quarta-feira, setembro 20, 2023

Jovem é morto a tiros em Luís Gomes/RN


O jovem Ryan Vieira Honorato, 24 anos , foi assassinado a tiros de arma de fogo, no início da noite desta terça-feira (19), no meio da rua no bairro Sol Nascente, na cidade de Luís Gomes/RN.


Segundo informações de populares, a vítima foi surpreendida por um homem armado que teria efetuado seis disparos na vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O assassino fugiu logo após o crime e ainda não foi localizado. 


A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil irá investigar o caso e a população pode ajudar denunciando de forma anônima para os números 190 ou 181.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Motociclista vítima de acidente de trânsito no Centro de Mossoró, morre no Hospital Tarcísio Maia


O jovem Paulo Isac da Silva Filgueira de 22 anos, que se envolveu em um grave acidente de trânsito, no último sábado (16), no cruzamento das ruas Idalino de Oliveira com a Santos Dumont, no Centro de Mossoró, morreu nesta quarta feira 20 de setembro de 2023, no Hospital Tarcísio Maia.


A família do jovem, compareceu na manhã de hoje à delegacia da Polícia Civil de plantão e registrou o Boletim de Ocorrência, com solicitação da guia de liberação cadavérica. O corpo de Paulo Isac será removido do necrotério do HRTM, por um carro funerário e encaminhado ao IML do Itep para exames de necrópsia.


Imagens de câmeras de monitoramento, que circularam nas redes sociais, mostraram o exato momento da colisão lateral entre a moto, conduzida por Isac e o carro caracterizado de taxi. A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para investigar a responsabilidade pelo acidente. Ainda não se sabe quem teria avançado o sinal.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

RN: trabalhador de atestado é demitido por justa causa após postar foto em hotel

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) manteve a demissão por justa causa de um vendedor que pediu licença médica de dois dias, mas publicou fotos de lazer num hotel no celular da empresa nesse período de afastamento.


Trabalhador de atestado que postou foto de hotel no celular da empresa tem justa causa


As imagens, que mostram bebidas e pratos com lagosta na praia, foram publicadas no “status” do aplicativo “WhatsApp”, o que deu acesso aos colegas de trabalho. 


O vendedor, que trabalhava para a Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda., foi demitido tão logo voltou de licença médica, que compreendeu uma quinta e sexta-feira. 


De acordo com o ex-empregado, ele estava em João Pessoa (PB), acompanhando o pai, por ser uma cidade localizada a poucos quilômetros da sua residência. Afirmou ainda que as fotografias apresentadas retratam situações passadas de sua vida privada, com referência aos stories TBT.


Falou ainda que ele não aparece em nenhuma das fotos postadas e que não há regulamento na empresa para uso de redes sociais, não configurando conduta para dispensa por justa causa.


A empresa, por sua vez, afirmou que o vendedor apresentou atestado médico para os dias 29 e 30 de setembro de 2022, mas publicou fotografia no status do 'WhatsApp' no celular corporativo no dia 30, com fotos no Hotel Netuanah, em João Pessoa.


O hotel é distante aproximadamente 138 km da residência do vendedor, na cidade de Espírito Santo/RN, o que equivaleria a cerca de 1h50 minutos de viagem. 


A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, relatora do caso no TRT-RN, destacou que o ex-empregado apresentou atestado médico e viajou para uma cidade praiana. Usou, também, o celular corporativo para postagem de fotos de bebidas e comidas consumidas geralmente em ambiente de lazer e diversão. 


“Por estar de posse do celular fornecido pela empresa, foi possível extrair a localização e a época em que as fotos foram produzidas”,  ressaltou ainda a desembargadora.


“Observa-se que o vendedor alega que as fotos correspondem a evento passado, ou "TBT", continuou ela. “Ressalta-se que não há regras para utilização dessa expressão (TBT), mas normalmente em caso de fotos antigas há expressa consignação da expressão ‘TBT’ na foto; aliás, nas fotos vindas aos autos, há indicação de atualidade pela expressão ‘hoje 12:41’ ou "há 40 minutos".


Para a desembargadora,  a utilização do celular corporativo, sem autorização, no período de atestado médico e a viagem de lazer, caracteriza uma  “conduta faltosa” e uma “falta grave ensejadora da quebra de fidúcia que deve existir entre empregado e empregador”.


Assim, “a única penalidade foi aplicada (pela empresa) com imediatidade e proporcionalidade, sendo importante ressaltar que não foi a primeira falta do empregado, como declarado pela testemunha (no processo)”.


