sexta-feira, abril 20, 2012

MORTE DE JACKSON ARAÚJO PODE NÃO TER SIDO DENGUE HEMORRÁGICA DIZ: MEDICO DE TABOLEIRO GRANDE/RN



Noticiamos  AQUI no dia 16/04 o falecimento do jovem Antônio Jackson Araújo que até a data do seu óbito o laudo assinado pelo médico constava que ele tinha falecido de dengue hemorrágica.
Porém um dos médicos que atende na cidade de Taboleiro Grande/RN afirma que os sintomas que o Joven sentia não eram sintomas de quem estava com dengue.  
Após essa forte suspeita a família de Jackson pediu ao hospital da cidade de Pau dos Ferros/RN, onde o mesmo foi atendido que seja feita a Sorologia com amostra de sangue do mesmo, ainda não foi informado o dia em que sairá o resultado do(s) exames(s) que levou um jovem em menos de 6 dias ao falecimento.

Fonte: PF Online via Noticiasrn.com
Leia Mais ››

Bandidos voltam a aterrorizar população de Janduis e acabam presos pela Policia



Em menos de 12 horas o município de Janduís foi alvo de novas ações criminosas, a primeira deu-se no inicio da noite ontem (19), a moto Honda CG Titan 150 de cor vermelha de placas MV-5067 Janduís/RN, foi levada em uma ação criminosa entre Janduís e Campo Grande na BR 226. 

A segunda investida dos bandidos foi na madrugada de ontem para hoje (20), na Creche Tia Alice, do local os ladrões levaram uma CPU e teclado de computador. Situação precária para região do médio oeste Potiguar.

A terceira ação criminosa acnteceu no inicio da manhã de hoje (sexta-feira) quando dois assaltantes tentaram assaltar a loja SN celulares e o proprietário do estabelecimento comercial reagiu ao assalto e os bandidos fugiram em direção a zona rural do municipio.




Policiais Militares do 10º BPM de Assu e da 7ª DRPC de Patu foram acionados e conseguiram prender dois assaltantes entre Janduis e Campo Grande e responderam os criminosos " Quem manda em Janduiz é a População e não os Bandidos".

Fonte e Fotos: Romário Dantas - Redação: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Familia registra desaparecimento de jovem na cidade de Currais Novos



Encontra-se desaparecido da cidade de Currais Novos a pessoa de José Eloi de Oliveira Filho, 34 Anos, Mais conhecido como Dedezinho, Residente na Avenida 13 de Maio Bairro Paizinho Maria, Currais Novos.

O desaparecimento foi registrado na Delegacia de Policia Civil de Currais Novos pela esposa do mesmo, a dona de casa, Maria Rosemary da Silva Costa de 29 Anos. 

Informações sobre o paradeiro de Dedesinho por favor ligar para os telefones (84)9611-1858 ou (84) 3405-3209 - DP Currais Novos ou 190 da Polícia Militar. 

Fonte: Eduardo Dantas via Edmilson Souza
Leia Mais ››

Vergonha: Fugitivo do CDP de Parelhas é recapturado e foge 40 minutos depois



Por volta de 00:40 desta Sexta-Feira (20) de Abril foi recapturado pela Guarnição do GTO da Policia Militar de Parelhas o fugitivo do Centro de Detenção Provisório desta cidade. 

O detento identificado por Leandro Bezerra Sabino (Leandro de Piedade) foi recapturado no Bairro Cruz do Monte em Parelhas. 

O detento foi recambiado ao Centro de Detenção Provisório de nossa cidade e por volta de 01:10 Hs da madrugada também desta Sexta (20) voltou a fugir daquela unidade prisional. 

A Policia Militar foi acionada novamente e encontra-se em diligência na tentativa de captura-lo novamente.Resta saber se as medidas adotas esta semana pelo diretor daquela unidade prisional serão postas em prática. 

As medidas tomadas foram as seguintes: A partir da próxima fuga os restantes dos detentos da cela ficariam sem TV, aparelho de DVD, ventiladores e uma revista geral seria feita na cela dentre outras penalidades. 

Fonte: Eduardo Dantas via Marcos Silva 
Leia Mais ››

Policia Militar de Caicó prende acusado de tráfico de drogas no João XXIII


 Na Foto: Material Apreendido - Créditos Fotos: Jair Sampaio


A Policia Militar da cidade de Caicó realizou nesta sexta-feira mais uma apreensão de drogas e a prisão de mais um acusado de vender entorpecentes em nossa cidades. 

A Operação que foi coordenada pelo Capitão Moacir Galdino e contou com a Participação do Grupo Tático de Combate e da Rádio Patrulha foi realizada na Rua Maria Rufino dos Anjos no Bairro João XXIII e culminou com a prisão de Wellington Epifânio de Andrade, 22 anos, conhecido por Cebinho e ainda terminou com a apreensão de 3 celulares (embalados em papel carbono), 5 Carregadores, 1 Cigarro de Maconha, R$ 1.575,00 e 215 Pedras de Crack

 Na Foto: Acusado de preso


Os Policiais tinham recebido informações sobre o tráfico de drogas no local e apos investigação conseguiram chegar ao acusado atraves de cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela justiça da cidade de Caicó. 


