terça-feira, junho 11, 2013

Após 24h, família Porcino não teve contato com sequestradores no RN

Fábio Porcino foi sequestrado em Mossoró nesta segunda (10)  (Foto: Arquivo da família)Passadas 24 horas do desaparecimento do empresário Fábio Porcino Rosado Chaves, os supostos sequestradores não fizeram nenhum contato com a família. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte que acompanha de perto as investigações do caso. Fábio Porcino foi sequestrado por volta das 15h15 desta segunda-feira (10), na sua concessionária, em Mossoró.

De acordo com informações da Polícia Militar, Fábio Porcino estava em uma das concessionárias de veículos do pai dele quando quatro homens armados e usando coletes semelhantes aos da Polícia Federal entraram e ordenaram que ele saísse do local. As informações foram confirmadas pelo comandante da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo. Na fuga, os sequestradores jogaram o aparelho celular de Fábio em uma estrada, o que impede a polícia de rastreá-lo.

Sheyla Freitas, titular da Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (Deicor), foi designada para presidir as investigações. Foi ela que comandou no ano passado as investigações no sequestro de Porcino Fernandes Segundo, de 19 anos, primo de Fábio Porcino, sequestrado em junho e encontrado após 37 dias em cativeiro.

Na época, o cativeiro de Popó, como é conhecido o jovem empresário, foi descoberto em uma casa na praia de Pitangui, no litoral Norte da capital potiguar. Um confronto entre os sequestradores e polícia deixou dois suspeitos baleados - um deles morreu. Um ano depois, mais um sequestro acontece na família Porcino.

Apoio
Pelo Twitter, Porcino Fernandes da Costa, o Popó, vítima do sequestro mais longo da história do Rio Grande do Norte, escreveu uma mensagem de força em uma rede social para o primo Fábio Porcino, sequestrado na tarde desta segunda-feira (10) em Mossoró, município da região Oeste potiguar. Popó escreveu: “Meu amigo meu parceiro meu irmão meu companheiro, seja forte o quanto você é q vai dar tudo certo e lembre do sempre eu te disse! Confia no homem lá de cima que vai dar certo. Fica com deus irmão” (sic).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher que seria a mais velha do mundo morre na China

Neto de Luo Meizhen segura foto da mulher, que Segundo as autoridades chinesas tinha 127 anos ao morrer (Foto: Ed Jones/AFP)Uma mulher que teria 127 anos, segundo as autoridades chinesas, embora o resto do mundo nunca tenha reconhecido a sua idade, morreu no último fim de semana, informaram seus parentes nesta terça-feira (11).
Os documentos oficiais informavam que Luo Meizhen havia nascido em 1885, o que fazia dela a pessoa mais velha que já existiu. Ela morreu após meses de doença, informou seu filho Huang Youhe à AFP.
"Ela tinha 127 anos quando morreu, não foi inesperado", disse seu neto Huang Heyuan.

Filhos, netos e bisnetos de Luo Meizhen posam para foto na casa onde a mulher vivia em Longhong, na China (Foto: Ed Jones/AFP)A data de nascimento declarada de Luo significa que ela pode ter sido a pessoa mais velha do mundo quando morreu, na frente do japonês Jiroemon Kimura, que tem 116 anos, de acordo com os registros.
Mas a alegação de Luo recebeu pouco reconhecimento internacional porque a China não teve um sistema de certificação de nascimento confiável até décadas depois que ela nasceu.
O ceticismo também foi alimentado por informações sobre a idade de seus filhos, um dos quais ela disse ter dado à luz aos 61 anos.

De acordo com o Guinness World Records, a pessoa mais velha que já viveu foi Jeanne Calment, da França, que tinha 122 anos e 164 dias quando morreu, em 1997.
A data de nascimento de Luo de 1885 estava registrada em sua carteira de identidade e em seu visto de residência, ambos emitidos nas últimas décadas, e foi confirmada por um instituto de pesquisa patrocinado pelo Estado em 2010.
A agência oficial de notícias Xinhua divulgou informações sobre sua festa de 127º aniversário em seu site em outubro, descrevendo-a como a pessoa mais velha da China.
"Ela era uma pessoa amável, mas às vezes tinha um temperamento muito ruim... ela tinha um caráter forte", disse Huang Heyuan.

Reprodução Cidade News Itaú via Atualidades
Leia Mais ››

Polícia prende no RN homem acusado de homicídio em Catolé do Rocha

O Grupo Tático Especial – GTE da Polícia Civil com sede em Catolé do Rocha (PB), em conjunto com policiais militares do Rio Grande do Norte, em cumprimento a mandado de prisão preventivo expedido pelo juiz das execuções penais desta (Art. 121 do Código Penal Brasileiro), prenderam no final da tarde desta segunda-feira (10), na cidade de Messias Targino (RN), o elemento Luiz de Araújo Targino, vulgo Neto de Dois Riacho, com 22 anos de idade, natural de Belém do Brejo do Cruz (PB), residente no sitio Dois Riachos, zona rural de Catolé do Rocha.

Consta que o elemento no mês de dezembro de 2012, no Bar de Cidinho, localizado no Bairro do Corrente, nesta cidade de Catolé do Rocha, assassinou a golpes de faca o popular, Eriberto da Silva Lira, de 25 anos de idade . 

O acusado encontrava-se foragido desde a prática do crime.

Após as medidas de praxe, o elemento foi encaminhado ao presídio regional onde encontra-se a disposição da justiça. 

Reprodução Cidade News Itaú via Catolé News/É Sertão
Leia Mais ››

Municípios são surpreendidos com ajuste nas contas do Fundeb

Diversos gestores municipais que abriram as contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, ficaram surpresos.  A estranheza foi causada pelo ajuste, por meio de estornos e créditos, nas contas municipais do Fundo. E isso fez com que a área técnica de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebesse inúmeras ligações em busca esclarecimentos.

Para sanar as dúvidas, a Confederação esclarece: o ajuste é referente aos repasses dos primeiros meses do ano. Os estornos e créditos são acertos dos valores repassados até 8 de maio, que considera, retroativamente, os novos coeficientes de participação. Estes novos coeficientes foram estabelecidos pela Portaria 4/2013, publicada em maio deste ano.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Apresentador Luciano Huck grava programa em Campina Grande

sanfoneiro1O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, grava nesta terça-feira (11) um programa especial para seu programa ‘Caldeirão do Huck’, tendo como pano de fundo o Maior São João do Mundo de Campina Grande. Conforme a produção, o quadro ‘Lar, Doce Lar’ terá personagem local escolhido especialmente para este programa e a participação especial da banda Aviões do Forró.

