segunda-feira, abril 08, 2013

REMÍGIO/PB: HOMEM MORRE APÓS BEBER MAIS DE 1 LITRO DE CACHAÇA EM 8 MINUTOS


Por volta das 11:00hs desta sexta-feira, 05 de abril, populares de Remígio/PB comunicaram a Delegacia  local que o senhor JOSÉ LEANDRO DO NASCIMENTO, com 30 anos de idade, natural de Esperança/PB e morador da comunidade Padre Cícero, em Remígio/PB havia morrido.
Após policiais Civis se deslocarem até o local ficaram sabendo que nesta manhã o senhor José Leandro seria encaminhado para o CAPS para tomar alguns remédios para controlar sua ansiedade pela Cachaça já que o mesmo é viciado.
Segundo Terezinha do Nascimento Silva, mãe da vítima, informou que ele seria internado em João Pessoa ainda esta semana, mas a viajem teve que ser remarcada para a próxima terça-feira, 09/04.
Terezinha informou que se dirigiu até a cidade a fim de procurar um carro da prefeitura para levar seu filho para o CAPS de Esperança já que Remígio não possui, para o mesmo receber algum tratamento paliativo, quando retornou para casa viu o seu filho deitado na cama todo mole e com cheiro de cachaça e recebeu orientações de populares de levá-lo no médico outro dia, pois naquela situação não seria tendido.
No decorrer das horas Terezinha ficou sabendo que seu filho havia tinha ido para um bar próximo onde populares lhe ofereceram cachaça, algumas pessoas no bar se surpreenderam o que Leandro  fez, o mesmo tomou 8 copos de cachaça um atrás do outro em menos de 8 minutos, sendo a quantia maior que um litro de cachaça só vindo parar quando alguns populares mandaram ele parar e ir embora.
Ao chegar em casa Leandro se deitou na cama altamente alcoolizado e não acordou mais.
Após a confirmação do óbito a família foi aconselhada a providenciar o Atestado de óbito junto ao cartório da cidade, pois neste caso não era necessário o encaminhamento para o NUMOL já que a causa mortis era conhecida.

Reprodução cidade News Itaú Setimaregional / com informações da  Delegacia de Remígio/PB/PF Online
Leia Mais ››

Polícia Militar apreendeu 20 armas de fogo e recuperou 18 veículos roubados no RN


Na última semana, a Polícia Militar retirou de circulação 20 armas de fogo e mais de 100 munições de diversos calibres em todo o Estado. Entre as armas apreendidas encontrava-se uma pistola calibre .45, arma de calibre restrito de acordo com o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), o qual determina que esse tipo de armamento não pode ser adquirido em estabelecimentos comerciais.

Ainda na última semana, a PM realizou a apreensão de cerca de 3,5 kg de maconha, dos quais três quilos foram apreendidos na posse de uma mulher no interior de um ônibus intermunicipal pelo Batalhão de Polícia de Choque na última sexta-feira.

A Polícia Militar do RN ainda conseguiu capturar quatro foragidos da Justiça e recuperar 18 veículos roubados no Estado, seis deles foram localizados no Município de Mossoró, sete em Natal e outros quatro em Parnamirim.

As apreensões e capturas foram realizadas pela PM em diversas regiões do Estado na semana compreendida entre os dias 1º e 07 de abril.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog BG
Leia Mais ››

Jovem morre afogado em açude na zona rural de Catolé do Rocha na Paraíba


No final da tarde deste domingo, (07), por volta das 16h00min, a 1ª Companhia de Bombeiros da cidade de Sousa foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento no Açude Neto Vera, Sitío Boqueirão de Baixo, pertencente à cidade de Catolé do Rocha. 

Foi deslocado ao local da ocorrência uma equipe de Busca e Salvamento, comandada pelo 2º Ten Henrique e composta pelos bombeiros, Cb Souto, Sd Márcio José e Sd Nielinton. Cerca de 50 minutos após a chegada dos bombeiros, a vítima de nome Jonathon Soares de Sousa, 19 anos, foi encontrada na margem do açude, em uma profundidade de 1,80m.

Segundo populares Jonathon estava acompanhado de uma prima e uma tia, as mesmas informaram que ele era epilético e provavelmente tenha sentido algo antes do afogamento. O corpo da vítima foi repassado ao Delegado plantonista, Dr. Aneilton Castro, para as providências cabíveis ao fato. 

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

DIABÓLICO E MACABRO; HOMEM É MORTO COM GOLPES DE FACÃO E AINDA COMERAM PARTE DO CÉREBRO DA VÍTIMA


A ciumeira seria a causa da morte de Pedro Rodrigues de Oliveira, 44, crime ocorrido por volta das 6 horas do ultimo domingo 07, no Ramal Mutuns, no Baixo Madeira, região de Cujubim Grande, em Porto Velho. A PM fez o deslocamento fluvial e encontrou a cerca de 50 metros da residência, a vitima decapitada e com vários cortes pelo corpo e na cabeça. Um menor juntamente com os suspeitos, identificados como Pedro Pantoja Tomas, 19, e Sebastião Brito Pantoja de Souza, 20, que ingeriam bebida alcoólica na casa de Pedro. Em dado momento o dono da casa não gostou de ter visto um deles dançando com sua companheira e começou uma confusão.


De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Central de Flagrantes, o menor, de posse de uma faca passou a desferir golpes na vitima e, em seguida, Paulo de posse de um facão desferiu um golpe na altura da cabeça causando corte profundo. Em seguida decapitou Pedro. Moradores informaram que os acusados queriam jogar o corpo no rio, mas com a chegada da Polícia, fugiram para a floresta. Uma das testemunhas disse à PM que o menor gritava com a boca suja de sangue, “que teria comido a massa encefálica da vítima, gostou muito e iria repetir”. A Polícia encontrou os acusados Pedro, Sebastião, e o menor em uma residência próxima, eles confirmaram todas as versões, mas negaram a prática do crime. Policiais civis foram ao local para investigações.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal A desgraça
Leia Mais ››

Grave acidente deixa um homem morto próximo a Belém do Brejo do Cruz/PB


Mais um acidente automobilístico deixa vítima fatal na região de Catolé do Rocha. De acordo com informações preliminares, um homem de 43 anos, identificado por Dionízio Pereira de Oliveira, colidiu sua motocicleta Honda CG 125 FAN, de cor preta, Placa NUN 9210 – CE, na traseira de um veículo Chevrolet Corsa, Placa MNO 0093, no final da tarde deste domingo (07), na Rodovia PB-293 que liga Belém de Brejo do Cruz a Brejo do Cruz (PB). 

