quinta-feira, abril 13, 2017

Governo federal renova emergência pela seca em 153 municípios do RN

Com a seca prolongada, animais mortos às margens das rodovias que cortam o estado compõem cenário desolador (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)

O Ministério da Integração Nacional voltou a reconhecer a situação de emergência de 153 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a seca prolongada dos últimos anos. Com a medida, publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras podem pedir apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população.
Além da possibilidade de obter fornecimento de água potável, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, os municípios passam a ter direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica.
Com validade de seis meses, o reconhecimento já havia sido dado em novembro do ano passado e foi publicado novamente agora em abril, um mês depois do decreto do governo estadual que estabeleceu, pelo quarto ano consecutivo, a situação de emergência nos municípios. O decreto permite que o Estado contrate, sem licitação, as obras e os serviços necessários para reduzir os efeitos provocados pela seca.
Em dezembro, o G1 publicou matéria mostrando que a mais longa e severa estiagem da história do Rio Grande do Norte estava fazendo o maior reservatório do estado secar. O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou a cair para 13%, mas tem melhorado e hoje é de 18% da capacidade, segundo dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).
Atualmente, 30 reservátorios do estado estão secos ou em volume morto, de acordo com o Igarn. A reportagem também visitou sete cidades onde os canos estão secos ou há rodízio de água – em uma delas, até uma cidade submersa pela represa reapareceu. A seca afeta moradores, a produção agropecuária e até o PIB do estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF divulga retrato falado de suspeito de matar agente penitenciário federal no RN

Retrato falado do suspeito foi produzido pela Polícia Federal em Mossoró. (Foto: Divulgação / PF)

A Polícia Federal divulgou retrato falado de um suspeito de participação na morte do agente penitenciário federal Henry Charles Gama Filho. A investigação do caso é conduzida pela PF e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O agente foi executado a tiros, na tarde desta quarta-feira (12), na cidade de Mossoró.
Henry Charles trabalhava no presídio federal daquele município. O agente foi morto quando estava em um bar, no bairro Boa Vista. Criminosos chegaram em um carro e atiraram contra a vítima.
Ainda nesta quarta-feira, no local do crime, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa começou as investigações. Policiais federais também estiveram na cena do crime para auxiliar nos trabalhos.
Nesta quinta-feira (13), a Polícia Civil confirmou que o trabalho investigativo está sendo feito em conjunto com a Polícia Federal, haja vista que o agente era servidor público federal e existe a possibilidade da morte dele está relacionada com a atividade que exercia.
Inclusive, foi a própria própria Polícia Federal, em Mossoró, que produziu o retrato falado baseado nos depoimentos e descrições feitas por testemunhas do homicídio. Quem tiver alguma informação sobre o suspeito pode denunciar para o telefone 3204-5500. A identidade é mantida em sigilo.


 Henry Charles era lotado no presídio federal de Mossoró. (Foto: Divulgação / PM) Henry Charles era lotado no presídio federal de Mossoró. (Foto: Divulgação / PM)
Henry Charles era lotado no presídio federal de Mossoró. (Foto: Divulgação / PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paredão de som é furtado dentro de oficina no centro de Janduís


Na madrugada desta quinta-feira, 13/04, por volta das 03:30hs, um paredão de som foi furtado dentro de uma oficina no centro de Janduís/RN.

Os elementos quebraram o cadeado do portão e levaram o som que pertence a Daniel Motos Peças.

Quem tiver qualquer informação, ligue para a viatura da Polícia Militar através do telefone (84) 9 9916-9597.


