terça-feira, setembro 18, 2012

Jovem que denunciou PMs de Apodi foi morto no lugar do irmão mais novo em Mossoró


Antônio Kilviny foi morto na porta de sua casa, domingo


A investigação em torno do assassinato do vidraceiro Antônio Kilviny Dantas da Silva, que tinha 19 anos e foi assassinado na noite de domingo passado, em Mossoró, caminha para um crime por engano. A polícia acredita que o alvo do ataque seria um irmão da vítima, que seria supostamente envolvido com o mundo do crime, assim como Kilviny, que respondia processo por um assassinato ocorrido em 2008. 

Com isso, está praticamente excluída a possibilidade de haver ligação com uma denúncia feita pela vítima contra três policiais militares, há dois meses.

O delegado Francisco Edvan Queiroz, da Primeira Delegacia de Polícia Civil, disse que já tem o nome do possível autor. Ele preferiu não entrar em detalhes sobre a investigação, mas revelou acreditar que o jovem tenha sido morto por engano. A polícia acredita que o alvo do ataque protagonizado por uma dupla de motoqueiros seria um irmão da vítima, que é adolescente. 

A motivação do ataque ainda é desconhecida, segundo o delegado. Está previsto para ocorrer ainda esta semana o depoimento da esposa de Kilviny, que estava com a vítima no momento do ataque. “Vamos tentar ouvir o depoimento dela ainda essa semana para esclarecer algumas circunstâncias do crime. Ela estava com ele e poderá nos dar outras informações sobre o caso”, adiantou. Com as informações que foram colhidas até o momento, a polícia praticamente descartou a possibilidade da morte de Kilviny, que teria sido um engano, está ligada à denúncia que ele fez ao Ministério Público Estadual recentemente. 

Antônio Kilviney havia sido preso pela PM de Apodi em julho desse ano, sob suspeita de envolvimento com um roubo. O caso da tortura com uso de um cachorro da raça rottweiller (além de outros métodos tão violentos quanto) teria acontecido em 25 de fevereiro desse ano, mas só foi oficialmente comunicado à Justiça no dia 28 de junho, quando a suposta vítima participava de uma audiência do seu processo.

Fonte: Jornal de Fato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem armado aborda popular e diz que grupo vai explodir prédio da PM de São Fernando/RN


Na Foto: Prédio da PM de São Fernando suposto alvo do bando


O clima é de certa tensão na zona rural e urbana da cidade de São Fernando na Região do Seridó. Após serem colocadas várias "barricadas" durante o final de semana em estradas da zona rural daquela cidade eis que surge mais uma ação criminosa. 

De acordo com informações chegadas a nossa reportagem, um morador da cidade de São Fernando estava trabalhando na manhã de ontem (segunda-feira) na construção de uma cerca próximo a zona urbana do município quando ao ver um indivíduo tentou fugir e foi abordado pelo homem que estava encapuzado e fortemente armado com arma longa, sendo que neste momento o popular teria começado a chorar e o bandido teria pedido calma e dito que não iria fazer nada com ele. 

Ainda segundo informações repassadas a nossa reportagem, o homem armado e encapuzado teria dito a vitima que não falasse nada para a Policia pois um bando com 12 homens iria explodir o prédio onde ficam os Policiais Militares de São Fernando.

O homem não teria falado em datas para a explosão do Destacamento da Policia Militar de São Fernando fato este que poderia acontecer a qualquer momento. Como nosso blog relatou em matéria anterior na manhã desta terça-feira em primeira mão (leia) um grupo está colocando medo aos moradores da zona rural de São Fernando.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tiririca é eleito um dos melhores deputados do ano. E não é piada


O 1,3 milhão de eleitores que, em 2011, colocou o humorista Tiririca (PR) no Congresso Nacional como o segundo deputado mais votado em toda história do Brasil já tem algumas realizações do político para comemorar. Ele foi eleito um dos melhores parlamentares do ano pelo Congresso em Foco – sua colocação no ranking dependerá de votação online no site do prêmio.

Ao entrar no Congresso, e durante as eleições, Tiririca sofreu com o preconceito de acusações como as de que ele seria analfabeto ou apolítico. Hoje o deputado mostra os números que comprovam que ele está melhor do que muito político com curso superior.

Tiririca é um dos nove deputados (para lembrar: são 513 no total) que participou de 100% das 171 sessões de votação na Câmara. Mesmo em ocasiões nas quais sua presença não era obrigatória, como em comissões, o deputado também se fez presente e compareceu a quase 90% das reuniões da Comissão de Educação e Cultura.

O candidato nunca chegou a discursar no plenário, mas já apresentou sete projetos de lei. Um deles dá direito aos profissionais circenses, que não têm endereço fixo, a usar serviços como o Sistema Único de Saúde ou matricular crianças na rede pública de ensino, por exemplo. No mês passado, essa proposta passou por mais uma fase no Congresso para poder virar lei.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filho do prefeito de Poço Branco é vítima de emboscada


Na madrugada do último domingo (16), após o comício realizado na comunidade da Pousa, zona rural de Poço Branco, o engenheiro civil Maurício Netto, filho do prefeito e candidato a reeleição, Mauricio Menezes, foi vítima de uma emboscada.

Quatro homens o aguardavam na estrada que liga a zona rural com a cidade. Mauricio Netto foi abordado por um Fiat Uno branco, na altura da comunidade Lagoa do Juazeiro, que acabou bloqueando a pista e o motorista fazia xingamentos ao prefeito.

