sexta-feira, março 08, 2024

Tiros efetuados na comunidade de Arapuá, zona rural de Ipanguaçu. Um morto e um baleado


Na noite desta sexta-feira, 08 de março de 2024, a policia militar do destacamento da cidade de Ipanguaçu, no vale do Açu, recebeu a informação de que vários tiros foram efetuados na comunidade de Arapuá, zona rural do município.

Segundo as primeiras informações, uma briga de família por terras, teria sido o motivo, onde a pessoa de Toinho, teria atirado em um irmão de nome Ailton que foi socorrido, em seguida Toinho atirou também no sobrinho, filho de Ailton de nome Flavinho que teve morte no local.



Fonte: Fooelho

Leia Mais ››

Polícia Civil resgata adolescentes e fecha bar usado como ponto de prostituição no interior do RN


Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM Pau dos Ferros) e da 55ª Delegacia de Polícia de São Miguel (55ª DP) fecharam, nas primeiras horas desta sexta-feira (08), um estabelecimento com denúncia de favorecimento de prostituição e frequência de menores, no município de São Miguel, região do Alto Oeste potiguar.


Uma adolescente, de 16 anos, foi resgatada, enquanto um homem e uma mulher, proprietários do bar, foram presos em flagrante. Após chegar ao conhecimento dos policiais civis que existia um bar que empregava adolescentes. Conforme apurado, o local possuía vários quartos usados para os programas sexuais, bem como as mulheres que trabalhavam no bar atendiam diversos clientes por dia.


Diante dos fatos colhidos, a Polícia Civil representou pelo pedido de três mandados de busca e apreensão contra os proprietários, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário. Na ocasião, foram apreendidos cadernos com anotações referentes a movimentação do bar e aparelhos celulares que servirão como elementos para as investigações. A adolescente, que é natural da cidade de Fortaleza/CE, foi resgatada e será entregue a família.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Operação da Polícia Civil prende cinco pessoas por tráfico de drogas em Caraúbas e Campo Grande no Oeste Potiguar


Policiais Civis da Delegacia de Campo Grande, com apoio da Delegacia de Polícia de Caraúbas e da Delegacia de Patu, realizaram nesta quinta feira 07 de março de 2024, uma operação visando cumprir mandados judiciais, na cidades de Campo Grande e Caraúbas.


Ao todo foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária contra investigados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.  As cinco pessoas, sendo três mulheres e dois homens, foram conduzidas à Delegacia de Campo Grande para realização dos procedimentos cabíveis.


Após a processo de lavratura de flagrante, todos forame encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Não foram divulgados os nomes dos presos.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mossoró: o ponto da investigação que intriga o governo


Um ponto da investigação envolvendo a fuga de dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró intriga o Ministério da Justiça. Até o momento, passados 23 dias do episódio, não foram encontradas provas de participação de nenhum dos funcionários que atuam na penitenciária.


Uma semana após Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugirem da cadeia, três servidores da unidade foram afastados pela corregedoria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O governo federal informou que o afastamento ocorreria “até a conclusão dos procedimentos apuratórios”.


Extraoficialmente, era forte a suspeita de que integrantes do Comando Vermelho (CV), facção dos fugitivos, tivessem aliciado funcionários da penitenciária de Mossoró, de modo a sabotar o sistema de segurança e facilitar a fuga.


A hipótese de conivência não está descartada, mas, até agora, não há elementos que indiquem para isso.




Capturados vivos

Como informou o colunista Igor Gadelha, a recomendação do governo é que a polícia capture os criminosos vivos. Dessa forma, eles poderão ser interrogados sobre a fuga e municiar as autoridades com novas informações sobre o Comando Vermelho.


A caçada a Deibson Nascimento e Rogério Mendonça já dura mais tempo que a feita pelas forças policiais no caso Lázaro, serial killer que foi capturado e morto em 2021.




Fonte:Metrópoles

Leia Mais ››

PF prende 6º suspeito de ajudar fugitivos da penitenciária de Mossoró

Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (8/3), mais um acusado de prestar apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A prisão do homem ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró.


Até o momento, seis suspeitos foram presos, e foram realizadas buscas em diversos endereços nas cidades de Mossoró (RN), Baraúna (RN), Aquiraz (CE) e Quixeré (CE).


