sábado, julho 06, 2013

Pau dos Ferros/RN: Acidente com vitima próximo o Sitio Alencar.

Na manhã de hoje aproximadamente as 08h30m, o senhor Jorge Oliveira Fernandes  ia em direção a cidade de São Francisco do Oeste, quando  nas proximidades do sitio Alencar chocou-se com uma carroça. E feriu-se gravemente.
O mesmo foi levado para o Hospital Regional e o que foi colhido até o momento foi seu nome. 



Reprodução Cidade News Itaú via Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

Justiça do Acre desbloqueia contas de duas empresas do grupo Telexfree

As contas bancárias das empesas Wolrdschanger Intermediação de Negócios LTDA e Simternet Tecnologia da Comunicação LTDA, pertencentes ao grupo da empresa de marketing multinível, a Telexfree, foram desbloqueadas. A juíza titular da 2º Vara Civel da Comarca de Rio Branco, Thaís Borges, determinou o desbloqueio devido as contas da empresas não fazerem parte do processo em curso.

“Eu entendi que o desbloqueio dessas duas empresas não influenciam no bloqueio da decisão anterior”, disse a magistrada.

A empresa está com os seus cadastros e pagamentos suspensos há mais de 3 semanas por causa de uma ação de autoria do MPE acatada pela juíza Thaís Borges,. Os advogados da Telexfree chegaram a pedir a revogação da ação, mas o pedido foi indeferido pelo desembargador do TJ/AC, Samoel Evangelista.

Reprodução Cidade News Itaú via AC 24 Horas
Leia Mais ››

Homem é linchado após ser acusado de estuprar uma criança de 11 anos

Na noite de ontem (05), por volta das 23:00 horas, um grupo de pessoas encaminharam a delegacia uma pessoa do sexo masculino, de 36 anos de idade, o qual teria sido espancado por populares no Bairro Parque Presidente.
Segundo informações obtidas com a vítima e com os agressores, Volmir da Silva, conhecido como “Geléia” é suspeito de ter estuprada uma criança de 11 anos, portadora de necessidades especiais.
O fato teria ocorrido no dia 30 de junho de 2013, sendo realizado a denuncia junto ao NUCRIA, porem o laudo oficial ainda não foi concluído. Na noite de ontem, familiares e populares agrediram fisicamente o acusado, e por muito pouco não foi linchado até a morte.
O acusado foi ouvido na delegacia e liberado posteriormente, pois não estaria em flagrante. Para a imprensa o acusado negou os fatos e diz estar sendo perseguido.

Reprodução Cidade News Itaú via Tribuna Popular/Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

O que Jesus dirigiria? Papa recomenda a sacerdotes comprar carros “humildes”

papa carroComo parte de sua tentativa de tornar a Igreja Católica mais austera e concentrar-se nos pobres, Francisco disse aos jovens padres e freiras em treinamento de todo o mundo que ter o mais recente smartphone ou acessório de moda não era o caminho para a felicidade. “Me machuca ver um padre ou uma freira com o mais recente modelo de carro, você não pode fazer isso”, disse ele.

“Um carro é necessário para fazer um monte de trabalho, mas, por favor, escolha um mais humilde. Se você gosta do mais extravagante, basta pensar quantas crianças estão morrendo de fome no mundo”, disse ele.

Desde que sucedeu o Papa Bento 16, em março, o argentino Jorge Bergoglio evitou algumas das maiores armadilhas da ostentação de seu cargo e optou por viver em uma casa de hóspedes do Vaticano, ao invés dos opulentos apartamentos papais. A agência de notícias ANSA disse que o carro escolhido pelo papa para se deslocar na Cidade do Vaticano é um Ford Focus compacto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caicó: Estudante saiu ontem de casa para ir à escola e até agora não voltou

Familiares e amigos estão à procura da jovem caicoense Mônica Dantas da Silva Sátiro, que sumiu na manhã de ontem 05. Segundo informações repassadas por uma amiga da garota, Mônica saiu de casa dizendo que ia para o colégio EECAM, onde estuda, mas até esta data não voltou, o que está deixando familiares e amigos preocupados.

Uma amiga da jovem disse ao blog que a mesma fez um contato por celular hoje pela manhã, disse que estava bem, contudo o número do celular que ela ligou estava inibido, deixando os familiares mais preocupados ainda, apesar de ela ter garantido que está tudo bem.

Atualmente a jovem tem residência fixa na rua Stoessel Augusto da Silva, nº 100, bairro Walfredo Gurgel, e o contato para quem souber alguma informação que possa localizar a garota é o (84) 9660-1484 (TIM) ou (84)9611-2005 (TIM).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação "Conde Drácula" prende Coveiro que escondia arma dentro de um túmulo

Um coveiro foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (04) no município de Icó, a 385 quilômetros de Fortaleza, acusado de porte ilegal de arma.A operação foi intitulada “Conde Drácula”, pelos inspetores Jeferson Tiago, Júnior Pernambucano, Fábio Baiano e Jorge fazendo menção à profissão do suspeito.

Após alguns dias de investigação, os policiais descobriram o local exato onde Francisco Bezerra da Silva, 49 anos, vulgarmente conhecido como “Nem”, escondia um revolver calibre 38, com numeração suprimida. Além da arma, foram encontradas quase 20 munições intactas. Nem assumiu a propriedade do material, no entanto, não confidenciou qual seria a finalidade do armamento, bem como sua origem.

O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil e autuado por porte ilegal de arma, sendo posteriormente transferido para a cadeia pública, onde poderá ficar recluso por até quatro anos, de acordo com o artigo 14.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex goleiro do Corintians de Caicó foi internado com caso raro de Malária

O goleiro Danilo, do Alecrim, está internado desde a quarta-feira (4) no hospital Giselda Trigueiro. Segundo boletim médico divulgado pela assessoria do clube, o jogador “contraiu um caso raro de malária, uma forma grave da doença que acomete entre outras áreas, a região cerebral”. Ele deu entrada na unidade hospitalar após se sentir mal em casa. Danilo está internado na UTI e, de acordo com a assessoria do clube, serão necessários mais dois dias para verificar os efeitos da medicação. 