Segundo ainda o boletim de ocorrência, Mauricio Netto já vinha recebendo ameaças por telefone cinco dias antes do acontecido, além de outros parentes seus. Por sorte, a reação dos acompanhantes de Mauricio Netto evitou que a emboscada obtivesse êxito.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma expulsa 335 servidores envolvidos em falcatruas na máquina federal




O governo de Dilma Rousseff fechou agosto com a marca de 335 servidores expulsos, demitidos ou destituídos da máquina federal por envolvimento em falcatruas diversas. É a segunda pior marca já registrada desde a edição do primeiro relatório, em 2003. Nas contas da Controladoria-Geral da União, o placar das exonerações alcançado no mês passado só perde para as 374 demissões ocorridas nos oito primeiros meses de 2011.

Segundo o relatório, exclusivamente no mês passado, foram 42 exonerados. Os dados da CGU mostram ainda que pela primeira vez no ano, São Paulo conseguiu passar o Rio de Janeiro e agora lidera o ranking da corrupção na máquina federal. De janeiro até o mês passado, foram 41 demissões em São Paulo, contra quarenta registradas no Rio e 38, no Distrito Federal.

O relatório mostra ainda que os ministérios da Justiça (85 degolados) passou a Previdência (80). Com 53 exonerados, a Educação continua em terceiro lugar. Com os dados de agosto, o governo chega a 3 868 servidores expulsos por irregularidades, desde 2003.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

São José: morre em acidente automobilístico médica Talita Medeiros


Chegam as primeiras informações ao blogue que morreu em acidente automobilístico no começo da tarde de hoje, em Recife, a médica Talita Medeiros, 30 anos, natural de São José do Seridó.

Segundo a Polícia Rodoviária ela morreu ao colidir na traseira de um caminhão. Talita também trabalhava na cidade de Palmares onde atendia. Também na cidade de Água Preta. Ela não resistiu aos ferimentos.  Familiares e amigos lamentaram a sua partida, inclusive com mensagens no Facebook. O prefeito da cidade de São José do Seridó, Jackson Dantas, vai decretar luto oficial. A cidade está comovida, disse ele ao blogue.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comitê se reúne e apresenta balanço de ações contra a seca


O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca se reuniu novamente para apresentar um balanço parcial e tratar das novas ações que estão sendo desenvolvidas para amenizar os danos causados pela severa estiagem que atinge principalmente os agricultores familiares do interior.

Na oportunidade, o coordenador estadual de defesa civil, tenente coronel bombeiro Acioli, informou que a Defesa Civil Estadual, reuniu no começo do mês prefeitos e representantes de 39 municípios, em situação de emergência por causa da seca para discutir os pré-requisitos para que as cidades que não contam com o atendimento da Operação Pipa do Governo Federal sejam atendidas pela Operação Pipa Estadual.

"Fizemos a reunião e explicamos como deverá acontecer esta ação, os prefeitos interessados devem procurar a partir dessa segunda-feira (17), até o dia 28 de setembro o Setor de Convênios da Sejuc no período das 8h às 17h para assinar o Termo de Cooperação para que o município possa ser beneficiado com a Operação Pipa estadual".

E também aproveitou para divulgação as outras etapas do processo. "Também começamos o credenciamento dos pipeiros, que vai até o dia 21 de setembro. Ao final desse processo de adesão e cadastramento iremos fazer de 25 a 28 de setembro a vistoria dos caminhões cadastrados, que deverá acontecer nas Unidades do Corpo de Bombeiros das cidades pólo: Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros".

Contudo, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, apresentou um cenário desanimador quanto a recuperação e instalação dos novos poços. "A Defesa Civil Nacional está exigindo que o RN apresente uma escritura pública de cada local onde os poços estão localizados, e isso tem atrasado um pouco nosso serviço".

Em todo o RN a adesão a programas como o Garantia Safra e o Bolsa Estiagem estão garantindo fontes de renda para os agricultores. "Para o Garantia Safra de 2013 já tivemos uma adesão de 131 municípios, ano passado a adesão foi de 118, vamos subir de 37 para 52 famílias beneficiadas", comemorou o secretário adjunto da Agricultura Pecuária e Pesca, José Simplício.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Eleitores podem simular o voto no site do TRE


Reprodução / www.tre-rn.jus.br

Estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desde esta segunda-feira (17), instruções acerca da votação na urna eletrônica, que ensinam como votar, corrigir o voto, votar apenas no partido e votar em branco.

Clicando em “Vote aqui”, o usuário tem acesso a um aplicativo via internet, que simula uma votação em urna eletrônica, com candidatos e partidos fictícios, podendo assim treinar a ordem de seu voto, que será, nas Eleições 2012, primeiro para vereador e depois para prefeito.

O eleitor deve digitar os cinco números do vereador escolhido e, em seguida, dois para prefeito, clicando ao final na tecla “confirma”, após o que ouvirá o sinal sonoro característico indicativo de que o eleitor votou com sucesso.


Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP pede multa para secretária de saúde por falta de atendimentos


Elpídio Júnior/Nominuto.com
Maria Perpétuo do Socorro, secretária municipal de Saúde.
A 47ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal requereu na Justiça a execução de multa contra a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro, por causa da paralisação do atendimento em cirurgias ortopédicas pelos hospitais privados por falta de pagamento. 

A representante do MP pede o pagamento de multa de mais de R$ 200 mil em desfavor da Secretária Municipal de Saúde, como consequência de descumprimento de acordo firmado na Justiça desde maio passado, e o bloqueio sobre as remunerações recebidas pela titular da saúde municipal para fins de pagamento da multa e instauração de processo administrativo contra a autoridade que, por culpa ou dolo, deu causa ao descumprimento de ordem judicial.

O atendimento aos pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas em Natal deveria ser feito com base na ordem de gravidade dos casos existentes na demanda reprimida identificada pela Unidade de Gerenciamento de Vagas do Hospital Walfredo Gurgel, priorizando os pacientes cronologicamente mais recentes, e contratando os serviços em caso de necessidade.