Cebinho e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Caicó onde o acusado será autuado por tráfico de drogas. A Policia acredita que os celulares apreendidos estavam prontos para serem introduzidos no Presídio Pereirão na cidade de Caicó

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Policia Militar de Currais Novos prende arma que teria sido comprada em Caicó


Por Sd PM J Júnior - Fotos: J. Júnior



A Polícia Militar deteve por volta das 22:15h desta quinta-feira (19/04) na Rua Herbeth Brito, Bairro José Bezerra, EUGÊNIO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR DE 23 ANOS (Foto), residente na Rua citada, n°141, portando um revólver calibre 38 com 05 munições intactas.

A rádio patrulha fazia um patrulhamento de rotina quando suspeitou da atitude do acusado e ao ser feito a abordagem foi encontrado a arma.

Eugênio disse em depoimento que no último sábado sofreu um atentado de uma pessoa conhecida como aleijado, que efetuou 04 disparos de revólver contra o mesmo e que a arma apreendida hoje seria para se defender, inclusive um Boletim de ocorrência chegou a ser prestado na delegacia. Acrescentou também que comprou a arma em Caicó por R$-800,00. Esse foi o terceiro revólver apreendido em menos de uma semana. 

Os PMs têm intensificado as abordagens nos pontos críticos da cidade e o resultado vem aparecendo dia após dia. Desde já, Parabenizamos todos os Policiais Militares que se empenham no combate a criminalidade na área da 3ªCIPM.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Após acidente, Pedro Leonardo está em coma induzido


leonardoReprodução
Cantor Pedro Leonardo sofreu acidente de carro nesta sexta-feira (20)


Após passar por uma cirurgia na manhã desta sexta-feira (20), o sertanejo Pedro Leonardo, filho do sertanejo Leonardo, está em coma induzida por causa de um pequeno edema cerebral e por isso precisa ser monitorado. A informação é do médico do artista, Ernane Rodrigues Oliveira.

De acordo com Oliveira, ele não precisou retirar o baço, pois o órgão não foi comprometido. Porém, os médicos precisaram estancar uma forte hemorragia que aconteceu na parte de trás deste local.  O cantor está internado no Hospital Municipal Modesto de Carvalho, na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, e seu estado de saúde é estável.

— Pedro será mantido na UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], durante mais algum período, por sedação, que é um tipo de coma induzido pormedicamentos. É induzido justamente para que o organismo dele aceite melhor o tratamento, aceite o respirador mais adequadamente.O edema cerebral tem que ser acompanhado. Ele pode evoluir para um aumento. Mas, no caso dele, como é um edema leve, acreditamos que irá diminuir.


A assessoria de imprensa do cantor Leonardo informou que o sertanejo e sua família aguardam a chegada do jovem nesta tarde em Goiânia, pois ele será transferido de hospital.

Acidente

Pedro foi arremessado para fora do carro, após capotar o veículo. O acidente aconteceu por volta das 6h30 desta sexta-feira (20), no km 26 da rodovia MG 452, na região de Tupaciguara, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo sargento da Polícia Rodoviária Federal, Ivan Flavio Costa, que atendeu a ocorrência.

Segundo  Costa, ele estava sozinho e não bateu em nenhum veículo. O policial disse acreditar que, pela situação do acidente, o cantor teria dormido no volante. Pedro voltava de um show em Uberlândia.

Por volta das 12h40, Pedro Leonardo passava por uma cirurgia no baço e tinha dificuldades para respirar, segundo o médico do artista, Ernane Rodrigues Oliveira. O rapaz já participou do programa A Fazenda (Record), e faz dupla com o seu primo Thiago, filho de Leandro.

Fonte: Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

Avião comercial cai perto de aeroporto no Paquistão e mata todas as pessoas a bordo


Avião Boeing 737, da Bhoja Airline, com 131 pessoas a bordo caiu próximo a base área de Chaklala

Um avião comercial caiu perto do aeroporto internacional de Rawalpindi, cidade próxima à capital Islamabad, no Paquistão, nesta sexta-feira (20), matando as 127 pessoas a bordo. As informações foram confirmadas pelas autoridades paquistanesas à agência EFE.

O número de pessoas a bordo varia de acordo com a agência de notícias. A Reuters fala em 131 pessoas, enquanto a AFP afirma que havia 130 pessoas no avião. Todas coincidem que não há relatos de sobreviventes.

O Boeing 737 vinha de Karachi em direção a Islamabad e era da companha Bhoja Airline. Segundo a fonte citada pela EFE, "a forte chuva que caía em Islamabad nesta tarde provocou a catástrofe”.

Equipes de resgate já foram enviadas ao local. “Estamos tentando apagar o fogo dos destroços do avião”, afirmou o oficial de emergência Saifur Rehman a uma emissora de televisão local.

O ministro paquistanês da Defesa, Ahmed Mukhar Chaudhry, afirmou que a aeronave caiu a cerca de dez quilômetros do aeroporto internacional Benazir Bhutto, que fica na cidade de Rawalpindi e não era seu destino. O avião deveria seguir até a capital do país, Islamabad.

A Bhoja Airline é uma companhia pequena criada há dez anos, que fechou devido a dificuldades financeiras e reabriu em 2010.

