domingo, setembro 24, 2017

169º Homicídio em Mossoró 2017: Ataque a tiros deixa filho morto, pai baleado e uma mulher ferida por bala perdida no Belo Horizonte

Um ataque a tiros promovido por criminosos ocorrido por volta das 20h30min desta noite de sábado 23 de setembro de 2017, na Rua Claudionor Gonçalves dos Santos, no Bairro Belo Horizonte em Mossoró RN, deixou uma pessoa morta e duas outras baleadas. 

Segundo testemunhas, pai e filhos estavam em uma lanchonete naquela rua, quando os criminosos chegaram em um carro de cor escuro e ao se aproximarem do local passaram a efetuar disparos de arma de fogo em direção as vítimas. 

Alison Martins de 24 anos foi atingido com tiros de escopeta calibre 12 na cabeça e morreu no local. O pai dele identificado como Manoel Haroldo Soriano de 50 anos de idade foi atingido por disparos de uma arma de calibre menor na região do quadril. 

Uma mulher, identificada como Aluska Cristina de Araujo de 27 anos que estava na calçada de uma casa, próxima a lanchonete e acabou sendo atingida nas costas por bala perdida. 

Manoel Haroldo e Alúcia, foram socorridos por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e depois transferidos pelo Samu para o Hospital Regional Tarcídio e aparentemente não correm risco de morrer. 

A Polícia Militar, foi acionada para o local, onde isolou o corpo até a chegada da Perícia Criminal. Após os procedimentos no local do crime, o corpo da vítima foi removido para a base do ITEP, onde será necropsiado e em seguida liberado para sepultamento. 

Até o momento não há informações sobre o motivo do crime, bem como a identidade dos criminosos. O Caso vai ser investigado pela Divisão de Homicídios. Mossoró chega nesta sábado, aos 169 homicidíos no ano.








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Marinho aposta em vitória do Pró-Sertão e derrota do MPT

A cidade de Parelhas recebeu neste sábado (23) mais uma manifestação denominada Grito do Emprego, contra a ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que pode acabar com o Programa de Industrialização do Interior (Pró-Sertão). Mais de 2 mil pessoas participaram do evento, que também contou com a presença do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
Em seu discurso, Rogério relembrou a criação do projeto, que nasceu durante a sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. O parlamentar disse que, com a modernização da lei trabalhista e a aprovação da terceirização no país, não há nenhuma irregularidade no programa.
“Nós vamos vencer este obstáculo, vamos ultrapassar mais esta barreira e ao fim deste processo o Pró-Sertão será ampliado, novas empresas participarão do projeto e mais empregos serão gerados no interior do RN”, disse Rogério Marinho, arrancando aplausos da multidão que lotou o clube Acampar, em Parelhas.
Antes da audiência pública, os manifestantes realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade. Mais uma vez, faccionistas e costureiros de vários municípios da região estiveram presentes.
A mobilização também contou com a participação do governador Robinson Faria (PSD), dos deputados estaduais Hermano Morais (PMDB), Nélter Queiroz (PMDB) e Carlos Augusto Maia (PSD), além de muitos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Assista ao discurso completo do deputado Rogério Marinho no Grito do Emprego em Parelhas aqui https://www.youtube.com/watch?v=s15znZbW4oY.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Lewandowski arquiva investigação sobre senador Agripino

Foto: (Antônio Cruz/Agência Brasil)
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma investigação sobre o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN).
A decisão, assinada na última quinta-feira (21), segue recomendação da Procuradoria Geral da República (PGR) enviada à Corte em agosto.
A suspeita era de que o senador teria recebido "vantagens não contabilizadas" da Odebrecht no valor de R$ 100 mil para sua campanha ao Senado em 2010.
Em parecer, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot considerou que, por ter 72 anos, Agripino teve a punição extinta, em razão da prescrição -- demora entre o suposto crime e eventual denúncia. Em razão da idade, o tempo de prescrição cai de 12 para 6 anos.
O inquérito, no entanto, ainda continua em tramitação para o filho do senador, o deputado Felipe Maia (DEM-RN), que teria participado da transação.
Na decisão de arquivar a investigação, Lewandowski aceitou o argumento da prescrição.
"Arquive-se o inquérito quanto ao Senador José Agripino Maia, ante a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado", despachou o ministro.
Quando as delações da Odebrecht foram divulgadas, no início deste ano, Agripino disse, em nota, se colocou à disposição da Justiça para esclarecimentos.
O caso saiu da Operação Lava Jato por não ter relações com desvios na Petrobras e por isso foi encaminhado, por sorteio, do ministro Edson Fachin para análise de Lewandowski.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na PGR, Janot pediu a Temer investigação internacional sobre o então ministro Serra

