sábado, fevereiro 16, 2013

Bandidos fazem arrastão em salão de beleza e três acabam detidos



Por volta das 13h deste sábado (16), quatro pessoas invadiram um salão de beleza, localizado na avenida Rodrigues Alves, e promoveram momentos de terror para as pessoas que lá estavam. A quadrilha estava armada e era composta, inclusive, por uma mulher. Os assaltantes levaram joias, dinheiro, objetos pessoais e até a aliança de uma noiva que estava se produzindo no estabelecimento.

A ação criminosa, de acordo com informações repassadas pelas vítimas para a polícia, durou cerca de 30 minutos. Os bandidos todos armados e renderam aproximadamente 20 pessoas que estavam no local, entre clientes e funcionários. Eles chegaram a ameaçar atirar caso alguém esboçasse algum tipo de reação.

No momento do arrastão, uma noiva estava no salão e fazia fotos para making off do seu casamento. Os criminosos obrigaram que ela entregasse a aliança, bem como levaram a câmera do fotógrafo que fazia o álbum.

Em seguida, os assaltantes foi até a casa da proprietária, localizada na parte de cima do prédio. Eles recolheram vários objetos no local e ainda fugiram no carro da dona do salão, um Fiat Pálio, de cor prata e placas MXS-4293. Depois da fuga, a polícia foi acionada e saiu em diligências.

Durante a tarde, policiais militares do 9° Batalhão receberam a informação de que, na rua São José, em Felipe Camarão, os suspeitos estariam em uma casa. Eles foram até lá e comprovaram a denúncia. No entanto, houve um tiroteio e pelo menos três criminosos conseguiram fugir do cerco policial.

Por outro lado, três pessoas permaneceram na casa e foram detidas, sendo uma delas uma adolescente de 16 anos. Os outros dois foram identificados como Kércio Jones Silva e Raquel Rodrigues de Lima, ambos de 19 anos. Na residência, foram encontrados dois capuzes, um revólver de maneira, munição, joias e uma máquina digital amadora.

As três pessoas detidas negaram participação no assalto. Elas foram levadas para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária. A polícia continua em diligências para tentar localizar o restante da quadrilha e recuperar o material roubado do salão e da casa da proprietária.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Bento 16 estava "esgotado há muito tempo", revela biógrafo em entrevista


O biógrafo do papa Bento 16 e autor do livro-entrevista "Luz do Mundo", o alemão Peter Seewald, afirmou, em depoimento publicado neste sábado, que Joseph Ratzinger estava "esgotado há muito tempo", e negou que a renúncia tenha a ver com o chamado "escândalo Vatileaks".

Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento 16 havia dito "não se pode esperar muito mais de mim". Em entrevista ao jornal alemão "Focus", Seewald admitiu ter se reunido repetidas vezes com o papa, no Vaticano, nos últimos meses.

O último desses encontros, Ratzinger respondeu à pergunta do biógrafo sobre o que poderia se esperar de seu pontificado. A resposta, para ele foi reveladora. "Sou um homem idoso, as forças me abandonam. Acho que basta o que fiz até agora".

Seewald afirmou que nunca havia visto Bento 16 tão esgotado e complementa explicando que seu terceiro livro, sobre Jesus Cristo, foi concluído "com suas últimas forças".

Sobre o caso do "Vatileaks", em alusão ao vazamento de informações de seu mordomo, Seewald afirma que a renúncia, marcada para dia 28 de fevereiro, não tem relação, apesar de admitir que a traição causou "grande decepção" ao pontífice.

O escritor explica em diversas conversas ficou claro para ele que, o papa considera que na investigação do assunto deve ser "preservada a independência da Justiça", e que Bento 16 não pretendia atuar na questão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presídio Federal de Mossoró, no RN, recebe 37 presos de Santa Catarina


Presos foram escoltados sob forte esquema de segurança (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Presos foram escoltados sob forte esquema de
segurança (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Trinta e sete homens, que estavam custodiados em unidades prisionais catarinenses, desembarcaram na tarde deste sábado (16) no Rio Grande do Norte. O destino final foi o Presidio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar. A transferência, segundo anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz parte de uma das cinco medidas adotadas para conter os ataques de violência que atingem cidades de Santa Catarina. O município de Mossoró fica a pouco mais de 280 quilômetros de Natal.

O desembarque aconteceu por volta das 15h45, no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. O avião, um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, segundo informações da direção do presídio, saiu de Florianópolis e chegou ao RN sem escalas. Um forte esquema de segurança, organizado por agentes federais, impossibilitou a aproximação da imprensa.

106: mapa de ataques em santa catarina 16 de fevereiro (Foto: Arte/G1)
Do aeroporto - em comboio formado por veículos do Sistema Penitenciário Federal e viaturas da Polícia Rodoviária Federal -, os presos foram escoltados diretamente para o Presídio Federal. A direção da unidade, no entanto, não repassou qualquer informação com relação aos detentos ou mesmo sobre o tempo de permanência deles no Rio Grande do Norte.
Além da transferência de detentos para outros estado, prisões, reforço de homens da Força Nacional, criação da Operação Divisa e a formação de uma Frente Nacional de Defensores Públicos compõem o pacote anunciado em coletiva realizada com o ministro e autoridades catarinenses na manhã deste sábado. Segundo Cardozo, há ainda outras operações que serão realizadas sem serem divulgadas, em função de segurança.
"Em certos momentos de crise, é preciso aprofundar essa troca", disse o ministro. A intenção, ainda de acordo com Cardoso, é combater os atentados que ocorrem em Santa Catarina desde 30 de janeiro. Até as 11h deste sábado, a Polícia Militar havia registrado 106 ataques a 33 cidades no estado.
A transferência de presos iniciou justamente nesta manhã, quando 40 homens foram retirados de prisões catarinenses e levados a dois presídios de segurança máxima. Destes, 37 foram encaminhados para Mossoró (RN) e três para Porto Velho (RO).
"O Governo Federal disponibiliza quantas vagas forem necessárias para a transferência de novos presos. É uma remoção de grande porte e o Ministério da Defesa prontamente atendeu as nossas solicitações", afirmou o ministro.

Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem morre atropelado por trem na zona Leste de Natal


Um homem morreu atropelado por um trem na comunidade do Paço da Pátria, na zona Leste de Natal, na tarde deste sábado (16), segundo informou a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A vítima ainda não foi identificada. Moradores da região não reconheceram o homem como morador da região.



De acordo com a CBTU, informações repassadas por populares dão conta de que o homem caminhava sobre os trilhos da Linha Sul, de costas para a estação, de onde partem os trens. Com a aproximação da locomotiva, a vítima teria saltado, repentinamente, para os trilhos da Linha Norte, por onde seguia o trem. Para a Companhia, o ocorrido foi considerado suicídio.
Este foi o primeiro registro de incidente envolvendo trens urbanos na região da Grande Natal este ano. Em 2012, a CBTU registrou oito acidentes até meados de agosto, mas ninguém morreu.
O corpo do homem foi removido para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mergulhadores exploram lago russo que teria sido atingido por meteoro



Uma equipe de mergulhadores vasculha neste sábado (16) o lago Shebarkul, na região de Cheliabinsk, na Rússia, atrás de fragmentos do meteoro que caiu nesta sexta-feira e, supostamente, teria atingido essa superfície de água congelada.
Uma rachadura na cobertura espessa de gelo levantou a suspeita de um possível impacto do corpo celeste na área.
De acordo com um porta-voz do Ministério de Situações de Emergência, em entrevista a agências de notícias russas, um grupo de seis mergulhadores inspecionará as águas em busca de fragmentos. Caso seja encontrado algum pedaço do corpo celeste, poderá ser classificado de meteorito.
Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado pelos astrônomos de meteoro. Caso atinja o solo, em vez de se desfazer em atrito com a atmosfera, ele - ou seus fragmentos - passam a ser classificados de "meteorito", conforme explica o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1.
Maior em 100 anos
A agência espacial americana Nasa divulgou informações capturadas por uma rede de sensores que permitiu uma melhor avaliação do objeto que cruzou o céu da Rússia. Segundo a instituição, o tamanho do meteoro era de 17 metros e seu peso era de 10 mil toneladas antes de entrar na atmosfera terrestre. Quando se desintegrou no céu, às 0h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira, devido ao atrito com o ar, foram liberados 500 kilotons de energia (ou seja, aproximadamente o equivalente à detonação de 500 toneladas de TNT), segundo as estimativas.

Imagem divulgada pelo Departamento de Polícia da região de Cheliabinsk neste sábado (16), mas feita na sexta (15), mostra pequeno fragmento encontrado na beira do lago Chebakul, local onde, supostamente, o meteoro teria caído (Foto: Divulgação/Departamento de Polícia de Cheliabinsk)Imagem divulgada pela Polícia da região de Cheliabinsk
neste sábado (16) mostra um pequeno fragmento de
rocha achado na beira do lago Chebakul. No entanto, não
há ainda confirmação de que pedaços do meteoro tenham
sido encontrados. O local é investigado já que,
supostamente, o meteoro teria caído em seu interior
(Foto: Divulgação/Departamento de Polícia de Cheliabinsk)
O primeiro registro da entrada do meteoro na atmosfera terrestre foi feito no Alasca, a mais de 6.500 km da região russa, onde houve os estragos.
Os sensores de infrassom indicam que, desde o momento da entrada do meteoro na atmosfera, até sua desintegração, se passaram 32,5 segundos.
"Poderíamos esperar que um evento dessa magnitude ocorresse a cada 100 anos, em média", avalia o cientista Paul Chodas, da Nasa, que encabeça um programa da agência voltado para objetos espaciais próximos à Terra.
"Quando há uma bola de fogo desse tamanho, esperaríamos que um grande número de meteoritos chegasse ao solo e, nesse caso, provavelmente deve ter havido alguns grandes", avalia, em nota. O meteoro é o maior de que se tem notícia a impactar nosso planeta desde 1908, quando outra rocha vinda do espaço caiu em Tunguska, na Sibéria, inbforma a Nasa.
A agência americana voltou a reforçar que não há relação entre o meteoro que caiu na Rússia e o asteroide 2012 DA14, que passou perto da terra na tarde de sexta-feira (pelo horário de Brasília).
De acordo com o ministro russo de Situações de Emergência, Vladimir Pushkov, uma equipe especial do governo foi enviada à região para avaliar a estabilidade sísmica dos edifícios. Ele comentou ainda que haverá cuidados ao religar o gás dessas edificações.

Pessoa pbserva buraco provocado por meteorito em lago congelado Chebarkul na Rússia. (Foto: AP)Pessoa observa buraco provocado nesta sexta-feira (15) por meteoro em lago congelado Shebarkul na Rússia (Foto: AP)

O governo de Cheliabinsk iniciou uma grande operação para consertar os estragos provocados pelo fenômeno. Cerca de 20 mil pessoas foram mobilizadas no país para participar da limpeza e também do atendimento aos feridos, que ainda neste sábado permaneciam sob observação médica.
Último dado divulgado pelo Ministério do Interior russo aponta que ao menos mil pessoas tiveram ferimentos devido aos estilhaços de vidro, que se quebraram com a aparição da bola de fogo no céu. Deste total, 200 seriam crianças.

meteorito na rússia (Foto: Reprodução)Montagem mostra queda de meteoro na Rússia
nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)
Sistema de defesa
Agências de notícias afirmam que autoridades da Rússia defenderam a criação de um sistema conjunto de combate a asteroides. Alexei Pushkov, chefe do Comitê de Assuntos Exteriores do Parlamento russo, escreveu em sua conta no Twitter que “'em vez de lutar na Terra, as pessoas deveriam criar um sistema conjunto de defesa dos asteroides”.
A opinião é compartilhada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Segundo a agência de notícias "France Presse", o presidente convocou os Estados Unidos a se unir ao país e à China para criar um sistema de defesa contra asteroides.