O início das gravações aconteceu justamente no cenário principal do evento. O Parque do Povo recebeu por volta das 11h30 a comitiva do apresentador, que gravou com sanfoneiro e quadrilha junina. Centenas de pessoas compareceram imediatamente ao local na expectativa de encontrarem o artista.

O programa especial junino vai ao ar até o fim de junho. Uma casa no bairro da Catingueira em Campina Grande foi escolhida para participar do quadro ‘Lar, Doce Lar’, cujos detalhes não foram adiantados pelo apresentador para manter o suspense.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

CGU identifica empresária recebendo o Bolsa Família em Jaguaribara, CE

969973_186305341529077_1688399847_nRelatórios de fiscalização produzidos pela Controladoria Geral da União, no início deste ano, registra o nome de servidores, empresários, produtores rurais, alunos de escolas particulares, familiares de autoridades e até pessoas falecidas na lista de beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com informação divulgada no portal UOL, na última etapa do programa de fiscalização por sorteio, todos os 58 relatórios de municípios divulgados no site da CGU apresentam indícios de irregularidades. A fiscalização foi feita no final de 2012, com relatórios exibidos no início deste ano.

Nesses municípios, a CGU encontrou mais de 5.000 benefícios pagos a pessoas que supostamente teriam renda per capita familiar superior ao limite estabelecido pelo programa.

Empresários recebendo o benefício:

De acordo com o relatório da CGU, casos de empresários recebendo o benefícios foram registrados na cidade de Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe.

A proprietária de uma churrascaria recebia o benefício. Além disso, no mesmo município, alguns filhos de beneficiários não eram sequer matriculados em escolas.

Reprodução Cidade News Itaú via Ceará News/Comunicador Efetivo/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Ministério da Saúde financia implantação de farmácias em 453 municípios do Plano Brasil sem Miséria

Municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria e com até 100 mil habitantes poderão pleitear recursos do Ministério da Saúde para fortalecer o uso racional e a qualidade do acesso a medicamentos da atenção básica. O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QualifarSUS) vai selecionar 453 municípios para serem beneficiados com R$ 17 milhões para serem investidos em equipamentos, mobiliário e contratação de pessoal para as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e as farmácias nas unidades básicas de saúde.
Os gestores municipais podem efetuar inscrição até o dia 27 de junho, preenchendo a ficha de inscrição no site www.saude.gov.br/qualifarsus. Terão prioridade na seleção os municípios que fazem parte de outros programas de qualificação da atenção básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e utilizarem o sistema Hórus (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), ou outro sistema que garanta interoperabilidade com o Hórus.
A objetivo do programa é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica no país. O investimento na estruturação dos serviços farmacêuticos - para proporcionar uma atenção mais contínua, segura e responsável - é uma das metas desta proposta. "Neste programa, o medicamento e a tecnologia se apresentam como um meio, onde o foco é o cuidado, a saúde e o cidadão", afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
Em 2012, também foram selecionados 453 municípios, prioritários no Plano Brasil Sem Miséria, com até 100 mil habitantes, para receber o aporte e dar prioridade à estruturação das farmácias, contratação de profissionais, acesso à internet e utilização prioritária do Sistema Hórus. Para isso, os mesmos municípios receberam R$ 17 milhões ano. Além deste montante, as cidades selecionadas recebem mais R$ 24 mil por ano para custeio e manutenção dos serviços.
O QualifarSUS é composto de quatro eixos: Estrutura, Educação, Informação e Cuidado, nos quais o Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 35 milhões em 2013. Além disso, R$ 1,2 bilhão estão destinados à aquisição de medicamentos e insumos para abastecer farmácias básicas de todos os municípios brasileiros.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Carro de propaganda apreendido pela polícia militar gera polemica, Blogueiro critica e Sargento se defende!

"Carrinho" sendo conduzido a delegacia de polícia Civil de Apodi

   Nos últimos finais de semana está sendo realizado em Apodi um trabalho intenso de combate a poluição sonora nas ruas de nossa cidade. O principal alvo da polícia militar são os abusos cometidos por populares no calçadão da lagoa do Apodi. Até então, o trabalho está sendo realizado com sucesso, porém, no ultimo sábado a PM apreendeu um carrinho de propaganda que estava emitindo sons acima decibéis permitidos. Tal fato desencadeou uma grande discussão na internet. ACOMPANHE:

     -Entenda o caso:
   Segundo o Blog Sentinelas Do Apodi, "no último Sábado dia 08, a policia Militar recebeu uma denúncia de que um carrinho de propaganda conhecido também como "Tretrânia", estaria fazendo propaganda com o volume do som muito auto causando poluição sonora. De imediato os policiais saíram em patrulhamento e logo localizaram o carrinho que foi submetido a aferição e foi constatado que estava acima dos decibéis permitido por lei. O carro foi encaminhado para a sede da companhia e o procedimento feito na delegacia de policia civil" 

      - Proprietário do carrinho, que também é blogueiro expressa sua opinião sobre o ocorrido:
   Após a apreensão do carrinho de comunicação que pertence a empresa "ROTA comunicação", um dos donos e sócio da empresa, o blogueiro Jair Gomes se mostrou revoltado, pois segundo ele, não tinha conhecimento de tal lei, e afirma que nunca ouviu falar sobre nenhuma reclamação sobre o "carrinho". Em seu texto, Jair também diz que nunca foram  "abordados nem pela polícia federal, que por diversas vezes ficávamos nos observando pela curiosidade da obra que construímos".   (Para ler toda a matéria feita pelo Blogueiro Jair Gomes CLIQUE AQUI  )  
   Durante todo o seu depoimento, o blogueiro se mostra bastante indignado com o fato e cita por diversas vezes o nome do Sargento Ivanildo, como sendo o comandante da operação que resultou na apreensão de seu "carrinho" e chegou até a postar uma fotografia da face do Sgt. da PM. 
   Veja alguns trechos do depoimento do blogueiro: 

           " Estou triste com o acontecido... Temos esse carrinho como o nosso xodó e nunca fomos abordados nem pela polícia federal, que por diversas vezes ficávamos nos observando pela curiosidade da obra que construímos. "

         "Contudo, infelizmente nesse sábado o sargento Ivanildo por ordem do capitão Brilhante resolveu apreender. Quero parabenizar o sargento Ivanildo pela realização CORRETA do seu trabalho, porém venho a mim questionar:"
               
              "Nós, ao contrário de diversas pessoas, estávamos apenas trabalhando e não sendo irresponsáveis ao ponto de badernarmos com os cidadãos."

