domingo, outubro 06, 2013

Casal não paga aluguel e é morto a tiros pelo dono do imóvel

Um homem e uma mulher morreram após serem baleados pelo dono do imóvel onde moravam, na rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Paisagem Colonial, em São Roque, cidade a 55 km de São Paulo, na manhã deste domingo (6).

De acordo com a Polícia Militar, o proprietário da casa se irritou com a falta de pagamento do aluguel e foi até a residência, por volta das 7h. Chegando lá, ele disparou contra o homem, de 45 anos, e a mulher, de 29. Os dois morreram no local. Em seguida, o suspeito fugiu.

Viaturas da polícia permanecem no endereço aguardando perícia. O caso será registrado na Delegacia de São Roque.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem suspeito de matar filha da namorada durante carona é encontrado enforcado na cadeia

O homem suspeito de ter matado a estudante Aline Moreira, filha de sua namorada, durante uma carona de Santa Catarina para o Paraná foi encontrado morto na cela da Delegacia de Rio Negro, na região metropolitana de Curitiba. O corpo dele foi encontrado por volta das 23h de sexta-feira (4), cerca de três horas depois de ter sido levado para a cela. Ele havia sido preso durante a tarde. Ele estava escondido na casa de uma irmã, na cidade de Santa Cecília, em Santa Catarina, e havia sido encaminhado a Rio Negro, no Paraná
O homem suspeito de ter matado a estudante Aline Moreira, filha de sua namorada, durante uma carona de Santa Catarina para o Paraná foi encontrado morto na cela da Delegacia de Rio Negro, na região metropolitana de Curitiba. O corpo dele foi encontrado por volta das 23h de sexta-feira (4), cerca de três horas depois de ter sido levado para a cela. Ele havia sido preso durante a tarde. Ele estava escondido na casa de uma irmã, na cidade de Santa Cecília, em Santa Catarina, e havia sido encaminhado a Rio Negro, no Paraná.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista é flagrado dirigindo caminhão sem as duas rodas dianteiras

Motorista é flagrado dirigindo caminhão sem as duas rodas dianteiras
Um caso de imprudência nas estradas foi flagrado na China. O fato ocorreu em Qingdao, província de Shandong. 

Um motorista foi filmado dirigindo um caminhão “caçamba” azul sem as duas rodas dianteiras. A gravação mostra o veículo em uma rodovia movimentada e retilínea. 

O imprudente teve sobrenome identificado como Shi. O vídeo tem gerado repercussão no país. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pedreiro fica 5 meses preso em Porto Velho, mesmo sem cometer crime

Domingo, 14 de abril de 2013. Dia inesquecível para Evaldo Cunha da Silva, pedreiro de 39 anos, preso por engano no mesmo dia do aniversário da filha caçula, de 7 anos. Ele perdeu os documentos pessoais em 2001 e acabou sendo vítima de um criminoso, sem saber. Sofreu durante cinco meses e 14 dias encarcerado no presídio Urso Panda, em Porto Velho, mas não havia cometido nenhum crime. Ganhou a liberdade no dia 27 de setembro, após um juiz constatar erro na prisão do trabalhador, durante a na 10ª edição do Projeto Ressoar.

"No primeiro dia apanhei dos agentes porque outros detentos tentaram entrar com chips de celular. Muito humilhante: você levar chutes na costela e tapa no pé do ouvido sem dever nada", diz ele, inconformado. A vítima contratou um advogado para conseguir provar inocência. O juiz Felipe Silveira, durante entrevista com a vítima no presídio Urso Panda, solicitou perícia nas digitais de Cunha e cópia do boletim de ocorrência de 2001. No dia 27 de setembro, a juíza da comarca de Goiânia, Wanessa Rezende Brom, expediu alvará de soltura em favor da vítima.

"Ele [Evaldo] não se contradisse em nenhum momento durante a entrevista. Acionamos a Polícia Civil, que recolheu as digitais e entrou em contato com as autoriades em Goiás, constatando a duplicidade do documento", disse o magistrado.

Segundo João Damasceno Bispo de Freitas, advogado da vítima, a justiça rondoniense apenas cumpriu o mandado de prisão em desfavor do seu cliente, expedido pela Justiça de Goiás. "Era o dever daquele estado ter analisado o caso, feito pesquisa na documentação dele para não haver esse engano", explicou. "Vamos pedir reparação de danos ao estado de Goiás, que vai ter que revisar a decisão", complementou.

Cunha voltava do trabalho quando foi abordado por policiais rodoviários federais, na BR-364, perto de Nova Mutum Paraná (RO). Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Polícia Civil de Goiás. Conduzido à Central de Polícia, em Porto Velho, o pedreiro disse que não chegou a ser ouvido pelo delegado e logo foi encaminhado ao presídio.

“Ainda tentei explicar que tinha perdido meus documentos, mas não teve jeito. Passei os primeiros quatro dias no Pandinha, mais quatro no Urso Branco, quando me levaram ao Urso Panda", lembra. "Um bandido lá de Goiânia utilizou minha identidade. Depois acabei sabendo, um dia antes de sair, que ele estava pagando pena no mesmo presídio onde fiquei todos esses dias, na cela ao lado", relata Cunha.

Pai de três filhos, o pedreiro disse que passou maus momentos enclausurado com outros criminosos, e ainda não foi procurado pelo Estado. Ele pretende seguir a vida, apesar de estar desempregado. "Sou pedreiro, vou ver se consigo uns bicos pra tocar a vida, mas vou tomar as providências cabíveis contra o que fizeram comigo", destaca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Amor à Vida": Leila surta ao saber que tem parente de olho na herança

Se Leila (Fernanda Machado) e Thales (Ricardo Tozzi) ainda não piraram, agora não vai faltar mais nada! Rafael (Rainer Cadete) avisa que a pessoa que está contestando o testamento de Nicole (Marina Ruy Barbosa) alega ser irmã dela. Que bomba! E tem mais: enquanto o processo de investigação não estiver concluído, o inventário fica parado. Traduzindo o juridiquês: até a menina comprovar ou não que é irmã de Nicole, ninguém recebe um tostão da herança!

