sexta-feira, março 30, 2018

Acidente com lancha mata duas pessoas e deixa feridos na Ilha Grande, em Angra, RJ

Um casal morreu e pelo menos dois banhistas ficaram feridos depois de serem atropelados por uma lancha no início da tarde desta sexta-feira (30) de feriado na Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na Lagoa Azul.

De acordo com a Polícia Civil, o homem morreu no local e a mulher — identificada como Valquíria de Almeida Barros, de 29 anos — chegou a ser levada para o Hospital Geral da Japuíba, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo a polícia, as outras duas banhistas estão internadas na unidade médica e passam por uma cirurgia. Elas foram identificadas como Natasha de Oliveira Soares e Camila Martinez. O estado de saúde das duas não foi divulgado. Os quatro eram turistas de São José dos Campos, SP.

As primeiras informações dos bombeiros eram de que cinco pessoas foram atingidas pela lancha, mas esse número foi atualizado para quatro às 14h30.

Os corpos da vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).

O condutor da lancha se apresentou na 166ª Delegacia de Polícia (Angra dos Reis), onde presta depoimento.

Bombeiros socorreram as vítimas no Cais Santa Luzia, em Angra (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Bombeiros socorreram as vítimas no Cais Santa Luzia, em Angra (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Diocese da Colômbia doa 250 mil hóstias para Venezuela na Páscoa

Religioso entrega carregamento de hóstias na fronteira da Colômbia com a Venezuela (Foto: Reprodução/Diocese de Cúcuta/Facebook/)
Religioso entrega carregamento de hóstias na fronteira da Colômbia com a Venezuela (Foto: Reprodução/Diocese de Cúcuta/Facebook/)

A diocese de Cúcuta, cidade colombiana próxima à fronteira com a Venezuela, anunciou a doação de 250 mil hóstias ao país vizinho para que a falta do produto não atrapalhasse a celebração da Semana Santa.

Em postagem no Facebook na última quarta-feira (28), a diocese afirma relata a entrega: “Apesar da forte chuva que caía sobre a cidade de Cúcuta, foram entregues um total de 250.000 hóstias na ponte internacional Simón Bolívar de parte da diocese de Cúcuta à Igreja Católica da Venezuela, para que, neste tempo de Semana Santa, [os venezuelanos] possam celebrar os mistérios centrais da fé cristã”.

Página da diocese de Cúcuta no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Página da diocese de Cúcuta no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

“Devido à escassez que vive esse país, as hóstias para a celebração da eucaristia não foram exceção”, explica a postagem.

Até esta sexta-feira (30), o texto havia sido compartilhado mais de 1.200 vezes.

A Venezuela vive uma grave crise política e econômica - o país tem a inflação mais alto do mundo - que resulta em severo desabastecimento. Nos últimos anos, é comum que a população do país forme filas para adquirir produtos básicos, como farinha de trigo, matéria-prima das hóstias. Em muitas missas, os padres têm dado aos fiéis pães feitos de milho na eucaristia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rapaz reage a assalto e dá 'voadora' em criminoso no Tabuleiro, em Maceió


Um rapaz reagiu a um assalto no bairro do Tabuleiro, parte alta de Maceió, após perceber que a arma usada pelos criminosos era de brinquedo. Ele chegou a dar uma "voadora" em um dos assaltantes. Um vídeo com o flagrante da situação chamou a atenção nas redes sociais nesta sexta-feira (30).

Câmeras de segurança registraram a situação, que ocorreu na última quarta (28), próximo à feirinha do Tabuleiro.

A vítima correu atrás de um dos bandidos e deu a "voadora" no comparsa, que aguardava em uma moto para fugir. O outro assaltante ainda correu atrás da vítima, e conseguiu roubar sua carteira.

Não há informações a respeito da prisão dos suspeitos. A polícia recomenda que não se deve reagir a um assalto, sob hipótese nenhuma.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Americano e britânico são mortos em ataque na Síria, diz agência

Soldados americanos nas ruas de Manjib, cidade próxima à fronteira com a Turquia, no último dia 22 de março (Foto: Delil Souleiman/AFP)
Soldados americanos nas ruas de Manjib, cidade próxima à fronteira com a Turquia, no último dia 22 de março (Foto: Delil Souleiman/AFP)

Um militar americano e um britânico morreram após um atentado a bomba na última quinta-feira (29) na Síria, informa agência.

A morte do americano foi divulgada pela agência Reuters, que citou funcionários do Pentágono como fonte. Também a rede CNN confirmou a informação, mas os EUA ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

A morte do soldado britânico, por sua vez, foi divulgada pela rede Sky News, segundo a Reuters. A agência cita que a informação é de um porta-voz do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Nesta sexta-feira (30), o Estado Islâmico reivindicou a morte de dois membros da coalizão internacional, sem revelar suas nacionalidades.

"Dois membros da coalizão morreram e cinco ficaram feridos na explosão de um dispositivo improvisado na Síria", informou a coalizão sob comando americano em um comunicado.

A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) afirmou que a bomba tinha como alvo um comboio de veículos para Manbij e que quatro membros do conselho municipal também ficaram feridos na explosão.

Barril de pólvora
Antigo reduto jihadista e importante ponto de trânsito de pessoas, armas e dinheiro entre a Turquia e as áreas sob o controle jihadista na Síria, Manbij foi tomada em 2016 pelas Forças Democráticas Sírias (FDS), dominada pela milícia curda das Unidades de Proteção do Povo (YPG) e apoiada pela coalizão internacional.