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot (esq.) e o senador José Serra (dir.) (Foto: Marcelo Camargo e Wilson Dias/Agência Brasil)No início deste ano, quando ainda chefiava o Ministério Público, o então procurador-geral da República Rodrigo Janot se reuniu com o presidente Michel Temer a fim de pedir autorização do governo para uma investigação internacional que envolveria o então ministro das Relações Exteriores José Serra.
Passados pouco mais de sete meses – período no qual Serra deixou o governo, Rodrigo Janot apresentou duas denúncias contra Temer e teve o mandato encerrado como procurador-geral –, a autorização para início das apurações, por meio da formação de uma força-tarefa com investigadores da Espanha, ainda não saiu.
O episódio, desconhecido até então, foi narrado em tom de indignação pelo próprio Janot no mês passado, durante uma reunião de trabalho com procuradores-gerais sul-americanos em Brasília.
Na ocasião, Janot desabafou sobre como o governo brasileiro, segundo ele, vinha dificultando a liberação de equipes conjuntas de investigação.
Essas equipes consistem, basicamente, de forças-tarefa compostas por investigadores brasileiros e estrangeiros, para atuar no Brasil e em países que buscam ajuda para apurar suspeitas envolvendo brasileiros em seus territórios.
Como envolvem dois países, a liberação das equipes passa pelo Executivo, que representa o Estado brasileiro em âmbito internacional.
Na reunião de trabalho, em 23 de agosto, na sede da Procuradoria Geral da República, Janot desabafou com colegas de países vizinhos sobre “embaraços” do governo brasileiro às investigações.
Deu como exemplo um pedido da Espanha, feito no ano passado, envolvendo Serra. A fala foi gravada e obtida com exclusividade pelo G1.
“Houve a criação, no âmbito do Ministério da Justiça, de órgão chamado DRCI [Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional], que originalmente não tinha essa vocação, que depois absorveu a matéria de formação de equipes conjuntas. Depois, ao longo do tempo, se viu que o objetivo foi exatamente esse: de criar embaraços na formação dessas equipes conjuntas, de um lado, e, de outro, ter acesso às provas sigilosas que muitas vezes envolvem pessoas do próprio Executivo”, disse Janot (leia ao final desta reportagem o que diz o DRCI).
O caso Serra
O agora ex-procurador-geral contou que a Espanha havia identificado uma empresa que transferia dinheiro para campanhas de políticos brasileiros e recebia suborno quando contratada no Brasil.
Segundo Janot, os espanhóis já haviam, inclusive, identificado o caminho do dinheiro e o pagamento do suborno.
O problema, disse à época, era que a tramitação do assunto no governo passaria por um dos suspeitos: o próprio Serra, então ministro das Relações Exteriores. Segundo Janot, caberia a ele, como chanceler, produzir o texto que formalizaria a equipe de investigação conjunta.
“Eu, naquela época, eu ainda não tinha uma ação penal contra o presidente nem investigação. Fui ao presidente da República e disse: ‘Presidente, como é que nós vamos montar uma equipe conjunta cujo objeto é investigar o chanceler se esse ato deve ser feito pelo chanceler?’ Depois que o DRCI libera a parte técnica, ele é feito pelo chanceler’”, contou Janot, narrando sua conversa com Temer.