Leila tem um treco, faz de cabeça as contas e conclui que vai ficar sem grana muito em breve. Mas Thales, romântico, nem pensa nisso: a única curiosidade dele é se a moça misteriosa se parece com Nicole.

A cena vai ao ar na segunda-feira, dia 7 de outubro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crato-CE: Mototaxista acusado de dois homicídios foi assassinado a tiros

O mototaxista José Zilclécio Alencar do Nascimento, de 28 anos, o Zildo, que residia na Rua Irineu Pinheiro, 521 (Bairro Pimenta) em Crato, foi morto a tiros por volta das 21 horas desta sexta-feira. Ele estava na Rua José Marrocos, imediações do chamado Posto da Grota (Bairro Alto da Penha), quando foi surpreendido por dois homens que viajavam em uma moto os quais fugiram em alta velocidade após os disparos.

Segundo testemunhas, a vítima pilotava sua motocicleta Honda Titan de cor azul e placa HWF-0614, inscrição do Ceará e já caiu praticamente sem vida ao ser alvejado no pescoço. Militares do Ronda do Quarteirão foram avisados e diligenciaram na área sem o êxito de localizar os acusados. O Delegado da Polícia Civil, Flávio Santos, e o inspetor Falcão igualmente estiveram no local aguardando a perícia criminal e o rabecão que trouxe o corpo ao IML de Juazeiro.

Zildo era, também, comerciante e, segundo a polícia, já tinha sido vítima de outros atentados à bala. Ele respondia dois processos por homicídios, outros dois por injúrias, um por ameaça, mais um por porte ilegal de arma de fogo e um por crime de trânsito. A polícia suspeita que ele tenha sido morto por vingança ou acerto de contas o que será investigado no competente inquérito a ser instaurado na Delegacia de Crato.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TST vai julgar greve dos Correios na terça-feira

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou o julgamento do dissídio entre a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) na terça-feira, 08, de acordo com informações da Agência Brasil.

Trabalhadores de alguns Estados estão em greve desde o dia 17 de setembro. Eles pedem aumento real de 15% sobre os salários, reposição da inflação de 7,13%, alta linear de R$ 200, reposição de 20% de perdas salariais e jornada de seis horas diárias para os atendentes.

A ECT informou que a maioria dos trabalhadores já retornou às atividades e 93,43% trabalharam na sexta-feira, 04. A paralisação chegou ao fim no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá, na região metropolitana de São Paulo e no município paulista de Bauru.

Para tentar colocar em dia a entrega das correspondências, os Correios realizam neste fim de semana um mutirão nas localidades onde ainda há paralisação, a exemplo dos dois últimos fins de semana, quando foram entregues 5,5 milhões e 7,5 milhões de cartas e encomendas, respectivamente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem tenta matar o pai a facadas, se entrega à polícia e diz não estar arrependido

Foto ilustrativaUma briga entre pai e filho por pouco não termina em tragédia no distrito de São Gonçalo, na cidade de Sousa, Sertão paraibano. Um jovem de 18 anos desferiu dois golpes com uma faca peixeira contra o pai depois deles terem iniciado uma discussão. A tentativa de homicídio aconteceu na noite desse sábado (05).

De acordo com informações policiais, a briga aconteceu na casa da família e no momento só os dois estavam no local. Manoel da Silva, 53 anos foi atingindo com golpes de faca no abdômen e nas costas.

Um equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve no local e socorreu a vítima para o Hospital Regional de Sousa, onde ela recebeu atendimento médico e encontra-se internada.

Poucos minutos após tentar matar o pai, o suspeito se entregou a polícia e foi detido. Ele relatou que agiu em legítima defesa, pois o pai havia tentado lhe agredir e não estava arrependido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança de 8 anos morre após ter corpo esmagado por caçamba, em Sapé

O caso ocorreu em SapéUma criança de 8 anos de idade morreu após ser esmagada por uma caçamba neste sábado (5) na cidade de Sapé, Zona da Mata paraibana. O motorista do veículo se apresentou na delegacia, prestou depoimento e foi liberado.

Segundo o delegado Fred Magalhães, a caçamba estava parada no bairro Nova Brasília, quando Adrian Lucas Felinto de Sousa tentou subir na traseira do veículo. Ele se desequilibrou e caiu embaixo do veículo.

“Foi uma fatalidade. O garoto tentou subir na caçamba, caiu e o veículo passou por cima dele vindo a falecer no local. O motorista não teve culpa pelo ocorrido”, disse o delegado.

Magalhães informou que testemunhas revelaram que o motorista tentou salvar o garoto, mas a vítima já estava em óbito. O corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Município de Itaú celebra pela 1ª vez dia do Evangélico

Os evangélicos do município de Itaú-RN terá pela 1ª vez a alegria de poder celebrar um dia inteirinho dedicado a eles, tudo isso devido a aprovação da Lei 408/2013 instituindo o "Dia do Evangélico" no último sábado do mês de outubro, que entrou em vigor em 26 de maio de 2013 no município de Itaú, visando dar direitos iguais às denominações religiosas.

O evento reunirá no próximo dia 26/10 às igrejas: Assembleia de Deus, Igreja de Cristo, Presbiteriana, Universal, Deus é Amor e Revelação Divina; em uma grande manifestação de louvor e gratidão a Deus, tornando a cidade um território santo.

O Pr. Jailson (Assembleia de Deus – Itaú), um dos organizadores, classificou o momento como: “CONQUISTA do povo evangélico por expressar a opinião, a fé do povo evangélico de Itaú, tendo a oportunidade de trabalhar em prol da sociedade, revelando os valores cristãos na melhoria do povo itauesne”.

O dia do Evangélico será comemorado com a seguinte programação: de 8h às 11h, evangelização nos bairros com carro de som; as 17h desfile pelas principais ruas da cidade e as 19h Culto de encerramento.

O evento contará com a participação de: Raimundinho - Jaguaribe-CE, Missionário Manasés Soares - Natal-RN, Banda Kadoshi - Itaú e Pastores da região.