A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Distrital de Belém do Brejo do Cruz, mas devido a gravidade dos ferimentos, foi acionado a equipe do SAMU de Catolé do Rocha, para fazer a transferência até o Hospital de Trauma de Campina Grande. 

Durante a transferência para o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga, nas imediações da cidade de Brejo do Cruz, Dionízio Pereira teve uma parada cardíaca e foi levado até o Hospital local, mas não resistiu e veio a óbito.

Reprodução Cidade News Itaú via Catolé News/É Sertão
Leia Mais ››

PSB nacional quer candidatura de Wilma ao Governo do RN em 2014


A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, deverá ser candidata a governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira por pessebistas que participaram, neste último sábado, de um encontro do partido na PUC de São Paulo. Na oportunidade, foi reafirmada como “irreversível” a candidatura do presidente nacional do PSB, atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República.

O PSB realizou encontro denominado “Diálogos do Desenvolvimento Brasileiro”, com a participação de 100 representantes do PSB de todos os estados, senadores, prefeitos, deputados federais e a militância. Eduardo Campos esteve presente, fez palestra e destacou críticas quanto às políticas sociais atuais do governo Dilma Rousseff e a superação da pobreza.

Segundo o ex-deputado federal Laíre Rosado, do Diretório do PSB de Mossoró, que participou do encontro, foram três palestras, proferidas por professores e especialistas, além de filiações ao PSB, como a do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, ex-PMDB. “Quando Eduardo entrou, a militância gritou: ‘um passo à frente, Eduardo Presidente’”, relata Rosado, marido da deputada Sandra Rosado e pai da deputada estadual Larissa Rosado e do vereador mossoroense Lahyrinho Rosado.  “O foco não foi oposição a Dilma, mas mostrar que o Brasil tem que ser discutido de maneira diferente”, contou.

REFORMA

Nas conversas com os militantes do PSB, segundo Laíre Rosado, a certeza de que a presidente Dilma Rousseff aproveitará a reforma que fará no ministério para mover do quadro de auxiliares o PSB. “Na conversa com militantes, a ideia é que Dilma fará uma reforma ministerial. Pelo menos dez ministros sairão porque serão candidatos, e os ministros do PSB deverão sair nessa leva”, afirma Rosado.
Ele confirma que a saída dos ministros será em função da candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. “A candidatura de Eduardo de Campos está irreversível. Ele vai procurar fazer uma campanha não de oposição a Dilma, mas da maneira de combater a desigualdade e de fazer política no Brasil. Ele vem se articulando nesse sentido, para fixar o nome”, afirma Rosado.

Os jornais do Sudeste destacaram neste último fim de semana que o ex-presidente Lula tem procurado o ministro Fernando Bezerra (PSB), da Integração Nacional, para romper com o PSB visando disputar o governo de Pernambuco, no que seria mais um sinal evidente do rompimento entre PSB e PT.

Para Laíre Rosado, a candidatura de Eduardo Campos está definida. E já se discute modos da campanha. “Eduardo Campos disse que em 2014 o PSB tem que fazer campanha em três pilares: acadêmico, militância e a comunidade brasileira organizada. Ele disse que o que reúne as pessoas são as boas ideias, e ainda há muitas fábricas de desigualdade no país. Ao PSB não interessa projeto de poder, mas de nação onde todos estejam mais igualados”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

“Rosalba é pediatra, mas serviço de pediatria está acabando no Estado”


O senador Paulo Davim, presidente estadual do Partido Verde, afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está sendo “uma decepção” para o norte-rio-grandense. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94, o senador disse que a decepção a Rosalba “é praticamente uma unanimidade”. Ele também criticou a “negligência e leniência” da gestão estadual na seca e, no tocante à área de saúde, classificou a atuação do governo como “sofrível”.

No setor de saúde, Davim afirmou que há uma frustração muito grande em relação ao governo. “Sim, há uma frustração muito grande. Nós apostávamos todas as nossas fichas em Rosalba ser uma médica que estava vindo de três gestões exitosas do segundo maior município do estado, que tinha estruturado uma rede pública de saúde muito boa lá em Mossoró e o que nós vemos é que o serviço de pediatria está se acabando no estado”.

Davim denuncia que “na cidade da governadora há crianças precisando de vagas de UTI e não conseguem, mesmo ela (Rosalba) sendo pediatra, ela sendo de Mossoró e ela sendo governadora. Então é um sentimento de frustração muito grande. Nós acreditávamos piamente que nós teríamos, pelo menos na saúde, um tratamento diferenciado, pelo fato de ela ser médica pediatra, mãe de família, sensível, já tinha vindo de uma experiência administrativa por três ocasiões no segundo maior município”, externou.

“O grave de Rosalba está sendo a gestão, que está sendo uma decepção para todo norte-rio-grandense. Onde nós estamos chegando, nos municípios que chegamos, nas conversas que estamos tendo, é praticamente uma unanimidade a decepção com o governo da governadora Rosalba”, afirmou Davim.

O senador classificou como “sofrível” a atuação de Rosalba na saúde, ressaltando as condições dos hospitais públicos. Segundo ele, que é médico, o governo ainda não conseguiu levar a cabo nenhuma proposta do seu plano de governo. “O governo não conseguiu melhorar em absolutamente nada a saúde. Pelo contrário, o que nós estamos testemunhando é um agravamento do que já era ruim”, afirmou.

O presidente estadual do Partido Verde denunciou que o governo não está atendendo às demandas da sociedade, ressaltando o conflito da gestão Rosalba com os servidores da área médica. “O governo não acena com absolutamente nada de novo na saúde, que possa tirar a saúde da condição de extrema precariedade em que se encontra”.

