sábado, dezembro 02, 2017

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN – MENOR QUE PRATICAVA DIREÇÃO PERIGOSA É IDENTIFICADO E CONDUZIDO A DELEGACIA PARA PROCEDIMENTO PELO SGT REZENDE E SUA EQUIPE

Por volta das 10:00hs da manhã desta sexta-feira (01) foi identificado pela Guarnição de serviço composta pelo Cabo Uberanildo e o SDPM Feitosa sobre o comando do Sargento Rezende, sendo conduzido à Delegacia o menor de 17 anos pela prática de direção perigosa.

O infrator foi identificado após um vídeo ser gravado onde o mesmo realizava uma manobra chamada “GRAU” popularmente conhecida por empinar sobre uma roda, o mesmo também foi denunciado por perturbação ao sossego alheio, a ousadia se deu além de ser menor de idade o mesmo ter gravado um vídeo realizando a direção perigosa na cidade de São Francisco do Oeste em plena BR 405 ao lado de uma praça de eventos.

Para o sargento Rezende esse tipo de direção perigosa pode causar um acidente fatal, com um trabalho ostensivo e com a colaboração da população o Sargento e sua equipe vem fazendo um excelente trabalho de combate à impunidade, em apenas 3 meses à frente do Comando do Destacamento de São Francisco do Oeste o SGT já é digno de grandes elogios.

Em 24 de outubro de 2017 o então sargento desencadeou uma megaoperação que resultou na apreensão de duas pessoas e uma extensa quantidade de munições sendo a maior apreensão do Rio Grande do Norte atualmente, batizada de SALAMANDRA DE FOGO a operação foi considerada uma das mais bem-sucedidas atualmente na cidade.

Luiz Jerônimo Rezende é 2º Sargento da Polícia Militar do 7º Batalhão e atualmente comandante do destacamento de Polícia Militar de São Francisco do Oeste em seu currículo profissional Rezende já serviu às Forças Armadas do Exército Brasileiro a “G A C” grupo de artilharia de companhia no ano de 1991 em Natal, em 1997 ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte em seguida fez o curso de Operações Especiais no Bope sediado em Natal na capital do Estado do Rio Grande do Norte onde exerceu por 11 anos e 4 meses no grupo de operações especiais GOE com sede no 7º Batalhão de Polícia Militar em Pau dos Ferros, curso de Inteligencia Policial Ministrado pela Agencia Central de Inteligência “A.C.I” , em 2015 foi promovido a 3º Sargento e em 2017 foi promovido a 2º Sargento sendo condecorado por duas vezes com medalhas pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, uma por mérito profissional e a outra medalha do mérito operacional.

Considerado de firmeza e cumprimento da lei o sargento já chega a bater grandes feitos em São Francisco do Oeste/RN.

Fonte: O Cobra
Leia Mais ››

Troca de farpas em sessão da Câmara Municipal de Itaú-RN por pouco não termina em vias de fato

Que a Câmara Municipal de Itaú-RN era um verdadeiro circo montado pelos vereadores do município todos já sabiam, agora um ranking de boxe seria o cume das baixarias que os vereadores poderiam protagonizar.

Não querendo generalizar o termo, mas usaremos a expressão vereadores para não citarmos nomes dos Edis envolvidos em uma tamanha baixaria, que teve início com a troca farpas na sessão desta sexta-feira, 01 de dezembro de 2017.

Os interessados em ficar a par do início do ocorrido, sintonize a Rádio Cidade FM Itauense, na tarde deste Sábado (02) a partir das 17 horas, ou através do blog e nossos aplicativos na internet listen 2 my rádio e Rádios Net e ouça mais uma baixaria promovida pelos “vereadores” de Itaú-RN.

Geralmente após a frase “declaro encerrada a sessão” pelo presidente da casa, os vereadores vão fazer o lanchinho da reconciliação, porém nesta sexta-feira a situação foi bem diferente, ao invés de proclamarem a paz, “os vereadores” resolveram lavar a roupa suja.

O resultado foi o inesperado, um dos vereadores lançou refrigerante acompanhado de salgados em cima de outro, e a baixaria só não foi maior porque os colegas interviram na briga dos enfurecidos que se digladiavam com acusações um contra o outro.

Um segundo round quase teve início quando os vereadores envolvidos se cruzaram na plenária da casa, sendo mais uma vez interrompidos pelos colegas que acabaram com a briga de galo.

A lamentação maior foi o desperdício dos salgados, onde os vereadores e demais presentes à seção, ficaram apenas com água na boca, ao verem os salgados sendo jogados no lixo.

Essa foi a penúltima sessão do ano legislativo, mas não é de hoje que o clima tem sido tenso, acusações acompanhadas de palavras duras marcaram a maioria das seções de 2017. Onde parece que “os vereadores” se divertem em difamar um ao outro, tudo “a favor do povo”.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

218º Homicídio em Mossoró 2017:Ataque a tiros deixa um morto e outro baleado no Bairro Boa Vista

Mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo, é registrada em Mossoró, cidade localizada na região Oeste do Rio rande do Norte. 

O crime aconteceu no início da noite desta sexta feira 01 de dezembro de 2017, na Rua Coelho Neto, imediações da Assembléia de Deus no bairro Boa Vista, onde foi vítima Elton da Silva Bispo, 28 anos de idade. 

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar,Eltinho, como era mais conhecido,trafegava como garupa em uma moto Pop de cor preta, com um amigo de trabalho, quando foram perseguidos por uma dupla em uma moto tipo YBR de cor vermelha. 

Os criminosos se aproximaram e passaram a efetuar disparos de arma de fogo em direção aos dois. Elton da Silva Bispo foi atingido com um tiro na região das costas e morreu no local. 

O amigo dele, ainda sem identificação, também foi baleado e socorrido por populares, para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 

A Polícia Militar isolou o local do crime e com a chegada das equipe da delegacia de Plantão da Polícia Civil e do ITEP, o corpo foi recolhido,e encaminhado ao setor de medicina legal para ser necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. Familiares estiveram no local e informaram à polícia civil, que a vítima não tinha envolvimento com ilícitos e nem tinha inimigos. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 218 assassinatos neste ano de 2017,um homicídio a mais do que todo o ano de 2016 e que vai ficar como o ano mais violento da história de Mossoró. 

O crime será investigado em inquérito policial a ser conduzido pela equipe da Divisão de Homicídios e proteção à pessoa (DHPP).




