domingo, março 07, 2021

Motorista morre carbonizado após acidente entre carros e caminhão na BR-304 no RN

Um homem morreu em um acidente que caso aconteceu por volta das 5h30 deste sábado (6), na BR-304, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A colisão envolveu pelo menos três veículos na altura do município de Lajes, na região Central potiguar. Não houve mais feridos.


Carro pegou fogo após colisão na BR-304, no RN. Motorista morreu no local. — Foto: Redes sociais


A colisão envolveu uma carreta e dois carros modelos fiorino e corolla no quilômetro 196 da rodovia, de acordo com a PRF.


Após a batida, a fiorino pegou fogo e o motorista do veículo morreu carbonizado. A vítima ainda não foi identificada oficialmente.


Carreta virou após acidente na BR-304, no RN. — Foto: Redes sociais


A carreta ficou virada na pista. O outro veículo também permaneceu no local após o acidente. A PRF ainda não informou como o acidente teria acontecido. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Equipes do Samu, do Corpo de Bombeiros, do Itep e Polícia Civil foram ao local para atender a ocorrência.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Restaurantes em Natal fecham em primeiro domingo com toque de recolher integral no RN

Alguns dos principais restaurantes de Natal decidiram fechar as portas ao público neste domingo (7). Os estabelecimentos tomaram esta medida após o decreto de toque de recolher integral aos domingos, anunciado pelo governo do estado na última sexta-feira (5).


Restaurantes em Natal fecham em primeiro domingo com toque de recolher integral no RN — Foto: Lucas Cortez


Segundo a publicação, os restaurantes podem funcionar apenas para a retirada de pedidos e delivery. Não pode haver consumo de bebidas e alimentos no local.


Restaurante Camarões abre apenas para delivery neste domingo (6) — Foto: Lucas Cortez


Restaurantes como o Tábua de Carne, Camarões (unidade Roberto Freire) e Fogo & Chama abriram apenas o serviço de entrega de refeições. O Mangai de Ponta Negra ficou totalmente fechado. O Camarões Potiguar, também localizado em Ponta Negra, suspendeu as atividades temporariamente.


No sábado (6), a prefeitura de Natal publicou novo decreto que autoriza o funcionamento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, food parks e similares das 11h às 21h, todos os dias da semana.


Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, a churrascaria Sal e Brasa seguiu o decreto municipal, conforme divulgou em uma rede social, e se manteve aberta para os clientes. O restaurante Ô Bar, em Ponta Negra, também anunciou que abrirá normalmente neste domingo. Os estabelecimentos devem seguir protocolos sanitários definidos pela prefeitura.


Restaurante segue decreto municipal e abre ao público em Natal — Foto: Lucas Cortez


O restaurante Divino Camarão, localizado no bairro de Candelária, comunicou a suspensão temporária do atendimento físico, funcionando apenas no delivery por tempo indeterminado. "Momento difícil, mas que precisamos priorizar a saúde e vida das pessoas", diz a postagem da empresa em uma rede social.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 77 casos confirmados de dengue no primeiro bimestre de 2021



Entre a primeira semana de janeiro e o último dia 3 de março, o Rio Grande do Norte registrou 639 casos suspeitos de dengue, dos quais 77 forma confirmados. A incidência de 18,08 casos por 100.000 habitantes é considerada baixa, mas a Secretaria Estadual de Saúde alerta que o período sazonal de aumento de casos das arboviroses (que inclui chikungunya e zika).


Para se ter uma ideia, entre o início e o dia 22 de fevereiro de 2020, foram notificados 1.928 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 511 no Rio Grande do Norte. O número representava um aumento em relação ao mesmo período de 2019, quando foram notificados 1.688 casos e registrados 490 confirmações da doença.


"Embora, no momento, os dados mostrem taxas de baixa incidência, estamos próximos ao período sazonal de aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya. Então a população deve estar atenta à limpeza dos quintais, lixos e armazenamento de água. As medidas de controle do Aedes aegypti possibilitam minimizar os efeitos maléficos das arboviroses”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual das Arboviroses Urbanas, Flávia Moreira.


Com relação à chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 7, 162 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 32 casos e 28 descartados - uma taxa de incidência de 4,58 casos por 100.000 habitantes.