Destacando que a situação do setor da saúde pública é precária em todo o país, Paulo Davim asseverou que o nível de serviço do RN está “abaixo” dos lugares por onde ele tem passado. “Evidentemente que não é só no RN, mas eu posso garantir que dos estados que eu visitei, o RN está muito abaixo do que eu vi em alguns estados”.



“O Governo do Estado está sendo extremamente negligente com a seca”

As ações do governo de combate aos efeitos da seca também mereceram críticas do senador Paulo Davim: “Agora veio essa questão da seca, em que o governo tem sido extremamente negligente com essa questão e eu não consigo entender por que essa postura, até porque a seca é um fenômeno natural que existe desde que o Brasil é Brasil e o governo não se prepara para isso”, afirmou, ainda em sua entrevista ao Jornal da Cidade.

De acordo com o senador potiguar, o Estado sofre os efeitos da pior seca dos últimos 40 anos, onde praticamente metade do rebanho foi dizimada, e o que se vê são ações claudicantes do governo. “O governo da governadora Rosalba tem claudicado muito no enfrentamento dessa questão, que é grave, muito grave, a pior seca dos últimos 40 anos, onde praticamente a metade do rebanho foi dizimada, perdeu-se lavoura e o governo não está tendo uma boa desenvoltura na gestão dos nossos recursos, dos nossos mananciais”, afirmou.

O senador Paulo Davim disse, contudo, não se tratar de insensibilidade da governadora, mas de posturas administrativas infelizes. “Eu não diria insensibilidade, até porque eu tenho pela governadora um profundo respeito. Eu acho que a governadora não tem sido feliz nas posturas administrativas dela e também no corpo de auxiliares direto dela”.

Sobre a possibilidade de Rosalba reverter o quadro administrativo, Davim encerrou afirmando considerar muito difícil que isso aconteça. “Eu digo sempre que política não é uma ciência exata. Acontecem fatos que os gestores estão muito mal avaliados e de última hora, na reta final, ele dá uma guinada fantástica e as coisas mudam de rumo, mas eu acho muito difícil. Nós estamos em mais da metade do governo e eu acho muito difícil, mas em política tudo é possível”, concluiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita eleita de Caiçara do Rio do Vento enfrenta denúncia de compra de voto durante festa da vitória


Quem disse que eleição suplementar é mais tranquila não conheceu o pleito eleitoral deste domingo, em Caiçara do Rio do Vento, a cerca de 90 quilômetros de Natal. Neste domingo, a candidata Conceição Lisboa, também conhecida como Ceiça, do DEM, foi eleita a nova prefeita pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR, PSDB, PSD e PP. Até aí tudo bem. O problema maior foi depois do pleito, quando a nova gestora municipal foi retirada da festa de vitória e encaminhada para o cartório eleitoral de Lajes.

No cartório, foi instaurado um inquérito contra a prefeita eleita baseado em denúncia de compra de voto, que pode impedir a diplomação dela e, ainda, torná-la inelegível para um possível próximo pleito suplementar. A informação foi divulgada por blogs da região, mas não confirmada pela 17ª zona eleitoral, responsável pela região de Caiçara do Rio de Vento, com a qual a equipe d’O Jornal de Hoje tentou contato, sem sucesso, na manhã de hoje.

Vale lembrar, que durante o dia, a Polícia Militar também foi solicitada para averiguar denúncia de crime eleitoral em comitê de Ceiça. Os mandados foram assinados pela juíza Gabriela Edvanda Marques e eram relacionados a denúncias de crime eleitoral cometidos, segundo a juíza, por correligionários da candidata Democrata. Os policiais, porém, não encontraram nenhuma irregularidade nos alvos das buscas.

De qualquer forma, depois do ocorrido no cartório eleitoral, Ceiça voltou para a festa, mas não aproveitou por muito tempo a vitória com 56,3% dos votos. Foram 1.719 votos dela, contra 1.334 (43,69%) do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB, que era apoiado pelo deputado estadual Walter Alves. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstenção foi de 296 votos, ou 8,58%.

O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.

Durante a campanha eleitoral, a cidade de Caiçara do Rio do Vento ganhou destaque por integrar um cenário eleitoral atípico por dois motivos: colocar lado a lado o vice-governador Robinson Faria, do PSD, e a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, adversários políticos, mas apoiadores de Ceiça; e definir como adversários o grupo de Rosalba e do deputado estadual Walter Alves, do PMDB, líder do partido na Assembleia Legislativa. Walter Alves, inclusive, esteve no último comício realizado na cidade. Ele de um lado e Rosalba, Robinson Faria e João Maia, do PR, do outro.

SERRA DO MEL

Enquanto a eleição em Caiçara do Rio do Vento a disputa eleitoral foi marcada pela confusão após o pleito, em Serra do Mel, localizado a 320 quilômetros de Natal, a eleição foi mais calma. Lá, Fabio Bezerra de Oliveira, o Fabinho, da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada pelo PMDB, PP e PR, foi eleito o novo prefeito.

Fabinho conseguiu 4.077 votos, ou seja, 53% do total. A adversária dele, Francisca Rodrigues Costa, conhecida como Dona Francisca, alcançou a marca de 3.604 votos. Dona Francisca era a candidata petista, representada pela coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, apoiada também por PTB e PCdoB.

É importante lembrar que, no caso de Serra do Mel, o prefeito eleito foi Manoel Cândido, do PMDB, que venceu a eleição com uma diferença de 123 votos, mas não teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Ele foi punido por não ter prestado contas de sua campanha a deputado estadual em 2010. A segunda colocada, Irmã Lúcia, do PMDB, não foi diplomada por que a sua votação somada aos brancos e nulos não alcançou os 50% do eleitorado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

48° Homicídio em Mossoró em 2013.