Esta cidade da província de Aleppo, localizada a cerca de trinta quilômetros da fronteira turca, pode se tornar o próximo grande barril de pólvora do conflito sírio.

Desde janeiro, os curdos sírios têm sido alvos de uma ofensiva turca no norte da Síria. Após a captura de Afrin, a Turquia ameaça estender sua ofensiva, inclusive a Manbij.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Medicamentos ficarão mais caros a partir deste sábado, 31


O governo federal autorizou reajuste de até 2,84% no preço dos remédios para 2018, já a partir deste sábado, 31. O aumento está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 29, em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O reajuste será de 2,09%, 2,47% ou 2,84%, conforme o tipo do medicamento. Os índices estão abaixo da inflação de 2017, que foi de 2,95%.

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) destacou em nota que, pelo segundo ano consecutivo, o reajuste dos medicamentos ficou abaixo do esperado. De 2013 a 2017, afirma a entidade, a taxa acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 36 48% ante 32,51% dos reajustes médios autorizados pelo governo para remédios.

“A indústria farmacêutica tem conseguido segurar seus preços, apesar do expressivo aumento dos custos de produção nos últimos anos", disse o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini. No ano passado, o aumento autorizado também ficou abaixo da inflação, de 4,76%, frente a um IPCA de 6,29% em 2016.

O sindicato explica que o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não provoca aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias. Segundo a entidade, cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro devem ser atingidos pelo reajuste.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Bancos não poderão restringir acesso de concorrentes a algumas operações


Nos próximos meses, os bancos não poderão impedir ou restringir parcialmente o acesso de instituições de pagamento, como Cielo e Pagseguro, a cinco tipos de operações bancárias. A decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Os bancos não poderão limitar o acesso a débitos autorizados pelo titular de qualquer conta de depósito (mantida em bancos) ou de pagamento (contas digitais). Eles também não poderão restringir emissões de boletos, transferências entre contas numa mesma instituição, transferências eletrônicas disponíveis (TED) e documento de crédito (DOC).

Em comunicado, o Banco Central informou que a mudança pretende incentivar a concorrência no sistema financeiro, tornar os produtos financeiros mais eficientes, adequados e seguros e eliminar as barreiras de infraestrutura. As novas regras serão aplicadas a partir de julho, exceto para os débitos autorizados, cujas normas entrarão em vigor em novembro.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Projeto quer o fim de taxa extra na conta de luz


Um projeto que deve ser apresentado na semana que vem na Câmara dos Deputados prevê o fim da taxa extra na conta de luz, com a suspensão do regime de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015. O projeto é do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Conta de Luz na Câmara em 2009.

A proposta terá como base o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que concluiu que a inclusão das bandeiras, que aumentam o preço da energia conforme a falta de chuvas, não tem cumprido sua missão de inibir o consumo, mas sim contribuído para aumentar a arrecadação do setor.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores o custo da produção de energia no País. O objetivo é permitir que os consumidores adotem medidas de economia para evitar que suas contas de luz fiquem mais caras nos momentos em que esse custo está em alta. 

Com a estiagem, o sistema elétrico fica dependente de usinas térmicas, que geram energia mais cara, pois funcionam por meio da queima de combustíveis. "Vamos pedir para sustar as bandeiras imediatamente e entrar com pedido de ressarcimento ao prejuízo constatado pelo acórdão", disse Fonte.

O prejuízo a que o deputado se refere é o valor de R$ 18,9 bilhões que, segundo o TCU, foram pagos pelos consumidores brasileiros durante os 17 meses de adoção da bandeira tarifária vermelha, a que tem o valor mais alto, desde janeiro de 2015, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instituiu esse regime.

Para derrubar as bandeiras tarifárias, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado com votos da maioria dos presentes. A inclusão da proposta na pauta do plenário, porém, depende dos presidentes das duas casas, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Eunício Oliveira (MDB-CE). "Vamos fazer uma mobilização das entidades de defesa do consumidor. Acho que o Rodrigo não vai se opor a isso", afirmou Fonte. Ele acredita que em ano eleitoral, o projeto de decreto tem mais chances de ser aprovado. "Este ano quem vai votar contra isso?"

No acórdão, o TCU afirma que as bandeiras tarifárias são "um mecanismo de arrecadação de recursos que visa fazer frente a importantes obrigações financeiras de curto prazo que recaem sobre o fluxo de caixa das distribuidoras". A hipótese já tinha sido levantada pela área técnica do tribunal no ano passado. Pelas regras atuais, há quatro bandeiras em vigor. Na verde, não há taxa extra. A amarela custa R$ 2 para cada 100 quilowatts (kWh) consumidos, valor que sobe para R$ 3 na bandeira vermelha "patamar 1" e para R$ 5 na vermelha "patamar 2".

O TCU deu prazo de 180 dias para que o Ministério de Minas e Energia e a Aneel façam um "realinhamento" das bandeiras aos "reais objetivos almejados" com a cobrança extra. Também deu prazo de 30 dias para que a Aneel, em articulação com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), publique relatórios mensais com informações detalhadas sobre as bandeiras.