Já no que diz respeito à zika, entre a semana epidemiológica 1 a 7 de 2021 no RN foram notificados 25 casos suspeitos da doença, sendo 4 confirmados casos e 6 descartados - taxa de incidência de 0,71 casos por 100.000 habitantes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Kleber Lopes, ator e humorista, morre aos 39 anos em São Paulo por complicações da Covid-19

O humorista Kleber Lopes, intérprete do personagem Rick Marcos no programa "A praça é nossa", do SBT, morreu morreu aos 39 anos na manhã deste domingo (7) em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca ocasionada pela Covid-19, segundo a assessoria da emissora.


O ator Kleber Lopes, de 39 anos, integrante do programa "A Praça é Nossa", do SBT. — Foto: Acervo pessoal


Ator e bailarino, ele estava internado desde sábado (6) no Hospital Municipal de Urgência, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por causa da piora do quadro de saúde.


“O SBT presta solidariedade à família e aos amigos do ator, e deseja que Deus conforte sua família”, disse a emissora de Silvio Santos.


Kleber Lopes e o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, no programa "A Praça é Nossa". — Foto: Reprodução/Youtube


O perfil nas redes sociais do programa infantil "Turma da Alegria e Cia", também do SBT, publicou uma homenagem a Kleber Lopes e citou "ensinamentos e amor" que ele transmitiu ao longo de sua passagem pela emissora.



"Tio Kleber, por quê? Estamos muito tristes por ter nos deixado, nosso desejo é que isso tudo seja apenas um pesadelo, porque sabemos que você não queria ir, mas também sabemos que você não foi completamente, em nós sempre vai ter um pouco de você, da sua alegria, do seu sorriso, dos seus ensinamentos e do seu amor por nós, nós nos tornamos melhores ao seu lado, você foi o melhor diretor, amigo e irmão", diz o post.


"Gostaria de pedir a Deus te deixar mais um pouquinho aqui, mas agora Ele quer você ao lado dEle ensaiando os anjinhos. Pode deixar que vamos te deixar orgulhosos aqui, sempre te amaremos, obrigado."


Trajetória do humorista

Kleber Lopes integrou o corpo de balé do SBT no início da década de 2000, atuando em diversas atrações musicais e em eventos especiais.


Na mesma época, junto com o balé, ingressou em “A praça é nossa”, numa modernização do programa, que deixava de ter abertura gráfica para iniciar a atração com um número de dança.


Ao longo dos anos, Kleber passou a fazer figuração e elenco de apoio nas esquetes, destacando-se pela irreverência e pelo talento.


O ator e bailarino Kleber Lopes interpreta o cantor 'Rick Marcos' no programa do SBT. — Foto: Divulgação/SBT


Em 2016, ele ganhou de Carlos Alberto e Marcelo de Nóbrega a oportunidade de interpretar seu primeiro personagem fixo – Ricky Marcos –, um divertido cantor inspirado no astro porto-riquenho Ricky Martin.


Nos anos seguintes, formou parceria com Andréa de Nóbrega, a Gigi do quadro “A nova rica”.


Ator Kleber Lopes em foto compartilhada por ele há uma semana nas redes sociais — Foto: Instagram/Reprodução


'A praça é nossa'

À frente do programa “A praça é nossa”, o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 84 anos, também teve Covid-19 e ficou dez dias internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo, para se tratar da doença ao lado da esposa, Renata Domingues de Nóbrega, que também contraiu o vírus.


Carlos Alberto teve alta em 2 de março, após ter anunciado nas redes sociais que estava curado da doença. Ele agradeceu aos fãs e à equipe médica pelo apoio e cuidados.


O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega publica foto nas redes sociais anunciando a cura da Covid-19. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


“Nós vencemos. Vencemos porque vocês oraram muito por mim. Pelas centenas de mensagens de amigos, por ter uma equipe médica que cuidou de mim com muito amor. Essa equipe de enfermagem que mais cuidou com muito amor", afirmou Carlos Alberto.


"Obrigado meus velhos amigos e doutores David Uip e Roberto Kalil. E agradecer finalmente mais uma vez a Deus. E minha família. Bendito aquele que tem vocês. Minha esposa Renata, meus filhos e netos! Estou de volta!!!!"