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Agricultor morre após ser atingido por concha de retroescavadeira no Riacho Grande zona rural de Mossoró

Um acidade de trabalho ocorrido na tarde desta sexta feira 01 de dezembro de 2017, na Comunidade de Riacho Grande na zona rural de Mossoró RN, tirou a vida do agricultor, Daniel Freires de Lima, de 76 anos de idade. 

Segundo informações, Daniel estava com o patrão Noaldo Baldoino Bezerra visitando as terras para colocar fogo numa mata seca da propriedade. 

Os dois que estavam em uma carroça, se aproximaram de uma retroescavadeira, que estava realizando um trabalho de extração de piçarra para construção de estradas vicinais naquela região. 

O maquinista não percebeu a presença dos dois homens e quando girou a máquina, atingiu os dois agricultores com a concha da máquina. 

Daniel foi atingido na região da cabeça e morreu no local. Já Noaldo sofreu ferimentos na cabeça e foi socorrido pelo próprio maquinista até a pista da RN 015 e depois uma ambulância do Samu o socorreu até o HRTM. 

A Polícia Rodoviária Estadual foi ao local onde fez os procedimentos de praxe. O corpo foi removido pela equipe do ITEP para a base do órgão onde serão realizados os procedimentos de necropsia. 




Fonte: G1
Leia Mais ››

Chuvas no RN deverão ser 15% acima da média em 2018

O Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão é do PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion, feita no II Fórum das Águas, realizado nesta quinta-feira (30), em Apodi. A estimativa do pesquisador, referência internacional em meteorologia, é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano.

O prognóstico de Molion não segue modelos climáticos, ao contrário de previsões mais usuais. “São ineficientes e cenários fictícios”, argumenta. Sua conclusão, sustenta, é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométrios dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.

Naqueles anos, o Rio Grande do Norte também saiu de grave estiagem para boas chuvas. “Me arrisco a dizer que podem ser 15% acima da média em 2018 e 10% acima da média em 2019”, prevê Molion, que apresenta outras condições para subisidiar essa expectativa. Uma delas é a temperatura do Oceano Pacífico.

O mar, segundo ele, sofreu resfriamento e demorará a esquentar, o que deve provocar, em 2018, o fenômeno La Ninã, o qual favorece chuvas no semiárido brasileiro. E o progressivo – e ciclíco – distanciamento da Lua sobre a terra também contribuirá, já que influencia as correntes marinhas e atua na fomação de chuvas.

Caso esse cenário se concretize, o  desafio para o Rio Grande do Norte, segundo o especialista, é reservar água, embora trace um cenário positivo para a próxima década. Sua palestra no Fórum das Águas, focado na sustentabilidae, foi “Perspectivas Climáticas para a Safra 2017/2018 e os próximos Dez anos para Apodi”.

“Não há perspectiva de, nos próximos dez anos, haver no Rio Grande do Norte uma seca tão severa quanto a atual”, revelou Molion, representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). “Claro que são previsões. Ninguém tem bola de cristal”, ressalva.

O II Fórum das Águas foi realizado no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Apodi, em parceria entre a instituição, Sebrae e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O evento reuniu pesquisadores, produtores rurais, estudantes e debateu manejo hídrico na Chapada do Apodi.

Nessa temática, o gerente do escritório regional do Sebrae no Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, ministrou a palestra “Uso Sustentável da Água” e o vice-presidente da Fiern e conselheiro do Sebrae, Terceiro Melo, leu a carta do I Fórum das Águas, realizado em 2016, com diretrizes para preservar a água na região.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça define normas para participação de crianças e adolescentes no Carnatal


O juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas de Paiva, definiu as normas para a participação de crianças e adolescentes no Carnatal, que acontece entre 7 e 10 de dezembro. De acordo com a Portaria 02, a criança só poderá participar do evento nos blocos infantis, se estiver, obrigatoriamente, acompanhada pelos pais, responsável, parente ou por qualquer um deles. O normativo tem amparo legal no artigo 227 da Constituição Federal e nos artigos 4º, 6º, 149 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Portaria considera, assim, por um lado, que é direito fundamental o acesso a espaços culturais, mas, por outro lado, leva em conta os efeitos “nocivos” que a exposição sem limites, à festas noturnas, pode causar ao público infanto-juvenil, incluindo prejuízos ao rendimento escolar.

Durante o desfile dos blocos infantis será proibido servir ou vender bebida alcoólica, inclusive aos adultos. É proibida a participação de crianças em desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. A vedação inclui crianças em carrinhos de bebês, nos ombros ou qualquer outro meio similar.

Segundo a publicação, o adolescente com idade entre 12 e 16 anos incompletos, poderá participar, desacompanhado, nos blocos de adultos, desde que autorizado, expressamente, pelos pais, responsável ou por qualquer um deles, devendo portar o documento de autorização durante o evento.

A autorização de que trata a decisão do magistrado deve ser dada pelos próprios pais ou responsável, devendo constar, obrigatoriamente, o nome deles, o endereço e o telefone. O adolescente com idade a partir dos 16 anos poderá participar do evento, independentemente de estar acompanhado ou autorizado pelos pais ou responsável.

Fica ainda proibida a participação de crianças e de adolescentes, dançando, em cima dos carros das bandas e de apoio, quando estes não oferecerem a segurança necessária a essas pessoas. As crianças só poderão subir e permanecer nos carros de apoio dos blocos e dos trios elétricos se estiverem acompanhadas pelo pai, mãe, responsável ou parente.

Nas arquibancadas e nos camarotes abertos e no espaço Arena Elétrica, as crianças e os adolescentes, estes com idade entre 12 e 16 anos incompletos, deverão estar acompanhados pelos pais, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles, ficando livre o acesso do adolescente acima de 16 anos de idade.

Os camarotes temáticos – que ofereçam serviços de boates ou congêneres – tanto dentro quanto fora do corredor da folia – deverão observar o seguinte critério: só é permitida a entrada e a permanência de crianças ou de adolescentes nesses ambientes se estiverem devidamente acompanhados pelo pai, mãe ou responsável, nos termos da Portaria 07/1999, de 29 de outubro, também publicada pela 1ª Vara da Infância e da Juventude.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Projeto de Lei prevê inclusão de produtos da cajucultura na merenda escolar

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa reforçará a cajucultura e irá beneficiar alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte com a inclusão de 5% dos produtos derivados da atividade na merenda escolar da rede estadual.

Os produtos serão adquiridos através da agricultura familiar, podendo ser o produtor individual, de associação ou de cooperativa. O projeto é autoria do deputado Hermano Morais (PMDB).