Ele é goleiro titular da seleção de Guiné Equatorial e disputou uma partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, contra a Tunísia, na cidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial, na África. A partida foi realizada dia 16 de junho. O atleta vinha treinando com a equipe e, inclusive, foi titular da equipe pela última rodada da Taça Ecohouse quando o Alecrim enfrentou o América.

O médico do alviverde, Tony Elbert, está acompanhando o caso. Ainda no boletim médico, informa que estão usando “os mais avançados medicamentos para esta patologia” e sendo muito bem assessorado pela competente equipe médica daquele hospital. Nas próximas 48 horas é aguardada uma resposta “favorável de remissão da doença”. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trem com petróleo descarrila e explode em cidade canadense

Fumaça é vista em estrada de ferro após trem descarrilar no centro de Lac Megantic, em Quebec, no Canadá (Foto: AP/ Paul Chiasson)Vários vagões-tanque carregados com produtos petrolíferos explodiram após um trem descarrilar no meio de uma pequena cidade na província canadense de Quebec, neste sábado (6), em um acidente que destruiu muitos edifícios e enviou chamas a centenas de metros do solo. Várias pessoas estão desaparecidas.
O desastre ocorreu pouco depois de 1h00 (horário local), quando um trem de carga descarrilou em Lac-Mégantic, uma pitoresca cidade à beira de um lago, com cerca de 6 mil habitantes, perto da fronteira com o Maine. Embora a polícia tenha dito que ainda não podia chegar perto o suficiente para determinar se houve algum vítima nos incêndios, uma fotografia aérea mostrou devastação no centro da cidade.
Os bombeiros disseram que cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo incêndio subsequente.

A emissora de rádio canadense de língua francesa disse que um prédio no centro da cidade era um bar popular entre os jovens. Uma testemunha disse à emissora que no momento do descarrilamento o centro da cidade estava lotado.
"Muitos pais estão preocupados, porque eles não estão conseguindo se comunicar com familiares e conhecidos", disse o prefeito Colette Roy-Laroche à emissora de rádio.
"Quando você vê o centro de sua cidade quase destruído, você vai entender que nós estamos nos perguntando como vamos enfrentar esse evento," disse a prefeita Colette Roy-Laroche em um comunicado emocionado pela televisão.
A Canadian Broadcasting Corp informou que quatro vagões-tanque pressurizados explodiram depois que o trem, com 73 vagões no total, saiu dos trilhos. Os bombeiros disseram temer que mais vagões-tanque pudessem explodir. Cerca de 1 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
Lac-Megantic faz parte da pitoresca região de Quebec Townships Oriental, perto da fronteira com Maine e Vermont. Quebec é uma província predominantemente de língua francesa, na metade oriental do Canadá. As fotos tiradas nos momentos após o desastre mostram uma enorme bola de fogo subindo para o céu à noite.
Moradores disseram a jornalistas que tinham ouvido cinco ou seis grandes explosões. Grandes nuvens de fumaça preta espessa ainda estavam subindo do centro de Lac-Megantic várias horas após o desastre.
Os bombeiros disseram ter pedido ajuda de colegas dos Estados Unidos. Cerca de 20 carros de bombeiros estavam combatendo o fogo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudantes são flagrados com ponto eletrônico em vestibular de medicina

Peruca escondia ponto eletrônico de estudante durante vestibular de medicina em Araraquara (Foto: Rafael Alberici/G1)

Pelo menos 12 estudantes foram flagrados fraudando o vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), na manhã deste sábado (6), segundo a Polícia Militar. Eles usavam escutas para receber as respostas das questões da prova.

Estudante flagrada com ponto eletrônico é levada pela polícia para prestar depoimento em Araraquara (Foto: Rafael Alberici/G1)Estudante flagrada com ponto eletrônico é levada
para prestar depoimento (Foto: Rafael Alberici/G1)
Segundo o inspetor da universidade Gil Dazio da Silva Rego, a prova começou por volta das 8h. Pouco antes de 12h um estudante foi flagrado após demonstrar nervosismo durante a prova. Ele usava uma peruca, onde escondia o ponto eletrônico. "Quando o fiscal se aproximou do rapaz e puxou seu cabelo, uma peruca se soltou, revelando todo o equipamento de escuta utilizado", disse.
Após a descoberta, os fiscais usaram detectores de metais para identificar fraude de candidatos em outras salas. A universidade informou o caso à Polícia Militar e 12 pessoas foram levadas ao Plantão Policial para prestar depoimento. Os responsáveis por transmitir as respostas ainda não foram localizados. Nenhum estudante flagrado quis comentar o assunto.
De acordo com o assessor jurídico da Uniara, Fernando Passos, apenas as provas dos 12 candidatos foram anuladas e os outros não serão prejudicados.
Os envolvidos responderão pelo crime de fraudes em certames de interesse público, cuja pena  varia de um a quatro anos de prisão e multa. Foi estabelecida fiança de R$ 1,5 mil, mas a Polícia Civil não informou se os estudantes já pagaram.

Outras fraudes
O vestibular do curso de medicina da universidade já tinha sido alvo de quatro tentativas de fraudes em outubro de 2011.  O esquema também favorecia candidatos por meio de pontos eletrônicos.
A universidade denunciou o esquema e, em uma operação da Polícia Federal realizada em 2012, 51 pessoas foram presas suspeitas de participação em fraudes em 38 universidades do país.
Durante o exame realizado em 2011, segundo a Uniara, quatro candidatos ao curso de medicina foram flagrados usando o ponto eletrônico, utilizado pela quadrilha para comunicar as respostas das questões aos estudantes. Segundo a Polícia Federal, o grupo cobrava R$ 60 mil pela prova.
A universidade adotou medidas para evitar novos crimes, impedindo que o estudante saia com o caderno de quesões antes das quatro horas de prova e usando identificação por meio de impressão digital.