Por: Arlindo Maiado Jornal Tribuna do Vale
Leia Mais ››

Comunidade Católica celebra São Francisco de Assis em Itaú-RN.

Foto cedida: Rômulo Brasil
A Fé do povo de Itaú, tem ficado cada vez mais fortalecida com iniciativas inovadoras do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Pe. Chagas, que há poucos dias celebrou uma das mais belas festas da padroeira (05 à 15/09); e para manter a Fé viva, deu início (24/09 à 04/10 de 2013) às festividades de São Francisco de Assis no Bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica) com o tema: “Francisco: fé, testemunho e missão”.

Pe. Chagas sentiu a necessidade de evangelizar os bairros mais distantes da sede paroquial conseguindo mobilizar os fiéis que tem comparecido em grande número as missas e novenas celebradas no bairro.

O intuito do padre é celebrar um padroeiro(a) em cada bairro, fazendo assim a devoção popular crescer ainda mais, além de aproximar os fiéis da igreja que tem se desviado, diminuindo o déficit de católicos no município.

A iniciativa pioneira tem dado certo, pois trouxe de volta a comunidade o fervor da fé e esperança em Cristo Jesus através das “mini-festas”. Toda renda angariada através das barracas, mini-jantares, bingos e sorteios serão para a construção da capela do bairro.

Por: Arlindo Maia do Jornal Tribuna do Vale
Leia Mais ››

Polícia Militar de Jardim de Piranhas aborta tentativa de arrobamento à agência bancária local

 A Polícia Militar da cidade de Jardim de Piranhas, comandada pelo competente, Cap. Juscelino, abortou uma tentativa de arrobamento à agência do banco do brasil que atende aquele município. O horário que os bandidos adentraram não foi confirmado pela PM, até mesmo para não atrapalhar o trabalho de buscas aos bandidos.

No local foram encontrados várias ferramentas usadas em funilaria, como o velho "Maçarico", por via deste um caixa chegou a sofrer corrosão em alta temperatura, mas pela agilidade da PM os homens sumiram sem deixar vestígios e sem levar nada, contudo o cadeado da sala da gerente foi danificado, até porque através desta sala eles tiveram acesso a parte traseira dos caixas.

Em conversa com o comandante daquela companhia Cap. Juscelino, o mesmo comentou a preocupação da Polícia Militar com aquela agência bancária, "Jair, por várias vezes procuramos a gerência local e apontamos falhas quanto à segurança do local, contudo fomos informados que a agência atende normas nacionais do BB, por isso não há como impedir o acesso de pessoas depois das 22 horas, como pede a PM", relatou o capitão.

Essa é a segunda vez que bandidos tentam adentrar aquela mini-agência bancária, e pela segunda vez houve a intervenção da PM, que lida com rondas ostensivas por toda a madrugada, inibindo e dando tranquilidade e segurança à população jardinense. Lembrando que na primeira ação, ocorrida no dia 03 de dezembro de 2012, parte da quadrilha foi desbaratada e presa pela polícia.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

TSE estima que 22 milhões de eleitores serão identificados pela biometria nas eleições de 2014

Faltando um ano para o primeiro turno das eleições do ano que vem, dia 5 de outubro de 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que 22 milhões de eleitores serão identificados nas urnas por meio da biometria. No ano que vem, o recadastramento biométrico estará concluído em quatro estados e 844 municípios de outras unidades da Federação. Para votar, os eleitores que estão nas cidades que participam do recadastramento devem comparecer aos pontos de coleta de digitais no prazo definido. Quem não fizer o recadastramento, terá o título de eleitor cancelado.

Em 2013, a Justiça Eleitoral está na terceira fase de recastramento dos eleitores. A meta é o recadastramento de 13 milhões de eleitores em 491 municípios. A biometria foi introduzida pela Justiça Eleitoral após mais de 20 anos de processo manual de votação, com urnas de lona e cédulas de votação de papel. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o principal objetivo é evitar lentidão nos locais de votação e fraudes na apuração dos votos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Amor à Vida: Félix coloca Pilar contra Paloma

Foto: Pilar e Félix / Crédito: Divulgação/TV GloboFélix (Mateus Solano) vai finalmente conseguir o que queria: colocar Pilar (Susana Vieira) contra Paloma (Paolla Oliveira).

Tudo começa quando Bruno (Malvino Salvador) e a médica vão tomar café da manhã com Aline (Vanessa Giácomo) e César (Antonio Fagundes).

A ex-secretaria então pede para que o corretor lhe mostre algumas casas de campo que ela tanto deseja comprar. Bruno fala que sabe de algumas opções e Aline pede que ele a leve até lá.

Maciel (Kiko Pissolato), que está de olho na nova esposa de César a pedido de Félix, os segue e fotografa a dupla junto.

O vilão mostra as fotos para a mãe e começa a destilar a o sue veneno, afirmando que a irmã, junto com o marido, está ajudando o pai a gastar dinheiro antes da partilha do divórcio. Pilar acredita em Félix e fica enfurecida com Paloma!

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspenso, Ceni diz que custeará própria viagem para ver São Paulo x Cruzeiro

Rogério Ceni reclama de pênalti marcado a favor do Vitória com árbitro assistente
No triunfo do São Paulo sobre o Vitória na noite deste sábado, o goleiro Rogério Ceni recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida contra o líder Cruzeiro, na próxima quarta-feira. O capitão tricolor, no entanto, disse que irá bancar a viagem do próprio bolso para acompanhar a partida em Minas Gerais. Ele treina normalmente durante a semana e viaja no dia do jogo.

"Não vai atrapalhar a semana de treinos. Eu vou na hora do jogo. Vou na quarta e assisto. Trabalho normal até quarta e vou. Quero estar presente, por livre e espontânea vontade. O clube não vai pagar passagem nada, vou com meu recurso próprio. Se que fora do campo não tem muita influência, mas quero estar com meus companheiros em um momento de dificuldade", explicou.

Rogério prevê muita dificuldade para o São Paulo diante do melhor time do Campeonato Brasileiro deste ano. Apesar disso, aposta em um retrospecto positivo. Principalmente o seu próprio diante do time mineiro. Ainda de acordo com ele, um empate já é um bom resultado, na atual circunstância.