Os fugitivos, porém, seguem desaparecidos. A operação de recaptura continua e é integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.


Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.


No fim de fevereiro, a PF prendeu o dono de uma propriedade onde os detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró se esconderam.


O esconderijo foi localizado no dia 23 de fevereiro, na zona rural da cidade de Baraúna (RN). A PF informou que o homem detido teria fornecido abrigo, alimentos e outros itens aos foragidos.


Fuga

Deibson Cabral Nascimento, o “Deisinho” ou “Tatu”, e Rogério da Silva Mendonça escaparam da prisão de segurança máxima por volta das 3h30 de 14 de fevereiro.


Os criminosos, que são integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fugiram por um buraco na parede de uma das celas.


Para a fuga, os presos usaram ferramentas da obra que ocorria na unidade prisional. As câmeras do local não capturaram o momento, porque não estavam funcionando.


A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e fica em uma área rural no Rio Grande do Norte.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Exclusivo: saiba quem está por trás da fuga histórica em Mossoró


Informações obtidas com exclusividade pela coluna Na Mira apontam que um líder do Comando Vermelho (CV) em Baraúna (RN) foi responsável por montar uma rede de apoio e ajudar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça na fuga. A dupla de criminosos é procurada por um forte efetivo de segurança desde 14 de fevereiro, quando escapou da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).


João Carlos de Almeida Bezerra (foto em destaque), conhecido como JC ou Dog, teria demandado ao braço direito – José Gustavo Farias, o Gugu – que prestasse apoio aos foragidos.


À polícia um casal que abrigou os fugitivos por oito dias confirmou que Gugu pagou R$ 5 mil para que eles fornecessem roupas, abrigo e alimentação a Deibson e Rogério.


Os moradores do imóvel onde a dupla ficou disseram que cederam aos pedidos devido às ameaças. Contudo, o dono da casa, identificado como o mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, acabou preso.


José Gustavo Farias chegou a ser flagrado por câmeras de segurança enquanto comprava roupas para os foragidos em uma loja de Baraúna. As imagens mostram o suspeito acompanhado de uma mulher, identificada como Melyssia.


Uma das camisetas compradas pelo casal era vermelha, mesma cor que um dos fugitivos usava, segundo moradores que alegaram ter visto a dupla no último domingo (3/3).


Melyssia e José Gustavo Farias


As apurações revelaram que o casal fez a compra na manhã de sábado (17/2) e entregou as peças no mesmo dia ao mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, dono do sítio em Baraúna onde os fugitivos se esconderam por quase uma semana.


Fontes explicaram à reportagem que o grande número de operações deflagradas na região despertou a ira do crime organizado, que decidiu abandonar a dupla. Os dois seguem na tentativa de sobreviver por meio do furto de alimentos, enquanto se escondem em cavernas nas proximidades do Parque Nacional da Furna Feia.


Buscas

As buscas aos dois presos completaram 24 dias nesta sexta-feira (8/3). Para integrantes das forças de segurança pública, a dupla continua na região, próximo ao presídio, entre as cidades de Mossoró e Baraúna, a cerca de 35 quilômetros uma da outra.


No domingo (3/3), os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna e agrediram um agricultor que estava sozinho no local.


Fonte: Na Mira

Leia Mais ››

Passageiro passa mal em voo internacional e morre ao pousar em Natal

Reprodução/ Flight Radar
Imagem colorida de mapa - Metrópoles

O Boeing 787 Dreamliner decolou de Buenos Aires, Argentina, com destino a Madri, Espanha, mas teve de desviar a rota e pousar no Aeroporto de Natal na noite de quinta-feira (8/3) devido a uma emergência médica, que levou à morte de um dos passageiros. Após o incidente, a aeronave seguiu viagem.


O Boeing 787 Dreamliner decolou de Buenos Aires, Argentina, com destino a Madri, Espanha, mas teve de desviar a rota e pousar no Aeroporto de Natal na noite de quinta-feira (8/3) devido a uma emergência médica, que levou à morte de um dos passageiros. Após o incidente, a aeronave seguiu viagem.