Mais um crime de homicídio registrado pelo CIOSP em Mossoró. Na noite de hoje 08 de abril de 2013, por volta das 19:00hs, um adolescente de 14 anos circulava em uma moto HONDA de cor vermelha placa MYM-1977, e foi alvejado com vários disparos de arma de fogo no cruzamento das ruas Lira Tavares com a Geraldo Couto no bairro Santo Antônio já próximo a UPA.
Segundo a polícia eles foram informados pelo CIOSP que no local citado estava acontecendo um tiroteio, a Viatura 223 Comandante Sargento Nilson e o SD Pinto chegou primeiro ao local, e em seguida a Viatura 214 Cabo Geraldo e Evandro chegaram em apoio e encontraram o jovem já sem vida. De acordo com os policiais que isolam a área, populares informaram que foram ouvidos diversos tiros, e só com a perícia do ITEP será possivel identificar quantos tiros atingiram a vítima.





 De acordo com determinação do Ministério Público, através do Promotor Dr. Olegário Gurgel, que reuniu toda a imprensa Mossoroense no último dia 03/04/13 no prédio da Promotoria. A preservação da imagem atendendo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente, se é necessária mesmo em casos de mortes. Por tanto colocamos a tarja no rosto da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Individuos tentam fugir da Policia e acabam colidindo com viatura da Rocam


Acidente na tarde de segunda feira, 08 de Abril de 2013, envolvendo uma motocicleta e uma viatura da policia militar deixou condutor e passageiro da moto feridos na Rua Lourival Caetano Bairro Sumaré em Mossoró.

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas “Rocam” foram atender um chamado de dois indivíduos em atitude suspeita no bairro Sumaré. No local encontraram os dois consumindo entorpecentes. Ao avistar uma das viaturas da Policia, os indivíduos tentaram fugir e na Rua Lourival Caetano colidiram a motocicleta uma Honda Titan de placa HYL-5461 com uma viatura da Rocam. 

Ricardo Moura Cavalcante, 20 anos de idade, condutor da motocicleta sofreu fratura exposta na perna direita, um adolescente de 16 anos, que estava de passageiro sofreu um corte no joelho. Ambos foram socorridos pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia.









Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Hospital da Mulher em Mossoró, RN, terá intervenção judicial, decide juiz


O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Luiz Alberto Dantas Filho, decretou a intervenção judicial no Hospital Parteira Maria Correia - Hospital Estadual de Referência e Atenção à Mulher de Mossoró, nesta segunda-feira (8). Segundo a decisão, publicada no portal do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), o administrador indicado é o advogado Marcondes de Souza Diógenes Paiva, que assumirá a função pelo prazo inicial de 90 dias.
Até o momento, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), contratado pela Sesap para o gerenciamento e execução dos serviços de saúde no Hospital da Mulher. Para o juiz, a legalidade deste contrato, bem como o funcionamento do hospital são questionáveis.
Ainda segundo o magistrado, houve 'flagrante violação às normas de proteção ao patrimônio público e à saúde'. Motivos pelos quais se fez necessário intervir na unidade, na tentativa de obter informações acerca dos serviços e relatórios contábeis.
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o Inase convocou uma reunião com os funcionários, ainda nesta segunda, para tratar do assunto."Só depois da reunião é que saberemos como esta decisão será cumprida", disse Nicole Abreu, assessora de comunicação do Hospital da Mulher.
De acordo com a assessoria de comunicação da Sesap, a secretaria já tomou conhecimento da decisão judicial, mas ainda não quis se manifestar sobre a intervenção na unidade hospitalar.
Segundo a sentença, o interventor ficará responsável ainda, além dos atos comuns inerentes à gestão do contrato, de apresentar relatórios mensais sobre todas as atividades executadas, incluindo as situações financeiras, contábeis, patrimoniais e tudo o mais que entender cabível, solicitando por ofício as providências e medidas necessárias à viabilização administrativa e financeira para concretização dos serviços sob seu encargo.
O magistrado determinou que, em caso de descumprimento da decisão, seja aplicada multa diária no valor de R$ 1 mil à pessoa jurídica pública ou privada e ao servidor público que obstaculizar injustificadamente a execução de alguma medida decorrente da decisão.
“Não obstante a intervenção ora decretada no contrato de funcionamento do Hospital da Mulher de Mossoró, esclareço que o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte - Secretaria de Estado da Saúde Pública deverá continuar exercendo plenamente suas funções no que se reporta a tudo que vinha praticando antes da medida, notadamente quanto ao processamento administrativo objetivando a liberação dos recursos financeiros para os pagamentos das dívidas empenhadas em relação ao mencionado Hospital, além de colaborar permanentemente com os trabalhos do administrador nomeado, encaminhando a este Juízo da Fazenda Pública as informações e suscitação dos questionamentos que venham surgir sobre o assunto”, destacou o juiz Luiz Alberto Dantas Filho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Representante do CNJ classifica presídio no RN como 'muito ruim'


Juiz Esmar Custódio Filho inspecionou o complexo penal João Chaves (Foto: Tasso Pinheiro)
O complexo penal Dr. João Chaves, na zona Norte de Natal, foi classificado como muito ruim pelo juiz Esmar Custódio Filho, convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coordenar o Mutirão Carcerário no RN. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de estrutura colocam a unidade entre as piores do país. As inspeções foram iniciadas nesta segunda-feira (8).
Para o representante do Conselho Nacional de Justiça, a unidade prisional, numa avaliação inicial, já pode ser definida como uma das piores do país, dentre as que sofreram inspeções do Judiciário. “Falta área apropriada para o banho de sol, falta esgotamento no presídio, não há condições de higiene, além da falta de atendimento médico, entre outras carências”, apontou o magistrado.
No entanto, o juiz Esmar Custódio classifica a superlotação como o problema mais grave da unidade. Em celas com capacidade para oito presos, foram encontrados 11, 12 e até 16 detentos. “E as celas não tem ventilação alguma”, criticou.
Um problema que afronta a própria funcionalidade do presídio, que não pode ter a característica de uma unidade para regime fechado de presos, mas apenas para acolher detentos nos regimes aberto e semiaberto. No entanto, segundo o diretor do complexo, Rondineli Victor, existem atualmente 153 detentos recolhidos em regime fechado.
“São aqueles que descumpriram o regime semiaberto e tiveram a regressão do regime. Mas não há unidades para onde possamos enviá-los”, justificou o diretor do complexo penal, ao ressaltar que além desses, existem 312 no semiaberto, quando a lotação só abriga 250.
Além do complexo penal João Chaves, a Cadeia Pública de Natal e o presídio feminino também serão inspecionados nesta segunda.
“Enviaremos um relatório ao CNJ, que tem legitimidade para provocar o Ministério Público e pedir providências. Mas, a exemplo do que foi feito na inspeção de 2010, muito pouco parece ter sido providenciado”, finalizou o magistrado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

