domingo, abril 07, 2013

Crime de homicídio no Assentamento Farol zona rual de Assú


Mototaxista é executado com uma descarga de espingarda tipo escopeta, na cabeça. A ação criminosa aconteceu por volta de 4 horas da manhã de domingo 07 de Abril de 2013, no Assentamento Farol, próximo ao Sitio Trapiá, zona rural de Assú.

Carlos André de Figueiredo, 25 anos de idade, mototaxista, residente na Vila Pernambuco, na Serra do Mel, foi morto, quando participava de um forró em um bar no assentamento. Segundo informações o rapaz se envolveu em uma confusão, durante a festa e quando o baile terminou o acusado foi em casa e voltou armado.

Carlos André foi alvejado por trás na região do queixo e morreu no local. A equipe comandada pelo Perito criminal “Renildo Marcelino” realizou os procedimentos no local e removeu o corpo para a ser periciado na sede do órgão em Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Acidente com vitima fatal em Barauna e na comunidade de Panon II zona rural de Assu


Dois acidentes com vitimas fatais durante a madrugada de domingo 07 de Abril de 2013:

1º Aconteceu na localidade de Panon II, na RN 016 na zona rural de Assú, por volta de 17 horas de sábado.

João Macedo de Maria, 78 anos de idade, natural de Assú e residente na localidade, morreu quando era socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. A vitima se envolveu em um acidente automobilístico, na RN.

2º Aconteceu na RN 015, próximo ao mata burro na cidade de Baraúna, durante a madrugada.

José Nivaldo Pereira, Pedreiro,, Natural de Baraúna, residente na Avenida Mota neto em Mossoró, morreu vitima de colisão automobilístico, tipo colisão carro com moto.

Os dois corpos foram conduzidos para o Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep e depois de necropsiados serão liberados na manhã de hoje.



Reprodução Cidade News Itaú via O Câmara
Leia Mais ››

Controvérsias faz Familiares de Lima Neto e Damacicleide Bessa contestar informação sobre mortes em Tabuleiro Grande


A família de Lima Neto e Damacicleide Bessa, assassinados em Taboleiro Grande na tarde de quinta-feira (04), enviaram nota de esclarecimento ao Blog O Câmera, contestando informações postada via o blog Dantense News.

Veja a nota a seguir:

Caro blogueiro, O que realmente ocorreu na última quinta- feira (4) por volta das 14h foi um duplo homicídio cometido pelo PM Odionelson Pereira.

Damaciclei Bessa, 37 anos, encontrava- se no quintal de sua residência comemorando um dinheiro que havia recebido, soltou dois fogos, que fez com que a mãe do PM que mora em frente a casa da vítima ligasse para o mesmo vim resolver isso.

O PM encontrava- se bebendo num sítio próximo a cidade, chegando a casa de Damaciclei mandou chamá- lo para fora, iniciou-se uma discussão que terminou quando o PM sacou a arma e atirou. Nesse momento, Lima Neto, 24 anos, que morava vizinho chegava do trabalho, correu até o local da discussão e, então foi morto, também.

Ninguém sabe ao certo que sentimento esse PM tinha...ódio, inveja, rivalidade política...só sabemos que ele matou dois primos e deixou uma família abalada e uma cidade revoltada. O PM fugiu e até esse momento ainda não se apresentou, ele está sendo procurado pela polícia.

Ninguem soltou bomba na casa dele, não houve desacato(porque estava sem farda e bebendo) e ele não é um PM bem aceito na cidade, ele bem aceito pelo grupo que ele defende e não pela comunidade.

Atenciosamente,
A família das vítimas
Esperamos que a verdade seja dita!

Veja a postagem dos blogs:



Nota do blog O Câmera: A nossa informação foi retirada na integra dos blogs da região e os créditos estão em primeiro lugar, como fazemos sempre.

Foto: Blog João Moacir

Arlindo Maia da Redação do Cidade News com informações O Câmera.
Leia Mais ››

HOMEM DESCOBRE QUE FILHO NÃO É DELE, MATA OS DOIS E É LINCHADO E QUEIMADO VIVO PELA POPULAÇÃO



Volta a repercutir no Facebook uma cena de descontrole mental por parte de uma pessoa que se diz ser humano, Falo de Odair José de Oliveira Santos, apelidado de "DAI", 36 anos, natural de Maiquinique, porteiro da Câmara de Vereadores da cidade.


O crime aconteceu na Rua Maria Dália, bairro Tiradentes em Maiquinique por volta dás 16:00hs, o acusado chegou em casa chamou a ex esposa Débora Santos Lima, 19 anos, para uma conversa, e durante a conversa o indivíduo começou a agredi-la, ela correu para o banheiro e ele começou a bater a sua cabeça contra o chão, por tantas vezes que a matou. 


Após matar a ex companheira Odair pegou o seu filho de apenas 08 meses, Erick de Oliveira Lima, e também o matou, lançando-o por várias vezes contra o chão. Depois de matar a mulher e o filho o indivíduo tentou se matar tomando o veneno conhecido como “chumbinho”. sem o imediato efeito do veneno, ele tentou sair da residência e cambaleando foi socorrido por um popular que o levou ao Hospital da cidade, que ficava próximo a residência de Débora. Chegando no hospital o assassino contou então para uma enfermeira o ocorrido, que havia cruelmente matado a ex mulher e o seu filho no banheiro de casa.

Odair após ser linchado e queimado vivo.