Em julho de 2010, um Airbus A321, da companha privada local Airblue, caiu nas colinas de Margalla, perto de Islamabad. As 152 pessoas a bordo morreram. Foi o acidente mais grave ocorrido em 18 anos.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Juíza Patrícia Acioli foi assassinada com arma do Exército


Inquérito aponta que a juíza Patrícia Lourival Acioli foi morta com arma do Exército; 11 PMs são acusados

Uma das três armas usadas para matar a juíza Patrícia Acioli, no dia 11 de agosto do ano passado, pertence ao Exército Brasileiro, segundo informação no inquérito da Polícia Federal do Rio. A magistrada foi assassinada com 21 tiros quando chegava em casa, em Niterói, na região metropolitana.

A informação é da reportagem de Diana Brito e Marco Antônio Martins publicada na edição desta sexta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O relatório de investigação sobre o assassinato afirma que, a perícia constatou que a pistola 45 --apreendida em um favela da zona oeste um mês após o crime-- foi usada no assassinato da juíza. Consta ainda que a pistola tem as gravações "Armas da República do Brasil" e "Exército Brasileiro".

O Exército investiga de quem é a arma. Uma pistola de calibre 40 e um revólver 357 também foram usados no assassinato. Por decisão da Justiça, os 11 PMs acusados de matar Acioli deverão ir à júri popular, mas os réus entraram com recurso, ainda não julgado, contra a decisão. Todos estão presos.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Pedro, filho do cantor Leonardo, sofre acidente de carro em Goiás


 Pedro (à esq.) e Thiago no estúdio do UOL (2009)

Pedro, filho do cantor Leonardo, da dupla Pedro e Thiago, sofreu um acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (20) em Itumbiara, Goiás. A informação foi confirmada ao UOL pelo produtor da dupla.

Segundo o produtor, Pedro Leonardo Dantas da Costa, que tem 24 anos, estava sozinho no carro quando, por volta das 6h55, sofreu o acidente na estrada MG-452, na altura da cidade de Araporã, que fica na divisa de Goiás com Minas Gerais.

Segundo a TV Paranaíba, afiliada da Record, em Uberlândia, um militar teria afirmado que Pedro dormiu ao volante, foi para o acostamento, capotou e foi jogado para fora do carro.

De acordo com o médico Ernani de Oliveira Rodrigues, do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, Pedro chegou ao local sedado, por volta das 8h40. Ele passou por uma tomografia e depois por uma cirurgia na região do baço.

No início da tarde a Talismã contou ao UOL, que o estado de Pedro é considerado estável e ainda nesta sexta ele será transferido para o Hospital Neurológico de Goiânia.

Em 2009, ele participou do reality show "A Fazenda", da Record, e foi eliminado na última semana do programa.

Pedro é pai de Maria Sophia, nascida em maio do ano passado. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.

(Colaboração Lázaro Feliciano da Silva, de Itumbiara (GO))

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

MP investiga licitação de empresa que realizará concurso em Mossoró


A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró instaurou inquérito civil para apurar ilegalidade na escolha da modalidade licitatória que objetiva selecionar empresa especializada para a realização de concurso público para o preenchimento de cargos de professor da rede pública municipal.

O representante do Ministério Público Estadual objetiva promover diligências, propor solução extra-processual ou promover ação judicial adequada caso seja confirmada a ilegalidade.

O Promotor de Justiça José Hercy Ponte de Alencar também encaminhou Recomendação à prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, e ao Secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Manoel Bezerra, para adoção imediata de medidas administrativas para anulação do Edital de Pregão Presencial n° 028/2012-SEMAD, que tem por objeto a seleção de empresa para organizar referido concurso público.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

PM confirma encontro de cadáver em terreno no bairro de Lagoa Nova


A Polícia Militar confirmou na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 8h, o encontro de um cadáver em um terreno baldio situado por trás do Rio Center, no bairro Lagoa Nova.  De acordo com o tenente Faustino, oficial em serviço, o corpo foi encontrado por moradores de rua, que identificaram a vítima como um flanelinha conhecido como Grif. Ele foi encontrado com características de estrangulamento por asfixia mecânica. 

Segundo o tenente Faustino, junto com o jovem, uma camisa foi encontrada presa a seu pescoço, e sem nenhuma marca de agressão pelo corpo. “Acreditamos que a camisa foi usada para que ele não conseguisse respirar pelas regiões de nariz e boca”, disse o PM, que acredita que o crime tenha sido cometido por volta de 0h.

O tenente ainda revelou que o jovem de aproximadamente 20 anos trabalhava como flanelinha na área e tinha passagens pela polícia por furto.

Após isolamento do local para a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), o corpo foi removido para o trabalho de necropsia.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Viaturas da polícia no RN estão paradas por dívida de R$ 4 milhões


Falta de peças, serviços demorados, débitos de multas, pendências quanto a seguros, licenciamentos e impostos não pagos. É o universo ao qual estão sujeitas atualmente mais de 300 viaturas alugadas para as polícias Militar e Civil nas ruas da capital e interior do Rio Grande do Norte. A situação foi exposta pelo diretor da Locação de Veículos e Serviços Ltda (Locavel), Nildo da Silva Machado Pedroza, diretor da empresa que é responsável pelo aluguel e manutenção das centenas de veículos em questão. As informações foram colhidas no depoimento concedido ao promotor de Justiça, Wendell Beetoven, que investiga a utilização dos carros privados para o policiamento estadual.