27 mil presos poderão sacar FGTS sem precisar ir ao banco


Acordo firmado nesta segunda-feira (8) pela Caixa Econômica Federal (CEF) com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitirá que presos de todo o país saquem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sem a necessidade de ir à agência bancária. O CNJ calcula que hoje 27 mil dos 500 mil detentos no Brasil têm direito de requisitar o fundo.
Atualmente, para requerer o benefício, o preso depende de autorização do juiz para deixar a penitenciária e ir ao banco, desde que sob escolta policial.A partir de agora, a Caixá permitirá que o detento solicite o FGTS da cadeia e indique em qual conta quer receber o fundo, que pode ser inclusive uma conta de terceiros.  Para isso, basta que o preso faça o pedido em processo que será enviado ao banco pela Justiça. A Caixa mantém a regra, que vale para todos os trabalhadores, de que só o beneficário pode requisitar o fundo.
O gerente nacional do FGTS na Caixa, Henrique Santana, destacou que o objetivo não é beneficiar o preso na comparação com outros trabalhadores, mas sim, garantir a ele o direito de sacar seu benefício. "O objetivo não é dar ao preso uma prerrogativa que o outro trabalhador não tem. O objetivo é a isonomia, dar ao preso o mesmo direito que qualquer trabalhador teria."
De acordo com o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, Luciano Losekan, atualmente um preso que tenta sacar valores do FGTS enfrenta um processo demorado, uma vez que é preciso deslocar agentes, fechamento de rua e cuidados especiais na agência.
"O projeto vai servir para facilitar a vida do trabalhador recluso com o emprego de menos recursos com segurança, agentes. E para balizar quantas pessoas reclusas já tiveram carteira assinada, o que pode favorecer políticas públicas."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Anvisa libera Ades, mas mantém proibição para lote de suco de maçã


Problema foi detectado em lote do suco de maçâ Ades (Foto: Divulgação)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição, distribuição, a comercialização e a exposição ao consumo, em todo o país, do lote AGB25 do suco de soja Ades, sabor maçã. A medida vale para o suco em embalagem de 1,5 litro, fabricado em 25/02/2013 e válido até 22/12/2013. A produção e comercialização dos demais lotes foi liberada pela agência
De acordo com a resolução, publicada na edição desta segunda-feira (8) do "Diário Oficial da União", o suco, fabricado pela Unilever, está "em desacordo com a legislação sanitária e apresenta risco à saúde".
Em nota, a Unilever pediu "desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de AdeS, uma das marcas mais queridas do Brasil". Segundo a empresa, a partir desta segunda a comercialização do Ades será regularizada em todas as lojas do país. A companhia informa ainda que a falha na produção foi pontual e restrita ao lote AGB25, sabor maçã 1,5L e que, com exceção deste lote, todos os sabores e formatos do suco estão liberados para produção, comercialização e consumo.
Recall
No dia 14 de março, a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5 L".
"Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos", afirmou, em nota, na ocasião.

Na mesma publicação, a Anvisa decidiu revogar a resolução publicada em 18 de março, que determinava a suspensão a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos. A medida atingia apenas uma das 11 linhas de produção de Ades da fábrica de Pouso Alegre (MG).
A decisão, segundo a Anvisa, foi baseada no relatório de inspeção sanitária realizada na Unilever pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e de Pouso Alegre - onde está instalada a fábrica da empresa que produz Ades - no período de 18 de março a 22 de março.

Dano causado por Ades é como uma 'afta forte'
O vice-presidente da Unilever Brasil, Newmam Debs, afirmou no dia 27, em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, que uma série de medidas foram adotadas pela empresa após o incidente. Segundo o executivo, todos os operadores das linhas de produção foram treinados novamente. Além disso, houve revisão do software da máquina que apresentou defeito e o plano amostral das linhas foi ampliado, aumentando, segundo Debs, a segurança do produto antes de ser liberado para consumo.
De acordo com Newmam Debs, a empresa se empenhou em dar “o máximo de conhecimento possível aos consumidores para evitar que as pessoas consumissem desavisadamente aquele produto que estava impróprio”.
“A Unilever adotou a postura de cuidado dos consumidores, transparência e colaboração de todas as autoridades”, disse o empresário.
Segundo Debs, o ferimento provocado pelas unidades de suco Ades que continham soda cáustica são como uma “afta forte” e que a boca dos consumidores afetados vão se “autocurar”.
"A sensação de ingerir esse produto é como se fosse uma afta forte, uma ardência. A boca se autocura, um processo de regeneração da mucosa. Em nenhum caso houve internação, as pessoas estão bem”, declarou o vice-presidente da empresa.
Caso o consumidor tenha qualquer dúvida, a Unilever orienta que entre em contato por meio do SAC, no número 0800-7070044, ou envie um email para sac@ades.com.br.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Alunos que ficaram pelados em trote na USP São Carlos vão prestar serviços comunitários


Três estudantes acusados de praticar ato obsceno durante um trote no campus de São Carlos (232 km de São Paulo) da USP (Universidade de São Paulo), em fevereiro, vão prestar 30 horas de serviço comunitário para evitar responder pelo crime na Justiça. O acordo foi feito no Ministério Público na semana passada. Os nomes dos alunos não foram divulgados.
Dois estudantes ficaram nus, e o outro simulou uma relação sexual com uma boneca inflável em resposta a um protesto de feministas contra um trote conhecido como “Miss Bixete”, realizado no centro acadêmico, no qual calouras desfilam para veteranos, são solicitadas a mostrar os seios e a simular sexo oral com picolés.