A esposa de Carlos Alberto teve alta em 1º de março e também comemorou nas redes sociais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com 59 pessoas à espera de UTI, Mato Grosso pede ajuda a outros estados para transferir pacientes com Covid-19

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, pediu o auxílio de outros estados para a transferência de pacientes com Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 59 pacientes infectados pelo novo coronavírus estão à espera de um leito de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso.


Em Mato Grosso, 59 pessoas aguardam leitos de UTI para Covid-19 — Foto: Santa Casa/Divulgação


Segundo a SES, até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.


Gilberto Figueiredo afirmou, no sábado (6), que a Saúde em Mato Grosso entrou em colapso.


"O sistema hospitalar já colapsou. A procura por profissionais está grande, mas não há pessoas. As empresas têm dificuldades para atender nossas solicitações. Existe um colapso já estabelecido no sistema SUS", afirmou.


O governador do estado, Mauro Mendes (DEM), confirmou em entrevista na última sexta-feira (5) a falta de profissionais de saúde para atender em UTIs e autorizou o secretário de Saúde a tomar as medidas necessárias.


“Estamos vivendo em Mato Grosso e em todo Brasil uma situação muito crítica. O que começou no Amazonas, Roraima, Rondônia, hoje é uma realidade em pelo menos 12 estados. Em março do ano passado, tínhamos 124 UTIs no estado. Hoje são 482 leitos de UTI, mas nós não estamos mais encontrando profissionais para assumir essa demanda”, afirmou.


Segundo o secretário, a preocupação é maior porque a taxa de ocupação de leitos de UTI continua aumentando no estado e atingiu 99,58% no sábado (6).


Neste domingo (7), ela teve uma pequena redução e caiu para 98,9%.


Taxa de ocupação de leitos de UTI em Mato Grosso — Foto: Reprodução/SES-MT


Com isso, apenas 31 leitos estão disponíveis para os 141 municípios do estado. Desses, 13 estão em Cuiabá e sete em Várzea Grande, na região metropolitana da capital. Assim, restam apenas 11 leitos para o interior.


Segundo o Painel Covid-19, dos 21 hospitais que atendem as regionais de saúde em Mato Grosso, 11 estão lotados.


Destes, cinco estão com ocupação maior que 100%, ou seja, há mais pacientes internados que o número de leitos pactuados.


Segundo Figueiredo, os leitos ainda disponíveis são planejados e reservados para atender pacientes que já estão internados em enfermarias.


"O governo do estado continua fazendo esforço para ampliar o número de leitos. No entanto, a população precisa entender que, nesse momento, se houver flexibilização e as pessoas forem para as ruas sem se preocupar com as medidas preventivas, as pessoas podem necessitar de uma assistência que não vai estar disponível", explica.


Em janeiro deste ano, Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.



Dados de Covid-19

O número de mortes por Covid-19 em Mato Grosso passou de 6 mil neste domingo (7). De acordo com o Painel Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou desde o início da pandemia 261.116 casos confirmados da Covid-19 e 6.016 óbitos em decorrência da doença no estado.


Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 476 internações em UTIs públicas e 412 em enfermarias públicas.


Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (56.231), Rondonópolis (20.440), Várzea Grande (16.420), Sinop (13.322), Sorriso (10.540), Tangará da Serra (10.186), Lucas do Rio Verde (9.513), Primavera do Leste (7.794), Cáceres (5.752) e Nova Mutum (5.164).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mortes de idosos acima de 90 anos por Covid-19 caem 70% na cidade de SP em fevereiro; especialistas falam em 'reflexo da vacinação'

O número de mortes por Covid-19 entre idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo caiu 70% entre janeiro e fevereiro de 2021, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obtidos com exclusividade pela TV Globo e pelo G1.


Para especialistas, a redução acentuada, principalmente nas mortes desse grupo, pode já estar refletindo os efeitos da aplicação das vacinas entre os idosos da cidade, que começou há 30 dias (leia mais abaixo).


No Pernambuco, um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também mostrou, por meio de dados preliminares, uma diminuição no número de solicitações de leitos de UTI para idosos com mais de 85 anos com Covid-19 no estado após o início da vacinação.


Os dados Prefeitura de São Paulo compreendem o período das primeiras semanas de aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19 na capital paulista, que começou em 5 fevereiro.