       
Matéria completa AQUI

       -Sargento que realizou a apreensão do veículo se defende:
   Fazendo uso do mesmo veículo de comunicação em que teve sua foto e seu nome publicados o Sargento da PM que participou da ocorrência se defendeu e disse que não havia autorizado que sua fotografia fosse postada.
CONFIRA:      "Meu caro amigo Jair Gomes, em primeiro lugar quero lhe dizer que não é a mim que vc terá que mostrar seus futuros videos, pois não receberei nenhuma determinação sua, vc deverá mostrar seus videos ao capitão Brilhante, se ele achar por bem me determina e eu executo o serviço, e tentarei executar com o máximo de perfeição e respeito, respeito esse igual ao que tive pela sua pessoa no momento da apreensão; Quanto a você esta trabalhando, eu também estava; Falando a respeito de drogas como vc mencionou, quero lhe dizer amigo Jair que não faço parte da policia judiciaria, faço parte de uma policia ostensiva, ou seja, algumas apreensões de droga que ja fiz foi mérito meu e da sociedade, pois meu dever é garantir a ordem publica, investigar meu amiguinho é outro departamento e infelizmente eu não faço parte dele. Na verdade Jair o seu carro não pode nem trafegar em via publica; E quanto a processo, amigo, vc ainda não responde, por enquanto, pois salvei o seu desabafo, até aí tudo bem você estava se expressando, agora quanto a minha foto não me lembro de ter autorizado a divulgação dela. Valeu! um abraço e até a primeira audiência. Sgt Ivanildo"

Vamos aos fatos: 



   A lei existe, e se ela existe, deverá ser aplicada. Segundo o artigo 54 da Lei de crimes ambientais de número 9.605, "Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora" é infração que pode resultar em uma pena de reclusão e multa. Então, vamos usar a consciência fazer por onde respeitar a lei.
   -- Quanto aos desabafos de ambas as partes, vivemos em um pais livre e democrático, onde cada um pode e DEVE se defender e expressar as opiniões, desde que não haja nenhuma ofensa ou desmoralização. 

Reprodução Cidade News Itaú via O Guardião da Chapada
Leia Mais ››

"Poluição Sonora" Blogueiro se manifesta questionando trabalho de fiscalização e apreensão realizado pela Policia Militar em Apodi.


Em nota o blogueiro diz:

Estou triste com o acontecido... Temos esse carrinho como o nosso xodó e nunca fomos abordados nem pela polícia federal, que por diversas vezes ficávamos nos observando pela curiosidade da obra que construímos. 
O carrinho da Rota foi construído por meu sócio Geocleber e o amigo Diego, que faleceu no ano passado, os seus pais me venderam a parte que lhe pertenciam, passando a pertencer Jair Gomes e Geocleber.
Nunca ouvimos falar de nenhuma reclamação pelo uso do veículo, pelo contrário, muitas vezes as crianças iam correndo atrás do carrinho por achar divertido.
Temos vários parceiros que nos ajudam e gostam do nosso trabalho. Alguns estão conosco desde a sua criação.
Contudo, infelizmente nesse sábado o sargento Ivanildo por ordem do capitão Brilhante resolveu apreender. Quero parabenizar o sargento Ivanildo pela realização CORRETA do seu trabalho, porém venho a mim questionar:
*Por que ao vir até nós, não pediu apenas para baixar o som por está alto, como fazem em outros casos?
*Por que nunca recebemos nenhuma notificação sobre o limite dos decibéis, já que trabalhamos com publicidade?
*Por que???
Nós, ao contrário de diversas pessoas, estávamos apenas trabalhando e não sendo irresponsáveis ao ponto de badernarmos com os cidadãos.
Outro ponto importante que gostaria de destacar é que o veículo até este momento ainda encontra apreendido e Geocleber, que estava na condução no momento da ocorrência, agora terá que responder por um processo. Fico aqui pensando... E se fosse eu (Jair Gomes) que tivesse sido autuado, sendo que estou participando (passei) de um concurso público e quem participa de concurso público não pode responder processo.
Imagine só amigo Ivanildo se você estivesse no meu caso e se isso tivesse ocorrido com a sua pessoa. Já parou para pensar? Espero que leia isso.
Venho de família humilde e sempre busco fazer o bem, sou evangélico e me congrego na assembléia de Deus de Apodi, sou casado tenho um lindo filho. Sou membro do grupo OS VENCEDORES, idealizado por meu primo e soldado Jakson França, trabalho com publicidade além de diversos outros negócios. Faço cursinho, vou iniciar uma bolsa no IFRN, entre outras atividades. Além do meu parceiro Geocleber que tem a sua vida dedicada a família e ao seu trabalho. Então eu lhe pergunto sargento Ivanildo e também Capitão Brilhante. Será que precisaríamos mesmo passar por isso?
Tem algumas coisas que acabam nos deixando a pensar. Em Apodi tem tanto usuários de drogas, a gente tenta ajudar a polícia, presta todo tipo de informação que necessário, contribui e ainda leva uma dessas. KKKKK... (risos).
Vejo muitos carros com altos sons nas ruas. No calçadão mesmo, no bar do meu amigo Cabo Cláudio, da qual não tenho nada contra ele e tenho como amigo e ele sabe disso, mas que também faz uso de som alto, não só ele como diversas outras pessoas.
E aquelas serestas que tem nas ruas ou calçadão, não é som alto, não incomoda pessoas?
Interessante como as coisas acontecem. É lamentável e revelamos que estamos triste. Não pelo fato de apenas ser apreendido, mas pela situação a que passamos. Não pelo material mas pelo psicológico.


Mas... Diante de tudo isso quero lhe agradecer SARGENTO IVANILDO pelo trabalho que vem prestando a nossa cidade e também lhe dizer que pode contar comigo para, a partir de agora, fazer muitas apreensões, pois todo som que achar que estiver acima do limite como constata a lei e que acabei de descobrir, estarei fazendo vídeos, fotos, ou outros meios para ti ajudar.
A partir de agora eu também serei, mais ainda, um dos investigadores dos erros para ajudar a polícia e principalmente a você pelo EXCELENTE trabalho que tem feito. OBRIGADO!

