quinta-feira, março 14, 2024

Homem é encontrado morto com mãos amarradas para trás na zona rural de Upanema região Oeste Potiguar


Um homem sem identificação até o momento foi encontrado morto no final da manhã desta quarta feira 13 de março, no Sítio Caraúbas, na estrada que liga a BR 110 a 304 no município de Upanema, região Oeste do Rio Grande do Norte.


O homem estava com as mãos amarradas para trás, com um pano envolta da cabeça e apresentava marcas de violência. A equipe do Itep de Mossoró foi ao local e realizou procedimentos de perícia e em seguida recolheu o cadáver, em processo de decomposição, para exames no IML do órgão pericial.


A vítima não portava qualquer tipo de documento. De acordo com a perícia é possível que o homem foi morto e deixado no local há três ou quatro dias. A Polícia Civil de Upanema, vai instaurar inquérito para investigar o crime e tentar chegar a motivação bem como os autores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mossoroense é baleado em via pública e morre ao dar entrada no hospital em Tibau na Costa Branca Potiguar


Crime de homicídio registrado na tarde de quarta feira 13 de março de 2024, na cidade de Tibau, distante 42 quilômetros de Mossoró, na região da Costa Branca Potiguar. A vítima foi Andreilton Alves de Lima conhecido como “André Chaveiro”, 46 anos natural de Mossoró.


Ele foi alvejado com um disparo de arma de fogo de grosso calibre, enquanto caminhava em via pública próximo a sua residência, na Rua José Ferreira de Souza e ainda chegou a ser a ser socorrido para o hospital da cidade, no entanto não resistiu.


A polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime e desconhece a autoria do assassinato. As investigações ficarão a cargo da equipe da delegacia de Polícia Civil de Tibau sob o comando do delegado Luiz Antônio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher de 33 anos morre ao receber discarga elétrica enquanto lavava roupa em tanquinho na cidade de Baraúna



A dona de casa, Maria Luzineta da Silva de 33 anos, morreu nesta quarta feira 13 de março de 2024, ao receber uma forte descarga elétrica em sua residência, no Conjunto Campo Verde em Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte.


A vítima, lavava roupa em um tanquinho, quando sofreu o choque. Vizinhos ao escutar barulho correram para a casa de Luzinete, mas quando entraram no imóvel já encontraram ela caída ao lado do tanquinho e sem vida.


O Samu ainda foi acionado, para somente para constatação de óbito. O Corpo dela foi recolhido após a perícia do Itep e encaminhado para exames necroscópicos no IML em Mossoró. De acordo com a perícia, o tanquinho era alimentado por uma extenção de energia em condições inadequadas e no local havia água pelo chão.


A equipe da Delegacia da Polícia Civil de Baraúna, sob o comando do delegado interino Josér Vieira de Castro, vai investigar o caso a partir da instauração de inquérito policial.




Fonte: g1

Leia Mais ››

PM resgata idosa de 83 anos que vivia em situação de cárcere privado no Bairro Boa Vista em Mossoró



A Polícia Militar foi acionada, através de uma denúncia anônima pelo 190, na tarde desta quarta feira 13 de março de 2024, para ateder uma ocorrência de suspeita de maus tratos a idoso no Bairro Boa Vista em Mossoró no Oeste Potiguar.


O denunciante relatava de que uma idosa estaria vivendo em situações desumanas em uma casa naquele bairro. Chegando ao local, os policiais constataram que o portão do imóvel estava fechado e poder entrar no imóvel e resgatar a idosa de 83 anos, tiveram que pular o muro.


Segundo a polícia, foi constatado que a idosa fazia as necessidades fisiológicas numa cadeira em um dos cômodos da casa. O local estava bastante sujo e com mau cheiro.  Quando a polícia estava no local, o filho, identificado como Jonas Oliveira da Silva, chegou.


Ele confessou que quando chegava em casa, lavava a mãe com uma mangueira lava a jato e limpava o local com o mesmo objeto. Agindo com naturalidade, o homem disse que “não tinha tempo de cuidar da mãe”. O filho tinha em posse o cartão de aposentadoria da idosa.


Ele recebeu voz de prisão, sendo o mesmo conduzido a 39ª Delegacia Distrital, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de maus tratos a idosos e cárcere privado. Após a lavratura de flagrante Jonas foi encaminhado ao sistema prisional e deverá passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (14).  A idosa ficou sob os cuidados de outro familiar.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil queima mais de 130 quilos de drogas apreendidas em Mossoró


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia de Narcóticos de Mossoró, incinerou cerca de 132 quilos de drogas, entre maconha, crack, cocaína.