Nesta semana, pela primeira vez um grupo de trabalho das Nações Unidas propôs um plano de coordenação internacional para detectar asteroides potencialmente perigosos e, em caso de risco para a Terra, preparar uma missão espacial com capacidade para desviar sua trajetória.

Meteoro - arte (Foto:  )
"O risco de que um asteroide se choque contra a Terra é extremamente pequeno, mas, em função do tamanho do asteroide e do local do impacto, as consequências podem ser catastróficas", indica um relatório entregue esta semana aos estados-membros pelo Escritório da ONU para o Espaço Exterior (Unoosa, na sigla em inglês).
O relatório de 15 páginas foi elaborado por um grupo de trabalho criado em 2007, em Viena, na Áustria. Atualmente são conhecidos cerca de 20 mil asteroides próximos à Terra, dos quais aproximadamente 300 são potencialmente perigosos, explica o diretor do grupo de trabalho que redigiu o documento, o mexicano Sergio Camacho.
Até 2020, o analista prevê que serão detectados até meio milhão de asteroides próximos a nosso planeta, graças à melhora da tecnologia de localização. "São objetos que estão aí, mas não sabemos onde estão", ressalta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe de cantor sertanejo é assassinada em Goiânia



A mãe do cantor sertanejo Geovanny Bernardes de Sousa, mais conhecido como Adriano, da dupla André e Adriano, foi assassinada neste sábado (16), no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A polícia acredita que tenha sido morta durante a madrugada, a pauladas.
O corpo da aposentada Eva Bernardes foi encontrado na casa dela, por volta das 15h. Segundo a polícia, ela apresentava sinais de espancamento. De acordo com a polícia, o suspeito do crime é o ex-namorado da mãe do cantor. Um documento dele foi encontrado ao lado do corpo da vítima.
Os vizinhos contaram que ouviram um som muito alto vindo de dentro da casa durante a madrugada. Para a polícia, o barulho pode ter sido proposital, para evitar que qualquer pedido de socorro da vítima fosse ouvido.

Dupla sertaneja André e Adriano (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Dupla sertaneja (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
André e Adriano tornaram-se conhecidos em 1999, quando lançaram a canção "A Jiripoca Vai Piá", composta pelo filho da vítima. A música foi regravada por diversos artistas nacionais, entre eles o  cantor Daniel.

A assessoria de imprensa da dupla informou que André e Adriano cancelaram o show que faria na noite deste sábado na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. Adriano viajou para Goiânia, mas a família não soube informar o horário do velório e do enterro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende cinco advogados suspeitos de participação em atentados de SC


Ônibus é incendiado em mais um dia de ataques criminosos em SC; turistas ignoram crise no Estado
A Polícia Civil em Santa Catarina informou ter prendido cinco advogados suspeitos de participação na onda de violência iniciada em 30 de janeiro e que, até as 18h deste sábado (16), havia atingido 33 cidades com 106 ocorrências.

Em nota, a corporação informou que "todos são suspeitos de integrar facções criminosas responsáveis pelos ataques dos últimos dias no Estado".

Neste sábado, ao todo 25 pessoas foram presas por suposto envolvimento nos atentados.

A polícia também indiciou 45 que já estavam presas pelos ataques e informou que tem outros 27 mandados de prisão para cumprir nos próximos dias.

Todos os presos, incluindo os cinco advogados, foram levados para a Academia da Polícia Civil, em Florianópolis.

Segundo a polícia, os advogados trabalhavam como mensageiros entre os integrantes presos e em liberdade do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), a facção que teria planejado os ataques.

Na segunda semana dos atentados, a polícia já havia prendido uma advogada que seria mensageira do PGC.

Fernanda Freitas foi presa em Tubarão (131 km de Florianópolis) no dia 15 de janeiro sob a suspeita de passar o recado que culminou na morte da agente prisional Deise Alves, em 26 de outubro de 2012.

Deise foi morta por engano ao chegar em casa, em São José, na Grande Florianópolis, em um carro com vidros escurecidos.

O alvo dos bandidos, disse o delegado Rodrigo Green, era o marido dela, Carlos Alves, então diretor da penitenciária de São Pedro de Alcântara (30 km de Florianópolis).

Foi nessa unidade prisional, a maior do Estado, com 1.190 presos, que surgiu o PGC.

MINISTRO

Em entrevista neste sábado em Florianópolis, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) pregou tratamento duro aos advogados presos.

"Se existe prova de que advogados não agem como advogados, não há motivos para terem tratamento diferenciado. Falo isso como advogado", disse.

O ministro e o governador Raimundo Colombo (PSD) anunciaram a transferência de 40 criminosos de Santa Catarina, a maioria ligada ao PGC, para presídios federais de segurança máxima. Especula-se que os presos tenham sido levados para Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), mas essa informação não foi confirmada pelo governo.

Eles também anunciaram o início da Operação Divisa, pela qual pretendem combater o tráfico de drogas e "quebrar as organizações criminosas", que reconheceram estar por trás dos atentados.