Entretanto o serviço encontra-se paralisado e segundo levantamento realizado no início deste mês mais de 70 pessoas aguardavam a realização de uma cirurgia ortopédica em Natal, números que tendem a aumentar haja vista a crescente demanda e a paralisação do suporte assistencial cirúrgico até então disponibilizado pelos hospitais contratados. 

O Ministério Público Estadual já solicitou ao Tribunal de Contas do Estado análise acerca do débito do Município e eventual responsabilidade dos gestores no atraso dos pagamentos. O TCE vai analisar, a partir da documentação encaminhada, os valores da dívida, eventuais irregularidades na execução dos contratos e a responsabilidades dos gestores envolvidos.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lei que amplia Brasil Maior incentiva compra de computadores para escolas públicas


Publicada nesta terça-feira (18), a Lei 12.715 - que amplia o Plano Brasil Maior - concede incentivos fiscais para a compra de computadores para escolas públicas e restabelece o Programa Um Computador por Aluno (Prouca). A norma trata, entre outros pontos, da desoneração da folha de pagamento, aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) na área educacional e concessão de incentivos à industria automotiva e ao Programa Nacional de Banda Larga.

De acordo com a lei, o Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp) visa facilitar a aquisição dos aparelhos para uso dos alunos e professores da rede pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal e para as escolas sem fins lucrativos que prestam atendimento a pessoas com deficiência. Os computadores deverão ser utilizados exclusivamente no processo de aprendizagem.

O Reicomp suspende a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as indústrias que fornecem matéria-prima e produtos intermediários para a fabricação dos computadores, além do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O Programa Um Computador por Aluno tem como objetivo promover a inclusão digital nas escolas públicas por meio da compra de equipamentos de informática, programas de computador, suporte e assistência técnica. Pela lei, um percentual mínimo dos equipamentos deverá, obrigatoriamente, ser adaptado para pessoas com deficiência.    

A lei também institui o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para construção ou reforma de estabelecimentos de educação infantil. O regime poderá ser aplicado até o 31 de dezembro de 2018 aos projetos de construção ou reforma de creches e pré-escolas, cujas obras tenham início ou contratação a partir de 1º de janeiro de 2013.

De acordo com o governo, a adoção do RDC é opcional. O projeto – de construção ou reforma de creche e pré-escola - precisa da prévia aprovação do Ministério da Educação e o imóvel não poderá ter a destinação alterada pelo prazo mínimo de cinco anos.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex Prefeito de Francisco Dantas foi preso acusado de ameaçar eleitor na zona rural do município


Geraldo Magela, Ex prefeito da cidade de Francisco Dantas foi preso no final da tarde de terça feira 18 de Setembro de 2012, acusado de ameaçar eleitores na zona rural do Município.

Segundo informações, Geraldo, que é Sgt Reformado da policia militar, participava de uma movimentação política na zona rural e sacou uma pistola para um eleitor, que foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência.

Geraldo Magela foi detido em uma estrada carroçável de acesso a cidade de Francisco Dantas, pela policia militar por ordem da justiça eleitoral da cidade. Com ele foi encontrada uma pistola 380, com a numeração raspada e sem registro. Geraldo foi conduzido para a Delegacia de Policia Civil de Pau dos Ferros e apresentado ao Bacharel Inácio Rodrigues.

Segundo o Delegado, no carro de Geraldo não foram encontrados indícios de crime eleitoral, mas a irregularidade no porte da arma, prever pena de “Três a Seis” anos de reclusão. Geraldo Magela foi transferido para a sede do Batalhão de Policia Militar e aguardará a decisão do magistrado.

Detalhe: Porte ilegal de arma de fogo é crime afiançável, porem o Delegado de Policia, só arbitra fiança quando a pena não ultrapassa quatro anos. Pena com mais de quatro anos de condenação, a fiança é arbitrada pelo Juiz responsável pela regional.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chacina de Cidade Nova vai ser investigada pela Delegacia de Homicídio


Foto: Divulgação / Polícia Civil
O delegado Laerte Jardim da Delegacia de Homicídios (DEHOM) e o titular da 14ªDP, delegado Genezio Menezes foram designados em caráter especial para investigar a chacina ocorrida no bairro de Cidade Nova, zona Oeste da capital, na noite desta segunda-feira (17). A Portaria deve ser publicada amanhã (19) no Diário Oficial.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã dessa terça-feira (18), na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) para falar sobre o caso. “O nosso maior objetivo é elucidar esse crime e dar uma reposta à sociedade”, disse.

Fábio Rogério revelou estar surpreso com a ação criminosa e destacou que se trata de um crime “bárbaro” e “atípico” no estado. O delegado explicou que ainda não há maiores detalhes sobre a motivação dos homicídios, mas assegurou que as investigações já foram iniciadas pela Polícia Civil. “Não temos detalhes para adiantar no momento, mas tudo está sendo checado minuciosamente”, pontuou.

Ainda de acordo com o delegado Fábio Rogério, as famílias das vítimas e as possíveis testemunhas da chacina devem ser ouvidas nos próximos dias. “Todas as pistas que possam ser levadas à identidade e prisão desses criminosos serão devidamente investigadas”, finalizou.

O crime


Cinco pessoas foram assassinadas a tiros em frente ao um bar localizado na rua Dantas Barreto, bairro de Cidade Nova, nesta segunda, dia 17. As vítimas foram surpreendidas por homens que chegaram num carro preto e desceram efetuando vários disparos. Uma das vítimas chegou a ser socorrida com vida, mas faleceu a caminho do hospital.