A decisão da Segunda Turma do TRT-RN foi por unanimidade e manteve o julgamento inicial da Vara do Trabalho de Goianinha.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Femurn cobra compensação para salvar o 13º de 2023

Os municípios do Rio Grande do Norte aguardam o repasse  prometido pelo Projeto de Lei Complementar 136/2023 para compensar as perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e conseguir efetivar o pagamento do 13º salário  no final deste ano. Segundo o presidente da Federação de Municípios do Estado (Femurn), Luciano Santos, a promessa dada pelo Governo Federal é que os valores que vão reaver as perdas referente aos meses de julho, agosto e setembro deste ano sejam repassados ainda em outubro. 


A situação atual das cidades foi novamente pauta de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRN) na manhã da segunda (18)


O Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/23, além de prever a compensação dos municípios em relação ao FPM, viabiliza a compensação de R$ 27 bilhões da União para estados e Distrito Federal em razão da redução do ICMS incidente sobre combustíveis (vigente de junho a dezembro de 2022), e prevê transferências ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) para recuperar perdas de 2023 em relação a 2022. No momento, o texto aguarda envio ao Senado Federal. 


   “[Os riscos de não pagamento] vai depender dos números de setembro que o Governo Federal propõe reaver aos municípios essas partes negativas, os valores que chegaram em falta. Agora mesmo a gente conversou com técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tivemos notícias de que é possível acontecer agora em outubro. Se acontecer, o 13º salário será efetivado. Se não, teremos dificuldades para pagar o 13º no final do ano”, afirma o presidente da Femurn. 


   Ainda, de acordo com ele, pelo menos metade dos municípios do Estado encontram-se com dificuldades na folha de pagamento, embora até o momento não se tenham atrasos no pagamento de efetivos. “A folha de pagamento não é apenas o salário líquido dos funcionários. Tem, também, as compensações dos consignados para os bancos, que pertencem a folha de pagamento, a contribuição previdenciária e os cargos comissionados. Tem muitas prefeituras que não pagaram seus cargos comissionados no dia 30 de agosto e foi para o dia 10 de setembro”, complementa. 


Deputados estaduais, federais e senadores monstraram-se unidos na pauta municipalista em socorro às prefeitura do estado


  O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, esclarece que atualmente a gestão tem precisado se desdobrar para manter a folha de pagamento em dia. “Nos três meses, em julho, agosto e já com a previsão de setembro, nós teríamos uma perda de 300 mil em relação ao FPM em Acari. É algo muito significativo para as finanças municipais. Com o aumento de 1,5% que estamos defendendo, além da repartição do bolo tributário porque a vida acontece nos municípios, nós temos um alento para o próximo exercício, assim como uma alíquota previdenciária diferenciada para os municípios porque a partir de janeiro o município pagaria menos e esse dinheiro seria revertido para o equilíbrio das contas”, complementa.  


    A situação atual das cidades foi novamente pauta de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRN) na manhã de segunda-feira (18) junto a prefeitos, deputados estaduais, Femurn e representantes da bancada federal. O objetivo foi conseguir o apoio de deputados federais e senadores em duas pautas principais: o PL 334/2023, que reduz a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha devida por Municípios e aguarda apreciação no Senado, e a PEC 25/22, que aumenta o FPM em 1,5%.  “[Esperamos] que os nossos parlamentares votem sim em relação a Pec.  Que no Senado Federal nossos senadores votem sim e convençam os seus pares no seu contento e que convençam também na Câmara dos deputados”, destacou Luciano Santos.  


Bancada do RN está alinhada às reivindicações

  Em pronunciamento na reunião, o senador Rogério Marinho (PL) demonstrou o apoio da bancada federal e argumentou, ainda, que com a mudança de Governo várias ações  foram represadas pelas dificuldades da gestão atual em lidar com a ‘máquina pública’, o que agravou a situação dos municípios. “Nós temos mais duas outras iniciativas que tratam de temas correlatos e certamente vão contar com o nosso apoio. Um, inclusive, já passou no Senado que é a questão da patronal no caso da previdência que vai aliviar de uma forma bastante expressiva os municípios”, afirmou. 


  O deputado federal Benes Leocádio (União-RN), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios na Câmara, também reiterou o compromisso com as prefeituras e as expectativas com a aprovação da Pec 25/22. “Se nós avançarmos nesse 1,5%, passaremos a ter 27% do FPM na distribuição do bolo tributário nacional, o que será um grande ganho porque vão estar contemplados os meses de março e julho, setembro e dezembro, períodos mais difíceis para os gestores  quando sempre tem oscilações nas receitas do FPM”, ressaltou.  


