segunda-feira, novembro 18, 2019

RN começa etapa de vacinação contra sarampo para adultos de 20 a 29 anos

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18). — Foto: ReproduçãoO Rio Grande do Norte começa nesta segunda-feira (18) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez para o público adulto na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. O “Dia D” dessa etapa está marcado para 30 de novembro.

O estado recebeu 99 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu um total de 140 mil entre as unidades básicas de saúde do estado. A população pode procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar.

A primeira fase começou em 25 de outubro, voltada as crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Agora a nova fase é para os adultos.


De acordo com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os adultos jovens são os que acabam circulando com maior frequência, portanto apresentam mais mais riscos.

Além disso, nacionalmente, esse grupo é o que tem maior incidência notificação de caso de sarampo. Aqui no estado, de acordo com Alessandra, o maior número de notificações é para crianças com menos de cinco anos, mas nos casos confirmados o estado segue a tendência nacional e os jovens adultos são os mais afetados.

"Nós enfrentamos dificuldade na base de dados para estimar quantos precisam tomar a vacina. Nós temos uma população estimada em 600 mil pessoas, mas não sabemos quantas precisam de atualização. Com base na estimativa do Ministério da Saúde, foram enviadas 99 mil doses e, visando nosso estoque atual, distribuímos 140 mil doses", afirmou.

Apesar de a campanha visar os jovens adultos, a subcoordenadora lembrou que a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível nos postos para todas as pessoas que precisem.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública confirmou mais dois casos de sarampo no Rio Grande do Norte, passando para seis o total já registrado no Estado. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sobre a doença, o número de casos notificados é 85, dos quais 52 foram descartados e 27 permanecem em investigação.


A doença
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde.

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em 10 meses, 187 pessoas são flagradas trabalhando ilegalmente como educadores físicos no RN

Fiscais flagraram 187 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de Educador Físico no Rio Grande do Norte entre os meses de janeiro e outubro de 2019. O dado foi divulgado pelo Conselho Regional de Educação Física no estado. Essa atividade, de acordo com a entidade, pode causar problemas à saúde dos clientes e é considerada contravenção penal, podendo resultar em prisão.

Em 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/Divulgação
Em 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/Divulgação

"O primeiro perigo é que você não sabe quem está lhe atendendo e isso torna a contratação um negócio de risco. Orientações feitas por pessoas sem qualificação e registro para isso podem significar problemas sérios de saúde. Esse tipo de consultoria só deve ser feita por profissionais devidamente habilitados e é importante que quem contrata tenha pelo menos um encontro com quem oferece o serviço, para que possa ser avaliado. É importante ter a certeza que quem oferece esse tipo de consultoria é um Profissional de Educação Física", explica o chefe do departamento de orientação e fiscalização do Conselho no RN, Luiz Marcos Peixoto.


De acordo com o Cref, a maior parte dos flagrados é formada por estudantes que ainda não terminaram a graduação em educação física e sem registro no Conselho. Muitas, além de trabalhar na função de personal trainer, também ofereciam serviços de consultoria pela internet.

O número maior de casos foi registrado no primeiro semestre do ano quando, entre janeiro e junho, 108 pessoas foram identificadas na atividade ilegal. Os registros dos meses seguintes também preocupam : 18 em julho, 17 em agosto, 24 em setembro e 20 em outubro.

Nos últimos anos, o Conselho Regional de Educação Física passou a receber com mais frequência denúncias sobre o exercício ilegal praticado nas redes sociais. São pessoas sem registro, como influenciadores digitais, que oferecem orientação de treinamentos e até pacotes de aulas.

Luiz Marcos também alerta para o cuidado com perfis que oferecem "desafios de emagrecimento" na internet. "Essas pessoas normalmente vendem orientação de treinamento e também serviços como dietas e até mesmo o uso de suplementação, o que só deve ser prescrito por nutricionistas".

Pessoas identificadas atuando ilegalmente como Profissional de Educação Física são denunciadas ao Ministério Público e podem ser punidas pela justiça. O exercício ilegal da profissão é considerado contravenção penal prevista no artigo 47 da lei das contravenções penais, decreto de lei número 3688/41, com pena de prisão de 15 dias a três meses ou multa. Uma forma fácil de identificar um Profissional de Educação Física devidamente habilitado é pedindo que ele apresente a Cédula de Identidade Profissional, um documento emitido pelos Conselhos Regionais de Educação Física.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fátima destaca potencial do RN a empresários franceses

Durante encontro em Paris entre os governadores do Nordeste e 40 empresários franceses, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra destacou as potencialidades do estado potiguar. Os gestores dos estados nordestinos apresentaram juntos um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste.

O CONSÓRCIO NORDESTE ESTÁ EM MISSÃO PELA EUROPA, BUSCANDO ATRAIR INVESTIMENTOS PARA A REGIÃO. FOTO: ELISA ELSIE/ASSECOM

“O RN lidera o ranking de energia eólica no país, a riqueza em petróleo, o sal, os minérios, além do grande potencial turístico. Saímos daqui com uma data para a realização de um próximo encontro no Brasil a fim de continuarmos as tratativas aqui iniciadas. Quero que elas resultem em investimentos para o nosso Estado, trazendo o que o povo mais precisa: emprego e renda”, disse. Ela ainda reiterou que almeja “um estado produtivo, inclusivo, onde se possa avançar no sentido de garantir melhorias, qualidade e acesso dos serviços públicos que são prestados à população.”