OBS: Peço desculpas a todos por algo que errei ao digitar o texto, pois os sentimentos são de tristeza."

Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi via Blog: Jair Gomes
Leia Mais ››

MEC exclui nota da redação dos rankings das escolas

O Ministério da Educação (MEC) será mais rigoroso quanto à avaliação da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Depois de aparecer receita de macarrão instantâneo e hino de time de futebol nas redações do exame, o MEC anunciou que terá tolerância zero para quem escrever “gracinhas” nas provas, assim como punição a erros gramaticais. A partir deste ano, trechos indevidos poderão significar nota zero e a desobediência à norma culta da língua só será aceita em casos excepcionais, desde que não caracterize reincidência. No entanto, na contramão das medidas adotadas diante da importância da redação, o Ministério da Educação mudou o cálculo que estabelece o ranking de classificação das escolas de todo o Brasil, elaborado a partir das notas dos alunos no exame e divulgado anualmente pelo MEC. Com a mudança, o MEC exclui a nota da redação do cálculo, levando em conta, agora, apenas as médias obtidas pelos alunos na prova objetiva.

A argumentação apresentada pelo Ministério da Educação é que a correção da prova é subjetiva e não seria “tecnicamente correto” seguir somando esses resultados ao dos outros testes. Com isso, os alunos continuam fazendo as redações durante o exame, mas esse resultado passou a ser descartado na média dos colégios, agora formado apenas pelas outras quatro áreas. A medida trouxe o impacto significativo no ranking das escolas. Em Natal, por exemplo, com a mudança várias escolas mudariam de posição no ranking apresentado pelo MEC. É o caso do Overdose Colégio e Curso que com a mudança caiu do 4º lugar no ranking para o 10º lugar. O resultado é contraditório, já que o colégio teve a 3ª melhor redação do Estado.

O proprietário do colégio, Carlos André, conta que foi pego de surpresa quando da divulgação do ranking com a exclusão da redação, haja vista que a redação é uma das provas mais importantes do Enem. “O Governo diz que excluiu a redação do ranking porque ela é um critério subjetivo, mas se é um dos fatores que decidem a vaga dele na universidade não faria sentido excluir do processo, a não ser que fosse excluído pelo próprio aluno. Essa medida alterou completamente o que seria o ranking original dos colégios. Mas para nós, os resultados são mais importantes que o ranking, e não vamos mudar a estratégia para focar ranking”, disse.

Os alunos, que muitas vezes são atraídos pela colocação de determinadas escolas através do ranking, agora, serão ludibriados, pois o ranking não condiz com a realidade. “A redação continua sendo com o maior poder de decisão das vagas, mas a partir do momento que o MEC divulga um ranking sem a redação, o aluno pode se matricular numa escola que não tem bom resultado na redação e acabar inviabilizando a aprovação dele. A priori, a ideia do ranking é mostrar quais as escolas melhor preparadas para aprovar o aluno. Essa ausência da redação no calculo do ranking pode induzir o aluno ao erro”, destacou.

Mesmo com a mudança, Carlos André conta que o colégio não deixou de investir na redação.  “O ranking é importante, mas a missão da escola é aprovar o aluno. Então precisamos estar focados no aluno. Temos que conhecer a regra do jogo e entender qual o melhor caminho para aprovar o aluno, claro que se podemos ter uma estratégia que favorece o aluno e simultaneamente favorece a escola, é o importante para a gente. Hoje, na área de redação criamos três produtos: um que é a aula de redação, que são duas aulas por semana.

O segundo é a oficina de redação, que é uma aula onde o aluno produz um texto. Nosso objetivo é fazer com que eles produzam, pelo menos, 300 redações por ano, de maneira que, tenhamos feita uma grande quantidade de temas que a probabilidade da redação ter sido construído dentro de sala seja muito grande”, destacou.

O terceiro serviço relacionado a redação é o plantão da redação, atendimento individual onde o aluno leva a redação a um professor que vai explicar, ponto a ponto, quais são os erros.

Mércia Braga é aluna do 3º ano do Ensino Médio e pretende ingressar no curso de Direito. Ela conta que tem uma rotina especial se preparando para a prova de redação do Enem. Por semana, ela produz, no mínimo, duas redações e aos domingos ela se dedica a ler e pesquisar sobre diversos assuntos. Ela conta que fez o Enem o ano passado, e a redação a pegou de surpresa. “Mas quando temos um conhecimento geral de mundo dá para desenvolver uma redação melhor”. Mércia pretende, através da nota do Enem, ingressar na UFRN ou na Universidade de Brasília (UNB).

“A redação é uma maneira de a Universidade selecionar melhor os seus alunos, pois vai ser possível avaliar o poder argumentativo do estudante. A redação é essencial, pois hoje é a única forma que o estudante tem de se expressar, já que tudo é muito mecanizado, com cálculos e teorias. Mas através da redação conseguiremos mostrar o nosso potencial”, destacou a estudante.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agnelo Alves diz: “Duvido que Henrique e Garibaldi apóiem a reeleição da governadora”

O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) disse duvidar que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), apoiem a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A declaração do parlamentar se deu nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal de Hoje, dois dias após Henrique e Garibaldi anunciarem o adiamento da definição do PMDB sobre as eleições 2014 no Rio Grande do Norte.

O ex-prefeito de Parnamirim considera a situação político administrativa da governadora tão sofrível, que sequer o apoio do presidente nacional do DEM, senador José Agripino, ela teria num eventual projeto de reeleição. “Não acredito que ninguém vá para a rua dizer que apoia Rosalba. Ninguém. Duvido que Zé Agripino vá, duvido que Henrique vá, duvido que Garibaldi vá. Não vai ninguém”, afirmou Agnelo.

Na avaliação de Agnelo Alves, “Rosalba está vivendo um momento terrível, pode ser que melhore. Deus cometerá esse milagre? Não creio que esta seja uma preocupação para Ele”, declarou, enfatizando que os elogios da governadora à presidente Dilma guardam diferença significativa dos elogios dos potiguares à administração democrata. “Os elogios de Rosalba a Dilma não são apenas de Rosalba, mas da maioria da nação. Já os elogios a Rosalba são minoria”, comparou, declarando ser “impossível” que Dilma apoie a reeleição de Rosalba.