A queima aconteceu por volta das 15h30min desta quinta feira 14 de março de 2024, em uma das caldeiras da empresa de beneficiamente de castanha (USIBRAS) em Mossoró.


No evento estiveram presentes, além da equipe da Denar, representantes do ITEP e do Ministério Público. O processo de incineração ocorreu sob autorização do judiciário.


Outros tipos de drogas, como loló, anabolizantes, cogumelo, também foram descartadas. De acordo com a delegada da Narcóticos, Isabella Turl, o material ilícito, foi apreendido entre 2023 e 2024, em Mossoró e outras cidades da região.


Fonte:  Fim da Linha

Leia Mais ››

MPF recomenda proibir trânsito de veículos na areia da praia de São Miguel do Gostoso para proteger tartarugas

São Miguel do Gostoso é um dos principais destinos turísticos no Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1


O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à prefeitura de São Miguel do Gostoso que tome medidas para fiscalizar e coibir o trânsito de veículos na areia das praias do município. Segundo o órgão, a recomendação é para proteger as tartarugas marinhas que se reproduzem naquele trecho do litoral.


Segundo o MPF, a tartaruga-de-pente, uma espécie que corre risco de extinção, faz uso do litoral de São Miguel do Gostoso para reprodução no período de novembro a junho.


De acordo com o órgão, o trânsito de veículos nas areias do local pode causar desde o atropelamento dos animais até mesmo a alteração do “comportamento das fêmeas no momento em que sobem à praia para desovar, assustando-as, com eventual interrupção do processo reprodutivo, causando desorientação pelos fachos de faróis”.



A recomendação estabelece o prazo de 30 dias para que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso responda ao MPF indicando as medidas adotadas.


Ao g1, a prefeitura de São Miguel do Gostoso informou que recebeu a recomendação e que está analisando e planejando "todas as medidas cabíveis com os setores envolvidos em nosso município".


Em 2017, um grupo de filhotes de tartarugas morreu atropelado na beira da praia em São Miguel do Gostoso.


Tartarugas foram atropeladas em São Miguel do Gostoso, RN, em 2017 — Foto: Heldene Santos/ONG Amjus


Sinalização e estruturas de impedimento

A recomendação, segundo o MPF, é para impedir circulação sobretudo de quadriciclos, buggies e motocicletas na faixa de areia.


Entre as recomendações, o MPF pede que o município indique com “placas em locais visíveis ao público em todas as entradas de acesso à praia” sobre a proibição de trânsito de veículos a partir dali, citando a legislação e eventual punição cabível.


A advertência deve ter o reforço de “bloqueio efetivo dos acessos à praia, com estruturas que não sejam facilmente removíveis ou ultrapassadas”, recomenda o MPF. O documento é assinado pelo procurador da República Felipe Valente.


Ponta de Tourinho: atenção especial

O documento pede atenção especial para a Ponta do Tourinho, local turístico importante da região, onde veículos também costumam ser estacionados.


O MPF orienta a prefeitura a “organizar a ocupação da enseada do Tourinho, sujeita ao avanço do mar em períodos de ressaca”, inclusive com a implantação de um projeto de passarelas e mirantes elevados de maneira a evitar o desmoronamento das rochas na Ponta do Tourinho.


Foi também recomendado que o município:


retome a Gestão Integrada da Orla Marítima com a renovação do Comitê Gestor;

implante ações de educação ambiental e de trânsito voltadas para o público diverso que utiliza as áreas envolvidas nas desovas de tartarugas, incluindo todos os passeios (comerciais ou não) que utilizam as áreas, inclusive com a sinalização dos ninhos sob orientação do Projeto Tamar, para protegê-los da circulação de veículos e da degradação em geral;

fiscalize o cumprimento da legislação, em especial nos períodos de maior fluxo de pessoas na praia, por meio da guarda municipal ou outros órgãos de fiscalização para exercício do poder de polícia.



Veículos podem afetar

A recomendação também indica que a movimentação de veículos nas praias pode afetar outros organismos que ali vivem, além de causar a destruição da vegetação e do habitat de diversas espécies.


Segundo o MPF, é comum avistar animais atropelados nas praias, bem como a destruição de tocas e ninhos.