"Eu não vou deixar de ir. Cruzeiro é o grande time do campeonato. Mas já vimos coisas acontecerem. São Paulo, de forma geral, se dá bem contra o Cruzeiro. Eu, dos últimos 19 jogos, perdi um. Mas o momento que cada um vive é bem distinto. Nós lutamos contra o rebaixamento e eles são virtualmente campeões. Acho que vamos sofrer bastante, mas se a a gente conseguir sair de lá com um ponto que seja já ajuda", disse.

O goleiro está perto de atingir uma marca histórica. Faltam somente 11 jogos para que ele bata o recorde de Pelé como atleta que mais vestiu a camisa de um mesmo clube. Mesmo com a suspensão, ele ainda terá condições de passar o Rei com as partidas que faltam no Brasileirão e também ao menos uma da Copa Sul-Americana.

Com o resultado, o São Paulo volta a vencer após três derrotas consecutivas e vai a 30 pontos. Dorme fora da zona de rebaixamento, e neste domingo torce por um tropeço do Vasco contra o Flamengo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suíça ameaça devolver dinheiro a brasileiros condenados

A lentidão da Justiça brasileira pode fazer com que cerca US$ 28 milhões que estão bloqueados na Suíça acabem retornando aos bolsos de condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e quadrilha no caso que ficou conhecido como "propinoduto", que envolvia fiscais das receitas federal e estadual do Rio de Janeiro, entre eles Rodrigo Silveirinha - ligado aos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.
As autoridades suíças enviaram um ofício ao governo brasileiro, datado de 17 de maio deste ano, cobrando uma definição do caso, que já dura uma década. Alertaram que, pela lei suíça, esse é o prazo-limite para reter o dinheiro no país e que sem uma decisão final da Justiça terão de liberar os recursos para saque dos donos originais das contas bancárias.
O Ministério da Justiça repassou o alerta ao Ministério Público Federal que, na semana passada, ingressou com um pedido de "prioridade de julgamento" do recurso. Há quatro anos, o processo vai de um gabinete a outro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sem que seja apreciado. Já passou pela mão de cinco diferentes relatores, sendo que o último, a ministra Assusete Magalhães, está com o caso há apenas dois meses. Mesmo que seja julgado imediatamente pela turma da qual faz parte a ministra relatora, os quase 70 volumes terão ainda de passar pela análise dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em Berna, fontes no governo suíço admitem que não entendem a demora da Justiça brasileira. Em Brasília, os procuradores se sentem frustrados, mas não falam oficialmente do caso. O Ministério da Justiça não deu qualquer posicionamento à reportagem. Já o STJ, questionado institucionalmente sobre a demora dos processos que chegam à casa, não fez qualquer comentário.
Essa não é a primeira vez que a demora da Justiça brasileira ameaça derrubar todo um processo de investigação e bloqueio de recursos. A família do deputado Paulo Maluf também teve contas bloqueadas, em 2001. Dez anos depois, por falta de julgamento, a Suíça ameaçou liberar os recursos. O Brasil conseguiu manter o dinheiro congelado, demonstrando que as investigações ainda estavam em curso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Amor à Vida: Barraco! Daniel briga com a família para defender Perséfone

Foto: Perséfone e Daniel / Crédito: Divulgação/TV Globo
Perséfone (Fabiana Karla) não é boba não! Após ser humilhada por Leila (Fernanda Machado), que a chamou de ‘gorda ridícula’, a enfermeira vai expulsar a irmã do seu noivo de sua casa.  A malvada ainda tem tempo para falar que seus pais têm a mesma opinião sobre ela, apenas não têm coragem de falar.

Quando Daniel (Rodrigo Andrade) chega à casa da noiva, ele a encontra chorando no chão, desolada. O bonitão garante que não vai deixar Leila e os pais estragarem a felicidade dos dois.

Com Perséfone ao lado, ele resolve tirar satisfações com a família e vai protagonizar um barraco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Linha de transmissão entre Itaipu e Assunção começa a operar

Energia produzida percorrerá 350 km desde a subestação de Itaipu até a de Villa Hayes, vizinha a Assunção (Foto: Billy Valtemir de Souza / Itaipu Binacional)

Começou neste domingo (6), por volta das 10h, a linha de transmissão em 500 kV entre a usina de Itaipu, em Hernandárias, no Paraguai , e a subestação de Villa Hayes, na vizinha à capital Assunção. Última etapa de testes de confiabilidade, a linha de transmissão deve entrar em operação normal em 30 dias. A inauguração deve ser um dos temas do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o mandatário paraguaio Horácio Cartes, em Brasília, no início de novembro.
De acordo com a assessoria da Usina de Itaipu, o sistema de 500 kV, entre a subestação da margem direita de Itaipu, em Hermandárias, inclui 348 km de linhas de transmissão e 759 torres para levar a energia gerada na usina até a capital do Paraguai. Com o novo sistema, a capacidade do país vizinho de aproveitamento será aumentada em 1,2 mil megawatts (MW), o equivalente à demanda de energia somada dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O uso da energia será feita gradativamente. Dos 1,2 MW, por exemplo, o Paraguai deverá usar entre 250 e 300 MW a partir deste domingo. Atualmente, a demanda do mercado paraguaio de energia elétrica, em horário de pico, gira em torno de 2,5 mil MW.
Apesar de contar com um grande parque gerador, de acordo com a Itaipu, o Paraguai utiliza pouco da energia que tem direito. Com a nova linha de transmissão em 500 kV, o país vizinho poderá dobrar o aproveitamento. Com isso, os problemas com apagões, que acontecem, sobretudo, no período do verão, deve ser resolvido.
A entrada em operação deste sistema representará um salto para a economia do Paraguai, hoje essencialmente agrícola. Com mais energia assegurada, o país espera atrair grandes investimentos na indústria, em especial de investidores brasileiros. A segurança energética tem sido uma das bandeiras dos últimos presidentes paraguaios como Fernando Lugo – em cujo governo se acordou a construção da nova linha – e Federico Franco. O próximo passo será a reestruturação do sistema de distribuição de energia.
No total, a ampliação da subestação da margem direita, a instalação das linhas de transmissão e a construção da subestação de Villa Hayes, além dos custos com projetos e apoio técnico, tiveram um investimento de cerca de US$ 320 milhões, pagos com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). A maior parte dos investimentos foi repassada pelo Brasil.
Atualmente, a usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potências instalada, forneceu 17,3 % da energia consumida no Brasil, em 2012, e atendeu 72,5% do consumo paraguaio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chegada do tufão Fitow deixa a China em alerta máximo

Guardas de fronteira fogem de onda gigante na costa durante a aproximação do tufão Fitow, em Wenling, na província de Zhejiang, neste domingo (6) (Foto: Reuters)
A China estava em alerta máximo neste domingo (6) com a aproximação do tufão Fitow, que deve atingir durante a noite a costa leste, onde dezenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas casas.