A investigação foi iniciada após as notícias de que dezenas de viaturas pertencentes à Locavel estavam fora de circulação. O promotor conta que o diretor da empresa revelou uma dívida bem maior do que o valor divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Os débitos, referentes aos pagamentos acertados no convênio para janeiro, fevereiro, e março, totalizariam R$ 1,7 milhão. No entanto, Nildo Pedroza disse em depoimento que a conta fecha em mais de R$ 4 milhões.

Entre outras pendências, estão um montante de R$ 400 mil só de multas, e mais R$ 1 milhão em peças, compradas pela Locavel, mas que segundo o diretor da empresa, devem ser pagas pelo Governo do Estado por não estarem previstos no contrato assinado. "O conserto deve ser ressarcido como acontece quando um cidadão loca um carro", afirma o promotor. Há uma divergência ainda no número de viaturas locadas. De acordo com a Sesed são 310 carros, porém Nildo Pedroza deu outro número: 360, mais 10% que devem ser mantidos como frota reserva.

Na soma, seriam 400 veículos. A diferença entre os dados foi justificada pelo diretor da empresa por um aditivo de 20% de aumento na frota firmado na renovação do contrato. Wendell Beetoven conta que ele não especificou a data em que isso aconteceu. No caso das multas, Nildo Pedroza teria dito que constam infrações até de policiais dirigindo sem habilitação. O promotor recebeu um ofício do Comando Geral da Polícia Militar confrontando a informação. "O ofício diz que todos os policiais possuem habilitação. No último concurso da Polícia Civil também era obrigatório ter o documento", disse Beetoven, explicando que a situação precisa ser checada.

Atraso no licenciamento

Nildo Pedroza admitiu ainda que a maioria das viaturas está realmente com a documentação atrasada, tanto no licenciamento, quanto nos pagamentos do IPVA e Seguro DPVAT. O quadro já havia sido constatado pelo próprio promotor, que checou os números das placas no Infoseg - Rede nacional de Informações de Segurança - e junto ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Detran/RN), confirmando o atraso nas documentações de algumas viaturas. A justificativa é a dificuldade financeira da Locavel.

Além do diretor da Locavel, o gerente local da empresa, Wagner Douglas, também foi ouvido pelo promotor. Wendell Betoveen aguarda agora uma cópia do contrato firmado por Governo do Estado e Locavel, além de informações do Detran/RN sobre os carros locados. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, e o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, também serão recebidos pelo promotor para uma avaliação sobre a situação do uso de carros privados na segurança pública do estado.

Prejuízos a segurança pública

Enquanto o Ministério Público investiga o caso e o Governo do Estado resolve a questão dos pagamentos, o entorno da oficina da Locavel no bairro de Dix-Sept Rosado, zona Oeste, continua lotado de viaturas das polícias Civil e Militar de todo o RN. A reportagem do Diário de Natal contou 54 carros parados, distribuídos na própria oficina, em um terreno anexo da Locavel, e estacionados na rua. De 10 a 12 veículos entram diariamente no conserto. Alguns com problemas simples, como o pneu "careca", e outros demandando serviços mais complexos.

O número de carros parados cresce segundo o apurado pelas matérias publicadas no Diário de Natal. No depoimento a Wendell Betoveen, o diretor da Locavel negou que esteja ocorrendo a retenção das viaturas na oficina, mas confirmou que os atrasos na entrega podem acontecer em virtude das dificuldades financeiras para comprar peças. De acordo o promotor, Pedroza disse estar atrasado com os fornecedores. No local, a reportagem fotografou os funcionários trabalhando com algumas viaturas. Dez delas estavam dentro da oficina.

Para o promotor Wendell Betoveen, não é conveniente ter as viaturas locadas. "Estamos investigando a conveniência dessa situação de ter a segurança pública fique na dependência de um contrato com uma empresa privada que possa ser cancelado", afirma o promotor, que investiga ainda o fator econômico do caso. "Talvez fosse mais econômico o Estado ter suas próprias viaturas. É preciso ter uma política de aquisição e manutenção desses veículos", ressalta.

Policiamento

Quanto ao possível impacto das viaturas paradas na Locavel, o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, preferiu não comentar o assunto, e pediu que a Sesed fosse ouvida. "Minha parte é pegar as viaturas e colocar para rodar", se limitou a dizer Araújo. Na Sesed, a informação é de que o crédito já foi aberto na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) para o pagamento dos atrasados de janeiro, fevereiro, e março, que totalizam R$ 1,7 milhão. Segundo secretário adjunto, Clidenor Cosme da Silva Júnior, a Seplan assumiu as dívidas, pois o Detran/RN, que arca com o convênio desde 2009, alegou não ter condições de pagar.

A reportagem não conseguiu contato com o Detran/RN, porém a Sesed informou que as parcelas de abril e maio serão pagas pelo órgão de trânsito. O contrato com a Locavel vence no dia 27 de maio, e segundo a Sesed será realizada uma nova licitação para a contratação de outra empresa responsável pela locação dos carros. Desde 2009 a locação dos carros é feita com a empresa em um contrato que é renovado anualmente. 