As vítimas foram identificadas como Paulo Cassiano da Silva, de 39 anos, dono do bar, os irmãos José Aelson Félix, de 32 anos, e José Adriano Félix, de 25 anos, além do agente de saúde Arnóbio do Nascimento, de 46 anos, e Francisco Márcio da Silva, de 38 anos.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJRN arrecada mais de R$ 890 mil com bens leiloados de Carla Ubarana


O segundo leilão de parte dos bens de Carla de Paiva Ubarana Araújo Leal aconteceu nesta terça-feira (18), em Natal. Dos sete lotes, cinco foram arrematados, devolvendo aos cofres públicos uma quantia superior a R$ 770 mil.
A venda é referente a cinco carros (quatro de luxo) que a ex-servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantinha até se tornar ré na 'Operação Judas', ao ser denunciada como mentora de um esquema de desvios e fraudes na Divisão de Precatórios do TJ. Os outros dois lotes, contendo dois celulares de última geração, oferecidos por R$ 3.800 mil cada, ainda não foram arrematados.


Na semana passada, outro veículo de luxo de Carla Ubarana foi vendido por R$ 120 mil, totalizando R$ 892 mil. De acordo com o Ministério Público, uma mansão na praia de Bahia Formosa e um apartamento no bairro de Petrópolis, em Natal, estão sendo avaliados para também irem a leilão.

O carro Mercedes-Benz modelo 'Asa de Gaivota' teve valor inicial de R$ 320 mil, porém foi arrematado por R$ 415 mil. O Mercedes-Benz GL 500 saiu por R$ 203 mil. Os ômegas custaram R$ 77 mil e R$ 43 mil cada. E o Buggy Selvagem, avaliado em R$ 28 mil, chegou ao valor de R$ 34 mil.
“O leilão superou a expectativa. Todos os veículos foram vendidos por preços superiores ao valor de avaliação dos bens”, comemorou o leiloeiro público Marcus Dantas Nepomuceno.
Operação Judas
Carla Ubarana, ex-chefe da Divisão de Precatório do Tribunal de Justiça do RN, e mais quatro pessoas, são acusadas de fraudar processos para pagamentos de dívidas judicializadas. A quadrilha foi presa em fevereiro deste ano depois que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público deflagrou a 'Operação Judas'.
O desvio de recursos no Setor de Precatórios, segundo dados da Comissão de Sindicância instaurada pela presidenta do Tribunal de Justiça do RN, desembargadora Judite Nunes, foi de R$ 14,1 milhões.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sindicato diz que 100% dos bancos públicos estão fechados em Natal


Sindicalistas estenderam faixas em frente das agências   (Foto: Rafael Barbosa/G1)Bancos estão fechados na capital potiguar
(Foto: Rafael Barbosa/G1)
Nesta terça-feira (18), primeiro dia de paralisação dos bancários no Rio Grande do Norte, 80% dos 2 mil profissionais da área suspenderam as atividades em Natal. A capital possui 50 agências de bancos públicos e todas estão fechadas. As unidades privadas somam 34 em Natal. Destas, 32 cancelaram os atendimentos aos clientes durante a greve, que segue orientação do movimento nacional. As informações são do Sindicato dos Bancários no RN.

O balanço do início da paralisação no interior do estado será divulgado depois da assembleia da categoria, marcada para às 18h desta terça. O Sindicato dos Bancários do RN informou ainda que os caixas eletrônicos estão operando normalmente para as transações financeiras disponíveis em cada terminal.

Em entrevista ao G1, o diretor financeiro do Sindicato, Eduardo Xavier, disse que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não se manifestou favorável ao pleito da categoria. “Estamos esperando a Federação nos procurar para negociarmos. Enquanto isso não acontece, permanecemos em greve por tempo indeterminado”, disse Eduardo.
Reivindicações
Segundo nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), entre as reivindicações dos bancários estão o aumento de 10,25% nos salários, uma participação nos resultados equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622, fim da rotatividade e das metas "abusivas", melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher que tentou invadir Palácio do Planalto se aproxima do Alvorada, mas não é detida


Edmeire Celestino da Silva, 29, momentos antes de tentar invadir o  Palácio do Planalto, em Brasília, na semana passada
Edmeire Celestino da Silva, 29, a mesma mulher que tentou invadir na semana passada o Palácio do Planalto, em Brasília, foi vista na manhã desta terça-feira (18) nas redondezas do Palácio do Alvorada, onde a presidente Dilma Rousseff reside.

“A PM foi acionada, mas ela não foi detida, pois não adotou nenhuma conduta agressiva”, afirma o Coronel Hamilton, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Segundo Hamilton, Edmeire já se afastou do local, mas está “sendo observada”. "A conduta dela, desde que não ultrapasse os limites e desde que não esteja sem identificação, não tem problema nenhum", afirmou o coronel.

O gabinete não soube informar se Edmeire, desta vez, estava portando algum tipo de cartaz ou foto. Segundo o coronel, acredita-se que a mulher viva em Campinas ou Jaú, no interior de São Paulo.

No último dia 11, Edmeire subiu parte da rampa externa, na tentativa de entrar no prédio. Aparentemente embriagada, sem sapatos e calçando apenas meias, a paulista foi imediatamente contida pela segurança presidencial. Ela gritava "Eu sou marido da Dilma Vana Rousseff!  Eu quero sequestrar ela para meu cativeiro: meu coração", disse sobre a presidente.

Apesar de inicialmente se dizer marido de Dilma na ocasião, Edmeire afirmou em seguida: "Eu queria falar pra Dilma Vana Rousseff: você aceita se casar comigo, meu amor?".