Segundo Janot, Temer teria respondido que o texto seria tratado, então, pela Casa Civil e pelo Ministério da Justiça.
“Isso tem uns seis meses. Não houve um ato de instrução sequer no pedido de investigação de equipe conjunta com a Espanha”, desabafou Janot em seguida com os procuradores sul-americanos.
A agenda oficial da Presidência registra uma reunião entre Janot e Temer no dia 15 de fevereiro, às 17h30. Uma semana depois, em 22 de fevereiro, Serra pediu demissão do cargo de ministro, alegando problemas de saúde.
Procurados pelo G1 por meio de suas respectivas assessorias, o Palácio do Planalto e o senador José Serra não quiseram comentar o episódio e as suspeitas. Janot também não quis se manifestar sobre suas declarações.
O DRCI, órgão do Ministério da Justiça citado por Janot por onde passa a autorização para as equipes conjuntas, nega prejuízo ou atraso à investigação (leia ao final desta reportagem o que diz o departamento).
Suíça
Na mesma reunião com procuradores estrangeiros, em agosto, Janot falou sobre outros dois pedidos de ajuda internacional que ainda tramitavam no governo brasileiro.
Ele contou que, ainda no ano passado, o procurador-geral da Suíça comunicou ao Brasil a identificação de cerca de mil contas bancárias de brasileiros, cujos valores haviam sido bloqueados para investigação. O suíço, porém, disse que o MP local não teria estrutura para analisar as contas e propôs repassar os dados ao Brasil.
O pedido de investigação conjunta foi feito pela Suíça ao governo brasileiro, mas segundo relatou Janot, não teve resultado algum.
Ele contou que o Ministério da Justiça passou a se comunicar diretamente com o MP suíço alegando dificuldades, entre as quais a que exigia do órgão europeu informar as autoridades detentoras das contas a serem investigadas, sob a justificativa que elas tinham foro privilegiado no Brasil.
Para Janot, tratava-se de um “obstáculo juridicamente incorreto”. “Isso é uma mentira. A equipe brasileira é formada pelo procurador-geral, que delegaria depois aos promotores naturais as investigações”, explicou.
Ou seja: para Janot, ele mesmo, e não o governo, deveria receber as informações da Suíça e conduzir, junto ao STF, as investigações sobre autoridades com foro privilegiado – posição que é criticada dentro do governo (leia mais abaixo).
Janot disse que, posteriormente, como a equipe conjunta não começou a funcionar, a Suíça teve de desbloquear as contas pela ausência de investigação.
Argentina
O então procurador-geral também narrou aos colegas a situação de um pedido de investigação da Argentina, “pior ainda”, relatou.
O pedido de investigação foi feito em junho deste ano, para apurar casos ligados à empreiteira Odebrecht. No final de julho, como mostrou o G1, os MPs de Brasil e Argentina se manifestaram oficialmente apontando obstáculos por parte dos dois governos.
Janot contou que, durante a tramitação do pedido, a PGR não era comunicada sobre os entraves.
“O DRCI, Ministério da Justiça, recusa a formação, comunica à Argentina e não nos comunica. Sequer tomamos conhecimento do Ministério da Justiça”, disse Janot na reunião.
França
Ao concluir sua fala aos colegas sul-americanos, Janot afirmou que, em razão dos obstáculos, a França foi “desaconselhada” a formular um pedido de equipe conjunta.
O país, segundo ele, descobriu atividades suspeitas envolvendo pagamento de suborno a pessoas ligadas a partidos brasileiros. Com as dificuldades, a França teria desistido de obter ajuda do Brasil. “Um absurdo isso”, disse Janot na reunião.
O pedido de investigação conjunta foi feito pela Suíça ao governo brasileiro, mas segundo relatou Janot, não teve resultado algum.
Ele contou que o Ministério da Justiça passou a se comunicar diretamente com o MP suíço alegando dificuldades, entre as quais a que exigia do órgão europeu informar as autoridades detentoras das contas a serem investigadas, sob a justificativa que elas tinham foro privilegiado no Brasil.
Para Janot, tratava-se de um “obstáculo juridicamente incorreto”. “Isso é uma mentira. A equipe brasileira é formada pelo procurador-geral, que delegaria depois aos promotores naturais as investigações”, explicou.
Ou seja: para Janot, ele mesmo, e não o governo, deveria receber as informações da Suíça e conduzir, junto ao STF, as investigações sobre autoridades com foro privilegiado – posição que é criticada dentro do governo (leia mais abaixo).
Janot disse que, posteriormente, como a equipe conjunta não começou a funcionar, a Suíça teve de desbloquear as contas pela ausência de investigação.
Argentina
O então procurador-geral também narrou aos colegas a situação de um pedido de investigação da Argentina, “pior ainda”, relatou.
O pedido de investigação foi feito em junho deste ano, para apurar casos ligados à empreiteira Odebrecht. No final de julho, como mostrou o G1, os MPs de Brasil e Argentina se manifestaram oficialmente apontando obstáculos por parte dos dois governos.
Janot contou que, durante a tramitação do pedido, a PGR não era comunicada sobre os entraves.
“O DRCI, Ministério da Justiça, recusa a formação, comunica à Argentina e não nos comunica. Sequer tomamos conhecimento do Ministério da Justiça”, disse Janot na reunião.
França
Ao concluir sua fala aos colegas sul-americanos, Janot afirmou que, em razão dos obstáculos, a França foi “desaconselhada” a formular um pedido de equipe conjunta.
O país, segundo ele, descobriu atividades suspeitas envolvendo pagamento de suborno a pessoas ligadas a partidos brasileiros. Com as dificuldades, a França teria desistido de obter ajuda do Brasil. “Um absurdo isso”, disse Janot na reunião.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante é baleada durante assalto a ônibus escolar, no Agreste da PB