Pontos eletrônicos foram apreendidos pela polícia em Araraquara (Foto: Rafael Alberici/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quatro corpos são resgatados no rio Piracicaba; um segue desaparecido

Cinco dias após o acidente na construção de uma ponte sobre o rio Piracicaba, em Piracicaba (a 158 km de São Paulo), o corpo de um funcionário continua desaparecido. Dois corpos foram resgatados ontem (5) e outros dois, na quinta-feira (4).

Apenas o Corpo de Bombeiros continua as buscas no local neste fim de semana. Os mergulhadores contratados pela Construtora Tardelli --responsável pela execução da obra-- para auxiliar o trabalho dos bombeiros foram dispensados na manhã de hoje e retornarão ao trabalho apenas depois de amanhã.

Na segunda (1º), um dos pilares de uma das duas pontes que fazem parte do anel viário de Piracicaba e estão sendo construídas sobre o rio de mesmo nome cedeu, por volta das 8h, derrubando dez vigas onde estavam dez funcionários da obra.

Dois funcionários ficaram pendurados --e foram resgatados pelo helicóptero Águia, da PM-- e oito caíram no rio. Três dos oito conseguiram sair do local nadando, mas cinco desapareceram. Segundo a Construtora Tardelli, todos usavam equipamentos de segurança na hora do acidente.

Dois corpos só foram retirados dos escombros três dias após o acidente, e outros dois, só ontem, porque eles foram soterrados pelas vigas.

Foi necessário o uso de máquina subaquática de corte de concreto e um guindaste para a retirada do material do leito do rio para possibilitar o resgate.

Um grupo de mergulhadores profissionais foi contratado para auxiliar os bombeiros nas buscas.

RESPONSABILIDADE

Foi aberto inquérito pela Polícia Civil, no 4º DP (Distrito Policial) de Piracicaba, para investigar a responsabilidade pelo acidente.

Além da perícia do IC (Instituto de Criminalística), foram contratados outros dois institutos independentes para apurar o motivo da queda do pilar.

A Tardelli afirma que apenas executava a obra, de responsabilidade da concessionária Rodovias do Tietê, e diz ter contratado uma equipe da USP (Universidade de São Paulo) para avaliar o caso.

Em nota, a Rodovias do Tietê informou ter contratado o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para "ter uma avaliação precisa e rápida".

A concessionária lamentou o acidente, considerando-o "uma fatalidade".

ANEL VIÁRIO

O acidente aconteceu próximo ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Piracicaba, na altura do cruzamento do anel viário com a rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga a cidade a Limeira.

A obra faz parte do contrato de concessão da Rodovias do Tietê e está orçada em R$ 79 milhões. Ela foi iniciada em 2011 e tinha término previsto para o fim deste ano, mas agora está embargada por tempo indeterminado.

Quando finalizado, o contorno de Piracicaba terá 9 km de extensão, sete viadutos e duas pontes sobre o rio --uma delas onde ocorreu o acidente. A outra, segundo a construtora responsável, já está finalizada.

O anel viário é a continuidade da rodovia do Açúcar (SP-308), que liga Piracicaba a Salto. Quando concluído, ele ligará as rodovias do Açúcar (SP-308), Luís de Queiróz (SP-304), Cornélio Pires (SP-127) e Deputado Laércio Cortes (SP-147).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar se recupera bem de cirurgias, mas ficará internado até domingo

O atacante Neymar se recupera bem após passar por duas cirurgias na garganta e no nariz, na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio. No entanto, o jogador ficará mais um dia internado e só receberá alta no domingo, segundo o último boletim médico.

A previsão inicial era que o atacante recebesse alta neste sábado.

De acordo com o boletim assinado pelo cirurgião Augusto César Lima, Neymar "está ótimo e sua recuperação de acordo com o previsto. Ele permanecerá internado para acompanhamento, devendo ter alta amanhã, domingo, pela manhã".

Na sexta-feira, Neymar foi submetido à adenoamigdalectomia (retirada das amígdalas) e septoplastia para remoção de esporão ósseo e correção de desvio de septo nasal. As cirurgias duraram cerca de 2h30.

Neymar deve estrear pelo Barcelona no dia 2 de agosto, em amistoso contra o Santos, seu ex-clube --o jogo fez parte da negociação pelo atacante. O jogador foi negociado com o time espanhol por 28 milhões de euros no final de maio --cerca de R$ 77 milhões à época.

CONFIRA O BOLETIM MÉDICO

O paciente Neymar, que foi submetido à adenoamigdalectomia e septoplastia (para remoção de esporão ósseo), ontem, dia 5, na Clínica São Vicente, está ótimo e sua recuperação de acordo com o previsto.

Segundo o cirurgião, Dr. Augusto César Lima, ele ainda permanecerá internado para acompanhamento, devendo ter alta amanhã, domingo, pela manhã.

Médico - Dr. Augusto César Lima -otorrino e cirurgião plástico de face

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Epidemia de diarreia afeta 60 mil e mata 37 em Alagoas

Uma epidemia de diarreia já afetou 60 mil pessoas e matou 37 delas nos últimos dois meses e meio, em Alagoas. A principal causa, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é a contaminação da água oferecida à população, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos.
Em 25 municípios, o número de casos supera a média histórica dos últimos dez anos. Outras 46 cidades têm risco de surto da doença. "Com certeza [a epidemia] está relacionada à qualidade da água", disse a superintendente de Vigilância em Saúde de Alagoas, Sandra Canuto.