REAÇÃO

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho, informou que "reconhece a importância de ações firmes no combate à criminalidade por parte dos governos".

Em nota, acrescentou que vai "auxiliar no que for necessário", que verificará "as condições em que foram efetuadas essas prisões" e, dependendo do resultado, a entidade decidirá sobre a abertura de processo administrativo no âmbito de seu tribunal de ética e disciplina

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Monomotor cai em praia de Laguna na tarde deste sábado


Avião caiu na tarde deste sábado (16) em Laguna (Foto: Sérgio Guimarães/ RBS TV)Avião caiu na tarde deste sábado (16) em Laguna (Foto: Sérgio Guimarães/ RBS TV)

Um avião monomotor caiu na praia do Gi, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 16h. A aeronave caiu na faixa de areia, a poucos metros do mar. As duas pessoas que estavam no avião tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para o Hospital de Laguna.

Ocupantes foram encaminhados ao hospital com ferimentos leves (Foto: Sérgio Guimarães/ RBS TV)Ocupantes foram encaminhados ao hospital com
ferimentos leves (Foto: Sérgio Guimarães/ RBS TV)
Segundos os bombeiros, o proprietário do monomotor é de Laguna. Ainda não se sabe o que causou a queda. De acordo com populares que presenciaram o acidente, a aeronave fez uma curva bastante aberta, perdeu altitude até cair na faixa de areia. Ninguém que estava na praia foi atingido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Franceses sofrem choque elétrico e são internados em hospital do CE


Dois franceses estão internados no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, em estado grave, depois de sofrerem um choque elétrico em uma praia, no município de Acaraú, no litoral oeste, distante 238 quilômetros de Fortaleza. O acidente aconteceu por volta das 17 horas da terça-feira (12). Jean Claude Defranche, de 69 anos, e Jean Dominique Martini, de 64, estão internados na Unidade de Queimados do IJF e já passaram por vários procedimentos cirúrgicos. Os dois correm risco de morte.
De acordo com o médico João de Sousa Ribeiro Neto, cirurgião plantonista da Unidade de Queimados do IJF,  "os dois sofreram queimaduras de 3º grau, com extensa e profunda lesão muscular,  que atingiu os rins.  Eles também são hipertensos, o que agrava a situação". Jean Dominique Martini teve a perna direita amputada na tarde deste sábado (16). O procedimento foi autorizado pelo filho dele, que já está em Fortaleza.  "Nós compartilhamos o diagnóstico com a família e a amputação foi a única maneira de tentar salvar a vida do paciente".
Ainda segundo o médico,  o governo francês entrou em contato com o IJF para que os dois sejam transportados para a França a fim de que seja dado continuidade ao tratamento em Paris. Mas isso só deverá acontecer quando o estado de saúde deles estiver estabilizado. Jean Claude Defranche e Jean Dominique Martini estão tomando antibióticos, banhos anestésicos e fazendo hemodiálise.
Segundo moradores da região, os franceses estavam caminhando em uma duna, quando Jean Dominique Martini pisou em um fio de alta tensão da Companhia Energética do Ceará (Coelce), desprendido da rede de energia que liga o distrito de Aranaú à localidade de Carrapateiras, em Acaraú. Como as dunas são móveis, os  fios estão muito próximos da areia. Jean Claude Defranche, que também é francês mas mora em Acaraú com a esposa brasileira, tentou socorrer o amigo e também ficou enroscado na fiação. Por meio de sua assessoria, a Coelce disse que técnicos da empresa já estiveram no local  e o caso está sendo avaliado. Disse, ainda, que a empresa segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os franceses foram socorridos por moradores e encaminhados ao Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, onde receberem os primeiros atendimentos. Devido à gravidade dos ferimentos e à falta de estrutura do hospital, foram encaminhados na mesma noite ao IJF, onde chegaram por volta de 22 horas de terça-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Produção do "BBB13" manda brothers fazerem malas de Kamilla


A produção do "BBB13" mandou os brothers fazerem as malas de Kamilla, que foi sequestrada da casa neste sábado (16) e está passando o dia em um SPA.

A pegadinha foi sugerida a Boninho, diretor do reality, pelo Twitter e a hashtag "BoninhoMandaArrumarAsMalas" chegou a ser o terceiro assunto mais comentado no começo da tarde pelos internautas.

O aviso da produção, transmitido por volta das 18h50, provocou nervosismo e correria entre os brothers. "Será que ela não vai voltar? Porque mandaram fazer as malas?", questionou Fani, com voz de choro.

Nasser e Eliéser, affair de Kamilla na casa, tentaram descontrair o clima pesado. "Calma, gente, não deve ser nada sério", afirmou o gaúcho. "Deve ser só uma observação", apostou o ator.

Anamara também especulou sobre o sumiço da miss. "Ela deve ter ido para o quarto surpresa", brincou, referindo-se a quando foi eliminada no "paredão pegadinha" e passou um dia fora da casa, em um quarto luxuoso.

Malas e choro
Pouco após o aviso, Nasser, Eliéser, Fernanda, Andressa e Marcello fizeram um mutirão no quarto Brechó para tentar encontrar os pertences de Kamilla e guardá-los.

Assim que tudo estava guardado, Eliéser levou a mala para a despensa. Quando voltou para o quarto, porém, ele caiu no choro. "E se ela não voltar mais?", lamentou o brother. Ivan tentou consolá-lo. "Agora vamos esperar a palavra oficial, que não deve demorar".

Fernanda foi outra que chorou. "Eu sei que ela está com os melhores. Mas como eu me sinto fazendo as malas da minha amiga? Não parece que é para ficar", disse. "Não sofre por antecipação, amiga. Tem que esperar agora", aconselhou Natália.