“Apesar de enfrentar alguns desafios, com a necessidade do aumento da produtividade com uso de tecnologia, visando crescimento da produção, a cajucultura no Rio Grande do Norte é de fundamental importância para o processo produtivo e sustentabilidade do setor rural potiguar”, destacou o deputado.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Rio Grande do Norte conta com 92% do seu território situado na região semiárida, possuindo 126.585 hectares de cajueiro (IBGE, 2010), distribuídos em praticamente todas as regiões do estado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo recorre contra decisão da Justiça que suspendeu propagandas sobre reforma da Previdência

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu nesta sexta-feira (1º) contra a decisão da Justiça Federal de Brasília que determinou a suspensão das propagandas do governo federal sobre a reforma da Previdência.
O recurso foi apresentado ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), com sede na capital federal.
Nesta quinta (30), a juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal, atendeu a um pedido da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e suspendeu as propagandas.
Para a magistrada, na peça publicitária, o governo promove "desqualificação de parte dos cidadãos brasileiros". Rosimayre Gonçalves considerou como "desinformação" a ideia de que haverá mais recursos para o governo investir em outras áreas se a reforma for aprovada.
O que diz o governo
Ao recorrer, o governo argumentou que a suspensão da campanha representa "grave violação à ordem pública", acrescentando que a peça tem como objetivo "elevar o conhecimento da população sobre a Previdência e a necessidade da reforma".
A AGU diz, ainda, que a administração pública não está tentando manipular a população.
"A simples divulgação de políticas públicas imprescindíveis para a sociedade brasileira jamais pode ser considerada como tentativa de manipulação da opinião pública", afirma o governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça condena "prefeita ostentação" a 14 anos de prisão em regime fechado

A justiça da cidade de Bom Jardim, a 277 Km de São Luís, condenou e determinou a prisão da ex-prefeita Lidiane Leite, conhecida como “Prefeita Ostentação”, a 14 anos e um mês de reclusão, somados a seis anos de detenção (que pode ser cumprido em regime semiaberto), com cumprimento inicial da pena privativa de liberdade em regime fechado.
Ela também foi condenada ao pagamento de 980 dias-multa, em que cada dia equivale a dois salários-mínimos. A condenação ocorre pelos crimes de fraude de licitação, falsidade ideológica, associação criminosa e crime de responsabilidade. Até o momento, Lidiane Leite segue em regime domiciliar e pode apelar da decisão em regime fechado.

Nesta sexta-feira (1), o juiz Raphael Leite Guedes também decidiu pela condenação e prisão o ex-marido de Lidiane e ex-secretário de Articulação Política, Humberto Dantas (conhecido como Beto Rocha). Ele foi condenado a 17 anos e nove meses de reclusão e sete anos e quatro meses de detenção, com cumprimento inicial da pena privativa de liberdade em regime fechado e pagamento de 1170 dias-multa. Beto Rocha é considerado foragido da justiça.
Mais duas pessoas foram condenadas e já estão presas. As prisões de Marcos Fae Ferreira França (ex-pregoeiro da Comissão Permanente de Licitação) e Rosyvane Silva Leite (da proprietária da empresa Funerária São João) aconteceram na manhã desta sexta-feira(1) pela Policia Civil de Bom Jardim nas residências dos acusados.

Lidiane Leite, ex-prefeita de Bom Jardim (MA) (Foto: Arquivo pessoal)
Lidiane Leite, ex-prefeita de Bom Jardim (MA) (Foto: Arquivo pessoal)

Marcos foi condenado a 13 anos e seis meses de reclusão e cinco anos e dois meses de detenção, com cumprimento inicial da pena privativa de liberdade em regime fechado e pagamento de 980 dias-multa.
Já Rosyvane Silva Leite foi condenada a dez anos e dez meses de reclusão e quatro meses de detenção, com cumprimento inicial da pena privativa de liberdade em regime fechado, além do pagamento de 820 dias-multa.
Esquema de fraudes
Segundo o Ministério Público do Maranhão, a contratação ilegal no valor de R$ 135 mil de empresa especializada em serviços funerários para atender a população de Bom Jardim motivou denúncia criminal do órgão contra os ex-gestores e a proprietária da empresa.
Em abril de 2013, o pregão presencial promovido pela Prefeitura de Bom Jardim previa o fornecimento de 220 urnas funerárias populares, 25 classificadas de “luxo” e 20 “super-luxo”.
A documentação do processo licitatório analisada pela Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça detectou ausência de justificativa para contratação; ausência de pesquisa de preço para composição do orçamento base da licitação; e ausência da comprovação de publicação do resumo do edital na internet e em jornal de grande circulação.
O MPMA também detectou que o parecer jurídico sobre as minutas do edital e do contrato foi emitido em 13 de março de 2013, porém o edital é de 15 de fevereiro de 2013. O Termo de Referência é 28 de fevereiro e a autorização do certame tem data de 8 de março de 2013.
Segundo o promotor de justiça da Comarca de Bom Jardim, Fábio Santos de Oliveira, o fato de o parecer jurídico, o termo de referência e a autorização do certame serem produzidos com data posterior à data do edital comprovam que o pregão foi um procedimento montado para desviar recursos e beneficiar os denunciados.

Histórico de Lidiane Leite
Lidiane, que ficou conhecida como "prefeita ostentação" por exibir uma vida de luxo nas redes sociais, foi condenada em março de 2017 por improbidade administrativa e em setembro teve R$ 12 milhões bloqueados por determinação judicial.

Prefeita de Bom Jardim (MA) ostentava boa vida nas redes sociais (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Prefeita de Bom Jardim (MA) ostentava boa vida nas redes sociais (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Ela foi presa no dia 28 de outubro de 2015, na sede da Polícia Federal, em São Luís, depois de passar 39 dias foragida após ter a prisão decretada pela PF por suspeita de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas".
Após 11 dias encarcerada, ela foi solta pela Justiça sob a condição de uso de uma tornozeleira eletrônica. No dia 24 de outubro, Lidiane foi presa após investigação que corre em segredo de justiça. Na época, o juiz Raphael Leite Guedes determinou prisão em regime domiciliar e não determinou o uso de tornozeleira eletrônica porque ela amamentava uma criança de seis meses.
Sobre o bloqueio de bens, em setembro a defesa de Lidiane Leite informou que havia um entendimento do STJ de que era indevida a indisponibilidade de bens na fase processual. (Veja a nota abaixo na íntegra).
"Muito embora nossa cliente ainda não tenha sido intimada, já afirmamos, de antemão, que há entendimento pacificado no STJ que é indevida a determinação de indisponibilidade de bens nessa fase processual, ou seja, antes da manifestação inicial da parte requerida, o que será arguido no momento oportuno. Entendemos também que o juiz, ao decidir liminarmente pelo bloqueio de bens está agindo em desacordo com a regra, mas sim com a exceção"
Sobre a condenação desta sexta-feira(1), o advogado de Lidiane Leite foi procurado, mas ainda não houve resposta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça suspende propaganda governista sobre reforma

Por ver “desinformação” e “desqualificação” de uma parte da sociedade, a juíza substituta Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, determinou a suspensão da propaganda do governo sobre a reforma da Previdência, que apresenta a medida como importante para combate de supostos privilégios. A decisão é liminar (provisória). A Advocacia-Geral da União já adiantou que vai recorrer.