Fonte: CG na Mídia
Leia Mais ››

Seu celular poderá ser carregado com movimentos corporais


Apesar dos avanços nos aparelhos portáteis, a necessidade de conectá-los à uma fonte de energia para carregá-los ainda parecia longe de ser superada. Até agora. Pesquisadores chineses desenvolveram um dispositivo à base de papel que pode alimentar baterias apenas com movimentos do corpo.
A equipe tentava há alguns anos criar aparelhos que pudessem aproveitar a energia mecânica gerada pelas pessoas, por meio, por exemplo, de caminhadas. No entanto, as peças desenvolvidas no início da pesquisa eram pesadas e demoravam horas para carregar os dispositivos usados como teste.
Os cientistas, então, apostaram em um material diferente para o gerador: papel, em inspiração no “papercut”, a arte de cortes do material feita desde o século VI na China. A intenção era criar uma ferramenta mais eficiente e leve. Depois, o produto foi revestido com ouro e grafite, responsáveis por armazenar a energia acumulada. Resultado: o tempo para a carga total passou de horas para minutos.
Por enquanto, o dispositivo só foi testado em aparelhos que consomem menos bateria, como controles remotos e relógios de pulso. Mas os pesquisadores acreditam que já é um passo para, no futuro, carregarmos celulares e notebooks com os nossos movimentos.

Fonte: Veja
Leia Mais ››

Carro pipa capota e paraibano morre na RN 501, zona rural de Patu/RN

Caminhão pipa tombou próximo a Patu

Um paraibano natural de Belém de Brejo do Cruz/PB, morreu por volta das 07h00 desta quarta-feira(12), após capotar um caminhão M. Benz (pipa)1214, ano 1990/1991, de cor azul, placa CMP 0711/PB, na RN 501, altura do Sítio Patu de Fora, zona rural de Patu/RN, trecho que liga Patu/RN a Belém do B. do Cruz/PB. 

A vítima foi identificada como Ozálio Saraiva Jales, 37 anos. Ele ficou preso às ferragens da cabine que ficou totalmente destruída. 

O corpo de Bombeiros foi ao local e retirou o corpo das ferragens e uma equipe do ITEP-RN realizou os procedimentos periciais e fez a remoção do corpo para sede do órgão, para exames de necropsia. 


O competente inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Polícia civil de Patu/RN para apurar as causas e as circunstancias do sinistro.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Alonso diz que correr as 500 Milhas é como "jogar a final da Liga dos Campeões"

Alonso diz que correr as 500 Milhas é como

Seja no paddock do GP do Bahrein ou nas redes sociais, o mundo autmobilismo não fala de outra coisa que não seja o anúncio dado por Fernando Alonso nesta quarta-feira: o piloto abriu mão de disputar o GP de Mônaco para correr as 500 Milhas de Indianápolis. Bombardeado de perguntas entre ontem e hoje sobre sua decisão, o espanhol usou o futebol para explicar o porquê de perder a corrida nas ruas do principado para voar a mais de 350km/h no oval mais famoso do mundo.
- Infelizmente, é no mesmo dia que o GP de Mônaco, mas é como se te dessem a oportunidade de jogar a final da Liga dos Campeões, em jogo único e com a possibilidade de levantar a taça. Se fosse na data do GP da Espanha, seria complicado, mas Mônaco é mais tranquilo. Só 33 homens no mundo terão a chance de correr nesta prova, e eu terei a oportunidade de ser um deles. Vou aproveitar ao máximo - comparou.
Fernando Alonso anunciou nesta quarta que não correrá o GP de Mônaco de Fórmula 1. Em vez disso, o espanhol disputará a 101ª edição das 500 milhas de Indianápolis, que será realizada no mesmo dia da corrida nas ruas do principado, em 28 de maio. Mas calma, o piloto não brigou com a McLaren nem rescindiu seu contrato. Pelo contrário, o espanhol tem total aval da equipe que, inclusive, estampará seu nome e cores no carro da Andretti, time da Indy que tem, como o time de Woking, a Honda como fornecedora de motores. Assim, exclusivamente para a prova lendária, a equipe se chamará McLaren-Honda-Andretti. O time britânico ainda não divulgou quem será o substituto do piloto espanhol, mas é provável que seja Jenson Button, que deu lugar a Stoffel Vandoorne em 2017 para a vaga de titular, mas que continua com seu contrato ativo e trabalhando como embaixador da marca.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Tribunal suíço rejeita apelação contra decisão do CAS de manter suspensão russa