Kamilla
Kamilla
Especulação
Desde o sumiço de Kamilla, os brothers tem especulado sobre o motivo da saída da miss. E quase todos têm apostado em problemas de saúde, já que ela havia se queixado de dor nas costas e problemas respiratórios nos últimos dias.

Durante a tarde, André fez uma observação mórbida sobre a saúde de Kamilla."Ela está com tosse e secreção. Sentiu dor nas costas, isso é sinal de pneumonia. Um amigo que faleceu no início do ano estava sentindo isso", contou. "Pode ser sério. Tomara que não seja", continuou.

Andressa se espantou com o comentário do capixaba e se benzeu: "Meu Deus do céu!".

Para amenizar o clima causado, Anamara usou o bom-humor."Ela foi abduzida pelo monstro verde! O monstro verde que estava aqui no quarto levou a Kamilla! Tinha um monstro verde no quarto ontem com a gente. Eles levaram a Kamilla. Ele ia me pegar, como estava acompanhada, ele não me levou", disse rindo.

Um pouco antes do aviso para fazerem as malas, Nasser disse que Kamilla poderia ter recebido um aviso da produção durante a noite, já que ninguém a viu deixando a casa.

Eliéser, que dividia a cama com a paraense, mencionou que ela teve problemas durante a noite. "Ela acordou e ficou uns dez minutos sentada na cama. Aí ela foi no banheiro e eu dormi", contou o brother.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GTO de Apodi-RN encontra quadros de motos possivelmente roubadas na lagoa.


Na manhã de hoje, 15, a Policia Militar sob o comando do Capitão Brilhante, após denúncia anônima, conseguiu localizar dois quadros de motos ainda não identificados que foram jogados no fundo da lagoa de nossa cidade, que devido a falta de chuvas, a lagoa foi secando deixando exposto os quadros facilitando assim sua visualização. Uma guarnição do GTO foi acionada para fazer o recolhimento do material e leva-los para a delegacia de Policia Civil de Apodi, para que seja feito os procedimentos de praxe.


A identificação dos chassis para saber a real procedência, deverá ser feita por uma equipe de peritos do ITEP, pois os quadros estavam bastante corroídos, devido ao tempo que passou submerso na água, não dando assim para verificar o numero do chassi.


Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Governadora enfrentou protestos durante leitura da mensagem anual.


A governadora Rosalba Ciarlini, durante a leitura da mensagem anual da Assembleia Legislativa, enfrentou protestos de servidores públicos. Diversos integrantes do Sindicato dos Policiais Civis estiveram nas galerias da Assembleia. Com cartazes em punho, eles pediam a convocação dos 824 concursados na última seleção.

Durante todo o período em que a governadora leu a mensagem os policiais se mantiveram com os cartazes levantados. Quando Rosalba Ciarlini foi deixar a Assembleia Legislativa teve um contato mais próximo com os manifestantes que começaram a gritar, mas não houve tumulto. A governadora apenas acenou para os manifestantes.

Na tarde de ontem o plenário da Assembleia Legislativa ficou dividido. A galeria do lado esquerdo foi destinada aos auxiliares de primeiro e segundo escalão do Governo. Já o espaço do lado direito estava uma claque da própria governadora Rosalba e no mesmo espaço os policiais civis e concursados cobrando a nomeação.


Deputados avaliaram a mensagem 

A mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini dividiu os deputados estaduais. Os oposicionistas afirmaram que a chefe do Executivo trouxe uma mensagem superficial e repetitiva. Já os deputados da situação enalteceram a linha de prestação de contas da governadora e se mostraram otimistas com o documento. 

"Foi um discurso de generalidades. Infelizmente o Governo vive em um mundo cor de rosa, não consegue responder as demandas objetivas da sociedade, da população e deixa mundo a desejar. Esperava que ela anunciasse que iria começar a governar efetivamente o Rio Grande do Norte", comentou o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). 

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM) enalteceu a mensagem governamental. "Vejo com otimismo porque é um conjunto de informações afirmativas que nos dão a garantia de um momento melhor para o Rio Grande do Norte neste ano de 2013. O Governo já tem definido investimentos importantes", disse Getúlio Rego. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE CHEGA A REGISTRAR CHUVA DE 90 MM


A chuva voltou a cair na região oeste nessa sexta-feira (15), em Taboleiro Grande, na sede foi registrado 29 mm informa o geógrafo Marcos Bessa, mas em outras áreas do município chegou a chover 90 mm.
A região do pé de serra foi onde a chuva caiu maior intensidade, alguns barreiros e cacimbões chegaram a aumentar seu nível de água.
Vamos aguardar para que as chuvas permaneçam, os reservatórios encham e se possível que haja plantação e colheita.

Reprodução Cidade News Itaú via João Mocair/Cassinho Morais
Leia Mais ››

NO INICIO DA TARDE DE HOJE(16) TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA COMUNIDADE DE PATAXÓ


No inicio da tarde de hoje 16 de fevereiro por volta das 12:40hs uma cobrança quase acaba em morte na comunidade de Pataxó zona rural de Ipanguaçu.
Segundo informações são que a pessoa de João Paulo Tavares Rosa, 31 anos que conduzia um veiculo tipo celta de cor branca teria ido a residência da pessoa conhecida como Nêgo de Pataxó cobrar uma divida e teria sido recebido a golpes de faca e pedradas.


Na confusão o acusado teria jogado várias pedras no carro de Paulo, chegando a danificar o pára-brisa dianteiro.


A polícia foi acionada indo até o local o GTO de Assu, os policiais conversaram com a mãe do acusado que disse a policia que Paulo teria ameaçado seu filho(nêgo de Pataxó), versão essa que será apurada pela polícia, para saber as causas do crime que foi uma tentativa de homicídio, até o momento o acusado não foi encontrado.