A notícia se espalhou pela cidade e a população extremamente revoltada quebrou as grades do hospital, invadindo o ambulatório e retirando o bandido para fora do local. Na ânsia de fazer justiça pelos crimes cometidos contra uma mãe e seu filho, o povo enfurecido espancou e apedrejou o bandido, e com ele ainda vivo atearam fogo ao seu corpo.
A Polícia Militar foi acionada, porém a população revoltada não deixou que os policiais se aproximassem, foi então pedido reforço ao PETO de Itapetinga, porém ao chegar na cidade já não havia o que ser feito pois o bandido já se encontrava sem vida. A justiça pelas próprias mãos não é justificável num país que tem uma lei séria e onde os criminosos são punidos. Já no Brasil, onde o povo está preso e a bandidagem nas ruas matando e roubando a sensação de impunidade acaba imperando.
O povo vai sendo tomado pela revolta. A população se vendo defronte de uma situação de tal impacto psicológico perde totalmente o controle e ela própria passa a querer a imediata justiça. Como sabe da inércia do nosso poder judiciário acaba cometendo anomalias como essa. O que o povo de Maiquinique quis foi apenas fazer justiça, num país onde essa palavra é totalmente inexistente. Odair que tentou se matar finalmente conseguiu o seu intento.

Reprodução Cidade News itaú via Portal A Desgraça/Facebook
Leia Mais ››

Assassino do jornalista F Gomes, é condenado por crime praticado em 2007; vítima ficou paraplégica


O assassino confesso da morte do jornalista F Gomes, o preso João Francisco dos Santos, o “Dão”, foi condenado por causa de um crime praticado no dia 11 de novembro de 2007, contra a pessoa de Artur Silva de Lucena, no Bairro Paulo VI. A vítima foi baleada com disparos de arma de fogo efetuados por Fransuelmo de Oliveira Silva, que estava na garupa de uma moto conduzia por “Dão”. Por causa dos tiros, Artur, ficou paraplégico. Depois do atentado os dois fugiram, mas, foram identificados posteriormente.

O acusado, segundo testemunhas, atirou na vítima de inopino, sem que o mesmo tivesse como se defender. Artur andava com um amigo na rua, despreocupadamente, voltando de uma festa no Clube Corintians, e o acusado aproximou-se em uma moto e lhe deu vários tiros. Lá, na festa, houve uma discussão entre Artur e Fransuelmo. Quando a vítima deixou a festa, foi seguido, e no Paulo VI, foi emboscado.

No caso de João Francisco, a pena aplicada foi de 06 anos e 03 meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente semiaberto. O outro, Fransuelmo de Oliveira Silva, recebeu pena de de 04 anos e 06 meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente semiaberto.

Em sua sentença, o Juiz Luiz Cândido Villaça, destacou que “que a lesão ocorreu em razão de disparo de arma de fogo, o que gerou um risco maior a integridade física da vítima”.

Sobre os antecedentes, de “Dão”, destacou que são desfavoráveis, uma vez que, o réu foi condenado nos autos da ação penal cujo trânsito ocorreu em 26 de agosto de 2008.

Sobre a conduta social: desfavorável, pois os informes em instrução dão conta que o acusado “faz da senda delituosa seu meio de vida”, haja vista que, inclusive, é réu confesso no homicídio que vitimou o jornalista Francisco Gomes o que revela uma conduta socialmente negativa.

O magistrado ainda destacou sobre a personalidade do réu: desfavorável, haja vista que no cometimento do crime mostrou-se o condenado com uma personalidade fria e perversa.

Reprodução Cidade News Itaú via Sidney Silva
Leia Mais ››

Operação Macambira: Homem apontado pela PF como traficante internacional de drogas é solto novamente


Francinildo de Oliveira Félix (Fumo) ou (Francisco)
O juiz das Execuções Penais de Caicó, Luiz Cândido de Andrade Villaça, soltou no último dia 25 de março, o paraibano, Francinildo de Oliveira Félix, também conhecido por “FUMO”. Essa é a segunda vez que o magistrado põem em réu em liberdade. Ele foi preso pela Polícia Federal em setembro de 2011. Naquele ocasião, a Polícia Federal, deflagrou a Operação Macambira, que acabou rendendo diversas prisões, entre elas, às de Milton Augusto Clementino Filho, também conhecido por “Garrote” e Gutembergue Gomes de Azevedo, também conhecido por “Arrochadinho”. Todos, foram acusados de fazer parte de um grupo envolvido em um esquema internacional de venda de drogas.

O preso em destaque, (Francinildo Félix), foi solto a primeira vez no dia 13 de junho de 2012. Naquele momento, a alegação do juiz, foi a de que ele fora denunciado apenas por associação ao tráfico de drogas e o prazo de sua reclusão estava em excesso. Meses depois de ser solto, “Fumo” voltou a ser preso, porque descumpriu a medida cautelar que o pôs em liberdade. É que ele estava proibido de deixar a cidade de São Bento/PB, mas, foi flagrado na Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó, tentando visitar um irmão que ali cumpria pena. Isso ocorreu no dia 07 de outubro de 2012. Passados esses meses, ele volta a ser solto, pelas mesmas alegações contidas na primeira decisão, porém acrescentando que o Tribunal de Justiça determinou através de portaria a reavaliação cautelar de todos os presos provisórios sob sua jurisdição.

O juiz caicoense, destacou o seguinte na sua decisão: “Verifico excesso de prazo na prisão do acusado. Juntando o período de ambas as prisões, verifico que o denunciado se encontra preso a mais de 01 (um) ano e 03 (três) meses, sem que a instrução processual ao menos fosse concluída, além do mais há probabilidade de o regime inicial ser diferente do fechado, em consonância com o recente entedimento do STF no caso de crimes hediondos (HC 111840)“.