Essa é a primeira articulação internacional do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Na ocasião, os empresários também puderam esclarecer dúvidas com os governadores e alguns apresentaram atuações que já possuem no Brasil. “A nossa vinda foi apresentar o mapa de oportunidades, dizer o quanto a região Nordeste está pronta para o crescimento destacando, inclusive, o potencial de riquezas naturais que nós temos”, acrescentou a Fátima Bezerra.

Para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação, o consórcio destaca o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, que reúne 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

Na viagem à Europa, o objetivo dos governadores é atrair recursos para áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

A governadora do RN pontuou também a prioridade ao quesito conectividade, frisando que a sociedade atual é digitalizada e que necessita de atenção especial. “Precisamos dotar a nossa região e os nossos estados com infovias que garantam a conexão com a internet e de boa qualidade. Reforçamos também as prioridades nas questões da agricultura familiar, do saneamento, do tratamento dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário. Temos ainda um déficit imenso nessas áreas e temos como desenvolver excelentes parcerias para que possamos avançar nessas direções”, disse.

O governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, mostrou aos franceses as oportunidades em segmentos como energia, conectividade, segurança, além da preservação de rios e nascentes. “Queremos com essa visita aumentar os números de nossa relação comercial com a Europa. O Nordeste é a região do Brasil que tem crescido acima da média. Temos 33 projetos para licitar em PPPs, representando R$ 27 bilhões em investimentos”.

O diretor geral do tesouro francês, Cristophe Bories, disse que “a França investe mais no Brasil do que na China. O Nordeste é uma região que tem três vezes a superfície da França e tem desafios e oportunidades para nossas empresas. As autoridades francesas estão mobilizadas para apoiar projetos no Brasil através de financiamentos. Podemos fazer vários tipos de cooperação entre a França e os estados do Nordeste”.

Para Luis Cesar Gasser, representante do Itamaraty presente na reunião, o Governo Federal vê muito potencial nessa parceria do Nordeste com a Europa e está interessado em aprimorar o que for preciso para atrair mais investimentos estrangeiros.

O membro do Movimento das Empresas da França (Medef), Gérard Wolf, se mostrou interessado em dar andamento às negociações e sugeriu uma reunião nos próximos meses em Salvador para aprofundar as discussões com as empresas francesas.

“Essa missão mostra a importância da união dos estados do Nordeste, que enfrentam desafios semelhantes, e que atuam juntos para avançar nas soluções. Estamos mostrando as potencialidades do Nordeste para o mundo em busca de novas parcerias e novas oportunidades de negócios”, comentou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Organizado pelo Medef, o evento ocorreu na sede do Ministério da Economia e Finanças da França. Após a apresentação e conversa com os empresários, os governadores se reuniram com o ministro francês Bruno Le Maire. Além de Paris, o grupo estará em Roma, na quarta-feira (20), e em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Participam também da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não viajou por motivos de saúde e está representado na missão pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Médicos de Natal entram em greve nesta terça

Começa nesta terça-feira (19) a greve dos médicos do município de Natal por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é o não pagamento das gratificações que ocorre desde janeiro deste ano. Às 9h está programada a concentração dos profissionais na sede do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed). De lá eles partem para as unidades de saúde, onde farão algumas ações como fiscalização, entrega de cartazes e coletes, bem como vão distribuir uma carta aberta à população.

MÉDICOS DELIBERARAM PELA GREVE NA QUARTA-FEIRA (13. FOTO: DIVULGAÇÃO SINMED/RN

Os médicos vinham realizando paralisações pontuais e manifestações desde o início de outubro último, mas não houve nenhum posicionamento por parte da prefeitura.

O atraso já resultou no pedido de demissão de diversos médicos concursados, levando a prefeitura a contratar profissionais terceirizados que recebem um valor duas vezes maior do que é pago aos efetivos. O somatório do débito já chega próximo aos 50 mil reais por médico.

Outra pauta que motivou a greve foi a não implementação da tabela de pagamento de 2019, prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos do município. O salário ainda é referente à tabela de 2016.

“Não temos outra alternativa que não seja a greve. Existem profissionais com seus salários comprometidos com esses 10 meses de atrasos. E além disso tem a defasagem. Existem outros programas que pagam um valor muito superior ao que esses médicos recebem hoje. O salário que os concursados recebem, representa ¼ do salário da cooperativa e um terço do que recebe os profissionais do Mais Médicos”, disse Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bombeiros combatem incêndios na zona Sul de Natal

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN) combateu dois incêndios na manhã desta segunda-feira (18) na zona Sul de Natal. O primeiro caso foi registrado por trás da Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Satélite. O segundo foi entre o bairro de Candelária e o Conjunto San Vale.

De acordo com a corporação, no caso do Satélite, as chamas começaram em uma área de mata e se espalharam rapidamente devido ao acúmulo de lixo no local. Já no San Vale, o fogo chegou próximo do Prolongamento da Avenida Prudente de Morais, mas foi controlado pelos militares.

Ao portalnoar.com.br, o CBM-RN reforçou ainda que a população não faça queimadas e denuncie as ocorrências de chamas.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sesap mobiliza municípios para ação de prevenção ao HIV/AIDS

No mês de conscientização e combate à AIDS, o “Dezembro Vermelho”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual IST, AIDS e Hepatites Virais propõe, por meio de uma Nota de Mobilização, que Secretarias Municipais de Saúde, Empresas, Indústrias, Comércio e Organizações Não Governamentais realizem ações, incentivando o uso do preservativo e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

O objetivo é informar a população sobre os sinais e sintomas, prevenção e contágio da doença, importância do diagnóstico e tratamento precoce, além de combater o preconceito às PVHA.