De acordo com a gestão paulistana, as mortes desses idosos recuaram de 127 em janeiro para 38 no mês passado. Os números de internações e de casos também tiveram uma queda acentuada.


Em janeiro, 246 idosos com mais de 90 anos foram internados por Covid-19 na capital paulista. Em fevereiro, o número caiu para 104, uma redução 57,7%, segundo o levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Já o total de casos confirmados de Covid-19 entre os paulistanos desta faixa etária passou de 380, em janeiro, para 144, em fevereiro, uma queda de 62,1%.


'Reflexos da vacinação'

Segundo a Prefeitura de SP, os números contemplam casos de residentes da capital e abrangem todos os equipamentos de saúde da cidade, sejam eles municipais, estaduais, privados ou filantrópicos.


Para o infectologista da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Renato Kfouri, os dados são ainda preliminares em relação aos efeitos da imunização, mas "bastante animadores sobre a efetividade das vacinas na vida real das pessoas".


"Considerando que a vacina começou a ser aplicada em 5 de fevereiro e que elas começam a fazer efeito até 15 dias depois, é possível que a redução possa já ser reflexo da vacinação, especialmente em relação às mortes", afirmou. 


Vacinação de idosos contra a Covid-19 no Brasil — Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca


"Porque, no caso da Coronavac, do Butantan, por exemplo, não há muitos dados sobre a efetividade após a aplicação da primeira dose. Tanto a Coronavac quanto a vacina de Oxford foram aprovadas pela Anvisa porque têm efetividade comprovada após a aplicação da segunda dose. Porém, esses números podem nos indicar que, mesmo na primeira dose, já pode haver o resultado positivo que o mundo inteiro busca", diz Kfouri.


"São dados bastante preliminares e é preciso esperar os números de março e abril para que tenhamos uma conclusão efetiva. Mas se os números se mantiverem, é um resultado fantástico e confirma aquilo que a gente vem dizendo: a vacinação é boa e importante para a gente sair dessa pandemia", completou o infectologista.


A opinião é compartilhada pelo médico Álvaro Furtado da Costa, infectologista do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Para ele, a vacina contra a Covid-19 é o "único fator novo" desses últimos meses, apesar do crescimento dos casos e óbitos desde janeiro na cidade e no estado de São Paulo.


"Estamos em um momento de crescimento dos casos e das mortes pela Covid desde o início de janeiro. E desde o começo da pandemia, a gente tem dito que os idosos são os mais vulneráveis à doença. Eles obviamente são os mais resguardados e isolados. Com a chegada da vacina, essa proteção foi redobrada. Então, se a gente separar os fatores novos dessa conta, a vacina foi o único fator novo, além do isolamento. O que pode nos indicar sim que a vacina é tudo aquilo que há meses a gente defende, assim como o isolamento, que também é importantíssimo", afirma.


Os infectologistas Renato Kfouri e Álvaro Furtado da Costa, de São Paulo. — Foto: Montagem/G1


Segundo o infectologista do Hospital das Clínicas, os dados preliminares da Prefeitura de SP também coincidem com outros dados de efetividade da vacina em países como o Reino Unido, onde a vacinação reduziu em 80% as internações de pacientes com mais de 80 anos.


"No Reino Unido eles aplicaram massivamente a vacina da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca, que também é aplicada no Brasil em volume menor que a Coronavac. Mas isso indica que a Coronavac, do Butantan, que até agora foi a mais difundida e aplicada em SP, também pode ter o mesmo efeito positivo", destaca Álvaro Furtado.


O G1 questionou a gestão municipal a que se pode atribuir a queda acentuada desses números entre janeiro e fevereiro, mas não teve retorno até a última atualização dessa reportagem.


Idosa recebe imunização contra covid-19 na cidade de São Paulo — Foto: Rogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo


Vacinação dos maiores de 90 anos em São Paulo

Os idosos com mais de 90 anos começaram a ser vacinados na cidade de São Paulo no dia 5 de fevereiro. O início da vacinação na cidade foi marcado por emoção e alívio por parte dos parentes e dos idosos imunizados.


O balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que, até esta sexta (5), pelo menos 78.734 idosos com mais de 90 anos já tinham sido imunizados na capital, 52.034 receberam a primeira dose e outros 26.700 a segunda dose.