O MPF citou no documento a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define como áreas de preservação permanente – onde é proibida a supressão de vegetação – os locais de presença de ninhos e reprodução da fauna silvestre nas praias, bem como áreas situadas em faixa mínima de 300 metros, medidos a partir da linha de preamar máxima ou em qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciclista é atropelada por VLT ao atravessar linha de trem em Natal

Acidente aconteceu em linha passagem de nível no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Uma mulher foi atropelada por um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ao atravessar a linha de trem no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, na manhã desta quinta-feira (14). O acidente aconteceu por volta das 10h30.


Segundo testemunhas, a vitima estava em uma bicicleta, usava fones de ouvido e não percebeu a aproximação do trem. O VLT atingiu a parte traseira da bicicleta e a mulher foi arremessada ao chão, para o lado do trem.


Ainda de acordo com as testemunhas, a vítima teve apenas arranhões nas pernas e nos braços, mas foi atendida e levada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).



A Inter TV Cabugi procurou o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal, mas não recebeu informações sobre o estado de saúde da mulher até a última atualização da matéria.


Feirantes que trabalham na região do acidente reclamaram da falta de cancelas nas passagens de nível na região. Eles disseram que a cancela que havia no local foi roubada e nunca foi reposta.


Sinalização na linha de trem do bairro Planalto, em Natal, onde acidente aconteceu — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o condutor maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, trafegando com velocidade reduzida na passagem de nível, utilizando a buzina de forma intermitente, além de ter acionado o freio de emergência assim que a ciclista invadiu a linha férrea.



"Infelizmente, a ciclista foi desatenciosa com a sinalização – Pare, olhe e escute – ao atravessar a via férrea. A CBTU lamenta o ocorrido e ressalta que mantém campanha permanente de prevenção a acidentes em suas mídias sociais e por meio de projetos educativos", informou a companhia em nota.


O órgão, no entanto, não comentou a falta de cancela no local.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Força-tarefa convence Lewandowski a manter força total na busca por fugitivos de Mossoró

Ricardo Lewandowski concede entrevista sobre fugitivos de Mossoró — Foto: Reprodução

Os comandantes das forças especiais que participam das buscas Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro, convenceram o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a manter a operação de caçada ainda com força total.


Os argumentos são de que não há nenhum indício de inteligência apontando que os dois tenham furado o cerco de buscas. As investigações demonstram que a dupla perdeu suporte de outros criminosos após várias prisões ocorridas desde a fuga.


Também não há suspeita de que eles tenham conseguido outros aparelhos de celular. Membros da força-tarefa dizem que pessoas próximas, parentes e criminosos ligados a eles não conseguiram fazer mais contato.


O ministro teve uma reunião com a equipe de buscas nesta quarta-feira (13) e, segundo fontes ouvidas pelo g1, ele queria saber das expectativas reais de captura. “Ele veio sentir o terreno”, falou um dos presentes no encontro.


Confiança na captura


8/3/24 - Operação por buscas e recaptura dos fugitivos da Penitenciária de Mossoró na área rural de Baraúna. Força Nacional sendo utilizada — Foto: Júnior Alves


Os comandantes das forças especiais reafirmaram que estão certos de que os fugitivos estão na região. Argumentaram que estão trabalhando com as melhores equipes e com os melhores cães farejadores. Também contaram ao ministro que os cães têm dados sinais de que a dupla de criminosos continua dentro do cerco.


“O ministro entendeu toda dificuldade do trabalho nesta região de mata fechada. Fizemos um sobrevoo com ele”, disse outra fonte que participa da operação de busca.

Por ora, portanto, a missão caçada continua com força total. Sem redução de equipes, de esforços, nem de investimentos para a recaptura.


Buscas

Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006. Desde então, equipes tentam localizar e recapturar a dupla.


Fugitivos da Penitenciária de Mossoró — Foto: JN


A última vez em que os dois foram vistos foi no dia 3 de março, em uma fazenda em Baraúna. Nas últimas semanas, as buscas se concentraram na zona rural do município, que faz limite com Mossoró.


As equipes de busca das operações especiais do Bope, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, chegaram nesta área na noite de segunda-feira (11). Os cães farejadores ficaram agitados e detectaram a presença humana em uma área de mata na terça (12).


No domingo (10), a força-tarefa que atua nas buscas pelos foragidos ampliou o raio de buscas e realizou uma operação no assentamento Vila Nova 1, na zona rural de Baraúna, no Oeste potiguar.