A agência meteorológica chinesa emitiu no sábado um alerta vermelho, o nível mais elevado na escala.
O Fitow, que avança a uma velocidade aproximada de 15 km/h, pode tocar a terra entre a província de Zhejiang e a de Fujian, acompanhado por ventos violentos e fortes chuvas.
Na manhã deste domingo estava a 360 km a sudeste da cidade de Wenzhou, em Zhejiang, uma província onde mais de 130 mil pessoas receberam ordem para deixar suas residências, segundo a agência estatal Xinhua.
O Centro Meteorológico Nacional pediu que as autoridades e os moradores sejam prudentes e acompanhem as instruções que serão divulgadas.
O Fitow é o 23º tufão do ano. Ele já passou pelo arquipélago japonês de Okinawa e provocou leves danos materiais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Confrontos deixam mortos e feridos no Egito

Manifestantes pró e contra a Irmandade Muçulmana se enfrentam neste domingo (6) nas ruas do Cairo (Foto: AFP)Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo (6) no Egito em confrontos entre partidários do presidente islamita deposto Mohamed Morsi, de um lado, e os anti-Morsi e as forças de segurança, segundo a TV estatal. Há 80 feridos.
Os confrontos começaram depois que apoiadores e opositores de Morsi, da Irmandade Muçulmana, tomaram as ruas.
Os mortos sofreram, em sua maioria, ferimentos a bala, afirmaram fontes de segurança.
Os seguidores da Irmandade Muçulmana se manifestaram no Cairo e em outras cidades pedindo a queda do chefe do Exército.
Numa cidade a 300 quilômetros ao sul da capital, um membro da Irmandade morreu e ao menos dois outros resultaram feridos, disseram fontes médicas e de segurança.
Autoridades egípcias alertaram no sábado que qualquer um que protestasse contra as Forças Armadas poderia ser visto como um agente de forças estrangeiras.
A Irmandade vinha fazendo protestos seguidas vezes contra as Forças Armadas, depois da derrubada do poder do presidente Mohamed Morsi em 3 de julho.
Neste domingo, a tevê estatal mostrou imagens ao vivo de multidões na Praça Tahrir e da cidade de Alexandria carregando fotos do chefe militar, general Abdel Fatah el-Sisi, e bandeiras do país.
Segundo testemunhas, forças de segurança dispersaram manifestantes pró-Irmandade em Alexandria com gás lacrimogênio.
Islam Tawfik, um membro da Irmandade e jornalista, disse mais cedo que apoiadores do grupo, que tem diversos integrantes presos desde a derrubada de Morsi, estavam determinados a chegar à praça.
"Os nossos que estão nas ruas hoje querem celebrar o Exército que costumava apontar as armas contra o inimigo e não seu povo", disse Tawfik à Reuters. Partidários das Forças Armadas reuniram-se na praça Tahrir para celebrar o aniversário de um ataque a forças israelenses em 1973.
"Nós queremos entrar na Tahrir e Rabaa (local de protestos e acampamento da Irmandade Muçulmana) porque não estão reservadas àqueles que apoiam o golpe", afirmou.
A Irmandade acusa os militares de liderarem um golpe e sabotarem a democracia egípcia com a remoção de Mursi, o primeiro presidente eleito livremente no país, preso após ser derrubado da Presidência.
No dia 14 de agosto, autoridades egípcias atacaram dois acampamentos pró-Morsi no Cairo, deixando centenas de mortos, para depois declarar Estado de emergência e impor um toque de recolher.
Autoridades egípcias reforçaram a segurança no país após confrontos terem deixado ao menos quatro mortos na sexta-feira, quando partidários de Morsi realizavam as demonstrações mais intensas desde que seus acampamentos foram arrasados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais corpos de vítimas de naufrágio em Lampedusa são recuperados

Soldados italianos carregam corpos de vítimas do naufrágio neste domingo (6) em Lampedusa (Foto: Reuters)

Mais 32 corpos de vítimas do naufrágio de um barco de imigrantes na costa da ilha de Lampedusa foram encontrados neste domingo (6), segundo autoridades.


A melhora do tempo e do estado do mar permitiu aos mergulhadores das forças de segurança italianas que retomassem o trabalho, que havia sido suspenso na sexta.
Os mergulhadores recuperaram os corpos de 15 homens e uma mulher.
Até o momento, 143 corpos foram encontrados. Quase 500 imigrantes viajavam na embarcação e 155 foram resgatadas com vida.
As autoridades temem um balanço final de entre 300 e 360 mortos.
A embarcação clandestina havia zarpado da Líbia e afundou na quinta-feira após um incêndio acidental.
Papa pede preces
O Papa Francisco pediu neste domingo aos fiéis que o acompanhavam na Praça de São Pedro uma oração pelos imigrantes que morreram no naufrágio.
"Gostaria de lembrar junto a vós as pessoas que perderam a vida em Lampedusa na quinta-feira passada: rezemos todos em silêncio por esses irmãos e irmãs nossos, mulheres, homens, crianças. Deixemos nosso coração chorar, rezemos em silêncio", disse Francisco.
Durante a reza do Ângelus, o pontífice interrompeu seu discurso e pronunciou uma nova mensagem sobre a tragédia, que classificou nesta semana como "vergonha".