    De acordo com a Femurn, embora os representantes do Rio Grande do Norte do RN estejam alinhados quanto a PEC 25/22 e o PL 334/23, as mobilizações previstas com o objetivo de acelerar as tramitações das pautas nos dias 3 e 4 de outubro serão mantidas. “Os prefeitos do Brasil inteiro estão se reunindo em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro ao chamado da Confederação Nacional dos Municípios e as federações em cada estado estão reunindo os prefeitos e sua bancada para reivindicar total atenção nesses dois pontos: a Pec 25/2022, que lá está no Senado e foi aprovada na Câmara, e o PL 334/23”,  enfatiza Luciano Santos. 


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil fecha casa de jogos de azar ligada a estelionatários e destrói equipamentos em Natal

Casa de apostas é fechada após prisão de homem em Natal — Foto: Divulgação

Um estabelecimento comercial para jogos de azar foi fechado nesta quarta-feira (20) no bairro Cidade Alta, em Natal. Segundo a Polícia Civil, o local era mantido por um grupo de estelionatários, alvo de operação deflagrada em agosto deste ano.


A investigação da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) teve início durante a “Operação Polimata”, deflagrada no dia 17 de agosto. Na ocasião, foi constatado que um dos alvos na operação, preso pela prática de furto mediante fraude, estaria ganhando dinheiro por meio de uma casa de apostas em Natal.


Para desarticular o estabelecimento, os policiais desencadearam a “Operação Alea lacta” e cumpriram diversas diligências até localizar o endereço da casa.



No local, os policiais apreenderam móveis e equipamentos ilegais. O material para os jogos de azar foi destruído. Quatro pessoas foram detidas em flagrante, e em seguida conduzidas e autuados por contravenção penal.


O trabalho de descarte do material apreendido durante a operação foi acompanhado por uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Passageiras de ônibus são presas com carga de cocaína avaliada em R$ 4,5 milhões no RN

Drogas foram encontradas na bagagem de duas passageiras em ônibus interestadual no RN — Foto: PRF/Divulgação

Duas mulheres passageiras de um ônibus de viagens interestaduais foram presas com 28 kg de drogas avaliadas em R$ 4,5 milhões, na noite de terça-feira (19) no Rio Grande do Norte.


As informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal, que realizou a prisão na altura do km 118 da BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal.


De acordo com a PRF, o ônibus abordado durante fiscalização havia saído de São Luís, no Maranhão, com destino a Natal.


Juntas, as duas passageiras transportavam em suas bagagens 22 quilos de cloridrato de cocaína e seis quilos de pasta base.



Segundo a corporação, as duas mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Polícia Civil em Parnamirim, também na região metropolitana.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro invade praça e atropela duas pessoas no interior do RN; vítima tem pernas decepadas

Carro invade praça e atropela duas pessoas no interior do RN; vítima tem pernas decepadas — Foto: Reprodução

Um carro desgovernado saiu da BR-427, invadiu uma praça e atropelou duas pessoas na manhã desta quarta-feira (20), em Acari, no Seridó potiguar.


O caso aconteceu no centro do município. Segundo a Polícia Militar, um carro modelo Ecosport de cor preta saiu da via, entrou em uma praça e atingiu as duas vítimas.


Ainda segundo a polícia, uma das vítimas teve ferimentos leves, no entanto a outra foi um idoso de 71 anos que teve as pernas decepadas no acidente e está em estado grave.


O motorista e as vítimas foram socorridos e levados à uma unidade de saúde no município. A Secretaria de Saúde confirmou que o estado de saúde do idoso é grave.



Ainda segundo a polícia, após constatado que o motorista não teve nenhuma lesão, ele foi levado à delegacia do município e passou por teste do bafômetro, que deu negativo.


Aos policiais, o homem disse que cochilou no volante.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Feto é encontrado em lixão no interior do RN

Corpo de bebê é encontrado em lixão em Caicó — Foto: Cardoso Silva/Cedida

Um feto foi encontrado dentro de uma caixa de papelão em um lixão de Caicó, na região Seridó potiguar.


O caso aconteceu na noite de terça-feira (19), segundo a Polícia Militar.


De acordo com a com a polícia, o feto foi encontrado por pessoas que trabalhavam no local coletando material reciclável. Ao se depararem com o corpo, elas acionaram as autoridades locais.


Os policiais militares enviados ao local confirmaram o fato, isolaram a área e acionaram o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para realização de perícia e recolhimento do feto.


O feto seguia, até a manhã desta quarta (20) no Itep.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Água mineral terá reajuste de até 15% no Rio Grande do Norte em outubro

Água mineral vai ter aumento de 20% a partir da próxima segunda-feira (28), segundo sindicato — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

A água mineral comercializada no Rio Grande do Norte terá o preço ajustado de 10 a 15%. De acordo com o Sindicato das Indústrias de cervejas, refrigerantes, águas minerais e bebidas em geral do Rio Grande do Norte (Sicramirn), a mudança passa a valer a partir de 1º de outubro.