O assentamento fica localizado a aproximadamente 9 km do local onde os fugitivos foram vistos pela última vez, no assentamento Vila Nova 2, também em Baraúna, ao saírem de uma plantação de banana. A polícia havia concentrado as buscas na região nos dias seguintes à aparição da dupla.


Força Tarefa


Simulações da PF mostram possíveis disfarces de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça - fugitivos de Mossoró — Foto: Reprodução


Simulações divulgadas pela Polícia Federal no início desta semana mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Federal as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação (INI) da PF, em Brasília


Ainda de acordo com a corporação, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos fazem sequestro relâmpago, batem carro da vítima em viatura policial e acabam perseguidos e presos em Natal

Marca de tiro em carro de vítima de sequestro relâmpago em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Uma dupla acabou presa pela polícia após realizar um sequestro relâmpago de um ex-vereador, bater o carro da vítima contra uma viatura e acabar perseguida pela Polícia Militar em Natal, na noite de quarta-feira (13).


Segundo a Polícia Civil, a vítima estava dentro do carro em uma lanchonete perto do centro administrativo do governo do estado, na Zona Sul da cidade, quando os bandidos entraram no veículo.


Com a vítima feita refém, os criminosos percorreram vários pontos da cidade por cerca de 40 minutos. Segundo a polícia, durante esse tempo, os bandidos ameaçaram a vítima e chegaram a abrir a conta bancária do homem pelo celular, para realizar transferências bancárias, mas não chegaram a concluir o processo.


Ainda segundo a polícia, os assaltantes estavam nervosos e bateram o veículo da vítima em vários carros.


Armas apreendidas com suspeitos em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Durante o trajeto, um dos carros atingidos foi uma viatura policial, que passou a perseguir o carro do ex-vereador. Na manhã desta quinta (14) era possível ver pelo menos uma marca de tiro no vidro do carro.


Os dois suspeitos, um homem de 22 anos e um adolescente de 17 anos, acabaram presos. O adolescente ficou ferido por um tiro de raspão no pescoço. Segundo a polícia, a vítima não ficou ferida.


A vítima também foi levada para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência.


O g1 ligou para a vítima do sequestro relâmpago, mas não teve as chamadas atendidas até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Um ano dos ataques criminosos no RN: onde foram usados os R$ 100 milhões enviados para a Segurança Pública do estado

Veículos da Secretaria de Obras de Acari alvo de criminosos em março de 2023 — Foto: Redes sociais

No dia 14 de março de 2023 o Rio Grande do Norte amanheceu sob ataque de criminosos. Prédios públicos, comércios e veículos foram alvos de tiros e incêndios. Ao longo de 11 dias, mais de 300 ações orquestradas por bandidos foram registradas em cerca de 60 cidades.


Segundo a polícia, as ações criminosas foram comandadas por uma facção que atua dentro e fora de presídios. Em troca da suspensão dos ataques, a organização criminosa queria a implementação de visitas íntimas, instalações elétricas e televisões nas celas das penitenciárias estaduais.


Mais de 160 pessoas foram presas, ao longo dos dias de ataque e chefes da facção foram transferidos para presídios federais.


Em visita ao Rio Grande do Norte, o então ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou o repasse de R$ 100 milhões ao estado, para investimentos na área de Segurança Pública. Passado um ano, nem metade do valor foi executado (gasto) pelo governo do estado.


O secretário de Segurança do RN, coronel Francisco Araújo, no entanto, afirma que há vários projetos em execução e que serão pagos com o recurso federal.


"Na verdade foi utilizado e está sendo utilizado. Por exemplo, nós locamos 300 viaturas e, como o contrato é de 30 meses, então a cada mês é pago um valor relativo a essas locações. E há os veículos que foram comprados, nós já compramos 100 veículos, estamos esperando mais 75 chegar, estão em montagem na fábrica. Então logo que a fábrica entregar, eles serão pagos e quitados", disse.


Viaturas da Polícia Civil chegando ao RN em julho de 2023 — Foto: Sesed/Cedida


"Esses recursos estão sendo aplicados de acordo com a entrega daquele equipamento. Entregou o equipamento, nós estamos pagando, porque temos o recurso garantido", afirmou.

Além dos R$ 100 milhões, o secretário afirmou que o governo federal também garantiu verba para três obras. Entre elas, a do Instituto Técnico Incentivo de Perícia (Itep), que custa R$ 22 milhões. De acordo com Araújo, também há projetos em execução na sede da Polícia Civil, com mais de 50% executado, e o regimento da cavalaria da Polícia Militar em Macaíba, na Grande Natal. "São três grandes obras que passam de R$ 40 milhões", pontuou.