Logo no primeiro dia de imunização, cerca de um terço dos mais de 30 mil idosos com mais de 90 anos da capital já haviam sido vacinados contra a Covid-19. A agilidade permitiu a antecipação da vacinação para os maiores de 85 anos.


Balanço da vacinação em SP até sexta-feira (5), divulgado pela Prefeitura de São Paulo. — Foto: Reprodução


Entre os idosos de 85 a 89 anos, pelo menos 115.785 deles já tinham sido vacinados na cidade até sexta (5), 93 mil com a primeiro dose e 21 mil com a segunda dose.


Segundo a prefeitura, a capital já vacinou o total de 389.292 idosos das faixas etárias acima de 77 anos. Nos cálculos da gestão municipal, cerca de 95% dos idosos de 80 a 84 anos e mais de 90% daqueles entre 77 e 79 anos já receberam ao menos a primeira dose da imunização.


Neste sábado (6) a 1a etapa da imunização na capital foi feita nas 468 UBSs da capital (veja a lista completa). A vacinação inclui os seguintes grupos:


Idosos com mais de 77 anos;

Idosos a partir de 60 anos residentes em instituições institucionalizadas de longa permanência;

Pessoas com 18 anos ou mais com deficiência, residentes em residências institucionalizadas inclusivas;

População indígena vivendo em terras indígenas;

Quilombolas;

Profissionais de saúde a partir de 55 anos;

Moradores de rua com mais de 60 anos;

Sepultadores, veloristas, cremadores e condutores de veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo;

Trabalhadores dos serviços público CDI, SEAS, Centros de Acolhida Adulto e POP RUA.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em visita oficial a Israel, Ernesto Araújo é repreendido por não usar máscara

Em visita oficial a Israel para conhecer testes preliminares de uma droga contra a Covid-19, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi repreendido por não usar máscara durante uma cerimônia oficial com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi 


Ao fim da entrevista, o mestre de cerimônias chama as duas autoridades para bater a foto oficial. Ernesto vai ao encontro do ministro israelense, este já de máscara, momento em que é repreendido pelo apresentador: "Nós precisamos que coloque a máscara".


Máscara, só no exterior

As imagens já divulgadas da missão oficial a Israel também mostram posturas diferentes do restante da delegação brasileira quanto ao uso de máscaras.


Na manhã de sábado, Ernesto Araújo compartilhou uma foto do embarque do grupo na Base Aérea de Brasília. Nenhum dos representantes usava máscara, embora o item de segurança seja obrigatório em áreas públicas e de aglomeração no Distrito Federal.


O presidente Jair Bolsonaro não viajou para Israel, mas também esteve – sem máscara – no local do embarque. Veja a foto:


Comitiva oficial do governo Jair Bolsonaro, sem máscara, em embarque para Israel — Foto: Twitter/Reprodução


Horas depois, o perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores publicou foto do desembarque da delegação em solo israelense, onde o uso de máscaras também é obrigatório.


No exterior, o grupo optou por respeitar a regra. Todos os integrantes que aparecem na foto usam máscaras de proteção.


Comitiva brasileira desembarca em Israel durante viagem oficial — Foto: Ministério das Relações Exteriores/Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Papa conclui visita ao Iraque com missa para milhares de fiéis

O Papa Francisco rezou uma missa para milhares de pessoas na cidade de Erbil, no Iraque, neste domingo (7), no encerramento de sua visita ao país.


Papa Francisco em Erbil, no Iraque, em 7 de março de 2021 — Foto: Divulgação/Vatican Media/Via Reuters


Essa foi a maior missa celebrada pelo papa em sua viagem. Mais cedo, ele passou na cidade de Mossul, que foi dominada pelo Estado Islâmico até 2017.


"O Iraque sempre estará comigo, em meu coração", disse o papa no encerramento da missa em Erbil, no Curdistão iraquiano.


"Ouvi vozes de dor e angústia, mas também vozes de esperança e consolo", afirmou, diante de milhares de fiéis antes da bênção em árabe.

Em sua chegada, o pontífice de 84 anos apareceu em pé no "papamóvel" diante de milhares de fiéis reunidos no gramado e nas arquibancadas do estádio Franso Hariri.


O papa iniciou a missa em latim diante de uma plateia silenciosa no último dia de sua visita ao Iraque, a primeira de um sumo pontífice ao país.