Com o reajuste, o galão de 20 litros, será comercializado com valor entre R$ 8 e R$ 12 ao consumidor final, a depender da marca.


Segundo o presidente do Sicramirn, Joafran Nobre, o reajuste foi ocasionado por uma defasagem histórica no setor, acumulada ao longo do tempo, e que teria chegado ao limite para a sustentabilidade das empresas.



“O aumento foi motivado principalmente pela subida do salário mínimo e dos insumos como rótulos, tampas, lacres e vasilhames”, explica.


O reajuste também está relacionado aos custos de insumos para produção, como rótulos, tampas, lacres, garrafões e embalagens, cujas resinas possuem seus preços indexados ao dólar, bem como as despesas associadas às análises laboratoriais regulares.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça suspende recuperação judicial da 123 Milhas

123 Milhas — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu provisoriamente a recuperação judicial da 123 Milhas, atendendo a um pedido do Banco do Brasil, credor da empresa.


A instituição financeira alegou que os documentos apresentados pela 123 Milhas no pedido de recuperação judicial não observaram as "prescrições legais aplicáveis, que asseguram aos credores, stakeholders, Ministério Público e demais interessados na RJ o conhecimento necessário e suficiente das informações gerenciais, econômicas e financeiras da empresa".


O banco também pediu a realização de constatação prévia, que consiste na verificação das reais condições de funcionamento da empresa e da regularidade documental. Além disso, solicitou a destituição dos administradores judiciais nomeados em 1ª instância.



O desembargador Alexandre Victor de Carvalho determinou a suspensão da recuperação judicial "até que sobrevenha o resultado da constatação prévia". Esse trabalho deve ser feito por um profissional a ser nomeado pela Justiça.


"A meu ver, afigura-se essencial a análise por profissionais técnicos acerca das reais condições de funcionamento das empresas e da regularidade e da completude da documentação apresentada [...] para posterior deferimento ou não do processamento da recuperação judicial", diz um trecho da decisão.

A Justiça, no entanto, manteve o período de blindagem de 180 dias em que ficam suspensas as ações ordinárias e execuções contra a sociedade devedora.


"Tal providência advém do perigo de dano irremediável à parte agravada, na medida em que poderá restar inviabilizado o resultado útil do processo de recuperação judicial que tramita na origem, caso o resultado da perícia prévia seja pelo seu deferimento", afirmou o magistrado na decisão.

Em relação ao pedido de destituição dos administradores judiciais, o desembargador pontuou que isso será examinado posteriormente, caso a constatação prévia conclua pela "plausibilidade" da recuperação judicial.


Em nota, a 123 Milhas declarou que todos os efeitos da recuperação judicial "seguem vigentes".


"A decisão da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais apenas suspendeu a tramitação do processo da Recuperação Judicial, em primeira instância, até que seja concluída perícia designada pelo desembargador", disse.



Recuperação judicial

O pedido de recuperação judicial feito pela 123 Milhas, pela HotMilhas, controlada pela agência de viagens, e pela Novum Investimentos, sócia da empresa, tinha sido aceito no dia 31 de agosto.


A juíza Claudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, ordenou a suspensão, pelo prazo de 180 dias, de ações e execuções contra as devedoras.


A magistrada determinou, ainda, que as empresas apresentassem o plano de recuperação no prazo de 60 dias, sob pena de decretação de falência, conforme prevê a legislação.


Segundo a decisão, o plano "deve conter medidas de reparação ao universo dos credores consumeristas pelos danos causados em todo território nacional".


"As empresas recuperandas merecem ter preservado o exercício de suas atividades empresariais, a fim de que possam continuar a cumprir a função social que lhes incumbe. Tem a seu favor o preenchimento dos critérios objetivos previstos na legislação e a presunção da boa-fé de que seu objetivo é equacionar os débitos e solver seus compromissos inadimplidos da melhor forma possível", diz um trecho da sentença.

Como administradoras judiciais, a Justiça nomeou dois escritórios de advocacia, um de Belo Horizonte e outro de Porto Alegre, "para atuação em conjunto e coordenada".



O pedido

A 123 Milhas, a HotMilhas e a Novum Investimentos entraram com o pedido de recuperação judicial no dia 29 de agosto. O valor da causa é de R$ 2,3 bilhões.


A defesa das companhias alegou que elas "estão enfrentando a pior crise financeira desde suas respectivas fundações". De acordo com as demonstrações financeiras anexadas ao documento, a 123 Milhas teve um prejuízo líquido de R$ 1,67 bilhão no primeiro semestre deste ano.


Segundo o pedido feito à Justiça, a agência usa pontos e milhas para emitir passagens mais baratas. No entanto, "nos últimos anos, as vantagens que permitiam a emissão de bilhetes aéreos mais baratos, principalmente aquisições com milhas, vêm diminuindo gradativamente".