Quando determinou a revogação da prisão preventiva de “Fumo”, o juiz Luiz Cândido Villaça, renovou as medidas cautelares determinadas e descumpridas no passado. Uma delas é a que ele não pode deixar a cidade de São Bento/PB. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sidiney Silva
Leia Mais ››

Aposentado é assassinado a tiros na cidade de Brejo dos Santos



Final de semana segue violento na região de Catolé do Rocha. Depois do registro de um homicídio na tarde deste sábado (06), em São Bento, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na cidade de Brejo dos Santos, onde acabara de acontecer um homicídio.

Por volta das 19h30, deste sábado, dois homens utilizando-se de uma motocicleta, surpreenderam o Senhor José Alves da Silva (Zé do Doce), 67 anos, de profissão doceiro, residente a Rua Apolônio Pereira, disparando contra o mesmo cerca de cinco tiros.


A vítima ainda chegou a percorrer uma distância de 30 metros, chegando a cair e morrendo no local.

Policiais Militares seguem em diligências, mas até o momento não há informações sobre a autoria do crime, e nem o paradeiro dos acusados.

Reprodução Cidade News Itaú via Catolé News
Leia Mais ››

Residência abriga casal de idosos e 21 cães com calazar em cidade do Sertão, veja fotos


O Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, em parceria com a Polícia Militar, Samu, Vigilância Sanitária, Agentes do Peva e assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social do Município realizaram nesta quarta-feira (03) uma operação de resgate a 21 cachorros, todos doentes de calazar, que estavam presos em uma residência na zona norte da cidade.

Dentro da casa, reside um casal de idosos que diziam cuidar dos animais e fizeram tudo para não permitir que os bichos fossem levados do local. O casal tratava os animais como se fossem sadíos, inclusive dando carinho e dormindo em uma cama junto com os bichos. Testemunhas afirmaram que a casa se encontrava em situação crítica, pois não havia higiene e o local estava tomado pelas fezes e urina dos animais.

Foram encontrados mosquitos e focos de dengue na casa. O mal cheiro da residência estava se tornando insuportável para toda a vizinhança, que acabou denunciando o caso.

Todos os 21 cachorros que foram tirados da casa foram comprovados com calazar. Entretanto, na residência também haviam gatos e galinhas. O local está foi detetizado e todas as residências em um raio de 200 metros também devem passar por detetização para evitar contaminação.

A Secretaria de Promoção e Ação Social que acompanhou todo o processo encaminhou o casal de idosos ao Conselho de Idosos para que fossem estudadas as medidas necessárias ao caso.












Reprodução Cidade News Itaú via Diário do Sertão
Leia Mais ››

Grave acidente deixa motociclista morto próximo a Serra Negra/RN


Uma colisão entre uma moto e uma caminhonete, ocorrida na R 427, próximo a Serra Negra do Norte, na manhã deste domingo, (07), deixou uma pessoa morta.

As informações iniciais dão conta que o condutor da caminhonete D-20, conhecido por Jair Belo dos Santos, 38 anos de idade, ”Jarzinho” ou “Jair Belo”, que de costuma se deslocar todos os dias para a zona rural colidiu com o homem até aqui identificado como Manoel Oliveira de Araújo, de 35 anos, residente na Rua Francisca Lopes, no Bairro Arécio Batista.


A moto que Manoel estava, uma CG 125 Fan, cor preta, de placas MZA-4422 (Serra Negra do Norte), foi arremeçada para fora da pista com o impacto. Testemunhas informaram que ele (Manoel) estava na contra-mão, provavelmente embriagado, voltando de uma festa.


Reprodução Cdiade News ItaúJarles Cavalcante/ Fotos; Blog S. Negra do Norte
Leia Mais ››

Policial Militar morre em acidente de moto na ladeira da garganta, em Florânia


397927_208259619271142_1329193174_n
Foto retirada do facebook
Por volta das 06h00 min., deste domingo, 07, Policiais Militares de Florânia receberam a informação de que teria havido um  acidente de trânsito na Ladeira da Garganta, que liga aquela cidade a Jucurutu. Chegando no local, na BR 226, próximo ao km 233, a Guarnição da PM, comandada pelo Sargento de Araújo, constatou a veracidade da informação.

A vítima do acidente se trata do Policial Militar Antônio Marcos Izídio, de 32 anos, residente na Comunidade Jucurutu, no Município de Florânia. Antônio Marcos, que conduzia sua moto Honda, CG, Titan, de cor preta, placa MYX-1799, Florânia/RN, era concursado pela Polícia Militar no Estado da Paraíba e prestava seus serviços na cidade de São José do Sabugi, naquele Estado.

No momento do acidente, o Soldado Antônio Marcos estava se deslocando para tirar serviço, mas, infelizmente, ele não conseguiu chegar ao seu destino. O fato ocorreu em uma reta, e os Policiais Militares não conseguiram identificar qualquer vestígio de que tivesse ocasionado o acidente.

A PM fez o isolamento do local, enquanto aguardou a chegada da Polícia Rodoviária Federal para fazer os procedimentos e do Itep para a remoção do corpo.