Contas de abril terão bandeira verde
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz continuarão com bandeira verde no mês de abril. Com isso, os consumidores não terão de pagar taxa adicional no próximo mês. A bandeira verde está em vigor desde janeiro.

A bandeira verde sinaliza manutenção de condições de geração de energia favoráveis. "Apesar da bandeira verde, é importante que os consumidores mantenham as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica", informou a Aneel.

O sistema leva em consideração o nível dos reservatórios das hidrelétricas e o preço da energia no mercado à vista (PLD). A bandeira verde continua sem taxa extra. Anteriormente, o custo da energia era repassado às tarifas uma vez por ano, no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros, a Selic. Agora, esse custo é cobrado mensalmente e permite ao consumidor adaptar seu consumo e evitar sustos na conta de luz. A Aneel deverá anunciar a bandeira tarifária que vigorará no mês de maio no dia 27 de abril.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Chuvas se intensificam no RN


Pelo menos quatro municípios do Rio Grande do Norte registraram mais de 100 milímetros de chuvas entre a manhã de quarta-feira (28) e o início da noite de quinta-feira (29) no Rio Grande do Norte, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que tem 67 estações climáticas em quarenta e seis municípios considerados vulneráveis pela Defesa Civil.

Tempo fechado prenunciava dia de transtornos em Natal, mas as chuvas foram moderadas. Entre oito da manhã e oito da noite a média foi de 20 milímetros

Baía Formosa, no Litoral Sul, a 98 quilômetros de Natal, acumulava ontem 208,5 milímetros. Até então, a estação havia registrado menos de 10 milímetros em março. O acumulado em 34 horas – 8h da manhã de quarta-feira às 18h de quinta-feira – representa o mesmo volume registrado pela Emparn no mês de fevereiro, que foi o mais chuvoso do ano.

Imagem de satélite mostra RN encoberto por nuvens de chuvas

Em Canguaretama foram 168 milímetros no posto de monitoramento  de Cunhaú e 136,6 no da cidade. Em São José de Mipibu, as chuvas no período acumularam 142,9 milímetros e em Goianinha, 114. Em Natal choveu 111,1 mm em Neópolis e 97,4 nos Guarapes. Nos demais postos, as chuvas variavam de 38 a 75 mm. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, que fica no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), registrou 112 milímetros.

Sem sol, praias da zona leste ficam vazias durante a manhã

Em consequência do ponto facultativo abrindo o feriadão da Páscoa, a Emparn não divulgou o Boletim Pluviométrico de ontem, mas nas redes sociais havia informações de chuvas entre 50 e 70 milímetros em diversos municípios do Oeste.

Chuva e pista escorregadia na volta do trabalho para casa 

Em Jucurutu, a chuva de ontem alagou ruas e chegou a invadir casas no bairro Santa Isabel. Também havia informações de ruas alagadas na cidade do Assu. Imagens de satélite das 17h45 mostravam forte atuação da Zona de Convergência no Norte do Nordeste. No Rio Grande do Norte não havia um quilômetro quadrado que não estivesse  coberto de nuvens de chuvas. O Ceará estava 80% encoberto e na Paraíba, a concentração era maior nas regiões de rios que correm para o Piranhas.

Em Natal, as chuvas caíram ao longo do dia  sem, no entanto, causar grandes transtornos para o trânsito. Sem sol, as praias da zona leste ficaram vazias. Na volta para casa, atenção redobrada com a pista escorregadia. A Defesa Civil esteve de prontidão, mas somente cinco ocorrências foram registradas, sem grandes riscos. A mais grave foi a abertura de uma cratera no bairro do Pajuçara, na zona Norte de Natal. As tubulações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Caern) e do sistema de drenagem se romperam na rua Trovador Carlos Gomes da Siqueira e aumentou um buraco existente. A Caern e a Secretaria de Obras foram  chamadas para fechar os registros e reparar os tubos. 

Mor Gouveia 
Local de constantes alagamentos e prejuízos para moradores e comerciantes, no cruzamento da avenida Mor Gouveia próximo à rua São José, o problema parece estar perto do fim. O secretário da Semov, Tomaz Neto, garantiu que até o início de maio as obras de drenagem no local serão concluídas. “Retiramos areia e limpamos o canal. A água está correndo bem na galeria. O sistema de bombeamento auxilia, mas só a obra completa vai resolver completamente o problema”, explicou Tomaz Neto. 

Em audiência de conciliação solicitada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) , em 15 de março, a  a Prefeitura do Natal assumiu o compromisso de apresentar, até 6 de abril, o cronograma efetivo para a conclusão das obras de drenagem da região que compreende as avenidas Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, São José e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Família procura por menina de 12 anos desaparecida em Natal

Yasmin Lorena de Araújo tem 12 e está desaparecida desde a quarta-feira (28), em Natal (Foto: Arquivo da Família/cedida)

Uma menina de 12 anos de idade está desaparecida desde as 13h da quarta-feira (28), quando foi vista próximo à casa onde mora, na Zona Norte de Natal. Os familiares da garota registraram um boletim de ocorrência na delegacia e seguem à procura dela.

De acordo com a família, Yasmin Lorena de Araújo saiu de casa, na Rua José Acácio, na Redinha, para entregar um dinheiro a uma vizinha a pedido da mãe. A mulher que receberia o dinheiro reside em uma rua perto da casa de Yasmin e disse aos parentes da menina que ela sequer chegou ao destino.

