolsonaro no TSE

Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta terça-feira, o advogado Tarcisio Vieira, um dos representantes de Jair Bolsonaro (PL) em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixá-lo inelegível, afirmou que os fatos alegados pelos autores da ação para pedir a condenação é “insuficiente para alicercar a condenação” tanto do ex-presidente quanto de Walter Braga Netto, que foi seu candidato a vice.


O advogado de Jair Bolsonaro, Tarcísio Vieira, durante julgamento no TSE — Foto: Reprodução/TV Justiça


Bolsonaro e Braga Netto são julgados pelo TSE por acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.


Em julho de 2022, o ex-presidente promoveu reunião com embaixadores e pôs em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e a idoneidade da Justiça Eleitoral do Brasil, sem usar provas e levantando suspeitas já desmentidas. Para isso, usou a estrutura pública - o Palácio da Alvorada e a TV Brasil, além de redes sociais.


A sanção de inelegibilidade que pode ser aplicada é de natureza personalíssima e, de acordo com Vieira, a petição inicial não apontou nenhum ato praticado diretamente por Braga Netto, de forma que, para o advogado, a acusação contra o general "é ainda mais frágil".


“Como não há sequer a descrição de uma conduta praticada por Braga Netto, que nem compareceu àquele evento com os embaixadores, não há espaço nenhum para sua inelegibilidade”, afirmou.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››