Cláudio Macêdo, coordenador do Samu Natal, informou que o serviço de saúde do Aeroporto não tinha um médico e, por isso, o terminal acionou o Samu RN. O serviço estava com as UTIs móveis ocupadas em outros atendimentos e precisou pedir auxílio ao Samu Natal.


“O aeroporto tem que ter uma unidade de suporte avançado lá, dentro da unidade, mas não tinha médico ontem. Nossa equipe chegou a ir até a entrada do aeroporto, mas foi informada que o passageiro já estava em óbito”, afirmou o coordenador.


Cláudio Macêdo, coordenador do Samu Natal, informou que o serviço de saúde do Aeroporto não tinha um médico e, por isso, o terminal acionou o Samu RN. O serviço estava com as UTIs móveis ocupadas em outros atendimentos e precisou pedir auxílio ao Samu Natal.


“O aeroporto tem que ter uma unidade de suporte avançado lá, dentro da unidade, mas não tinha médico ontem. Nossa equipe chegou a ir até a entrada do aeroporto, mas foi informada que o passageiro já estava em óbito”, afirmou o coordenador.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Pressionado por Bolsonaro, Tarcísio nega saída 'por ora' do Republicanos e diz que foco é na eleição deste ano

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fala sobre denúncias de irregularidades da PM em operação no litoral de São Paulo — Foto: TV Globo/Reprodução

Convidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a deixar o Republicanos e migrar para o PL, de olho na sucessão presidencial de 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou que vá fazer qualquer movimentação política antes da eleição de outubro.


Em entrevista na Sala São Paulo ao lado de secretários, onde lançou uma série de programas voltados às mulheres, Tarcísio afirmou nesta sexta-feira (8) que o momento é de foco no pleito municipal de outubro.


"Não tenho previsão de sair por ora. Estou satisfeito no Republicanos e nós temos um time. A ideia por agora é cuidar desse time. Esse time tem o Republicanos, tem o PL, tem PSD, tem PP e MDB. Tem também o Podemos. São os partidos que estão conosco e esses partidos e a gente espera ter um grande resultado no final do ano", declarou o governador.

O blog apurou com secretários próximos a Tarcísio que, embora a pressão da família Bolsonaro seja grande para a migração para o PL ainda nessa janela partidária, o governador foi aconselhado por nomes como Gilberto Kassab, presidente do PSD, a fazer a troca de partido apenas depois do pleito de outubro.


O objetivo de retardar a movimentação política agora é não melindrar os partidos dessa aliança ampla que tem se formado para eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores no estado de SP nas eleições.


Entre os nomes apoiados nessa aliança é do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).


Kassab também teria orientado Tarcísio a não atrair os precipitadamente os holofotes de uma possível candidatura presidencial, com o cenário ainda turvo e uma indecisão sobre o futuro de Jair Bolsonaro nas ações judiciais que enfrenta.


"Embora as últimas pesquisas tenham trazido Tarcísio como o nome mais forte até agora para herdar o capital do inelegível Bolsonaro para 2026, fazer esse movimento precipitado agora seria contratar as atenções dos adversários muito antes do necessário. [As eleições de] 2026 ainda estão longe e tem uma eleição municipal no caminho. É preciso saber o tamanho que o bolsonarismo e o petismo sairão das urnas antes de se adiantar", comentou um secretário.


"O que a gente tem acompanhado é que a gente irá sim, muito bem [na eleição de outubro] como time. A gente é de grupo, de time. E vamos cuidar do time como um todo. Esse time cabe todos os partidos que estão agora conosco", declarou Tarcísio nesta sexta-feira (8).

Segundo assessores palacianos, o principal incômodo de Tarcísio com o Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, é com a proximidade que a legenda tem tido com Lula e o PT.


Em outros governos petistas, a sigla teve ministros tanto nas gestões de Lula quanto de Dilma Roussef.


Fonte: Blog da Julia Duailibi

Leia Mais ››

Às vésperas de novo depoimento à PF, defesa de Mauro Cid garante: tudo o que ele souber, 'ele vai falar'


Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, na CPI dos Atos Golpistas — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Mauro Cid esteve nesta sexta (8) no escritório de seu advogado, o criminalista Cezar Bitencourt, para alinhar as expectativas sobre o depoimento que ele vai prestar à Polícia Federal na segunda-feira (11) a respeito da trama golpista que cerca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus principais aliados, inclusive nas Forças Armadas.