Segundo o promotor Marcelo Mizuno, 45, os estudantes foram beneficiados pela lei de transações penais (9.099/95), que estabelece pagamento de multa ou prestação de serviços comunitários para crimes considerados de menor potencial ofensivo. A pena, nesse caso, não pode ultrapassar dois anos. A punição para ato obsceno varia de três meses a um ano de prisão.

“A prestação de serviço comunitário pareceu ser a mais adequada para o caso. Eles são primários e têm 90 dias para cumprir o acordo. O serviço será prestado em alguma das entidades filantrópicas de São Carlos cadastradas na Central de Penas e Medidas Alternativas”, afirmou.


Sindicância
Os três estudantes permanecem sob investigação de uma sindicância aberta pela USP para apurar os fatos, ocorridos no dia 26 de fevereiro.

O Caaso (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) também mantém uma apuração paralela, para identificar estudantes que rasgaram faixas das integrantes da Frente Feminista de São Carlos com o objetivo de puni-los. Já foram arrolados quatro nomes.

“A repercussão desse caso foi ruim”, afirma Rafael dos Santos Ferrer, 21, presidente do Caaso. Segundo ele, uma vez identificados, todos envolvidos no trote vão perder o direito de participar das atividades do centro acadêmico, entre as quais formar chapas e disputar eleições.

A reportagem do UOL fez contato com representantes da Frente Feminista de São Carlos para que comentassem o acordo feito no Ministério Público. Elas ficaram de mandar um posicionamento por escrito, mas, até as 14h45, não enviaram a resposta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê é encontrado por pescadora dentro de caixa de papelão no ES


A pescadora Benedita Barbosa pensa em adotar a menina encontrada na caixa. (Foto: Wenderson Badiani/ TV Gazeta)
Um bebê recém-nascido, ainda com cordão umbilical, foi encontrado por um casal de pescadores dentro de uma caixa de papelão por volta de 1h desta segunda-feira (8), no balneário de Povoação, a aproximadamente 50 km de Linhares, no Norte do Espírito Santo. O bebê foi levado para o Hospital Geral de Linhares (HGL) e está à disposição da Vara da Infância e Juventude do município. A Polícia Civil vai investigar quem são os responsáveis pelo o abandono.
A pescadora Benedita Barbosa contou que voltava do Rio Doce quando ouviu o choro de criança e, ao se aproximar do barulho, com a ajuda de uma lanterna, encontrou a caixa de papelão com o bebê dentro, debaixo de uma árvore, e levou a criança para casa.
Benedita pensa em adotar a menina que ganhou o nome de Maria Vitória. “Sou mãe e todos os meus filhos estão crescidos, agora quero criar essa criança. Quero muito ela pra mim. Maria Vitória estava no frio, com fome e sendo picada por mosquitos”, contou.

O casal ligou para o motorista da ambulância do HGL, por ser conhecido pelos moradores da região, e ele chamou a polícia.
Durante a manhã, a menina passou por uma série de exames médicos e foi liberada para a Justiça.
Ainda na tarde desta segunda-feira, ela será levada por uma equipe do Conselho Tutelar do município ao orfanato Rafael Tomas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

União estável de um homem com duas mulheres é reconhecida pela Justiça do Amazonas


Tribunal de Justiça do Amazonas
A união estável simultânea de um homem com duas mulheres foi reconhecida pelo juiz de Direito da 4ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus, Luís Cláudio Cabral Chaves, esta semana. O processo é de 2008, iniciado quase dois anos depois do envolvido nos relacionamentos ter falecido.

Trata-se de uma decisão incomum nas Varas de Família.As duas mulheres, após a morte do companheiro, ficaram impedidas de receber os direitos previdenciários e de resolver questões patrimoniais. A partir de agora, com a sentença transitada em julgado, as duas poderão requerer esse direito. A decisão também abre possibilidade para que outras famílias em situações semelhantes possam pedir esse direito na Justiça. Ainda cabe recurso da sentença.

Conceito ampliado

De acordo com o magistrado, que falou por meio da assessoria do Tjam, a ideia tradicional de família, para o Direito brasileiro, era aquela que se constituía pelos pais e filhos unidos por um casamento, regulado pelo Estado. “A Constituição Federal de 1988 ampliou esse conceito, reconhecendo como entidade familiar a união estável entre homem e mulher. O Direito passou a proteger todas as formas de família, não apenas aquelas constituídas pelo casamento, o que significou uma grande evolução na ordem jurídica brasileira, impulsionada pela própria realidade”, explicou.

Ele disse ainda que a mesma realidade impõe hoje discussão a respeito das famílias simultâneas. “Deixar de reconhecê-las não fará com que deixem de existir. Não se pode permitir que em nome da moral se ignore a ética, assim como que dogmas culturais e religiosos ocupem o lugar da Justiça até porque o Estado brasileiro é laico, segundo a Constituição Federal”, acrescentou.

Durante as audiências com o testemunho das duas mulheres e dos interessados (filhos do falecido), além de depoimentos de vizinhos, colegas de trabalho e conhecidos dos envolvidos no caso, ficou claro ao magistrado que as duas conviventes não tinham conhecimento da existência uma da outra e nem dos filhos gerados nesses relacionamentos.

Jurisprudência
Segundo o magistrado, a jurisprudência nos Tribunais, quando se analisa união estável paralela, é variada e, de modo geral, “grande parte nega proteção com base no Direito de Família, no princípio da monogamia, ou com base na mera diferenciação entre concubinato e união estável, gerada pela simples presença de um impedimento matrimonial”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Detento é morto dentro da Penitenciária Nelson Hungria


Um detento de 37 anos foi morto dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,  nesta segunda-feira (8). De acordo com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), ele levou golpes de chuço, uma espécie de faca artesanal, no tórax durante o banho de sol.
Os agentes penitenciários foram acionados, mas já encontraram o homem sem vida. Ele respondia pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e estelionato, e estava preso desde dezembro do ano passado. O goleiro Bruno Fernandes e Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, também estão detidos na Penitenciária Nelson Hungria.