Rosa depositada neste sábado (5) sobre caixão de uma das vítimas do naufrágio em Lampedusa (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menor tem 70% do corpo queimado após tentar acender churrasqueira

O jovem foi levado pelo helicóptero do Graer ao Hospital Evangélico de Curitiba (Foto: Viviane Mallmann/RPCTV)
Um adolescente de 14 anos teve 70% do corpo queimado após tentar acender uma churrasqueira em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, neste sábado (5). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o garoto estava fazendo um churrasco com um grupo de amigos e utilizou etanol para tentar acender a churrasqueira. O menino precisou ser resgatado por um helicóptero.

O jovem foi levado pelo helicóptero do Grupamento Aeropolicial de Resgate (Graer) ao Hospital Evangélico de Curitiba. Ainda de acordo com o Samu, o estado de saúde do garoto é gravíssimo. “Aqui em Ponta Grossa não temos um hospital com suporte suficiente para atender alguém com essa extensão de área queimada”, disse o médico do Samu Mauricio Falcão.
Um rapaz de 21 anos, que estava próximo do adolescente, sofreu queimaduras de 2º grau e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Ponta Grossa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê com grave doença no coração morre esperando cirurgia em Palmas

Menina, de apenas cinco dias, tinha grave problema no coração (Foto: Reprodução/Tv Anhanguera)Um bebê, de apenas cinco dias, que nasceu com grave problema no coração, morreu neste sábado (5) em Palmas. A família conta que Ana Vitória da Silva Mendes aguardava uma cirurgia de urgência. Ela estava na UTI neonatal do Hospital Maternidade Dona Regina após ser constatado que o coração dela não funcionava de forma normal. As artérias não conseguiam fazer a limpeza do sangue corretamente. O bebê nasceu no dia 30 de setembro de parto normal com 40 semanas pesando pouco mais de 3 quilos.
O pai da menina, Thiago Mendes, contou que o problema não foi constatado no pré-natal, todo feito na rede pública. "Não foi encontrado nada de diferente na criança, diz que estava tudo dentro do padrão normal", explica.
Ana Vitória precisava de uma cirurgia que não é feita no Tocantins. A família procurou a Defensoria Pública que emitiu uma recomendação à Secretaria Estadual de Saúde informando que o caso era grave e de urgência. A justiça também foi acionada.

Pai da menina diz que procurou a Secretaria de Saúde do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Pai da menina diz que procurou a Secretaria de
Saúde do Tocantins para tentar salvar a filha
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Os laudos médicos anexados à recomendação confirmavam que havia o risco de a criança morrer se nenhuma providência fosse tomada com urgência. O documento foi assinado por uma pediatra e por todo o corpo clínico do hospital. "Mesmo assim, o estado não tentou nenhum contato direto comigo, eu sempre tentava falar na secretaria [de saúde] e eles só falavam que o assistente de regulação estava correndo atrás", relata o pai.
Segundo a Secretaria de Saúde do Tocantins, o pedido de transferência do bebê foi incluído no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde. O órgão informou também que foi feito contato por telefone com centros especializados neste tipo de procedimento em todo o país. Só neste sábado (5), segundo a secretaria, houve a confirmação de uma vaga para a realização do procedimento em Manaus(AM). A menina seria transportada neste domingo (6) por uma UTI aérea, mas não resistiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quadrilha suspeita de assaltar bancos é presa em Araguaína

Uma quadrilha suspeita de assaltar bancos no Tocantins, Pará e Goiás foi presa neste sábado (5), em Araguaína, a 384 km de Palmas. De acordo com a delegada regional, Verônica Tereza, os suspeitos são: José Aluízio Freire Alves, de 26 anos, André Luiz Santos Cardoso, 27 anos, Paulo Henrique Sousa da Silva, 25 anos e Gleiciane de Almeida Lima, 25 anos. A delegada afirma ainda que as investigações apontam que a quadrilha planejava assaltar um empresário da cidade.
A polícia do Tocantins chegou até o grupo depois de receber informações do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Pará, estado de onde os membros da quadrilha vieram. De acordo com a Polícia Civil do Tocantins, todos eles tem passagem pela polícia e podem responder pelos crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de armas de fogo.
Com o grupo, a polícia aprendeu duas armas, munições e um veículo com placa adulterada. Os homens foram levados para o presídio Barra da Grota e a mulher para o presídio feminino de Babaçulândia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fácil, Vettel vence 4ª seguida e pode ser tetra no Japão; Massa roda e é 9º

É questão de tempo para Sebastian Vettel conquistar seu quarto título na Fórmula 1. Neste domingo, o alemão venceu sua quarta corrida consecutiva. Pelo GP da Coreia do Sul, dominou de ponta a ponta. Correu sozinho na ponta e mal viu os rivais no espelho para somar seu oitavo triunfo no ano, ampliando a distância no mundial de pilotos.

A etapa foi monótona para ele, mas teve outras boas disputas, com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean fechando na segunda e terceira colocações, respectivamente. Felipe Massa teve azar, novamente, ao rodar sozinho após a largada e fazer corrida de recuperação. Ainda assim, conseguiu pontuar em 9º. Alonso foi sexto.

Mesmo com a entrada do safety car em duas oportunidades, o alemão não teve problemas para manter a ponta. Com o resultado, Sebastian Vettel agora soma 272 pontos, com a oitava vitória na temporada 2013 da Fórmula 1. Em comparação com seu título de 2012, naquele ano ele triunfou apenas cinco vezes. 

Faltam apenas cinco corridas para o fim do campeonato, e a pergunta que já começa a pintar é: com quantas corridas de antecipação o alemão vai faturar o tetra? Se ele vencer o próximo GP, no Japão, e Fernando Alonso fizer no máximo um ponto, o título está garantido. A distância para o espanhol é de 77 pontos. E cada vitória rende 25.

"Sim, garotos! Boa corrida, muito tranquilo, muito tranquilo. Obrigado!", gritou Vettel no rádio, depois de ouvir elogios por ter tido "disciplina" para vencer.