Nosso Blog se solidariza com a família de Antônio Marcos. E nós Policiais sentimos como sendo da família, por ser ele sangue policial, que viveu e pereceu, na interminável batalha para proteger a sociedade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Plantão de Polícia



* Crime de homicídio no Assentamento Trapiá zona rural Assu

Agricultor foi executado com uma descarga de escopeta calibre doze no pescoço. Já Já

* Acidente com vitima fatal na cidade de Barauna

Mais informações a qualquer momento
Leia Mais ››

Idosa é presa acusada de tráfico de drogas em sua residência na cidade de Areia Branca


Através de uma denúncia feita através de uma carta anônima, a Polícia Militar prendeu na noite deste sábado (06), a dona de casa Maria Rodrigues da Silva, 65 anos, natural de Parajuru (CE), moradora do Beco de Macedo, no Bairro São João em Areia Branca (RN).

A denúncia dizia que naquele endereço havia a comercialização de drogas. No local a polícia encontrou uma bolsa com uma considerável quantia de dinheiro fracionado em cédulas e moedas além de pequenos objetos como carteiras, relógios, cartões bancários e documentos de pessoas diversas.

Na bolsa havia também pedras de crack, maconha e cocaína além de uma grande quantidade de sacos plásticos que possivelmente seriam utilizados para embalar a droga fracionada.

Questionada pela reportagem sobre a origem dos objetos encontrados pela Polícia, a idosa disse que eram de uma pessoa que ela denominou como “o menino”, mas não revelou detalhes sobre o parentesco com esse possível proprietário do material apreendido.

Ao ser presa, Maria Rodrigues sentiu-se mal e foi levada pela viatura ao Hospital Sara Kubitschek, onde recebeu atendimento. Os policiais suspeitam que a acusada tenha engolido droga no momento da prisão.
Ao receber alta médica, a dona de casa foi levada até a Delegacia de Plantão, em Mossoró onde serão efetuados os procedimentos legais.

O negócio criminoso não para por aqui. Policias ainda informaram à reportagem que a senhora é avó de outros traficantes que atualmente estão sob custódia da justiça cumprindo pena por tráfico de drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Voz de Areia Branca
Leia Mais ››

Tentativa de latrocínio próximo ao SENAI, bairro Santo Antônio em Mossoró.


 O senhor Adir Butzir, 60 anos de idade, caminhoneiro foi vítima de uma tentativa de latrocínio, fato ocorrido por volta das 17h20min deste sábado, 06 de Abril de 2013, na Rua José Leite em frente ao SENAI, bairro Santo Antônio.
  De acordo com informações colhidas pela viatura 223 da Polícia Militar (SDs Celiton e Moacir) dois elementos em uma Pop de cor vermelha anunciaram o assalto contra a vítima que consertava seu caminhão. A vítima teria feito patinho e os elementos se assustaram e atiraram contra o mesmo, e em seguida fugiram com destino ignorado levando o cordão do senhor.
    A ambulância ALFA do SAMU foi acionada e encaminhou o paciente com um disparo na região glútea para o Hospital regional Tarcísio Maia.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Quarto pega fogo e criança de três anos morre durante incêndio no RN


Incêndio aconteceu no quarto de um residência localizada no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal (Foto: Murilo Meireles)

Um criança de três anos, identificada como Lucas Gabriel Pereira dos Santos, morreu no início da noite deste sábado (6) durante um incêndio ocorrido no quarto de uma residência no conjunto Gramoré, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros, um menino de seis anos também estava na residência, mas escapou. “Somente a perícia técnica poderá confirmar a causa do  incêndio, mas já temos a informação que o fogo começou no colchão do quarto onde a criança estava”, afirmou o subtenente João Maria Nóbrega.
Ainda de acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, os pais da criança não estavam em casa quando as chamas se espalharam. “A casa é conjugada com a casa dos avós. Os pais estavam trabalhando, mas foram pra casa assim que souberam que o imóvel estava pegando fogo”, acrescentou.
O garoto que escapou do incêndio é irmão da criança que morreu, confirmou o comerciante Moacir Alves Carneiro, que é avô dos menores. “Eu também não estava em casa. Sai para ir ao comércio. Quando voltei, a tragédia já tinha acontecido”, disse ele. O pai dos meninos, muito abalado, não teve condições emocionais de falar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e deve ir a R$ 13 milhões



Ninguém acertou os seis números do concurso 1.483 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (6). O prêmio fica acumulado e, segundo a Caixa Econômica Federal, deve chegar a R$ 13 milhões no próximo sorteio, marcado para quarta-feira (10).
Veja as dezenas sorteadas: 01 - 35 - 39 - 53 - 55 - 56.
Embora ninguém tenha acertado os seis números, 53 apostadores fizeram a quina e vão levar R$ 38.750,70 cada. A quadra teve 4.817 ganhadores e pagará R$ 609,08 para cada um deles.
O sorteio foi realizado na cidade de Vassouras (RJ).
A Mega-Sena faz sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Reprodução Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Músico mineiro que tocou com Rolling Stones morre em BH


Marku Ribas morre aos 65 anos em Belo Horizonte (Foto: Reprodução / TV Globo)

O percussionista, cantor e compositor Marku Ribas morreu, na noite deste sábado (6), aos 65 anos, em Belo Horizonte. O músico foi vítima de um câncer de pulmão, descoberto em setembro de 2012.
De uma carreira eclética, o artista, nascido em Pirapora, no Norte de Minas, foi o primeiro brasileiro a participar da gravação de uma música com a banda inglesa Rolling Stones. Em 1984, convidado por Mick Jagger, ele tocou vários instrumentos na gravação, e chegou a participar ainda de um clipe.