O Rio Grande do Norte possui, atualmente, 7492 pacientes realizando tratamento para HIV/AIDS nos 14 Serviços de Assistência Especializada (SAE) existentes nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau-dos-Ferros.

A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. O HIV pode ser transmitido através do sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral), do compartilhamento de seringas e agulhas, da transfusão de sangue contaminado, de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS ainda representa um problema de saúde pública de grande relevância, por ser uma doença que, até o momento, não tem cura, bem como pelo estigma e discriminação que afetam as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).

O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504, publicada em 07 de novembro de 2017, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado anualmente em 1º de dezembro desde 1988.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Projeto de alunos do Sesi-RN é destaque no Fantástico

Alunos do SESI Escola viraram pauta no Fantástico, na noite desse domingo (17). Ganhadores da última fase da Olimpíada do Futuro, realizada no último sábado em São Paulo, a matéria falou sobre o projeto Biotinga, um canudo biodegradável feito com cera de carnaúba, mandioca e glicerina.


Liderados pelo professor de Geografia, Aryon Diniz, integraram a equipe os alunos Francisca Hellen, Rhana Helen, Ana Karolina, Ana Beatriz e João Victor, todos alunos da SESI Escola, em Mossoró.

O projeto Biotinga visa ajudar na preservação do meio ambiente e não causa malefícios à saúde humana. Confira o vídeo no site do Fantástico: https://globoplay.globo.com/v/8094609/

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Duas pessoas morrem e 26 ficam feridas em estradas federais do RN no feriadão

A Operação Proclamação da República, iniciada pela Polícia Rodoviária Federal na última quinta-feira, encerrou neste domingo, 17. De acordo com a PRF, o fluxo de veículos nas rodovias federais foi bem maior do que o normal no período.

“Durante os quatro dias de operação, foram registrados, nas BRs do RN, um total de 26 acidentes, dos quais seis graves, que resultaram em 26 pessoas feridas e duas pessoas mortas. O número de acidentes foi praticamente o mesmo do ano passado, porém o número dos acidentes graves teve uma redução de 33%”, informou a PRF.

O número de feridos teve uma redução de 8,7%, mas foi registrada uma morte a mais se comparado com o ano anterior. Em 2018 foram 25 acidentes, sendo nove graves, com 29 pessoas feridas e uma morte.

Fiscalização

No decorrer da operação, 4.895 pessoas e 4.377 veículos foram fiscalizados, sendo 1.453 notificados por infrações diversas. “Muitas condutores foram flagrados na fiscalização de alcoolemia. Durante os quatro dias, 1.816 condutores realizaram o teste do etilômetro, 46 foram autuados e seis foram presos”, contabilizou a PRF.

Outra imprudência que resulta em lesões graves e mortes nas rodovias são as ultrapassagens proibidas. 94 motoristas foram autuados por esta infração. A falta do uso de cinto de segurança também foi verificada. Foram 21 motoristas e 59 passageiros flagrados, sendo que a multa é sempre de responsabilidade do motorista. Outros 72 condutores de motocicletas foram multados por não usarem o capacete.

No tocante a criminalidade, 25 pessoas foram detidas pela prática de crimes diversos: seis por embriaguez ao volante, cinco por outros crimes de trânsito; três por porte ilegal de arma de fogo, três por porte de droga para consumo; duas por tráfico de drogas, duas por roubo de veículo, um fugitivo do sistema prisional etc.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Universidade identifica novo navio que pode ser responsável por vazamento de óleo


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou neste domingo, 17, ter identificado um navio que seria responsável pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O nome da embarcação e a sua bandeira não foram divulgados, mas não se trata de nenhuma das cinco apontadas pela Marinha como as principais suspeitas pelo derramamento. O cargueiro teria partido da Ásia em direção à África.

O coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Ufal, Humberto Barbosa, afirmou que os dados coletados serão encaminhados ao Senado Federal no próximo dia 21, quando haverá uma audiência pública da comissão externa que acompanha as investigações.

Na última sexta-feira, 15, o Lapis conseguiu identificar uma nova imagem do satélite Sentinel-1A, do dia 19 de julho deste ano, que revela uma mancha de óleo com cerca de 25 quilômetros de extensão por 400 metros a 26 quilômetros do litoral da Paraíba.

O Lapis já havia identificado, a partir de imagens de três satélites (Sentinel 1-A, Aqua-Modis e NOAA-20) feitas em 24 de julho, uma grande mancha de óleo a 40 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte.

“Já havíamos definido um padrão, um protocolo, em função da imagem do dia 24 de julho”, explicou Humberto Barbosa. “Foi assim que encontramos uma nova mancha no litoral da Paraíba, no dia 19 de julho, que nos levou a definir uma primeira embarcação suspeita.”

A partir dessas imagens, o laboratório rastreou todos os navios-tanques que transportavam óleo cru nessas datas e passaram pela costa do Nordeste. No total, os pesquisadores constataram que 111 navios navegaram por lá com esse tipo específico de carga.