Gastos

Em nota, o governo do estado informou que, dos R$ 100 milhões anunciados pelo Ministério da Justiça, "a maior parte dos recursos está chegando ao Rio Grande do Norte em forma de equipamentos".


Além de R$ 19 milhões que o estado destinou para o pagamento da locação das 300 novas viaturas, R$ 10 milhões foram usados pelo próprio governo federal para o pagamento das diárias operacionais dos policiais que atuaram no combate aos ataques, "entre eles, mais de 100 homens e mulheres da Força Nacional".


Força Nacional no RN em março de 2023 — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN


Ainda segundo o governo, outros R$ 30 milhões serão usados na compra de mais 100 novas viaturas e coletes balísticos para as polícias Civil e Militar. Uma frota com 75 veículos já foi comprada e está sendo montada. A previsão, segundo a Sesed, é de que as novas viaturas sejam entregues ainda em março.


Outra parte dos investimentos anunciados, cerca de R$ 15 milhões, será usado pelo estado na compra de fuzis e de 26 viaturas descaracterizadas que serão utilizadas pelo setor de inteligência da Polícia Civil. Os veículos já estão no estado, segundo o governo.


Por fim, R$ 26 milhões são previstos para reformas, construção de duas unidades prisionais e compra de equipamentos. As obras de construção das novas unidades, avaliadas em cerca de R$ 15 milhões, ainda não foram iniciadas. A Secretaria de Administração Penal diz que os projetos estão em processo administrativo e também dependem de outros órgãos da gestão estadual. Veja o detalhamento abaixo:


Uso dos R$ 100 milhões na segurança pública do RN

Executado


R$ 19 milhões com aluguel de viaturas (2023 e 2024)

R$ 10 milhões para custeio de policiais, como a Força Nacional

Em execução


R$ 30 milhões para compra de 100 viaturas e coletes balísticos

R$ 15 milhões para compra de fuzis e viaturas

Sistema penitenciário

Dos R$ 100 milhões enviados ao RN, R$ 26 milhões foram destinados ao sistema penitenciário do estado:


Executado


Aquisição de 15 unidades de esteiras de Raio-X

Aquisição de 30 unidades de pórtico com detector de metal

Aquisição de 4 unidade de Body scanner e contratação de serviço especializado para manutenção de 16 unidades

Aquisição de enxoval para os internos (colchão, lençol, toalha de banho)

EAD Prisional - modernização e equipamentos

Aquisição de Kit Fardamento

Aquisição de material de Higiene e Limpeza

Aquisição de insumo para Oficinas de costura, chinelos e blocos de concreto

Em execução


Construção de Unidade Prisional de Baixa Complexidade - 408 vagas

Construção de Unidade Prisional de Baixa Complexidade - 120 vagas

Contratação de solução integrada de gestão de dados obtidos mediante câmeras corporais - R$ 2,2 mihões - em fase de testes com as empresas fornecedoras

EAD Prisional


De acordo com o professor Anderson Cristopher dos Santos, do Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de aumentar o contingente de policiais, comprar viaturas e armas, o governo precisa investir recursos em inteligência e investigação - áreas que, segundo ele, normalmente não recebem muita atenção, por não serem visíveis à sociedade.


"A gente tem que pensar que é como um carro. Tem a parte externa e a interna. E o investimento em inteligência é fundamental. A perícia é importante e também a Polícia Civil. Mais do que prender pequenos bandidos, precisamos pegar os grandes e a gente só consegue pegar os grandes fazendo esse trabalho (investigação)", avalia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TSE cassa deputado que ameaçou resolver derrota de Bolsonaro “na bala”

Junior Pio/Assembleia Legislativa do Ceará


O deputado que ameaçou resolver “na bala” a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas acabou cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ex-deputado estadual e atual suplente de deputado federal, o Delegado Cavalcante (PL) teve a cassação confirmada nesta quinta-feira (14/3), seguindo decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O político do Partido Liberal está inelegível por oito anos.


No 7 de Setembro de 2022, Francisco de Assis Cavalcante Nogueira, conhecido como Delegado Cavalcante, fez ameaças com referência ao uso de armas caso o então presidente Bolsonaro (PL) não vencesse as eleições presidenciais. “Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala, na bala”, afirmou, em discurso na Praça Portugal (CE).