A vitima por nome de Paulo foi socorrido para o hospital regional de Assu, com perfurações nas mãos, e rosto, o mesmo esta sendo medicado.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR DE TOUROS/RN PRENDE DUPLA APÓS TENTAREM ROUBAR DOIS MENORES


No inicio da tarde do ultimo dia 14/02 por volta das 13:30hs as guarnições de serviço do Pelotão Destacado de Polícia Militar de Touros estavam realizando o Patrulhamento nas imediações da Praça Bom Jesus, Centro de cidade em virtude do último dia de Carnaval (quarta-feira de cinzas) quando o adolescente de iniciais E.G.S. 15 anos, informou aos Policiais que 02(dois) indivíduos tentaram assaltar ele e seu irmão, porém ele tinha conseguido fugir,  prontamente, os PPMM desembarcaram a pé próximo ao local indicado pelo adolescente.
Ao chegar próximo do local indicado de fato havia 02(dois) elementos agredindo a pessoa de Denilson Silva  de Diassis, os acusados alegaram que a vítima havia "tirado os cabimentos" com a namorada de um deles. Entretanto o problema de todo "mala" é achar que todo mundo é otário; quando os Policiais realizaram a busca pessoal a carteira de cédulas da vitima foi encontrada com um dos acusados que é Josivaldo  da Silva Oliveira. Então, ele e Laércio Wilgne Macedo  da Silva foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Touros quando chegou a segunda vítima de iniciais  J.S.C  16 anos, que  reconheceu os 02 (dois) criminosos que também foi agredido pelos criminosos na presença da sua namorada. Desta forma, foram apresentados a Autoridade Policial competente e os 02 (dois) JOSIVALDO e o LAÉRCIO irão responder pelo crime previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.
Fica então o recado:'O problema é que todo esperto pensa que todo mundo é otário."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP DE TOUROS/RN PRENDE HOMEM ACUSADO DE ESTUPRO


No dia de ontem 15 de fevereiro de 2013 (sexta-feira) mais uma vez, a Polícia Militar da cidade de Touros prendeu em flagrante delito um individuo acusado de estupro, trata-se de Ubaldo M. da Silva, 58 anos, o mesmo foi preso no distrito de Cajueiro, área rural de Touros, litoral norte do Estado, distante 105 km de Natal, o mesmo é acusado de crime previsto na lei 12.015, de 07/08/2009 que acrescentou, ao Código Penal, o art. 217-A cuja vítima foi a pré-adolescente de iniciais M. N de apenas 13 anos de idade. No dia 14 de fevereiro de 2013 o radioperador do Pelotão de Touros foi informado do local de um suposto estupro, o nome da vítima, o endereço da sua casa, além do nome e a casa do acusado do crime. Imediatamente, foi acionada uma guarnição até o local, chegando a casa doa cusado. Quando perguntado sobre o crime o acusado afirmou que nunca teve contato sexual com a vítima. Demonstrando tirocínio policial, os PPMM resolveram ir até a casa da vítima para saber mais a respeito do fato, que de pronto confirmou a denúncia, que teve relações sexuais com o acusado, mas foi consentido. Entretanto, os Policiais Militares são agentes da lei e a lei é clara, límpida e cristalina na definição de estupro de vulnerável.
"Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos de idade." Então, saíram em busca do acusado e efetuaram sua prisão. Por fim, o acusado, vítima e sua representante legal foram apresentados ao Delegado de Polícia Civil de Touros para devidos procedimentos onde se condenado a pena é reclusão, de 08 (oito) a 15(quinze) anos de CADEIA!!!

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

JOVEM É PRESO EM FLAGRANTE APÓS JOGAR DROGAS NO CDP DE ASSU


Uma investigação sigilosa realizada por agentes da polícia civil e agentes penitenciários, resultaram na prisão de um menor de idade quando tentava adentrar drogas no Centro de Detenção Provisória de Assu, o fato ocorreu as 9h10 da manhã de hoje(15/02).


Segundo informações são que ao perceber que o menor jogara a droga agentes que estavam de campana no local perceberam tal situação, e deram início a perseguição comandada pelo delegado Dr. Valente, o Diretor do CDP Rodrigues Júnior juntamente com mais um agente da polícia civil e um agente penitenciário, que terminou na prisão do menor na rua Monsenhor Júlio. O menor de iniciais  R.E.C.S, residente na Rua Lacerda Batista Montenegro, Bairro Feliz Assu, nascido no ano de 1995.
Os procedimentos serão encaminhados ao Ministério Público para devidas providências.
O material apreendido foram: 66 gramas de maconhas, 01 chip de telefone celular, 02 pacotes de papel para cigarros e 02 pacotes de fumo borõ.
Ainda segundo o Diretor do CDP Rodrigues Junior, “desde a criação do CDP essa é a sexta prisão de indivíduos que tentam adentrar drogas e materiais ilícitos no CDP. E dizer que entramos em contato com o poder público municipal, no qual, fomos bem recebidos e agraciados quando os mesmos se dispuseram em forma de parceria realizar a construção de um muro aos arredores do CDP bem como a instalação de uma cerca serpentina e iluminação, tudo como forma de evitar transgressores invadirem esta área de segurança, e estamos em aguardo” explicou o Diretor.
Atualmente o Centro de Detenção Provisória de Assu está custodiando 57 detentos de diversos municípios dentro dos mais variados delitos.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

VÍDEO e FOTOS: Corpo de menina é encontrado carbonizado em local de oferendas; Imagens fortes


O corpo de uma jovem – possivelmente de menor idade – foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 15, em uma estrada de barro no Loteamento Serra Mar, proximidades do Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, parte alta de Maceió.