Além disso, conforme a defesa, os resultados previstos com a linha promocional, que teve pacotes e passagens suspensos, não foram atingidos. A expectativa da empresa era que, "para cada voo vendido, o cliente também adquiriria outros produtos atrelados à viagem", como reservas de hospedagem e passeios, o que "acabou não ocorrendo".


"A 123 Milhas se viu impossibilitada de emitir as passagens aéreas, pacotes de viagem e os seguros adquiridos pelos clientes do Programa Promo123, especialmente nos prazos contratados, motivo pelo qual entendeu por bem retirar o Programa Promo123 do ar", diz um trecho do pedido.


A suspensão dos pacotes e da emissão de passagens da linha promocional foi anunciada no dia 18 de agosto.


De acordo com a defesa, a suspensão do programa promocional afetou "sobremaneira a credibilidade das requerentes perante o mercado, que viram suas vendas diminuírem drasticamente, assim como incrementaram o seu passivo, dado o vencimento antecipado de contratos com outros fornecedores".


O que é recuperação judicial

A recuperação judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira decrete falência e feche as portas. É um processo pelo qual a companhia endividada consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça. As dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação é mantida.


No pedido feito à Justiça, a defesa da 123 Milhas e das demais empresas afirmou que elas "estão passando por uma crise momentânea e pontual, plenamente passível de ser resolvida".


"Não restou alternativa às requerentes senão se socorrer do presente pedido de recuperação judicial, não apenas para proteger o seu interesse privado, mas também, e principalmente, para garantir a continuidade de sua atividade empresarial e, por conseguinte, manter os postos de trabalho, produção de bens, geração de riquezas e recolhimento de tributos", diz o documento.


Entenda

No dia 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais. A medida afetou viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos a partir de setembro de 2023.


A empresa afirmou devolveria os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers, que poderiam ser trocados por passagens, hotéis e pacotes da própria agência. No entanto, consumidores afetados dizem que estão impedidos de utilizar os vouchers em novas compras.


123 Milhas, HotMilhas e Novum

A 123 Milhas foi fundada em Belo Horizonte em 2016. A companhia se apresenta como pioneira na criação de produtos de viagens comercializados online com valores atrativos.


De acordo com dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do governo federal, o quadro societário da 123 Milhas é composto por Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, como administradores, e pela Novum Investimentos Participações S/A, como sócia.


A Novum Investimentos Participações S/A, classificada como holding (empresa que detém a posse majoritária de ações de outras empresas), também tem Ramiro Julio e Augusto Julio no quadro societário, ambos como diretores.



Juntos, os dois aparecem no quadro societário de pelo menos oito empresas, incluindo Maxmilhas e HotMilhas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Saiba quem é pastor alvo de investigação da polícia do DF contra grupo que prometia lucro de um octilhão de reais

Pastor Osório José Lopes Júnior — Foto: Instagram/Reprodução

O pastor Osório José Lopes Júnior é um dos alvos da investigação da Polícia Civil do Distrito Federal, deflagrada nesta quarta-feira (20), que investiga um grupo suspeito de praticar golpes financeiros contra mais de 50 mil vítimas de todo o Brasil e no exterior.


Ele é alvo de mandado de prisão, mas está foragido. O g1 tenta contato com a defesa do investigado. A Polícia Civil aponta que o grupo movimentou R$ 156 milhões em 5 anos, além de criar 40 empresas "fantasmas" e movimentar mais de 800 contas bancárias suspeitas.


Osório é acusado de aplicar golpes em fiéis de Goianésia, no centro de Goiás, e demais pessoas de vários estados do país, em 2018. À época, ele e outro pastor alegavam que haviam ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisavam reunir fundos para conseguir recebê-lo.


O líder religioso prometia lucros até dez vezes acima dos valores repassados pelas vítimas e conseguiu cerca de R$ 15 milhões com o golpe. Para uma das vítimas, prometeu repassar mais de R$ 2 quatrilhões, valor que supera as fortunas somadas das dez pessoas mais ricas do mundo.


A tática é semelhante aos supostamente usados por ele no golpe investigado pela operação deflagrada nesta quarta-feira. A Polícia Civil detectou "a promessa de que somente com um depósito de R$ 25 as pessoas poderiam receber de volta nas 'operações' o valor de Um Octilhão de Reais, ou mesmo 'investir' R$2 mil para ganhar 350 bilhões de centilhões de euros'.


Em 2018, o homem chegou a ser preso, mas responde ao processo em liberdade. A sentença ainda não foi proferida pela Justiça. Após ser liberado da prisão, Osório se mudou para São Paulo.