O TSE cassou Cavalcante por 6 votos a 1 por abuso de poder político, de autoridade e de comunicação. Presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes classificou o discurso como criminoso, antidemocrático e golpista, e fez relação com os presos de 8 de Janeiro.


“Essas pessoas se escondem, ou tentam se esconder depois, na imunidade parlamentar, enquanto aqueles que foram instigados por eles estão com penas de 12 a 17 anos. Aqui, como bem salientou o ministro vistor, estão presentes todos os elementos do golpe. Ele instigou a desobediência contra a Justiça Eleitoral”, alegou Moraes.


O ministro Antonio Carlos Ferreira também viu gravidade suficiente para cassação nas falas do deputado. Segundo ele, as declarações do parlamentar ameaçaram o processo eleitoral, instigaram a desobediência coletiva e questionaram a legitimidade das eleições, estimulando “processos violentos para subverter o regime democrático”. Ficou vencido o relator do recurso, o ministro Raul Araújo.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Doador de R$ 1 milhão a Bolsonaro é réu por ocupação ilegal de terras


O empresário Cornélio Sanders, que doou R$ 1 milhão à campanha de Jair Bolsonaro em 2022, é acusado em um processo de ocupar ilegalmente 7,6 mil hectares de terras no Piauí. Sanders é o maior produtor de soja do estado. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) julgará o caso nesta quinta-feira (14/3).


O TJPI foi acionado em 2017 pela empresária Bernadete Guadagnin. Em uma tentativa de acordo há três anos, Guadagnin pediu indenização de R$ 172,6 milhões de Sanders, por supostas irregularidades quando Sanders comprou uma fazenda em 2007. Segundo Guadagnin, a terra é uma “propriedade fictícia e inexistente, fruto de ato fraudulento”.


Os 7,6 mil hectares em disputa — o equivalente a 7,6 mil campos de futebol — ficam na região de Uruçuí, no oeste do Piauí, onde Cornélio Sanders planta milho. A cidade tem cerca de 20 mil habitantes.


Procurada, a defesa de Cornélio Sanders afirmou que o terreno foi comprado regularmente e acusou a família Guadagnin de atrapalhar a carreira empresarial de Sanders.


“A compra foi concretizada de acordo com todos os ditames legais, junto ao Tabelionato de Uruçuí e na presença de duas testemunhas. Os autores do processo [Guadagnin] não apresentaram em nenhum momento o dano que tiveram, o que demonstra a impossibilidade da indenização. É uma clara tentativa de obstruir os trabalhos de um grupo empresarial que busca o desenvolvimento do Piauí”, afirmou o advogado de Sanders, Wildson de Almeida Oliveira Sousa.


Denúncia por trabalho escravo

Em 2005, Cornélio Sanders foi denunciado pelo Ministério Público Federal por trabalho escravo em uma de suas fazendas. O caso acabou arquivado em 2019 e nunca foi julgado. Os fiscais apontaram supostas jornadas excessivas de trabalho e irregularidades nos alojamentos, nos banheiros e nas cozinhas da propriedade. Sanders nega qualquer irregularidade.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Governo Bolsonaro quase quadruplicou benefícios fiscais e descumpriu responsabilidade fiscal em 2022, diz TCU

TCU vai enviar conclusões à PGR. — Foto: TV Globo/ Reprodução


O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu nesta quarta-feira (13) que alguns dos benefícios concedidos pelo governo Bolsonaro em 2022 desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) daquele ano.


Por conta disso, o TCU decidiu encaminhar os documentos do processo e a decisão à Procuradoria-Geral da União (PGR) para que tome as medidas que julgar necessárias, diante de “indícios de vícios no processo legislativo”.


Segundo a Corte de Contas, o governo renunciou a uma receita de R$ 202,2 bilhões para o período de 2022 a 2025 em impostos cobrados ao conceder benefícios fiscais em 2022, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Para comparação, as renúncias fiscais de 2021 representariam renúncia de R$ 54 bilhões de 2021 a 2024. Ou seja, em relação a 2021, houve um aumento de 274% nas renúncias fiscais.


Os dados constam em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que avaliou a conformidade das renúncias do governo em 2022.


Renúncias fiscais

Ao todo, o TCU analisou 35 leis, decretos, medidas provisórias e portarias que estabelecem renúncia por parte do governo federal no recolhimento de impostos, das quais 25 deveriam observar regras legais e constitucionais.