Para a juíza, a propaganda oficial é “ofensiva e desrespeitosa a grande número de cidadãos dedicados ao serviço público”. Ela também vê desinformação no anúncio do governo de que, com a efetivação da reforma, haverá mais recursos para investimentos em outras áreas. E lembrou que o Executivo não informa que o regime dos servidores é diferente da iniciativa privada.

Fixando multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, a juíza disse que a propaganda “influenciará indevidamente na formação da opinião pública sobre tão relevante tema que, por sua gravidade, não deveria ser assim manipulado”.

Trata-se de ação ajuizada pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e outras entidades. “Começa a ser feita justiça”, disse o presidente da Anfip, Floriano Sá Neto. Os servidores afirmam que a propaganda não tem cunho educativo e faz “propagação inverídica” sobre o tema.
O governo tem dificuldades para conseguir maioria suficiente à aprovação da proposta. Nesta semana, representantes das centrais sindicais foram pedir ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deixe a votação para o ano que vem.

O governo destinou R$ 170 milhões para despesas com comunicação no Orçamento deste ano. Somente de janeiro a junho já havia executado R$ 100 milhões para a reforma da Previdência. Segundo notícias divulgadas hoje, a equipe de comunicação do Planalto planejou outros R$ 72 milhões nos últimos dias para diminuir a “resistência” da opinião pública e reduzir o temor de sua base de enfrentar as urnas no ano que vem.

Fonte: Rede Brasil Atual
Leia Mais ››

TSE encontra três falhas no sistema da urna eletrônica

Um teste público de segurança (TPS) realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na urna eletrônica identificou três “falhas relevantes” no software do aparelho, informou hoje (1º) o ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte Eleitoral.

Tais falhas, no entanto, não estavam presentes em eleições anteriores. São oriundas das atualizações na urna eletrônica realizadas este ano, para uso nas eleições de 2018, em que se votará para presidente, governador, senadores, deputado federal e estadual.

Perguntado se as falhas encontradas poderiam ser uma fonte de preocupação do eleitor em relação à segurança da urna eletrônica, Gilmar Mendes afirmou que “não há motivo para isso”.

Ao explicar mais detalhadamente a jornalistas a natureza das falhas encontradas, o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José de Melo Cruz, disse que “não é nada que venha de outra eleição e que não seja resolvido em uma semana”.

Participaram do teste de segurança 16 especialistas em tecnologia da informação previamente inscritos, que passaram por um processo de seleção de planos de ataques hackers contra a urna eletrônica, organizado pelo TSE. Um dia antes dos testes, realizados na sede do tribunal em Brasília, eles tiveram acesso ao código-fonte do software da urna eletrônica.

Foram executados 12 planos de testes na urna, segundo o TSE. Os ataques começaram na última terça-feira (28) e seguem até o final desta sexta-feira (1º). A pedido de uma das equipes que participam do TPS, foi acrescentado um dia aos trabalhos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Vereadores de Apodi, RN, aprovam lei que proíbe discutir ‘ideologia de gênero’ em ambiente escolar

Vereador João Evangelista (PR), autor do projeto (Foto: Arquivo Pessoal)A Câmara de Apodi, na região Oeste potiguar, aprovou um projeto de lei que “proíbe atividades pedagógicas que visem a reprodução de conceito de ideologia de gênero na grade de ensino da rede municipal e da rede privada” da cidade. Autor do projeto, o vereador João Evangelista (PR) disse que o objetivo “é preservar as crianças” e que “cabe aos pais discutir a orientação sexual dos filhos".

Projeto foi aprovado dia 28 de novembro, mas texto original pode ser alterado (Foto: Reprodução)
Projeto foi aprovado dia 28 de novembro, mas texto original pode ser alterado (Foto: Reprodução)

O texto foi a plenário no dia 28 de novembro e contou com votos favoráveis dos 13 vereadores da cidade. Em Apodi, a Câmara é formada por doze homens e uma mulher. Porém, para sair do papel, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito. O G1 tentou contato com Alan Silveira, mas ele não atendeu as ligações.
Ainda segundo Evangelista, o projeto não passou por nenhuma comissão da Casa ou tampouco foi discutido em audiências públicas. Por este motivo, antes de ser sancionado, ainda pode sofrer alterações no texto original. “Admito que podemos ter errado em não ter aprofundado a discussão. Mas, isso ainda pode acontecer, já que está gerando tanto polêmica”, ponderou o vereador, que é professor e tem duas filhas.
Outro lapso no texto original, também já apontado pelo próprio autor do projeto, é a definição de ‘ideologia de gênero’ como disciplina. “Na verdade, ideologia de gênero não é uma disciplina curricular. Portanto, não tem que ser proibida como tal. O que precisamos evitar é a discussão do tema, o debate sobre a orientação sexual dentro do ambiente escolar. Entendo que isso é papel dos pais, da família. Isso não cabe aos professores”, opinou.