A Polícia Militar informou que realiza buscas para tentar encontrar a garota. Os familiares pedem que quem tiver informações sobre o paradeiro de Yasmin Lorena entre em contato através do número de telefone 98725-7577. Quem preferir falar diretamente com a polícia pode utilizar o Disk Denúncia 181.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia acredita que autores da morte da soldado Caroline fugiram durante o confronto em Mãe Luiza


A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa ainda continua de forma ininterrupta investigando a morte da soldado da PM Caroline Pletcsh, assassinada durante um assalto na noite do dia (26). A equipe que apura o caso já trabalha com alguns suspeitos, mas descartou o envolvimento dos dois criminosos mortos durante um confronto em Mãe Luiza, na manhã desta quinta-feira, com o crime.

Os policiais do Batalhão de Policiamento de Choque acreditam que os suspeitos da morte da PM estavam no grupo que conseguiu escapar durante o confronto, na quinta-feira. "Todos os criminosos estavam armados e aparentemente protegendo comparsas que se escondiam no local, relatou um oficial da unidade que preferiu não ser identificado".

O delegado Rysklyft Factore, que preside o inquérito que investiga a morte de Caroline, disse na manhã desta sexta-feira (30), que já trabalha com suspeitos, mas deve manter as informações em sigilo em nome da integridade das investigações. "Estamos em campo desde cedo, colhendo dados e depoimentos para legitimarmos algumas suspeitas fortes. Estamos trabalhando com afinco e em breve prenderemos todos", disse.

Factore ainda informou que também crer que a denúncia recebida pelo BPChoque estava certa e que neste momento a colaboração de todas as forças de segurança será fundamental para a elucidação do crime.. O delegado reforça que a participação da população é muito importante no tocante a informações, os números 181 e 3232 1195 estão disponíveis.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Galvão Bueno perde a paciência com pergunta sobre Neymar

Confira cliques do narrador: Galvão Bueno é considerado o maior narrador esportivo do Brasil e dono de um dos maiores salários da TV Globo

Ao que tudo indica, o clima esquentou durante a estreia de "Ayrton Senna - O Musical", no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, na última quarta-feira (29). Isso porque Galvão Bueno não gostou nada de uma pergunta feita por André Montanheiro, do "TV Fama", da Rede TV!, e quase saiu do sério.

Segundo o colunista Leo Dias, o comentarista esportivo teria achado sem noção um questionamento feito pelo repórter sobre Neymar participar ou não dos jogos da Copa do Mundo, na Rússia. 

"Que pergunta idiota, coisa mais burra", disparou o narrador, que saiu bufando do local.

O craque do Paris Saint-Germain, para quem não sabe, se recupera de uma cirurgia no pé.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Geraldo Luís detona seguidora após comentário sobre o filho de 18 anos

gerald-luis-flho

O apresentador Geraldo Luis, da Record, se juntou a ex-mulher para comemorar o aniversário de 18 anos do filho João Pedro. Em meio a elogios ao bom relacionamento do ex-casal, um comentário provocou a ira do âncora do Balanço Geral.

Irritado com uma seguidora que insinuou que o menino era deficiente, ele publicou um longo desabafo. “Mesmo que ele fosse deficiente !? Qual o problema ? Isso não dá o direito a ninguém de vir aqui e ter a CORAGEM de escrever algo tão podre e pequeno”, disse.

“Há coisas que nem divulgo e não preciso, sempre sendo meu melhor. Mas o preconceito e a covardia já é do ser humano. Desejo a essa moça que nunca e ninguém fale algo tão escroto de alguém que ela ame. Ela sentirá o que senti. Internet ! Terra de ninguém…discordo. Pra quem tem inteligência serve bem. Perdoem meu desabafo de pai”, completou.

Há duas semanas, ele preocupou os fãs ao aparecer com o rosto inchado em uma cama de hospital. Tudo não passou de um susto.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

PSB já conta com filiação de Barbosa

Os dirigentes do PSB já dão como certa a filiação ao partido do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no próximo dia 7, limite do prazo legal para disputar as eleições desse ano. 

"É provável que ele se filie mesmo sem o compromisso de uma candidatura presidencial", disse ao Estadão/Broadcast o presidente do PSB, Carlos Siqueira. 

Dirigentes pessebistas conversaram com  Barbosa sobre o assunto na manhã desta quinta-feira em uma padaria em Brasília.  O ex-ministro teria admitido pela primeira vez assinar a ficha de filiação. 

A tese de lançar o ex-presidente do STF na disputa pelo Palácio do Planalto é defendida com entusiasmo pela bancada do PSB na Câmara, mas sofre resistências de alas dos partidos. 

Aliado do governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, o vice governador de São Paulo, Márcio França, é um dos que se opõem a ideia. 

Fonte: MSN
Leia Mais ››

'Fortíssimos' indícios de corrupção apontados pela PGR justificam prisões e ordens de busca, diz ministro em decisão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as prisões e as ordens de busca e apreensão da Operação Skala, da Polícia Federal, com base em argumentos apresentados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que aponta risco de destruição de provas e "fortíssimos indícios de esquema contínuo de concessão de benefícios públicos em troca de recursos privados para fins pessoais e eleitorais que persistiria por mais de 20 anos no setor de portos".