Foto: (Jim Young / Reuters)

O Comitê Paralímpico da Rússia sofreu nova derrota e segue suspenso. Punido pelo Comitê Paralímpico Internacional, a organização russa recorreu ao Tribunal Federal Suíço, mas teve sua apelação rejeitada. A entidade paralímpica russa tentava, no Tribunal Suíço, derrubar a decisão anterior da Corte Arbitral do Esporte - que mantivera a suspensão por tempo indeterminado imposta pelo Comitê Paralímpico Internacional. A punição aplicada pelo IPC foi tomada após a publicação do relatório de Richard McLaren, que revelou a extensão de esquemas patrocinados pelo governo para burlar o controle antidoping.
Em sua defesa, os russos alegavam que a decisão do IPC feria direitos individuais dos atletas. Mas o Tribunal Suíço considerou que tal análise não teria que ser feita pelo CAS. Os russos também argumentaram que os paraolímpicos deveriam ser tratados da mesma forma que os atletas olímpicos, uma vez que o Comitê Olímpico da Rússia não foi suspenso pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) – apenas a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) suspendeu o país do quadro de competições.
O IPC admite que a suspensão ao RPC tem consequências para os atletas, visto que os mesmos não podem ingressar em competições chanceladas pela entidade, como é o caso dos mundiais e dos Jogos Paralímpicos. Mas não se comove com a situação. Em processos individuais movidos por atletas russos, o IPC saiu vencedor diante das mesmas alegações.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda e inclui professores

Campanha de vacinação contra a influenza começa em 17 de abril (Foto: Divulgação/Sesau)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17), anunciou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A campanha vai até 26 de maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.
A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo.
A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Vacina protege contra três subtipos
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o ministério, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.
Com base nessa informação, a Anvisa determina qual deve ser a composição da vacina daquele ano, informação usada pelos laboratórios que produzem a vacina no Brasil. O processo de desenvolvimento da vacina é complexo e leva, em média, 6 meses. A vacina de Influenza trivalente de 2017 contém os seguintes vírus:
Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
Já a vacina de Influenza tetravalente contém, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.
Número de casos foi alto em 2016
Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza no país. A SRAG é uma complicação da gripe. Houve ainda 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.
Em 2017, já foram registrados 276 casos e 48 mortes no país.
Veja quem recebe a vacina pelo SUS
Crianças de 6 meses a 5 anos
Gestantes
Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
Idosos
Profissionais da saúde
Povos indígenas
Pessoas privadas de liberdade
Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
Professores de escolas públicas ou privadas

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não vou rir, nem vou chorar', diz Lula sobre acusações de Marcelo Odebrecht