Outros casos
O projeto de lei aprovado em Apodi não é pioneiro. Em várias cidades do país projetos semelhantes vêm sendo aprovados nos últimos anos. Em setembro de 2015, por exemplo, a discussão de ideologia de gênero também foi probida nas escolas de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Em março de 2016, a proibição do debate de gênero nas escolas de Teresina, no Piauí, também gerou polêmica.
Em outubro deste ano, foi a vez dos vereadores do Crato, no Ceará, aprovarem a proibição da discussão de gênero nas escolas do município.
Na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, a votação foi ainda mais recente. Aconteceu no dia 23 do mês passado, e também acabou com a proibição de disciplinas de 'ideologia de gênero' nas escolas públicas e privadas da cidade.
Princípios constitucionais
A matéria do G1 do Ceará, a propósito, destacou que a Procuradoria da República vem questionando leis municipais que proíbem o ensino de ideologia de gênero nas escolas mantidas pelas prefeituras. Para o procurador Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, tais leis têm fundo religioso e estimulam o sofrimento, violência, marginalização e evasão escolar de homossexuais.
Ainda segundo Janot, as leis violam os dispositivos constitucionais relativos ao direito à igualdade, à proibição de censura em atividades culturais, ao devido processo legal, à laicidade do Estado, à exclusividade da União de legislar sobre diretrizes e bases da educação, ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e ao direito à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso na votação

E-título poderá ser exibido pelos eleitores em celulares ou tablets (Foto: Reprodução, TSE)O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, lançou nesta sexta-feira (1º) o E-título, documento digital que pode substituir no dia da eleição o título de eleitor. A novidade já valerá na eleição do ano que vem para qualquer eleitor.
Os eleitores podem acessar o E-título diretamente em um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente por smartphone ou tablet por meio da App Store (sistema IOS) e do Google Play (sistema Android).
Por enquanto, somente os celulares ou tablets que rodam o sistema Android podem baixar o aplicativo do TSE. Nos casos de equipamentos com IOS, informou a assessoria do tribunal, o aplicativo estará disponível para download em dez dias, na loja da App Store.
A versão digital do título de eleitor apresenta novidades em relação ao documento tradicional. O E-título exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.
Além disso, para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o E-título exibirá a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria. Para quem não fez cadastramento biométrico, a foto não aparece.
O documento digital de identificação dos eleitores também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral. Ao inserir no aplicativo o número do título eleitoral, o nome do eleitor, a filiação e a data de nascimento, o E-título será validado e liberado.
Segundo a assessoria do TSE, o novo documento digital foi desenvolvido integralmente pela Justiça Eleitoral, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) adotada por Gilmar Mendes para distribuição nacional.
A implementação do E-título foi feita em conjunto pelos servidores da área de TI do Tribunal Superior Eleitoral e do TRE do Acre. Conforme a assessoria do TSE, a iniciativa não gerou custos extras para os cofres públicos.

Título de eleitor impresso
Apesar de os eleitores passarem a ter a possibilidade de apresentar na hora da votação apenas o celular ou o tablet com o E-título, o documento tradicional, impresso, continuará valendo.
No caso de o eleitor optar pelo título de eleitor, ele terá que apresentar, como já é exigido atualmente pela Justiça Eleitoral, um documento com foto, como carteira de identidade ou de habilitação.
A versão impressa do título continuará sem foto, mesmo para os eleitores que já tenham feito o cadastro biométrico.
Os eleitores que comparecerem à seção eleitoral com o E-título só precisarão apresentar o documento digital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer diz em vídeo que trabalha para 'convencer' Congresso a votar reforma da Previdência

O presidente Michel Temer afirmou em vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º) que trabalha para “convencer os companheiros do Congresso Nacional” a votar a reforma da Previdência “pelo bem de todos”.
O Palácio do Planalto articula junto aos partidos de sua base apoio para conseguir buscar os votos necessários a fim de aprovar a reforma na Câmara dos Deputados ainda neste mês antes do recesso parlamentar.
Até o momento, não há garantia de que o governo terá os 308 votos necessários para aprovar a proposta de emenda a Constituição (PEC) da reforma em dois turnos na Câmara.
"Trabalho para convencer os companheiros do Congresso Nacional, que muito têm auxiliado o governo, a votar essa matéria pelo bem de todos", afirmou Temer na gravação.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reconheceu nesta semana que "falta muito voto". Ele explicou que só pretende pautar a proposta no plenário com a certeza de que o Planalto dispõe do apoio para para aprovar a reforma e enviá-la para votação no Senado.
No domingo (3) está prevista a presença de Temer em um jantar na residência oficial da presidência da Câmara a fim de discutir o cenário da reforma. Ministros, parlamentares e presidentes de partidos são aguardados no encontro.
No vídeo, o presidente comentou resultados econômicos, como a alta do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, “falta agora a reforma da Previdência, fundamental para garantir a continuidade desse crescimento que já está aí”.
De acordo com o presidente, trata-se de “uma reforma para o povo”. Ele destacou que a proposta busca “igualdade de oportunidades”, sem diferenciações entre os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos.
“É uma reforma para o povo porque combate privilégios e mantém os direitos de quem já se aposentou ou mesmo de quem já tem condições para aposentar-se”, disse. “Não muda nada para o trabalhador rural nem para os mais pobres nem para os que dependem da assistência social”.

PIB
Temer também abordou no vídeo o resultado do PIB. Nesta sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre. Foi a terceira alta seguida na comparação com os três meses anteriores. Para o presidente, “os números mostram que recuperamos os investimentos”.
“É o primeiro resultado positivo depois de mais de três anos. E por que isto é importante? Porque quando os empresários investem, a economia aquece e surgem os empregos”, declarou.
Segundo afirmou o presidente, de agosto a outubro mais de 868 mil pessoas conseguiram um emprego. Na quinta (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 12,2% no trimestre encerrado em outubro, atingindo 12,7 milhões de brasileiros. De maio a julho, de acordo com o instituto, a taxa ficou em 12,8%.
Municípios
Temer ainda destacou que a melhora dos resultados econômicos permitiu a transferência de mais R$ 2 bilhões para os municípios do país, dinheiro que, segundo afirmou, ajudará a fechar as contas das prefeituras e a pagar o 13º salário do funcionalismo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gilmar Mendes manda soltar pela terceira vez empresário Jacob Barata Filho

O ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou nesta sexta-feira (1º) soltar, pela terceira vez, o empresário do setor de ônibus do Rio de Janeiro Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) Lélis Teixeira.
Gilmar Mendes já havia determinado em agosto, por duas vezes, que os dois fossem soltos. Mas decisões judiciais os levaram à prisão novamente.
Barata Filho e Lélis Teixeira são alvos da Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Os dois são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção que atuou no setor de transportes do RJ, com a participação de empresas e políticos do estado, que teria movimentado R$ 260 milhões em propina.
Em nota, a defesa de Barata Filho exaltou a decisão de Gilmar Mendes afirmando que o despacho "comprova que o STF é o guardião maior das garantias individuais".
"Ela (a decisão) está em consonância com a posição da Segunda Turma do STF, que havia decidido que a prisão preventiva de Jacob Barata Filho era descabida. Vale ressaltar que não surgiu nenhum fato novo que tivesse justificado nova medida em desfavor do empresário", diz a defesa.
Operação Cadeia Velha
No mês passado, Jacob Barata Filho e de Lélis Teixeira foram presos novamente, na Operação Cadeia Velha, que apura os crimes de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Nesta mesma operação foram presos, por exemplo, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), e o filho dele, o empresário Felipe Picciani.
Ao analisar o pedido de liberdade, Gilmar Mendes afirmou que a prisão, determinada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), de segunda instância, foi decretada após decisão da Segunda Turma do próprio STF, de outubro, que substituiu a prisão por medidas alternativas, especialmente o afastamento deles das empresas e de entidades do transporte público.