“Nunca… não acredito. Quem se aproximar dela (de Rosalba), quem tiver o apoio dela se dá mal, esse é o prognóstico hoje. Se mudar, muito bem, mude. Mas, se não mudou até agora, e já faz mais de dois anos e meio de governo, não mudará mais, creio”, continuou Agnelo. “Só com interferência de Deus”, sentenciou. “Rosalba devia no próximo mês ir à missa, ajoelhar aos pés de Francisco, o Papa, e pedir a ele um milagre”, orientou o deputado estadual, hoje, um dos mais críticos do governo democrata.

Instado a falar da crítica de Rosalba, que afirmou que os adversários estão desocupados e só se preocupam com projetos pessoais, o pai do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) asseverou que os rivais do governo podem até ter projetos pessoais, assim como a governadora também tem. Todos, porém, são diferentes dele, Agnelo, que não tem mais ambições políticas e, portanto, não é atingido pelas admoestações governamentais.

“Mas, queria ver Rosalba chegar ao final do governo e dizer que não é mais candidata. Aí sim, ela assumiria uma posição moral importante, na autoridade moral, porque ela poderia dizer que eles, os adversários dela, cuidam de projetos pessoais, mas ela, governadora, vai cuidar do que é dever e fazer. Não será candidata à reeleição. Ou então dizer que está nessa, que é candidata à reeleição, e, portanto, como os outros, cuidando dos seus projetos pessoais, igual aos adversários dela”, rebateu Agnelo.

“Mas acho ela muito mal assistida, muito. Não tem nenhum partido satisfeito com ela. Não conheço ninguém nem nada que esteja satisfeito com ela. Ela deveria parar um pouco e decidir: vou satisfazer este aqui, descontemplando este, aquele e aquele outro. Quem procurar agradar todos termina não agradando a nenhum. Rosalba não está conseguindo nem agradar, nem desagradar. Ela se perdeu desde que tomou posse”, diz Agnelo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita de Mossoró será ouvida pela Justiça no processo que apura prática de crime eleitoral


A certeza de inocência que a prefeita de Mossoró, Claudia Regina, do DEM, já demonstrou em entrevista aO Jornal de Hoje e em nota de esclarecimento enviada aos eleitores mossoroenses, quando foi cassada por abuso de poder político e econômico nas eleições de outubro, vai ter que ser novamente utilizada nesta sexta-feira. Desta vez, porém, o futuro político dela pode depender disso. Afinal, ela vai se explicar para a Justiça Eleitoral, na primeira audiência de instrução do recurso contra a expedição do diploma que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A audiência vai ser realizada na 34ª zona eleitoral e as explicações de Cláudia Regina, do vice-prefeito, Wellington Filho (PMDB), e de algumas testemunhas arroladas por eles, serão dadas a juíza eleitoral Ana Clarisse – que está substituindo Pedro Cordeiro na zona. Caso não demonstre tanta segurança, Cláudia Regina poderá dar um grande passo em direção a sua cassação, mas desta vez no TRE, o que já a tornaria automaticamente inelegível por oito anos. O processo pede também a realização de uma nova eleição tão logo o processo seja julgado.

“O processo é do TRE, mas pedi para que a juíza realizasse a audiência de instrução lá em Mossoró para coletar as explicações deles e dar continuidade ao processo”, afirmou o juiz eleitoral Verlano Medeiros, do Tribunal Regional Eleitoral, que relata o processo na Corte Eleitoral.

Segundo Medeiros, por sinal, neste primeiro momento a governadora Rosalba Ciarlini, que foi incluída na ação, não será ouvida. Ela é acusada de usar a máquina pública estadual para favorecer a sua candidata, Cláudia Regina, no pleito eleitoral de Mossoró. Além de promessas, a gestora estadual também teria “manipulado a mídia” local para que ela incentivasse o nome Democrata.

É importante lembrar que esse processo que tramita no TRE é semelhante ao que causou a cassação de Claudia Regina e Wellington Filho na 33ª zona eleitoral, em sentença proferida pelo juiz Herval Sampaio em março. Em abril e maio, porém, em substituição a Sampaio, o juiz eleitoral Pedro Cordeiro anulou a condenação pelo fato de Rosalba não ter sido incluída no processo.

Quando foi condenada, porém, Cláudia Regina demonstrou bastante segurança e garantiu ser inocente. Segundo ela, a condenação havia sido proferida de maneira irregular, porque ela não tinha tido possibilidade de se defender e o povo que votou nela sabia de sua inocência no processo.

Porém, além da denúncia do crime eleitoral, que foi feita nesse caso pela coligação de Larissa Rosado, do PSB, adversária derrotada por Cláudia Regina no pleito de outubro passado, no Tribunal Regional Eleitoral há também outro recurso contra a expedição do diploma pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que contempla os indícios de outras irregularidades, como compra de voto e falhas na prestação de contas.

E, conforme mostrou O Jornal de Hoje na semana passada, foi demonstrada a aproximação entre Cláudia Regina e o empresário mossoroense Edvaldo Fagundes, que teve R$ 212 milhões em bens de suas empresas bloqueados por sonegação fiscal. Fagundes foi um dos principais doadores da campanha Democrata e fez isso tanto de forma lícita, como está descrito na prestação de contas dela (cerca de R$ 500 mil), como de forma ilícita, segundo apontou o Ministério Público Eleitoral, por meio da promotora de Justiça, Ana Ximenes.

Segundo ela, de doação irregular na campanha de Cláudia Regina há mais de R$ 2 milhões não declarados pela coligação, o que representa um crime eleitoral e ensejaria o pedido de cassação, realização de uma nova eleição e inelegibilidade por oito anos, conforme pediu o MPE na ação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CNJ cobra transparência do TJRN em votação para desembargador

O problema não foi apenas a falta de fundamentação nos votos dos desembargadores. Foi também o fato de não ter sido considerado o número mínimo de votos para eleger os representantes da lista tríplice. Foram esses os pontos que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou como irregularidade ao confirmar, por meio da publicação do acórdão, a anulação da votação no Tribunal de Justiça do RN do Quinto Constitucional.