O depoimento é alvo de forte expectativa porque acontecerá após o ex-comandante do Exército, Freire Gomes, ter falado à PF por mais de oito horas e implicado, segundo apurou Míriam Leitão, Bolsonaro diretamente na cena golpista que culminou com o 8 de janeiro de 2023.


Segundo o blog apurou, investigadores acreditam que, com um volume considerável já de provas em mãos e os apontamentos de Freire Gomes, Cid pode ajudar a fechar um complexo quebra-cabeças golpista.


"O delegado que conduz o caso é quem sabe as perguntas que vai fazer. De minha parte, o que posso garantir é que tudo o que o Cid souber, tudo o que ele tiver conhecimento, o que conseguir explicar, ele vai fazer. Ele vai falar", garante Cezar Bitencourt.

Cid, que voltou a ser alvo de ataques por bolsonaristas radicais, acusado de traição, foi orientado a ficar longe das redes sociais. "O trabalho é técnico. O foco é no trabalho e no que diz o Direito", finaliza o defensor.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

PGR é favorável a inquérito para apurar se Nikolas Ferreira praticou crime contra honra de Lula

Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais, durante sessão da Câmara — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta sexta-feira (8) a favor da abertura de um inquérito para investigar se o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) cometeu crime contra honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A manifestação do Ministério Público Federal foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Cabe à Corte decidir se abre ou não uma investigação contra o deputado federal.


O caso envolve uma declaração do parlamentar, durante evento realizado na Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2023, quando chamou o presidente de "ladrão".


Após o ocorrido, Ricardo Cappelli – que estava à frente do Ministério da Justiça à época – pediu ao STF a abertura de uma investigação contra Nikolas. O ministro Luiz Fux é o relator do caso.


Segundo o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, não se ignora que Nikolas Ferreira tem imunidade parlamentar, mas a prerrogativa não pode se "revestir de privilégio".


Chatraubriand disse que o vídeo com a fala “demonstra, sem maiores dúvidas, a possível prática do crime de injúria contra o Presidente da República, em virtude da qualificação atribuída ao ofendido”.


Se, após a investigação, Nikolas for processado e condenado, poderá receber pena que varia de um a seis meses de detenção, ou pagamento de multa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avaliação positiva do governo Lula cai para 33%, aponta Ipec


Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (8) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Lula:


Ótimo e bom: 33% (era 38% em dezembro)

Regular: 33% (era 30% em dezembro)

Ruim ou péssimo: 32% (era 30% em dezembro)

Os resultados mostram uma queda de 5 pontos na avaliação positiva (soma de ótimo e bom), uma oscilação dentro da margem de erro na negativa (ruim ou péssimo) e um aumento na regular.


A avaliação positiva é a menor desde o início do governo e a avaliação negativa, a maior. Em março de 2023 – quando a primeira pesquisa foi feita – o percentual de ótimo e bom (avaliação positiva) era de 41% e o de ruim ou péssimo (negativa) de 24%.


O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 5 de março, com 2 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Segundo o Ipec, a queda na avaliação positiva do governo Lula teve os principais recuos nos seguintes grupos:


Quem declara ter votado em Lula em 2022: de 69% para 61%;

Moradores do Nordeste: de 52% para 43%;

Moradores do Sudeste: de 37% para 30%;

Quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo: de 51% para 39%;

Autodeclarados pretos e pardos: de 43% para 35%;

Mulheres: de 40% para 33%;

Aqueles que têm ensino médio: de 33% para 26%.

Ainda de acordo com o instituto, a avaliação negativa do presidente se destaca entre:


Quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (63%);

Quem tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (45%);

Quem vive na região Sul (42%);

Evangélicos (41%).


Avaliação da maneira de governar

O instituto também perguntou como entrevistados avaliam a maneira de Lula (PT) governar. Os resultados foram os seguintes:


Aprovam: 49% (eram 51% em dezembro);

Desaprovam: 45% (eram 43% em dezembro);

Não sabe, não respondeu: 6% (mesmo número de dezembro).

O Ipec destaca que a aprovação cresceu de 27% para 36% entre quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo.