Marku ainda gravou álbuns próprios e fez parcerias com muitos artistas brasileiros durante os quase 50 anos de profissão, vários deles da nova geração da música brasileira, como Ed Motta, Max de Castro, Arnaldo Antunes, Barbatuques, Paula Lima, Marcelo D2. Outros mais tradicionais, como Clube da Esquina. Em abril de 2009, participou do programa "Som Brasil", em homenagem a Tim Maia (veja o vídeo acima)
O artista ainda fez carreira no cinema, atuando em alguns filmes, como “Batismo de Sangue”, “Chega de Saudade” e “Como uma Onda”.
Segundo a família do cantor, Marku estava doente desde julho de 2012, e em setembro recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão. Na quarta-feira (3), ele foi internado. No seu perfil em uma rede social, a produção do músico avisava em uma publicação deste sábado que o artista estava em coma induzido. Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas. Marku deixa esposa, Maria de Fátima, e duas filhas, Júlia Ribas, que também é cantora, e Lira Ribas, que é atriz.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Índio tem rosto perfurado por lança ao ser confundido com peixe, no AM


Adolescente viajou dois dias com o arpão no rosto (Foto: Divulgação/Hospital de Guarnição do Exército de São Gabriel da Cachoeira)
Um indígena de 15 anos teve o rosto perfurado por um arpão em uma comunidade do município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus, ao ser confundido com um peixe. O acidente ocorreu quando ele e o irmão mergulhavam na margem de um rio. Ele não corre risco de morte.

Natural de Pari-Cachoeira, comunidade distante 315 km da sede do município e a apenas 30 km de distância da fronteira do Brasil com a Colômbia, o adolescente precisou viajar de canoa do distrito até a sede do município, onde foi atendido no Hospital de Guarnição do Exército no local. O incidente ocorreu na terça-feira (2) e ele foi atendido na última quinta (4), segundo informações da TV Amazonas.
A major Inês, que trabalha no hospital do Exército no município, informou à emissora que familiares do jovem relataram que o irmão da vítima atirou o arpão acidentalmente.
Segundo os relatos, o jovem ferido estava mergulhando no rio para pegar peixes presos em um "kakuri" - armadilha feita com varas de madeira que prende peixes que nadam contra a correnteza -, quando o irmão, que estava na margem do rio, viu o movimento na água, pensou que fosse um peixe e atirou o arpão.
De acordo com informações obtidas pela TV Amazonas, o adolescente foi operado por uma equipe médica do Hospital de Guarnição do Exército e se recupera bem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ação da PM no Carandiru começa a ser julgada em SP após 20 anos e com crimes prescritos


A Justiça criminal começa a julgar nesta segunda-feira (8), em São Paulo, o assassinato de 111 presos do extinto complexo penitenciário do Carandiru, zona norte da capital paulista, no dia 2 de outubro de 1992. O episódio ficou marcado como o mais trágico na história do sistema carcerário do país e tem, ao todo, 79 policiais militares no banco dos réus --alguns deles, acusados de crimes de lesão corporal que já prescreveram.

O júri será realizado no Fórum Criminal da Barra Funda (zona oeste de SP) e compreende uma primeira etapa de julgamento do caso. Nela, serão avaliados pelos sete jurados e pelo juiz 26 policiais militares acusados pelas mortes de 15 presos que estavam no segundo pavimento do pavilhão 9 da penitenciária, no qual ocorreu uma rebelião entre grupos de detentos rivais que seria contida pela Polícia Militar. A confirmação das mortes após a ação das forças do Estado, à época, foi feita por ele próprio apenas no final da  fim do dia seguinte à rebelião: 3 de outubro de 1992, um domingo de eleições municipais.

Em entrevista ao UOL, o juiz designado para o caso, José Augusto Nardy Marzagão, do Fórum de Santana (zona norte), afirmou que adotou a cisão do julgamento em quatro etapas tendo em vista que, segundo a acusação, grupos distintos da Polícia Militar foram responsáveis pela morte de presos em diferentes pavimentos do pavilhão 9.

"Vamos respeitar a ordem colocada pela acusação, delineando as condutas dos réus, até para não confundir os jurados", disse o magistrado. Marzagão estima que até o final do ano todas as 111 mortes tenham sido julgadas.

Após o júri dos 26 primeiros réus (seriam 28, mas dois já morreram), o juiz marcará o dos 28 PMs acusados pela morte de 73 presos que estavam no terceiro pavimento –a maior parte –e que teriam sido mortos por oficiais da Rota.

A previsão é que essa primeira etapa dure duas semanas. Ela seria realizada em 28 de janeiro, mas foi adiada a pedido da defesa e do Ministério Público para que a perícia das armas e das balas retiradas dos corpos fosse refeita.

Perícia prejudicada
No começo do mês passado, o Instituto de Criminalística enviou ofício ao Judiciário informando que nova perícia seria inviável por razões técnicas. De 28 projéteis para laudo, por exemplo, apenas três, segundo o IC, estão em condições de análise em função das mais de duas décadas decorridas. Dos 350 revólveres, 250 estão sem condições, e, no restante, ela não seria conclusiva.

Para o Ministério Público, no entanto, a impossibilidade técnica de se individualizar qual policial matou qual preso não deve dificultar os trabalhos da acusação.

"A imputação feita aos acusados nunca foi a de conduta individualizada, nem precisa, quando se fala em uma situação de concurso de pessoas para a prática de crime. O confronto balístico nunca foi imprescindível, nessa linha", disse um dos promotores do caso, Márcio Friggi.

"O importante é que não se trata de um julgamento da PM do Estado de São Paulo; não é a instituição, que sempre foi nossa parceira, sentada no banco dos réus: falamos de policiais e ex-policiais que violaram a lei, e, por isso, estão sendo julgados", completou o promotor titular, Fernando Pereira da Silva.