Para Bayda Saffo, uma católica de 54 anos que fugiu dos extremistas em Mossul, "agora sabemos que há alguém pensando em nós e em como nos sentimos". Isso "encorajará os cristãos a permanecer em suas terras", disse. No Iraque o número de cristãos caiu em 20 anos de 6% para 1% da população.


Ao longo do dia, muitos seguidores do papa se aglomeraram sem máscara para ver o líder religioso. Sua visita ainda ocorreu em meio a um confinamento total, que seguirá valendo até segunda-feira (dia de sua partida) para enfrentar a Covid-19, que registra recordes de casos no país.

Vigilância reforçada

O último dia do papa no Iraque foi o momento em que os guarda-costas e as forças de segurança estiveram mais alertas.


O papa percorreu poucos quilômetros por estrada, e, nessas ocasiões, esteve em carro blindado. A maior parte itinerário foi percorrida de avião ou helicóptero. A ideia era evitar a ação de células extremistas clandestinas.


No domingo ainda houve algum contato como fiéis. Primeiro, em Mossul, onde ele lamentou o exílio dos cristãos orientais de um altar construído no meio das ruínas, na ausência de uma igreja ainda de pé. Lá, o papa deu um passeio em um carrinho de golfe sob os aplausos de uma pequena multidão.


Depois, em Qaraqosh, perto de Mossul, cidade cristã com uma história mais que milenar, o papa de 84 anos encontrou-se com fiéis que ainda hesitam em regressar definitivamente às suas aldeias.


Sua comitiva foi saudada pelos aplausos dos cristãos que fugiram anos atrás da ocupação jihadista da cidade, vestidos em trajes tradicionais. Ali, ele rezou o Angelus com eles.


A maioria dos cristãos do Iraque vivia na planície de Nínive, mas muitos fugiram de suas aldeias em 2014 e se refugiaram no Curdistão iraquiano. Desde então, apenas algumas dezenas de milhares deles voltaram.


Muitos dizem temer os ex-paramilitares agora integrados ao Estado e que ganharam espaço com o Estado Islâmico.


O papa deve deixar o Iraque com destino a Roma na manhã de segunda-feira.


"Agora está chegando a hora de voltar a Roma. Mas o Iraque estará sempre comigo, em meu coração", declarou o papa em Erbil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Testes com remédio oral contra a Covid-19 têm resultados promissores



A gigante farmacêutica MSD (Merck Sharp and Dohme) e um laboratório americano anunciaram neste sábado (6) que um medicamento oral contra a Covid-19 que estão desenvolvendo apresentou resultados positivos na redução da carga viral.


"Sabendo que existe uma necessidade não satisfeita por tratamentos antivirais para o Sars-CoV-2, estes resultados preliminares nos animam", disse Wendy Painter, diretora de medicamentos da Ridgeback Biotherapeutics, em um comunicado.


A MSD interrompeu o trabalho com duas vacinas contra a Covid-19 no fim de janeiro, mas continua pesquisando dois tratamentos contra a doença, inclusive o molnupiravir, desenvolvido com a empresa americana Ridgeback Bio.


O remédio diminuiu significativamente a carga viral em pacientes depois de cinco dias de tratamento, informou a empresa neste sábado em uma reunião com especialistas em doenças infecciosas.


A segunda fase de testes (os ensaios têm três fases antes de uma possível comercialização) foi realizada com 202 pacientes não hospitalizados sintomáticos de Covid-19. Não houve alerta sobre a segurança e dos quatro incidentes graves reportados, nenhum foi considerado em relação com o medicamento estudado, destacou o laboratório.


Os resultados deste estudo "são promissores", afirmou William Fischer, um dos diretores da pesquisa e professor de medicina na Universidade da Carolina do Norte. "Se forem reforçados com estudos adicionais, poderiam ter consequências importantes em termos de saúde pública, já que o vírus continua se espalhando e evoluindo no mundo", acrescentou.

A MDS também está trabalhando em um tratamento denominado MK-711.


Os primeiros resultados dos novos ensaios clínicos demonstram uma redução de mais de 50% no risco de morte ou de insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados com formas moderadas a graves de Covid-19, informou o grupo no fim de janeiro.


Fonte: France Presse

Leia Mais ››