A Polícia Militar foi acionada para lavrar o boletim de ocorrência. A direção da unidade instaurou um Procedimento Interno de Investigação para apurar o ocorrido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bahia age rápido e confirma Joel Santana como substituto de Jorginho


Joel Santana deixou o Bahia em fevereiro de 2012, e agora está de volta
O Bahia confirmou no início da tarde desta segunda-feira o retorno de Joel Santana ao comando da equipe. Hoje com 64 anos, 'Papai Joel' chega para ocupar a vaga de Jorginho, que deixou o cargo após a histórica goleada de 5 a 1 para o rival Vitória, em duelo que marcou a inauguração da Arena Fonte Nova, no último domingo.

"Já tenho uma história no Bahia e sei que posso ajudar esse gigante mais uma vez. Conheço a maior parte dos jogadores e vou chegar para somar. O título baiano é possível, assim como boas campanhas na Copa do Brasil e Série A. Conto com o apoio da torcida tricolor para iniciarmos essa reação", disse o novo treinador tricolor.

Joel Santana não trabalha no futebol desde a saída do Flamengo, em julho de 2012. Ele precisou passar por uma cirurgia no quadril no ano passado e só agora irá retomar a carreira profissional.  “Foi uma recuperação difícil, mas estou pronto para voltar”, garantiu em entrevista ao UOL Esporte.

Nas três passagens que teve pelo Bahia, Joel disputou dois campeonatos estaduais e sagrou-se campeão em ambos, nos anos de 1994 e 1999.

Em 2011, Joel voltou ao Bahia, comandou a equipe em 17 rodadas da Série A, com seis vitórias, quatro empates e sete derrotas, e ajudou o clube a conquistar a vaga para uma competição internacional depois de 23 anos.

De acordo com nota divulgada pelo Bahia, o técnico está resolvendo os últimos detalhes para sua vinda a Salvador e pode até acompanhar a partida contra o Maranhão, na próxima quinta-feira, em São Luis (MA), pela Copa do Brasil. Porém, quem comandará o time será o auxiliar Eduardo Barroca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Atentado suicida com carro-bomba deixa 15 mortos em Damasco


Veículos ficam completamente destruídos em local onde um carro-bomba explodiu em Damasco

Um atentado suicida com carro-bomba sacudiu Damasco nesta segunda-feira (8), deixando ao menos 15 mortos e 53 feridos, segundo a imprensa oficial, no primeiro ataque deste tipo em pleno centro da capital.

Segundo a rede de televisão estatal, um atentado suicida foi cometido por um terrorista entre a praça Sabee Bahrat e a rua Shahbandar. O canal divulgou imagens de corpos, de civis em desespero e de vários veículos em chamas.

"Dizemos aos que estão por trás destes atentados que o povo sírio (...) seguirá adiante para esmagar estes grupos terroristas armados", declarou o primeiro-ministro, Wael al-Halaqi, que visitou o local.

"É preciso acabar com este banho de sangue. Quando saímos de nossos lares, não sabemos se voltaremos vivos", exclamou Maysa, uma funcionária pública que trabalha perto do local do ataque.

O último atentado suicida em Damasco ocorreu no dia 21 de março. Naquela ocasião, 49 pessoas morreram, incluindo o xeque Mohammed al-Buti, uma conhecida liderança sunita ligada ao governo. Um mês antes, quatro atentados deixaram ao menos 83 mortos no dia 21 de fevereiro, o registro de mortes mais elevado em Damasco desde o início do conflito.

O regime acusou na época os "terroristas", o termo utilizado pelas autoridades sírias para designar os insurgentes, apoiados em seu combate contra o Exército por jihadistas que reivindicaram diversos atentados suicidas, principalmente na capital.

A rede de televisão oficial de notícias Al-Ijbariya informou que entre as vítimas havia crianças, indicando que a explosão ocorreu em uma zona residencial, perto de uma escola, que sofreu danos.

Todos os vidros do escritório da AFP, situado na praça Sabee Bahrat, a 200 metros do local da explosão, foram quebrados. Os funcionários da AFP estão sãos e salvos.

Uma jornalista da AFP ouviu uma poderosa explosão seguida de intensos tiroteios e viu chamas que saíam dos carros na praça, perto do Banco Central. A potência da explosão foi tão grande que algumas palmeiras dos arredores pegaram fogo.

Enquanto isso, o conflito prossegue. No domingo morreram ao menos 157 pessoas, em sua maioria civis, segundo um registro do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não governamental com sede na Grã-Bretanha que se baseia em uma ampla rede de militantes e fontes médicas.

Ao se referir a outro aspecto do conflito, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira que os investigadores das Nações Unidas responsáveis por determinar se estão sendo utilizadas armas químicas no país, a pedido de Damasco, estavam prontos para serem mobilizados. Mas Síria rejeitou o envio desta missão.

"O secretário-geral sugeriu uma missão suplementar que permitiria o envio de uma equipe de inspetores em todo o território sírio, que é contrário ao pedido feito pela Síria às Nações Unidas", indicou uma fonte do ministério das Relações Exteriores, citado pela agência oficial Sana.

Este funcionário destacou que "Síria não pode aceitar semelhantes manobras por parte do secretariado-geral da ONU, levando em conta o papel negativo que desempenhou no Iraque e que abriu o caminho para a invasão americana em 2003'.

A fonte lamentou que Ban Ki-moon "tenha cedido às pressões dos Estados conhecidos por seu apoio ao derramamento de sangue na Síria", sem precisar de que países se tratava.

O regime e os rebeldes se acusam mutuamente de terem utilizado armas químicas nas regiões de Aleppo (norte) e de Damasco, no âmbito do conflito que devastou o país e que, segundo a ONU, custou a vida de mais de 70 mil pessoas, deixando 1,2 milhão de refugiados e 4 milhões de deslocados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Felipão difere de Mano e faz experiências em sua volta à seleção


Luiz Felipe Scolari em ação diante da Bolívia; técnico começou seu trabalho fazendo vários testes no time
Luiz Felipe Scolari chegou à primeira vitória em seu retorno à seleção depois de quatro jogos, e já é possível notar diferenças sensíveis em relação ao seu sucessor. Por características pessoais e também por estar muito perto de uma competição importante, o atual treinador começa seu trabalho fazendo mais testes que Mano Menezes quando assumiu, mas levando vantagem em relação à escolha de seu meia armador.