A análise dos sistemas oficiais de abastecimento e das soluções alternativas, como poços, cisternas e cacimbas, foi intensificada. Em algumas dessas fontes de água foram encontradas bactérias e coliformes fecais acima do limite permitido, inclusive naquelas que servem à concessionária de água do Estado.

A água distribuída por carros-pipa também está sendo monitorada.

Segundo a superintendente, a Secretaria de Saúde já encontrou água contaminada sendo distribuída por carros da Defesa Civil do Estado.

Sandra disse não ter identificado contaminação na água oferecida pelo Exército.

MORTES

O município de Palmeira dos Índios (135 km de Maceió) é o que concentra o maior número de óbitos. Das 37 mortes registradas até o final da semana passada, dez aconteceram na cidade.

Mais de 40% das vítimas fatais no Estado foram crianças com menos de um ano de idade. Outros 40% foram idosos com mais de 60 anos.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, mas ninguém atendeu as ligações neste sábado. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Autoridades brasileiras se irritam com mais um "aniversário" de corintianos presos

Corintianos estão presos na Penitenciária San Pedro, em Oruro, na BolíviaNeste sábado, faz um mês que sete corintianos presos em Oruro foram liberados. Por outro lado, faz também o mesmo tanto de tempo que cinco torcedores completaram mais uma página de calendário dentro da penitenciária. Este fato, segundo apurou o UOL Esporte, irritou as autoridades brasileiras.

Havia um acordo informal com a justiça boliviana de que assim que os sete primeiros fossem soltos, os outros seguiriam o mesmo caminho em breve. Era tido como certo que eles seriam liberados até o fim do mês de junho, o que não ocorreu. A partir de agora, a embaixada brasileira no local trata o caso quase como uma loteria.

De acordo com o que apurou o UOL Esporte, foi difícil conter a euforia dos que ficaram lá quando os outros foram soltos. Eles acreditavam que estavam em vias da libertação. Agora, o trabalho é para que eles não caiam em depressão. Não é possível mais estipular um prazo. Há uma orientação para que o governo brasileiro reaja com mais firmeza a partir de agora.

A intenção é aumentar a pressão sobre a justiça boliviana para tentar acelerar o processo. A cada dia que passa, o futuro dos cinco brasileiros fica mais incerto, na visão das autoridades brasileiras que cuidam do caso.

Do ponto de vista legal, não há uma explicação de por que sete foram soltos e justamente esses cinco permanecem lá. Dois deles sequer estavam dentro do estádio durante a partida contra o San José, quando um sinalizador matou o boliviano Kevin Espada.

“A prisão dos doze foi irregular desde o início, pela falta de indícios e provas. Ao longo do tempo isso foi ficando cada vez mais evidente. O prolongamento da prisão dos cinco não faz nenhum sentido”, declarou ao UOL Esporte Eduardo Saboya, ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia.

Apenas sete dos doze torcedores foram liberados da prisão. A decisão foi tomada pelo juiz Julio Guarachi, que, após investigação da promotoria boliviana, concluiu que eles não estavam envolvidos no incidente. Outros cinco torcedores brasileiros, com idades entre 21 e 35 anos, continuam presos em Oruro.

Os corintianos foram soltos no dia seis de julho e chegaram a São Paulo no dia nove. Foram recebidos por familiares e outros integrantes das organizadas do time no aeroporto internacional de Guarulhos. Aos desembarcar, falaram pouco e o discurso era o mesmo: 'precisam libertar os outros'.

Os torcedores que chegaram ao Brasil são Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, Danilo Silva de Oliveira, Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo, Fábio Neves Domingos, Hugo Nonato e Clever Souza Clous. Permanecem detidos: Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros.

Ainda no mês passado, um juiz boliviano informou a inclusão de um jovem brasileiro de 17 anos, residente em São Paulo, no processo contra vários torcedores do Corinthians, investigados pela morte em fevereiro de um menino durante uma partida da Copa Libertadores.

O jovem, identificado como H.A.M., se entregou às autoridades policiais brasileiras poucos dias após o acontecimento trágico, confessando ser o responsável por acender o sinalizador que matou o boliviano Kevin Beltrán, de 14 anos, durante uma partida entre o San José e o Corinthians. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em "Amor à Vida", Félix sugere internar Paloma em um hospício e César pensa na possibilidade

Bruno (Malvino Salvador) e Paloma (Paolla Oliveira) em cena de "Amor à Vida"Em "Amor à Vida", Paloma (Paolla Oliveira) será vítima de Félix (Mateus Solano) e Glauce (Leona Cavalli) mais uma vez, e César (Antônio Fagundes) pensará em internar a filha em uma clínica psiquiátrica. No ar em 26 de julho.

Ao fazer um segundo teste de DNA, Glauce trocará o sangue de Paloma por o de outra mulher, e ainda, matará a enfermeira que descobrirá toda farsa. Com isso, Bruno (Malvino Salvador) conseguirá a guarda da filha novamente e proibirá a ex-noiva de visitar a garota.

Paloma ficará perturbada e passará a seguir os passos de Paulinha (Klara Castanho). Maldoso, o vilão irá envenenar a cabeça de Pilar (Susana Vieira) e César, dizendo que a irmã está louca.

Em um primeiro momento, César irá relutar nessa possibilidade, mas durante uma conversa com Aline (Vanessa Giácomo) ele dirá que a filha está nervosa e considerará a sugestão do filho.