"Os indicativos são de que a falta de avaliação da decisão do Supremo Tribunal Federal não decorre de simples omissão. No ponto em que determinou a prisão preventiva do ora paciente, a decisão do Tribunal Regional Federal sugere o propósito de contornar a decisão do STF", escreveu o ministro.
A nova prisão foi determinada pelo TRF-2 porque, em busca e apreensão na casa de Jacob Barata Filho, foram encontrados documentos sugerindo que ele continuava operando em empresas de transporte, o que descumpriria a determinação de se afastar do setor.
Para Gilmar Mendes, no entanto, a defesa não foi ouvida para esclarecer sobre isso nem houve justificativa quanto à "urgência" da prisão. No STF, a defesa negou que os documentos demonstrem descumprimento do afastamento.

Polêmica
Em julho deste ano, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de suspeição de Gilmar Mendes no caso envolvendo a prisão de Jacob Barata Filho.
O MPF-RJ argumentou à época que o ministro é padrinho de casamento da filha do empresário. O Ministério Público também disse, na ocasião, que um dos advogados de Jacob Barata Filho também é advogado de Gilmar Mendes.
A PGR, então, analisou o caso e pediu ao Supremo Tribunal Federal que declare suspeita a autação de Gilmar Mendes no caso. Na ocasião, o então procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu ainda que todas as decisões tomadas pelo ministro fossem anuladas.

O que diz Gilmar Mendes
Quando o pedido do MPF-RJ se tornou público, Gilmar Mendes respondeu, em nota:
"As regras de impedimento e suspeição às quais os magistrados estão submetidos estão previstas no artigo 252 do CPP, cujos requisitos não estão preenchidos no caso".
Sobre o fato de ter sido padrinho de casamento da filha de Jacob Barata Filho, o ministro fez a seguinte indagação a jornalistas que o questionaram sobre o assunto:
"Vocês acham que ser padrinho de casamento impede alguém de julgar um caso? Vocês acham que isto é relação íntima, como a lei diz? Não precisa responder."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preço médio da gasolina volta a subir e se mantém acima de R$ 4 por litro, diz ANP

Os preços dos combustíveis voltaram a subir para o consumidor final nesta semana, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (1) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O valor da gasolina se manteve acima dos R$ 4, passando para R$ 4,051 por litro, na média nacional. O valor representa um aumento de 0,7% em relação à semana passada. Foi a quinta alta semanal seguida.
Nesta semana, a Petrobras reduziu em 2,1% o preço das refinarias, seguindo sua política de preços adotada neste ano que reajusta o valor dos combustíveis quase diariamente. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.
O preço do diesel também subiu, passando de R$ 3,303 por litro para R$ 3,337, em média – elevação de 1%. Na semana, a Petrobras reduziu o preço do diesel nas refinarias em 1,2%.
Já o aumento do etanol para o consumidor foi de 0,5%, de R$ 2,812 para R$ 2,827, ainda considerando a média por litro.

Postos de combustíveis de João Pessoa aumentaram preço da gasolina (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aluno dá soco em rosto de professor em escola da Zona Sul de SP

Um aluno deu um soco e um chute em um professor na Escola Estadual Antônio de Alcântara Machado, na Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (29). O aluno tem 20 anos e cursa o 3º ano do Ensino Médio no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Imagens da agressão viralizaram em redes sociais. O vídeo do episódio tem mais de 170 mil visualizações no Facebook. O professor aparece sentado em uma carteira, e o aluno está de pé na frente dele. Eles discutem, e o aluno dá um soco no rosto do professor, e depois um chute. Os outros alunos da classe pedem para que ele pare com as agressões.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), policiais militares que compareceram à escola no dia da agressão, na última quarta-feira (29), foram informados que o aluno bateu no professor após ficar insatisfeito com uma nota. 
Segundo a pasta, foi solicitado o exame de corpo de delito para a vítima. O termo circunstanciado foi registrado no 16º DP como lesão corporal e drogas para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo, já que foi encontrado um saco plástico com maconha junto com o aluno.
A Secretaria Estadual de Educação disse que a direção da escola chamou os responsáveis do aluno e a Ronda Escolar, da Polícia Militar, que registrou a ocorrência. Em nota, a secretaria também informou que “prestou todo o apoio ao professor para que pudesse fazer o boletim de ocorrência e o exame de corpo de delito”.
A pasta informou ainda que "há um estudo das vulnerabilidades da escola para traçar estratégias a fim de que fatos lamentáveis como esse não voltem a ocorrer".
A Diretoria de Ensino Centro-Sul, área da escola, disse que “abriu uma averiguação para que supervisores acompanhem o caso”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista de aplicativo que sumiu ao buscar passageiros é encontrado amarrado perto de rodovia em Anápolis

Motorista Cleyton da Silva Nascimento foi encontrado um dia após sumir ao buscar clientes (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
O motorista de aplicativo Cleyton da Silva Nascimento, 30 anos, que havia desaparecido após ir buscar passageiros, foi encontrado em Interlândia, distrito em Anápolis, a 55 km de Goiânia, nesta sexta-feira (1º). Segundo a namorada da vítima, a arquiteta Christyane Jardim Campos de 23 anos, o rapaz estava amarrado em uma região de mato próximo à BR-153, mas passa bem. O carro dele não foi localizado.
“Recebemos uma denúncia de que ele estava para aquele lado, chamamos uma equipe da Polícia Militar e fomos procurar. Ele ouviu a sirene do carro e começou a gritar. Fomos procurando até acha-lo, por volta de 18h. Estamos muito aliviados. Ele está bem, está agora no Hospital de Urgências de Anápolis [Huana] só para fazer um check-up, mas está ótimo, graças a Deus”, disse ao G1.
O rapaz havia sumido no começo da noite de quinta-feira (30). Segundo o delegado que investiga o caso, Carlos Antônio Silveira, o condutor é cadastrado na Uber, mas atendeu a um chamado por meio de aplicativo de mensagens e foi buscar os clientes no Bairro das Bandeiras. Desde que avisou os colegas de profissão de que estava buscando os passageiros não havia dado mais notícias.
Ainda conforme Silveira, as pessoas que fizeram a chamada são as principais suspeitas e ainda são procuradas pela Polícia Civil. “Agora vamos identificar esses suspeitos e pedir a prisão deles”, completou.
A assessoria de imprensa da Uber havia informado ao G1, que “se coloca à disposição das autoridades para fornecer informações no curso da investigação, dentro dos termos da Lei”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por que uma das cidades mais ricas do mundo vai expulsar dezenas de milionários de suas casas