Na avaliação dos dois jovens promotores do caso –Friggi tem 34 anos, e Silva, 33 --, o maior empecilho da acusação não será no campo das provas, mas no ideológico.

"Muita gente na sociedade ainda entende que bandido bom é bandido morto. De nada adianta vai adiantar todo um conjunto probatório se os jurados julgarem com base nessa linha", disse Friggi, nessa sexta, na entrevista coletiva em que o MP falou sobre os preparativos para o julgamento.


Acusações, mortes e prescrições ao longo das décadas
Ao todo, o MP havia acusado pelas 111 mortes 84 policiais militares, dos quais cinco já morreram --o mais célebre, o comandante da operação, coronel Ubiratan Rodrigues, assassinado em São Paulo no ano de 2006.

Como, além dos mortos, a ação da PM deixou ainda 87 presos feridos, parte dos acusados pelos homicídios respondia também por crimes de lesão corporal –dos quais 86 já prescreveram, em caso de lesão leve, e uma ainda é vigente, por ser lesão grave.

Sobre os 26 PMs que vão a júri nessa primeira etapa, porém, pesam apenas as acusações de homicídio qualificado, com penas que podem variar de 12 a 30 anos de prisão. Como são réus soltos, há a possibilidade legal de que, em caso de condenação, recorram em liberdade.

Do grupo, oito ainda estão na ativa, alguns com promoções; o restante é ex-policial ou foi para a reserva.

Defesa
Ao contrário dos promotores, a advogada de todos os réus, Ieda Ribeiro de Souza, acredita que a falta de provas que individualizem a conduta dos réus prejudica a acusação.

"Esperamos que os jurados analisem provas. Porque é muito fácil atribuir esse caso à PM, mas não tem nada que diga que o policial X matou a vítima Y. Precisamos de isenção de ânimo dos jurados", declarou.

A advogada sugeriu que nem todos os 26 deverão ser ouvidos pela defesa, possibilidade que a lei coloca, "a fim de abreviar o sofrimento do jurado".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresa encontra novo vazamento em tanques da usina de Fukushima


A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), controladora da usina de Fukushima, informou neste domingo que encontrou um novo vazamento em um dos tanques de água radioativa da central nuclear japonesa. Desta vez, o problema teria acontecido em um depósito subterrâneo.

O novo vazamento é anunciado um dia após a Tepco anunciar que 120 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque de superfície que ajuda a resfriar os reatores. O resfriamento foi reforçado após três reatores explodirem depois de serem atingidos pelo tsunami de março de 2011.

Segundo a controladora, foram detectados elementos radioativos na água acumulada entre o solo ao redor do tanque e a capa externa de um revestimento impermeável no fundo do depósito, que fica a 800 metros do oceano. A empresa, porém, considera pouco provável que a água radioativa possa chegar ao mar.

A operadora diz que a quantidade de água radioativa que vazou para o solo foi "mínima" e não houve diminuição dos volumes de água no tanque, embora não tenha mencionado quanto do líquido contaminado saiu do reservatório.

A controladora de Fukushima passou por uma série de problemas em controlar a água que resfria os reatores e mantém um sistema reforçado para manter a estabilidade dos núcleos atômicos. Na sexta (5), a usina foi desligada por três horas após problemas de refrigeração.

No sábado (6), a Tepco informou que 120 toneladas de água vazaram durante um período indeterminado de um tanque terrestre da usina. A companhia disse que transferirá os 13 mil litros restantes do reservatório afetado para navios.

Desde 2011, houve diversos casos de vazamentos nos reservatórios e especialistas dizem que a água com resíduos radioativos também escapa pelo sistema subterrâneo de resfriamento. Os cientistas também afirmam que os níveis de radiação estão elevados nos peixes da região.

A explosão nuclear na usina japonesa foi o desastre nuclear mais grave desde a destruição da usina de Tchernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e o tsunami destruíram os geradores de emergência e o sistema de refrigeração. Dos quatro reatores, três foram prejudicados.

O acidente provocou vazamento de material radioativo no solo e no lençol freático da região. Em virtude da explosão, cerca de 160 mil pessoas foram desalojadas da região, sem previsão de volta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maior milícia do Rio domina bairro da missa do papa


Às sextas-feiras à noite, duas motos sem placa percorrem as ruas de Guaratiba, zona oeste do Rio, exigindo dinheiro de comerciantes.

Em pelo menos cinco diferentes pontos do bairro, que tem cerca de 110 mil habitantes, bailes funks regados a bebidas e drogas são realizados nos fins de semana.

Caça-níqueis ficam em depósitos ou falsos banheiros de bares para que moradores joguem enquanto bebem cerveja --da única marca cuja venda é "autorizada".

Os moradores evitam fazer comentários sobre a situação, e os comerciantes têm medo.

É nessa região que a Arquidiocese do Rio calcula receber, em 28 de julho, mais de 2 milhões de pessoas.

É lá que o papa Francisco vai celebrar sua primeira missa no Brasil, ponto alto da Jornada Mundial da Juventude.

Guaratiba é dominada pela maior milícia do Rio, que também tem o controle de outros cinco bairros na região. São os milicianos que determinam, por exemplo, o horário do comércio local.

Antes conhecida como Liga da Justiça, a milícia que usava o símbolo do Batman para marcar o seu domínio, agora é chamada de "milícia do Toni", numa referência ao atual chefe: o ex-policial militar Toni Souza de Aguiar, 38.

Contra ele há 11 mandados de prisão expedidos, com acusações de homicídios e de formação de quadrilha.