Leia um trecho do diálogo:

Félix — Não seria o caso de internar a Paloma... só por uns meses... numa clinica psiquiátrica?
César — Internar a Paloma? Eu não acho que o caso dela seja tão grave assim. Ela só está abalada emocionalmente.
Pilar — Ela está muito agressiva, César. Hoje, a atitude dela, quando levou a tal poltrona, me assustou. Eu tentei faze-la refletir, mas foi inútil.
Félix — Eu só digo isso porque me preocupo demais com minha irmãzinha, meu doce. Fico pensando...se não acontecer nada pior... eu acho que vai ser caso de internação sim.
César — Não gosto nem de pensar nessa hipótese.
Félix — Eu só quero o melhor pra Paloma. Se fosse eu, papi, você não ia sentir tanto, não é? Era capaz de já ter me internado.
Pilar — Está sendo injusto com seu pai, Félix.
Félix — Perdão...perdão. Vamos manter a Paloma em estado de observação... E se ela tiver mais alguma atitude descontrolada, pensamos na internação.
Edith — É sério, vocês tão pensando em internar a Paloma numa casa psiquiátrica?
Pilar — Ela está desequilibrada, sem dúvida.
César — Não vamos ficar falando em internação. Seria terrível ter que internar a minha própria filha.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Boeing sofre acidente no aeroporto de San Francisco, nos EUA; dois morrem, diz imprensa local

Um avião modelo Boeing 777, operado pela companhia sul-coreana Asiana Airlines, sofreu um acidente ao fazer um pouso no Aeroporto Internacional de San Francisco, nos Estados Unidos, por volta de 15h30 (horário de Brasília, 11h30 na hora local) deste sábado (6). Segundo veículos da imprensa local, que citam fontes do Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e 61 ficaram feridas. O voo, número 214, saiu de Seul, na Coreia do Sul, com destino a San Francisco.

Segundo as emissoras de televisão, KTVU, afiliada da Fox, e KCBS, canal local da rede CBS, o Corpo de Bombeiros de San Francisco confirmou as duas mortes e o número de feridos.

A companhia aérea informou que 307 pessoas estavam a bordo --291 passageiros e 16 tripulantes. Não foram confirmadas mortes até o momento. Muitos passageiros sofreram queimaduras e foram levados a hospitais da região. Entre os feridos, dez estão em estado crítico.

O voo 214 deixou o Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, na manhã deste sábado e voou 10 horas e 23 minutos até chegar a San Francisco.


Uma testemunha informou à televisão KTVU, afiliada da Fox em San Francisco, que a aeronave estava no solo quando a cauda teria se partido. Após cerca de um minuto de oscilações, diz a testemunha, o avião parou fora da pista, mas muita fumaça começou a sair dele. Minutos depois, bombeiros chegaram ao local e dispararam um pó branco para conter o incêndio. Por volta de 17h, o fogo foi extinto.


Um passageiro postou uma foto do avião, após o acidente, na rede social Path. Ele também relatou que a cauda do avião rompeu após o pouso e disse que a maioria dos passageiros aparentava estar bem.


A companhia sul-coreana informa, em seu site, que possui 12 Boeings 77, com capacidade entre 246 e 300 passageiros.

San Francisco é uma das mais importantes cidades da Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, e recebe muitos voos oriundos da Ásia. O terminal fica a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Padre cristão copta é morto a tiros no Egito

Homens armados mataram um padre cristão copta no norte do Sinai, no Egito, neste sábado (6), o que pode ser o primeiro ataque sectário desde a derrubada do presidente islâmico Mohamed Mursi, disseram fontes de segurança.

O sacerdote Mina Aboud Sharween foi atacado no início da tarde enquanto caminhava na região de Masaeed em El Arish.

O tiroteio na cidade costeira foi um dos vários ataques atribuídos aos insurgentes islâmicos, que incluem disparos contra quatro postos de controle militares na região, disseram as fontes.

Os ataques de sábado aos postos de controle ocorreram em al-Mahajer e al-Safaa em Rafah, bem como em Sheikh Zuwaid e al-Kharouba. Esses incidentes ocorreram após cinco policiais terem sido mortos em El Arish na sexta-feira.

A Irmandade Muçulmana de Mursi criticou vigorosamete o papa copta Tawadros, líder espiritual de 8 milhões de cristãos coptas do Egito, por dar a sua bênção à remoção do presidente e por comparecer ao anúncio feito pelo comandante das Forças Armadas, general Abdel Fattah al-Sisi, que suspendeu a Constituição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com brilho de Valdivia, Leandro e Charles marcam e Palmeiras goleia o Oeste

Palmeiras4x0Oeste

Valdivia correspondeu à expectativa e teve boa atuação após mais de 100 dias sem jogar pelo Palmeiras. Ele deu qualidade ao time e foi fundamental na goleada por 4 a 0 contra o Oeste,  na tarde deste sábado, no estádio Prudentão, em Presidente Prudente, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O chileno resistiu a cerca de 75 minutos e iniciou a jogada dos três gols enquanto esteve em campo, dois deles marcados por Leandro, e o outro por Charles. O volante ainda marcou o quarto nos minutos finais.

O camisa 10 comandou o meio-campo e distribuiu passes precisos. Reclamações de dores musculares na coxa direita não aconteceram e, principalmente, um passe lindo por trás da zaga do Oeste no lance do terceiro gol palmeirense, fez jus ao apelido de Mago.

O triunfo leva o Palmeiras aos 15 pontos, ainda na terceira colocação da competição – Chapecoense lidera com 19. Já o Oeste é o 13º colocado, com oito pontos. Na próxima rodada, o time alviverde encara o ABC, sexta-feira, no Pacaembu.

Valdivia estava fora do time desde o dia 14 de março.  A participação como titular jamais foi colocada em dúvida pelo treinador Gilson Kleina, e a equipe foi montada em torno do chileno.

Três volantes, Márcio Araújo, Charles e Wesley, foram colocados. No ataque, Vinicius e Leandro jogaram aberto pelas pontas, e Valdivia procurou espaço para jogar centralizado. O camisa 10 foi bem perseguido em campo, mas quase sempre que esteve com a bola nos pés, criou boas jogadas para o time.
Em lance que começou com um drible no marcador e tabela com Leandro, o chileno tocou a bola para Luis felipe. O lateral direito cruzou rasteiro e Leandro aproveitou dividida na pequena área para marcar logo aos 6 minutos.