A vítima, encontrada por moradores que faziam caminhada, estava parcialmente despida e teve parte do corpo carbonizado.

Com a chegada da polícia foi levantada a suspeita que o crime pode ter acontecido em outro local, uma vez que não havia vestígios de fogo onde estava o corpo e aparentemente não foi encontrado nada no corpo da vítima que indicasse que ela teria sido morta naquela região.

Equipes de peritos da Força Nacional (FN) judiciária e da Delegacia de Homicídios (DH) – que vão investigar a morte – realizaram os levantamentos a fim de encontrar os motivos do possível crime e quem o praticou.

De acordo com policiais que participaram dos levantamentos no terreno, a única confirmação sobre o fato, é que a poucos metros de onde o corpo estava, foram encontrados vestígios de "despachos" – oferendas – usadas em trabalhos de umbanda.

VEJA AS IMAGENS AQUIATENÇÃO IMAGENS FORTISSIMAS PROIBIDA PARA MENORRES DE 18 ANOS E PESSOAS COM PROBLEMAS CARDIACOS.


Com informações fotos e Videos Emergência 190


Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

COMERCIANTE É ASSASSINADO NO CENTRO DA CIDADE DE MACAÍBA/RN


O comerciante identificado como Marcos Antônio do Nascimento, de 44 anos, foi assassinado a tiros, no final da tarde de ontem quinta-feira (14), no centro de Macaíba. Por volta das 17h30min, a vitima conduzia seu veículo modelo Strada, pela rua Baltazar Marinho, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta e um dos homens disparou contra o comerciante. A Polícia Militar foi acionada e, realizaram várias diligências na tentativa de localizar algum suspeito. Até o momento, ninguém foi preso. Ainda de acordo com o sargento Carlos, a motivação do homicídio ainda é um mistério, tendo em vista que familiares de Marcos Antônio afirmaram que não sabiam de nenhuma ameaça contra ele.
O comerciante era dono de uma empresa no ramo de vidros. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, em Natal, onde passará por necropsia. Já a investigação sobre o assassinato ficará por conta da Delegacia de Macaíba.




Reprodução Cidade News Itaú via Macaíba Polícia
Leia Mais ››

Unicat garante abastecimento dos hospitais do RN nos próximos dias


Apesar das dificuldades, a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) vem trabalhando para dar continuidade à regularização do abastecimento das unidades hospitalares do Estado. Alguns hospitais estão com percentual de abastecimento bastante positivo, como é o caso do Hospital Giselda Trigueiro e Hospital João Machado, que estão 90% abastecidos, considerando o número de itens enviados e as solicitações encaminhadas à Unicat. No entanto, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, apesar de ter autonomia financeira, sofre com a falta constante de medicamentos, e o abastecimento, nos últimos meses, tem ficado abaixo dos 50%.

A diretora da Unicat, Alaíde Menezes conta que alguns empenhos de compras de medicamentos foram realizados no final do ano, o que impossibilitou a chegada de alguns medicamentos. Além disso, o orçamento de 2013 só será aberto na próxima semana, quando serão iniciadas as compras deste ano. “Todas as solicitações já estão prontas esperando apenas o orçamento abrir. A partir da próxima semana temos a certeza de que a situação melhorará nas unidades e na entrega à população”, garantiu a diretora. Alguns medicamentos, como a Vigabatrina, para pacientes com epilepsia, continuam em falta.

A direção da Unicat tem trabalhado na formalização das Atas de Registros de Preços que contemplem todo o arsenal de medicamentos e material médico-hospitalar de responsabilidade da Unidade, visto que alguns medicamentos de alto custo de algumas especialidades são de autonomia dos próprios hospitais. “Regularizamos a programação para o recebimento das entregas com o objetivo de melhorar a logística”, disse Alaíde Menezes, diretora da Unicat.

Como forma de garantir o constante abastecimento das unidades, a diretora da Unicat explicou que serão realizadas visitas freqüentes aos hospitais a fim de verificar in loco a real necessidade das unidades. “Os hospitais tem uma tabela, com itens padronizados e através dessa planilha com consumo médio mensal que é feita a distribuição dos medicamentos. Queremos otimizar a distribuição cada vez mais”, garantiu Alaíde Menezes.

No final do mês passado, o Governo do Estado foi obrigado a adquirir e entregar o material médico-hospitalar e medicamentos que estão faltando no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho. A decisão é do juiz da 1ª Vara da Justiça Federal Magnus Augusto Costa Delgado, que determinou ainda multa diária de R$3 mil para a governadora Rosalba Ciarlini em caso de descumprimento do prazo ou medidas estabelecidas pelo magistrado.

A ação foi movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), que recebeu denúncias informando a situação de desespero pela qual se encontram os médicos e pacientes do Hospital Walfredo Gurgel, em decorrência da falta de materiais e medicamentos na referida unidade hospitalar. O percentual de abastecimento do Walfredo Gurgel está em torno de 41%. Esse cálculo é feito semanalmente, com base no montante requisitado à Unicat e no que é entregue ao hospital. Ano passado, o Hospital já chegou a 27% de abastecimento.

“Afigura-se inegável o direito do cidadão à assistência estatal direcionada à proteção da saúde e ao tratamento médico-hospitalar prestado pelo Estado, em caso de ameaça à incolumidade física ou mental de paciente que recebe atendimento por unidade que o integra”, disse o juiz federal. Na decisão, o magistrado diz que a situação de desabastecimento vivenciada nas dependências do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em última análise, irradia efeitos malferidores dos direitos dos profissionais médicos que trabalham na unidade de saúde.