Ônibus escolar foi alvo de tiros, em São Sebastião de Lagoa de Roça, na Paraíba (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)Uma estudante universitária de 23 anos foi baleada durante um assalto a um ônibus escolar na noite desta sexta-feira (22), em São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba. Segundo a Polícia Militar, o ônibus transportava estudantes para sua casas, por volta das 22h30.
Ainda de acordo com a PM, dois homens de moto atiraram contra o veículo quando o ônibus passava pelo bairro da Bela Vista. Não foi informado se pertences dos estudantes foram levados.
A estudante foi atingida pelos tiros no quadril e próximo à axila. Ela foi atendida por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande em estado grave, porém estável. Em seguida, foi transferida para o Hospital Antônio Targino, onde passa por cirurgia.

Ônibus escolar ficou com marcas de tiros após assalto (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)
Ônibus escolar ficou com marcas de tiros após assalto (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher colhe macaxeira de 20 kg na PB e diz que 'não esperava ficar tão famosa'

'Essa terra é maravilhosa', disse dona Lia. Na foto ela segura a macaxeira de 20 kg já depois de cortada a casca. (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)Uma agricultora de 53 anos, da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - Agreste da Paraíba -, colheu uma macaxeira de mais de 20 kg e 90 cm de comprimento. A agricultora Maria Severina Augusta, conhecida por dona Lia, de 53 anos, disse que “não sabia que ia ficar tão famosa” com a macaxeira colhida na segunda-feira (18).
Ela disse que logo raspou a raiz e que rendeu muita farinha. “Fiz farinha, massa, fiz tudo, uma vizinha minha que me ajudou. Foi farinha com força”, disse dona Lia, que sempre morou na comunidade quilombola. A macaxeira é cultivada no quintal de casa e ela planta principalmente por subsistência, mais que para vender.
“Essa é uma terra maravilhosa, abençoada por Deus!”, contou Severina.
Sua filha, Maria dos Anjos, ficou muito ansiosa com o caso. "Desde que Rosélia publicou a foto, não para de ligar gente pra cá querendo saber da macaxeira”, falou. O secretário de Cultura de Alagoa Grande Marcelo Lopes contou ao G1 que quando soube do caso correu para divulgar. “Fiz questão de que isso fosse o mais divulgado possível e deu certo”, explicou.

Farinha da macaxeira de 20 kg rendeu quase uma saca inteira (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Farinha da macaxeira de 20 kg rendeu quase uma saca inteira (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

Caiana dos Crioulos
A comunidade quilombola Caiana dos Crioulos fica a cerca de 122 km de João Pessoa e tem 98 famílias. Ela compreende uma área de aproximadamente 646 hectares, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias vivem principalmente de culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e da fruticultura.

Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista que levou PM até local onde jogador da seleção de hóquei foi morto é preso em SP

Matheus (esq.) foi morto pelo policial Jarbas (dir.) em São Vicente, SP (Foto: Arquivo Pessoal)A polícia prendeu o motorista de um aplicativo que transportou o policial militar Jarbas Colferai Neto, de 23 anos, até o local da execução do jogador da seleção brasileira de hóquei Matheus Garcia Vasconcelos Alves, de 24 anos, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O condutor pode ter participação no crime.
Matheus foi baleado na nuca, na noite de segunda-feira (18). Ele foi encontrado ainda com vida na Rua Nicolau Guirão Perez, no Centro da cidade, e levado às pressas ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. Na mão dele, havia um carregador de celular, mas o aparelho não foi encontrado pela polícia.
O pedido de prisão temporária de 30 dias foi atendido pela Justiça na sexta-feira (22). No entendimento do juiz Rodrigo Barbosa Sales, a partir da investigação da polícia, o motorista ainda oculta informações que podem elucidar o ocorrido. A execução foi flagrada por câmeras de monitoramento.
Segundo a polícia, a arma utilizada no crime e o moletom que o policial vestia ficaram com o motorista, que escondeu o material. Os objetos não foram encontrados. A ordem de prisão foi cumprida no mesmo dia que decretada pela Justiça por policiais do 1º Distrito Policial de São Vicente, por onde acontecem as investigações.

O crime
A execução foi motivada por ciúmes, uma vez que Jarbas desconfiava o envolvimento da namorada, com quem mantém um relacionamento há quatro anos e tem um filho, com o atleta. Entretanto, a polícia verificou que não houve qualquer traição e que o policial fantasiou a situação, que terminou com o crime.
"Ele [Jarbas] confessou e deu muitos detalhes da ação. Alegou uma motivação passional, disse que a vítima perseguia a companheira dele. Por conta disso, no entendimento dele, ele fez o que fez", explicou o delegado Carlos Schneider. A vítima e a jovem, namorada do policial, eram amigos, segundo a polícia.
Para a emboscada, os investigadores apuraram que o PM criou um perfil em uma rede social e se passou pela jovem. O policial manteve conversas constantes com a vítima, durante seis meses, e finalmente conseguiu convencê-la de um encontro. O local escolhido era a casa de uma suposta prima, em São Vicente.
Foram necessárias 12h para que o crime fosse elucidado, com auxílio de imagens de câmeras. Jarbas está lotado no batalhão da PM na cidade e foi preso pelo próprio comandante, antes de ser levado à delegacia. Contra ele há um processo de exoneração, já que é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas.

Matheus Garcia representou o país no exterior; ele morreu em uma emboscada (Foto: Arquivo Pessoal)
Matheus Garcia representou o país no exterior; ele morreu em uma emboscada (Foto: Arquivo Pessoal)

Matheus Garcia Vasconcelos Alves foi morto com um tiro na nuca (Foto: Arquivo Pessoal)
Matheus Garcia Vasconcelos Alves foi morto com um tiro na nuca (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ofensas de Trump tornam ataque contra os EUA inevitável, diz chanceler norte-coreano

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho (Foto: France Presse)O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, declarou neste sábado (23) que as ofensas do presidente dos Estados Unidos Donald Trump contra o presidente norte-coreano Kim Jong Um, tornaram um ataque com mísseis contra os EUA “inevitável”.
“Devido a sua falta de conhecimento comum básico e sentimento adequado, ele tentou insultar a dignidade suprema do meu país ao se referir (a Kim Jong-un) como um “homem-foguete“ afirmou Ri Yong-ho. Trump chamou o ditador norte-coreano de “homem-foguete” repetidas vezes, inclusive durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Além de ameaçar um ataque missilíssimo, Ri Yong-ho declarou que Trump está em “uma missão suicida” e que Pongyang vai fazer de tudo par aquele enfrente as consequências de suas palavras.
“Trump está transformando as Nações Unidas em um ninho de gangsters onde somente o dinheiro é respeitado e o derrame de sangue é cotidiano”, declarou Ri.
Para o chanceler norte-coreano, Trump sofre de "um trastornado mental que está repleto de megalomania". O próprio povo americano acha que ele é um "comandante malvado", um "rei mentiroso", disse Ri, que esclareçeu como é uma “esperança desesperada” acreditar que a Coreia do Norte será abalada em um só centímetro ou que mudará sua posição por causa das sanções econômicas mais duras aprovadas pela ONU.
"Através de uma luta longa e árdua, estamos finalmente a poucos passos do objetivo final de conclusão do programa nuclear", disse Ri, salientando como a Coreia do Norte " não precisa do reconhecimento de ninguém de seu status de potência nuclear"
Ri acusou o Conselho de Segurança da ONU de ser "não democrático" e "injusto" com a Coreia do Norte, e de produzir "resoluções com padrões diferentes de legalidade", dependendo do país envolvido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irã desafia EUA e testa novo míssil