Quando assumiu o Brasil em 2010, logo após a Copa do Mundo, Mano Menezes tinha pela frente a espinhosa missão de renovar a equipe. A estratégia do novo comandante, ao contrário do que se poderia esperar, foi estabelecer uma base e manter-se fiel a ela, ao menos no início.

A comparação se dá pelo início dos dois no comando da seleção brasileira. Mano conseguiu resultados melhores, mas sempre diante de rivais mais fracos. Felipão só ganhou no quarto jogo, mas antes de fazer 4 a 0 na Bolívia tinha sofrido com Inglaterra, Itália e Rússia, times de primeiro escalão.

Além disso, o contexto também difere o trabalho de ambos. Felipão tem poucos meses até a Copa das Confederações, e só quatro convocações (cinco jogos ao todo) para formar seu grupo para o torneio.

Nos quatro primeiros jogos da era Mano, Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, André Santos, Lucas, Ramires e Robinho estiveram sempre entre os titulares. Neymar só não esteve quando o treinador o puniu após a briga que ele teve com o técnico Dorival Júnior, à época ainda no comando do Santos.

Alexandre Pato, por sua vez, não conseguiu a sequência por conta das lesões, que o afetariam pelos anos seguintes. Ganso, titular na estreia, viria ser a grande pedra no sapato de Mano, que perdeu seu principal candidato a camisa 10 quando ele teve uma lesão, sofreu para buscar substitutos à altura e testou Philippe Coutinho, Elias e Ronaldinho Gaúcho.

Em seus quatro primeiros jogos, Mano Menezes viu seus comandados baterem Estados Unidos, Irã e Ucrânia e perdeu por 1 a 0 da Argentina. Sua base deixaria alguns legados, como o titular da lateral direita, a dupla de zaga e a aposta em Neymar, hoje todos titulares absolutos mesmo após a saída conturbada do treinador.

Ao chegar, Felipão resolveu experimentar. Em relação à base que sobreviveu à passagem de Mano, acrescentou Júlio Cesar como seu goleiro. Nas demais posições, o treinador decidiu observar de perto todas as opções possíveis.

Mesmo na zaga, onde ele tem Thiago Silva e David Luiz em destaque, ele escalou Dante, Réver e Dedé para saber como todos se sairiam, e gostou do que viu. Na lateral esquerda, a posição mais disputada da equipe, Adriano, Filipe Luis, Marcelo e André Santos receberam oportunidades nos quatro jogos.

No meio-campo, Ramires e Paulinho formaram uma dupla mais ofensiva diante da Inglaterra. Nos jogos contra Itália e Rússia, Felipão apostou em mais segurança, escalando o elogiado Fernando e Hernanes. Diante da Bolívia, foi a vez do treinador ver Paulinho e Ralf em ação, repetindo a parceria de sucesso no Corinthians.

Até o ataque, onde Fred e Neymar formam uma dupla pouco contestável, Felipão fez testes. Seu primeiro camisa 9 foi Luis Fabiano, que passou em branco no primeiro tempo contra a Inglaterra. Nos amistosos realizados em seguida, ele decidiu ver de perto Diego Costa, do Atlético de Madri, e diante da Bolívia testou Leandro Damião e Alexandre Pato.

Curiosamente, uma das posições mais seguras é justamente aquela que deu mais trabalho a Mano Menezes. Desde que o novo treinador assumiu, Oscar assumiu a camisa 10 e não parece deixar muitas dúvidas em Felipão, que o escalou nos três jogos que fez na Europa.

A grande questão parece ser o nome que irá acompanhar o meia do Chelsea. Mais uma vez, Felipão experimentou. Ronaldinho e Kaká tiveram duas chances cada e Lucas também ganhou alguns minutos.

Até a definição final, o treinador terá mais uma chance de observar suas opções. No dia 24 deste mês, o Brasil recebe o Chile em Belo Horizonte, em mais um amistoso fora da data Fifa, em que Felipão só poderá convocar jogadores que atuam no país. Será a última lista antes da chamada para a Copa das Confederações, em junho, o principal teste antes da Copa de 2014. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Romário volta a atacar Pelé e critica conselho a Felipão: 'fala m...'


Hoje deputado federal, Romário segue sem papas na língua, como foi em seus tempos de boleiro. Entrevistado por Sabrina Sato, do Pânico, o Baixinho falou de sua vida nos gramados, citou desafetos e mais uma vez atacou Pelé. Questionado sobre a declaração do Rei de que o Corinthians devia servir de base para o time da seleção brasileira, Romário foi totalmente contra.

"A gente só dá ressonância no que ele fala, porque é o Pelé. Otime do Corinthians ser a base da seleção brasileira? Desculpe, porque eu não concordo. Tem uma frase que é típica, e vou repetir: "calado, ele é um poeta". Mais uma vez (ele está) falando uma, uma, uma... Talvez seja um dos caras que mais merda fala no nosso país em relação ao futebol", disse o deputado, ao Pânico na Band.

"Melhor seria ele calar um pouquinho a boca e falar coisas com mais certeza", completou. O Baixinho já tem um histórico de atritos com Pelé, e em outras oportunidades se mostrou irritado com opiniões demonstradas pelo ex-jogador.

Romário ainda foi questionado sobre a perseguição que tem feito ao atual presidente da CBF José Maria Marin, a quem acusa de corrupto, e disse que manterá as críticas. "Para o futebol, ele é muito ruim. Ele sempre vai me achar um péssimo político. Eu acho que estou num ótimo caminho".

Conhecido pelas suas escapadas de concentração e a vida noturna agitada que não atrapalhava seus gols, Romário ainda se gabou da fama. "Nessas duas áreas eu sempre atuei muito bem. Eu pegava quem eu achava que já tinha que pegar. Eu sempre fiz bem feito e fazia bastante gol", completou ele.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››