A Operação Skala, deflagrada nesta quinta-feira (29) pela Polícia Federal, faz parte das medidas solicitadas por Dodge – e autorizada por Barroso – com o objetivo de coletar provas para o inquérito que investiga se o presidente Michel Temer editou um decreto a fim de favorecer empresas portuárias, em especial a Rodrimar, em troca de propina. Temer nega. A empresa diz que nunca pagou propina a nenhum agente público. Na operação, foram presos dois amigos do presidente, um ex-ministro e empresários.

Na decisão, de 14 páginas, Barroso diz que o objetivo das medidas é esclarecer pontos centrais das investigações quanto "à natureza, nexo de subordinação existente entre os envolvidos e, principalmente, se os investigados receberam vantagens indevidas, como 'recompensa' pela edição do decreto dos portos".

Entre outras medidas, Barroso autorizou buscas e apreensões e acesso do Ministério Público Federal à contabilidade da Argeplan, empresa de João Baptista de Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer e um dos presos na operação.

O ministro cita na decisão as observações dos investigadores sobre a empresa: "A Argeplan, agora oficialmente com o investiado João Baptista Lima Filho como sócio, tem se capitalizado por meio do recebimento de recursos provenientes de outras empresas – as interessadas na edição do denominado decreto dos portos – e distribuído tais recursos para os demais investigados".


Cristiano Benzota, advogado de João Baptista Filho, disse que o ex-coronel é inocente. Disse que Baptista não tem nenhuma participação nos fatos citados no inquérito. "É do interesse dele esclarecer tudo. Inclusive quer deixar claro que não foram feitas manobras pra evitar um depoimento", disse ontem por meio de nota.

Barroso disse que as medidas "se tornam imprescindíveis, tanto para viabilizar a análise de documentos em posse dos investigados, quanto para confrontar versões de declarações de investigações e depoimentos de testemunhas". A decisão mencionou a preocupação com o risco concreto de destruição de provas.

Planilha
O ministro listou na decisão elementos apresentados pelos investigadores, como uma planilha, indicando possíveis pagamentos feitos por empresas portuárias.

Segundo afirma na decisão, trata-se de uma "planilha contábil em que aparecem, como recebedores de recursos das empresas Libra, Rodrimar e Multicargo as siglas MT, MA e L, que permitem supor sejam o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer, Marcelo Azeredo, presidente da Codesp entre 1995 e 1998, indicado por ele, e o amigo pessoal do senhor presidente João Batista Lima Filho".

Casa da filha de Temer
A reforma na casa da filha de Temer também é investigada. A arquiteta Maria Rita Fratesi, que foi intimada a prestar depoimento, é, de acordo com a decisão, mulher de João Batista Lima Filho e sócia do marido na PDA Projeção e Direção Arquitetônico.

"Trata-se da empresa que realizou reforma de alto custo em imóvel da senhora Maristela Temer, filha do Excelentíssimo Senhor Presidente da República. Há informações sobre pagamentos de altos valores em espécie", diz o texto da decisão.

TCU
Barroso também mencionou uma nota técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta irregularidade no decreto dos portos.

O relatório do TCU afirma que o decreto assinado pelo presidente Temer no ano passado cria um contexto que poderia no futuro beneficiar empresas com contratos anteriores a 1993. É o caso da Rodrimar.


Isso contraria o principal argumento da defesa do presidente. Temer alega que a Rodrimar, que tem contrato anterior a 1993, não poderia se beneficiar das regras que entraram em vigor em maio do ano passado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Confronto com Exército de Israel na fronteira de Gaza deixa palestinos mortos

Palestinos se concentram em local próximo à fronteira com Israel na Faixa de Gaza n primeiro dia da Marcha do Retorno, protesto convocado pelo Hamas (Foto: Mohammed Abed/AFP)Cinco palestinos que participavam de atos na Faixa de Gaza, perto da fronteira de Israel, foram mortos nesta sexta-feira (30) pelo Exército de Israel, segundo o Ministério da Saúde local. Centenas ficaram feridos.

Um protesto de seis semanas teve início nesta sexta-feira. O ato, chamado de "Marcha do Retorno" foi convocado pelo Hamas, grupo que comanda a Faixa de Gaza. Milhares de palestinos se reuniram em cinco acampamentos em diferentes locais da região.

Um palestino, identificado como agricultor da região, havia sido morto antes das manifestações.

Tendas de campanha foram montadas a uma distância de cerca de 700 mestros da fronteira, mas os manifestantes palestinos têm realizado demonstrações a cerca de 200 metros do território israelense, diz a agência Efe.

Segundo testemunhas, do lado israelense é possível ouvir disparos e ver muita fumaça, enquanto em Gaza há várias ambulâncias.

Israel responde
No Twitter, a conta oficial das Forças Armadas de Israel afirmam que 17 mil palestinos estão concentrados em cinco acampamentos "ao longo da barreira de segurança da Faixa de Gaza".

"Os manifestantes estão jogando pneus em chamas e jogando bombas caseiras e pedras na barreira de segurança e em soldados das Forças Armadas, que estão respondendo com meios de dispersão de revoltas e atirando contra os principais instigadores", diz a mensagem.