O Irã anunciou neste sábado (23) ter testado com sucesso um míssil balístico com alcance de 2 mil quilômetros, capaz de carregar várias ogivas. O exercício tem potencial para acirrar os atritos com o governo Donald Trump.
O anúncio ocorre em meio à tensão com os Estados Unidos, depois de Trump ter ameaçado ser retirar do acordo nuclear de 2015, firmado com o objetivo de tentar frear o programa nuclear iraniano.
O presidente americano foi ao Twitter criticar o acordo nuclear. "O Irã fez um teste com um míssil balístico capaz de atingir Israel. Eles também estão trabalhando junto com a Coreia do Norte. Não há muito acordo!", escreveu Trump.
O míssil Khorramshahr é o mesmo apresentado em parada militar na véspera em Teerã. Durante o desfile, o presidente Hassan Rohani afirmou que o Irã vai aumentar sua capacidade militar e reforçar seus programas de armas, incluindo o de mísseis – independentemente do que pensem outros países.
"Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria", disse Rohani durante o desfile militar, realizado por ocasião do aniversário da guerra entre Iraque e Irã, que durou entre 1980 a 1988.
A tensão entre Teerã e Washington ficou evidente nesta semana, na Assembleia Geral da ONU, na qual o presidente americano, Donald Trump, fez duras críticas contra os programas militares da República Islâmica e o acordo nuclear assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências mundiais.
'Vergonhoso'
O presidente americano chamou de vergonhoso o acordo nuclear e disse que seu governo pode abandoná-lo se suspeitar que ele "proporciona cobertura para uma eventual construção de um programa nuclear".
"Francamente, esse acordo é uma vergonha para os EUA, e não acredito que os senhores tenham ouvido a minha última palavra a respeito", disse Trump, que definiu o Irã como uma "ditadura corrupta" que tenta desestabilizar o Oriente Médio. Ele pediu ao governo em Teerã que pare de "financiar o terrorismo".
Na quarta-feira, o presidente do Irã usou seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas para rebater as críticas de Trump. "Seria uma grande pena se esse acordo [nuclear] fosse destruído por corruptos recém-chegados ao mundo político. O mundo perderia uma grande oportunidade", afirmou.
"Ao violar seus compromissos internacionais, a nova gestão americana só destrói sua própria credibilidade e mina a confiança internacional em negociar com o país ou aceitar sua palavra ou promessa", concluiu Rohani.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataque com ácido em estação de trem de Londres fere pelo menos seis pessoas, diz polícia local

A polícia metropolitana de Londres confirmou que na estação de Stratford, no leste da capital britânica, ocorreu neste sábado (20) um ataque com uma substância que se suspeita ser ácido, e que teria ferido pelo menos seis pessoas.
A polícia britânica afirmou que foi alertada do ataque por volta das 20h, horário local (às 16h no horário de Brasília), e que não está tratando esse incidente como um ataque terrorista.
O comunicado da polícia britânica fala em "um grupo de homens” que foram vistos jogando “o que se suspeita ser uma substancia nociva”, e afirma que seis pessoas ficaram feridas em vários locais da estação.
"Há relatos de que um número de pessoas ficaram feridas em diferentes locais – acredita-se que seis pessoas. Esperamos mais detalhes", diz o comunicado da Polícia Metropolitana de Londres.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a polícia afirmou ainda que uma pessoa foi presa sob a acusação de provocar lesões graves.
Segundo testemunhas que estavam no local afirmaram à imprensa britânica, o ataque provocou uma onda de pânico, o que levou a uma fuga em massa do local.
Os paramédicos e os bombeiros também foram chamados e criaram um cordão de isolamento no local.
Os vídeos e as fotos postadas por usuários das redes sociais da estação de Stratford mostram vários veículos do serviço de emergência e da polícia fora da estação de trem, além de passageiros que fogem da cena.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Novo terremoto atinge o México