De todas as embarcações analisadas, concluiu-se que apenas uma delas apresentava indícios de ter sofrido algum incidente durante o trajeto que justificasse um grande vazamento de óleo como o que atingiu o país.

Segundo as informações levantadas pelo Lapis, o navio costuma fazer o trajeto de um país asiático até a Venezuela, passando pela África do Sul. Normalmente, a embarcação navega com o transponder ligado, indicando sua localização ao longo de todo o percurso. No entanto, entre o dia primeiro de julho e o dia 13 de agosto, a embarcação navegou com o transponder desligado, violando o direito marítimo internacional.

O acompanhamento via satélite mostra que o navio partiu de um país asiático em primeiro de julho. Quando passou pelo Oceano Atlântico, a embarcação seguiu um trajeto incomum e fez uma manobra que indicaria uma mudança de trajetória, justamente na altura do litoral do Nordeste.

“O percurso mostra uma alteração na direção do navio, indicando um comportamento suspeito ou um grande problema mecânico”, afirmou Humberto Barbosa. “Mas é claro que ainda será necessário aprofundar essas investigações.”

O navio suspeito possui uma capacidade de carga duas vezes maior do que o Bouboulina – o navio grego apontado pelo governo como o principal suspeito do vazamento –, o que justificaria as seis mil toneladas de óleo já retiradas das praias do Nordeste.

A Marinha já havia descartado a imagem do dia 24 de julho como sendo de algas e não de óleo. Sobre a nova imagem encontrada, não foi divulgado ainda um comunicado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Novo parque eólico vai gerar cerca de 2 mil empregos no RN

Mais desenvolvimento, emprego e renda para o Rio Grande do Norte. Em visita à governadora Fátima Bezerra, representantes da empresa Casa do Vento, uma das pioneiras no mercado de energia eólica no Brasil, anunciaram a instalação de um novo parque eólico nos municípios de Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo, com capacidade de gerar 1,2 gigawatts de energia e cerca de 2 mil novos empregos.

“Estamos em um ciclo de desenvolvimento. Realizamos mudanças importantes nas políticas de incentivos para criar um ambiente atrativo e favorável aos negócios. O Proedi foi fundamental para devolver ao Rio Grande do Norte competitividade. Somado a isso, o trabalho integrado das secretarias de Estado forma uma verdadeira força-tarefa que promove a celeridade nos processos administrativos e garantem segurança jurídica para as empresas”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Orçado em R$ 2 milhões, o projeto está na fase de licenciamento e a expectativa é que as obras iniciem em janeiro de 2020. “O tempo estimado de conclusão e início das operações de um parque desta magnitude é de um ano e meio. Temos o projeto de um parque eólico ainda maior, com capacidade de gerar 900 megawatts de energia, e também queremos trazer esse investimento para o Rio Grande do Norte”, ressaltou Clécio Eloy, diretor da Casa dos Ventos.

O diretor do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Leon Aguiar, destacou o trabalho da equipe técnica de licenciamento do órgão no intuito de oferecer suporte às empresas e celeridade nos processos. “Há uma compreensão da responsabilidade e do papel central do Idema para o desenvolvimento do Estado. Estabelecemos prazos determinados para cada etapa do processo e trabalhamos para cumpri-los”, disse Aguiar.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o ex-deputado federal, Danilo Forte, e o assessor técnico da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lima.

Fonte :portal no Ar
Leia Mais ››

Fachin abre inquérito para apurar se Cunha comprou votos para se eleger presidente da Câmara

O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, determinou a abertura de inquérito para apurar se o ex-deputado federal Eduardo Cunha comprou votos de outros deputados para se eleger presidente da Câmara dos Deputados.

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, em maio, durante transferência para o Rio de Janeiro, onde cumpre pena — Foto: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, em maio, durante transferência para o Rio de Janeiro, onde cumpre pena — Foto: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

As informações sobre possíveis irregularidades na eleição foram reveladas na delação premiada do ex-executivo da J&F Ricardo Saud.

A decisão de Fachin foi assinada na semana passada. Nesta segunda-feira (18) o caso deve ser encaminhado para a Presidência do STF decidir sobre se deve ir para um novo relator.

Inquérito envolve 18 políticos:

o próprio Eduardo Cunha;
três atuais deputados federais – Carlos Bezerra (MDB-MT), Mauro Lopes (MDB-MG) e José Priante (MDB-PA);
14 políticos que não tinham foro no cometimento dos supostos crimes ou que tinham cargos diferentes do que exercem agora – Newton Cardoso Júnior, Soraya Santos, Vital do Rêgo, Fernando Jordão, Geraldo Pereira, Manoel Júnior, Marçal Filho, Henrique Alves, Leonardo Quintão, Saraiva Felipe, João Magalhães, Toninho Andrade, Alexandre Santos e Sandro Mabel.

A reportagem tenta contato com os envolvidos no inquérito instaurado por Fachin (leia ao final desta reportagem o que disseram os que já responderam).

O ministro levou em consideração a decisão do Supremo que restringiu o foro privilegiado a atos ocorridos no cargo e que tenham relação com a função – suspeitas durante a eleição, por exemplo, são consideradas fora do mandato.

De acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR), o grupo recebeu R$ 30 milhões no ano de 2014 para que Eduardo Cunha fosse eleito "para fazer contraponto à então presidente Dilma Rousseff".

Conforme a delação, o dinheiro teria sido repassado por doações oficiais, entregas em dinheiro vivo, e emissão de notas fiscais frias, sem a prestação do serviço.