Segundo o TCU, uma parcela dessas medidas partiu do Congresso Nacional, que persiste em “propor e aprovar projeto de lei ou de emendas a medida provisória, sem demonstração do atendimento de todos os requisitos exigidos para concessão ou ampliação do benefício tributário”, diz o relatório.

A área técnica da Corte também destaca “a inobservância, por parte do Poder Executivo, dessas exigências constitucionais e legais na elaboração de legislações para criação ou prorrogação de renúncias tributárias durante o exercício de 2022”.


Responsabilidade fiscal

Segundo o TCU, as medidas analisadas desrespeitaram a legislação sobre responsabilidade fiscal, como o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.


Segundo a LRF, quando o governo conceder ou ampliar um incentivo ou benefício que implique perda de receita com tributos, o ato deve estar acompanhado de estimativa de impacto orçamentário.


O governo deve obedecer a pelo menos uma das seguintes condições:


demonstrar que a renúncia foi considerada na estimativa de receita do Orçamento;

determinar medidas de compensação para a perda de receita.

O TCU observou que houve descumprimento de normas fiscais em 13 dessas medidas:


Criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Decreto 11.323/2022, posteriormente revogado).

Desconto de 50% para as alíquotas do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (Decreto 11.321/2022);

Fixação do limite global de importação de equipamentos para pesquisa científica (Portaria 11.017/2022);

Decreto que regulamenta a ampliação do Prouni (Decreto 11.149/2022);

Concede benefícios fiscais e de crédito para participantes do Programa Renovar (Lei 14.440/2022);

Prorrogação da dedução de imposto de renda para doação a projetos esportivos (Lei 14.439/2022);

Facilitação da captação de recursos pelo agronegócio (Lei 14.421/2022);

Condições para a apuração de PIS/Pasep e COFINS de centrais petroquímicas e indústrias químicas (Lei 14.374/2022);

Prorrogação de prazos para isenção ou suspensão de tributos em regimes de drawback –ou seja, regime aduaneiro para exportação (Lei 14.366/2022);

Condições de crédito do Pronampe (Lei 14.348/2022);

Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Simples Nacional (Lei Complementar 193/2022);

Programa BR do Mar, para incentivo à navegação na costa (Lei 14.301/2022);

Compensação fiscal para emissoras de rádio e TV pela veiculação de propaganda partidária (Lei 14.291/2022);


Fonte: g1
Leia Mais ››

Governo Bolsonaro quase quadruplicou benefícios fiscais e descumpriu responsabilidade fiscal em 2022, diz TCU

TCU vai enviar conclusões à PGR. — Foto: TV Globo/ Reprodução


O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu nesta quarta-feira (13) que alguns dos benefícios concedidos pelo governo Bolsonaro em 2022 desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) daquele ano.


Por conta disso, o TCU decidiu encaminhar os documentos do processo e a decisão à Procuradoria-Geral da União (PGR) para que tome as medidas que julgar necessárias, diante de “indícios de vícios no processo legislativo”.


Segundo a Corte de Contas, o governo renunciou a uma receita de R$ 202,2 bilhões para o período de 2022 a 2025 em impostos cobrados ao conceder benefícios fiscais em 2022, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).



Para comparação, as renúncias fiscais de 2021 representariam renúncia de R$ 54 bilhões de 2021 a 2024. Ou seja, em relação a 2021, houve um aumento de 274% nas renúncias fiscais.


Os dados constam em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que avaliou a conformidade das renúncias do governo em 2022.


Renúncias fiscais

Ao todo, o TCU analisou 35 leis, decretos, medidas provisórias e portarias que estabelecem renúncia por parte do governo federal no recolhimento de impostos, das quais 25 deveriam observar regras legais e constitucionais.


Segundo o TCU, uma parcela dessas medidas partiu do Congresso Nacional, que persiste em “propor e aprovar projeto de lei ou de emendas a medida provisória, sem demonstração do atendimento de todos os requisitos exigidos para concessão ou ampliação do benefício tributário”, diz o relatório.

A área técnica da Corte também destaca “a inobservância, por parte do Poder Executivo, dessas exigências constitucionais e legais na elaboração de legislações para criação ou prorrogação de renúncias tributárias durante o exercício de 2022”.


Responsabilidade fiscal

Segundo o TCU, as medidas analisadas desrespeitaram a legislação sobre responsabilidade fiscal, como o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.