Mexicanos foram acordados por novo terremoto na Cidade do México (Foto: Henry Romero / Reuters)Um novo terremoto foi registrado no México neste sábado (23). O tremor de magnitude 6,2 atingiu a Cidade do México.
Muita gente saiu às ruas assustada após ter sido acordada pelo terremoto, já que o tremor ocorreu por volta de 7h53 no horário local (9h53 em Brasília).
Ainda não há notícia sobre se há mortos ou feridos. Segundo o Serviço Sismológico Nacional, o epicentro do sismo foi no estado de Oaxaca, a 12 quilômetros ao norte da cidade de Ixtepec. Essa é a mesma região onde um terremoto de 8,2 graus, o mais forte no país desde 1932, deixou 98 mortos no último dia 7 de setembro.

Mulher reza diante de árvore após um novo terremoto ser sentido na Cidade do México. (Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters)
Mulher reza diante de árvore após um novo terremoto ser sentido na Cidade do México. (Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters)

O país ainda se recupera de um abalo sísmico de magnitude 7,1, ocorrido na terça-feira (19), que deixou 293 pessoas mortas.
O tremor deste sábado interrompeu os trabalhos de buscas das vítimas do terremoto anterior, enquanto que a Defesa Civil informou que até o momento não foram reportados maiores danos na capital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Terremoto é detectado na Coreia do Norte perto de zona de testes nucleares

Um terremoto de magnitude 3,4 foi detectado neste sábado (23) na Coreia do Norte, segundo a BBC. O tremor ocorreu perto de uma zona onde sismos semelhantes já haviam sido registrados durante a realização de testes nucleares.
Sismólogos chineses disseram se tratar de "uma explosão suspeita", que pode ser um reflexo dos disparos de mísseis feitos pelos norte-coreanos.
A Coreia do Sul, no entanto, informou que se trata de um terremoto natural. A Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBTO), ligada à ONU, também afastou a possibilidade.
O secretário-executivo da CTBTO, Lassina Zerbo, disse no Twitter que o órgão detectou "dois eventos sísmicos", o segundo de menor potência, e que é "improvável que tenham sido gerados pelo homem". No entanto, ele destacou que as análises são preliminares.
Teste nuclear
No último dia 3 de setembro, a Coreia do Norte realizou um potente teste nuclear que foi amplamente condenado pela ONU.
A potência do terremoto deste sábado é menor do que a usualmente detectada quando a Coreia do Norte realiza testes nucleares.
Depois do último teste, dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos indicaram se tratar, inicialmente, de um terremoto de magnitude 5,6 a uma profundidade de 10 km.
Mais tarde, o tremor foi classificado como de magnitude 6,3 a 0 km.
O terremoto deste sábado foi registrado em uma profundidade de 0 km na província de Hamgyong do Norte, onde se localiza a zona de testes nucleares conhecida como Punggye-ri, disse a agência meteorológica da Coreia do Sul.
As autoridades sul-coreanas afirmaram acreditar que se tratou de um terremoto natural porque ondas sonoras específicas geradas por tremores artificiais não podem ser detectadas, informou a agência de notícias Reuters.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com reservas, Flamengo sai atrás e empata com o Avaí na Ilha do Urubu

Flamengo e Avaí empataram em 1 a 1 na noite deste sábado, na Ilha do Urubu, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fugindo do rebaixamento, os visitantes saíram na frente, com Pedro Castro, após cobrança de falta, mas não conseguiram segurar a pressão rubro-negra. Com um belo chute de fora da área, Rodinei empatou no segundo tempo. 


PRIMEIRO TEMPO
Com um time completamente modificado por causa da decisão da Copa do Brasil, que será realizada na quarta-feira, o Flamengo teve muitas dificuldades para passar pela retranca do Avaí, que apostava em contra-ataques. Em um lance despretensioso, Pedro Castro tentou cruzar na área, mas ninguém tocou, e a bola entrou no canto do gol defendido por Diego Alves. A falta de poder de criação atrapalhou o Rubro-Negro. 