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

PF cumpre mandandos em Natal para investigar grupo do exterior


Com o cumprimento de 4 (quatro) mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 20 de abril, na capital potiguar, a “Operação False Decision”, a fim de apurar suposto crime contra o sistema financeiro nacional resultante na manutenção de recursos no exterior, sem o conhecimento das autoridades legais. A medida cautelar foi realizada em residências, na sede e no escritório de uma empresa prestadora de serviços de turismo.

A investigação decorreu de uma representação formulada ao Ministério Público Federal, por um grupo do exterior que pretendia construir um hotel litorâneo na cidade de Natal/RN e teria sido ludibriado por uma empresa local.

O negócio consistia na aquisição, por parte do grupo estrangeiro, de 50% de um terreno, mas durante a negociação, os investidores tomaram conhecimento que havia uma ação judicial acerca do imóvel, fato que motivou a sustação do  pagamento previsto no contrato. Posteriormente, esta transação financeira foi concretizada pela transferência de valores para uma conta bancária dos investigados nos Estados Unidos, mediante apresentação de uma falsa decisão judicial que liberava a área e autorizava a construção do hotel. 

O mesmo grupo estrangeiro também ajuizou no Ministério Público Estadual ação penal por crime de estelionato ainda pendente de julgamento.

A Polícia Federal utilizou na operação um total de 20 policiais.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Antigo prédio da Semurb é alvo de inquérito


 (Carlos Santos/DN/D.A Press)

O Ministério Público Estadual (MP-RN) vai apurar possíveis atos de improbidade administrativa relacionados ao abandono do prédio onde funcionava a antiga sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), no bairro histórico da Ribeira. O prédio, de propriedade do Município, está abandonado desde que a secretaria se mudou para um luxuoso imóvel alugado no bairro de Candelária, que custa R$ 60 mil mensais. O promotor Flávio Sérgio de Souza Pontes Filho, substituto da 46ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, instaurou o Inquérito Civil Público nº. 19/2012 para saber mais sobre o abandono do patrimônio de Natal. Para formalizar o inquérito, o MP vai inserir nos autos a reportagem "Abandono do patrimônio público", assinada pela jornalista Maiara Felipe e publicada pelo Diário de Natal em 10 de setembro de 2011.

O promotor Flávio Pontes solicitou à Semurb e à prefeitura do Natal informarem, em 10 dias úteis, várias informações sobre o imóvel, entre elas: de quem é a propriedade do prédio onde se situava a antiga sede da secretaria, com documentação comprobatória; o que motivou a desocupação das instalações da antiga sede da Semurb; quais foram as providências adotadas pela administração em relação ao prédio antigo após a mudança da secretaria; e quais foram as destinações no prédio após a sua desocupação. Além disso, o promotor solicita informações sobre se há ou não previsão de retorno às antigas instalações.

Ontem a reportagem do DN esteve novamente no local. Praticamente nada mudou desde as primeiras denúncias do abandono. O prédio antigo segue abandonado e servindo como abrigo para vândalos e usuários de drogas. Não há muro de proteção ou vigia no local. As paredes e a estrutura do prédio já foram completamente depredadas. Há vestígios de uso de drogas, roupas usadas, fezes e muitas camisinhas usadas jogadas no chão. Na entrada, carcaças de carros alegóricos usados no Carnaval de Natal. Dentro dos maiores salões, muito entulho revirado. Um homem com aparência de 30 anos fazia seu cachimbo no momento em que a equipe entrou no prédio. "É a polícia ou é só o jornal?", perguntou ele, que se mostrou bem informado: "Dizem que a Urbana vem pra cá".

Abandono

A dona de casa Maria de Fátima da Silva, que mora na região há 40 anos, disse que ultimamente apenas um caminhão faz a limpeza na área, mas "já está tudo revirado do mesmo jeito que ficou", colocou ela. "Não tem dia nem hora pra eles usarem o prédio. Primeiro depenaram todo o prédio, depois fecharam as portas. Mas derrubaram tudo e ficou aberto, sem nenhum vigia mesmo. Hoje serve de motel, ponto de encontro de drogados e de esconderijo pra quem pratica assalto aqui na região", relatou ela. O Ministério Público pretende solicitar uma inspeção pelo Corpo de Bombeiros no local para riscos na estrutura física do prédio. Já ao setor de perícias da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) foi solicitada uma perícia técnica, realizada por um engenheiro civil, apresentando uma resposta a vários questionamentos. 

Urbana deve ocupar edifício

Decidir o que fazer com o antigo prédio da Semurb parece nunca ter sido meta da administração municipal. Após a saída da secretaria do local, em julho de 2009, a Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) afirmou que seria feita uma reforma no prédio para sediar o Arquivo Público Municipal. Nenhuma pá de cimento foi colocada. A Semurb faz parte da lista de órgãos do Município que têm sede própria, mas pagam aluguéis. Essa situação foi inclusive uma das causas da investigação da Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal, a CEI dos Contratos.

Bosco Afonso, titular da Semurb, explicou por telefone que só pode se manifestar após tomar conhecimento do inquérito. O prédio alugado pela Semurb em Candelária custa mensalmente aos cofres públicos cerca de R$ 60 mil. Em julho de 2009, foi comprado pelo Ministério Público Federal (MPF) por pouco mais de R$ 10 milhões, mas até hoje a secretaria não desocupou o local. No ano passado o município anunciou que o prédio da antiga Semurb vai ser a nova sede da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), que será demolida devido às obras de mobilidade. 