Cerca de 20% dos inquilinos de moradias sociais de Zurique serão afetados pelas novas regras (Foto: lekca060/Creative Commons)Eles ganham mais dinheiro do que a média da população em uma das cidades mais ricas do mundo e, ainda assim, vivem em casas com aluguéis subsidiados pelo governo local. Mas isso vai acabar.
Zurique aprovou nesta semana uma lei com novas regras para o programa de moradias sociais. O objetivo é combater essa distorção, e um fato em especial chamou bastante atenção: 132 milionários viviam em residências assim em 2014, quando a Prefeitura apresentou a proposta – e eles serão despejados.
Segundo as autoridades desta que é a cidade mais populosa da Suíça, com 400 mil habitantes, muitos outros se beneficiam desta ajuda apesar de serem capazes de pagar o preço de um aluguel no valor de mercado.
É bom dizer que não são necessariamente magnatas com investimentos nos Emirados Árabes e uma frota de carrões estacionados na garagem. Mas são pessoas cujos rendimentos são mais altos do que o salário médio suíço, que é de cerca de US$ 60 mil (R$ 196,3 mil) por ano - o segundo maior da Europa, atrás apenas de Luxemburgo - e um valor bem maior do que a renda das famílias alvos do programa social.
Limite de renda
Desde 2011, investidores imobiliários na cidade precisam destinar ao menos 33% dos empreendimentos a moradias sociais, que são administradas por empresas públicas. Essas habitações são alugadas a preços que permitem amoritzar os custos de construção e manutenção, mas não é possível lucrar com eles.

O salário médio na cidade suíça é de US$ 60 mil (R$ 196,3 mil) por ano, o segundo maior da Europa (Foto: Jonny_Joka/Creative Commons)
O salário médio na cidade suíça é de US$ 60 mil (R$ 196,3 mil) por ano, o segundo maior da Europa (Foto: Jonny_Joka/Creative Commons)

Em paralelo, existe um outro programa de moradias sociais construídas e gerenciadas pelo governo local. Desde a criação da cota de 33%, o governo ergueu 1,5 mil moradias sociais. Assim, há uma oferta de 9 mil apartamentos do tipo atualmente.
O valores do aluguel social variam entre 623 francos suíços (R$ 2.059), para imóveis com até 1,5 cômodos, e 2,2 mil francos ( R$ 7.211), para aqueles de seis cômodos ou mais – cozinha e banheiro não são contabilizados como cômodos, e um corredor de entrada extenso ou uma cozinha mais ampla podem ser considerados meio cômodo.
A Prefeitura detectou que muitos desses imóveis não são ocupados pelos mais pobres – ou menos ricos, a depender do ponto de vista. Assim, além dos 132 milionários que serão expulsos de suas casas, o mesmo acontecerá com os outros que ganham bem o bastante para dispensar o apoio público.
As novas regras dizem claramente que o "inquilino social" não pode ter um salário acima de quatro vezes o valor do aluguel social. Sua renda pode aumentar enquanto vive ali, mas, se ultrapassar seis vezes o aluguel, o governo pode pedir que ele se mude.

Empreedimentos imobiários em Zurique precisam destinar 33% de suas unidades a moradias sociais (Foto: stooni/Creative Commons)
Empreedimentos imobiários em Zurique precisam destinar 33% de suas unidades a moradias sociais (Foto: stooni/Creative Commons)

Haverá uma revisão dos contratos a cada dois anos para verificar se o morador ainda atende ao critério de renda. O imóvel também deve ser a única residência do inquilino e sua família.

Antes, não havia um limite de renda previsto na lei que regula o programa. Seu texto apenas dizia que deveria haver "uma proporção adequada entre a renda e o aluguel". Segundo os cálculos de autoridades, hoje, cerca de 19% dos inquilinos sociais não se enquadrariam nas novas normas.
Em alguns casos, explicou a Prefeitura à BBC Brasil, uma pessoa pode ter começado a alugar o local quando tinha uma renda menor – era um estudante, por exemplo, que depois conseguiu um emprego, se casou, recebeu uma herança e assim por diante.
Muito suave?
Foram criados mecanismos para suavizar as mudanças. As novas regras serão primeiro aplicadas aos novos aluguéis, e há a expectativa de quem tenha uma renda superior ao limite máximo se mude por conta própria, antes que o governo precise intervir.
A ideia é reduzir o índice de inquilinos sociais com renda superior ao limite máximo para 15% ao longo de um período de cinco anos. Quem tiver de se mudar receberá ajuda para encontrar uma nova casa rapidamente.
O governo oferecerá ao menos duas alternativas no setor privado de acordo com sua renda. Mas, se a pessoa ganhar mais de 230 mil francos suíços (R$ 764 mil) por ano, serão despejados sem direito a esse benefício. Hoje, 190 pessoas se enquadrariam nesse perfil.
Críticos desta flexibilidade das normas dizem que o governo local de centro-esquerda não quer perder votos e, assim, busca reduzir o impacto da reformulação do programa habitacional. Segundo a imprensa local, a oposição queria regras bem mais duras.
De qualquer forma, o novo sistema só passará a valer no primeiro semestre de 2018, depois que algumas etapas burocráticas forem cumpridas. Então, quem estiver na mira das futuras ordens de despejo terá tempo para buscar uma nova casa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mercado de Natal alemão é esvaziado por alerta de bomba

Mercado de Natal em Potsdam, na Alemanha, é isolado nesta sexta-feira (1º) após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Zoltan Berta/Reuters)A polícia esvaziou um mercado de Natal e a área ao redor dele na cidade alemã de Potsdam, perto de Berlim, após um alerta de bomba.
"A suspeita de um dispositivo explosivo e incendiário não convencional foi confirmada", disse a polícia pelo Twitter, anunciando em seguida a sua desativação. No entanto, mais tarde, disse que no objeto não havia um mecanismo de detonação.
Forças especiais foram ao local para examinar o objeto, que foi descrito pelo jornal "Potsdamer Neueste Nachrichten" como um pacote de 40 cm por 50 cm que havia sido entregue a uma farmácia perto do mercado.
A Alemanha está em alerta para possíveis ataques terroristas após o ataque que deixou mortos no ano passado em um mercado de Natal em Berlim no ano passado.