Com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos, uma grande operação está sendo montada para controlar a região. Cerca de 2.600 militares do Exército vão ocupar Guaratiba 15 dias antes do início da jornada.


ANÁLISE DE RISCO

Desde o ano passado, o serviço de inteligência do Exército faz uma análise de risco, com produção de relatórios, sobre possíveis ameaças que possam prejudicar o andamento da jornada no bairro.
O modelo a ser seguido será nos mesmos moldes do que a Força fez no Complexo do Alemão, a partir de 2010, durante um ano e meio.

Outros 3.400 militares poderão ser usados caso o general José Alberto da Costa Abreu, comandante da 1ª Divisão do Exército e coordenador de segurança pela Força, decida aumentar o efetivo.

Essa será a segunda vez que a Força vai ocupar uma área dominada por milicianos na cidade. Em outubro, ela deu proteção a fiscais do Tribunal Regional Eleitoral em favelas da zona oeste.

Nos relatos há material mostrando que a quadrilha tem apoio de alguns policiais civis e militares.

"A presença do Exército é importante para evitar ações desse grupo com os jovens. Eles têm a falsa aparência de tranquilidade, mas vivem de ameaçar pessoas", diz o promotor do Ministério Público Militar Jorge Melgaço.

Além das motos, os moradores já se acostumaram a ver vizinhos sendo ameaçados de morte por se recusarem a pagar R$ 35 mensais por "serviços" de segurança.

Toni Aguiar pouco aparece no bairro. Quando vai, está sempre com seguranças.

"Eles [a milícia] não têm a prática do confronto. São discretos. Por isso, é importante toda a atenção", afirma o delegado federal Victor Cesar Santos, coordenador no Rio da Secretaria Nacional de Grandes Eventos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ataque suicida mata diplomata e soldados americanos no Afeganistão


7.abr.2013 - A diplomata Anne Smedinghoff, 25, de Illinois,foi morta em ataque suicida em Qalat, na província de Zabul, ao sul do Afeganistão
Um ataque suicida com carro-bomba matou três soldados norte-americanos e dois civis, incluindo uma diplomata, em Qalat, na província de Zabul, ao sul do Afeganistão, neste domingo (7). Este é considerado o pior ataque contra as Forças dos Estados Unidos neste ano, segundo autoridades norte-americanas.

A diplomata Anne Smedinghoff, 25, de Illinois, trabalhava em Kabul, mas já havido atuado na Venezuela.
O secretário de Estado  dos Estados Unidos, John Kerry, lamentou as mortes e falou da "dura contradição" da morte de Anne, que ocorreu enquanto a comitiva levava livros para uma escola.

"As pessoas que querem matar as pessoas, e isso é tudo que elas querem fazer, estão com medo do conhecimento", disse Kerry. "Eles querem fechar as portas, e não querem que as pessoas façam suas escolhas sobre o seu futuro."

Os pais da diplomata, Tom e Mary Beth  Smedinghoff disseram em nota que "o mundo perdeu uma alma realmente bela hoje" e que a filha "morreu a serviço do país".

Outro que morreu no atentado foi o general Martin E. Dempsey, presidente do Joint Chiefs of Staff, que visitava o país. O nome dos soldados ainda não foram informados.

O ataque
Um homem-bomba detonou seu veículo em uma estrada na província de Zabul, por volta das 11h, quando o comboio americano passou, de acordo com autoridades americanas e afegãs. Os oficiais e soldados do comboio estavam acompanhando o governador Mohammad Ashraf Nasery, da província de Zabul, em uma viagem para inaugurar uma nova escola em Qalat, a capital da província, onde estavam para entregar livros doados.

Quatro funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos foram feridos na explosão e três afegãos também foram mortos - um médico que acompanhava o governador e dois guarda-costas, disse Muhammad Jan Rasoolyar, o vice-governador, ao The New York Times.

O Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas não ficou claro se o ataque visava as forças da coalizão ou do governador, que sobreviveram. O atentado foi o mais mortífero para os americanos desde julho, quando uma bomba na província de Wardak matou seis membros do serviço dos Estados Unidos, segundo o governo americano.

Um civil americano também foi morto no sábado (6) em um ataque insurgente no leste do país, embora as autoridades não tenham especificado a natureza do ataque. Neste ano, 30 soldados da coalizão morreram no Afeganistão, 24 deles americanos, segundo Icasualties, um site que rastreia mortes militares.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PT vai lançar Fernando Mineiro candidato a governador em 2014


O Partido dos Trabalhadores quer lançar o nome do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) para candidato a governador do Estado do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira por pelo menos duas lideranças expressivas do PT potiguar: o presidente estadual do partido e o líder da legenda na Câmara dos Vereadores, vereador Fernando Lucena.

“Fernando Mineiro é um bom nome para governador do Estado do RN. Com certeza, representaria muito bem e faria um grande governo”, afirmou Eraldo Paiva. “O PT discute a chapa majoritária no RN e Mineiro cada vez mais se credencia a ser um nome da política do RN, com grande qualificação”, completou.

O deputado Fernando Mineiro está no seu terceiro mandato como deputado estadual e já foi vereador em Natal por quatro mandatos. “Mineiro é um companheiro que está à disposição para qualquer função no partido, ele disse que está disponível para o que o partido precisar. Ele é um quadro que poderá disputar como governador”, disse o dirigente petista.

O vereador Fernando Lucena disse que Mineiro disputou a eleição para prefeito de Natal e teve uma excelente votação – 85 mil votos – quase indo para o segundo turno com o atual prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). “Mineiro não foi para o segundo turno por menos de dois mil votos. Não podemos ficar de fora (da eleição majoritária) de 2014″.