A Marcha do Retorno está prevista para continuar até o dia 15 de maio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer em apuros: Risco de nova denúncia põe em xeque candidatura à reeleição

O coronel Lima, amigo de Temer desde os anos 1980 e suspeito de intermediar propina para ele, quando era detido ontem pela PF (29/03) (Foto: Reprodução/TV Globo)

A perspectiva de uma terceira denúncia criminal, derivada da Operação Skala, deflagrada ontem pela Polícia Federal (PF), põe em xeque a candidatura à reeleição do presidente Michel Temer.

Na investigação, relativa ao decreto baixado no ano passado por Temer determinando regras para renovar a concessão de portos, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão temporária de 13 suspeitos.

Pelo menos quatro deles são ligados a Temer: seu amigo José Yunes, o ex-ministro Wagner Rossi, o ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Milton Hortolan, e o coronel João Baptista Lima, que evitava prestar depoimento havia nove meses.

Em seu despacho, Barroso descreve “um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de vinte anos no setor de portos, vindo até os dias de hoje”.

Ele relembra que as suspeitas remontam a outro inquérito, de mais de 15 anos, arquivado pelo ministro Marco Aurélio em 2011. O novo inquérito conduzido por Barroso investiga se a ampliação do prazo de concessão dos portos de 25 para 35 anos, com extensão por mais 35, determinada em maio do ano passado por Temer, se deu em troca de propinas e doações eleitorais.

Os principais beneficados pela medida foram a empresa Rodrimar e o Grupo Libra, maiores concessionários de portos no Brasil. A nova suspeita veio à tona em gravações derivadas da delação da JBS, em que o ex-deputado Rodrigo Loures defende a mudança no decreto para ampliar as concessões e até discute o assunto com Temer.

Em troca, a Rodrimar é suspeita de ter pagado propina a Temer por meio da empresa Argeplan, do coronel Lima, ligado a Temer desde os anos 1980, quando o hoje presidente era secretário da Segurança Pública de São Paulo. Num episódio independente, o delator Florisvaldo Oliveira, da JBS, já descreveu como entregou R$ 1 milhão em dinheiro vivo na sede da Argeplan, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.


Segundo as novas investigações da PF, a Argeplan cuidou de uma reforma na casa da filha de Temer. A empresa também manteve contrato com a construção de Angra 3, investigada pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. De acordo com o delator Ricardo Saud, também da JBS, ela servia de fachada para o pagamento de propinas a Temer.

Outro foco das investigações, o Grupo Libra, foi beneficiado no início de 2016 por uma manobra do deputado Eduardo Cunha, na ocasião do mesmo grupo político de Temer. O Libra controla há mais de 20 anos uma área nobre no porto de Santos. Mas uma Medida Provisória de 2015 impediria a renovação da concessão.

Na formulação original, ela não permitia que empresas endividadas continuassem a prestar o serviço. O Libra devia quase R$ 1 bilhão na praça. Uma emenda de Cunha em janeiro de 2016 abriu, contudo, uma brecha para renovar a concessão. De acordo com o delator Lúcio Funaro, a emenda foi um pagamento pelas doações eleitorais do Libra à campanha de Temer em 2014. Funaro apontou ainda Yunes como operador financeiro de Temer

As investigações da PF são corroboradas por um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado no início da semana pela GloboNews. No relatório, assinado pelo ministro Bruno Dantas, os técnicos apontam no decreto dos portos “forte indício de infração aos princípios da isonomia, da vinculação ao instrumento convocatório e da seleção da proposta mais vantajosa”. Afirmam ainda que ele “contempla disposições normativas com fortes indícios de ilegalidade”.

Todos os novos fatos expostos pela PF são negados pelos envolvidos. Temer já foi inquerido por escrito e seus sigilos fiscal e financeiro foram quebrados por Barroso. Se o inquérito resultar em denúncia contra ele, ela terá novamente de passar por votação pela Câmara dos Deputados antes de ser aceita pelo STF.


Seria a terceira denúncia contra Temer em cerca de um ano. As outras duas, apresentadas pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, foram postas em suspenso até Temer deixar a Presidência. Desta vez, a responsável seria a procuradora-geral Raquel Dodge. Indicada pelo próprio Temer ao cargo no ano passado, será impossível acusá-la de motivações políticas, como o governo fez com Janot.

Mesmo que o inquérito não resulte em nada ou que a a Câmara decida engavetar mais uma denúncia, todas as novas informações circularão na campanha eleitoral. Não há como tal situação favorecer a candidatura a reeleição do presidente mais impopular da história recente.

O plano alternativo do MDB é lançar, em vez de Temer, o ministro Henrique Meirelles à Presidência. Temer poderia sair de vice, ficar com algum ministério ou cargo que lhe garanta a proteção do foro privilegiado no STF e mantenha na gaveta as duas denúncias que lá estão – talvez a nova também. Se bem que, como demonstra a ação deflagrada ontem por Barroso, seu foro no STF pode não ser tão privilegiado quanto parece.

Fonte: Blog do Helio Gurovitz
Leia Mais ››

Incêndio destrói casa em S. José; fogo começou em carregador de celular, diz bombeiro

Casa foi destruída pelas chamas na madrugada desta sexta (30) (Foto: Divulgação/Bombeiros)
Casa foi destruída pelas chamas na madrugada desta sexta (30) (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Um curto circuito em um carregador de celular deu início a um incêndio que destruiu uma casa no Jardim São Dimas em São José dos Campos na madrugada desta sexta-feira (30). A informação é dos bombeiros.