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paraíso para europeu, cidade no Ceará tem rodízio de campanhas e padre político


Leandro Moraes/UOL

Esqueça a ideia de vários candidatos na rua disputando espaço em busca de voto, com “briga” de bandeiras e carros de som. Em Jijoca de Jericoacoara (a 290 km de Fortaleza), cada um dos quatro postulantes a prefeito do “paraíso europeu no Nordeste” só pode fazer campanha no dia em que o adversário estiver de “folga”.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens que percorre municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral. Em Jericoacoara, como a cidade é conhecida, a eleição invade as ruas da cidade, mas foge do parque ambiental, que é visitado por turistas de todo o mundo

Para controlar os "ânimos acirrados", o juiz César de Barros Lima, da 30ª Zona do Ceará, determinou um modelo de rodízio para evitar maiores problemas entre os candidatos. “Nós temos em Jijoca poucos policiais, e as campanhas passavam, muitas vezes, em frente aos comitês dos adversários, e isso poderia resultar em acirramento de ânimos. São quatro candidatos, e achamos por bem chamá-los para que cada um deles tivesse um dia de campanha”, conta.

Por conta da medida, durante três dias o candidato não pode realizar eventos ou colocar carros de som nas ruas para anunciar seu nome e número. Os comícios também só podem acontecer em dias combinados com a Justiça, com definição prévia do trajeto.

Por se tratar de uma cidade turística, o juiz também proibiu que os candidatos colem cartazes nos muros e paredes de casas e prédios. A ideia é evitar a poluição visual. “Queremos uma eleição sem poluição visual, com respeito aos adversários e aos eleitores”, diz Lima.

Em Jericoacoara, a candidatura do Padre Lindomar (PSD) chama atenção. Antes de ingressar na política --essa é sua primeira eleição--, o pároco era conhecido por sua popularidade como celebrante de missas "animadas" na principal igreja da cidade. “As missas dele eram sempre lotadas. Ele tocava violão, cantava, uma coisa linda”, conta a dona de casa Cleonice Vasconcelos.

Apesar da orientação da igreja para que os padres não ingressem na política, o Padre Lindomar fugiu à regra e disse que pretende mudar a cidade. Mesmo em campanha, ele garante que segue celebrando missas. “A primeira coisa que fiz, quando decidi entrar na política, foi dialogar com meu bispo, e entramos em um entendimento onde eu fico celebrando missa na minha casa, com no máximo três, cinco pessoas. Também posso celebrar em algumas dioceses”, diz.

Na cidade, todos os moradores ouvidos afirmaram que a vitória do padre é praticamente certa. O UOL visitou Jericoacoara em dia de campanha do padre, segundo o rodízio. Desde o fim da tarde, a cidade se movimentou em torno de uma carreata, que saiu no início da noite e reuniu cerca de 40 carros no centro da cidade em direção ao povoado do Córrego do Urubu, num trajeto de 8 km. No local, um caminhão improvisado o aguardava para um comício.

Parque recebe 500 mil turistas por ano
O município de Jericoacoara tem como principal vocação o turismo. No município está um dos parques nacionais mais conhecidos e um dos roteiros turísticos mais visitados do Nordeste por europeus. Por ano, o local recebe cerca de 500 mil turistas, numa área de 8.416 hectares (84 quilômetros quadrados).

O parque se tornou uma unidade de proteção ambiental federal em 2002, com limites revistos em 2007. A administração da unidade é feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que sofre com a falta de regulamentação de visitação do parque.

Segundo Vagner Cardoso, chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, por ser um paraíso ambiental, o local sofre com a grande quantidade de turistas, maior que a capacidade da vila construída para receber.

“Nós temos aqui ameaças pelo fluxo de veículos, visitantes e trabalhadores que trafegam e circulam no parque nacional, que ocorre de uma forma desordenada. O plano de manejo é muito recente, ainda estamos implementando essas normas, iniciando esse trabalho de ordenamento. Mas as coisas acontecem de forma bastante desordenada. O tráfego de veículos sobre as dunas é uma ameaça”, diz Cardoso.

A regulamentação da visitação está sendo considerada a salvação de preservação ambiental. “Agora, com o plano de manejo, tem uma série de normas que regulamentam todos esses pontos. Ele já está pronto, foi aprovado em outubro de 2011 [pelo ICMBio]. Agora é fazer a divulgação”, afirma Cardoso.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia procura dono de R$ 81 mil deixados em mercado de Limeira


A Polícia Civil de Limeira (SP) procura quem é o dono de uma quantia de R$ 81 mil, que foi abandonada no guarda-volumes de um hipermercado da cidade. O dinheiro ficou cerca de um mês no local, até que foi recolhido e levado para uma delegacia. Por enquanto, não há pistas de quem possa ter deixado o montante no local.

 Os seguranças do hipermercado descobriram o dinheiro após abrirem o guarda-volumes. O local ficou fechado por alguns dias e, assim que os funcionários encontraram o valor, acionaram a Polícia, que tentou verificar pelas câmeras de monitoramento quem seria o dono da quantia, mas as imagens de baixa qualidade não permitiram a identificação.
Depois de encaminhado para a delegacia, o dinheiro foi depositado em juízo e passou a pertencer ao Estado enquanto o dono não comprovar a propriedade e a origem lícita do montante. Além do tempo que os R$ 81 mil ficaram no local, outro detalhe que intriga a investigação é por quê o misterioso dono teria deixado-o em um hipermercado e não em um cofre.


Supermercado de Limeira, onde cliente deixou dinheiro no guarda-volumes (Foto: Reprodução EPTV)
Supermercado de Limeira, onde cliente deixou
dinheiro no guarda-volumes (Foto: Reprodução EPTV)
Na cidade, os moradores têm as mais variadas opiniões sobre o que poderia ter acontecido. "É alguém distraído", disse o aposentado Milton Schiolin. "Está estranho. Quem perde um dinheiro desses vai atrás", afirmou a vendedora Sara Gonçalves. Já a vendedora Maria Aparecida Rodrigues está desconfiada. "Pode ser alguém que assaltou e ficou com medo de ir buscar".
Segundo a Polícia, o dinheiro teria sido deixado por volta do dia 12 de agosto no estabelecimento e ninguém reclamou de roubo ou perda na delegacia. Para recuperar o dinheiro, o dono terá que apresentar um extrato bancário próximo à data de quando o montante foi sacado. "É muito complicado comprovar. O dinheiro teria que ser declarado", explicou o advogado tributarista Gustavo Minatel.
O hipermercado afirmou por meio da assessoria de imprensa que já forneceu as informações necessárias à Polícia e não vai se pronunciar sobre o dinheiro deixado no local porque não tem responsabilidade sobre ele.