Eduardo Cunha está preso no Rio de Janeiro, no presídio de Bangu. Ele foi preso em outubro de 2016 por ordem do então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e ficou mais de dois anos no Paraná.

Uma apuração sobre tema parecido está em andamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, conforme a PGR, e por isso os políticos sem foro devem responder naquele tribunal. Para a PGR, apenas os três parlamentares devem responder no Supremo.


O ministro Fachin, no entanto, mandou abrir inquérito contra os 18 pelas suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro.

"Nessa medida, encontrando-se a pretensão calcada ao menos em indícios – colaboração e documentos que a corroboram, o contexto há de ser posto à prova 'opportuno tempore', à luz das garantias processuais constitucionais. Impende, portanto, acolher o intento ministerial de investigar, isto é, perquirir, colher elementos, inquirir, enfim reunir dados que ensejem a formação da 'opinio delicti", decidiu Fachin.

O ministro lembrou que o inquérito para apuração de fatos "não implica, por evidente, qualquer responsabilização do investigado".

Fachin pediu que o presidente da Corte, Dias Toffoli, mande o caso para ser sorteado para um novo relator por não ter relação com fraudes na Petrobras. Caberá ao novo relator decidir sobre o chamado desmembramento, ou seja, o envio da parte dos políticos sem foro para o TRF-1.

O que disseram os alvos do inquérito
Leia o que disseram os políticos que responderão ao inquérito:

José Priante (deputado federal/MDB-PA) - Fui surpreendido com a informação da abertura de um inquérito, no Supremo Tribunal Federal, no qual eu constaria como um de seus investigados. O fato averiguado seria a suposta compra de votos pelo então Deputado Eduardo Cunha para viabilizar a sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Tenho o maior interesse em que tal acusação seja passada a limpo e que a verdade seja apurada. Eu jamais vendi meus votos e exijo que o inquérito tenha prosseguimento para que os fatos sejam elucidados. É falsa, portanto, a imputação. Coloco-me inteiramente à disposição do Supremo Tribunal Federal e das autoridades do Ministério Público e da Polícia Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Desmatamento na Amazônia cresce quase 30% entre agosto de 2018 e julho de 2019, diz Inpe

A área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se de um aumento de 29,5% em relação ao período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018) que teve 7.536 km² de área desmatada.

Os números divulgados nesta segunda-feira (18) são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais. Ele é diferente do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mostra os alertas mensais e já sinalizava tendência de aumento.


Entenda em 6 tópicos

  1. Alta foi de 29,5% em 12 meses: área passou de 7.536 km² (agosto/17 e julho/18) para 9.762 km² (agosto/18 - julho/19);
  2. É a maior área desde 2008, quando o Prodes apontou 12.911 km² desmatados;
  3. Desde 2012, quando desmatamento foi de 4.571 km², aumento anual é de 11,4%;
  4. Quatro estados respondem por 84% da floresta derrubada, sendo 40% no Pará;
  5. Ministro Ricardo Salles diz que principal motivo do crescimento é prática de atividades econômicas ilegais
  6. Pesquisadores e ONGs cobram fiscalização e nova postura do governo federal


Desmatamento na Amazônia - dados do Prodes — Foto: Rodrigo Sanches/G1
Desmatamento na Amazônia - dados do Prodes — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Período de agosto a julho
O Prodes usa o intervalo entre agosto e julho porque ele abrange tanto as épocas de chuva quanto as de seca na região amazônica. Desse modo, envolve os momentos mais cruciais no "ciclo do desmatamento" e é capaz de identificar eventuais influências do clima.


O levantamento do Prodes é realizado desde 1988. A informação publicada nesta segunda ainda é preliminar: como em todos os anos, o Inpe revisará o dado no primeiro semestre de 2020, e chegará à taxa consolidada.

A divulgação dos dados mais recentes foi feita durante evento em São José dos Campos (SP) e teve a presença dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, além do diretor do Inpe, Darcton Damião.

Foto aérea mostra uma parcela desmatada da Amazônia perto de Porto Velho — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Foto aérea mostra uma parcela desmatada da Amazônia perto de Porto Velho — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Prodes faz o mapeamento com imagens dos satélites Landsat, CBERS e ResourceSat. O sistema consegue quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. Também registra o chamado "corte raso" das florestas, que é a remoção completa da cobertura florestal primária. Segundo o Inpe, o nível de precisão do Prodes é de aproximadamente 95%.


Tendências e medidas
O atual índice compreende áreas desmatadas no 2° semestre do ano passado, ainda sob a gestão do então presidente Michel Temer, e neste 1º semestre, já na gestão de Jair Bolsonaro. O atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, diz que fará uma reunião nesta semana para discutir medidas.

O pico do desmate ocorreu em 1995, 29.059 km², em período que abrange os governos Itamar Franco e Fernando Henrique, sendo que o número caiu para 13,2 mil km² em 1998.

Já em 2004 (agosto/2003 - julho/2004) novamente a área passou dos 20 mil km², chegando ao total de 27,7 mil km². À época sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, o governo lançou um plano de ação que incluiu a criação do Deter. Na visão dos especialistas, as medidas foram essenciais para a trajetória de queda nos anos seguintes, chegando ao menor número em 2012, com cerca de 4,5 mil km² desmatados.