A fatia dos que confiam no presidente caiu, e segue maior do que a dos que confiam:


Confia: 45% (eram 48% em dezembro);

Não confia: 51% (eram 50%);

Não sabe, não respondeu: 4% (eram 3%).

O Ipec ressalta o recuo entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes, que caiu de 49% para 41% de dezembro para cá.


Expectativa sobre o governo

O Ipec também analisou as expectativas dos entrevistados para o atual governo. Os resultados foram:


43% acham que está no caminho certo;

50%, que está no caminho errado;

7% não sabem ou não responderam.

Além disso, foi perguntado se o governo de Lula está indo melhor, pior ou igual ao que era esperado pelo entrevistado:


Acha que está indo melhor: 30% (eram 32% em dezembro);

Acha que está indo igual: 30% (eram 30%);

Acha que está indo pior: 38% (eram 35%);

Não sabe, não respondeu: 3% (eram 2%).


Relação com o Congresso

Sobre a relação de Lula com o Congresso, os resultados foram os seguintes:


Avalia que o governo terá mais facilidade neste ano para conseguir apoio para votações importantes: 31%;

Avalia que o governo terá mais dificuldade: 59%;

Não sabe, não respondeu: 9%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pedágios em rodovias federais terão que aceitar pagamento em PIX, crédito e débito

Trecho com pedágio da RS-122, em Antônio Prado — Foto: RBS TV/Reprodução

Concessionárias que cobram pedágio em rodovias federais terão que aceitar pagamentos em PIX ou por cartão de débito e crédito.


A regra consta em uma portaria publicada pelo Ministério dos Transportes nesta sexta-feira (8). As empresas têm prazo de 90 dias para se adaptar à medida.


Ao fim desse prazo, os pedágios terão que contar com cabines que recebam, além do dinheiro em espécie, os pagamentos por PIX, cartão físico ou aplicativos de celular.


O texto também determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá definir a quantidade de cabines com essas "tecnologias" por praça de pedágio.


A regulamentação ainda será publicada, mas a portaria abre espaço para que nem todas as cabines em cada ponto de pedágio precisem receber o pagamento por esses meios eletrônicos.


O objetivo, segundo o Ministério dos Transportes, é garantir mais eficiência e praticidade na cobrança das tarifas nos pedágios.


“Essa é mais uma medida pela modernização da operação na malha viária federal concedida, uma alternativa que confere mais fluidez no tráfego nas estradas e mais segurança e comodidade aos usuários”, informou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.


De acordo com a pasta, atualmente há 24 concessões de estradas em operação no país. Há expectativa de que ocorram 13 novos leilões de rodovias ainda em 2024.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Executor de prefeito de São José de Campestre vira réu em processo

Vando Fernandes Gomes foi denunciado pelo assassinato de Joseilson Borges da Costa, o Neném Borges,

Após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) oferecer denúncia, a Justiça potiguar tornou réu o autor dos disparos que vitimaram o prefeito de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa, em abril do ano passado.


Vando Fernandes Gomes foi denunciado por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e por ter se utilizando de recurso que tornou impossível a defesa da vítima. Neném Borges, como era conhecido o prefeito, foi assassinado com tiros na cabeça quando estava deitado no sofá na sala de casa. Com o recebimento da denúncia, Vandinho, como é conhecido, passou a ser réu no processo.


Vando Fernandes Gomes foi preso em Guarulhos, onde se encontra detido atualmente. É também o principal investigado por outros três crimes de homicídio apurados pela delegacia de Polícia Civil de São José do Campestre e aguarda recambiamento para o sistema prisional potiguar.


Fonte: Defato

Leia Mais ››

Suspeito de atirar em policial penal na Grande Natal morre após confronto com a PM


Um suspeito de atirar no policial penal do Ceará baleado no último domingo em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal, morreu durante confronto com policiais militares, no mesmo município, durante a noite de quarta-feira (6). De acordo com informações da PM, os policiais reagiram após o homem realizar disparos.


O caso ocorreu por volta das 19h20 na rua São Thiago, localizada no Conjunto Padre João Maria. Os policiais, ao receberem a informação de que o suspeito estava ali, se dirigiram ao local. O homem percebeu a aproximação da viatura e correu para o interior de uma residência. No quarto, o suspeito efetuou disparos contra os policiais e uma troca de foi iniciada.