O incêndio começou por volta das 3h no imóvel, que fica na rua Tertuliano. De acordo com os bombeiros, as moradoras acordaram o cheiro de fumaça e perceberam a tomada em chamas - no local um aparelho celular era carregado.

Uma das moradoras conseguiu sair do imóvel e acionar os bombeiros. A outra ficou presa na casa ao tentar resgatar um cachorro. Ela foi resgatada pelos bombeiros sem ferimentos.

Foram cerca de 2 horas para conter as chamas, que destruiu quatro cômodos da casa. As duas mulheres foram atendidas no local pelo Serviço de Atendimenro Móvel de Urgência (Samu) e liberadas.

A Defesa Civil foi acionada para avaliar se houve comprometimento estrutural ao imóvel.

Bombeiros levaram cerca de 2 horas para conter o fogo (Foto: Bombeiros/Divulgação)
Bombeiros levaram cerca de 2 horas para conter o fogo (Foto: Bombeiros/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contran adia aplicação de multas a pedestres e ciclistas


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o ano que vem a aplicação de multas para pedestres e ciclistas que transitarem fora das áreas permitidas. A resolução que definiu as regras para esse tipo de multa foi publicada em outubro de 2017 e iniciaria sua vigência em Abril deste ano.

A resolução foi adiada para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o dia 1º de março de 2019 para dar mais tempo para os órgãos de trânsito se adaptar. As punições estavam previstas no Código de Trânsito (CTB) de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas.

A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19, o equivalente à metade do valor da infração leve atual. Este valor será cobrado também para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Fraudes na venda de pescado chega a 21% em 12 estados e no DF


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento flagrou, em fevereiro deste ano, irregularidades em 21,8% das amostras de peixe vendidos em 12 estados e no Distrito Federal (DF). Batizada de Operação Semana Santa, a fiscalização envolveu a participação de mais de 50 auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção do ministério.

Além de produtos vendidos no DF, foram examinadas amostras de pescado oriundas de Alagoas; do Ceará; de Minas Gerais; de Mato Grosso; do Pará; de Pernambuco; do Paraná; do Rio de Janeiro; do Rio Grande do Norte; de Santa Catarina; de São Paulo e do Tocantins.

Das 133 unidades analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Goiânia, 29 apresentaram não conformidade, que ocorre quando a espécie de peixe declarada no rótulo não condiz com o produto contido na embalagem. É como, por exemplo, quando o consumidor compra pescada cambucu pensando tratar-se de robalo congelado.

A identificação do pescado foi feita por meio de exame de DNA. Segundo a amostra, uma em cada cinco embalagens de peixe vendidas no varejo desses estados apresenta fraude. O índice é ainda maior nos estabelecimentos que estão sob fiscalização estadual ou municipal: em 36 embalagens analisadas, 20 apresentaram não conformidade, o que representa 55,6% do total. No caso dos estabelecimentos sob inspeção federal, que inclui os estrangeiros, o número de fraudes é menor. Das 97 amostras analisadas nesse grupo, um total de 9 resultou em não conformidade (9,3%).

A substituição de espécies de peixe nas embalagens ocorreu entre produtos de maior valor de mercado para outros de menor valor. Entre as fraudes encontradas pelos fiscais agropecuários estão embalagens vendidas como sendo robalo congelado, mas que, na verdade, continham pescada cambucu, ou surubim substituído por bagre. Também houve flagrantes de filé de linguado trocado por albaote dente-curvo e de sardinha substituída por peixe cavalinha, entre outros.

Notificação

Com base nos resultados, o Ministério da Agricultura informou que abrirá processo administrativo, e as empresas serão notificadas. Além disso, deverão ser adotadas “ações fiscais tanto em relação à destinação dos lotes de produtos implicados como imposição de medidas cautelares junto às empresas produtoras, de forma a resguardar a saúde do consumidor”, diz um trecho do relatório da operação. O ministério também vai possibilitar que as empresas solicitem a contraprova da análise laboratorial das amostras de peixe.

No caso dos estabelecimentos sob inspeção federal, que envolveu um total de 34 empresas, sete apresentaram irregularidades nas amostras analisadas. Destas, três são reincidentes nesse tipo fraude, e uma delas teve o número de registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) cancelado em 11 de setembro do ano passado, declarou o ministério. Foi a primeira vez que a operação, que é realizada desde 2015, incluiu estabelecimentos que estão sob fiscalização estadual e municipal.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Carro roubado em Mossoró e usado em atentados é encontrado abandonado na zona rural de Apodi

Imagem

Um carro Ford KA de cor branca com placas QGC-9599, roubado em Mossoró, e que segundo a polícia pertence a esposa de um agente penitenciário estadual do Ceará, foi localizado na noite desta quinta feira 29 de março na comunidade de Mulungú, zona rural de Apodi, região Oeste do RN.

O carro estava abandonado em um estrada de barro naquela localidade e foi achado pelo Grupo Tático Operacional (GTO) da cidade que foi ao local, após receber uma informação do capitão Júlio César, informando de um possível veículo abandonado no sítio mulungu.

De acordo com os policiais o carro foi usado em dois atentados a tiros, ocorridos na última quarta feira, 28 de março na cidade de Apodí.  Os atentados segundo a polícia estão relacionados a briga envolvendo membros de facções criminosas rivais..