E, segundo a comunicação do TJ, só resta o comunicado oficial do CNJ para que seja definida a data da nova votação, que atenderá todas as exigências feitas pelo Conselho. A expectativa é que a nova lista tríplice seja definida ainda este mês, afinal, era basicamente o acórdão que faltava para que isso ocorresse – até os currículos atualizados dos seis advogados candidatos à vaga já foram enviados à Corte.

Com relação ao acórdão, inclusive, ele acabou apontando mais irregularidades do que se esperava inicialmente. Afinal, alguns afirmaram que o maior problema foi a falta de transparência na votação que definiu a lista tríplice formada por Magna Letícia, Glauber Rêgo e Artêmio Azevedo. Porém, além de cobrar fundamentação nos votos, o CNJ  solicitou também que fosse respeitada a maioria dos votos.

Para quem não lembra, os desembargadores escolheram Magna Letícia na disputa contra Verlano Medeiros sem que ela tivesse, realmente, a maioria dos votos – que era oito e ela teve apenas sete. O conselheiro Jorge Hélio, que apontou voto dissidente ao relato do processo Jefferson Fravchychyn, foi quem finalizou o acórdão que ainda será publicado em Diário da Justiça. O documento já se encontra disponível no site do CNJ e reitera o cancelamento da primeira lista eleita em 15 de fevereiro deste ano e suspensa em 16 de abril.

“Pelo exposto, julgo procedente o pedido para anular a eleição do dia 15 de fevereiro e para determinar que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte realize nova escolha dos candidatos que integrarão a lista tríplice a ser enviada ao Poder Executivo, destinada a prover vaga de Desembargador cujo assento é reservado aos advogados, em sessão pública, por meio de votação aberta, nominal, fundamentada e, sobretudo, em respeito ao quorum qualificado de 8 (oito) conforme artigo 61 e seguintes do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte”, afirmou Jorge Hélio no acórdão.

“Entendo que o alegado ‘embaraço aos desembargadores’, supostamente criado em virtude da necessidade de fundamentar tão importante decisão, perde sua relevância diante do embaraço criado ao titular do poder – o povo – ao não ter acesso aos fundamentos de decisões determinantes para a prestação dos serviços jurisdicionais. (…) É salutar e plausível que se justifique, no Tribunal, os motivos da escolha por ele realizada. O fato de a Ordem dos Advogados do Brasil, ao formar as listas sêxtuplas, não precisar apresentar tais justificativas, não implica na liberação dos Tribunais do dever constitucional de fundamentar todas as suas decisões, nos termos do já citado art. 93, IX da CF/88″, acrescentou o conselheiro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Individuo é preso com aproximadamente 1 Quilo de crack no Bairro Belo horizonte em Mossoró

Policiais da Delegacia Especializada em Narcótico prenderam na tarde de terça feira 11 de Junho de 2013, um individuo acusado de trafico de drogas no bairro Belo Horizonte em Mossoró. 

Rodrigo Dickson de Oliveira, morador da Rua Eufrásio de Oliveira Bairro Belo Horizonte, foi preso em sua residência com aproximadamente 1 Quilo de crack.

Os policiais receberam varias denuncias que o mesmo estava comercializando drogas na sua residência. Após uma revista na casa os policiais encontraram a droga que estava escondida.

Rodrigo foi conduzido para Denarc e apresentado ao Delegado Dr. Rafael Aras, o mesmo será autuado por trafico de drogas. Segundo informações a droga depois de fracionada valeria aproximadamente Vinte Mil Reais.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Agentes da Divpoe apreendem drogas no Bairro Santo Antonio em Mossoró

Policiais da Divisão de Polícia do Oeste – DIVPOE apreenderam na manhã de terça feira 11 de Junho de 2013, aproximadamente 200 gramas de maconha no Bairro Santo Antonio em Mossoró.

Segundo informações, dois indivíduos que estavam em uma moto tipo Traxx ao avistarem a viatura, jogaram a droga fora e fugiram. Os agentes conseguiram encontrar a droga e após patrulhamento localizaram a moto que estava estacionada em frente a uma residência na Rua Zeca Cirilo no Bairro Santo Antonio. 

Na casa os policiais encontraram vários sacos de din-din usado para embalagem da droga. 

Foram conduzidos para delegacia a dona da casa e dois adolescentes. O proprietário da droga conseguiu fugir.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Homem é executado dentro de equipadora de carro no Parque Industrial

O desempregado Adoniran Cordeiro da Silva, de 36 anos, foi executado com vários tiros, no início da noite desta terça-feira (11), no Parque Industrial, em Parnamirim. O crime aconteceu na rua Maria Amélia Machado, quando a vítima estava instalando um som em seu carro, em uma equipadora.

Informações repassadas por testemunhas para a Polícia Militar dão conta que dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta e, primeiro, o que estava na garupa desceu do veículo e começou a atirar contra Adoniran Cordeiro.

Em seguida, o piloto da moto também desceu, entrou na loja e efetuou mais disparos. Os tiros, de acordo com o aspirante Hugo Madeiro, do 3° Batalhão da Polícia Militar, foram de pistola. Vários disparos atingiram Adoniran, que caiu morto dentro da equipadora de carro.

Em seguida, a dupla, que ficou todo tempo usando capacetes, fugiu do local. A irmã da vítima, que estava no local e preferiu não ter o nome revelado, disse que Adoniran tinha chegado da Espanha, onde tinha passado 20 dias com a namorada, há poucos dias.

Ela, porém, não sabe o que pode ter motivado a morte do irmão e declarou que não sabia ele recebia algum tipo de ameaça. A morte de Adoniran deverá ser investigada pelo 3º Distrito Policial, em Parnamirim.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Polícia Civil divulga fotos da quadrilha presa por arrombamento de caixas eletrônicos


Policiais civis da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM (BOPE), prenderam em flagrante, na madrugada dessa terça-feira (11), uma quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos dentro da loja do Armazém Pará, localizada na Av. Antônio Basílio.

Os presos foram identificados como sendo César Cardoso de Lima, 22 anos, Resivaldo Gomes de Souza, 38 anos, Carlos Cardoso André, 37 anos, e José Airton Cabral Lima Neto, 22 anos, todos foragidos ou reincidentes.

A equipe da Polícia Civil chegou quando os bandidos ainda estavam cortando o terminal, mas os indivíduos conseguiram empreender fuga, sendo alcançados já em Parnamirim. O grupo era muito organizado e experiente, o que dificultou o trabalho de investigação, de acordo com os policiais civis do Deicor.