PÚBLICO E RENDA
Público pagante 8.032
Público presente: 9.584
Renda: R$ 290.381,00 

SEGUNDO TEMPO
O técnico Reinaldo Rueda, insatisfeito com o resultado e a atuação do time, tirou Matheus Sávio e colocou Geuvânio no intervalo. O atacante entrou pela direita, mas não mudou muito o poder de criação rubro-negro. O Avaí, muito fechado, conseguia impedir as chegadas do Flamengo. Até que, depois de um escanteio batido por Éverton Ribeiro, Rodinei pegou a sobra e marcou um golaço de esquerda. O Rubro-Negro ainda teve boas chances, principalmente com o Vizeu, de cabeça, no finzinho, mas não virou. 

PANORAMA
Com o empate, o Flamengo segue em quinto lugar, agora com 39 pontos, e pode ser ultrapassado nesta rodada. O Avaí subiu uma posição e está em 12º, com 30, mas também pode cair. 

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Com gol de Damião, Inter vence o Náutico em Caruaru e retoma liderança da Série B

No gramado irregular do Lacerdão, em Caruaru, interior de Pernambuco, o Inter jogou o suficiente para vencer o Náutico por 1 a 0 e retomou a liderança da Série B. Os gaúchos criaram muitas chances, poderiam ter feito mais, mas somente Leandro Damião acertou o alvo, de cabeça. O Timbu lutou, porém, não teve condições de reverter a má fase em transpiração e segue na penúltima colocação.


NA TABELA
O Inter volta ao primeiro lugar ao chegar aos mesmos 48 pontos do América-MG, mas supera no número de vitórias. E o próximo duelo é justamente na ponta de cima. Na quarta-feira, às 19h30, Colorado e Coelho se enfrentam no Beira-Rio. O Náutico segue em penúltimo com 20 pontos, a oito do 16º. Na terça-feira, vai a Curitiba medir forças com o Paraná, às 20h30.

PRIMEIRO TEMPO
O gramado irregular do Lacerdão dificultou as trocas de passes das equipes. Mesmo assim, o Inter chegou perto de abrir o placar em três oportunidades, com Edenílson, Damião e Cuesta – o argentino acertou a trave. O Náutico chegou com perigo aos 23, com finalização de Diego Miranda ao receber cruzamento de Manoel, que Danilo pegou bem. Damião tentou mais uma vez aos 27, mas parou nas mãos de Jeferson. Nos minutos finais, o duelo perdeu intensidade.

SEGUNDO TEMPO
A superioridade colorada aumentou na etapa final. E as tantas tentativas foram brindadas logo aos cinco minutos, depois de Leandro Damião completar de cabeça para a rede cruzamento milimétrico de Edenílson. O Náutico quase não chegou ao gol de Danilo Fernandes. O ataque gaúcho seguiu empilhando finalizações, mas aí parou na boa atuação do goleiro Jeferson, que evitou uma goleada no Lacerdão.

GOL DE CENTROAVANTE
Leandro Damião já havia parado em Jeferson em chute de canhota no primeiro tempo. Mas no início do segundo não perdoou. Rodrigo Dourado ganhou a dividida pelo alto e já passou para Edenílson, na direita. Ele ergueu na cabeça de Leandro Damião, que escorou sem chances para o goleiro do Timbu.

SÃO JEFFERSON
Se não fosse o goleiro, o Náutico teria sido goleado em Caruaru. Jefferson foi bombardeado pela artilharia colorada durante os 90 minutos, principalmente no segundo tempo. Na melhor intervenção dele, Damião finalizou duas vezes, aos 43 minutos, uma delas de bicicleta, e Jefferson espalmou no reflexo.

COM QUE ROUPA?
Inter e Náutico entraram em campo, se perfilaram para a execução do Hino Nacional, e já foi possível perceber a semelhança entre os uniformes. A camiseta listrada de branco e vermelho do time pernambucano estava muito parecida com a branca dos colorados. Em uma conversa com o árbitro Jailson Macedo Freitas, os jogadores do Inter decidiram trocar a parte de cima do uniforme pela cor vermelha.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››