O suspeito foi atingido pelos tiros e foi socorrido pelos policiais, sendo encaminhado ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A equipe policial foi também a Delegacia de Plantão, onde o registro da ocorrência foi realizado.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Eleições 2024: eleitor tem mais dois meses para regularizar pendências ou pedir primeira via de título à Justiça Eleitoral



Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral, quer alterar dados ou vai tirar a primeira via do título para participar das eleições deste ano tem mais dois meses, até o dia 8 de maio, para realizar os procedimentos. Após esta data, o cadastro será fechado e o eleitor não poderá obter os serviços.


Em janeiro e fevereiro deste ano, 895 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título de eleitor. No mesmo período, 736,2 mil eleitores pediram para alterar seus dados cadastrais - como nome, endereço e local de votação. Outras 640,1 mil pessoas pediram para mudar a cidade ou o estado onde votam.


Os dados fazem parte das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Serviço pela internet

Para conferir se o cadastro eleitoral está regular ou para alterar dados pessoais, o eleitor nem precisa sair de casa, na maior parte dos casos. A página do Tribunal Superior Eleitoral oferece os serviços. Entre eles:


acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização

atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município

incluir a identidade de gênero e o nome social

consultar locais de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento

Caso seja necessário resolver a questão presencialmente, o sistema faz um alerta e indica o cartório eleitoral adequado para o procedimento.


Primeira via do título

Quem vai votar pela primeira vez nas eleições deste ano também pode solicitar o documento pela internet. Neste grupo, estão os jovens entre 16 e 18 anos (voto facultativo) e a partir de 18 anos (voto obrigatório).


É possível tirar o documento a partir dos 15 anos de idade. O voto, no entanto, só pode ser exercido se a pessoa tiver 16 anos completos.


Pendências afetam o dia-a-dia

Os eleitores que não regularizam os títulos terão dificuldades com outros documentos e serviços públicos do dia-a-dia. Não podem, por exemplo:


tirar documentos como passaporte, carteira de identidade; no caso do passaporte, a proibição não se aplica ao brasileiro que mora no exterior e precisa do documento para voltar ao país

ingressar em universidade pública ou renovar matrícula em instituição de ensino superior

assumir cargos comissionados ou efetivos (por aprovação em concurso público)

obter empréstimo em instituições públicas


Pela legislação, tem o título cancelado quem não vota em três eleições consecutivas, não paga a multa pela ausência ou não se justifica.


Eleições

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. Eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a ir às urnas.


Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menina de 3 anos morta 'de tanto apanhar' por mãe e padrasto: o que se sabe e o que falta saber

Isabelle de Freitas, de 3 anos, desapareceu em Indaial — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil continua com as investigações sobre a morte da menina de 3 anos que foi encontrada enterrada em Indaial, no Vale do Itajaí. A mãe e o padrasto dela estão presos temporariamente suspeitos do crime.


Confira abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.


Como a investigação começou?

A investigação começou na segunda-feira (4), quando a mãe e o padrasto de Isabelle de Freitas foram à delegacia registrar o desaparecimento dela. Eles também divulgaram o caso nas redes sociais e chegaram a conversar com a imprensa sobre o sumiço da criança.


Inicialmente, o que a polícia encontrou?

A Polícia Militar esteve na casa e não encontrou a menina. Também foram feitas buscas nas imediações do imóvel, inclusive com cão, mas sem sucesso.


O que a mãe e o padrasto disseram à polícia?

Os dois relataram à polícia que a menina havia sido sequestrada, inclusive concedendo entrevistas na imprensa e solicitando ajuda na internet para as buscas.


Eles chegaram a chamar um carro de aplicativo durante a tarde de segunda para que o veículo aparecesse na rua e os vizinhos vissem. Isso, para a dupla, sustentaria a tese de sequestro.


Os vizinhos relataram que, ao longo daquela tarde, o casal foi nas casas perguntando se alguém tinha visto a pequena, para tentar simular uma preocupação.


Como a investigação descobriu que a menina havia sido morta?

Durante os depoimentos de mais de 12 pessoas, entre familiares e vizinhos, a polícia identificou contradições nas versões.