Comparativo dos balanços Deter x Prodes — Foto: Arte/G1
Comparativo dos balanços Deter x Prodes — Foto: Arte/G1

Desmatamento por estados
No atual levantamento, quatro estados respondem por 84% da floresta derrubada. Com 3.862 km² de área desmatada, o Pará teve a maior participação. Foram 39,56% de toda a floresta derrubada nestes 12 meses.

Área de desmatamento nos estados, segundo dados do Prodes em 2019 (agosto/18 - julho/19) — Foto: Rodrigo Sanches/Arte G1
Área de desmatamento nos estados, segundo dados do Prodes em 2019 (agosto/18 - julho/19) — Foto: Rodrigo Sanches/Arte G1

Mato Grosso, Amazonas e Rondônia ultrapassaram os mil km² de desmatamento e foram, nesta ordem, os estados que mais contribuíram com o aumento da taxa de desmate depois do Pará.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acompanhantes de pacientes limpam o chão de hospital público no DF

Parentes e amigos de pacientes internados no Hospital Regional de Brazlândia, no Distrito Federal, lavaram os corredores, os quartos e os banheiros da unidade de saúde porque os funcionários terceirizados da limpeza não estão trabalhando. O mutirão começou na última quinta-feira (14).

Acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Brazlândia, no DF, lavam corredor da unidade — Foto: TV Globo/Reprodução
Acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Brazlândia, no DF, lavam corredor da unidade — Foto: TV Globo/Reprodução

Nesta segunda (18), os responsáveis pelo serviço também não compareceram ao trabalho. A empresa Ipanema, responsável pelos terceirizados, disse à reportagem que não fez o pagamento dos salários de outubro porque "não recebeu o dinheiro da Secretaria de Saúde".

A pasta, por sua vez, informou que a Ipanema não apresentou os documentos necessários para efetuar o pagamento. O GDF disse ainda que notificou a empresa pelo "não cumprimento do contrato".

Imagens gravadas por uma paciente mostram acompanhantes limpando um dos corredores do hospital (veja acima). "Se eu quero um banheiro limpo, um quarto limpo, as meninas que estão acompanhando a gente que tem que limpar", disse a mulher, que não se identificou.

Ao final da reclamação, a paciente demonstra apoio aos funcionários, que estão sem receber o salário. "É um direito deles, de reivindicar os direitos trabalhistas deles."

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Escutei o grito de socorro de uma vítima', diz agricultor sobre queda de avião em Cascavel

"Escutei o grito de socorro de uma vítima. A gente chegou lá e já pode ver que tinha uma vítima morta e outra pedindo socorro", contou o agricultor Dirceu de Oliveira Maciel que foi ao local onde caiu um avião de pequeno em Cascavel, no oeste do Paraná, no domingo (17).

A aeronave caiu na área rural da cidade, no meio da mata, na tarde de domingo. Três pessoas morreram.

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em queda de avião em Cascavel, no Domingo (17) — Foto: Cícero Bittencourt/ RPC Cascavel
Três pessoas morreram e uma ficou ferida em queda de avião em Cascavel, no Domingo (17) — Foto: Cícero Bittencourt/ RPC Cascavel

Ainda segundo Maciel, ele não conseguiu ver quantas pessoas mais que tinham dentro da aeronave. Ele, então, decidiu voltar e ligar para o Samu e para a polícia.

Avião caiu, em Cascavel, no domingo (17) — Foto: RPC/Reprodução
Avião caiu, em Cascavel, no domingo (17) — Foto: RPC/Reprodução

O apicultor Celonir da Silva também relatou o que aconteceu segundos antes da queda do avião.

"Ouvi que parou o motor e escutei logo em seguida o estrondo no meio do mato", afirmou o apicultor Celonir da Silva, que trabalhava perto do local do acidente.

Apicultor conta que ouvi estrondo da queda do avião, em Cascavel — Foto: RPC/Reprodução
Apicultor conta que ouvi estrondo da queda do avião, em Cascavel — Foto: RPC/Reprodução

Avião fica completamente destruído
O avião ficou completamente destruído, de ponta cabeça entre as árvores. A aeronave pertence a um empresário de Cascavel e tinha sido emprestada.

Quatro pessoas estavam no avião. Apenas uma mulher sobreviveu. Ela foi levada em estado grave para o hospital.

Já era noite quando os corpos foram retirados – dois deles ficaram presos às ferragens.

Avião levava uma família de Cascavel que passou o feriado de 15 de novembro em Santa Catarina — Foto: C[iciero Bittencourt/ RPC Cascavel
Avião levava uma família de Cascavel que passou o feriado de 15 de novembro em Santa Catarina — Foto: C[iciero Bittencourt/ RPC Cascavel

Família voltava de SC

Família tinha ido passar o feriado no litoral de Santa Catarina — Foto: Arquivo pessoal
Família tinha ido passar o feriado no litoral de Santa Catarina — Foto: Arquivo pessoal

O piloto tinha experiência. Ele era instrutor de uma escola de aviação, em Cascavel. Ele estava voltando do litoral de Santa Catarina, com uma família que tinha ido passar o feriadão na praia.

A aeronave caiu a poucos metros de um aeroporto particular, onde iria pousar. As causas do acidente vão ser investigadas.

Uma equipe da Aeronáutica Brasileira deve fazer a perícia técnica na tarde desta segunda-feira (18).