No interior  do veículo foram encontradas capsulas de pistola e estojos de revólver calibre 38.  O carro foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil daquela cidade, para que o delegado adote os procedimentos legais.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

73º Homicídio em Mossoró 2018: Homem é encontrado morto com mãos amarradas pernas cortadas e pescoço degolado na região das Malvinas

Imagem

Um crime de homicídio com requintes de crueldade, foi registrado na manhã desta sexta feira 30 de março de 2018, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Um homem identificado como Elias Junio da Silva “Junio Barroada”, 39 anos de idade, morador da Rua Vicente Leite no bairro Planalto 13 de Maio, presidiário foragido da justiça com mandado de prisão em aberto, foi encontrado morto, em uma estrada de barro entre o Conjunto Geraldo Melo e o Dom Jaime Câmara.

A vítima, que estava com as maos amarradas para trás, apresentava perfurações na cabeça provocadas por tiro e faca e teve as pernas cortadas e o pescoço degolado.

Vários curiosos compareceram no local, mas ninguém reconheu a vítima, que não portava documentos de identificação. O Homem tem várias tutuagens pelo corpo, inclusive algumas com nomes de pessoas, como Moisé, Patrícia. Uma delas com a frase: Amor só de Mãe.

O corpo foi encontrado por volta das 07h30min. Populares que passavam no local ao avistar o homem no meio da estrada, acionaram a Polícia Militar através do 190. A VTR dos cabos Peixoto e saldanha foram ao local e passaram a isolar o corpo até a chegada das equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão.

O perito criminal Otávio Domingos, acredita que a vítima tenha sido morta durante a madrugada em outro local e dosovada na estrada carroçável onde o corpo foi encontrado.  No local, os criminosos escreveram na areia a sigla SDC e o código da facção criminosa Sindicato do Crime 1814.

Após os trabalhos da perícia criminal, o corpo de Elias Junio da silva foi encaminhado a sede da Unidade Regional do ITEP para ser necropsiado e será liberado após a familia comparecer ao órgão com a documentação da vítima.

Com mais um crime de homicídio, registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 73 assassinatos no ano de 2018. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios (DHPP)

Elias cumpria pena de 14 anos e 8 messes, por roubo na Penitenciária Mário Negócio em Mossoró, mas estava foragido da unidade e de acordo com o Banco nacional de mandados, ele estava com mandado de prisão em aberto, expedido pela Juiza Cinthia Cibele Diniz De Medeiros da Vara de Execução Penal da Comarca de Mossoró.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Chuvas rompem tubulações e abrem crateras em Natal e Parnamirim

Na praia de Pirangi, em Parnamirim, cratera aberta pela força das águas levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora (Foto: Bruno Trajano)
Na praia de Pirangi, em Parnamirim, cratera aberta pela força das águas levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora (Foto: Bruno Trajano)

As chuvas que caem sobre a Grande Natal nos últimos dois dias vêm causando estragos. Em Natal e Parnamirim, pelo menos duas crateras foram abertas em razão da força das águas, que forçaram o rompimento de tubulações. Até o momento só há registro de danos materiais.

Moradores da Rua Omar Batista de Lima também ficaram assustados com os estragos causados pelas chuvas (Foto: Bruno Trajano)
Moradores da Rua Omar Batista de Lima também ficaram assustados com os estragos causados pelas chuvas (Foto: Bruno Trajano)

Na Zona Norte de Natal, um enorme buraco foi aberto na madrugada desta sexta (30) no meio da Rua Felipe Camarão, no bairro Igapó. Nenhuma casa foi interditada até o momento, mas a Defesa Civil do município pediu aos residentes mais próximos que procurem abrigo em casas de amigos ou parentes.

Já em Parnamirim, o estrago foi na praia de Pirangi. A enxurrada levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora. Ninguém ficou ferido, mas a vizinhança também ficou assustada.

Na Zona Norte de Natal, cratera foi aberta no meio da rua Felipe Camarão (Foto: Defesa Civil de Natal/Cedida)
Na Zona Norte de Natal, cratera foi aberta no meio da rua Felipe Camarão (Foto: Defesa Civil de Natal/Cedida)

Somente nas últimas 48 horas, ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu aproximadamente 115 milímetros nas quatro regiões administrativas da capital. E a previsão é de que as chuvas continuem até o domingo (1º).

A Defesa Civil vem monitorando pontos de alagamento pela cidade. Algumas lagoas de capitação já estão com os níveis bastante elevados, como no Santarém, na Zona Norte, e na Cidade da Esperança, na Zona Oeste. Ambas estão sendo monitoradas de perto. Uma árvore tombou ao lado do Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, na Zona Leste da cidade, mas não causou maiores danos.

Ligações para a Defesa Civil devem ser feitas para o número de emergência 190, que é o número principal do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp.

Natal em alerta
A Prefeitura de Natal montou um esquema de plantão para atuação da Defesa Civil durante o feriado da Semana Santa. O objetivo é conseguir dar resposta rápida a possíveis desastres provocados pela chuva. Alerta do Ministério da Integração Nacional diz que até o domingo (1º) Natal, Fortaleza e João Pessoa devem ter chuvas acima da média, com previsão também de ondas acima de três metros no litoral.

Fonte: G1
Leia Mais ››