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (13) durante entrevista a uma rádio da Bahia que é “inverosímil” e “irreal” a acusação feita contra ele pelo empresário Marcelo Odebrecht. Lula disse que não vai “rir, nem chorar” diante das denúncias, mas que vai ler cada peça do processo junto com seus advogados e exigir provas.
Marcelo Odebrecht disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro, divulgado nesta quarta-feira (12), que destinou milhões para o "amigo", codinome referente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Primeiro, ele cita o depósito de R$ 35 milhões e depois fala em R$ 40 milhões. A conta, diz Odebrecht, era gerida pelo ex-ministro petista Antonio Palocci.
"É tão inverosímil as acusações, é tão irreal as acusações, que eu não vou rir, nem vou chorar. Eu vou analisar corretamente, vou conversar com os advogados, pegar o processo, ler cada peça do processo para que a gente possa chegar no dia certo e dizer claramente o seguinte: a delação tem que ser provada”, disse Lula.
"Ontem, houve mais um absurdo: a delação do Marcelo Odebrecht. Eu até compreendo que o Marcelo está preso há dois anos, até compreendo que ele tem família fora, que ele deve estar comendo o pão que o diabo amassou, que talvez ele esteja tentando criar condições para sair da cadeia", declarou em outro trecho da entrevista.
O depoimento de foi prestado na segunda-feira (10), em ação penal da Lava Jato que envolve Antonio Palocci, o ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e outros 13 réus. Nesta quarta (12), o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo dos interrogatórios dessa ação.
Na entrevista à rádio nesta quinta, Lula disse estar “muito tranquilo”. “Eu continuo desafiando qualquer empresário brasileiro, qualquer empresário, a dizer que um dia o Lula pediu R$ 10 pra ele ou alguém. Se alguém pediu em meu nome, a pessoa que pediu tem que ser presa, porque eu nunca autorizei ninguém a pedir dinheiro em meu nome”, afirmou.
“Eu não posso ficar nervoso, eu não posso perder a cabeça com cada coisa dessa”, disse. “Hoje eu vou conversar com os advogados, vou começar a ler a peça e vou me preparar para o meu depoimento. E a vida continua, vou continuar fazendo política. O dia que alguém provar um erro meu, ou R$ 10 ilícitos na minha vida, eu paro com a política", completou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cassini encontra gás hidrogênio em lua Encélado de Saturno

Encélado, lua de Saturno (Foto: Reprodução/Nasa)

Em mergulho mais profundo da nave espacial Cassini, que está em missão pela Nasa ao redor de Saturno há 13 anos, instrumentos detectaram a presença de gás hidrogênio nas plumas da lua Encélado, o sexto maior satélite ao redor do planeta. A descoberta foi publicada pela revista "Science". A agência espacial fez uma transmissão ao vivo para detalhar descobertas nesta quinta-feira (13).
Os resultados são relatados pelo astrônomo Hunter Waite e seus colegas, que continuam a demonstrar que a única fonte plausível desse gás hidrogênio são reações entre pedras quentes e o oceano, abaixo da superfície gelada da lua. De acordo com a Nasa, a pequena lua Encélado tem a maioria das condições necessárias para ter vida.
"Os resultados de Waite e colegas representam um avanço importante na avaliação da habitabilidade da Encélado", sugere Jeffrey Seewald, do Instituto de Oceanografia Woods Hole.


Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)
Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)

O voo rasante ocorreu em 2015, quando a nave conseguiu "sugar" amostras das plumas, gases que saem entre as fendas da lua. A Encélado tem um oceano subterrâneo coberto por uma camada de gelo, com líquidos e gases escapando pelas rachaduras.
Durante sua longa missão em torno de Saturno, a Cassini fez descobertas importantes, como a existência desse vasto oceano abaixo a superfície gelada da Encélado, assim como mares de metano líquido em Titan, outro satélite de Saturno.
Nesta quinta-feira, a Nasa também anunciou que há eviências de plumas e vapores na lua Europa, de Júpiter, capturadas pelo telescópio Hubble.


Fotografia mostra a lua Encélado à frente da lua Titã. Entre elas aparecem os famosos aneis de Saturno. A fotografia foi feita pela sonda espacial Cassini em 12 de março e divulgada nesta quinta-feira (10) pela Nasa. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)Fotografia mostra a lua Encélado à frente da lua Titã. Entre elas aparecem os famosos aneis de Saturno. A fotografia foi feita pela sonda espacial Cassini em 12 de março e divulgada nesta quinta-feira (10) pela Nasa. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Fotografia mostra a lua Encélado à frente da lua Titã. Entre elas aparecem os famosos aneis de Saturno. A fotografia foi feita pela sonda espacial Cassini em 12 de março e divulgada nesta quinta-feira (10) pela Nasa. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