Rua com mercado de Natal em Potsdam, na Alemanha, é isolada após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Zoltan Berta/Reuters)
Rua com mercado de Natal em Potsdam, na Alemanha, é isolada após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Zoltan Berta/Reuters)

Polícia isola área de mercado de Natal em Potsdam após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Julian Staehle/dpa via AP)
Polícia isola área de mercado de Natal em Potsdam após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Julian Staehle/dpa via AP)

Polícia isola região de mercado de Natal em Potsdam, na Alemanha, após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Julian Stähle / dpa / AFP)
Polícia isola região de mercado de Natal em Potsdam, na Alemanha, após pacote suspeito ser encontrado (Foto: Julian Stähle / dpa / AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente do Fluminense e filho de Eurico Miranda prestam depoimento em delegacia do RJ

O presidente do Fluminense, Pedro Eduardo Silva Abad, e Eurico Brandão, vice-presidente de futebol do Vasco e filho do presidente do clube, Eurico Miranda, chegaram para depor na Cidade da Polícia por volta das 11h30 desta sexta-feira (1). Eles são alvos de mandados de condução coercitiva em uma operação que investiga favorecimento e relações promíscuas entre os clubes e as torcidas organizadas.
Na chegada à delegacia, Eurico Brandão, conhecido como Euriquinho, disse que foi prestar esclarecimentos como testemunha. Mas, segundo a polícia e o MP, ele não foi convidado, mas obrigado a depor. "Eu estou aqui como testemunha. Não estou como envolvido no processo. Não tenho nenhum envolvimento. Vou ver se eu posso ajudar em alguma coisa. Espero que possa ajudar", alegou o filho de Eurico Miranda.
Na saída, Euriquinho negou relação com torcidas organizadas como a Força Jovem e disse que não tem conhecimento de repasse de ingressos de dirigentes torcidas organizadas. “Vim aqui para ajudar nas investigações”, afirmou o vice-presidente do Vasco da Gama.
Já o presidente do Fluminense, Pedro Abad, disse ao sair da Delegacia de Repressao a Crimes de Informática (DRCI) que repassou 200 ingressos por jogo para as torcidas organizadas para jogos entre setembro e novembro neste campeonato brasileiro. O último jogo foi contra o Sport, no Maracanã.
“Quando foi em setembro, nos chamamos todas as torcidas organizadas, e fizemos um pacto pela união de todas elas em prol do time. Eles disseram que estava muito difícil, e ficou combinado que seriam disponibilizados 200 ingressos por jogo para que os torcedores entrassem no do estádio. O Fluminense nunca soube que esses ingressos eram repassados”, explicou o presidente, que declarou ainda que antes disso, o clube não fornecia ingressos para torcidas organizadas, e que chegou a sofrer represálias por isso. “Fui muito ofendido na arquibancada por causa disso, recebi ameaça em WhatsApp”, diz ele.

Abad afirmou que o Fluminense não se questionou a respeito da destinação dos ingressos. Segundo as investigações, os ingressos eram vendidos pelas organizadas para cambistas acima do preço de face. “O Fluminense tem presunção de que as pessoas são honestas. Se tivéssemos conhecimento, aí sim nos íamos apurar a situação e, se necessário, tomar alguma medida”.
Também foi levado para prestar esclarecimentos o vice-presidente de Estádios do Botafogo, Anderson Simões. Após o depoimento, a Polícia Civil entrou com pedido de afastamento como medida cautelar e, segundo a delegada, Simões será afastado do cargo.
O G1 tentou entrar em contato com a assessoria do Botafogo, mas não conseguiu. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Simões, em Copacabana, e na sala dele no Estádio do Engenhão, onde a polícia encontrou dois facões.
Nesta manhã, três líderes de torcidas organizadas de times de futebol do Rio foram presos por Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em conjunto com o Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (Gaedest), do Ministério Público, e com o Juizado Especial do Torcedor. Os três presos foram presos após a investigação da polícia civil mostrar que eles vendiam ingressos cedidos pelo clube para cambistas.
“Não se tem provado que todos os dirigentes saibam da destinação dos ingressos. Mas temos que saber que, quando você assume uma agremiação desse porte, não é desconhecido. Os ingressos são passados para o núcleo duro da torcida. A venda desses ingressos e só uma parte do que arrecada uma torcida de futebol” , afirmou Marcos Kac, promotor do Gaedest.

Presidente do Fluminense chegou por volta das 11h30 para prestar depoimento (Foto: Reprodução /  GloboNews)
Presidente do Fluminense chegou por volta das 11h30 para prestar depoimento (Foto: Reprodução / GloboNews)

"Durante as investigações, constatamos várias ilicitudes entre dirigentes de clubes e de torcidas organizadas. Esta foi a primeira fase da investigação. Essas diligências de hoje foram necessárias para que possamos identificar outras pessoas que possam estar relacionadas a essa grande associação criminosa", explicou Daniela Terra, titular da Delegacia de Repressão a crimes de Informática (DRCI).
Por volta das 6h, foram presos Manuel de Oliveira Menezes, presidente da Young Flu, que estava em casa em um condomínio fechado em Quintino, na Zona Norte do Rio, Luiz Carlos Torres Júnior, o Fila, vice-presidente da Young Flu, e Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu.
Depois de passagem pela Cidade da Políica, Luiz Carlos Torres Junior e Manuel Oliveira foram levados para Central de Garantias e depois para a Polinter.
O objetivo da Operação Limpidus é cumprir 4 mandados de prisão, 10 de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos (JETGE). Os presos serão indiciados por associação criminosa e prática de cambismo.
As torcidas Young Flu e Força Flu disseram que vão se manifestar quando tiverem mais informações sobre a operação. O Botafogo disse que vai se posicionar mais tarde, com uma nota oficial. Os outros citados ainda não se manifestaram.

Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu foi levado para a Cidade Polícia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu foi levado para a Cidade Polícia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Presidente Raça Fla foi levado coercitivamente para a delegacia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Presidente Raça Fla foi levado coercitivamente para a delegacia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Presidente do Fluminense chegou por volta das 11h30 para prestar depoimento na Cidade da Polícia (Foto: Reprodução / GloboNews)
Presidente do Fluminense chegou por volta das 11h30 para prestar depoimento na Cidade da Polícia (Foto: Reprodução / GloboNews)

Agentes aprenderam facões na sala do casa de alvos da operação (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Agentes aprenderam facões na sala do casa de alvos da operação (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››