Em jogada semelhante, só que pela esquerda do campo, Valdivia também iniciou o lance do segundo gol palmeirense. O momento era importante, aos 38 minutos, pouco depois do atacante do Oeste Fernandes ter finalizado na travessão. O chileno deu passe para Vinicius, que cruzou rasteiro para Leandro ampliar.

“Estou bem, estamos ganhando, mas não terminou. Faz tempo que não tinha esse prazer e hoje quero aproveitar ao máximo”, disse o chileno Valdivia no intervalo do jogo ao canal Premiere.

E Valdivia teve mais 29 minutos para desfrutar do jogo no segundo tempo. O chileno foi mais tímido, só que não deixou de brilhar quando acionado. Ainda teve chance clara de gol em chute na área defendido por Fernando Leal.

No entanto, foi aos 23 minutos que a magia aconteceu. O passe por trás dos marcadores foi incrivelmente preciso, nos pés de Leandro. O atacante só teve o trabalho de tocar para o lado e deixou Charles livre para marcar o terceiro.

A boa atuação de Valdivia ainda contou com um chapéu no lateral esquerdo Piauí. A torcida palmeirense vibrou como um gol, e não à toa ovacionou o chileno ao ser substituído por Mendieta.

Com o paraguaio, o time do Palmeiras seguiu com a mesma força ofensiva. O quatro gol, aos 38 minutos, foi bonito, com Charles aproveitando rebote após cobrança de escanteio e chutando forte de fora da área no canto direito de Fernando Leal.

A goleada palmeirense foi importante para o reinício da temporada. Só que mais do que isso, a partida serviu para provar que Valdivia voltou. Com disposição, o diferencial em prol do alviverde proporcionado pela presença do chileno foi gigantesco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Transposição do São Francisco está com 50% das obras concluídas

As obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, no trecho de Mauriti, deverão ser retomadas ainda este mês, quando será concluído o processo de licitação para os últimos trechos que estão paralisados na Meta 3 Norte, das obras da Transposição. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve na noite de quinta-feira, em visita de inspeção ao canteiro de obras do reservatório no município de Jati, onde estão trabalhando cerca de 600 pessoas, com mais de 230 maquinários mobilizados.

Ele afirma que a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil chega a 50% de conclusão da sua parte física, com a irreversibilidade do projeto no Brasil. O ministro disse que estará de volta ao Cariri e à Paraíba, até o próximo dia 19 de julho, para assinar a ordem de serviço dos trechos parados, correspondentes à Meta 3 Norte, dos antigos lotes 6 e 7, que inclui o Estado da Paraíba, onde ele vai inaugurar a Meta 3 Leste.

Modalidade

"Estamos concluindo o processo licitatório da meta 3N. São as últimas frentes a serem mobilizadas, e acredito que até o final da próxima semana se conclua", diz ele, ao prever a sua vinda ainda este mês para assinar a ordem de serviço.

O ministro explica que a licitação está sendo feita em regime de RDC, que é um diferencial de contratação de compras, e por isso há uma tramitação mais demorada, por considerar o modelo de preço oculto. Algumas das concorrentes ainda não chegaram ao preço cotado pelo Ministério da Integração Nacional.

Em relação aos trechos danificados na obra em Mauriti, entre os distritos de Palestina e Umburanas, o ministro disse que as negociações com as empresas responsáveis pelos serviços estão voltadas para o processo de recuperação. Algumas delas estão ressarcindo o ministério com os prejuízos.

Até 2014, segundo ele, a meta é estar com 100 quilômetros do canal, no eixo Norte e também do Leste, concluídos. E, até 2015, terminar o projeto em sua plenitude. Já são mais de 5 mil pessoas trabalhando. Até setembro deste ano, o ministro afirma que deverão estar trabalhando mais de 7,5 mil pessoas, nas obras desses dois eixos.

Fernando Bezerra afirma que a novidade da obra são os turnos de 24 horas, que estarão presentes em praticamente todas as frentes de trabalho.

Também ressalta a grande importância do Canal da Integração do Ceará (Eixão), que beneficiará municípios da região. Ela informou que a presidente Dilma Rousseff estará ainda neste mês no Cariri para dar ordem de serviço juntamente com o governador do Estado, Cid Gomes, que irá investir R$ 1,6 bilhão no empreendimento. Mauriti está incluída na chamada Meta 3N do projeto, no Eixo Norte da transposição, a área que percorre 81 quilômetros, onde se encontra a maior parte das obras no Ceará.

O trecho de Jati inclui a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do Açude Atalho. Atualmente, as atividades estão concentradas na construção de duas barragens (Jati e Porcos) e na escavação do canal, que ligará o Açude Atalho à barragem Jati.

O investimento do Governo Federal nas obras da Meta 2N, situada nos municípios cearenses de Jati, Brejo Santo e Mauriti, totaliza R$ 518 milhões.

Após a vistoria no Ceará, o ministro Fernando Bezerra seguiu para Salgueiro (PE). Neste trecho, correspondente à Meta 1N, 2,7 mil trabalhadores atuam na construção de canais, aquedutos, estações de bombeamento e barragens.

Com trabalhos 24 horas por dia, a Meta 1N está localizada entre as cidades pernambucanas de Salgueiro, Cabrobó e Verdejante, e em Penaforte, no Ceará. Serão investidos R$ 772 milhões nas obras desta etapa.