A operação desta manhã foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária, vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DOT/DECOR).



Vídeos no YouTube


Em vídeo no YouTube, pastor pedia dinheiro para fiéis em troca de 'presentes' — Foto: YouTube/Reprodução


O pastor Osório José Lopes Júnior tem um canal no YouTube, com mais de 70 mil inscritos e cerca de 500 vídeos publicados. Na página, ele se define como "pai, esposo e servo de um Deus vivo".


Em seus vídeos, o líder religioso mistura pregações com pedidos de dinheiro para a "operação". Segundo ele, em alguns dias, todos receberiam "aquilo que era o de direito".


"Estou lhe implorando. Você que pode nos ajudar com R$ 10, R$ 20, R$ 100, R$ 1000, o que você puder. Compre essa briga junto com o pastor Osório. O que eu estou pedindo aqui é de coração. É o meu CPF, vai estar no nome do pastor Osório", diz ele em um vídeo de julho deste ano.


Em outra publicação, da última quarta-feira (13), Osório pede R$ 200 em troca de 15 medalhões. "'Ah, é golpe'. Então, não dá. Para que você vai dar?", argumenta ele.


"Pegue esses presentes [os 15 medalhões] e distribua para as pessoas", conclui o pastor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Faustão é internado em SP para exames; ele passou por transplante de coração em 27 de agosto

O apresentador Fausto Silva gravou um vídeo neste domingo (10) após receber alta hospitalar, depois de dias internado para a realização de um transplante do coração. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O apresentador Fausto Silva voltou a ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein nesta quarta-feira (20), 24 dias depois de ter sido submetido a um transplante de coração na mesma unidade para exames


Faustão tinha recebido alta há exatos dez dias. Segundo fontes da TV Globo, ele se internou para fazer exames médicos já previstos, além de diálise e fisioterapia. A alta deve ocorrer até o final de semana.


O Hospital Albert Einstein deve soltar nota ainda nesta quarta.


Alta médica


Em 10 de setembro, o boletim médico divulgado dizia que o apresentador "seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco" .


Após a alta, ele gravou um vídeo de casa e disse que agora tem uma segunda fase, no tratamento, que inclui mais dois ou três meses de fisioterapia para a recuperação total.


“Alô galera, já saí. Estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo: agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade e apoio. Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida. Agradecer à família do doador, a quem não tenho palavras. Vou rezar por eles pelo resto da minha vida. (...) Agora eu tenho uma segunda fase. São mais dois, três meses de fisioterapia para a recuperação”, declarou o apresentador.


Fausto Silva é acompanhado pela equipe formada pelos médicos Fernando Bacal (cardiologista), Fábio Antônio Gaiotto (cirurgião cardiovascular) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico).


No vídeo de hoje, Faustão também disse que a inspiração dele para enfrentar o transplante do coração foi uma garotinha de 12 anos que esperou seis meses na fila para conseguir um órgão compatível.



“Ela ficou seis meses esperando [eu tive mais sorte com a questão do meu tipo de sangue] e ela já foi transplantada em janeiro do ano passado. E hoje está muito bem. Uma vitalidade incrível.”


“Não desista. Vale a pena o sonho. É impressionante como você pode esperar o tempo que for... A missão agora é conscientizar cada um a colaborar, para que todo mundo transforme o Brasil em campeão de doadores. E que as autoridades espalhem centros [de doação de órgãos] pelo país, para não ficar um cara do Norte ou Nordeste, ter que vir para o Sudeste [em busca de um órgão]. Eterna gratidão a todos vocês e vamos à luta”, completou.

Recuperação rápida

Na última sexta-feira (1º), Faustão já havia sido transferido da UTI para a unidade semi-intensiva.


Na quinta-feira (31), três dias depois do transplante, o apresentador gravou um vídeo para agradecer quem torceu por sua recuperação. Principalmente à família do doador do seu novo coração.


"Quero agradecer, fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo", disse Faustão.


Emocionado, disse para a família de Fábio: "Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente".


Quem foi o doador?

O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu no sábado (26), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.


Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Faustão também mandou uma mensagem para José Pereira da Silva, pai do doador:


"A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas."



Fila para cirurgia

Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, o apresentador foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado grave.


No caso do transplante de coração, a ordem de prioridade da fila de espera é definida com base na gravidade do quadro do paciente. (veja mais abaixo)



"A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador.


Faustão tem o tipo sanguíneo B, segundo a Central. O tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores desse grupo, é de 1 a 3 meses.


Prioridades na fila de espera

No caso do transplante de coração é considerada a gravidade do quadro do paciente para definir a ordem de prioridades na fila.


Quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa, por exemplo. A espera não leva em conta se o paciente fará a cirurgia em um hospital público ou na rede particular.