Quatro pessoas estavam no avião que caiu, em Cascavel, no domingo (17) — Foto: RPC/Reprodução
Quatro pessoas estavam no avião que caiu, em Cascavel, no domingo (17) — Foto: RPC/Reprodução

As vítimas
De acordo com o Cascavel Country Club, Eduardo Philippi, cardiologista e presidente do clube, a filha dele, Fernanda Philippi, de 12 anos, morreram no local.

Magnus Padilha era o piloto e também morreu na queda. O corpo dele está sendo velado desde a madrugada desta segunda-feira, conforme informou a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel (Acesc).

Magnus Padilha pilotava o avião; ele morreu — Foto: Reprodução/Facebook
Magnus Padilha pilotava o avião; ele morreu — Foto: Reprodução/Facebook

Graziela Philippi, esposa de Eduardo, foi socorrida em estado grave e encaminhada de helicóptero para o Hospital Universitário de Cascavel.

Os corpos de Eduardo e Fernanda estão no Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel. Neste início de manhã, o IML informou que os corpos sairão dali assim que familiares forem ao local.

O médico cardiologista Eduardo Philippi é uma das vítimas do acidente — Foto: Reprodução/Facebook
O médico cardiologista Eduardo Philippi é uma das vítimas do acidente — Foto: Reprodução/Facebook

Manutenção
De acordo com o registro da aeronave na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) do avião tinha vencido no dia 9 de novembro.

De acordo com a agência, no entanto, o avião pode voar por mais 30 dias após o vencimento do documento até que seja regularizado. A aeronave, portanto, não estava irregular apesar do documento estar vencido.

A Anac informou que as investigações sobre as causas do acidente são conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica.

fonte: G1
Leia Mais ››

'Estava descontrolado descendo a ladeira', conta estudante que estava em ônibus que tombou na BR-259, em Serro

Após um ônibus tombar na BR-259, próximo a Serro (MG), na manhã desta segunda-feira (18), um dos passageiros contou ao G1 como foi o acidente. Segundo o estudante de direito Pedro Paulo Nunes, o grupo que estava no veículo havia saído de Montes Claros retornando para Governador Valadares após participarem de jogos universitários. De acordo com o rapaz, o motorista fez manobra para tombar o veículo e evitar uma tragédia maior.

Ônibus transportava estudantes de Montes Claros para Governador Valadares após jogos universitários — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal
Ônibus transportava estudantes de Montes Claros para Governador Valadares após jogos universitários — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal

“A gente tava descendo a serra, o motorista estava fazendo a curva invadindo a contramão porque ele perdeu o freio do ônibus, ou seja, estava descontrolado descendo a ladeira. Aí ele fez aquelas curvas pra tentar não deslizar e não cair no precipício que tinha logo a frente. Não foi culpa dele”, conta o universitário.

Segundo a Polícia Militar, o acidente foi em trecho conhecido como Morro do Paiol. Havia 51 pessoas no veículo; duas delas ficaram presas às ferragens, mas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Não há mortos.

Após ônibus tombar, moradores de Serro prestaram auxílio aos estudantes que estavam no veículo — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal
Após ônibus tombar, moradores de Serro prestaram auxílio aos estudantes que estavam no veículo — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal

Ainda segundo o estudante, parte dos passageiros estava utilizando o cinto de segurança, esses não se feriram, mas não havia cinto em todas poltronas.

Ainda de acordo com o estudante, vários moradores da região auxiliaram após o acidente. “Os próprios moradores ajudaram, ajudaram a pegar mala, disponibilizaram casa para a gente deixar as malas. Estamos agora aguardando, tem gente que já ligou para a família vir buscar, mas outros estão esperando para saber como será o transporte”, afirmou Pedro Paulo.


Segundo a Polícia Militar, as causas do acidente serão investigadas.

O G1 entrou em contato com a viação Saluatur, responsável pelo transporte dos estudantes. A viação informou que o veículo que transportou o grupo para Montes Claros apresentou problema na viagem de ida, por isso a empresa contratou ônibus de outra viação na cidade de Montes Claros. Por esse motivo, a viação não soube dizer mais informações sobre as condições do veículo que trazia os estudantes e pediu para que fosse feito contato com a empresa montesclarense.

Procurado pelo G1, o dono do ônibus que tombou, Willian José, informou que o veículo está regularizado, passou por revisão em fevereiro deste ano e possui cinto de segurança para todos. Ele disse ainda que as causas do acidente serão apuradas, mas que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Equipe de Paulo Guedes já não acredita em aprovação de PEC da emergência fiscal neste ano

Resultado de imagem para Equipe de Paulo Guedes já não acredita em aprovação de PEC da emergência fiscal neste anoA equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, já não acredita mais na possibilidade de aprovar, ainda em 2019, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da emergência fiscal.

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegaram a dizer que seria possível aprovar a proposta neste ano, mas o governo e o Congresso focaram em outros temas nos últimos dias, como a crise no PSL e o debate sobre prisão após condenação em segunda instância, tornando a meta praticamente impossível.

De olho na situação fiscal da União no ano que vem, a equipe econômica esperava aprovar a PEC, que integra o conjunto de propostas do Pacto Federativo e geraria uma economia de quase R$ 30 bilhões no ano que vem.

Esses recursos ajudariam a aumentar investimentos em 2020 e a reduzir o déficit fiscal, que neste ano pode ficar abaixo de R$ 80 bilhões, bem menor do que a meta de R$ 139 bilhões aprovada pelo Congresso.