Dinheiro deixado por cliente em hipermercado de Limeira (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista que foi impedido de ir ao velório da mãe receberá indenização da empresa


Um motorista de caminhão que foi impedido pela empresa na qual trabalha de acompanhar o velório da própria mãe vai receber R$ 10 mil de indenização por danos morais. A decisão da 7ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) mantém o entendimento tomado em segunda instância.

De acordo com os autos do processo, além de ser proibido de comparecer ao velório da mãe, o trabalhador também não teve direito aos dois dias de licença remunerada previstos na legislação trabalhista.

Diante da atitude da empresa, o empregado recorreu à Justiça e teve reconhecido, pelo TRT-9 (Tribunal Regional da 9ª Região, Paraná), o direito à indenização de R$ 10 mil.

No entendimento dos desembargadores do TRT-9, a condenação por danos morais causados é cabível, pois decorre de abusiva e ilícita conduta da empresa. O Tribunal também havia interpretado que os R$ 10 mil arbitrados como valor indenizatório atendiam ao princípio da proporcionalidade — sem deixar de considerar, porém, a gravidade da conduta, a extensão do dano, a capacidade econômica da empresa e o caráter pedagógico da sentença.

O motorista, no entanto, apelou ao TST, alegando que o valor da indenização seria irrisório, desproporcional e dissonante da capacidade econômica da empresa. O ministro Ives Gandra Martins, relator do recurso, não acolheu os pedidos do caminhoneiro e manteve o valor.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Santos quer mais R$ 4 milhões para liberar Ganso ao São Paulo


Ganso já acertou salários com o São Paulo, mas Santos tenta emperrar negócio
Santos e São Paulo já se acertaram sobre a transferência de Paulo Henrique Ganso para o time do Morumbi. Porém, uma dívida antiga entre o time alvinegro e a DIS é o principal entrave para que o negócio seja sacramentado e anunciado de forma oficial nesta terça-feira. Além de receber os R$ 23,8 milhões pelos 45% dos direitos econômicos do meia, o time alvinegro também exige que o grupo de investidores abra mão de R$ 4 milhões, fato que faria o negócio total pelo camisa 10 chegar a R$ 27,8 milhões.

O UOL Esporte apurou que o Santos tenta abater metade de uma dívida de R$ 8 milhões que tem com o grupo de investidores. O débito ocorreu por conta de negociações anteriores, como as de Wesley para o Werder Bremen e André para o Dinamo de Kiev, ambas em 2010. Esta postura da diretoria santista, neste momento derradeiro da negociação, é vista como uma “chantagem” para liberar o meia para um time rival.

O grupo de investidores não aceita diminuir o valor que tem a receber do Santos por conta da disputa que as partes travam na Justiça e das acusações feitas feita pela diretoria santista. Delcir Sonda, presidente da DIS, inclusive, exige um pedido formal de desculpas. Recentemente, a DIS ganhou direito de penhora de 20% das receitas que o clube tem a receber, em decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O pedido para abater a divida foi feito por Pedro Luis Nunes Conceição, membro do Comitê Gestor do Santos. Após o São Paulo aceitar a pagar os R$ 23 milhões na última segunda-feira, o dirigente avisou a DIS que não liberaria o jogador caso a proposta não fosse aceita.

Os investidores ficaram em situação complicada no negócio. Isso porque, São Paulo e DIS teriam que pagar o valor integral da multa, estipulada em R$ 53 milhões, para tirar o atleta do Santos sem nenhuma imposição do clube.

A proposta do Santos para os investidores foi um dos motivos que revoltou Paulo Henrique Ganso. O atleta já apostava que o negócio seria concretizado após a composição de DIS e São Paulo para pagarem os R$ 23,8 milhões.

São Paulo e DIS já se comprometeram a pagar os R$ 23,8 milhões que o Santos tem direito como detentor de 45% dos direitos econômicos do jogador. Entre Ganso e São Paulo também já está tudo certo e o meia deve receber cerca de R$ 300 mil por um contrato de cinco temporadas.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grêmio desiste oficialmente da contratação de Ganso e libera caminho para o São Paulo


Paulo Herique Ganso vive novela em saída do Santos, mas destino deve ser o São Paulo
O Grêmio desistiu oficialmente da contratação do meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. O clube gaúcho informou, nesta terça-feira, que dá por encerradas as tratativas para compra de 45% dos direitos econômicos do jogador. O caminho, portanto, está aberto para o São Paulo, que teve proposta rejeitada na segunda-feira.

"Ocorreram duas coisas: primeiro o Grêmio não teria recursos próprios para a contratação e não iria retirar um empréstimo. Queríamos um parceiro, algo que não foi possível. A última manifestação, que fez nossa saída do negócio, foi que o presidente do Santos havia me alertado após conversas com diretores do grupo DIS que o Ganso teria dito que gostaria de jogar no São Paulo. Embora ele e seus procuradores tivessem dito para nós que ele gostaria de jogar no Grêmio. Pois bem, o Vanderlei Luxemburgo ligou para o jogador. Ele disse que tinha proposta do São Paulo e gostaria de jogar lá. Ele jamais disse que recusaria o Grêmio, mas preferia o São Paulo. Mesmo com os argumentos do Luxemburgo, desistimos", disse o presidente do Grêmio, Paulo Odone, ao UOL Esporte.