Pioneira

O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Francisco José Teixeira, afirma que a primeira barragem a receber água será a de Jati. O eixo Norte começa em Cabrobó (PE) e a água passa a ter bombeamento por meio de estações próximas a Salgueiro, além de chegar através de um túnel à barragem do Cariri e também no açude Atalho, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Serão mais de 70 barragens a receber as águas do Velho Chico. "Essa obra de Jati é a barragem mais importante do eixo Norte do Ceará e vai receber a primeira água do São Francisco, que vai atender o Riacho dos Porcos, Rio Salgado, até o Castanhão", disse o secretário estadual.

Mais informações

Ministério da Integração Nacional (MIN), Edifício Celso Furtado
906 Norte - Sala SE 18
Brasília - DF
Telefone: (61) 2034.5800

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Processo contra Tiririca está pronto para ser julgado no STF

Um processo contra o deputado federal e humorista cearense Tiririca (PR-SP) está pronto para ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação penal, de número 567, foi tirada da pauta em 2012 pelo relator Gilmar Mendes, devido à aposentadoria do revisor Cezar Peluso, e liberada novamente em junho deste ano. Tiririca é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de São Paulo de ter apresentado dados falsos à Justiça Eleitoral, durante a campanha de 2010.

Na época, o MP havia denunciado que Tiririca seria analfabeto. Assim ele estaria descumprindo uma das exigências legais para ser candidato. Para provar o contrário, Tiririca apresentou à Justiça Eleitoral um documento que teria sido escrito por ele de próprio punho. A denúncia foi então recusada. Porém, uma perícia solicitada pelo MP encontrou diferença entre a escrita do texto e a assinatura no fim do documento.

A Justiça então aceitou a denúncia e iniciou uma ação penal contra Tiririca. A denúncia é baseada no artigo 350 do código eleitoral, que prevê reclusão de cinco anos e pagamento de multa a quem, entre outras coisas, forneça declaração falsa para fins eleitorais.

Outros parlamentares na fila

Levantamento feito pela Agência Brasil mostra que existem atualmente sete ações penais contra políticos no STF, prontas para julgamento. A demora, porém, é grande. Um dos processos está na fila há cinco anos, enquanto duas ações penais levaram cerca de dez anos para ficar prontas – o dobro do tempo de preparo da ação referente ao mensalão.

Além de Tiririca, as ações são contra os seguintes parlamentares: Fernando Giacobo (PR-PR), Valdir Raupp (PMDB-RO) – com dois processos -, Jairo Ataíde (DEM-MG), João Paulo Lima e Silva (PT-PE), Roberto Requião (PMDB-PR).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telefonia celular só chegou a todo o Brasil neste ano

O Brasil tem mais linhas móveis ativas do que habitantes (264 milhões), mas a telefonia celular só alcançou todos os 5.570 municípios em 30 abril deste ano, segundo a Anatel. Poucas localidades, emancipadas recentemente, seguem descobertas.

A implantação nacional da rede se deu como resultado do edital do 3G, publicado em 2008. Pelo direito de operar a tecnologia nas principais regiões, as operadoras pagaram ao Governo mais de R$ 5 bilhões.

Acordos do gênero têm sido comuns entre a Anatel e a iniciativa privada. Quando negociaram o 4G, as telefônicas se comprometeram a levar internet móvel às areas rurais até 30 km afastadas das sedes municipais por meio da faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados. O prazo expira em dezembro de 2015.

Os programas de inclusão tentam acompanhar a crescente demanda brasileira por dispositivos móveis. No primeiro trimestre do ano, a venda de smartphones saltou 86% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 5,4 milhões de unidades. A de tablets, em torno de 1,3 milhão, melhorou o desempenho em 164%.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

´Amor à vida´: Félix flagra Michel sem roupa e dá uma cantada nele

Segundo informações da coluna TV & Lazer, do jornal Extra, se já não bastasse uma namorada e uma mulher, Michel (Caio Castro) vai virar alvo de Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida. Namorado de Patrícia (Maria Casadevall) e marido de Silvia (Carol Castro), o médico levará uma bela cantada do vilão da trama. Depois de aparecer na casa de Patrícia para se reconciliar com ela, a moça vai trabalhar e leva as roupas do affair. Sem saída, Michel veste um vestido dela e segue para o hospital. Ao chegar lá, Patrícia diz que só entrega suas roupas se ele se trocar ali na frente de todo mundo.

A brincadeira pega fogo e Michel faz charme, jogando as peças para a mulherada. E todas ficam babando com a performance do médico, incluindo Patricia e Perséfone (Fabiana Karla). A histeria é tanta que acaba chamando a atenção de Félix. O administrador vai até o consultório de Michel e o flagra sem roupa. "Doutor Michel, virou go go boy?", pergunta o vilão. O médico fica sem graça e tenta se explicar: "doutor Félix, foi uma uma brincadeira da Patricia. De muito mau gosto", responde Michel. É aí que Félix observa o médico de cima a baixo e dispara a cantada: "ou de excelente gosto. Sinceramente, no dia que desistir de ser médico, tem futuro no strip-tease".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo vai publicar dados de viagens com aviões da Aeronáutica

O ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União, afirmou que "já nas próximas semanas" o governo vai passar a publicar os dados dos membros do Executivo que viajarem com aviões da Aeronáutica. Segundo a Folha de S. Paulo, os dados que serão públicos incluem nome de quem solicitou a aeronave, número de passageiros, data da viagem, destino e motivo - as informações que o solicitante precisa apresentar à Força Aérea Brasileira (FAB) quando pede para usar o avião. Na semana passada, foram descobertos três voos pessoais, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), todos em aeronaves da FAB.