O primeiro passo é o médico responsável cadastrar o paciente na lista única de transplantes. A lista é gerida e organizada pela Secretaria Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.


Critérios para ordem na fila

Veja abaixo um resumo de como funciona o processo, com informações do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos


A lista funciona por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de chegada;

Também é levado em consideração a gravidade do quadro - quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa;

tipo sanguíneo - um paciente só pode receber um órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;

porte físico - alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro que ele;

e distância geográfica - o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas, isso é chamado de tempo de isquemia, o tempo de duração deste órgão fora do corpo, ou seja: não é possível fazer a ponte entre duas pessoas que estejam muito distantes uma da outra.

o tempo de isquemia, inclusive, determina se um carro ou avião será usado para o transplante, com custos arcados pelo SUS;


Fonte: g1

Leia Mais ››

Atos obscenos cometidos por calouros de medicina em jogo fazem parte de 'cartilha de obrigações' exigidas por grupo de veteranos, dizem alunos da Unisa

Fachada de Campus da Universidade de Santo Amaro em Interlagos, Zona Sul da capital paulista. — Foto: Reprodução/TV Globo

Alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa) afirmam que os atos obscenos cometidos por estudantes de medicina durante um jogo universitário de calouros no interior de São Paulo, em abril, e que viralizaram nas redes sociais no último domingo (17), fazem parte de condutas exigidas aos novatos por um grupo de alunos do último ano do curso, responsáveis por praticar o chamado trote.


Segundo relatos ouvidos pelo g1 e pela TV Globo, existe uma espécie de "cartilha de obrigações" que há mais de dez anos é reproduzida e mantida por alguns desses veteranos.


De acordo com os estudantes, logo que entram na faculdade, todos os calouros de medicina são pressionados a participar e se submeter às determinações. Mas quem deseja fazer parte da Atlética precisa passar pelo trote.



Os estudantes que não concordam ou desistem das atividades "são hostilizados e chamado de p** no c*", relata um aluno.


"Falam que nós não vamos ter acesso a oportunidades dentro da faculdade, que não vamos conseguir arrumar emprego depois de formados, pois não vai ter ninguém para indicar, que não vamos conseguir participar dos esportes, pois todo mundo que pratica é o pessoal do trote, que não vamos conseguir construir um currículo bom no geral, que vamos ficar marcados como fracos dentro da universidade", conta outra estudante de medicina.


No relato dos alunos, além de correr pelado pela quadra, eles devem aceitar humilhações que incluem frequentar a universidade usando cueca ou calcinha por cima da roupa e apelidos vexatórios.



"Se você questiona, leva bronca. No grupo, o seu nome de batismo é o apelido. E o nome na faculdade será o que eles vão te dar. E, muitas vezes, são nomes constrangedores, ficando com ele até o fim do curso", explica uma caloura.

Ainda de acordo com os depoimentos, o trote é mantido até o final do primeiro semestre. Mas as punições acabam sendo aplicadas durante toda a graduação.


Procurada, a Unisa não quis comentar sobre tais acusações. O g1 tenta contato com representante da Atlética.


"Dura 6 meses. Quem participa do trote tem que ir em todas as festas que a Atlética, fazer tudo que eles pedem, como limpar materiais de treinos, arrumar materiais para ensaio de bateria, por exemplo, e carregar tudo isso para cima e para baixo. Fora os episódios de jogar bebida nos calouros por nada, fazer os meninos correrem pelados nas festas e serem super grossos com eles.”



O grupo de veteranos também estabelece como os calouros devem se vestir na faculdade ao longo dos primeiros seis meses.


"As mulheres devem ir de cabelo preso, camiseta larga, sem acessórios, calça sem rasgo, sem maquiagem e sapato fechado. Já os homens devem raspar a cabeça e ir com o mesmo estilo de roupa das meninas. Quando começam as aulas, começam as festas, inclusive toda semana. Os calouros devem seguir essa roupa, mas usar uma camiseta específica. As meninas com um top preto por cima da roupa, e os meninos com a cueca em cima da roupa.”


Agressão contra calouros

Um estudante disse à reportagem que um colega que não se submeteu às determinações acabou sendo agredido.


"Amassaram ele na porrada por 'falta de respeito com os veteranos'", explicou um estudante.

"Eles xingam quem não participa. Os alunos são humilhados. Conheço gente que saiu dessa jornada no meio, antes dos 6 meses. Eles são chamados com o nome que os veteranos deram por não participarem dos grupos. Tem gente que não aguenta", relata outra aluna.

Como todo veterano já foi calouro, o problema reflete a espiral de humilhações e opressões dentro do sistema acadêmico. "Eles falam que passaram por isso, então os calouros tem que passar".