Segundo informações dos Delegados Adjuntos da Deicor, Danielle Filgueira e Marcelo Maceiras, estima-se que o grupo seja responsável por mais de vinte arrombamentos de caixas eletrônicos com o uso de maçarico por todo o Nordeste. “Nós os acompanhamos por cerca de dois meses e estávamos esperando apenas que cometessem um erro para que pudéssemos pegá-los. Esta noite, eles erraram”, disse a delegada Danielle Filgueira.

César Cardoso de Lima foi considerado um dos arrombares de caixas eletrônicos mais procurados pela polícia de Alagoas e acusado de arrombar bancos em vários estados, incluindo Rio Grande Norte, Paraíba e Pernambuco. Ele já havia sido preso pela Polícia Civil do RN, na Zona Norte de Natal, em dezembro de 2011, sob acusação de participar de assalto aos caixas eletrônicos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

José Airton Cabral Lima Neto também já foi preso por arrombar caixas eletrônicos, na cidade de Fortaleza-CE, em abril do ano passado. Carlos Cardoso André havia sido preso em setembro de 2011, também no estado do Ceará, pela mesma acusação. Resivaldo Gomes foi preso em 2011 por policiais civis da Delegacia Esp. em Furtos e Roubos (Defur), acusado de receptação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MPF cobra retirada de construções do entorno de açude no RN

Itans Caicó (Foto: Sidney Silva)O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com uma ação civil pública para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) desocupe as áreas irregularmente ocupadas em torno do açude Itans, no município de Caicó, na região Seridó potiguar.

Além de contribuir para a poluição das águas do reservatório, o MPF afirma que as construções são incompatíveis com o uso adequado do açude e abrangem trechos que deveriam ser destinados à preservação permanente.  O Dnocs confirmou que nunca houve cessão regular para as construções na área.

"Não apenas o Iate Clube, mas todos os balneários se encontram, em sua grande parte, construídos em áreas de preservação permanente. E vale salientar, que ao longo dos últimos anos, esses espaços, especialmente o Iate Clube, tem realizado eventos festivos criminosos, sem autorização legal alguma. O que tem acarretado forte poluição das águas do Itans e danos significativos ao meio ambiente", informou o departamento em nota enviada ao MPF.

A ação civil inclui pedido de tutela antecipada e requer a identificação das ocupações e construções irregulares, bem como a situação fundiária das mesmas e o nome de seus proprietários, para que seja promovida a desocupação dos imóveis e demolidas as construções.

O MPF requer o mapeamento e regularização oficial das áreas passíveis de ocupação, com a distribuição ou redistribuição dos lotes de modo que seus tamanhos e finalidades sejam compatíveis com o uso adequado do açude.

Itans Caicó (Foto: Sidney Silva)Reservatório foi construído pelo Dnocs
(Foto: Sidney Silva)
O órgão ministerial pede também a suspensão de qualquer atividade não relacionada às previstas nos contratos de cessão para uso de bem público, que preveem principalmente o desenvolvimento de agricultura familiar no entorno do Itans.

A ação exige ainda a inclusão de medidas preventivas, nos contratos de cessão de uso a serem firmados, para evitar o agravamento da poluição do açude, seja por resíduos sólidos ou líquidos provenientes de atividades agrícolas, esgotos domésticos ou industriais, ou ainda pelo uso de agrotóxicos.

Além disso, requer a inserção de cláusulas que determinem a imediata rescisão no caso de utilização da área para atividades contrárias à finalidade do reservatório ou que desrespeitem as normas ambientais.

O Ministério Público Federal enfatiza que existem evidentes problemas de saúde pública envolvendo o açude, questões que resultam em sérios impactos para o meio ambiente, sobretudo em decorrência da água, atualmente sem condições adequadas para consumo humano.

Uma recomendação foi enviada pelo MPF ao Dnocs há mais de seis meses cobrando do órgão a identificação das ocupações e construções irregulares do Itans. Porém, na ocasião a autarquia sequer informou quais as medidas adotadas para sanar as irregularidades detectadas por seus próprios agentes no entorno do açude.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carros-pipa recolhem água direto do açude Itans, no interior do RN

Carros-pipa retiram água do açude Itans, em Caicó (Foto: João Paulo Amaral/G1)Carros-pipa estão retirando água direto do açude Itans, no município de Caicó, na região Seridó potiguar. Como a água não é tratada, existem riscos à saúde caso o líquido seja usado para consumo, segundo informa a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Por meio da assessoria de comunicação, a Caern avisa que só se responsabiliza pela água distribuída na companhia.

Ao G1, o radialista Sidney Silva, da Rádio Caicó, afirmou que em alguns momentos cerca de 50 carros-pipa podem ser vistos às margens do Itans. De acordo com a Caern, a responsabilidade sobre o uso dessa água para consumo humano é dos órgãos fiscalizadores e gestores da saúde pública.

De acordo com o último relatório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), divulgado nesta terça, o açude Itans está com apenas 22,8% da capacidade volumétrica. O volume atual do açude é de 18.708.000 de metros cúbicos de água, enquanto a capacidade é de 81.750.000 metros cúbicos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM flagrado em Natal pedindo propina de R$ 15 é condenado a perder cargo

Policial Evando Nascimento, flagrado durante a reportagem (Foto: Reprodução/Fantástico)O juiz Airton Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Policial Militar Evaldo Costa do Nascimento à perda do cargo público, bem como à perda do valor de R$ 15 recebidos por ele de uma equipe do Fantástico, da Rede Globo. As imagens que mostram o policial cobrando propina para livrar a reportagem de uma eventual multa foram exibidas em 28 de março de 2011.

O funcionário público respondia à Ação Civil de Improbidade Administrativa sob acusação de ter solicitado e recebido vantagem indevida. Em 14 de setembro de 2012, o policial já havia sido condenado a cumprir 2 anos e 8 meses de reclusão em regime aberto por crime de corrupção passiva. A sentença foi do juiz auxiliar da 11ª Vara Criminal de Natal, Fábio Wellington Ataíde Alves. 
Em contato com o G1, o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva, disse que o policial continua trabalhando normalmente em um setor administrativo, e que ele ainda poderá recorrer da decisão. “Se ele recorrer, permanecerá como policial militar até que o processo tramite em todas as instâncias superiores”, afirmou.