No entanto, Alaíde Menezes conta que o abastecimento do Walfredo Gurgel está com o abastecimento acima de 70% dos itens padronizados. “O grande problema são os itens de alto custo, mas já estamos providenciando alguns medicamentos para suprir as necessidades dos hospitais, apesar de eles terem autonomia financeira”, afirmou a diretora da Unicat.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Órgãos municipais terão que prestar contas todos os meses


A necessidade do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, do PDT, de recuperar as contas municipais de Natal e, para isso, controlar todos os gastos públicos, ganhou mais um episódio nesta sexta-feira, por meio de instrução normativa assinada pelo controlador-geral do Município, Fábio Sarinho Paiva. Na norma, publicada neste sábado no Diário Oficial do Município, o controlador solicita que todos os “órgãos da administração direta, as entidades autárquicas e fundacionais, as empresas públicas, sociedade de economia mista e, inclusive, os fundos especiais, remeterão a controladoria Geral do Município às prestações de contas regulares do mês imediatamente anterior até o dia 10 do mês subseqüente”.

Para justificar a norma, Fabio Sarinho afirma que considerou “a necessidade premente e urgente do Município se adequar às regras estabelecidas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), mais precisamente por intermédio da resolução número 4/2013”, também “a busca incessante por controle eficientes, efetivos e eficazes” e “a política de adoção de mecanismos que confiram economicidade, transparência e legalidade à administração municipal”.

O controlador-geral do município cobrou ainda uma série de fundamentos que devem ser seguidos na prestação de contas como, por exemplo, ter 300 folhas no máximo e enumerar e rubricar todas elas. Na prestação de contas das despesas comuns deverá ser elaborada contendo, no mínimo, documentos como nome do servidor responsável pelo levantamento, demonstrativo de despesa orçada e relatório de processos pagos, entre outras informações necessárias.

Fábio Sarinho lembrou que a conciliação bancária dos órgãos deverá ser devidamente preenchida e assinada pelo ordenador de despesas e pelo servidor responsável pela elaboração com os anexos: extratos bancários de conta corrente, aplicações financeiras e o conciliado emitido pelo sistema GESTEC. “A conciliação deve refletir exatamente o saldo bancário da unidade, ou seja, a soma do saldo final de conta corrente com o valor final de aplicação financeira deve ser igual ao valor constante do saldo final do extrato conciliado na respectiva competência”.

Nesse caso, quando houver diferença entre o saldo conciliado e o extrato bancário, deverá ser apurada a diferença e informado em nota explicativa a sua origem. Se essa diferença for proveniente de ordem bancária que foi processada no sistema GESTEC e que não foi processada no banco, a mesma deve ser informada na capa de conciliação e acompanhada pelo setor de prestação de contas a regularização automática na competência seguinte. “Do contrário, se foi processada pelo banco e não aparece no sistema, causando assim, diferença de saldos, tem que ser providenciada a imediata regularização no sistema GESTEC”.

O controlador-geral ressalta que ocorrendo falhas que possam ser sanadas e não comprometam as informações contábeis da prestação de contas, a mesma poderá ser aprovada com ressalva. No caso de falta de documentação ou erro grave na prestação de contas, a prestação deverá retornar a secretaria de origem para saneamento das pendências apontadas, no prazo de 10 dias.

“Havendo irregularidade insanável, que possam atestar indícios de fraude ou erro que propiciem danos ao erário municipal, a mesma terá a informação irregular e será imediatamente informada ao controlador para deliberar as ações cabíveis”, ressaltou Fábio Sarinho, alertando que “os responsáveis pelo controle interno sempre que tomarem conhecimento da prática de qualquer irregularidade ou ilegalidade insanável, sob pena de responsabilidade solidária”.

Segundo Sarinho, a liberação de recursos para atender despesas com manutenção de órgãos, para obras e encargos diversos, se processará mensalmente após o pagamento da folha de pessoal, encargos da divida pública, sentenças judiciais e outras obrigações imprescindíveis, e desde que a unidade atenda as exigências apresentadas na instrução bem como, eventualmente, outras informações solicitadas pela controladoria necessárias ao regular andamento dos serviços.

Carlos Eduardo e as medidas de controle nesta nova gestão

Depois da prefeita Micarla de Sousa (e de Paulinho Freire e Ney Lopes Júnior), Carlos Eduardo Alves voltou a Prefeitura de Natal ciente de que teria que controlar os gastos públicos, até porque a dívida do Município, segundo o controlador-geral Fábio Sarinho, chegava a casa dos R$ 400 milhões. Dessa forma, o gestor municipal tomou, nesse curto período de tempo, já tomou algumas medidas de controle que não dizem respeito apenas a essa prestação de contas. Ele já, por exemplo, decretou obrigatória que toda dispensa e inexigibilidade de licitação com valor maior ou igual a R$ 150 mil, para obras e serviços de engenharia, e acima de R$ 80 mil, para as demais compras e contratações de serviços, terão que passar pela Procuradoria-geral do Município.

O decreto, número 9.883 foi publicado no Diário Oficial do Município no início de fevereiro e, na época, o gestor ressaltou a “necessidade de se estabelecer maior controle sobre os atos administrativos de despesas e contratações pela Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal” e a “prerrogativa do procurador-geral do município de avocar qualquer processo  administrativo, prevista no art. 2°, IX, da Lei Complementar n° 02/1991, bem como o disposto no art. 64 da Lei Orgânica do Município e art. 2° da Lei n° 6.304/2011”.

Dois dias depois, Carlos Eduardo reativou os jetons pagos a servidores municipais. A medida foi uma resposta, um mês depois, a outro decreto municipal, que havia suspendido o pagamento de jetons e gratificações a servidores públicos por tempo indeterminado como forma de conter gastos e controlar as finanças.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››