Felipe Massa, que faz suas últimas corridas antes de deixar a Ferrari, não teve sorte. Ele até largou bem, mas na disputa por posições nas primeiras curvas rodou sozinho ao tentar ultrapassar o companheiro Fernando Alonso. Com isso, caiu para o último lugar e fez uma corrida de recuperação complicada. O brasileiro ainda não sabe seu futuro na categoria e estuda propostas para saber se vai continuar na F-1 - caso não continue, o Brasil deve ficar sem representantes em 2014.

A próxima corrida do Mundial segue com a Fórmula 1 na Ásia, mais especificamente no Japão. O GP de Suzuka acontece já no próximo fim de semana. A classificação acontece na madrugada de sábado, às 2h (de Brasília), e a prova é no dia seguinte, às 3h. O Placar UOL acompanha toda a etapa.

A corrida

A largada pareceu ser tranquila e sem incidentes, mas logo na terceira curva tudo mudou. Que o diga Felipe Massa. Se Vettel disparou na ponta e não viu perigos, a Ferrari se deu mal. Na disputa por posições que formou um bolo de carros, Massa tentava passar Alonso, mas rodou sozinho e teve de recomeçar sua corrida na última colocação. Quem foi bem foi Grosjean, que assumiu a vice-liderança, à frente de Lewis Hamilton.

Fernando Alonso, que precisa de excelentes atuações para brigar pelo título contra o líder disparado Vettel, também acabou tendo dificuldades, já que Nico Hulkenberg ganhou duas posições na largada e deixou o espanhol em sexto lugar. Em seguida, Kimi Raikkonen, seu futuro companheiro de equipe em 2014, também o deixou para trás.

Com as posições mais consolidadas, quem passou a correr atrás do prejuízo foi Massa, que em poucas voltas conseguiu ultrapassar boa parte dos pilotos das equipes menores. Ele antecipou a parada nos boxes – assim como Alonso – tentando mudar a estratégia e ganhar alguma vantagem na disputa por posições, apesar de mais uma vez cair para o fim da classificação.

Mesmo com uma teórica vantagem contra carros de menor porte, Felipe Massa teve dificuldades para ganhar posições. Ele ficou longas voltas atrás de Esteban Gutiérrez e teve de arriscar uma ultrapassagem por fora para se livrar do rival da Sauber, para assumir o 14º lugar. Em seguida, paradas de outros pilotos já melhoraram sua situação, e o brasileiro se aproximou ainda mais dos pontos.

Na 28ª volta, uma cena inusitada aconteceu com o carro de Nico Rosberg, enquanto ele ultrapassava Hamilton. Sua asa dianteira teve problemas, passou a raspar no chão e soltar faíscas, forçando o alemão a antecipar uma parada. Melhor para Hamilton, que disputava posição com ele e ficou mais próximo de confirmar o pódio.

O safety car teve de entrar na pista na 32ª volta, quando o carro de Sergio Perez teve um pneu estourado e deixou um pedaço do composto na pista. Cinco voltas depois, na relargada, Mark Webber e Adrian Sutil bateram e o carro do australiano acabou em chamas, provocando um novo safety car. Curiosamente, um carro dos bombeiros entrou na pista antes de o safety car assumir a liderança do pelotão.

Com todos a postos novamente e Vettel liderando à frente de Raikkonen e Grosjean, respectivamente, a corrida voltou definitivamente. Felipe Massa conseguiu entrar na zona de pontuação e, na frente, as posições se mantiveram.

Nas voltas finais, a proximidade do segundo ao sexto colocados ficou próxima, com algumas boas brigas por posição, principalmente entre Hulkenberg, Alonso e Hamilton, pelo quarto lugar. Raikkonen também tomou calor de Grosjean, deixando a definição para os últimos momentos da prova. Mas nada se alterou.

Confira o resultado final:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h43m13s701
2. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 4s200
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 4s900
4. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 24s100
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 25s200
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 26s100
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 26s600
8. Jenson Button (ING/McLaren) – a 32s200
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 34s300
10. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 35s100
11. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 35s900
12. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 47s000
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 50s000
14. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1m03s500
15. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1m04s500
16. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1m07s900
17. Max Chilton (ING/Marussia) – a 1m12s900
18. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 3 voltas
20. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 5 voltas

Não completaram:
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 41 voltas
Paul Di Resta (ING/Force India) - 29 voltas

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Duas pessoas morrem em acidentes em Natal neste domingo

Dois homens morrem em acidentes de trânsitos registrados em Natal, neste domingo (6). Um dos acidentes aconteceu na Via Costeira, onde o bugueiro Marcel Correia, de 37 anos, teria perdido o controle do buggy em que estava e capotado, logo no início da manhã.

Esse acidente aconteceu em frente ao Hotel Pirâmide, no sentido Ribeira-Ponta Negra. Testemunhas contaram para a polícia que o bugueiro não estava em alta velocidade, mas teria perdido o controle em uma curva e o veículo acabou rodando na pista. Marcel morreu no local.

O outro acidente aconteceu na avenida Hermes da Fonseca, em Morro Branco. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia, a vítima foi identificada como Allan Robson Nogueira Souza, de 25 anos.

Ele trafegava em uma motocicleta quando perdeu o controle e bateu em um poste. O acidente aconteceu por volta das 4h40. O impacto da batida foi tão forte que o jovem Allan morreu no local. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

ITEP registra homicídios em Parnamirim, Pium e São José de Mipibu

As últimas horas do sábado (5) e as primeiras horas do domingo (6) foram de violência na Grande Natal. Além de um homicídio registrado em Macaíba, o Instituto Técnico-Científico de Polícia também registrou assassinatos em Parnamirim, Pium e São José de Mipibu. Nos três casos foram usadas armas de fogo.

Em Parnamirim, um homem identificado como José Wallison da Costa Felix, de 32 anos, foi morto a tiros em via pública, quando estava na esquina da rua Manoel Camilo com a rua Tenente Pires de Campos, no bairro de Santos Reis.

Já em Pium, distrito de Nísia Floresta, a vítima foi identificada como Josenildo Nunes da Silva, de 31 anos. O jovem estava na Granja do Louro, quando homens armados teriam invadido o local e o executado dentro de casa com vários tiros.