Na avaliação dos estudantes, os alunos que foram expulsos acabaram penalizados por algo que ocorre dentro da universidade de forma sistêmica. "Eu acho que os meninos fizeram isso pela pressão da tradição, e acreditaram que ia dar em nada".


Entretanto, a jovem espera que os responsáveis pela manutenção de tais praticas também sejam punidos. "Eu acredito que vão investigar os mandantes. São quem mandou os meninos realizarem esse ato obsceno durante o trote.”


“Eu acho que isso não define a faculdade. Foi um grupo de pessoas, foi uma atitude centrada num grupo pequeno, a universidade é muito maior que isso. A faculdade surgiu de um sonho de homens que queriam somente formar médicos, profissionais da saúde humanizados. Sou totalmente contra o trote e ações como essa. Acredito que essa situação vai fazer com que os alunos da medicina reflitam mais.”



Canal de denúncias

Os estudantes ouvidos pela reportagem afirmam que a Unisa criou um canal de denúncias, mas o processo é feito de forma interna, sem transparência.


A faculdade mantém nos campus cartazes contra o trote e um e-mail é enviado aos alunos reforçando a mensagem todo o início de semestre.


Reincidência e omissão

Diretórios de diversos cursos da Universidade Santo Amaro (Unisa) usaram as redes socias para manifestar repúdio ao caso.


Nas notas, eles cobram ações e relatam que a Universidade já foi omissa na punição em episódios similares anteriormente.


"Repudiamos os crimes cometidos e esperamos uma punição exemplar por conta da instituição que por muitas vezes se fez omissa aos crimes praticados por esses mesmos alunos em outras ocasiões", afirmou o diretório acadêmico de direito.


Notas dos diretórios acadêmicos de Farmácia, Direito e Odontologia (respectivamente) da Unisa — Foto: Reprodução


"Exigimos que medidas sejam tomadas pela Unisa, e que não acabe apenas em cartazes espalhados pela universidade como aconteceu anteriormente, sobrando até para cursos que nunca estiveram envolvidos e os criminosos seguem intactos", escreveram os diretórios dos cursos de farmácia e odontologia.

A Unisa afirmou que expulsou alunos do curso de medicina "identificados até o momento" que foram gravados seminus simulando masturbação durante um jogo de vôlei feminino. Ao todo, sete teriam sido banidos.


Histórico

O caso ganhou repercussão no domingo (17), após a publicação de um vídeo com a cena nas redes sociais. No entanto, o episódio aconteceu em abril, durante um campeonato universitário.


Por meio de nota, a Unisa disse que tomou conhecimento das "gravíssimas ocorrências" durante a manhã desta segunda-feira (18), ao receber as publicações que estavam circulando pelas redes sociais. A instituição era procurada pelo g1 para falar sobre o assunto desde o domingo (17).


"Assim que tomou conhecimento de tais fatos, mesmo tendo esses ocorrido fora de dependências da Unisa e sem responsabilidade da mesma sobre tais competições, a Instituição aplicou sua sanção mais severa prevista em regimento", disse a universidade.


A Unisa também informou que levou o caso para as autoridades, que vai colaborar com as investigações e tomar providências cabíveis. E afirmou que caso outros alunos sejam identificados, "seja pela equipe da Unisa, ou polícia, receberão a mesma punição".


Ainda de acordo com a Instituição, até o momento, nenhum representante da Unisa foi intimado.


Calças abaixadas em jogo feminino


Vídeo divulgado nas redes sociais mostra alunos ao fundo com as calças abaixadas simulando uma masturbação — Foto: Reprodução/Redes sociais


Segundo apurado pelo g1, os alunos gravados seminus faziam parte do time de futsal da Unisa e estavam em uma arquibancada. Eles abaixaram as calças enquanto o time de vôlei feminino da instituição jogava contra o time de outra universidade, em São Carlos.


Nas imagens que circulam pelas redes sociais, os estudantes aparecem tocando nas próprias partes íntimas.


De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos está investigando a conduta dos estudantes. No entanto, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) não detalhou por quais crimes os alunos são investigados.


MEC notificou universidade

O Ministério da Educação (MEC) notificou a Unisa e deu prazo de 15 dias para a universidade informar quais providências irá adotar diante do caso.


Na terça (19), durante um evento em São Paulo, o ministro da Educação, Camilo Santana, cobrou explicações da universidade sobre a demora na apuração e punição dos envolvidos.


"Fico me perguntando por que não expulsou antes, porque o fato ocorreu em abril, porque só agora se tornou público, e acho que esses alunos primeiro precisam se retratar, pedir desculpas e precisam sofrer o que a lei determinar em relação a esse tipo de comportamento", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››