MAJORITÁRIA

Nesta semana, a deputada federal Fátima Bezerra defendeu a participação do PT na chapa majoritária da base de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte. Fátima fez um apelo para que o PMDB, hoje aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), rompa e se alie com os partidos da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff.

Segundo a petista, a aliança do PMDB com o DEM não contribui em favor do Rio Grande do Norte. Fátima se colocou a disposição para representar o PT na chapa majoritária. O PT não conversa com o PMDB porque este está aliado com o DEM. Os petistas dialogam com o PDT de Carlos Eduardo, o PSB de Wilma de Faria e o PSD do vice-governador Robinson Faria.

Para Lucena, o PT vai fazer o possível para fazer aliança com os partidos da base aliada. “Mas, se não der, vamos sair só”, adiantou. Neste caso, não está, sequer, descartado o PT lançar uma chapa puro sangue, como aconteceu nas eleições em Natal. No último pleito na capital, o PT lançou chapa puro sangue com os petistas Mineiro para prefeito e Carlos Alberto par vice, e uma nominata inteira de candidatos a vereador sem coligação.

Eraldo afirma que não faltam nomes dentro do PT para compor uma chapa majoritária nas eleições de 2014 no Rio Grande do Norte. “Nós temos vários nomes dentro do PT, a exemplo de Mineiro e Fátima, que são excelentes nomes. Tanto a companheira Fátima quanto o companheiro Mineiro estão à disposição. Ambos são soldados do PT e um projeto não inviabiliza o outro. Se temos candidaturas a governador, a senador, a deputado federal e a deputado estadual, poderemos lançar. Cabe muita gente nesse projeto. Vamos dialogar”.

Governadorável confirma que o PT vai lançar nome

O deputado Fernando Mineiro diz que, em 2013, o PT irá priorizar o debate sobre um projeto político para o estado. “Nós vamos conversar com os partidos chamados da base aliada à luz de um projeto. Para isso, a nossa principal deliberação é a realização de seminários regionais em maio, para debater. Nós vamos discutir a situação de desenvolvimento, as finanças, as questões das políticas públicas. Em todas as áreas, teremos debates para elaborar as linhas que configurarão da nossa proposta para a sociedade”, disse o governadorável.

Fernando Mineiro entende que, “para disputar as eleições de 2014, o prioritário é que a sociedade saiba o que cada um está propondo, e não, aconteça o que vem acontecendo particularmente agora, onde as pessoas votam e depois fica aí esse desastre político-administrativo que nós estamos vendo”.

“Então, nós achamos que a eleição é um momento de apresentar um conjunto de proposições. Vamos deliberar, vamos fazer esse debate em maio. Serão oito seminários na região, ao todo, para debatermos junto com especialistas, estudiosos, movimentos sociais, levantar as demandas e apresentar sugestões para o estado”, completa o petista.

Quanto à candidatura própria, Mineiro diz ser possível. “Caso abra um espaço, caso tenha oportunidade, nós vamos sim apresentar nome para o governo, até porque nós entendemos que esse debate está em aberto”, afirmou. “Nós temos aí algumas candidaturas colocadas, algumas postulações que são legítimas, mas não tem ainda nenhuma definição de nenhum dos partidos sobre os nomes. Então, é um espaço em aberto e o PT também trilhará esse espaço. Nós achamos que 2013 é o ano para fazer esse debate e no final do ano a gente define. Então, se houver espaço, condições, se agregar força política, evidentemente nós apresentaremos nomes e temos nomes para isso”.

Lucena afirma que aliança de Henrique com Rosalba fortalece projeto do DEM

O vereador Fernando Lucena (PT) disse que a aliança do PMDB com o DEM no Rio Grande do Norte está inviabilizando eleitoralmente a base política da presidente Dilma Rousseff (PT) no estado. Segundo ele, a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de se manter aliado com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), fortalece o projeto do DEM em 2014, que deverá ser a reeleição da governadora.

O PT de Lucena e o PMDB de Henrique são aliados no plano nacional, mas, no estado, os partidos estão em lados opostos. Nesta semana, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) defendeu o rompimento do PMDB com o DEM, lançando a chapa Garibaldi Filho (PMDB) governador, Fátima Bezerra (PT) senadora. A chapa é considera “dos sonhos” pelo governo federal, já que repete a aliança entre Dilma e Michel Temer (PMDB). Em entrevista ao Jornal de Hoje, a deputada Fátima também defendeu o afastamento do PMDB do governo Rosalba.

Lucena considera, portanto, que o momento de o PMDB romper já está passando. De agora em diante, segundo ele, “vai ficar difícil explicar o rompimento”. “Acho que o PMDB rompe com Rosalba. A avaliação é que, quando der o último prazo e não tiver mais nenhuma gotinha de leite para o PMDB mamar no governo, o PMDB sai. Mas, o que vai ficar difícil explicar vai ser o rompimento. Já está tarde. Se deixar para a última hora, o povo vai chamar de oportunismo. Vão dizer que o PMDB mamou até não ter mais, e aí vão falar mal do governo? O PMDB vai fazer com Rosalba igual ao que fizeram com Micarla”.

O petista disse, entretanto, que o PT não depende do PMDB. “Não dependemos do PMDB, não temos só ele não base aliada. Temos PDT, PSB, PC do B, PP, PR, PSD, e outros. Se Garibaldi ficar com Rosalba, muitos partidos vão ficar conosco. Temos dois nomes fortes (Fátima e Mineiro). Não vamos é ser engolidos no pacote”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››