No município de São José de Mipibu, mais precisamente na comunidade de Areia Branca, homens armados também mataram outro homem dentro de uma residência. Nesse caso, a vítima ainda não foi identificada no ITEP.

Além das mortes nessas cidades da Grande Natal, o ITEP também contabiliza um assassinato na cidade de Santa Cruz, na região Trairi do Estado. Lá, um homem foi morto a tiros, em via pública, na rua Cícero Neves da Fonseca. Ele foi identificado como Cleiton Crispiniano Xavier, de 33 anos.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Jovem é assassinado em São Gonçalo do Amarante

Jobson do Nascimento Veras, de 23 anos, foi assassinado na cidade de São Gonçalo do Amarante, neste sábado (5). A vítima foi encontrada no conjunto Brasil, na comunidade do Guajiru, após populares terem ouvido disparos de arma de fogo e acionado o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O corpo estava em uma estrada carroçável, quando foi encontrado na manhã do sábado. A esposa da vítima esteve no local e declarou para os policiais que a última vez que havia falado com o companheiro foi na madrugada de ontem.

Ela não soube ou não quis dizer o que poderia ter motivado o assassinato. O jovem morto respondia a um processo por homicídio e também por porte ilegal de arma, conforme processo número 0000716-79.2012.8.20.0129.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de jovem é encontrado com marcas de tiros em Macaíba

O corpo de um jovem foi encontrado por populares, no início da manhã deste domingo (6), na cidade de Macaíba. A vítima, identificada como Wagner Aguiar de Lima, 23 anos, apresentava características de execução, tendo sido assassinada com vários disparos de arma de fogo.

O encontro de cadáver foi registrado no bairro Morada da Fé. Populares informaram para a Polícia Militar, que, por volta das 2h, os moradores da localidade escutaram aproximadamente seis tiros.

No entanto, somente no início da manhã, quando as primeiras pessoas começaram a sair de casa, encontraram o corpo de Wagner. A polícia ainda não sabe o que pode ter motivado o crime, embora exista a suspeita de acerto de conta.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Chefe da Al Qaeda é capturado em operação dos EUA na Líbia

Nazih Abdul-Hamed al Raghie, também conhecido como Anas al-Liby, foi detido em Trípoli, na LíbiaForças americanas capturaram na Líbia o membro da rede Al-Qaeda Abu Anas al-Libi, procurado por suspeita de participação nos atentados às embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em 1998, informou uma fonte do governo dos EUA à rede CNN.

Ele teria sido "sequestrado" por homens armados, neste sábado, em Trípoli, disse à AFP uma pessoa próxima.

"Foi sequestrado perto de sua casa depois da oração do amanhecer por um grupo de homens armados", confirmou essa fonte, que pediu para não ser identificada.

"Sua família está sem notícias dele desde de manhã", acrescentou a mesma fonte.

A operação para Abu Anas al-Libi teria sido realizada com o conhecimento do governo líbio, de acordo com o funcionário americano.

Al-Libi, cujo verdadeiro nome é Nazih Abdul Hamed Al Raghie, de 49 anos, foi membro do Grupo Islâmico de Combate Líbio (GICL) antes de se incorporar à Al Qaeda. O objetivo do GICL era derrubar o regime de Muammar Gaddafi e, em seu lugar, instituir um Estado islâmico radical.

Segundo fontes ligadas ao caso, Abu Anas al-Libi voltou para a Líbia,depois da queda de Gaddafi, em 2011.

Essa ofensiva coincide com outra incursão dos comandos especiais americanos para prender um líder das milícias islâmicas somalis.

O governo americano chegou a oferecer recompensa de até US$ 5 milhões por Al-Libi, que está na lista dos mais procurados pelo FBI (a Polícia Federal dos Estados Unidos). Ele é acusado por um tribunal de Nova York de envolvimento nos atentados de 7 de agosto de 1998 contra as embaixadas dos EUA em Dar-es-Salaam e Nairóbi. Mais de 200 pessoas morreram em ambos os ataques.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente em festival deixa 6 mortos no México



Pelo menos seis pessoas morreram e 40 ficaram feridas após um veículo cair sobre uma arquibancada cheia de espectadores durante uma exibição na cidade de Chihuahua, informou a imprensa mexicana.

O espetáculo estava programado para a tarde do sábado (5) dentro de um festival anual que dura três dias e que inclui exibições com aviões, balões aerostáticos, motos e veículos denominados "monster trucks". .

Foi justamente um destes últimos cujo controle o piloto perdeu e acabou batendo contra a arquibancada causando as mortes, segundo fontes da Cruz Vermelha, de cinco adultos e uma menina.

Os "monster trucks" são basicamente automóveis ou caminhonetes modificados com suspensões especiais e rodas gigantes, de entre 1,5 e 1,7 metro de diâmetro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Especialistas internacionais começam a destruir arsenal químico da Síria

A equipe de especialistas internacionais que está na Síria começou neste domingo a "destruir" parte do arsenal químico do regime de Bashar al Assad, disse à Agência Efe um representante da missão conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A fonte, que pediu o anonimato, assinalou que durante o dia de hoje os investigadores têm programado "destruir parte das armas armazenadas e dos equipamentos para sua produção".

Este é o primeiro dia em que os inspetores se dedicam à tarefa, segundo a fonte, que não quis detalhar o local exato em que estão trabalhando por "motivos de segurança".

Durante os primeiros dias de sua missão, a equipe técnica trabalhou em verificar a informação proporcionada pelo governo sírio, a segurança das equipes de inspeção e a disposição para implantar o plano que estabelece a destruição do arsenal químico durante a primeira metade de 2014.

Os inspetores chegaram na terça-feira passada a Damasco para aplicar um plano estipulado pela comunidade internacional e ratificado pela ONU, após o acordo feito "na última hora" pelos Estados Unidos e pela Rússia para evitar uma intervenção militar.

A Convenção para a Destruição de Armas Químicas estabelece que seus Estados membros (a Síria aderirá no dia 14) são responsáveis pela segurança dos investigadores da Opaq, assim como pelos custos da destruição do armamento. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››