O clube gaúcho tentou de todas as formas alinhavar contatos e conseguir os investidores necessários para firmar a contratação. Enquanto isso, os paulistas também trabalharam no acerto. Até segunda-feira, ambos seguiam no mesmo passo, mas nesta terça o clube de Porto Alegre colocou um fim em sua participação no negócio.

"Quando outros jogadores vieram para o Grêmio, como Elano, Zé Roberto, Kleber, todos disseram que se engajavam no nosso projeto de Libertadores e inauguração da Arena. Ele [Ganso] preferia o São Paulo. Não posso aceitar no Grêmio um jogador que não esteja com a cabeça nisso. Ainda mais um jogador que não vem jogando regularmente. Com isso encerramos o assunto", acrescentou Odone.

O São Paulo, por sua vez, teve a terceira proposta rejeitada pelo Santos na segunda-feira. Mas, com a saída do Grêmio, tem caminho livre para acertar com o camisa 10. O presidente do Santos teve trabalho elogiado pelos gremistas, no desejo de ver Ganso atuando pelo clube de Porto Alegre, mas nem assim o acordo foi possível

"Ele [Luís Álvaro] sempre esteve do nosso lado, não aceitou a pressão feita pelo grupo DIS. Foi muito importante. Agradecemos o esforço", encerrou o mandatário gremista.

Mais tarde, o site oficial do clube divulgou nota oficial sobre o tema. "Em virtude da manifestação do jogador Paulo Henrique Ganso ao treinador gremista, Vanderlei Luxemburgo, sobre sua preferência por jogar em São Paulo, o Grêmio deu por encerradas as negociações pelo atleta", diz o documento.

A novela, portanto, está próxima do final, com o São Paulo recebendo o jogador. No entanto ainda falta o acerto derradeiro com a venda dos 45% dos direitos econômicos ao tricolor paulista.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministro do Esporte diz que estádios podem ser repassados após a Copa


Aldo Rebelo, ministro do Esporte, quer evitar "elefantes brancos" da Copa
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta terça-feira que alguns estádio construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 podem ter sua administração repassada para o setor privado para que o evento não deixe alguns "elefantes brancos".

Em entrevista coletiva concedida a correspondentes estrangeiros, Rebelo revelou que administradores de arenas esportivas de todo o mundo manifestaram interesse na gestão de alguns estádios brasileiros que receberão partidas do Mundial.

Atualmente, dos 12 estádios em que ocorrerão jogos da Copa, os de seis cidades são administrados por governos estaduais - Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília, Natal e Manaus. No caso das três últimas, nem sequer há equipes na elite.

Apesar do risco de não haver partidas da primeira divisão nesses locais, Rebelo ressaltou se tratar de arenas multiuso, que ficarão preparadas para realizar grandes eventos esportivos e também artísticos, além de que contarão com centros de convenções, restaurantes e núcleos comerciais, que garantirão sua utilização e darão um caráter sustentável às obras.

O ministro destacou também que as obras estão seguindo os cronogramas estabelecidos junto à Fifa visando o Mundial e a Copa das Confederações, que acontecerá em 2013, a princípio, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Quanto à segurança, o Rebelo lembrou que o Brasil já tem experiência com grandes celebrações e citou como exemplo os carnavais do Rio, da Bahia e de Pernambuco, que a cada ano atraem milhões de turistas estrangeiros e são realizados habitualmente com as ruas repletas de gente e sem maiores incidentes.

Segundo os cálculos do ministro do Esporte, o país receberá durante os 31 dias da Copa cerca de 600 mil estrangeiros, que se unirão aos cerca de 3 milhões de brasileiros que circularão pelo país para acompanhar as seleções participantes.

Apesar desses números e da enorme distância entre as sedes, que poderá ser de até 6 mil quilômetros, Rebelo previu que não haverá dificuldades maiores para a mudança, devido, segundo ele à eficiência e a experiência das companhias aéreas nacionais.

Por fim, o ministro voltou a dizer que um dos fatores diferenciais do Mundial no Brasil será "o povo brasileiro, com sua diversidade e sua cultura", que se esforçará ao máximo para fazer do evento "uma grande festa cultural internacional".

Fonte: Uol Copa do Mundo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fla decide baixar ingressos para reencontro com Ronaldinho e terá entradas a R$ 5



Fla quer explorar raiva da torcida com Ronaldinho e preços baixos para lotar estádio
A diretoria do Flamengo se empolgou com a manifestação de apoio da torcida ao final do jogo do último domingo, no empate por 1 a 1 com o Grêmio, e decidiu baixar ainda mais o preço dos ingressos para a próxima partida em casa. No confronto que marca o reencontro com Ronaldinho Gaúcho, na dia 26 (quarta-feira), os rubro-negros poderão pagar até R$ 5 para entrar no Engenhão.

A promoção é a maior já feita pela diretoria do clube no estádio carioca. Os ingressos, que normalmente variam entre R$ 30 e R$ 80, custarão entre R$ 5 e R$ 20 desta vez. O menor valor será referente à meia-entrada do setor Sul, onde ficam algumas das principais organizadas, e o preço mais caro será a cobrança inteira dos outros três setores do Engenhão (Norte, Sul e Leste), sem distinção de arquibancadas inferiores e superiores.

O Flamengo pretende utilizar a mistura de reencontro com Ronaldinho e preços baixos para trazer a torcida para perto do time e evitar uma queda ainda maior do time na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O meia deixou o clube no final de maior de maneira conturbada e despertou a revolta de torcedores e dirigentes.