Segundo a LRF, quando o governo conceder ou ampliar um incentivo ou benefício que implique perda de receita com tributos, o ato deve estar acompanhado de estimativa de impacto orçamentário.


O governo deve obedecer a pelo menos uma das seguintes condições:


demonstrar que a renúncia foi considerada na estimativa de receita do Orçamento;

determinar medidas de compensação para a perda de receita.

O TCU observou que houve descumprimento de normas fiscais em 13 dessas medidas:


Criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Decreto 11.323/2022, posteriormente revogado).

Desconto de 50% para as alíquotas do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (Decreto 11.321/2022);

Fixação do limite global de importação de equipamentos para pesquisa científica (Portaria 11.017/2022);

Decreto que regulamenta a ampliação do Prouni (Decreto 11.149/2022);

Concede benefícios fiscais e de crédito para participantes do Programa Renovar (Lei 14.440/2022);

Prorrogação da dedução de imposto de renda para doação a projetos esportivos (Lei 14.439/2022);

Facilitação da captação de recursos pelo agronegócio (Lei 14.421/2022);

Condições para a apuração de PIS/Pasep e COFINS de centrais petroquímicas e indústrias químicas (Lei 14.374/2022);

Prorrogação de prazos para isenção ou suspensão de tributos em regimes de drawback –ou seja, regime aduaneiro para exportação (Lei 14.366/2022);

Condições de crédito do Pronampe (Lei 14.348/2022);

Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Simples Nacional (Lei Complementar 193/2022);

Programa BR do Mar, para incentivo à navegação na costa (Lei 14.301/2022);

Compensação fiscal para emissoras de rádio e TV pela veiculação de propaganda partidária (Lei 14.291/2022);


Fonte: g1
Leia Mais ››

Aliados manifestam preocupação com rumos do governo Lula: 'Padilha ri demais. Rui não ri. Não tem como dar certo'

O presidente Lula durante a abertura da 1ª reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em 5 de março, no Palácio do Planalto — Foto: CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

"O (Alexandre) Padilha ri demais. O Rui (Costa) não ri. Não tem como dar certo. E pior: Tarcísio está surfando na pauta da segurança. Estou sinceramente preocupado." A análise franca é de um aliado inconteste de Luiz Inácio Lula da Silva. Aliado há décadas, que participa dos debates sobre o governo e viu um declínio drástico no cenário político para o Planalto.


Este aliado não é o único. Diferentes setores do Congresso e do Judiciário falam em desarticulação política, falas descontroladas e pouco gesto na direção de aliados que deram base e forma à chamada frente ampla que levou à vitória de Lula.


Exemplos dessa falta de cuidado e de escuta a setores que não necessariamente só os do PT foram discutidos à exaustão no já mencionado pelo blog do Valdo Cruz jantar de aniversário de José Dirceu.


"Frente ampla não é apenas colocar gente de outros partidos no governo. É executar um programa amplo. O Palácio é 100% PT", relatou um ministro do Supremo.

Outro integrante da Corte já havia criticado a condução da comunicação, vê o governo criando ruídos, investindo em pautas sectárias que encobrem eventuais resultados práticos e positivos. Recentemente, o Instituto Fome Zero divulgou que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome em 2023. Foi há dois dias. Qual o tema da política? A PEC das Drogas, pauta da extrema direita.


"O MDB têm feito sucessivos acenos ao governo, acenos nunca retribuídos. O governo dialoga e prestigia, por exemplo, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre. E qual a pauta dele? Ser o próximo presidente do Senado. Como? Usando a CCJ de palanque bolsonarista", relata um emedebista.


Essa mesma fonte elenca questões que foram colocadas em pauta na comissão anos últimos meses: "Fim da saidinha, PEC das Drogas, projeto contra decisão monocrática do Supremo e, está na bala a votação de mandato de ministro. Todas pautas bolsonaristas. Parece que não foi o projeto de Lula o eleito, mas ele não reage".



Rui Costa e Padilha têm sido muito criticados. No Senado, circula um apelido: "A República do Acarajé". Costa é baiano.


"Sabe o que acontece? O governo nunca teve problema no Senado. Começou a ter porque as pessoas perceberam que o que funciona com eles é o método Arthur Lira: pressão, pressão e cobrança. Então tá", relata o emedebista.

O Planalto coloca panos quentes nas críticas. Diz que elas ajudam a azeitar as coisas e que há tempo para reverter o desgaste atual.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››