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Ex-procurador nega participação no cálculo de precatório da Henasa


O ex-procurador Bruno Macedo decidiu apresentar ontem sua defesa em relação ao caso do pagamento do precatório da Henasa Empreendimentos Turísticos Ltda, no valor de R$ 95 milhões, questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e rechaçado por vinte procuradores do Município de Natal. "A defesa que eu sustento é que eu não tive nenhuma participação na elaboração do cálculo. Já que havia um advogado contratado, eu não tinha detalhes do processo para fazer qualquer tipo de impugnação ao seu valor", declarou Bruno dizendo que todas as atitudes que tomou em relação ao precatório da Henasa foram orientadas pelo representante do escritório Dinamarco e Rossi, Pedro da Silva Dinarmarco. O escritório foi contrato em 2001 para fazer a defesa do Município na causa. Além de ter sido referendado pelo escritório, Bruno alega que todas as negociações financeiras que fez em torno do processo tiveram a autorização do ex-secretário de Planejamento do município, Augusto Viveiros.

Deforma sucinta, Bruno explicou todo andamento do processo de precatório da Henasa, desde o início do primeiro questionamento jurídico, na final da década de 1980 até a entrada dele na Procuradoria Geral do Município, no ano de 2009. Segundo o ex-procurador, assim que assumiu a pasta, mas precisamente no mês de fevereiro, ele pediu informações à Divisão de Precatório do Tribunal de Justiça sobre a posição em que estava o precatório e o seu valor, descobrindo que era o primeiro que deveria ser pago na lista do município de Natal.

Conforme a nota emitida pelo procuradores do município na última quarta-feira, o escritório Dinamarco tinha recursos nos tribunais superiores STJ e STF, em Brasília e por isso o processo tinha sido retirado da ordem cronológica de pagamento do TJ-RN. Essa situação processual teria perdurado até dezembro de 2009, mês em que Bruno e o então advogado da Henasa, Fábio Holanda, fizeram o acordo sem a participação do escritório contratado.

Já sabendo da posição do precatório, Bruno disse enviou as informações ao escritório e também recebeu uma intimação do Tribunal de Justiça relatando que seriam iniciadas audiências de conciliação em torno dos precatórios sob determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ex-procurador foi até São Paulo e recebeu orientação verbal do advogado Pedro da Silva Dinarmarco para o acordo. Nem o procurador do município, nem o escritório questionaram o valor de R$ 191 milhões apontado pela Divisão de Precatórios, diante de uma dívida inicial de R$ 17 milhões.

Bruno Macedo diz que sob o ponto de vista dele, a responsabilidade de refazer o cálculo era do escritório. "Eu era um mero repassador de decisões e informações para o escritório de São Paulo", disse simplificando sua função. Bruno diz que agiu de boa fé quando assinou o acordo no valor R$ 95 milhões - que foi dividido em dez anos com balões de R$ 5 milhões anuais - visto que estava em um ambiente jurídico seguro, na presença de promotores. Bruno lembrou ainda que as intimações do processo eram distribuídas para os procuradores de carreira, mas esses remetiam as demandas para o seu gabinete, as quais ele enviava ao escritório. "O procurador poderia ter ido [para audiência], mas ele preferiu remeter".

"Logo após o acordo pedi um parecer escrito porque tinha recebido apenas verbal", justificou Macedo sobre o fato do escritório ter emitido o documento um ano após o acordo. Segundo Bruno, apesar de passados dois anos do acordo, o Dinamarco e Rossi não recebeu nenhum honorário até hoje e também não fez nenhuma cobrança administrativa ao judicial ao Município de Natal. O escritório tem direito a 5% do valor acordado de R$ 95 milhões.

Exoneração

Bruno Macedo afirmou que diante de toda polêmica gerada decidiu deixar o cargo de procurador geral e pediu exoneração na última sexta-feira. "Não gostaria mais de suportar esse fardo que já estava ficando muito pesado", declarou.

Em relação à nota emitida pelo procuradores do Município, ele acredita que tecnicamente não altera em nada o que foi defendido por ele."Em relação àatitude dos procuradores de fazer essa nota após minha saída, para mim a ingratidão não tem que ter resposta. Para mim, o que os procuradores diziam olhando no meu rosto era diferente", respondeu.

Entenda o caso

- Em 1995 a Henasa recebeu o direito na justiça de receber uma indenização de R$ 17,8 milhões do município de Natal, que havia suspendido uma licença ambiental para construção de um hotel em Ponta Negra

- Em 2009 a Divisão de Precatórios do TJ-RN, chefiada por Carla Ubarana Leal, atualizou o valor da dívida judicial (precatório) em R$ 191,2 milhões

- A Henasa firmou com o município um termo de Compromisso Judicial, em novembro de 2009, estabelecendo a dívida em R$ 95,6 milhões

- O TCU divulgou, na semana passada, que o valor real atualizado do precatório é de R$ 72,8 milhões, R$ 22 milhões a menos do que o acordo firmado.