Atualmente, o rubro-negro tem apenas 28 pontos e está na 16ª posição, a apenas uma colocação da zona do rebaixamento. Antes do jogo da próxima quarta-feira, o time encara o Atlético-GO neste domingo, fora de casa, para se afastar da degola e chegar em uma situação mais confortável para o duelo contra o Atlético-MG no reencontro com Ronaldinho.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Ártico perdeu gelo equivalente ao território de PE por dia, em agosto

Sol nasce sobre gelo fino que cobre o Oceano Ártico, em região próxima ao Estreito da Dinamarca (Foto: Nasa/Divulgação)
Sol nasce sobre gelo que cobre o Oceano Ártico, em região próxima à Dinamarca (Foto: Nasa/Divulgação)


O Ártico perdeu em média 91,7 mil km² de gelo por dia em agosto, informou nesta terça-feira (18) a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). O derretimento diário aproxima-se da extensão de Pernambuco, com 98 mil km² de território, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A OMM anunciou ainda que a temperatura global média foi de 16,2 ºC em agosto. O mês é considerado pelos meteorologistas em geral o mais seco do ano, e foi o quarto agosto mais quente já registrado pela organização.Em agosto, temperaturas acima da média foram registradas na América do Norte, na América Central, no sul da Europa e no leste da Ásia, segundo a OMM.

Recorde
No dia 26 de agosto, a agência espacial americana (Nasa) registrou recorde no derretimento da camada de gelo que cobre o Oceano Ártico. Trata-se do maior degelo anunciado desde o início do monitoramento via satélite da região, iniciado em 1979.
A última vez em que um derretimento tão grande ocorreu foi em 18 de setembro de 2007, e ainda assim havia mais massa polar do que a registrada pela Nasa no fim de agosto. A camada de gelo chegou a 4,1 milhões de km², 70 mil km² a menos do que a medição em 2007, quando a extensão do gelo no Ártico era de 4,17 milhões de quilômetros quadrados.
A persistente perda de cobertura de gelo é preocupante e ocorreu mais cedo do que o previsto, apontam cientistas da agência. A previsão de pico de derretimento é o mês de setembro, aponta a Nasa.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chineses protestam contra o Japão por conta de arquipélago disputado




Milhares de chineses saíram mais uma vez às ruas nesta terça-feira (18) em várias cidades do país para exigir que o Japão devolva à China as ilhas Diaoyu/Senkaku.
A data da nova onda de manifestações, autorizada pelo governo comunista, foi escolhida para marcar o aniversário do "incidente de Mukden" que, em 18 de setembro de 1931, serviu de pretexto para o Japão invadir a Manchúria, um dos prelúdios da Segunda Guerra Mundial.
Centenas de empresas e restaurantes japoneses deram folga aos funcionários como medida de precaução.

Protestos na China contra o Japão (Foto: Reuters)Protestos na China contra o Japão (Foto: Reuters)
O governo da China afirmou que se o direito de adotar "novas medidas" de acordo com o desenvolvimento da situação no Mar da China Oriental, afirmou o ministro da Defesa, o general Liang Guanglie, em uma entrevista coletiva após uma reunião com o colega americano, Leon Panetta.
"Com certeza, continuamos esperando uma solução pacífica e negociada para o tema", disse Liang.
O ministro atribuiu ao Japão a responsabilidade pelo aumento da tensão, ao afirmar que o arquipélago em disputa pertenceu a China durante séculos.
Onze navios chineses - 10 de vigilância e um de controle da pesca - chegaram nesta terça-feira às imediações de Diaoyu/Senkaku.
Durante a manhã, mais de mil manifestantes se aproximaram da embaixada do Japão, protegida por policiais e barreira metálicas de dois metros de altura.

Os manifestantes atiraram garrafas de plástico e ovos contra a missão diplomática. Pequenos distúrbios foram registrados.
"Japoneses fora das Diaoyu!", "Boicote os produtos japoneses!", afirmavam os cartazes dos manifestantes, que também exibiam fotos de Mao Tse-tung, fundador da República Popular da China, que morrem em 1976.
Também aconteceram protestos em Xangai e Shenzhen (sul).
O conflito sobre a soberania das ilhas Diaoyu/Senkaku provoca na China explosões recorrentes de nacionalismo.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dissidentes suspendem greve de fome após soltura de opositor cubano


A dissidente cubana Marta Roque em sua casa durante greve de fome pela libertação de companheiro (Foto: Adalberto Roque / AFP)

A cubana Marta Beatriz Roque e outros 29 dissidentes suspenderam nesta terça-feira (18) a greve de fome de oito dias, após a ordem de soltura do opositor Jorge Vázquez Chaviano, informaram ativistas.
"Suspendemos a greve de fome porque a mulher de Jorge Vázquez Chaviano informou (da cidade de Santa Clara) que chegou a ordem do Supremo Tribunal para colocá-lo em liberdade", disse a ativista Rosa Naranjo na casa de Roque em Havana.

Economista de 67 anos, Roque deixou de comer para pedir a libertação do opositor Jorge Vázquez Chaviano, que devia sair da prisão em 9 de setembro, após cumprir uma pena por exercer uma "atividade econômica ilegal", segundo sua família.
A "dama de ferro" da dissidência cubana começou seu jejum seguida por outros 13 opositores em diversas localidades da ilha, mas logo foram se somando mais e se tornaram 29, incluindo Roque e o preso Vázquez.
Um deles, o ex-preso político Jorge Luis García, aliás "Antúnez", chegou a perder a consciência e foi levado ao hospital, mas voltou a si no local e se negou a ser atendido por algum médico.

Roque, que é diabética, sofreu várias crises de hipoglicemia e ficou bastante debilitada.
A greve de fome se tornou a arma principal dos dissidentes cubanos para reivindicar seus direitos perante o governo, mas a prática custou a vida de dois opositores presos: Orlando Zapata (fevereiro de 2010) e Wilman Villar (janeiro de 2012).
O governo cubano qualifica os opositores de "mercenários" a serviço dos Estados Unidos, e nenhum meio de comunicação da ilha, todos sob controle estatal, reportou algum jejum de protesto.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››