Sobre a Cassini
A sonda Cassini da Nasa, na órbita de Saturno desde 2004, está pronta para iniciar as manobras para mergulhar na atmosfera do planeta gigante de gás em 15 de setembro.
Com 12 instrumentos científicos, a sonda realizará no próximo dia 26 de abril a primeira descida ao espaço inexplorado de 2.400 km que há entre Saturno e seus anéis, destacou a Nasa.
"Nenhuma sonda se aventurou nesta região única que vamos tentar cruzar 22 vezes", explicou Thomas Zurbuchen, da direção de missões científicas da Nasa. "O que aprendermos das últimas órbitas da Cassini nos permitirá aperfeiçoar nossa compreensão da formação e evolução dos planetas gigantes e dos sistemas planetários em geral", destacou o especialista.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após depoimento do ex-BBB Marcos, polícia quer ouvir Emilly na segunda-feira

Ieda, Emilly e Vivian são as finalistas do BBB 17 (Foto: Paulo Belote/TV Globo)

A participante do Big Brother Brasil 17 Emilly Araújo, de 20 anos, vai depor na segunda-feira (17) na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (Deam-Jacarepaguá), na Zona Oeste do Rio. A informação é da diretora da Divisão de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, delegada Márcia Noeli.
"Queremos esclarecer todos os fatos que vimos pela TV e, para que isso aconteça, o depoimento dela é fundamental. Em uma investigação, é importante ouvirmos todos os lados envolvidos", explicou a delegada.
A décima sétima edição do programa chega ao fim nesta quinta-feira (13). Emily, ao lado das participantes Ieda e Vivian, é uma das finalistas.


Ex-BBB Marcos Harter chegou, por volta das 11h, à Delegacia da Mulher (Deam) de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio (Foto: Gabriel Mira / TV Globo)Ex-BBB Marcos Harter chegou, por volta das 11h, à Delegacia da Mulher (Deam) de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio (Foto: Gabriel Mira / TV Globo)
Ex-BBB Marcos Harter chegou, por volta das 11h, à Delegacia da Mulher (Deam) de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio (Foto: Gabriel Mira / TV Globo)

Na quarta-feira (12), o ex-BBB Marcos Harter foi à Deam-Jacarepaguá para prestar depoimento. Ele chegou ao local acompanhado da irmã. A polícia abriu inquérito para apurar se ele cometeu agressão contra Emilly.
Na terça (11), Harter usou a sua conta no Twitter para falar sobre a acusação de agressão a Emilly Araújo dentro da casa do programa. O médico disse estar surpreso com o que está acontecendo e alegou que nunca teve a intenção de machucar a estudante, com quem vinha mantendo uma relação amorosa.
Durante coletiva concedida na tarde de quarta-feira, a delegada falou sobre a duração da pena a qual Harter, caso condenado, pode pegar.
"Caso seja comprovado que foi mesmo um caso de violência doméstica, a pena pode chegar a até três anos", disse.


Marcos discute com Emilly levantando o dedo (Foto: Reprodução/TV Globo)Marcos discute com Emilly levantando o dedo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Marcos discute com Emilly levantando o dedo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Harter foi eliminado do Big Brother Brasil 17 na segunda-feira (10). A decisão foi baseada nas regras do reality show, que proíbem agressão física, e nas investigações da Polícia Civil do Rio, que abriu inquérito para apurar se houve lesão corporal quando o médico de 37 anos discutiu com a estudante, de 20, dentro da casa.
O apresentador Tiago Leifert disse que, com a abertura do inquérito, o programa falou com Emilly, pela segunda vez, no confessionário. Em uma primeira conversa, ela não havia denunciado nenhuma agressão física.
"Com base nesse inquérito, tivemos uma nova conversa com a Emily, inclusive com exame médico. Desde o primeiro momento, desde que tudo aconteceu, a Globo agiu firmemente, incansavelmente, a gente envolveu advogados, especialistas, psicólogos. Conversamos muito para tomar uma decisão correta, justa. Na conversa de hoje, ficaram comprovados indícios de agressões físicas. No BBB, agressão gera expulsão, e a decisão foi tomada: o Marcos está eliminado do BBB 17", explicou.

Fonte: G1
Leia Mais ››