- O documento é assinado pelo então presidente do TJ, Rafael Godeiro, a ex-chefe da Divisão de Precatórios Carla Ubarana, o juiz conciliador Cícero Martins, a prefeita de Natal Micarla de Sousa, o ex-procurador Bruno Macêdo Dantas e dois advogados da Henasa: Fernando Caldas e Fábio Hollanda. 

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Polícia Civil prende em Monte Alegre acusado de homicídio em Goiás


Policiais civis da Delegacia de Monte Alegre prenderam no final da tarde dessa quinta-feira (19) um agricultor identificado como Antônio Luiz da Silva, 35 anos, acusado de praticar um homicídio no estado de Goiás há quatro anos.

A prisão do acusado se deu em cumprimento a um mandado expedido pela justiça. Há cerca de duas semanas a equipe da Polícia Civil de Monte Alegre recebeu informações de que o Antônio Luiz estava escondido na cidade e desde então efetuou várias diligências e campanas no sentido de localizar o suspeito. Por volta das 16h30 dessa quinta-feira os policiais conseguiram encontrar Antônio no local onde ele trabalhava.

Segundo informações da equipe, o acusado matou a facadas o vizinho no município de Montividil, estado de Goiás há quatro anos. No momento da prisão, ele confessou o homicídio e alegou que praticou o crime porque a vítima o agredia. Logo após o fato, ele teria se mudado para o Rio Grande do Norte, já que tem familiares que moram no estado.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Sesap confirma mais dois casos de H1N1 no RN



A secretaria estadual de Saúde (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), confirmou mais dois casos da Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. No ano de 2012 foram recebidas 48 notificações para H1N1, sendo 09 casos confirmados, 15 descartados e o restante ainda sob investigação.

Os dois novos casos confirmados foram de pacientes hospitalizados entre os dias 26 de fevereiro e 14 de março, dos municípios de Lajes e Natal. Ambos passam bem e já receberam alta hospitalar.

De acordo com Stella Leal, responsável pela vigilância da Influenza na Sesap, dos nove casos confirmados, seis são em crianças menores de 14 anos. “É preciso intensificar a vigilância das crianças hospitalizadas”, ressaltou.

O alerta para os profissionais de saúde é para que, diante de casos hospitalizados com febre acima de 38 °C, tosse ou dor de garganta e dispnéia, acompanhada ou não de manifestações gastrointestinais, seja solicitada a coleta de secreção, preferencialmente, ate o 7° dia do início dos sintomas.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Novela da Globo será gravada no Rio Grande do Norte


De acordo com a colunista Patrícia Kognut, a novela das 18h, da TV Globo, que sucederá a “Lado a lado” em 2013, será gravada no Rio Grande do Norte.

Patrícia Kognut afirmou que Walther Negrão já entregou à direção da Globo a sinopse da novela. Mês que vem, ele começará a escrever os capítulos. E terá sua produção do folhetim será iniciada em novembro.

Fonte: Robson Pires 
Leia Mais ››

Taxas de cartórios ficam mais baratas com lei aprovada na Assembleia Legislativa



Os deputados aprovaram por unanimidade nesta quinta feira, com três emendas do deputado José Dias, o 18 o Projeto Lei de autoria do Tribunal de Justiça que reduz, em até 30%, os valores das taxas processuais, alterando a Lei 9.278, que estava em vigor desde o ano passado.

Uma das emendas estabelece que os tabeliães e registradores possam praticar atos de suas competências sem a prévia apresentação pelo interessado da guia de recolhimento devidamente autenticada pela instituição credenciada pelo Tribunal de Justiça, nos casos de cumprimento de ordem judicial e para evitar perecimento de direito, que deverá ser posteriormente anotada.

No encaminhamento da matéria para a Assembleia Legislativa, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes justificou que os valores estabelecidos, na lei anterior, tinham se demonstrado, na prática, passíveis de correção para melhor atender ao usuário dos serviços do Judiciário.

 Com a Lei aprovada hoje e que entra em vigor 90 dias após a data da sua publicação, um casamento, por exemplo, que custa R$ 291, passará para R$ 196, ou seja, 32% a menos. O divórcio, de R$ 518 passa a custar R$ 250,80.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Planos de saúde e celulares lideram reclamações no PROCON Legislativo


O mais novo órgão de defesa do consumidor do Estado, o PROCON Legislativo, criado pela Assembleia Legislativa em dezembro passado, já se consolidou no seu propósito. A procura pelo órgão cresce a cada mês: “Realizamos uma média de cinco audiências diárias e de vinte atendimentos ao público. Já temos mais de cinquenta processos em andamento”, contabiliza o coordenador de Defesa do Consumidor Dary Dantas Filho. Questões ligadas a telefonia móvel e fixa e a planos de saúde lideram as reclamações.

Ligações estranhas

Dúvidas relacionadas a ligações telefônicas não realizadas são freqüentes. Nesse caso, o consumidor deve pedir a operadora uma conta detalhada, que deverá ser entregue em até 48 horas, gratuitamente.

Clonagem demonstra falha no serviço da operadora

A clonagem de aparelho, comum hoje em dia, é outro problema enfrentado pelos consumidores de telefonia.  Nesse caso, a operadora não pode exigir a compra de outro aparelho com troca de número. A clonagem demonstra a vulnerabilidade do serviço e seus riscos não podem ser transferidos aos consumidores.