Agora, a expectativa é que pelo menos a PEC paralela da Previdência seja aprovada em segundo turno no Senado e pelo menos num primeiro turno na Câmara, ainda em 2019.

Reforma administrativa e privatizações
Além disso, da segunda fase da agenda econômica de reformas da equipe do ministro Paulo Guedes, duas, consideradas mais polêmicas e com resistências políticas no Congresso, estão atrasadas e sem data de envio definida.


A Reforma administrativa, em negociação com líderes, vai demorar um pouquinho segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro.

Neste caso, o governo negocia antecipadamente com líderes sugestões para serem absorvidas pelo texto a ser enviado ao Congresso.

Além disso, a avaliação de articuladores políticos é que a medida dá munição à oposição num momento em que o ex-presidente Lula busca fortalecer a esquerda. Por isso, para ser enviada, é preciso acertar antes com os partidos.

Já o projeto que vai tentar acelerar as privatizações, com o governo pedindo ao Congresso pela lei delegada poderes para encurtar prazos para a venda de estatais, também está atrasado. A equipe de Paulo Guedes tem uma expectativa de encaminhá-la nesta semana, mas precisa primeiro vencer resistências dentro do Palácio do Planalto. Neste campo, o governo quer pelo menos garantir a aprovação do projeto de lei de privatização da Eletrobras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ônibus tomba na BR-259, perto do Serro, na Região Central de MG, e deixa mais de 40 feridos

Quarenta e dois passageiros ficaram feridos - dois em estado grave - no tombamento de um ônibus no km 416 da BR-259, no Serro, na Região Central de Minas Gerais, na madrugada desta segunda-feira (18). No veículo havia 51 pessoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista informou que o coletivo teve problemas no freio, ganhou velocidade e virou.

Segundo a Polícia Militar (PM), as duas pessoas feridas gravemente ficaram presas às ferragens e foram levadas para a Santa Casa de Diamantina.

Segundo o estudante de direito Pedro Paulo Nunes, o motorista fez manobra para tombar o veículo e evitar uma tragédia maior.

“A gente tava descendo a serra, o motorista estava fazendo a curva invadindo a contramão porque ele perdeu o freio do ônibus, ou seja, estava descontrolado descendo a ladeira. Aí ele fez aquelas curvas pra tentar não deslizar e não cair no precipício que tinha logo a frente. Não foi culpa dele”, contou.

Ônibus tombou na BR-259, no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Ônibus tombou na BR-259, no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A PM informou que os outros 40 passageiros tiveram ferimentos leves ou reclamaram algum tipo de dor. Eles foram encaminhados para o Hospital Casa de Caridade Santa Tereza, no Serro.

Os bombeiros informaram que o ônibus saiu de Montes Claros, na Região Norte do estado, com estudantes de direito que participaram dos jogos jurídicos regionais, e seguia para Governador Valadares, na Região Leste.

Acidente na BR-259, no Serro — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal
Acidente na BR-259, no Serro — Foto: João Pedro Ribas/Arquivo Pessoal

Os militares informaram que o acidente aconteceu em um ponto da rodovia conhecido como Morro do Paiol.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros e policiais militares.

Bombeiros fazem resgate dos feridos no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros fazem resgate dos feridos no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Às 10h15, a Polícia Civil estava no local e a rodovia, parcialmente interditada.

A causa exata do acidente será apontada pelo trabalho da perícia.

Corpo de Bombeiros fez resgates no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Corpo de Bombeiros fez resgates no Serro — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Campos Altos
Neste sábado (16), um acidente entre um carro e um ônibus deixou cinco pessoas mortas e outras feridas na BR-262, em Campos Altos, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que chovia na hora do acidente, que o Honda Civic rodou no asfalto e invadiu a pista contrária batendo de frente com o coletivo. As cinco pessoas que morreram estavam no carro.

Acidente na BR-262, em Campos Altos — Foto: PRF Araxá/Divulgação
Acidente na BR-262, em Campos Altos — Foto: PRF Araxá/Divulgação

Estiva
O motorista de um ônibus morreu e quatro passageiros foram socorridos com ferimentos leves em um acidente na madrugada de quarta-feira (13), na Rodovia Fernão Dias, perto de Estiva, na Região Sul de Minas Gerais.

De acordo com a PRF, o ônibus era fretado e transportava 26 pessoas de São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG). A informação da polícia é que o motorista bateu na traseira de uma carreta que transportava pisos.

Motorista de ônibus morreu em acidente na Fernão Dias — Foto: Reprodução/EPTV
Motorista de ônibus morreu em acidente na Fernão Dias — Foto: Reprodução/EPTV

Serra de Petrópolis
No dia 27 de outubro, um acidente com um ônibus na BR-040, na Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, deixou um homem e uma mulher mortos e mais de 50 feridos. O coletivo com mineiros retornava para Belo Horizonte à noite.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu no km 99, sentido Rio de Janeiro, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ainda segundo a polícia, o ônibus saiu da pista e bateu contra um barranco.

Segundo a PRF, motorista morreu no acidente ocorrido no Km 99 da BR 040, na descida da Serra de Petrópolis, altura de Duque de Caxias — Foto: PRF/Divulgação
Segundo a PRF, motorista morreu no acidente ocorrido no Km 99 da BR 040, na descida da Serra de Petrópolis, altura de Duque de Caxias — Foto: PRF/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››