De acordo com os autos do processo, o acusado, quando no exercício da função de Policial Militar atuando na fiscalização de veículos na Via Costeira, em Natal, solicitou e recebeu vantagem indevida no valor de R$ 15 para deixar de praticar ato de ofício, ou seja, 'o de lavrar auto de infração e infligir multa ao condutor que trafegava em veículo fora das especificações legais'. Na ocasião, o PM parou o veículo da reportagem e alegou que o carro estava com películas nos vidros que não atendem às especificações do código de trânsito.


Em sua defesa, o PM argumentou que não houve a improbidade e que o vídeo exibido no programa (veja o vídeo ao lado) havia sido editado de modo a não mostrar a realidade dos fatos. Para o magistrado, no entanto, “o vídeo não deixa qualquer dúvida que, de fato, houve o ajustamento do pagamento de R$ 15 pela liberação do veiculo, tudo devidamente filmado e exibido pelo Fantástico”.
“Não há indicação de que a abordagem tenha sido meramente educativa, como afirmado na contestação, especialmente porque a conduta ocorre em lugar inapropriado, no interior do posto policial militar, dizendo o acusado textualmente "deixa eu dar um jeito aqui, pra quebrar o teu galho, entendeu?", e, em seguida, "desenrola aí", relatou o juiz.
O juiz ainda explicou que, no caso, “não se trata de aplicar uma sanção gravosa de perda do cargo para que ele sirva de exemplo, não! Trata-se de aplicar a única sanção adequada a um policial corrupto, no jargão popular 'boleiro' (e não é no sentido futebolístico!)”.
De acordo com o magistrado, a realidade social tem mostrado que os agentes públicos desonestos e movidos pela cupidez o são seja para auferir alguns reais; seja para se locupletarem com milhões de reais - conforme o acesso que suas respectivas carreiras lhes proporcione.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após projetar avião, garoto de dez anos disputa título de gênio mirim

Hugo, 10, tem uma inteligência acima da média. Ele já projetou um avião inteiro e diz ter muitos amigos

A maioria dos pais fica orgulhosa de seus filhos e acha secretamente que eles são mais inteligentes do que seus amigos. Mas alguns deles realmente são pais de gênios.

Hugo, de dez anos, é um dos participantes de um concurso da Mensa, a associação internacional que reúne pessoas que obtém, em testes padrão de QI, um índice de acerto de 98% ou superior.

Ele é uma das 21 crianças entre 7 e 11 anos que estão competindo pelo título de gênio mirim da Grã-Bretanha.

O garoto é um entusiasta de trens e de engenharia e até já projetou um avião inteiro, que pretende fabricar quando for mais velho.

"Fico entediado com alguns tipos de tarefas. Eu geralmente faço as tarefas da escola muito rapidamente e às vezes pego trabalho extra", disse Hugo à BBC.

A mãe dele, Michelle Goodwill, disse que "ele sempre deu trabalho. Quando nossos amigos souberam que estávamos esperando outro bebê, acharam que estávamos loucos".

Vida social
Mesmo depois de perceberem que o garoto tinha inteligência acima do normal, Michelle conta que ela e o pai de Hugo se esforçaram para que ele tivesse uma vida social com os colegas de escola.


"Sempre quisemos que ele fosse normal, então sempre nos esquivamos de atividades em grupo com outras crianças superdotadas, como as da Mensa e coisas do tipo. Então foi por sorte que caímos lá, porque uma amiga me disse que, se Hugo fosse o filho dela, ela se envolveria na Mensa."

"Queremos que ele seja o mais normal possível, porque é assim que se fazem amigos, se faz sucesso, se fica popular. Mas se você se tornar muito 'exclusivo' e só andar com pessoas muito inteligentes o tempo todo, não estará tão envolvido socialmente", disse ela.

Entre os adversários de Hugo no concurso está um prodígio do xadrez de oito anos e uma menina conhecida como "ábaco humano", por ser mais rápida que uma calculadora.

O garoto diz ainda que não se sente sozinho, mesmo estando à frente dos colegas na escola, e afirma ter "muitos amigos".

Perguntado se os próprios pais são inteligentes, ele responde. "Eles estão na média, acho. Meu pai está um pouco acima da média e minha mãe tem inteligência, o que é bom", diz.

Sinais
Um dos sinais de que uma criança pode ser superdotada parece ser que não é possível impedi-la de aprender mais rápido do que as outras.


A consultora da Mensa britânica Lyn Kendall diz ter percebido que seu filho Chris, hoje com 30 anos, tinha inteligência acima da média quando o descobriu quando criança aprendendo sozinho a escrever pela manhã, antes que o resto da família tivesse acordado.

Aos quatro anos, ele preferia ler obras de Charles Dickens na escola em vez de brincar com outras crianças.

"Crianças superdotadas geralmente preferem a companhia de crianças mais velhas ou de adultos", diz Kendall.

A instituição lista ainda outras características que podem indicar um QI acima da média, que incluem uma memória incomum, um conhecimento mais profundo de determinados assuntos, um senso de humor altamente desenvolvido, aptidão especial para música ou artes e a vontade de estar no controle.

A série Child Genius, que irá ao ar no canal de TV britânico Channel 4 nesta terça-feira, acompanhará o dia a dia e os desafios das famílias das crianças superdotadas que participam da competição da Mensa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais de 485 mil candidatos já fizeram inscrição no Sisu do meio do ano

Site do Sisu (Foto: Reprodução )Entre a manhã de segunda-feira (10) e as 18h45 desta terça-feira (11), a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 938.940 inscrições de 485.992 candidatos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições é diferente do número de estudantes inscritos.
As inscrições devem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (14) no site do Sisu. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.
Só poderá participar do Sisu quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e que não tenha tirado zero na redação. O MEC ainda não informou o número de vagas que estarão disponíveis neste processo seletivo.

A primeira chamada do Sisu será feita no dia 17 de junho, com matrículas nos dias 21, 24 e 25; a segunda chamada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Os candidatos poderão escolher duas opções de vagas disponíveis no site. Eles deverão acompanhar a inscrição até o final para ver quais as possibilidades de obter aquela vaga. É possível mudar a opção quantas vezes quiser até o último minuto do prazo. A última alteração é a que será considerada válida.
Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno. O candidato deverá ainda dizer qual é a a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública, para cotas a alunos que se autodeclarem negros, pardos ou indígenas; para às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou para as vagas destinadas à ampla concorrência.

Calendário do Sisu (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››