Cancelamento de plano: peça por escrito

Sempre que o consumidor tiver interesse em cancelar um contrato com um plano de saúde deverá formalizar, por escrito, o seu pedido, entregando uma cópia ao fornecedor e solicitando que o funcionário que recebeu protocole a sua via. Isso evita cobranças futuras, caso o contrato permaneça em aberto.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

CEF ampliará o horário de atendimento ao público


As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em todo o país ampliarão o horário de atendimento ao público a partir de segunda-feira (23). Segundo nota do banco, as agências vão abrir uma hora mais cedo que o horário habitual para atender as demandas do Programa Caixa Melhor Crédito. O novo horário vai vigorar até o dia 11 de maio.

No sábado 12 de maio, a Caixa abrirá suas principais agências para a Ação Caixa Melhor Crédito. A ideia é divulgar “melhor compreensão do movimento do mercado em relação ao crédito, às taxas, às tarifas bancárias e outros serviços”.

“Essas medidas fazem parte da estratégia da Caixa de atuar junto à sociedade brasileira, por meio de noções de gestão financeira. Neste dia, quem procurar a Caixa vai receber orientações sobre a forma consciente e responsável de contrair empréstimos e alongar suas dívidas por meio de simulações em relação à necessidade do cliente e comparando as diferentes situações”, diz o banco, em nota.

A Caixa lançou o programa no último dia 9, com anúncio de redução de taxas de juros. Na mesma semana, o Banco do Brasil também reduziu juros. Após pressão do governo, bancos privados, como Itaú e Bradesco, também cortaram as taxas mínimas nos empréstimos para os clientes.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Dilma anuncia mudanças nas regras da poupança



A presidente da República, Dilma Rousseff, decidiu assumir o ônus político e vai mexer nas regras da caderneta de poupança. Para isso, convocou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para uma reunião que deve ocorrer na segunda-feira próxima.

No encontro, será batido o martelo sobre a proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional, para que a mais tradicional modalidade de investimento do país, com remuneração fixa de 6,17% ao ano mais a variação da TR (Taxa Referencial), seja atrelada à taxa básica da economia (Selic). Dilma está decidida a levar a Selic a 8% ao ano, o que significa mais dois cortes de 0,5 ponto percentual, o primeiro na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de maio e o segundo, na de julho.

Segundo técnicos do governo, não se trata de confisco, mas de corrigir distorções. O modelo atual de poupança no Brasil, na visão deles, é uma herança do período de hiperinflação, quando se tentava, por decreto, preservar o mínimo de valor da moeda.

Fonte: DN Online
Leia Mais ››

Pesquisadores eliminam o vírus da Aids em ratos


Nos últimos 30 anos, pesquisadores do mundo todo têm procurado uma terapia efetiva contra o HIV. Apesar de avanços significativos, principalmente no desenvolvimento de vacinas, ainda não surgiu um tratamento que consiga *eliminar de vez o vírus do organismo. Um estudo da Universidade da Califórnia (Ucla), baseado em células-tronco, pode ser a chave para medicamentos mais efetivos contra a Aids. Em modelos animais, os cientistas conseguiram, pela primeira vez, varrer completamente o HIV da corrente sanguínea.

Cautelosos, os pesquisadores evitam falar em cura. “Ainda estamos em uma fase muito inicial, não queremos alardear uma ideia que, em testes futuros, possa falhar”, salienta Scott G. Kitchen, professor da Divisão de Oncologia e Hematologia da Ucla. Principal autor do estudo, ele diz, contudo, que os resultados obtidos podem ser o alicerce de uma nova abordagem para combater o HIV em pessoas infectadas, com a expectativa de erradicar o vírus do organismo. “Os antirretrovirais têm feito um bom trabalho, mas há uma necessidade desesperadora de se desenvolver novas estratégias que erradiquem, de fato, a infecção”, salienta.

Poucas pessoas conhecem o mecanismo que faz do HIV um vírus tão perigoso. Uma vez na corrente sanguínea, ele ataca os sistemas de defesa do organismo, que são acionados quando se detecta a invasão de um corpo estranho. Sem resposta imune, o portador da síndrome fica fragilizado e suscetível às chamadas doenças oportunistas. Kitchen explica que, no caso de infecções virais não persistentes, como uma gripe, células de defesa chamadas linfócito T citotóxicos se mobilizam rapidamente, desencadeando uma potente resposta, que resulta na expulsão do vírus. Elas agem produzindo uma proteína especializada na caça e na eliminação dos micro-organismos invasores.

“Em infecções provocadas pelo HIV, uma resposta efetiva dos linfócitos T é vital para controlar a multiplicação do vírus durante os estágios agudo e crônico da Aids. Contudo, diferentemente do observado na maioria das infecções virais, no caso do HIV, as células não conseguem matá-lo”, diz o pesquisador. “Mesmo sob ação das mais eficazes terapias antirretrovirais, o HIV não sai do organismo. Pelo contrário, ele ataca os linfócitos, cuja contagem, no sangue, vai diminuindo. Devido à importância dessas células, há uma necessidade muito grande de explorar formas de estimular sua resposta”, conta.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››