"Muitas controvérsias. Percebemos que tinha uma narrativa, uma versão criada, uma versão que, pela nossa experiência, seria uma versão que eles teriam já construído, criado essa narrativa e, consequentemente, trouxeram para a delegacia", disse o delegado Filipe Martins, responsável pela investigação.



Após confessar o crime, o padrasto indicou à polícia o local onde estava o corpo da menina. A mãe também confessou que a filha foi morta, conforme a polícia.


Os investigadores também conseguiram imagens de câmera que mostraram mãe e padrasto abandonando a mala usada para transportar o corpo da menina (assista no início da reportagem).


O que os vizinhos relataram à polícia?

Ao ouvir os relatos de vizinhos, veio a informação de que, na manhã de segunda (4), houve uma briga na residência.


De imediato, a situação levantou suspeita. Um homem que se apresentou como missionário de igreja e mora com a família há duas semanas disse ter ouvido os choros da criança, mas afirmou não ter visto o que ocorreu de fato. A polícia, em princípio, descarta o envolvimento dele no crime.


Foi encontrado algum vestígio de agressão na casa da família?

Na casa da mãe e do padrasto foram encontrados vestígios de sangue. Peritos verificaram, a partir da aplicação do reagente luminol, presença de sangue em diversos cômodos onde houve tentativa de ocultação do fluído. Exames vão verificar se o material era da menina.


Quem morava na casa?

Moravam na casa a mãe, o padrasto, a menina, um irmão dela e um missionário de igreja. A Polícia Civil não divulgou a idade do irmão.


Quando a criança foi morta?

A menina foi assassinada na própria segunda-feira (4), de acordo com o delegado.


Qual a causa da morte da criança?

De acordo com Martins, os elementos analisados pela investigação até o momento levam a crer que mãe e padrasto agrediram a criança até a morte.


O laudo do exame do corpo indicará como a menina foi morta.


O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, escreveu que ela "morreu de tanto apanhar".


O que dizem os suspeitos sobre a motivação para as agressões?

O padrasto confessou ter iniciado o ataque "porque queria corrigir a criança".


"Ele narra que os dois agrediram a criança e, em determinado momento, ela [a menina] ficou sozinha com a genitora no quarto. Depois, ele volta para o quarto e [eles] a veem morta. Eles entram em desespero e tomam a decisão, em comum acordo, de se livrar do corpo", relatou o delegado.



Onde foi encontrado o corpo da menina?

Conforme o investigador, o corpo da vítima foi enterrado em uma área de mata fechada, às margens das BR-470, em uma cova cavada pelo próprio padrasto.


Por quais crimes mãe e padrasto são investigados?

Eles são investigados pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.


O que diz a defesa dos suspeitos?

O g1 não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.


Havia alguma suspeita anterior em relação à mãe e ao padrasto?

A mãe e o padrasto já tinham sido denunciados por maus-tratos e eram investigados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) antes do assassinato, informou o órgão nesta quinta-feira (7).


O procedimento, segundo o MP, foi instaurado em dezembro a partir de um relatório enviado pelo Conselho Tutelar. As denúncias que originaram a atuação da rede eram anônimas.


Segundo o Ministério Público, o procedimento buscava reunir elementos mais concretos a respeito do contexto da família, em especial às suspeitas de maus-tratos, em parceria com o Conselho Tutelar e outros órgãos da rede de proteção, como o Centro de Referência de Assistência Social (Creas).


Os suspeitos, no entanto, segundo nota do MPSC, "vinham dificultando a apuração e o acompanhamento dos órgãos de proteção, chegaram até a mudar de endereço".



Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o promotor Djônata Winte informou que o MP teve dificuldades para comprovar os crimes durante a apuração.


"Tivemos alguns problemas pela atitude do casal. Houve resistência de aderir às recomendações do Conselho Tutelar. A própria mudança de residência, que foi recente, há duas semanas, impossibilitou o contato da rede", informou.


O irmão da menina também era agredido?

A Polícia Civil e o MPSC não esclareceram se os maus-tratos ocorriam contra os dois ou só com a menina.


Após o assassinato, o Ministério Público pediu medida protetiva ao irmão dela, e a solicitação foi aceita na noite de quarta (6).


Fonte: g1

Leia Mais ››