O vice-presidente da República, os presidentes do Senado, da Câmara e do Superior Tribunal Federal, além de ministros de Estado e comandantes da FAB podem pedir para usar os aviões da Aeronáutica, desde que para viagens a trabalho, emergências médicas, ou volta para o local de residência. Depois que a mídia revelou as viagens indevidas, Calheiros, Garibaldi Alves e Henrique Eduardo Alves afirmaram que vão ressarcir a União. Segundo o ministro Hage, os dados que serão públicos não incluem a lista de passageiros - que são obrigados a se identificar quando embarcam, mas não têm os nomes arquivados pela FAB - nem o custo da viagem; no caso de voos por missões de segurança ou defesa, os dados também permanecem sigilosos. O ministro não deixou claro se os dados serão publicados nos sites da Aeronáutica ou do Ministério da Defesa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ataque contra escola na Nigéria deixa ao menos 42 mortos

Quarenta e duas pessoas, em sua maioria estudantes, morreram em um ataque contra uma escola secundária no Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, cometido por homens armados, supostamente do movimento islamita Boko Haram, informou neste sábado uma fonte médica.

"Durante a noite recebemos os cadáveres de 42 alunos e funcionários do estabelecimento público de ensino secundário Mamudo. Alguns tinham ferimentos causados por bala e muitos tinham marcas de queimaduras", declarou à AFP Haliru Aliyu, do hospital geral da cidade de Potsikum (nordeste). Um morador confirmou o balanço do ataque, atribuído ao grupo Boko Haram.

Mamudo encontra-se a 5 km de Potiskum, o centro comercial do Estado de Yobe, que nos últimos tempos foi alvo dos insurgentes do Boko Haram. "De acordo com os relatos dos professores e de outros estudantes que escaparam do ataque, os homens armados reuniram suas vítimas em um albergue e lançaram explosivos e abriram fogo contra eles, deixando 42 mortos", afirmou Aliyu.

Yobe é um dos três em estado de emergência declarado pelo presidente Goodluck Jonathan em maio, quando ele ordenou a ida de tropas extras para a região para tentar conter uma rebelião, vista como a maior ameaça à segurança de maior produtor de petróleo da África. A fonte policial respondeu por email como a rede de telefonia móvel foi cortada para grande parte do nordeste, como parte do estado de emergência.

No mês passado, militantes islâmicos suspeitos abriram fogo contra uma escola na cidade do nordeste da Nigéria de Maiduguri, matando nove estudantes e um ataque semelhante em uma escola na cidade de Damaturu matou outras sete pessoas poucos dias antes. Forças nigerianas dizem que sua ofensiva lhes permitiu retomar o controle do nordeste remoto do Boko Haram, destruir bases principais e fazer dezenas de prisões de suspeitos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em nota, Dilma descarta mudanças na equipe ministerial

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota neste sábado (6) na qual afirma que “não procedem as especulações de mudanças ministeriais”. Ela disse esperar “empenho” e “determinação” do seus ministros para manter o país “no caminho do crescimento”.

Dilma reafirmou os cinco pactos propostos por ela a governadores e prefeitos na semana passada: responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, educação e mobilidade urbana.

“Não procedem as especulações de mudanças ministeriais. O que espero de meus ministros é empenho na realização dos cinco pactos firmados com os governadores e prefeitos de capital: responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação; reforma política com plebiscito;  melhoria profunda nos serviços públicos de saúde; pacto nacional da mobilidade urbana que permita um salto de qualidade no transporte público; e destinação dos royalties do petróleo para educação”.

Na última terça-feira (2) o PMDB, maior partido aliado do governo, recomendou à presidente a redução do número de ministérios "vistas à redução de custos e à austeridade", segundo nota emitida pela comissão executiva do partido.

No mês passado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também tratou do assunto ao dizer, durante pronunciamento, que o Congresso está aberto para discutir a redução do número de ministérios.

Neste sábado pela manhã, a presidente recebeu em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça), além do seu chefe de gabinete, Giles Azevedo. O assunto não foi informado pela assessoria da Presidência, que trata a reunião como um “compromisso pessoal” de Dilma.

Veja a íntegra da nota:

"Não procedem as especulações de mudanças ministeriais. O que espero de meus ministros é empenho na realização dos cinco pactos firmados com os governadores e prefeitos de capital: responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação; reforma política com plebiscito;  melhoria profunda nos serviços públicos de saúde; pacto nacional da mobilidade urbana que permita um salto de qualidade no transporte público; e destinação dos royalties do petróleo para educação.

Dos meus ministros quero determinação para manter o Brasil no caminho do crescimento, da inclusão social, da geração de emprego e renda e da estabilidade econômica.

Continuaremos a governar o Brasil para todos, especialmente para os menos protegidos.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao Rio de Janeiro

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegaram hoje (6) à capital fluminense. Os símbolos passarão por 131 pontos do município até o dia 22, quando o papa Francisco chega ao Brasil e a JMJ começa oficialmente. Os objetos foram apresentados às 7h30 em uma procissão que saiu da Igreja de São José, em Santa Cruz. No mesmo bairro, no Batalhão de Engenharia do Exército, dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, recepcionará a cruz e o ícone. Em seguida, os objetos serão levados para a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro, na parte da tarde. A previsão é que a cruz e o ícone cheguem às 17h. Por último, os objetos vão passar pelos Arcos da Lapa, com um show de música religiosa a partir das 19h.

Amanhã (7), um livro de prata com uma ampola de sangue do papa João Paulo II serão expostas pela primeira vez no Brasil em uma missa na Igreja Santuário da Medalha Milagrosa, zona norte do Rio de Janeiro. Os objetos, denominados pela igreja como relíquias, somente podem circular com a presença de um cardeal do vaticano nomeado pelo papa. A missa será presidida pelo cardeal Stanisław Ryłko, responsável pelo relicário, e dom Orani Tempesta às 10h30. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Sagrada e o ícone de Nossa Senhora, também farão parte da cerimônia. Para receber um público estimado em 3 mil pessoas, a direção do Hospital e da Associação São Vicente de Paulo organizaram segurança reforçada e remanejamento no fluxo de veículos, além de disponibilizar banheiros químicos e praça de alimentação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››